estive em 2013 no norte da Itália, aluguei carro pra passear e passei por essa região... em Montese parei pra pedir informação e um comerciante ao notar que eu era 'brasiliano' me chamou pra tomar café, queria contar histórias que seus pais contavam dos nossos Pracinhas que mataram a fome deles, que eram afetuosos... foi emocionante
Cara, uma vez no centro de Niterói conheci um casal de idosos ITALIANOS que me contaram que os soldados brasileiros "mataram" a fome de vários conterrâneos deles, pois a fome era eminente naquele período de guerra dentro do território Italiano. Show👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
No final do Documentário do João Barone, em que ele passeia pelos campos de guerra da Italia em um Jipe, vestido como pracinha, aparece um italiano saudando ele, dizendo que o soldado brasileiro era o melhor. Enquanto os americanos saiam roubando as casas abandonadas, os brasileiros davam comida pros desabrigados e antes de voltar pro Brasil, deixaram tudo que sobrou pro orfanato da cidade.
O tio da minha mãe serviu na 2ºguerra, o nome dele era Antônio Cruchacki, não me lembro ao certo da patente dele mas ele lutou na Itália, era engenheiro militar, ele trabalhava na construção de pontes de madeira que servia pros aliados passarem e depois eles explodiam a ponte pros nazista não usarem, entre as Histórias que ouvi dele a mais legal era que ao contrário do que os filmes Americanos mostram, ninguém queria matar ninguém, matava-se porque tinham que matar (principalmente os Brasileiros) quando eles encontravam um soldado inimigo ferido que se rendia eles até ajudavam dando água e comida, ninguém tinha coragem de executar o cara, afinal eram soldados e não assassinos, mas obviamente que durante o combate não tinha jeito era chumbo pra cima dos alemão, e a cobra fumava ali mesmo. Os Italianos daquele lugar adoram os Brasileiros até hoje, porque nossos soldados não matavam gente inocente e ainda por cima ajudavam o povo como podiam, ao contrário dos Nazistas que matavam e roubavam e dos Americanos que não matavam inocentes mas roubavam o que eles queriam. Todo o equipamento usado por Brasileiros era Americano, até a roupa, o embarque daqui pro RJ foi de trem (pra quem não sabe antigamente tinha tem de SP pro RJ) eles saíram do quartel de Quitaúna em Osasco direto pro RJ e do RJ pra Itália de Navio, quando terminou a guerra que ele voltou, chegou aqui sem nada e teve que se virar pra conseguir o dinheiro do trem de volta pra SP, o governo simplesmente não deu a mínima, não tinha ninguém lá pra receber eles. Os móveis da cozinha da minha mãe foram feitos por ele nos anos 80 e estão inteiros até hoje, e eu tenho muito orgulho de saber que a cozinha da minha casa, da qual eu usei a minha vida inteira foi feita por um soldado Brasileiro que lutou na 2º guerra mundial. Infelizmente ele faleceu em 2015 aos 90 anos de idade, um Herói nacional
Está na natureza do brasileiro ser bom, atencioso e misericordioso. Hj a nova geração está um pouco perdida, somos caipiras gostamos de uma boa roda de conversa ao redor de uma fogueira, pessoas assim não matam por matar. Brasil país forte.
meu avó serviu o exercito na segunda guerra, por falar inglês ele ficou na base aérea de Val-De-Cans em Belém-pa, nos ultimos meses da guerra ele foi transferido para a base de Clevelandia no Amapá, quando a noticia do final da guerra veio do atlantico, meu avó foi a primeira pessoa aqui no Brasil a receber que rapassou pra Belém e que assim foi por todo pais.
3 ปีที่แล้ว +87
Que fantástico ser o primeiro brasileiro a receber essa notícia. Incrível!
Meu bisavô era Policial Militar, não era da FEB, no Rio Grande do Norte e também ficou em um aeroporto. Logo após a guerra ele saiu da polícia e foi pro Sergipe
Meu pai serviu na 2° guerra e participou da tomada do Monte Castelo. Ele tinha todas essas medalhas mostradas no vídeo. Ele viviu até os 91 anos e era muito ressentido com a falta de reconhecimento do povo e dia governantes.
@@d-documentarios2058 o governo de hj exalta Carlos Alberto Brilhante Ustra acho que é muuuito contraditório vc dizer que iam homenagear pessoas incríveis como o pai dessa moça que lutou contra ditaduras.
@@PedroHenrique-gm8so não o governo de hoje não exalta ninguém, Bolsonaro exaltou em 2016 enquanto era parlamentar, agora se Carlos Brilhante Ustra combateu a levantada comunista parabéns pra ele, numa guerra infelizmente a tortura entra no jogo, se foi pro inferno não sei dizer, não tenho provas, mas se torturou espero que tenha ido, junto dos terroristas comunistas.
@@d-documentarios2058 "exaltou em 2016" foda-se que foi antes cara, exaltou torturador e estuprador sem contar que emprega miliciano (e diz que bandido bom é bandido morto)
A anos atrás pessoas que não eram esses "líderes" que temos hoje defenderam nossa honra. E hoje sabem mais nomes de cantores kpoodo que esses verdadeiros herois.
Após a derrota em Monte Castelo (posição chave no meio da Itália), os alemães sabiam que iriam perder terreno e começaram os planos de retirada das tropas. Os aliados sabiam disso e planejaram o espalhamento por setores, para tentar capturar essa Divisão Alemã (completinha). Os alemães usavam táticas para evitarem serem pegos. Dentro desse espalhamento de tropas, a FEB havia sido designada para cuidar de um setor "menos badalado" (com menores chances de a Divisão Alemã estar por lá), pq os americanos é quem queriam capturar a Divisão Alemã. Lá pelas tantas, uma patrulha brasileira chegou em um entroncamento e identificou alguns alemães e começou a trocação de tiro, e após algumas horas de trocação os alemães se renderam. Eles eram a parte mais da frente da Divisão Alemã. Daí começou a chegar alemão que não acabava mais, todos se rendendo e entregando as armas e os veículos. O contingente de brazucas ali era pequeno pra tantos prisioneiros e mandaram pedir reforços urgentes para ajudar. A quantidade de alemães era enorme e os veículos estavam abarrotando a estrada. Pouco depois chegaram os oficiais de alto escalão alemão, e nas tratativas, foi combinado de que o general alemão só se entregaria a um general brasileiro. Não estou lembrando agora o nome do nosso general, mas por sermos um país de imigrantes, o sobrenome deste general brasileiro soava como se não fosse daqui, e o alemão insistiu que somente se entregaria para um general brasileiro. Quando esclareceram para ele que o general era, de fato, brasileiro, aí sim ele se entregou. A captura dessa divisão alemã no norte da Itália foi uma das maiores da guerra... e foi a FEB quem capturou. Aquela mesma FEB que foi subestimada pelos jornais, ainda quando estavam se deslocando para a Europa. Aquela FEB que foi praticamente sem nada, nem roupa pro frio. Nós não nos valorizamos como deveríamos valorizar, pessoal... Nosso potencial é enorme.
A mídia nunca vai mostrar kkkkkk vai sempre tentando varrer essa parte da história pra maioria das pessoas que não sabem da participação do Brasil no conflito e seus feitos o único da América latina a entrar no conflito e render uma divisão inteira alemã com as falas de Hitler de nem que a cobra fume aqueles mestiços fariam alguma coisa.
Recomendo o livro "1942 - O Brasil e sua guerra quase desconhecida", do João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso. O pai dele foi da FEB e o João é um grande entusiasta e pesquisador do tema.
Eu já ouvi dizer que o termo pejorativo "gringo" surgiu da guerra, quando os americanos chamavam os brasileiros de green, verdinhos, por causa da cor da farda, Dai eles gritavam, GREEN GO!!! Dai surgiu o termo. E tambem soube que os brasileiros suportaram o frio das montanhas italiana atraves dos uniformes gigantescos dos americanos que eram maiores que o nosso, porque geneticamente os americanos sao mais altos. Sei lá, achei isso curioso, nem sei se é verdade.
Ótimo texto porém, faltou a principal parte a da rendição do exército alemão ao Mascarenhas sem um único disparo, faltou também o hino do expedicionário que foi criado pelos próprios soldados ao se reconhecerem, uns aos outros, no meio da batalha de Montese. Vai aí a dica para a segunda parte deste vídeo.
Sou de Natal, na época da segunda guerra Parnamirim fazia parte de Natal como um bairro, mas cresceu tanto q virou um município. Nos potiguares temos muito orgulho de uma cidade nossa (Parnamirim) ser conhecida até hj como Trampolim da vitória. Todo estudante potiguar aprende desde cedo sobre a grande participação q tivemos na segunda guerra, e como isso fez nossas cidades crescerem.
Tive até que voltar para ter certeza que tinha ouvido certo sobre Cabo Frio kkkkkkkk Orgulho da minha cidade, nem tinha ideia da importância dela para guerra Excelente vídeo pessoal!!!
Quase 30 anos na cara e eu não sabia dessa participação maravilhosa do Brasil na 2° guerra mundial. Estou muito orgulhoso dos nossos pracinhas 💚💛👏 Obg, Vogalizando. Vocês são incríveis 👏
seria bom um filme de guerra sobre isso daí, imortalizar as conquistas desses caras seria o maior legado que poderiamos dar a eles com os recursos que temos hj
A história do avestruz é bacana... Quando os caras da FAB foram para os EUA para treinar nos P47 eles odiaram a comida de lá, ai alguem soltou uma frase do tipo: "Comida ruim... Só avestruz pra comer isso aqui..." isso pegou e foi pro desenho....
Meu avô comandou caças submarinos no atlântico norte, fazia escolta de suprimentos e outras embarcações avariadas. Adorava ouvir seus relatos desta época. Parabéns pelo vídeo!!
Meu avô lutou na Itália, viajou em um dos ultimos grupos. Na volta, quando o navio aportou em Salvador, ele conheceu minha avó, que estava lá para recepcionar os "pracinhas". Eles se casaram dois anos depois e viveram juntos até ele morrer, em 1995. Ele deu entrada para receber a pensão mas quem recebeu foi a minha avó, como pensionista, já que quando foi aprovada ele ja tinha falecido, e ela mesmo recebeu por menos de 10 anos, pois faleceu também. Interessante que os que denigrem o Nordeste, que dizem que "é sustentado" pelo Brasil, esquece que a base aérea foi instalada no Rio Grande do Norte, mas a "contrapartida" americana, a Companhia Siderurgica Nacional, foi instalada no Rio de Janeiro.
Meu avô fez parte da FEB. Passei a infância ouvindo muito do que você relata. Voltou neurótico de guerra e se orgulhava demais por ser um ex combatente! Um homem maravilhoso, com o corpo e a mente cheios de marcas da guerra!
Eu conheci esse canal hoje assistindo um vídeo sobre a transnistria (perdoe-me se eu errei) e logo mais pesquiso sobre o Brasil na segunda guerra, o TH-cam não me deu opção do canal sobre esse assunto, mas antes de asistir os de mais vídeos resolvi entrar pra conhecer o canal, aí o primeiro vídeo é esse. Essa é minha história de como eu me inscrevi no canal.
3 ปีที่แล้ว
É uma ótima história! Vem com o Vogalizando que aqui é sucesso! Um abraço, Marcão!
Vou concordar com o Marco e se tivesse com a cabeça raspada era praticamente o Sgt Pincel. Obrigado meus caros! Eu que sempre busco material da segunda guerra mundial não me recordo de ter visto muita coisa sobre a participação brasileira nela, então é ótimo conhecer mais sobre isso! Bora compartilhar 🤘🏼
3 ปีที่แล้ว +1
Valeu, Gustavão! Logo a gente vai estar de cabeça raspada!
E meu bisavô quase serviu na Itália, eu ouvi duas versões sobre ele não ir. A primeira é que a guerra tinha acabado, a segunda diz que na rádio falava o nome dos soldados que iam para Itália e quando minha tia bisavô ( acho que é assim que fala) ouviu, falou com seu irmão, sargento da polícia, impediu sua entrada.
Aqui em Uruguaiana tinha muitos pracinhas e eu tive o privilégio de ser sua amiga mas ele nunca comentava sobre o que aconteceu ele só dizia que a guerra é a pior coisa do mundo.
Em Fortaleza existe os bairros Monte Castelo e Montese em homenagem a essas batalhas da FEB, inclusive o Montese teve com um do fundadores o Dr. Raimundo Ximenes q foi um dos grandes nomes da minha cidade aqui do interior do Ceará, em Groairas
Uma história que deveria já a muito tempo virar livro, filme, série, programa de tv... ser reconhecido em todos os quatro cantos desse país... Infelizmente aquilo que é importante, aqui é esquecido...
Parabéns Pelo vídeo, meu avô foi pracinha e se orgulhava muito, meu pai até hj me conta as histórias que meu avô contava pra ele, obg pelo reconhecimento dos nossos pracinhas..👏
Sou de Volta Redonda/RJ, onde fica a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. Aqui temos o Museu da Guerra, aos pés do bairro Monte Castelo. Também temos os bairros Belvedere, Jardim Normandia, Jardim Europa, Ponte Alta…algumas homenagens às vitórias dos combatentes.
É importantíssimo lembrar que em toda guerra apenas três grupos não americanos receberam a medalha Presidential Unit Citation, maior honraria dada a tropas estrangeiras por extrema eficiência operacional, e o Grupo de Aviação de Caça (Senta a Púa) foi uma dessas três. Além disso, 21 pilotos tbm foram agraciados com a Air Medal. Ainda sobre reconhecimentos internacionais, membros da FEB foram agraciados com: DOS EUA: 51 Bronze Star (bravura ou feito meritoso); 21 Silver Star (heroísmo em ação); 1 Distinguished Service Cross (feito individual de extraordinário heroísmo), Estado Maior recebeu a Legion of Merit (conduta excepcionalmente meritosa) Além disso, os EUA tbm quiseram condecorar os pracinhas com a ETO Medal (Medalha de Campanha do Teatro de Operações Europeu, Mediterrâneo e Norte da África) e a Insígnia de Combate da Infantaria, ambas recusadas pelo governo brasileiro por razões escusas. DA ITÁLIA 99 Croce di Guerra; DA FRANÇA: Croix de Guerre, conquistada por alguns oficiais e praças. Legion d'Honneus, por excepcional conduta militar, que dada ao comandante da FEB, general Mascarenhas de Morais; DO REINO UNIDO: Order of the British Empire, dada aos quatro generais da FEB; DE PORTUGAL: Medalha de Valor Militar, bravura face ao inimigo. Ela foi dada a um dos escalões da FEB que durante seu retorno ao Brasil fez uma escala e um desfile em Lisboa. Todo o escalão foi agraciado. Ordem da Torre e da Espada, mais alta honraria portuguesa e com mais de 500 anos. Foi concedida ao Coronel Mário Travassos, comandante do mesmo escalão. Ordem de Avis, altos serviços militares prestados à nação portuguesa. Entregue a diversos oficiais do escalão da FEB e da Marinha do Brasil que comandavam o navio que os transportava de volta ao Brasil.
Eu queria que o Brasil ensinasse pra população sobre seus feitos, não só durante a 2a Guerra, pra podermos nos orgulhar... Sugestão de vídeo: Os Três Heróis Brasileiros
Em 2018 visitei em Pistoia, na Toscana, o Monumento Votivo Brasiliano, local do antigo cemitério onde foram enterrados os pracinhas mortos durante as batalhas na frente italiana. Todos os corpos já foram repatriados mas o lugar foi mantido como um memorial e é cheio de emoção. Minha experiência, q já era cheia de emoção, ficou ainda mais especial quando o taxista q me levou até lá me falou sobre a gratidão q os italianos sentem pelos brasileiros. O pai dele tinha lutado na guerra e, como muitos italianos, depois da morte de Mussolini e do desgoverno da Itália, tinha desertado e estava sendo cassado pelos alemães. Foram os brasileiros que o abrigaram e salvaram sua vida. "Eu, certamente não existiria se não fossem os brasileiros" foi o q ele me disse. Foi realmente um momento emocionante na minha vida. Respeito e admiração por essas cobras fumantes!!!
Ganhou minha inscrição. Sempre ouvi dizer q o Brasil foi uma piada na segunda guerra. Agora vou pesquisar mais sobre a participação brasileira na segunda guerra. Obrigado.
Eu tive um vizinho ex-combatente da 2a. Guerra e ele contava várias histórias do frio e da neve, e dos estupros cometidos pelos soldados alemães, que ele ficava horrorizado. Uma pena esse homem, na época, anos 90, vivia em uma situação muito precária. Acho que ele morreu em 98 ou 99, sem nenhuma assistência do governo.
06:56 Mas tem uma música do Sabaton sobre os 3 soldados da FEB que lutaram sozinhos e até morte contra uma companhia inteira de alemães... E a música se chama Smoking Snakes!
Tem dois heróis de guerra brasileiros com meu mesmo nome , Tenente Aurélio Sampaio e Sgt Hermínio Aurélio Sampaio, ambos atuaram em Monte Castelo e Montese, aqui em Fortaleza tem ruas em homenagem a ambos...e meu nome é apenas uma coincidência ...ou seja, sou o Aurélio Sampaio que chegou pra avacalhar rsrs
estive em 2013 no norte da Itália, aluguei carro pra passear e passei por essa região... em Montese parei pra pedir informação e um comerciante ao notar que eu era 'brasiliano' me chamou pra tomar café, queria contar histórias que seus pais contavam dos nossos Pracinhas que mataram a fome deles, que eram afetuosos... foi emocionante
Cara, uma vez no centro de Niterói conheci um casal de idosos ITALIANOS que me contaram que os soldados brasileiros "mataram" a fome de vários conterrâneos deles, pois a fome era eminente naquele período de guerra dentro do território Italiano. Show👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
Que foda irmão!!
No final do Documentário do João Barone, em que ele passeia pelos campos de guerra da Italia em um Jipe, vestido como pracinha, aparece um italiano saudando ele, dizendo que o soldado brasileiro era o melhor. Enquanto os americanos saiam roubando as casas abandonadas, os brasileiros davam comida pros desabrigados e antes de voltar pro Brasil, deixaram tudo que sobrou pro orfanato da cidade.
Que foda, tenho muita vontade de conhecer a região tbm!!
O tio da minha mãe serviu na 2ºguerra, o nome dele era Antônio Cruchacki, não me lembro ao certo da patente dele mas ele lutou na Itália, era engenheiro militar, ele trabalhava na construção de pontes de madeira que servia pros aliados passarem e depois eles explodiam a ponte pros nazista não usarem, entre as Histórias que ouvi dele a mais legal era que ao contrário do que os filmes Americanos mostram, ninguém queria matar ninguém, matava-se porque tinham que matar (principalmente os Brasileiros) quando eles encontravam um soldado inimigo ferido que se rendia eles até ajudavam dando água e comida, ninguém tinha coragem de executar o cara, afinal eram soldados e não assassinos, mas obviamente que durante o combate não tinha jeito era chumbo pra cima dos alemão, e a cobra fumava ali mesmo. Os Italianos daquele lugar adoram os Brasileiros até hoje, porque nossos soldados não matavam gente inocente e ainda por cima ajudavam o povo como podiam, ao contrário dos Nazistas que matavam e roubavam e dos Americanos que não matavam inocentes mas roubavam o que eles queriam. Todo o equipamento usado por Brasileiros era Americano, até a roupa, o embarque daqui pro RJ foi de trem (pra quem não sabe antigamente tinha tem de SP pro RJ) eles saíram do quartel de Quitaúna em Osasco direto pro RJ e do RJ pra Itália de Navio, quando terminou a guerra que ele voltou, chegou aqui sem nada e teve que se virar pra conseguir o dinheiro do trem de volta pra SP, o governo simplesmente não deu a mínima, não tinha ninguém lá pra receber eles. Os móveis da cozinha da minha mãe foram feitos por ele nos anos 80 e estão inteiros até hoje, e eu tenho muito orgulho de saber que a cozinha da minha casa, da qual eu usei a minha vida inteira foi feita por um soldado Brasileiro que lutou na 2º guerra mundial. Infelizmente ele faleceu em 2015 aos 90 anos de idade, um Herói nacional
Há relatos que os alemão preferia ser preso pelos brasileiro do que pelos Estadunidense, os brasileiro os tratava melhor
Saudações ao seu tio avô.
👏👏👏👏👏
@@marianovieira8936 Obrigado 🤝
Está na natureza do brasileiro ser bom, atencioso e misericordioso. Hj a nova geração está um pouco perdida, somos caipiras gostamos de uma boa roda de conversa ao redor de uma fogueira, pessoas assim não matam por matar. Brasil país forte.
@@henriquemendes123 É verdade, eles não foram pra matar, foram pra defender a liberdade.
meu avó serviu o exercito na segunda guerra, por falar inglês ele ficou na base aérea de Val-De-Cans em Belém-pa, nos ultimos meses da guerra ele foi transferido para a base de Clevelandia no Amapá, quando a noticia do final da guerra veio do atlantico, meu avó foi a primeira pessoa aqui no Brasil a receber que rapassou pra Belém e que assim foi por todo pais.
Que fantástico ser o primeiro brasileiro a receber essa notícia. Incrível!
que legal
Poew...parabéns a seu avo...um.baita de herói...tmj...
Meu bisavô era Policial Militar, não era da FEB, no Rio Grande do Norte e também ficou em um aeroporto. Logo após a guerra ele saiu da polícia e foi pro Sergipe
Me arrepiei lendo esse comentário
Meu pai foi Ex Combatente da Segunda Guerra Mundial e tenho orgulho de ser filha de um Pracinha da F.E.B
Que incrível :)
" Smoking Snakes " do Sabaton uma bela Homenagem ao Brasil
"Cobras fumantes, eterna é a sua vitória"
🤘👏
Meu pai serviu na 2° guerra e participou da tomada do Monte Castelo. Ele tinha todas essas medalhas mostradas no vídeo. Ele viviu até os 91 anos e era muito ressentido com a falta de reconhecimento do povo e dia governantes.
Hoje seria muito homenageado pelo governo atual.
@@d-documentarios2058 grandes merdas esse governo atual
@@d-documentarios2058 o governo de hj exalta Carlos Alberto Brilhante Ustra acho que é muuuito contraditório vc dizer que iam homenagear pessoas incríveis como o pai dessa moça que lutou contra ditaduras.
@@PedroHenrique-gm8so não o governo de hoje não exalta ninguém, Bolsonaro exaltou em 2016 enquanto era parlamentar, agora se Carlos Brilhante Ustra combateu a levantada comunista parabéns pra ele, numa guerra infelizmente a tortura entra no jogo, se foi pro inferno não sei dizer, não tenho provas, mas se torturou espero que tenha ido, junto dos terroristas comunistas.
@@d-documentarios2058 "exaltou em 2016" foda-se que foi antes cara, exaltou torturador e estuprador sem contar que emprega miliciano (e diz que bandido bom é bandido morto)
A anos atrás pessoas que não eram esses "líderes" que temos hoje defenderam nossa honra. E hoje sabem mais nomes de cantores kpoodo que esses verdadeiros herois.
A banda sueca SABATON fez uma homenagem à campanha brasileira na Itália na música SMOKING SNAKES (cobras fumantes ). Confira, professor.
MUSICA FODA PRA CARALHO, UMA DAS MINHAS FAVORITAS
Me lembra a música da banca sueca sabaton smoking snakes, que conta a história dos 3 heróis de guerra em uma batalha na Itália
E o finalzinho do clip da música, é de arrepiar os pêlo dos bráço!
Ótima lembrança 🤘🤘
Após a derrota em Monte Castelo (posição chave no meio da Itália), os alemães sabiam que iriam perder terreno e começaram os planos de retirada das tropas.
Os aliados sabiam disso e planejaram o espalhamento por setores, para tentar capturar essa Divisão Alemã (completinha). Os alemães usavam táticas para evitarem serem pegos.
Dentro desse espalhamento de tropas, a FEB havia sido designada para cuidar de um setor "menos badalado" (com menores chances de a Divisão Alemã estar por lá), pq os americanos é quem queriam capturar a Divisão Alemã.
Lá pelas tantas, uma patrulha brasileira chegou em um entroncamento e identificou alguns alemães e começou a trocação de tiro, e após algumas horas de trocação os alemães se renderam. Eles eram a parte mais da frente da Divisão Alemã. Daí começou a chegar alemão que não acabava mais, todos se rendendo e entregando as armas e os veículos. O contingente de brazucas ali era pequeno pra tantos prisioneiros e mandaram pedir reforços urgentes para ajudar. A quantidade de alemães era enorme e os veículos estavam abarrotando a estrada.
Pouco depois chegaram os oficiais de alto escalão alemão, e nas tratativas, foi combinado de que o general alemão só se entregaria a um general brasileiro. Não estou lembrando agora o nome do nosso general, mas por sermos um país de imigrantes, o sobrenome deste general brasileiro soava como se não fosse daqui, e o alemão insistiu que somente se entregaria para um general brasileiro. Quando esclareceram para ele que o general era, de fato, brasileiro, aí sim ele se entregou.
A captura dessa divisão alemã no norte da Itália foi uma das maiores da guerra... e foi a FEB quem capturou.
Aquela mesma FEB que foi subestimada pelos jornais, ainda quando estavam se deslocando para a Europa. Aquela FEB que foi praticamente sem nada, nem roupa pro frio.
Nós não nos valorizamos como deveríamos valorizar, pessoal... Nosso potencial é enorme.
Os brasileiros precisam conhecer a sua história e aprender a valoriza-lá.
parabéns pelo video!!!!
A mídia nunca vai mostrar kkkkkk vai sempre tentando varrer essa parte da história pra maioria das pessoas que não sabem da participação do Brasil no conflito e seus feitos o único da América latina a entrar no conflito e render uma divisão inteira alemã com as falas de Hitler de nem que a cobra fume aqueles mestiços fariam alguma coisa.
Fora o senta a pua da força aérea brasileira
Se eu tivesse grana financiaria um filme sobre a batalha de Monte Castelo.
A estrada 47 fala um pouco do Brasil na Itália.
Respeito total aos Pracinhas e seus familiares, porque esses são os verdadeiros heróis nacional
2 primos meus lutaram na guerra e felizmente voltaram vivos
Recomendo o livro "1942 - O Brasil e sua guerra quase desconhecida", do João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso.
O pai dele foi da FEB e o João é um grande entusiasta e pesquisador do tema.
Arrepiei assistindo isso 🙏🏻💪🏻
Eu já ouvi dizer que o termo pejorativo "gringo" surgiu da guerra, quando os americanos chamavam os brasileiros de green, verdinhos, por causa da cor da farda, Dai eles gritavam, GREEN GO!!! Dai surgiu o termo. E tambem soube que os brasileiros suportaram o frio das montanhas italiana atraves dos uniformes gigantescos dos americanos que eram maiores que o nosso, porque geneticamente os americanos sao mais altos. Sei lá, achei isso curioso, nem sei se é verdade.
Ótimo texto porém, faltou a principal parte a da rendição do exército alemão ao Mascarenhas sem um único disparo, faltou também o hino do expedicionário que foi criado pelos próprios soldados ao se reconhecerem, uns aos outros, no meio da batalha de Montese.
Vai aí a dica para a segunda parte deste vídeo.
Sou de Natal, na época da segunda guerra Parnamirim fazia parte de Natal como um bairro, mas cresceu tanto q virou um município. Nos potiguares temos muito orgulho de uma cidade nossa (Parnamirim) ser conhecida até hj como Trampolim da vitória. Todo estudante potiguar aprende desde cedo sobre a grande participação q tivemos na segunda guerra, e como isso fez nossas cidades crescerem.
Tive até que voltar para ter certeza que tinha ouvido certo sobre Cabo Frio kkkkkkkk Orgulho da minha cidade, nem tinha ideia da importância dela para guerra
Excelente vídeo pessoal!!!
Quase 30 anos na cara e eu não sabia dessa participação maravilhosa do Brasil na 2° guerra mundial. Estou muito orgulhoso dos nossos pracinhas 💚💛👏 Obg, Vogalizando. Vocês são incríveis 👏
Smoking Snakes é o nome de uma música que a banda sueca Sabatojn compôs em homenagem aos pracinhas.
seria bom um filme de guerra sobre isso daí, imortalizar as conquistas desses caras seria o maior legado que poderiamos dar a eles com os recursos que temos hj
Toda vez que eu assisto algum vídeo ou documentário sobre a FEB, eu me emociono
A história do avestruz é bacana... Quando os caras da FAB foram para os EUA para treinar nos P47 eles odiaram a comida de lá, ai alguem soltou uma frase do tipo: "Comida ruim... Só avestruz pra comer isso aqui..." isso pegou e foi pro desenho....
Muito massa o vídeo e acrescento dizendo que precisou uma banda sueca fazer uma música pra homenagear os caras que é smoking snake do sabaton
Heroes of our century!
Esse som é irado!
Que essa história nunca seja esquecida, nunca!!! Muito orgulho dos pracinhas!!! RESPEITO MÁXIMO!!!
Meu avô comandou caças submarinos no atlântico norte, fazia escolta de suprimentos e outras embarcações avariadas. Adorava ouvir seus relatos desta época.
Parabéns pelo vídeo!!
Meu avô lutou na Itália, viajou em um dos ultimos grupos. Na volta, quando o navio aportou em Salvador, ele conheceu minha avó, que estava lá para recepcionar os "pracinhas". Eles se casaram dois anos depois e viveram juntos até ele morrer, em 1995. Ele deu entrada para receber a pensão mas quem recebeu foi a minha avó, como pensionista, já que quando foi aprovada ele ja tinha falecido, e ela mesmo recebeu por menos de 10 anos, pois faleceu também. Interessante que os que denigrem o Nordeste, que dizem que "é sustentado" pelo Brasil, esquece que a base aérea foi instalada no Rio Grande do Norte, mas a "contrapartida" americana, a Companhia Siderurgica Nacional, foi instalada no Rio de Janeiro.
Afonso Padilha tbm faz vídeos educativos, MT foda 😂. Brincadeiras a parte, sou Fã do Conteúdo, fazem um ótimo trabalho.
Pior que ele parece o Afonso, mesmo kkk
Eu sou o irmão perdido do Afonso Padilha
Meu avô fez parte da FEB. Passei a infância ouvindo muito do que você relata. Voltou neurótico de guerra e se orgulhava demais por ser um ex combatente! Um homem maravilhoso, com o corpo e a mente cheios de marcas da guerra!
Eu conheci esse canal hoje assistindo um vídeo sobre a transnistria (perdoe-me se eu errei) e logo mais pesquiso sobre o Brasil na segunda guerra, o TH-cam não me deu opção do canal sobre esse assunto, mas antes de asistir os de mais vídeos resolvi entrar pra conhecer o canal, aí o primeiro vídeo é esse. Essa é minha história de como eu me inscrevi no canal.
É uma ótima história! Vem com o Vogalizando que aqui é sucesso! Um abraço, Marcão!
Eu sempre me emociono com a história da segunda guerra mundial, e com orgulho dos nossos valentes e corajosos pracinhas
Meu avô foi pracinha.......lutou em montese...... sinto muito orgulho disso.
Confesso que na minha ignorância eu pouco sabia sobre o Brasil na segunda guerra e ao terminar esse vídeo estou emocionado e orgulhoso!!!!!
Emociinada !!! Meu Deus , como esses heróis estao em oculto , sabemos tao pouco deles 😢
Vou concordar com o Marco e se tivesse com a cabeça raspada era praticamente o Sgt Pincel.
Obrigado meus caros! Eu que sempre busco material da segunda guerra mundial não me recordo de ter visto muita coisa sobre a participação brasileira nela, então é ótimo conhecer mais sobre isso!
Bora compartilhar 🤘🏼
Valeu, Gustavão! Logo a gente vai estar de cabeça raspada!
O povo aqui ainda menospreza o que eles fizeram, INCLUSIVE alguns historiadores. Parabéns pelo vídeo.
Isso foi muito importante saber obrigada
E meu bisavô quase serviu na Itália, eu ouvi duas versões sobre ele não ir. A primeira é que a guerra tinha acabado, a segunda diz que na rádio falava o nome dos soldados que iam para Itália e quando minha tia bisavô ( acho que é assim que fala) ouviu, falou com seu irmão, sargento da polícia, impediu sua entrada.
Aqui em Uruguaiana tinha muitos pracinhas e eu tive o privilégio de ser sua amiga mas ele nunca comentava sobre o que aconteceu ele só dizia que a guerra é a pior coisa do mundo.
Em Fortaleza existe os bairros Monte Castelo e Montese em homenagem a essas batalhas da FEB, inclusive o Montese teve com um do fundadores o Dr. Raimundo Ximenes q foi um dos grandes nomes da minha cidade aqui do interior do Ceará, em Groairas
força e honra
Excelente!
MUITO obrigado por trazer a História do Nosso País com tanto Respeito, temos História e Temos que nos Orgulhar!!!
Meu avô Aloysio Odemar Lopes serviu em Montese, foi um herói de guerra com várias condecorações.
Poderia ter falado um pouco da solidariedade dos pracinhas com o povo local, três heróis brasileiro...👏👏👏👏
Uma história que deveria já a muito tempo virar livro, filme, série, programa de tv... ser reconhecido em todos os quatro cantos desse país... Infelizmente aquilo que é importante, aqui é esquecido...
Sério, eu me impressiono a cada vídeo com a qualidade das informações e da narrativa. Parabéns pelo trabalho!!
Meu respeito a eles. Bravos guerreiros. Na posição de sentido a vcs presto continência.
Boa tarde excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho
Parabéns pelo vídeo! Sempre ouvi q os brasileiros foram lá pra passar vergonha. Mania q brasileiro tem de desprestigiar qualquer herói brasileiro.
São os vira-latas que falam isso, eu realmente não entendo isso
Bravos Praçinhas Brasileiros
esse canal tem que ser divulgado. eu gosto do seu conteúdo.
Valeu, Soni!
Parabéns Pelo vídeo, meu avô foi pracinha e se orgulhava muito, meu pai até hj me conta as histórias que meu avô contava pra ele, obg pelo reconhecimento dos nossos pracinhas..👏
A Banda sueca Sabaton tem uma música chamada: Smoking Snakers, em homenagem a esse regimento brasileiro.
Graças a Deus o Brasil escolheu o lado certo!!!
Sou de Volta Redonda/RJ, onde fica a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. Aqui temos o Museu da Guerra, aos pés do bairro Monte Castelo. Também temos os bairros Belvedere, Jardim Normandia, Jardim Europa, Ponte Alta…algumas homenagens às vitórias dos combatentes.
É importantíssimo lembrar que em toda guerra apenas três grupos não americanos receberam a medalha Presidential Unit Citation, maior honraria dada a tropas estrangeiras por extrema eficiência operacional, e o Grupo de Aviação de Caça (Senta a Púa) foi uma dessas três. Além disso, 21 pilotos tbm foram agraciados com a Air Medal.
Ainda sobre reconhecimentos internacionais, membros da FEB foram agraciados com:
DOS EUA:
51 Bronze Star (bravura ou feito meritoso);
21 Silver Star (heroísmo em ação);
1 Distinguished Service Cross (feito individual de extraordinário heroísmo),
Estado Maior recebeu a Legion of Merit (conduta excepcionalmente meritosa)
Além disso, os EUA tbm quiseram condecorar os pracinhas com a ETO Medal (Medalha de Campanha do Teatro de Operações Europeu, Mediterrâneo e Norte da África) e a Insígnia de Combate da Infantaria, ambas recusadas pelo governo brasileiro por razões escusas.
DA ITÁLIA
99 Croce di Guerra;
DA FRANÇA:
Croix de Guerre, conquistada por alguns oficiais e praças.
Legion d'Honneus, por excepcional conduta militar, que dada ao comandante da FEB, general Mascarenhas de Morais;
DO REINO UNIDO:
Order of the British Empire, dada aos quatro generais da FEB;
DE PORTUGAL:
Medalha de Valor Militar, bravura face ao inimigo. Ela foi dada a um dos escalões da FEB que durante seu retorno ao Brasil fez uma escala e um desfile em Lisboa. Todo o escalão foi agraciado.
Ordem da Torre e da Espada, mais alta honraria portuguesa e com mais de 500 anos. Foi concedida ao Coronel Mário Travassos, comandante do mesmo escalão.
Ordem de Avis, altos serviços militares prestados à nação portuguesa. Entregue a diversos oficiais do escalão da FEB e da Marinha do Brasil que comandavam o navio que os transportava de volta ao Brasil.
Que orgulho desses bravos Brasileiros elevaram positivamente nossa nação.
Eu queria que o Brasil ensinasse pra população sobre seus feitos, não só durante a 2a Guerra, pra podermos nos orgulhar... Sugestão de vídeo: Os Três Heróis Brasileiros
Parabéns pelo magnífico trabalho!!!
Em 2018 visitei em Pistoia, na Toscana, o Monumento Votivo Brasiliano, local do antigo cemitério onde foram enterrados os pracinhas mortos durante as batalhas na frente italiana. Todos os corpos já foram repatriados mas o lugar foi mantido como um memorial e é cheio de emoção. Minha experiência, q já era cheia de emoção, ficou ainda mais especial quando o taxista q me levou até lá me falou sobre a gratidão q os italianos sentem pelos brasileiros. O pai dele tinha lutado na guerra e, como muitos italianos, depois da morte de Mussolini e do desgoverno da Itália, tinha desertado e estava sendo cassado pelos alemães. Foram os brasileiros que o abrigaram e salvaram sua vida. "Eu, certamente não existiria se não fossem os brasileiros" foi o q ele me disse. Foi realmente um momento emocionante na minha vida. Respeito e admiração por essas cobras fumantes!!!
Ganhou minha inscrição. Sempre ouvi dizer q o Brasil foi uma piada na segunda guerra. Agora vou pesquisar mais sobre a participação brasileira na segunda guerra. Obrigado.
Que vídeo foda! Homenagem ao grandioso exército de Caxias, o único exército invicto!🇧🇷
Amo as histórias do Brasil.
Obrigada meus amores!
Excelente aula com o mais do que merecido reconhecimento da heróica participação das forças armadas brasileiras na segunda guerra mundial.
Parabéns!
Canal ótimo. Passa informações de maneira muito simples e direta. Show!
Interessante demais. Eu sabia por cima, mas não de forma tão completa assim. Viva nós. Viva o Vogalizado.
Tem como curtir duas vezes o vídeo? Que espetáculo, parabéns!
Ótimo vídeo, tenho orgulho de ser bisneto de um ex combatente da segunda guerra
Estou viciado nesse canal. O Vog sorri com os olhos, e ainda é excelente de didatica, muito bom.
Eu tive um vizinho ex-combatente da 2a. Guerra e ele contava várias histórias do frio e da neve, e dos estupros cometidos pelos soldados alemães, que ele ficava horrorizado. Uma pena esse homem, na época, anos 90, vivia em uma situação muito precária. Acho que ele morreu em 98 ou 99, sem nenhuma assistência do governo.
Clarice Lispector tinha origem judia ucraniana. A maior avenida do Recife Pernambuco, leva o nome de Mascarenha de Moraes
ola ..muito bom seu trabalho/ parabéns
Orgulho de ser brasileiro 🇧🇷
Eu me emocionei !
Mano, fiquei emocionado agora, nosso exército é foda
Os cara mandou super bem 👍
Parabéns pelo canal muito bom
Parabena pelo vídeo
Canal sensacional.. estou assistindo tds os videos.. parabéns
Falou bonito dos pracinhas, obrigada!
Recebe uma notificação dessa ❤️ gostei
06:56 Mas tem uma música do Sabaton sobre os 3 soldados da FEB que lutaram sozinhos e até morte contra uma companhia inteira de alemães... E a música se chama Smoking Snakes!
Verdade. A letra até canta uma frase em Português mesmo "Cobras Fumantes, eterna é sua vitória" !
Música foda 🤘👏
Nem pisquei assistindo ❤ teus videos sao os melhores, Vog ❤
O livro “O Brasil na Mira de Hitler” retrata muito bem a ação dos submarinos alemães em nossa costa.
Sou uma aposentada. Gostei muito de você ter valorizado o nosso Brasil e a Feb . Obrigadap
Eita, notificação boa 🤩
Faz um vídeo sobre as operações no morro do alemão um de 2007 e outro de 2010
Excelente vídeo, realmente é uma pena o público não honrar a participação dos Pracinhas
Vídeo maravilhoso, o mais completo até agora sobre a atuação da FEB na Segunda Grande Guerra...
Meus Parabéns
A Banda de Heavy Metal Sueca, Sabaton, tem uma música em homenagem aos Pracinhas Brasileiros, chamada Smoking Snakes.
EMOCIONANTE
Tem dois heróis de guerra brasileiros com meu mesmo nome , Tenente Aurélio Sampaio e Sgt Hermínio Aurélio Sampaio, ambos atuaram em Monte Castelo e Montese, aqui em Fortaleza tem ruas em homenagem a ambos...e meu nome é apenas uma coincidência ...ou seja, sou o Aurélio Sampaio que chegou pra avacalhar rsrs
Grande video, grandes soldados.
Esse é a parte do Brasil que eu tenho*orgulho!*
Like voguel, estava esperando muito por esse vídeo.
Eu não sabia disso, muito bom kkkk parabéns aos pracinhas, o melhor é a expressão a cobra tá fumando kkkkkkkk
fala sobre a primeira e a épica batalha do Brasil contra o exército das Toninhas.