AGRO BRASIL.🇧🇷 CARREGAMENTO Quais as etapas do transporte de milho?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024
  • Quais as etapas do transporte de milho?
    Grande parte dos grãos produzidos no Brasil é transportada pelo sistema rodoviário, por ser um meio mais flexível e ágil para ligar regiões, estados e municípios. Mas, para isso, é preciso preparar o caminhão e o produto para que não haja perdas e despesas causadas por problemas no envio da mercadoria.
    Por isso, a primeira etapa deve ser o estudo da logística: identificar qual a quantidade será enviada, quantos caminhões serão necessários e qual será o caminho mais econômico e seguro para levar a carga. Já existem softwares capazes de fazer as medições e informar o melhor trajeto para o gestor. Com uma análise e planejamento corretos, o produtor consegue se preparar para casos de entressafras, por exemplo.
    Em um segundo momento, antes de entrar no caminhão, o milho precisa passar por uma classificação para que seja comparado com a avaliação que será feita no momento do descarregamento. Isso evita que o comprador adquira um produto com uma qualidade diferente da que foi encomendada. Toda a carroceria deve ser muito bem inspecionada para garantir que nada vai interferir na característica do grão.
    O caminhoneiro e o produtor devem sempre verificar se há pragas ou fungos na carreta, se o produto está misturado com algo, se há vestígio de outro material na carroceria etc. Essa análise prévia ou checklist deve ser sempre feita antes de seguir viagem.
    Quais os principais cuidados com esse tipo de carga?
    Com estradas mal conservadas, parte da carga pode ser perdida por causa de vibrações dos caminhões durante o trajeto. Também podem acontecer congestionamentos ou problemas mecânicos que vão aumentar o tempo de deslocamento e permanência do grão no veículo.
    O transporte rodoviário é um dos maiores responsáveis pela perda de colheitas de cereais no Brasil. Por isso, é importante traçar a melhor rota possível, por mais que essa perda possa parecer insignificante. Para não ter esse prejuízo, alguns cuidados devem ser tomados.
    Carroceria adequada
    Utilize caminhões com a carroceria graneleiro ou basculante. Além de facilitar o descarregamento, ela permite que os grãos sejam conservados com mais efetividade e protegidos contra qualquer umidade, o que pode causar apodrecimento do produto ou até surgimento de fungos.

ความคิดเห็น • 2

  • @alceucandido8776
    @alceucandido8776 ปีที่แล้ว +1

    Moro cacoau Rondônia você 😊

    • @ernandesmeireles
      @ernandesmeireles  ปีที่แล้ว

      Toda semana passo em cacoal em Rondônia. Moro em Mato Grosso.