Nossa sim sempre me comparo muito com as pessoas inclusive em redes sociais,mesmo sabendo que a vida não é aquilo que tá sendo exposto,fico com inveja só de pensar que eles vivem saindo,passeando,sendo que na verdade eu nem gosto de sair *tanto* assim.Tô amando esse vídeos de reflexão.Vi uma frase que dizia "As vezes o gramado do vizinho só é mais escuro porque é artificial",isso se encaixa muito em comparações com pessoas nas redes sociais
Quando parei de usar redes sociais, parei substancialmente de me comparar com os outros de maneira tóxica e de parar de me sentir "atrasada" ou "incompetente" pra algumas coisas na vida. Porque cada um possui seu próprio ritmo, suas próprias bênçãos e o que nos resta é aproveitar profundamente cada momento bom que surge.
Cara eu conversei com minha amiga uma vez sobre isso. É meio que feito uma lavagem cerebral em nós como se a receita de bolo pro sucesso fosse: estude, se forme, trabalhe no que se formou, ganhe muito dinheiro, tenha uma casa enorme, um carro chic, roupas caras, família e filhos perfeitos e passe adiante. Mas não é bem assim, sucesso é aquilo que nós sentimos bem sendo e fazendo. Sucesso é deitar pra dormir e se sentir em paz, o resto corre atrás. Nossa passamos horas falando sobre hahahaha amei!
o que me ajudou MUITO a sair desse looping de comparação foi sair das redes sociais, parar de ficar olhando a "vida" dos outros. hoje em dia acho um saco instagram/facebook/twitter...
pior que é verdade. acho o insta um lugar cheio de talentos, inspirações legais, mas ao mesmo tempo ativa na gente esse sentimento horrível de comparação constante. vira e mexe eu desativo, fico melhor, aí volto. não deveria voltar, viu!
Me identifico com a sua introspecção, prefiro uma conversa olho-a-olho, particular com um amigo a uma festa barulhenta. Já enfrentei muito dos "nossa você não bebe", "vc é careta demais".... fiz terapia quando criança, que me ajudou a passar por essa fase de adolescente deslocado. Tentei aturar uma faculdade que não gostava, nem das pessoas e nem do curso por 7 anos. A realidade é... ninguém nos conhecerá por tempo o suficiente para poder definir quem nós somos, o que queremos e qual o próximo passo. Eu diria que nem nós mesmos, somos tão mutáveis que eu não sei se terminarei o dia como comecei. Uma rotina fixa pode até enganar, mas por dentro sempre existem ânsias sendo cultivadas. O ter não define o ser, por vezes tudo o que você quer é a jornada e quando consegue o 'ter', se pega pensando "Pra que, mesmo?". Precisamos aprender a diferenciar "quem somos" de "como estamos", perene e efêmero.
A anos eu venho me sentindo assim, recentemente foi levantado a hipótese de eu ter TDAH isso explica muito sobre as minhas comparações ( uma das minhas comparações é vc Bia na área da leitura ), esse seu videos de desabafo é muito bom.
Sair das redes sociais, fazer trabalho voluntário, investir em leituras mais maduras e menos melodramáticas, investir em espiritualidade, entender a vocação. Outra coisa importante é servir as pessoas. Ser útil de verdade para alguém.
Quando minha mente começa com essa conversa torta de "ah você não é boa, ah você é feia, ah você é inútil" eu METO O LOUCO. Tipo responder gritando sozinha (quando dá né, não estou mandando mensagem de dentro do hospital psiquiátrico) pra calar a boca e que EU mando aqui, que EU sou boa o suficiente nas coisas e principalmente tô tentando. Ou seja, eu dissocio sem uso de drogas, é estranho mas funciona viu meninas beijo.
Rede social e suas falsas vidas perfeitas, produtivas, viajadas, badaladas, saudáveis e etc... Tem o poder de causar isso em todos! Diminuir o acesso é o melhor remédio para nossa saúde mental!
Olá Beatriz! Eu ja tinha assistido esse seu vídeo a muito tempo atrás e ficou na minha cabeça, muitas coisas aconteceram desde ouvi esse seu vídeo. Tive e tenho Depressão e Ansiedade, tenho feito terapia a prestação, quando dá, quando posso pagar e ai por diante. Tomo remédio para depressão e ansiedade. Me identifiquei muito com suas palavras, com suas reflexões. Também não sou ambicioso e acho wue deveria ser, pois quem saiba eu seria mais feliz! Sei lá! Eu procuro muito estar ocupado para meus pensamentos não me sabotarem! Tive uma terapeuta que me ajudou muito com essa questão de se comparar com outras pessoas! Esse sentimento que vc tem também tenho de se sentir um lixo, alias , novamente minha terapeuta me ajudou muito sobre isso. Gosto de sua sinceridade me ajudou muito com muitos conceitos. Pretendo gravar um vídeo falando sobre tudo isso e gostaria de mencionar vc, sua reflexão se vc permitir. Comecei a seguir vc por causa dos livros e das leituras e te admiro muito por essas reflexões!
SIM! uma vez um amigo me disse "já parou para pensar que quando dizemos que queremos ser ricos na verdade só queremos condições boas de vida, tipo o básico?" minha vida nunca foi a mesma
Os livros da Anne me ajudam muito em como pensar sobre a vida. O primeiro "Anne de Green Gables" mostra muito essa questão de comparação, de sentir que os outros são melhores, e, mostra o jeito como aquela criança lida com tudo em sua volta. Isso tudo me fez perceber o que é realmente valoroso pra mim e o que não faz sentido.
Bia do céu, faz mais vídeos assim, eu acho a forma como vc trata os assuntos muito leve e assistiria vc falando por horas hahahaah amei ter conhecido teu canal 🌟
Uma coisa que aprendi do ano passado pra cá foi entender que a gente tem muitos "sonhos" que são compulsórios. As pessoas sonham em viajar pra Disney, sonham em ter casa própria, sonham em comprar um carro, sonham em fazer festa de casamento. Assim como nós temos hábitos e estilos de vida que também são compulsórios tipo gostar de sair a noite no bar, tomar cerveja, ir em shows, etc. Eu aprendi a parar e me perguntar, do fundo do coração se viajar pra Disney é um sonho meu por exemplo, e não, não é um sonho meu. É que todo mundo sonha em ir pra Disney então é muito estanho você não ter vontade de ir não é mesmo? Você sonha em fazer uma festa de casamento ou na verdade você nem liga pra isso só que as pessoas ao seu redor fazem você acreditar que isso é uma vontade sua? Eu acho muito importante a gente olhar pra cada uma dessas coisas e se perguntar se isso é realmente seu ou se é o ambiente no qual você cresceu que te influenciou. Tá tudo bem a gente não curtir muito sair a noite, eu não gosto muito e por mim tá tudo bem. Não tem problema não ter as "grandes ambições", a sua grande ambição, seu grande sonho pode ser sim somente ser uma pessoa saudável, física e mentalmente, apreciar as pequenas coisas do dia a dia. Ninguém precisa fazer nada que não seja da sua vontade genuína. Na minha opinião compreender isso e também aprender que você é sim sua maior prioridade é uma das coisas mais importantes pra manter a saúde mental em dia.
Amei esse vídeo Bia, as vezes também fico nessa onda de comparação. Me identifiquei contigo ao dizer que é uma pessoa sem ambição, minha definição de sucesso é ter tranquilidade na vida. Viver um pouco despreocupada!
Refletindo com este vídeo, me pego pensando que minhas ambições na vida também não se direcionam a luxos, mas simplesmente fazer o que for preciso para alcançar um estágio de conforto financeiro que me permita ter casa, comida e lazer sem me preocupar por ter que gastar o dinheiro de uma necessidade para pagar a conta de outra. Como estou longe de alcançar esse patamar, constantemente me comparo com os outros, pensando que talvez eu não seja suficientemente bom para chegar lá. Mas, esse pensamento intrusivo reflete um sentimento que não é materialmente verdadeiro. Por isso, vigio a consciência para não correr o risco de viver a idealização da vida do outro em detrimento da minha própria. Às vezes, é difícil.
SIM SIM SIM, eu to passando exatamente pelo mesmo. depois de anos de terapia e evolução, simplesmente comecei a decair pq to numa fase de comparação muito forte, principalmente agora na casa dos 20 anos, essa pressão de "agora você é adulto, se vira". sentir que to estagnada enquanto vejo todo mundo da minha idade lidando melhor com essa fase, conquistando coisas, tendo independência financeira... enfim, algo que minha psicóloga sempre reforça pra mim e acho que seria útil compartilhar: a gente nunca vê a vida dos outros por completo. mesmo aquela pessoa que a gente acha perfeita e que a gente se compara tem os seus problemas, suas próprias comparações, autocríticas, inseguranças. as vezes elas só são melhores em disfarçar e esconder isso, enquanto compartilham só o que tá as mil maravilhas na própria vida. a comparação acaba sendo injusta para ambos os lados. é difícil pra caceta, mas lembrar disso no auge da comparação ajuda a colocar os pés no chão um pouquinho. enfim, obrigada pelo vídeo, Bia. foi um quentinho no coração no meio do caos da mente
Eu me sinto muito assim, eu fico vendo os meus colegas que trabalham e estudam e se saem bem nas duas coisas enquanto eu ainda nem trabalho e não tenho rendido nada na faculdade. Hj eu deletei minhas redes sociais pra ver se isso me ajuda a parar com as comparações, e também tô na psicanálise. O que mais me incomoda é o sentimento de que eu luto por uma vida que não terei tempo de viver, assim como minha mãe que sempre estudou tanto e trabalhou tanto e guardou dinheiro e um dia simplesmente ela partiu, sem dizer adeus, sem dar um último abraço nos seus filhos, sem fazer aquela viagem tão sonhada, deixando tantos sonhos pra trás.
Oi Beatriz, entendo vc, eu cresci me sentindo uma pessoa insignificante. Mas vejo vc muito bem. Vc sabe, mesmo sendo tão novinha, o que te faz ficar bem, ser feliz, agora só falta praticar. Bjs. A Paz de Cristo pra vc.
o que minha psicóloga disse foi pra eu questionar esses pensamentos depreciativos: "eu sou mesmo a pior pessoa? eu sou inutil? baseado em que fatos posso dizer isso?" e tambem o que vemos da vida do outro é 1%, os outros 99% nao vemos e nao sabemos que na verdade aquela imagem da pessoa é montada, falsa, irreal, ela nao é legal o tempo todo, etc. E cada um é unico, sabe? So existe uma pessoa como voce, com suas experiencias e memorias, e isso é lindo. A gente precisa parar com a receita da sociedade de que todo mundo precisa ter as mesmas coisas, estar com as mesmas conquistas. No fim, o que importa é voce sentir paz e ficar bem
esses videos sao tao bons porque eu estou no momento me sentindo assim, e ver sla que tem gente que se identifica e meio acolhedor, ja que eu nao faço terapia ouvir voce falando e se abrindo faz eu pensar um pouco sobre minha situaçao e me ajuda, alem de deixar voce mais proxima da gente, obrigada demais bia
Menina, você tem uma luz tão bonita! Seu canal é muito legal e a sua energia nos ajuda tanto! Desejo tudo de bom pra você. Obrigada por trazer coisas tão importantes pra nós aqui.
Aí bia, passei por isso na adolescência, acho q isso é muito comum em um mundo cheio de rede sociais em que as pessoas se mostram apenas estando perfeitas e ricas e blá blá. Depois de muita terapia e autoconhecimento a gente entende os nossos próprios gostos e vai encontrando propósito, algo que me ajudou muito foi parar de seguir pessoas que não me agregavam, aquelas que só trazem comparação. Comecei a seguir pessoas que me inspiravam a ser alguém melhor inclusive aqui no booktube que me ajudam muito a querer ler. Algo que me ajudou muito a achar propósito e me sentir melhor comigo mesma foi cultivar hábitos sabe, leitura, exercícios, meditação, estudos... A vida muda da água pro vinho quando você coloca pequenas coisas na rotina para fazer e se orgulhar. Mas também não adianta dar um passo maior que a perna tentando fazer tudo de uma vez, a gente não é um robô, as coisas levam tempo, o mais legal é ir acompanhando o progresso e ir de conhecendo no processo, se conhecer é libertador.❤️
É muito doido como essas comparações são 200x maiores em mulheres. A gente sempre se compara com a amiga, vizinha, cunhada ou sei lá o que for. Nesse sentido, podemos até mesmo alimentar uma situação de rivalidade feminina com base em nenhum critério coerente. Também vivo me pegando querendo ser/ter o que a outra pessoa é/tem/faz, sendo que muitas vezes aquilo nem faz sentido para mim. É um bom ponto de partida questionarmos nossos próprios pensamentos. Obrigada pela reflexão e saiba que vc não está sozinha 💛
me identifiquei muito com cada palavra e sentimento, e eu estava me sentindo exatamente assim há pouco tempo, então ter essa reflexão agr através do seu vídeo foi muito oportuno... valeu ✨
Esse vídeo apareceu no meu feed porque eu estava buscando justamente algo para me ajudar sobre isso. Estou te conhecendo agora, Beatriz, e talvez isso não consiga te ajudar muito no seu estado atual. Mas saiba, de verdade que este seu desabafo me ajudou de uma tal forma que não sei nem mensurar. Eu salvei ele aqui pra ouvir mais vezes. Muito obrigada e eu espero, de coração que você fique bem.
oi, eu te acompanho desde 2019 (eu tinha por volta de uns 14 anos) e desde lá me comparo com você, com seu jeito, gostos e aparência. Sei que não é nada legal, mas é interessante pensar nesse ciclo de inveja incentivado pela mídia... então não deixe essas vozes tomarem controle, linda. Foca no que importa!!
Esse video caiu como um sinal do destino pra mim hoje. Sou super satisfeita com a minha vida, mas sinto muito fortemente a pressão social por ser mais. Aí a cobrança me faz mal, mas tentar atender as cobranças tambem. Então é sempre bom fazer essa reflexão pra procurar o que é melhor pra ti.
Também sou assim :( inclusive acabei de terminar de ler Sem Amor da Alice Oseman e me identifiquei muito com essa parte do livro dela se obrigar a fazer coisas q ela sabe que não gosta (5:30 no vídeo)
Me identifiquei tanto. O vídeo venho no momento certo. 😢 Tava pensando nisso essa semana e a passada. A gente fica se comparando e no final só ficamos magoados. Como vc disse, ser quem a gente é, gostar do que fazemos é o que nos torna feliz.
uau, nossa noção de felicidade é muito parecida, e toda vez que eu externalizo isso as pessoas ficam com pena. obrigada por compartilhar, me sinto menos esquisita hihi
Te entendo perfeitamente. Teve um dia que eu estava pra baixo ,me sentindo um lixo e comecei a ver vídeos de famosas que compram bolsas que custam mais caro que a minha casa literalmente, daí fiquei pior ainda,daí terminei esse vídeo e o TH-cam me sugeriu outro completamente o oposto e fui ver sobre o país mais pobre do mundo, chorei tanto e isso foi um tapa tão grande na minha cara, enquanto eu tenho uma vida simples ,mas não me falta o essencial reclamo e enquanto tem gente gastando milhões em coisas fúteis, tem outros que são gratos apenas por sobreviver em meio a fome e a miséria nunca mais me esqueci dessa lição. Mas claro que tem dias em que me sinto muito pra baixo e reclamo ,mas sempre que me lembro desse vídeo volto atrás, reflito e sigo em frente.
Sempre analiso minhas reclamações por esse lado...sei que existem milhões de pessoas no mundo que desejariam ter a minha vida pq a delas é simplesmente terrível. Temos que dar valor a tudo que temos e nunca se comparar pq as oportunidades são diferentes pra todo mundo. 😉
Desde sempre eu quis pra minha vida ter uma casa pequena e confortável, um carrinho pequeno e confortável, um salário bom, mas não ser rica. É simples e claro pra mim, mas ridículo pra outras pessoas e tá tudo bem. Eu sou feliz assim.
Nossa. Vc expressou exatamente o que eu sinto e penso. A sociedade nos faz pensar que sempre devemos ter coisas, fazer certas coisas porque a maioria faz ou tem e se não somos iguais não temos a validade na sociedade. Não quero ter filhos e por isso não tenho valor pois não estou cumprindo o meu papel de mulher. Como se todos tivessem que agir conforme um roteiro imposto pela sociedade. E quem tem outros objetivos está traindo as regras do mundo
Penso que é importante filtrar o que ouvimos, vemos, falamos e nos aprofundamos de um modo geral. Não estou dizendo que nunca me comparo a alguém mas quando me pego fazendo isso procuro observar o que dado gatilho e logo retiro da minha rotina. Um exemplo disso, é estar presente no Instagram, por mais que eu tente (até criei um perfil profissional pra ficar só nisso), não consigo ficar lá! É muito muito pesado aquele ambiente, atmosfera de porneia, competição feminina, pressão para um consumismo desenfreado, do meu ponto de vista, é cansativo! Mas o que defendo é, sempre buscar indentificar o que nos dá gatilho, pois a comparação no leva a outros tipos de comportamento.
Tô assim nesses últimos tempos, não sei o que é pior: você se comparar (como pessoa) com outra pessoa ou você comparar sua vida com as de outras pessoas, suas conquistas e etc
A um tempinho cheguei a uma conclusão: nasci assim, muuuito pensadora, muitos dos "porquês, onde, qual a origem..." E não nasci uma pessoa mais robô, que só VAI, só vive, ao acorda e vai levando.Nem sequer pensa que vai morrer um dia. Ser a " pensadora" tem todo um lado bom, mas tem todo um lado profundo, escuro muitas vezes, solitário e ansioso. Penso escovando os dentes, penso enquanto leio, penso enquanto como, dirijo, durmo! E isso esgota. Cansa física e mentalmente. Porém, isso não vai mudar, nem vou ter controle. Não saberei como é ser a pessoa que só vai ...
Eu também queria ser assim... Só desejar/ querer uma coisa.. e ir ... Seria muito mais fácil... Mas o problema é que eu não tenho desejo das coisas o suficiente para me fazer me empenhar naquilo que eu "quero"...
Mas eu acho também que vc não nasceu assim.. Nem eu... O nosso contexto fez com que nos desenvolvessemos esse "modo Operandis".. E simplesmente aceitar esse nosso jeito de ser.. também acredito que possa ser algo perigoso e auto-sabotador... Eu só percebi agora os meus erros... Queria ter percebido antes.. Só percebi depois que eu levei um baque.. minha vó morreu.. E por minha culpa.. Porque eu não fiz o que eu deveria ter feito quando era preciso... Eu só fui indo como eu estava já antes... Eu fiz escolhas erradas.. eu foquei em coisas erradas... Eu negligênciei outros coisas porque eu achava que não iria adiantar... Mas eu estava errado.. Eu compliquei demais as coisas... Eu poderia ter tomado outras atitudes que seriam mais pragmáticas no momento.. mesmo não sendo definitivas ou mais a longo prazo... Eu deixei várias oportunidades passarem... E não percebi.. Fiz ou deixei de fazer certas coisas por orgulho, medo, pequenez.. Enquanto eu deveria ter feito o que era certo... Independente das consequências... Só depois disso... É que eu percebi o quanto eu errei... Eu vi as coisas com muito mais clareza... E não acreditei como eu fui burro assim para não conseguir ver na época... Coisas simples.. mas que na época eu nem pensei.. ou não acreditei que daria certo... Tudo por conta do meu piscológico... Do meu estado de espírito.. eu estava focado... Mas esse algo era muito "complexo".. ou melhor esse tipo de coisa que eu estava pensando em fazer era propício para eu complexar as coisas... Porque na verdade era simples.. Só que eu complico as coisas.. eu sou perfeccionista.. eu não consigo fazer as coisas de qualquer jeito... Eu acabo entrando em um ciclo de busca de informação e conhecimento até eu achar que é o suficiente para começar... Só que também as vezes eu travo.. e não consigo fazer uma coisa..por mais simples que pareça e seja... E que em outros momentos eu faria tranquilamente.. mas em outros eu não consigo... E isso comeu o meu tempo... Só depois que não adiantava mais... É que eu pensei em um monte de coisas que eu poderia ter feito... E que era muito mais simples... Eu poderia ter vendido bombom... Eu até pensei antes superficialmente.. só que eu achei que não daria muito dinheiro.. só que eu estava errado.. era só uma perspectiva míope e limitada minha... Só depois que eu saí de casa... E. Andei de ônibus.. eu vi as pessoas vendendo as coisas no terminal é que eu abri a minha mente... Eu senti vergonha.. eu me senti um merda por não ter conseguido fazer uma coisa simples assim... Em todo o tempo que eu tive... Eu pensei em várias coisas.. e diversas oportunidades que eu poderia ter feito...mas não fiz.. Era tudo uma questão de abrir a mente... De ver as coisas com mais clareza e objetividade necessário para o momento... E pensei também em diversas "ideias maiores" para ajudar as pessoas... Mas eu queria só ter ajudado minha vó mesmo.. mas eu não fui capaz.. eu fui um inútil.. E agora eu penso nisso todo dia... Quando eu acordo. Durante o dia. E antes de dormir.. Como já disse eu tenho várias ideias.. e sei de várias oportunidades.. e tenho um conhecimento inicial suficiente para fazer certas coisas... Mas agora eu não tenho mais vontade... só de pensar nessas coisas.. eu lembro dos meus erros.. que eu deveria ter feito antes.. Eu acho que eu vou ter que tomar remédio para pelo menos eu começar... Na verdade eu deveria ter tomado antes... Uma vez minha vó me levou para saber se eu tinha alguma coisa/ doença mental, se eu era autista..ou algo assim... Mas a mulher de lá só perguntou se eu usava drogas..e outra mulher quer me entupir de remédio.. falando que se eu precisasse tomar os remédios era para eu tomar certinho... Na época eu não era muito adepto a medicamentos.. Eu tinha lido "depressão, mal estar contemporâneo" E vi relatos de pessoas que tomaram medicamentos e ficaram pior, etc... Mas agora eu vejo que eu fiquei todo esse tempo me fvdendo.. achando que eu estava lidando bem com as coisas... Só que eu não estava... Eu não deveria ter lido essa merda de livro... Talvez se eu tivesse começado na época algum tratamento.. eu já estaria melhor hoje.. e consequentemente eu seria outra pessoa hoje... E minha vó talvez estivesse viva ainda...
@@aquinaoeaquieu2777 não se culpe. Pare de se torturar assim. Perdoe aquele seu " eu" daquela época, onde você acha que poderia ter feito isso ou aquilo. Eram suas limitações, suas travas. Se respeite, você merece este respeito por si mesmo. Só de ver a maneira como fala de sua avó, da pra notar que é uma pessoa sensível, você nunca foi indiferente! Então jamais agiu ou deixou de agir por maldade ou descaso. Nunca mais sinta esta culpa! Além do que, não existe nenhuma garantia de que as coisas efetivamente teriam sido diferentes. As vezes as coisas seguem o curso que deveriam seguir. Não é culpa SUA! Sobre os remédios, ainda tá em tempo. Vai atrás, é como aquela frase clichê: tem pessoas que precisam tomar remédio pro coração, outras pra pressão, diabetes....tem outras que precisam pra serotonina! E tá tudooo bem. É uma ajudinha extra, se não produzimos o suficiente, o que tem de mais? Remédio tá aí pra isso, pra ser feito bom uso. Boa sorte! Coragem, E chega de culpa!
ปีที่แล้ว
bia, sempre me identifiquei muito com você, e esse negócio de se trair é real. eu já passei por tanto perrengue que hoje só de estar aqui, e conseguir viver um dia de cada vez é uma vitória. então pq fico me achando um fracasso? pq fico olhando a vida do outro, que eu nem sei o que passa na vida, e fico me comparando? aí preciso fazer o exercício de dar uns passos para trás e pensar, que se tem alguem com que eu preciso me comparar, é comigo mesmo, com a gisele de ontem. então é sobre isso, é extremamente difícil, mas a gente segue tentando
Eu já questionei muito o conceito de felicidade e sucesso da maioria das pessoas e graças a deus consegui me libertar dessas cobranças. Parece que não somos normais por não querermos o que elas acham essêncial, mas a vida é bem mais que isso!
E obrigaaada pela conversa, eu amo qdo vc aparece com esses vídeos, acho que a vida é sobre isso! Sobre essas reflexões que oooocasionalmente nos fazem pensar a ponto de perceber as merdas que fazemos e mudar isso! Msmo que de pouquinho, mesmo que muito devagar :) (mtos coments kkk sorry, fui comentando conforme ouvia. Mas é bom pro engajamento né? Entao, bom :) )
Cada indivíduo é um universo todo particular. Eu não sou todo mundo. Eu sou único. E convenhamos, são tantas contas a pagar neste país que nem tempo tenho pra paranóias. Que cada um viva a SUA vida, pois ninguém é perfeito.
Bea, eu me sinto exatamente igual a vc! Esse vídeo foi um abraço no meu coração!! Assim como vc, eu tbm não tenho grandes ambições e mts vezes me sinto culpada por isso, eu só quero ser feliz 🤩(meu maior sonho é morar sozinha, na companhia de gatos e conseguir decorar o local de um jeito que eu goste) quero "um teto todo meu"
Ain Bea, você acabou de descrever exatamente oq se passa na minha cabeça nos últimos dias... às vezes é tão solitário estar nesse lugar e esse vídeo foi um abraço. Também não tenho grandes ambições, só quero ter um dinheiro pra viver e me sentir bem, mas parece que mesmo sendo pouco diante dos "padrões", ainda não consigo chegar lá, é desgastante pq sempre caio nessa de começar a me comparar, um saco. Enfim, tô tentando me distanciar das redes sociais nesses momentos de comparação, pq sempre aparece alguém "melhor"... mas ainda não é a solução definitiva, pq racionalmente sei q cada um tem sua história, mas é automático, não dá apenas pra dizer que não farei isso, pq não é assim que funciona...
Eu saí das redes sociais e foquei só no que preciso fazer, e nas pessoas que encontro cara a cara, me sinto melhor, pra quem tem essa "paranóia" de comparação pode ser um grande alívio. Sempre haverá alguém melhor, e mesmo quem está no topo será ultrapassado.
Nossa, me identifiquei muito com a parte de se comparar. Principalmente na época do meu aniversário que está chegando eu começo a pensar o que estou fazendo da minha vida, porque fulano é mais novo que eu e já tem isso e aquilo e eu não casei, não tenho filhos, não tenho carreira, não tenho casa, não tenho carro... Parece que tô perdendo meu tempo.
Que vídeo necessário!! Eu me sinto exatamente assim... sabe quando tu quer muito algo mas não consegue sair do lugar? Eu tô assim, mas ao mesmo tempo eu sou exatamente a pessoa que tem zero ambição, o que eu mais quero não tem nada a ver com dinheiro ou ser bem sucedida.. eu só quero ficar bem e não me comparar com as outras pessoas. Tô num momento que parece que todo mundo tá mais feliz que eu e que eu sou só mais um ser humano totalmente descartável e aleatório no universo. É complexo estar dentro da minha cabeça... provavelmente semana que vem vou estar me sentindo incrivelmente incrível e depois um pedaço de nada de novo. Enfim, obrigada por dividir com a gente teus momentos reflexivos pq me ajudam muito de verdade mesmo.. obrigada ♥
apenas o vídeo perfeito e no momento certo! o importante é chegar vivo no fim do dia e estar satisfeito consigo mesmo. me identifico muito, continue com esses diálogos, beaaa 🌟
Muito obrigada por compartilhar conosco esse relato, infelizmente muitos sentem o mesmo, terminei a faculdade e estou assim perdida, eu também sou mais reservada e tenho a mesma ideia de "sucesso" que você, é muito difícil não se comparar, mesmo sabendo o que é melhor p gente 😕😔🥺 Muita luz para você ✨🌼
Me sinto muito assim, me sinto do avesso. As pessoas são muito diferente de mim, não encontro minha felicidade da mesma forma que eles, e por isso acho que minha vida é paia e sem graça. DETESTO ficar em multidão, beber, fumar, gastar dinheiro com bobeira... Nunca sonhei em ser milionária, pq muito dinheiro significa muita responsabilidades, e mais você fica dependente dessa vida. Vida confortável é o que mais desejo.
Também me sinto assim às vezes, meu ideal de vida sempre foi estar estabilizada profissionalmente em uma área que eu gosto e ter vínculos familiares e de amizade bem estabelecidos, uma família bem estruturada, enfim, sempre gostei da ideia de estabilidade, hoje eu felizmente me encontro em um estado em que tudo que almejava se concretizou, mas eu vejo alguém que largou tudo pra viajar de mochilão pelo Brasil e começo a me comparar com essa pessoa e fico triste, mesmo sendo algo que eu não gostaria de fazer de fato. Acho que é a necessidade que as redes sociais criaram de você mostrar para os outros que está no auge, que está aproveitando a vida ao máximo e que conquistou coisas, infelizmente mas redes sociais isso está sempre ligado a um estilo de vida extrovertido e a bens materiais
Oq me ajuda (na questão de se sentir um lixo) é relembrar cada pequeno obstáculo que eu consegui ultrapassar, e tbm metas que já alcancei (metas pequenas e grandes). Se tiver foto de cada um desses momentos é melhor ainda. Daí dá pra criar um vision board das suas conquistas, e olhar sempre que se sentir um lixo.
Te entendo perfeitamente. Penso como você, bens materiais na maioria das vezes são só status. Pra mim, o que vale mesmo é minha família e eu estarmos bem física e mentalmente falando. Estou passando por um momento assim tbm...
Você não está sozinha. Atendendo adolescentes num ambulatório público (sou psicóloga), de longe, a pergunta que eu mais recebo é "como parar de se comparar?" ou "por que eu me comparo". E, embora seja muito natural querer se livrar de pensamentos e emoções tão desconfortáveis, é preciso antes de tudo entender como esse hábito "nasceu". Buscando tanto as origens mais amplas na sociedade (que passa pelo liberalismo, machismo e a cultura das redes sociais), quanto as mais íntimas (história familiar e de vida). Sendo que ao invés de lutar contra esses pensamentos de comparação ou buscar suprimi-los, a ideia é aceitá-los. Permitir que estejam presentes, sabendo de onde veem e porque veem, para então, na presença desses pensamentos, tomar ações e decisões que sejam importantes e significativas para você. O problema não é se comparar com os outros. O problema é a relação que desenvolvemos com esse pensamento, quando tomamos ele como realidade e conversamos e debatemos com essa ideia na cabeça ou tentamos evitar a todo custo, sacrificando com isso, muitas vezes, as chances de fazer as coisas que realmente nos importam.
Não existe um ser melhor que outro. Mas alguém pode ser melhor em algo do que nós, serão referência. Caso contrário, somos referência de alguém. Se o algo não te interessa, são apenas diferenças.
BIA, faz algum tempo que estou acompanhando seu canal, e apesar de todos os infortúnios da minha vida e meus erros me sinto confortável aqui, vendo teus vídeos. Penso simular como em muitas coisas, por exemplo no vídeo anterior você me deu um tapa em reflexão e atituded minhas que não valem a pena. Obrigada por existir e continuar
Amo esse tipo de vídeo. Me identifiquei demais, é impressionante que apesar de sabermos que tal coisa não faz sentido pra gente, não condiz com nossos valores e com quem nós somos, esse sentimento de comparação persiste em aparecer. Me faz sentir que tô "vivendo errado" ou desperdiçando alguma coisa.
Boa tarde Bia! Se comparar é uma coisa normal e mais ainda na era das redes sociais. Esse mundo fake em que todo mundo está feliz o tempo todo e só postas coisas boas. Aos poucos fomos perdendo a noção de que somos pessoas normais com qualidades e sombras e com dias felizes e tristes. E essa dualidade não tem problema nenhum. Não existe uma vida SÓ feliz. Então aproveite cada momento feliz do seu dia a dia. Fiz muita terapia para chegar ao ponto de não fazer coisas que para mim não dava prazer só porque todo mundo fazia. Festas , por exemplo, me deprimia e eu ia e ficava muito mal só para agradar os outros. Hoje não me puno mais, simplismente não vou e tudo bem! Ouvi uma frase libertadora da minha terapeuta. Quem disse que a vida tem que ter um sentido, que tudo tem que ter um sentido? É mesmo por quê? Eu quem tinha criado isso na minha cabeça, me cobrava e sofria. O que faço? Vivo um dia de cada vez sem neura! Se tem sentido ou não sei lá! Tô bem mais leve e feliz. Você também sem perceber também vai encontrar o seu caminho! 😘😘😘
"✅declaro q ouvi e concordo", tbm penso igual e tbm to nessa espiral de se comparar, se sentir mal e dormir pra "melhorar" 🥲 pra mim tá ainda mais puxado pq esse ano completo 30 anos em abril 🤡 mas, enfim, ✨momento desabafo✨ minha idéia de sucesso é ter tempo, aprender outros idiomas para ler livros e ver filmes originais e ter dinheiro suficiente para viajar para fora do país ao menos 1 vez no ano, todo ano, para conhecer o mundo🌟 eu sou mt fã de star wars e meus personagens favoritos dessa série são o anakin (antes de virar o capiroto) e a rey! nunca tinha parado pra pensar em oq eles tem em comum até um dia, durante uma conversa com uma amiga, em q ela me disse "presta atenção! eles foram escravos, mas eles foram escravos q não pensavam como escravos" 🤯, então, apesar de aparentemente viverem sempre "no fim da linha", "no limite", no ponto em que a maioria das pessoas desistiria e pensaria "pra quê estudar? pra quê se esforçar?", eles tinha seus propósitos e se tornaram a melhor versão de si mesmos (exceto o anakin adulto, pai amado) e é isso, sempre achei o 🌟máximo🌟 q mesmo quando eles eram escravos, eles falavam outros idiomas, consertavam coisas, etc, então, apesar de eu mesma ser pobre (ser escrava tbm de certa forma) e não ter todo o tempo do mundo nem conseguir viajar pra fora do país, foi por isso q eu aprendi inglês sozinha pra dar o meu primeiro passo de rebelião e ao menos ler alguns livros originais e... ainda 🌟ainda🌟 me permito sonhar em algum dia ter o tempo e viajar o mundo, conhecer o mundo e... obrigada por essas conversas q temos assistindo seus vídeos e respondendo comentários 🤭 praticamente uma sessão de terapia 😂
Sim.. Eu parei para pensar sobre isso.. E percebi que as pessoas são "presas" em diferentes contextos da vida... A gente cresce em um contexto.. e esse contexto praticamente nos conduz a determinados caminhos.. Apesar de a gente achar que temos livre arbítrio e escolhemos fazer ou não fazer algo... Se vc parar, olhar para trás e pensar.. vc vai perceber que não escolheu nada... Mas que o "contexto" fez vc tomar essa escolha... E não a sua consciência pura e racional de acordo com os seus princípios... Não é papo de esquerdista que diz que o meio delimita a sua vida... Eu achava que poderia mudar a minha vida.. era só eu me dedicar a aprender o que eu precisava aprender... e utilizar esse conhecimento para isso... Só que eu percebi ( só agora) que eu não agi conforme eu acreditava ... E queria.. Eu deixei me influenciar pelo contexto.. e fiz minhas escolhas conforme o contexto e não conforme o que era mais pragmático no momento... No final das contas o problema maior sempre está no psicológico... Porque a informação está aí na nossa mão 👁️👄👁️🤳 literalmente... Só que tem coisas que mesmo vc tendo informação.. e tentando fazer... Dá errado porque vc está com o piscológico preparado para certa coisas... Ou talvez falte alguma coisa a mais.. alguma informação.. ou um ensinamento/ princípio que sirva de base para sua vida...
@@aquinaoeaquieu2777 simm, o meio delimita mesmo a vida das pessoas e as informações que recebemos 📳📲 toda hora, todo dia, as vezes, faz a gente se sentir mal, desejando coisas que são/estão fora da nossa realidade, fora do nosso meio, fora das nossas possibilidades... Tbm já pensei sobre isso, já caí nessas armadilhas 🤡 (quem nunca? 🤭😂) e tbm já fiquei mt mt mt mt tempo pensando em "como sair do labirinto" e mudar essa realidade, sair do meio onde vivo 🥴 até perceber q > realmente não tem como sair do meio onde se vive, pq mesmo q vc saia da onde vc vive, onde vc vive não sai de vc > dentre todas as informações que recebemos 📳📲 qual vc realmente quer? quais c "quer" só pra fingir q não é do meio q c é? quais c "quer" só pra agradar determinadas pessoas? determinadas expectativas sobre vc? Responder essas já dá um choque de realidade bomm; e > tendo em mente oq c realmente quer independente de qualquer coisa, tá disposto (a) a correr todos os riscos e perdas emocionais, sociais, morais, etc pra conseguir o q c quer? ser oq c quer ser? > aceite, tenha em mente q vc é oq é, mt de vc é por causa do lugar onde c nasceu e mesmo q c "se esforce" mt, poucas coisas vão mudar, vc provavelmente vai morrer no "lugar" onde c nasceu, sendo "lugar" físico ou mental, pq, de novo: mesmo q c saia da onde c vive, onde c vive não sai de vc 🥴
@@aquinaoeaquieu2777 por isso eu cheguei nessa conclusão do tempo, outros idiomas e dinheiro suficiente pra viajar 💃 os idiomas eu to aprendendo sozinha aq mesmo no TH-cam 🤭 pra ler livros e ver filmes originais, o tempo não tenho mt, claro, ainda trabalho e talvez (talvez) eu consiga aposentada ou quando conseguir (se conseguir) um emprego melhor, mais flexível e o dinheiro pra viajar não tenho tbm, claro 😂 mas como agora eu reconheci isso como "oq eu realmente quero" eu economizo o máximo q posso e algumas vezes durante a minha existência eu vou viajar, não vou mts vezes, claro, mas vou fazer isso algumas vezes ap longo da vida (não tanto quanto gostaria, mas é isso, a gente precisa aprender a aceitar a própria realidade e aceitar o próprio destino 🤡)
uma frase que eu vi na internet esses dias ficou grudada na minha cabeça: "cada pessoa está no seu próprio fuso-horário". eu acho que essa ideia traz um conforto pra essa década louca dos 20 anos, que cada pessoa está em um momento diferente da vida, mesmo às vezes com a mesma idade. por essa semelhança a gente tende a se comparar mas cada vida é única e a gente não está trilhando o mesmo caminho sabe? espero que essa frase possa te ajudar um pouquinho que seja tbm, bia! aprender a não se comparar é um trabalho diário e não sei se algum dia a gente chega a concluí-lo kkjkk, mas quero que você saiba que tem mais gente passando por isso tbm.
Sempre me comparei aos outros anos atrás ,via tudo as colegas da escola,casando ,tendo filhos ,emprego etc e eu não conseguindo nada pq me frustrava olhando pra vida delas e n cuidando da minha.. Hj em dia ,cm 31 anos (eu ),vendo uma colega de escola,grávida de gêmeos,fiquei feliz por ela,mais eu quero distância pra mim 😂 N quero filhos,e mto menos relacionamento,eu quero cuida de mim Me sinto tão feliz comentando isso 😂 quem diria né ,Laura de anos atrás pra de hoje
Já eu não queria filhos antes.. Mas agora tô em dúvida 🤔.. Só que não tenho namorada... E tô com problemas na cabeça por conta de umas coisas.. Aí fica difícil ¯\_(ツ)_/¯
@@aquinaoeaquieu2777 pra mim qnd eu tenho dúvida de algo ê pq n ê pra ser ,no caso se eu tivesse em dúvida se eu quero não ,eu n quero na realidade Por exemplo,eu vejo pela minha irmã q tem um filho de 4 anos,o dinheiro gasto, paciência, educação mesmo dentro de casa ,não fácil sabe ? Qnd vc cansar pq ficou até meia noite acordada pq o seu filho n tem sono e só quer ficar no seu celular,vc vai ter q fica acordada pq n tem oq fz ,n tem como devolver pro útero e qnd tudo tiver bem cm vc ,vc trás de novo pro mundo 😂 Falam assim " qnd vc tiver um vc vai ver o amor q ê e etc " e se eu tiver?vou dar pra doação ? Se estou mto bem do jeito q eu estou vou ter filho pra que ?😂
Dizem que se conselho fosse bom, se vendia e não se dava, mas o que percebemos é que as coisas mais importantes da vida não possuem preço e sim valor. Então vamos lá... 2 conselhos, PROCURE e LEMBRE-SE. PROCURE a ajuda de um profissional capacitado para que vc possa se cuidar, vc é linda e inteligente e por isso precisa e merece se cuidar. LEMBRE-SE, "O CRIADOR das estrelas preferiu morrer por você, a viver sem você" (Max Lucado) Tudo de ótimo pra ti Beatriz
Eu passei por essa reflexão no sábado. Eu estava relativamente bem e um colega meu entrou em contato falando sobre como ele sai e se diverte e vai em balada e barzinho. E eu comecei a ficar triste, sendo que se eu fosse pra balada eu ia querer morrer haha eu não gosto muito. Mas parece que temos que querer e fazer determinadas coisas pra sermos considerados pessoas de sucesso. Sendo que olhando pra minha vida, eu tô muito satisfeita com o que eu tenho. Mas quando olho pra dos outros do nada vem esse sentimento de fracasso
Super, essa é minha idéia de sucesso tbm. Eu tbm n tenho muita ambição, e sempre que me perguntam oq eu desejo ou alguma coisa assim eu penso só que eu desejo ser feliz
oii, bia. acho que dentro dessa concepção de "queria ser mais ambiciosa, mais capitalista", se de fato vc fosse vc tbm não se contentaria com o que vc ganharia a mais por isso. e talvez fosse esse eterno looping de querer mais e nunca estar contente, justamente por ter a ambição de querer mais. amo seus vídeos de conversas. entendo essa sensação de se sentir assim, é um cu. 🤡 mas, como vc disse, vc lutou esse tempo todo pra ser quem vc é hoje. mesmo com esses altos e baixos, isso tbm é o reflexo de quem vc lutou pra ser. e é mto bom ver vc daqui, do jeitinho que vc é. acho que o que mais quero é tbm essa felicidade, viver nesse instante, sem surtar ( kkkrying). cê faz parte disso ❤️
Quando me sinto assim, eu paro um pouco com as redes sociais, principalmente o Instagram, que é um lugar de aparências e tento colocar na cabeça que para eu ser justa comigo, é eu me comparar comigo mesma, cada um tem uma história e trajetória, e se você hoje é melhor que antes, você já deveria se sentir satisfeita.
Meu refúgio quando tô me comparando muito, me sentindo mal, eu fico off das redes sociais (principalmente do insta), porque não ver a vida (quase) perfeita dos outros me deixa bem… Mas no fundo acho isso errado, porque eu não estou lidando com o problema, e sim ficando longe dele. Mas é a única coisa q funciona pra mim.
Se servir para vc... Em vez de ficar vendo a vida dos outros... Se vc quer algo mesmo.. se é realmente importante para vc.. e não um "desejo coletivo imposto".. Aí eu acho melhor vc procurar conteúdo que ensine a vc conquistar aquilo... Ou conteúdo que ensine a ganhar dinheiro 💸, etc... Tem diversas oportunidades... O dinheiro está aí.. para onde vc olhar... Está no cara que vende bombom no terminal de ônibus... Está na tiazinha que vende bolo... Está na loja de móveis planejados.. está no corretor de imóveis.. está no marketing digital.. está no Trade, está na construção.. está em todo lugar.. Talvez vc tenha uma idéia.. ou se não tiver.. vc pensando sobre pode ter uma ideia... E talvez se juntar com uma pessoa que já faça uma dessas coisas... E ajudar ela.. logo ela sentira na obrigação de ajudar vc também... Ou vc propõe uma parceria mesmo.. ou algo assim... Eu por exemplo pensei em vender bombom e fazer uma espécie de "assinatura"... Para as pessoas pagarem por mês uma quantia... E terem assim algum benefício.. um desconto.. sei lá.. teria que pensar em algo... A ideia é gerar uma renda constante de pessoas pagando todo o mês.. Assim vc garante que o cliente vai "comprar" seu produto todo o mês... Faz as contas.. Umas 300( ou mais.. mil,...) pessoas pagando uma certa quantia todo mês..
@@aquinaoeaquieu2777 amg seu comentário n fez sentido algum na minha cabeça, tive que ler mais de 1x pra entender o sentido... O que eu disse sobre as redes e como me sinto não tem a ver com o financeiro, apenas. Na verdade o financeiro seria a última coisa...
A partir dessa conversa queria te indicar um livro que mudou muito minha forma de pensar sobre a vida em geral que eu acho que você iria gostar: Felicidade - a prática do bem estar do Matthieu Ricard. Acho que vai fazer muito sentido pra você nesse momento.
Nossa sim sempre me comparo muito com as pessoas inclusive em redes sociais,mesmo sabendo que a vida não é aquilo que tá sendo exposto,fico com inveja só de pensar que eles vivem saindo,passeando,sendo que na verdade eu nem gosto de sair *tanto* assim.Tô amando esse vídeos de reflexão.Vi uma frase que dizia "As vezes o gramado do vizinho só é mais escuro porque é artificial",isso se encaixa muito em comparações com pessoas nas redes sociais
Quando parei de usar redes sociais, parei substancialmente de me comparar com os outros de maneira tóxica e de parar de me sentir "atrasada" ou "incompetente" pra algumas coisas na vida. Porque cada um possui seu próprio ritmo, suas próprias bênçãos e o que nos resta é aproveitar profundamente cada momento bom que surge.
Cara eu conversei com minha amiga uma vez sobre isso. É meio que feito uma lavagem cerebral em nós como se a receita de bolo pro sucesso fosse: estude, se forme, trabalhe no que se formou, ganhe muito dinheiro, tenha uma casa enorme, um carro chic, roupas caras, família e filhos perfeitos e passe adiante. Mas não é bem assim, sucesso é aquilo que nós sentimos bem sendo e fazendo. Sucesso é deitar pra dormir e se sentir em paz, o resto corre atrás. Nossa passamos horas falando sobre hahahaha amei!
o que me ajudou MUITO a sair desse looping de comparação foi sair das redes sociais, parar de ficar olhando a "vida" dos outros. hoje em dia acho um saco instagram/facebook/twitter...
pior que é verdade. acho o insta um lugar cheio de talentos, inspirações legais, mas ao mesmo tempo ativa na gente esse sentimento horrível de comparação constante. vira e mexe eu desativo, fico melhor, aí volto. não deveria voltar, viu!
Me identifico com a sua introspecção, prefiro uma conversa olho-a-olho, particular com um amigo a uma festa barulhenta. Já enfrentei muito dos "nossa você não bebe", "vc é careta demais".... fiz terapia quando criança, que me ajudou a passar por essa fase de adolescente deslocado. Tentei aturar uma faculdade que não gostava, nem das pessoas e nem do curso por 7 anos. A realidade é... ninguém nos conhecerá por tempo o suficiente para poder definir quem nós somos, o que queremos e qual o próximo passo. Eu diria que nem nós mesmos, somos tão mutáveis que eu não sei se terminarei o dia como comecei. Uma rotina fixa pode até enganar, mas por dentro sempre existem ânsias sendo cultivadas. O ter não define o ser, por vezes tudo o que você quer é a jornada e quando consegue o 'ter', se pega pensando "Pra que, mesmo?". Precisamos aprender a diferenciar "quem somos" de "como estamos", perene e efêmero.
mt obg por esse texto! precisava ler isso hoje...
Perfeito
A anos eu venho me sentindo assim, recentemente foi levantado a hipótese de eu ter TDAH isso explica muito sobre as minhas comparações ( uma das minhas comparações é vc Bia na área da leitura ), esse seu videos de desabafo é muito bom.
Sair das redes sociais, fazer trabalho voluntário, investir em leituras mais maduras e menos melodramáticas, investir em espiritualidade, entender a vocação. Outra coisa importante é servir as pessoas. Ser útil de verdade para alguém.
Quando minha mente começa com essa conversa torta de "ah você não é boa, ah você é feia, ah você é inútil" eu METO O LOUCO. Tipo responder gritando sozinha (quando dá né, não estou mandando mensagem de dentro do hospital psiquiátrico) pra calar a boca e que EU mando aqui, que EU sou boa o suficiente nas coisas e principalmente tô tentando. Ou seja, eu dissocio sem uso de drogas, é estranho mas funciona viu meninas beijo.
utilizarei kkkkkkk
obrigada pela dica!
Rede social e suas falsas vidas perfeitas, produtivas, viajadas, badaladas, saudáveis e etc... Tem o poder de causar isso em todos! Diminuir o acesso é o melhor remédio para nossa saúde mental!
Olá Beatriz! Eu ja tinha assistido esse seu vídeo a muito tempo atrás e ficou na minha cabeça, muitas coisas aconteceram desde ouvi esse seu vídeo. Tive e tenho Depressão e Ansiedade, tenho feito terapia a prestação, quando dá, quando posso pagar e ai por diante. Tomo remédio para depressão e ansiedade. Me identifiquei muito com suas palavras, com suas reflexões. Também não sou ambicioso e acho wue deveria ser, pois quem saiba eu seria mais feliz! Sei lá! Eu procuro muito estar ocupado para meus pensamentos não me sabotarem! Tive uma terapeuta que me ajudou muito com essa questão de se comparar com outras pessoas! Esse sentimento que vc tem também tenho de se sentir um lixo, alias , novamente minha terapeuta me ajudou muito sobre isso. Gosto de sua sinceridade me ajudou muito com muitos conceitos. Pretendo gravar um vídeo falando sobre tudo isso e gostaria de mencionar vc, sua reflexão se vc permitir. Comecei a seguir vc por causa dos livros e das leituras e te admiro muito por essas reflexões!
Tô nessa vibe de me sentir parada na vida/no mundo, Sem vontade de fazer nada...E não saber pra onde ir!
Quando vc compara e julga as coisas você caminha longe; quando você para de comparar e julgar você voa.
SIM! uma vez um amigo me disse "já parou para pensar que quando dizemos que queremos ser ricos na verdade só queremos condições boas de vida, tipo o básico?" minha vida nunca foi a mesma
Os livros da Anne me ajudam muito em como pensar sobre a vida. O primeiro "Anne de Green Gables" mostra muito essa questão de comparação, de sentir que os outros são melhores, e, mostra o jeito como aquela criança lida com tudo em sua volta. Isso tudo me fez perceber o que é realmente valoroso pra mim e o que não faz sentido.
Esse foi um vídeo tão bom e sincero, essa é uma situação pela qual todos nós passamos.
Bia do céu, faz mais vídeos assim, eu acho a forma como vc trata os assuntos muito leve e assistiria vc falando por horas hahahaah amei ter conhecido teu canal 🌟
Querida, vc sabe o caminho da sua felicidade e desejo que consiga internalizar suas próprias reflexões! :)
Uma coisa que aprendi do ano passado pra cá foi entender que a gente tem muitos "sonhos" que são compulsórios. As pessoas sonham em viajar pra Disney, sonham em ter casa própria, sonham em comprar um carro, sonham em fazer festa de casamento. Assim como nós temos hábitos e estilos de vida que também são compulsórios tipo gostar de sair a noite no bar, tomar cerveja, ir em shows, etc.
Eu aprendi a parar e me perguntar, do fundo do coração se viajar pra Disney é um sonho meu por exemplo, e não, não é um sonho meu. É que todo mundo sonha em ir pra Disney então é muito estanho você não ter vontade de ir não é mesmo?
Você sonha em fazer uma festa de casamento ou na verdade você nem liga pra isso só que as pessoas ao seu redor fazem você acreditar que isso é uma vontade sua?
Eu acho muito importante a gente olhar pra cada uma dessas coisas e se perguntar se isso é realmente seu ou se é o ambiente no qual você cresceu que te influenciou. Tá tudo bem a gente não curtir muito sair a noite, eu não gosto muito e por mim tá tudo bem. Não tem problema não ter as "grandes ambições", a sua grande ambição, seu grande sonho pode ser sim somente ser uma pessoa saudável, física e mentalmente, apreciar as pequenas coisas do dia a dia. Ninguém precisa fazer nada que não seja da sua vontade genuína. Na minha opinião compreender isso e também aprender que você é sim sua maior prioridade é uma das coisas mais importantes pra manter a saúde mental em dia.
Amei esse vídeo Bia, as vezes também fico nessa onda de comparação. Me identifiquei contigo ao dizer que é uma pessoa sem ambição, minha definição de sucesso é ter tranquilidade na vida. Viver um pouco despreocupada!
Refletindo com este vídeo, me pego pensando que minhas ambições na vida também não se direcionam a luxos, mas simplesmente fazer o que for preciso para alcançar um estágio de conforto financeiro que me permita ter casa, comida e lazer sem me preocupar por ter que gastar o dinheiro de uma necessidade para pagar a conta de outra.
Como estou longe de alcançar esse patamar, constantemente me comparo com os outros, pensando que talvez eu não seja suficientemente bom para chegar lá. Mas, esse pensamento intrusivo reflete um sentimento que não é materialmente verdadeiro. Por isso, vigio a consciência para não correr o risco de viver a idealização da vida do outro em detrimento da minha própria. Às vezes, é difícil.
SIM SIM SIM, eu to passando exatamente pelo mesmo. depois de anos de terapia e evolução, simplesmente comecei a decair pq to numa fase de comparação muito forte, principalmente agora na casa dos 20 anos, essa pressão de "agora você é adulto, se vira". sentir que to estagnada enquanto vejo todo mundo da minha idade lidando melhor com essa fase, conquistando coisas, tendo independência financeira...
enfim, algo que minha psicóloga sempre reforça pra mim e acho que seria útil compartilhar: a gente nunca vê a vida dos outros por completo. mesmo aquela pessoa que a gente acha perfeita e que a gente se compara tem os seus problemas, suas próprias comparações, autocríticas, inseguranças. as vezes elas só são melhores em disfarçar e esconder isso, enquanto compartilham só o que tá as mil maravilhas na própria vida. a comparação acaba sendo injusta para ambos os lados. é difícil pra caceta, mas lembrar disso no auge da comparação ajuda a colocar os pés no chão um pouquinho.
enfim, obrigada pelo vídeo, Bia. foi um quentinho no coração no meio do caos da mente
Você não sabe o quanto esse desabafo é importante. Obrigada por postar.
Acredito que só quem tem um problema de saúde sabe o quanto é precioso ficar uma semana bem
Eu me sinto muito assim, eu fico vendo os meus colegas que trabalham e estudam e se saem bem nas duas coisas enquanto eu ainda nem trabalho e não tenho rendido nada na faculdade. Hj eu deletei minhas redes sociais pra ver se isso me ajuda a parar com as comparações, e também tô na psicanálise. O que mais me incomoda é o sentimento de que eu luto por uma vida que não terei tempo de viver, assim como minha mãe que sempre estudou tanto e trabalhou tanto e guardou dinheiro e um dia simplesmente ela partiu, sem dizer adeus, sem dar um último abraço nos seus filhos, sem fazer aquela viagem tão sonhada, deixando tantos sonhos pra trás.
5:40 nossa isso também acontece comigo!!!!
Olá!! Obrigada por não ser fútil, você não é FÚTIL e sua mente luta para ser. Ohh meu Deus !!! Sinta-se abraçada ⚘⚘
Oi Beatriz, entendo vc, eu cresci me sentindo uma pessoa insignificante. Mas vejo vc muito bem. Vc sabe, mesmo sendo tão novinha, o que te faz ficar bem, ser feliz, agora só falta praticar. Bjs. A Paz de Cristo pra vc.
o que minha psicóloga disse foi pra eu questionar esses pensamentos depreciativos: "eu sou mesmo a pior pessoa? eu sou inutil? baseado em que fatos posso dizer isso?" e tambem o que vemos da vida do outro é 1%, os outros 99% nao vemos e nao sabemos que na verdade aquela imagem da pessoa é montada, falsa, irreal, ela nao é legal o tempo todo, etc. E cada um é unico, sabe? So existe uma pessoa como voce, com suas experiencias e memorias, e isso é lindo. A gente precisa parar com a receita da sociedade de que todo mundo precisa ter as mesmas coisas, estar com as mesmas conquistas. No fim, o que importa é voce sentir paz e ficar bem
Tô passando por um momento desses... Estou amando esses vídeos mais introspectivos, esse em específico veio como um anjo do céu, obrigado demais💟
Exatamente, sinto o mesmo 🥺😕😔
esses videos sao tao bons porque eu estou no momento me sentindo assim, e ver sla que tem gente que se identifica e meio acolhedor, ja que eu nao faço terapia ouvir voce falando e se abrindo faz eu pensar um pouco sobre minha situaçao e me ajuda, alem de deixar voce mais proxima da gente, obrigada demais bia
Menina, você tem uma luz tão bonita! Seu canal é muito legal e a sua energia nos ajuda tanto! Desejo tudo de bom pra você.
Obrigada por trazer coisas tão importantes pra nós aqui.
Bia basta acreditar que todos te amam, é isso que eu faço.
Bia faz TODO o sentido tudo que vc falou. Entendo exatamente cada palavra e pensamento que tu externou.
Um vídeo seu em que vc fala que a gente precisa encontrar o nosso conforto no mundo me ajudou tanto
Eu tbm me traio sempre e me comparo bastante.
Aí bia, passei por isso na adolescência, acho q isso é muito comum em um mundo cheio de rede sociais em que as pessoas se mostram apenas estando perfeitas e ricas e blá blá.
Depois de muita terapia e autoconhecimento a gente entende os nossos próprios gostos e vai encontrando propósito, algo que me ajudou muito foi parar de seguir pessoas que não me agregavam, aquelas que só trazem comparação.
Comecei a seguir pessoas que me inspiravam a ser alguém melhor inclusive aqui no booktube que me ajudam muito a querer ler.
Algo que me ajudou muito a achar propósito e me sentir melhor comigo mesma foi cultivar hábitos sabe, leitura, exercícios, meditação, estudos... A vida muda da água pro vinho quando você coloca pequenas coisas na rotina para fazer e se orgulhar.
Mas também não adianta dar um passo maior que a perna tentando fazer tudo de uma vez, a gente não é um robô, as coisas levam tempo, o mais legal é ir acompanhando o progresso e ir de conhecendo no processo, se conhecer é libertador.❤️
Beatriz, sua linda!
Fica assim não, princesa!
Você é muito show!
É muito doido como essas comparações são 200x maiores em mulheres. A gente sempre se compara com a amiga, vizinha, cunhada ou sei lá o que for. Nesse sentido, podemos até mesmo alimentar uma situação de rivalidade feminina com base em nenhum critério coerente. Também vivo me pegando querendo ser/ter o que a outra pessoa é/tem/faz, sendo que muitas vezes aquilo nem faz sentido para mim. É um bom ponto de partida questionarmos nossos próprios pensamentos. Obrigada pela reflexão e saiba que vc não está sozinha 💛
Nossa como eu amei esse vídeo. Me identifiquei muito. As redes sociais colaboram muito para esse sentimento, se afastar um pouco disso ajuda.
me identifiquei muito com cada palavra e sentimento, e eu estava me sentindo exatamente assim há pouco tempo, então ter essa reflexão agr através do seu vídeo foi muito oportuno... valeu ✨
Esse vídeo apareceu no meu feed porque eu estava buscando justamente algo para me ajudar sobre isso.
Estou te conhecendo agora, Beatriz, e talvez isso não consiga te ajudar muito no seu estado atual. Mas saiba, de verdade que este seu desabafo me ajudou de uma tal forma que não sei nem mensurar. Eu salvei ele aqui pra ouvir mais vezes.
Muito obrigada e eu espero, de coração que você fique bem.
oi, eu te acompanho desde 2019 (eu tinha por volta de uns 14 anos) e desde lá me comparo com você, com seu jeito, gostos e aparência. Sei que não é nada legal, mas é interessante pensar nesse ciclo de inveja incentivado pela mídia... então não deixe essas vozes tomarem controle, linda. Foca no que importa!!
Esse video caiu como um sinal do destino pra mim hoje. Sou super satisfeita com a minha vida, mas sinto muito fortemente a pressão social por ser mais. Aí a cobrança me faz mal, mas tentar atender as cobranças tambem. Então é sempre bom fazer essa reflexão pra procurar o que é melhor pra ti.
Também sou assim :( inclusive acabei de terminar de ler Sem Amor da Alice Oseman e me identifiquei muito com essa parte do livro dela se obrigar a fazer coisas q ela sabe que não gosta (5:30 no vídeo)
Me identifiquei tanto. O vídeo venho no momento certo. 😢 Tava pensando nisso essa semana e a passada. A gente fica se comparando e no final só ficamos magoados. Como vc disse, ser quem a gente é, gostar do que fazemos é o que nos torna feliz.
uau, nossa noção de felicidade é muito parecida, e toda vez que eu externalizo isso as pessoas ficam com pena. obrigada por compartilhar, me sinto menos esquisita hihi
meu deus beatriz, obrigada por esse vídeo, simplesmente.
Te entendo perfeitamente. Teve um dia que eu estava pra baixo ,me sentindo um lixo e comecei a ver vídeos de famosas que compram bolsas que custam mais caro que a minha casa literalmente, daí fiquei pior ainda,daí terminei esse vídeo e o TH-cam me sugeriu outro completamente o oposto e fui ver sobre o país mais pobre do mundo, chorei tanto e isso foi um tapa tão grande na minha cara, enquanto eu tenho uma vida simples ,mas não me falta o essencial reclamo e enquanto tem gente gastando milhões em coisas fúteis, tem outros que são gratos apenas por sobreviver em meio a fome e a miséria nunca mais me esqueci dessa lição. Mas claro que tem dias em que me sinto muito pra baixo e reclamo ,mas sempre que me lembro desse vídeo volto atrás, reflito e sigo em frente.
Sempre analiso minhas reclamações por esse lado...sei que existem milhões de pessoas no mundo que desejariam ter a minha vida pq a delas é simplesmente terrível. Temos que dar valor a tudo que temos e nunca se comparar pq as oportunidades são diferentes pra todo mundo. 😉
Desde sempre eu quis pra minha vida ter uma casa pequena e confortável, um carrinho pequeno e confortável, um salário bom, mas não ser rica. É simples e claro pra mim, mas ridículo pra outras pessoas e tá tudo bem. Eu sou feliz assim.
Nossa. Vc expressou exatamente o que eu sinto e penso. A sociedade nos faz pensar que sempre devemos ter coisas, fazer certas coisas porque a maioria faz ou tem e se não somos iguais não temos a validade na sociedade. Não quero ter filhos e por isso não tenho valor pois não estou cumprindo o meu papel de mulher. Como se todos tivessem que agir conforme um roteiro imposto pela sociedade. E quem tem outros objetivos está traindo as regras do mundo
Penso que é importante filtrar o que ouvimos, vemos, falamos e nos aprofundamos de um modo geral. Não estou dizendo que nunca me comparo a alguém mas quando me pego fazendo isso procuro observar o que dado gatilho e logo retiro da minha rotina. Um exemplo disso, é estar presente no Instagram, por mais que eu tente (até criei um perfil profissional pra ficar só nisso), não consigo ficar lá! É muito muito pesado aquele ambiente, atmosfera de porneia, competição feminina, pressão para um consumismo desenfreado, do meu ponto de vista, é cansativo! Mas o que defendo é, sempre buscar indentificar o que nos dá gatilho, pois a comparação no leva a outros tipos de comportamento.
Vivo um dia de cada vez.
Um dia satisfatório é dia sem ansiedade.
Tô assim nesses últimos tempos, não sei o que é pior: você se comparar (como pessoa) com outra pessoa ou você comparar sua vida com as de outras pessoas, suas conquistas e etc
A nossa meta deve ser a felicidade . Preciso superar a depressão e a minha ansiedade. Aprender a viver um dia de cada vez. Estou tentando.😀
Beatriz,um coração pra você ❤️!
Os meus pensamentos em um vídeo sério assisti várias vezes pra não esquecer muito bom !
A um tempinho cheguei a uma conclusão: nasci assim, muuuito pensadora, muitos dos "porquês, onde, qual a origem..." E não nasci uma pessoa mais robô, que só VAI, só vive, ao acorda e vai levando.Nem sequer pensa que vai morrer um dia. Ser a " pensadora" tem todo um lado bom, mas tem todo um lado profundo, escuro muitas vezes, solitário e ansioso. Penso escovando os dentes, penso enquanto leio, penso enquanto como, dirijo, durmo! E isso esgota. Cansa física e mentalmente. Porém, isso não vai mudar, nem vou ter controle. Não saberei como é ser a pessoa que só vai ...
Eu também queria ser assim... Só desejar/ querer uma coisa.. e ir ...
Seria muito mais fácil...
Mas o problema é que eu não tenho desejo das coisas o suficiente para me fazer me empenhar naquilo que eu "quero"...
Mas eu acho também que vc não nasceu assim..
Nem eu...
O nosso contexto fez com que nos desenvolvessemos esse "modo Operandis"..
E simplesmente aceitar esse nosso jeito de ser.. também acredito que possa ser algo perigoso e auto-sabotador...
Eu só percebi agora os meus erros...
Queria ter percebido antes..
Só percebi depois que eu levei um baque.. minha vó morreu..
E por minha culpa..
Porque eu não fiz o que eu deveria ter feito quando era preciso...
Eu só fui indo como eu estava já antes... Eu fiz escolhas erradas.. eu foquei em coisas erradas...
Eu negligênciei outros coisas porque eu achava que não iria adiantar... Mas eu estava errado..
Eu compliquei demais as coisas...
Eu poderia ter tomado outras atitudes que seriam mais pragmáticas no momento.. mesmo não sendo definitivas ou mais a longo prazo...
Eu deixei várias oportunidades passarem... E não percebi..
Fiz ou deixei de fazer certas coisas por orgulho, medo, pequenez..
Enquanto eu deveria ter feito o que era certo... Independente das consequências...
Só depois disso... É que eu percebi o quanto eu errei... Eu vi as coisas com muito mais clareza...
E não acreditei como eu fui burro assim para não conseguir ver na época...
Coisas simples.. mas que na época eu nem pensei.. ou não acreditei que daria certo...
Tudo por conta do meu piscológico... Do meu estado de espírito.. eu estava focado... Mas esse algo era muito "complexo".. ou melhor esse tipo de coisa que eu estava pensando em fazer era propício para eu complexar as coisas...
Porque na verdade era simples..
Só que eu complico as coisas.. eu sou perfeccionista.. eu não consigo fazer as coisas de qualquer jeito... Eu acabo entrando em um ciclo de busca de informação e conhecimento até eu achar que é o suficiente para começar...
Só que também as vezes eu travo.. e não consigo fazer uma coisa..por mais simples que pareça e seja...
E que em outros momentos eu faria tranquilamente.. mas em outros eu não consigo...
E isso comeu o meu tempo...
Só depois que não adiantava mais...
É que eu pensei em um monte de coisas que eu poderia ter feito...
E que era muito mais simples...
Eu poderia ter vendido bombom...
Eu até pensei antes superficialmente.. só que eu achei que não daria muito dinheiro.. só que eu estava errado.. era só uma perspectiva míope e limitada minha...
Só depois que eu saí de casa... E. Andei de ônibus.. eu vi as pessoas vendendo as coisas no terminal é que eu abri a minha mente...
Eu senti vergonha.. eu me senti um merda por não ter conseguido fazer uma coisa simples assim...
Em todo o tempo que eu tive...
Eu pensei em várias coisas.. e diversas oportunidades que eu poderia ter feito...mas não fiz..
Era tudo uma questão de abrir a mente... De ver as coisas com mais clareza e objetividade necessário para o momento...
E pensei também em diversas "ideias maiores" para ajudar as pessoas...
Mas eu queria só ter ajudado minha vó mesmo.. mas eu não fui capaz.. eu fui um inútil..
E agora eu penso nisso todo dia...
Quando eu acordo.
Durante o dia.
E antes de dormir..
Como já disse eu tenho várias ideias.. e sei de várias oportunidades.. e tenho um conhecimento inicial suficiente para fazer certas coisas...
Mas agora eu não tenho mais vontade... só de pensar nessas coisas.. eu lembro dos meus erros.. que eu deveria ter feito antes..
Eu acho que eu vou ter que tomar remédio para pelo menos eu começar...
Na verdade eu deveria ter tomado antes...
Uma vez minha vó me levou para saber se eu tinha alguma coisa/ doença mental, se eu era autista..ou algo assim...
Mas a mulher de lá só perguntou se eu usava drogas..e outra mulher quer me entupir de remédio.. falando que se eu precisasse tomar os remédios era para eu tomar certinho...
Na época eu não era muito adepto a medicamentos..
Eu tinha lido "depressão, mal estar contemporâneo"
E vi relatos de pessoas que tomaram medicamentos e ficaram pior, etc...
Mas agora eu vejo que eu fiquei todo esse tempo me fvdendo.. achando que eu estava lidando bem com as coisas... Só que eu não estava...
Eu não deveria ter lido essa merda de livro...
Talvez se eu tivesse começado na época algum tratamento.. eu já estaria melhor hoje.. e consequentemente eu seria outra pessoa hoje... E minha vó talvez estivesse viva ainda...
@@aquinaoeaquieu2777 não se culpe. Pare de se torturar assim.
Perdoe aquele seu " eu" daquela época, onde você acha que poderia ter feito isso ou aquilo. Eram suas limitações, suas travas. Se respeite, você merece este respeito por si mesmo.
Só de ver a maneira como fala de sua avó, da pra notar que é uma pessoa sensível, você nunca foi indiferente! Então jamais agiu ou deixou de agir por maldade ou descaso.
Nunca mais sinta esta culpa!
Além do que, não existe nenhuma garantia de que as coisas efetivamente teriam sido diferentes. As vezes as coisas seguem o curso que deveriam seguir. Não é culpa SUA!
Sobre os remédios, ainda tá em tempo. Vai atrás, é como aquela frase clichê: tem pessoas que precisam tomar remédio pro coração, outras pra pressão, diabetes....tem outras que precisam pra serotonina! E tá tudooo bem. É uma ajudinha extra, se não produzimos o suficiente, o que tem de mais? Remédio tá aí pra isso, pra ser feito bom uso.
Boa sorte!
Coragem,
E chega de culpa!
bia, sempre me identifiquei muito com você, e esse negócio de se trair é real. eu já passei por tanto perrengue que hoje só de estar aqui, e conseguir viver um dia de cada vez é uma vitória. então pq fico me achando um fracasso? pq fico olhando a vida do outro, que eu nem sei o que passa na vida, e fico me comparando? aí preciso fazer o exercício de dar uns passos para trás e pensar, que se tem alguem com que eu preciso me comparar, é comigo mesmo, com a gisele de ontem. então é sobre isso, é extremamente difícil, mas a gente segue tentando
amei, como sempre
obrigada pelas reflexões 🫶🏼
Você é linda, inteligente e acredito que como Deus não encontrou palavras para dizer tudo aquilo que é bom e perfeito ele criou você.
Também adoro esses vídeos de conversas. Ótimo vídeo ❣️❣️
Eu já questionei muito o conceito de felicidade e sucesso da maioria das pessoas e graças a deus consegui me libertar dessas cobranças. Parece que não somos normais por não querermos o que elas acham essêncial, mas a vida é bem mais que isso!
Adoro esses vídeos reflexivos da Bia ❤️
Infelizmente é normal a gente se jogar pra baixo e se comparar...
Que bom ver outra pessoa que pensa assim
E obrigaaada pela conversa, eu amo qdo vc aparece com esses vídeos, acho que a vida é sobre isso! Sobre essas reflexões que oooocasionalmente nos fazem pensar a ponto de perceber as merdas que fazemos e mudar isso! Msmo que de pouquinho, mesmo que muito devagar :) (mtos coments kkk sorry, fui comentando conforme ouvia. Mas é bom pro engajamento né? Entao, bom :) )
hahahahahha quando a fala da psicologa que vc citou é algo que já ouvi tbem, realmente quer dizer q nao estamos sozinhas hahah
Cada indivíduo é um universo todo particular. Eu não sou todo mundo. Eu sou único. E convenhamos, são tantas contas a pagar neste país que nem tempo tenho pra paranóias. Que cada um viva a SUA vida, pois ninguém é perfeito.
Bea, eu me sinto exatamente igual a vc! Esse vídeo foi um abraço no meu coração!! Assim como vc, eu tbm não tenho grandes ambições e mts vezes me sinto culpada por isso, eu só quero ser feliz 🤩(meu maior sonho é morar sozinha, na companhia de gatos e conseguir decorar o local de um jeito que eu goste) quero "um teto todo meu"
Obrigada por este vídeo!
Ain Bea, você acabou de descrever exatamente oq se passa na minha cabeça nos últimos dias... às vezes é tão solitário estar nesse lugar e esse vídeo foi um abraço. Também não tenho grandes ambições, só quero ter um dinheiro pra viver e me sentir bem, mas parece que mesmo sendo pouco diante dos "padrões", ainda não consigo chegar lá, é desgastante pq sempre caio nessa de começar a me comparar, um saco. Enfim, tô tentando me distanciar das redes sociais nesses momentos de comparação, pq sempre aparece alguém "melhor"... mas ainda não é a solução definitiva, pq racionalmente sei q cada um tem sua história, mas é automático, não dá apenas pra dizer que não farei isso, pq não é assim que funciona...
Eu saí das redes sociais e foquei só no que preciso fazer, e nas pessoas que encontro cara a cara, me sinto melhor, pra quem tem essa "paranóia" de comparação pode ser um grande alívio. Sempre haverá alguém melhor, e mesmo quem está no topo será ultrapassado.
Nossa, me identifiquei muito com a parte de se comparar. Principalmente na época do meu aniversário que está chegando eu começo a pensar o que estou fazendo da minha vida, porque fulano é mais novo que eu e já tem isso e aquilo e eu não casei, não tenho filhos, não tenho carreira, não tenho casa, não tenho carro... Parece que tô perdendo meu tempo.
Que vídeo necessário!! Eu me sinto exatamente assim... sabe quando tu quer muito algo mas não consegue sair do lugar? Eu tô assim, mas ao mesmo tempo eu sou exatamente a pessoa que tem zero ambição, o que eu mais quero não tem nada a ver com dinheiro ou ser bem sucedida.. eu só quero ficar bem e não me comparar com as outras pessoas. Tô num momento que parece que todo mundo tá mais feliz que eu e que eu sou só mais um ser humano totalmente descartável e aleatório no universo. É complexo estar dentro da minha cabeça... provavelmente semana que vem vou estar me sentindo incrivelmente incrível e depois um pedaço de nada de novo. Enfim, obrigada por dividir com a gente teus momentos reflexivos pq me ajudam muito de verdade mesmo.. obrigada ♥
apenas obrigada por esse vídeo, me identifiquei demais e precisa ouvir isso no dia de hoje! amo seus vídeos ❤
Eu tô bem introspectiva esse mês e ainda tô processando o seu video, mas obrigada, Bea. Eu tava precisando refletir e ter outro ponto de vista 💜
apenas o vídeo perfeito e no momento certo!
o importante é chegar vivo no fim do dia e estar satisfeito consigo mesmo. me identifico muito, continue com esses diálogos, beaaa 🌟
pegar esse vídeo, levar pra psicóloga e deixar ela da play pq é EXATAMENTE ISSO!!!
Muito obrigada por compartilhar conosco esse relato, infelizmente muitos sentem o mesmo, terminei a faculdade e estou assim perdida, eu também sou mais reservada e tenho a mesma ideia de "sucesso" que você, é muito difícil não se comparar, mesmo sabendo o que é melhor p gente 😕😔🥺
Muita luz para você ✨🌼
Amooo esse papo! Penso isso demais!!!
Me sinto muito assim, me sinto do avesso. As pessoas são muito diferente de mim, não encontro minha felicidade da mesma forma que eles, e por isso acho que minha vida é paia e sem graça. DETESTO ficar em multidão, beber, fumar, gastar dinheiro com bobeira... Nunca sonhei em ser milionária, pq muito dinheiro significa muita responsabilidades, e mais você fica dependente dessa vida. Vida confortável é o que mais desejo.
Também me sinto assim às vezes, meu ideal de vida sempre foi estar estabilizada profissionalmente em uma área que eu gosto e ter vínculos familiares e de amizade bem estabelecidos, uma família bem estruturada, enfim, sempre gostei da ideia de estabilidade, hoje eu felizmente me encontro em um estado em que tudo que almejava se concretizou, mas eu vejo alguém que largou tudo pra viajar de mochilão pelo Brasil e começo a me comparar com essa pessoa e fico triste, mesmo sendo algo que eu não gostaria de fazer de fato. Acho que é a necessidade que as redes sociais criaram de você mostrar para os outros que está no auge, que está aproveitando a vida ao máximo e que conquistou coisas, infelizmente mas redes sociais isso está sempre ligado a um estilo de vida extrovertido e a bens materiais
Oq me ajuda (na questão de se sentir um lixo) é relembrar cada pequeno obstáculo que eu consegui ultrapassar, e tbm metas que já alcancei (metas pequenas e grandes). Se tiver foto de cada um desses momentos é melhor ainda. Daí dá pra criar um vision board das suas conquistas, e olhar sempre que se sentir um lixo.
Te entendo perfeitamente. Penso como você, bens materiais na maioria das vezes são só status. Pra mim, o que vale mesmo é minha família e eu estarmos bem física e mentalmente falando. Estou passando por um momento assim tbm...
Você não está sozinha. Atendendo adolescentes num ambulatório público (sou psicóloga), de longe, a pergunta que eu mais recebo é "como parar de se comparar?" ou "por que eu me comparo". E, embora seja muito natural querer se livrar de pensamentos e emoções tão desconfortáveis, é preciso antes de tudo entender como esse hábito "nasceu". Buscando tanto as origens mais amplas na sociedade (que passa pelo liberalismo, machismo e a cultura das redes sociais), quanto as mais íntimas (história familiar e de vida). Sendo que ao invés de lutar contra esses pensamentos de comparação ou buscar suprimi-los, a ideia é aceitá-los. Permitir que estejam presentes, sabendo de onde veem e porque veem, para então, na presença desses pensamentos, tomar ações e decisões que sejam importantes e significativas para você. O problema não é se comparar com os outros. O problema é a relação que desenvolvemos com esse pensamento, quando tomamos ele como realidade e conversamos e debatemos com essa ideia na cabeça ou tentamos evitar a todo custo, sacrificando com isso, muitas vezes, as chances de fazer as coisas que realmente nos importam.
Não existe um ser melhor que outro. Mas alguém pode ser melhor em algo do que nós, serão referência. Caso contrário, somos referência de alguém. Se o algo não te interessa, são apenas diferenças.
BIA, faz algum tempo que estou acompanhando seu canal, e apesar de todos os infortúnios da minha vida e meus erros me sinto confortável aqui, vendo teus vídeos. Penso simular como em muitas coisas, por exemplo no vídeo anterior você me deu um tapa em reflexão e atituded minhas que não valem a pena. Obrigada por existir e continuar
Adoro suas reflexões, a gente pensa muito parecido
Lixo hospitalar é uma nova forma de se referir a mim kkkk obrigada
Amo esse tipo de vídeo. Me identifiquei demais, é impressionante que apesar de sabermos que tal coisa não faz sentido pra gente, não condiz com nossos valores e com quem nós somos, esse sentimento de comparação persiste em aparecer. Me faz sentir que tô "vivendo errado" ou desperdiçando alguma coisa.
Total. Eu sinto que desperdicei toda minha juventude e vivi errado. Sendo que tenho só 28 e muitos deles passei lutando com meus transtornos mentais
Boa tarde Bia! Se comparar é uma coisa normal e mais ainda na era das redes sociais. Esse mundo fake em que todo mundo está feliz o tempo todo e só postas coisas boas. Aos poucos fomos perdendo a noção de que somos pessoas normais com qualidades e sombras e com dias felizes e tristes. E essa dualidade não tem problema nenhum. Não existe uma vida SÓ feliz. Então aproveite cada momento feliz do seu dia a dia. Fiz muita terapia para chegar ao ponto de não fazer coisas que para mim não dava prazer só porque todo mundo fazia. Festas , por exemplo, me deprimia e eu ia e ficava muito mal só para agradar os outros. Hoje não me puno mais, simplismente não vou e tudo bem! Ouvi uma frase libertadora da minha terapeuta. Quem disse que a vida tem que ter um sentido, que tudo tem que ter um sentido? É mesmo por quê? Eu quem tinha criado isso na minha cabeça, me cobrava e sofria. O que faço? Vivo um dia de cada vez sem neura! Se tem sentido ou não sei lá! Tô bem mais leve e feliz. Você também sem perceber também vai encontrar o seu caminho! 😘😘😘
"✅declaro q ouvi e concordo", tbm penso igual e tbm to nessa espiral de se comparar, se sentir mal e dormir pra "melhorar" 🥲 pra mim tá ainda mais puxado pq esse ano completo 30 anos em abril 🤡 mas, enfim, ✨momento desabafo✨ minha idéia de sucesso é ter tempo, aprender outros idiomas para ler livros e ver filmes originais e ter dinheiro suficiente para viajar para fora do país ao menos 1 vez no ano, todo ano, para conhecer o mundo🌟 eu sou mt fã de star wars e meus personagens favoritos dessa série são o anakin (antes de virar o capiroto) e a rey! nunca tinha parado pra pensar em oq eles tem em comum até um dia, durante uma conversa com uma amiga, em q ela me disse "presta atenção! eles foram escravos, mas eles foram escravos q não pensavam como escravos" 🤯, então, apesar de aparentemente viverem sempre "no fim da linha", "no limite", no ponto em que a maioria das pessoas desistiria e pensaria "pra quê estudar? pra quê se esforçar?", eles tinha seus propósitos e se tornaram a melhor versão de si mesmos (exceto o anakin adulto, pai amado) e é isso, sempre achei o 🌟máximo🌟 q mesmo quando eles eram escravos, eles falavam outros idiomas, consertavam coisas, etc, então, apesar de eu mesma ser pobre (ser escrava tbm de certa forma) e não ter todo o tempo do mundo nem conseguir viajar pra fora do país, foi por isso q eu aprendi inglês sozinha pra dar o meu primeiro passo de rebelião e ao menos ler alguns livros originais e... ainda 🌟ainda🌟 me permito sonhar em algum dia ter o tempo e viajar o mundo, conhecer o mundo e... obrigada por essas conversas q temos assistindo seus vídeos e respondendo comentários 🤭 praticamente uma sessão de terapia 😂
Sim..
Eu parei para pensar sobre isso..
E percebi que as pessoas são "presas" em diferentes contextos da vida...
A gente cresce em um contexto.. e esse contexto praticamente nos conduz a determinados caminhos..
Apesar de a gente achar que temos livre arbítrio e escolhemos fazer ou não fazer algo...
Se vc parar, olhar para trás e pensar.. vc vai perceber que não escolheu nada... Mas que o "contexto" fez vc tomar essa escolha... E não a sua consciência pura e racional de acordo com os seus princípios...
Não é papo de esquerdista que diz que o meio delimita a sua vida...
Eu achava que poderia mudar a minha vida.. era só eu me dedicar a aprender o que eu precisava aprender... e utilizar esse conhecimento para isso...
Só que eu percebi ( só agora) que eu não agi conforme eu acreditava ... E queria..
Eu deixei me influenciar pelo contexto.. e fiz minhas escolhas conforme o contexto e não conforme o que era mais pragmático no momento...
No final das contas o problema maior sempre está no psicológico...
Porque a informação está aí na nossa mão 👁️👄👁️🤳 literalmente...
Só que tem coisas que mesmo vc tendo informação.. e tentando fazer... Dá errado porque vc está com o piscológico preparado para certa coisas...
Ou talvez falte alguma coisa a mais.. alguma informação.. ou um ensinamento/ princípio que sirva de base para sua vida...
@@aquinaoeaquieu2777 simm, o meio delimita mesmo a vida das pessoas e as informações que recebemos 📳📲 toda hora, todo dia, as vezes, faz a gente se sentir mal, desejando coisas que são/estão fora da nossa realidade, fora do nosso meio, fora das nossas possibilidades... Tbm já pensei sobre isso, já caí nessas armadilhas 🤡 (quem nunca? 🤭😂) e tbm já fiquei mt mt mt mt tempo pensando em "como sair do labirinto" e mudar essa realidade, sair do meio onde vivo 🥴 até perceber q
> realmente não tem como sair do meio onde se vive, pq mesmo q vc saia da onde vc vive, onde vc vive não sai de vc
> dentre todas as informações que recebemos 📳📲 qual vc realmente quer? quais c "quer" só pra fingir q não é do meio q c é? quais c "quer" só pra agradar determinadas pessoas? determinadas expectativas sobre vc?
Responder essas já dá um choque de realidade bomm; e
> tendo em mente oq c realmente quer independente de qualquer coisa, tá disposto (a) a correr todos os riscos e perdas emocionais, sociais, morais, etc pra conseguir o q c quer? ser oq c quer ser?
> aceite, tenha em mente q vc é oq é, mt de vc é por causa do lugar onde c nasceu e mesmo q c "se esforce" mt, poucas coisas vão mudar, vc provavelmente vai morrer no "lugar" onde c nasceu, sendo "lugar" físico ou mental, pq, de novo: mesmo q c saia da onde c vive, onde c vive não sai de vc 🥴
@@aquinaoeaquieu2777 por isso eu cheguei nessa conclusão do tempo, outros idiomas e dinheiro suficiente pra viajar 💃 os idiomas eu to aprendendo sozinha aq mesmo no TH-cam 🤭 pra ler livros e ver filmes originais, o tempo não tenho mt, claro, ainda trabalho e talvez (talvez) eu consiga aposentada ou quando conseguir (se conseguir) um emprego melhor, mais flexível e o dinheiro pra viajar não tenho tbm, claro 😂 mas como agora eu reconheci isso como "oq eu realmente quero" eu economizo o máximo q posso e algumas vezes durante a minha existência eu vou viajar, não vou mts vezes, claro, mas vou fazer isso algumas vezes ap longo da vida (não tanto quanto gostaria, mas é isso, a gente precisa aprender a aceitar a própria realidade e aceitar o próprio destino 🤡)
uma frase que eu vi na internet esses dias ficou grudada na minha cabeça: "cada pessoa está no seu próprio fuso-horário".
eu acho que essa ideia traz um conforto pra essa década louca dos 20 anos, que cada pessoa está em um momento diferente da vida, mesmo às vezes com a mesma idade. por essa semelhança a gente tende a se comparar mas cada vida é única e a gente não está trilhando o mesmo caminho sabe?
espero que essa frase possa te ajudar um pouquinho que seja tbm, bia! aprender a não se comparar é um trabalho diário e não sei se algum dia a gente chega a concluí-lo kkjkk, mas quero que você saiba que tem mais gente passando por isso tbm.
Sempre me comparei aos outros anos atrás ,via tudo as colegas da escola,casando ,tendo filhos ,emprego etc e eu não conseguindo nada pq me frustrava olhando pra vida delas e n cuidando da minha..
Hj em dia ,cm 31 anos (eu ),vendo uma colega de escola,grávida de gêmeos,fiquei feliz por ela,mais eu quero distância pra mim 😂
N quero filhos,e mto menos relacionamento,eu quero cuida de mim
Me sinto tão feliz comentando isso 😂 quem diria né ,Laura de anos atrás pra de hoje
Já eu não queria filhos antes..
Mas agora tô em dúvida 🤔..
Só que não tenho namorada...
E tô com problemas na cabeça por conta de umas coisas..
Aí fica difícil ¯\_(ツ)_/¯
@@aquinaoeaquieu2777 pra mim qnd eu tenho dúvida de algo ê pq n ê pra ser ,no caso se eu tivesse em dúvida se eu quero não ,eu n quero na realidade
Por exemplo,eu vejo pela minha irmã q tem um filho de 4 anos,o dinheiro gasto, paciência, educação mesmo dentro de casa ,não fácil sabe ? Qnd vc cansar pq ficou até meia noite acordada pq o seu filho n tem sono e só quer ficar no seu celular,vc vai ter q fica acordada pq n tem oq fz ,n tem como devolver pro útero e qnd tudo tiver bem cm vc ,vc trás de novo pro mundo 😂
Falam assim " qnd vc tiver um vc vai ver o amor q ê e etc " e se eu tiver?vou dar pra doação ?
Se estou mto bem do jeito q eu estou vou ter filho pra que ?😂
Eu claramente ouviria um podcast da Bia 💖
Ctz, seria maravilhoso!
Dizem que se conselho fosse bom, se vendia e não se dava, mas o que percebemos é que as coisas mais importantes da vida não possuem preço e sim valor. Então vamos lá... 2 conselhos, PROCURE e LEMBRE-SE.
PROCURE a ajuda de um profissional capacitado para que vc possa se cuidar, vc é linda e inteligente e por isso precisa e merece se cuidar.
LEMBRE-SE, "O CRIADOR das estrelas preferiu morrer por você, a viver sem você" (Max Lucado)
Tudo de ótimo pra ti Beatriz
Eu passei por essa reflexão no sábado. Eu estava relativamente bem e um colega meu entrou em contato falando sobre como ele sai e se diverte e vai em balada e barzinho. E eu comecei a ficar triste, sendo que se eu fosse pra balada eu ia querer morrer haha eu não gosto muito. Mas parece que temos que querer e fazer determinadas coisas pra sermos considerados pessoas de sucesso. Sendo que olhando pra minha vida, eu tô muito satisfeita com o que eu tenho. Mas quando olho pra dos outros do nada vem esse sentimento de fracasso
Eu fico é feliz de ficar em casa, e ainda agradeço de não me chamarem! Barzinho, credo! kkkkkkkkkkk
Super, essa é minha idéia de sucesso tbm. Eu tbm n tenho muita ambição, e sempre que me perguntam oq eu desejo ou alguma coisa assim eu penso só que eu desejo ser feliz
Obrigada, eu tava chorando, mas vi esse vídeo e melhorei
oii, bia. acho que dentro dessa concepção de "queria ser mais ambiciosa, mais capitalista", se de fato vc fosse vc tbm não se contentaria com o que vc ganharia a mais por isso. e talvez fosse esse eterno looping de querer mais e nunca estar contente, justamente por ter a ambição de querer mais.
amo seus vídeos de conversas. entendo essa sensação de se sentir assim, é um cu. 🤡 mas, como vc disse, vc lutou esse tempo todo pra ser quem vc é hoje. mesmo com esses altos e baixos, isso tbm é o reflexo de quem vc lutou pra ser. e é mto bom ver vc daqui, do jeitinho que vc é.
acho que o que mais quero é tbm essa felicidade, viver nesse instante, sem surtar ( kkkrying). cê faz parte disso ❤️
Quando me sinto assim, eu paro um pouco com as redes sociais, principalmente o Instagram, que é um lugar de aparências e tento colocar na cabeça que para eu ser justa comigo, é eu me comparar comigo mesma, cada um tem uma história e trajetória, e se você hoje é melhor que antes, você já deveria se sentir satisfeita.
Meu refúgio quando tô me comparando muito, me sentindo mal, eu fico off das redes sociais (principalmente do insta), porque não ver a vida (quase) perfeita dos outros me deixa bem… Mas no fundo acho isso errado, porque eu não estou lidando com o problema, e sim ficando longe dele.
Mas é a única coisa q funciona pra mim.
Sim.
Tem esse ponto 🤔..
Se servir para vc...
Em vez de ficar vendo a vida dos outros...
Se vc quer algo mesmo.. se é realmente importante para vc.. e não um "desejo coletivo imposto"..
Aí eu acho melhor vc procurar conteúdo que ensine a vc conquistar aquilo...
Ou conteúdo que ensine a ganhar dinheiro 💸, etc...
Tem diversas oportunidades... O dinheiro está aí.. para onde vc olhar...
Está no cara que vende bombom no terminal de ônibus... Está na tiazinha que vende bolo... Está na loja de móveis planejados.. está no corretor de imóveis.. está no marketing digital.. está no Trade, está na construção.. está em todo lugar..
Talvez vc tenha uma idéia.. ou se não tiver.. vc pensando sobre pode ter uma ideia... E talvez se juntar com uma pessoa que já faça uma dessas coisas... E ajudar ela.. logo ela sentira na obrigação de ajudar vc também...
Ou vc propõe uma parceria mesmo.. ou algo assim...
Eu por exemplo pensei em vender bombom e fazer uma espécie de "assinatura"... Para as pessoas pagarem por mês uma quantia... E terem assim algum benefício.. um desconto.. sei lá.. teria que pensar em algo...
A ideia é gerar uma renda constante de pessoas pagando todo o mês..
Assim vc garante que o cliente vai "comprar" seu produto todo o mês...
Faz as contas..
Umas 300( ou mais.. mil,...) pessoas pagando uma certa quantia todo mês..
@@aquinaoeaquieu2777 amg seu comentário n fez sentido algum na minha cabeça, tive que ler mais de 1x pra entender o sentido... O que eu disse sobre as redes e como me sinto não tem a ver com o financeiro, apenas. Na verdade o financeiro seria a última coisa...
@@jenniferreiraaa entendi!...
Mas se meu comentário não foi útil para vc... Tudo bem...
Então é sobre família?😁...
A partir dessa conversa queria te indicar um livro que mudou muito minha forma de pensar sobre a vida em geral que eu acho que você iria gostar: Felicidade - a prática do bem estar do Matthieu Ricard. Acho que vai fazer muito sentido pra você nesse momento.
Tem no Estante Virtual