SP Arqueologia - Sítio cerâmico (Peruíbe, SP)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 18 พ.ย. 2024
- Conhecemos o trabalho de Plácido Cali, doutor em Arqueologia pelo MAE-USP e responsável pela musealização do sítio histórico e cerâmico das Ruínas da Igreja São João Batista (Abarebebê), em Peruíbe, litoral paulista. Ele participou das escavações que encontraram milhares de objetos em cerâmica, o mesmo material que coletou em trabalhos de licenciamento ambiental no perímetro urbano do município. Plácido levou nossa equipe ao Museu de Arqueologia da cidade e a uma aldeia indígena, onde crianças jogam futebol sobre um sítio arqueológico a céu aberto.
Sou de Rondônia quero um dia ainda poder ver um estudo feito em um lugar próximo a cidade de costa marques pois existe indícios de construção bem parecida com as que os incas deixaram em Machu Picchu . São paredões de pedras amontoadas .
EU TINHA CABELO , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
cómo se escribe el nombre de la localidad indígena?
hablo guaraní, y no identifico la palabra, suena y´asague,
O nome da aldeia é Piaçagüera.
yo creí que era guraní la aldera, debe de ser algún dialecto, gracias por la ayuda, un abrazo
"Piaçaguera" é um termo de origem tupi que significa "porto velho", através da junção de peasaba (porto) e ûera (velho), segundo NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p 118.
***** , ya, es que decía camino viejo, eso es en el guaraní es tape tuja,
ruínas não é um bairro! o bairro é convento velho 😝