Tecnicamente, o universo 7 pode ser expandido indefinidamente, né. É só ir criando novos e novos personagens. Eu não vejo problema com a ideia de vários universos, mas ela certamente traz a responsabilidade de que esses universos sejam explorados, o que cada vez mais parece que DBS não vai fazer.
Eu acho que um plot legal seria assim, Zeno falasse que por conta das viagens no tempo e infringir as leis eles teriam que provar seu valor na existência para não serem apagados, então eles tinham que juntar os guerreiros e irem separadamente em cada universo pra conhecer e tals como funciona da universo como é tudo e cada um ia ter sua importância lutanto contra inimigos e tendo que provar o valor do universo ou o universo deles seria instinto, seria bem daora, planejei isso agora na cabeça, mas com alguns dias de planejamento essa ideia poderia ficar melhor ainda.
É, cara. Eu queria tanto ver cada um desses universos, ir conhecendo os lugares, os guerreiros poderosos, etc. Aí logo no arco seguinte os caras me vem com essa parada de torneio juntando logo todo mundo e aí quase todos eles são desinteressantes. Aí mata a expectativa do cara.
Seria interessante eles irem em um em um universo, tendo que procurar os guerreiros mais fortes de cada universo, lutando pelas esferas, até chegar no universo do jirem.
Médio, poderia você fazer um vídeo falando da tal essência de dragon ball?. Muitos pensam que essa essência tá na arte do akira e muitos pensam que tá nas lutas. Gostaria de ouvir a sua opinião sobre esse assunto.
Seria um vídeo bem amplo, né, porque, como toda obra, a essência está no todo. Mas você me deu uma boa ideia de série de vídeos, sim, na qual esse vídeo que pretendo fazer acerca da 'sutileza' da escrita pode estar inserido.
Olha por mais que eu não gosto de fate mais têm um conceito de fate que poderia ter ajudado esse arco em fate tem varios pesonagens e multiverso e quase todos esse personagens tem dizenes bons e bem carismáticos e muito bem escrito
É que Fate parece ter uma quantidade bem grande de obras de diversas mídias, né? Não sei até que ponto DB conseguiria replicar isso aí. Mas dava pra ter feito vários arcos e só depois botar o Torneio do Poder.
Ainda seria um baita desperdício. Tipo, ficaria ainda mais sem sentido inventar a parada de 12 universos pra deletar quase todos sem dar a chance de eles se mostrarem. Por isso que eu digo que a lógica do torneio do poder é errada, pra mim. Era um arco pra acontecer só muuuuito lá na frente.
Eu ia falar dessa cena do Goku, também. Mas como o vídeo ficou grande, resolvi cortar. Ela me parece menos ruim no manga, porque pelo menos ali o Goku ainda não sabia dos planos do Zeno de limpar os universos, como você disse, mas eu ainda não gosto. O Goku do DBS é muito irresponsável, coisa que ele nunca foi. Todo mundo adverte pra ele não ficar se metendo com o Zeno, que isso é perigoso, etc., e ainda assim ele vai porque sim. Parece uma criança birrenta, e, repito, isto o Goku nunca foi.
@@ozemedio hmn justo, uma coisa que queria falar sobre esse goku dbs Ao meu ver, o do mangá acaba sendo menos irresponsável e mais fiel ao original na maioria dos arcos... menos no Top Tipo, no anime o personagem dele é consistentemente ruim No mangá é inconsciente, varia do bom pro medio e ruim, e o caso mais merda seria aqui no ToP ( e algumas coisas como ele trata com mais "desleixo" o zeno, mas isso meio que passo pano e dps eu digo o pq disso) Mas o goku no ToP, apesar de ser meio intankavel, ao meu ver não teve nada muito de mais nele ir falar com o Zeno sobre o torneio, pq pensa comigo: O goku tava indo lembrar ao zeno de uma promessa que ele mesmo fez, e ele mesmo havia dito que queria falar sobre isso lá na saga black naquele segundo encontro deles, então, apesar de ser abordado de forma bem +/-, aqui eu dou essa passa de pano bem mal passada pra ele, mas é só por isso mesmo
@@jao-7924 na saga bills por exemplo ele parece um palhaço lutando contra o bills ele é menos flanderizado que no anime mais ainda é flanderizado em muita coisa
@@ozemedio o goku não tem medo do zeno pois é amigo dele e não vê perigo nele faz sentido pois ele é inocente e o zeno também é inocente e infantil e o goku nem sabia que os universos seriam apagados ele achava que seria algo amistoso
Seria bom uma aventura em todos os universos e o torneio do poder ser a última grande batalha de dragon ball. Porque reuniria as duas coisas que sempre estiveram presentes na obra, torneio e as esferas.
É isso. Meu pensamento vai meio por aí, também. O torneio do poder como a culminação de uma série de arcos anteriores que nos apresentaram àqueles personagens, etc.
Gosto de acreditar que nem todos os mais fortes estavam no torneio já que alguns universos estavam escolhendo um time de lutadores com caracteristicas específicas Um exemplo é o time do kitela (Deus rato) que a maioria dos lutadores eram trapaceiros No anime é dito que os lutadores do universo 10 foram escolhidos com base na musculatura Time do universo 11 só tinham membros da tropa do orgulho Além disso a maioria do personagens do torneio parecem ser mais fracos que os terráqueos do universo 7 Então da para dizer que nem todos os mais forte estavam no torneio
É, até existe uma fala de alguém no manga que diz que 'os deuses não necessariamente conhecem todas as pessoas do seu universo', e talz. E isso faz sentido, tendo em vista o tempo que demorou pro Bills conhecer o Goku, que era o mais forte do universo 7. Só que isso me parece tornar o arco mais despropositado ainda. É realmente fazer uma saga de dezenas de personagens, sendo que eles não necessariamente são os melhores daquele universo. Então pra quê esse tal de torneio, então?
@@ozemedio Mano, engajando nesse comentário, o universo 10 por exemplo O elefante lá escolheu por fama tlg? Por exemplo pode ver que tem um que é boxeador, outro do sumô, outro slá o que, e a menina que é o anjo desse universo fala que vai procurar guerreiros, o elefante fala que já achou e pega essa equipe Ao que me parece, ele escolheu lutadores famosos do universo dele, que são às vezes campeões de campeonatos ou atores de filmes, ou senseis que têm nome É uma humanização do deus da destruição, tendo uma escolha menos mística da coisa, da pra entender o que eu quero dizer? Um exemplo seria eu levar um ator de filme de luta porque ele é conhecido, ao invés de ir no Japão procurar um monge forte de algum monastério tlg? O Vermouth já se garantiu no Jiren, e por isso levou a tropa junto, aproveitando que estavam treinando o Toppo, ou seja, confiou no que conhecia E por aí vai Além de ter 4 universos fora (ou 3 não lembro) que são Full novos Eles só mostraram 10 de cada um e nem foram os mais fortes, 10 pessoas não dá nem um bairro todo, imagina universo, não exploraram nem o 7 todo, tem muito espaço ainda Eu concordo totalmente com o vídeo, eu acho que o defeito está na verdade no pós torneio Acredito que o torneio serviria bem para INTRODUZIR, e as próximas sagas para EXPLICAR Por exemplo o Hitto, primeiro ele surgiu do nada usando técnicas diferenciadas, ninguém sabia o segredo, ao longo da luta do Vegeta coletaram informações, na do Goku eles conversaram um pouco, aí foi mostrado um pouco do Hitto agindo no universo 6 pós torneio, mostrou o ambiente do universo 6, como o Hitto trabalha, etc Se eles tivessem feito um torneio com uns 5 ou 6 participantes em cada time, introduzindo os personagens, e tals, iriam ganhar mais tempo por ter menos personagem, e poderiam introduzir para depois irem explorando e desvendando em sagas posteriores O maior problema do torneio foi tudo se resolver ali mesmo Acredito que o desejo do #17 ser um teste foi até legal, o problema é que resolveu ali e Dane-se kkkkk pra mim em resumo é o que falei Torneio: introduzir Sagas posteriores: explorar/desmistificar Já que poderiam aparecer os caras do universo 10, que eram apenas lutadores de nome, e darem idéia de chamar o 7 pra ajudar, já que venceram o torneio, e convidarem geral pra lá, para resolverem um problema cultural/tirania/etc. Explorando o universo 10, conectando com a Saga Black, onde o elefante revelaria que soube o que fizeram com Zamasu, já que ele simplesmente esqueceu e o kaioshin Gowasu tbm, enquanto o lobo difamava o Goku pra geral, o Gowasu ficou lá calado, em resumo acredito que encaixar, introduzir, explorar, e continuar com sagas posteriores foi o que faltou
@@marcosferreira5849 Sim, a gente pode partir desse pressuposto de que o universo 10 escolheu 'mal' seus representantes. Podemos até expandir esse raciocínio e dizer que todos, exceto o universo 7, escolheram mal. Só que aí o problema é o seguinte: qual é o intuito da saga do torneio, então? Se não são os melhores que estão ali, e nem o torneio gerou consequência nenhuma, a saga existe pra quê? Por que não simplesmente seguir a história e apresentar os outros universos aos poucos? O que se ganhou narrativamente fazendo esse arco? Se a gente partir da hipótese que você levantou aí, de que o torneio serve como uma introdução, nós caímos no problema que falei no vídeo: julgando como uma introdução, o arco do torneio é insuficiente, porque quase nenhum lutador realmente importa ali. Quase nenhum faz absolutamente nada de relevante, e isso inclui quase todo mundo do universo 7. Então que introdução é essa, que ao invés de elevar o interesse nos personagens demonstrados, na verdade os inutiliza logo de cara? Essa parte do Hit que você mencionou aí só existe no anime. No manga, ele só aparece nos 2 torneios. Com a sua sugestão de diminuir o número de personagens eu concordo 100%. Talvez (mas não é garantia de nada) assim desse pra construir melhor os personagens e as próprias lutas em si, muito embora eu ainda ache 5 guerreiros de 8 universos (ou 7, se excluirmos o do Goku) muita gente pra ser trabalhada ainda. A parte do desejo do 17 não é problemática pensando na lógica do mundo fictício de DB. Na verdade, dentro do mundo fictício ele até faz sentido: o cara não quer ver aquele tanto de universo sendo obliterado por um torneio bobo e, tendo o poder de reverter, reverte. O problema é quando pensamos no valor narrativo. Colocar aquele desejo ali basicamente anulou a utilidade do arco inteiro. Ele não serviu pra nada, no final das contas. É por isso que é uma decisão ruim de roteiro, e não por ser 'incoerente' com os personagens.
@@ozemedio Antes de responder vou esclarecer, não estou te atacando nem discordando, apenas estou colocando explicações para alguns pontos, que eu percebi assistindo, mas eu também vejo milhares de defeitos no torneio, como citei para um amigo a falta de aproveitamento de personagens, tem muito personagem por exemplo que cai da arena para outra pessoa se mostrar, o Kyabe quando vê o Vegeta sai andando em câmera lenta na direção do Vegeta e chuta 2 para fora, ao mesmo tempo, achei ridículo, perderam duas explorações, dois personagens, para fazer ceninha para o Kyabe que logo depois quase "arregou" para uma mulher cujo poder era rolar, simplesmente sem noção isso Mas o lance de escolher "mal" eu quis mostrar não para dizer que eles estavam certos em mostrar personagens fracos, na realidade é para mostrar como os deuses escolhem e seus critérios, os deuses estavam administrando errado o valor do equilíbrio entre vida e morte dos seus universos, as evoluções vieram de formas diferentes tlg? Ou seja, eles estavam em nível baixo por fazerem o trabalho de forma errada A deusa do 2 escolhia pela visão dela de beleza e amor, é um ideal dela O rato escolheu por funções vantajosas, trapaça, usar uma invisibilidade e ficar ali, usar um pequeno de mais para ser visto, usar um que faz ilusões, etc. O 9 escolheu trapaceiros também, mas era mais para mostrar que a visão do Sidra, era de um deus indeciso, e seu kaioshin sádico meio que escolhia por ele Ou seja, temos uma que escolhe pelo próprio ideal, um que escolhe o caminho mais fácil, trapaça, um que não tem poder de escolha nem atitude, eles escolheram coerentes com suas personalidades e visões, e isso mostra justamente o porquê de estarem abaixo na tabela de evolução, na tabela de prosperidade Aí eu não disse que tem graça também conhecer essas escolhas erradas deles, eu quis dizer só que elas não atrapalham em você conhecer os verdadeiros melhores de cada universo, você pega o estilo do universo que foi introduzido apenas tlg? Universo do rato tem muito cara que tira vantagem? Cria uma saga onde eles vão lá e o mundo é escuro, cheio de ladrões, os caras usam técnicas diferentes, saqueiam, etc, tudo com técnicas e estilos de luta mas esguios, aí coloca os guerreiros Z para procurarem um ladino top que ataca furtivamente usando lâminas de ki e tals, você pegou só o estilo trapaceiro do universo do Rato, e colocou o Goku por exemplo para conhecer um guerreiro que não foi chamado para o poder porque não se encaixava na visão de jogo do rato, que era ter mandingas de utilidade para vencer de forma fácil, talvez o Rato nem tenha ido atrás de conhecer esse cara, por ser alguém que talvez tenha preços, e como o rato justamente que vantagem, pegou alguém com funções para compensar, tem várias explicações e modos tlg? Pega só o estilo do universo, robô, heróis e vilões, trapaceiros, etc, e cria sagas baseados em pessoas que o deus não escolheu porque estava fora da visão dele (aqui tudo o que falei não é pra defender, é para mostrar como proceder com os universos, mostrar que o torneio pode ser útil para proceder sim) Sobre sua pergunta de "que introdução é essa que é desinteressante e tal" eu respondi parte dela acima, mas devo dizer que concordo, eles poderiam ter pelo menos trazido guerreiros melhores, mesmo que os deuses tenham escolhido com base em seus pontos de vista pessoais e defeituosos, deveriam pelo menos ser guerreiros com um nível que rivalizassem e tivessem lutas legais, e acho que o torneio se limitou muito a lutas tipo Gohan VS Namekuseijin Saonel Eles poderiam ter feito lutas dos outros universos uns contra os outros também, seria melhor do que colocar o 7 para eliminar universos inteiros, o próprio Basil (lobo dos chutes) começou bem, chutando um pessoal lá, poderiam ter dado uma ênfase pra ele, ele é um personagem que particularmente eu gostei, os lobos em si são maneiros, só faltou explorar mais, eu gostaria de ver eles de novo (mas aí é gosto pessoal, não discordo do que você falou que alguns tem 0 desenvolvimento) porém, da para continuar daí, já que nem o universo 7 em si foi totalmente explorado A parte do Hitto eu citei só justamente porque é um desenvolvimento legal, e o anime poderia trazer mais tlg? Mas como tanto o anime e o mangá são canônicos, só seguem variações do mesmo roteiro Toei/Toyotaru, então podemos considerar né, ainda mais se a gente considerar que eles trazendo mais disso seria legal, o desenvolvimento dos personagens solo, o Hitto recrutando o Frost por exemplo, da a entender que o Frost virou meio que um andarilho foragido, tava andando se esgueirando pelos becos, poderiam explorar tlg? É que é complicado ficar jogando a galera do universo 7 pra lá e pra cá, mas acho que uma saga legal em cada universo deveria ter uma vez ou outra, é que tem que ser bem feito né, não adianta sair horrível igual alguns desenvolvimentos O lance de diminuir ajudaria muito, menos gente para eles terem que criar histórias, além de menos gente para ilustrar, daria para desenvolver bem mais, e ficaria legal por exemplo levar Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, #17, Mestre Kame, Freeza, só teriam os saiyajins de raça repetida, que seria inevitável de tirar, mas pelo menos pouparia a gente da participação porca do Tenshin, onde poderiam colocar o Piccolo facilmente ali no lugar, e ainda manter ele de pé, e talvez até deixasse ele eliminar mais gente e ir mais para a final do que ele foi, além de que os "vilões" seriam mais bem feitos né, acho que uns 5 ou 6 de cada mesmo sendo muito, daria pra fazer muitos plots conjuntos, tipo os dos Nameks, e então você corta pelo meio a necessidade de muitas histórias, porém consegue desenvolver bem as duas como uma só, os lobos por exemplo são um trio, poderia ter uma história para os 3, aí os outros 3 membros com histórias separadas, e por aí vai, o tanto de episódio que teve, se eles tivessem menos gente para desenvolver, pelo menos seriam mais focados, visto que 6 pessoas do universo 7 a gente já iria conhecer, e 5 do universo 6 também, então de 80, a gente só conhece 65, reduzindo seriam 48-15=33, de 65 para 33 da um bom diferencial já, mais da metade Acho que aquela decisão do #17 poderia ter tido algum tipo de consequência talvez, como rolou a teoria que ele disse "quero que retorne a normalidade todos os universos apagados" poderiam ter vindo alguns que foram apagados antes do torneio por ele não ter sido específico, eu gostava dessa teoria, e abriria bastante espaço até, poderiam também os outros universos sentirem gratidão e conversarem sobre o 7, o Gowasu esclarecer que o Goku ajudou contra o Zamasu, e o Champa confirmar que o Goku era daquele jeito, não como os lobos falaram, aí acabarem abrindo mais espaço para a interação dos universos talvez, acho que é muito fechado isso, o Freeza foi treinar em outro universo no mangá e simplesmente não teve explicação do motivo de terem aceitado ele lá, nem de nada, sendo que ele torturou participantes, espero que explorem, porque aí seria o exemplo perfeito de introdução que o torneio traria e que eu falei, mas enfim, é verdade que o peso foi revertido e o torneio todo não adiantou nada, acho que ficou muito "Lutamos pelo destino do nosso universo mas no final não fazia diferença" Mesmo com essas minhas sugestões acho que ainda precisaria mais desenvolvimento, ainda acho que deveriam trazer mais conteúdo e envolver mais a gente com os universos para que os telespectadores quisessem a volta do pessoal pelo menos, assim seria algo legal para nós, que é uma sensação que Dragon Ball passa. Obs: citando uma última coisa, sua percepção sobre os temas serem abertos e os personagens não ficarem auto afirmando as coisas foi perfeita, realmente o anime sempre deixava em aberto e no torneio teve muito do narrador explicando no lugar do personagem
@@marcosferreira5849 Que isso, pô. Não entendi seu post como um ataque pessoal, não. Se minha resposta pareceu muito ríspida a ponto de parecer que eu estava ofendido, peço desculpas. Não foi a intenção realmente. Na verdade, eu até agradeço os seus posts, justamente pelo nível de detalhe que você colocou em cada um deles. É justamente esse tipo de mensagem que ajuda a levar o debate à frente. Concordando ou discordando dos pontos que você levantou aí (e eu concordo com várias coisas escritas por você), não dá pra negar que são raciocínios bem válidos, sobretudo o da noção de estratégia de cada deus da destruição na escolha dos lutadores. De resto, agradeço novamente a interação.
Com essa história dos universos dentro de dragon ball, eu pensei que poderia vir mais pra frente uma espécie de guerra infinita, onde um vilão em comum para todos eles forçaria a união conjunta dos melhores de cada universo para derrota-lo, mas já dizia o poeta que a realidade tende a ser decepcionante e nada disso vai acontecer (desde o fim do torneiro eu não acompanho dragon ball super, então nem sei se isso que estou dizendo possa ter acontecido, mas duvido muito que tenha)
É, mas para um arco 'Guerra Infinita' funcionar, eles teriam que ter tornado os personagens dos outros universos interessantes antes. Eu não iria querer ver, sei lá, o Dyspo juntamente com o guerreiro invisível do universo do ratão lá e a Ribrianne enfrentando um boss supremo. É aí onde mora o problema do Torneio do Poder: esses personagens aí são intankáveis ou genéricos demais.
Conheci seu canal há pouco tempo e gostei, você sabe fazer boas análises, mas acaba sendo muito profundo em alguns detalhes simples e raso demais em detalhes profundos, exemplo: Andróide 17, inicialmente o diálogo dele é "se uma divindade superior vai apagar a existência desse universo, então prefiro estar aqui junto de todos e desaparecendo com eles se assim for o nosso destino", ele muda de ideia quando o Goku diz que o Kuririn sugeriu convocar ele, o 17 então, de acordo com seus princípios, sente uma gratidão e necessidade de retribuição ao Kuririn. A questão do barco entra mais como um diálogo descontraído tipo "se eu ganhar AS SUPER ESFERAS DO DRAGÃO, eu vou pedir um barco pra dar um rolê com a minha família", veja bem, foi uma sensação de necessidade de retribuição, ele nunca agradeceu ao Kuririn por ter dado à ele uma segunda chance e ter a vida que ele tem, que ele genuinamente gosta, seguindo o legado de seu "irmão" protegendo a natureza, a mudança de chave dele vem ali, é mais profundo do que parece. Você nota que durante o torneio ele segue desinteressado em boa parte do tempo porque sabia que tinham a trindade ali: Goku, Vegeta e Gohan, além de Freeza como fator surpresa, e sabia qual desejo deveria ser feito, então ele vai se aprofundando no torneio, ele praticamente verbaliza isso quando se levanta do chão e saí eliminando dois ou três figurantes.
sobre essa dúvida é o seguinte o Akira toriyama faz o roteiro só que quem cria os diálogos e as cenas são o toyotaro e a toei animation dependendo da adaptação é claro
Só adição a maisQual participação do Toyotaro em dbs Toyotaro:Basicamente, eu não desvio das principais tramas que Toriyama estabelece. No que se refere ao enredo ir de A para B, é escrito como Toriyama estabelece, mas no que se refere aos detalhes entre esses pontos do enredo, fico livre para preenchê-los por conta própria. O arco do Trunks em Dragon Ball Super chegará aos Estados Unidos em breve, e uma vez que certa revelação é igual no mangá, anime e no esboço do Toriyama, ambos anime e mangá tem diferentes maneiras de conduzir até lá, cada um aproveitando seus aspectos únicos, então eu espero que todos apreciem os comparando. As partes que eu realmente quero que meus fãs e leitores observem são as de comédia, pois tenho muita liberdade para criá-las
É, eu suspeitei que não fosse o Akira, mesmo. Não parece o estilo de escrita dele. E, por outro lado, parece muito o estilo de escrita de um cara que veio da fanbase, no qual ele tenta levantar todos os pontos que a fandom discute na obra, fazer esses personagens autoconscientes, etc. Valeu pela informação.
Eu vejo como uma cena mais ou menos parecida com os monólogos que eu critiquei. Não é tão forçada, mas me parece que os autores do Super fazem muita força pra 'fechar todas as lacunas' da série original. Tudo o que já gerou algum debate na fanbase é retomado no Super e sempre com a tentativa de dar alguma resposta oficial a essas questões. No caso aqui, não tô nem falando da questão do nascimento do Gohan em si, mas parece uma tentativa deles de 'oficializarem' na obra a ideia do Akira de que o Goku é um pai ruim (tem até fala de personagem nesse sentido nessa específica cena).
@@ozemedio não sei pra que os caras fizeram isso deixa as coisas passadas do z lá.no z debates furos etc foca no que tá agora que é melhor só tão se enrolando com isso
@@saiyajinz7183 Eu acho que é porque o Toyotaro ainda não conseguiu se desapegar da mentalidade de fã da franquia. Ele ainda escreve DB pensando com a cabeça de escritor de fanmade, mas as lógicas são bem diferentes.
@@ozemedio eu nem cheguei ler o mangar, estava vendo o resumo do mangar no canal do Pícolo Neto, e ela depois de se tranformar na She-Hulk ou versão feminina do Broly, a mulher chutou todo mundo de uma vez para fora da arena, por pouco não ficava só na arena os guerreiro Z
@@ozemedio acho que o Akira queria se livrar de todos os participantes de uma vez que não tinha relevância, apesar do anime ter dado relevância a alguns, como um que precisou todos os gueiros Z juntos, botar para fora, em quanto a Kaula botou ele pra fora só com um chute, e aquela Lebriane (não sei se é esse o nome) que encheu o saco no anime
@@Tricia_Guima Sim, é por aí. No fundo, o arco do torneio do poder é todo feito pra dar foco no Jiren. Os demais só estão ali pra fazer figuração. A parada era o universo 7 contra o Jiren, então ele foi querendo eliminar geral logo sem perder muito tempo.
Tenho uma sugestão para os vídeos, seria bom se vc colocasse mais imagens para ilustrar o que vc tá falando ia dar um up na qualidade dos vídeos , não sei se dá problema é tals ,mas acho que não pq tem vários ytbs que usam e não da nada
Imagem estática é tranquilo em relação a copyright. Neste vídeo específico eu não botei nada porque terminei me enrolando com o prazo e não tive tempo. Mas eu também tenho a impressão de que são poucas as imagens que eu uso, mesmo nos outros vídeos. É um ponto que deve ser melhorado, sem dúvidas.
Zé um conselho, quando for procurar gameplays, tenta colocar uma em proporção 16:9 e não 4:3(como você fez nesse vídeo, fica essas tarjas pretas nas laterais da tela
É, eu me liguei nessa parada aí. Só que eu peguei esse jogo porque achei que ia ser mais suave pra renderizar o vídeo, já que eu tava apertado com o prazo (não adiantou nada, demorou do mesmo jeito).
Fala aí, Zé Médio! Sou fã das suas análises!!! Extremamente excelentes!!! Achei interessante você falar da tal "verborragia" do Goku e do Vegeta. Mas me tira uma dúvida, por gentileza: aquela cena no finalzinho da saga Buu, onde o Vegeta vê o Goku lutando com o Buu na forma SSJ3, e ali ele reconhece que o Goku é o melhor e entende o porquê dele ficar muito forte, é um exemplo dessa "verborragia" autoconsciente? Muito sucesso aí!!! Abraços!!!
Bastante pertinente essa pergunta sua. Realmente eu nunca tinha parado pra pensar acerca dessa cena sob esse ponto de vista. Sinceramente, acho que eu enquadraria, sim, como um exemplo do problema que apontei no vídeo. Talvez o Akira tenha escolhido esse caminho como a maneira que ele encontrou pra fechar de vez o arco de personagem do Vegeta, já que ele achava que não ia mais escrever DB, né. Mas dá uma destoada do modo como ele costumava escrever a série, sim, no meu entendimento. Mas é uma questão bem sutil, no final das contas. Depende muito da percepção de cada leitor acerca do modo como um autor escreve e talz. Muito obrigado pela moral, meu parceiro.
Que vídeo fantástico. Os seus vídeo de DB são os que mais gosto de rever. Qual o estado que você mora, Zé Médio? Sou do Ceará. Sabia que Dragon Ball Z se passa em Quixadá ? Mostra a Pedra da Galinha Choca no anime. Kkk
Sou da Bahia, quase na fronteira com Pernambuco. Eu gosto da ideia de DB se passar no Ceará. O Nordeste é o mundo hahaha. E muito obrigado pelos elogios.
@@ailamoreno2265 Eu achei que o pessoal deduzia isso pelo meu sotaque carregadíssimo. Agora, o que pode surpreender a muitos é o fato de eu ser baiano. Esse sotaque meu aqui é bem diferente do de Salvador, que é o que a galera mais conhece.
Discordo um pouco sobre meio que fechar as portas Sem dar muito spoiler mas aparecem personagens muito mais fortes no universo 7 depois, e também já tinham personagens mais fortes que não lutaram lá, e você acha mesmo que no universo 6 inteiro nao tem ninguem mais forte que o botamo? Os deuses tiveram que procurar em pouco tempo 10 guerreiros, então não necessariamente é o potencial completo dos universos
Sim, eu to ligado que não necessariamente os mais fortes estavam ali. Basta pensar que o Bills demorou muito tempo pra conhecer o Goku e pensar que o mesmo deve acontecer nos outros universos. Mas é que a aproximação inicial que nós tivemos com todo esse potencial que os 12 universos representa é bem ruim, né. Não tem um lutador de outro universo que se salve ali, que dê um gostinho de o cara querer ver mais, etc.
Hahaha. Pior que eu tava pensando nisto hoje. Tipo, a minha experiência lendo o arco não foi ruim. Ela foi... vazia, realmente. Do modo como eu falei, ficou parecendo que eu acho o arco nível GT, mas minha decepção é mais 'conceitual', digamos assim, do que em termos de experiência.
@@ozemedio Pois é, eu também. No meu caso foi até melhor porque eu nunca me incomodei com a "turminha da Ribrianne". Se tratando de experiência, esse arco com certeza é melhor do anime. A animação melhor, a trilha sonora épica, as mitadas do Número 17, a imponência do Jiren e do Goku com o Instinto Superior, tudo isso já é mais que suficiente pra quem quer apenas curtir Dragon Ball.
Não, vai ser um de cada vez. Até porque essas 2 sagas são as maiores do manga do Super, não? Ficaria muito difícil falar de ambas no mesmo vídeo (principalmente porque eu tô querendo dar uma diminuída na duração dos vídeos, também).
Eu faria o torneio com 4 universos, ditos com os mais fracos e distribuiria os melhores personagens entre os universos. No final o pedido seria para reviver todos os seres com seus planetas com vida dentro do universo 7. Isso resolveria a falta de seres vivos e seres poderosos e ainda expadiria o universo principal para novas aventuras, como no DB Kakumei onde aquele cientista de outro universo quer dar um uograde no 17 e 18
Só de não gastar toda a munição, por assim dizer, de uma vez só, ou seja, só de deixar vários universos ainda por explorar, sua ideia já seria bem melhor do que o caminho adotado oficialmente.
Por enquanto, eu não tenho como responder a essa questão, porque ainda não li o Kakumei. Mas pretendo fazer isso em breve, e inclusive trazer para o canal alguma análise.
Eu vou ser sincero, o torneio do poder parece que é hypado mais por “extra campo” (as ruas “lotadas” vendo o Goku vs Jiren e toda aquela seita de fãs vendo um anime) do que pelo plot Edit:O Jiren ser quebrado pra krl me incomoda, o Akira e o Toyotaro conseguiram quebrar ainda mais a escala de poder
Sim, aquilo ali foi verdadeiramente histórico. Eu não imaginava que um anime pudesse ter tamanha influência na sociedade como um todo. Aquilo foi do cacete, principalmente pra quem é fã de DB, como eu. Infelizmente, eu não consegui entrar no hype da galera porque não gostei muito do arco em si.
Antes que você faça a analise do manga de dbs a respeito do ToP Quero que saiba que essa saga possue muitos erros de tradução de coisas importantíssimas, por isso vai lá no kanzenshuu após ler o ToP e procure sobre esses erros, tem alguns realmente bizarros
@@hiei4402 gohan sobre não querer evoluir como um saiyajin e sim humano Goku falando que não quer decepcionar todo mundo ( ?????????) E mais uns outros ae
É, me falaram no Twitter sobre esse erro de tradução da cena do Gohan, mesmo. Vou procurar a melhor tradução lá no Kanzenshuu e faço a errata no próximo vídeo de DB, se for o caso.
Sim, a galera ficou bem hypada quando o arco foi chegando nas lutas finais. E aí nesses episódios os caras capricharam mais na animação e aí o Super terminou com uma grande apoteose. Como eu já tava resmungando contra a saga desde o início, terminei nem aproveitando tanto hahaha.
Esse arco é até falho no quesito de quem vai lutar contra quem A ideia é um battle royale, todos os times contra todos, ai em dragon ball essa ideia fica furada pois mais da metade dos lutadores vão pra cima dos guerreiros do universo 7
Exato. Era pra ser um battle royale, mas como a maioria dos personagens não importava, o autor teve que ficar puxando a ação toda pro universo 7, que era o único realmente relevante para o público.
Entendo sua crítica, acredito que para essa fórmula do torneio funcional Teria que ter apresentado eles anteriormente, ou dado mais tempo Durante o torneio. A ideia do battle-shounen-Royal Clama por um drama profundo já que estamos falando da morte de um universo inteiro, sendo trilhões ou quartrilhoes de vidas jogadas no lixo Pelo zen'ho, então teríamos que ter tempo para cada universo se apresentar E se desenvolver.
Isso. No fundo, nenhuma eliminação de universo tem real impacto, do modo como as coisas são feitas no manga. No anime, pelo menos a cena da extinção do universo 6 é bem legal. A despedida do Champa é mais carregada (apesar de as cenas se parecerem, os detalhes fazem toda a diferença).
o defeito desse arco e q ele não cumpre a proposta porque os competidores são fracos e as lutas não são grande coisa , si maioria fosse fortes e as lutas fosse muito boas o arco seria muito bom , mais como as lutas são mais ou menos e competidores são fracos o arco bem ruizinhos
É isso. Só que pros lutadores serem personagens mais interessantes/menos genéricos, o arco teria que ser bem maior do que ele é (exceto personagens como a Ribrianne. Aquela ali é só ruim, mesmo. Não tem tempo de tela que a salve).
Até hoje eu não engulo o Vegeta, tirando o Super Saiyajin Blue Evolution do meio do rabo, é vencendo o Toppo Hakaishin. Sobre o conceito do instinto superior, sendo sincero, nunca gostei. Assim como o Blue Evolution, parece que foi uma transformação tirada do rabo, para vencer o Jiren. Preferia mil vezes, ver o Goku e Vegeta fazendo a fusão potara, é deixando o Vegetto lutar contra o Jiren, do que essa parada de tirar transformação do rabo. Ressaltando, na minha opinião, Vegetto seria suficiente para enfrentar o Jiren e o Toppo Hakaishin.
Na época eu não entendi legal também não esse negócio de Instinto Superior. Mas ao longo dos arcos seguintes no manga, até que essa técnica vem sendo trabalhada de maneira interessante, então eu já to mais de boa quanto a ela.
Eu sempre questionei essa proposta de apresentar logo de cara em uma única saga os principais guerreiros da maioria dos universos existentes. Contudo, acho que Dragon Ball Super estava exigindo algo de grandes proporções e hype para engajar todo um novo público para a franquia e a forma que encontraram foi através de um torneio universal. Felizmente, ao meu ver, pelo menos, eles corrigiram alguns problemas da saga do torneio do poder nas sagas seguintes no mangá. Pois as duas sagas posteriores, Moro e Granorah, são inteiramente focadas no universo 7, demonstrando que até mesmo o mundo mais conhecido por nós ainda tinha o que explorar e descobrir de novos seres poderosos, portanto, imagine os outros universos e seus múltiplos mistérios. No final das contas, a saga do torneio do poder serviu para oferecer grandes promessas aos fãs, como alguns novos personagens apresentados se desenvolvendo ainda mais no futuro, tal como uma revanche do Jiren contra o Goku, assim como o fato do Freeza ter voltado à ativa como governante do universo. Só cabe esperar para ver se saberão entregar todas essas promessas de maneira interessante!
Eu concordo com você e, pensando sob esse ponto de vista, devo dizer que o Torneio do Poder obteve sucesso em gerar esse hype no público. Como o anime caprichou bem nas lutas finais da saga, o pessoal comprou bastante o barulho do arco e a coisa teve, sim, um tom épico. Eu lembro que até muita gente que só criticava o Super nas outras sagas do anime se rendeu ao Torneio do Poder. Aí eu fiquei sozinho resmungando no canto, enquanto a galera curtia a festa hahaha.
@@Tricia_Guima Eu imagino que sim. O universo 11 deve dar as caras também, por causa do Jiren. E ainda tem os 4 universos que não apareceram no torneio, né. Mas eu ainda acho que essa situação toda foi mal administrada pelo roteiro.
Esse arco é o maior desperdício da série. Toda essa ideia de universos alternativos foi jogada fora aí, já que todos parecem estar povoados por personagens fracos (menos o jiren e sua gangue, que são personagens muito ruins). Enfim, é aquele roteiro meio qualquer coisa pra ganhar uns cobres em cima do nome da série. Não parece ter havido muito esforço para fazer algo bom. Bem preguiçoso mesmo.
É... o que me 'incomoda' é que foi um arco de bastante sucesso no anime. Claro que cada um tem direito de gostar do que quiser, mas esse sucesso estimula os caras a fazerem mais sagas desse tipo, né. É como se a fanbase dissesse: 'pode fazer um trabalho preguiçoso, desde que tenha bastante fanservice.'
Canonizar quais vilões? Os dos filmes, por exemplo? Não sou contrário a isso, não. Mas tendo a dar preferência à criação de coisas novas. Mas a canonização que fizeram do Broly, por exemplo, tornou o personagem melhor do que as versões dos primeiros filmes.
@@ozemedio o akira também fez uma técnicas de usar as ideias base de algum personagem non cânon e criar um novo exemplo o zamasu e inspirado no zaiko a ideia de um kaiohshin do mal e um ser envolvendo o goku mas tem seus extras e esse personagem é do fan manga do toyotaro o dragon ball af antes de trabalhar no super
@@ozemedio o filme do super hero deu indícios fortes de canonizar a Android 21 uma personagem do jogo figther z que ele escreveu a história dele e fez seu design
@@saiyajinz7183 É uma possibilidade interessante, também. Existe tanto material de DB aí, oficial e extra-oficial, que dá pra tirar várias ideias boas pra colocar na obra principal.
@@ozemedio o makai de db heroes pra mim é o melhor material oficial e bem criativo e se aproveitam de um elemento nunca utilizado pelo akira o reino makai da onde vem o dabura apresentam novos personagens conceitos em cima disso
Humm..... O que você acha das diferenças de mídias entre anime e mangá? Exemplos clássicos como, o goku super sayajin blue kaioken, a técnica instinto superior que são diferentes na mídia como elas são apresentadas ou atitude do Jirem na batalha contra goku que ele surta é ataca arquibancada..... Essas coisas mudam a sua interpretação sobre a obra???
Tem coisas que eu prefiro no anime e coisas que eu prefiro no manga. A parada do SSJ Blue Kaioken, por exemplo, é uma ideia que eu não gosto em si mesma. Então nesse aspecto, o manga se saiu melhor, por não usar esse artifício. Mas a luta em si entre Goku x Hit eu achei mais legal no anime. A apresentação do Instinto Superior já gostei mais no manga (a cena do mestre Kame, no caso), etc. No geral, tô achando o manga mais interessante, como um todo. Principalmente por conta da saga Black.
Ainda tem a esclacao do time 7 porque diabos ele convidaram três carecas e não convidaram goten e trunks que são muito mais forte,ainda tem majin boo que não participou por ser roubado demais para o torneio, Instinto Superior quanto anime quanto manga eu acho muito confuso como o goku conseguiu essa forma tem ainda isso só é no anime e c9mo Instinto Superior deixa goku com cara sério o que era para ser ao contrário o goku deveria está sem emoção quanto utilizava essa forma
Uma coisa que acho ruim em relação a escolher personagens é que os caras usam o freeza justamente um vilão que fez muita coisa ruim aos personagens (tipo ter matado e escravizado a espécie do Goku e vegeta no passado, ter escravizado o vegeta desde de criança,matado o mesmo em namekusei depois, além de ter matado o kuririn)ao invés de simplesmente canonizar por exemplo o Paikuhan pra ele ir pro torneio ou até outro daquele torneio do outro mundo( é legal que no próprio mangá de db é citado um personagem da saga filler.)
exato era so canoniza o paikukan mas tem uma coisa que pra mim eu não gost9 muito e canonizaca9 de personagens fillers ou filmes dbz acho isso muito falta de criatividade achi que dbs se limita muito quero algo novo nao precisa canonizando tudo 1 ou 2 tudo mas 3 vezes ai nao da
É, esse miguézão pro Majin Boo não participar é bem feio, mesmo. E você tem razão: cabia muito mais Trunks e Goten ali do que Tenshinhan ou Kuririn, por exemplo.
@@hiei4402 Eu não interpreto aquela cena como ele tendo lutado de maneira equilibrada, mas consigo entender de onde vem o incômodo de muita gente, sim.
@@hiei4402 Esse ponto eu já concordo um pouco mais. E o Goku fica falando um monte de coisa também ('eu nunca fui um bom discípulo', etc), que, além de ser falso, ainda é outra daquelas cenas muito autoconscientes, e tudo o mais.
Eu acho que só seria bom um torneio se fosse colocado mais pra frente, e depois de conhecermos todos os universos
Só essa medida aí já melhoraria uns 50% do arco, sem dúvidas.
Acho que a ideia de outros universos foi mto precipitada, sendo que nem o próprio universo 7 tinha sido bem explorado. Vide arcos do Moro e do Granola
Tecnicamente, o universo 7 pode ser expandido indefinidamente, né. É só ir criando novos e novos personagens.
Eu não vejo problema com a ideia de vários universos, mas ela certamente traz a responsabilidade de que esses universos sejam explorados, o que cada vez mais parece que DBS não vai fazer.
Eu acho que um plot legal seria assim, Zeno falasse que por conta das viagens no tempo e infringir as leis eles teriam que provar seu valor na existência para não serem apagados, então eles tinham que juntar os guerreiros e irem separadamente em cada universo pra conhecer e tals como funciona da universo como é tudo e cada um ia ter sua importância lutanto contra inimigos e tendo que provar o valor do universo ou o universo deles seria instinto, seria bem daora, planejei isso agora na cabeça, mas com alguns dias de planejamento essa ideia poderia ficar melhor ainda.
É, cara. Eu queria tanto ver cada um desses universos, ir conhecendo os lugares, os guerreiros poderosos, etc.
Aí logo no arco seguinte os caras me vem com essa parada de torneio juntando logo todo mundo e aí quase todos eles são desinteressantes. Aí mata a expectativa do cara.
Seria interessante eles irem em um em um universo, tendo que procurar os guerreiros mais fortes de cada universo, lutando pelas esferas, até chegar no universo do jirem.
Eu faria algum personagem de um universo sair por aí buscando as esferas do dragão para algum desejo egoísta
Médio, poderia você fazer um vídeo falando da tal essência de dragon ball?.
Muitos pensam que essa essência tá na arte do akira e muitos pensam que tá nas lutas. Gostaria de ouvir a sua opinião sobre esse assunto.
Seria um vídeo bem amplo, né, porque, como toda obra, a essência está no todo.
Mas você me deu uma boa ideia de série de vídeos, sim, na qual esse vídeo que pretendo fazer acerca da 'sutileza' da escrita pode estar inserido.
Se a Ribriane não existisse, o Torneio do Poder seria muito melhor
Olha por mais que eu não gosto de fate mais têm um conceito de fate que poderia ter ajudado esse arco em fate tem varios pesonagens e multiverso e quase todos esse personagens tem dizenes bons e bem carismáticos e muito bem escrito
É que Fate parece ter uma quantidade bem grande de obras de diversas mídias, né? Não sei até que ponto DB conseguiria replicar isso aí.
Mas dava pra ter feito vários arcos e só depois botar o Torneio do Poder.
Têm razão iria virar o DRAGON BALL AF 2 já que teria conteúdo e transformação
o foda do torneio do poder e as teorias além da compreensão humana kkkk
Ovo do hitto foi a melhor teoria inventada pelo homem
@@kaiquedeoliveira5388 o gohan blanco é el Hermano esses aí são brabos
@@saiyajinz7183 num confronto mortal entre el Hermano, gohan calvo , ovo do hitto e gohan ki dos anjos quem venceria ?
@@kaiquedeoliveira5388 gohan calvo sem dúvidas
@@saiyajinz7183 eu acho que o ovo do hitto usando seu full power ganha
Se os universos continuassem apagados, o que você acharia?
Ainda seria um baita desperdício. Tipo, ficaria ainda mais sem sentido inventar a parada de 12 universos pra deletar quase todos sem dar a chance de eles se mostrarem. Por isso que eu digo que a lógica do torneio do poder é errada, pra mim.
Era um arco pra acontecer só muuuuito lá na frente.
17:53 pior que lá no mangá o Goku já nem sabia dos planos do zeno
Eu ia falar dessa cena do Goku, também. Mas como o vídeo ficou grande, resolvi cortar.
Ela me parece menos ruim no manga, porque pelo menos ali o Goku ainda não sabia dos planos do Zeno de limpar os universos, como você disse, mas eu ainda não gosto. O Goku do DBS é muito irresponsável, coisa que ele nunca foi. Todo mundo adverte pra ele não ficar se metendo com o Zeno, que isso é perigoso, etc., e ainda assim ele vai porque sim. Parece uma criança birrenta, e, repito, isto o Goku nunca foi.
@@ozemedio hmn justo, uma coisa que queria falar sobre esse goku dbs
Ao meu ver, o do mangá acaba sendo menos irresponsável e mais fiel ao original na maioria dos arcos... menos no Top
Tipo, no anime o personagem dele é consistentemente ruim
No mangá é inconsciente, varia do bom pro medio e ruim, e o caso mais merda seria aqui no ToP ( e algumas coisas como ele trata com mais "desleixo" o zeno, mas isso meio que passo pano e dps eu digo o pq disso)
Mas o goku no ToP, apesar de ser meio intankavel, ao meu ver não teve nada muito de mais nele ir falar com o Zeno sobre o torneio, pq pensa comigo:
O goku tava indo lembrar ao zeno de uma promessa que ele mesmo fez, e ele mesmo havia dito que queria falar sobre isso lá na saga black naquele segundo encontro deles, então, apesar de ser abordado de forma bem +/-, aqui eu dou essa passa de pano bem mal passada pra ele, mas é só por isso mesmo
@@jao-7924 na saga bills por exemplo ele parece um palhaço lutando contra o bills ele é menos flanderizado que no anime mais ainda é flanderizado em muita coisa
@@ozemedio o goku não tem medo do zeno pois é amigo dele e não vê perigo nele faz sentido pois ele é inocente e o zeno também é inocente e infantil e o goku nem sabia que os universos seriam apagados ele achava que seria algo amistoso
@@hiei4402 na verdade o goku do super e igual ao do z só que numa maneira mais exagerada como o sentimento de luta por exemplo
Falou tudo.... um personagem zuado acaba zuando um universo inteiro nessa pegada ...
PS: Eu gostaria de ver um arco dos pride troppers LOL
Poderia ser interessante, e ajudaria a dar mais estofo pra esses personagens, né, que foi uma coisa que ficou faltando.
Se vc já acha ruim o torneio do poder imagina a saga Golden freeza
É, essa daí é incorrigível, também. O manga fez bem em pular aquele arco e resumir tudo em um quadro.
Queria saber oque akira tinha fumando para fazer esse arco
@@ailamoreno2265 O pior é que nem é um arco 'viajado'. É só preguiçoso, mesmo. Aí é que é duro.
@@ozemedio não sei qual é pior o super hero ou essa saga do Golden freeza
Mó ansioso pra analisar a saga granola
Eu também. Finalmente um arco 'desconhecido' pra mim, né (ainda que eu tenha lido metade há uns 2 ou 3 anos).
Eu saga do moro
Seria bom uma aventura em todos os universos e o torneio do poder ser a última grande batalha de dragon ball. Porque reuniria as duas coisas que sempre estiveram presentes na obra, torneio e as esferas.
É isso. Meu pensamento vai meio por aí, também. O torneio do poder como a culminação de uma série de arcos anteriores que nos apresentaram àqueles personagens, etc.
Gosto de acreditar que nem todos os mais fortes estavam no torneio
já que alguns universos estavam escolhendo um time de lutadores com caracteristicas específicas
Um exemplo é o time do kitela (Deus rato) que a maioria dos lutadores eram trapaceiros
No anime é dito que os lutadores do universo 10 foram escolhidos com base na musculatura
Time do universo 11 só tinham membros da tropa do orgulho
Além disso a maioria do personagens do torneio parecem ser mais fracos que os terráqueos do universo 7
Então da para dizer que nem todos os mais forte estavam no torneio
É, até existe uma fala de alguém no manga que diz que 'os deuses não necessariamente conhecem todas as pessoas do seu universo', e talz. E isso faz sentido, tendo em vista o tempo que demorou pro Bills conhecer o Goku, que era o mais forte do universo 7.
Só que isso me parece tornar o arco mais despropositado ainda. É realmente fazer uma saga de dezenas de personagens, sendo que eles não necessariamente são os melhores daquele universo. Então pra quê esse tal de torneio, então?
@@ozemedio Mano, engajando nesse comentário, o universo 10 por exemplo
O elefante lá escolheu por fama tlg? Por exemplo pode ver que tem um que é boxeador, outro do sumô, outro slá o que, e a menina que é o anjo desse universo fala que vai procurar guerreiros, o elefante fala que já achou e pega essa equipe
Ao que me parece, ele escolheu lutadores famosos do universo dele, que são às vezes campeões de campeonatos ou atores de filmes, ou senseis que têm nome
É uma humanização do deus da destruição, tendo uma escolha menos mística da coisa, da pra entender o que eu quero dizer? Um exemplo seria eu levar um ator de filme de luta porque ele é conhecido, ao invés de ir no Japão procurar um monge forte de algum monastério tlg?
O Vermouth já se garantiu no Jiren, e por isso levou a tropa junto, aproveitando que estavam treinando o Toppo, ou seja, confiou no que conhecia
E por aí vai
Além de ter 4 universos fora (ou 3 não lembro) que são Full novos
Eles só mostraram 10 de cada um e nem foram os mais fortes, 10 pessoas não dá nem um bairro todo, imagina universo, não exploraram nem o 7 todo, tem muito espaço ainda
Eu concordo totalmente com o vídeo, eu acho que o defeito está na verdade no pós torneio
Acredito que o torneio serviria bem para INTRODUZIR, e as próximas sagas para EXPLICAR
Por exemplo o Hitto, primeiro ele surgiu do nada usando técnicas diferenciadas, ninguém sabia o segredo, ao longo da luta do Vegeta coletaram informações, na do Goku eles conversaram um pouco, aí foi mostrado um pouco do Hitto agindo no universo 6 pós torneio, mostrou o ambiente do universo 6, como o Hitto trabalha, etc
Se eles tivessem feito um torneio com uns 5 ou 6 participantes em cada time, introduzindo os personagens, e tals, iriam ganhar mais tempo por ter menos personagem, e poderiam introduzir para depois irem explorando e desvendando em sagas posteriores
O maior problema do torneio foi tudo se resolver ali mesmo
Acredito que o desejo do #17 ser um teste foi até legal, o problema é que resolveu ali e Dane-se kkkkk pra mim em resumo é o que falei
Torneio: introduzir
Sagas posteriores: explorar/desmistificar
Já que poderiam aparecer os caras do universo 10, que eram apenas lutadores de nome, e darem idéia de chamar o 7 pra ajudar, já que venceram o torneio, e convidarem geral pra lá, para resolverem um problema cultural/tirania/etc. Explorando o universo 10, conectando com a Saga Black, onde o elefante revelaria que soube o que fizeram com Zamasu, já que ele simplesmente esqueceu e o kaioshin Gowasu tbm, enquanto o lobo difamava o Goku pra geral, o Gowasu ficou lá calado, em resumo acredito que encaixar, introduzir, explorar, e continuar com sagas posteriores foi o que faltou
@@marcosferreira5849 Sim, a gente pode partir desse pressuposto de que o universo 10 escolheu 'mal' seus representantes. Podemos até expandir esse raciocínio e dizer que todos, exceto o universo 7, escolheram mal. Só que aí o problema é o seguinte: qual é o intuito da saga do torneio, então? Se não são os melhores que estão ali, e nem o torneio gerou consequência nenhuma, a saga existe pra quê? Por que não simplesmente seguir a história e apresentar os outros universos aos poucos? O que se ganhou narrativamente fazendo esse arco?
Se a gente partir da hipótese que você levantou aí, de que o torneio serve como uma introdução, nós caímos no problema que falei no vídeo: julgando como uma introdução, o arco do torneio é insuficiente, porque quase nenhum lutador realmente importa ali. Quase nenhum faz absolutamente nada de relevante, e isso inclui quase todo mundo do universo 7. Então que introdução é essa, que ao invés de elevar o interesse nos personagens demonstrados, na verdade os inutiliza logo de cara?
Essa parte do Hit que você mencionou aí só existe no anime. No manga, ele só aparece nos 2 torneios.
Com a sua sugestão de diminuir o número de personagens eu concordo 100%. Talvez (mas não é garantia de nada) assim desse pra construir melhor os personagens e as próprias lutas em si, muito embora eu ainda ache 5 guerreiros de 8 universos (ou 7, se excluirmos o do Goku) muita gente pra ser trabalhada ainda.
A parte do desejo do 17 não é problemática pensando na lógica do mundo fictício de DB. Na verdade, dentro do mundo fictício ele até faz sentido: o cara não quer ver aquele tanto de universo sendo obliterado por um torneio bobo e, tendo o poder de reverter, reverte. O problema é quando pensamos no valor narrativo. Colocar aquele desejo ali basicamente anulou a utilidade do arco inteiro. Ele não serviu pra nada, no final das contas. É por isso que é uma decisão ruim de roteiro, e não por ser 'incoerente' com os personagens.
@@ozemedio Antes de responder vou esclarecer, não estou te atacando nem discordando, apenas estou colocando explicações para alguns pontos, que eu percebi assistindo, mas eu também vejo milhares de defeitos no torneio, como citei para um amigo a falta de aproveitamento de personagens, tem muito personagem por exemplo que cai da arena para outra pessoa se mostrar, o Kyabe quando vê o Vegeta sai andando em câmera lenta na direção do Vegeta e chuta 2 para fora, ao mesmo tempo, achei ridículo, perderam duas explorações, dois personagens, para fazer ceninha para o Kyabe que logo depois quase "arregou" para uma mulher cujo poder era rolar, simplesmente sem noção isso
Mas o lance de escolher "mal" eu quis mostrar não para dizer que eles estavam certos em mostrar personagens fracos, na realidade é para mostrar como os deuses escolhem e seus critérios, os deuses estavam administrando errado o valor do equilíbrio entre vida e morte dos seus universos, as evoluções vieram de formas diferentes tlg?
Ou seja, eles estavam em nível baixo por fazerem o trabalho de forma errada
A deusa do 2 escolhia pela visão dela de beleza e amor, é um ideal dela
O rato escolheu por funções vantajosas, trapaça, usar uma invisibilidade e ficar ali, usar um pequeno de mais para ser visto, usar um que faz ilusões, etc.
O 9 escolheu trapaceiros também, mas era mais para mostrar que a visão do Sidra, era de um deus indeciso, e seu kaioshin sádico meio que escolhia por ele
Ou seja, temos uma que escolhe pelo próprio ideal, um que escolhe o caminho mais fácil, trapaça, um que não tem poder de escolha nem atitude, eles escolheram coerentes com suas personalidades e visões, e isso mostra justamente o porquê de estarem abaixo na tabela de evolução, na tabela de prosperidade
Aí eu não disse que tem graça também conhecer essas escolhas erradas deles, eu quis dizer só que elas não atrapalham em você conhecer os verdadeiros melhores de cada universo, você pega o estilo do universo que foi introduzido apenas tlg? Universo do rato tem muito cara que tira vantagem? Cria uma saga onde eles vão lá e o mundo é escuro, cheio de ladrões, os caras usam técnicas diferentes, saqueiam, etc, tudo com técnicas e estilos de luta mas esguios, aí coloca os guerreiros Z para procurarem um ladino top que ataca furtivamente usando lâminas de ki e tals, você pegou só o estilo trapaceiro do universo do Rato, e colocou o Goku por exemplo para conhecer um guerreiro que não foi chamado para o poder porque não se encaixava na visão de jogo do rato, que era ter mandingas de utilidade para vencer de forma fácil, talvez o Rato nem tenha ido atrás de conhecer esse cara, por ser alguém que talvez tenha preços, e como o rato justamente que vantagem, pegou alguém com funções para compensar, tem várias explicações e modos tlg? Pega só o estilo do universo, robô, heróis e vilões, trapaceiros, etc, e cria sagas baseados em pessoas que o deus não escolheu porque estava fora da visão dele (aqui tudo o que falei não é pra defender, é para mostrar como proceder com os universos, mostrar que o torneio pode ser útil para proceder sim)
Sobre sua pergunta de "que introdução é essa que é desinteressante e tal" eu respondi parte dela acima, mas devo dizer que concordo, eles poderiam ter pelo menos trazido guerreiros melhores, mesmo que os deuses tenham escolhido com base em seus pontos de vista pessoais e defeituosos, deveriam pelo menos ser guerreiros com um nível que rivalizassem e tivessem lutas legais, e acho que o torneio se limitou muito a lutas tipo Gohan VS Namekuseijin Saonel
Eles poderiam ter feito lutas dos outros universos uns contra os outros também, seria melhor do que colocar o 7 para eliminar universos inteiros, o próprio Basil (lobo dos chutes) começou bem, chutando um pessoal lá, poderiam ter dado uma ênfase pra ele, ele é um personagem que particularmente eu gostei, os lobos em si são maneiros, só faltou explorar mais, eu gostaria de ver eles de novo (mas aí é gosto pessoal, não discordo do que você falou que alguns tem 0 desenvolvimento) porém, da para continuar daí, já que nem o universo 7 em si foi totalmente explorado
A parte do Hitto eu citei só justamente porque é um desenvolvimento legal, e o anime poderia trazer mais tlg? Mas como tanto o anime e o mangá são canônicos, só seguem variações do mesmo roteiro Toei/Toyotaru, então podemos considerar né, ainda mais se a gente considerar que eles trazendo mais disso seria legal, o desenvolvimento dos personagens solo, o Hitto recrutando o Frost por exemplo, da a entender que o Frost virou meio que um andarilho foragido, tava andando se esgueirando pelos becos, poderiam explorar tlg? É que é complicado ficar jogando a galera do universo 7 pra lá e pra cá, mas acho que uma saga legal em cada universo deveria ter uma vez ou outra, é que tem que ser bem feito né, não adianta sair horrível igual alguns desenvolvimentos
O lance de diminuir ajudaria muito, menos gente para eles terem que criar histórias, além de menos gente para ilustrar, daria para desenvolver bem mais, e ficaria legal por exemplo levar Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, #17, Mestre Kame, Freeza, só teriam os saiyajins de raça repetida, que seria inevitável de tirar, mas pelo menos pouparia a gente da participação porca do Tenshin, onde poderiam colocar o Piccolo facilmente ali no lugar, e ainda manter ele de pé, e talvez até deixasse ele eliminar mais gente e ir mais para a final do que ele foi, além de que os "vilões" seriam mais bem feitos né, acho que uns 5 ou 6 de cada mesmo sendo muito, daria pra fazer muitos plots conjuntos, tipo os dos Nameks, e então você corta pelo meio a necessidade de muitas histórias, porém consegue desenvolver bem as duas como uma só, os lobos por exemplo são um trio, poderia ter uma história para os 3, aí os outros 3 membros com histórias separadas, e por aí vai, o tanto de episódio que teve, se eles tivessem menos gente para desenvolver, pelo menos seriam mais focados, visto que 6 pessoas do universo 7 a gente já iria conhecer, e 5 do universo 6 também, então de 80, a gente só conhece 65, reduzindo seriam 48-15=33, de 65 para 33 da um bom diferencial já, mais da metade
Acho que aquela decisão do #17 poderia ter tido algum tipo de consequência talvez, como rolou a teoria que ele disse "quero que retorne a normalidade todos os universos apagados" poderiam ter vindo alguns que foram apagados antes do torneio por ele não ter sido específico, eu gostava dessa teoria, e abriria bastante espaço até, poderiam também os outros universos sentirem gratidão e conversarem sobre o 7, o Gowasu esclarecer que o Goku ajudou contra o Zamasu, e o Champa confirmar que o Goku era daquele jeito, não como os lobos falaram, aí acabarem abrindo mais espaço para a interação dos universos talvez, acho que é muito fechado isso, o Freeza foi treinar em outro universo no mangá e simplesmente não teve explicação do motivo de terem aceitado ele lá, nem de nada, sendo que ele torturou participantes, espero que explorem, porque aí seria o exemplo perfeito de introdução que o torneio traria e que eu falei, mas enfim, é verdade que o peso foi revertido e o torneio todo não adiantou nada, acho que ficou muito "Lutamos pelo destino do nosso universo mas no final não fazia diferença"
Mesmo com essas minhas sugestões acho que ainda precisaria mais desenvolvimento, ainda acho que deveriam trazer mais conteúdo e envolver mais a gente com os universos para que os telespectadores quisessem a volta do pessoal pelo menos, assim seria algo legal para nós, que é uma sensação que Dragon Ball passa.
Obs: citando uma última coisa, sua percepção sobre os temas serem abertos e os personagens não ficarem auto afirmando as coisas foi perfeita, realmente o anime sempre deixava em aberto e no torneio teve muito do narrador explicando no lugar do personagem
@@marcosferreira5849 Que isso, pô. Não entendi seu post como um ataque pessoal, não. Se minha resposta pareceu muito ríspida a ponto de parecer que eu estava ofendido, peço desculpas. Não foi a intenção realmente.
Na verdade, eu até agradeço os seus posts, justamente pelo nível de detalhe que você colocou em cada um deles. É justamente esse tipo de mensagem que ajuda a levar o debate à frente. Concordando ou discordando dos pontos que você levantou aí (e eu concordo com várias coisas escritas por você), não dá pra negar que são raciocínios bem válidos, sobretudo o da noção de estratégia de cada deus da destruição na escolha dos lutadores.
De resto, agradeço novamente a interação.
Com essa história dos universos dentro de dragon ball, eu pensei que poderia vir mais pra frente uma espécie de guerra infinita, onde um vilão em comum para todos eles forçaria a união conjunta dos melhores de cada universo para derrota-lo, mas já dizia o poeta que a realidade tende a ser decepcionante e nada disso vai acontecer (desde o fim do torneiro eu não acompanho dragon ball super, então nem sei se isso que estou dizendo possa ter acontecido, mas duvido muito que tenha)
É, mas para um arco 'Guerra Infinita' funcionar, eles teriam que ter tornado os personagens dos outros universos interessantes antes. Eu não iria querer ver, sei lá, o Dyspo juntamente com o guerreiro invisível do universo do ratão lá e a Ribrianne enfrentando um boss supremo.
É aí onde mora o problema do Torneio do Poder: esses personagens aí são intankáveis ou genéricos demais.
acho que o akira não faria uma guerra multiversal seria complexo pra ele acho que ele faria uma aventura multiversal como no clássico ou gt
@@saiyajinz7183 Sim, foi nessa possibilidade que eu pensei em primeiro lugar. De ir explorando os universos aos poucos, etc.
Conheci seu canal há pouco tempo e gostei, você sabe fazer boas análises, mas acaba sendo muito profundo em alguns detalhes simples e raso demais em detalhes profundos, exemplo: Andróide 17, inicialmente o diálogo dele é "se uma divindade superior vai apagar a existência desse universo, então prefiro estar aqui junto de todos e desaparecendo com eles se assim for o nosso destino", ele muda de ideia quando o Goku diz que o Kuririn sugeriu convocar ele, o 17 então, de acordo com seus princípios, sente uma gratidão e necessidade de retribuição ao Kuririn. A questão do barco entra mais como um diálogo descontraído tipo "se eu ganhar AS SUPER ESFERAS DO DRAGÃO, eu vou pedir um barco pra dar um rolê com a minha família", veja bem, foi uma sensação de necessidade de retribuição, ele nunca agradeceu ao Kuririn por ter dado à ele uma segunda chance e ter a vida que ele tem, que ele genuinamente gosta, seguindo o legado de seu "irmão" protegendo a natureza, a mudança de chave dele vem ali, é mais profundo do que parece. Você nota que durante o torneio ele segue desinteressado em boa parte do tempo porque sabia que tinham a trindade ali: Goku, Vegeta e Gohan, além de Freeza como fator surpresa, e sabia qual desejo deveria ser feito, então ele vai se aprofundando no torneio, ele praticamente verbaliza isso quando se levanta do chão e saí eliminando dois ou três figurantes.
sobre essa dúvida é o seguinte o Akira toriyama faz o roteiro só que quem cria os diálogos e as cenas são o toyotaro e a toei animation dependendo da adaptação é claro
Só adição a maisQual participação do Toyotaro em dbs
Toyotaro:Basicamente, eu não desvio das principais tramas que Toriyama estabelece. No que se refere ao enredo ir de A para B, é escrito como Toriyama estabelece, mas no que se refere aos detalhes entre esses pontos do enredo, fico livre para preenchê-los por conta própria. O arco do Trunks em Dragon Ball Super chegará aos Estados Unidos em breve, e uma vez que certa revelação é igual no mangá, anime e no esboço do Toriyama, ambos anime e mangá tem diferentes maneiras de conduzir até lá, cada um aproveitando seus aspectos únicos, então eu espero que todos apreciem os comparando. As partes que eu realmente quero que meus fãs e leitores observem são as de comédia, pois tenho muita liberdade para criá-las
É, eu suspeitei que não fosse o Akira, mesmo. Não parece o estilo de escrita dele. E, por outro lado, parece muito o estilo de escrita de um cara que veio da fanbase, no qual ele tenta levantar todos os pontos que a fandom discute na obra, fazer esses personagens autoconscientes, etc.
Valeu pela informação.
O que tu acha daquela cena do Goku antes de ir ao torneio do poder falando que não viu o nascimento do gohan?
Eu vejo como uma cena mais ou menos parecida com os monólogos que eu critiquei. Não é tão forçada, mas me parece que os autores do Super fazem muita força pra 'fechar todas as lacunas' da série original. Tudo o que já gerou algum debate na fanbase é retomado no Super e sempre com a tentativa de dar alguma resposta oficial a essas questões.
No caso aqui, não tô nem falando da questão do nascimento do Gohan em si, mas parece uma tentativa deles de 'oficializarem' na obra a ideia do Akira de que o Goku é um pai ruim (tem até fala de personagem nesse sentido nessa específica cena).
@@ozemedio não sei pra que os caras fizeram isso deixa as coisas passadas do z lá.no z debates furos etc foca no que tá agora que é melhor só tão se enrolando com isso
@@saiyajinz7183 Eu acho que é porque o Toyotaro ainda não conseguiu se desapegar da mentalidade de fã da franquia. Ele ainda escreve DB pensando com a cabeça de escritor de fanmade, mas as lógicas são bem diferentes.
@@ozemedio esse é o problema do Toyotaro pra db
@@hiei4402 mas os fãs devem gostar disso pois eles endeusam obras de fãs
Difícil discordar
enquanto no anime enrolaram com todos os participantes, no mangá a Kaila chutou todos de uma vez para fora da arena kkkkkkkkkkk
É, eu tenho essa mesma leitura também.
@@ozemedio eu nem cheguei ler o mangar, estava vendo o resumo do mangar no canal do Pícolo Neto, e ela depois de se tranformar na She-Hulk ou versão feminina do Broly, a mulher chutou todo mundo de uma vez para fora da arena, por pouco não ficava só na arena os guerreiro Z
@@Tricia_Guima Sim, essa parte é bem zoada. É pior no manga do que no anime.
@@ozemedio acho que o Akira queria se livrar de todos os participantes de uma vez que não tinha relevância, apesar do anime ter dado relevância a alguns, como um que precisou todos os gueiros Z juntos, botar para fora, em quanto a Kaula botou ele pra fora só com um chute, e aquela Lebriane (não sei se é esse o nome) que encheu o saco no anime
@@Tricia_Guima Sim, é por aí. No fundo, o arco do torneio do poder é todo feito pra dar foco no Jiren. Os demais só estão ali pra fazer figuração. A parada era o universo 7 contra o Jiren, então ele foi querendo eliminar geral logo sem perder muito tempo.
Tenho uma sugestão para os vídeos, seria bom se vc colocasse mais imagens para ilustrar o que vc tá falando ia dar um up na qualidade dos vídeos , não sei se dá problema é tals ,mas acho que não pq tem vários ytbs que usam e não da nada
Imagem estática é tranquilo em relação a copyright. Neste vídeo específico eu não botei nada porque terminei me enrolando com o prazo e não tive tempo.
Mas eu também tenho a impressão de que são poucas as imagens que eu uso, mesmo nos outros vídeos. É um ponto que deve ser melhorado, sem dúvidas.
Vc vai fazer video sobre o super hero?
Certamente, já que esse filme faz parte do 'cânon'.
Zé um conselho, quando for procurar gameplays, tenta colocar uma em proporção 16:9 e não 4:3(como você fez nesse vídeo, fica essas tarjas pretas nas laterais da tela
É, eu me liguei nessa parada aí. Só que eu peguei esse jogo porque achei que ia ser mais suave pra renderizar o vídeo, já que eu tava apertado com o prazo (não adiantou nada, demorou do mesmo jeito).
Fala aí, Zé Médio! Sou fã das suas análises!!! Extremamente excelentes!!!
Achei interessante você falar da tal "verborragia" do Goku e do Vegeta. Mas me tira uma dúvida, por gentileza: aquela cena no finalzinho da saga Buu, onde o Vegeta vê o Goku lutando com o Buu na forma SSJ3, e ali ele reconhece que o Goku é o melhor e entende o porquê dele ficar muito forte, é um exemplo dessa "verborragia" autoconsciente?
Muito sucesso aí!!! Abraços!!!
Bastante pertinente essa pergunta sua. Realmente eu nunca tinha parado pra pensar acerca dessa cena sob esse ponto de vista.
Sinceramente, acho que eu enquadraria, sim, como um exemplo do problema que apontei no vídeo. Talvez o Akira tenha escolhido esse caminho como a maneira que ele encontrou pra fechar de vez o arco de personagem do Vegeta, já que ele achava que não ia mais escrever DB, né. Mas dá uma destoada do modo como ele costumava escrever a série, sim, no meu entendimento. Mas é uma questão bem sutil, no final das contas. Depende muito da percepção de cada leitor acerca do modo como um autor escreve e talz.
Muito obrigado pela moral, meu parceiro.
@@ozemedio acho bom essa verborragia no fim da saga boo fechando o vegeta
@@joseguilhermebarbosadasilv6094 Não sei se eu diria 'bom', mas é um pouco mais compreensível, no meu entendimento, sem dúvidas.
Vídeo muito legal cara 👍
Valeu, meu garoto.
Que vídeo fantástico. Os seus vídeo de DB são os que mais gosto de rever.
Qual o estado que você mora, Zé Médio? Sou do Ceará.
Sabia que Dragon Ball Z se passa em Quixadá ? Mostra a Pedra da Galinha Choca no anime. Kkk
Sou da Bahia, quase na fronteira com Pernambuco.
Eu gosto da ideia de DB se passar no Ceará. O Nordeste é o mundo hahaha.
E muito obrigado pelos elogios.
@@ozemedio nossa ze me pegou de surpresa não sabia que tu era Nordeste
@@ailamoreno2265 Eu achei que o pessoal deduzia isso pelo meu sotaque carregadíssimo.
Agora, o que pode surpreender a muitos é o fato de eu ser baiano. Esse sotaque meu aqui é bem diferente do de Salvador, que é o que a galera mais conhece.
@@ozemedio até duvidei que tu era nordestino só que eu fiquei pensado será que é ou não aí ficou por isso mesmo
Discordo um pouco sobre meio que fechar as portas
Sem dar muito spoiler mas aparecem personagens muito mais fortes no universo 7 depois, e também já tinham personagens mais fortes que não lutaram lá, e você acha mesmo que no universo 6 inteiro nao tem ninguem mais forte que o botamo? Os deuses tiveram que procurar em pouco tempo 10 guerreiros, então não necessariamente é o potencial completo dos universos
Sim, eu to ligado que não necessariamente os mais fortes estavam ali. Basta pensar que o Bills demorou muito tempo pra conhecer o Goku e pensar que o mesmo deve acontecer nos outros universos.
Mas é que a aproximação inicial que nós tivemos com todo esse potencial que os 12 universos representa é bem ruim, né. Não tem um lutador de outro universo que se salve ali, que dê um gostinho de o cara querer ver mais, etc.
agora que vi o que é o torneio do poder dei mil vezes mais valor pra saga do goku black
Até onde li, é a melhor saga do Super no manga, facilmente.
Não esperava ver(ou melhor, ouvir) o Zé descendo tanto a lenha nesse arco rs. Nem as lutas principais ele poupou.
Hahaha. Pior que eu tava pensando nisto hoje. Tipo, a minha experiência lendo o arco não foi ruim. Ela foi... vazia, realmente. Do modo como eu falei, ficou parecendo que eu acho o arco nível GT, mas minha decepção é mais 'conceitual', digamos assim, do que em termos de experiência.
@@ozemedio Pois é, eu também. No meu caso foi até melhor porque eu nunca me incomodei com a "turminha da Ribrianne". Se tratando de experiência, esse arco com certeza é melhor do anime. A animação melhor, a trilha sonora épica, as mitadas do Número 17, a imponência do Jiren e do Goku com o Instinto Superior, tudo isso já é mais que suficiente pra quem quer apenas curtir Dragon Ball.
@@jhonatanmotadasilva6020 É, eu acho que a maioria da fanbase tem essa mesma leitura sua aí.
@@ozemedio Em relação a Ribriane, acho que toda franquia tem que ter um personagem irritante (ex: Balloon Boy em FNAF).
Próximo vídeo vai ser sobre a saga granola junto a saga moro?
Não, vai ser um de cada vez. Até porque essas 2 sagas são as maiores do manga do Super, não? Ficaria muito difícil falar de ambas no mesmo vídeo (principalmente porque eu tô querendo dar uma diminuída na duração dos vídeos, também).
Eu faria o torneio com 4 universos, ditos com os mais fracos e distribuiria os melhores personagens entre os universos. No final o pedido seria para reviver todos os seres com seus planetas com vida dentro do universo 7. Isso resolveria a falta de seres vivos e seres poderosos e ainda expadiria o universo principal para novas aventuras, como no DB Kakumei onde aquele cientista de outro universo quer dar um uograde no 17 e 18
Só de não gastar toda a munição, por assim dizer, de uma vez só, ou seja, só de deixar vários universos ainda por explorar, sua ideia já seria bem melhor do que o caminho adotado oficialmente.
hoje o video vai ser sobre a saga moro?
Exatamente. Upando agora.
será que teria que ser algo tipo dragon ball kakumei? (fan Manga)
Por enquanto, eu não tenho como responder a essa questão, porque ainda não li o Kakumei. Mas pretendo fazer isso em breve, e inclusive trazer para o canal alguma análise.
Eu vou ser sincero, o torneio do poder parece que é hypado mais por “extra campo” (as ruas “lotadas” vendo o Goku vs Jiren e toda aquela seita de fãs vendo um anime) do que pelo plot
Edit:O Jiren ser quebrado pra krl me incomoda, o Akira e o Toyotaro conseguiram quebrar ainda mais a escala de poder
Sim, aquilo ali foi verdadeiramente histórico. Eu não imaginava que um anime pudesse ter tamanha influência na sociedade como um todo. Aquilo foi do cacete, principalmente pra quem é fã de DB, como eu.
Infelizmente, eu não consegui entrar no hype da galera porque não gostei muito do arco em si.
Antes que você faça a analise do manga de dbs a respeito do ToP
Quero que saiba que essa saga possue muitos erros de tradução de coisas importantíssimas, por isso vai lá no kanzenshuu após ler o ToP e procure sobre esses erros, tem alguns realmente bizarros
Tipo quais?
@@hiei4402 gohan sobre não querer evoluir como um saiyajin e sim humano
Goku falando que não quer decepcionar todo mundo ( ?????????)
E mais uns outros ae
É, me falaram no Twitter sobre esse erro de tradução da cena do Gohan, mesmo. Vou procurar a melhor tradução lá no Kanzenshuu e faço a errata no próximo vídeo de DB, se for o caso.
Opinião irretocável! Sintetizou tudo de vazio que o Torneio do Poder é como arco!
Muito obrigado, amigo!
O torneio do poder é bem problemático em questão de roteiro o que se salva nele no anime são as lutas bem animadas
As animação ainda tinha animação qualidade questionável
Sim, a galera ficou bem hypada quando o arco foi chegando nas lutas finais. E aí nesses episódios os caras capricharam mais na animação e aí o Super terminou com uma grande apoteose.
Como eu já tava resmungando contra a saga desde o início, terminei nem aproveitando tanto hahaha.
Esse arco é até falho no quesito de quem vai lutar contra quem
A ideia é um battle royale, todos os times contra todos, ai em dragon ball essa ideia fica furada pois mais da metade dos lutadores vão pra cima dos guerreiros do universo 7
Exato. Era pra ser um battle royale, mas como a maioria dos personagens não importava, o autor teve que ficar puxando a ação toda pro universo 7, que era o único realmente relevante para o público.
Entendo sua crítica, acredito que para essa fórmula do torneio funcional Teria que ter apresentado eles anteriormente, ou dado mais tempo Durante o torneio.
A ideia do battle-shounen-Royal
Clama por um drama profundo já que estamos falando da morte de um universo inteiro, sendo trilhões ou quartrilhoes de vidas jogadas no lixo
Pelo zen'ho, então teríamos que ter tempo para cada universo se apresentar
E se desenvolver.
Isso. No fundo, nenhuma eliminação de universo tem real impacto, do modo como as coisas são feitas no manga. No anime, pelo menos a cena da extinção do universo 6 é bem legal. A despedida do Champa é mais carregada (apesar de as cenas se parecerem, os detalhes fazem toda a diferença).
o defeito desse arco e q ele não cumpre a proposta porque os competidores são fracos e as lutas não são grande coisa , si maioria fosse fortes e as lutas fosse muito boas o arco seria muito bom , mais como as lutas são mais ou menos e competidores são fracos o arco bem ruizinhos
É isso. Só que pros lutadores serem personagens mais interessantes/menos genéricos, o arco teria que ser bem maior do que ele é (exceto personagens como a Ribrianne. Aquela ali é só ruim, mesmo. Não tem tempo de tela que a salve).
A menos que o foco seja o desenvolvimento do Goku perante os deuses e o modo como ele se sobressai perante os outros mortais
Até hoje eu não engulo o Vegeta, tirando o Super Saiyajin Blue Evolution do meio do rabo, é vencendo o Toppo Hakaishin.
Sobre o conceito do instinto superior, sendo sincero, nunca gostei. Assim como o Blue Evolution, parece que foi uma transformação tirada do rabo, para vencer o Jiren.
Preferia mil vezes, ver o Goku e Vegeta fazendo a fusão potara, é deixando o Vegetto lutar contra o Jiren, do que essa parada de tirar transformação do rabo.
Ressaltando, na minha opinião, Vegetto seria suficiente para enfrentar o Jiren e o Toppo Hakaishin.
Na época eu não entendi legal também não esse negócio de Instinto Superior. Mas ao longo dos arcos seguintes no manga, até que essa técnica vem sendo trabalhada de maneira interessante, então eu já to mais de boa quanto a ela.
Eu sempre questionei essa proposta de apresentar logo de cara em uma única saga os principais guerreiros da maioria dos universos existentes. Contudo, acho que Dragon Ball Super estava exigindo algo de grandes proporções e hype para engajar todo um novo público para a franquia e a forma que encontraram foi através de um torneio universal. Felizmente, ao meu ver, pelo menos, eles corrigiram alguns problemas da saga do torneio do poder nas sagas seguintes no mangá. Pois as duas sagas posteriores, Moro e Granorah, são inteiramente focadas no universo 7, demonstrando que até mesmo o mundo mais conhecido por nós ainda tinha o que explorar e descobrir de novos seres poderosos, portanto, imagine os outros universos e seus múltiplos mistérios. No final das contas, a saga do torneio do poder serviu para oferecer grandes promessas aos fãs, como alguns novos personagens apresentados se desenvolvendo ainda mais no futuro, tal como uma revanche do Jiren contra o Goku, assim como o fato do Freeza ter voltado à ativa como governante do universo. Só cabe esperar para ver se saberão entregar todas essas promessas de maneira interessante!
Eu concordo com você e, pensando sob esse ponto de vista, devo dizer que o Torneio do Poder obteve sucesso em gerar esse hype no público. Como o anime caprichou bem nas lutas finais da saga, o pessoal comprou bastante o barulho do arco e a coisa teve, sim, um tom épico.
Eu lembro que até muita gente que só criticava o Super nas outras sagas do anime se rendeu ao Torneio do Poder. Aí eu fiquei sozinho resmungando no canto, enquanto a galera curtia a festa hahaha.
@@ozemedio eu acho que eles ainda vão esplorar o universo 6, pelo menos o planeta dos sayajins, afinal Vegeta queria conhecer o planeta
@@Tricia_Guima Eu imagino que sim. O universo 11 deve dar as caras também, por causa do Jiren. E ainda tem os 4 universos que não apareceram no torneio, né.
Mas eu ainda acho que essa situação toda foi mal administrada pelo roteiro.
@@ozemedio Uma hora ou outra eles vão ter que explorar os outros universos, cedo ou tarde isso vai acontecer.
Esse arco é o maior desperdício da série. Toda essa ideia de universos alternativos foi jogada fora aí, já que todos parecem estar povoados por personagens fracos (menos o jiren e sua gangue, que são personagens muito ruins). Enfim, é aquele roteiro meio qualquer coisa pra ganhar uns cobres em cima do nome da série. Não parece ter havido muito esforço para fazer algo bom. Bem preguiçoso mesmo.
É um arco vazio e inútil
É... o que me 'incomoda' é que foi um arco de bastante sucesso no anime. Claro que cada um tem direito de gostar do que quiser, mas esse sucesso estimula os caras a fazerem mais sagas desse tipo, né. É como se a fanbase dissesse: 'pode fazer um trabalho preguiçoso, desde que tenha bastante fanservice.'
@@ozemedio o pior é que isso aumenta o argumento ruim de que db não tem história
@@hiei4402 o fandom no geral aumenta essa idea vários motivos levam a isso
@@saiyajinz7183 exato
Ze agora e sua opinião você achar a ideia ruim de canoniza todos os viloes dbz ou tu prefere criar viloes novos
Canonizar quais vilões? Os dos filmes, por exemplo? Não sou contrário a isso, não. Mas tendo a dar preferência à criação de coisas novas.
Mas a canonização que fizeram do Broly, por exemplo, tornou o personagem melhor do que as versões dos primeiros filmes.
@@ozemedio o akira também fez uma técnicas de usar as ideias base de algum personagem non cânon e criar um novo exemplo o zamasu e inspirado no zaiko a ideia de um kaiohshin do mal e um ser envolvendo o goku mas tem seus extras e esse personagem é do fan manga do toyotaro o dragon ball af antes de trabalhar no super
@@ozemedio o filme do super hero deu indícios fortes de canonizar a Android 21 uma personagem do jogo figther z que ele escreveu a história dele e fez seu design
@@saiyajinz7183 É uma possibilidade interessante, também. Existe tanto material de DB aí, oficial e extra-oficial, que dá pra tirar várias ideias boas pra colocar na obra principal.
@@ozemedio o makai de db heroes pra mim é o melhor material oficial e bem criativo e se aproveitam de um elemento nunca utilizado pelo akira o reino makai da onde vem o dabura apresentam novos personagens conceitos em cima disso
Humm..... O que você acha das diferenças de mídias entre anime e mangá? Exemplos clássicos como, o goku super sayajin blue kaioken, a técnica instinto superior que são diferentes na mídia como elas são apresentadas ou atitude do Jirem na batalha contra goku que ele surta é ataca arquibancada..... Essas coisas mudam a sua interpretação sobre a obra???
Tem coisas que eu prefiro no anime e coisas que eu prefiro no manga. A parada do SSJ Blue Kaioken, por exemplo, é uma ideia que eu não gosto em si mesma. Então nesse aspecto, o manga se saiu melhor, por não usar esse artifício. Mas a luta em si entre Goku x Hit eu achei mais legal no anime. A apresentação do Instinto Superior já gostei mais no manga (a cena do mestre Kame, no caso), etc.
No geral, tô achando o manga mais interessante, como um todo. Principalmente por conta da saga Black.
Ainda tem a esclacao do time 7 porque diabos ele convidaram três carecas e não convidaram goten e trunks que são muito mais forte,ainda tem majin boo que não participou por ser roubado demais para o torneio, Instinto Superior quanto anime quanto manga eu acho muito confuso como o goku conseguiu essa forma tem ainda isso só é no anime e c9mo Instinto Superior deixa goku com cara sério o que era para ser ao contrário o goku deveria está sem emoção quanto utilizava essa forma
Uma coisa que acho ruim em relação a escolher personagens é que os caras usam o freeza justamente um vilão que fez muita coisa ruim aos personagens (tipo ter matado e escravizado a espécie do Goku e vegeta no passado, ter escravizado o vegeta desde de criança,matado o mesmo em namekusei depois, além de ter matado o kuririn)ao invés de simplesmente canonizar por exemplo o Paikuhan pra ele ir pro torneio ou até outro daquele torneio do outro mundo( é legal que no próprio mangá de db é citado um personagem da saga filler.)
exato era so canoniza o paikukan mas tem uma coisa que pra mim eu não gost9 muito e canonizaca9 de personagens fillers ou filmes dbz acho isso muito falta de criatividade achi que dbs se limita muito quero algo novo nao precisa canonizando tudo 1 ou 2 tudo mas 3 vezes ai nao da
É, esse miguézão pro Majin Boo não participar é bem feio, mesmo. E você tem razão: cabia muito mais Trunks e Goten ali do que Tenshinhan ou Kuririn, por exemplo.
@@ozemedio pior de tudo é bota os 2 carecas para serem irrelevante no manga
@@ailamoreno2265 Sim, o Kuririn cai logo de cara e o Tenshinhan só vai pra ser humilhado (mostrar que o Kikohou dele já é um golpe irrelevante).
Ze do que tu viu da metade do arco moro gostou um pouco
Pior que eu não me lembro muito detalhadamente do que eu achei. Talvez eu tenha considerado ok, mas nada demais.
@@ozemedio e melhor ser bom doque sair um gt 2
@@ozemedio acho o arco bem legal o vilao cumpriu bem sua proposta de ser extremamente perigoso
@@ailamoreno2265 sim ele é. Ais inspirado nos tipo de vilão do z
@@saiyajinz7183 moro alem de ter4 desing antigo dele bom ainda demonstrava certo inteligência pena que lá pro final eles nerfam o vilao
Db saga torneio do universo X multiverso ser saga sem história só luta atrás luta.
23:00 pior que isso não gosto muito NN
Por quê? Você é da opinião de que ficou forçado o Kame 'lutar de maneira equilibrada' com o Jiren?
@@ozemedio por ai.
@@hiei4402 Eu não interpreto aquela cena como ele tendo lutado de maneira equilibrada, mas consigo entender de onde vem o incômodo de muita gente, sim.
@@ozemedio coisa que acho ruim é que a cena crítica muito o Goku de forma incoerente ao dbz e db clássico
@@hiei4402 Esse ponto eu já concordo um pouco mais. E o Goku fica falando um monte de coisa também ('eu nunca fui um bom discípulo', etc), que, além de ser falso, ainda é outra daquelas cenas muito autoconscientes, e tudo o mais.