Paulistão começa em 15 de janeiro e vai até as finais em 16 e 27 de março para os finalistas, a semi final será 9 de março, eu vejo menos de 2 meses para quase todos os times, só os finalistas vão além disso. De onde vc tirou esses 4 meses?
Cara, 4 meses, 3 meses, 2 meses, um ou dois dias…. Estadual não deveria nem existir mais,esse lixo só serve pra sufocar o calendário no final da temporada
@@NorthstarBR Esse ano será mais curto, porém já vimos estaduais nos últimos anos com mais ou menos 4 meses mesmo. Quer discutir isso, vai se danar. Vai passar pano pra estadual lá na pqp
@@maiordeminas7477sempre foi assim jovem, já teve times que jogaram duas vezes no mesmo dia.... É que hoje só tem Nutella, comentaristas Nutella... O mundo inteiro tem problemas de calendários , simples assim... Isso nunca vai mudar.... É só muita frescura dos jogadores que querem ganhar muito dinheiro e nunca querem jogar... Só Nutella...
@@NorthstarBR Paulistão? Paulistinha. E esse ano será disputado em Janeiro, Fevereiro e Março, ou seja, 3 meses, mas, com a mesma quantidade de jogos, simplesmente porque o Campeonato Brasileiro, que começará em Março e não em Abril como de costume, será paralisado no Super Mundial, ou seja, PAULISTINHA vai encavalar jogos desde o início, apertando ainda mais o calendário.
campeonato carioca é varzea pura, é de longe um dos piores estaduais do país, mas sou contra essa de encerrar o campeonato para prejudicar todos os pequenos e deixar os mesmos sem calendarios ou classicicar para serie D e copa do brasil.
@@lucascraft351não fale o que vc naão sabe Enzo, o carioca era o melhor estadual do país até os anos 80, o Bangu já foi vice campeão brasileiro em 1985
É montar formato Copa do Mundo, o Campeão joga 7 jogos. Aí sobra tempo para fazer torneios de pré- temporada como está sendo o FC Series na Flórida. E jogos amistoso para aumentar arrecadação dos times, imagina combinar um São Paulo vs Corinthians na pré-temporada isso dá uma baita grana. Na Europa todo ano tem Braça vs Real na pré-temporada.
Essa não é uma opção, na cabeça dos presidentes de federação, porque são exatamente os times grandes que trazem publico ao estádio e audiência pra TV, que vai vender patrocínio dizendo que esses clubes vão participar do campeonato.
O problema é que estadual abre vaga pra Copa do Brasil. Se esses times já vão pra fases adiantadas, eles teriam que abrir mão de conquistar vaga na Copa do Brasil através do estadual. Algo teria que compensar esse privilégio, além do privilégio de jamais ser rebaixado.
@@enzosantanabuck5499 Também sou favorável do formato de Copa do mundo e a final ser jogo único. Em São Paulo imagina uma final única entre Corinthians vs Palmeiras no Morumbi com torcida dividia ? Épico.
Exatamente! Mas ele gosta de viver no mundinho de faz de conta dele... "Ronaldo é o novo presidente da CBF, e eu sou responsável por isso" kkkkkkkkkk sem contar que, Ronaldo é tão sujo quanto os que ja estão la.
No Paulista são 16 clubes, dava pra começar direto nas oitavas de final, jogo único com mando no interior contra os grandes pra ajudar a bilheteria dos pequenos. 4 jogos, 5 se fizer ida e volta na final e já resolve tudo. Mantém a tradição da competição mais antiga do Brasil, usa como pré temporada e libera as datas.
@@MarcosViniciusSoaresOliveira os 8 primeiros eliminados jogam uma 4° de final, e os 4 que perderem são rebaixados. Aumenta o número de rebaixamento e aumenta a competitividade pois a chance de um time grande cair fica maior, e por outro lado a chance de um pequeno chegar na final também aumenta.
@@Maldonnys Já tem clássico o ano todo no Brasileiro. E essa solução de mudança de formato não é para vender campeonato, é para diminuir o campeonato, os finalista jogariam no máximo 4 partidas, naturalmente a premiação e patrocínios vão diminuir, o foco é servir como uma pré temporada.
Só eu que acho que os estaduais podiam seguir a lógica da temporada europeia e começar no meio do ano para os pequenos. Aí quando chegasse a fase final que seria no início do ano entrava os grandes
Nem precisa, o que não pode, e nem vai, é continuar do jeito que está hoje. Ele vai mudar quando os clubes criarem vergonha na cara e criarem uma liga própria sem o poder centralizado da CBF. Do jeito que é hoje a CBF tomou de assalto o futebol brasileiro pra si e faz o que quer.
Eu sou contra acabar com os estaduais por causa da tradição mas já passou da hora de reduzir ao máximo possível. O Carioca por exemplo poderia ser dois grupos ( Rio e Guanabara ) com 5 times ( 4 datas ). A final seria entre os campeões de cada grupo em dois jogos. Portanto teria 6 datas, um mês e meio, começando entre os dias 10 e 15 de janeiro e terminando na segunda metade de fevereiro. O brasileirão poderia começar dia 1º de março e ainda teria alguns dias de descanso pros jogadores.
pensando no formato ideal do Paulistão: 16 clubes, 4 grupos tendo os grandes como cabeça de chave, os clubes do grupo jogam entre sí e se classificam os 2 primeiros e parte pro mata-mata. 7 jogos 7 datas e tudo resolvido em 1 mês. Seria o ideal
gosto dessa ideia, para complementar eu mudaria a ordem das competições, jogaria o estadual para o segundo semestre e começaria o ano logo com brasileiro e copa do Brasil para os times grandes. Os times das séries A e B estariam automaticamente classificados para a fase final do estadual, enquanto os times da série C pra baixo jogariam uma classificatória para o estadual em formato de liga no primeiro semestre. Isso manteria os times pequenos com calendário o ano todo e encurtaria o estadual para os grandes.
Não é o ideal. Ainda têm uma caralhada de datas neste formato. Fazer mata-mata como a copa do Brasil seria bom. Os grandes entrando nas oitavas ou quartas e dois jogos. Os demais que se virem até chegar nos grandes. Os grandes não caem e na soma geral os demais que saíram nas primeiras fases preliminares depois jogam entre si para ver quem cai.
Carioca eram dois grupos e dps semi e final. Tínhamos dois turnos, taca Guanabara e taca Rio, a final do carioca era o campeão da taça Guanabara x taça Rio. Se ganhasse os dois era campeão direto. Pra mim era perfeito, tínhamos semi e final e dps a grande final do carioca. Era mais atrativo!
O grande caos no calendário do futebol brasileiro no fim de cada ano é causado por esses estaduais no começo deles, consumindo praticamente 4 meses do calendário e com uma quantidade de jogos que é um turno de Campeonato Brasileiro. Esses torneios já eram para terem sido extintos há 15 anos atrás. São horríveis, chatos, não se sustentam e tampouco são atrativos.
A FERJ nem premia mais os clubes, todo ano tem algum time que briga com a FERJ, já teve o Flamengo alguns anos atrás, depois o Vasco e agora o Botafogo!
Transformem logo os estaduais em divisões de acesso ao campeonato brasileiro, como se fosse a 5a divisão. E assim os times podem distribuir e jogar durante o ano inteiro, tendo calendário para manter os times ativos.
@@canalsaladetrofeus Qualquer lógica vale, no nível de divisão que for. Mas transformar o estadual, em um campeonato anual, como já acontecem em outros países como Inglaterra, Alemanha, seria um ganho para o futebol do nosso país, pois muitos times "deixam de existir" no segundo semestre por não ter competições ativas. Poderiam criar essas divisões pensadas em Região, por exemplo: 1a Divisão - Descem 4 (ou 5 para seguir o padrão) 2a Divisão - Sobem 4 (ou 5 para seguir o padrão) / Descem 5 3a Divisão A (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 (só os campeões) / Descem 5 de cada 3a Divisão B (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 de cada / Descem 5 de cada 3a Divisão C (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 de cada/ Descem 5 de cada E nos casos onde por exemplo 2 ou mais que cairem da 2a Div forem de uma mesma região, cairia um time a mais da região para manter o equilibrio na quantidade de times. Ou alguma lógica que faça sentido.
O problema não é só jogar. Esses times querem mídia também. O estadual é a única chance desses times aparecem durante o ano, ao jogar contra equipes famosas. Considerando o futebol como produto, eles também teriam direito, pois os times pequenos ainda fornecem muitos jogadores aos times maiores, e eles precisam de dinheiro pra manter aquela estrutura. Uma rede de streaming italiana comprou os direitos da série C brasileira e quase ninguém assistiu. Quem dirá a quinta, rs. Era engraçado, pois eles tinham a Premier league e a terceira divisão do campeonato brasileiro.
@@kevinjunior-b5j é um modelo de difícil comercialização. Mas pensa que hoje a premiação de um estadual quase sempre cai na mão dos grandes clubes, ou seja, o pequeno depende da renda de 2/3 jogos, mais a visibilidade de alguns jogadores para conseguir "pagar a estrutura". De forma que se a CBF redistribuir as premiações para os torneios, os times poderem continuar servindo de vitrine o ano todo, pode fazer mais sentido no longo prazo. A ideia é ter um modelo que beneficie os clubes menores ao longo do ano inteiro.
@@gdagustini é, mas além da premiação, vc está esquecendo do patrocínio de camisa. O momento máximo para aquele patrocinador é exatamente o estadual. E às vezes é um patrocinador menor, que precisa daquela visibilidade pra continuar colocando dinheiro no futebol. Existem os direitos de TV também. Quanto à CBF redistribuir, eu concordo. Não faz sentido a Copa do Brasil pagar aquela fortuna e as divisões de acesso renderem tão pouco. Foi a CBF que quis uma série A enxuta, com apenas 20 clubes. Se a CBF quis, precisa oferecer a contrapartida financeira. Divisão de acesso, a série B incluída, é apenas uma divisão de acesso, não um castigo para os incompetentes, como muitos pensam. E se fosse castigo, as torcidas também precisam ser castigadas vendo seu time minguar por conta de más gestões?
@@peregrinodasalterosasTem time que não tem poder de barganha, não é tão simples assim quanto você diz. O Vasco, por exemplo, se quisesse reduzir ou acabar com os Estaduais, você acha que o Vasco teria algum poder de negociação na FERJ? No caso deles, ou eles aceitam ou aceitam, não tem muita escolha. O único clube do Rio que tem poder de barganha é o Flamengo e talvez o Botafogo com essa direção e os investimentos do Textor. Em São Paulo, só quem manda é o Palmeiras.
Campeonato Estadual é CHATO PRA CARALHO é massante, jogos irritantes, ninguem quer ver Botafogo x Olaria Santos x Ituano Palmeiras x Oeste Gremio x Pelotas e por ai vai, é insulportavel, e pelo que vejo hoje em dia, quando se é campeão disso as torcidas nem ligam muito, a nao ser que seja uma final contra o Rival.. Esse campeonato tem que diminuir
Precisamos de mais jornalistas assim, infelizmente a grande maioria mesmo tendo a mesma opinião não vai falar pelos mais variados motivos! Vídeo após vídeo e eu sou obrigado a concordar com o Rica!
Cara, para de querer copiar tudo que europeu faz, deixa eu te contar uma coisa, a pré temporada brasileira é os estaduais, é muito melhor ter o estadual , do que ter 10 jogos amistosos , na europa os times fazem isso, viajam para outros paises para fazer a pré temporada, ou jogam contra os times do mesmo pais mesmo, em média sao 7 a 10 jogos, estadual no brasil é onde os classicos acontecem, tirando isso, sao so dois jogos no brasileiro pra cada classico estadual. Tu prefere ter 8 jogos insignificantes na pré temporada do seu time, do que ver ele conquistando um titulo em cima do seu maior rival ?
Os "jornalistas" esportivos vão falar bem dos estaduais pois a emissora em que eles trabalham tem os direitos de transmissão do campeonato, logo a opinião deles é completamente distorcida e não condiz com a aprovação e o interesse dos torcedores.
@@vinicoouto_ acredito que dificilmente ouviremos opiniões sinceras sobre esse assunto nos veículos oficiais, seja contra ou à favor, os trabalhos independentes fazem a diferença atualmente!
@@Bet-hc4kn Discordo, pois a temporada na Europa se encerra em maio e retorna apenas em julho para o início da pré-temporada. Os campeonatos oficiais começam em agosto, ou seja, as equipes tem praticamente 2 meses de férias e mais 1 mês de pré-temporada. Não tem nem comparação com o futebol brasileiro, que termina em dezembro com o brasileirão e já em janeiro começam os estaduais, chega a ser insano.
Os estaduais podem continuar mas deveriam durar o ano todo e aproveitar as datas fifas. As datas fifas proíbem competições nacionais e internacionais mas não falam sobre regionais. Os grande teriam como usar o sub 23 ou times alternativos o ano inteiro e poder pinçar mais jogadores. Voltariam até a revelar mais jogadores.
Creio que financeiramente, o único campeonato que ainda é lucrativo é o paulista, cada clube grande irá receber 44 milhões de Reais e os médios e pequenos, ainda assim, receberá mais que muitos grandes de outros estados, talvez, isso ainda explica a continuidade do paulistão.
OS ESTADUAIS PRECISAM ACABAR !!!! Sou Gremista e aqui no RS em décadas predominam como campeões Grêmio e Inter e isto acaba gerando uma pressão desnecessária logo no início do ano para ambas as equipes. É só a CBF criar as séries E e F para os clubes menores dos estaduais, usando o mesmo formato da série D, aonde os jogos são regionalizados.
O mais bizarro é a federação como a FERJ obrigar que a partir da 4ª rodada do Campeonato Carioca aconteça a utilização de time principais. Os times, além de ter que jogar essa porcaria, ainda tem que escalar os principais, isso não existe. Pra um campeonato que nem premiação tem, deveriam jogar somente as divisões de base.
Vários torcedores do interior, ainda mais no meu estado, MG, que é um estado extenso, só tem a chance de ver o Galo, meu time, no estadual. Os estaduais são extremamente importantes para a manutenção das torcidas do interior
Nunca vão extinguir os Estaduais. Desde que fizeram aquele golpe na CBF, onde agora os presidentes das federações estaduais possuem mais poder de voto que os clubes, os presidentes da CBF viraram capachos das federações estaduais, que ganham muito dinheiro com os estaduais. Não existe sentido algum um clube do nordeste, por exemplo, jogar o Estadual quando se tem a muito mais competitiva e rentável Copa do Nordeste. Por isso Ednaldo está tentando destruir a Copa do Nordeste a todo custo, pra que os clubes voltem a dar atencão pro estadual.
Já passou da hora de adotarem o calendário Europeu. Eu sou TOTALMENTE a favor do fim dos estaduais, porém tem muita politicagem envolvida, muita teta pra dirigente. Duvido muito que acabe, infelizmente...
E como o presidente da federação vai conseguir ser reeleito??? Ele precisa dar uma satisfação para os clubes pequenos. O sistema federativo precisa acabar.
Times grandes devem disputar as fases finais dos estaduais. Os estaduais não podem acabar pq os times médios e pequenos precisam dos estaduais para terem um calendário, pagar funcionários, pagar compromissos... O futebol não se faz só de times grandes. Valeu Rica 👍
Estadual é cultural no Brasil e acho que tínhamos que preservá-lo. Porém, isso não impede que sejam pensadas alternativas para a manutenção! Ah! Detalhe! O presidente da CBF é eleito pelas federações. Por isso, difícil algum presidente enfrentar a questão!
Amigo não faria diferença pra sp cada time rece 45 milhões pra jogar 3 meses se fizer a dívisai eles ganham mais no Paulista que no brasileirao porque eles abririam mao dessa grana ,porque rio,minas ,sul ,Bahia da prejuízo,amigo cada um com seus problemas
@@jeffersoncravo5539resumindo a federação paulista paga mais de 40 milhões para aos 4 grandes, fora que os estaduais são muito grande no norte/nordeste/centro
E o pior é que muitos estaduais nem premiação financeira tem, como o carioca, no maximo tão uma taça fuleira feita no fundo do quintal, que se balançar muito cai aos pedaços 😂😂😂
Pra mim como São Paulino percebo a queda drástica da importância do paulistao da década de 90 p cá..isso pq é o estadual mais forte do país...se for p manter deveria ser utilizado pra categoria de base pegar bagagem e se for pra entrar titular só nas semifinais e final...estadual já era faz tempo
Se os campeonatos estaduais acabarem, como os clubes da Série A serão "abastecidos" com jogadores? Poucos times investem em categorias de base, e a maior parte dos atletas surge de clubes menores, principalmente do interior. Os estaduais oferecem uma oportunidade única para esses jogadores se destacarem, enfrentando equipes maiores. Um exemplo é Rivaldo, campeão mundial em 2002, que iniciou sua trajetória no Mogi Mirim. Sem competições para os clubes do interior, a Série A corre o risco de se tornar cada vez mais dominada por estrangeiros, o que já é uma tendência. Isso enfraqueceria o futebol brasileiro e diminuiria as chances de formar talentos nacionais para ganhar futuras Copas do Mundo. É essencial encontrar alternativas para preservar e incentivar o surgimento de jogadores brasileiros.
Irmão, isso acabou. Hoje os scouts dos times grandes nao deixam passar um garoto que é “diferente”. Antes, como era mais amador, podia acontecer de um Rivaldo fazer toda a base em time pequeno. Hoje, se o garoto se destaca no sub-10, um grande já contrata ele pro sub-12. Eu sou torcedor do Botafogo, antes do Textor, o time vivia crise financeira e apostou em vários destaque do cariocao. Nenhum vingou. Temos como exemplo recentes, Carlinhos e Lelê. Dois jogadores fraquissimos que foram contratados por times grandes por causa de destaque no carioca.
No Carioca e Paulista: É montar formato Copa do Mundo, com ida e volta apenas a partir da semi-final. O Campeão joga no maximo 9 jogos. No Nordeste deixa apenas a Copa do Nordeste e exclui os Estaduais. No Norte e Centro Oeste acaba com os estaduais e deixa a Copa Verde. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina junta e monta a Copa Sul. Aí sobra tempo para fazer torneios de pré- temporada como está sendo o FC Series na Flórida. E jogos amistoso para aumentar arrecadação dos times, imagina combinar um São Paulo vs Corinthians na pré-temporada isso dá uma baita grana. Na Europa todo ano tem Braça vs Real na pré-temporada.
Sou totalmente a favor da continuidade de uma tradição que significa emprego para muita gente, principalmente para jogadores do interior e chance para eles aparecerem nas vitrines (quantos já foram revelados por causa dos regionais?). Estamos num país continental e não adianta levantar questões financeiras em prol dos cofres dos grandes clubes. Que coloquem a base, mas não tirem os empregos de vendedores nas portas dos estádios, ambulantes, hotéis que lucram por causa de torcedores de cidades vizinhas menores em dias de jogo contra times grandes, etc. Esse papo é antigo e não cola aqui no Brasil que, certamente, tem o maior número de jogadores de futebol do mundo espalhados pelo interior afora. Quem é contra os regionais que se explique melhor e dê argumentos mais inteligentes e menos egoístas ou tacanhos, além de óbvios e repetitivos porque todo começo de ano é a mesma ladainha.
Melhor comentário. Nego acha que esse país continental gira em torno de 12 times favorecidos pela cbf. Tinha é que diminuir o tamanho desse campeonato brasileiro enfadonho de 38 rodadas e não parar nestas patéticas datas fifa.
Continuar com esse calendário? tá maluco velho? vc vai na contramão do que é futebol hj, qual a vontade e tesão que dar em assistir partidas de futebol contra Bangu, Macaé, Sampaio Correia em campos ruins, estádios péssimos, eu não tenho a mínima vontade de assistir essa várzea. Se não for pra acabar que façam esses torneios em um mês, já chega de perder três meses com isso.
Concordo contigo!!!! Até sou favorável a fazer estaduais com uma duração menor. Têm outras formas de ajustar o calendário. Copa do Brasil pode iniciar antes, desafogando o Brasileirão na reta final.
Não tem que diminuir número de jogos ou mudar formato, é necessário acabar os estaduais. Atrapalham o calendário, o brasileirão não para nas datas fifa, os clubes ficam receosos de liberar seus jogadores para seleção, aumenta o número de jogos absurdamente, prejudica o nível do futebol dos clubes. É só aumentar o número de divisões do campeonato brasileiro e colocar os times lá, regionalizando as divisões mais baixas. Incrível que só o Rica toca nesse assunto. O dia que acabarem os estaduais e os clubes se unirem em uma única liga, excluindo esse poder da CBF, nosso futebol aumentará de categoria de uma forma absurda.
Finalmente alguém pra falar o que digo há anos... Estadual não tem apelo, só clássico ou final. É chato e só os fanáticos acompanham (salvo final e clássico).
Que bom que quando acabar os estaduais, os jogadores vão descansar mais e com a parte física melhor o nível vai mudar da água para o vinho, já que calendário é o único problema do futebol brasileiro e a parte física é a única coisa que difere o futebol brasileiro da Europa, pois a qualidade técnica é exatamente igual.
Acabar com os estaduais é acabar com a popularidade do futebol e elitiza-lo de uma vez no unico intuito de favorecer clube de mídia. Os clubes vão trocar os estaduais que os fizeram seus nomes, suas rivalidades, torcidas e histórias pra jogar amistosos aleatórios e copas Mickey irrelevantes sem valor agregado algum. Quem tem pensamento de acabar com os estaduais é o mesmo que tem pensamento de transformar o futebol numa liga panelinha igual NFL ou NBA da vida onde clubes são protegidos de sua má gestão e não sao ameaçados por clubes novos ou de outras localidades em ascensão.
@@MosquitoDaBinance limita os estaduais a no máximo a 10 clubes em sua primeira divisão e dilui o calendário durante o ano igual fazem na Inglaterra com a copa da liga inglesa, diminui o número de times no Brasileirão pra 18 clubes nas séries A e B e a Copa do Brasil coloca todos se enfrentando logo de cara via sorteio independente de ranking. E faça todos os campeonatos começarem simultaneamente no início de fevereiro pra terminar no final de novembro.
Estadual ja deveria ter acabado a uns 40 anos meu irmão, isso só enche calendário q ja é uma porra, estadual é IRRELEVANTE hoje em dia e ponto, tem q acabar Em são paulo tem 4 times grandes e no rio de Janeiro tb tem 4 times muito mas muuuito maior q os demais Forçar eles a jogarem jogos contra times ridículos e minúsculos é uma vergonha, apenas no merdil q acontece isso
@@eduzs086 irrelevante como se tem audiência, bilheteria, premiação gorda e nenhum clube quer abrir mão?! Só o campeonato carioca ficou irrelevante e muito pela falta de organização de desvalorização do produto. O paulistão por exemplo faz todos os times de lá serem fortes ao ponto de ter 6 representantes na série A pelo menos uns 2 baterem a porta todos os anos. Acabar com estaduais é acabar com uma porrada de times pequenos e também grandes. Mesmo sendo uma merda bota o fim no carioca e em 20 anos só sobra o Flamengo de time relevante no Rio de Janeiro. As rivalidades, as histórias, as revelações, a essência do futebol brasileiro tá nos estaduais. Acaba os estaduais e veja o futebol brasileiro ser reduzindo a um futebol espanhol sem graça da vida onde só tem Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid e resto tudo figurante que ninguém liga.
Insistir no estadual hoje está depreciando os títulos de antigamente que eram até mais importantes que brasileiro ou até mesmo libertadores... é hora de acabar e dar as glórias a quem fez história
Estadual é um fator crônico mas os clubes de menor investimento ainda têm um grande poder de intervenção mesmo tendo em seus votos nas federações o peso 1 !! Eles são maioria esmagadora!!
O pior é que se você ganhar não vale de nada e se você for mal cria-se uma crise com risco inclusive de perder o treinador. O maior prejuízo dos Estaduais é se iludir e achar que tá tudo certo. SRN
Eu já penso que deveriam existir só os Estaduais, e o Brasileirão ter um formato de Copa, como na Europa (onde as ligas nacionais são os Estaduais de lá). Nesse ritmo já tem gente querendo o fim do Brasileirão em favor de uma Libertadores ampliada.
Rica, gostaria de ouvir sua opinião sobre o Ronaldo pedir ao Aécio Neves pra conversar com o ministro do STF, Gilmar Mendes, pra viabilizar sua candidatura à presidência da CBF.
Estadual deveria ser para clubes da série C pra baixo com bastante apoio da CBF e imprensa para resgatar o futebol raiz, tendo os clubes pequenos jogando ano inteiro com ingressos populares. Brasília podia até criar alguma lei de apoio para gerar patrocínios aos clubes.
SEMPRE defendi Estadual em formato COPA. 4 grupos, seis joguinhos e resolve (e os eliminados da fase de grupos ainda podem travar um campeonato paralelo, a lá Taça Guanabara). VAMOS LEVANTAR ESSA BANDEIRA
Espanha tem campeonatos estaduais, mas lá eles são a base da pirâmide do futebol, aqui no Brasil eles são paralelos ao nacional. Time disputando libertadores e jogando estadual contra time de bairro. Só no Brasil.
Os 12 grandes do brasil nap deveriam jogar o estadual. Deixa para os pequenos e que tenha duração o ano todo. O que ocorre hoje é jogadores de times pequenos jogarem de janeiro a abril e depois terem que procurar empregos na indústria e comercio.
O Que torna o estadual minimamente viavel e entregar algo que nenhuma outra competição entrega sempre! Classicos decisivos! Quando a final e GRANDE vs PEQUENO a tv tem queda brutal de audiência
acredito que o brasil tinha que ter dois meses de pré-temporada e começar com Estaduais juntos com o brasileirão, e quando for lá pra julho terremos as finais dos estaduais... Claro que as datas tem que ser analisadas com carinho!
Também acho que esse negócio de campeonato estadual tem que acabar e não vale nada. Bota uma primeira fase de copa do Brasil só desses pequenos que comece em setembro e va até fevereiro e quem conseguir ir pasaando vai adiante. Isso ferra o calendário do futebol brasileiro
4 meses de estaduais kkk e as últimas 10 rodadas do Brasileirão é espremida em 33 dias kkkkkk
Quem ir pra final de Libertadores ainda se ferra kkk pq não adia jogo no Brasileiro
@@JorgeLuiz-se9ovPor isso nunca mais teve um time brasileiro competitivo no Intercontinental! 😂
Impressionante como a CBF, as Federações Locais e, acima de tudo, os CLUBES GRANDES são incompetentes em organizar a p0rr4 de um calendário!!!!
@@ciceropessoa5189Isso não é desculpa por terem ido mal no intercontinental não, já sabem disso,tão ambientados com isso há anos e anos.
@@ciceropessoa5189Isso não é desculpa por terem ido mal no intercontinental não, já sabem disso,tão ambientados com isso há anos e anos.
Isso preciso ser discutido e alterado com URGÊNCIA! Absurdo perdermos quase 4 meses do ano com isso
Paulistão começa em 15 de janeiro e vai até as finais em 16 e 27 de março para os finalistas, a semi final será 9 de março, eu vejo menos de 2 meses para quase todos os times, só os finalistas vão além disso. De onde vc tirou esses 4 meses?
Cara, 4 meses, 3 meses, 2 meses, um ou dois dias…. Estadual não deveria nem existir mais,esse lixo só serve pra sufocar o calendário no final da temporada
@@NorthstarBR Esse ano será mais curto, porém já vimos estaduais nos últimos anos com mais ou menos 4 meses mesmo. Quer discutir isso, vai se danar. Vai passar pano pra estadual lá na pqp
@@maiordeminas7477sempre foi assim jovem, já teve times que jogaram duas vezes no mesmo dia....
É que hoje só tem Nutella, comentaristas Nutella...
O mundo inteiro tem problemas de calendários , simples assim...
Isso nunca vai mudar....
É só muita frescura dos jogadores que querem ganhar muito dinheiro e nunca querem jogar...
Só Nutella...
@@NorthstarBR Paulistão? Paulistinha. E esse ano será disputado em Janeiro, Fevereiro e Março, ou seja, 3 meses, mas, com a mesma quantidade de jogos, simplesmente porque o Campeonato Brasileiro, que começará em Março e não em Abril como de costume, será paralisado no Super Mundial, ou seja, PAULISTINHA vai encavalar jogos desde o início, apertando ainda mais o calendário.
Na pandemia a NBA E A CHAMPIONS LEAGUE diminuíram as datas e a merda do estadual não.
Por conta da boa e velha política
Federações e CBF um câncer do nosso futebol
O campeonato carioca NEM PAGA PREMIAÇÃO, eles usam a imagem dos clubes, estragam os gramados, machucam jogadores, prejudicam os outros torneios.
A anos eu falo que Campeonato Estadual não serve para nada . Só atrapalha os times .
campeonato carioca é varzea pura, é de longe um dos piores estaduais do país, mas sou contra essa de encerrar o campeonato para prejudicar todos os pequenos e deixar os mesmos sem calendarios ou classicicar para serie D e copa do brasil.
Carioca sempre foi pequeno msm, agora está pior.
@@lucascraft351não fale o que vc naão sabe Enzo, o carioca era o melhor estadual do país até os anos 80, o Bangu já foi vice campeão brasileiro em 1985
Eu sou a favor dos estaduais terem os clubes de Serie A somente nas fases finais
É montar formato Copa do Mundo, o Campeão joga 7 jogos. Aí sobra tempo para fazer torneios de pré- temporada como está sendo o FC Series na Flórida. E jogos amistoso para aumentar arrecadação dos times, imagina combinar um São Paulo vs Corinthians na pré-temporada isso dá uma baita grana. Na Europa todo ano tem Braça vs Real na pré-temporada.
Além disso, as fases finais dos estaduais poderiam ser no meio do ano, no máximo 8 datas, quando há torneios de seleções.
Essa não é uma opção, na cabeça dos presidentes de federação, porque são exatamente os times grandes que trazem publico ao estádio e audiência pra TV, que vai vender patrocínio dizendo que esses clubes vão participar do campeonato.
O problema é que estadual abre vaga pra Copa do Brasil. Se esses times já vão pra fases adiantadas, eles teriam que abrir mão de conquistar vaga na Copa do Brasil através do estadual. Algo teria que compensar esse privilégio, além do privilégio de jamais ser rebaixado.
@@enzosantanabuck5499 Também sou favorável do formato de Copa do mundo e a final ser jogo único. Em São Paulo imagina uma final única entre Corinthians vs Palmeiras no Morumbi com torcida dividia ? Épico.
Ronaldo só vai poder ser CANDIDATO se as federações aprovarem e o cara tá achando que ele vai acabar com os estaduais 🤣🤣🤣
Viajou legal o Rica aí kkk
Verdade 😂😂😂
Exatamente! Mas ele gosta de viver no mundinho de faz de conta dele... "Ronaldo é o novo presidente da CBF, e eu sou responsável por isso" kkkkkkkkkk sem contar que, Ronaldo é tão sujo quanto os que ja estão la.
Por que você acompanha se você não acredita no trabalho do cara?@@Betosaladaoriginal
Ele não disse que o Ronaldo vai acabar com os estaduais, ele sugeriu a questão, se, é somente se Ronaldo ganhar as eleições!
Em contrapartida ao Botafogo, o Grêmio ganha estadual ha 7 anos, mas nesses 7 anos nao joga nada nos 8 meses restantes do ano.
Falou certo cara. O Grêmio vive de vender o troféu Grenal 😂😂. Lá os dois do Sul se contentam com isso.
Já deviam ter criado mais divisões. Um país com mais de 6 mil clubes, e apenas 60 possuem a certeza de jogar ate próximo o fim do ano.
Ninguém quer ver jogo entre times pequenos do Maranhão e Rio. Divisão extra não dá dinheiro pra ninguém. Futebol é negócio.
@marcusviniciusmagalhaesdea3779 fale por você, prefiro assistir o time da cidade onde moro, em vez de clubes do eixo Rio - São Paulo.
Coloca a D dividida em duas conferências, a E em 5 e a F em nível estadual. Na inglaterra quanto mais você desce as divisões, mais regionalizado fica
Vlw Rica. Dando um TAPA na cara, usando a VERDADE.
No Paulista são 16 clubes, dava pra começar direto nas oitavas de final, jogo único com mando no interior contra os grandes pra ajudar a bilheteria dos pequenos. 4 jogos, 5 se fizer ida e volta na final e já resolve tudo. Mantém a tradição da competição mais antiga do Brasil, usa como pré temporada e libera as datas.
Tá, mas e o rebaixamento?
@MarcosViniciusSoaresOliveira pega os 8 eliminados na primeira fase e faz uma eliminatória entre eles.
@@MarcosViniciusSoaresOliveira os 8 primeiros eliminados jogam uma 4° de final, e os 4 que perderem são rebaixados. Aumenta o número de rebaixamento e aumenta a competitividade pois a chance de um time grande cair fica maior, e por outro lado a chance de um pequeno chegar na final também aumenta.
Se fizer isso vc não garante os clássicos, ou seja, não tem como vender esse campeonato aí
@@Maldonnys Já tem clássico o ano todo no Brasileiro. E essa solução de mudança de formato não é para vender campeonato, é para diminuir o campeonato, os finalista jogariam no máximo 4 partidas, naturalmente a premiação e patrocínios vão diminuir, o foco é servir como uma pré temporada.
Só eu que acho que os estaduais podiam seguir a lógica da temporada europeia e começar no meio do ano para os pequenos. Aí quando chegasse a fase final que seria no início do ano entrava os grandes
RICA, Como o Ronaldo pode extinguir os estaduais , pois o eleger ele precisa de pelo menos 4 federações?😮
Exatamente, é justamente esse ponto que fortalece as federações e a FIFA que obriga os times a obedecerem as federações!
Os Estaduais nunca vão acabar. Essa é a realidade.
Nem precisa, o que não pode, e nem vai, é continuar do jeito que está hoje. Ele vai mudar quando os clubes criarem vergonha na cara e criarem uma liga própria sem o poder centralizado da CBF. Do jeito que é hoje a CBF tomou de assalto o futebol brasileiro pra si e faz o que quer.
Eu sou contra acabar com os estaduais por causa da tradição mas já passou da hora de reduzir ao máximo possível.
O Carioca por exemplo poderia ser dois grupos ( Rio e Guanabara ) com 5 times ( 4 datas ). A final seria entre os campeões de cada grupo em dois jogos. Portanto teria 6 datas, um mês e meio, começando entre os dias 10 e 15 de janeiro e terminando na segunda metade de fevereiro.
O brasileirão poderia começar dia 1º de março e ainda teria alguns dias de descanso pros jogadores.
Acaba sim, basta apenas os times boicotarem isso e pronto
Coloca sub 20 e fodase
Graças a Deus, se acabar meu time fica 300 anos sem título. Louvado seja o campeonato estadual
pensando no formato ideal do Paulistão: 16 clubes, 4 grupos tendo os grandes como cabeça de chave, os clubes do grupo jogam entre sí e se classificam os 2 primeiros e parte pro mata-mata. 7 jogos 7 datas e tudo resolvido em 1 mês. Seria o ideal
gosto dessa ideia, para complementar eu mudaria a ordem das competições, jogaria o estadual para o segundo semestre e começaria o ano logo com brasileiro e copa do Brasil para os times grandes. Os times das séries A e B estariam automaticamente classificados para a fase final do estadual, enquanto os times da série C pra baixo jogariam uma classificatória para o estadual em formato de liga no primeiro semestre. Isso manteria os times pequenos com calendário o ano todo e encurtaria o estadual para os grandes.
Não é o ideal. Ainda têm uma caralhada de datas neste formato. Fazer mata-mata como a copa do Brasil seria bom. Os grandes entrando nas oitavas ou quartas e dois jogos. Os demais que se virem até chegar nos grandes.
Os grandes não caem e na soma geral os demais que saíram nas primeiras fases preliminares depois jogam entre si para ver quem cai.
Esquece. Os caras querem os clássicos não adianta,
Ai como que escolhe os 4 maiores, ano passado Santos tava na B e bragantino na A, iriam chorar pra caralho
Carioca eram dois grupos e dps semi e final. Tínhamos dois turnos, taca Guanabara e taca Rio, a final do carioca era o campeão da taça Guanabara x taça Rio. Se ganhasse os dois era campeão direto. Pra mim era perfeito, tínhamos semi e final e dps a grande final do carioca. Era mais atrativo!
O grande caos no calendário do futebol brasileiro no fim de cada ano é causado por esses estaduais no começo deles, consumindo praticamente 4 meses do calendário e com uma quantidade de jogos que é um turno de Campeonato Brasileiro. Esses torneios já eram para terem sido extintos há 15 anos atrás. São horríveis, chatos, não se sustentam e tampouco são atrativos.
Só atrapalha!! Deveria acabar, mas nenhum dirigente quer acabar. É muita mamata
Como assim acabaram? Quem vai sustentar a panças enormes das federações?!
Acabaram sim, só não querem largar o osso
A FERJ nem premia mais os clubes, todo ano tem algum time que briga com a FERJ, já teve o Flamengo alguns anos atrás, depois o Vasco e agora o Botafogo!
@@ciceropessoa5189 a FERJ tem que acabar, assim como a CBF e a FIFA
Isso é a verdade. FIFA é só lavagem de dinheiro. Assim como todas as outras.@@davidrlBR
Transformem logo os estaduais em divisões de acesso ao campeonato brasileiro, como se fosse a 5a divisão. E assim os times podem distribuir e jogar durante o ano inteiro, tendo calendário para manter os times ativos.
@@gdagustini Não precisa nem ser a quinta divisão. Pode já ser a terceira direto, com os campeões estaduais jogando mata-matas de acesso para a B.
@@canalsaladetrofeus Qualquer lógica vale, no nível de divisão que for. Mas transformar o estadual, em um campeonato anual, como já acontecem em outros países como Inglaterra, Alemanha, seria um ganho para o futebol do nosso país, pois muitos times "deixam de existir" no segundo semestre por não ter competições ativas. Poderiam criar essas divisões pensadas em Região, por exemplo:
1a Divisão - Descem 4 (ou 5 para seguir o padrão)
2a Divisão - Sobem 4 (ou 5 para seguir o padrão) / Descem 5
3a Divisão A (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 (só os campeões) / Descem 5 de cada
3a Divisão B (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 de cada / Descem 5 de cada
3a Divisão C (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) - Sobem 5 de cada/ Descem 5 de cada
E nos casos onde por exemplo 2 ou mais que cairem da 2a Div forem de uma mesma região, cairia um time a mais da região para manter o equilibrio na quantidade de times. Ou alguma lógica que faça sentido.
O problema não é só jogar. Esses times querem mídia também. O estadual é a única chance desses times aparecem durante o ano, ao jogar contra equipes famosas.
Considerando o futebol como produto, eles também teriam direito, pois os times pequenos ainda fornecem muitos jogadores aos times maiores, e eles precisam de dinheiro pra manter aquela estrutura.
Uma rede de streaming italiana comprou os direitos da série C brasileira e quase ninguém assistiu. Quem dirá a quinta, rs. Era engraçado, pois eles tinham a Premier league e a terceira divisão do campeonato brasileiro.
@@kevinjunior-b5j é um modelo de difícil comercialização. Mas pensa que hoje a premiação de um estadual quase sempre cai na mão dos grandes clubes, ou seja, o pequeno depende da renda de 2/3 jogos, mais a visibilidade de alguns jogadores para conseguir "pagar a estrutura". De forma que se a CBF redistribuir as premiações para os torneios, os times poderem continuar servindo de vitrine o ano todo, pode fazer mais sentido no longo prazo. A ideia é ter um modelo que beneficie os clubes menores ao longo do ano inteiro.
@@gdagustini é, mas além da premiação, vc está esquecendo do patrocínio de camisa. O momento máximo para aquele patrocinador é exatamente o estadual. E às vezes é um patrocinador menor, que precisa daquela visibilidade pra continuar colocando dinheiro no futebol. Existem os direitos de TV também.
Quanto à CBF redistribuir, eu concordo. Não faz sentido a Copa do Brasil pagar aquela fortuna e as divisões de acesso renderem tão pouco. Foi a CBF que quis uma série A enxuta, com apenas 20 clubes. Se a CBF quis, precisa oferecer a contrapartida financeira.
Divisão de acesso, a série B incluída, é apenas uma divisão de acesso, não um castigo para os incompetentes, como muitos pensam. E se fosse castigo, as torcidas também precisam ser castigadas vendo seu time minguar por conta de más gestões?
É mais fácil diminuir a série A pra 15 Clubes do que acabarem com o estadual infelizmente
Bem provável, mas a culpa é da FIFA que legítima a federações estaduais!
@@ciceropessoa5189Culpa é do seu time que aceita as pataquadas políticas das federações
@@peregrinodasalterosasTem time que não tem poder de barganha, não é tão simples assim quanto você diz. O Vasco, por exemplo, se quisesse reduzir ou acabar com os Estaduais, você acha que o Vasco teria algum poder de negociação na FERJ? No caso deles, ou eles aceitam ou aceitam, não tem muita escolha. O único clube do Rio que tem poder de barganha é o Flamengo e talvez o Botafogo com essa direção e os investimentos do Textor. Em São Paulo, só quem manda é o Palmeiras.
Estadual é o Tio Paulo do futebol brasileiro.
É só o público n ir em estádio e não assistir na tv em massa. Só mexendo no bolso
Exatamente, quem tem o poder é a torcida, mas tem muitos que não abrem desses jogos de várzea só por causa de clássico
@@fernandes089 isso é oq algumas organizações querem que vc pense. A todo momento um produto é validado através do que arrecada
Sou a favor dos estaduais pois são clássicos e lendários, precisa de um ajuste de calendário com 100 dias de campeonato no máximo
Concordo Rica
Já deu a muito tempo.
👏👏👂
Paulista não vai acabar, ainda paga muito bem.
E olha só começam essa semana os estaduais. Não deu tempo dos caras nem tirarem férias!
Pois é. Férias é essencial para que possam render mais ao longo da temporada
Campeonato Estadual é CHATO PRA CARALHO é massante, jogos irritantes, ninguem quer ver Botafogo x Olaria
Santos x Ituano
Palmeiras x Oeste
Gremio x Pelotas
e por ai vai, é insulportavel, e pelo que vejo hoje em dia, quando se é campeão disso as torcidas nem ligam muito, a nao ser que seja uma final contra o Rival..
Esse campeonato tem que diminuir
Excelente análise 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Se os estaduais não acabaram nem na época do "caixão" não é hoje que vão acabar.
Tem que aumentar o número de divisões para que clubes como Madureira, Boavista por exemplo joguem 10 ou 11 meses no ano.
Botafogo nao ta nem ai pra estadual! isso e um fato!
Há anos. Também pudera o tanto que a FERJ já prejudicou o Botafogo
Precisamos de mais jornalistas assim, infelizmente a grande maioria mesmo tendo a mesma opinião não vai falar pelos mais variados motivos! Vídeo após vídeo e eu sou obrigado a concordar com o Rica!
Cara, para de querer copiar tudo que europeu faz, deixa eu te contar uma coisa, a pré temporada brasileira é os estaduais, é muito melhor ter o estadual , do que ter 10 jogos amistosos , na europa os times fazem isso, viajam para outros paises para fazer a pré temporada, ou jogam contra os times do mesmo pais mesmo, em média sao 7 a 10 jogos, estadual no brasil é onde os classicos acontecem, tirando isso, sao so dois jogos no brasileiro pra cada classico estadual. Tu prefere ter 8 jogos insignificantes na pré temporada do seu time, do que ver ele conquistando um titulo em cima do seu maior rival ?
@Bet-hc4kn entendo seu ponto de vista e me fez pensar, acredito ser um assunto complexo, existe bons argumentos de todos os lados!
Os "jornalistas" esportivos vão falar bem dos estaduais pois a emissora em que eles trabalham tem os direitos de transmissão do campeonato, logo a opinião deles é completamente distorcida e não condiz com a aprovação e o interesse dos torcedores.
@@vinicoouto_ acredito que dificilmente ouviremos opiniões sinceras sobre esse assunto nos veículos oficiais, seja contra ou à favor, os trabalhos independentes fazem a diferença atualmente!
@@Bet-hc4kn Discordo, pois a temporada na Europa se encerra em maio e retorna apenas em julho para o início da pré-temporada. Os campeonatos oficiais começam em agosto, ou seja, as equipes tem praticamente 2 meses de férias e mais 1 mês de pré-temporada. Não tem nem comparação com o futebol brasileiro, que termina em dezembro com o brasileirão e já em janeiro começam os estaduais, chega a ser insano.
Os estaduais podem continuar mas deveriam durar o ano todo e aproveitar as datas fifas. As datas fifas proíbem competições nacionais e internacionais mas não falam sobre regionais. Os grande teriam como usar o sub 23 ou times alternativos o ano inteiro e poder pinçar mais jogadores. Voltariam até a revelar mais jogadores.
Creio que financeiramente, o único campeonato que ainda é lucrativo é o paulista, cada clube grande irá receber 44 milhões de Reais e os médios e pequenos, ainda assim, receberá mais que muitos grandes de outros estados, talvez, isso ainda explica a continuidade do paulistão.
Não aguento mais esse estadual,que coisa patética!
OS ESTADUAIS PRECISAM ACABAR !!!!
Sou Gremista e aqui no RS em décadas predominam como campeões Grêmio e Inter e isto acaba gerando uma pressão desnecessária logo no início do ano para ambas as equipes.
É só a CBF criar as séries E e F para os clubes menores dos estaduais, usando o mesmo formato da série D, aonde os jogos são regionalizados.
O mais bizarro é a federação como a FERJ obrigar que a partir da 4ª rodada do Campeonato Carioca aconteça a utilização de time principais. Os times, além de ter que jogar essa porcaria, ainda tem que escalar os principais, isso não existe. Pra um campeonato que nem premiação tem, deveriam jogar somente as divisões de base.
Vários torcedores do interior, ainda mais no meu estado, MG, que é um estado extenso, só tem a chance de ver o Galo, meu time, no estadual. Os estaduais são extremamente importantes para a manutenção das torcidas do interior
Nunca vão extinguir os Estaduais. Desde que fizeram aquele golpe na CBF, onde agora os presidentes das federações estaduais possuem mais poder de voto que os clubes, os presidentes da CBF viraram capachos das federações estaduais, que ganham muito dinheiro com os estaduais. Não existe sentido algum um clube do nordeste, por exemplo, jogar o Estadual quando se tem a muito mais competitiva e rentável Copa do Nordeste. Por isso Ednaldo está tentando destruir a Copa do Nordeste a todo custo, pra que os clubes voltem a dar atencão pro estadual.
Tem uns 20 anos que as pessoas falam que os estaduais estão acabando! Falta coragem dos times grandes enfrentar essa questão.
Enquanto o voto do Boavistade Bacaxá tiver o mesmo peso do voto de Vasco/Flamengo/Botafogo na FERJ, essa coisa não vai mudar...
Já passou da hora de adotarem o calendário Europeu. Eu sou TOTALMENTE a favor do fim dos estaduais, porém tem muita politicagem envolvida, muita teta pra dirigente. Duvido muito que acabe, infelizmente...
E como o presidente da federação vai conseguir ser reeleito??? Ele precisa dar uma satisfação para os clubes pequenos. O sistema federativo precisa acabar.
Times grandes devem disputar as fases finais dos estaduais. Os estaduais não podem acabar pq os times médios e pequenos precisam dos estaduais para terem um calendário, pagar funcionários, pagar compromissos... O futebol não se faz só de times grandes. Valeu Rica 👍
Os estaduais deveriam servir como uma 5a divisão do brasileirão
Estadual é cultural no Brasil e acho que tínhamos que preservá-lo. Porém, isso não impede que sejam pensadas alternativas para a manutenção!
Ah! Detalhe! O presidente da CBF é eleito pelas federações. Por isso, difícil algum presidente enfrentar a questão!
Temos muitos exemplos disso, djalminha no Guarani, Odvan no americano de campos e outros mais que não lembro agora
Não tivesse a participação da copa do Brasil vinculada à classificação no estadual essa porcaria já tinha acabado.
Errado. Essa regra entrou apenas em 2024.
Amigo não faria diferença pra sp cada time rece 45 milhões pra jogar 3 meses se fizer a dívisai eles ganham mais no Paulista que no brasileirao porque eles abririam mao dessa grana ,porque rio,minas ,sul ,Bahia da prejuízo,amigo cada um com seus problemas
@@GlauberLeocadio Entendi foi nada, pqp 😂😂
@@jeffersoncravo5539resumindo a federação paulista paga mais de 40 milhões para aos 4 grandes, fora que os estaduais são muito grande no norte/nordeste/centro
Ainda acho que vai demorar pra acabar os estaduais
nunca vai acabar enquanto forem as federações estaduais a escolherem a presidência da CBF. acorda rica
Campeonatos estaduais deveriam ser usados para as categoria de base.
O problema dos estaduais é o tempo e a organização.
No modelo federações estaduais/CBF se retroalimentando, não vai acabar nunca.
E o pior é que muitos estaduais nem premiação financeira tem, como o carioca, no maximo tão uma taça fuleira feita no fundo do quintal, que se balançar muito cai aos pedaços 😂😂😂
Pra mim como São Paulino percebo a queda drástica da importância do paulistao da década de 90 p cá..isso pq é o estadual mais forte do país...se for p manter deveria ser utilizado pra categoria de base pegar bagagem e se for pra entrar titular só nas semifinais e final...estadual já era faz tempo
Se os campeonatos estaduais acabarem, como os clubes da Série A serão "abastecidos" com jogadores? Poucos times investem em categorias de base, e a maior parte dos atletas surge de clubes menores, principalmente do interior. Os estaduais oferecem uma oportunidade única para esses jogadores se destacarem, enfrentando equipes maiores. Um exemplo é Rivaldo, campeão mundial em 2002, que iniciou sua trajetória no Mogi Mirim.
Sem competições para os clubes do interior, a Série A corre o risco de se tornar cada vez mais dominada por estrangeiros, o que já é uma tendência. Isso enfraqueceria o futebol brasileiro e diminuiria as chances de formar talentos nacionais para ganhar futuras Copas do Mundo. É essencial encontrar alternativas para preservar e incentivar o surgimento de jogadores brasileiros.
Irmão, isso acabou. Hoje os scouts dos times grandes nao deixam passar um garoto que é “diferente”. Antes, como era mais amador, podia acontecer de um Rivaldo fazer toda a base em time pequeno. Hoje, se o garoto se destaca no sub-10, um grande já contrata ele pro sub-12. Eu sou torcedor do Botafogo, antes do Textor, o time vivia crise financeira e apostou em vários destaque do cariocao. Nenhum vingou. Temos como exemplo recentes, Carlinhos e Lelê. Dois jogadores fraquissimos que foram contratados por times grandes por causa de destaque no carioca.
No Carioca e Paulista:
É montar formato Copa do Mundo, com ida e volta apenas a partir da semi-final. O Campeão joga no maximo 9 jogos.
No Nordeste deixa apenas a Copa do Nordeste e exclui os Estaduais.
No Norte e Centro Oeste acaba com os estaduais e deixa a Copa Verde.
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina junta e monta a Copa Sul.
Aí sobra tempo para fazer torneios de pré- temporada como está sendo o FC Series na Flórida. E jogos amistoso para aumentar arrecadação dos times, imagina combinar um São Paulo vs Corinthians na pré-temporada isso dá uma baita grana. Na Europa todo ano tem Braça vs Real na pré-temporada.
Enquanto tiver osso pra roer, as federações n largarão.
Sou totalmente a favor da continuidade de uma tradição que significa emprego para muita gente, principalmente para jogadores do interior e chance para eles aparecerem nas vitrines (quantos já foram revelados por causa dos regionais?). Estamos num país continental e não adianta levantar questões financeiras em prol dos cofres dos grandes clubes. Que coloquem a base, mas não tirem os empregos de vendedores nas portas dos estádios, ambulantes, hotéis que lucram por causa de torcedores de cidades vizinhas menores em dias de jogo contra times grandes, etc. Esse papo é antigo e não cola aqui no Brasil que, certamente, tem o maior número de jogadores de futebol do mundo espalhados pelo interior afora. Quem é contra os regionais que se explique melhor e dê argumentos mais inteligentes e menos egoístas ou tacanhos, além de óbvios e repetitivos porque todo começo de ano é a mesma ladainha.
Melhor comentário. Nego acha que esse país continental gira em torno de 12 times favorecidos pela cbf. Tinha é que diminuir o tamanho desse campeonato brasileiro enfadonho de 38 rodadas e não parar nestas patéticas datas fifa.
Continuar com esse calendário? tá maluco velho? vc vai na contramão do que é futebol hj, qual a vontade e tesão que dar em assistir partidas de futebol contra Bangu, Macaé, Sampaio Correia em campos ruins, estádios péssimos, eu não tenho a mínima vontade de assistir essa várzea. Se não for pra acabar que façam esses torneios em um mês, já chega de perder três meses com isso.
Concordo contigo!!!! Até sou favorável a fazer estaduais com uma duração menor. Têm outras formas de ajustar o calendário. Copa do Brasil pode iniciar antes, desafogando o Brasileirão na reta final.
@@feliperamos8149exatamente isto, Felipe.
Não tem que diminuir número de jogos ou mudar formato, é necessário acabar os estaduais. Atrapalham o calendário, o brasileirão não para nas datas fifa, os clubes ficam receosos de liberar seus jogadores para seleção, aumenta o número de jogos absurdamente, prejudica o nível do futebol dos clubes. É só aumentar o número de divisões do campeonato brasileiro e colocar os times lá, regionalizando as divisões mais baixas.
Incrível que só o Rica toca nesse assunto. O dia que acabarem os estaduais e os clubes se unirem em uma única liga, excluindo esse poder da CBF, nosso futebol aumentará de categoria de uma forma absurda.
Aqui no Rio de Janeiro marcaram um fluminense pra jogar domingo 21:00 ! Loucura
Bangu. Acredito que seja um dos poucos horários medianos onde temos uma temperatura um pouco mais amenizada
O jogos que acontecem às 11h da manhã no domingo também são sofríveis.
0:42 não faz sentido, a quantidade de jogos é a mesma
Ta chegando a hora!!!!😮😮😮😮😮
Finalmente alguém pra falar o que digo há anos... Estadual não tem apelo, só clássico ou final. É chato e só os fanáticos acompanham (salvo final e clássico).
Rica, vc é foda!!!!!😂😂😂😂!
Eu não aguento mais concordar com este senhor.
Que bom que quando acabar os estaduais, os jogadores vão descansar mais e com a parte física melhor o nível vai mudar da água para o vinho, já que calendário é o único problema do futebol brasileiro e a parte física é a única coisa que difere o futebol brasileiro da Europa, pois a qualidade técnica é exatamente igual.
E o Santos querendo trazer um inglês.Imagina quando ele souber que irá jogar contra o Velo Clube de Rio Claro sob um sol de 35 graus?
E esse carinha tá metendo gol no Sheffield Wednesday
Acabar com os estaduais é acabar com a popularidade do futebol e elitiza-lo de uma vez no unico intuito de favorecer clube de mídia. Os clubes vão trocar os estaduais que os fizeram seus nomes, suas rivalidades, torcidas e histórias pra jogar amistosos aleatórios e copas Mickey irrelevantes sem valor agregado algum. Quem tem pensamento de acabar com os estaduais é o mesmo que tem pensamento de transformar o futebol numa liga panelinha igual NFL ou NBA da vida onde clubes são protegidos de sua má gestão e não sao ameaçados por clubes novos ou de outras localidades em ascensão.
Beleza então da a solução ai amigo.
Perfeito comentário, amiga. Esse rica nutelinha tá falando bosta.
@@MosquitoDaBinance limita os estaduais a no máximo a 10 clubes em sua primeira divisão e dilui o calendário durante o ano igual fazem na Inglaterra com a copa da liga inglesa, diminui o número de times no Brasileirão pra 18 clubes nas séries A e B e a Copa do Brasil coloca todos se enfrentando logo de cara via sorteio independente de ranking. E faça todos os campeonatos começarem simultaneamente no início de fevereiro pra terminar no final de novembro.
Estadual ja deveria ter acabado a uns 40 anos meu irmão, isso só enche calendário q ja é uma porra, estadual é IRRELEVANTE hoje em dia e ponto, tem q acabar
Em são paulo tem 4 times grandes e no rio de Janeiro tb tem 4 times muito mas muuuito maior q os demais
Forçar eles a jogarem jogos contra times ridículos e minúsculos é uma vergonha, apenas no merdil q acontece isso
@@eduzs086 irrelevante como se tem audiência, bilheteria, premiação gorda e nenhum clube quer abrir mão?! Só o campeonato carioca ficou irrelevante e muito pela falta de organização de desvalorização do produto. O paulistão por exemplo faz todos os times de lá serem fortes ao ponto de ter 6 representantes na série A pelo menos uns 2 baterem a porta todos os anos. Acabar com estaduais é acabar com uma porrada de times pequenos e também grandes. Mesmo sendo uma merda bota o fim no carioca e em 20 anos só sobra o Flamengo de time relevante no Rio de Janeiro. As rivalidades, as histórias, as revelações, a essência do futebol brasileiro tá nos estaduais. Acaba os estaduais e veja o futebol brasileiro ser reduzindo a um futebol espanhol sem graça da vida onde só tem Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid e resto tudo figurante que ninguém liga.
Insistir no estadual hoje está depreciando os títulos de antigamente que eram até mais importantes que brasileiro ou até mesmo libertadores... é hora de acabar e dar as glórias a quem fez história
Estadual para as equipes grandes do jeito que está não faz mais sentido.
Aí no Carioca lançam o horário das 21h no domingo!
Tão querendo acabar mesmo
Ir pra fora pra se preparar é ridículo !!
Estadual é um fator crônico mas os clubes de menor investimento ainda têm um grande poder de intervenção mesmo tendo em seus votos nas federações o peso 1 !! Eles são maioria esmagadora!!
Melhor coisa do canal foi mudar a vinheta, Deus ouviu minha presse. 🎉
O pior é que se você ganhar não vale de nada e se você for mal cria-se uma crise com risco inclusive de perder o treinador. O maior prejuízo dos Estaduais é se iludir e achar que tá tudo certo. SRN
Um número absurdo de times pequenos no Brasil que não tem a menor chance de existir .nem de competir
Os presidentes das FEDERAÇÕES elegem o presidente da CBF.
Qual a chance do Ronaldo Gordão acabar com os estaduais? Zero
Campeonato Estadual se transformar em Copa Estadual faz todo sentido
As federações vivem do dinheiro desses estaduais.
Elas mantem a CBF.
Eu já penso que deveriam existir só os Estaduais, e o Brasileirão ter um formato de Copa, como na Europa (onde as ligas nacionais são os Estaduais de lá). Nesse ritmo já tem gente querendo o fim do Brasileirão em favor de uma Libertadores ampliada.
Pois é. E defendem esse campeonato enfadonho de 38 rodadas e as paradas ridículas pra data fifa.
Duvido q os Presidentes das federacoes estaduais vao abrir mao dos seus salarios de 70.000/mes, regalias e poder!!
Rica, gostaria de ouvir sua opinião sobre o Ronaldo pedir ao Aécio Neves pra conversar com o ministro do STF, Gilmar Mendes, pra viabilizar sua candidatura à presidência da CBF.
Deveriam fazer estaduais bem mais curtos! 2 meses ... no máximo
Campeonato Mineiro é tão imprestável, que nem dá premiação para o campeão.
Times que não têm sustentabilidade tem que fechar as portas.só deveriam existir no Brasil 100 times em atividade no máximo
Estadual deveria ser para clubes da série C pra baixo com bastante apoio da CBF e imprensa para resgatar o futebol raiz, tendo os clubes pequenos jogando ano inteiro com ingressos populares. Brasília podia até criar alguma lei de apoio para gerar patrocínios aos clubes.
Estadual pode acabar ou coloca o Sub20
SEMPRE defendi Estadual em formato COPA. 4 grupos, seis joguinhos e resolve (e os eliminados da fase de grupos ainda podem travar um campeonato paralelo, a lá Taça Guanabara). VAMOS LEVANTAR ESSA BANDEIRA
Concordo, Rica! Chega de campeonato de várzea no início do ano! Estica calendário!
Quando puder analisa como funciona em Portugal.
As copas regionais eram uma solução mas as próprias federações destruiram o que fazia
Espanha tem campeonatos estaduais, mas lá eles são a base da pirâmide do futebol, aqui no Brasil eles são paralelos ao nacional. Time disputando libertadores e jogando estadual contra time de bairro. Só no Brasil.
Queria entender qual a lógica de trocar o estadual por amistosos contra o pateta e o Mickey. Bela pré-temporada essa né? Kk
Os 12 grandes do brasil nap deveriam jogar o estadual. Deixa para os pequenos e que tenha duração o ano todo. O que ocorre hoje é jogadores de times pequenos jogarem de janeiro a abril e depois terem que procurar empregos na indústria e comercio.
O Que torna o estadual minimamente viavel e entregar algo que nenhuma outra competição entrega sempre! Classicos decisivos! Quando a final e GRANDE vs PEQUENO a tv tem queda brutal de audiência
Os estaduais dão oportunidade a muita gente. Só uma reflexão. Mas do jeito que está, tbm tá insustentável
Estadual só serve pra zoar o amiguinho que não vence. E quem vence nem o torcedor se importa tanto.
acredito que o brasil tinha que ter dois meses de pré-temporada e começar com Estaduais juntos com o brasileirão, e quando for lá pra julho terremos as finais dos estaduais...
Claro que as datas tem que ser analisadas com carinho!
Sou Flamenguista, há mais de 10 anos que não dou a mínima pro carioquinha...
Também acho que esse negócio de campeonato estadual tem que acabar e não vale nada. Bota uma primeira fase de copa do Brasil só desses pequenos que comece em setembro e va até fevereiro e quem conseguir ir pasaando vai adiante. Isso ferra o calendário do futebol brasileiro
O Brasil, como sociedade, perdeu sua força criativa. Só imita, e de um jeito ruim, as coisas de fora.