Boa noite, é louvável a sua dedicação e ensinamento, tudo muito bem explicado, tanto teoria como prática, obrigado por este canal o qual aprendemos e utilizamos em nossos trabalhos com extrema confiança que nos é passado por voz, parabéns e muito sucesso na sua tragetória.
Essa dica de unir o terra ao neutro, antes do QDC e, dali levar cada um para seu local foi exatamente o que eu perguntei em um outro canal e não obtive resposta se poderia ou não fazer! Muito obrigado pela aula... ajudou e muito! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Beleza amigão, mas recomendo você acessar mais informações no nosso Blog, pois indico o TN-S: telredes.com.br/como-fazer-o-aterramento-residencial-tt-tn-s-ou-tn-c-s/
O meu é TT e funciona muito bem, coloquei um DR com DPS numa caixa de acrílico atrás do medidor no muro, sem querer caiu água na tomada nos fundos da casa e o DR desarmou. Desvantagem é que desarma tudo kkkkkkk é como apertar o botão de emergência. Mas já teve muita queda de raios e eu com PC e smart TV ligada durante chuva forte e nada de queima de equipamento, (modulo de internet e telefone) sendo que antes queimava os meus e dos vizinhos, só ligado na tomada, os vizinhos começa a chover eles já desconecta tudo da tomada.
Parabéns, professor, pois lhe admiro muito pela honestidade pois confesso que acredito tanto no TT, quanto TN-S , pois o fechamento do TT, terminar sendo TN-S, e o mais importante é os dispositivos de proteção trabalhando de forma harmônica com o Aterramento!
@@TelredesCursos Conforme vc falou no vídeo que recomenda a conexão do Terra/Neutro numa caixa de passagem antes de chegar no qdc, tornando o sistema em tns e simplificando a ligação dos dps; aí da caixa de passagem até o QDC os cabos de Terra e Neutro podem seguir na mesma tubulação??? Pq atualmente aqui, o sistema é TT, mas o cabo terra já está na mesma tubulação do neutro e fases até o QDC, ele não seguem em tubulação separada até o quadro! Pretendo instalar o DR e DPS agora na minha instalação, e até gostei de mudar o sistema pra tns como vc citou, apesar de te entendido como ligar o dps no TT. Mas agora fiquei preocupado se tem problema seguir na mesma tubulação! Desde já obrigado pela atenção!
Valeu Ezequiel! Muito obrigado. Espero que estes três vídeos ajudem você a entender um pouco melhor sobre os esquemas de aterramento. Abraços aos nossos irmãos de Pernambuco!
professor Jair, sou novo na área da elétrica e a maioria dos meus conhecimentos a prendir vendo seus videos que por sinal são muito bons... moro em uma pequena cidade do Maranhão com apenas 120 mil habitantes. mais a maioria das residencias so possui o aterramento do padrão de entrada... e se vc fala para o proprietário por um outro aterramento geralmente eles dizem que não. acho que é pq a concessionária não tem isso como regra. a minha casa mesmo so tem o aterramento da concessionária. um abraço prof. amo seu trabalho
Olá Luiz Carlos! Muito obrigado pelas considerações. Sua cidade não é tão pequena, atualmente moro numa de 11 mil habitantes. Não tem problema de ter apenas o aterramento do padrão de entrada, é até melhor, mas a concessionária precisa permitir sair deste padrão com cabos de neutro e proteção (terra) separados para o quadro interno. Outra dica, é instalar pelo menos 03 hastes de 5/8" x 2,40 m no aterramento do padrão, se puder sair deste para o quadro, é claro. Abraços
Boa tarde professor, muito se fala de norma, esquema e outras formas concernentes a eletricidade. Eu não sou profissional, mas admiro seu trabalho com explicações lógicas e muito bem dirigida. Tu sendo curioso pergunto: Se não posso ligar o terra do chuveiro no neutro, como é que posso fazer a mesma ligacão dentro do QDC. Pergunta 02- se o ESQUEMA TT nao é funcional como é que é normatizado. Pergunta 03 ' se é obrigatório uso de DR em chuveiro, como é que o fabricante ainda produz chuveiro não compatível com DR. São perguntas que para o profissional pode ser insignificante, mas para o leigo tem extrema importância. Aguardo seu costumeiro atendimento que sempre me foi peculiar.
Olá Ribamar! Estes assuntos exigem muito estudo e explicações. Por isso, tenho tantos vídeos sobre aterramento no canal. Vale a pena ver todos pra encontrar boa parte dessas respostas.
Boa explicação! 👏🏻👏🏻👏🏻 Mesmo com sistema de aterramento TT, se usar instalação recomendada/adequada, não há necessidade de ser DPS com tecnologia de centelhador a ar. Liga-se as fases em seus respectivos DPS; a saída destes, ao invés de ir para a barra de aterramento, vai para a barra do neutro. O neutro por sua vez, é ligado em DPS (exclusivo para ele) e a saída deste é ligada, então ao barramento de aterramento! Independente de ser DPS classe "1", classe "2" ou "1 e 2"!
Olá Prof. Jair gosto muito de suas explicações.Então Prof. em certa ocasião fiz exatamente como o senhor mencionou no vídeo,fazendo a conexão do neutro ao terra em uma caixa de passagem utilizando um conector SPLIT BOLT(uns conhecem como conector parafuso.Fico feliz pelo vídeo pois observo que fiz uma retificação do aterramento a tempo e proporcionar um melhor resultado.Eu particularmente prefiro o sistema de aterramento TN-S que sem sombra de dúvidas há um resultado efetivo do sistema.Obrigado Mestre pelo anos de dedicação ao ensino a distância.Suas aulas EaD são muitos melhores do que aulas presencias de algumas instituições de ensino.Jair ensinas com riquezas de detalhas...por isso suas aulas são diferenciadas parabéns meu amigo.Sucesso a cada e que Deus continue te abençoado!!!
Amém!!!...Muito obrigado Jailson! Fiz dois novos vídeos que demonstram isso. Mas, você está certo. Valeu pelas considerações. Segue o link dos novos vídeos sobre aterramento residencial: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
NR10 e NR40 Cagaram na elétrica...INFELIZMENTE! Finalidade é somente encher os Bolsos dos Fabricantes...Antes entrava com o Condutor direto no borne dos Disjuntores, se tinha qualidade e segurânça no contato. Hoje a norma pede terminal, mais uma forma de criar resistência e má conexão... Sucessos a Todos.
Bem claro e objetivo. Porem uma dica aos amigos que gostao de ler comentários. Consulte as normas técnicas de sua concessionária da sua regiao. Algumas concessionárias nao aceitam aterramento tns. Abraço.
Olá Silvo Vieira! Muito obrigado! Mas, posso errar amigo, como já aconteceu. O bom é aprender o certo e arrumar as coisas se necessário. Valeu pela presença no canal. Um grande Abraço!
Parabéns Professor Jair pela explicação não sou só o seu seguidor mas passei a admirar pela sua humildade e pela simplicidade as suas aulas sou seu fã tamo junto um abraço Paraíba
Eu ja tinha feito essa dica q tu falou,eu tenho o meu neutro aterrado faz uns 3 anos ja como garantia a mais e tu falando ajudou a ver q eu fiz uma escolha boa.
Excelente aula!!! Espero em breve assim que possível adquirir o curso telredes. Sou do centro oeste paulista e aqui na minha casa é fase fase 220 sem o neutro. Ainda não tenho nenhuma proteção e pretendo fazer o esquema TT com 3 o mais hastes por enquanto e assim que der se Deus quiser, também instalar os DPS e o IDR, como vi na sua aula "Como instalar DR em Redes Elétricas Bifásicas SEM NEUTRO". Tenho aqui muitos problemas com queima de equipamentos e assim que couber no orçamento vou pedir a instalação do Neutro no meu padrão de entrada e logo logo mudar para o esquema TNS.
Legal Régis! O esquema TN-S é o mais indicado para a segurança da instalação elétrica. Será um prazer ter você no nosso grupo de alunos. De qualquer forma, deixo aqui o link do curso: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/
Muito bom! Parabéns pelo conteúdo! Sou de Criciúma SC e a maioria das instalações residenciais tem o sistema de aterramento TT, e muito mal feito por sinal uma ou duas hastes de aterramento...
Legal Mário Sergio. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Também usei até recentemente o esquema TT, depois destes estudos que mudei meu conceito, dando preferencia para o TN-S. Abraços
Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento! Inicialmente estava com duvida de qual aterramento utilizar, mas depois dessas explicações vi que o TNS é o mais seguro! E essa dica de pegar o neutro do padrão e conectar com o aterramento somente do circuito e transformar o TT em TNS me ajudou muito, obrigado mesmo!
Professor boa noite, este video e exelente , mas bom mesmo tira muitas duvidas de uma só vez , principalmente para mim que estou ingressando na área da eletrica , obrigado.
gostei muito da sua explicação , eu vivia com duvidas em relação aos aterramentos dos tipos TT ,TNS TNC .agora tirei minha duvida toda . vou preferir o do tipo TNS
Olha amigo Jair , aqui no interior do estado de são Paulo, nós sempre usamos o esquema TT autorizado pela nossa concessionária e sempre deu muito certo , só que aqui nós fazemos tbm o aterramento do neutro dentro do QDC , e fazemos circuito separado com IDR no quadro para chuveiro ( por motivo de segurança )
@@TelredesCursos Amigo Jair , recebi sua mensagem, é vdd nós fazemos isso com o neutro no barramento terra sim , mas uma observação :::: no poste padrão já existe por norma , junto com os disjuntores ; os DPS , lembrando que a concessionária exige , então fazemos esse procedimento muitas vezes passando o neutro por um Beep um abraço amigo !!!!! Seus vídeos são ótimos!!!!
Professor Jair está dica q vc está passando e válido na dos proficinal e fica válido na norma eu hoje trabalho na região de SC no litoral estou pesquisando muito sobre isto pra fazer o melhor para os clientes .
Olá. Admiro todo este conhecimento.👍 Sei que não deveria,mas as vêzes eu faço pequenos concertos ,alguma tomada.... Mas também mexi no térra,o qual minha casa não tinha. Arrumei um pouco nósso banheiro,onde o chuveiro não tinha térra. Pensei em fincar uma haste grande e puxar até o chuveiro. Pensei que seria desperdício puxar apenas este fio exclusivo. Comprei 02 hastes grandes ,comprei um fio da mesma bitola da entrada, e subi até o forro da casa com conduite. Coloquei uma pequena caixa com barramento,e então puxei ao chuveiro. Ficando a opção para puxar para mais tomadas que realmente precisam deste térra. Enfim,assim que possível pretendo chamar um PROFISSIONAL, para dar uma verificada na parte elétrica. Na realidade não sei se vai ajudar,sei que não deveria mexer,mas as vêzes eu insisto. e mexo. Grande abraço.
Olá Carlos, se você gosta de fazer, ok, tem que meter a cara mesmo. Agora, precisa estudar e verificar se esta fazendo correto. Os vídeos no TH-cam ajudam, mas um um curso do início, vai ajudar muito mais e com investimento bem pequeno. Dá uma olhada na página do curso de Eletricista Profissional Completo da Telredes: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/
professor Jair, boa noite obrigado por tirar algumas duvidas minha principalmente sobre DR e D.P.S todas as vezes que tenho tempo eu assisto suas aula [VALEU OBRGADO]
Parabéns pela sua explicação prof☆ Mas... o esquema TN-S em muitas regiões as concessionárias não nos deixa muita opção O esquema de aterramento TT talvez não tenha uma baixa resistência e muitos profissionais não sabem explicar com precisão o assunto. Mas na prática o esquema TT é o Mais prático, eu particularmente acredito que seja funcional além de prático. Até que provem ao contrário. Uma coisa me chamou A tenção em sua explicação. O eletroduto no aterramento deve ser separado dos demais cabos, Isto por certo faz toda a diferença. Prof☆ sua forma de trabalhar e explicar é muito aproveitosa. Parabéns!
Muito obrigado Alaecio!!!...Valeu pelos comentários e participação no canal. Te recomendo também este vídeo: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html São dois, este é o 1º. Abraços
Isso é muito polêmico!!!! No meu ponto de vista,se não funciona e é perigoso! Não deveria ter nas normas NBR!!! É o mesmo que acreditar em um santo e ele não existir!!!! Obrigado pela video aula!!!!
Interessante,a grande questão é que pelo que vi alguns profissionais fazem de maneira diferente,porque vi um vídeo onde esse mesmo esquema tt ,se usava dois barramentos de neutro,um para antes do dr e outro para depois,ai se fica sempre a dúvida qual a melhor forma de se fazer.
@@TelredesCursos ,sim ,ótima explicação esse vídeo sobre o aterramento tt e dps com dr,foi bem esclarecedor,porém,sempre fica a dúvida pq em alguns casos as ligações são feitas de forma diferente como citei acima,não se segue uma regra entende,mas foi excelente a explicação da sua vídeo aula,parabéns pelo conteúdo.
boa tarde professor, no caso de um CM onde tem varios medidores é feita uma malha de aterramento para aterrar o mesmo, na barra de proteçao esta conectados todos os cabos de proteçao dos medidores e dos apartamentos. Esse esquema é TN-C
Boa explicação . Na minha casa tenho padrão de entrada c disjuntor de 100A, N aterrado aí. Seguem para uma 1ª cx de passagem esses 4 cabos de 35mm². Lá recebem um cabo de aterramento de 16mm². Daí os 5 cabos sobem para o 1º QDC. Aí o N divide-se 3 pernas uma para seu barramento outra para o 2º e 3º QDCs e a outra passa por um disjuntor de 32A indo para um DPS clamper de 175V. o terra vai p seu barramento e depois a outra perna para os 2º e 3º QDCs. As 3 fases entram em 2 disjuntores trifásicos de 80A que "jampeiam" entre si com cabos de 35mm² ( eta gambiarra ) e entre um deles - o segundo - com 3 disjuntores monopolares de 32A com cabo de 16mm² formando uma ligação em paralelo entre os 2 disj de 80 trifas e os 3 de 32A mono. As fases que saem do 1º disj de 80 vai alimentar os 2º e 3º QDC e as do segundo disj de 80A alimentam 7 circuitos neste 1º QDC. As 3 fases que saem dos disj de 32A vão para os 3 DPS clamper de 175v. Fiz uma ligação segundo o esquema da NB10 ou das companhias de energia. Mas sinceramente acho as explicações dos grandes eletricistas da internet vago, não são completas. Parece haver dúvidas até mesmo entre engenheiros elétricos sobre o assunto. Coloquei "disjuntor de proteção" para os DPS não sei se é certo ou errado inclusive para o neutro. Todos que consultei não me responderam satisfatoriamente.
Olá Denilson Batista, seu esquema aí é um TT. Não instalaria um disjuntor para o DPS entre neutro e PE, pois normalmente a diferença de potencial (tensão elétrica) é bem baixa ou próxima de zero. No caso das descargas elétricas elas são muito rápidas, coisa de nanosegundos e o desaparecem, caso o DPS N/PE entre em curto, o que aconteceria é juntar o N com o PE, não havendo diferença de potencial (pós surto) o disjuntor não faz nada. Bom, esta é minha conclusão e estou aberto a novos comentários. Com relação as derivações entre disjuntores recomendo usar os blocos de distribuição, além de organizar, deixar mais seguro, ficam com uma organização muito melhor. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Valeu professor pela atenção. Não entendi o quer dizer com blocos de distribuição. Meu 1º QDC deveria ser maior pela quantidade de elementos que ali tem . 2 gerais de 80A trifásicos incompatíveis c entrada dos outros 3 disj unipolar para os DPS, 1IDR, 7 bipolares para circuitos terminais da parte debaixo da casa. Os de 80 são muito grande. Tive muita dificuldade com terminais além de não encontrar no mercado pente compatível para fazer ligação paralela entre os dois de 80 e os 3 para DPS. Pensei até em Split bolt. Apesar de pedir para o pedreiro não me ouviu foi na do engenheiro. Sabe aquela conversa de "precisa não". Lembrando que ali chegam cabos de 35 o neutro e 3 fases. Queria descobrir porque aqui na cidade todos tinham aparelhos e tomadas 220. A conclusão que cheguei é q não se fornecia o Neutro porque as casas q morei de aluguel ainda tem tomadas 220V. Quando cheguei aqui em 1990 tive que trocar meus aparelhos elétricos. Quando comecei a construir já veio com neutro. Acho q me deram uma carga alta. disjuntor de 100A para residência, apesar de ter 3 pavimentos. Estou pensando em até refazer, trocar o quadro.
@@denilsonbatistadeoliveira8027 Complicado mesmo Denilson, mas se esta funcionando bem, deixa tranquilo, pois para refazer você vai ter que redimensionar tudo. Dá uma olhada nestas informações sobre os blocos de distribuição, eles ajudam muito: new.siemens.com/br/pt/produtos/energia/baixa-tensao/distribuicao-de-energia/barramentos-e-blocos-de-distribuicao.html
Professor, boa tarde...está dica que o senhor mencionou sobre derivar o terra com o neutro no início. Também vale, se o neutro nao for aterrado no relógio? O que e o meu caso.... E mais uma vez, obrigado pelo conteúdo de qualidade.
olá professor Jair, sou eletricista ha 30 anos, sou diplomado em eletricista predial e fotovoltaica e estou no meio do curso de eletrotecnico, seguinte gostei muito de suas explicações em aterramento nas tres formas e não tenho nada contra, porém os estados Unidos usa o TNS mas lá tudo funciona, eu aqui uso o TT e sei que tem alternativa melhor, mas sem discutir o merito te pergunto o seguinte, se toda casa usase aterramento bom na entrada e a concessionaria tambem fizesse aterramento não só nas subestações, mas sim em todo poste por onde passa o neutro, aí sim acho que o TNS ficaria show, lembrando que 95% das casas nem aterramento tem, mais aterramento do medidor é ineficiente, sendo assim acho que se eu equipotencializasse meu aterramento com os demais eu estaria enfraquecendo ele distribuindo para todos que não tem, me corrija se estou errado, moro em Goiás aqui era a CELG que vendeu para ENEL, antigamente a CELG pedia para unir esses aterramentos fazendo a equipotencialização , mas depois de algum tempo ela abriu mão de tanto pagar aparelhagem dos consumidores via justiça, de tanto que queimava, aí te pergunto em santa catarina o aterramento da conscessionaria é eficiente? aterramento é para todos, senão estaremos dividindo nosso aterramento com quem não tem, e é a maioria, como disse antes a concessionaria também deixa a desejar no quisito aterramento do neutro. gostaria de ver sua opinião sobre isso uma vez que vc dão bons ensinamentos, me desculpe a observação, não sou contra nada do que vc ensinou sobre as tres formas, sobre o ensinamento não se discute, mas a enificiencia sim... muito grato!!
Olá Nilvair, aterramento é um tema polêmico, pra falar a verdade, chega a ser "chato". Porém considero equipontencializar o N com o terra, pois dificilmente conseguimos obter baixos valores de resistência de aterramento, na maioria dos casos e uso do IDR ainda é muito pouco. Fiz novos vídeos sobre isso: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html É uma pena que não disponho de muito tempo para discutir melhor isso com você, pois tenho muitas perguntas por aqui....Muito obrigado! Abraços
Nivair é Emerson tudo bem? sou técnico eletro eletrônico formado pelo Instituto Paula Souza e fiz estagio 1600horas na CESP de Mogi Guaçu em 97 , já faz tempo mas, me interesso muito por aterramento. Fizemos aterramento de trafo de poste, 9 hastes cantoneira a cada 3 metros interligadas por condutor nu aluminio liso 50 mm no final de todos os grampos das hastes apertados afunda as hsstes até o condutor ficar esticado nas valas e aterra se tudo sob a calçada. Nos fins de linha também é feito isso e aterra se o neutro. E obrigado a fazer aterramento do neutro em fim de linha, na minha opinião e do especialista da Scheneider, o aterramento que se faz puxando o terra da haste do medidor é ótima opção, e o terra já e compartilhado pois, o neutro é comum na cidade toda mas as fugas vão procurar o caminho mais fácil, que é a haste do medidor. Se tiver alguma coisa pra trocarmos ideias escreva aí. Bom trabalho
Primeiro precisamos entender pra que server o aterramento, pra dai perceber que ele atende as necessidades da edificação em si, não importando se o seu vizinho possui ou não aterramento. Por exemplo nos esquemas TN o valor da resistência de aterramento nem é relevante (mesmo assim é importante que o mínimo demandado pela NBR5410 que é um anel em torno de todo a edificação seja atendido).
Professor Jair, sendo um iniciante no mundo da eletrica, prefiro seguir está linha do TNS. Infelizmente nosso país prefere complicar as coisas do q descomplicar.
@@carlossilvabrasil8212 Olá Carlos, temos sim amigo, cursos de Eletricista Residencial e Predial Completo e também Cursos de Eletrônica e Comandos Elétricos. Vou deixar o link do curso de Eletricista pra você dar uma olhada: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/ Muito obrigado!
Inscrito. Ótimo conteúdo. Boa noite professor, se nos EUA o sistema TT foi abolido, melhor nem fazer mais aqui, pois tudo nesse país demora demais para se resolver algo.
Entre ter um aterramento TT ou não ter nenhum, qual seria a melhor opção? Ficar sem? Por que como se ver, existe muitas divergências. Dizem que o TT é perigoso. Gostaria de saber se ele traz riscos as pessoas. Por que a idéia de um aterramento é proteção não só de equipamentos mas de pessoas também. Vi muitos vídeos sobre assunto, mas a maioria não deixou claro realmente tudo que pode acontecer com o aterramento TT.
Muito bom professor, parabéns, é uma das melhores explicações da internet 👏👏👏👏👍👍
Valeu Francisco!!! Muito obrigado.
Boa noite, é louvável a sua dedicação e ensinamento, tudo muito bem explicado, tanto teoria como prática, obrigado por este canal o qual aprendemos e utilizamos em nossos trabalhos com extrema confiança que nos é passado por voz, parabéns e muito sucesso na sua tragetória.
Olá Valter! Muito obrigado pela consideração! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Essa dica de unir o terra ao neutro, antes do QDC e, dali levar cada um para seu local foi exatamente o que eu perguntei em um outro canal e não obtive resposta se poderia ou não fazer!
Muito obrigado pela aula... ajudou e muito!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Gostei da idéia do BEP barramento de equipotencializacao principal.Fica ótimo e acaba com os problemas do TT.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Esse TT ai sim é o que deve ser mais correto, tudo separado, obrigado pela aula.
Beleza amigão, mas recomendo você acessar mais informações no nosso Blog, pois indico o TN-S: telredes.com.br/como-fazer-o-aterramento-residencial-tt-tn-s-ou-tn-c-s/
Aula de grande Vália. Parabéns.
Seja bem vindo! Já iremos adicionar. Desejamos ótimos estudos!
Excelente aula. Tinha sistema TT e mudei pro TNS, seguindo suas dicas. Obrigado professor.
Que bom que ajudou. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
O meu é TT e funciona muito bem, coloquei um DR com DPS numa caixa de acrílico atrás do medidor no muro, sem querer caiu água na tomada nos fundos da casa e o DR desarmou.
Desvantagem é que desarma tudo kkkkkkk é como apertar o botão de emergência.
Mas já teve muita queda de raios e eu com PC e smart TV ligada durante chuva forte e nada de queima de equipamento, (modulo de internet e telefone) sendo que antes queimava os meus e dos vizinhos, só ligado na tomada, os vizinhos começa a chover eles já desconecta tudo da tomada.
Parabéns, professor, pois lhe admiro muito pela honestidade pois confesso que acredito tanto no TT, quanto TN-S , pois o fechamento do TT, terminar sendo TN-S, e o mais importante é os dispositivos de proteção trabalhando de forma harmônica com o Aterramento!
Legal José! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
@@TelredesCursos Conforme vc falou no vídeo que recomenda a conexão do Terra/Neutro numa caixa de passagem antes de chegar no qdc, tornando o sistema em tns e simplificando a ligação dos dps; aí da caixa de passagem até o QDC os cabos de Terra e Neutro podem seguir na mesma tubulação???
Pq atualmente aqui, o sistema é TT, mas o cabo terra já está na mesma tubulação do neutro e fases até o QDC, ele não seguem em tubulação separada até o quadro! Pretendo instalar o DR e DPS agora na minha instalação, e até gostei de mudar o sistema pra tns como vc citou, apesar de te entendido como ligar o dps no TT. Mas agora fiquei preocupado se tem problema seguir na mesma tubulação! Desde já obrigado pela atenção!
Aqui em Pernambuco eu uso muito o aterramento tt mais fico muito grato com essas informações parabéns meu amigo e professor
Valeu Ezequiel! Muito obrigado. Espero que estes três vídeos ajudem você a entender um pouco melhor sobre os esquemas de aterramento. Abraços aos nossos irmãos de Pernambuco!
Muito boa a explicação, parabéns ao instrutor.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Explicação perfeita, valeu mestre !!!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Obrigado pela disposição em compartilhar conhecimento para os iniciantes na área.
Como sempre, nós que agradecemos!
Muito bom, bem esclarecido. perfeito, sua aula professor...
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
professor Jair, sou novo na área da elétrica e a maioria dos meus conhecimentos a prendir vendo seus videos que por sinal são muito bons... moro em uma pequena cidade do Maranhão com apenas 120 mil habitantes. mais a maioria das residencias so possui o aterramento do padrão de entrada... e se vc fala para o proprietário por um outro aterramento geralmente eles dizem que não. acho que é pq a concessionária não tem isso como regra. a minha casa mesmo so tem o aterramento da concessionária. um abraço prof. amo seu trabalho
Olá Luiz Carlos! Muito obrigado pelas considerações. Sua cidade não é tão pequena, atualmente moro numa de 11 mil habitantes. Não tem problema de ter apenas o aterramento do padrão de entrada, é até melhor, mas a concessionária precisa permitir sair deste padrão com cabos de neutro e proteção (terra) separados para o quadro interno. Outra dica, é instalar pelo menos 03 hastes de 5/8" x 2,40 m no aterramento do padrão, se puder sair deste para o quadro, é claro. Abraços
mais uma vez obrigado... por responder meu comentário. e pela dica...vou fazer isto... sucesso pra o Sr. um abraço
Oi Jair, sua playlist é muito boa. E a sua aula é altamente explicativa, show de bola!
Olá Sergio! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Você já viu este vídeo? th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
Abraços
Bom dia e parabéns porque você foi top demais amigo. Que o nosso Eterno Criador vos abençoe sempre. Forte abraço!
Bom dia irmão. Amém! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Boa tarde professor, muito se fala de norma, esquema e outras formas concernentes a eletricidade. Eu não sou profissional, mas admiro seu trabalho com explicações lógicas e muito bem dirigida.
Tu sendo curioso pergunto:
Se não posso ligar o terra do chuveiro no neutro, como é que posso fazer a mesma ligacão dentro do QDC.
Pergunta 02- se o ESQUEMA TT nao é funcional como é que é normatizado.
Pergunta 03 ' se é obrigatório uso de DR em chuveiro, como é que o fabricante ainda produz chuveiro não compatível com DR.
São perguntas que para o profissional pode ser insignificante, mas para o leigo tem extrema importância.
Aguardo seu costumeiro atendimento que sempre me foi peculiar.
Olá Ribamar! Estes assuntos exigem muito estudo e explicações. Por isso, tenho tantos vídeos sobre aterramento no canal. Vale a pena ver todos pra encontrar boa parte dessas respostas.
Parabéns !
A melhor explicação sobre instalações elétrica !
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito bem explicado quem tem um pouco de noção de elétrica liga tranquilo obrigado professor Deus te abençoe você e sua família
Amém!!!!....Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito obrigado professor, finalmente uma aula que pude entender como faz essa ligação.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa noite professor e obrigado pela explicação de fácil entendimento.
Olá! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabens professor excelente aula tenho o sado sempre o t ns e tnsc
Legal, isso aí. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Boa explicação! 👏🏻👏🏻👏🏻
Mesmo com sistema de aterramento TT, se usar instalação recomendada/adequada, não há necessidade de ser DPS com tecnologia de centelhador a ar.
Liga-se as fases em seus respectivos DPS; a saída destes, ao invés de ir para a barra de aterramento, vai para a barra do neutro. O neutro por sua vez, é ligado em DPS (exclusivo para ele) e a saída deste é ligada, então ao barramento de aterramento!
Independente de ser DPS classe "1", classe "2" ou "1 e 2"!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Gostei muito da dica do aterramento. E gostei da aula sobre aterramento TT de hj em diante vou aderir o sistema TNS! Obrigado professor!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Show de bola gostei da dica ,do terra com o neutro em uma caixa de passagem antes do quadro, barateando o DPS e reforçando o Neutro ,SHOW .
Bacana! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Valeu mestre! Quem explica não complica
Muito obrigado! 🙏Valeu pela presença no canal. Abraços
Olá Prof. Jair gosto muito de suas explicações.Então Prof. em certa ocasião fiz exatamente como o senhor mencionou no vídeo,fazendo a conexão do neutro ao terra em uma caixa de passagem utilizando um conector SPLIT BOLT(uns conhecem como conector parafuso.Fico feliz pelo vídeo pois observo que fiz uma retificação do aterramento a tempo e proporcionar um melhor resultado.Eu particularmente prefiro o sistema de aterramento TN-S que sem sombra de dúvidas há um resultado efetivo do sistema.Obrigado Mestre pelo anos de dedicação ao ensino a distância.Suas aulas EaD são muitos melhores do que aulas presencias de algumas instituições de ensino.Jair ensinas com riquezas de detalhas...por isso suas aulas são diferenciadas parabéns meu amigo.Sucesso a cada e que Deus continue te abençoado!!!
Amém!!!...Muito obrigado Jailson! Fiz dois novos vídeos que demonstram isso. Mas, você está certo. Valeu pelas considerações. Segue o link dos novos vídeos sobre aterramento residencial: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
NR10 e NR40 Cagaram na elétrica...INFELIZMENTE!
Finalidade é somente encher os Bolsos dos Fabricantes...Antes entrava com o Condutor direto no borne dos Disjuntores, se tinha qualidade e segurânça no contato. Hoje a norma pede terminal, mais uma forma de criar resistência e má conexão...
Sucessos a Todos.
Respeito sua opinião amigo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Meus parabéns pelas aulas, admiro muito pessoas como o SR que separam um tempo de suas vidas para ajudar o próximo com conhecimento.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Bem claro e objetivo. Porem uma dica aos amigos que gostao de ler comentários. Consulte as normas técnicas de sua concessionária da sua regiao. Algumas concessionárias nao aceitam aterramento tns. Abraço.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito bacana a aula...tô acompanhando e aprimorando o que somente o básico eu conhecia... parabéns professor...
Fico feliz em saber! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito boas todas as explicações professor, todos os vídeos com todos os esquemas, parabéns.
Valeu Jaime!!!...Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns gosto muito das suas explicações
Muito obrigado! Abraços
essa aula foi muito bom porque sana muitas duvidas
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor Jair sempre surpreendendo, como vou comentar algo contrário o que vc tá falando não dá né kkkkkkkk, um abraço meu amigo.
Olá Silvo Vieira! Muito obrigado! Mas, posso errar amigo, como já aconteceu. O bom é aprender o certo e arrumar as coisas se necessário. Valeu pela presença no canal. Um grande Abraço!
Vc é o melhor professor que vi até agora.explicação simples e objetiva .sem arrodeio. Parabéns!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
O senhor está certíssimo. A equipotencializacao dos aterramento são necessárias . Gostei muito
Muito obrigado Genilson! 👍👍👍👍
Parabéns muito bem explicado. Não tinha visto antes
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótima aula professor me tirou todas as minhas dúvidas.
A melhor explicação sobre aterramento TT.
Muito obrigado meu amigo! Fico muito feliz em poder ajudar. Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns Professor Jair pela explicação não sou só o seu seguidor mas passei a admirar pela sua humildade e pela simplicidade as suas aulas sou seu fã tamo junto um abraço Paraíba
Muito obrigado amigo e irmão da Paraíba, terra de gente boa! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Eu ja tinha feito essa dica q tu falou,eu tenho o meu neutro aterrado faz uns 3 anos ja como garantia a mais e tu falando ajudou a ver q eu fiz uma escolha boa.
Legal!!!....Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
PROFESSOR PARABÉNS PELAS SUAS AULAS E SUPER DICAS ,,,,,,
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns professor muito boa explicação
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Excelente aula!!! Espero em breve assim que possível adquirir o curso telredes. Sou do centro oeste paulista e aqui na minha casa é fase fase 220 sem o neutro. Ainda não tenho nenhuma proteção e pretendo fazer o esquema TT com 3 o mais hastes por enquanto e assim que der se Deus quiser, também instalar os DPS e o IDR, como vi na sua aula "Como instalar DR em Redes Elétricas Bifásicas SEM NEUTRO". Tenho aqui muitos problemas com queima de equipamentos e assim que couber no orçamento vou pedir a instalação do Neutro no meu padrão de entrada e logo logo mudar para o esquema TNS.
Legal Régis! O esquema TN-S é o mais indicado para a segurança da instalação elétrica. Será um prazer ter você no nosso grupo de alunos. De qualquer forma, deixo aqui o link do curso: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/
Muito bom! Parabéns pelo conteúdo! Sou de Criciúma SC e a maioria das instalações residenciais tem o sistema de aterramento TT, e muito mal feito por sinal uma ou duas hastes de aterramento...
Legal Mário Sergio. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Também usei até recentemente o esquema TT, depois destes estudos que mudei meu conceito, dando preferencia para o TN-S. Abraços
Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento! Inicialmente estava com duvida de qual aterramento utilizar, mas depois dessas explicações vi que o TNS é o mais seguro! E essa dica de pegar o neutro do padrão e conectar com o aterramento somente do circuito e transformar o TT em TNS me ajudou muito, obrigado mesmo!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito show,mesmo eu como amador não ter entendido bem.👍👍👍
Gostária de encontrar um profissional como o Sr,por aqui.
Abraços
Valeu, muito obrigado! Que Deus te ajude encontrar um bom e honesto profissional. Abraços
Aula muito boa! Aprendemos muito! Parabens!!
Muito obrigado! Abraços
Suas explicações é 10
Valeu Carlos
Parabéns muito obrigado
Deus abençoe sempre tdbom
Amém!!! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa noite professor
Olá amigo!
Parabéns professor muito importante essa informação amei?
Gratidão! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor boa noite, este video e exelente , mas bom mesmo tira muitas duvidas de uma só vez , principalmente para mim que estou ingressando na área da eletrica , obrigado.
Legal Adalto! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabens professor....muito bem explicado suas aulas
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótima aula professor muito obrigado
Olá Adeilton, muito obrigado!
gostei muito da sua explicação , eu vivia com duvidas em relação aos aterramentos dos tipos TT ,TNS TNC .agora tirei minha duvida toda . vou preferir o do tipo TNS
Valeu Welton!...Muito obrigado! Abraços
Boa noite Prof. Jair! Ótima aula, obrigado! Deus abençoe!
Amém! Olá Cleiton, muito obrigado!
Olha amigo Jair , aqui no interior do estado de são Paulo, nós sempre usamos o esquema TT autorizado pela nossa concessionária e sempre deu muito certo , só que aqui nós fazemos tbm o aterramento do neutro dentro do QDC , e fazemos circuito separado com IDR no quadro para chuveiro ( por motivo de segurança )
Certo Fabio, mas no momento que você junta o N com o PE dentro do QDC o aterramento não é mais TT. Abraços
@@TelredesCursos Amigo Jair , recebi sua mensagem, é vdd nós fazemos isso com o neutro no barramento terra sim , mas uma observação :::: no poste padrão já existe por norma , junto com os disjuntores ; os DPS , lembrando que a concessionária exige , então fazemos esse procedimento muitas vezes passando o neutro por um Beep um abraço amigo !!!!! Seus vídeos são ótimos!!!!
Como sempre professor brilhante aula
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor Jair está dica q vc está passando e válido na dos proficinal e fica válido na norma eu hoje trabalho na região de SC no litoral estou pesquisando muito sobre isto pra fazer o melhor para os clientes .
Legal Lucas, é assim mesmo que nós profissionais devemos agir, pesquisar e se informar sempre. Parabéns!
Olá.
Admiro todo este conhecimento.👍
Sei que não deveria,mas as vêzes eu faço pequenos concertos ,alguma tomada....
Mas também mexi no térra,o qual minha casa não tinha. Arrumei um pouco nósso banheiro,onde o chuveiro não tinha térra. Pensei em fincar uma haste grande e puxar até o chuveiro. Pensei que seria desperdício puxar apenas este fio exclusivo. Comprei 02 hastes grandes ,comprei um fio da mesma bitola da entrada, e subi até o forro da casa com conduite. Coloquei uma pequena caixa com barramento,e então puxei ao chuveiro. Ficando a opção para puxar para mais tomadas que realmente precisam deste térra. Enfim,assim que possível pretendo chamar um PROFISSIONAL, para dar uma verificada na parte elétrica. Na realidade não sei se vai ajudar,sei que não deveria mexer,mas as vêzes eu insisto. e mexo.
Grande abraço.
Olá Carlos, se você gosta de fazer, ok, tem que meter a cara mesmo. Agora, precisa estudar e verificar se esta fazendo correto. Os vídeos no TH-cam ajudam, mas um um curso do início, vai ajudar muito mais e com investimento bem pequeno. Dá uma olhada na página do curso de Eletricista Profissional Completo da Telredes: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/
Nossa o Sr me tirou uma grande dúvida com esses vídeos fantásticos valeu. Manoel.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Obrigado pela vídeo aula
Agradeço também. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
professor Jair, boa noite obrigado por tirar algumas duvidas minha principalmente sobre DR e D.P.S todas as vezes que tenho tempo eu assisto suas aula [VALEU OBRGADO]
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns pela sua explicação prof☆
Mas... o esquema TN-S em muitas regiões as concessionárias não nos deixa muita opção
O esquema de aterramento TT talvez não tenha uma baixa resistência e muitos profissionais não sabem explicar com precisão o assunto. Mas na prática o esquema TT é o Mais prático, eu particularmente acredito que seja funcional além de prático. Até que provem ao contrário. Uma coisa me chamou A tenção em sua explicação. O eletroduto no aterramento deve ser separado dos demais cabos, Isto por certo faz toda a diferença.
Prof☆ sua forma de trabalhar e explicar é muito aproveitosa. Parabéns!
Muito obrigado Alaecio!!!...Valeu pelos comentários e participação no canal. Te recomendo também este vídeo: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
São dois, este é o 1º. Abraços
Professor, boa tarde!
Ótima explicação, porém fiquei com dúvida na equipotencializacao do sistema.
Todo ensinamento eu acho interessante.
Valeu
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Top a Aula...
Vai ser extremamente útil
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Obrigado, professor, por compartilhar esses vídeos conosco, estava com uma dúvida nessa parte de aterramento, porém já deu para esclarecer.
Muito obrigado! Abraços
Ótima explicação!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito boa explicação
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa noite professor Jair, muito boa explicação obrigado !
Olá João! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Isso é muito polêmico!!!! No meu ponto de vista,se não funciona e é perigoso! Não deveria ter nas normas NBR!!! É o mesmo que acreditar em um santo e ele não existir!!!! Obrigado pela video aula!!!!
Igual o sistema de aterramento TN-C... É um risco, mas está na norma... Tem situações que não dá para fazer aterramento
Essa forma aí é para não ter consumo, caso o DPS queime.
muito boa dica pela equipotencialização
Muito obrigado! Abraços
Aula show de bola
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito legal suas aulas
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótima aula !
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns a dica e ótima
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Interessante,a grande questão é que pelo que vi alguns profissionais fazem de maneira diferente,porque vi um vídeo onde esse mesmo esquema tt ,se usava dois barramentos de neutro,um para antes do dr e outro para depois,ai se fica sempre a dúvida qual a melhor forma de se fazer.
Este vídeo está bem atualizado amigo.
@@TelredesCursos ,sim ,ótima explicação esse vídeo sobre o aterramento tt e dps com dr,foi bem esclarecedor,porém,sempre fica a dúvida pq em alguns casos as ligações são feitas de forma diferente como citei acima,não se segue uma regra entende,mas foi excelente a explicação da sua vídeo aula,parabéns pelo conteúdo.
boa tarde professor, no caso de um CM onde tem varios medidores é feita uma malha de aterramento para aterrar o mesmo, na barra de proteçao esta conectados todos os cabos de proteçao dos medidores e dos apartamentos. Esse esquema é TN-C
Olá! Eu diria que é TN. Para ser TN-C o neutro teria que seguir para o apto com dupla função: N + Proteção. Se seguir diferente é TN-S.
Aula muito boa . Parabéns 👏👏👏👏
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Até ano 2000 era feito assim eu aprendi assim jantava o neutro com pena agora eu faço tens bom dia!
Legal Tiao Fernandes! Obrigado pelo retorno! ! !
sem dúvida o sistema TNS é o melhor
Isso aí....
Já vi sim.
Inclusive servirá para evitar fuga de corrente.
Certo Amauri, mas sobre o que você esta falando? Desculpe mas não entendi.
Boa explicação . Na minha casa tenho padrão de entrada c disjuntor de 100A, N aterrado aí. Seguem para uma 1ª cx de passagem esses 4 cabos de 35mm². Lá recebem um cabo de aterramento de 16mm². Daí os 5 cabos sobem para o 1º QDC. Aí o N divide-se 3 pernas uma para seu barramento outra para o 2º e 3º QDCs e a outra passa por um disjuntor de 32A indo para um DPS clamper de 175V. o terra vai p seu barramento e depois a outra perna para os 2º e 3º QDCs. As 3 fases entram em 2 disjuntores trifásicos de 80A que "jampeiam" entre si com cabos de 35mm² ( eta gambiarra ) e entre um deles - o segundo - com 3 disjuntores monopolares de 32A com cabo de 16mm² formando uma ligação em paralelo entre os 2 disj de 80 trifas e os 3 de 32A mono. As fases que saem do 1º disj de 80 vai alimentar os 2º e 3º QDC e as do segundo disj de 80A alimentam 7 circuitos neste 1º QDC. As 3 fases que saem dos disj de 32A vão para os 3 DPS clamper de 175v. Fiz uma ligação segundo o esquema da NB10 ou das companhias de energia. Mas sinceramente acho as explicações dos grandes eletricistas da internet vago, não são completas. Parece haver dúvidas até mesmo entre engenheiros elétricos sobre o assunto. Coloquei "disjuntor de proteção" para os DPS não sei se é certo ou errado inclusive para o neutro. Todos que consultei não me responderam satisfatoriamente.
Olá Denilson Batista, seu esquema aí é um TT. Não instalaria um disjuntor para o DPS entre neutro e PE, pois normalmente a diferença de potencial (tensão elétrica) é bem baixa ou próxima de zero. No caso das descargas elétricas elas são muito rápidas, coisa de nanosegundos e o desaparecem, caso o DPS N/PE entre em curto, o que aconteceria é juntar o N com o PE, não havendo diferença de potencial (pós surto) o disjuntor não faz nada. Bom, esta é minha conclusão e estou aberto a novos comentários. Com relação as derivações entre disjuntores recomendo usar os blocos de distribuição, além de organizar, deixar mais seguro, ficam com uma organização muito melhor. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Valeu professor pela atenção. Não entendi o quer dizer com blocos de distribuição. Meu 1º QDC deveria ser maior pela quantidade de elementos que ali tem . 2 gerais de 80A trifásicos incompatíveis c entrada dos outros 3 disj unipolar para os DPS, 1IDR, 7 bipolares para circuitos terminais da parte debaixo da casa. Os de 80 são muito grande. Tive muita dificuldade com terminais além de não encontrar no mercado pente compatível para fazer ligação paralela entre os dois de 80 e os 3 para DPS. Pensei até em Split bolt. Apesar de pedir para o pedreiro não me ouviu foi na do engenheiro. Sabe aquela conversa de "precisa não". Lembrando que ali chegam cabos de 35 o neutro e 3 fases. Queria descobrir porque aqui na cidade todos tinham aparelhos e tomadas 220. A conclusão que cheguei é q não se fornecia o Neutro porque as casas q morei de aluguel ainda tem tomadas 220V. Quando cheguei aqui em 1990 tive que trocar meus aparelhos elétricos. Quando comecei a construir já veio com neutro. Acho q me deram uma carga alta. disjuntor de 100A para residência, apesar de ter 3 pavimentos. Estou pensando em até refazer, trocar o quadro.
@@denilsonbatistadeoliveira8027 Complicado mesmo Denilson, mas se esta funcionando bem, deixa tranquilo, pois para refazer você vai ter que redimensionar tudo. Dá uma olhada nestas informações sobre os blocos de distribuição, eles ajudam muito: new.siemens.com/br/pt/produtos/energia/baixa-tensao/distribuicao-de-energia/barramentos-e-blocos-de-distribuicao.html
Boa noite professor eu estou aprendendo preciso de explicações
Muito obrigado! Abraços
Muito bom bem explicado 👏👏👏
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor muito obrigado pela exelente explicação, parabéns shows.
Muito obrigado Raimundo! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor, boa tarde...está dica que o senhor mencionou sobre derivar o terra com o neutro no início. Também vale, se o neutro nao for aterrado no relógio? O que e o meu caso....
E mais uma vez, obrigado pelo conteúdo de qualidade.
Olá! Também vale, mas faça um bom aterramento. Veja estes vídeos: th-cam.com/video/GZqrMMHqbTw/w-d-xo.html
Meu querido, tudo bem? Mais uma vez, parabéns pelas explicações. Nota10.
Muito obrigado Ricardo! Abraços
Ótima explicação professor, fala sobre os outros tipos de aterramento tb
Muito obrigado! Acesse o canal, tem inúmeros vídeos sobre o assunto. Valeu pela presença no canal. Abraços
olá professor Jair, sou eletricista ha 30 anos, sou diplomado em eletricista predial e fotovoltaica e estou no meio do curso de eletrotecnico, seguinte gostei muito de suas explicações em aterramento nas tres formas e não tenho nada contra, porém os estados Unidos usa o TNS mas lá tudo funciona, eu aqui uso o TT e sei que tem alternativa melhor, mas sem discutir o merito te pergunto o seguinte, se toda casa usase aterramento bom na entrada e a concessionaria tambem fizesse aterramento não só nas subestações, mas sim em todo poste por onde passa o neutro, aí sim acho que o TNS ficaria show, lembrando que 95% das casas nem aterramento tem, mais aterramento do medidor é ineficiente, sendo assim acho que se eu equipotencializasse meu aterramento com os demais eu estaria enfraquecendo ele distribuindo para todos que não tem, me corrija se estou errado, moro em Goiás aqui era a CELG que vendeu para ENEL, antigamente a CELG pedia para unir esses aterramentos fazendo a equipotencialização , mas depois de algum tempo ela abriu mão de tanto pagar aparelhagem dos consumidores via justiça, de tanto que queimava, aí te pergunto em santa catarina o aterramento da conscessionaria é eficiente? aterramento é para todos, senão estaremos dividindo nosso aterramento com quem não tem, e é a maioria, como disse antes a concessionaria também deixa a desejar no quisito aterramento do neutro. gostaria de ver sua opinião sobre isso uma vez que vc dão bons ensinamentos, me desculpe a observação, não sou contra nada do que vc ensinou sobre as tres formas, sobre o ensinamento não se discute, mas a enificiencia sim...
muito grato!!
Olá Nilvair, aterramento é um tema polêmico, pra falar a verdade, chega a ser "chato". Porém considero equipontencializar o N com o terra, pois dificilmente conseguimos obter baixos valores de resistência de aterramento, na maioria dos casos e uso do IDR ainda é muito pouco. Fiz novos vídeos sobre isso: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
É uma pena que não disponho de muito tempo para discutir melhor isso com você, pois tenho muitas perguntas por aqui....Muito obrigado! Abraços
Nivair é Emerson tudo bem? sou técnico eletro eletrônico formado pelo Instituto Paula Souza e fiz estagio 1600horas na CESP de Mogi Guaçu em 97 , já faz tempo mas, me interesso muito por aterramento. Fizemos aterramento de trafo de poste, 9 hastes cantoneira a cada 3 metros interligadas por condutor nu aluminio liso 50 mm no final de todos os grampos das hastes apertados afunda as hsstes até o condutor ficar esticado nas valas e aterra se tudo sob a calçada. Nos fins de linha também é feito isso e aterra se o neutro. E obrigado a fazer aterramento do neutro em fim de linha, na minha opinião e do especialista da Scheneider, o aterramento que se faz puxando o terra da haste do medidor é ótima opção, e o terra já e compartilhado pois, o neutro é comum na cidade toda mas as fugas vão procurar o caminho mais fácil, que é a haste do medidor. Se tiver alguma coisa pra trocarmos ideias escreva aí. Bom trabalho
Primeiro precisamos entender pra que server o aterramento, pra dai perceber que ele atende as necessidades da edificação em si, não importando se o seu vizinho possui ou não aterramento. Por exemplo nos esquemas TN o valor da resistência de aterramento nem é relevante (mesmo assim é importante que o mínimo demandado pela NBR5410 que é um anel em torno de todo a edificação seja atendido).
Parabéns muito bem explicado !!!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Professor Jair, sendo um iniciante no mundo da eletrica, prefiro seguir está linha do TNS. Infelizmente nosso país prefere complicar as coisas do q descomplicar.
Olá José Luiz, concordo! Porém, tem alguns casos em que precisamos aplicar os outros esquemas, mas no residencial é melhor o TN-S. Abraços
Parabéns pela aula !
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Tem cursos oline ?
@@carlossilvabrasil8212 Olá Carlos, temos sim amigo, cursos de Eletricista Residencial e Predial Completo e também Cursos de Eletrônica e Comandos Elétricos. Vou deixar o link do curso de Eletricista pra você dar uma olhada: telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/ Muito obrigado!
Inscrito. Ótimo conteúdo. Boa noite professor, se nos EUA o sistema TT foi abolido, melhor nem fazer mais aqui, pois tudo nesse país demora demais para se resolver algo.
Muito obrigado! Fiz dois novos vídeos abordando minha opinião sobre o esquema apropriado para residências: th-cam.com/video/dJoq1wCkFew/w-d-xo.html
Gostei de seu esclarecimento a respeito dessa norma, a NBR deixa muito a desejar com isso ....
Valeu Hébert! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Entre ter um aterramento TT ou não ter nenhum, qual seria a melhor opção? Ficar sem? Por que como se ver, existe muitas divergências. Dizem que o TT é perigoso. Gostaria de saber se ele traz riscos as pessoas. Por que a idéia de um aterramento é proteção não só de equipamentos mas de pessoas também. Vi muitos vídeos sobre assunto, mas a maioria não deixou claro realmente tudo que pode acontecer com o aterramento TT.
Professor Jair, faltou fazer os testes com relação ao neutro e o terra junto ao D.R.
Olá João, neste vídeo o foco foi no esquema TT e como ligar corretamente os DPS. Mesmo assim, obrigado!
Top a explicação valeu professor
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços