Meu professor de sociologia falou na aula quando alguém citou o mano brown, que ele tinha uma enorme visão política ao seu redor e que isso era perceptível nas suas músicas e entrevistas.
O rap do final dos anos 80 início dos 90 Era um professor de sociologia, matemática na prática do gog Fim de semana no parque Depoimento de um viciado Um homem na estrada
Salve, Jones! Eu moro no capão redondo, quebrada onde o mano brown viveu por muito tempo, inclusive, já trombei com ele algumas vezes na minha rua no início dos anos 2000 a atualmente ainda o vejo mas com menos frequência. Esse vídeo que vc apresentou com as falas do mano brown faz todo sentido porque ele já tinha a visão do que estava por vir. Hoje vários bairros de periferia tem os famosos´´ cidadãos de bem´´ que querem ´´defender suas riquezas e suas famílias do mal´´ porém, esse mal na existe na cabeça delas. É claro que todo bairro periférico tem seus males, e posso afirmar que o capão por ser o bairro onde moro também tem seus ´´ratos´´ que roubam trabalhador. Mas o problema é que o ´´cidadão de bem´´ das favelas está levando tudo ao pé da letra! há menos de 2 meses um morador de rua foi morto aqui do lado de casa por simplesmente estar DANÇANDO na frente de um bar e um ´´homem de bem´´ não gostou e atirou com frieza ceifando sua vida. Eu até entendo o trabalhor que odeia o comunismo por não ter estudado afundo oque realmente é comunismo, mas nunca vou alimentar a ideia de um proletariado que acha que uma arma vai tirá-lo da merda.
Armas são historicamente ferramentas muito importantes na luta popular, o problema é que a extrema direita pega tudo que tem a ver com arma e utiliza como símbolo, e se armas são o símbolo do "cidadão de bem" ele vai utilizar delas pra cometer esse tipo de atrocidade, a arma em si não é o problema.
@@hlrj7631 Sou totalmente a favor da arma nas mãos do povo pra derrubar o sistema. Mas o problema é que parte do povo pobre compra pra derrubar os próprios pobres.
@@hlrj7631 Eu tenho uma visão sobre armas diferente, não porque eu vi aquela história do USA e gostei mas sim porque eu vi como os Hixkaryanas sobreviveram durante anos sendo um dos recursos dele o arco e flecha ou seja uma arma. Na visão de mundo dos Ikolens por exemplo, a arma é um instrumento da civilização sobrevivêncialista deles então eles "não tem essa percepção de ter arma pra matar porque eles tem poder" os Hadzas na África tem um pensamento semelhante, são percepções que estão fora do Eurocentrismo.
Se a gente só sonhar, duvido pra crlh que isso vai acontecer, agora de os camaradas fossem lá nas redes sociais falando, pra ele participar, aí é outra coisa. Galera o Mano Brown é um cara que conhece a realidade mas não se define como nenhum espectro político, no máximo da esquerda, mas é importante imaginar que acessar o Mano Brown é formar um exército na favela, se vocês tivessem gás pra ir lá nas redes sociais do mão Brown ficar pedindo, isso já ajudaria pra CARALH0
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor." - Paulo Freire. E todo respeito ao Brown, captou a essência da coisa e mandou a visão!
Eu sempre falo com meus amigos que essa é a melhor entrevista que o mano Brown já concedeu. Tô fazendo uma pesquisa de mestrado e para todas as pessoas que entrevistei eu tive que pegar essa entrevista como referência em algum momento. Ela é sensacional!
O Mano Brown é um cara muito inteligente. Eu acredito que não tenha ninguém que conheça o Brasil urbano melhor que ele, temos que ouvir esses sábios que a periferia gera porque eles tem muito a nos ensinar também
@Ernestito eu achava que a direita tradicional não deixaria Bolsonaro governar. Meu palpite era que o PSDB encabeçaria uma ofensiva contra o governo dele, mas... Vimos no que deu...
Mano Brown é uma pessoa muito inteligente. Pra mim é um intelectual orgânico, com uma inteligência social absurda. Quem me dera ele fosse respeitado e reconhecido como merece. O Brasil ainda vai te honrar e ter orgulho de você, Brown.
Falou tudo, o governo e a mídia transformaram nós trabalhadores em consumidores. Daí cidadania é definida pela capacidade de consumo, e a necessidade de ascensão social a qualquer custo para ampliar o nível de consumo leva ao crescimento do crime, da especulação imobiliária, com as pessoas se trancando em condomínios para garantir status e segurança, trabalhadores surtados que precisam de empregos que não aguentam mais por que precisam manter nível de consumo, e por aí vai
Considero Mano Brown o maior rapper brasileiro, o cara entendeu o rap, entendeu sua função social e acima de tudo entendia a realidade brasileira periférica. Hoje em dia é difícil de encontrar algo assim.
Engraçado que um dia eu vi somente um trecho desse vídeo, se não me engano, no kwai. Todavia, nunca vi a sugestão do vídeo completo pra mim no TH-cam, e tenho fortes motivos pra acreditar que foi o algoritmo do TH-cam que sempre me escondeu esse vídeo.
Feliz Páscoa! Excelente reflexão, Jones Manoel! Espero que um dia vermos uma população periférica mais politizada e capaz de se defender do assédio da extrema direita! Parabéns!
17:00 Jones, esse debate sobre segurança pública é muito necessário, principalmente pela esquerda. Tem algumas recomendações de quem discute esse assunto?
jones, to entendendo q vc ta se adaptando ao formato de react. acho q vale um carinho com o som. sera q o fone não é uma necessidade desse formato? o som do video fica com reverb pq ta dobrado o som do video com o som das caixas q vc ta ouvindo em casa. pensando assim, acho q ja resolve se vc cortar o seu som enquanto tiver dando play no video, mas se tiver de fone, nem precisa cortar nada pq nao vai ser captado. por fim, vale a pena instalar alguns "sonex" pra tratar o som da sala e diminuir o reverb na sala que diminui a clareza do som da sua fala. enfim, sou fã do canal! minha intenção é colaborar. parabén pelo trabalho, jones! te amo, cara!
Jones. Morei perto do Aglomerado da Serra, em BH, por 2 anos. Me sentia muito mais seguro passando por lá, quando ia trabalhar. Roubo lá dentro é raríssimo.
Cara, o que tu fala aos 13 minutos, sobre a mudança da periferia em relação a violência, mto interessante, eu percebia isso empiricamente, mas tu colocou as palavras que eu não tinha. Seria muito legal se desse pra fazer um vídeo falando sobre isso com mais informações.
Mano Brown é FODA DEMAIS!!! Ainda tem muito intelectual, inclusive de esquerda, que o menospreza, num claro elitismo e racismo. Ele mesmo sempre diz q é tido pela maioria das pessoas nos lugares como uma pessoa burra sem cultura. E quem é preto sabe muito bem o que é isso. Impossível não lembrar dele no palanque do haddad em 2018, era o cara mais lúcido ali.
Jones esse novo formato de videos no canal esta sensacional, alem de ter aumentado a quantidade a qualidade se mantem e principalmente o foco nos debates sobre o Brasil
A violência sempre vai ser pior para as pessoas que moram em regiões periféricas. Essa realidade se mantém desde sempre e não vejo isso mudar tão cedo.
Sobre roubo de pessoas da comunidade roubarem dentro da comunidade e ter alguém que combata isso me lembrou o filme do rap do pequeno Príncipe. As pessoas que roubavam era conhecidas como almas sebosas. A "defesa" feita por alguém de dentro tinha apoio por populares.
Me lembro muito bem quando conheci a figura do Bolsonaro lá em 2016 e ali eu afirmei, "esse cara vai ser presidente". Era óbvio pra qualquer um que olhasse pra sociedade, muito ódio, a mídia em peso, já naquele tempo eu já via setores do agro falando em Bolsonaro.
A coerência do Mano Brown é sensacional,tudo o que aconteceu transcede ao um Brasil dominado por uma ideologia escravocrata que tem o menos favorecido como alvo e que intrinsicamente o faz produto dessa dominação quase que involuntariamente o transformando em um ser totalmente egocêntrico
Em 2017 já era óbvia a vitória do Bolsonaro, não foi bem uma previsão. E sobre o "povo querer a polícia" isso nunca foi diferente, inclusive existia uma grande onda de medo e preconceito contra o próprio Racionais (e o rap, no geral) na cabeça do povo nos anos 90 e 2000, agr isso foi transferido pro funk.
@Ernestito Eu acredito que a TV aberta fez o trabalho qse todo, desde a demonização do PT aos programas policialescos, inclusive esse medo todo que o povo tem é tbm de assistir TV o tempo todo, especialmente Datena e sua gangue. Ah, as igrejas tbm tão ai há séculos fazendo sua parte, os evangélicos só são mais diretos no discurso.
Jones sem pedir muito mas já pedindo😁 podias bem falar mais sobre essa alteração dos crimes nas comunidades, na linha que comentou nesse vídeo trouxe o questão de religiosidade e facções + despolitização. Fiquei intrigada em entender como que virou liberou geral? Ahhh claro pode mandar bibliografia que faço dever d casa 😊
Milton Santos já falava: onde não há cidadão, há o consumidor mais-que-perfeito.
Meu professor de sociologia falou na aula quando alguém citou o mano brown, que ele tinha uma enorme visão política ao seu redor e que isso era perceptível nas suas músicas e entrevistas.
O rap do final dos anos 80 início dos 90
Era um professor de sociologia, matemática na prática do gog
Fim de semana no parque
Depoimento de um viciado
Um homem na estrada
Racionais é conto de fadas
Salve, Jones! Eu moro no capão redondo, quebrada onde o mano brown viveu por muito tempo, inclusive, já trombei com ele algumas vezes na minha rua no início dos anos 2000 a atualmente ainda o vejo mas com menos frequência. Esse vídeo que vc apresentou com as falas do mano brown faz todo sentido porque ele já tinha a visão do que estava por vir. Hoje vários bairros de periferia tem os famosos´´ cidadãos de bem´´ que querem ´´defender suas riquezas e suas famílias do mal´´ porém, esse mal na existe na cabeça delas. É claro que todo bairro periférico tem seus males, e posso afirmar que o capão por ser o bairro onde moro também tem seus ´´ratos´´ que roubam trabalhador. Mas o problema é que o ´´cidadão de bem´´ das favelas está levando tudo ao pé da letra! há menos de 2 meses um morador de rua foi morto aqui do lado de casa por simplesmente estar DANÇANDO na frente de um bar e um ´´homem de bem´´ não gostou e atirou com frieza ceifando sua vida. Eu até entendo o trabalhor que odeia o comunismo por não ter estudado afundo oque realmente é comunismo, mas nunca vou alimentar a ideia de um proletariado que acha que uma arma vai tirá-lo da merda.
Armas são historicamente ferramentas muito importantes na luta popular, o problema é que a extrema direita pega tudo que tem a ver com arma e utiliza como símbolo, e se armas são o símbolo do "cidadão de bem" ele vai utilizar delas pra cometer esse tipo de atrocidade, a arma em si não é o problema.
@@hlrj7631 Sou totalmente a favor da arma nas mãos do povo pra derrubar o sistema. Mas o problema é que parte do povo pobre compra pra derrubar os próprios pobres.
@@hlrj7631 Eu tenho uma visão sobre armas diferente, não porque eu vi aquela história do USA e gostei mas sim porque eu vi como os Hixkaryanas sobreviveram durante anos sendo um dos recursos dele o arco e flecha ou seja uma arma. Na visão de mundo dos Ikolens por exemplo, a arma é um instrumento da civilização sobrevivêncialista deles então eles "não tem essa percepção de ter arma pra matar porque eles tem poder" os Hadzas na África tem um pensamento semelhante, são percepções que estão fora do Eurocentrismo.
Gostaria muito de ver o Jones Manoel no podcast do Mano Brown
inevitavel
Sonho que vai se tornar real
Exatamente isso que tenho pensado!!!!!
Se a gente só sonhar, duvido pra crlh que isso vai acontecer, agora de os camaradas fossem lá nas redes sociais falando, pra ele participar, aí é outra coisa. Galera o Mano Brown é um cara que conhece a realidade mas não se define como nenhum espectro político, no máximo da esquerda, mas é importante imaginar que acessar o Mano Brown é formar um exército na favela, se vocês tivessem gás pra ir lá nas redes sociais do mão Brown ficar pedindo, isso já ajudaria pra CARALH0
@@felipejose8834 bem nessa
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor." - Paulo Freire. E todo respeito ao Brown, captou a essência da coisa e mandou a visão!
Eu sempre falo com meus amigos que essa é a melhor entrevista que o mano Brown já concedeu. Tô fazendo uma pesquisa de mestrado e para todas as pessoas que entrevistei eu tive que pegar essa entrevista como referência em algum momento. Ela é sensacional!
@@davipessoa7840 th-cam.com/video/gMT9cXizDYQ/w-d-xo.html
th-cam.com/video/U_OsF4y4zuY/w-d-xo.html
A do vídeo
Qual o tema da sua pesquisa?
O Mano Brown é um cara muito inteligente. Eu acredito que não tenha ninguém que conheça o Brasil urbano melhor que ele, temos que ouvir esses sábios que a periferia gera porque eles tem muito a nos ensinar também
Eu falava isso na faculdade em 2013 e meus amigos diziam ser impossível voltarem a pedir ditadura e o crescimento de um Bolsonaro
@Ernestito eu achava que a direita tradicional não deixaria Bolsonaro governar. Meu palpite era que o PSDB encabeçaria uma ofensiva contra o governo dele, mas... Vimos no que deu...
Todo mundo que falou o óbvio foi taxado de maluco.
Concordo contigo na pós em sociologia já comentava que um louco ganharia as eleições e de fato isso ocorrer
Mano Brown é uma pessoa muito inteligente. Pra mim é um intelectual orgânico, com uma inteligência social absurda. Quem me dera ele fosse respeitado e reconhecido como merece. O Brasil ainda vai te honrar e ter orgulho de você, Brown.
O Mano Brown é um sujeito muito diferenciado! Foda de mais!
Excelente análise Jones!!
Falou tudo, o governo e a mídia transformaram nós trabalhadores em consumidores. Daí cidadania é definida pela capacidade de consumo, e a necessidade de ascensão social a qualquer custo para ampliar o nível de consumo leva ao crescimento do crime, da especulação imobiliária, com as pessoas se trancando em condomínios para garantir status e segurança, trabalhadores surtados que precisam de empregos que não aguentam mais por que precisam manter nível de consumo, e por aí vai
Considero Mano Brown o maior rapper brasileiro, o cara entendeu o rap, entendeu sua função social e acima de tudo entendia a realidade brasileira periférica. Hoje em dia é difícil de encontrar algo assim.
Engraçado que um dia eu vi somente um trecho desse vídeo, se não me engano, no kwai. Todavia, nunca vi a sugestão do vídeo completo pra mim no TH-cam, e tenho fortes motivos pra acreditar que foi o algoritmo do TH-cam que sempre me escondeu esse vídeo.
Mano Brown tem muita visão, slk
Uma coisa curiosa é que a periferia de São Paulo antes do PCC era igual velho oeste, assassinato era a coisa mais comum do mundo
Principalmente vários PM formados na ditadura pra torturar continuaram na polícia,agora torturando mais ainda
Kralho! O cara deu a idéia de td q ia acontecer! Se eu fosse do direção nacional do PT, tava uma hora dessas pedindo orientação para o Mano Brown.
Lembrem de sempre comentar pra aumentar o engajamento galera
Engajando, porque é preciso. O Jones Manoel precisa alcançar muito mais gente!
up
O bom é seguir os camaradas no Telegram, pois la n tem algoritmo..qdo sai video novo, vc é notificado
up
Blacks in power
Brown como sempre coberto de razão e Jones como sempre a pessoa mais lúcida da esquerda brasileira
Mano Brasil! Como sempre certeiro 😂🎉.
Você é o único militante no TH-cam que vejo frisando a necessidade da esquerda estar presente na rotina da classe trabalhadora.
Feliz Páscoa! Excelente reflexão, Jones Manoel! Espero que um dia vermos uma população periférica mais politizada e capaz de se defender do assédio da extrema direita! Parabéns!
Comentário do engajamento 😊
Vou compartilhar esse vídeo até cansar minha mão.
Ótimo vídeo, mano brown é um grande intelectual brasileiro. Ei Jones o microfone ta massa agor viu !
Salve, Jones
Mano Brown e Jones no mesmo espaço virtual é uma necessidade essencial da classe trabalhadora e eu não ligo pra ninguém que discorde
Muito fera essa análise 💡
Mandou bem, Jones! 👏
Eu em 2012 fazendo um trabalho de história sobre um deputado que defendia a ditadura e minha professora de história revoltada (em 2018 votou nele)
17:00 Jones, esse debate sobre segurança pública é muito necessário, principalmente pela esquerda. Tem algumas recomendações de quem discute esse assunto?
Boa tarde!
VIDEO BRABO!! ESCLARECEDOR!! PARABÉNS!!
Jones Manoel com vídeo foda em cima de vídeo foda. Estou enchendo o saco de geral mandando vídeos do Jones no WhatsApp.
Muito bom Jones! Não conhecia essa entrevista c Mano .
Vê como as coisas são?? Parabéns!
Queria muito ver Jones no Mano a Mano! Bora lá nas redes do podcast pedir, galera
Excelente vídeo, Jones! Gratidão 💖
O Brown e Pika das Galáxias!!
Ídolo!!!✊🏾
Ótima reflexão, Camarada Jones Manoel.
Parabéns pelo Canal bastante esclarecedor e responsável
O Hobsbawn, quando visitou o Brasil, falou uma coisa que ia nessa linha em uma entrevista.
Impactada. Porque nunca acompanhei o Mano Brown, seja nem se é de minha época.... Mas o cara é foda
jones, to entendendo q vc ta se adaptando ao formato de react. acho q vale um carinho com o som. sera q o fone não é uma necessidade desse formato? o som do video fica com reverb pq ta dobrado o som do video com o som das caixas q vc ta ouvindo em casa. pensando assim, acho q ja resolve se vc cortar o seu som enquanto tiver dando play no video, mas se tiver de fone, nem precisa cortar nada pq nao vai ser captado. por fim, vale a pena instalar alguns "sonex" pra tratar o som da sala e diminuir o reverb na sala que diminui a clareza do som da sua fala.
enfim, sou fã do canal! minha intenção é colaborar. parabén pelo trabalho, jones! te amo, cara!
Vi essa entrevista de mano brown na época, muito boa! Obrigado pela aula, sou fã das suas análises!
Jones. Morei perto do Aglomerado da Serra, em BH, por 2 anos. Me sentia muito mais seguro passando por lá, quando ia trabalhar. Roubo lá dentro é raríssimo.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Boa Jones.
Jones manda muito. Sempre aprendo algo com ele.
Ótimo vídeo ✊
Esse maluco é foda! Todo respeito ao Mano!
Jones no Mano a Mano! Urgente!!!
Que vídeo incrível! Parabéns!
Cara, o que tu fala aos 13 minutos, sobre a mudança da periferia em relação a violência, mto interessante, eu percebia isso empiricamente, mas tu colocou as palavras que eu não tinha. Seria muito legal se desse pra fazer um vídeo falando sobre isso com mais informações.
A primeira vez que eu vi essa entrevista foi um divisor de águas na minha visao política
Parabéns pelo canal. Não conhecia e gostei bastante do conteúdo.
Mano Brown é FODA DEMAIS!!! Ainda tem muito intelectual, inclusive de esquerda, que o menospreza, num claro elitismo e racismo. Ele mesmo sempre diz q é tido pela maioria das pessoas nos lugares como uma pessoa burra sem cultura. E quem é preto sabe muito bem o que é isso. Impossível não lembrar dele no palanque do haddad em 2018, era o cara mais lúcido ali.
Um salve do Rio de Janeiro.
Olá camaradas, Jones explica melhor como a dinâmica das favelas mudou ou deixa alguma referência, por gentileza. Parabém pelo trabalho!
Alguns artistas são como profetas!
Que lucidez do
Mano brown ❤
Grande Jones!
Boa Noite!
Jones esse novo formato de videos no canal esta sensacional, alem de ter aumentado a quantidade a qualidade se mantem e principalmente o foco nos debates sobre o Brasil
Excelente ❤
Jones entrevistando Mano Brown no canal seria épico demais
Bela análise
A violência sempre vai ser pior para as pessoas que moram em regiões periféricas. Essa realidade se mantém desde sempre e não vejo isso mudar tão cedo.
Bom demais!
Avante camaradas
Sobre roubo de pessoas da comunidade roubarem dentro da comunidade e ter alguém que combata isso me lembrou o filme do rap do pequeno Príncipe. As pessoas que roubavam era conhecidas como almas sebosas. A "defesa" feita por alguém de dentro tinha apoio por populares.
Uau. Melhor react.
Me lembro muito bem quando conheci a figura do Bolsonaro lá em 2016 e ali eu afirmei, "esse cara vai ser presidente". Era óbvio pra qualquer um que olhasse pra sociedade, muito ódio, a mídia em peso, já naquele tempo eu já via setores do agro falando em Bolsonaro.
Sou do Piauí e o Pcc já está numa cidade próxima no MA. 😦
A coerência do Mano Brown é sensacional,tudo o que aconteceu transcede ao um Brasil dominado por uma ideologia escravocrata que tem o menos favorecido como alvo e que intrinsicamente o faz produto dessa dominação quase que involuntariamente o transformando em um ser totalmente egocêntrico
é o papo... vlw jones!
Em 2017 já era óbvia a vitória do Bolsonaro, não foi bem uma previsão. E sobre o "povo querer a polícia" isso nunca foi diferente, inclusive existia uma grande onda de medo e preconceito contra o próprio Racionais (e o rap, no geral) na cabeça do povo nos anos 90 e 2000, agr isso foi transferido pro funk.
@Ernestito Eu acredito que a TV aberta fez o trabalho qse todo, desde a demonização do PT aos programas policialescos, inclusive esse medo todo que o povo tem é tbm de assistir TV o tempo todo, especialmente Datena e sua gangue. Ah, as igrejas tbm tão ai há séculos fazendo sua parte, os evangélicos só são mais diretos no discurso.
Tô curioso pra saber o que o Mano Brown prevê para estes quatro anos!
A mudança do crime, quando começa a atacar sua "área", não foge a lógica do capital....
Amo Mano Brown.....❤
Jones sem pedir muito mas já pedindo😁 podias bem falar mais sobre essa alteração dos crimes nas comunidades, na linha que comentou nesse vídeo trouxe o questão de religiosidade e facções + despolitização. Fiquei intrigada em entender como que virou liberou geral? Ahhh claro pode mandar bibliografia que faço dever d casa 😊
*"Recebe o mérito a farda que pratica o mal e ver pobre preso ou morto já é Cultural"*
_Mcs Racionais 2002"_
Será que o Jones no podcast do Mano Brown é sonhar demais?
Muito necessário esse vídeo
Brown tem que te convidar pro Mano a Mano, camarada!
“Esse direcionamento político, isso pega mal. Você tem que deixar as pessoas pensarem também.”
Mais um ótimo vídeo
Mano sempre sabio ...
Mano Brown visionário demais!
Boa Jones
"Queria que Deus ouvisse a minha vós, transformasse o mundo num mundo Mágico de Oz"
Excelente
A criminalidade é um projeto pra manter a esperança de salvação na polícia.
muito bem muito bom, comentario para engajamento
Eu tive que pausar em 9:20 pra ficar 1 minuto chocado
Falo do Capão Redondo, São Paulo, acabou o respeio dentro da favela! Antes, de fato, não tínhamos medo de andar dentro dela...
Jones no Mano a Mano pra ontem
bom demais
Mano Brown foi visionário
Muito importante o comunismo discutir sobre a violência urbana. Esse é o campo da direita.
Esse. Video. É. Antigo. Por. Que. O. You. Tube. Nunca. Disponibilizou?????
mano brown é uma lenda
muito bom!