Minha especialidade é instalação de energia solar Fotovoltaica, e esta surgindo uma uma grande nescessidade de aprofundar no assunto de estações de retificação!
Boa noite, Qual capacidade de isolação da corrente de curto de um DJ7 referente ao SF6,. O gás nitrogênio tem capacidade de isolação capaz de portar disjuntores de média?
Bom dia! Para realizar uma análise precisa sobre a comutação do disjuntor logo após o carregamento da mola é necessário ver o diagrama de conexões e as lógicas implementadas entre o disjuntor e o relé de proteção e caso não exista alguma lógica é necessário realizar testes no disjuntor para verificar se ele não está com defeito!
Boa tarde , estou começando a trabalhar com subestações abrigadas e quero tanto entender sobre o projeto como montagem e dispositivos. gostaria de saber mais sobre o curso.
Bom dia! Para entrar dentro da subestação e realizar qualquer tipo de operação deve estar utilizando os EPI's necessários! Respeitando as normas da ABNT 14039, NR10, entre outras normas de segurança!
Olá, sei que aula foi sobre disjuntores, mas tenho várias dúvidas sobre aterramento. Poderia fazer uma aula só sobre esse assunto ? Por exemplo, nos meus estudos sei que posso usar o neutro para o aterramento desde que seja para fora da residência, o mesmo seria para alta tensão? Qual a profundidade os cabos de aterramento devem passar? Qual os materiais posso utilizar? Onde o aterramento deve ficar? mínima
Bom dia, No caso do relé atuando em um curto circuito. Existe algum sistema que impede a energização ou a pessoa consegue religar o disjuntor logo após o curto?
Normalmente para você conseguir religar o disjuntor, você tem que resetar o relé. Existe uma função por exemplo, a 27-0 que não deixa você ligar o disjuntor, se a alimentação do comando do disjuntor estiver fora. Pode ser trabalhado também dentro do relé de proteção, algumas lógicas para religamento tanto automático como via comando por uma saída binária do relé. Forte Abraço!
Fala Lucas muito possivelmente a saída binária do relé de proteção não está conectada adequadamente no equipamento. Dessa forma, se o relé de proteção mandar um TRIP ele não vai operar. Recomendo que você verifica os seguintes pontos: 1. Verificar a parametrização do relé de proteção e ver se as proteções estão configuradas para acionar uma saída binária específica em caso de TRIP; 2. Se a saída binária estiver configurada, verificar se a bobina de abertura do disjuntor está conectada à essa saída binária; 3. Caso a saída binária não esteja configurada, necessário configurar e certificar que a bobina de abertura esta conectada à essa saída binária; 4. Caso tudo isso estiver ok é importante verificar se está chegando tensão na bobina de abertura do disjuntor quando o relé dá TRIP. Para isso basta voce curto-circuitar o cabo da saida binária e verificar se está chegando tensão na bobina be abertura (terminais dos bornes do disjuntor); 5. Caso não esteja chegando tensão então ou seu TRIP capacitivo esta com algum problema ou conectado de maneira inadequada; 6. Caso esteja chegando tensão, verificar a continuidade da bobina de abertura e a integridade pois pode ser que ela queimou e é necessária substituição. Claro que estou pressupondo que minimamente o relé de proteção está ligado. 7. Verifique esses pontos, pois creio que mesmo que não seja nenhum desses pontos acima eles te guiarão para varrer o circuito de TRIP e você conseguirá encontrar o problema.
Bom dia! O disjuntor não comutava o sistema porque existia um micro switch na porta da subestação que não permitia a comutação do disjuntor caso o portão estivesse aberto!
O grande problema da bobina de mínima é que se a mesma abrir uma espira, não se tem sinalização, e aí teremos dor de cabeça para identificar o defeito.
Estou vendo quê o assunto é sério , trabalho a mais de 40 anos na área elétrica e confesso oo assunto é sério abraços a todos 😊
Esse material é ouro. Parabéns aos envolvidos! Hoje, não aprende e não evolui QUEM NAO QUER!
Farei o curso com a MESH
Será um prazer ter você com a gente Guilherme. Vamos juntos!
Boa noite a todos que Deus abençoe grandemente vc s
Obrigado, Ronaldo!
Eng Wendes Avelino, sou da VWM Engenharia, gostei bastante do material.
Muito Obrigado Wendesavelino!
Boa noite pra todos
Minha especialidade é instalação de energia solar Fotovoltaica, e esta surgindo uma uma grande nescessidade de aprofundar no assunto de estações de retificação!
Eng Elizeu - Funcionário do Laboratório Pfizer. Parabéns pelo compartilhamento da informação preciosa
Você será capaz de explicar a operação e a importância do relé de supervisão de disparo e bloqueio. Saudações da Venezuela
Saudações para Venezuela, vamos fazer um conteúdo sobre isso em breve.
Forte Abraço!
Top de mais 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom dia estou vendo agora de manhã
Espero que goste!
Boa noite... É Sandro técnico em eletrotécnica na jam Engenharia...Fio Cruz.🙏👍
Saludos desde Venezuela
Eu gostei muito
Não entendi muita coisa porque não tenho conhecimento nenhum disso mais gostei que eu possa aprender mais nas aulas
No caso esses diretores e só pra subestação
Professor, boa noite!
Desde já parabenizo pelo o vasto conhecimento e excelente didática, realmente diferenciado.
Muito Obrigado Abraão!
Falhei na laife. Prodel-ep Angola
Boa Noite!
Parabéns pelo trabalho
Valeu Luana!
Boa nite vc e fera
Valeu meu amigo!
Tomando uma e escutando a layvi
otimo
Parabéns foi muito bom!
Boa noite
Muito bom
O que vc quer dizer com puxar a tomada e verificar os contatos?
Boa Noite
Bom dia a todos , Gostaria muito de ter um aprendizado na área de subestações com vocês ! teria algum curso on line com vocês ?
Vcs têm algum curso online sobre projetos de subestações?
Boa noite,
Qual capacidade de isolação da corrente de curto de um DJ7 referente ao SF6,.
O gás nitrogênio tem capacidade de isolação capaz de portar disjuntores de média?
Boa noite guerreiro, sou eletricista, vou tentar acompanhar as águias aí!
Boa noite coelba
Boa noite olha lavras mg.
Qual o link do programa de dimensionamento do disjuntor da Siemens??
Sou novo na área vou começar a trabalhar em substação, preciso pegar umas dicas.
Sucesso na sua jornada Wallace! Estamos aqui para ajudar profissionais que procuram aprimorar seus conhecimentos.
Disjuntor ligando logo após carregar a mola, quais fenômeno mais frequentes nesse tipo de situação.
Bom dia!
Para realizar uma análise precisa sobre a comutação do disjuntor logo após o carregamento da mola é necessário ver o diagrama de conexões e as lógicas implementadas entre o disjuntor e o relé de proteção e caso não exista alguma lógica é necessário realizar testes no disjuntor para verificar se ele não está com defeito!
Qual o tempo de extinção total da energização após acionado o disjuntor de média?
Bom dia!
Estas informações são fornecidas no manual do disjuntor em que será utilizado, porém este tempo fica em uma faixa de 10 a 40 milissegundos!
boa noite
Boa tarde , estou começando a trabalhar com subestações abrigadas e quero tanto entender sobre o projeto como montagem e dispositivos. gostaria de saber mais sobre o curso.
Boa tarde, Sidinei!
Para mais informações dos nossos treinamentos você pode entrar em contato com número 31998891346!
#energisa
Dúvida sobre as cores.
Vermelho é fechado ou fechar.
Verde é aberto ou abrir.
Correto?
O vídeo sobre proteção na baixa não está mais disponível ??
As Lives ficam no ar por 1 semana apenas. Forte Abraço!
Obrigado
Pra operar o disjuntor de média tem que estar equipado com EPI?
Bom dia!
Para entrar dentro da subestação e realizar qualquer tipo de operação deve estar utilizando os EPI's necessários! Respeitando as normas da ABNT 14039, NR10, entre outras normas de segurança!
Olá boa noite , qual e numeração dos bornes de ligação. X1.1 e x1.2 o que são ?
Olá, sei que aula foi sobre disjuntores, mas tenho várias dúvidas sobre aterramento. Poderia fazer uma aula só sobre esse assunto ?
Por exemplo, nos meus estudos sei que posso usar o neutro para o aterramento desde que seja para fora da residência, o mesmo seria para alta tensão?
Qual a profundidade os cabos de aterramento devem passar?
Qual os materiais posso utilizar? Onde o aterramento deve ficar?
mínima
Fala José tudo bem?
Anotado a sugestão aqui.
Forte abraço!
Podrá indagar un poco del rele de supervisor de disparo y bloqueo
Em breve iremos realizar conteúdos sobre!
Bom dia,
No caso do relé atuando em um curto circuito. Existe algum sistema que impede a energização ou a pessoa consegue religar o disjuntor logo após o curto?
Normalmente para você conseguir religar o disjuntor, você tem que resetar o relé. Existe uma função por exemplo, a 27-0 que não deixa você ligar o disjuntor, se a alimentação do comando do disjuntor estiver fora. Pode ser trabalhado também dentro do relé de proteção, algumas lógicas para religamento tanto automático como via comando por uma saída binária do relé.
Forte Abraço!
Eu ainda preciso assistir mais vezes pra fixar bem
gostaria do contato do Anderson
#Coelba
CCR blz
Ok
Não consigo entrar na live
Quero conhecer como instalar TC's e TP's
Boa Noite
João Silva de Oliveira
Existem alguns vídeos no nosso canal que falam sobre algumas dicas de instalação de TC's e TP's em subestações!
6s são top mesh
Cemig
Olá engenheiro eu sou o Lucas estou com o uma situação em uma subistaçao apareceu o sinal de trip no relé mas a dijuntor continua fechado. Oque será?
Fala Lucas muito possivelmente a saída binária do relé de proteção não está conectada adequadamente no equipamento. Dessa forma, se o relé de proteção mandar um TRIP ele não vai operar. Recomendo que você verifica os seguintes pontos:
1. Verificar a parametrização do relé de proteção e ver se as proteções estão configuradas para acionar uma saída binária específica em caso de TRIP;
2. Se a saída binária estiver configurada, verificar se a bobina de abertura do disjuntor está conectada à essa saída binária;
3. Caso a saída binária não esteja configurada, necessário configurar e certificar que a bobina de abertura esta conectada à essa saída binária;
4. Caso tudo isso estiver ok é importante verificar se está chegando tensão na bobina de abertura do disjuntor quando o relé dá TRIP. Para isso basta voce curto-circuitar o cabo da saida binária e verificar se está chegando tensão na bobina be abertura (terminais dos bornes do disjuntor);
5. Caso não esteja chegando tensão então ou seu TRIP capacitivo esta com algum problema ou conectado de maneira inadequada;
6. Caso esteja chegando tensão, verificar a continuidade da bobina de abertura e a integridade pois pode ser que ela queimou e é necessária substituição.
Claro que estou pressupondo que minimamente o relé de proteção está ligado.
7. Verifique esses pontos, pois creio que mesmo que não seja nenhum desses pontos acima eles te guiarão para varrer o circuito de TRIP e você conseguirá encontrar o problema.
light
Enel
Não entendi o porquê do disjuntor não funcionou porque o portão estava fechado!
Bom dia!
O disjuntor não comutava o sistema porque existia um micro switch na porta da subestação que não permitia a comutação do disjuntor caso o portão estivesse aberto!
Domingos
Oi
O grande problema da bobina de mínima é que se a mesma abrir uma espira, não se tem sinalização, e aí teremos dor de cabeça para identificar o defeito.
Excelente comentário Oseias!
Boa noite!
Boa noite
Boa noite
Boa tarde