53:00 - Ainda se fala de trem bala de sp a Campinas até hoje, por isso que amo essa mulher até hoje, seu legado nunca será esquecido, te amo Maria Tavares
Sou economista pós graduado. Maria da Conceição era uma leitura fascinante para entender as transmutações da moeda nos anos iniciais da década de oitenta em um contexto de indexalização monetária e hiperinflação. Também os grandes clássicos acerca dos desafios para a nossa industrialização, teses acadêmicas de máxima relevância quando ainda focávamos, numa boa parte do mundo, em políticas de estabilização e crescimento econômico. Alguém de grande sofisticação em contribuir para as ciências econômicas no Brasil e o tão mais longe que pôde alcançar.
Já plantaram uma muda de ipê branco no bosque da UNICAMP. Contou com a presença de Laura Tavares, filha mais velha de Conceição, cuja aparência me deixou confusa e assustada, achei que era a própria mãe que estava plantando uma árvore! Conceição escreveu livros (e crônicas e teses), teve filhos e TORNOU-SE uma árvore, que vai ficar bela e florida daqui a algumas décadas.
Grato pela disponibilização da palestra. Muito bom ouvir a fala da saudosa Maria da Conceição. Seu senso de humor e acidez com os antagônicos dão uma tônica didática incrível à fala. Minhas condolências aos familiares da Maria da Conceição. ❤
Ela veio ao mundo, nasceu no Brasil, e o assombrou com sua inteligência, memória, capacidade analítica e de raciocínio. Não alçou postos de poder no estado por isso, e pouquíssimos teriam capacidade de acompanhar o raciocínio dela nos trabalhos do dia a dia. E isso eu lamento muito, ela se foi, me sinto órfão da mente mais brilhante em economia e geopolítica que conheci, e justo quando mais precisamos dela. Todas homenagens a ela não estarão à altura de sua capacidade e brilhantismo intelectual.
Difícil acrescentar algo a sua análise, é exatamente isso que aconteceu. Aliás, é uma prática recorrente na mediocridade brasileira, quem se destaca e demonstra maior capacidade propositiva, frequentemente é ostracizado. Uma pena. Maria Conceição era brilhante.
49:53 Nossa, essa análise da infraestrutura das telecomunicações foi sensacional. Essa permite a divisibilidade do capital, você pode cobrar uma tarifa, os pobres se aproveitam da infra dos ricos (fibra, cabos de comunicação). Foi exatamente isso que aconteceu no Brasil! ❤
Imagino que essa mulher era um gênio notável e mesmo assim, apenas após sua morte ela se tornou altamente atual e popular. O destino dos gênios é serem reconhecidos após sua morte? Percebemos que sim.
Então, nos idos anos 90, os EUA quebraram mais uma vez as pernas do Japão, mas desprezaram os chineses. 3 décadas depois, o modelo de produção chinês se ergueu do chão e praticamente já superaram a economia estadunidense.
Superou"Memu", tanto que os "cabeças de cobra"(máfia chinesa) ainda ganha milhões, com a falsificação de documentos para estrangeiros irem para o "superado"Estados Unidos, superou "muitcho",antes faziam isso para Chineses, agora são para vários estrangeiros!
@@vitor4467Os Estados Unidos é o país mais endividado do mundo; a economia americana só é grande em função disso, e atualmente o país gasta mais pagando juros do que em qualquer outra coisa (e as contas só fecham se houver canetada política aumentando o teto do valor da dívida ou se houver guerra e/ou catástrofe ambiental, que possibilita violar o teto da impressão de moeda e emissão de mais dívida) A economia internacional é uma ilusão perversa. Quem paga a conta é você.
Que discussão tão atual. Parece que está a falar, com suas particularidades, de 2024. Uma pena que os historiadores se afastaram desse debate. Viva Conceição Tavares!
Tem problemas de sincronia, mas tudo bem... Afinal, a falta de sincronia do vídeo é de sincronia com a realidade. Por isso que o Brasil vai ser o eterno "país do futuro", aquele que nunca chega a lugar nenhum que preste - enquanto os países ricos só avançam...
Eu gostei da "briga" no final com o professor Schartz (é esse o nome?). A passivoagressividade dele e ela ficando furiosa e devolvendo em dobro a provocação hahahah. Mas acho que no final ela acertou sobre o Japão: deu ruim. O que gosto mais dela é a capacidade de análise teórica do que está acontecendo no seu tempo. Ela não pretende advinhar o futuro, mas aponta quais poderiam ser os problemas, etc. Inclusive errou muita coisa, mas quem não erra? Quem diz abertamente previsões sobre inúmeros países? Quem diz com sinceridade que uma teoria não explicou o desenvolvimento de tal país, que o aspecto da suprainfraestrutura tem influência em outro. No caso dos EUA ela sempre falou coisas positivas e negativas. Isso é muito mais dificil do que defender uma receita de bolo (marxismo ou liberalismo) e fechar os olhos pra qualquer coisa que não siga o modelo. Ela ri dos modelos, das teorias, das análises pré-fabricadas. Uma deusa. 😊
Essa mulher provavelmente iria quebrar o país, porque a tendência dela é apoiar tudo que há de ruim pra gente como os planos fracassados que arruinaram esse país como o Plano cruzados do Sarney e Plano Collor. O que era bom pra gente, como o Plano real, essa dai foi contra.
Importante que se pleiteie Imposto sobre poluição para arcar com os efeitos deletérios EXTRA-Fronteira, do efeito estufa. parte tagueado para que se compreenda - via inferência E pesquisa - o circuito produtivo-sociológico desta consequência, PARA que se possa DIMENSIONAR a extensão de cada responsabilização e tornar este tributo OBJETIVO. E que ser fazer Isso ou não, DE FORMA ALGUMA, restrinja nosso protagonismo no lidar com essa questão. SEM CHANTAGEM. E com Agência.
Ela não hesita, vai direto e firmemente ao ponto. É imperdoável o Lula com 2 mandatos e a Dilma com 2 mandatos e não colocaram a Maria Conceição Tavares como Ministra da Economia ou Presidente do Banco Central. Este fato acaba dando razão ao Ciro Gomes, que sempre diz que o Lula e o PT se renderam ao capital financeiro especulativo. É lamentável.
Cigarrão no bico era a marca registrada dela.😂 Pora meu, se ela fumou tanto e viveu quase 100 anos e tem gente que nunca fumou e adquire câncer de pulmão. Vai entender. 😂
Só que o Enéas (é este o nome correto) foi um grande gênio e um grande homem. E ele tinha uma das maiores formações intelectuais deste país e do mundo. Só para você ter uma ideia, ele foi elogiado pelo próprio Alckmin POR SER PROFESSOR DE CARDIOGRAMA DE CARDIOLOGIA DOS MÉDICOS! ENÉAS FOI PROFESSOR DE MÉDICOS, MÉDICO E PROFESSOR DE MEDICINA!
Punk Rock é uma cultura exportada advinha por quem?? Sem essa de que o Rock foi coisa de negro, originalmente tem ligações sim, mas instrumentalmente e essencialmente industrializado por anglo-saxônicos...
Foi um deboche, não é? Ela não era marxista e dizia isso tranquilamente. Ela era desenvolvimentista. Keynesianismo, entende? Quer uma sugestão: Chutando a Escada. Explica razoavelmente nossa situação econômica. O problema é aula de TH-camr que não pública, não pesquisa, fica tão somente papagueando resumos de Mises e Hayek. Muitos acham que nos USA não tem Estado na economia. É claro que tem muito Estado, mas também têm grandes corporações. Aliás, a Conceição fala muito de tecnocratas. Para bem entender, sugiro ler J.K. Galbraith. Não era "comunista". Foi professor em Harvard.
@@felipevascar1990na USP ele fez direito, a economia dele é a economia liberal do INSPER… quem dera ele fosse team Tavares, o Brasil estaria muito melhor!!!
O Simples fato dela ter sido contra o plano real deveria ter marcado toda análise sobre tudo que ela fala e desacreditado suas ideias. Mas como ela é de esquerda, aceita-se tudo…relativiza-se tudo. Uma pena, mas economistas como ela não trabalham com a realidade, mas com devaneios.
O plano real foi uma bosta! Eu admito que isso é a verdade! E lamento até o fato de eu usar a palavra "bosta" (em relação ao plano real)! Mas, a inflação - por culpa dos desgraçados políticos - era tão surreal e cruel que chegava facilmente a mais de 40% ao mês! E isso é dado do próprio governo, suponho que tenha sido bem maior!
@@Carcaravoa ninguém sugeriu que nada ou ninguém é ótimo ou não. A questão é que essa economista endeusada pela esquerda, errou e persistiu no erro Ao ficar contra, junto ao PT, do plano Real. É como ser contra o Proer, contra o Bolsa Família ou contra a Lei de RF. Não tem discussão. Ela fala bastante, mas errou mais que acertou. E nunca se redimiu. Visão obtusa, como todo esquerdopata, muitas ideias, mas pouca entrega concreta.
Ela criticou a forma de execução do plano real. Era inviável manter paridade Real/Dolar sem reservas gigantes de dólar. Tanto é que quando o dinheiro acabou o governo pressionado pela alta da inflação que se seguiu abandonou a paridade e passou para metas. O plano era parcialmente bom, mas ela foi sincera em apontar a inviabilidade. No fim a Lei de Responsabilidade Fiscal é que deu o resultado que o plano real prometia. Tanto que o debate atual é sempre sobre controle das contas públicas.
Denuncia não é morrer na praia! Ela mesmo citou nesse vídeo que as forças bélicas e capitalismo organizado geram atraso social e favorece um grupo específico e amordaça quem pensa diferente! Então seu comentário é pior que o conhecimento e qualidades dela uns 100mil anos aproximadamente! E a propósito o que você fez de bom pra humanidade até agora a mais que ela? @@messiasferreiradasilva7780
kkkkkkkkkkkkKkkkKkKkkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkKkKkKkKkKkKkK fábio pompeo é quem sabe. Aposto que você é engenheiro com mba em finanças por uma unicú caça niquel tipo INSPER
GRAÇAS A DEUS PAI TODO-PODEROSO, NUNCA ACEITEI NEM SEQUER FICAR EM UNIVERSIDADE PÚBLICA! OBRIGADO A DEUS, PELA FIELDADE DELE! Quanta verborragia e demagogia, enquanto isso, Suíça, EUA, Holanda, Singapura, Brunei, Emirados e outros estão nadando em dinheiro e aproveitando a vida na felicidade!
(muito) Dificil entender o que ela fala... uma metralhadora de termos técnicos, confuso de se concatenar... QUAL é a linha de raciocínio?! Boa explicação, dito por Einstein, é aquela compreensível por um popular... que certamente não é o caso desta senhora! (e não tem UM corajoso para lhe mandar apagar o cigarro! 😂😂😂)
Podia explicar pra um cavalo que ele não ia entender também. Ela fala claramente, os "termos técnicos" estão no dicionário português, é só prestar atenção e não ter preconceito que dá para entender muito bem. As pessoas são diferentes, na minha experiência esse tipo de comentário é preconceito com quem fala por não ser uma pessoa dentro do padrão de professor de universidade privada tipo os Hoc da vida.
Ela usa termos que apenas pessoas que têm as referências entendem plenamente. O que é normal. Nas universidades públicas, os professores passam a leitura e você apenas entende a aula se tiver lido, nas particulares eles destricham tudo, o nível de exigência é menor por diversos fatores. Tive a experiência de estudar em período integral, depois fui pra uma faculdade de meio período particular. Tenho a convicção que na particular de meio período não entenderiam essa uma simples aula sem ler. Estou fazendo uma analogia com essa palestra
53:00 - Ainda se fala de trem bala de sp a Campinas até hoje, por isso que amo essa mulher até hoje, seu legado nunca será esquecido, te amo Maria Tavares
Continuem postando todas as aulas da professora Maria.
Este vídeo é um bom resumo para quem ainda não assistiu à serie de aulas de Conceição na UNICAMP. Apertem os cintos. É um resumo duca!
Eu assisto tudoooo, formando em Economia aqui
Sou economista pós graduado. Maria da Conceição era uma leitura fascinante para entender as transmutações da moeda nos anos iniciais da década de oitenta em um contexto de indexalização monetária e hiperinflação. Também os grandes clássicos acerca dos desafios para a nossa industrialização, teses acadêmicas de máxima relevância quando ainda focávamos, numa boa parte do mundo, em políticas de estabilização e crescimento econômico. Alguém de grande sofisticação em contribuir para as ciências econômicas no Brasil e o tão mais longe que pôde alcançar.
Viva Maria da Conceição Tavares ❤
Alo reitor. , busto para Conceição !
Bora mobilizar o movimento estudantil na UNICAMP para isso.
Já plantaram uma muda de ipê branco no bosque da UNICAMP. Contou com a presença de Laura Tavares, filha mais velha de Conceição, cuja aparência me deixou confusa e assustada, achei que era a própria mãe que estava plantando uma árvore! Conceição escreveu livros (e crônicas e teses), teve filhos e TORNOU-SE uma árvore, que vai ficar bela e florida daqui a algumas décadas.
Não é possível que é sério isso que vocês estão falando. É feio rir de quem já está falecido, por mais bosta que ela falasse.
Bora lá!
Grato pela disponibilização da palestra.
Muito bom ouvir a fala da saudosa Maria da Conceição.
Seu senso de humor e acidez com os antagônicos dão uma tônica didática incrível à fala.
Minhas condolências aos familiares da Maria da Conceição. ❤
Ela veio ao mundo, nasceu no Brasil, e o assombrou com sua inteligência, memória, capacidade analítica e de raciocínio. Não alçou postos de poder no estado por isso, e pouquíssimos teriam capacidade de acompanhar o raciocínio dela nos trabalhos do dia a dia. E isso eu lamento muito, ela se foi, me sinto órfão da mente mais brilhante em economia e geopolítica que conheci, e justo quando mais precisamos dela. Todas homenagens a ela não estarão à altura de sua capacidade e brilhantismo intelectual.
@@alexanderoliveira1081 nunca nasceu no Brasil!
Difícil acrescentar algo a sua análise, é exatamente isso que aconteceu. Aliás, é uma prática recorrente na mediocridade brasileira, quem se destaca e demonstra maior capacidade propositiva, frequentemente é ostracizado. Uma pena. Maria Conceição era brilhante.
49:53 Nossa, essa análise da infraestrutura das telecomunicações foi sensacional. Essa permite a divisibilidade do capital, você pode cobrar uma tarifa, os pobres se aproveitam da infra dos ricos (fibra, cabos de comunicação). Foi exatamente isso que aconteceu no Brasil! ❤
Imagino que essa mulher era um gênio notável e mesmo assim, apenas após sua morte ela se tornou altamente atual e popular. O destino dos gênios é serem reconhecidos após sua morte? Percebemos que sim.
Então, nos idos anos 90, os EUA quebraram mais uma vez as pernas do Japão, mas desprezaram os chineses. 3 décadas depois, o modelo de produção chinês se ergueu do chão e praticamente já superaram a economia estadunidense.
Os EUA são 10 trilhões de dólares mais ricos. Sim, superou muito 🙄.
@@vitor4467tá desinformado, hein
@@leandropppp Ah eh? Veja o que o FMI mostrou esse ano.
Superou"Memu", tanto que os "cabeças de cobra"(máfia chinesa) ainda ganha milhões, com a falsificação de documentos para estrangeiros irem para o "superado"Estados Unidos, superou "muitcho",antes faziam isso para Chineses, agora são para vários estrangeiros!
@@vitor4467Os Estados Unidos é o país mais endividado do mundo; a economia americana só é grande em função disso, e atualmente o país gasta mais pagando juros do que em qualquer outra coisa (e as contas só fecham se houver canetada política aumentando o teto do valor da dívida ou se houver guerra e/ou catástrofe ambiental, que possibilita violar o teto da impressão de moeda e emissão de mais dívida)
A economia internacional é uma ilusão perversa.
Quem paga a conta é você.
Que discussão tão atual. Parece que está a falar, com suas particularidades, de 2024. Uma pena que os historiadores se afastaram desse debate. Viva Conceição Tavares!
uma diva
Amo ela❤
É engraçado como em 1990 pouquíssimo se falava sobre a China.
Professora Maria da Conceição Tavares ❤
Obrigado pelas postagens, TV Unicamp.
Eu nasci no início da década de 80. China era nada, acabara de sair do socialismo.
Aula magna !
Maria da Conceição Tavares preveu o Make America Great Again. Surreal!!!!
Ela parecia muito com Patrícia Highsmith
Gênia desperdiçada❤
Excelente!!
É duro sermos soberano tendo sido colônia
Poço de domínio e conhecimento do que lecionava. Teria sido a melhor diplomata a contribuir com a política geoeconômica.
Maeee Conceição ❤
Professora, sendo professora, orienta, corrigi, acalma, coloca tudo no seu devido lugar, assim como o tal Braga.
1990 e tão atual
em certo momento o audio perde a sincronia, mas tudo bem... só de ouvir já vale muito
Tem problemas de sincronia, mas tudo bem... Afinal, a falta de sincronia do vídeo é de sincronia com a realidade.
Por isso que o Brasil vai ser o eterno "país do futuro", aquele que nunca chega a lugar nenhum que preste - enquanto os países ricos só avançam...
Mais atual, impossível!
O Futuro nos mostrou que a hegemonia dos EUA não foi abalada pelo Japão, muito pelo contrário, a Conceição estava com a razão.
"La Grande Armée, cada um toma como quer" 19:24 huahauahuahuahuahauhauhauahuah
Como eu queria ter sido ensinado por ela… extraordinária.
Eu gostei da "briga" no final com o professor Schartz (é esse o nome?). A passivoagressividade dele e ela ficando furiosa e devolvendo em dobro a provocação hahahah. Mas acho que no final ela acertou sobre o Japão: deu ruim. O que gosto mais dela é a capacidade de análise teórica do que está acontecendo no seu tempo. Ela não pretende advinhar o futuro, mas aponta quais poderiam ser os problemas, etc. Inclusive errou muita coisa, mas quem não erra? Quem diz abertamente previsões sobre inúmeros países? Quem diz com sinceridade que uma teoria não explicou o desenvolvimento de tal país, que o aspecto da suprainfraestrutura tem influência em outro. No caso dos EUA ela sempre falou coisas positivas e negativas. Isso é muito mais dificil do que defender uma receita de bolo (marxismo ou liberalismo) e fechar os olhos pra qualquer coisa que não siga o modelo. Ela ri dos modelos, das teorias, das análises pré-fabricadas. Uma deusa. 😊
Eterna ❤
Quem dera tivéssemos a professora Conceição como presidente para sempre, sem dúvida estaríamos em outro patamar.
Com esse Congresso Nacional cheio de bolsonariata? Não iria adiantar de nada. 😢
Essa mulher provavelmente iria quebrar o país, porque a tendência dela é apoiar tudo que há de ruim pra gente como os planos fracassados que arruinaram esse país como o Plano cruzados do Sarney e Plano Collor. O que era bom pra gente, como o Plano real, essa dai foi contra.
Importante que se pleiteie Imposto sobre poluição para arcar com os efeitos deletérios EXTRA-Fronteira, do efeito estufa. parte tagueado para que se compreenda - via inferência E pesquisa - o circuito produtivo-sociológico desta consequência, PARA que se possa DIMENSIONAR a extensão de cada responsabilização e tornar este tributo OBJETIVO. E que ser fazer Isso ou não, DE FORMA ALGUMA, restrinja nosso protagonismo no lidar com essa questão. SEM CHANTAGEM. E com Agência.
Ela não hesita, vai direto e firmemente ao ponto. É imperdoável o Lula com 2 mandatos e a Dilma com 2 mandatos e não colocaram a Maria Conceição Tavares como Ministra da Economia ou Presidente do Banco Central. Este fato acaba dando razão ao Ciro Gomes, que sempre diz que o Lula e o PT se renderam ao capital financeiro especulativo. É lamentável.
Cigarrão no bico era a marca registrada dela.😂 Pora meu, se ela fumou tanto e viveu quase 100 anos e tem gente que nunca fumou e adquire câncer de pulmão. Vai entender. 😂
53:00 O Capital exigindo taxas de lucro de curto prazo. Encurtamento do tempo
O poço do ouro ❤
O cigarrinho logo no começo do vídeo é de lei. 😂😂😂😂
E desde quando "cigarrinho" (sic) ou qualquer tipo de coisa ruim para a saúde, foi sequer bom?!
Imaginem ela vendo o Bolsonaro batendo continência para a bandeira americana!
A gata já foi logo ascendendo o malboro pra dar aquela clareada nas ideias. S2
❣
❤❤❤❤❤
2 mestres que se foram esse ano... o Brasil está ficando pobre intelectualmente.
5:10 - O famoso caso de que Deus quis kkkkkk criar o capitalismo
Acho que o professor dela foi o mesmo do Enéias. Porque os dois falam berrando iguais.😂😂😂
Só que o Enéas (é este o nome correto) foi um grande gênio e um grande homem.
E ele tinha uma das maiores formações intelectuais deste país e do mundo.
Só para você ter uma ideia, ele foi elogiado pelo próprio Alckmin POR SER PROFESSOR DE CARDIOGRAMA DE CARDIOLOGIA DOS MÉDICOS!
ENÉAS FOI PROFESSOR DE MÉDICOS, MÉDICO E PROFESSOR DE MEDICINA!
@@ArmandCuryMe desculpe mas você por acaso se deu o trabalho de ler o currículo da ilustre palestrante?
21:40 Hahahahaha
Impressionante como uma pessoa consegue estar errada sobre tudo 😬
Impressionante como tem gente que devia ter ido no lugar dela!
@@LucasOliveira-dm8mbPara esses o Brasil vai muito bem, principalmente do regime "democrático" neoliberal pra cá...
😅😅😅
😒🤨😒
Se tivesse sido professora de economia poderia ter se tornado líder de uma banda de Punk Rock, possivelmente formando uma parceira com o João Gordo.
Mas, aí, teria feito até os roqueiros fugir de perto!!! Melhor, não... Hahaha.
Punk Rock é uma cultura exportada advinha por quem?? Sem essa de que o Rock foi coisa de negro, originalmente tem ligações sim, mas instrumentalmente e essencialmente industrializado por anglo-saxônicos...
Lúcida.
Ta aí a professora do Haddad
Haddad não é formado na USP?
Foi um deboche, não é? Ela não era marxista e dizia isso tranquilamente. Ela era desenvolvimentista. Keynesianismo, entende? Quer uma sugestão: Chutando a Escada. Explica razoavelmente nossa situação econômica. O problema é aula de TH-camr que não pública, não pesquisa, fica tão somente papagueando resumos de Mises e Hayek. Muitos acham que nos USA não tem Estado na economia. É claro que tem muito Estado, mas também têm grandes corporações. Aliás, a Conceição fala muito de tecnocratas. Para bem entender, sugiro ler J.K. Galbraith. Não era "comunista". Foi professor em Harvard.
O Haddad segue política neoliberal, ela era desenvolvimentista. Se o Haddad seguisse o que ela fala, o Brasil tava num lugar melhor.
Maria da Conceição não tem nada a ver com o neoliberal hadad
@@felipevascar1990na USP ele fez direito, a economia dele é a economia liberal do INSPER… quem dera ele fosse team Tavares, o Brasil estaria muito melhor!!!
O
Simples fato dela ter sido contra o plano real deveria ter marcado toda análise sobre tudo que ela fala e desacreditado suas ideias. Mas como ela é de esquerda, aceita-se tudo…relativiza-se tudo. Uma pena, mas economistas como ela não trabalham com a realidade, mas com devaneios.
O plano real foi uma bosta! Eu admito que isso é a verdade! E lamento até o fato de eu usar a palavra "bosta" (em relação ao plano real)! Mas, a inflação - por culpa dos desgraçados políticos - era tão surreal e cruel que chegava facilmente a mais de 40% ao mês! E isso é dado do próprio governo, suponho que tenha sido bem maior!
Com certeza. Quem trabalha com a realidade é você e a direita, obviamente.
É por isso que estamos ótimos né? Maravilha...
@@Carcaravoa ninguém sugeriu que nada ou ninguém é ótimo ou não. A questão é que essa economista endeusada pela esquerda, errou e persistiu no erro
Ao ficar contra, junto ao PT, do plano Real. É como ser contra o Proer, contra o Bolsa Família ou contra a Lei de RF. Não tem discussão. Ela fala bastante, mas errou mais que acertou. E nunca se redimiu. Visão obtusa, como todo esquerdopata, muitas ideias, mas pouca entrega concreta.
Ela criticou a forma de execução do plano real. Era inviável manter paridade Real/Dolar sem reservas gigantes de dólar. Tanto é que quando o dinheiro acabou o governo pressionado pela alta da inflação que se seguiu abandonou a paridade e passou para metas.
O plano era parcialmente bom, mas ela foi sincera em apontar a inviabilidade. No fim a Lei de Responsabilidade Fiscal é que deu o resultado que o plano real prometia. Tanto que o debate atual é sempre sobre controle das contas públicas.
Depois que morre vira uma economista que conhece tudo, mas não fez nada de bom para o Brasil.
Propagar conhecimento entra na sua categoria de "fazer nada" companheiro?
@@felipegaspareto386 Um conhecimento que não gera resultados é o mesmo que nadar e morrer na praia 🏖️
@@messiasferreiradasilva7780 vou me inscrever já no curso no Pablo Marçal!! Pra dar uma remontada na minha vida!!
Denuncia não é morrer na praia! Ela mesmo citou nesse vídeo que as forças bélicas e capitalismo organizado geram atraso social e favorece um grupo específico e amordaça quem pensa diferente! Então seu comentário é pior que o conhecimento e qualidades dela uns 100mil anos aproximadamente! E a propósito o que você fez de bom pra humanidade até agora a mais que ela? @@messiasferreiradasilva7780
@@messiasferreiradasilva7780Resumiu nosso atual neoliberalismo das últimas décadas...
essa senhora era muito ruim . nao sabe nada .
kkkkkkkkkkkkKkkkKkKkkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkKkKkKkKkKkKkK fábio pompeo é quem sabe. Aposto que você é engenheiro com mba em finanças por uma unicú caça niquel tipo INSPER
Quem sabe é vc formado em 3 meses de tik Tok. Ot4rio
GRAÇAS A DEUS PAI TODO-PODEROSO, NUNCA ACEITEI NEM SEQUER FICAR EM UNIVERSIDADE PÚBLICA!
OBRIGADO A DEUS, PELA FIELDADE DELE!
Quanta verborragia e demagogia, enquanto isso, Suíça, EUA, Holanda, Singapura, Brunei, Emirados e outros estão nadando em dinheiro e aproveitando a vida na felicidade!
Melhor ainda para o país que seja verdade a sua fala...
Ah mas é claro, deixa ter o crash pra te ver o que sobra desses países kk
(muito) Dificil entender o que ela fala... uma metralhadora de termos técnicos, confuso de se concatenar... QUAL é a linha de raciocínio?!
Boa explicação, dito por Einstein, é aquela compreensível por um popular... que certamente não é o caso desta senhora!
(e não tem UM corajoso para lhe mandar apagar o cigarro! 😂😂😂)
Podia explicar pra um cavalo que ele não ia entender também. Ela fala claramente, os "termos técnicos" estão no dicionário português, é só prestar atenção e não ter preconceito que dá para entender muito bem. As pessoas são diferentes, na minha experiência esse tipo de comentário é preconceito com quem fala por não ser uma pessoa dentro do padrão de professor de universidade privada tipo os Hoc da vida.
Fora isso, ela não está falando na parada de ônibus com populares, é provavelmente uma palestra para alunos e professores.
Trata-se de uma palestra num evento de economia, por isso os termos técnicos. Não é uma fala para o programa "É de casa"...
Se você não conhece alguns textos que ela escreveu realmente concordo que fica complicado.
Ela usa termos que apenas pessoas que têm as referências entendem plenamente. O que é normal. Nas universidades públicas, os professores passam a leitura e você apenas entende a aula se tiver lido, nas particulares eles destricham tudo, o nível de exigência é menor por diversos fatores. Tive a experiência de estudar em período integral, depois fui pra uma faculdade de meio período particular. Tenho a convicção que na particular de meio período não entenderiam essa uma simples aula sem ler. Estou fazendo uma analogia com essa palestra
Opiniões de maconheires não veles nades.