Dom Casmurro - Direito e Literatura
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Aprecie o programa "Direito e Literatura", do IHJ (Instituto de Hermenêutica Jurídica), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS, que vale muito a pena para quem, também, se prepara para enfrentar provas que cobrem esta obra-prima de Machado de Assis.
Eu tenho 15 anos e já li vários livros do realismo, acho que dom casmurro é uma das melhores (sem fala do fato que quero ser advogado,e sim dom casmurro aproveita bem sua faculdade,porque afinal ele montou uma acusação a "capitu" de que ela cometeu adultério
Felizes comentários! Estou cada vez mais enamorada dessa obra. Não sei se é ousadia em falar, mas acho DOM CASMURRO, uma das obras mais difíceis de ler e de compreender também, primeiro pela linguagem do próprio Machado, e se formos assistir a história em CAPITU, ficamos também fascinados, com a intensidade emocional colocado na série. Rico, maravilhoso e ESTUPENDO!
Enamorada, gostei da definição Mi!
+milton gestão ambiental Obrigadaaaaaa Mil rsrs
Achei o livro tedioso.
Eu se fosse o Bentinho matava a capitu e o Ezequiel e iria usar do meu dinheiro para viajar pelo mundo.
Moto melhor ter curiosidade para conhecer lugares novos e bonitos, do que ficar dentro de casa com dois inúteis, o filho e a esposa. Quem disse que o casamento é a fonte de felicidade para o homem?
Gente ! Ouvir vocês é de uma riqueza imensurável.... estou aprendendo muito com vocês e melhor de tudo, vou reler todos os livros de Machado. Simplesmente maravilhoso. Muito obrigada pir tanta cultura. Amo ler, amo ouvir vocês! Gratidão!
Interessante como Dom Casmurro é alem da história, Machado apesar de sua vida conseguiu ir e ser além tbm. Inteligente Homem que veiu do "nada " e evoluiu e hoje ainda traz uma força de pensamento através de seus contos. Interessante
Amei a conversa!
Penso que ele aproveitou sim o curso de direito, mas na hora da escrita, quando Bento usa de sua persuasão de advogado para nos convencer da traição.
Adorei o papo e toda sua abordagem, porém, lamento que foi curto.
Parabéns para todos os participantes !
Excelente toda visão sobre a necessidade de um realismo jurídico para o próprio mundo jurídico. A máxima de que "o que está fora dos autos está fora do mundo", aqui cai por terra.
Mentes brilhantes, bravo!
Muito bom, e sempre bom ver mentes brilhantes, brilhando intensamente
Ele faz faculdade em São Paulo (e não na Europa) e se torna advogado. Ou seja, ele aproveitou sim o curso de direito.
Creio que o professor quis dizer que o curso que ele mal aproveitou foi o de teologia (quando ele estava no seminário), embora tenha dito no vídeo que foi o de Direito.
Perfeito, fez a faculdade em São Paulo e se tornou a profissão dele.
Excelente temática. Pena que um interrompe o outro.
Desde a primeira vez que li aos 14 anos, achei Bentinho paranóico. Inclusive Machado de Assis gosta de criar personagens com questões psicológicas marcantes. Em o Alienista e em Memórias Póstumas, por exemplo, fez o mesmo.
Simplesmente incrível.
Bom dia! Pensamos que Machado de Assis! Não apenas seguidor do grande literaturato inglês !Mas também segue os passos do Pai da psicanálise!
Mas a obra Dom Casmurro! Se passa num ambiente super psicanalitico , que nos remete a frase(" ser ou não ser ")Quanto a contribuição para o direito e apenas citações do mesmo! Observamos ! Que a preocupação de do literaturato não era mostrar sua maestria em direito! Mas usar sua desenvoltura para flertar a poesia e a psicanálise ! Envolvendo o leitor a obra de século passado com uma trama que não caduca! O domínio da escrita faz levar aos críticos chamá-la de obra rasa! Pensamos :"Que o Bentinho era um ser frágil, embebedado, pela sedutora e resolvida Capitulina...(..." Haja vista sua ardilosa trama de fazer D.Glorisa se apaixonar por ela... a tendo como mulher perfeita para Bentinho!....)
O livro é chato.
Bentinho deveria viajar pelo mundo para conhecer lugares nos e quem sabe outras mulheres.
Talvez ele só esteja atraído pela Capitu pq não conheceu outras mulheres.
Os livros de aventura são sempre mais ricos e interessantes.
Exala poesia 😍
aos 7:50 (+/-) ele lembra da tentedencia semelhante a qual freud tb passava. Ainda pode-se encaixar ai, nietzsche (alemanha), augusto dos anjos (aqui), darwin (na inglaterra, quase q em oposição). Nessa epoca o mundo tava louco...
Excepcional!!!
Brilhante!
Mano, eles não esperam o outro terminar de falar kkkkkkkk disso dá uma aflição
Talvez o melhor programa do Brasil, parabéns por esse elixir de conhecimento.
Audiolivro "Dom Casmurro": th-cam.com/video/bm_Yb9NiHMc/w-d-xo.html
Formidável.
Fui visitar um médico amigo de nossa família. Em dado momento o telefone tocou, em outra sal. Ele foi atender: voltou sorrindo e disse-me: "mulher quando quer dar." Pensem nisso...
Os apresentadores citam que Bentinho foi estudar direito na Europa, isto está correto? Pensei ser em São Paulo, eu li errado?
+Victor Oliveira São Paulo. Pra Europa foi Brás Cubas.
Victor Oliveira também fiquei confuso
No tempo 3:07 o apresentador diz que leu o fato de como Bentinho adquiriu o apelido de Dom Casmurro. PQP, essa p**ra está na página 1 da obra. Esses caras leem resuminho e bancam de expert para cima dos trouxas. Coisa de gente rasa em conhecimento, típico de quem faz Direito no Brasil desde a segunda metade do século passado para cá.
@@diegocosta1615 não entendi o que você quis passar
@@TH-campess Olá, tudo bem? Faz bastante tempo que escrevi isso. Relendo agora, reconheço em mim um certo ressentimento frente ao curso de Direito que frequentei e às pessoas que lá conheci. É como se xingando os apresentadores, estivesse xingando a meus professores que, sim, era rasos em saber. P'ra não dizer que é sem sentido, posso lembrar quando usavam de subterfúgios e pompas, como a permeação de suas frases de termos latinos, como se isso desse maior sustância às suas argumentações, quando suas ideias eram facilmente alcançáveis via silogismo. O que quero passar, então, é minha raiva com o falso espetáculo protagonizado por pessoas de conhecimento médio que, escondendo-se atrás de títulos sociais, mascaram sua pobreza intelectual. Não reassisti ao vídeo, por preguiça mesmo, mas acho que estava cego pela meu ressentimento ao infligir o que pensava de meus professores e colegas de sala aos apresentadores. Por isso, deixo aqui minhas sinceras desculpas!
Amei
O CiúMe é a questão principal como em Otelo ,!!!! Na minha opinião o Bentinho era inseguro porque foi influenciado pela mãe e pelo Agregado
Não esqueçam do adágio: Fogo de morro acima. água de morro abaixo, e mulher quando quer...
Gênios!
Belíssimo canal, vou explorar tudo que eu puder aqui....
Papo interessante nesse aniversário do Machado
:)
Ninguém é obrigado a gostar, mas fico muito curioso pra saber o que se passou na cabeça dos responsáveis pelos dislikes
Cara, mesmo que todo mundo aí só tivesse falado besteira ainda deveríamos agradecer pela postagem
Leandro the light , Só pode ser dos famosos bacharéis, que estão se sentindo diminuído por Machado de Assis.
Está no Houaiss: oblíquo:
1 que se desvia tanto do paralelismo quanto da perpendicularidade; inclinado
2 que não é direito ou reto; torto, tortuoso, vesgo
3 que não segue o menor caminho ou o caminho em linha reta; indireto
4 cujo caráter é pouco reto ou claro; malicioso, dissimulado, ardiloso
Também está no Houaiss:
1 dissimulado que sofreu dissimulação; encoberto, disfarçado
2 que ou aquele que dissimula com frequência; fingido, hipócrita, falso
No tempo de Machado de Assis, existia e até hoje existe e existirá imenso preconceiro contra os ciganos. Eram espertalhões, enganadores, vigaristas, mentirosos e ladrões de crianças, portanto, esses defeitos foram dados à Capitu.
Agora, nós dizemos adicionalmente: Fogo de morro acima, água de morro abaixo e mulher quando quer...
Não há que discutir filigranas literárias: Capitu traiu Bentinho, sim!
Na parte do beijo entre a Capitu e o Bentinho, acho que quem os pegou de surpresa fora a mãe e não o pai, certo?
FOi sim a mãe
muito bom
Excelente.
Estão falando do Alexandre de Moraes? 😅
Brincadeira à parte, ótima conversa👏🏻
Que papo gostoso!
Super!
Ainda encontramos traços de inteligencia dedutiva!
gosto muito machado de assis
fernando pessoa, pouco tempo depois
Niilista.
Fugiu completamente da obra... direito é direito ... literatura é literatura... vivo no Brasil e não acredito de jeito nenhum em direito e lei, infelizmente! Diálogo vazio e fuge completamente da obra... que pena!!!
Ess
Os bacharéis tudo irritadinhos pq o Fischer disse o Bentinho não absorveu quase nada da graduação haha. Bom, de fato tal graduação tem muita pouca relevância na história contada. Nada que se aproxime do deboche que o Brás Cubas faz da mesma graduação em seu romance homônimo. Formação jurídica, a rigor, só atrapalha as boas histórias. Avante.
Muito bom, a apresentação . Mas ,calma -la ,quando um burru fala o outro escuta.
Também não gostei da atitude do apresentador e dos convidados. Não têm postura no bate papo.
óo
O apresentador precisa cuidar para não falar por cima da fala dos entrevistados.
Assistência 🤣
Boa conversa. Apresentador péssimo.