A esquerda não sabe debater sobre segurança pública, os questionamentos honestos do Pirulla só reforçam isso. Esse papo de que é impossível uma solução a curto prazo, aos ouvidos de um trabalhador assalariado, que se mata pra ter o pouco que tem, vai sempre parecer como passada de pano pra bandido. Eu já fui assaltado ao lado da minha namorada, com um marginal me apontando uma arma e dizendo que ia nos matar. Poucas coisas são tão revoltantes quanto isso. Por mais que alguém viva em condições desfavoráveis, ninguém ganha uma arma e é obrigado a cometer crimes, isso é sim uma escolha. Teve um sujeito no podcast que estava quase insinuando que criminosos são trabalhadores que ficaram cansados e desiludidos com o sistema kkk. Depois reclamam de virar piada se serem chamados de defensores de bandidos. Eu sou comunista, mas definitivamente, a esquerda não sabe tratar de segurança pública.
Exato! Os caras parece que nunca sofreram violência desse tipo, só pode. Pra ser tão leniente com a urgência de medidas imediatas pra pelo menos mitigar essa desgraça de insegurança que sofremos (especialmente pra quem vive e trabalha em lugares violentos), onde literalmente pode acontecer qualquer coisa com vc ou sua família. E quando a gente presta atenção em alguém que supostamente iria tratar seriamente sobre isso é o mesmo papo "sem respostas imediatas".
@@JonesManoel teu vídeo ficou show, Jones. Vi o outro que indicasse e achei do caralho, deu vontade de ir atrás da criminologia crítica que mencionasse
E outra, nem todo mundo entra no crime por estar passando fome. Muitos só querem entrar nessa vida para ostentar. Digo porque já vi casos assim (sem generalizar, claro). O maluco meter que do nada os trabalhadores viram criminos0s não dá. Detalhe, do que adianta "se revoltar contra o sistema" e meter uma arma na cara de outro pobre que está trabalhando? Nem na quebrada esse tipo de atitude é aceitável. Claro que a desigualdade é um grande problema e contribui muito com isso. Mas como já disse Racionais: "revolta é com o governo, não comigo".
Acho esse discurso literal do marxismo revolucionário idealista de mais, pouco estratégico para lidar com a contemporaneidade e facilmente instrumentalizável.
Coloque um cidadao brasileiro despolitizado imerso em senso comum (maioria do nossso país) pra assistir o Ian Neves sobre segurança pública e logo após coloque esse mesmo cidadão pra assisitir algum vídeo de qqr membro do MBL sobre segurança pública. Veja a mágica acontecer...
@@hackerman1277 com certeza, e quando ele fala de termos acadêmicos, ele traduz para a realidade da periferia, do trabalhador, do garoto e/ou adolescente que vive uma realidade periférica, faltava uma pessoa que mostrasse os problemas da sociedade brasileira como ela é de fato e que contasse de maneira que nós entendessemos.
o Ian é ótimo nos videos, e como divulgação ele é ótimo, mas quando alguém como o Pirula da uma "apertada" sobre um assunto ele parece n saber responder direito... e isso q o Pirulla imagino n ser alguém mal intencionado
Concordo e discordo. Acho q nesse assunto ele n soube msm conduzir, mas em vários outros vídeos ele debate com o próprio pirula, tem outro podcast q ele debate c um português q eu AMEI e eu n senti isso. Inclusive foi graças a esses vídeos principalmente o q ele debate c o português, q eu me interessei por comunismo. Mas cada um tem direito a uma opinião, sempre!
Em termos de política, o Pirulla tende a reproduzir muito senso comum, mas não é por maldade. Ele fez questionamentos corretos e qualquer pessoa faria para alguém que dissesse que só com revolução vai parar de morrer gente no bairro que mora
Sem contar o ponto que o Jones já levantou no começo do react sobre o desgaste de 6h de entrevista ao vivo, tbm acho importante levar em consideração o formato de comunicação do Ian. Vejo como uma questão de preparo e de prática. Por mais que o Ian se prepare quando cola em podcasts é impossível discursar sobre qualquer assunto, e o Ian preza muito pelo rigor e no fundamento de tudo que ele fala em publico. Além disso é prática. Ele não é uma pessoa acostumada a debates e nesse corte em específico, o pirulla teve uma grande dificuldade em entender a posição que o Ian advogava, levando várias tentativas de dizer a mesma coisa de formas diferentes.
Odeio essa resposta "não há solução a curto prazo". É basicamente dizer: "Não vamos fazer porra nenhuma para aliviar a situação da classe trabalhadora frente ao crime, seja ele organizado ou não."
Eu continuo acreditando que a esquerda deveria trazer os Policiais Antifascistas para dentro do debate de segurança pública. A instituição policial é um problema, sabemos disso, mas estes policiais estão dentro dela e eles devem participar do debate. Se não trouxer os trabalhadores pra dentro do debate arrisca desmoronar tudo.
Concordo 100%. O fato da instituição ser uma herança corrompida da ditadura não implica q mta gente entra ali pela simples necessidade de TRABALHAR. Gov anterior não tinha concurso pra nada, só polícia... oq cidadão comum em busca de trabalho faz? Se prepara p tentar emprego ali. Se a gente consegue organizar esse setor pro nosso lado, a direita ia se peidar.
Com certeza! Eu mesmo tenho parentes de parentes que são policiais e têm até histórico de esquerda, mas acabaram votando no Bolsonaro em 2018 porque acharam que a esquerda realmente tinha desistido de qualquer debate sério sobre o tema.
Infelizmente a forma como o Ian se posicionou soou até meio idealista. Sim eu não acredito que a solução definitiva esteja dentro desse modo de produção, no entanto, existem propostas necessarias e que podem sim ter um impacto antes da revolução acontecer, como o Humbeto pontuou.
Sim, o mesmo Ian Neves que há poucos dias fez um vídeo criticando a Tabata Amaral por ela sempre dizer que a educação é a maior ferramenta de transformação social kkk. E a mesma esquerda vem dizer que criminalidade se combate com livros.
Antes de assistir o vídeo completo, já adianto, Ian praticamente disse que não há solução, basicamente é conviver com isso até uma supósta revolução. Isso é não pensar no povo pobre trabalhador.😢
Tbm fiquei triste c essa fala desencorajadora dele, e olha q amo os vídeos dele. Foi ele quem me fez voltar os olhos para o comunismo. Ainda gosto dos vídeos dele apesar disso.
Ian Neves se acomodou e muito na classe média que ele vive, então é bem simples pra ele dizer que só vai mudar mesmo depois da revolução sendo que o dele está garantido
@@viniciuszmouraSIIIM! Eu fiquei puto com o camarada nesse dia. Ele parece desconhecer o conceito de pragmatismo em apoiar os reformustas na democracia burguesa.
Confesso que quando assisti o programa dos 3 elementos, essa trecho que o Ian falou sobre a segurança pública me incomodou um pouco porque a linha que ele tomou não dialoga com a classe trabalhadora, é foda falar com o povo e vir com esse discurso dele. Fiquei ainda mais incomodado quando ele postou o corte kkkk, o Humberto matos aprofundou um pouco sobre o assunto mas essa pauta é essencial para esquerda radical pois de um lado é o discurso facista e do outro a esquerda liberal e em qual discurso o trabalhador que está de f#dendo vai cair? 🤷🏻♂️
O caso brasileiro está intimamente ligado ao tráfico. A política de guerra as drogas impede a criação de medidas efetivas contra a violência. É consenso que a desigualdade amplia a violência porque as pessoas que estão na base da pirâmide tendem a cair na criminalidade, mas isso não é determinante. Então, se o estado quer enfrentar esse problema e deve ir na raiz do que financia o crime organizado: a venda de drogas.
Não tem como a esquerda emplacar sem levar a pauta de segurança pública pro centro do debate. Principalmente pq a falta de segurança atinge quase que exclusivamente os pobres - que é a grande maioria do país.
25:21 EXATAMENTE MEU DEUS ALELUIA UM CAMARADA ABERTAMENTE PRAGMÁTICO❤ Temos sim propostas e coisas pra fzr através de: - políticas públicas. - reformas. - revolução.
O que me pega nesse trecho do podcast, vendo ja pela terceira vez ou quarta vez nessa altura, é a afobação e o não entendimento que o pirula já está literal e figurativamente do lado deles. Exemplo: "SABE PORQUE A PM NÃO ACABA?" sendo que isso nem estava na pauta até o momento entre outros saltos lógicos, que não enderecaram diretamente a duvida so pirula.
Só queria mencionar que a desigualdade social dos paises nórdicos está na Africa e na America Latina. Muito lindo visitar a Noruega, mas cuidado quando ela te visitar…
To orgulhoso de mim pq eu fiz um comentário no video do Ian que é basicamente um resumo de tudo que o Jones falou kkkkkkkkk Claro, sem todo esse conhecimento e pormenores mas a essência foi a mesma
Péssima resposta do Ian, mas segue apenas o senso comum da esquerda. Claro que aumento de policiamento, métodos mais efetivos de investigação e de julgamento, melhoram a segurança. Obviamente isso depende da forma como esses fatores serão aplicados. Muitas vezes uma simples câmera da polícia, dessas colocadas em totens, já diminuiu drasticamente a taxa de crimes na região. Além disso, há vários países mais desiguais que o Brasil, mas com índices de violência menores.
Ainda não terminei o vídeo, mas já dá pra ver claramente que foi feito um debate sério e honesto. A gente precisa mais disso. Eu inclusive adoraria que os comunistas fizessem debates sérios entre si nos podcasts. Está mais que claro que debates com reacionários dão muita audiência, mas qualitativamente seria muito mais foda ver um debate Jones Manoel x João Carvalho sobre questão agrária no Brasil, por exemplo.
Eu acho que seria contraproducente fazer esses debates em podcasts, acho que o ideal é fazer como respostas e comentários mesmo, assim como foi o debate proposto por Humberto sobre a esquerda ter perdido. Foi um debate, e foi muito qualificado, e um dos motivos foi que os camaradas puderam ver o vídeo, analisar, pensar e responder de forma pensada, com tempo.
@@danielsantarosa101verdade, até pq em vídeo dá pra formular as ideias muito melhor, sendo o objetivo desses debates extrair as melhores ideias, não rinha pra ver quem é melhor igual debate em podcast
Tomara que venha a revolução logo e que o Jones seja o primeiro presidente da Republica Socialista do Brasil e que tenha um comissariado do povo de altissimo nivel, meu maior sonho
Eu vive exatamente a mesma situação que vc falou sobre o ciclo de mortes qnd vivia num bairro periférico. Eu vi um assassinato durante uma festa de São João, que foi a vingança da vingança. E ainda teve outra vingança que matou um dos caras que atiraram nesse dia.
Impressionante e como o Jones manda bem na questão teórica do comunismo e, ao mesmo tempo, consegue ter excelentes ideias e propostas mesmo nesse sistema burguês. Torço muito para ver caras como Jones Manoel e Renato Freitas em cargos políticos.
CARALHO JONES! Você manda bem demais em temas diversos do hype, do algoritmo, mas me SURPREENDE sua maturidade, experiência para atitudes para o executivo. Quando você diz que estudou para ser governador, você fez pra valer. Mano, você tem que vir pra SP, se candidatar por aqui, para ter uma oportunidade maior de mostrar essas propostas. A princípio, tinha assistido o podcast, tinha sido convencido que não tinha o que fazer, mas depois de assistir seu vídeo, percebo que tem muita coisa pra fazer, esse discurso do Ian (Nesse vídeo em específico, não que o Ian não concorde com essas ações), indiretamente favorece à direita. Já sua fala, coloca a direita na parede, pra mostrar se eles realmente querem combater a violência ou não.
Trabalho em uma política pública que atende a população em situação de rua. É impressionante o que conseguimos fazer com tão pouco. É a solução ? Não é. Mas acho que Jones faz um bom trabalho ao apontar essas questões no imediato. Sem esquecer nosso horizonte revolucionário.
@@DiogoMatos-fk7gr sim, trabalho no Consultório na Rua. É uma equipe de saúde multidisciplinar que atua na atenção primária. Nosso público é a pop rua e somos volantes, atendendo em uma van, principalmente no território das pessoas.
O minuto 42:40 me emocionou de verdade, retrata a minha infância. Caso existissem políticas publicas efetivas para o apoio às mulheres como estas, traumas que sofri durante a formulação da minha personalidade, não teriam acontecido. Mas para que eu pudesse ter uma escola de qualidade, vi mês após mês violência doméstica pesada, com as mãos atadas, sem poder fazer nada. Isso é massacrante para uma criança e adolescente (10 - 16 anos). Cada vez mais eu vejo a importância da educação nas ciências humanas nas bases de nossa sociedade.
1:13:41 irrá hhahahahaha mó bração terminei o vídeo agora. caraca, na moral, tu amassou! eu já me sinto mto motivada pelo ian e, cada vez mais, por vc tbm. "uma conquista pequena, imediata, se bem trabalhada, não vira ilusão com o capitalismo. ninguém constrói um argumento revolucionário sem ter pequenas e médias vitórias. a luta por políticas publicas e por reformas é, também, um meio de construir uma autoestima para a tomada de poder." até arrepiei, que isso
Nossa, é completamente nítido pq a direita ganha! Pq existem discursos sem noção do Emílio e do Ian. O Pirula realmente é o mais sensato! Afff. Jones, vc mais uma vez, necessário para esclarecer essa divagação ! Obrigada!
Po, Emilio e ian fraquíssimos em exposição de ideias . Eu nem me considero comunista como eles , mas soltar essa de “não há solução a não ser a revolução “ parece papo de qdo vc descobre sobre socialismo no ensino médio , na boa
Ficou parecendo o chamado "esquerdismo do comunismo", que defende que nada na sociedade pode ser melhorado antes da revolução. "Enquanto a revolução não vem, nada pode ser feito para mitigar os problemas". Eu discordo, e muitas experiências passadas mostram que isso é equivocado.
Mas o ponto é q sem pressão gigantesca da classe organizada (ou tomada de poder) as soluções apontadas pelo Jones não seriam implementadas c eficiência, ou seria só p "inglês" vê... andando pra trás assim q a pressão esfriasse. Talvez a comunicação não tenha sido das melhores no sentido de gerar inspiração, como Jones comentou no fim. E sem falar q a política econômica neoliberal de austeridade é uma verdadeira "fábrica de bandidos", uma vez q precariza a vida do povo.
Eu tava assistindo essa live e fiquei na mesma .. as perguntas do pirulla eram muito justas e nao deu pra desenvolver muito bem as respostas... A impressão que eu tive é que o pessoal tava mais interessado em "baixar a bola" do pirulla, de que ele ta pensando errado... Mas foi super legítimo
Enquanto tratarem ladrões como vitimas da sociedade, estaremos lascados. Eu trabalho em comercios aqui em pernambuco e ja fui assaltado varias vezes . Colocaram até uma arma na minha cara, tratar essa gente como humana é um disrespeito.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205 acho importante entender os aspectos sociais que levam a criminalidade, são vitimas porem isso não livra ngm de cadeia.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205 há muito tempo o Brasil repreende e encarcera bandidos, e nunca mudou nada. Na verdade, o encarceramento em massa aumenta mais o crime organizado. Temos que focar na raiz do problema que é a pobreza, desemprego, falta de condiçoes de vida. Veja que nos paises onde a desigualdade social é menor, há muito menos violência, e polícia nem anda armada.
Por mais que eu entenda que a estrutura dos podscasts leva a esse tipo de erro, levar uma discussão importante como essa como se fosse uma conversa de bar é para mim um desserviço. Evitar falar sobre temas que não se tem dominância é sempre o caminho correto, na minha opinião
É aquilo: vencer a desigualdade social é importante? Claro! Mas e HOJE? Vou ter que esperar o fim da desigualdade social para poder andar na rua à noite? Nem tudo precisa ser aumento de policiamento, mas algo precisa sim ser feito hoje. Sobre a questão da violência doméstica (obrigada por lembrar isso, Jones): Por exemplo: em São Gonçalo, cidade metropolitana do RJ, com cerca de 1 milhão de habitantes, existe apenas 1 juizado de violência doméstica. Em Niteroi, cidade vizinha e mais rica, tbm existe 1 juizado. Mas Niteroi tem 600 mil habitantes. Em Volta Redonda, com 260 mil habitantes, tbm existe só um juizado de violência doméstica. Olha a discrepância entre população e numero de juizados.
Parabens pelo video jones! Sou urbanista e foi otimo ver como vc falou com embasamento sobre politicas urbanas nesse sentido. Infelizmente o papo do ian que nao tem o que fazer acaba sendo despolitizador e ignora muita coisa séria
Gostaria muito que os comunistas (incluindo o novo pcbr) fizesse uma discussão aberta e clara pela descriminalização de drogas, um partido revolucionário que não aborde essa discussão de frente não pode ser chamado de revolucionário.
Exatamente, esse é o debate que precisa ser feito junto a sociedade. A criminalização só ajuda a financiar o crime organizado e monopolizar a venda pelas facções.
O assunto é seríssimo e importante!!! Ótima discusão e exposição. 🎉🎉🎉🎉 Além de, na hora dos tiros ali no causo de vingança e tudo mais, teve até efeitos sonoros!!!! KKKkKKkkkkkk 😂😂😅😅
Jones, que vídeo maravilhoso! Segurança pública é fundamental para mudarmos por hora as escolhas eleitorais das pessoas. Precisamos muito de uma esquerda que saiba conversar didaticamente sobre esse assunto como você.
O debate foi em alto nível e importantíssimo Jones. Não podemos deixar somente para o pós-revolução a solução dos problemas da classe trabalhadora, sem pensar as mediações mais imediatas que podem ser feitas para melhorar a vida dela. A conscientização sobre as raízes da "violência" e as medidas de curto prazo para lidar com sintomas dela podem andar lado a lado.
O Ian sofre da falta da pratica, esse discurso dele é muito ouvido em alguns grupos na universidade, porem quando a dona Maria sente a violencia na pele, ela quer a solução p ontem, e ñ algo hipotético em um futuro possivel.
Excelente vídeo-reação. Eu tinha assistido ao corte original e havia percebido essa incoerência do Ian que você apontou, principalmente quando ele fala que piorar tudo não ajuda a chegar na revolução, mas que não há soluções imediatas. Como você pontua, solução não há mesmo, mas medidas existem e devemos defendê-las. Acho que o Ian estava cansado e talvez ele não tenha muita experiência com o tema. Parabéns, Jones. Seria legal ver o Ian fazendo uma tréplica.
Mano, eu senti um incômodo nas falas do Ian e do Emílio NA HORA, mas não sabia o que era exatamente, não soube elucidar sobre o porquê discordava. Obrigado, Jones. Que poder de síntese, pqp. Te admiro! Abs do RJ!
Solução de curto prazo: Aumento do policiamento com câmera nos policiais. Investimento na inteligência da polícia. Médio prazo: educação, cultura e esporte para a juventude. A esquerda hoje tem que defender com unhas e dentes as câmeras, elas vão impedir o abuso do policial, o abuso contra o policial, separar o joio do trigo dentro da polícia, limitar a atuação dos infiltrados pela milícia ou tráfico.
Esse trecho do Ian foi bastante decepcionante, pareceu ao mesmo tempo desconhecer as soluções possíveis e não entender que a pergunta do Pirula vem de um senso comum sobre política
Com todo respeito aos camaradas Ian e Emilio, quando assisti este vídeo fiquei bem incomodado com alguns pontos. Tô começando o do Jones agora, quero ver se contempla algumas destas coisas. Já começou bem falando do que ele disse sobre a desigualdade ter reduzido nos governos petistas, que foi o que me deixou de cabelo em pé e me dez ver o vídeo até o fim. Uma pena que o camarada seja tão avesso ao debate, acho que ele é um bom comunicador, é estudioso, é brilhante didaticamente, podia fazer boas colaborações com o Jones.
Muito bom. O que mais tinha me incomodado foi essa perspectiva de que "não dá pra fazer nada". Isso é muito despolitizante! Precisamos nos preparar melhor pra esse debate. Eu não teria ido por aí, mas teria dificuldades pra dar tantos exemplos como o Jones fez.
Camarada, quando o Ian diz q é anti debate, ele tá falando desse formato de debate em podcast. Esse debate q o Jones e o Humberto propuseram são produtivos e agregam. Agora sobre o Ian não responder, é uma leitura da própria organização da Soberana, eles acreditam q não se deve fazer críticas públicas, somente no particular e nem responder críticas, a menos q seja de um consenso geral do coletivo(o q eu particularmente discordo, pois acho q a crítica sempre deve ser pública, até pra gente cada vez mais se aproximar da classe trabalhadora)
Concordo e por isso adoro esses debate entre as pessoas do mesmo espectro político. Da uma expectativa e ideias a mais a serem executadas para serem realizadas no dia a dia. Não acho q alguém aqui deve ser descartado pois cada um ajuda como pode e acaba agregando. (Até o PCO nos ensina sobre coisas q devemos nos manter longe kkkkk😅)
Esse povo não entende que se tiver penas exemplar, os indivíduos vão pensar bem antes de cometer um ato e saber que pode ficar 20 ou 30 anos presos se aqui fosse um país sério e que bandido não tivesse mais direitos do que a população
Boa Camarada Jones, o debate sobre esse tema é fundamental por ser considerado um dos "calcanhares de aquiles" da esquerda. É preciso desmistificar isso, com propostas como você está fazendo.
Cara, Jones tem um nivel de argumentacao realmente admiravel. Sem duvida, ao lado do Joao Carvalho, os maiores personagens da nova esquerda marxista na internet
Jones, o Thiago Braga fez um vídeo resposta ao video do castanhari sobre as Coreias. Consegue fazer uma análise sobre esse vídeo como fez da última vez? O vídeo tem cerca de 1 hora, mas se conseguir explicar um pouco dos pontos que ele expõe no vídeo seria bacana, agradeço de toda forma, abraço!!! UP quem também tem interesse
Muito legal estes contra pontos. Lembro que quando me aproximei da questão socialista/comunista eu sempre ficava com essa dúvida de que ao mesmo tempo que tem que se pensar em questões mais macroestruturais a gente não tem como deixar de lado questões mais palpáveis pro dia a dia do trabalhador.
Foda! Jones é o que tem mais clareza política dentre os comunistas, só espero q desenvolva mais a cooperação com outros criadores de conteúdo pra ter o espaço que merece
Para COMPLETAR a reflexão, indico também o vídeo do canal "Como acabar com a violência?"
Link: th-cam.com/video/alfkOflVzkI/w-d-xo.html
Tem que responder o Brasão de Armas
@@raels5535pra q responder facho?
A principal causa da violência é a falta de estrutura familiar, visite um presídio e verá que a maioria absoluta não teve pai presente...
@@trabalhoadministrativo8565 falou e disse merda, sua base científica é oq? Tirou do cu?
@@CamaradaRafa ele tá jantando o Castanhari
A esquerda não sabe debater sobre segurança pública, os questionamentos honestos do Pirulla só reforçam isso. Esse papo de que é impossível uma solução a curto prazo, aos ouvidos de um trabalhador assalariado, que se mata pra ter o pouco que tem, vai sempre parecer como passada de pano pra bandido. Eu já fui assaltado ao lado da minha namorada, com um marginal me apontando uma arma e dizendo que ia nos matar. Poucas coisas são tão revoltantes quanto isso. Por mais que alguém viva em condições desfavoráveis, ninguém ganha uma arma e é obrigado a cometer crimes, isso é sim uma escolha. Teve um sujeito no podcast que estava quase insinuando que criminosos são trabalhadores que ficaram cansados e desiludidos com o sistema kkk. Depois reclamam de virar piada se serem chamados de defensores de bandidos.
Eu sou comunista, mas definitivamente, a esquerda não sabe tratar de segurança pública.
mas você gostou do meu vídeo?
Exato! Os caras parece que nunca sofreram violência desse tipo, só pode. Pra ser tão leniente com a urgência de medidas imediatas pra pelo menos mitigar essa desgraça de insegurança que sofremos (especialmente pra quem vive e trabalha em lugares violentos), onde literalmente pode acontecer qualquer coisa com vc ou sua família. E quando a gente presta atenção em alguém que supostamente iria tratar seriamente sobre isso é o mesmo papo "sem respostas imediatas".
@@JonesManoel teu vídeo ficou show, Jones. Vi o outro que indicasse e achei do caralho, deu vontade de ir atrás da criminologia crítica que mencionasse
@@JonesManoelvocê e o Glauber são os youtubers de esquerda que mais fazem leituras coerentes.
E outra, nem todo mundo entra no crime por estar passando fome. Muitos só querem entrar nessa vida para ostentar. Digo porque já vi casos assim (sem generalizar, claro).
O maluco meter que do nada os trabalhadores viram criminos0s não dá.
Detalhe, do que adianta "se revoltar contra o sistema" e meter uma arma na cara de outro pobre que está trabalhando? Nem na quebrada esse tipo de atitude é aceitável.
Claro que a desigualdade é um grande problema e contribui muito com isso.
Mas como já disse Racionais: "revolta é com o governo, não comigo".
O Pirula se saiu mais materialista que os próprios materialistas kkkkk
Mas o Pirula é materialista tbm
Só não de um jeito marxista
Acho esse discurso literal do marxismo revolucionário idealista de mais, pouco estratégico para lidar com a contemporaneidade e facilmente instrumentalizável.
O único problema do Pirulla é ele ser cabeça dura, como diz o Humberto
@@CamaradaRafa mas ele é um cabeça dura do bem. Se ele fosse menos cabeça dura talvez não teria esse debate
@@girafa2194 esse debate nesse caso específico foi necessário
Coloque um cidadao brasileiro despolitizado imerso em senso comum (maioria do nossso país) pra assistir o Ian Neves sobre segurança pública e logo após coloque esse mesmo cidadão pra assisitir algum vídeo de qqr membro do MBL sobre segurança pública.
Veja a mágica acontecer...
Risos, sim. Trágico.
O foda de Jones Manoel é que ele tem um conhecimento de mundo periférico e social muito grande
Até pela origem dele, né? Intelectualidade + vivência dá nisso.
@@hackerman1277 com certeza, e quando ele fala de termos acadêmicos, ele traduz para a realidade da periferia, do trabalhador, do garoto e/ou adolescente que vive uma realidade periférica, faltava uma pessoa que mostrasse os problemas da sociedade brasileira como ela é de fato e que contasse de maneira que nós entendessemos.
o Ian é ótimo nos videos, e como divulgação ele é ótimo, mas quando alguém como o Pirula da uma "apertada" sobre um assunto ele parece n saber responder direito... e isso q o Pirulla imagino n ser alguém mal intencionado
Concordo e discordo. Acho q nesse assunto ele n soube msm conduzir, mas em vários outros vídeos ele debate com o próprio pirula, tem outro podcast q ele debate c um português q eu AMEI e eu n senti isso. Inclusive foi graças a esses vídeos principalmente o q ele debate c o português, q eu me interessei por comunismo. Mas cada um tem direito a uma opinião, sempre!
Em termos de política, o Pirulla tende a reproduzir muito senso comum, mas não é por maldade. Ele fez questionamentos corretos e qualquer pessoa faria para alguém que dissesse que só com revolução vai parar de morrer gente no bairro que mora
Sem contar o ponto que o Jones já levantou no começo do react sobre o desgaste de 6h de entrevista ao vivo, tbm acho importante levar em consideração o formato de comunicação do Ian.
Vejo como uma questão de preparo e de prática. Por mais que o Ian se prepare quando cola em podcasts é impossível discursar sobre qualquer assunto, e o Ian preza muito pelo rigor e no fundamento de tudo que ele fala em publico. Além disso é prática. Ele não é uma pessoa acostumada a debates e nesse corte em específico, o pirulla teve uma grande dificuldade em entender a posição que o Ian advogava, levando várias tentativas de dizer a mesma coisa de formas diferentes.
@@marcusolivera7747 concordo. O formato de bate papo leva ao erro tbm.
No Ben Yur ele se saiu mt bem
Odeio essa resposta "não há solução a curto prazo". É basicamente dizer: "Não vamos fazer porra nenhuma para aliviar a situação da classe trabalhadora frente ao crime, seja ele organizado ou não."
Continua sendo verdade.
Segurança pública temos que alavancar essa pauta!!!!
É possível fazer muita. E principalmente colocar a direita contra a parede pra ver se eles realmente querem combater a violência
@@adriano_leres os eleitores querem, os eleitos nao.
@@adriano_leresrealmente
@@adriano_leres eles querem.
Eu continuo acreditando que a esquerda deveria trazer os Policiais Antifascistas para dentro do debate de segurança pública. A instituição policial é um problema, sabemos disso, mas estes policiais estão dentro dela e eles devem participar do debate. Se não trouxer os trabalhadores pra dentro do debate arrisca desmoronar tudo.
Sim. Não sei porque, pelo menos publicamente, nunca tentaram se aproximar do grupo
Concordo 100%. O fato da instituição ser uma herança corrompida da ditadura não implica q mta gente entra ali pela simples necessidade de TRABALHAR. Gov anterior não tinha concurso pra nada, só polícia... oq cidadão comum em busca de trabalho faz? Se prepara p tentar emprego ali. Se a gente consegue organizar esse setor pro nosso lado, a direita ia se peidar.
não existe polícia antifacista.
Com certeza! Eu mesmo tenho parentes de parentes que são policiais e têm até histórico de esquerda, mas acabaram votando no Bolsonaro em 2018 porque acharam que a esquerda realmente tinha desistido de qualquer debate sério sobre o tema.
Concordo plenamente!
Infelizmente a forma como o Ian se posicionou soou até meio idealista. Sim eu não acredito que a solução definitiva esteja dentro desse modo de produção, no entanto, existem propostas necessarias e que podem sim ter um impacto antes da revolução acontecer, como o Humbeto pontuou.
Sim, o mesmo Ian Neves que há poucos dias fez um vídeo criticando a Tabata Amaral por ela sempre dizer que a educação é a maior ferramenta de transformação social kkk. E a mesma esquerda vem dizer que criminalidade se combate com livros.
soou porque é
meio? o cara q fala q unico caminho é pegar em armas
@@gabaloshanELE NÃO FALOU ISSO
@wellersonoliveira Ele continua falando a verdade.
Antes de assistir o vídeo completo, já adianto, Ian praticamente disse que não há solução, basicamente é conviver com isso até uma supósta revolução. Isso é não pensar no povo pobre trabalhador.😢
Tbm fiquei triste c essa fala desencorajadora dele, e olha q amo os vídeos dele. Foi ele quem me fez voltar os olhos para o comunismo. Ainda gosto dos vídeos dele apesar disso.
Exatamente então vai lá e entrega nos o povo novamente na mão do bolsonarismo ...por que tem que esperar a revolução...ah vai se catar ian
E não é a primeira vez, vale lembrar que ele fez o mesmo na questão do movimento vat. Ian é desmobilizador
Ian Neves se acomodou e muito na classe média que ele vive, então é bem simples pra ele dizer que só vai mudar mesmo depois da revolução sendo que o dele está garantido
@@viniciuszmouraSIIIM! Eu fiquei puto com o camarada nesse dia. Ele parece desconhecer o conceito de pragmatismo em apoiar os reformustas na democracia burguesa.
Uma dica pra Jones e Maxwell: o QR code na tela só funciona pra quem assiste no computador que é uma minoria, é preferível colocar o link na descrição
Esse qr é do podcast, n do jones
@@tomtomtom7052 eu estou falando do final do vídeo quando o jones divulga o grupo do whatsapp
@@tomtomtom7052 eu estou falando do final do vídeo, quando o jones divulga o canal do whatsapp
O QR code que sempre ta no video do jones amigo, o do podcast é outro @@tomtomtom7052
@@tomtomtom7052a ho que ele tá falando do qr code da lista de transmissão que aparece no final do vídeo
Queria ver Jones no Broxada Sinistra!!!
Jones no brochada sinistra seria doideira
Isso precisa acontecer. Mas acho muito difícil.
Seria massa. O João Carvalho e o Gaiofato ficou maneiro lá
O próprio Ian msm eu acho q seria legal ir lá
Nuss o que ia ser constrangedor não seria brincadeira não
"20:23 - Pirula diz. Qual a solução a ser apresentada no curto prazo?
20:27 - Ian neves diz: não tem" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo debate, mas se a esquerda não tem o que propor a curto prazo, a direita tem. É falso? É. É inefetivo? É. Mas eles se elegem. E a esquerda não.
Vdd 😕
Acho q por isso a fala do ian foi tão criticada e na minha opinião foi equivocada.
Pois é. Esquerdismo total. Foda que o próprio Ian falou disse no podcast @@cmarinaoliv
então a solução pra esquerda é mentir e enganar também? não né
exatamente
Confesso que quando assisti o programa dos 3 elementos, essa trecho que o Ian falou sobre a segurança pública me incomodou um pouco porque a linha que ele tomou não dialoga com a classe trabalhadora, é foda falar com o povo e vir com esse discurso dele. Fiquei ainda mais incomodado quando ele postou o corte kkkk, o Humberto matos aprofundou um pouco sobre o assunto mas essa pauta é essencial para esquerda radical pois de um lado é o discurso facista e do outro a esquerda liberal e em qual discurso o trabalhador que está de f#dendo vai cair? 🤷🏻♂️
Nossa sim! Eu amo o canal do ian, acho ele mt sensato muitas vezes, mas nesse momento. Concordo q ele se equivocou.
O caso brasileiro está intimamente ligado ao tráfico. A política de guerra as drogas impede a criação de medidas efetivas contra a violência. É consenso que a desigualdade amplia a violência porque as pessoas que estão na base da pirâmide tendem a cair na criminalidade, mas isso não é determinante. Então, se o estado quer enfrentar esse problema e deve ir na raiz do que financia o crime organizado: a venda de drogas.
Não tem como a esquerda emplacar sem levar a pauta de segurança pública pro centro do debate. Principalmente pq a falta de segurança atinge quase que exclusivamente os pobres - que é a grande maioria do país.
Dizer pro povo que só pode fazer algo contra a criminalidade com o fim do capitalismo é desistir do debate sobre a segurança pública
Ele não falou isso não.
25:21 EXATAMENTE MEU DEUS ALELUIA UM CAMARADA ABERTAMENTE PRAGMÁTICO❤
Temos sim propostas e coisas pra fzr através de:
- políticas públicas.
- reformas.
- revolução.
Gente o Pirula tentando entregar o problema na cara deles e eles com respostas fatalista até: " não tem o que fazer", é dose.
O que me pega nesse trecho do podcast, vendo ja pela terceira vez ou quarta vez nessa altura, é a afobação e o não entendimento que o pirula já está literal e figurativamente do lado deles. Exemplo: "SABE PORQUE A PM NÃO ACABA?" sendo que isso nem estava na pauta até o momento entre outros saltos lógicos, que não enderecaram diretamente a duvida so pirula.
Chega a dar aflição
Só queria mencionar que a desigualdade social dos paises nórdicos está na Africa e na America Latina. Muito lindo visitar a Noruega, mas cuidado quando ela te visitar…
Como é bom ver alguém pelo menos pensando nos problemas, dá uma esperança pra continuar lutando pela revolução.
To orgulhoso de mim pq eu fiz um comentário no video do Ian que é basicamente um resumo de tudo que o Jones falou kkkkkkkkk Claro, sem todo esse conhecimento e pormenores mas a essência foi a mesma
Péssima resposta do Ian, mas segue apenas o senso comum da esquerda.
Claro que aumento de policiamento, métodos mais efetivos de investigação e de julgamento, melhoram a segurança. Obviamente isso depende da forma como esses fatores serão aplicados.
Muitas vezes uma simples câmera da polícia, dessas colocadas em totens, já diminuiu drasticamente a taxa de crimes na região.
Além disso, há vários países mais desiguais que o Brasil, mas com índices de violência menores.
Sim! Não é uma solução, mas soluções, são ações conjuntas que vão garantir políticas públicas para reduzir a violência.
Ainda não terminei o vídeo, mas já dá pra ver claramente que foi feito um debate sério e honesto. A gente precisa mais disso. Eu inclusive adoraria que os comunistas fizessem debates sérios entre si nos podcasts. Está mais que claro que debates com reacionários dão muita audiência, mas qualitativamente seria muito mais foda ver um debate Jones Manoel x João Carvalho sobre questão agrária no Brasil, por exemplo.
Eu acho que seria contraproducente fazer esses debates em podcasts, acho que o ideal é fazer como respostas e comentários mesmo, assim como foi o debate proposto por Humberto sobre a esquerda ter perdido. Foi um debate, e foi muito qualificado, e um dos motivos foi que os camaradas puderam ver o vídeo, analisar, pensar e responder de forma pensada, com tempo.
@@danielsantarosa101verdade, até pq em vídeo dá pra formular as ideias muito melhor, sendo o objetivo desses debates extrair as melhores ideias, não rinha pra ver quem é melhor igual debate em podcast
de podcast comunista acho que só tem o revolushow
É isso que mostra que estamos avançando da forma correta! Venceremos!
A gente PRECISA do Jones como presidente!
Tomara que venha a revolução logo e que o Jones seja o primeiro presidente da Republica Socialista do Brasil e que tenha um comissariado do povo de altissimo nivel, meu maior sonho
Precisamos do Jones numa grande cidade, se candidatando pra prefeito, ou governador. Pelo menos pra ter oportunidade de mostrar suas propostas.
A política econômica dele parece muito inflacionista. Seguindo a MMT. Mas ele seria um bom governador até
A capacidade de análise do Jones SEMPRE me surpreende mais e mais
Todo dia uma dose de Jones faz bem pra saúde intelectual
Eu vive exatamente a mesma situação que vc falou sobre o ciclo de mortes qnd vivia num bairro periférico. Eu vi um assassinato durante uma festa de São João, que foi a vingança da vingança. E ainda teve outra vingança que matou um dos caras que atiraram nesse dia.
Impressionante e como o Jones manda bem na questão teórica do comunismo e, ao mesmo tempo, consegue ter excelentes ideias e propostas mesmo nesse sistema burguês. Torço muito para ver caras como Jones Manoel e Renato Freitas em cargos políticos.
Realmente o Pirula foi o mais lúcido aí.
CARALHO JONES!
Você manda bem demais em temas diversos do hype, do algoritmo, mas me SURPREENDE sua maturidade, experiência para atitudes para o executivo. Quando você diz que estudou para ser governador, você fez pra valer.
Mano, você tem que vir pra SP, se candidatar por aqui, para ter uma oportunidade maior de mostrar essas propostas.
A princípio, tinha assistido o podcast, tinha sido convencido que não tinha o que fazer, mas depois de assistir seu vídeo, percebo que tem muita coisa pra fazer, esse discurso do Ian (Nesse vídeo em específico, não que o Ian não concorde com essas ações), indiretamente favorece à direita. Já sua fala, coloca a direita na parede, pra mostrar se eles realmente querem combater a violência ou não.
Trabalho em uma política pública que atende a população em situação de rua. É impressionante o que conseguimos fazer com tão pouco. É a solução ? Não é. Mas acho que Jones faz um bom trabalho ao apontar essas questões no imediato. Sem esquecer nosso horizonte revolucionário.
Que tipo de trabalho? Pode compartilhar um pouco sobre?
Trabalha em qual instituição?
@@DiogoMatos-fk7gr sim, trabalho no Consultório na Rua. É uma equipe de saúde multidisciplinar que atua na atenção primária. Nosso público é a pop rua e somos volantes, atendendo em uma van, principalmente no território das pessoas.
@@GustavoXDmais é pelo SUS mesmo.
O minuto 42:40 me emocionou de verdade, retrata a minha infância. Caso existissem políticas publicas efetivas para o apoio às mulheres como estas, traumas que sofri durante a formulação da minha personalidade, não teriam acontecido. Mas para que eu pudesse ter uma escola de qualidade, vi mês após mês violência doméstica pesada, com as mãos atadas, sem poder fazer nada. Isso é massacrante para uma criança e adolescente (10 - 16 anos).
Cada vez mais eu vejo a importância da educação nas ciências humanas nas bases de nossa sociedade.
Essa e a postura que precisamos, lutar por reformas imediatas, sem perder o horizonte revolucionario
1:13:41 irrá hhahahahaha mó bração
terminei o vídeo agora. caraca, na moral, tu amassou! eu já me sinto mto motivada pelo ian e, cada vez mais, por vc tbm.
"uma conquista pequena, imediata, se bem trabalhada, não vira ilusão com o capitalismo. ninguém constrói um argumento revolucionário sem ter pequenas e médias vitórias. a luta por políticas publicas e por reformas é, também, um meio de construir uma autoestima para a tomada de poder." até arrepiei, que isso
A esquerda brasileira precisa dominar o debate sobre a segurança pública
Jones devia ir pra esse podcast aí, seria super interessante ver ele conversando com o Pirula
Nossa, é completamente nítido pq a direita ganha! Pq existem discursos sem noção do Emílio e do Ian. O Pirula realmente é o mais sensato! Afff. Jones, vc mais uma vez, necessário para esclarecer essa divagação ! Obrigada!
Uma hora e vinte de vídeo? Muito obrigado Jones e Maxuel!
Jones, o que eu admiro em você, é não ficar só teorizando. Você realmente tem propostas.
Po, Emilio e ian fraquíssimos em exposição de ideias . Eu nem me considero comunista como eles , mas soltar essa de “não há solução a não ser a revolução “ parece papo de qdo vc descobre sobre socialismo no ensino médio , na boa
Ficou parecendo o chamado "esquerdismo do comunismo", que defende que nada na sociedade pode ser melhorado antes da revolução.
"Enquanto a revolução não vem, nada pode ser feito para mitigar os problemas". Eu discordo, e muitas experiências passadas mostram que isso é equivocado.
mas eles disseram que a solução seria diminuir a desigualdade social?
Mas o ponto é q sem pressão gigantesca da classe organizada (ou tomada de poder) as soluções apontadas pelo Jones não seriam implementadas c eficiência, ou seria só p "inglês" vê... andando pra trás assim q a pressão esfriasse. Talvez a comunicação não tenha sido das melhores no sentido de gerar inspiração, como Jones comentou no fim.
E sem falar q a política econômica neoliberal de austeridade é uma verdadeira "fábrica de bandidos", uma vez q precariza a vida do povo.
po ja estavam em umas 4-5 horas de live numa sexta anoite, acontecekk
@@soze2440essa solução não é de curto prazo
Ótimo vídeo! Mostra que, sim, a esquerda tem propostas e, sim, para curto prazo também. Definitivamente há o que fazer.
Quando eu vi esse vídeo do Ian eu sabia que o Jones faria um vídeo sobre o assunto apresentando tudo que o Pirula queria ouvir no vídeo.
Eu tava assistindo essa live e fiquei na mesma .. as perguntas do pirulla eram muito justas e nao deu pra desenvolver muito bem as respostas... A impressão que eu tive é que o pessoal tava mais interessado em "baixar a bola" do pirulla, de que ele ta pensando errado... Mas foi super legítimo
Camarada, você é uma máquina intelectual. Marxista de verdade! Legítimo líder de vanguarda! Parabéns!
A esquerda precisa tornar o discurso mais acessível.
Enquanto tratarem ladrões como vitimas da sociedade, estaremos lascados. Eu trabalho em comercios aqui em pernambuco e ja fui assaltado varias vezes . Colocaram até uma arma na minha cara, tratar essa gente como humana é um disrespeito.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205 acho importante entender os aspectos sociais que levam a criminalidade, são vitimas porem isso não livra ngm de cadeia.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205 há muito tempo o Brasil repreende e encarcera bandidos, e nunca mudou nada. Na verdade, o encarceramento em massa aumenta mais o crime organizado. Temos que focar na raiz do problema que é a pobreza, desemprego, falta de condiçoes de vida. Veja que nos paises onde a desigualdade social é menor, há muito menos violência, e polícia nem anda armada.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205 "tratar essa gente como humana é um disrespeito."
Não existe solução simples.
@@mengaoreidorio.joaoferreir9205blz facho, mas a conversa não é c vc
Agora imagina se esse homem vira governador de Pernambuco
Por mais que eu entenda que a estrutura dos podscasts leva a esse tipo de erro, levar uma discussão importante como essa como se fosse uma conversa de bar é para mim um desserviço. Evitar falar sobre temas que não se tem dominância é sempre o caminho correto, na minha opinião
é mais facil imaginar o fim do mundo do que o fim do captalismo, o pirula mostra na pratica que essa frase é muito atual ...
MILITE NO PCBR! 🚩✊🏽
@@Felipelima85 Instagram do PCBR tem link com formulário de recrutamento
Kd?
Mando msg e ninguém responde
No instagram do PCBR nacional há informções
LULA 🚩 PT 🚩 🇵🇸 PALESTINA LIVRE, COMPLEXO DA PENHA 🚩✌🏿🚩✌🏿🚩✌🏿
É aquilo: vencer a desigualdade social é importante? Claro! Mas e HOJE? Vou ter que esperar o fim da desigualdade social para poder andar na rua à noite? Nem tudo precisa ser aumento de policiamento, mas algo precisa sim ser feito hoje.
Sobre a questão da violência doméstica (obrigada por lembrar isso, Jones):
Por exemplo: em São Gonçalo, cidade metropolitana do RJ, com cerca de 1 milhão de habitantes, existe apenas 1 juizado de violência doméstica. Em Niteroi, cidade vizinha e mais rica, tbm existe 1 juizado. Mas Niteroi tem 600 mil habitantes. Em Volta Redonda, com 260 mil habitantes, tbm existe só um juizado de violência doméstica. Olha a discrepância entre população e numero de juizados.
Parabens pelo video jones! Sou urbanista e foi otimo ver como vc falou com embasamento sobre politicas urbanas nesse sentido. Infelizmente o papo do ian que nao tem o que fazer acaba sendo despolitizador e ignora muita coisa séria
Ficou fantástico o vídeo, camarada. Sempre vejo nas análises marxistas que a sua sempre me contempla plenamente. Parabéns.
Vídeo com 1 Jones e meio de duração. Só bora 🚩
"pq briga, é massa"
Ademais da brincadeira, esse video foi o mais completo e de qualidade sobre isso tudo até agora. Valeu camarada
Gostaria muito que os comunistas (incluindo o novo pcbr) fizesse uma discussão aberta e clara pela descriminalização de drogas, um partido revolucionário que não aborde essa discussão de frente não pode ser chamado de revolucionário.
Exatamente, esse é o debate que precisa ser feito junto a sociedade. A criminalização só ajuda a financiar o crime organizado e monopolizar a venda pelas facções.
Uma das pautas mais importantes, que bom que vc fez esse vídeo!
É importante defendermos medidas de segurança pública à esquerda, pautando o debate, ao invés de só resistir às "soluções" da direita.
Jones para presidente!
O caso borborema é quase o enredo do filme Abril Despedaçado.
56:30 como tio João Carvalho diz: “lutar pela pauta mínima sem esquecer da pauta máxima”. lutar por tudo e por todos a favor do povo.
37:37 concordo totalmente Jones, brigar é realmente massa!
O assunto é seríssimo e importante!!! Ótima discusão e exposição. 🎉🎉🎉🎉
Além de, na hora dos tiros ali no causo de vingança e tudo mais, teve até efeitos sonoros!!!! KKKkKKkkkkkk 😂😂😅😅
Jones, que vídeo maravilhoso! Segurança pública é fundamental para mudarmos por hora as escolhas eleitorais das pessoas. Precisamos muito de uma esquerda que saiba conversar didaticamente sobre esse assunto como você.
Parabéns.
O debate foi em alto nível e importantíssimo Jones. Não podemos deixar somente para o pós-revolução a solução dos problemas da classe trabalhadora, sem pensar as mediações mais imediatas que podem ser feitas para melhorar a vida dela. A conscientização sobre as raízes da "violência" e as medidas de curto prazo para lidar com sintomas dela podem andar lado a lado.
O Ian sofre da falta da pratica, esse discurso dele é muito ouvido em alguns grupos na universidade, porem quando a dona Maria sente a violencia na pele, ela quer a solução p ontem, e ñ algo hipotético em um futuro possivel.
Excelente vídeo-reação. Eu tinha assistido ao corte original e havia percebido essa incoerência do Ian que você apontou, principalmente quando ele fala que piorar tudo não ajuda a chegar na revolução, mas que não há soluções imediatas. Como você pontua, solução não há mesmo, mas medidas existem e devemos defendê-las. Acho que o Ian estava cansado e talvez ele não tenha muita experiência com o tema. Parabéns, Jones. Seria legal ver o Ian fazendo uma tréplica.
Mano, eu senti um incômodo nas falas do Ian e do Emílio NA HORA, mas não sabia o que era exatamente, não soube elucidar sobre o porquê discordava. Obrigado, Jones. Que poder de síntese, pqp. Te admiro! Abs do RJ!
Solução de curto prazo: Aumento do policiamento com câmera nos policiais. Investimento na inteligência da polícia. Médio prazo: educação, cultura e esporte para a juventude. A esquerda hoje tem que defender com unhas e dentes as câmeras, elas vão impedir o abuso do policial, o abuso contra o policial, separar o joio do trigo dentro da polícia, limitar a atuação dos infiltrados pela milícia ou tráfico.
Esse trecho do Ian foi bastante decepcionante, pareceu ao mesmo tempo desconhecer as soluções possíveis e não entender que a pergunta do Pirula vem de um senso comum sobre política
Meu colega Gabriel de Iturama MG me deu indicação vim conferir mais um grande debate de formação de ideias
Ótimo! Críticas construtivas é sempre bem vindas!
Com todo respeito aos camaradas Ian e Emilio, quando assisti este vídeo fiquei bem incomodado com alguns pontos. Tô começando o do Jones agora, quero ver se contempla algumas destas coisas. Já começou bem falando do que ele disse sobre a desigualdade ter reduzido nos governos petistas, que foi o que me deixou de cabelo em pé e me dez ver o vídeo até o fim. Uma pena que o camarada seja tão avesso ao debate, acho que ele é um bom comunicador, é estudioso, é brilhante didaticamente, podia fazer boas colaborações com o Jones.
Muito bom. O que mais tinha me incomodado foi essa perspectiva de que "não dá pra fazer nada". Isso é muito despolitizante! Precisamos nos preparar melhor pra esse debate. Eu não teria ido por aí, mas teria dificuldades pra dar tantos exemplos como o Jones fez.
Camarada, quando o Ian diz q é anti debate, ele tá falando desse formato de debate em podcast. Esse debate q o Jones e o Humberto propuseram são produtivos e agregam.
Agora sobre o Ian não responder, é uma leitura da própria organização da Soberana, eles acreditam q não se deve fazer críticas públicas, somente no particular e nem responder críticas, a menos q seja de um consenso geral do coletivo(o q eu particularmente discordo, pois acho q a crítica sempre deve ser pública, até pra gente cada vez mais se aproximar da classe trabalhadora)
@@CamaradaRafa vi o posicionamento deles sobre tudo isso. Também discordo, mas como disse, lamento e respeito.
Ótimo vídeo. Isso tinha que chegar no Pirula
Boa noite Jones e povo !
Obrigado por este vídeo! Eu acompanho o Ian e fiquei #NazaréConfusa com o vídeo em questão. Seus apontamentos são ótimos.
Ótimo vídeo, parabéns Jones e Maxuel!
Os três últimos minutos do vídeo foram PERFEITOS!!!!! Excelente!!!!!
Fato Tio!
Nossa Jones como vc consegue sempre acrescentar muito ao debate, parabéns
Concordo e por isso adoro esses debate entre as pessoas do mesmo espectro político. Da uma expectativa e ideias a mais a serem executadas para serem realizadas no dia a dia. Não acho q alguém aqui deve ser descartado pois cada um ajuda como pode e acaba agregando. (Até o PCO nos ensina sobre coisas q devemos nos manter longe kkkkk😅)
Bom dia! ❤
Esse povo não entende que se tiver penas exemplar, os indivíduos vão pensar bem antes de cometer um ato e saber que pode ficar 20 ou 30 anos presos se aqui fosse um país sério e que bandido não tivesse mais direitos do que a população
População carcerária dos EUA é a maior do mundo 😂
@@kaykysantos2405 só que cada estado tem sua própria lei, essa é a diferença, o crime em um estado pode ser que no outro não seja
Esse vídeo foi uma aula camarada!! No Pará os equipamentos públicos se chamam Usina da Paz
Engajamento para o mestre James Emmanuel!
Já trabalhei em programa desse de proteção é ele quebra um ciclo de morte, e foco era proteger líderes comunitário e de direitos humanos.
Boa Camarada Jones, o debate sobre esse tema é fundamental por ser considerado um dos "calcanhares de aquiles" da esquerda. É preciso desmistificar isso, com propostas como você está fazendo.
Cara, Jones tem um nivel de argumentacao realmente admiravel. Sem duvida, ao lado do Joao Carvalho, os maiores personagens da nova esquerda marxista na internet
Jones, o Thiago Braga fez um vídeo resposta ao video do castanhari sobre as Coreias. Consegue fazer uma análise sobre esse vídeo como fez da última vez?
O vídeo tem cerca de 1 hora, mas se conseguir explicar um pouco dos pontos que ele expõe no vídeo seria bacana, agradeço de toda forma, abraço!!!
UP quem também tem interesse
Foi essa fala que mais me incomodou no podcast.
Excelente debate, Jones! Com ele, quem ganha é a classe trabalhadora, que vê o aprofundamento de questões levantadas. Abç!
Excelente crítica, Jones!
Oooohoho valeu pela aula, Jones! Esse vídeo ficou demais. E o bração tá lindo sim, camarada ❤
Ótimo vídeo como sempre, Jones! Precisamos enfrentar a realidade concreta da classe trabalhadora ao invés de ficar em debates idealistas!!
Mandioca frita, cerveja gelada e Jones Manoel, é uma excelente combinalção
Muito legal estes contra pontos. Lembro que quando me aproximei da questão socialista/comunista eu sempre ficava com essa dúvida de que ao mesmo tempo que tem que se pensar em questões mais macroestruturais a gente não tem como deixar de lado questões mais palpáveis pro dia a dia do trabalhador.
Foda! Jones é o que tem mais clareza política dentre os comunistas, só espero q desenvolva mais a cooperação com outros criadores de conteúdo pra ter o espaço que merece
1:19:23 muito bom isso! Porque a gente desiste. Eu estou quase desistindo do meu sindicato por exemplo, porque o discurso é muito derrotista.
vamos ir pra cima e vencer