ASSISTAM ATÉ O FIM, POR FAVOR ❤ falei sobre uma parada super importante pra gente, basicamente o que mantém o canal vivo. se quiser dar uma olhada na campanha e talvez ajudar (rolam recompensas!), segue o link: apoia.se/quadroembranco
Evangelion me fez entender a vida de outra forma, os dois últimos episódios foram uma sessão de terapia imensamente construtiva na minha mente. Eu sofro de depressão e vi alguém que amei muito me dar as costas e me abandonar a pouco tempo, Evangelion me ensinou que a vida é assim, difícil e as vezes amedrontadora, mas que enquanto eu puder ser eu mesmo ainda vai valer a pena. Não sei onde está minha felicidade mas quero encontrá-la e esse anime é uma das minhas motivações para isso.
Finalmente um comentario de ouro por aqui! Geralmente não entendem principalmente a proposta do personagem Shinji, que é um espelho para todos nós: Somos fracos, incapazes, mas que buscam realizar sonhos e se superar.
O grande descontentamento com o Shinji, vem de uma identificação do telespectador com o personagem. Ver as fraquezas dele expostas é geralmente irritante, pois, é a parte dos humanos que todos tentam esconder.
Para min o shinji é o personagem mais humano do anime,as pessoas odeiam ele pelo fato dele ter suas fraquezas expostas mas lembre-se que esse é o lado que todos os seres humanos sempre tendem a esconder
Comecei a ver Evangelion recentemente e uma coisa que não entendi foi esse ódio pelo Shinji que as pessoas tem. Logo de início percebi que o Shinji tem uma depressão e alguns traumas e pra mim isso tornou ele um personagem extremamente interessante. Estou gostando muito do anime, acho que é provavelmente um dos melhores que já assisti.
Olha, esse vídeo tava no meu "assistir mais tarde" por mais d um ano, pq eu sabia q assistiria Evangelion um dia e voltaria aqui dpois. Obrigado eu do passado pelo presente e obrigado a você pelo vídeo.
O final de falto e uma parte separada de todos os outros episódios. Eu entendi que o ep 25 é 26 e o processo de saída da depressão, tem partes que e praticamente uma consulta com um psiquiatra e o episódios anteriores são o convívio com a depressão.
Cara, eu vi o final da série como um " eu me aceito, eu vou lutar contra essa dor que me bloqueia, que me persegue" e por isso geral dá os parabéns... Agora o do filme, eu vi totalmente o contrário de tudo, é agressivo até demais, desconfortável de ver até algumas cenas, não pela violência e tal, mas por algumas atitudes dos personagens que é muito contrária a construção deles na série
eu chorei com os dois últimos episódios e agora com o vídeo, não sabia que os fãs receberam dessa forma, eu achei simplesmente lindo e genial. Evangelion é uma obra única a frente do seu tempo!
sempre que algo é entregue fora de seu tempo, é recebido com rejeição pelas pessoas que tentam tapar o sol com uma peneira. Já aconteceu várias vezes em outros casos.
Incrível como esse anime só aumenta de camadas conforme mais pessoas dissertam sobre ele. Essa questão do end of evangelion ser um reflexo da reação infantil e barbara do público com o final original eu ainda não tinha me dado conta. obrigado henrique,e parabéns!
Eu tmb não viu, e me identifiquei demais porque, o The End é um dos filmes mais fucking dahora que eu já vi e os dois últimos episódios pra mim são uma maratona torturante de maconha e LSD, eu não tenho bagagem filosófica pra aguentar aquilo ainda, percebo.
@@DinadaSilvaSauro mas no próprio video ele fala que é um erro considerar que precisa de uma bagagem filosofica pra entender os dois últimos episodios.
@@DinadaSilvaSauro Engraçado q eu acho o End of Evangelion uma "maratona torturante de maconha e LSD" e prefiro o final original kkkk Mas recomendo ver uma versão dos 2 episódios que traduza as frases em japonês q aparecem na tela. Elas falam diretamente q a produção esta sem tempo e por isso vão focar nos personagens e tbm explicam bem didaticamente o q cada cena quer dizer.
Cara, esse anime me salvou. Eu venho num momento muito complicado. Nada da certo na vida, pandemia, e tudo mais. Eu simplesmente me odeio por ser o que sou. Me esforcei muito e cheguei em lugar nenhum. E me cobro muito, em tudo. Me tranquei pro mundo, enfim. Tudo que não é saudável. E cara, os dois últimos episódios foram um soco no estômago, mas que me fizeram bem demais. Evangelion me salvou do caos que eu me tornei, e tem me ajudado, ao menos um pouco, a gostar de mim.
Evangelion pra mim, é um estudo filosófico e psicológico sobre a solidão e a extremamente comum falta de amor próprio. Shinji é um dos personagens mais bem escritos que eu já vi e cada personagem da trama tem uma profundidades incrível. É uma obra muito desentendida por grande parte da audiência, mas tem uma mensagem muito bonita no final.
Quando acabei a série pela primeira vez, fui ver um desses vídeos de explicação, que focou muito nas figuras mitológicas. Fiquei surpresa, porque não tinha entendido todas essas referências bíblicas. Nasci em um ambiente ateu, nunca tive muito contato com esses símbolos. Pensei "talvez não tenha entendido do jeito que achei que tinha" Mas, dois anos depois, vendo esse vídeo, sinto que achei alguém que achou, como eu tinha achado, que essas referências são pano de fundo, contextualização. Obrigada por colocar em palavras o que eu não consegui. Essa é a habilidade que eu mais admiro no seu canal, continue assim
Nossa, eu achei os 2 últimos episódios ótimos,. Diferente de tudo que eu já tinha visto. Me tocou tanto, mexeu com meu psicológico, não fazia ideia que os fãs não curtiam
a verdade é que os fãs querem sempre o fã service. Sempre aquilo que é fácil de digerir e alimenta seu ego e suas necessidades a curto prazo. Depois de se satisfazerem com um final que os agrada, eles mudam de anime, de mangá, e assim, sucessivamente.
é o roteiro mais bem desenvolvido que eu vi em uma canal brasileiro no youtube, me senti envolvido em sua narrativa durante os 18 minutos e não me desliguei nem por um segundo. impressionante a sua habilidade em story telling e em passar informações de maneira didática. parabéns henrique
No final das contas o Shinji é um grande espelho. As pessoas dizem "se eu estivesse no lugar dele eu estaria sendo um herói épico" mas porque elas já não estão na vida deles? É simples, as pessoas vão para fantasia procurando uma justificativa para permitir eles não conseguirem ser o que elas querem ser, seja um poder mágico ou um robô gigante. No momento em que elas vêem um personagem similar a elas que mesmo com tudo isso não consegue superar os problemas elas são recheadas de frustração, e essa frustração se torna tão grande que vira descrença...o famoso "no lugar dele eu estaria fazendo muito melhor, ele só chora".
Mas o anime não é sobre ser herói, é sobre tentar entender quem você é, o que quer e lidar com suas dores. No final ele resolveu todo o problema e encontrou o fim da dor dele. Até porque, um adolescente de 14 anos e com problemas mentais não poderia salvar o planeta. Ele fez o que devia, resolveu seu problema interno.
Eu me achava estranho por ter entendido Evangelion dessa forma, sempre dei mais importância aos personagens e suas complexidades do que a trama e sempre achei que tava errado, vídeo incrível me fez mudar de ideia
Na realidade eu penso como os ultimos episódios da série como o shinji reage a instrumentalização humana, enquanto que o filme trata do que aconteceu antes do 3 impacto.
o vídeo já estava bom, mas ai a partir dos 10 minutos eu comecei a levar uma "surra" tão grande que eu só conseguia pensar: "como raios eu nunca tinha percebido isso antes?"
Porque o anime é bosta e não consegue passar a mensagem que quer. Se vc faz um programa de computador que tem que ficar explicando como funciona, teu programa é uma merda. Ele tem que ser intuitivo. Mesma coisa com o anime, quer falar de tudo, mas não fala de nada, e ainda tem o protagonista que é um bosta.
@@jackzera7356 se você não tem capacidade mental de apenas ver o anime e tirar suas conclusoes e precisou procurar algo didadico não é voce que ta precisando exercitar a própria mente? ja começa errado quando voce diz que alguem "precisa" de um video assim quando pelo menos 90% ou mais pessoas que estão aqui veem o video pra se APROFUNDAR no anime e nos seus temas como despersonalização, estudo de personagem e etc.. não julgue algo ruim por não ser algo pra voce
Shinji é um perfeito retrato de um jovem ressentido e sem amigos, já me identifiquei muito com ele , quando eu estou nas minhas piores fases , oque mais me ficou gravado na mente foi " já que não me querem , podem todos simplesmente morrer " , e quando indagado sobre isso a resposta foi " sim , eu também devo morrer " eu já experimentei esse nível de ressentimento , e quando me vi refletindo sobre aquilo que eu estava sentindo e me dei conta, chorei como se fosse morrer, porque na verdade era aquilo que eu desejava, mas diferente do Shinji , não nos colocarão no centro do mundo, escreverão sobre nós e farão algo por nós, e diferente dele tbm , em algumas horas esquecemos do ressentimento, eu o entendo e não vou condenar, tbm desejei q tudo desaparecesse, nós somos fracos.
Essa experiência é triste, mas fortalece. Não dá para saber o que é o sofrimento alheio sem ter sofrido também. Só a partir daí que dá para aliviar a dor do outro, e ao mesmo tempo a nossa, em ver que o esforço de nossas próprias mãos pode construir uma realidade melhor, que temos utilidade, salvação.
Tender a ver evangelion como um anime épico sendo que é melancólico e psicológico, não é um anime sobre robôs destruindo monstros, mas sim humanos lindando com suas frustrações e suas próprias fraquezas
Se as pessoas não gostarem do final do seu vídeo e disserem que o seu roteiro foi preguiçoso, você vai fazer um vídeo novo, chamado The End of Quadro em Branco, com um final mais agressivo? Parei.
Na real meu vídeo poderia muito bem terminar antes de eu começar a falar do The End, o final sobre The End é num outro tom mesmo. A ideia foi exatamente mimetizar os finais do anime, primeiro o da série (num tom mais carinhoso e otimista) e depois o do filme.
Apesar de ser óbvio que eva é um clássico entre os animes, não se pode ignorar também o fato de que o anime entrou para o catálogo da Netflix um dia desses, o que tornou a série "atual" novamente. Houveram muitos vídeos sobre a série esses últimos tempos
@@commoncat1318 antes de ver teu comentário eu tava lendo um texto de Freud e vendo uma série sobre um psicanalista e seus pacientes... Amei o vídeo, mas acho que tive uma overdose freudiana! Mesmo assim, valeu pela recomendação, não tinha visto nenhuma análise tão focada nos traumas e defesas dos personagens
vamos ser sinceros todo mundo v~e tem uma trama boa que todo mundo acha que vai ser resolvida no final. Ai chega no final não entende nada ,dai busca video pra pegar as referencias
A Frase da asuka "que nojo" tem milhões de significados tanto para reação do shinji a do publico em relação ao fim do ep 25 e 26, cara evangelion é com certeza minha obra preferida
@@deilersouza313 eu vi em um comentario que originalmente ela deveria disser "obrigado" mas a dubladora sugeriu falar que nojo por conta daquela cena do Shinji se masturbando no lado dela. Porem ela pode significar outras coisas tambem, mas foi isso o que eu li.
acabei o anime, vi novamente, assisti o rebuild, e mano essa obra é do caralho, Hideaki é um gênio, e com certeza criou um dos melhores universos de anime existentes.
muito legal amigo parabéns,assisti esse vídeo com os meus 9 anos e agora eu volto aqui vendo esse vídeo. Estou lendo o mangá e eu sinto uma grande diferença.
Pai: -shinji entra no robô. Shinji: não Pai: pessoas vão morrer. Shinji: não vou entrar. 24 episódio depois... Entidade: shinji entra no sopão. Shinji: não Entidade: mais lá fora só tem dor e sofrimento e no sopão tem só felicidades pra todo mundo. Shinji: vai se fu... todo mundo, não vou entrar no sopão.
Huahuahuahua!!! "Vai se fu... Todo mundo! Eu não vou entrar no sopão" Essa frase é muito filosófica, mas não consigo para e de rir. 😂
5 ปีที่แล้ว +83
@@m-ou-k Bom... Quando mandaram entrar no robô, ele não queria, mas cedeu. Quando mandaram entrar no sopão, ele manteve sua posição. Pode-se dizer que ouve uma evolução aí.
Todos os seres humanos sofrem com algum grau de depressão. É muito sutil e muitas vezes o que acreditamos ser cansaço ou desânimo, é uma face da depressão. Shinji é um personagem que assume todas as características, boas e más , de ser humano. Agravada pela pela perda da mãe e pela atitude fria e calculista do pai, cresceu sem uma referência que ajudasse na formação de sua personalidade, Inseguro, frágil e psicologicamente traumatizado, ser jogado numa guerra de dimensões apocalípticas não foi a melhor coisa que poderia acontecer ao garoto, mas lidar com as dores, medos e fragilidades de outras pessoas ao redor, mostraram a ele que não é o único a sofrer. Nós escolhemos a forma como podemos viver ou lidar com nossas mazelas. Nem sempre teremos as ferramentas adequadas, mas uma coisa inerente ao ser humano é sua capacidade de improvisar. Evangelion narra a busca do ser humano por seu sentido de existência, algo que não foi pedido, mas imposto. Nem sempre a dádiva da vida vem acompanhada da graça, por isso lutamos tanto contra tudo, contra o destino, contra o que a sociedade, nossos pais e nós mesmos cobra de nós. Se vamos alcançar nosso objetivo de vida, quem sabe? Talvez a beleza disso tudo seja a caminhada, a busca, a eterna luta, aquilo que é o combustível de nossos desejos, anseios e metas. Como diria o apóstolo Paulo em suas cartas: _"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
As complexidades das relações humanas que a obra trás são tão bem colocadas que as partes de ação pra mim entravam apenas como um alivio, os conflitos que os personagens sofrem entre si me deixavam muito desconfortável e eu amei isso. Mostrar as pessoas como elas são de verdade, como elas se veem e como as pessoas em volta delas as enxergam é muito realista, porque é exatamente assim que acontece no convívio social, nós temos controle apenas dos nossos sentimentos, já os sentimentos das pessoas a nossa volta nós não podemos controlar, cada pessoa tem a sua personalidade e passou por algum momento difícil que deixou traumas e ninguém consegue se entender já que cada um esta preso no próprio sofrimento. É como uma pessoa em depressão sem conseguir se fazer entender do porque chegou naquele estado e as pessoas a sua volta não querendo aceitar aquele quadro com medo de enfrentar a realidade, todos querem as pessoas a sua volta felizes e sorrindo o tempo todo como se tudo estive bem, mas isso é impossível, teríamos que entrar em um campo além da compreensão humana pra conseguir se colocar no lugar do outro e entende o que o motiva a ser desse jeito. O foco da obra é isso, não é uma simples luta de robôs tentando defender a humanidade, já que no fim de tudo o principal inimigo foi o próprio homem, ou seja, os demônios bíblicos que tanto tememos é apenas o próprio egoísmo humano tomando forma.
Parabéns. Eu tive a sorte de ver Evangelion no Animax, quando eu tinha 14 anos, a mesma idade do anime mas, na época, eu pensei que era um anime novo e foi impactante pra mim desde o primeiro episódio. É difícil dizer que algo é perfeito mas, na minha concepção de arte, NGE é o que chega mais perto de ser perfeito. Quando vi o último episódio pela primeira vez, achei genial, percebi que foi feito daquela forma por limitações mas não sei como poderia ser diferente e isso acaba sendo uma das maiores realizações do anime. Algum tempo depois descobri que NGE na verdade é um clássico da animação e um dos animes mais cultuados no mundo. Só fui ver The End of Evangelion quando assisti o anime pela segunda vez, cinco anos depois de ter assistido no Animax. Nesse ponto, eu já sabia do histórico da produção e, mais uma vez, fui impactado pela obra do Hideaki Anno e como ele consegue elevar a obra usando meta linguagem. Uma curiosidade: estava reassistindo Evangelion na Netflix e percebi que os documentos em inglês no episódio Nascimento da NERV tem partes da história da criação do estúdio Gainax, incluindo uma referência a Otaku no Vídeo, que, teoricamente, foi responsável pela popularização do termo "otaku" e tem participação do Hideaki Anno.
Simplesmente genial. Eu achei realmente interessante como o The End Evangelion é uma representação do que o social realmente queria desejava. Essa atração e desejo incondicional de guerra, morte, intriga, sangue e soberania que o ser humano tem é bastante insana, e ela é sempre lembrada nos livros de história e dentro até de histórias como a de Evangelion. O mais intrigante é que mesmo o personagem principal vivendo e observando as verdades da criação e do mundo na frente dele, o foco foi o vazio que ele continha e não entendia porque. É quase um conto psicanalítico, onde o interno e o vazio devem são trabalhados para o personagem principal se realizar e ter seu final.
Acredito que seja porque o homem é, por essência, um animal de guerra e todas as coisas que você citou. Pense que nós exercemos uma espécie de soberania no planeta. Nós nos vemos como o ápice da vida, do ponto de vista científico e religioso, de forma que o universo só passa a ter significado quando passa pelo crivo do "Eu". Nós exterminamos outros Homo sapiens, exterminamos outras formas distintas de vida e estamos a exterminar o nosso próprio planeta. Se estamos vivendo em uma história, somos os vilões e carecemos de sermos redimidos ou condenados.
Minha opnião sobre o filme é completamente dispare ao criador do video, eu acho que da mesma forma que o anime, os dois finais são complementares, porque por algum motivo o criador do video assume que o foco em personagens ia sumir durante o processo cinematografico, no entanto a realização pessoal da Asuka só acontece verdadeiramente dentro do filme, e todos os personagens saem do LCL ainda com as marcas de seus problemas, afinal a cura é um processo lento, o Shinji adquire a capacidade de se amar, mas não imediamente se concretiza, afinal ele ainda é uma pessoa doente. Outra questão que eu acho fundamental é que as cartas ao longo do filme que aparecem já foram analisadas inumeras vezes, e quase nenhuma delas são ameaças de morte, quase todas são cartas de agradecimento e elogios, a questão final é que o EoE não é um filme vingativo, e sim um complementar aos episodios normais.
Em Rebuild, o Anno ainda vai mais longe com a meta linguagem. Assim como em EoE, o Shinji não é mais a voz dele, mas sim a percepção do diretor sobre o público. O garoto destrói o mundo pela idealização de uma waifu, que no final é uma boneca sem alma dentro de uma caixa. Os novos filmes são uma crítica profunda ao escapismo e a pouca capacidade dos fãs da franquia de encarar a realidade. É justamente sobre a alienação, preciosismo e "elitismo intelectual" que tu menciona no vídeo.
Mari é também citada como "Aquela que irá destruir Evangelion". Não literalmente é claro, mas sim acabar com uma das essências da série: Seus personagens. Mari é exatamente o cúmulo do fanservice, e é exatamente que os "fãs" sempre quiseram.
@@guigs4467 Aquela Mari tão rasa em questão de personalidade que mal consigo lembrar das cenas em que ela aparece... É, como você mesmo disse: Ela é "aquela que veio para destruir Evangelion".
Concordo em partes, evangelion tem falhas sim, existem escolhas de mitologia e visuais que não foram das melhores,nem muito bem trabalhadas, e colocar a "responsabilidade" disso nos fãs é muito cômodo ao meu ver
Nesse primeiro plot do anime que o shinji ikari precisava decidir se iria ou não pilotar o EVA me fez tem um conflito interno, senti um certo desconforto, consegui me colocar no lugar do shinji e entender o porque de indecisão, mas ao mesmo tempo ficava irritado com o personagem por não se posicionar de forma firme nas suas decisões, esse aspecto do ikari me fez olhar pra eu mesmo e enxergar algo que não gostava em mim. Pra mim Evangelion foi uma obra confusão na narrativa e com muitas pontas soltas(que não são furos ou algo necessariamente ruim, mas eu n gosto desse tipo de abordagem), porém bem direta na lição passada.
Cara, obrigado! Quando eu terminei os dois últimos episódios eu saí fascinado, toda a complexidade e supostos limites que os personagens estavam passando, e com toda aquela estética subjetiva e sentimental do criador, mexeu comigo e de certa forma me identifiquei. Quando fui comentar o final com minha irmã, ela perguntou se eu tinha entendido o anime, eu inocente falei sobre os conflitos de indentidade dos personagens; os aplausos; sobre superação; empatia; correlacionando com a instrumentalização da humanidade etc, mas quando terminei de falar ela falou que eu não entendi nada, dizendo que esse nem era o foco do anime e sim a instrumentalização da humanidade; Adão e Eva; apenas. Nesse momento senti que talvez eu tenha viajado nas ideias mas seu vídeo mostrou como realmente eu tinha entendido, por isso lhe agradeço por conseguir expressar muito bem o sentimento que o criador quis passar nos dois últimos episódios. Um grande abraço!
mano vc é incrível pqp, assisti evangelion e adorei por quebrar tanto o clichê do protaginista super foda, mas o the end tinha me dado um nó no estômago por ser tão diferente do resto da obra, mas agr eu entendi que essa mudança foi intencional e finalmente eu posso considerar evangelion uma obra incrível como um todo. Obrigado dms
Evangelion deveria ser uma obra obrigatória, mas de fato, é um produto de sua época...e talvez por isso o impacto da primeira audiência tenha sido tão grande. E que anime! E que obra! Deu até vontade de rever...ótimo vídeo!
Esse vídeo foi o maravilhoso. Evangelion atingiu algo tão essencial que se tornou ao mesmo tempo futurista e atemporal. Os mesmos temas podem ser discutidos daqui a 10, 30 anos e ainda estaremos falando sobre a condição humana. Parabéns!
Assisti The End of Evangelion ontem, e vendo agora esse vídeo eu fiquei assimilando vários pontos visuais pensando "caralho, isso faz muito sentido". Seu vídeo confirmou várias coisas no anime que eu tinha pensado, aí percebi que Evangelion não é pra ser tão complicado assim
Esse é o primeiro vídeo que acabei de ver do quadro em branco. Evangelion é um anime que levo todos os dias para a vida por conta de todos os detalhes que apontou e por ser a única produção artística que me fez chorar como um bebê no final. Meus parabéns pelo seu vídeo, foi muito bom, uma exceção aqui e ali, mas nada que incomode, me emocionei mais uma vez com Evangelion vendo seu vídeo. Meus Parabéns.
O melhor vídeo que eu já vi, sobre Evangelion. Obrigada por fazer esse roteiro, eu chorei ouvindo vc e me apaixonei ainda mais pelo anime. Vc foi tão sútil e preciso quanto precisava ser. Obrigada pela experiência, tem muito amor no seu trabalho. ❤️
Eu fiquei muito surpreso assistindo o vídeo quando soube que o final do anime foi odiado, cara aquele final é tão incrível, ele me tocou de um jeito, me ajudou e foi tão marcante. Superou muito as minhas expectativas e serviu como uma sessão de tarapia ou coisa assim, e com certeza também ajudou varias outras pessoas além de mim
Provavelmente o melhor video da internete sobre o animê, confesso que gosto mais do The End justamente por ele ser esse comentario experimental sobre a nossa relação de escapismo e aliemação com a arte, mas também adoro o final do anime. Para mim, ambas são obras complementares !
Pra mim Evangelion é um estudo de personagens Não é o enredo que faz ser bom, não são os Evas, não são os anjos, são os personagens. Muita gente busca ação e personagens carismáticos quando assiste a um anime do gênero mecha, Evangelion vai na contra mão e nos mostra pouca ação e personagens humanos, tão humanos que chega a machucar algumas pessoas que assistem. PS: Ikari Shinji é uma das melhores personagens de TODOS os tempos.
@@9oburin ele refere-se ao nome "personagem" e não ao Shinji em sim. A palavra personagem pode ser tratada tanto no feminino quanto nk masculino. O personagem Katsuragi e a personagem Gendo Ikari estão corretos. Se não me engano...
@@DinadaSilvaSauro Na realidade o mais correto seria no masculino mesmo...visto que o sujeito "Ikari Shinji" é masculino ...só por questão de pronúncia msm " O Ikari Shinji é uma das melhores personagens" não cairia muito bem na pronúncia.
O vazio existencial do shinji é muito superior aos de todos os outros personagens de animes que já vi . Sinceramente, não só o dele, mas vc sente na pele a tristeza, as incertezas e as dúvidas sobre quem é si mesmo de todos os personagens ( principais ) dessa obra. O peso de vc ter nas mãos o futuro da humanidade, mas se perguntar o porquê desses anjos serem os inimigos é muito grande. Confesso que fiquei por muito tempo me perguntando "porque o nome dos inimigos são anjos, sendo que ele são descritos na bíblia como seres que protegem".. excelente vídeo
Adorei o vídeo, cara. Recentemente vi o anime pela primeira vez e fiquei surpreso de o quanto eu amei, considerando o que tinha ouvido. Me falaram que era confuso e depressivo, mas ao acabar eu não fiquei perdido e sim esperançoso. Sim, tem muita coisa que eles podiam ter explicado melhor e se aprofundado sobre o universo do show mas isso não prejudica as mensagens finais da série de aceitação própria e do outro, de querer ficar sozinho e ser desejado ao mesmo tempo, e de associar seu valor apenas com o seu título/função. Não consigo entender como chamam um show com a frase "Qualquer lugar pode ser o paraíso, contanto que vc tenha a vontade de viver" de depressivo. Que frase linda! Mas pra ser sincero, fiquei mt perdido nos episódios 25 e 26 na primeira vez que eu vi. Eu adorei os episódios, como eles são uma desconstrução dos personagens principais, todo o trauma deles que impede-os de avançar, os sentimentos hipócritas, a animação abstrata e o final com os "Parábens" mas eu não conseguia entender o porque de tudo aquilo estar acontecendo se o Terceiro Impacto foi impedido com a morte do Kaworu. Foi só vendo filme que eu consegui compreender o que era o projeto de Instrumentalidade. Revendo os episódios 25/26 depois do filme é ate engraçado como eles mencionam que isto está acontecendo durante o processo de Instrumentalidade, mas nunca chegam a explicar o que é porque não há tempo. Nesse sentido eu consigo entender a crítica das pessoas sobre o final original, embora eu tenha amado pois o porque de tudo aquilo estar acontecendo não é tão importante do que a coisa em si. E eu acho que por isso que eu discordo um pouco da asserção de vcs sobre o final do filme como uma mensagem de desprezo a recepção do final da série. Pelo menos não como a única mensagem. Eu achei o final em que ele estrangula a Asuka, ela mostra afeto por ele e logo depois o chama de nojento como confuso, mas logo me toquei que esse era ponto. Rejeitar a instrumentalidade, viver em corpos separados que estão em constante necessidade de se agrupar é confuso, estranho e nojento, mesmo sendo a coisa mais natural do mundo. E ali vemos os dois personagens que acabaram de passar por um trauma coletivo e se reconstruir ainda sem saber o que fazer, o Shinji parte para a agressividade como uma maneira de sentir algo até que ele recebe afeto e começa a chorar, mudando a forma com que pode se aproximar, e a Asuka demonstra afeto algo que ele nunca faz durante a série. Ele ainda esta aprendendo, o seu arco não esta completo ainda mas a agressividade não é a única verdade da experiência humana. Amo os vídeos de vcs, é tão bom achar um canal brasileiro se aprofundando tanto em arte nacional quanto internacional. N vejo a hora de ver os filmes do Rebuild só pra ver o vídeo de vcs depois. E alías, vcs tem planos pra fazer mais vídeos de Chainsawman? Achei milhares de similaridades entre Eva e Chainsaw (Inclusive tem até uma referencia a Eva na abertura de Chainsawman), e me parece que o andamento da segunda parte do manga está indo para uma direção similar, com o Denji questionando seus encontros sexuais e a perda do seu eu próprio, assim como o Shinji. Abraços, desculpa pelo textão e a todos os membros do canal, "Parabéns!".
Vi recentemente, e como assim não gostaram dos eps 25 e 26????? Foram meus favoritos, porque resolvem e revelam os conflitos de personagens, não tem como um final ser melhor
Em resumo: a obra é confusa e complexa, tem um objetivo mas o mais importante é a experiência subjetiva que ela remete. Em outras palavras, é possível entender sem "entender". O final é chato (pra mim), mas aparentemente, bem coerente. Mesmo achando maçante assistir a conclusão, achei a arte retrofuturista linda durante todo anime. PS: O vídeo tá sensacional. Tanto a análise quanto a estética. Parabéns, ganhou o like. Vou começar a acompanhar o canal. :)
vi evangelion a um tempo e vim ver esse video, oq me deixou mais atordoada foi saber que existe fãs da obra que odiaram os eps finais do seriado. Literalmente assisti evangelion por conta desses episódios pois ver edits do anime ou sinopse daqueles dois episodios nao eram o suficiente, eu precisava entender o por que daquilo ocorrer, sentir o que aqueles episódios finais realmente queriam passar, e por conta disso, o final de Neon Genesis Evangelion foi a minha parte favorita. Aonde focou o objetivo principal do anime desde o começo. Uma terapia construtiva para a mente dos telespectadores.
Muito bom o seu vídeo amigo, eu terminei de assistir Evangelion agora pouquinho e pra compreender melhor eu quis buscar vídeos informativos como o teu, queria dizer que não entendo porque os fãs odeiam o final, eu simplesmente amei os dois últimos eps, me fizeram refletir de uma forma que eu nunca tinha pensado antes, além de ter envolvido muito bem os personagens principais mostrando as suas respectivas dificuldades e colocando eles contra a parede, pra eles mesmos se perguntarem e responderem, me pareceu como se fosse um interrogatório com eles mesmos, contra eles mesmos, isso me deixou bastante presa vendo esses 2 eps, me fez refletir sobre algumas coisas que eu já passei e pensei, é simplesmente um final fantástico pra mim, é como se toda aquela história que a gente vê nos outros 24 eps servissem exatamente para esse final, todas as experiências passadas ao longo do anime serviram para construir esse final, essa construção toda é extremamente boa. Além disso, também não entendo porque a maioria odeia o shinji, pra mim, o shinji é uma representação do ser humano, mais especificamente, da parte que o ser humano esconde e não quer revelar, no caso os nossos medos, inseguranças e fraquezas, são coisas que escondemos e temos medo de mostrar, e o shinji pra mim, foi uma representação disso tudo, ele serve para nós mesmos nos vermos ali, e o que mais me deixa feliz, é como ele consegue achar a resposta, depois de todo o desenvolvimento, de tanto tempo dele se perguntando e perguntando, de se conformando com as respostas que ele achava e logo depois mudando de ideia, ele consegue achar a ''resposta absoluta'' pra ele, e por isso é parabenizado no final. O shinji pra mim, mais na questão pessoal, foi uma representação de mim, principalmente o meu eu de alguns anos atras, quando eu achava que todos me odiavam, que eu tinha que fazer coisas que eu não queria para que todos me amassem, quando eu me odiava completamente, e só via defeitos em mim, cada vez mais que o desenvolvimento do shinji avançava, mais eu entendia como ele se sentia, mais eu entendia o que ele queria, a resposta que ele queria, porque EU também queria essa resposta, e ver ele conseguir, assim como eu consegui, me deixou muito feliz, fiz a questão de bater palmas junto com os personagens. Enfim, eu realmente gostei muito do anime, é uma obra que infelizmente é superestimada pelo público, e espero que consiga seu reconhecimento de verdade para muito mais pessoas, parabéns pelo seu vídeo!!
Assisti esse anime recentemente e não sabia dessa historia da rejeição do final e o Pq de terem feito o filme(que também gostei muito) achei que foram complementares(to viajando?). Com o final original(1°) eu chorei, no momento não sabia nem explicar muito bem o pq, depois percebi que foi de emoção, identidade e gratidão pelo artista. A linguagem utilizada no final foi sensacional e muito bem elaborada, bem como Vc falou didática complementando as falas
São complementares. The End of Evangelion é como o final DEVERIA ser se o anime tivesse mais tempo para concluir a obra (O final de Evangelion foi assim não por falta de verba, como o vídeo disse, mas sim por falta de tempo). O final da série de TV conclui o arco do Shinji, que é o mais importante, mas ignora as outras linhas da plot. The End of Evangelion corrige isso.
No final do original, eu só consegui dizer "obrigado" e virar um pouco a cabeça (exatamente igual o Shinji, talvez como uma forma de extrema identificação q sinto com ele)
A forma como você expôs a complexidade, o nível "ultra hard" de detalhamento e o mergulho na psique de cada uma das personagens nos eps 25 e 26 é assombrosa... Acredito que a descrição seja a mais fiel àquilo que o Hideaki Anno tinha em mente ao finalizar o anime... Parabéns!
Morando no Japão por três anos e depois de rever duas vezes a série, tenho uma enorme gratidão por sua análise... esclarecedora, didática e paciente...
Gosto sempre de procurar análises de filmes, séries e animes justamente por isso: entender determinada obra pelas óticas de outras pessoas. É impressionante como cada um enxerga as coisas de uma outra forma, e isso é fruto da nossa inteligência como seres humanos. Algumas coisas ficaram bem claras vendo o próprio anime (e eu sou uns do que odeia o Shinji kkk), mas outras, consegui compreender um pouco mais da mensagem por trás da obra. E vc respondeu algo que me perguntei durante o anime: "quais as inspirações do autor pra chegar nessas doideras" e faz total sentido agora. Nossa percepção do mundo só tem graça e começa a fazer sentido quando somos amados, quando somos ouvidos e não nos sentimos sós. O mundo é mais do que apenas os nossos olhos podem ver, e, parabéns as crianças por chegarem até aqui. =)
@@lucasmoura4490Sim, o "ser" é individual. Porém, o individual só existe porque o coletivo existe, um só pode existir em relação ao outro. É questão de lógica.
Vito como o anime bem diz, você só consegue distinguir você mesmo quando você percebe a existência do outro, o quanto ele é semelhante mas ao mesmo tempo diferente de você.
@@evana3757 não necessariamente você consegue distinguir sua existência somente tomando como base a existência e comparação do outro. Veja, eu sei que eu existo, por que eu posso olhar pra mim mesmo e me questionar "Caraí lek será que eu existo ?" Ja uma pedra não sabe que ela mesma existe, por que ela não pode olhar pra si mesma e questionar sua própria existência. "Penso logo existo" e não "existo por que os outros existem"
o inquieto é que não foi isso q o anime quer dizer. Vc consegue DISTINGUIR sua forma, vc mesmo, não constatar sua existência. A existência e a consciência da existência vão existir, sim, mas a sua forma só consegue ser percebida (segundo o que diz o anime) quando se entende e enxerga o outro
Esperei tanto por esse vídeo! Estou há uns dez anos tentando explicar para todo mundo o valor dos episódios finais e o paralelismo (e discrepâncias) entres eles e o filme e, claro, que essa supervalorização das referências em detrimento do estudo psicológico e das mensagens é tóxica. Muito obrigado por fazerem isso em forma de vídeo. Parabéns.
A edição, a frase que a Asuka diz "que nojo" colocada bem no final desse vídeo para caracterizar o que boa parte do público desejou e recebeu no dito "verdadeiro final do anime" 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾. Sei que era para ser algo sutil, mas não pude deixar de elogiar
@@felipeschiffer1065 ela n sentiu nojo é só o jeito dela de ser tipo o anime inteiro ela foi daquela forma aí no final ela continuou "igual" mas ela n sentiu nojo de fato tentei explicar mas n sei se ficou confuso
@@felipeschiffer1065 A boa parte do público queria um "fan service", um final feliz, bem explicado e fácil. Mas eles não entenderam que o anime não se trata disso, na verdade é o oposto. A maioria da galera se esquece que o Shinji é humano ,tem seus problemas e também erra. A parte da Asuka falando "que nojo" é meio que a representação desse público que não entendeu o anime.
pra mim acho que ela sentiu nojo, pela questão de que ela iria ter que ter relaçoes com ele, para repopular a humanidade, sabendo do jeito que o shinji é, em algumas partes do anime o shinji se mostra um agressor a ela, e uma das cenas doidas é ele ter se masturbado com ela deitada na cama sem consciencia, essa cena foi foda talvez seja isso e varias outras formas que o outor gostaria que nos interpretassemos o anime, bom ninguém sabera de fato que veio do subconsciente do proprio autor, por mais que fale em publico, não saberemos se é vdd ou mentira, entãoa cho que fica meio aberto pra interpretações
Roteiro impecável desse vídeo. Não é a toa que um anime de 1995 é discutido, amado e odiado até hoje. NG Evangelion é a esperança, que surge depois do autorreconhecimento, o calor no coração de alívio depois do fundo do poço. NGE:TEOE é o desabafo e um reflexo da realidade, angustiante e sem respostas prontas. Muito bem colocado, amei demais o vídeo. ♥
Queria que esse vídeo existisse quando assisti NGE, na adolescência. Queria muito ter conversado/visto alguém com as mesmas percepções que as minhas. NGE é extremamente profundo e realista a ponto de doer, principalmente quando você se identifica com algo. Não apenas ficção científica e isso fica bem óbvio depois de poucos episódios. Os episódios 25 e 26 sempre foram meus favoritos, fiquei surpresa em saber que tem gente que odeia. O Shinji é uma das pessoas mais realistas e relacionáveis, acho que ele existe um pouco em cada um de nós; totalmente, em algumas pessoas. Talvez por isso seja tão odiado. Ele não é um herói. Só uma pessoa, como todos ali. É tudo tão simples e real que assusta. Amo esse anime. Obrigada pelo vídeo!!! 💜
Foi o anime que eu mais me identifiquei, em questão de personagens. Já tive vários conflitos internos iguaisáaa às do Shinji nos últimos 2 episódios e isso não me fez odiar o personagem, me simpatizei demais com ele, assim como todos os outros. Quem não busca entender o lado humano de NGE, sempre vai odiar os personagens e cancelar o anime logo de cara.
Realmente o anime não quer passar uma mensagem niilista, porém acho que não podemos negar que Shinji pode ser enquandrado como um personagem com tais tendências. Enquanto assistia NGE via em Shinji comportamentos semelhantes aos de Meursault(personagem de o estrangeiro de Albert Camus).
@@sidney.sn92 Nossa cara, não tem nem comparação Shinji com o Meursault. O Meursault era indiferente ao que acontecia externamente a ele, diferente do shinji que sempre buscou aceitação e validez pra si mesmo.
O mais niilista é o final pseudo-otimista, que, ao meu ver, trata com certo desprezo todos os arcos criados ao longo do anime. Pra mim não faz sentido nenhum provocar uma ruptura tão grande na linguagem do anime no penúltimo episódio. É transformar toda aquela vida criada em objeto de estudo psicanalítico. Colocar toda a obra em lugar de subserviência pra sustentação de uma “mensagem principal”. The End of Evangelion, mesmo sendo muito mais trágico e agressivo, é ao menos um final propriamente dito.
Eu amo seu canal e amo esse vídeo, lembro de terminar evangelion bem confuso, seja pelo fim do anime nos eps 25/26, ou seja pelo fim do filme. Ter o contexto do pq o filme foi criado, expande extremamente os sentidos, antes achava que o filme já se conectava com o fim do anime.
eu lembro que chorei a primeira vez que vi os dois últimos episódios do anime, achei do krlh a forma como o autor explicou a psique humana dos personagens refletindo em problemas reais que milhares e milhares de pessoas enfrentam todos os dias, ele se preocupa em ajudar quem passa por isso, e é triste que o público não tenha percebido
nasci dez anos após o lançamento do anime, e me sinto tocada sempre que vejo qualquer coisa sobre. eh c certeza uma obra bem feita, que exibe a arte como ela realmente eh. mostra que cada pequeno traço eh sobre sentimento, seja ele qual for. neon genesis evangelion sempre será um marco importantíssimo na minha vida e na de muitas outras pessoas, independente de sua faixa etária. uma produção linda como essa deve ser reconhecida p sempre.
Que ótimo vídeo. Eu estava procurando um vídeo maduro sobre Evangelion, que me respeitasse enquanto expectadora,que tivesse um conteúdo mais analítico e profundo e eis que me deparo com o seu. Que bom que menciona a canal dos meninos, pq vídeo de explicação deles é muito bom. Como diria Anno, parabéns!
Uma das melhores análises sobre NGE que já vi. Sem pedantismo, sem birras nem chiliques por conta do fim da série. Evangelion é um belíssimo tratado sobre a condição humana. Forte, poderoso e extremamente sutil ao mesmo tempo. Confesso que inicialmente o comportamento vacilante e pouco assertivo do Shinji me incomodava bastante, mas ao longo da série você percebe que este incômodo advém do fato de que a personalidade dele serve como um espelho para todos nós, humanos, que temos um pavor natural diante da complexidade da existência. Sempre encarei esses OVA'S que soltaram após a série como dispensáveis complementos pedagógicos para aqueles que não entenderam, ou não aceitaram bem o fim da série. De fato, conceitualmente, eles não acrescentam nada à cosmologia da obra. Acho que, de todas as obras da cultura pop, só Berserk causou em mim um impacto existencial tão pungente quanto ou maior que Evangelion. Parabéns pela análise!
Esse anime passa uma mensagem muito bonita e cheia de afeto e esperança realmente. Ele me fez enxergar muita coisa nas nossas relações humanas e nos dilemas envolvidos nelas. Foi um final libertador tanto o intimista do anime (mais psicológico e social) quanto no final surreal e apoteótico do filme (mais na perspectiva teológica e filosófica). Gostei muito do filme, exatamente por esse surrealismo todo e caos envolvidos no projeto de instrumentalidade humana. Mas realmente confesso que só passei a entender toda a violência de muitas cenas do filme depois dessa explicação do Henrique associando-as às ameaças e manifestações repulsivas que o estúdio e o diretor receberam. Aí realmente ele mostrou essa faceta visceral humana, que muitos interpretaram como se fosse pra mostrar como o Shinji estava surtado em busca de encontrar alguma emoção e conexão com a Asuka (por exemplo), nem que fosse por meio de um ato de violência. É muito louco mil vezes esse anime, mas é sensacional, me marcou muito e me mudou pra melhor quando o vi pela primeira vez há poucas semanas.
o youtube me recomendou, muito obrigado algoritmo encontrei alguem que pensou parecido comigo e ainda soube explicar muito bem termos e sentimentos que eu nao saberia descrever, virei inscrito
caraca cara, que vídeo sensacional, parece q vc realmente entendeu tudo oq o autor quis dizer com a obra e principalmente com o filme, vlw por compartilhar isso com nós. aliás, eu me acho meio parecido com o shinji em alguns aspectos mas mesmo assim não consegui me conectar com ele, depois do filme só senti mais ódio e nojo dele, mas vendo agora é como se fossem dois finais diferentes mesmo, enfim, qualquer dia eu assisto aqueles filmes que contaram a história de outra forma e tento me conectar mais com os personagens
Eu acho que toda obra deve ser analisada por duas visões: a interna e a externa. A interna analisaria a sequência de eventos, interpretações e mensagens que a obra em si trata somente. Já a externa que analisaria a obra como um meio de dialógo entre o produtor, o produto e o telespectador. Em Neon Genesis Evangelion, isso é ainda mais importante e válido (e divertido) que em qualquer outra. Pessoalmente falando, eu vi Evangelion pela primeira vez nesse período de isolamento, e eu recebi um "spoiler" (que na verdade era um meme) sobre o fato de que a mensagem do anime é sobre as relações humanas, não as temáticas da mitologia abraâmica-cristã (que são só a "estética" da obra). Então eu já vi com essa percepção e sabia que o filme existia, o que facilita em muito a MINHA aceitação dos finais kkk. Só não sabia acerca da denuncia que é feita sobre o público pelos produtores, o que me fez abrir os olhos sobre a questão de que todos falam sobre a validade dos dois finais. Enfim, eu creio que ambos os finais são válidos e complementares: quanto a analise da obra pela obra, a agressividade e desejo por questões diretas não são tão relevantes pro final, mas analisado o contexto e trazendo como uma obra que dialogo também com o público, o filme é tanto um complemento do final original quanto uma crítica por tanta ânsia por violência gráfica e desprezo pela arte e a mensagem que o produtor queria dizer ao fazer a obra. Justificativa por extenso de por que ambos os finais são válidos, nas duas visões e interpretações do anime: Quanto a visão interna, para mim, os dois finais são complementares. No final original, diz em textos que foi iniciada a Complementaridade Humana, e o filme seriam em detalhes como foi esse processo. Quando Shinji se une à consciência coletiva no filme, ele faz uma introspecção anterior àquela que aparece no filme, mais complexa, que seria o final original, sendo a introspecção do filme apenas considerações finais. Isso faria sentido, pois Shinji mesmo por tudo que passou, ainda deve ser amargurado, como qualquer pessoa na vida real (ninguém está 100% curado mesmo após uma série de terapias) e ao dissolver a coletividade, volta como uma nova pessoa, na sequência final do filme. Asuka só falaria sobre o "Que nojo!" por que ela ainda ter algumas amarguras restantes e não gosta de Shinji ainda e a agressividade do Shinji no filme é só uma tentativa forçada dele retomar as rédeas de sua mente a força. Quanto a visão externa, acredito que os dois finais também são complementares, mas não integralmente. O filme mostra como o a Complementaridade Humana foi iniciada, mas também denuncia ao público suas visões. O público geral (excepcionalmente o geral masculino) ansiou por agressividade e por entender os eventos no filme, e não a mensagem sobre as relações humanas, e quis algo mais direto e ativo. Os produtores denunciam isso como algo negativo, pois com esse comportamento, a obra não é lida como a forma desejada. O filme só serviria pra descrever o que era planejado pro final original sem a parte da introspecção final de Shinji, como não sendo tão necessário pra entender a obra. Mesmo assim, ainda faz parte da história.
Puta texto grande, vai se fudekkkkk Mesmo assim, é isso que eu penso e eu só queria me expressar (E eu gosto do Shinji como personagem, tanto que é o meu favorito kk)
realmente, a agressividade do The end of Evangelion é impressionante, a forma como o autor transmite isso com tanta clareza e msm assim bastante sutil é incrivel é uma pena as pessoas continuarem sem entender a obra e não mudar sua opinião depois de o próprio diretor ter que falar e falar sobre qual o propósito dele😔🤝
Estou arrepiado. Terminei de ver todo evangelion,na segunda-feira. Um colega de trabalho indicou este canal e este é meu primeiro vídeo assistido. Obrigado pelo trabalho e sucesso! Já sou fã e quero assistir mais e mais vídeos daqui! Tudo de bom!
Esse anime é a coisa mais tocante e profundo que eu já assisti na minha vida. No começo/metade eu era a representação do fã que não entendia o que estava acontecendo e sempre só buscava a agressão e violência, mas isso foi mudando. Conforme mais e mais anjos apareciam e mais e mais eu via os problemas expostos eu acabava me encontrando junto ao anime. Me via como parte de cada um deles, de seus problemas, de seus defeitos. Passei a ser muito mais receptivo ao lado sentimental da série e isso me mudou completamente. Os últimos episódios do anime me marcaram de maneira incrível. Não consigo descrever isso. Já o final do filme me traumatizou, eu pude ver a beleza por trás me corroendo mas pude também ver o ódio, a dor e a fúria passada naquilo. O que o diretor tentou passar mostrando a reação do público foi um choque muito grande pra mim e no fim eu, assim como a Asuka, só podia falar "que nojo".
Rapaz... Que análise! Eu sempre gostei mais do final "original" do que do The End, mas nunca tinha pensado a fundo no motivo... Agora parece que ficou estampado para mim o porquê. Gostei também do final do mangá, que encontra, ao meu ver, uma síntese entre esses dois finais extremos da série e do filme. Obrigado pela análise!
eu amei o final de neon genesis evangelion, terminou com mensagem muito bonita e so consegui pensar que se ate o Shinji consegue ser feliz eu tbm consigo, obrigada por me ajudar entender mais ainda o final kkkkkkk
Que análise magnífica de um dos melhores animes que já tive a chance de assistir! Principalmente quando você falou dos dois finais, articulando os conflitos entre Eros e Thanatos, as pulsões de vida e de morte, fiz questão de reprisar. Parabéns pelo magnífico trabalho!
ASSISTAM ATÉ O FIM, POR FAVOR ❤ falei sobre uma parada super importante pra gente, basicamente o que mantém o canal vivo. se quiser dar uma olhada na campanha e talvez ajudar (rolam recompensas!), segue o link: apoia.se/quadroembranco
Assista a Monster.
Meu deus cara eu tive uma interpretação quase idêntica a sua sobre a evangelion
Muito obrigado cara s2
Cowboy bebop pfvr
Quadro em Branco Continua com os ótimos videos ♡♡
shinji: cadê minha mãe?
guendo: ta no robô
shinji: to
PORQUE EU TO RINDO DISSO??? AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
Inferno de tobogââ kkkk
WTF kkkkkk
Akkakakaakkaakkakakak
Tomanocu kkkkkkkkkkkkkki
Evangelion me fez entender a vida de outra forma, os dois últimos episódios foram uma sessão de terapia imensamente construtiva na minha mente. Eu sofro de depressão e vi alguém que amei muito me dar as costas e me abandonar a pouco tempo, Evangelion me ensinou que a vida é assim, difícil e as vezes amedrontadora, mas que enquanto eu puder ser eu mesmo ainda vai valer a pena. Não sei onde está minha felicidade mas quero encontrá-la e esse anime é uma das minhas motivações para isso.
Ainda ta ai???tamo junto tbm tenho
caminho é a felicidade, leia sobre carícia essencial depois
Finalmente um comentario de ouro por aqui!
Geralmente não entendem principalmente a proposta do personagem Shinji, que é um espelho para todos nós: Somos fracos, incapazes, mas que buscam realizar sonhos e se superar.
Que bom meu amgio!!
Parabains Renaro!
Piada a parte, estou contigo e sofro, assim como você!
O grande descontentamento com o Shinji, vem de uma identificação do telespectador com o personagem.
Ver as fraquezas dele expostas é geralmente irritante, pois, é a parte dos humanos que todos tentam esconder.
Eu sempre falo isso pro povo que odeia o shinji
Eu não gosto dele por não ter coragem de encarar as coisas
No final das contas o Shinji foi um grande espelho.
Renato Oliveira realmente.
não
Para min o shinji é o personagem mais humano do anime,as pessoas odeiam ele pelo fato dele ter suas fraquezas expostas mas lembre-se que esse é o lado que todos os seres humanos sempre tendem a esconder
Comecei a ver Evangelion recentemente e uma coisa que não entendi foi esse ódio pelo Shinji que as pessoas tem. Logo de início percebi que o Shinji tem uma depressão e alguns traumas e pra mim isso tornou ele um personagem extremamente interessante. Estou gostando muito do anime, acho que é provavelmente um dos melhores que já assisti.
@@PeHern791 vc realmente vai comparar o shinji com o subaru?
@@joaodoidao775 exato, já assisti duas vezes e ainda não consigo entender essa raiva
@@joaodoidao775 eu fui assistir já com raiva do shinii mano..... quebrei muito a minha cara. Que personagem foda
@@caioozimov sofrer mais não significa que é bom, mas enfim, entendo
Olha, esse vídeo tava no meu "assistir mais tarde" por mais d um ano, pq eu sabia q assistiria Evangelion um dia e voltaria aqui dpois. Obrigado eu do passado pelo presente e obrigado a você pelo vídeo.
+2
fiz o msm e n me arrependo
eu fiz a mesma coisa orabolas
Vou fzr também, me aguardem. Se puder me falem sobre oq é o anime, parece ser bom dms.
Psé cara fiz a mesma coisa e terminei hoje
Você falou de Evangelion do modo como eu via. Não é um anime "épico", mas de relacionamentos humanos, intimista.
O final de falto e uma parte separada de todos os outros episódios. Eu entendi que o ep 25 é 26 e o processo de saída da depressão, tem partes que e praticamente uma consulta com um psiquiatra e o episódios anteriores são o convívio com a depressão.
Cara, eu vi o final da série como um " eu me aceito, eu vou lutar contra essa dor que me bloqueia, que me persegue" e por isso geral dá os parabéns... Agora o do filme, eu vi totalmente o contrário de tudo, é agressivo até demais, desconfortável de ver até algumas cenas, não pela violência e tal, mas por algumas atitudes dos personagens que é muito contrária a construção deles na série
@@Hellddi Esse comentário me fez ter vontade de assistir o filme. Mas de que filme é que vc tá falando? Pelo que eu sei tem uns 3 eu acho
@@davisantos8154 tem end of evangelion. Esses 3 q vc tá falando é o rebuild, q é uma continuação tentando reconstruir em uma nova linha do tempo
@@Matheus-cs2cbmano me fala os nomes de todos os filmes pfv, quero acabar todo evangelion
Quadro em branco é um dos canais mais necessário na minha vida
Concordância também é importante ( corrige aí parça )
@@otakudesfedido194 na verdade nem é. Dá pra dntender com clareza o que ele tá dizendo
@@samuelabreu4349 sim eu compreendo ,mas eu avisei pra não ficar feio pq tem gente q é bem escrota OwO
Gente, o S do necessário chegou atrasado desculpa
@@Gui-mx8bx isso q é resposta, aí vc deu a volta por cima
"Ler a capa não é ler o livro, ler o livro não é entender o livro"
don l
Don L
q
Como assim mano ? Kk
Don L
eu chorei com os dois últimos episódios e agora com o vídeo, não sabia que os fãs receberam dessa forma, eu achei simplesmente lindo e genial. Evangelion é uma obra única a frente do seu tempo!
os dois últimos eps são ARTE.
sempre que algo é entregue fora de seu tempo, é recebido com rejeição pelas pessoas que tentam tapar o sol com uma peneira. Já aconteceu várias vezes em outros casos.
Essa é a síntese mais incrível possível sobre Evangelion já feito em toda a história. 3 anos depois e continua incrivelmente impressionante
Foi feito um vídeo posterior sobre a obra aqui no canal também, caso tenha interesse!
Que merda
Esse canal é literalmente o do punpun kkk
Meu relacionamento com esse vídeo foi basicamente pausar a cada três segundos e falar "Porra, não tinha pegado essa."
o meu foi tipo discordo kkk
@@Benck tb
@@Benck explica isso que disse,eu fiquei estressado mas não entendi,.,
@@Benck vi o final concordo totalmente
@@Benck ele não percebeu que o filme se passa ao mesmo tempo que o ep
TODOS DE PÉ PARA O HINO NACIONAL!
"Zaaaaaaankoku na Teeeenshin no yooooooooooni... Shooooneeeennn yo shin niwa ni naaaaaaaaaaaaaaaare!"
KKKKKKKKKKKK
Eu....
EU ENTENDI A REFERÊNCIA
e começa o pagode
Yo! This is the story of a boy named Shinji!!!
@@mrjoe332 LIVING IN THE FL00DED STREETS OF NEW OR-LEANS
Incrível como esse anime só aumenta de camadas conforme mais pessoas dissertam sobre ele. Essa questão do end of evangelion ser um reflexo da reação infantil e barbara do público com o final original eu ainda não tinha me dado conta. obrigado henrique,e parabéns!
Eu tmb não viu, e me identifiquei demais porque, o The End é um dos filmes mais fucking dahora que eu já vi e os dois últimos episódios pra mim são uma maratona torturante de maconha e LSD, eu não tenho bagagem filosófica pra aguentar aquilo ainda, percebo.
@@DinadaSilvaSauro mas no próprio video ele fala que é um erro considerar que precisa de uma bagagem filosofica pra entender os dois últimos episodios.
@@doncorvo7268 Cara então, não sei, mas pra eu entender aquilo só com esses videos de apoio e olhe lá. Sei lá, falta de sensibilidade talvez?
@@DinadaSilvaSauro Engraçado q eu acho o End of Evangelion uma "maratona torturante de maconha e LSD" e prefiro o final original kkkk
Mas recomendo ver uma versão dos 2 episódios que traduza as frases em japonês q aparecem na tela. Elas falam diretamente q a produção esta sem tempo e por isso vão focar nos personagens e tbm explicam bem didaticamente o q cada cena quer dizer.
@@victorhugocosta1127 hã??? Mano n acredito kkk o End é só ação, po, em ordem cronológica ainda kkk mas valeu, vou procurar essas versões ai! Obrigada
Cara, esse anime me salvou. Eu venho num momento muito complicado. Nada da certo na vida, pandemia, e tudo mais. Eu simplesmente me odeio por ser o que sou. Me esforcei muito e cheguei em lugar nenhum. E me cobro muito, em tudo. Me tranquei pro mundo, enfim. Tudo que não é saudável. E cara, os dois últimos episódios foram um soco no estômago, mas que me fizeram bem demais. Evangelion me salvou do caos que eu me tornei, e tem me ajudado, ao menos um pouco, a gostar de mim.
Evangelion pra mim, é um estudo filosófico e psicológico sobre a solidão e a extremamente comum falta de amor próprio. Shinji é um dos personagens mais bem escritos que eu já vi e cada personagem da trama tem uma profundidades incrível. É uma obra muito desentendida por grande parte da audiência, mas tem uma mensagem muito bonita no final.
Tem outro vídeo no canal sobre, dá uma olhada também! Gosto bastante daquele
@@QuadroemBranco vou dar uma olhada sim! mt obg
Quando acabei a série pela primeira vez, fui ver um desses vídeos de explicação, que focou muito nas figuras mitológicas.
Fiquei surpresa, porque não tinha entendido todas essas referências bíblicas. Nasci em um ambiente ateu, nunca tive muito contato com esses símbolos. Pensei "talvez não tenha entendido do jeito que achei que tinha"
Mas, dois anos depois, vendo esse vídeo, sinto que achei alguém que achou, como eu tinha achado, que essas referências são pano de fundo, contextualização.
Obrigada por colocar em palavras o que eu não consegui. Essa é a habilidade que eu mais admiro no seu canal, continue assim
Exatamente! As referências são só uma parte da obra, mas não o mais importante para entender Evangelion em sí.
Poxa, é isso aí mesmo
Nossa, eu achei os 2 últimos episódios ótimos,. Diferente de tudo que eu já tinha visto. Me tocou tanto, mexeu com meu psicológico, não fazia ideia que os fãs não curtiam
Eu prefiro os 2 episódios do que o filme
O episódio é cheio de diálogos rapidos e resposta rapida. Ver esses últimos episódio me lembrou Bakemonogatari com os diálogos kkkk
a verdade é que os fãs querem sempre o fã service. Sempre aquilo que é fácil de digerir e alimenta seu ego e suas necessidades a curto prazo. Depois de se satisfazerem com um final que os agrada, eles mudam de anime, de mangá, e assim, sucessivamente.
@@Kiro-cy8ec foi o que eu pensei vendo evangelion,que séries monogatari se inspirou em alguns aspectos em evangelion
@@wellingtonserafim8943 Falou tudo
é o roteiro mais bem desenvolvido que eu vi em uma canal brasileiro no youtube, me senti envolvido em sua narrativa durante os 18 minutos e não me desliguei nem por um segundo. impressionante a sua habilidade em story telling e em passar informações de maneira didática. parabéns henrique
No final das contas o Shinji é um grande espelho. As pessoas dizem "se eu estivesse no lugar dele eu estaria sendo um herói épico" mas porque elas já não estão na vida deles? É simples, as pessoas vão para fantasia procurando uma justificativa para permitir eles não conseguirem ser o que elas querem ser, seja um poder mágico ou um robô gigante. No momento em que elas vêem um personagem similar a elas que mesmo com tudo isso não consegue superar os problemas elas são recheadas de frustração, e essa frustração se torna tão grande que vira descrença...o famoso "no lugar dele eu estaria fazendo muito melhor, ele só chora".
Mas ele só chora.
eu ia fazer alguma coisa. chorando e com vontade de morrer e sumir pra sempre, mas ia. capenga e pela metade mas ia
@@Cad6638 pq ele é um humano com traumas
Mas o anime não é sobre ser herói, é sobre tentar entender quem você é, o que quer e lidar com suas dores. No final ele resolveu todo o problema e encontrou o fim da dor dele. Até porque, um adolescente de 14 anos e com problemas mentais não poderia salvar o planeta. Ele fez o que devia, resolveu seu problema interno.
@@ludiehmulher ele é uma bixa
Eu me achava estranho por ter entendido Evangelion dessa forma, sempre dei mais importância aos personagens e suas complexidades do que a trama e sempre achei que tava errado, vídeo incrível me fez mudar de ideia
Na realidade eu penso como os ultimos episódios da série como o shinji reage a instrumentalização humana, enquanto que o filme trata do que aconteceu antes do 3 impacto.
@@leonfight230 eu trato da msm forma os dois finais mostrando perspectivas diferentes da msm coisa
@@ig0remanuel165 é nois
Com 11 anos n entendi com 14 entendi
o vídeo já estava bom, mas ai a partir dos 10 minutos eu comecei a levar uma "surra" tão grande que eu só conseguia pensar: "como raios eu nunca tinha percebido isso antes?"
Porque o anime é bosta e não consegue passar a mensagem que quer. Se vc faz um programa de computador que tem que ficar explicando como funciona, teu programa é uma merda. Ele tem que ser intuitivo. Mesma coisa com o anime, quer falar de tudo, mas não fala de nada, e ainda tem o protagonista que é um bosta.
@@jackzera7356 vejo alguem q nao entendeu nem o video acima KAJKDKJSDKASDKKSD
@@AntigoBreNOX Eu vi, e justamente por precisar de um video como esse só mostra quão bosta o anime é.
@@jackzera7356 se você não tem capacidade mental de apenas ver o anime e tirar suas conclusoes e precisou procurar algo didadico não é voce que ta precisando exercitar a própria mente? ja começa errado quando voce diz que alguem "precisa" de um video assim quando pelo menos 90% ou mais pessoas que estão aqui veem o video pra se APROFUNDAR no anime e nos seus temas como despersonalização, estudo de personagem e etc..
não julgue algo ruim por não ser algo pra voce
@@AntigoBreNOX é isso
Shinji é um perfeito retrato de um jovem ressentido e sem amigos, já me identifiquei muito com ele , quando eu estou nas minhas piores fases , oque mais me ficou gravado na mente foi " já que não me querem , podem todos simplesmente morrer " , e quando indagado sobre isso a resposta foi " sim , eu também devo morrer " eu já experimentei esse nível de ressentimento , e quando me vi refletindo sobre aquilo que eu estava sentindo e me dei conta, chorei como se fosse morrer, porque na verdade era aquilo que eu desejava, mas diferente do Shinji , não nos colocarão no centro do mundo, escreverão sobre nós e farão algo por nós, e diferente dele tbm , em algumas horas esquecemos do ressentimento, eu o entendo e não vou condenar, tbm desejei q tudo desaparecesse, nós somos fracos.
:(
Você precisa de terapia meu amigo
Essa experiência é triste, mas fortalece. Não dá para saber o que é o sofrimento alheio sem ter sofrido também. Só a partir daí que dá para aliviar a dor do outro, e ao mesmo tempo a nossa, em ver que o esforço de nossas próprias mãos pode construir uma realidade melhor, que temos utilidade, salvação.
Tender a ver evangelion como um anime épico sendo que é melancólico e psicológico, não é um anime sobre robôs destruindo monstros, mas sim humanos lindando com suas frustrações e suas próprias fraquezas
Evangelion é muito mais que só um simples anime, é uma aprendizagem de vida
Se as pessoas não gostarem do final do seu vídeo e disserem que o seu roteiro foi preguiçoso, você vai fazer um vídeo novo, chamado The End of Quadro em Branco, com um final mais agressivo?
Parei.
Na real meu vídeo poderia muito bem terminar antes de eu começar a falar do The End, o final sobre The End é num outro tom mesmo. A ideia foi exatamente mimetizar os finais do anime, primeiro o da série (num tom mais carinhoso e otimista) e depois o do filme.
Kimochi warui
Caraca, uma brincadeira recebeu resposta do canal e mais 111 likes, rs
se isso for sanar a vontade do telespectador, estará mais que no caminho correto sob meu ponto de vista
1 ano depois eu entendi o que vc quis dizer.....
Ainda hoje existe videos de evangelion. Pra ver como essa obra é um classico dos animes
tão lançando filme da serie ate hj kkk
Apesar de ser óbvio que eva é um clássico entre os animes, não se pode ignorar também o fato de que o anime entrou para o catálogo da Netflix um dia desses, o que tornou a série "atual" novamente. Houveram muitos vídeos sobre a série esses últimos tempos
@@Pedro_Piaui Sim, inclusive recomendo o do Fazendo Nerdice que comentou sobre justamente porque reassistiu na Netflix
@@commoncat1318 antes de ver teu comentário eu tava lendo um texto de Freud e vendo uma série sobre um psicanalista e seus pacientes... Amei o vídeo, mas acho que tive uma overdose freudiana! Mesmo assim, valeu pela recomendação, não tinha visto nenhuma análise tão focada nos traumas e defesas dos personagens
vamos ser sinceros todo mundo v~e tem uma trama boa que todo mundo acha que vai ser resolvida no final. Ai chega no final não entende nada ,dai busca video pra pegar as referencias
A Frase da asuka "que nojo" tem milhões de significados tanto para reação do shinji a do publico em relação ao fim do ep 25 e 26, cara evangelion é com certeza minha obra preferida
Essa frase me dá nos nervos, eu não sei o que ela significa ao certo.
Aaaaaa to bugada ainda
Mas eu fico com uma explicação de um canal aí
Will Graham, o personagem que conseguiu não virar janta do hannibal
@@hermitao9889 claro ☺️☺️ ele me ama
@@deilersouza313 eu vi em um comentario que originalmente ela deveria disser "obrigado" mas a dubladora sugeriu falar que nojo por conta daquela cena do Shinji se masturbando no lado dela. Porem ela pode significar outras coisas tambem, mas foi isso o que eu li.
acabei o anime, vi novamente, assisti o rebuild, e mano essa obra é do caralho, Hideaki é um gênio, e com certeza criou um dos melhores universos de anime existentes.
muito legal amigo parabéns,assisti esse vídeo com os meus 9 anos e agora eu volto aqui vendo esse vídeo. Estou lendo o mangá e eu sinto uma grande diferença.
Fale sobre a filosofia de FullMetal Alchemist Brotherhood!
Adorei o vídeo sobre Evangelion ❤️
Up
Upzão
up
Up
th-cam.com/video/SiVGQCJB8x4/w-d-xo.html
O Matrimônio do Céu & Inferno Hq
Nada mais engraçado que a frase: final de evangelion explicado
Tudo metido a conspiracionista
PARABAINS
Ora ora um moonie por aqui!?
Pai: -shinji entra no robô.
Shinji: não
Pai: pessoas vão morrer.
Shinji: não vou entrar.
24 episódio depois...
Entidade: shinji entra no sopão.
Shinji: não
Entidade: mais lá fora só tem dor e sofrimento e no sopão tem só felicidades pra todo mundo.
Shinji: vai se fu... todo mundo, não vou entrar no sopão.
esses menino num quer nada.
shinji e um soyboy
Huahuahuahua!!!
"Vai se fu... Todo mundo! Eu não vou entrar no sopão"
Essa frase é muito filosófica, mas não consigo para e de rir. 😂
@@m-ou-k
Bom...
Quando mandaram entrar no robô, ele não queria, mas cedeu.
Quando mandaram entrar no sopão, ele manteve sua posição.
Pode-se dizer que ouve uma evolução aí.
Entra no sucão de tang muleque
Todos os seres humanos sofrem com algum grau de depressão. É muito sutil e muitas vezes o que acreditamos ser cansaço ou desânimo, é uma face da depressão. Shinji é um personagem que assume todas as características, boas e más , de ser humano. Agravada pela pela perda da mãe e pela atitude fria e calculista do pai, cresceu sem uma referência que ajudasse na formação de sua personalidade, Inseguro, frágil e psicologicamente traumatizado, ser jogado numa guerra de dimensões apocalípticas não foi a melhor coisa que poderia acontecer ao garoto, mas lidar com as dores, medos e fragilidades de outras pessoas ao redor, mostraram a ele que não é o único a sofrer.
Nós escolhemos a forma como podemos viver ou lidar com nossas mazelas. Nem sempre teremos as ferramentas adequadas, mas uma coisa inerente ao ser humano é sua capacidade de improvisar.
Evangelion narra a busca do ser humano por seu sentido de existência, algo que não foi pedido, mas imposto. Nem sempre a dádiva da vida vem acompanhada da graça, por isso lutamos tanto contra tudo, contra o destino, contra o que a sociedade, nossos pais e nós mesmos cobra de nós.
Se vamos alcançar nosso objetivo de vida, quem sabe? Talvez a beleza disso tudo seja a caminhada, a busca, a eterna luta, aquilo que é o combustível de nossos desejos, anseios e metas. Como diria o apóstolo Paulo em suas cartas: _"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
As complexidades das relações humanas que a obra trás são tão bem colocadas que as partes de ação pra mim entravam apenas como um alivio, os conflitos que os personagens sofrem entre si me deixavam muito desconfortável e eu amei isso. Mostrar as pessoas como elas são de verdade, como elas se veem e como as pessoas em volta delas as enxergam é muito realista, porque é exatamente assim que acontece no convívio social, nós temos controle apenas dos nossos sentimentos, já os sentimentos das pessoas a nossa volta nós não podemos controlar, cada pessoa tem a sua personalidade e passou por algum momento difícil que deixou traumas e ninguém consegue se entender já que cada um esta preso no próprio sofrimento. É como uma pessoa em depressão sem conseguir se fazer entender do porque chegou naquele estado e as pessoas a sua volta não querendo aceitar aquele quadro com medo de enfrentar a realidade, todos querem as pessoas a sua volta felizes e sorrindo o tempo todo como se tudo estive bem, mas isso é impossível, teríamos que entrar em um campo além da compreensão humana pra conseguir se colocar no lugar do outro e entende o que o motiva a ser desse jeito. O foco da obra é isso, não é uma simples luta de robôs tentando defender a humanidade, já que no fim de tudo o principal inimigo foi o próprio homem, ou seja, os demônios bíblicos que tanto tememos é apenas o próprio egoísmo humano tomando forma.
Parabéns.
Eu tive a sorte de ver Evangelion no Animax, quando eu tinha 14 anos, a mesma idade do anime mas, na época, eu pensei que era um anime novo e foi impactante pra mim desde o primeiro episódio.
É difícil dizer que algo é perfeito mas, na minha concepção de arte, NGE é o que chega mais perto de ser perfeito. Quando vi o último episódio pela primeira vez, achei genial, percebi que foi feito daquela forma por limitações mas não sei como poderia ser diferente e isso acaba sendo uma das maiores realizações do anime.
Algum tempo depois descobri que NGE na verdade é um clássico da animação e um dos animes mais cultuados no mundo.
Só fui ver The End of Evangelion quando assisti o anime pela segunda vez, cinco anos depois de ter assistido no Animax. Nesse ponto, eu já sabia do histórico da produção e, mais uma vez, fui impactado pela obra do Hideaki Anno e como ele consegue elevar a obra usando meta linguagem.
Uma curiosidade: estava reassistindo Evangelion na Netflix e percebi que os documentos em inglês no episódio Nascimento da NERV tem partes da história da criação do estúdio Gainax, incluindo uma referência a Otaku no Vídeo, que, teoricamente, foi responsável pela popularização do termo "otaku" e tem participação do Hideaki Anno.
Também assisti no falecido animax. Aquele canal fez minha adolescência.
Simplesmente genial. Eu achei realmente interessante como o The End Evangelion é uma representação do que o social realmente queria desejava. Essa atração e desejo incondicional de guerra, morte, intriga, sangue e soberania que o ser humano tem é bastante insana, e ela é sempre lembrada nos livros de história e dentro até de histórias como a de Evangelion.
O mais intrigante é que mesmo o personagem principal vivendo e observando as verdades da criação e do mundo na frente dele, o foco foi o vazio que ele continha e não entendia porque. É quase um conto psicanalítico, onde o interno e o vazio devem são trabalhados para o personagem principal se realizar e ter seu final.
Acredito que seja porque o homem é, por essência, um animal de guerra e todas as coisas que você citou. Pense que nós exercemos uma espécie de soberania no planeta. Nós nos vemos como o ápice da vida, do ponto de vista científico e religioso, de forma que o universo só passa a ter significado quando passa pelo crivo do "Eu".
Nós exterminamos outros Homo sapiens, exterminamos outras formas distintas de vida e estamos a exterminar o nosso próprio planeta. Se estamos vivendo em uma história, somos os vilões e carecemos de sermos redimidos ou condenados.
Minha opnião sobre o filme é completamente dispare ao criador do video, eu acho que da mesma forma que o anime, os dois finais são complementares, porque por algum motivo o criador do video assume que o foco em personagens ia sumir durante o processo cinematografico, no entanto a realização pessoal da Asuka só acontece verdadeiramente dentro do filme, e todos os personagens saem do LCL ainda com as marcas de seus problemas, afinal a cura é um processo lento, o Shinji adquire a capacidade de se amar, mas não imediamente se concretiza, afinal ele ainda é uma pessoa doente.
Outra questão que eu acho fundamental é que as cartas ao longo do filme que aparecem já foram analisadas inumeras vezes, e quase nenhuma delas são ameaças de morte, quase todas são cartas de agradecimento e elogios, a questão final é que o EoE não é um filme vingativo, e sim um complementar aos episodios normais.
Em Rebuild, o Anno ainda vai mais longe com a meta linguagem. Assim como em EoE, o Shinji não é mais a voz dele, mas sim a percepção do diretor sobre o público. O garoto destrói o mundo pela idealização de uma waifu, que no final é uma boneca sem alma dentro de uma caixa. Os novos filmes são uma crítica profunda ao escapismo e a pouca capacidade dos fãs da franquia de encarar a realidade. É justamente sobre a alienação, preciosismo e "elitismo intelectual" que tu menciona no vídeo.
Mari é também citada como "Aquela que irá destruir Evangelion". Não literalmente é claro, mas sim acabar com uma das essências da série: Seus personagens. Mari é exatamente o cúmulo do fanservice, e é exatamente que os "fãs" sempre quiseram.
Amigo, parabéns
Você resumiu praticamente a essência da obra inteira sem contar os mínimos detalhes!
@@guigs4467 Aquela Mari tão rasa em questão de personalidade que mal consigo lembrar das cenas em que ela aparece...
É, como você mesmo disse: Ela é "aquela que veio para destruir Evangelion".
Acho que esse olhar é o melhor jeito de ver os rebuilds
Concordo em partes, evangelion tem falhas sim, existem escolhas de mitologia e visuais que não foram das melhores,nem muito bem trabalhadas, e colocar a "responsabilidade" disso nos fãs é muito cômodo ao meu ver
Evangelion é difícil de "entender" porque ele deixa uma interpretação muito livre, o que causa dúvidas de quem realmente entendeu.
"As pessoas são gentis com você?"
"Claro"
"Mas por quê?"
"Por que eu piloto o Eva"
Nesse primeiro plot do anime que o shinji ikari precisava decidir se iria ou não pilotar o EVA me fez tem um conflito interno, senti um certo desconforto, consegui me colocar no lugar do shinji e entender o porque de indecisão, mas ao mesmo tempo ficava irritado com o personagem por não se posicionar de forma firme nas suas decisões, esse aspecto do ikari me fez olhar pra eu mesmo e enxergar algo que não gostava em mim.
Pra mim Evangelion foi uma obra confusão na narrativa e com muitas pontas soltas(que não são furos ou algo necessariamente ruim, mas eu n gosto desse tipo de abordagem), porém bem direta na lição passada.
Já li duas teses de mestrado sobre evangelion. Acho legal como cada pessoa tem um olhar característica da obra. *Eu também adoro o final da TV.
dps a glr acha ruim o congenticiamento nas universidade kkkkkkkk
@@mauroalvarenga7002 Qual o problema em fazer teses de mestrado sobre evangelion?
Se você puder indicar as publicações, eu agradeço.
manda link please
@@edu22218 Evangelion pode ser analisado de um milhão de formas filosoficamente e o cara achando que é só um "eu gosto de anime"
Cara, obrigado! Quando eu terminei os dois últimos episódios eu saí fascinado, toda a complexidade e supostos limites que os personagens estavam passando, e com toda aquela estética subjetiva e sentimental do criador, mexeu comigo e de certa forma me identifiquei. Quando fui comentar o final com minha irmã, ela perguntou se eu tinha entendido o anime, eu inocente falei sobre os conflitos de indentidade dos personagens; os aplausos; sobre superação; empatia; correlacionando com a instrumentalização da humanidade etc, mas quando terminei de falar ela falou que eu não entendi nada, dizendo que esse nem era o foco do anime e sim a instrumentalização da humanidade; Adão e Eva; apenas.
Nesse momento senti que talvez eu tenha viajado nas ideias mas seu vídeo mostrou como realmente eu tinha entendido, por isso lhe agradeço por conseguir expressar muito bem o sentimento que o criador quis passar nos dois últimos episódios.
Um grande abraço!
Cara, nem vi o anime, mas acho que tanto vc quanto sua irmão estão certos. Você parece apenas ter dividido em etapas e ela qualificou e resumiu.
Finalmente um bom vídeo de Evangelion. Os últimos episódios do anime são ótimos sim
Tbm acho!!
tem também o do elegante
Sim, fiquei meio bugada mas gostei mto
mano vc é incrível pqp, assisti evangelion e adorei por quebrar tanto o clichê do protaginista super foda, mas o the end tinha me dado um nó no estômago por ser tão diferente do resto da obra, mas agr eu entendi que essa mudança foi intencional e finalmente eu posso considerar evangelion uma obra incrível como um todo. Obrigado dms
Evangelion deveria ser uma obra obrigatória, mas de fato, é um produto de sua época...e talvez por isso o impacto da primeira audiência tenha sido tão grande. E que anime! E que obra! Deu até vontade de rever...ótimo vídeo!
Eu sou um homem simples: eu vejo "Evangelion" no título, eu clico.
Esse vídeo foi o maravilhoso. Evangelion atingiu algo tão essencial que se tornou ao mesmo tempo futurista e atemporal. Os mesmos temas podem ser discutidos daqui a 10, 30 anos e ainda estaremos falando sobre a condição humana. Parabéns!
Valeu!!!
NUNCA, ninguém, vai conseguir explicar a psicologia de Evangelion como esse canal fez. PARABÉNS!
Assisti The End of Evangelion ontem, e vendo agora esse vídeo eu fiquei assimilando vários pontos visuais pensando "caralho, isso faz muito sentido". Seu vídeo confirmou várias coisas no anime que eu tinha pensado, aí percebi que Evangelion não é pra ser tão complicado assim
Quando eu acho q esse canal chego no topo ele me surpreende e se supera. Como no final da série, PARABÉNS 👏👏👏
Esse é o primeiro vídeo que acabei de ver do quadro em branco. Evangelion é um anime que levo todos os dias para a vida por conta de todos os detalhes que apontou e por ser a única produção artística que me fez chorar como um bebê no final. Meus parabéns pelo seu vídeo, foi muito bom, uma exceção aqui e ali, mas nada que incomode, me emocionei mais uma vez com Evangelion vendo seu vídeo. Meus Parabéns.
O melhor vídeo que eu já vi, sobre Evangelion. Obrigada por fazer esse roteiro, eu chorei ouvindo vc e me apaixonei ainda mais pelo anime. Vc foi tão sútil e preciso quanto precisava ser. Obrigada pela experiência, tem muito amor no seu trabalho. ❤️
Eu fiquei muito surpreso assistindo o vídeo quando soube que o final do anime foi odiado, cara aquele final é tão incrível, ele me tocou de um jeito, me ajudou e foi tão marcante. Superou muito as minhas expectativas e serviu como uma sessão de tarapia ou coisa assim, e com certeza também ajudou varias outras pessoas além de mim
Provavelmente o melhor video da internete sobre o animê, confesso que gosto mais do The End justamente por ele ser esse comentario experimental sobre a nossa relação de escapismo e aliemação com a arte, mas também adoro o final do anime. Para mim, ambas são obras complementares !
Pra mim Evangelion é um estudo de personagens
Não é o enredo que faz ser bom, não são os Evas, não são os anjos, são os personagens. Muita gente busca ação e personagens carismáticos quando assiste a um anime do gênero mecha, Evangelion vai na contra mão e nos mostra pouca ação e personagens humanos, tão humanos que chega a machucar algumas pessoas que assistem.
PS: Ikari Shinji é uma das melhores personagens de TODOS os tempos.
Shinji é mulher?
@@9oburin ele refere-se ao nome "personagem" e não ao Shinji em sim. A palavra personagem pode ser tratada tanto no feminino quanto nk masculino. O personagem Katsuragi e a personagem Gendo Ikari estão corretos. Se não me engano...
@@DinadaSilvaSauro pra mim personagem masculino podia ser o ou a personagem, enquanto que feminino so poderia ser a, mas posso estar enganado
@@9oburin claro que não. Ele tá se referindo "A personagem" e não "O shinji"
@@DinadaSilvaSauro Na realidade o mais correto seria no masculino mesmo...visto que o sujeito "Ikari Shinji" é masculino ...só por questão de pronúncia msm " O Ikari Shinji é uma das melhores personagens" não cairia muito bem na pronúncia.
O vazio existencial do shinji é muito superior aos de todos os outros personagens de animes que já vi . Sinceramente, não só o dele, mas vc sente na pele a tristeza, as incertezas e as dúvidas sobre quem é si mesmo de todos os personagens ( principais ) dessa obra. O peso de vc ter nas mãos o futuro da humanidade, mas se perguntar o porquê desses anjos serem os inimigos é muito grande. Confesso que fiquei por muito tempo me perguntando "porque o nome dos inimigos são anjos, sendo que ele são descritos na bíblia como seres que protegem".. excelente vídeo
EVA é sobre como as relações humanas são desconfortáveis e sobre como todos têm medo de expor suas vulnerabilidades. Esse foi meu TED Talk
eu simplesmente amo evangelion e amo esse video, toda vez que alguém me pede explicações eu tento ajudar mas sempre mando esse video pq é incrível.
Adorei o vídeo, cara. Recentemente vi o anime pela primeira vez e fiquei surpreso de o quanto eu amei, considerando o que tinha ouvido. Me falaram que era confuso e depressivo, mas ao acabar eu não fiquei perdido e sim esperançoso. Sim, tem muita coisa que eles podiam ter explicado melhor e se aprofundado sobre o universo do show mas isso não prejudica as mensagens finais da série de aceitação própria e do outro, de querer ficar sozinho e ser desejado ao mesmo tempo, e de associar seu valor apenas com o seu título/função. Não consigo entender como chamam um show com a frase "Qualquer lugar pode ser o paraíso, contanto que vc tenha a vontade de viver" de depressivo. Que frase linda!
Mas pra ser sincero, fiquei mt perdido nos episódios 25 e 26 na primeira vez que eu vi. Eu adorei os episódios, como eles são uma desconstrução dos personagens principais, todo o trauma deles que impede-os de avançar, os sentimentos hipócritas, a animação abstrata e o final com os "Parábens" mas eu não conseguia entender o porque de tudo aquilo estar acontecendo se o Terceiro Impacto foi impedido com a morte do Kaworu. Foi só vendo filme que eu consegui compreender o que era o projeto de Instrumentalidade. Revendo os episódios 25/26 depois do filme é ate engraçado como eles mencionam que isto está acontecendo durante o processo de Instrumentalidade, mas nunca chegam a explicar o que é porque não há tempo. Nesse sentido eu consigo entender a crítica das pessoas sobre o final original, embora eu tenha amado pois o porque de tudo aquilo estar acontecendo não é tão importante do que a coisa em si.
E eu acho que por isso que eu discordo um pouco da asserção de vcs sobre o final do filme como uma mensagem de desprezo a recepção do final da série. Pelo menos não como a única mensagem. Eu achei o final em que ele estrangula a Asuka, ela mostra afeto por ele e logo depois o chama de nojento como confuso, mas logo me toquei que esse era ponto. Rejeitar a instrumentalidade, viver em corpos separados que estão em constante necessidade de se agrupar é confuso, estranho e nojento, mesmo sendo a coisa mais natural do mundo. E ali vemos os dois personagens que acabaram de passar por um trauma coletivo e se reconstruir ainda sem saber o que fazer, o Shinji parte para a agressividade como uma maneira de sentir algo até que ele recebe afeto e começa a chorar, mudando a forma com que pode se aproximar, e a Asuka demonstra afeto algo que ele nunca faz durante a série. Ele ainda esta aprendendo, o seu arco não esta completo ainda mas a agressividade não é a única verdade da experiência humana.
Amo os vídeos de vcs, é tão bom achar um canal brasileiro se aprofundando tanto em arte nacional quanto internacional. N vejo a hora de ver os filmes do Rebuild só pra ver o vídeo de vcs depois. E alías, vcs tem planos pra fazer mais vídeos de Chainsawman? Achei milhares de similaridades entre Eva e Chainsaw (Inclusive tem até uma referencia a Eva na abertura de Chainsawman), e me parece que o andamento da segunda parte do manga está indo para uma direção similar, com o Denji questionando seus encontros sexuais e a perda do seu eu próprio, assim como o Shinji. Abraços, desculpa pelo textão e a todos os membros do canal, "Parabéns!".
Vi recentemente, e como assim não gostaram dos eps 25 e 26?????
Foram meus favoritos, porque resolvem e revelam os conflitos de personagens, não tem como um final ser melhor
Exatamente, os dois últimos episódios são os melhores
Em resumo: a obra é confusa e complexa, tem um objetivo mas o mais importante é a experiência subjetiva que ela remete. Em outras palavras, é possível entender sem "entender". O final é chato (pra mim), mas aparentemente, bem coerente.
Mesmo achando maçante assistir a conclusão, achei a arte retrofuturista linda durante todo anime.
PS: O vídeo tá sensacional. Tanto a análise quanto a estética. Parabéns, ganhou o like. Vou começar a acompanhar o canal. :)
Parabéns pelo vídeo. Eu sempre via a thumb e achava que era mais um vídeo amador. É provavelmente o melhor que já vi sobre o anime
Tem outro aqui no canal sobre Evangelion! Depois dá uma olhada!
vi evangelion a um tempo e vim ver esse video, oq me deixou mais atordoada foi saber que existe fãs da obra que odiaram os eps finais do seriado. Literalmente assisti evangelion por conta desses episódios pois ver edits do anime ou sinopse daqueles dois episodios nao eram o suficiente, eu precisava entender o por que daquilo ocorrer, sentir o que aqueles episódios finais realmente queriam passar, e por conta disso, o final de Neon Genesis Evangelion foi a minha parte favorita. Aonde focou o objetivo principal do anime desde o começo. Uma terapia construtiva para a mente dos telespectadores.
Muito bom o seu vídeo amigo, eu terminei de assistir Evangelion agora pouquinho e pra compreender melhor eu quis buscar vídeos informativos como o teu, queria dizer que não entendo porque os fãs odeiam o final, eu simplesmente amei os dois últimos eps, me fizeram refletir de uma forma que eu nunca tinha pensado antes, além de ter envolvido muito bem os personagens principais mostrando as suas respectivas dificuldades e colocando eles contra a parede, pra eles mesmos se perguntarem e responderem, me pareceu como se fosse um interrogatório com eles mesmos, contra eles mesmos, isso me deixou bastante presa vendo esses 2 eps, me fez refletir sobre algumas coisas que eu já passei e pensei, é simplesmente um final fantástico pra mim, é como se toda aquela história que a gente vê nos outros 24 eps servissem exatamente para esse final, todas as experiências passadas ao longo do anime serviram para construir esse final, essa construção toda é extremamente boa. Além disso, também não entendo porque a maioria odeia o shinji, pra mim, o shinji é uma representação do ser humano, mais especificamente, da parte que o ser humano esconde e não quer revelar, no caso os nossos medos, inseguranças e fraquezas, são coisas que escondemos e temos medo de mostrar, e o shinji pra mim, foi uma representação disso tudo, ele serve para nós mesmos nos vermos ali, e o que mais me deixa feliz, é como ele consegue achar a resposta, depois de todo o desenvolvimento, de tanto tempo dele se perguntando e perguntando, de se conformando com as respostas que ele achava e logo depois mudando de ideia, ele consegue achar a ''resposta absoluta'' pra ele, e por isso é parabenizado no final.
O shinji pra mim, mais na questão pessoal, foi uma representação de mim, principalmente o meu eu de alguns anos atras, quando eu achava que todos me odiavam, que eu tinha que fazer coisas que eu não queria para que todos me amassem, quando eu me odiava completamente, e só via defeitos em mim, cada vez mais que o desenvolvimento do shinji avançava, mais eu entendia como ele se sentia, mais eu entendia o que ele queria, a resposta que ele queria, porque EU também queria essa resposta, e ver ele conseguir, assim como eu consegui, me deixou muito feliz, fiz a questão de bater palmas junto com os personagens. Enfim, eu realmente gostei muito do anime, é uma obra que infelizmente é superestimada pelo público, e espero que consiga seu reconhecimento de verdade para muito mais pessoas, parabéns pelo seu vídeo!!
Assisti esse anime recentemente e não sabia dessa historia da rejeição do final e o Pq de terem feito o filme(que também gostei muito) achei que foram complementares(to viajando?).
Com o final original(1°) eu chorei, no momento não sabia nem explicar muito bem o pq, depois percebi que foi de emoção, identidade e gratidão pelo artista. A linguagem utilizada no final foi sensacional e muito bem elaborada, bem como Vc falou didática complementando as falas
na minha leitura os finais são complementares sim, é a mesma coisa acontecendo em perspectivas diferentes (o projeto de instrumentalização)
São complementares. The End of Evangelion é como o final DEVERIA ser se o anime tivesse mais tempo para concluir a obra (O final de Evangelion foi assim não por falta de verba, como o vídeo disse, mas sim por falta de tempo).
O final da série de TV conclui o arco do Shinji, que é o mais importante, mas ignora as outras linhas da plot. The End of Evangelion corrige isso.
No final do original, eu só consegui dizer "obrigado" e virar um pouco a cabeça (exatamente igual o Shinji, talvez como uma forma de extrema identificação q sinto com ele)
A forma como você expôs a complexidade, o nível "ultra hard" de detalhamento e o mergulho na psique de cada uma das personagens nos eps 25 e 26 é assombrosa... Acredito que a descrição seja a mais fiel àquilo que o Hideaki Anno tinha em mente ao finalizar o anime... Parabéns!
Morando no Japão por três anos e depois de rever duas vezes a série, tenho uma enorme gratidão por sua análise... esclarecedora, didática e paciente...
Rapaz, que baita vídeo. Só tenho que agradecer pelas explicações (eu pensava coisas parecidas, mas não tinha ido tão fundo). Obrigado. Aqui é o Dennis
Confere que teve outro vídeo sobre Evangelion no canal depois, valeu pelo comentário!
Gosto sempre de procurar análises de filmes, séries e animes justamente por isso: entender determinada obra pelas óticas de outras pessoas. É impressionante como cada um enxerga as coisas de uma outra forma, e isso é fruto da nossa inteligência como seres humanos. Algumas coisas ficaram bem claras vendo o próprio anime (e eu sou uns do que odeia o Shinji kkk), mas outras, consegui compreender um pouco mais da mensagem por trás da obra. E vc respondeu algo que me perguntei durante o anime: "quais as inspirações do autor pra chegar nessas doideras" e faz total sentido agora. Nossa percepção do mundo só tem graça e começa a fazer sentido quando somos amados, quando somos ouvidos e não nos sentimos sós. O mundo é mais do que apenas os nossos olhos podem ver, e, parabéns as crianças por chegarem até aqui. =)
"Só se pode ser eu em relação ao outro" WOW
Mas o "ser" é individual.
@@lucasmoura4490Sim, o "ser" é individual. Porém, o individual só existe porque o coletivo existe, um só pode existir em relação ao outro. É questão de lógica.
Vito como o anime bem diz, você só consegue distinguir você mesmo quando você percebe a existência do outro, o quanto ele é semelhante mas ao mesmo tempo diferente de você.
@@evana3757 não necessariamente você consegue distinguir sua existência somente tomando como base a existência e comparação do outro. Veja, eu sei que eu existo, por que eu posso olhar pra mim mesmo e me questionar "Caraí lek será que eu existo ?" Ja uma pedra não sabe que ela mesma existe, por que ela não pode olhar pra si mesma e questionar sua própria existência. "Penso logo existo" e não "existo por que os outros existem"
o inquieto é que não foi isso q o anime quer dizer. Vc consegue DISTINGUIR sua forma, vc mesmo, não constatar sua existência. A existência e a consciência da existência vão existir, sim, mas a sua forma só consegue ser percebida (segundo o que diz o anime) quando se entende e enxerga o outro
incrível! sua arte é pura e sensível, me faz acreditar numa realidade de conversas agradáveis.
Esperei tanto por esse vídeo! Estou há uns dez anos tentando explicar para todo mundo o valor dos episódios finais e o paralelismo (e discrepâncias) entres eles e o filme e, claro, que essa supervalorização das referências em detrimento do estudo psicológico e das mensagens é tóxica. Muito obrigado por fazerem isso em forma de vídeo. Parabéns.
Melhor resumo do rolê todo... Que tudo
Faltou coisa mas é ótimo
A edição, a frase que a Asuka diz "que nojo" colocada bem no final desse vídeo para caracterizar o que boa parte do público desejou e recebeu no dito "verdadeiro final do anime" 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾. Sei que era para ser algo sutil, mas não pude deixar de elogiar
Não entendi, o que boa parte do público desejou? Estou com isso até hoje sobre o que a Asuka sentiu nojo ali no final
@@felipeschiffer1065 ela n sentiu nojo é só o jeito dela de ser tipo o anime inteiro ela foi daquela forma aí no final ela continuou "igual" mas ela n sentiu nojo de fato tentei explicar mas n sei se ficou confuso
@@felipeschiffer1065 A boa parte do público queria um "fan service", um final feliz, bem explicado e fácil.
Mas eles não entenderam que o anime não se trata disso, na verdade é o oposto.
A maioria da galera se esquece que o Shinji é humano ,tem seus problemas e também erra.
A parte da Asuka falando "que nojo" é meio que a representação desse público que não entendeu o anime.
O Anime também deixa muito aberto as interpretações. Por isso a maioria do público não entendeu o final.
pra mim acho que ela sentiu nojo, pela questão de que ela iria ter que ter relaçoes com ele, para repopular a humanidade, sabendo do jeito que o shinji é, em algumas partes do anime o shinji se mostra um agressor a ela, e uma das cenas doidas é ele ter se masturbado com ela deitada na cama sem consciencia, essa cena foi foda
talvez seja isso e varias outras formas que o outor gostaria que nos interpretassemos o anime, bom ninguém sabera de fato que veio do subconsciente do proprio autor, por mais que fale em publico, não saberemos se é vdd ou mentira, entãoa cho que fica meio aberto pra interpretações
Roteiro impecável desse vídeo. Não é a toa que um anime de 1995 é discutido, amado e odiado até hoje. NG Evangelion é a esperança, que surge depois do autorreconhecimento, o calor no coração de alívio depois do fundo do poço. NGE:TEOE é o desabafo e um reflexo da realidade, angustiante e sem respostas prontas. Muito bem colocado, amei demais o vídeo. ♥
Queria que esse vídeo existisse quando assisti NGE, na adolescência. Queria muito ter conversado/visto alguém com as mesmas percepções que as minhas. NGE é extremamente profundo e realista a ponto de doer, principalmente quando você se identifica com algo. Não apenas ficção científica e isso fica bem óbvio depois de poucos episódios. Os episódios 25 e 26 sempre foram meus favoritos, fiquei surpresa em saber que tem gente que odeia. O Shinji é uma das pessoas mais realistas e relacionáveis, acho que ele existe um pouco em cada um de nós; totalmente, em algumas pessoas. Talvez por isso seja tão odiado. Ele não é um herói. Só uma pessoa, como todos ali. É tudo tão simples e real que assusta. Amo esse anime. Obrigada pelo vídeo!!! 💜
Foi o anime que eu mais me identifiquei, em questão de personagens. Já tive vários conflitos internos iguaisáaa às do Shinji nos últimos 2 episódios e isso não me fez odiar o personagem, me simpatizei demais com ele, assim como todos os outros.
Quem não busca entender o lado humano de NGE, sempre vai odiar os personagens e cancelar o anime logo de cara.
Pra vocês aí nos comentários que acham que Eva passa algum tipo de mensagem “niilista”, não, não passa
Realmente o anime não quer passar uma mensagem niilista, porém acho que não podemos negar que Shinji pode ser enquandrado como um personagem com tais tendências. Enquanto assistia NGE via em Shinji comportamentos semelhantes aos de Meursault(personagem de o estrangeiro de Albert Camus).
Eu odeio essa palavra, pois acham que podem encaixar ela em qualquer obra.
@@sidney.sn92 Nossa cara, não tem nem comparação Shinji com o Meursault. O Meursault era indiferente ao que acontecia externamente a ele, diferente do shinji que sempre buscou aceitação e validez pra si mesmo.
É completamente o contrário! Eu não busca um motivo para não ser, ele busca um motivo para ser.
O mais niilista é o final pseudo-otimista, que, ao meu ver, trata com certo desprezo todos os arcos criados ao longo do anime. Pra mim não faz sentido nenhum provocar uma ruptura tão grande na linguagem do anime no penúltimo episódio. É transformar toda aquela vida criada em objeto de estudo psicanalítico. Colocar toda a obra em lugar de subserviência pra sustentação de uma “mensagem principal”. The End of Evangelion, mesmo sendo muito mais trágico e agressivo, é ao menos um final propriamente dito.
Eu amo seu canal e amo esse vídeo, lembro de terminar evangelion bem confuso, seja pelo fim do anime nos eps 25/26, ou seja pelo fim do filme.
Ter o contexto do pq o filme foi criado, expande extremamente os sentidos, antes achava que o filme já se conectava com o fim do anime.
eu lembro que chorei a primeira vez que vi os dois últimos episódios do anime, achei do krlh a forma como o autor explicou a psique humana dos personagens refletindo em problemas reais que milhares e milhares de pessoas enfrentam todos os dias, ele se preocupa em ajudar quem passa por isso, e é triste que o público não tenha percebido
Tanto o final original quanto o The End são espetaculares e ninguém vai ter uma experiência completa sem assistir os dois.
nasci dez anos após o lançamento do anime, e me sinto tocada sempre que vejo qualquer coisa sobre. eh c certeza uma obra bem feita, que exibe a arte como ela realmente eh. mostra que cada pequeno traço eh sobre sentimento, seja ele qual for. neon genesis evangelion sempre será um marco importantíssimo na minha vida e na de muitas outras pessoas, independente de sua faixa etária. uma produção linda como essa deve ser reconhecida p sempre.
_Cheguei mais rápido que a ejaculação precoce do Shinji_
Acho que recebi o maior spoiler da minha vida
@@errormacrogamer6772 queria saber com quem foi
@@Hugo1749-g8q com a asuka em coma..
@@MrIvanol wtf
SKSJKSS
Que ótimo vídeo. Eu estava procurando um vídeo maduro sobre Evangelion, que me respeitasse enquanto expectadora,que tivesse um conteúdo mais analítico e profundo e eis que me deparo com o seu. Que bom que menciona a canal dos meninos, pq vídeo de explicação deles é muito bom. Como diria Anno, parabéns!
Uma das melhores análises sobre NGE que já vi. Sem pedantismo, sem birras nem chiliques por conta do fim da série. Evangelion é um belíssimo tratado sobre a condição humana. Forte, poderoso e extremamente sutil ao mesmo tempo. Confesso que inicialmente o comportamento vacilante e pouco assertivo do Shinji me incomodava bastante, mas ao longo da série você percebe que este incômodo advém do fato de que a personalidade dele serve como um espelho para todos nós, humanos, que temos um pavor natural diante da complexidade da existência. Sempre encarei esses OVA'S que soltaram após a série como dispensáveis complementos pedagógicos para aqueles que não entenderam, ou não aceitaram bem o fim da série. De fato, conceitualmente, eles não acrescentam nada à cosmologia da obra. Acho que, de todas as obras da cultura pop, só Berserk causou em mim um impacto existencial tão pungente quanto ou maior que Evangelion. Parabéns pela análise!
Mano, tu é um gênio. Caralho eu NUNCA ia ter essa visão do end of evangelion em relação à série original. Parabéns!
Esse anime passa uma mensagem muito bonita e cheia de afeto e esperança realmente. Ele me fez enxergar muita coisa nas nossas relações humanas e nos dilemas envolvidos nelas. Foi um final libertador tanto o intimista do anime (mais psicológico e social) quanto no final surreal e apoteótico do filme (mais na perspectiva teológica e filosófica). Gostei muito do filme, exatamente por esse surrealismo todo e caos envolvidos no projeto de instrumentalidade humana. Mas realmente confesso que só passei a entender toda a violência de muitas cenas do filme depois dessa explicação do Henrique associando-as às ameaças e manifestações repulsivas que o estúdio e o diretor receberam. Aí realmente ele mostrou essa faceta visceral humana, que muitos interpretaram como se fosse pra mostrar como o Shinji estava surtado em busca de encontrar alguma emoção e conexão com a Asuka (por exemplo), nem que fosse por meio de um ato de violência. É muito louco mil vezes esse anime, mas é sensacional, me marcou muito e me mudou pra melhor quando o vi pela primeira vez há poucas semanas.
É incrível a quantidade de gente ignorante e de mente fechada que vem comentar em seu vídeo.
Parabéns pelo trabalho, gostei muito do conteúdo.
Muito obrigado!!
o youtube me recomendou, muito obrigado algoritmo encontrei alguem que pensou parecido comigo e ainda soube explicar muito bem termos e sentimentos que eu nao saberia descrever, virei inscrito
tem mais vídeo sobre evangelion no canal!!! dá uma olhada depois, valeu pelo comentário
caraca cara, que vídeo sensacional, parece q vc realmente entendeu tudo oq o autor quis dizer com a obra e principalmente com o filme, vlw por compartilhar isso com nós. aliás, eu me acho meio parecido com o shinji em alguns aspectos mas mesmo assim não consegui me conectar com ele, depois do filme só senti mais ódio e nojo dele, mas vendo agora é como se fossem dois finais diferentes mesmo, enfim, qualquer dia eu assisto aqueles filmes que contaram a história de outra forma e tento me conectar mais com os personagens
Mais uma vez que eu termino de ver os seus vídeos e flw: caralho vtmnc que video foi esse?!
Eu acho que toda obra deve ser analisada por duas visões: a interna e a externa. A interna analisaria a sequência de eventos, interpretações e mensagens que a obra em si trata somente. Já a externa que analisaria a obra como um meio de dialógo entre o produtor, o produto e o telespectador. Em Neon Genesis Evangelion, isso é ainda mais importante e válido (e divertido) que em qualquer outra.
Pessoalmente falando, eu vi Evangelion pela primeira vez nesse período de isolamento, e eu recebi um "spoiler" (que na verdade era um meme) sobre o fato de que a mensagem do anime é sobre as relações humanas, não as temáticas da mitologia abraâmica-cristã (que são só a "estética" da obra). Então eu já vi com essa percepção e sabia que o filme existia, o que facilita em muito a MINHA aceitação dos finais kkk. Só não sabia acerca da denuncia que é feita sobre o público pelos produtores, o que me fez abrir os olhos sobre a questão de que todos falam sobre a validade dos dois finais.
Enfim, eu creio que ambos os finais são válidos e complementares: quanto a analise da obra pela obra, a agressividade e desejo por questões diretas não são tão relevantes pro final, mas analisado o contexto e trazendo como uma obra que dialogo também com o público, o filme é tanto um complemento do final original quanto uma crítica por tanta ânsia por violência gráfica e desprezo pela arte e a mensagem que o produtor queria dizer ao fazer a obra.
Justificativa por extenso de por que ambos os finais são válidos, nas duas visões e interpretações do anime:
Quanto a visão interna, para mim, os dois finais são complementares. No final original, diz em textos que foi iniciada a Complementaridade Humana, e o filme seriam em detalhes como foi esse processo. Quando Shinji se une à consciência coletiva no filme, ele faz uma introspecção anterior àquela que aparece no filme, mais complexa, que seria o final original, sendo a introspecção do filme apenas considerações finais. Isso faria sentido, pois Shinji mesmo por tudo que passou, ainda deve ser amargurado, como qualquer pessoa na vida real (ninguém está 100% curado mesmo após uma série de terapias) e ao dissolver a coletividade, volta como uma nova pessoa, na sequência final do filme. Asuka só falaria sobre o "Que nojo!" por que ela ainda ter algumas amarguras restantes e não gosta de Shinji ainda e a agressividade do Shinji no filme é só uma tentativa forçada dele retomar as rédeas de sua mente a força.
Quanto a visão externa, acredito que os dois finais também são complementares, mas não integralmente. O filme mostra como o a Complementaridade Humana foi iniciada, mas também denuncia ao público suas visões. O público geral (excepcionalmente o geral masculino) ansiou por agressividade e por entender os eventos no filme, e não a mensagem sobre as relações humanas, e quis algo mais direto e ativo. Os produtores denunciam isso como algo negativo, pois com esse comportamento, a obra não é lida como a forma desejada. O filme só serviria pra descrever o que era planejado pro final original sem a parte da introspecção final de Shinji, como não sendo tão necessário pra entender a obra. Mesmo assim, ainda faz parte da história.
Puta texto grande, vai se fudekkkkk
Mesmo assim, é isso que eu penso e eu só queria me expressar
(E eu gosto do Shinji como personagem, tanto que é o meu favorito kk)
claps.
realmente, a agressividade do The end of Evangelion é impressionante, a forma como o autor transmite isso com tanta clareza e msm assim bastante sutil é incrivel
é uma pena as pessoas continuarem sem entender a obra e não mudar sua opinião depois de o próprio diretor ter que falar e falar sobre qual o propósito dele😔🤝
Estou arrepiado.
Terminei de ver todo evangelion,na segunda-feira. Um colega de trabalho indicou este canal e este é meu primeiro vídeo assistido. Obrigado pelo trabalho e sucesso!
Já sou fã e quero assistir mais e mais vídeos daqui!
Tudo de bom!
Eu que agradeço pelo carinho!!
Esse anime é a coisa mais tocante e profundo que eu já assisti na minha vida. No começo/metade eu era a representação do fã que não entendia o que estava acontecendo e sempre só buscava a agressão e violência, mas isso foi mudando. Conforme mais e mais anjos apareciam e mais e mais eu via os problemas expostos eu acabava me encontrando junto ao anime. Me via como parte de cada um deles, de seus problemas, de seus defeitos. Passei a ser muito mais receptivo ao lado sentimental da série e isso me mudou completamente.
Os últimos episódios do anime me marcaram de maneira incrível. Não consigo descrever isso.
Já o final do filme me traumatizou, eu pude ver a beleza por trás me corroendo mas pude também ver o ódio, a dor e a fúria passada naquilo. O que o diretor tentou passar mostrando a reação do público foi um choque muito grande pra mim e no fim eu, assim como a Asuka, só podia falar "que nojo".
Rapaz... Que análise! Eu sempre gostei mais do final "original" do que do The End, mas nunca tinha pensado a fundo no motivo... Agora parece que ficou estampado para mim o porquê. Gostei também do final do mangá, que encontra, ao meu ver, uma síntese entre esses dois finais extremos da série e do filme.
Obrigado pela análise!
eu amei o final de neon genesis evangelion, terminou com mensagem muito bonita e so consegui pensar que se ate o Shinji consegue ser feliz eu tbm consigo, obrigada por me ajudar entender mais ainda o final kkkkkkk
Finalmente alguém que viu Evangelion do mesmo jeito que eu vi
Que análise magnífica de um dos melhores animes que já tive a chance de assistir! Principalmente quando você falou dos dois finais, articulando os conflitos entre Eros e Thanatos, as pulsões de vida e de morte, fiz questão de reprisar. Parabéns pelo magnífico trabalho!
É sinistro vc rever o mesmo vídeo 1 ano depois . A maturidade chega a estar em outro nível