Obrigado por ser nosso porta voz! Imagina se o imposto pra empresa fosse próximo de zero, dividendos fosse alto e a selic baixa... dúvido se a gente não sairia imediatamente da recessão
Eduardo moreira você é uma pessoa iluminada! Continue com seu trabalho, o povo Brasileiro precisa de você. Conte comigo!! Temos que tirar este agiotas do poder
Quem acha que taxar rico vai causar desemprego é um asno que não sabe que 80% dos empregos quem gera são os micro, pequenos e médios empresários, que não são ricos !
pois é, taxa os super ricos, abre mais espaço para concorrência e dá uma aliviada para que o pequeno e médio empreendedor consiga sobreviver que naturalmente vai ter mais emprego, preços baratos e vai acabar essa mamata dessa galera privilegiada aqui no brasil
@@cari77896 o imposto na europa é progressivo. Singapura cobra imposto progressivo. Austrália cobra imposto progressivo. Estados Unidos cobram imposto progressivo. Japão e Coreia do Sul, acredite, é progressivão. Tô esperando até hoje as empresas saírem de lá pra virem para o Brasil, que cobra imposto no consumo.
Caro Eduardo, parabéns por tornar possível o alcance do conhecimento à todos nós ... Porque aqui no Brasil, infelizmente, o que não falta é proprietário de Renegade e outros menos caros vivendo feito barata que faz comercial de inseticidas ...
Helton Pereira Modesto ainda bem que a Venezuela acordou! Depois de tanta crítica a elite e empresários venezuelanos, a tão sonhada igualdade chegou por lá.
O problema da crise venezuelana é muito complexo. O preço do barril do petróleo ajudou muito a afundar o país na lama,porque o chavismo não investiu em outras áreas. Fora o grave problema de corrupção também. A crise venezuelana não tem NADA haver com o vídeo do Eduardo Moreira. Primeiro que grandes países do hemisfério norte também tem Estado grande(a onde mais importa,lógico). O que faltou para à Venezuela foi um projeto de nacional desenvolvimento.
@@heltonpereiramodesto3235 exatamente, a queda do preço do petróleo só quebrou países que não tinham liberdade econômica . o Eduardo é contra isso . nem critico estado grande no social, minha divergência é a redução da atividade econômica privada com ao aumento dos impostos. A população de todos os países nórdicos somados não chega a população da Venezuela. agora a pergunta : Vê se eles abriram mão da liberdade econômica?
Eduardo, você tem de ir para o Congresso Nacional como deputado ou senador, a fim de defender os interesses do Brasil e dos brasileiros. Você é uma pessoa ética e corajosa.
Analise perfeita, Ciro Gomes bateu nesta tecla nos ultimos 2 anos, mais as escolhas populares forma diferente.Agora e aguentar a tormenta e com mais sofrimento.
Exatamente. O Ciro, se tivesse sido eleito, iria enfrentar uma dificuldade muito grande. Se impor diante dessa banca não é fácil. Por isso a importância de especialistas como o Eduardo Moreira, Jessé Souza e o próprio Ciro atuarem para divulgar informação para o povo. Temos que fazer isso ser entendido cada vez mais pela população, criar meios didáticos de fazer essas análises serem compreendidas por todos. Só assim vamos parar de ficar focados nos espantalhos e vamos atacar o verdadeiro problema que nos mantém escravizados social, cultural, política e economicamente.
Qual a garantia que se o governo cobrar mais impostos dos ricos isso vai beneficiar os pobres? Se o histórico do Brasil é que os impostos só servem pra manter privilégios da elite do funcionalismo público e subsídiar juros para os "amigos do rei".
Excelente @Eduardo. Mais didático, impossível. Você é excepcional. Esse o grande gargalo que tem asfixiado o setor produtivo no país, vetor da desindustrialização.
Quando eu comecei a estudar, foi aí que vi o quanto eu fui enganado. A escuridão da caverna proporciona uma ignorância tão grande, que a gente passa a ter medo da luz. Incrível!
Ótimo vídeo. Esse é o grande problema do Brasil, o capital está majoritariamente na especulação e o nosso sistema tributário é uma máquina de transferência de renda dos pobres para os mais ricos, mas a grande mídia nem toca nesses assuntos ela desvia á atenção do que é visceral para futilidades.
Concordo com o problema só não concordo com a solução ,todo sistema tributário só serve para tirar dinheiro do povo e beneficiar privilegiados ,de forma que quantos menos impostos melhor,de preferência 0 se possível ,porque pelo menos assim o cidadão médio não vai ter que pagar subsídio para a elite
TE ACOMPANHO A MUITOS ANOS ! EU E MEU MARIDO , QUANDO ASSISTIMOS VOCÊ PELA PRIMEIRA VEZ , LOGO PERCEBEMOS QUE VOCÊ É MUITÍSSIMO HUMANO . VOCÊ É UM SER ESCOLHIDO DE DEUS ! GRATIDÃO POR TUDO , QUE TENTA FAZER O MELHOR POR TODOS NÓS E NOSSO PAÍS . ESTAMOS JUNTOS
Mozart Maia Neto o problema é a falta de bancos. A falta de empresários e o excesso de governo interferindo na liberdade das pessoas, inclusive a de empreender.
Não è só do Brasil não ,se olhar a história dos EUA um grupo de banqueiros foi responsável pela criação do FED e pela condenação do país a controle governamental da economia,eles basicamente usam o governo como ferramenta de cartel e fingem ser liberais
Excelente vídeo! Muito obrigada por todas essas informações... espero que outros profissionais se juntem a você nesse esforço de educação econômica de todos nós. Um abraço.
Todo mundo deveria assistir isso. Este vídeo e um dos seus vídeos anteriores derruba a tese do marketeiro "Doriana", de que "só fica rico quem trabalha, trabalha e trabalha", ele mesmo é um que nunca trabalhou e é rico. Parabéns Eduardo.
Perfeito! Já estou inscrito e vou levar esse conhecimento a todos que puder! Conhecimento, clareza de idéias e boa oratória são as ferramentas necessárias para informar a população, e você tem todas elas.
Kra eu Amo o seu canal de verdade, você é uma inspiração pra mim e me faz ter cada vez mais desejo de estudar economia, apesar de ser de uma área diferente da minha.
Cara, você fala da questão da desigualdade com uma fundamentação mais técnica e com um discurso mais racional, e sem intoxicação ideológica, parecida com a abordagem do Ciro Gomes, eu acho sensacional. Marca de fazer uma live ou um vídeo com um bate-papo entre vocês dois, por-favor!
Vamos taxar os mais ricos e cobrar mais impostos porque está pouco! Com isso mais pessoas passarão a empreender. Tá muito facil a vida do empresário por isso ninguém tem estímulo. Com maior risco, mais pessoas abrirão empresas e o desemprego cairá a níveis nunca vistos.
Eduardo, parabéns por sua informações, informações, sobre ecomia e política. Deveríamos ter os jornalistas como vc, muito bem informado, crítico excelente e corajoso, precisamos pessoascomo c napolitana, na mídia. Parabéns, vejo seus vídeo e envio paraamgos e peço pra que veja e ouça todos para se informe e não seja pessoas alienadas
Ótimo Eduardo! É muito bom ter um canal como o seu desmistificando essas falácias propagadas nos últimos tempos no Brasil. Tô indicando seu canal em todas as plataformas. Abraço!
Conversa fiada. Na França tentaram implantar imposto sobre grandes fortunas e o resultado disso foi uma grande fuga de capital. oglobo.globo.com/economia/negocios/franca-abandona-projeto-de-imposto-sobre-fortunas-14944744
@@JulioCesar-wp8yx Pode falar de qualquer país que você quiser. Aliás, você citou a Alemanha, que abandonou a idéia de taxar as grandes fortunas. Será que é muito difícil de entender que se o governo tentar taxar os ricos eles enviam o dinheiro pra outro país? Se ainda assim não conseguiu, comece estudando a biografia de Joe Lewis, que não estava a fim de pagar imposto e num belo dia comprou um Iate, abandonou a Inglaterra e foi morar nas Bahamas.
@Lucas G. Rodrigues Falácia? Atualmente apenas quatro países da OCDE taxam as grandes fortunas. Ou você acha que não? Sugiro que leia essa reportagem: exame.abril.com.br/economia/imposto-sobre-fortunas-mais-facil-falar-do-que-fazer/
Muito bom. Você está prestando um grande serviço para o povo brasileiro. Espero que consigamos ter cada vez um maior alcance para que essas ideias e pensamentos se disseminem o máximo possível e mais pessoas se atentem para todas essas questões que você aborda de uma maneira tão clara. Parabéns, Eduardo.
Melhor aula de Macroeconomia, aquela que nunca assisti nos 5 anos q cursei Eng de Produção. É interessante esse ponto de vista, nenhuma mídia tradicional expõe esse lado, nem no meio acadêmico são raras as obras que abordam esse tema...A primeira vista achei (como muitos pensam) que fosse teoria da conspiração socialista, SQN é a realidade triste e cruel da maior mazela do Brasil.
Ingrid, o motivo da mídia não tocar nesse assunto é simples. Esses super ricos aos quais o Eduardo se refere são os maiores anunciantes e patrocinadores da imprensa nacional, sendo que os próprios donos dos grandes meios de imprensa também estão entre os super ricos e lucram com esse sistema.
Alessandro Santos os super ricos lucram com o sistema pq não tem concorrência. Eles não querem as ideias liberais pq aumentam a competitividade. Os super ricos apoiam a ideia de que o capitalismo é escravidão. Governantes que não estimulam o capitalismo é o melhor par eles.
Felipe kamieda vc que tem essa equivocada impressão. Nem todo liberal é um anarcocapitalista. não admito o Estado interferindo demasiadamente na economia. Quero liberdade econômica pq não acredito que o Estado da conta da economia sozinho. Para mim, o Estado tem que cuidar da saúde, educação, segurança e justiça.
@@futurodelima As pessoas no Brasil tem memória curta , mas enfim, em 2008 houve a implosão do sistema financeiro nos Estados Unidos com a quebra do leman brothers, os estados injetaram 16 trilhões de dólares para salvar o sistema financeiro. Tem uma diferença entre qual a intervenção do estado na atividade econômica, os liberais não defende o " estado mínimo " e sim o estado militante e a serviço do capital. E outra o neoliberalismo é uma imposição para os países subdesenvolvidos, até mais porque nenhum país desenvolvido aplica o receituário neoliberal. Nem os estados unidos menos ainda a união européia ( França e Alemanha)
Eu tenho uma empresa de pequeno porte na área de eletrônica e educação, optante pelo Simples Nacional, há 13 anos e concordo plenamente, eu preferia muito mais pagar imposto de renda na divisão de lucros do que pagar tanto imposto (ICMS, IPI, ISS, etc...) os quais encarecem meus produtos e serviços tornando as coisas quase que impraticáveis, além disso o meu negócio e da maioria dos pequenos e médios empresários tem como clientes principalmente as classes média baixa e baixa, e se elas não têm poder aquisitivo não compram, não estudam etc...; Os últimos 3 anos foram terríveis, pois o público não tem mais poder aquisitivo, não pode mais estudar, o Brasil precisa urgentemente conseguir diminuir a concentração de renda. Parabéns pelo seu trabalho, por sua história de sucesso!
Esse é o grande problema do país, temos que modificar a lógica atual para que seja possível diminuir o abismo da desigualdade social, admiro sua coragem de debater estes problemas que causam verdadeiros desastres sociais, parabéns 👏👏👏👏👏
Valeu Eduardo. Mas, Edu, haveria que investigar tambem a origem dessa riqueza, nao? Pois acho que grande parte desses 1% acumulou riquezas devido a corrupcao e incontaveis falcatruas. Estes deveriam devolver ao Brasil o fruto do roubo. Que as empresas permanecam ativas, seus empregados trabalhando mas, que seus CEOs paguem pelos seus crimes. Obrigado!
@@FelipeSilva-hb3yh excelente colocação, os mais ricos de Pelotas(RS), cidade vizinha a q eu resido, são famílias q lucraram com a escravização em massa e ainda colhem os frutos desse riqueza adquirida sobre mão de obra gratuita até hoje. Empresário neste país n fica rico pq o sistema n ajuda, por isso tantos empresário se aliam aos políticos em busca de poder para formação de cartel ou monopólio. Poucos sabem quem são esses clãs tão poderosos q mandam e desmandam no Brasil desde seu descobrimento.
Empresário produtivo honesto vai à falência. Se passar o capital da produção para a especulação e usar laranjas para arcar com as dívidas da empresa, fica super-rico.
@@madeinfields1679 O pouco q ele conseguiu falar né A Leda quase monopolizou a entrevista, td q ele tentava argumentar era interrompido inúmeras vezes. Bons entrevistadores no Brasil estão escassos, os entrevistados poucas vezes conseguem expor suas idéias com clareza. Infelizmente
Considerando o contexto político do Brasil, essas seriam as consequências de taxar as grandes fortunas: As grandes empresas iriam compensar a despesa aumentando o preço dos produtos, e quem iria pagar o prejuízo seria o pobre. O dinheiro arrecadado pela taxação não seria usado para favorecer aos pobres, mas iria para o bolso de algum político. Quem se ferrou? O pobre. O que realmente ajudaria o pobre no Brasil seria o fim do imposto sobre produto, e tirar os impostos dos itens de cesta básica. Basicamente, a maior parte dos nossos problemas se resolvem reduzindo impostos. Isso não é bajular rico, apenas é assim que a economia funciona. Ou você investe no país pela arrecadação de imposto (o que na prática não acontece faz décadas) ou o capital privado investe no país. O segundo modo tem mais chance de funcionar. Vai gerar muitos empregos e riqueza nacional. Redução de imposto também favoreceria os empreendedores nacionais, inclusive os de comunidades e periferia, gerando empregos e riqueza local. Ainda que você não tenha o Capitalismo como sistema ideal, você precisa estudar economia para entender as consequências desse tipo de medida, e como afetam aos pobres.
Lucas Gardezani Abduch pq? O eduardo parece não gostar muito de empresários por acham que exploraram as pessoas. Olha o livro que ele deixa de destaque na sua biblioteca 🤔
excelente contribuição que faz o Eduardo, tanto no micro, quando fala das questões de educação financeira, quanto no macro, quando aborda esses temas estratégicos da economia nacional! Está de parabéns, e tomara que um dia chegue nos 5 milhões de inscritos ou até mais.
Eduardo, uma pergunta bem de leigo: por que os últimos governos não baixaram os juros do cartão de crédito ou do especial dos bancos públicos a fim de ir diminuindo essa extorsão legalizada que sofremos?
A Dilma fez isso. Reduziu os juros de empréstimos do Banco do Brasil e da Caixa. Curiosamente, um ano depois, veio a "Ponte para o Futuro" e logo em seguida o Impeachment.
Porque tbm foram coniventes com esse sistema. Ou seja, o nosso tão temido "governo de esquerda", "comunista", que iria "transformar isso aqui numa Venezuela", não era exatamente o que se propagandeava. Não enfrentou o sistema. Aliás, ajudou-o bem, basta ver os balanços financeiros do Itau e Bradesco, principalmente. A taxa SELIC atingiu o patamar mais alto da história tbm durante esse período (14,25% a.a.), permanecendo nesse valor por um bom tempo, o que foi o oásis para os rentistas. Não é simples enfrentar esse sistema, principalmente sem o apoio popular. Enquanto a maioria da população não entender como toda essa máquina funciona e ficar atenta apenas a reproduzir o que absorve da grande mídia, não vamos ter mudanças positivas no País.
O PT não tem essa força toda para fazer a reforma tributária. Ele teve q escolher, priorizar a erradicação da fome e melhoria da Educação. Reforma tributária iria desgastar o PT e não iria conseguir por falta de apoio.
@@explorario9323 escolher os 13 anos de governo cara ? o que o lula fez foi pegar as commodities e criar uma rede de credito, politica de salario minimo e poder de compra , O PT se tornou testa de ferro do PMDB com essa conversa de maioria na camara, no segundo governo lula eles ja estavam juntos , dando inclusive furnas pra um cara como eduardo cunha e a culpa é da falta de apoio ? acho que não .. PT achou que era da elite.
Não baixam os juros do cartão porque aumentaria muito a inadimplência.
6 ปีที่แล้ว
Ô Deus, por que esse canal ainda não virou um canal grande? As lições de Economia e de Atuariais aqui são sensacionais, custariam uma fortuna em custos presenciais!
Não tem lição alguma de economia nesse canal. Só tem bosta sem lógica econômica saindo da boca de um analfabeto econômico e um bando de idiotas o seguindo..
Boa tarde pessoal! Eduardo meus sinceros parabéns!!!! Vc é perfeito nas explicações, obrigado por compartilhar seu conhecimento! Eu aprendo muito com vc!! Abraço
Muito bom esse vídeo Eduardo. Venho divulgando seus vídeos e suas idéias. E sempre quando falo com alguém a respeito disso surgia esse questionamento. Agora já tenho mais argumentos. Abs!
Eduardo, vc deve continuar seu trabalho, pois é extremamente esclarecedor. Vc talvez seja um dos maiores contrapontos aos 2 cenários polares atuais. Vc se insere com o devido conhecimento como o quebra barreiras que exitem no Brasil. Pra mim é a perspectiva mais evoluída de tudo que tem sido feito no Brasil, a real evolução!!
Pela lógica desse povo, já era pra todos os empresários super ricos do resto do mundo terem abandonado os seus países e investido todo o dinheiro deles no Brasil.
O mais deprimente nesse sujeito é o ódio invejoso que ele sente pelas pessoas ricas e que ele tenta colocar na cabeça de pessoas mentalmente desarmadas.
@@futurodelima Amigo, respeitosamente, se você não concorda com os argumentos do Eduardo Moreira faça um outro vídeo rebatendo os argumentos, mais traga dados como ele faz...
@@gballock Já cansei de responder os questionamentos dele e não obtive resposta. Outros mais competentes ja fizeram tambem. Ele simplesmente gosta de falar sozinho. Minha alternativa é entender pq as pessoas ainda gostam desse pensamento ultrapassado. Pensamento que não cabe debate.
quem tem riqueza é latifundiário ou dono da produção amigo. Vc vai continuar um assalariado, a diferença é que seu poder de consumo pode aumentar...mas não pense que sendo assalariado os seus projetos de mega empresário vão se tornar realidade apenas com aumento do salário. Vc pode ganhar 50 mil por mês...vc nunca vai morar em Alfavile.
Eduardo, tive o prazer de te conhecer em um evento em Salvador e agradecer por ter me ajudado em um momento da minha vida com o Encantadores de Vidas! Você é um grande cara! Muito difícil que as pessoas entendam esse seu raciocínio... acreditam que os empresários são seres benevolentes que vão repartir seus lucros se eles tiverem mais lucros... haverá quem dirá que você é Petista e Comunista só que porque você está sendo crítico e analítico!
O que vimos em diversos países que taxaram grandes fortunas definitivamente não foi grande investimento em produção e geração de empregos. Esses super ricos têm acesso aos melhores advogados e contadores para sua blindagem dessas taxações. Além disso, valeria mais a pena para eles irem para outro país onde tivessem maior liberdade de gerir o seu dinheiro, além de uma moeda mais segura e mais segurança jurídica. Países que taxaram grandes fortunas viram um retorno muito menor do que esperavam e afastaram potenciais investidores. Há países onde há mais bilionários e eles tem média de patrimônio maior que a dos brasileiros. Além disso, o mercado consumidor desses países é muito mais potente, a moeda é mais segura e há menos insegurança jurídica. Considerando proporcionalmente o n⁰ de bilionários e a população, o Brasil aparece abaixo de muitos países. O Brasil definitivamente não é o melhor país do mundo para bilionários e a taxação sobre grandes fortunas poderia sim gerar fuga.
Adorei a camiseta!!!! Muito Obrigada, porque o que eu mais ouço da galerinha que adora Mises, a escolinha de Mont Pelerin e os Boys de Chicago é isso... evasão de empresários do Brasil se taxarem os caras e se não tiver molezinha na legislação para os mesmos. É de doer ver inclusive jovens citando sabe quem? Olavão para defender este discurso. Por isso tem que compartilhar muito o seu vídeo. Injetar na veia dessa gente, ou eles precisam nascer de novo!
mas eles vão fugir mesmo! O eduardo usou um argumento fraco, em tese vão fugir mesmo. Não acho que o caminho seja taxar os super ricos, acho que o caminho é fazer um novo desenho do mercado financeiro brasileiro...
@@saulocunha4374 eu acho que o eduardo tá certo em certos aspectos, tem que criar mais imposto nas torneiras que permitem a acumulação, não sinalizar que vai cobrar dos mais ricos, porque se não eles vão fugir para o dólar e vão pressionar nosso câmbio. Vão ficar na tocaia em alguma jurisdição livre. Na minha opinião , esses caras que acumularam muito só querem manter , então vão levar para longe o dinheiro, então acho que a chave é taxar nas torneiras de acumulação, por exemplo, juros sobre o capital próprio, dividendos, dar uma olhada na questão das holdings, que hj são usadas para pagar menos imposto de renda e ai vai. Fazer um novo desenho do mercado financeiro, dar uma olhada nos compulsorios dos bancos, e ai vai...nesse caminho..
Eduardo, concordo contigo (100%). Tributamos quase nada os chamados impostos diretos (patrimônio, lucros etc (...)) e, ao contrário, temos uma carga tributária escandalosa/criminosa nos impostos indiretos (consumo, serviços), só paga imposto no pais a classe média e o povão. E dá-lhe concentração de renda. Mas creio que temos duas valas concentradoras de renda, a que você coloca com maestria, mas também os ganhos escandalosos no Setor Público. Vide os déficits escandalosos dos regimes previdenciários próprios dos servidores da União, dos Estados e de muitos municípios. Fora a diferença salarial abissal entre os trabalhadores do setor privado e os do setor público, com "n" garantias que são em verdade privilégios de toda ordem, e mesmo assim, talvez por isso, por mais paradoxal que seja, os serviços públicos são horríveis. Portanto, vejo que temos duas dragas robustas concentradoras de renda no país, você com maestria ataca uma delas, mas creio que seria salutar também atacar a outra. Abraço.
Concordo mas o lobby é muito forte dessa galera dos privilégios, eles tem muito recurso e contatos para reverter qualquer decisão contrária aos interesses deles por isso que é tão difícil acabar com os privilégios
@@jaciraandradebotelho6273 , eu prefiro olhar e conferir se o que ele fala é verdade e tirar minhas conclusões. Sobre o video em questão só vi e ouvi verdades.
@@LeonelCesarBatista justiça tributária sem mencionar os efeitos colaterais sérios. Ele demoniza o capitalismo como chaves fazia. não é à toa que aquele livro está em destaque no vídeo.
@@futurodelima , não consigo imaginar que isentando os super ricos que pagam quase nada de impostos o Brasil melhora. Isso sempre foi assim desde o final do Império...
Um e apenas UM fator define o que é o Comunismo: A EXISTÊNCIA DA PROPRIEDADE COLETIVA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. Assim sendo, todo governo, pessoa ou instituição que for chamado de "comunista" (ou de defensor do Comunismo; ou, ainda, que for apontado como ente que está tentando implantar esse sistema econômico), mas que NÃO defenda ou implemente a PROPRIEDADE COLETIVA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO, NÃO É COMUNISTA. Comunismo de fato NÃO TEM PAUTA cultural, identitária e afins. "Marxismo cultural" não existe. O que não significa que eu e muitos outros comunistas não encampemos tais pautas, com base em conquistas LIBERAIS (as quais foram e são muito benéficas à humanidade; comunistas também somos humanistas). Agora, caros bolsominions e olavetes, podem ir lá e riscar vários nomes das suas listas negras de "vermelhos".
Os liberais vão te falar a mesma coisa. Vai dizer q capitalismo significa trocas livres e voluntárias e q nada q não seja consequência de trocas livres e voluntárias é culpa do capitalismo e q essa liberdade n existe em lugar nenhum. Conclusão q cheguei: vcs tem o mesmo discurso.
Eduardo, meu conhecido Felipe Quintas escreveu um artigo sobre como a Suécia estimula a produção no setor privado através dessa "tática psicológica" do imposto de renda.
Parabéns Eduardo Moreira pela coragem de enfrentar essas falsas informações que sempre perpétua nos pensamentos dos brasileiros, principalmente na classe média que é usada como manobra, pois a classe baixa tem a falta de informação como explicação.
1:50 ECONOMIA n é jogo de soma zero! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0!
Aprendemos em quinze minutos nesse vídeo o que não aprendemos em quase vinte anos que passamos estudando desde da infância até a graduação na universidade.
Que Deus siga te iluminando.De minha parte vou te divulgando através do face ,do boca boca de todas as formas que posso.Ainda farei teu curso investidor mestre.
Eduardo, Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento com a gente,esse pais seria bem melhor se apostasse na educaçao,porque como você sempre diz:A EDUCAÇÃO LIBERTA .um exelente fim de ano e muito sucesso.
Estou divulgando seu canal pra chegar a 1 milhão de inscritos. Essa pauta que você defende é o principal problema do Brasil. NÃO VOU PARAR!!!!!!!!!!
EDUARDO EU PRECISO DE UM VÍDEO TEU P EU POSTAR....COMO FAÇO?
@@berenicesalomao1685 desculpa me intrometer, o Eduardo também está no facebook, acho que você encontrará o vídeo lá!
👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@marcelotabir1 OBRIGADA...NÃO TENHO FC.....MTO OBRIGADA.....
👏👏👏
Obrigado por ser nosso porta voz! Imagina se o imposto pra empresa fosse próximo de zero, dividendos fosse alto e a selic baixa... dúvido se a gente não sairia imediatamente da recessão
Cara, seus vídeos são didáticos, simples e objetivos! É muita informação que não é dito em LUGAR NENHUM.
Eduardo moreira você é uma pessoa iluminada! Continue com seu trabalho, o povo Brasileiro precisa de você. Conte comigo!! Temos que tirar este agiotas do poder
Quem acha que taxar rico vai causar desemprego é um asno que não sabe que 80% dos empregos quem gera são os micro, pequenos e médios empresários, que não são ricos !
pois é, taxa os super ricos, abre mais espaço para concorrência e dá uma aliviada para que o pequeno e médio empreendedor consiga sobreviver que naturalmente vai ter mais emprego, preços baratos e vai acabar essa mamata dessa galera privilegiada aqui no brasil
Taxar os ricos faz com que eles vão embora :)
@@cari77896
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@cari77896
Para de acreditar nessa idiotice, caralho
@@cari77896 o imposto na europa é progressivo. Singapura cobra imposto progressivo. Austrália cobra imposto progressivo. Estados Unidos cobram imposto progressivo. Japão e Coreia do Sul, acredite, é progressivão.
Tô esperando até hoje as empresas saírem de lá pra virem para o Brasil, que cobra imposto no consumo.
Caro Eduardo, parabéns por tornar possível o alcance do conhecimento à todos nós ...
Porque aqui no Brasil, infelizmente, o que não falta é proprietário de Renegade e outros menos caros vivendo feito barata que faz comercial de inseticidas ...
Quando vai ser o bate papo com Ciro Gomes? Vai ser uma boa!
Também aguardo isso !
Esse cara e o Ciro Gomes seria um dream team
Outra live prestes a ser derrubada. Kkkkkk
Pow Marcus união perfeita.
Essa seria a conversa do ano !!!! Alegria! !! Tem de acontecer
O Brasil é o país mais injusto da história e o povo não acorda pra realidade.
Helton Pereira Modesto ainda bem que a Venezuela acordou! Depois de tanta crítica a elite e empresários venezuelanos, a tão sonhada igualdade chegou por lá.
Venezuela cobra duas vezes mais sobre o consumo do que o próprio Brasil
@@heltonpereiramodesto3235 cobra pq? decidiram lá trás abrindo mão do empresário.
O problema da crise venezuelana é muito complexo. O preço do barril do petróleo ajudou muito a afundar o país na lama,porque o chavismo não investiu em outras áreas. Fora o grave problema de corrupção também. A crise venezuelana não tem NADA haver com o vídeo do Eduardo Moreira. Primeiro que grandes países do hemisfério norte também tem Estado grande(a onde mais importa,lógico). O que faltou para à Venezuela foi um projeto de nacional desenvolvimento.
@@heltonpereiramodesto3235 exatamente, a queda do preço do petróleo só quebrou países que não tinham liberdade econômica . o Eduardo é contra isso . nem critico estado grande no social, minha divergência é a redução da atividade econômica privada com ao aumento dos impostos. A população de todos os países nórdicos somados não chega a população da Venezuela. agora a pergunta : Vê se eles abriram mão da liberdade econômica?
Se taxar os caras, eles não iram repassar isso no preço do produto?
É claro que sim. Já fazem isso hoje, inclusive.
@@TheLucasbr152 porque o imposto no Brasil é sobre o custo
Eduardo, você tem de ir para o Congresso Nacional como deputado ou senador, a fim de defender os interesses do Brasil e dos brasileiros. Você é uma pessoa ética e corajosa.
Gostei muito desse vídeo, estava a tempos pesquisando sobre isso. Você poderia me indicar alguns livros sobre esse tema?
Analise perfeita, Ciro Gomes bateu nesta tecla nos ultimos 2 anos, mais as escolhas populares forma diferente.Agora e aguentar a tormenta e com mais sofrimento.
O pior disso tudo é q Ciro tomou processo e porrada pra alerta o país e deu em que?
Nelson Costa exatamente!!!! Abração amigo
O Ciro usou exatamente as mesmas palavras que o Eduardo. Tem de acontecer uma Live com os 2
Exatamente. O Ciro, se tivesse sido eleito, iria enfrentar uma dificuldade muito grande. Se impor diante dessa banca não é fácil. Por isso a importância de especialistas como o Eduardo Moreira, Jessé Souza e o próprio Ciro atuarem para divulgar informação para o povo. Temos que fazer isso ser entendido cada vez mais pela população, criar meios didáticos de fazer essas análises serem compreendidas por todos. Só assim vamos parar de ficar focados nos espantalhos e vamos atacar o verdadeiro problema que nos mantém escravizados social, cultural, política e economicamente.
Qual a garantia que se o governo cobrar mais impostos dos ricos isso vai beneficiar os pobres?
Se o histórico do Brasil é que os impostos só servem pra manter privilégios da elite do funcionalismo público e subsídiar juros para os "amigos do rei".
Estou compartilhado sempre seus vídeos porque acredito que a informação ajuda em tudo! OBRIGADA EDUARDO! ( DUDU)
Excelente @Eduardo. Mais didático, impossível. Você é excepcional. Esse o grande gargalo que tem asfixiado o setor produtivo no país, vetor da desindustrialização.
é bem isso, o dono do Jeep Renegade pensa que é rico, mas na verdade é pobre comparado com os super ricos
Vim pelo canal do Henry, mas já conhecia seu canal, Eduardo. Você é um presente para a ESQUERDA! Obrigado!
Quando eu comecei a estudar, foi aí que vi o quanto eu fui enganado. A escuridão da caverna proporciona uma ignorância tão grande, que a gente passa a ter medo da luz. Incrível!
Esse canal precisa ter, no mínimo, 200 milhões de brasileiros inscritos.
Obrigado Eduardo, você tem ajudado muito com seu trabalho, espero que cada dia mais é mais pessoas possam ouvir o que vc vem alertando
Brasil é o paraíso para os bancários principalmente.
Parabéns Eduardo, vc faz a diferença no mundo!
A questão não é defender mais imposto e sim MENOS imposto para TODOS. Mais dinheiro na mão do cidadão e menos na mão do Estado
Muito bom, Eduardo! Sempre procuro seus vídeos pra entender melhor como o país pode continuar enriquecendo de maneira mais justa e sólida.
Um cara que conhece o trabalho de Eric Williams merece atenção.
Ótimo vídeo. Esse é o grande problema do Brasil, o capital está majoritariamente na especulação e o nosso sistema tributário é uma máquina de transferência de renda dos pobres para os mais ricos, mas a grande mídia nem toca nesses assuntos ela desvia á atenção do que é visceral para futilidades.
@@LosangelesSun ele podia fazer um hangout ou um bate papo mesmo com a Dra. Maria Lúcia Fartorelli.
Concordo com o problema só não concordo com a solução ,todo sistema tributário só serve para tirar dinheiro do povo e beneficiar privilegiados ,de forma que quantos menos impostos melhor,de preferência 0 se possível ,porque pelo menos assim o cidadão médio não vai ter que pagar subsídio para a elite
@@AndradeSamir você já observou os países escandinavos?
TE ACOMPANHO A MUITOS ANOS ! EU E MEU MARIDO , QUANDO ASSISTIMOS VOCÊ PELA PRIMEIRA VEZ , LOGO PERCEBEMOS QUE VOCÊ É MUITÍSSIMO HUMANO . VOCÊ É UM SER ESCOLHIDO DE DEUS ! GRATIDÃO POR TUDO , QUE TENTA FAZER O MELHOR POR TODOS NÓS E NOSSO PAÍS . ESTAMOS JUNTOS
Os bancos são o verdadeiro calcanhar de Aquiles do Brasil!
Mozart Maia Neto o problema é a falta de bancos. A falta de empresários e o excesso de governo interferindo na liberdade das pessoas, inclusive a de empreender.
Não è só do Brasil não ,se olhar a história dos EUA um grupo de banqueiros foi responsável pela criação do FED e pela condenação do país a controle governamental da economia,eles basicamente usam o governo como ferramenta de cartel e fingem ser liberais
Perfeito, Samir Andrade!
@@futurodelima verdade tenho que concordar amigo .
Então pq q todos os paises q ja taxaram grandes fortunas recuaram?
Excelente vídeo! Muito obrigada por todas essas informações... espero que outros profissionais se juntem a você nesse esforço de educação econômica de todos nós. Um abraço.
Todo mundo deveria assistir isso. Este vídeo e um dos seus vídeos anteriores derruba a tese do marketeiro "Doriana", de que "só fica rico quem trabalha, trabalha e trabalha", ele mesmo é um que nunca trabalhou e é rico. Parabéns Eduardo.
Ótima análise sobre esse mal que a desigualdade faz com o Brasil.
esse vídeo abriu minha mente. Ótimo trabalho!
Perfeito! Já estou inscrito e vou levar esse conhecimento a todos que puder!
Conhecimento, clareza de idéias e boa oratória são as ferramentas necessárias para informar a população, e você tem todas elas.
Muito boa esta explicação. Precisamos dr muita gente com estes argumentos para ligar o povo da escravidão.
Kra eu Amo o seu canal de verdade, você é uma inspiração pra mim e me faz ter cada vez mais desejo de estudar economia, apesar de ser de uma área diferente da minha.
Sensacional!
Compartilhando!
Cara, você fala da questão da desigualdade com uma fundamentação mais técnica e com um discurso mais racional, e sem intoxicação ideológica, parecida com a abordagem do Ciro Gomes, eu acho sensacional.
Marca de fazer uma live ou um vídeo com um bate-papo entre vocês dois, por-favor!
Vamos taxar os mais ricos e cobrar mais impostos porque está pouco! Com isso mais pessoas passarão a empreender. Tá muito facil a vida do empresário por isso ninguém tem estímulo. Com maior risco, mais pessoas abrirão empresas e o desemprego cairá a níveis nunca vistos.
Se mais pessoas soubessem disso nosso país não estaria nessa situação.
Mais uma aula sensacional!!! Muito obrigado, Dudu Moreira.
Eduardo, parabéns por sua informações, informações, sobre ecomia e política. Deveríamos ter os jornalistas como vc, muito bem informado, crítico excelente e corajoso, precisamos pessoascomo c napolitana, na mídia. Parabéns, vejo seus vídeo e envio paraamgos e peço pra que veja e ouça todos para se informe e não seja pessoas alienadas
Ótimo Eduardo! É muito bom ter um canal como o seu desmistificando essas falácias propagadas nos últimos tempos no Brasil. Tô indicando seu canal em todas as plataformas. Abraço!
Conversa fiada. Na França tentaram implantar imposto sobre grandes fortunas e o resultado disso foi uma grande fuga de capital. oglobo.globo.com/economia/negocios/franca-abandona-projeto-de-imposto-sobre-fortunas-14944744
@@zjbskhb só tem como exemplo a França. Vamos falar dos paises mais desenvolvidos... Canadá, paises nordicos, Alemanha..
@@JulioCesar-wp8yx Pode falar de qualquer país que você quiser. Aliás, você citou a Alemanha, que abandonou a idéia de taxar as grandes fortunas. Será que é muito difícil de entender que se o governo tentar taxar os ricos eles enviam o dinheiro pra outro país? Se ainda assim não conseguiu, comece estudando a biografia de Joe Lewis, que não estava a fim de pagar imposto e num belo dia comprou um Iate, abandonou a Inglaterra e foi morar nas Bahamas.
@Lucas G. Rodrigues Falácia? Atualmente apenas quatro países da OCDE taxam as grandes fortunas. Ou você acha que não? Sugiro que leia essa reportagem: exame.abril.com.br/economia/imposto-sobre-fortunas-mais-facil-falar-do-que-fazer/
@@zjbskhb Não adianta mostrar dados, eles acham que o problema são os ricos, e não o ex-presidiário que assaltou o Brasil 🐄
Muito bom. Você está prestando um grande serviço para o povo brasileiro. Espero que consigamos ter cada vez um maior alcance para que essas ideias e pensamentos se disseminem o máximo possível e mais pessoas se atentem para todas essas questões que você aborda de uma maneira tão clara. Parabéns, Eduardo.
Melhor aula de Macroeconomia, aquela que nunca assisti nos 5 anos q cursei Eng de Produção. É interessante esse ponto de vista, nenhuma mídia tradicional expõe esse lado, nem no meio acadêmico são raras as obras que abordam esse tema...A primeira vista achei (como muitos pensam) que fosse teoria da conspiração socialista, SQN é a realidade triste e cruel da maior mazela do Brasil.
Ingrid, o motivo da mídia não tocar nesse assunto é simples. Esses super ricos aos quais o Eduardo se refere são os maiores anunciantes e patrocinadores da imprensa nacional, sendo que os próprios donos dos grandes meios de imprensa também estão entre os super ricos e lucram com esse sistema.
Alessandro Santos os super ricos lucram com o sistema pq não tem concorrência. Eles não querem as ideias liberais pq aumentam a competitividade. Os super ricos apoiam a ideia de que o capitalismo é escravidão. Governantes que não estimulam o capitalismo é o melhor par eles.
@@futurodelima vcs liberais parecem teclado de única tecla, uma seita religiosa maniqueísta : deus mercado vs diabo estado . Sempre o mesmo discurso
Felipe kamieda vc que tem essa equivocada impressão. Nem todo liberal é um anarcocapitalista.
não admito o Estado interferindo demasiadamente na economia. Quero liberdade econômica pq não acredito que o Estado da conta da economia sozinho. Para mim, o Estado tem que cuidar da saúde, educação, segurança e justiça.
@@futurodelima As pessoas no Brasil tem memória curta , mas enfim, em 2008 houve a implosão do sistema financeiro nos Estados Unidos com a quebra do leman brothers, os estados injetaram 16 trilhões de dólares para salvar o sistema financeiro. Tem uma diferença entre qual a intervenção do estado na atividade econômica, os liberais não defende o " estado mínimo " e sim o estado militante e a serviço do capital. E outra o neoliberalismo é uma imposição para os países subdesenvolvidos, até mais porque nenhum país desenvolvido aplica o receituário neoliberal. Nem os estados unidos menos ainda a união européia ( França e Alemanha)
Muito bom,compartilho do seu pensamento.
Muito bom, estou aprendendo muito com os vídeos do Eduardo! Cada vídeo, uma aula! Parabéns!
Precisamos divulgar o canal desse cara em muito !!!
Eu tenho uma empresa de pequeno porte na área de eletrônica e educação, optante pelo Simples Nacional, há 13 anos e concordo plenamente, eu preferia muito mais pagar imposto de renda na divisão de lucros do que pagar tanto imposto (ICMS, IPI, ISS, etc...) os quais encarecem meus produtos e serviços tornando as coisas quase que impraticáveis, além disso o meu negócio e da maioria dos pequenos e médios empresários tem como clientes principalmente as classes média baixa e baixa, e se elas não têm poder aquisitivo não compram, não estudam etc...; Os últimos 3 anos foram terríveis, pois o público não tem mais poder aquisitivo, não pode mais estudar, o Brasil precisa urgentemente conseguir diminuir a concentração de renda. Parabéns pelo seu trabalho, por sua história de sucesso!
Esse é o grande problema do país, temos que modificar a lógica atual para que seja possível diminuir o abismo da desigualdade social, admiro sua coragem de debater estes problemas que causam verdadeiros desastres sociais, parabéns 👏👏👏👏👏
Valeu Eduardo. Mas, Edu, haveria que investigar tambem a origem dessa riqueza, nao? Pois acho que grande parte desses 1% acumulou riquezas devido a corrupcao e incontaveis falcatruas. Estes deveriam devolver ao Brasil o fruto do roubo. Que as empresas permanecam ativas, seus empregados trabalhando mas, que seus CEOs paguem pelos seus crimes. Obrigado!
Alguns aí com certeza vem desde a época de Colonização, gerações inteiras vivendo a base do massacre que fizeram aqui.
@@FelipeSilva-hb3yh excelente colocação, os mais ricos de Pelotas(RS), cidade vizinha a q eu resido, são famílias q lucraram com a escravização em massa e ainda colhem os frutos desse riqueza adquirida sobre mão de obra gratuita até hoje. Empresário neste país n fica rico pq o sistema n ajuda, por isso tantos empresário se aliam aos políticos em busca de poder para formação de cartel ou monopólio. Poucos sabem quem são esses clãs tão poderosos q mandam e desmandam no Brasil desde seu descobrimento.
Empresário produtivo honesto vai à falência. Se passar o capital da produção para a especulação e usar laranjas para arcar com as dívidas da empresa, fica super-rico.
Na entrevista com a Leda Nagle ele fala brevemente sobre isso
@@madeinfields1679 O pouco q ele conseguiu falar né A Leda quase monopolizou a entrevista, td q ele tentava argumentar era interrompido inúmeras vezes. Bons entrevistadores no Brasil estão escassos, os entrevistados poucas vezes conseguem expor suas idéias com clareza. Infelizmente
Adorei sua ideia me fez pensar bastante sobre o assunto muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Parabéns pelo trabalho Edu, precisamos muito de informações corretas!!
Eduardo, vc desenhou o que é rentismo, desigualdade e exploração. Simples e didático! Parabéns pela clareza!
Considerando o contexto político do Brasil, essas seriam as consequências de taxar as grandes fortunas:
As grandes empresas iriam compensar a despesa aumentando o preço dos produtos, e quem iria pagar o prejuízo seria o pobre.
O dinheiro arrecadado pela taxação não seria usado para favorecer aos pobres, mas iria para o bolso de algum político.
Quem se ferrou? O pobre. O que realmente ajudaria o pobre no Brasil seria o fim do imposto sobre produto, e tirar os impostos dos itens de cesta básica. Basicamente, a maior parte dos nossos problemas se resolvem reduzindo impostos.
Isso não é bajular rico, apenas é assim que a economia funciona. Ou você investe no país pela arrecadação de imposto (o que na prática não acontece faz décadas) ou o capital privado investe no país. O segundo modo tem mais chance de funcionar. Vai gerar muitos empregos e riqueza nacional.
Redução de imposto também favoreceria os empreendedores nacionais, inclusive os de comunidades e periferia, gerando empregos e riqueza local. Ainda que você não tenha o Capitalismo como sistema ideal, você precisa estudar economia para entender as consequências desse tipo de medida, e como afetam aos pobres.
O mercado financeiro é magnifico pois gera riqueza de forma exponencial.
Cara. Seu trabalho é muito bom! Onrigado por compartilhar Eduardo!
Lucas Gardezani Abduch trabalho de demonização dos empresários. Seguindo o caminho de sucesso da Venezuela.
iiih Carlos, falou besteira grande ein... :D
Lucas Gardezani Abduch pq? O eduardo parece não gostar muito de empresários por acham que exploraram as pessoas. Olha o livro que ele deixa de destaque na sua biblioteca 🤔
@@futurodelima empresários são santinhos? Hahaha me poupe babaca
peperley quantos aninhos vc tem?
excelente contribuição que faz o Eduardo, tanto no micro, quando fala das questões de educação financeira, quanto no macro, quando aborda esses temas estratégicos da economia nacional! Está de parabéns, e tomara que um dia chegue nos 5 milhões de inscritos ou até mais.
Eduardo, uma pergunta bem de leigo: por que os últimos governos não baixaram os juros do cartão de crédito ou do especial dos bancos públicos a fim de ir diminuindo essa extorsão legalizada que sofremos?
A Dilma fez isso. Reduziu os juros de empréstimos do Banco do Brasil e da Caixa. Curiosamente, um ano depois, veio a "Ponte para o Futuro" e logo em seguida o Impeachment.
Porque tbm foram coniventes com esse sistema. Ou seja, o nosso tão temido "governo de esquerda", "comunista", que iria "transformar isso aqui numa Venezuela", não era exatamente o que se propagandeava. Não enfrentou o sistema. Aliás, ajudou-o bem, basta ver os balanços financeiros do Itau e Bradesco, principalmente. A taxa SELIC atingiu o patamar mais alto da história tbm durante esse período (14,25% a.a.), permanecendo nesse valor por um bom tempo, o que foi o oásis para os rentistas. Não é simples enfrentar esse sistema, principalmente sem o apoio popular. Enquanto a maioria da população não entender como toda essa máquina funciona e ficar atenta apenas a reproduzir o que absorve da grande mídia, não vamos ter mudanças positivas no País.
O PT não tem essa força toda para fazer a reforma tributária. Ele teve q escolher, priorizar a erradicação da fome e melhoria da Educação. Reforma tributária iria desgastar o PT e não iria conseguir por falta de apoio.
@@explorario9323 escolher os 13 anos de governo cara ? o que o lula fez foi pegar as commodities e criar uma rede de credito, politica de salario minimo e poder de compra , O PT se tornou testa de ferro do PMDB com essa conversa de maioria na camara, no segundo governo lula eles ja estavam juntos , dando inclusive furnas pra um cara como eduardo cunha e a culpa é da falta de apoio ? acho que não .. PT achou que era da elite.
Não baixam os juros do cartão porque aumentaria muito a inadimplência.
Ô Deus, por que esse canal ainda não virou um canal grande? As lições de Economia e de Atuariais aqui são sensacionais, custariam uma fortuna em custos presenciais!
Não tem lição alguma de economia nesse canal. Só tem bosta sem lógica econômica saindo da boca de um analfabeto econômico e um bando de idiotas o seguindo..
Excelente vídeo, Eduardo.
Eu tenho uma dúvida que é a seguinte, e uma tecla que você bate muito:
Por que então no Chile, o liberalismo dá certo?
Deu certo
Boa tarde pessoal! Eduardo meus sinceros parabéns!!!! Vc é perfeito nas explicações, obrigado por compartilhar seu conhecimento! Eu aprendo muito com vc!! Abraço
Muito bom esse vídeo Eduardo. Venho divulgando seus vídeos e suas idéias. E sempre quando falo com alguém a respeito disso surgia esse questionamento. Agora já tenho mais argumentos. Abs!
Você é um monstro do conhecimento cara.... parabéns e obrigado !!!!!
Eduardo, vc deve continuar seu trabalho, pois é extremamente esclarecedor. Vc talvez seja um dos maiores contrapontos aos 2 cenários polares atuais. Vc se insere com o devido conhecimento como o quebra barreiras que exitem no Brasil. Pra mim é a perspectiva mais evoluída de tudo que tem sido feito no Brasil, a real evolução!!
Pela lógica desse povo, já era pra todos os empresários super ricos do resto do mundo terem abandonado os seus países e investido todo o dinheiro deles no Brasil.
O mais deprimente nesse sujeito é o ódio invejoso que ele sente pelas pessoas ricas e que ele tenta colocar na cabeça de pessoas mentalmente desarmadas.
Vou divulgar seu canal !!! O povo brasileiro tem que saber a verdade !!!!
Gerson Ballock qual verdade? Não vi nenhuma.
@@futurodelima Se você não viu verdade nenhuma?? Está no canal errado... Boa sorte...
Gerson Ballock fale uma. Pra divulgar tem de entender.
@@futurodelima Amigo, respeitosamente, se você não concorda com os argumentos do Eduardo Moreira faça um outro vídeo rebatendo os argumentos, mais traga dados como ele faz...
@@gballock Já cansei de responder os questionamentos dele e não obtive resposta. Outros mais competentes ja fizeram tambem. Ele simplesmente gosta de falar sozinho. Minha alternativa é entender pq as pessoas ainda gostam desse pensamento ultrapassado. Pensamento que não cabe debate.
Excelente colocação, retrato de triste realidade pela falta de identidade cultural do nosso povo...
Eduardo, então quando temos um salsrio maior significa que uma porcentagem maior da riqueza do Brasil nos pertence'?
Não. A riqueza do Brasil pertence a todos em igual proporção. A diferença, é que alguns tem acesso privilegiado a uma porção maior.
quem tem riqueza é latifundiário ou dono da produção amigo. Vc vai continuar um assalariado, a diferença é que seu poder de consumo pode aumentar...mas não pense que sendo assalariado os seus projetos de mega empresário vão se tornar realidade apenas com aumento do salário. Vc pode ganhar 50 mil por mês...vc nunca vai morar em Alfavile.
Eduardo, tive o prazer de te conhecer em um evento em Salvador e agradecer por ter me ajudado em um momento da minha vida com o Encantadores de Vidas! Você é um grande cara! Muito difícil que as pessoas entendam esse seu raciocínio... acreditam que os empresários são seres benevolentes que vão repartir seus lucros se eles tiverem mais lucros... haverá quem dirá que você é Petista e Comunista só que porque você está sendo crítico e analítico!
eu tb divulgo o seu canal.
O que vimos em diversos países que taxaram grandes fortunas definitivamente não foi grande investimento em produção e geração de empregos. Esses super ricos têm acesso aos melhores advogados e contadores para sua blindagem dessas taxações. Além disso, valeria mais a pena para eles irem para outro país onde tivessem maior liberdade de gerir o seu dinheiro, além de uma moeda mais segura e mais segurança jurídica. Países que taxaram grandes fortunas viram um retorno muito menor do que esperavam e afastaram potenciais investidores.
Há países onde há mais bilionários e eles tem média de patrimônio maior que a dos brasileiros. Além disso, o mercado consumidor desses países é muito mais potente, a moeda é mais segura e há menos insegurança jurídica. Considerando proporcionalmente o n⁰ de bilionários e a população, o Brasil aparece abaixo de muitos países. O Brasil definitivamente não é o melhor país do mundo para bilionários e a taxação sobre grandes fortunas poderia sim gerar fuga.
Adorei a camiseta!!!! Muito Obrigada, porque o que eu mais ouço da galerinha que adora Mises, a escolinha de Mont Pelerin e os Boys de Chicago é isso... evasão de empresários do Brasil se taxarem os caras e se não tiver molezinha na legislação para os mesmos. É de doer ver inclusive jovens citando sabe quem? Olavão para defender este discurso. Por isso tem que compartilhar muito o seu vídeo. Injetar na veia dessa gente, ou eles precisam nascer de novo!
Eles usam o bordão :"Vai pra cuba!!", podemos usar o "Vai pra Estônia!!" contra eles.
mas eles vão fugir mesmo! O eduardo usou um argumento fraco, em tese vão fugir mesmo. Não acho que o caminho seja taxar os super ricos, acho que o caminho é fazer um novo desenho do mercado financeiro brasileiro...
@@JJ-ru2qy Vai pra Estonia!!!
@@JJ-ru2qy E qual seria o contra-argumento?
@@saulocunha4374 eu acho que o eduardo tá certo em certos aspectos, tem que criar mais imposto nas torneiras que permitem a acumulação, não sinalizar que vai cobrar dos mais ricos, porque se não eles vão fugir para o dólar e vão pressionar nosso câmbio. Vão ficar na tocaia em alguma jurisdição livre. Na minha opinião , esses caras que acumularam muito só querem manter , então vão levar para longe o dinheiro, então acho que a chave é taxar nas torneiras de acumulação, por exemplo, juros sobre o capital próprio, dividendos, dar uma olhada na questão das holdings, que hj são usadas para pagar menos imposto de renda e ai vai. Fazer um novo desenho do mercado financeiro, dar uma olhada nos compulsorios dos bancos, e ai vai...nesse caminho..
Então taxar as grandes fortunas é uma boa opção?
Nunca. Não acredite nesse cara.
Eduardo, concordo contigo (100%). Tributamos quase nada os chamados impostos diretos (patrimônio, lucros etc (...)) e, ao contrário, temos uma carga tributária escandalosa/criminosa nos impostos indiretos (consumo, serviços), só paga imposto no pais a classe média e o povão. E dá-lhe concentração de renda. Mas creio que temos duas valas concentradoras de renda, a que você coloca com maestria, mas também os ganhos escandalosos no Setor Público. Vide os déficits escandalosos dos regimes previdenciários próprios dos servidores da União, dos Estados e de muitos municípios. Fora a diferença salarial abissal entre os trabalhadores do setor privado e os do setor público, com "n" garantias que são em verdade privilégios de toda ordem, e mesmo assim, talvez por isso, por mais paradoxal que seja, os serviços públicos são horríveis. Portanto, vejo que temos duas dragas robustas concentradoras de renda no país, você com maestria ataca uma delas, mas creio que seria salutar também atacar a outra. Abraço.
Concordo mas o lobby é muito forte dessa galera dos privilégios, eles tem muito recurso e contatos para reverter qualquer decisão contrária aos interesses deles por isso que é tão difícil acabar com os privilégios
Obrigado por prestar este gande sevico a está nação .
Para bem você e o cara !!!
Muito bom Eduardo, seus vídeos colocam as pessoas para pensarem, que é o que falta neste país!
@@jaciraandradebotelho6273 , eu prefiro olhar e conferir se o que ele fala é verdade e tirar minhas conclusões. Sobre o video em questão só vi e ouvi verdades.
Leonel Cesar Batista pense então no resultado obtido pelo Hugo Chaves que demonizou os empresários.
@@futurodelima , ele tá falando em justiça tributária. Isso não tem nada a ver com o chavismo, que todos sabemos é a "chave" do atraso.
@@LeonelCesarBatista justiça tributária sem mencionar os efeitos colaterais sérios. Ele demoniza o capitalismo como chaves fazia. não é à toa que aquele livro está em destaque no vídeo.
@@futurodelima , não consigo imaginar que isentando os super ricos que pagam quase nada de impostos o Brasil melhora. Isso sempre foi assim desde o final do Império...
Chama o Kim para o debate... Kim Kataguiri é contra taxação de grandes fortunas.
Um e apenas UM fator define o que é o Comunismo: A EXISTÊNCIA DA PROPRIEDADE COLETIVA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.
Assim sendo, todo governo, pessoa ou instituição que for chamado de "comunista" (ou de defensor do Comunismo; ou, ainda, que for apontado como ente que está tentando implantar esse sistema econômico), mas que NÃO defenda ou implemente a PROPRIEDADE COLETIVA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO, NÃO É COMUNISTA.
Comunismo de fato NÃO TEM PAUTA cultural, identitária e afins. "Marxismo cultural" não existe. O que não significa que eu e muitos outros comunistas não encampemos tais pautas, com base em conquistas LIBERAIS (as quais foram e são muito benéficas à humanidade; comunistas também somos humanistas).
Agora, caros bolsominions e olavetes, podem ir lá e riscar vários nomes das suas listas negras de "vermelhos".
Os liberais vão te falar a mesma coisa. Vai dizer q capitalismo significa trocas livres e voluntárias e q nada q não seja consequência de trocas livres e voluntárias é culpa do capitalismo e q essa liberdade n existe em lugar nenhum. Conclusão q cheguei: vcs tem o mesmo discurso.
Parabéns pela explicação simples e objetiva da má distribuição de renda no Brasil e no mundo...👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estamos juntos!
Sensacional o vídeo.
Só posso agradecer pelo vídeo. MAIS QUE NECESSÁRIO!!! OBRIGADA. VAMOS ESPALHAR POR AÍ!!!,😎💌
Eduardo, meu conhecido Felipe Quintas escreveu um artigo sobre como a Suécia estimula a produção no setor privado através dessa "tática psicológica" do imposto de renda.
Esse Canal liberta. Que Deus te abençoe Eduardo.
Parabéns pelo vídeo ! Muito esclarecedor. Gostaria de ver um vídeo de você e a Maria Lúcia Fatorelli seria de grandes contribuições
Como admiro a capacidade desse rapaz! Nossa... Muito grata a Deus por você existir no nosso país e querer ser nossa voz!! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Parabéns Eduardo Moreira pela coragem de enfrentar essas falsas informações que sempre perpétua nos pensamentos dos brasileiros, principalmente na classe média que é usada como manobra, pois a classe baixa tem a falta de informação como explicação.
Muito obrigada por mais esta aula de conhecimento!!
1:50 ECONOMIA n é jogo de soma zero! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0! repitam! ECONOMIA n é jogo de soma zer0!
Estou nessa luta, todos os dias divulgo o teu canal. Um abraço.
Pura verdade!
Eu tinha um patrão que "falava dinheiro não é comida. "
Seu patrão não raciocinava.
@@cesaraugusto5661 kkkkkkkkk Fui quando eu estava mandando minha colega fazer um poupança ele apareceu e disse, dinheiro não é comida !
@@marianadossantos3079
Ele deveria é ter sugerido CDBs e pedido um valorzinho pela indicação kkkkkkkkk
@@cesaraugusto5661 Mas, foi um dos melhores patrão que teve!
@@marianadossantos3079
Então se trouxe benefícios a você, como aprendizagem e reflexões, tá ótimo. Tá valendo!
grande contribuição nacional ! continue assim !
Sempre compartilho meu amigo! Seu canal é de extrema utilidade pública! Obrigado 👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏽
Aprendemos em quinze minutos nesse vídeo o que não aprendemos em quase vinte anos que passamos estudando desde da infância até a graduação na universidade.
Só sei que vi um Musashi na estante
Que Deus siga te iluminando.De minha parte vou te divulgando através do face ,do boca boca de todas as formas que posso.Ainda farei teu curso investidor mestre.
Obrigado Eduardo. Você nada contra a maré sem demagogia. Verdade nua e crua.
Eduardo, Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento com a gente,esse pais seria bem melhor se apostasse na educaçao,porque como você sempre diz:A EDUCAÇÃO LIBERTA .um exelente fim de ano e muito sucesso.
Educação liberta , mas sem emprego o cidadão continua preso. Um livro ali na estante demonizando o capitalismo não vai gerar emprego. Lamentável
A solução na prática seria pegar mais dinheiro do rico para tentar obriga-lo a fazer mais riqueza? Alguém me explica essa lógica?