excelente adaptação do método clássico, vc esta de parabéns, pela ideia e implementação da coleta da serrapilheira ao invés do cultivo in loco. mas também pelo formato da filmagem. vc alem de agricultor orgânico leva jeito para diretor de produtora de vídeos. grande abraço muito, obrigado. vc me ajudou muito na minha horta dentro do apartamento, sempre queria fazer EM mas com o lance de deixar a isca tinha receio, agora com esta sua técnica de coleta e fazer em casa tá dando certo. top, recomendo a todos o método dele dá certo! é certeza moçada pode fazer que é batata, super recomendo.
Olá Neco parabéns pelos seus vídeos e pela gentileza de você estar passando conhecimento! E um parabéns especial pela sua educação de estar sempre respondendo aos comentários!
Parabéns Neco pelas suas pesquisas e compartilhamento através desses dois videos bem didáticos, objetivos e práticos. Estou no aguardo do terceiro vídeo. Abraço. Deus te abençoe.
@@NecoTorquatoVillela Olá Brother depois vou ver seus vídeos com mais detalhes pra ver medidas pois pretendo produzir o EM e o bokashi pois pretendo produzir via hidroponia e no solo.
Parabéns Neco, gostei muito do vídeo, já li bastante sobre o assunto em função de aprender a produzir bokashi. Gostei muito da sua explicação, esta bem prática e objetiva, juntando a fundamentação que esta no site ficou 10! Na espera pela parte 2.
Obrigado Bonsai Nikkey! Breve gravarei também um vídeo sobre como fazer o kenki bokashi, apesar de já estar bem explicado no site, sempre surge algumas dúvidas e o vídeo acaba sendo um complemento mais "palpável". Até!
Usa arroz integral que consegue resultados tlvz ainda melhores. Na vdd, uma mistura de 2 de vermiculita, pra 1 de farinha de arroz integral, pra 1 de agua mineral teria resultados estonteantes. :) Gosto de cultivar fungos.
Melhor didática, parabéns!! Fiz duas vezes e na primeira vez deixei arroz passar do ponto, com certeza pq aqui é quente e deixei 15 dias. Agora tudo certo mas fiz nas garrafas pets e estou retirando o gás todos os dias. Gostaria de sua opinião sobre fazer ou não na ausência de ar. Parabéns pelos vídeos!!!
Olá amigo, grato pela força! Já fiz dessa maneira também, colocando na garrafa pet e retirando o gás. Mas acho mais simples da maneira que faço, pois não preciso ficar lembrando de tirar o gás. Mas, realmente, não vi muita diferença entre os processos. Vai de cada um. Boa sorte!
Obrigado pela força, Paulo! Infelizmente minha câmera quebrou o ano passado e ainda não consegui adquirir outra ainda. Tentei fazer vídeos com a câmera do meu celular, que não é dos melhores, mas não ficaram legais, pois a qualidade da imagem é muito ruim. Abraço e obrigado novamente!
Estou buscando informações sobre microrganismos e este vídeo vai ser de grande ajuda. No meu casa preciso de um composto que não compacte o substrato nos vasos de bonsai, o bokashi por exemplo acaba fazendo com que o substrato se compacte muito rápido. A ideia é inocular um veículo orgânico com granulometria um pouco maior, vc acha possível? tipo torta de mamona e pequenos galhos triturados ou até mesmo casca de pinus bem triturado.
Alan, eu faço o q eu chamo de Bocac, que nada mais é que um bokashi onde acrescento casca de arroz carbonizada no processo de fermentação. A presença da casca de arroz diminui a compactação. Veja mais detalhes no link: goo.gl/rhJOZ9 Creio que também é possível acrescentar carvão com uma granulometria maior, assim como galhos triturados (somente se forem novos, pois em decomposição podem contaminar o bokashi) e a casca de pinus, sem problema algum. Só não se esqueça q o farelo é um meio de colonização rápida para os microrganismos, além de fonte de carboidratos para eles. Portanto, ele é necessário na mistura do bokashi. Boa sorte e até!
Neuracy, o herbicida mata somente a planta, mas afeta o equilíbrio da rizosféra do seu solo. Eu costumo roçar as plantas indesejadas e usá-las como cobertura do solo, ou no preparo do composto, ou ainda no preparo de fermentados líquidos. Até e boa sorte 🍀
olá Neco, parabéns e muito obrigado pelos excelentes videos, muito bem explicativos. Eu fiz 2 coletas de serrapilheira hoje, e uma delas tenho dúvida, gostaria muito de lhe mostrar alguma foto ou vídeo pra voce me dizer sua opiniao sobre o material coletado, se nao for lhe pedir muito rs.
Então Neco, depois de assistir seus vídeos eu resolvi fazer em casa também. Eu fiz duas coletas, uma fiz em um pedaço grande de Mata Atlântica rasgada pelo Rio Tietê, que tem aqui em Itu, tem até gruta lá, segue algumas imagens (goo.gl/y9GWYm). Não me aprofundei tanto na mata, pois encontrei logo no início solo e serrapilheira com aquelas manchas brancas de fungo, então coletei por ali mesmo e nem fiz um buraco tão fundo. Esse material acho que está em condições pois ele é realmente de uma mata boa. Porém o outro material eu colhi na casa de um amigo que mora num condomínio alí mesmo na mesma mata da primeira coleta. Lá tem muito verde e no local que eu colhi, há anos é deixado folhas das podas de todas as árvores da casa, principalmente uma araucária enorme e madeiras para lareira. O solo estava riquíssimo, mas como eu não tenho experiência nenhuma, queria sua opinião. Segue o link para o vídeo (filmei o local da coleta deste segundo material) goo.gl/photos/pZpBE67Nf5wjxm7SA no segundo monte em que eu filmei, foi o local que eu já tinha coletado, mesmo assim sobrou tudo aquilo ali de fungos por baixo e a terra estava fofa e cheirosa. Enfim, eu montei duas armadilhas, uma com cada material da colheita, esterilizei todo material e mãos entre uma montagem e a outra para não evitar contaminação cruzada. Grato! Fica com Deus.
Pablo, o importante é vc usar a serrapilheira e o solo que fica por baixo, coletados em locais onde vc vê a presença de fungos. No caso deste local do condomínio, as condições de desenvolvimento dos fungos parece muito boas. Não vejo problema em fazer a captura aí também. Mas, lembre-se sempre que, a diversidade biológica em um solo de mata será sempre maior e, por fim teremos mais diversidade em um EM captura neste do que em qqr outro local "criado" pelas mãos humanas. Boa sorte e abraços!
Olá Neco, obrigado pela resposta e dicas. Bem, vou relatar como está sendo minha experiência para você: como eu disse antes, montei uma armadilha com cada material coletado (uma com material da mata e outra com o material do condomínio, na mesma mata). No quinto dia eu abri para espiar e já estavam ambas bem colonizadas, a caixa com o material do condomínio estava até mais colorida e avançada, mas podiam aumentar e deixei mais dois dias. Quando fui abri-las, fui supreendido pela minha gata, ela subiu na melhor caixa e 'regou' bem no centro, molhando folhas, arroz e solo. Esta eu descartei e lavei tudo. A caixa limpa, era a do material da mata atlântica, também estava linda, então eu passei essa colônia para o açúcar (estou seguindo religiosamente seus vídeos rs). Na caixa onde retirei esse arroz, retirei metade do solo e misturei bem com metade do solo do condomínio, fiz o mesmo na serrapilheira, misturando meio a meio serrapilheira da mata e do condomínio, e coloquei um arroz recém cozido. O resultado você pode ver nas fotos abaixo: Primeira colônia com 7 dias na 'caixa-mata' (media de 20 graus) + 4 dias no açúcar mascavo (tempo chuvoso e média de 17 graus): goo.gl/photos/AK5DYFUH6nKwTpw76 Segunda colônia, solos misturados, 4 dias, mesmas condições climáticas (tem algodão dentro do filó!): goo.gl/photos/3DhUTdp5F3t1Xu6E7 arroz colonizado: goo.gl/photos/7B9L2xigEHJrUXTQ9 misturei na colônia anterior que está no quarto dia, com mais um copo de açúcar e vou deixar acho que até uns 7 dias. Uma pena eu não ter fotos da primeira colonização, me chateei com minha gata, rs.
ops, ficou faltando essa foto: goo.gl/photos/59Q9i7DjQn6Hqz4J9 Neco, seus vídeos são excelentes, também estou fazendo a compostagem só de folhas. Estou muito ansioso pelo terceiro vídeo, quero saber como reaproveitar todo material (solo, serrapilheira, material coado, etc...) Abraços, fica com Deus
Neco eu respondi que no sábado eu tava voltando para Paraíba, tava saindo de Recife de manhã, falei tb q poderia ser qualquer dia. Ainda tá de pé. Quero passar pra vc, pelo espaço que tem, pelo seu conhecimento. O incrível é que, eu tenho respondido e não chega pra vc ! Amigo não mudei de idéia, aguardo o q for possível! Grd abraço fica com Deus.
oi Zenaide, realmente não recebi seu email. Estou realmente curioso para saber o que vc tem para me passar! Mas, podemos conversar na semana Santa? Quinta, sexta ou sábado, no mesmo horário que te passei por email? abraços
Olá Alan, para reproduzir micorrizas o processo é bem diferente. Elas só se reproduzem na presença de raizes de espécies as quais ela se associam. Além disso, vc precisa de um meio de cultivo esterilizado. O meio também tem que ser pobre em fósforo, pois, do contrário às micorrizas não irão entrar em simbiose com as raizes. No mais é fazer as outras adubações necessárias, inocular o meio com a espécie de micorrizas que vc deseja, semear/plantar a espécie hospedeira no meio e aguardar uns 3 meses, que é o prazo ideal para uma boa inoculação das raizes. Depois de 3 meses, para de regar/adubar a planta hospedeira e deixe-a morrer. Quando as micorrizas perceberem q a planta morreu, elas irão emitir esporos para garantir a perpetuação da espécie. A emissão de esporos se dá em até 7 dias depois da planta hospedeira morrer. Aguarde então uns 10 dias, após a planta hospedeira morrer, e utilize o meio de cultivo, juntamente com ás raizes da planta hospedeira (corte-as em pedaços pequeninos) como inocente. Boa sorte 🍀 e até!
Diego, só é possível saber se vc mandar analisar o produto final em laboratório. Já fiz análise duas vezes do que produzi com essa técnica. O resultado variou muito, pois recolhi a serrapilheira e o solo em locais diferentes, em ambas as vezes. Nunca tentei fazer com kefir, pois acho mais garantido do jeito que faço. Já vi pessoas comentando que da certo, assim como outras que dizem que não dá certo. Mas, como eu disse, nunca fiz para lhe afirmar ao certo! Até
Galera dicas! As colônias de cores PRETA, CINZA E MARROM é melhor descartar pois estes estão relacionados com microrganismos da putrefação. É isso não é interessante. Quanto maior a quantidade de cores melhor, tipo o branco, amarelo, laranja, rosa, azul...melhor! O Bambu e a caixa plástica normalmente gera melhores resultados. Outra dica é sentir o cheiro do Arroz, se tiver com cheiro de decomposição parecido com o cheiro da matéria orgânica decomposta da Mata é porque tá bom. Se tiver cheirando podre descarte tudo e faça novamente!
Vlw pelas dicas valiosas, Anderson! Nas minhas coletas de microrganismos, se tem algumas colônias escuras, principalmente as pretas e cinzas, mas elas não forem predominante (uns 10 a 20%), eu não retiro ou descarto, pois, como vc disse, quanto maior a quantidade de cores, melhor! Como eu também viso a diversidade de microrganismos, deixo os escuros se nesta proporção. Fazendo assim, já a quase 15 anos, num a tive problema algum. Obrigado mais uma vez e abraços!
Olá,estava assistindo a um vídeo sobre biocalda, gostaria de saber de você o seguinte: posso adicionar calcáreo enquanto a biocalda é preparada?com o calcáreo o meio de cultura eleva o ph que é bom para os Me,outra dúvida é,por quanto tempo posso guardar a biocalda?, obrigado desde já.
Olá Agnaldo, Não acrescenta nada ao preparo do EM, além do que eu mostro no vídeo, principalmente calcário, pois este aumento o pH é assim prejudica a multiplicação de desenvolvimento do microrganismos. Veja em 9:11 como conservar/ tempo de conservação do EM. Até
Olá Júnior, quando chove muito, como vc disse, o ideal é aguardar uns 5 dias de estiagem para coletar a serrapilheira e um pouco de solo, pois o excesso de umidade prejudica a captura do microrganismos, já que a grande maioria deles são levados para dentro do solo da mata pela água da chuva. Boa sorte e até!
Oi Neco, tudo bem? acho ótimo, pode ser qualquer um desses 3 dias, vamos fazer assim tente na quinta no mesmo horário, se não conseguir vc tem mais 2 dias e sempre na mesma hora. Ficamos assim? Basta dizer OK. Bjobjo💖 de mãe
Carteziane, Grato pela dica! vou colocar a sua sugestão na minha lista. Eu uso uma receita de inseticida, a muito tempo, a base de alho, gengibre e pimenta. Tudo macerado na cachaça. Abraço
Oi Neco boa noite. Olha eu aqui traveiz, rsrs. Neco me explica uma coisa, eu fiz a captura dos EMs com o arroz em bambu, coloquei em um bambuzal, e hj depois de 7 dias, eu recolhi, tinha muitos coloridos, de todas as cores, laranja, pink, amarelo, vermelho, azul, mas também tinha muitos escuros no meio, cinza escuro e pretos, eu tirei o que pude deles, mas não consegui tirar todos, pq eles se misturaram aos outros, bem, eu fiz, agora quero saber se terá algum problema, o que acontece se os pretos estiver juntos? Se puder me responder eu agradeço.
Olá Val, kkk... Se deixar só um pouco dos escuros, principalmente os pretos, não tem problema. O importante é a diversidade dos demais microrganismos coloridos, em predominância aos pretos. Boa sorte 🍀, mais uma vez e um abraço!
Olá amigo, pode sim! Mas toma cuidado para não cozinhar de mais, senão fica muito empapado, o que prejudica a inoculação/ captura dos microrganismos. Boa sorte e até
Olá amigo, colembolos, até onde eu sei, não prejudicam as plantas ou transmitem doenças as mesmas. Eles são decompositores que adoram material orgânico úmido. Eles ajudam no processo de ciclagem de nutrientes na natureza, transformando o material orgânico em matéria orgânica. Além de umidade, eles gostam de locais com pouca luz. Se achar que eles são problema, basta diminuir a umidade aonde eles se alojam, ou deixar o sol iluminar o local. Procedendo assim, eles rapidamente se mudam. Até!
Uma pergunta. Eu posso colocar os microorganismos que se formaram juntamente do arroz direto? No caso eu jogaria na terra e misturaria o arroz com microorganismos e misturaria tudo. Tem algum problema?
Bom dia meu amigo,veja bem eu gostaria de fazer uns 50 litros de EM no entanto na fermentação (agua,melaço,em) eu queria colocar em um tambor bem lacrado com uma mangueira adaptada nele e com a saida de ar dentro de um descartável com agua para não entrar ar no tambor. Isso seria viavel, não atrapalha o desenvolvimento dos microorganismos?
Olá Tony, desta maneira vc só ira capturar/reproduzir os microrganismos anaeróbicos. O ideal é capturar os aeróbicos também. Coloque um filó sobre a boca do tambor, ao invés de lacrar o mesmo, para conseguir os dois tipos. Boa sorte!
Roberto, não devemos usar água tratada com EM. Mas é fácil de resolver: deixe a água tratada que irá usar com o EM descansar por 48 horas em um balde, no tempo. Assim, o cloro evapora. Boa sorte!
Obgdu Neco e vou ter que fazer um poço pq o adubo Bocage que vou fazer tbm não vai funcionar se eu continuar molhando minhas plantas com agua tratada nee??
Roberto, o ideal é usar água sem cloro. Vc pode usar a técnica que te passei acima em grande escala, colocando a água tratada em um caixa d'água sem tampa, por 48 horas, mexendo esta água algumas vezes. Outra opção é usar um declorador na água. Vc encontra declorador em lojas que vendem itens para aquário. Já usei estas duas técnicas, no passado. Hoje, tenho em casa um poço artesiano, faço reuso da água do tanque/maquina de lavar/cozinha (para o gramado e as árvores) e utilizo também a água da chuva na minha horta. Até!
Neco Torquato Villela oi Neco vou ter mesmo que fazer o poço pq as plantas que estou me referindo agora são as que cultivo pra vender aqui perto de casa e a água que tinha diminui muito .tenho uma plantação de Rosas,obgu novamente pela atenção.
Olá Adelino, as micorrizas são um tipo de microrganismo. Elas podem ser capturadas e reproduzidas também, mas não através do método que ensino neste vídeo. Estou preparando um material a respeito da multiplicação de micorrizas. Espero ter tempo para terminá-lo! rsrs Abraços!
Oi .Alguns vídeos q assistir ,depois que os microorganismos se desenvolve no arroz eles colocaram dentro de uma garrafa pet e tamparam .Eles até disseram abre a garrafa pet algumas vezes no dia .Isso é correto?
Olá Sandra, no método que eu ensino na série de vídeos sobre microrganismos, eu multiplico os microrganismos aeróbios primeiro e depois os anaeróbios. Nesse outro método que vc falou, são multiplicados somente os microrganismos anaeróbios. No método da minha série vc ganha com muito mais diversidade de microrganismos. Até
Amigo não sei se vc vai conseguir me responder mais em fim. Eu comprei pelo mercado livre 50 ml de EM Vidro amba segundo informações a empresa que vende e seria . Mais o que eu quero saber e . Se com esses 50 ml eu posso e fazendo novas produções usando o arroz e produzindo novos frascos de EM e não precisa comprar mais . Se sim como posso fazer isso. Desde de já agradeço...
Olá Elizabete, consigo responder sim! rsrs Os produtos comerciais podem ser usados para produzir (reproduzir) "novos frascos" sim. Mas, faça essa reprodução somente uma vez, não indefinidamente (rsrs). Se vc reproduz mais de uma vez, corre o risco de diminuir a quantidade e a variedade de microrganismos no produto final. Até e boa sorte!
Opa, às ordens, Elizabete. Minha câmera quebrou a uns 2 anos e, infelizmente, não consegui adquirir outra. Tentei fazer vídeos com o meu celular, mas a imagem não é muito boa. Obrigado mais uma vez e boa sorte 🍀
Olá, tenho uma área de mata nativa perto de casa, fui lá e colhi folhas e gravetos secos, achei uma fonte riquíssima de fungos, recolhi tudo, triturei com a mão mesmo, enchi um balde plástico de 200 litros, fiz furos debaixo pra colher xurume e na tampa recortei um buraco e colei uma tela, tá lá agora, cheio, na sombra e tampado, agora o que fazer? Só esperar, tenho que molhar?
Olá Emilio, isto certamente irá melhorar, e muito, o produto final da sua compostagem. Sem água não há vida, por isto vc precisa manter o material úmido, mas não encharcado. É necessário revirar o material de tempos em tempos. Pode ser de 15 em 15 dias, pelo menos umas 4 ou 5 vezes, até notar que o material esta ficando mais homogêneo. Boa sorte e inté!
Olá Jesuíto, vc pode colocar na porta da geladeira, dentro de uma garrafa tampada, logo após a multiplicação. Todos os dias vc deve abrir a tampa da garrafa para sair o gás que irá se formar. Feito assim, vc pode guardar por até 1 mês, sem problema. Boa sorte e até!
@@NecoTorquatoVillela ESTOU TE PERGUNTADO, PORQUE EU CONHEÇO UM PRODUTO QUE É A BASE DE BACTÉRIAS SO QUE É BACTÉRIAS EM DORMÊNCIA , O BACSOL, E TEM PRAZO DE 6 MESES DE VALIDADE. E COMO QUE ESTÁ BACTÉRIAS ENTRAM EM DORMÊNCIA??
Conheço o bacilo e, inclusive, já usei. No caso dos microrganismos q eu ensino a capturar e multiplicar nesta série de vídeos, Jesuíto, é um processo artesanal. Já o bacilo é produzido em laboratório, onde vc usa de equipamentos e processos que permitem colocar os microrganismos em dormência.
@@NecoTorquatoVillela se pegar o microorganismos após a multiplicação e misturar eles em farinha de trigo e mais o melaço e misturar bem eles e guardar eles secos em um balde fechado eles podem durar um tempo a mais??
Olá Victor, essa nomenclatura EM-1 ou EM-4 é usada mais comercialmente. O número, depois da sigla EM, diz respeito a quantidade de vezes que os microrganismos foram reproduzidos em meios diferentes. Se aplicarmos essa mesma regra ao EM que eu ensino, podemos dizer que o “meu” é o EM-2, talvez o EM-3!? Até!
@@NecoTorquatoVillela Tenho acompanhado seus vídeos e seus blogs referente ao EM, a minha ideia é usar para a compostagem. Gostaria de saber se tem algum email que eu possa tirar dúvida referente. Abraço
Na captura deu tudo certo tinha cores laranja, amarelo, bastante branco e uns pontinhos vermelhos e uns rosa. Na segunda parte onde é misturado o açúcar mascavo e colocado o papel filme, entraram aqueles mosquitinhos de fruta dentro do pote e tinham algumas larvinhas lá dentro por conta disso. O cheiro era de bananada. Está tudo bem?. Na terceira parte onde é misturada a água, subiu o arroz igual seu vídeo, mas não fez a camada de microorganismos em cima, pois também teve a entrada de mosquitinhos e em vez disso começou a fermentar no segundo dia então fomos pra quarta parte, e coamos e colocamos na garrafa e estamos retirando o gás. Está com cheiro de maçã e levedura. Será que deu certo? E se deu tudo certo, posso fazer farelo bokashi com ele agora? Ou tenho que esperar ele parar de fermentar?
PARABÉNS! Pelo Excelente Tema: A captura de microrganismos. Vamos Salvar o Planeta e a Humanidade...pela agricultura sustentável. Os agrotóxicos devem ser banidos do Planeta, pois aí está toda que tipo de peste, justamente essa que está aí, vem pior. Abraço.
Nunca apareceu lacraia no meu composto de folhas. Talvez porque eu trituro as folhas coloco-as dentro de um saco. Se eu não trituro as folhas e não ensaco, aparece por aqui alguns gongolos. Mas os gongolos são inofensivos e produzem um excelente composto. Até
Acho pouco sustentável recomendar que as pessoas tirem serra pilheira da mata. Imagina várias pessoas fazendo isso! Melhore o armazenamento da sua isca e será suficiente. Eu parto um bambu ao meio e amarro bem. Nunca tive problema de animais mexerem.
Olá Caroline, a mata onde faço coleta tem 315 ha de área, cheia de animais silvestres e muito preservada. Como falo no vídeo, essa é uma alternativa de coleta para locais como estes. Até e boa sorte 🍀
Parabéns pela pesquisa e divulgação, procurei por esse tipo de material e o seu foi o melhor. Não tem preço.
Olá Miste, grato pela força e reconhecimento! Espero que dê tudo certo na sua coleta e multiplicação de microrganismos! Abraço
Muito obrigada pela sua excelente explicação.
Grata pela partilha de conhecimento 🙏
Adorei a forma de adicionar mais fungos q criam micorrizas. Ótmo video.
Obrigada 😃
Excelente vídeo ..explicação simples de fácil entendimento..to ja um tempinho pesquisando estudando..adorei seus métodos métodos.
Mais uma vez, gratidão pelo comentário!😍❤
excelente adaptação do método clássico, vc esta de parabéns, pela ideia e implementação da coleta da serrapilheira ao invés do cultivo in loco. mas também pelo formato da filmagem. vc alem de agricultor orgânico leva jeito para diretor de produtora de vídeos. grande abraço muito, obrigado. vc me ajudou muito na minha horta dentro do apartamento, sempre queria fazer EM mas com o lance de deixar a isca tinha receio, agora com esta sua técnica de coleta e fazer em casa tá dando certo. top, recomendo a todos o método dele dá certo! é certeza moçada pode fazer que é batata, super recomendo.
Olá Alex, sua mensagem me enche de alegria e motivação, além de me certificar que eu estou no caminho certo! Gratidão 🙏.
Abração e até!
Olá Neco parabéns pelos seus vídeos e pela gentileza de você estar passando conhecimento! E um parabéns especial pela sua educação de estar sempre respondendo aos comentários!
Olá Wander, gratidão 🙏 pelo comentário tão gentil e motivador. Um abraço
Adorei!!! Excelente didática!!! Não pare não!
rsrs! vlw pela força, mais uma vez!!!
Cara show de bola eu coleto na mata temos uma Biofabrica na fazenda onde multiplicamos muita coisa
Opa Pedro, que interessante essa biofábrica! O que especificamente vc multiplicam nela? Vlw pela força! Até
Faça mais videos Neco! não pare nunca! Deus lhe abençoe!
JQML, já, já sai mais alguns do forno! Vlw pela força! Abs
Amei seu vídeo e sua explicação e por isso já me escrevi um abraço daqui do Mato grosso
Opa, vlw Niva! Abraço 🤗
Parabéns Neco pelas suas pesquisas e compartilhamento através desses dois videos bem didáticos, objetivos e práticos. Estou no aguardo do terceiro vídeo. Abraço. Deus te abençoe.
Olá Paulo, grato pela força! Já, já sai a terceira parte. Abraço!
Parabéns tô seguindo aí seus conhecimentos parabéns
Obrigado pela força, Eliomar! Abraço
@@NecoTorquatoVillela Olá Brother depois vou ver seus vídeos com mais detalhes pra ver medidas pois pretendo produzir o EM e o bokashi pois pretendo produzir via hidroponia e no solo.
espetacular, eu necessitava dessa aula, muito obrigado
Obrigado Marcio! Até
Bons ventos..
Pra todos nós…. 🫶😍👍🏼
Mermão, imensamente grato pelas informações! Muita luz e paz pra você! Abraço fraterno !
Vlw pela força, Wilson! Abraço
Parabéns Neco, gostei muito do vídeo, já li bastante sobre o assunto em função de aprender a produzir bokashi. Gostei muito da sua explicação, esta bem prática e objetiva, juntando a fundamentação que esta no site ficou 10!
Na espera pela parte 2.
Obrigado Bonsai Nikkey! Breve gravarei também um vídeo sobre como fazer o kenki bokashi, apesar de já estar bem explicado no site, sempre surge algumas dúvidas e o vídeo acaba sendo um complemento mais "palpável". Até!
Gostaria de mais explicação.
Vlw Laurinha! Abraço
Nossa como foi difícil chegar até esse tema e obter uma resposta... muito obrigada!!!!
Opa, Amora, que bom que eu consegui lhe ajudar! Boa sorte e até
Usa arroz integral que consegue resultados tlvz ainda melhores. Na vdd, uma mistura de 2 de vermiculita, pra 1 de farinha de arroz integral, pra 1 de agua mineral teria resultados estonteantes. :) Gosto de cultivar fungos.
Opa, valeu pelas dicas. Vou colocar em prática. Abraços
Aguardando ancioso!!!
Parabéns pelo blogs e o canal!
Obrigado Alan! Estou em fase final de filmagem da 2a parte.
Excelente Neco!! Parabéns pelo video e fico aguardando ansiosamente a segunda parte!!
Grado Darío! vídeo 2a parte saindo... só acertando os últimos detalhes da edição. Creio que já estará no ar no sábado de Aleluia. abraço
Melhor didática, parabéns!! Fiz duas vezes e na primeira vez deixei arroz passar do ponto, com certeza pq aqui é quente e deixei 15 dias. Agora tudo certo mas fiz nas garrafas pets e estou retirando o gás todos os dias. Gostaria de sua opinião sobre fazer ou não na ausência de ar. Parabéns pelos vídeos!!!
Olá amigo, grato pela força! Já fiz dessa maneira também, colocando na garrafa pet e retirando o gás. Mas acho mais simples da maneira que faço, pois não preciso ficar lembrando de tirar o gás. Mas, realmente, não vi muita diferença entre os processos. Vai de cada um. Boa sorte!
Olá, muito bom esse vídeo. Parabéns. Vi que vc não está postando novos vídeos... O que aconteceu?
Obrigado pela força, Paulo!
Infelizmente minha câmera quebrou o ano passado e ainda não consegui adquirir outra ainda.
Tentei fazer vídeos com a câmera do meu celular, que não é dos melhores, mas não ficaram legais, pois a qualidade da imagem é muito ruim.
Abraço e obrigado novamente!
Boa tarde! Gostei das técnicas dicas,valeu!
Obrigado, Édson! Até
Estou buscando informações sobre microrganismos e este vídeo vai ser de grande ajuda.
No meu casa preciso de um composto que não compacte o substrato nos vasos de bonsai, o bokashi por exemplo acaba fazendo com que o substrato se compacte muito rápido.
A ideia é inocular um veículo orgânico com granulometria um pouco maior, vc acha possível?
tipo torta de mamona e pequenos galhos triturados ou até mesmo casca de pinus bem triturado.
Alan, eu faço o q eu chamo de Bocac, que nada mais é que um bokashi onde acrescento casca de arroz carbonizada no processo de fermentação. A presença da casca de arroz diminui a compactação. Veja mais detalhes no link: goo.gl/rhJOZ9
Creio que também é possível acrescentar carvão com uma granulometria maior, assim como galhos triturados (somente se forem novos, pois em decomposição podem contaminar o bokashi) e a casca de pinus, sem problema algum.
Só não se esqueça q o farelo é um meio de colonização rápida para os microrganismos, além de fonte de carboidratos para eles. Portanto, ele é necessário na mistura do bokashi.
Boa sorte e até!
muito bom esse video....dicas valiosas....dando o meu like
Vlw Valmir! Obrigado
Herbicida não seletiva prejudica os micro organismo no solo ou não??
Neuracy, o herbicida mata somente a planta, mas afeta o equilíbrio da rizosféra do seu solo.
Eu costumo roçar as plantas indesejadas e usá-las como cobertura do solo, ou no preparo do composto, ou ainda no preparo de fermentados líquidos.
Até e boa sorte 🍀
olá Neco, parabéns e muito obrigado pelos excelentes videos, muito bem explicativos. Eu fiz 2 coletas de serrapilheira hoje, e uma delas tenho dúvida, gostaria muito de lhe mostrar alguma foto ou vídeo pra voce me dizer sua opiniao sobre o material coletado, se nao for lhe pedir muito rs.
Olá Pablo, manda o vídeo aí! Até
Então Neco, depois de assistir seus vídeos eu resolvi fazer em casa também. Eu fiz duas coletas, uma fiz em um pedaço grande de Mata Atlântica rasgada pelo Rio Tietê, que tem aqui em Itu, tem até gruta lá, segue algumas imagens (goo.gl/y9GWYm). Não me aprofundei tanto na mata, pois encontrei logo no início solo e serrapilheira com aquelas manchas brancas de fungo, então coletei por ali mesmo e nem fiz um buraco tão fundo. Esse material acho que está em condições pois ele é realmente de uma mata boa. Porém o outro material eu colhi na casa de um amigo que mora num condomínio alí mesmo na mesma mata da primeira coleta. Lá tem muito verde e no local que eu colhi, há anos é deixado folhas das podas de todas as árvores da casa, principalmente uma araucária enorme e madeiras para lareira. O solo estava riquíssimo, mas como eu não tenho experiência nenhuma, queria sua opinião. Segue o link para o vídeo (filmei o local da coleta deste segundo material) goo.gl/photos/pZpBE67Nf5wjxm7SA no segundo monte em que eu filmei, foi o local que eu já tinha coletado, mesmo assim sobrou tudo aquilo ali de fungos por baixo e a terra estava fofa e cheirosa. Enfim, eu montei duas armadilhas, uma com cada material da colheita, esterilizei todo material e mãos entre uma montagem e a outra para não evitar contaminação cruzada. Grato! Fica com Deus.
Pablo, o importante é vc usar a serrapilheira e o solo que fica por baixo, coletados em locais onde vc vê a presença de fungos. No caso deste local do condomínio, as condições de desenvolvimento dos fungos parece muito boas. Não vejo problema em fazer a captura aí também. Mas, lembre-se sempre que, a diversidade biológica em um solo de mata será sempre maior e, por fim teremos mais diversidade em um EM captura neste do que em qqr outro local "criado" pelas mãos humanas. Boa sorte e abraços!
Olá Neco, obrigado pela resposta e dicas. Bem, vou relatar como está sendo minha experiência para você: como eu disse antes, montei uma armadilha com cada material coletado (uma com material da mata e outra com o material do condomínio, na mesma mata). No quinto dia eu abri para espiar e já estavam ambas bem colonizadas, a caixa com o material do condomínio estava até mais colorida e avançada, mas podiam aumentar e deixei mais dois dias. Quando fui abri-las, fui supreendido pela minha gata, ela subiu na melhor caixa e 'regou' bem no centro, molhando folhas, arroz e solo. Esta eu descartei e lavei tudo. A caixa limpa, era a do material da mata atlântica, também estava linda, então eu passei essa colônia para o açúcar (estou seguindo religiosamente seus vídeos rs). Na caixa onde retirei esse arroz, retirei metade do solo e misturei bem com metade do solo do condomínio, fiz o mesmo na serrapilheira, misturando meio a meio serrapilheira da mata e do condomínio, e coloquei um arroz recém cozido. O resultado você pode ver nas fotos abaixo:
Primeira colônia com 7 dias na 'caixa-mata' (media de 20 graus) + 4 dias no açúcar mascavo (tempo chuvoso e média de 17 graus): goo.gl/photos/AK5DYFUH6nKwTpw76
Segunda colônia, solos misturados, 4 dias, mesmas condições climáticas (tem algodão dentro do filó!): goo.gl/photos/3DhUTdp5F3t1Xu6E7
arroz colonizado: goo.gl/photos/7B9L2xigEHJrUXTQ9
misturei na colônia anterior que está no quarto dia, com mais um copo de açúcar e vou deixar acho que até uns 7 dias.
Uma pena eu não ter fotos da primeira colonização, me chateei com minha gata, rs.
ops, ficou faltando essa foto: goo.gl/photos/59Q9i7DjQn6Hqz4J9
Neco, seus vídeos são excelentes, também estou fazendo a compostagem só de folhas.
Estou muito ansioso pelo terceiro vídeo, quero saber como reaproveitar todo material (solo, serrapilheira, material coado, etc...) Abraços, fica com Deus
Neco eu respondi que no sábado eu tava voltando para Paraíba, tava saindo de Recife de manhã, falei tb q poderia ser qualquer dia. Ainda tá de pé. Quero passar pra vc, pelo espaço que tem, pelo seu conhecimento. O incrível é que, eu tenho respondido e não chega pra vc ! Amigo não mudei de idéia, aguardo o q for possível! Grd abraço fica com Deus.
oi Zenaide, realmente não recebi seu email. Estou realmente curioso para saber o que vc tem para me passar! Mas, podemos conversar na semana Santa? Quinta, sexta ou sábado, no mesmo horário que te passei por email? abraços
Neco boa tarde. A produção de micorrizas são da mesma forma??? Cultivo orquídeas, gostaria de saber se é do mesmo jeito?
Olá Alan, para reproduzir micorrizas o processo é bem diferente.
Elas só se reproduzem na presença de raizes de espécies as quais ela se associam. Além disso, vc precisa de um meio de cultivo esterilizado. O meio também tem que ser pobre em fósforo, pois, do contrário às micorrizas não irão entrar em simbiose com as raizes.
No mais é fazer as outras adubações necessárias, inocular o meio com a espécie de micorrizas que vc deseja, semear/plantar a espécie hospedeira no meio e aguardar uns 3 meses, que é o prazo ideal para uma boa inoculação das raizes.
Depois de 3 meses, para de regar/adubar a planta hospedeira e deixe-a morrer. Quando as micorrizas perceberem q a planta morreu, elas irão emitir esporos para garantir a perpetuação da espécie. A emissão de esporos se dá em até 7 dias depois da planta hospedeira morrer. Aguarde então uns 10 dias, após a planta hospedeira morrer, e utilize o meio de cultivo, juntamente com ás raizes da planta hospedeira (corte-as em pedaços pequeninos) como inocente.
Boa sorte 🍀 e até!
Você sabe dizer quais bactérias, leveduras, e quais tipos de microorganismos tem nesse EM?
Consigo mesmo resultado com o Kefir de água?
Diego, só é possível saber se vc mandar analisar o produto final em laboratório.
Já fiz análise duas vezes do que produzi com essa técnica. O resultado variou muito, pois recolhi a serrapilheira e o solo em locais diferentes, em ambas as vezes.
Nunca tentei fazer com kefir, pois acho mais garantido do jeito que faço. Já vi pessoas comentando que da certo, assim como outras que dizem que não dá certo. Mas, como eu disse, nunca fiz para lhe afirmar ao certo!
Até
@@NecoTorquatoVillela Gratidão pela resposta brother!
opa blza Como faço pra conserva ele e qnto tempo tem de validade?
Olá, no final do vídeo parte 2 dessa série eu explico th-cam.com/video/s_yQ1PZvmGw/w-d-xo.html
Até e boa sorte 🍀
Galera dicas!
As colônias de cores PRETA, CINZA E MARROM é melhor descartar pois estes estão relacionados com microrganismos da putrefação. É isso não é interessante.
Quanto maior a quantidade de cores melhor, tipo o branco, amarelo, laranja, rosa, azul...melhor!
O Bambu e a caixa plástica normalmente gera melhores resultados.
Outra dica é sentir o cheiro do Arroz, se tiver com cheiro de decomposição parecido com o cheiro da matéria orgânica decomposta da Mata é porque tá bom. Se tiver cheirando podre descarte tudo e faça novamente!
Vlw pelas dicas valiosas, Anderson!
Nas minhas coletas de microrganismos, se tem algumas colônias escuras, principalmente as pretas e cinzas, mas elas não forem predominante (uns 10 a 20%), eu não retiro ou descarto, pois, como vc disse, quanto maior a quantidade de cores, melhor! Como eu também viso a diversidade de microrganismos, deixo os escuros se nesta proporção. Fazendo assim, já a quase 15 anos, num a tive problema algum.
Obrigado mais uma vez e abraços!
Olá,estava assistindo a um vídeo sobre biocalda, gostaria de saber de você o seguinte: posso adicionar calcáreo enquanto a biocalda é preparada?com o calcáreo o meio de cultura eleva o ph que é bom para os Me,outra dúvida é,por quanto tempo posso guardar a biocalda?, obrigado desde já.
Olá Agnaldo,
Não acrescenta nada ao preparo do EM, além do que eu mostro no vídeo, principalmente calcário, pois este aumento o pH é assim prejudica a multiplicação de desenvolvimento do microrganismos.
Veja em 9:11 como conservar/ tempo de conservação do EM.
Até
coletar serrapilheira e terra do mato depois de um periodo de chuva, tipo 3 dias chovendo, vale a pena?
Olá Júnior, quando chove muito, como vc disse, o ideal é aguardar uns 5 dias de estiagem para coletar a serrapilheira e um pouco de solo, pois o excesso de umidade prejudica a captura do microrganismos, já que a grande maioria deles são levados para dentro do solo da mata pela água da chuva. Boa sorte e até!
Oi Neco, tudo bem? acho ótimo, pode ser qualquer um desses 3 dias, vamos fazer assim tente na quinta no mesmo horário, se não conseguir vc tem mais 2 dias e sempre na mesma hora. Ficamos assim? Basta dizer OK. Bjobjo💖 de mãe
Combinado!
Olá amigo poque você não faz vidio sobre inseticidas caseira para plantas
Carteziane, Grato pela dica! vou colocar a sua sugestão na minha lista. Eu uso uma receita de inseticida, a muito tempo, a base de alho, gengibre e pimenta. Tudo macerado na cachaça. Abraço
Oi Neco boa noite.
Olha eu aqui traveiz, rsrs.
Neco me explica uma coisa, eu fiz a captura dos EMs com o arroz em bambu, coloquei em um bambuzal, e hj depois de 7 dias, eu recolhi, tinha muitos coloridos, de todas as cores, laranja, pink, amarelo, vermelho, azul, mas também tinha muitos escuros no meio, cinza escuro e pretos, eu tirei o que pude deles, mas não consegui tirar todos, pq eles se misturaram aos outros, bem, eu fiz, agora quero saber se terá algum problema, o que acontece se os pretos estiver juntos?
Se puder me responder eu agradeço.
Olá Val, kkk...
Se deixar só um pouco dos escuros, principalmente os pretos, não tem problema. O importante é a diversidade dos demais microrganismos coloridos, em predominância aos pretos.
Boa sorte 🍀, mais uma vez e um abraço!
@@NecoTorquatoVillela ah que bom, fiquei mais tranquila agora.
Muito obrigada mesmo.
Deus abençoe sua vida, sua familia e todos seus negócios. .
🌻🌻🌻🌻🌻
Pq nao usa no estrerco e água
Boa noite amigo.
A quilera de arroz serve tbm?
Olá amigo, pode sim! Mas toma cuidado para não cozinhar de mais, senão fica muito empapado, o que prejudica a inoculação/ captura dos microrganismos. Boa sorte e até
Por favor o arroz precisa ser cozido no mesmo dia? Ou posso cozinhar no dia anterior. Obrigado
Olá Analu, nem tem problema ser arroz do dia anterior, desde que seja armazenado na geladeira. Boa sorte 🍀 e até
Like 440!!! O que me diz sobre os colembolos? Amigos ou inimigos?
Olá amigo, colembolos, até onde eu sei, não prejudicam as plantas ou transmitem doenças as mesmas.
Eles são decompositores que adoram material orgânico úmido. Eles ajudam no processo de ciclagem de nutrientes na natureza, transformando o material orgânico em matéria orgânica.
Além de umidade, eles gostam de locais com pouca luz. Se achar que eles são problema, basta diminuir a umidade aonde eles se alojam, ou deixar o sol iluminar o local. Procedendo assim, eles rapidamente se mudam.
Até!
Uma pergunta. Eu posso colocar os microorganismos que se formaram juntamente do arroz direto? No caso eu jogaria na terra e misturaria o arroz com microorganismos e misturaria tudo. Tem algum problema?
Olá Alexandre, coloquei a resposta da sua pergunta no vídeo parte 3, para não ficar repetitivo.
Boa sorte novamente!
@@NecoTorquatoVillela Muito grato meu caro! Já fiz o preparo, agora é só aguardar!
Opa! Espero que tenha sucesso por aí! Até
Se eu plantar c a terra da mata. Eu posso plantar diretamente
Olá Sandra, pode sim 👍🏼! Boa sorte 🍀
Quero plantar, flores e folhagem. Diretamente c a terra da mata, me diz posso
Opa 😃, sem problema, pode plantar sim!
Bom dia meu amigo,veja bem eu gostaria de fazer uns 50 litros de EM no entanto na fermentação (agua,melaço,em) eu queria colocar em um tambor bem lacrado com uma mangueira adaptada nele e com a saida de ar dentro de um descartável com agua para não entrar ar no tambor. Isso seria viavel, não atrapalha o desenvolvimento dos microorganismos?
Olá Tony, desta maneira vc só ira capturar/reproduzir os microrganismos anaeróbicos. O ideal é capturar os aeróbicos também. Coloque um filó sobre a boca do tambor, ao invés de lacrar o mesmo, para conseguir os dois tipos. Boa sorte!
Neco Torquato Villela vlw , obg
Gostei e vou fazer mas tenho uma dúvida, molho minhas plantas com agua tratada e como esse EM é um fungo sera que vai funcionar?
Roberto, não devemos usar água tratada com EM. Mas é fácil de resolver: deixe a água tratada que irá usar com o EM descansar por 48 horas em um balde, no tempo. Assim, o cloro evapora. Boa sorte!
Obgdu Neco e vou ter que fazer um poço pq o adubo Bocage que vou fazer tbm não vai funcionar se eu continuar molhando minhas plantas com agua tratada nee??
Roberto, o ideal é usar água sem cloro. Vc pode usar a técnica que te passei acima em grande escala, colocando a água tratada em um caixa d'água sem tampa, por 48 horas, mexendo esta água algumas vezes. Outra opção é usar um declorador na água. Vc encontra declorador em lojas que vendem itens para aquário.
Já usei estas duas técnicas, no passado. Hoje, tenho em casa um poço artesiano, faço reuso da água do tanque/maquina de lavar/cozinha (para o gramado e as árvores) e utilizo também a água da chuva na minha horta.
Até!
Neco Torquato Villela oi Neco vou ter mesmo que fazer o poço pq as plantas que estou me referindo agora são as que cultivo pra vender aqui perto de casa e a água que tinha diminui muito .tenho uma plantação de Rosas,obgu novamente pela atenção.
Atualmente uso um produto(tricodhermil)que me parece que contém esses EM e vi que estou jogando dinheiro fora rsrsrs.
micorrizas e microorganismoa eficientes sao a mesma coisa ? abraçosss
Olá Adelino, as micorrizas são um tipo de microrganismo. Elas podem ser capturadas e reproduzidas também, mas não através do método que ensino neste vídeo.
Estou preparando um material a respeito da multiplicação de micorrizas. Espero ter tempo para terminá-lo! rsrs
Abraços!
@@NecoTorquatoVillela valeu obrigado
Oi .Alguns vídeos q assistir ,depois que os microorganismos se desenvolve no arroz eles colocaram dentro de uma garrafa pet e tamparam .Eles até disseram abre a garrafa pet algumas vezes no dia .Isso é correto?
Olá Sandra, no método que eu ensino na série de vídeos sobre microrganismos, eu multiplico os microrganismos aeróbios primeiro e depois os anaeróbios. Nesse outro método que vc falou, são multiplicados somente os microrganismos anaeróbios. No método da minha série vc ganha com muito mais diversidade de microrganismos.
Até
@@NecoTorquatoVillela muito obrigada pelas respostas
Olá Neco, tudo bem amigo? Estou bastante curiosa esperando a parte 2 do vídeo! Não recebeu a mensagem pelo Hangouts ? Serve meu e-mail ? Abraço Neco.
Olá Zenaide, te enviei um e-mail dia 14/03 passado, combinando o Hangout. Não recebeu? Até!
show!!
Vlw Diego! Abraço
Neco torquato faça a segunda parte,
Olá Elias, já está no forno! Até
Amigo não sei se vc vai conseguir me responder mais em fim.
Eu comprei pelo mercado livre 50 ml de EM
Vidro amba segundo informações a empresa que vende e seria . Mais o que eu quero saber e . Se com esses 50 ml eu posso e fazendo novas produções usando o arroz e produzindo novos frascos de EM e não precisa comprar mais . Se sim como posso fazer isso. Desde de já agradeço...
Olá Elizabete, consigo responder sim! rsrs
Os produtos comerciais podem ser usados para produzir (reproduzir) "novos frascos" sim. Mas, faça essa reprodução somente uma vez, não indefinidamente (rsrs). Se vc reproduz mais de uma vez, corre o risco de diminuir a quantidade e a variedade de microrganismos no produto final.
Até e boa sorte!
@@NecoTorquatoVillela obrigado e só corrigindo o que eu desse. Não foi 50ml mais sim 500 Ml .
Mais uma vez obrigado .
Vc parou de fazer vídeos
Opa, às ordens, Elizabete.
Minha câmera quebrou a uns 2 anos e, infelizmente, não consegui adquirir outra. Tentei fazer vídeos com o meu celular, mas a imagem não é muito boa.
Obrigado mais uma vez e boa sorte 🍀
Olá, tenho uma área de mata nativa perto de casa, fui lá e colhi folhas e gravetos secos, achei uma fonte riquíssima de fungos, recolhi tudo, triturei com a mão mesmo, enchi um balde plástico de 200 litros, fiz furos debaixo pra colher xurume e na tampa recortei um buraco e colei uma tela, tá lá agora, cheio, na sombra e tampado, agora o que fazer? Só esperar, tenho que molhar?
Olá Emilio, isto certamente irá melhorar, e muito, o produto final da sua compostagem. Sem água não há vida, por isto vc precisa manter o material úmido, mas não encharcado. É necessário revirar o material de tempos em tempos. Pode ser de 15 em 15 dias, pelo menos umas 4 ou 5 vezes, até notar que o material esta ficando mais homogêneo. Boa sorte e inté!
caramba muito obrigado pelo video, estou iniciando e de cara fiz tudo errado xDDD
Gratidão pelo comentário, Victor e boa sorte por aí!
UMA PERGUNTA , DEPOIS DE MULTIPLICADO EU POSSO GUARDAR ATÉ QUANTOS DIA NO LITRO??
Olá Jesuíto, vc pode colocar na porta da geladeira, dentro de uma garrafa tampada, logo após a multiplicação. Todos os dias vc deve abrir a tampa da garrafa para sair o gás que irá se formar. Feito assim, vc pode guardar por até 1 mês, sem problema.
Boa sorte e até!
@@NecoTorquatoVillela ESTOU TE PERGUNTADO, PORQUE EU CONHEÇO UM PRODUTO QUE É A BASE DE BACTÉRIAS SO QUE É BACTÉRIAS EM DORMÊNCIA , O BACSOL, E TEM PRAZO DE 6 MESES DE VALIDADE.
E COMO QUE ESTÁ BACTÉRIAS ENTRAM EM DORMÊNCIA??
Conheço o bacilo e, inclusive, já usei.
No caso dos microrganismos q eu ensino a capturar e multiplicar nesta série de vídeos, Jesuíto, é um processo artesanal. Já o bacilo é produzido em laboratório, onde vc usa de equipamentos e processos que permitem colocar os microrganismos em dormência.
@@NecoTorquatoVillela se pegar o microorganismos após a multiplicação e misturar eles em farinha de trigo e mais o melaço e misturar bem eles e guardar eles secos em um balde fechado eles podem durar um tempo a mais??
@@ITA1372aí vc estará produzindo o bokashi. O Bokashi dura de 6 meses a 1 ano.
Esse EM é o EM -1 ou o EM-4? Obrigado.
Olá Victor, essa nomenclatura EM-1 ou EM-4 é usada mais comercialmente. O número, depois da sigla EM, diz respeito a quantidade de vezes que os microrganismos foram reproduzidos em meios diferentes.
Se aplicarmos essa mesma regra ao EM que eu ensino, podemos dizer que o “meu” é o EM-2, talvez o EM-3!?
Até!
@@NecoTorquatoVillela Tenho acompanhado seus vídeos e seus blogs referente ao EM, a minha ideia é usar para a compostagem. Gostaria de saber se tem algum email que eu possa tirar dúvida referente. Abraço
Olá Victor, se puder postar suas dúvidas aqui, fica mais fácil, pois, pode ser que a sua dúvida seja a de outras pessoas. Até!
Na captura deu tudo certo tinha cores laranja, amarelo, bastante branco e uns pontinhos vermelhos e uns rosa. Na segunda parte onde é misturado o açúcar mascavo e colocado o papel filme, entraram aqueles mosquitinhos de fruta dentro do pote e tinham algumas larvinhas lá dentro por conta disso. O cheiro era de bananada. Está tudo bem?. Na terceira parte onde é misturada a água, subiu o arroz igual seu vídeo, mas não fez a camada de microorganismos em cima, pois também teve a entrada de mosquitinhos e em vez disso começou a fermentar no segundo dia então fomos pra quarta parte, e coamos e colocamos na garrafa e estamos retirando o gás. Está com cheiro de maçã e levedura. Será que deu certo? E se deu tudo certo, posso fazer farelo bokashi com ele agora? Ou tenho que esperar ele parar de fermentar?
Olá Victor, pelo que vc relatou, principalmente pelos cheiros, está tudo certo. Pode fazer bokashi com esse EM, sem problema. Boa sorte 🍀 e até!
Começou o canal quando ?
Vídeos esporádico em 2011, acho que 2, outro em 2014, efetivamente o ano passado.
Faz um vídeo ensinando a plantar cebola
PARABÉNS! Pelo Excelente Tema: A captura de microrganismos.
Vamos Salvar o Planeta e a Humanidade...pela agricultura sustentável.
Os agrotóxicos devem ser banidos do Planeta, pois aí está toda que tipo de peste, justamente essa que está aí, vem pior.
Abraço.
Gratidão pelo comentário! Tamo junto! Abração
Neco nao da um bicho chamado lacraia nao eu tenho muito medo desso
Nunca apareceu lacraia no meu composto de folhas. Talvez porque eu trituro as folhas coloco-as dentro de um saco. Se eu não trituro as folhas e não ensaco, aparece por aqui alguns gongolos. Mas os gongolos são inofensivos e produzem um excelente composto. Até
Acho pouco sustentável recomendar que as pessoas tirem serra pilheira da mata. Imagina várias pessoas fazendo isso!
Melhore o armazenamento da sua isca e será suficiente. Eu parto um bambu ao meio e amarro bem. Nunca tive problema de animais mexerem.
Olá Caroline,
a mata onde faço coleta tem 315 ha de área, cheia de animais silvestres e muito preservada. Como falo no vídeo, essa é uma alternativa de coleta para locais como estes.
Até e boa sorte 🍀
Ola, sei que é bom colocar a mão na terra, pois é energético, masss vc nao tem medo de levar uma picada de algum bicho?. 😂