sou guerreiro de caatinga pela temida e destemida ciosac, sou um estudioso das armas, esse fuzil de Zé Rufino é um artefato histórico, não pela arma que é, mas por tudo que foi feito quando nas mãos desse heroico volante. Sertão!
Nova Roma de bravos guerreiros PERNAMBUCANO IMORTAL IMORTAL! Tá pra nascer um povo mais valente que os pernambucos. Ze Rufino é um herói dos sertões brasileiro.
Mais rapaz, você esteve com o rifle que matou Corisco nas mãos. Quantas honrras. Robério Santos, tenha certeza que você também já é história. Entrevista maravilhosa, uma jovem super educada e conhecedora das histórias do cangaço. É como diz Jessie Quirino, vou me bora pro passado. Valeu demais. Adoro tudo isso.
Sou de palmares-pe. Parabéns por resgatar essas histórias incríveis. Todo nordestino que se preze(além de tantos outros brasileiros de outras regiões) deveria estar inscrito no seu canal. Isso sim é cultura.
Excelente entrevista Robério! Sensacional. O grande Zé Rufino é o Patrono das tropas policiais especializadas de combate em ambiente de Caatinga do Estado da Bahia. Uma singela homenagem dos Guerreiros de Caatinga a este bravo combatente. Quanto ao fuzil uma verdadeira preciosidade histórica. SERTÃO!
Amigos ser nordestino é o maior orgulho de todos, devemos valorizar nossa cultura e tradição. Descendemos de um povo forte. Sou nordestino da paraíba e sempre falo para meus filhos que o maior orgulho da vida deles é ter nascido nesta terra de heróis.
Nossaaaaa imagino a emoção de Robério ao manusear a arma de um dos personagens mais marcante da história do cangaço!!! Pra mim o tenente Zé Rufino foi o mais bravo polícial da história do cangaço!! Parabéns Robério pelo privilégio 👏👏👏
Reni Fraga eu tenho medo de ficar doido. Eu vejo documentários que já vir varias vezes. E sensacional a capacidade dos idealizadores do Cangaço na literatura. Eles investiga a fundo. Parabéns a todos..
Zé Rufino comprovadamente foi o maior comandante de volante de todos os tempos, num período em que a maioria das volantes acumulavam insucessos no combate a lampião, esse valoroso policial resolveu seguir na contra-mão da história, só obtendo vitórias nos combates que participou. Era um homem a frente do seu tempo na arte da estratégia, assim como lampião também era. ..por isso o velho Rufino incomodava muito e rivalizava a altura com Virgulino que estava doido pra lhe dar uma lição ,fato comunicado a corisco um pouco antes de Angicos. Em depoimentos candeeiro e vinte e cinco afirmaram que o único comandante de volante de quem tinham medo era Zé Rufino, apelidado por lampião de "cachorro doido ",ou seja, combate contra a valorosa volante de Zé Rufino era pra "valer ", portanto merece todo o reconhecimento, um busto, uma biografia e uma Companhia Policial que tenha seu nome, pois é uma lenda da Polícia Militar do Estado da Bahia e da história do Brasil.
Durante a campanha de lampião, seu Zé Rufino não era da Polícia Militar da Bahia, era Contratado, como meu pai e mais 6 tios meus, quando a campanha terminou dos 13 contratados de Jeremoabo, 1 voltou a ser vaqueiros e os 12 entraram para a PM Bahia , pesquise nos registros da PM e você verá que a data de ingresso deles na PM aconteceu depois que corisco estava morto
Tua alegria meu amigo Roberio a alegria dos sertanejos meus parabéns pelas tuas reportagens histórias lindas e chocantes sou de Antas Bahia aí pertinho de Jeremoabo .Mais moro em Goiás há 37 anos acompanho suas reportagens todos dias muito interessante
Até hoje é assim, os heróis que mataram os foras da lei não são lembrados. José Rufino merecia um memorial sim.
6 ปีที่แล้ว +5
Mais uma lembrança, se me permite: O fuzil de meu avô tinha gravado um desenho que acho que era o das armas nacionais, e também tinha gravado: "Exército Brasileiro"! Esse fuzil era mais usado para atirar nos bois "erados" que vinham beber água no barranco do rio São Francisco. De dentro das canoas se atirava nos marruás "arribados" os quais ninguém conseguia pegar/domesticar! Aquele remendo deve ter sido usado para consertar provisoriamente um dano causado por uma pancada violenta, tendo em vista que a culatra dessa arma é de construção muito sólida! O estampido do tiro dessa arma é ensurdecedor! Fico imaginando o barulho infernal que houve na grota do Angico; afirmo que muita gente saiu de lá com os ouvidos doendo! Só quem já atirou com esse armamento é que pode imaginar isso com propriedade! Abração! Evandro/Januária/MG.
Mais um documentario show promovido por Robério. Aproveitar o espaço e agradecer a contribuição desta Sra. Que contribuiu e enriquecer a história e o canal 👏👏👏👏👏👏
Belíssimo programa, Robério! Algumas considerações: eu já atirei muitas vezes com esse tipo de arma (Fuzil Mauser 1908) que era de meu avô materno e que o usava para matar onça e gado "arribado" no vale do rio São Francisco. Hoje ele está com um primo meu. Realmente, o coice dele é terrível , mas não era preciso apoiá-lo no braço como disse a senhora. Bastava firmá-lo bem no ombro e atirar normalmente como uma espingarda. O estrago de um tiro dele era terrível. A bala entrava na horizontal e saia girando arrebentando tudo. O furo de entrada é pequeno, mas o de saída é uma verdadeira cratera. Atirei em várias árvores em minha juventude e ainda me lembro nitidamente desses detalhes. Uma última coisa, você notou o "remendo" de sola para ajudar a fixar o mecanismo metálico na culatra de madeira! Esse remendo deve ter muita história! Abraço. Evandro/Januária(MG).
Muito bom!!! Conheci o canal O Cangaço na literatura a pouco tempo e estou fazendo maratona para assistir aos vídeos! Virei um super fã do canal. Sou de São Paulo e não tenho nenhuma ligação familiar com o nordeste. Sempre gostei da cultura e da culinária nordestina, porém nunca havia me aprofundado na história. Eu tinha uma visão sobre o cangaço que um lado era bom e outro ruim, porém isto está mudando conforme assisto aos vídeos. Um grande abraço!!
Parabéns, a história do cangaço é feita por muitos personagens inclusive os q participaram das volantes q combateram os cangaceiros e o ze Rufino foi o mais importante policial q combateu os cangaceiros.
Fuzil mosquefal M 7.62 - M 968 - 5 munições, este ai é um melhoramento do fuzil mosquetão 1924 e fuzil Mauser 1908.fonte: Manual de armamento convencional da PMMG- pgs 100- BH-1991.
Todos os fuzis Mauser que vieram para o Brasil eram alemães. Em militar não se discrimina o primeiro num era do ano de fabricação, portanto um Mauser 924 foi fabricado em 1924, um fuzil 908 foi fabricado em 1908. Já é diferente em se tratando do modelo, pois o fuzil Mauser tem um modelo criado em 1908 "908", cuja alavanca do ferrolho é encurvada se tornando característica no mundo todo desse fuzil.
Meu pai esteve com o filho de Ze Rufino muitas vezes em no Canche. Quando o mesmo trabalhava ali como policial. Queria saber se ele esta vivo ainda. Somos do interior de São Paulo. Meu pai acha que Luiz de Rufino mora em Jeremoabo. Acompanho seus vídeos... Cada um melhor que outro. Forte abraço
Roberio existe batalhões de policia no sertão que usam estratégias das antigas volantes para capturar traficantes especialmente no polígono da maconha.
Um genuíno m968 do contrato brasileiro calibre 7.62 que quem serviu em um tiro de guerra conheçe bem essa arma. Apelidado de a alma do soldado brasileiro.
Jhone Rocha - O MosqueFal 7,62 foi fabricado no ano de 1968 e o anterior a ele foi o Mosquetão .30 fabricado apartir de 1949. Por isso fiquei na dúvida a respeito desse fuzíl ter sido usado no tempo do cangaço. Obs: sou Militar a 18 anos e conheço esses fuzis citados.
Clecio vidal- vc tá certo mesmo eu confundi o modelo. Olhei novamente o vídeo e no caso é o mauser 1908, na hora que eu vi Robério tava com ela deitada. Há uma diferença entre o m968 e o mauser 1908(alem da muniçao) é um detalhe que está a frente da câmara. O rifle do vídeo tem a alça de mira e o m968 só tem a massa de mira. Outro motivo que me levou ao equivoco foi que houve muitas carabinas mauser de fabricação da f n de herstal, foram importadas pelo governo brasilleiro. Eu vi um rifle desses que usava uma munição 7mm (provávelmente o 7x57mm) e que ao redor da cápsula de fogo central havia escrito 7mm rem/umc. Como vc é militar, poderia tirar uma duvida minha: qual o signifcado desse nome rem/umc?
@@jhonerocha3912 oi amigo, A inscrição REM/UMC é a marca da maior fornecedora de armas durante a Primeira Guerra Mundial, até 1970 foi usada esta inscrição. Esta empresa surgiu em 1912, com a fusão da Remington Arms e a Union Mettalic Cartidge Company, em Connecticut/ EUA. Por isso, REM/UMC.👍🤝
Entrevista bem feita, as informações foram passadas de forma clara, simples e objetiva. Fez com a entrevistada tivesse o prazer em contar a história. O plus foram as armas, o que trouxe ainda mais a viajar no tempo das volantes e dos cangaceiros. Sem palavras Robério !!!
Quais cangaçeiros Zé Rufino matou? Faça sua lista aqui!
O Cangaço na Literatura canjica zabelê vila nova
Canjica,Corisco,Azulão e Zabelê
A resposta dele é a melhor: "Diversos", morro de rir com a naturalidade que ele falou isso.
Zabelê
Barra Nova
Sabonete
Mariano
Corisco ...
Antes de matar Corisco, a quem o chamava de diabo loiro, Zé Rufino foi alvejado por ele.
Eita Mestre Robério ,como voçé é competente, sua maneira simples e humilde de conduzir os documentários é algo fantástico
Valeu
Zé Rufino, grande herói do sertão. Parabéns.
sou guerreiro de caatinga pela temida e destemida ciosac, sou um estudioso das armas, esse fuzil de Zé Rufino é um artefato histórico, não pela arma que é, mas por tudo que foi feito quando nas mãos desse heroico volante. Sertão!
Este programa Val da pena rever!
O q eu acho bonito nesta entrevista é a transparências q a neta do tenente Ze Rufino fala sobre o avô! Parabéns! !!
Excelente programa parabéns professor Robério 👍
Que pena um um Homem como Zé Rufino n ter um túmulo
Grande Zé Rufino, homem de coragem. Parabéns pelo trabalho.
Zé Rufino , merecia uma série na netflix ,daria de 10 em qualquer filme de ação.
Eu queria dirigir
Seria muito bom, ainda mais com a direção de quem entende!
eu estou achando que você queria atuar também, não é não?😂😂
E os nazarenos também
Zé Rufino não era protagonista dessa história. Os cangaceiros eram os protagonistas dessa saga.
Cada matéria me surpreende com a riqueza de informações.
Orgulho por esse herói que é conterrâneo do meu amado Pernambuco 👏👏👏
zé rufino manda lembranças a tds k cruzaram seu caminha👍👍👍✌
Gente sou eu sendo entrevistada ,!!! Obrigado por todos os comentarios !! E por favor n deixem a historia do meu avo morrer !!!
Olá
Tenha Orgulho de seu Avô!
Josedek Luiz parabéns viu
MARQUESA de SANTOS neh show de bola
Ótima entrevista. Muito simpática e passou informações valiosas.
Nova Roma de bravos guerreiros PERNAMBUCANO IMORTAL IMORTAL! Tá pra nascer um povo mais valente que os pernambucos. Ze Rufino é um herói dos sertões brasileiro.
lampião também é pernambucano viu ! e foi o cabra mais valente que existiu , quem disse foi o próprio zé rufino
Mais rapaz, você esteve com o rifle que matou Corisco nas mãos. Quantas honrras. Robério Santos, tenha certeza que você também já é história. Entrevista maravilhosa, uma jovem super educada e conhecedora das histórias do cangaço. É como diz Jessie Quirino, vou me bora pro passado. Valeu demais. Adoro tudo isso.
Pra mim, o melhor episódio de todos.
Sou de palmares-pe. Parabéns por resgatar essas histórias incríveis. Todo nordestino que se preze(além de tantos outros brasileiros de outras regiões) deveria estar inscrito no seu canal. Isso sim é cultura.
Veja este th-cam.com/video/d6nPz8Jjbms/w-d-xo.html
Esse canal sem dividas é o mais sensacional sobre cangaço NUNCA TINHA OUVIDO ANTES QUE CORISCO FOI DO MEU 28bc parabéns Robério pela entrevistas
Bom demais escutar essas histórias, agente se sente no cangaço, muito emocionante,😍
parabéns que bela entrevista..
Excelente entrevista Robério! Sensacional. O grande Zé Rufino é o Patrono das tropas policiais especializadas de combate em ambiente de Caatinga do Estado da Bahia. Uma singela homenagem dos Guerreiros de Caatinga a este bravo combatente. Quanto ao fuzil uma verdadeira preciosidade histórica. SERTÃO!
Viva Zé rufino
Amigos ser nordestino é o maior orgulho de todos, devemos valorizar nossa cultura e tradição. Descendemos de um povo forte. Sou nordestino da paraíba e sempre falo para meus filhos que o maior orgulho da vida deles é ter nascido nesta terra de heróis.
Muito boa a materia parabens pelo trabalho! Cledinadia e muito simpatica adorei!
O Cangaço é um universo de personagens incríveis. E a sensibilidade histórica do viveiro, sensacional.
estou muito alegre por conhecido deçentes do zer Rufino
Nossaaaaa imagino a emoção de Robério ao manusear a arma de um dos personagens mais marcante da história do cangaço!!! Pra mim o tenente Zé Rufino foi o mais bravo polícial da história do cangaço!! Parabéns Robério pelo privilégio 👏👏👏
Espetacular entrvista Ze Rufino merece ser lembrado
Mas que programa sensacional é esse????!!! Show Robério.
Quarta tem Antônio Silvino na área
Reni Fraga eu tenho medo de ficar doido. Eu vejo documentários que já vir varias vezes. E sensacional a capacidade dos idealizadores do Cangaço na literatura. Eles investiga a fundo. Parabéns a todos..
Pois é Washington, já virou programa obrigatório pra mim toda semana kkkkk.
Legal, Robério. Não sabia que Corisco tinha servido no 28BC em Aracaju, interessante demais.
Ze Rufino merece tda.as honras
Zé Rufino comprovadamente foi o maior comandante de volante de todos os tempos, num período em que a maioria das volantes acumulavam insucessos no combate a lampião, esse valoroso policial resolveu seguir na contra-mão da história, só obtendo vitórias nos combates que participou. Era um homem a frente do seu tempo na arte da estratégia, assim como lampião também era. ..por isso o velho Rufino incomodava muito e rivalizava a altura com Virgulino que estava doido pra lhe dar uma lição ,fato comunicado a corisco um pouco antes de Angicos. Em depoimentos candeeiro e vinte e cinco afirmaram que o único comandante de volante de quem tinham medo era Zé Rufino, apelidado por lampião de "cachorro doido ",ou seja, combate contra a valorosa volante de Zé Rufino era pra "valer ", portanto merece todo o reconhecimento, um busto, uma biografia e uma Companhia Policial que tenha seu nome, pois é uma lenda da Polícia Militar do Estado da Bahia e da história do Brasil.
Durante a campanha de lampião, seu Zé Rufino não era da Polícia Militar da Bahia, era Contratado, como meu pai e mais 6 tios meus, quando a campanha terminou dos 13 contratados de Jeremoabo, 1 voltou a ser vaqueiros e os 12 entraram para a PM Bahia , pesquise nos registros da PM e você verá que a data de ingresso deles na PM aconteceu depois que corisco estava morto
Os únicos contratados que eram chamados de macacos pelos cangaceiros É Não eram da volante da Bahia como querem alguns
Boa! É isso mesmo.
Muito boa essa entrevista! Parabéns.
Poxa, sou de Salgueiro-Pe, e não sabia que Zé Rufino, era natural daqui. 😐
Tua alegria meu amigo Roberio a alegria dos sertanejos meus parabéns pelas tuas reportagens histórias lindas e chocantes sou de Antas Bahia aí pertinho de Jeremoabo .Mais moro em Goiás há 37 anos acompanho suas reportagens todos dias muito interessante
show de bola entrevista...
Essa mulher tá de parabéns muito simpática e inteligente sabe muito da história
Show de bola essa entrevista. Eu sou fanático pelo Cangaço na literatura.....
Até hoje é assim, os heróis que mataram os foras da lei não são lembrados. José Rufino merecia um memorial sim.
Mais uma lembrança, se me permite: O fuzil de meu avô tinha gravado um desenho que acho que era o das armas nacionais, e também tinha gravado: "Exército Brasileiro"! Esse fuzil era mais usado para atirar nos bois "erados" que vinham beber água no barranco do rio São Francisco. De dentro das canoas se atirava nos marruás "arribados" os quais ninguém conseguia pegar/domesticar! Aquele remendo deve ter sido usado para consertar provisoriamente um dano causado por uma pancada violenta, tendo em vista que a culatra dessa arma é de construção muito sólida! O estampido do tiro dessa arma é ensurdecedor! Fico imaginando o barulho infernal que houve na grota do Angico; afirmo que muita gente saiu de lá com os ouvidos doendo! Só quem já atirou com esse armamento é que pode imaginar isso com propriedade! Abração! Evandro/Januária/MG.
Essas histórias me fascinam.
Parabéns Roberio e Nininho Pelo Otimo Trabalho A Abertura Ficou Linda Principalmente Quando Aparece Lampião em Cores 👏👏👏
Nota 1000 para vc por essa reportagem 😎✌👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom. Ela conhece bem o assunto. Perfeito. Parabéns Robério pelo achado.
Somente um homem BOM armado pode parar um homem MAL armado!!!!
VIVA ZÉ DE RUFINA!!!! HERÓI NORDESTINO!!!!
Magnifico Mosquetão Mauser modelo 1908 em 7 mm Mauser !!! Parabéns !!!
Um ícone
7x57mm
Belíssima entrevista, ô papo bom de ouvir.
Mais um documentario show promovido por Robério. Aproveitar o espaço e agradecer a contribuição desta Sra. Que contribuiu e enriquecer a história e o canal 👏👏👏👏👏👏
Que entrevista fantástica.
Belíssimo programa, Robério! Algumas considerações: eu já atirei muitas vezes com esse tipo de arma (Fuzil Mauser 1908) que era de meu avô materno e que o usava para matar onça e gado "arribado" no vale do rio São Francisco. Hoje ele está com um primo meu. Realmente, o coice dele é terrível , mas não era preciso apoiá-lo no braço como disse a senhora. Bastava firmá-lo bem no ombro e atirar normalmente como uma espingarda. O estrago de um tiro dele era terrível. A bala entrava na horizontal e saia girando arrebentando tudo. O furo de entrada é pequeno, mas o de saída é uma verdadeira cratera. Atirei em várias árvores em minha juventude e ainda me lembro nitidamente desses detalhes. Uma última coisa, você notou o "remendo" de sola para ajudar a fixar o mecanismo metálico na culatra de madeira! Esse remendo deve ter muita história! Abraço. Evandro/Januária(MG).
Notei
Coronha de madeira, desculpem o meu engano!
Atirou correndo?
Muito simpatica e inteligente a neta do Ze rufino! Bem legal essa entrevista!
Muito bom!!!
Conheci o canal O Cangaço na literatura a pouco tempo e estou fazendo maratona para assistir aos vídeos! Virei um super fã do canal. Sou de São Paulo e não tenho nenhuma ligação familiar com o nordeste. Sempre gostei da cultura e da culinária nordestina, porém nunca havia me aprofundado na história.
Eu tinha uma visão sobre o cangaço que um lado era bom e outro ruim, porém isto está mudando conforme assisto aos vídeos.
Um grande abraço!!
MELHOR ENTREVISTA, SEM PAIXÃO.
Sensacional.
E a neta de Ze Rufino....q simpatia!
Assistindo pela terceira vez.
Que aí tá assistindo em outubro de 2019??
😁😁😁
Eu kkk
E hoje que assiste? 11/06/2020
Nossa q legal uma relíquia da história esse fuzil
Maravilha meu brother! Entrevista top das galáxias! Abraço!
Ze Rufino merece uma omenagem especial
Muito lindo isso , quem vive uma vida que vale a pena ser lembrada, nunca morre .
TheWolfBoy Gamer pura verdade.
Zé Rufino, verdadeiro herói.
Demais! essa entrevista com Neta de Zé Rufino muito esclarecedora... salente-se a destreza dela ao manobrar a arma
Gente muito boa essa neta de Rufino parabéns
Que beleza dessa entrevista;a neta de Ze Rufino é muito educada!!parabéns ao canal,sempre trazendo essas entrevistas bacanas p nós!
Gostei muito da Intervista com a neta do Zé Rufino valeu Robério
Parabéns, a história do cangaço é feita por muitos personagens inclusive os q participaram das volantes q combateram os cangaceiros e o ze Rufino foi o mais importante policial q combateu os cangaceiros.
Muito boa matéria, assim como todas que Robério faz.
Rogério santos
Zé. Rufino e acima de tudo um forte tem nossa admiração dos que anda do lado da justiça pena que um pais sem memória
Fez uma baguncinha no cangaço.
Ótima entrevista Parabéns novamente
Roberio .Vc ta de parabéns ,q conversa maravilhosa e q menina educada ,GOSTEI!!!!!!!
As lendas nunca morrem! Por isso,sem caixão pra lampião e Zé Rufino.
otima entrevista roberio adoro historias do ze rufino parabens
Nao foi Lampiao q me fez apaixonar pelo cangaco...Foi ele Ze Rufino
!!!Esse sim eh heroi!
Provavelmente é um fuzil Mauser alemão modelo 1908 , ou uma réplica fabricado na Bélgica pois tem a alavanca curvada , característica dessa arma.
Obrigado pela dica
Fuzil mosquefal M 7.62 - M 968 - 5 munições, este ai é um melhoramento do fuzil mosquetão 1924 e fuzil Mauser 1908.fonte: Manual de armamento convencional da PMMG- pgs 100- BH-1991.
Todos os fuzis Mauser que vieram para o Brasil eram alemães. Em militar não se discrimina o primeiro num era do ano de fabricação, portanto um Mauser 924 foi fabricado em 1924, um fuzil 908 foi fabricado em 1908. Já é diferente em se tratando do modelo, pois o fuzil Mauser tem um modelo criado em 1908 "908", cuja alavanca do ferrolho é encurvada se tornando característica no mundo todo desse fuzil.
Ótimo de de se vê!!! Muito bom
Emocionante o vídeo, parabéns!! Salve Salve de Arapiraca-AL.
otima entrevista parabens e obrigado por compartilhar!
A PM-BA deveria homenageá lo
Elder Rodrigues Barbosa o pais também.....
Concordo plenamente, Grande coronel
Ze Rufino e Manuel Neto, eram os mais respeitados por Lampiao!
Meu pai esteve com o filho de Ze Rufino muitas vezes em no Canche. Quando o mesmo trabalhava ali como policial.
Queria saber se ele esta vivo ainda. Somos do interior de São Paulo. Meu pai acha que Luiz de Rufino mora em Jeremoabo.
Acompanho seus vídeos... Cada um melhor que outro.
Forte abraço
Assista à entrevista, nela falamos de Luiz
Zé Rufino guerreiro Pernambucano!
ótimo vídeo também acho que deve fazer uma estatua do ZÉ Rufino por que ele foi um ótimo volante
Adorei o coveiro rss Bela atitude dele. Fantástico.
Achei que essa senhora fosse boiar sobre o assunto, mas vejo que ela sabe muito e passou boas informações.
Grande entrevista! Parabéns Robério!!!
Muito bacana essa entrevista, uma simpatia a neta de Zé Rufino.
Eles me receberam com muita simplicidade e educação
Adoro conversar com pessoas assim, simples e simpáticas
Em tempo, adorei a abertura nova
Um vídeo espectácular!
trabalho 100% da historia do cangaço nota 1000
ze rufino ..esse sim um herói
Zé rufino 💥
Ate hoje vejo essa entrevista e fico tirando uma onda com ela rsrs
Roberio existe batalhões de policia no sertão que usam estratégias das antigas volantes para capturar traficantes especialmente no polígono da maconha.
Alexandre nos fala como são essas estratégias ...
A Ciosac
Ciosac-pernambuco/Cotar-ceará
Cipe caatinga pmBa, copes pmAl, ciosac pmpe entre outras
Sim, eles se rastejam no meio do maconhal.
Olha eu aí meu amigo idelcastro muito boa está estória
Um genuíno m968 do contrato brasileiro calibre 7.62 que quem serviu em um tiro de guerra conheçe bem essa arma. Apelidado de a alma do soldado brasileiro.
Jhone Rocha - O MosqueFal 7,62 foi fabricado no ano de 1968 e o anterior a ele foi o Mosquetão .30 fabricado apartir de 1949. Por isso fiquei na dúvida a respeito desse fuzíl ter sido usado no tempo do cangaço. Obs: sou Militar a 18 anos e conheço esses fuzis citados.
Clecio vidal- vc tá certo mesmo eu confundi o modelo. Olhei novamente o vídeo e no caso é o mauser 1908, na hora que eu vi Robério tava com ela deitada. Há uma diferença entre o m968 e o mauser 1908(alem da muniçao) é um detalhe que está a frente da câmara. O rifle do vídeo tem a alça de mira e o m968 só tem a massa de mira. Outro motivo que me levou ao equivoco foi que houve muitas carabinas mauser de fabricação da f n de herstal, foram importadas pelo governo brasilleiro. Eu vi um rifle desses que usava uma munição 7mm (provávelmente o 7x57mm) e que ao redor da cápsula de fogo central havia escrito 7mm rem/umc. Como vc é militar, poderia tirar uma duvida minha: qual o signifcado desse nome rem/umc?
@@jhonerocha3912 oi amigo,
A inscrição REM/UMC é a marca da maior fornecedora de armas durante a Primeira Guerra Mundial, até 1970 foi usada esta inscrição.
Esta empresa surgiu em 1912, com a fusão da Remington Arms e a Union Mettalic Cartidge Company, em Connecticut/ EUA.
Por isso, REM/UMC.👍🤝
@@triunfodavida-4094 o interessante é a evolução das munições. Essas munições continham uma número 7.0 estampado no estojo.
Demais essa entrevista,show.
Entrevista bem feita, as informações foram passadas de forma clara, simples e objetiva.
Fez com a entrevistada tivesse o prazer em contar a história.
O plus foram as armas, o que trouxe ainda mais a viajar no tempo das volantes e dos cangaceiros.
Sem palavras Robério !!!
E as fotos inéditas?? Massa né?
O Cangaço na Literatura poxa, massa mesmo !!!
Todos fala de lampião mais pr mim Ze Rufino e um grande herói....da história brasileira....
Aí vem zé Rufino perseguindo um cangaceiro,é um homem destemido no nordeste brasileiro,sujeito das pernas moles e tem o dedo ligeiro. AVANTE ROBÉRIO.
Kkkkkkkkkkk
Essa é a melhor abertura, já me acostumei com essa música .
Jeremoabo pertinho da minha cidade Coronel João Sá.
João Sá acoitador do cangaço.
E da minha, Sítio do Quinto