Já de cara oq tá nítido pra mim é: programação é pura prática. O cara tem que ir codando, fazendo, mesmo q seja de início só copiando alguém, e de tanto fazer a gente vai memorizando, praticando a lógica, e os conceitos aos poucos, naturalmente, vão sendo consolidados na mente. Só da pra aprender mesmo, fazendo.
Eu aprendo muito na prática também. Para mim parece fixar mais e também tornar mais interessante para aprender a teoria. Se for ao contrário eu me sinto muito entediado. Mas dessa forma a gente está sempre aprendendo algo realmente útil.
Foi assim que eu aprendi na época que eu tinha 16 anos de idade. Eu fui assistindo os vídeos em inglês e fui aprendendo as linguagens de programação e os programas da Adobe.
Cara eu ia falar justamente isso, atualmente estou estudando flutter e em cada modulo existe um desafio consolidando o que você aprendeu com a pratica, de tanto eu "copiar" os códigos do stackoverflow e perguntar ao chatgpt o que cada função daquele código faz, agora tudo começa a fazer sentido na cabeça, é como dizem: "a pratica leva a perfeição" e pra mim o flutter já começa a fazer total sentido quando começo a codar um novo app, e digo mais, de tanta prática que você tiver vai chegar um momento que você vai desenvolver certas tarefas sem "copiar" de lugar algum.
parabens pelo canal..conheci hoje..pra mim vc é um cara fora da curva...aprender programação do zero autodidata e ainda trabalhar remotamente para os EUA, não é pra qualquer um
Robson te acompanho desde o começo e é nitido como evolui meus parabens você merece !!! Hoje estou cursando na DevMedia e estou aprendendo bastante e apanhando por não ser acostumado a estudar lendo sem uma video-aula ja que o TDAH distrai demais, mas nao me impede de seguir meu sonho, continue você vai muito longe !
Valeu amigo. Também padeço do mesmo problema, mas às vezes é até uma vantagem, principalmente quando é algo engajante, aí a gente consegue focar até demais. Mas não desista mesmo, uma boa parte dos programadores mais bem sucedidos tem TDAH.
Sou dev com quase 4.6 anos de experiência na área e só tem um ano que descobri que tenho TDAH, tinha 25 quando descobri então não desista. Eu tive que lutar muito e continuo lutando muito pra conseguir me manter bem na área e valeu o esforço
Parabéns pelo conteúdo Robson! Acho que agora encontrei um incentivo a voltar aos estudos em programação. Acredito que essa é uma dúvida da maioria que está começando. A gente quer aprender a teoria mas também aplicada. E depois de tudo, como ingressar no mercado de trabalho. Seu conteúdo dará um norte pra muitos. Parabéns!
Muito obrigado. A idéia é essa, compartilhar a pouca experiência que adquiri até vó momento e ajudar a quem está começando ou recomeçando seus estudos.
Estou gostando muito do conteúdo! Atualmente, estou estudando programação junto com inglês, PHP, JavaScript, CSS e HTML. Tenho o objetivo de trabalhar no exterior e estou me esforçando para mudar de profissão. Sei que não está sendo fácil estudar programação, mas estou determinado a trilhar esse caminho. Espero conseguir alcançar meus objetivos e ter sucesso nessa nova jornada!
Então o negócio é primeiro copiar e colar algo que está em dúvida, e após conseguir um código que funcione, tentar ler ele passo a passo na busca de aprendê-lo?
É uma das formas, mas não apenas isso. Por exemplo no dia a dia a gente usa muitas bibliotecas que já tem funções prontas, como bibliotecas de gerenciamento de datas ou de gerenciamento de estados em formulários. Para usar estás bibliotecas você precisa ler a documentação, mas conseguir usar de forma prática deve ser a primeira prioridade. Assim você consegue entender como funciona e criar seus próprios códigos, como os que eu coloquei de exemplo. A principal diferença entre o Black Box e o método tradicional é primeiro aprender na prática e depois se especializar na teoria. Você aprende muito mais analisando códigos prontos e recriando conforme a sua necessidade, do que estudando tudo na teoria e tentando aplicar na prática sem nenhuma concisão. Não é sobre copiar e colar código e sim sobre entender como os conceitos se relacionam entre si na prática e poder utilizá-los como realmente importa, que é produzir código que funcione.
Gostei do vídeo, mas você pouco ou nada falou sobre o Black Box AI. Por que não faz um vídeo explicando o passo a passo desde baixar e instalar esta ferramenta?
Cara lhe achei por acaso e cara sua história é muita inspiração e já me inscrevi no canal mas gostaria de lhe fazer uma pergunta: Como você começou como voluntario em uma empresa na Escócia como voluntario a sua empresa atual pediu referencias desta empresa voluntaria ? Se sim como seria uma carta de recomendação ou só um documento ?
Valeu. A empresa da Escócia ofereceu em troca do voluntariado apenas colocar no LinkedIn e no site deles. Porém a empresa que trabalho atualmente não pediu nenhuma referência, já que eles já haviam analisado meu currículo e LinkedIn.
Valeu. Quanndo eu comeceio, resolvi me dedicar em tempo integral. Estudava em média 8h, mas as vezes chegava até mesmo a 12 h e quando surgia algum bico estudava 3-4 h. Depois de mais ou menos 3 meses consegui um voluntariado para uma empresa da Escócia e também resolvi me dedicar em tempo integral, então naturalmente já estava aprendendo no trabalho, mas ainda assim dedicava mais 2 ou 3 h por dia para me aperfeicçoar. Na programação a gente nunca para de estudar na verdade.
Com certeza. É uma forma de conseguir aplicar os conceitos de lógica na prática. Claro que cada pessoa tem as suas formas de aprender mais eficientemente, mas essa é a forma que eu mais gosto de estudar, inclusive lógica que é tão importante. Só pra dar um exemplo, você pode pegar algum conceito de lógica que queira praticar e buscar algum código da linguagem da sua preferência que use este conceito (existem muitos por aí). E com base nisso você vai entendendo melhor e podendo utilizar desde o início, ao mesmo tempo que consegue visualizar na prática o uso do conceito em questão.
Isso de ficar entediado assistindo aula, é tenso. Eu tenho isso tbm, muito obrigado por n me sentir mal "copiando" sem entender muitas vezes kkk.. Contanto que isso va se massificando, a ponto de começar a se ambientar e entender né.. Parabéns pelos videos Top!
Exatamente. Para muitas pessoas, assim como eu, às vezes é difícil aprender se o conteúdo é entediante. Mas se a gente consegue visualizar na prática, até a parte entediante acaba sendo mais agradável.
Eu tenho o curso Origamid, e vey, chataaao. Vou ignorar todos os vídeos que explicam elementos isolados e vou partir logo pra sessão que o professor cria um projeto do zero. Aí uso os vídeos específicos pra consulta.
ei man eu tbm to vendo o curso da origamid tbm to achando mt chato oq vc fez para entender aquela parte de funcoes de animacoes de scroll e tals ???????@@ferreira8800
Há muitas referências, principalmente no campo de testes, mas como eu adaptei este método para o aprendizado, não sei se existe alguma referência nesse sentido. De qualquer forma seguem alguns materiais para estudo, caso esteja interessado: www.codecademy.com/article/black-box-programming www.techtarget.com/searchsoftwarequality/definition/black-box www.codingninjas.com/codestudio/library/black-box-testing
Meu maior defeito é fazer curso atrás de curso, focar muito na teoria e praticar pouco. Estou há 9 meses assim e a comparação com as pessoas que aprendem mais rápido é bem alta. Mas enfim, só me resta não desistir rs.
Isso aí. A comparação com os outros é inútil. Eles não vão trilhar os seus caminhos nem você os deles. Mas uma boa dica é praticar bastante com sites como frontendmentor, no caso do frontend, pois eles tem projetos reais e desafios que simulam o que o desenvolvedor front-end encontra no dia a dia trabalhando.
Valeu pela dica! Me identifiquei muito quando você falou sobre o problema em querer aprender os mínimos detalhes. Eu sou muito assim, quero entender tudo, anotar tudo, e muitas vezes acabo deixando a prática de lado. Espero vencer essa barreira e conseguir alcançar o meu objetivo de me tornar um programador.
Mano estou estudando a partir do zero msm. Como vc conseguiu aprender tantas tags, meta-tags, atributos em tão pouco tempo? Agr sei pq mta gente desiste kkk. Vejo as video aulas do curso que tenho, professor ensina bem cada detalhe, mas estou tendo dificuldades pra assimilar tudo, e nem entrei no avançado ainda.. Dps seria possivel vc fazer um novo vídeo aplicando esse método pra um nível beeem mais baixo?😅
Cara, sinceramente esse método preza justamente isso: você não precisa saber tudo de uma vez e sim o principal. O cara pode ter 20 anos como programador que ainda assim vai precisar pesquisar coisas muitas vezes básicas, simplesmente por que o cérebro tem uma capacidade limitada de armazenar informação. Não se apegue demais aos detalhes, afinal não é eles que fazem a diferença e sim você conseguir ser produtivo. Primeiro foque nas coisas principais e só depois nos detalhes. E mesmo assim, quando focar nos detalhes, foque apenas nos mais importantes. Não gaste energia com coisas que não serão frutíferas.
Robson ,primeiro, parabéns pelo seu conteúdo , e crescimento do seu canal !! Mas gostaria de lhe perguntar quanto tempo você levou para aprender o inglês "suficiente"e quantas horas por dia estudava , para se candidatar as primeiras vagas internacionais de forma voluntaria?
Valeu. Sinceramente quando me candidatei não sabia se meu inglês era suficiente, mas após fazer a primeira entrevista percebi que era. O tempo que eu estudava por dia era variável e como estava desempregado eu estudava umas 10 horas por dia entre programação e inglês, quando estava com bastante tempo. Mas só que me ajudou a avançar bastante foi consumir bastante conteúdo de programação em inglês, pois assim fui aumentando meu vocabulário na área de tecnologia, que é bem específico. E também o aplicativo Tandem que ajuda bastante a praticar. Tente usar o tandem para conversar com pessoas de outros países e isso vai lhe ajudar muito com o inglês.
@@asaventurasderobson Você é uma inspiração , obrigado pelas dicas vou inserir em meu dia dia , esse app mesmo Tandem parece ser muito bom , tanto quanto o freeCodeCamp é para codar , Agora é focar valeu mesmo pelas dicas!!
Robson, excelente vídeo. Seria interessante fazer um sobre como usar a IA para otimizar os estudos. Estou estudando Python e com o auxílio do ChatGPT estou conseguindo absorver bem mais rápido vários conceitos mas claro: cada um deve aprender da forma como acha melhor nessa caminhada.
Valeu. Eu vou fazer algo do tipo. Eu até criei uma aplicação para utilizar a API da OpenAI para ensinar programação e pensei em disponibilizar para os inscritos, mas os custos da API são altos demais e acabei abandonando a ideia. Mas ainda assim vou fazer um vídeo mostrando como usar o ChatGPT para aprender programação, também acho muito útil.
Se for específica de desenvolvimento web e o seu objetivo é ser um desenvolvedor web, talvez seja melhor esse formato para você aprender, mas eu acho que seria equivalente a fazer um curso específico e não vejo como seria diferente fazer uma faculdade de desenvolvimento web ou um curso específico de desenvolvimento web, além claro do título de curso superior, que muito pouco faz diferença no mercado de trabalho.
Olá. Para estudar não precisa. Para trabalhar seria melhor um mais robusto, mas também não é necessário. O meu notebook tenho há uns 3 ou 4 anos e foi bem acessível. A única coisa que fiz quando comecei a trabalhar foi colocar mais memória RAM, mas é um investimento que vale a pena, pois ganhei muito em performance.
Mano, desculpa a natureza da pergunta. Mas, vc acha que terá a mesma performance e desempenho da galera que já começou a programar desde os 18. E outra dúvida, vc ou acha que ganhará bem no futuro (está satisfeito com o que tá fazendo)?
Acho que terei mais performance que alguns e menos que outros. Eu sou um pouco lento na digitação, mas palavras por minuto é métrica de datilógrafo, não de programador. Sempre vai ter alguém alguém melhor que a gente, mas isso não impede que eu dê o meu melhor. E sim, acho que ganharei relativamente bem no futuro. Mas esse não foi o principal motivo de eu ter entrado para a área.
E bom também. Mas depois tem o trabalho de reaprender com a linguagem de programação, eu prefiro já aprender com uma linguagem para ganhar tempo. Mas toda forma que funcione é sempre bem vinda.
Não entendo como isso serve para um profissional, na maioria das empresas você tem que trabalhar em equipe para fazer o código, mas como você faz isso quando não entende nem oque você esta digitando no código? Acho melhor eu perder tempo aprendendo a lógica do código, pelo menos vou estar entendendo efetivamente de que forma estou usando a lógica e manipulando ela. É isso, apenas minha opnião, acho que isso serviria melhor para programação competitiva onde o enfoque realmente é a prática.
@@asaventurasderobson percebi hehe... Irmão, curti teu trabalho. Já me inscrevi e vou acompanhar, pois eu tenho que aprender a programar. Só que tem um pequeno difícil detalhe: eu já tenho 42 anos, não manjo nada de tecnologia praticamente. Estou no segundo semestre em TIC, tô fazendo um monte de curso desde infraestrutura, linguagens de programação, sistemas operacionais, etc, etc, etc...vou tentar meu, embora o mercado rejeite um pouco, se não conseguir um trabalho, pelo menos vou aprender alguma coisa. Se não der, volto pra vida de vigilante onde fiquei 20 anos.... Valeu tchê!
@@robertovargas2270 cara, não digo que seja fácil, mas dá pra conseguir com dedicação. E o mercado não rejeita por idade, aliás é uma das poucas áreas. Eu comecei ano passado, com 32 anos. Então a idade não é um problema. Mas boa sorte pra ti e que possa começar profissionalmente logo.
Gostou das dicas? Deixe um like e se inscreva para apoiar o canal. E também deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito valiosa para o canal.
Já de cara oq tá nítido pra mim é: programação é pura prática. O cara tem que ir codando, fazendo, mesmo q seja de início só copiando alguém, e de tanto fazer a gente vai memorizando, praticando a lógica, e os conceitos aos poucos, naturalmente, vão sendo consolidados na mente. Só da pra aprender mesmo, fazendo.
Eu aprendo muito na prática também. Para mim parece fixar mais e também tornar mais interessante para aprender a teoria. Se for ao contrário eu me sinto muito entediado. Mas dessa forma a gente está sempre aprendendo algo realmente útil.
Foi assim que eu aprendi na época que eu tinha 16 anos de idade. Eu fui assistindo os vídeos em inglês e fui aprendendo as linguagens de programação e os programas da Adobe.
Cara eu ia falar justamente isso, atualmente estou estudando flutter e em cada modulo existe um desafio consolidando o que você aprendeu com a pratica, de tanto eu "copiar" os códigos do stackoverflow e perguntar ao chatgpt o que cada função daquele código faz, agora tudo começa a fazer sentido na cabeça, é como dizem: "a pratica leva a perfeição" e pra mim o flutter já começa a fazer total sentido quando começo a codar um novo app, e digo mais, de tanta prática que você tiver vai chegar um momento que você vai desenvolver certas tarefas sem "copiar" de lugar algum.
@@EchosderDunkelheit2 e ai irmão, 9 meses depois como está?
parabens pelo canal..conheci hoje..pra mim vc é um cara fora da curva...aprender programação do zero autodidata e ainda trabalhar remotamente para os EUA, não é pra qualquer um
tbm sou autodidata e ja consigo programar sistemas complexos com ia, instalei ontem o blackbox to gostando bastante
Robson te acompanho desde o começo e é nitido como evolui meus parabens você merece !!! Hoje estou cursando na DevMedia e estou aprendendo bastante e apanhando por não ser acostumado a estudar lendo sem uma video-aula ja que o TDAH distrai demais, mas nao me impede de seguir meu sonho, continue você vai muito longe !
Valeu amigo. Também padeço do mesmo problema, mas às vezes é até uma vantagem, principalmente quando é algo engajante, aí a gente consegue focar até demais. Mas não desista mesmo, uma boa parte dos programadores mais bem sucedidos tem TDAH.
Sou dev com quase 4.6 anos de experiência na área e só tem um ano que descobri que tenho TDAH, tinha 25 quando descobri então não desista. Eu tive que lutar muito e continuo lutando muito pra conseguir me manter bem na área e valeu o esforço
@@estudosf5287ainda bem que só descobriu dps mano😂❤
sou apenas um entusiasta, gostei do seu video, não sou programador , mas gostaria de me tornar um! qual seria sua dica em como começar?
Pela primeira vez, e já me inscrevi muito bom parabéns.❤🎉
Obrigado por compartilhar sua história e suas decisões, pode ter certeza que vc contribui muito com todos do canal, obrigado ❤
Parabéns pelo conteúdo Robson! Acho que agora encontrei um incentivo a voltar aos estudos em programação.
Acredito que essa é uma dúvida da maioria que está começando. A gente quer aprender a teoria mas também aplicada. E depois de tudo, como ingressar no mercado de trabalho.
Seu conteúdo dará um norte pra muitos.
Parabéns!
Muito obrigado. A idéia é essa, compartilhar a pouca experiência que adquiri até vó momento e ajudar a quem está começando ou recomeçando seus estudos.
Estou gostando muito do conteúdo! Atualmente, estou estudando programação junto com inglês, PHP, JavaScript, CSS e HTML. Tenho o objetivo de trabalhar no exterior e estou me esforçando para mudar de profissão. Sei que não está sendo fácil estudar programação, mas estou determinado a trilhar esse caminho. Espero conseguir alcançar meus objetivos e ter sucesso nessa nova jornada!
top o cenário novo, voa meu querido!!
Valeu. Meio improvisado aqui, mas queria deixar mais agradável aos olhos.
Muito bom o vídeo, estou aprendendo programar há 3 meses. Vou colocar suas dicas em pratica.
Valeu e boa sorte.
Show de bola de vídeo!!! Bora pra cima!!!
Valeu. Bora.
GOSTEI DA DICA SHOW
Então o negócio é primeiro copiar e colar algo que está em dúvida, e após conseguir um código que funcione, tentar ler ele passo a passo na busca de aprendê-lo?
É uma das formas, mas não apenas isso. Por exemplo no dia a dia a gente usa muitas bibliotecas que já tem funções prontas, como bibliotecas de gerenciamento de datas ou de gerenciamento de estados em formulários. Para usar estás bibliotecas você precisa ler a documentação, mas conseguir usar de forma prática deve ser a primeira prioridade. Assim você consegue entender como funciona e criar seus próprios códigos, como os que eu coloquei de exemplo. A principal diferença entre o Black Box e o método tradicional é primeiro aprender na prática e depois se especializar na teoria. Você aprende muito mais analisando códigos prontos e recriando conforme a sua necessidade, do que estudando tudo na teoria e tentando aplicar na prática sem nenhuma concisão. Não é sobre copiar e colar código e sim sobre entender como os conceitos se relacionam entre si na prática e poder utilizá-los como realmente importa, que é produzir código que funcione.
@@asaventurasderobson Entendi, obrigado!
Gostei do vídeo, mas você pouco ou nada falou sobre o Black Box AI. Por que não faz um vídeo explicando o passo a passo desde baixar e instalar esta ferramenta?
Sou fã do seu trabalho, tava focado estudando ,porém perdi um parente , fiquei com minha rotina bagunçada. Estou procurando força pra volta
Sinto muito amigo. Te desejo força nesse momento e o sucesso que a sua dedicação certamente trará.
Obrigado por compartilhar !
Valeu. Tmj.
Cara lhe achei por acaso e cara sua história é muita inspiração e já me inscrevi no canal mas gostaria de lhe fazer uma pergunta: Como você começou como voluntario em uma empresa na Escócia como voluntario a sua empresa atual pediu referencias desta empresa voluntaria ? Se sim como seria uma carta de recomendação ou só um documento ?
Valeu. A empresa da Escócia ofereceu em troca do voluntariado apenas colocar no LinkedIn e no site deles. Porém a empresa que trabalho atualmente não pediu nenhuma referência, já que eles já haviam analisado meu currículo e LinkedIn.
mais robson depois de um tempo usando este medo,vou ter q decorar linha de codigo para aprender ele?
Olá, poderia passar dicas de sites para aprender typescript ? No caso para praticar.
Eu usei praticamente só o TH-cam. Tem bastante material, até mesmo em português.
Olá, te vi no canal do José Lino MZ, também estudo programação, força pra nós :)
Valeu e boa sorte.
Oi Robson, muito bons e inspiradores seus vídeos! Quantas horas de aula você costumava tirar por dia?
Valeu. Quanndo eu comeceio, resolvi me dedicar em tempo integral. Estudava em média 8h, mas as vezes chegava até mesmo a 12 h e quando surgia algum bico estudava 3-4 h. Depois de mais ou menos 3 meses consegui um voluntariado para uma empresa da Escócia e também resolvi me dedicar em tempo integral, então naturalmente já estava aprendendo no trabalho, mas ainda assim dedicava mais 2 ou 3 h por dia para me aperfeicçoar. Na programação a gente nunca para de estudar na verdade.
Como você fez para conseguir o visto estando aqui no BR?
Olá. Não é necessário visto para trabalhar como Contractor, que é o meu caso.
Pra quem tá iniciando e estudando Lógica da Programação, seria uma boa ideia usar esse método?
Com certeza. É uma forma de conseguir aplicar os conceitos de lógica na prática. Claro que cada pessoa tem as suas formas de aprender mais eficientemente, mas essa é a forma que eu mais gosto de estudar, inclusive lógica que é tão importante. Só pra dar um exemplo, você pode pegar algum conceito de lógica que queira praticar e buscar algum código da linguagem da sua preferência que use este conceito (existem muitos por aí). E com base nisso você vai entendendo melhor e podendo utilizar desde o início, ao mesmo tempo que consegue visualizar na prática o uso do conceito em questão.
@@asaventurasderobson Vou tentar usar essa sua dica. Obrigado por responder. Sucesso!🤝🏼
@@nojosaneto tmj
excelente video man! esta sendo otimo para minha jornada na programaçao do 0 ! otimo conteudo!
Valeu
Cara obrigado por aparecer,você está me incentivando muito obrigado.
Valeu
Isso de ficar entediado assistindo aula, é tenso. Eu tenho isso tbm, muito obrigado por n me sentir mal "copiando" sem entender muitas vezes kkk.. Contanto que isso va se massificando, a ponto de começar a se ambientar e entender né.. Parabéns pelos videos Top!
Exatamente. Para muitas pessoas, assim como eu, às vezes é difícil aprender se o conteúdo é entediante. Mas se a gente consegue visualizar na prática, até a parte entediante acaba sendo mais agradável.
Eu tenho o curso Origamid, e vey, chataaao. Vou ignorar todos os vídeos que explicam elementos isolados e vou partir logo pra sessão que o professor cria um projeto do zero. Aí uso os vídeos específicos pra consulta.
ei man eu tbm to vendo o curso da origamid tbm to achando mt chato oq vc fez para entender aquela parte de funcoes de animacoes de scroll e tals ???????@@ferreira8800
alguma referência sobre esse método black box?
Há muitas referências, principalmente no campo de testes, mas como eu adaptei este método para o aprendizado, não sei se existe alguma referência nesse sentido. De qualquer forma seguem alguns materiais para estudo, caso esteja interessado:
www.codecademy.com/article/black-box-programming
www.techtarget.com/searchsoftwarequality/definition/black-box
www.codingninjas.com/codestudio/library/black-box-testing
@@asaventurasderobson muito bom! obrigado
Meu maior defeito é fazer curso atrás de curso, focar muito na teoria e praticar pouco. Estou há 9 meses assim e a comparação com as pessoas que aprendem mais rápido é bem alta. Mas enfim, só me resta não desistir rs.
Isso aí. A comparação com os outros é inútil. Eles não vão trilhar os seus caminhos nem você os deles. Mas uma boa dica é praticar bastante com sites como frontendmentor, no caso do frontend, pois eles tem projetos reais e desafios que simulam o que o desenvolvedor front-end encontra no dia a dia trabalhando.
Valeu pela dica! Me identifiquei muito quando você falou sobre o problema em querer aprender os mínimos detalhes. Eu sou muito assim, quero entender tudo, anotar tudo, e muitas vezes acabo deixando a prática de lado. Espero vencer essa barreira e conseguir alcançar o meu objetivo de me tornar um programador.
@@alanjmoreira Estamos na mesma situação, mas esse vídeo ajudoou de alguma forma.
Mano estou estudando a partir do zero msm. Como vc conseguiu aprender tantas tags, meta-tags, atributos em tão pouco tempo? Agr sei pq mta gente desiste kkk. Vejo as video aulas do curso que tenho, professor ensina bem cada detalhe, mas estou tendo dificuldades pra assimilar tudo, e nem entrei no avançado ainda.. Dps seria possivel vc fazer um novo vídeo aplicando esse método pra um nível beeem mais baixo?😅
Cara, sinceramente esse método preza justamente isso: você não precisa saber tudo de uma vez e sim o principal. O cara pode ter 20 anos como programador que ainda assim vai precisar pesquisar coisas muitas vezes básicas, simplesmente por que o cérebro tem uma capacidade limitada de armazenar informação. Não se apegue demais aos detalhes, afinal não é eles que fazem a diferença e sim você conseguir ser produtivo. Primeiro foque nas coisas principais e só depois nos detalhes. E mesmo assim, quando focar nos detalhes, foque apenas nos mais importantes. Não gaste energia com coisas que não serão frutíferas.
Qual seu curso?
Parece até magia, tava precisando. 🧙♂️🎉. Vlw!
Tmj 🧙♂️🪄
@@asaventurasderobsonTmj✌
Detalha melhor o método Robson, gostei do conceito, vou aplicar
Robson ,primeiro, parabéns pelo seu conteúdo , e crescimento do seu canal !! Mas gostaria de lhe perguntar quanto tempo você levou para aprender o inglês "suficiente"e quantas horas por dia estudava , para se candidatar as primeiras vagas internacionais de forma voluntaria?
Valeu. Sinceramente quando me candidatei não sabia se meu inglês era suficiente, mas após fazer a primeira entrevista percebi que era. O tempo que eu estudava por dia era variável e como estava desempregado eu estudava umas 10 horas por dia entre programação e inglês, quando estava com bastante tempo. Mas só que me ajudou a avançar bastante foi consumir bastante conteúdo de programação em inglês, pois assim fui aumentando meu vocabulário na área de tecnologia, que é bem específico. E também o aplicativo Tandem que ajuda bastante a praticar. Tente usar o tandem para conversar com pessoas de outros países e isso vai lhe ajudar muito com o inglês.
@@asaventurasderobson Você é uma inspiração , obrigado pelas dicas vou inserir em meu dia dia , esse app mesmo Tandem parece ser muito bom , tanto quanto o freeCodeCamp é para codar , Agora é focar valeu mesmo pelas dicas!!
@@ewertonfrancissantos6912 valeu e boa sorte.
Robson, excelente vídeo. Seria interessante fazer um sobre como usar a IA para otimizar os estudos. Estou estudando Python e com o auxílio do ChatGPT estou conseguindo absorver bem mais rápido vários conceitos mas claro: cada um deve aprender da forma como acha melhor nessa caminhada.
Valeu. Eu vou fazer algo do tipo. Eu até criei uma aplicação para utilizar a API da OpenAI para ensinar programação e pensei em disponibilizar para os inscritos, mas os custos da API são altos demais e acabei abandonando a ideia. Mas ainda assim vou fazer um vídeo mostrando como usar o ChatGPT para aprender programação, também acho muito útil.
Tenho dificuldade pra aprender com curso e pelo freecode, fazer uma faculdade de desenvolvimento web seria uma boa pra aprender de verdade?
Se for específica de desenvolvimento web e o seu objetivo é ser um desenvolvedor web, talvez seja melhor esse formato para você aprender, mas eu acho que seria equivalente a fazer um curso específico e não vejo como seria diferente fazer uma faculdade de desenvolvimento web ou um curso específico de desenvolvimento web, além claro do título de curso superior, que muito pouco faz diferença no mercado de trabalho.
Qual o seu linkedin?
Olá. Tá na pagina inicial do canal. O nickname é robsonthedev.
Robson... tu é gaúcho também? Mora em que localidade?
Opa. Sim, moro próximo à região de Santa Maria.
O que você acha dos cursos da Udemy?
Sinceramente nunca fiz cursos da Udemy, mas ouço falar muito bem no geral.
Pra ser um dev front preciso de um PC potente ?
Olá. Para estudar não precisa. Para trabalhar seria melhor um mais robusto, mas também não é necessário. O meu notebook tenho há uns 3 ou 4 anos e foi bem acessível. A única coisa que fiz quando comecei a trabalhar foi colocar mais memória RAM, mas é um investimento que vale a pena, pois ganhei muito em performance.
Quero aprender muito a programar , pra ter qualidade de vida , não é nem muito pela remuneração , quero ter mais tempo pra mim e pra minha familia
Mano, desculpa a natureza da pergunta. Mas, vc acha que terá a mesma performance e desempenho da galera que já começou a programar desde os 18. E outra dúvida, vc ou acha que ganhará bem no futuro (está satisfeito com o que tá fazendo)?
Acho que terei mais performance que alguns e menos que outros. Eu sou um pouco lento na digitação, mas palavras por minuto é métrica de datilógrafo, não de programador. Sempre vai ter alguém alguém melhor que a gente, mas isso não impede que eu dê o meu melhor. E sim, acho que ganharei relativamente bem no futuro. Mas esse não foi o principal motivo de eu ter entrado para a área.
@@asaventurasderobson Obrigado. Precisava de um depoimento real. Obrigado pela sinceridade e transparência. Obrigado🙌
@@nerdby9 fico feliz em ajudar.
Amigo VOCÊ da aula?
porto alegre?
Portugol também é bom para aprender lógica de programação
E bom também. Mas depois tem o trabalho de reaprender com a linguagem de programação, eu prefiro já aprender com uma linguagem para ganhar tempo. Mas toda forma que funcione é sempre bem vinda.
Cara meu sonho é ser programador, Vou fazer de tudo pra conseguir.
Isso aí, boa sorte.
Não entendo como isso serve para um profissional, na maioria das empresas você tem que trabalhar em equipe para fazer o código, mas como você faz isso quando não entende nem oque você esta digitando no código? Acho melhor eu perder tempo aprendendo a lógica do código, pelo menos vou estar entendendo efetivamente de que forma estou usando a lógica e manipulando ela. É isso, apenas minha opnião, acho que isso serviria melhor para programação competitiva onde o enfoque realmente é a prática.
Que privilégio programar tomando um mate 😂😂😂
Mano, tava derretendo aí?😅
Tava um pouco quente nesse dia e eu desliguei o ventinho pra não atrapalhar o áudio 😂
@@asaventurasderobson percebi hehe... Irmão, curti teu trabalho. Já me inscrevi e vou acompanhar, pois eu tenho que aprender a programar. Só que tem um pequeno difícil detalhe: eu já tenho 42 anos, não manjo nada de tecnologia praticamente. Estou no segundo semestre em TIC, tô fazendo um monte de curso desde infraestrutura, linguagens de programação, sistemas operacionais, etc, etc, etc...vou tentar meu, embora o mercado rejeite um pouco, se não conseguir um trabalho, pelo menos vou aprender alguma coisa. Se não der, volto pra vida de vigilante onde fiquei 20 anos.... Valeu tchê!
@@robertovargas2270 cara, não digo que seja fácil, mas dá pra conseguir com dedicação. E o mercado não rejeita por idade, aliás é uma das poucas áreas. Eu comecei ano passado, com 32 anos. Então a idade não é um problema. Mas boa sorte pra ti e que possa começar profissionalmente logo.
Tome likeee
Valeu
Recomendo Free Code Camp
A Atekkitadev falou de você o ultomo vídeo dela
Eu vi o vídeo dela, muito legal.
Liga um ventilador se vai derreter
Kkkkk, não podia ligar um ventilador por causa do áudio, aí tive que derreter um pouco. E pra ajudar tava tomando um chimarrão pra refrescar 😂
Você está dentro de uma sauna?
Kkk não, mas estava bem quente e desliguei o ventilador por causa do áudio.