Certa vez passou na Fazenda Caraíba do meu avô,chamou o mesmo dentro da roça,pediu desculpas pelo incomodo está ali nas terras dele,ficou em baixo de um umbuzeiro não quis ir para a casa,e disse logo:Não lhe falo o dia nem a hora,sei que vou embora logo,dia seguinte partiram!Estava baleado no ombro,as volantes dos Nazarenos atiraram nele lá pra Fazenda Tigre,Floresta PE.Fazenda de seu Iôiô!
Boa noite eu sou Ze Andrade de Adustina Ba Adrenal eu gosto e admiro todos os seu comentário meu avós coziaros muitos para os cangaceiros aqui na fazenda Cascavel vc é seu canal tá de para bem
A informação de Vicente Rodrigues que diz que o primeiro tiro foi em Lampião corrobora com a versão recentemente apresentada pelo pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, mas contradiz toda a história escrita e pesquisada e vai em desencontro a tantos outros depoimentos.
Há vários relatos de ex cangaceiros e volantes q o primeiro tiro foi em Amoroso e que inclusive erram o tiro... Não tem como colocar em cheque anos de pesquisas e declarações de quem estava no local combatendo por causa de um depoimento... Esse senhor pode não ter escutado o tiro q foi dado em Amoroso...
@@ijs106 Durval, irmão de Pedro de Candido, que eram primos do Mané Velho ( Antônio Jacó) foi obrigado a ir com a volante junto com Pedro de Candido para o local e falou a mesma coisa que o primeiro tiro foi em Amoroso, já que a água que corre da grota vai para o rio ela não se acumula a jusante, mais sim a vazante do curso do riacho. Tanto que os volantes entraram em uma variante(no interior da Bahia se chama assim); varedo pela beira do rio.
Há prova é tanta que Durval fala de um tiro que lampião levou no peito e que pegou no punhal, 🔪 tem uma marca de bala no punhal. Luis Pedro morreu por que voltou pra cumprir a jura feita a lampião e o último a morrer foi elétrico, que tava atrás de uma pedra. Não sei ao certo qual dos dois acertou o soldado Adriano, mas creio que foi elétrico.
Bom dia Aderbal, hoje os seguidores de um modo geral, estão satisfeitos, pois será inaugurada hoje a academia brasileira de letras e arte do cangaço , em aqui em aracaju , com fé estarei lá, O CANGAÇO ENQUANTO MOVIMENTO SOCIAL PRECISA ENTRAR OFICIALMENTENA HISTORIA DO BRASIL .Bom dia.
Na hora dos tiros lampião já estava acordado. Aí eu vou deixar de acreditar em candeeiro, balão, Sila, Zé sereno que estavam lá pra acreditar nesse senhor?
Johaquim Silva, leia o livro do Frederico Pernambucano de Melo e voce vai ver que ele não está mentindo, o primeiro tiro foi realmente dado em Lampião pelo soldado Sebastião Vieira Sandes o Santo, tiro este que o matou instantaneamente, rasgando seu ventre e expondo seus intestinos para fora, não levantou mais e morreu.
@@rodolforocha1540 discordo de você, com todo respeito primeiramente. A determinação seria o tenente João Bezerra efetuar o primeiro disparo, porém, quando os soldados estavam subindo o riacho se depararam com o Amoroso indo buscar água. Aí foram obrigados a atirar nele e erraram duas vezes, o que desencadeou todo o tiroteio riacho acima. Esse mesmo senhor disse ao ouvir o primeiro tiro ele voltou antes mesmo de chegar na grota, ou seja, não presenciou esse primeiro disparo. Não faz sentido o seu testemunho.
Apesar que acho que tudo contribui por 50% ? ter dado certo essa emboscada tudo levou a dar certo se se se se se se se se o sobrinho, o durval rosa 🌹 omitisse a verdade ele detalhou demais as posições dos cangaçeiros , acredito que o pedro de candido guando caiu em se tentou esconder, mas e aquela história jogou pras costas essa conta no irmão
Na minha opinião qdo Dorval disse ao João Bezerra onde exatamente estava LAMPIÃO,atiraram primeiro nele pq não é possível um cara ligeiro igual ao LAMPIÃO ouvir tiros e esperar mas Sila e outros disseram q realmente os dois primeiros tiros foram no Amoroso e o mistério continua e continuará para sempre!
Intenda que pegou um tiro na arma de lampião deixando sem condisoens de funcionamento por este mutivo ele não pode fazer nada ater quando foi alvejado e ponto.
@@CangacoAderbalNogueira eu queria saber se vc tem algum vidio entrevistando algum cangaceiro que tava com curisco no massacre da Fazenda patos??? . O que aconteceu com Elis.. ???
Ele está contando o que ouviu falar, pois não estava lá no momento. Igual a nós amantes das histórias dessa época, contamos o que ouvimos falar, aí montamos nossas conclusões.
@@CangacoAderbalNogueira então foi o que eu disse, "ele não estava lá, está contando o que ouviu falar". Mais mesmo assim vc fez certo em mostrar publicamente esse depoimento, pois é uma pessoa da época do cangaço e talvez a história da máquina (que suponho ser uma máquina de costura) seja verídica. Estou maratonando seus vídeos, muito material importante, ainda bem que existe TH-cam para que possamos ver o que a TV jamais mostraria. Grande abraço aqui da cidade de São Paulo.
Sobre esse sobrinho de Lampião que havia chegado no coito pra seguir com o bando pouco ou quase nada se sabe. Ninguém nunca o entrevistou até pra saber como ele escapou do cerco. Mais um mistério.
Amigo o sobrinho de Lampião foi preso e deu ate uma entrevista para um jornal. Isso não é nenhum mistério, alias a maioria dos mistérios não existem, tá tudo registrado, só que nem todos pesquisam nos lugares certos.
Vendo um vídeo do Robério,de março de 2019, ele conversou com o filho de Manoel Firmo,conhecido como Cangaceiro Quixabeira 2, que entrou para o bando de lampião aos 16 anos,em 1926, era dado como morto,o mesmo foi preso em 1932,era pra ser executado, más não foi, praticamente foi obrigado a entrar para a polícia militar. Para ir atrás de lampião,nada melhor do que um ex cangaceiro de seu bando. O filho de Quixabeira,disse ao Robério, que seu pai esteve em Angico no massacre. É o que eu sempre disse a respeito de lampião e muitas vezes fui tratado como idiota e mentiroso: Uma pessoa como lampião,que andou pelos sertões de Alagoas e Sergipe, onde muitas ,mais muitas pessoas o conheciam,era impossível que só um policial das volantes,sabia quem era lampião! Como disseram alguns amigos da Paraíba,de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe,como os quaisfiz contato esses dias: Isso é conversa pra boi dormir!
@@CangacoAderbalNogueira Pergunte ao Robério! No Facebook ,ela está ao lado do Sr. José Carlos,filho do Manoel Firmo,ex cangaceiro Quixabeira II,que depois entrou para a polícia militar e foi volante, e esteve em angico, conforme seu filho disse ao Robério.. Não me chame de mentiroso,questione o Robério do cangaço na Literatura. Ele pesquisou,foi atrás e encontrou o filho e o túmulo do tal cangaceiro.
@@horse197-sargentodecavalaria Não estou lhe chamando de mentiroso, estou dizendo que esse Quixabeira não esteve em Angico. Se o amigo Robério ouviu do filho de Quixabeira, eu ouvi de quem estava em Angico, então fico com a versão de todos que estavam no combate de Angico. Cada um acredita na versão que quer, simples.
Dona Dulce que escapou no dia do angico, que foi obrigada a ser esposa de um cangaceiro se não me engano apelidado de criança ,ela disse que teve muitos tiros e que escapou por milagre de Deus
Apesar da boa vontade do depoente, ele não estava no local do combate, portanto não teria como afirmar, por exemplo, em quem foram desferidos o(s) primeiro(s) disparos.
Tem uma viva com 102 anos a ex de Criança que conta tudo na integra que desmancha a versão dos historiadores 1 ela diz que não saíram correndo desesperado 2 viram cortando algumas cabeças inclusive a de Maria de Deia ainda viva 3 ficaram traumatizados com a brutalidade das volante ainda dar tempo em fazer um trabalho bem feito ela estar viva
Você está se referindo a Dulce. Eu não sei de onde você tirou essa idéia de que o depoimento dela desmancha o que é falado pelos pesquisadores, muito pelo contrário, só afirma o que é dito pelos historiadores e pesquisadores. O que acontece é que, com o passar dos anos, a pessoa acaba repetindo de forma quase automática, o que ouviu dos outros. Algumas pessoas ficam se apegando a meros detalhes : Maria do capitão, foi degolada ainda viva ? Luiz Pedro, voltou ao coito, pela promessa ou pelo botim ? são detalhes que não acrescentam ou retiram o que houve de mais importante que foi o fim do cangaço.
Sobre os primeiros tiro não tem como o Vicente saber em quem foi , Aderbal foi esperto e pergunta logo as ele estava lá na hora ... Ele vinha chegando , e voltou de longe quando ouviu os tiros .
E registrados em alguns depoimentos antigos que por diversas vezes os corpos dos cangaceiros mortos foram desenterrados a mando de alguns chefes de volantes para ver realmente as provas,e também para serem fotografados..como podemos ver hoje em algumas fotos em preto e branco da época tiradas no local no começo do mês de agosto daquele ano!
Ele fala que não houve tiros. Depois fala que escutou os tiros e voltou. E fala que o primeiro tiro foi em lampião, como ele sabe disso estando distante do local? Muito estranho.....
@@CangacoAderbalNogueira assisti varias vezes. Prefiro acreditar naqueles depoimentos de Durval, Panta, sila, sargto Elias, candeeiro... se não acreditarmos nestes ( que estavam lá) vamo acreditar em quem? Assisto todos seus vídeos, passo horas assistindo histórias do cangaço.
da pra ver nitidamente que ele está escondendo algo e que não quer falar ,ele fala que ia entregar uma máquina de costura so que não deu tempo de entregar pois ouviu os tiros e voltou correndo , isso é mentira pois nas fotos das cabeças cortadas tem uma máquina de costura
Os depoimentos dos cangaceiros presentes e ainda vivos quando deram o depoimento , como Zé Sereno e Candieiro relatam outra versão !!! Mais realista , e mais profissional por parte de quem faz !!! Essa é puro "achismo " !!!
INFELIZMENTE TEMOS QUE RESPEITAR ATÉ O DIREITO DE MENTIR DAS PESSOAS. É UM DIREITO E ATÉ NO PRÓPRIO " DIREITO" ESSE ATO DE MENTIR É TIDO COMO DIREITO DE DEFESA. MAS ACREDITO EM TUDO QUE ESTE SR. RELATOU ADERBAL. OQUE NÃO CONCORDO É COM TUDO QUE ZE SERENO FALOU. POR ELE , LAMPIÃO SABIA, QUERIA E NADA FEZ EM RELAÇÃO A PRESERVAR A VIDA DOS OUTROS.
Vamos lá: O que Vicente diz sobre onde estavam e o que aconteceu na madrugada de 28 de julho é só suposição, ele não estava em Angico na hora, estava no caminho de lá ouviu os tiros e fugiu.
Sei não...mas o que ele disse não me convenceu, esse senhor parece que tem medo de dizer o que sabe ou talvez queira fingir que sabe aquilo que ele não sabe.
como é que esse coiteiro vai dizer a verdade se ele diz que quando ouviu o tiroteio voltou,na minha opinião desses depoimentos sobre o cangaço quem falou mais verdades foram os cangaceiros candeeiro e 25.
Jose Bandeira Bandeira tenho apenas Candeeiro, Sila e Vinte e Cinco falando sobre isso, mas adianto que os relatos são simplesmente "Lampião se sentia totalmente seguro e por isso nem sentinelas haviam"
Kkkkk. Sila, candeeiro e vinte cinco estavam sonhando. No dia 28, lampião e o bando levantaram de madrugada para sair por volta das 5 horas, já estava desconfiado por ja está quase uma semana em angico.
Não faz sentido, se ao aproximar da grota ele ouve o primeiro tiro e volta, como ele pode afirmar que esse tiro foi em Lampião e não em Amoroso ???? Ele não estava presente, então não pode desconstruir a narrativa de vários volantes sobre esse primeiro tiro. Testemunho sem embasamento nenhum.......
O Zé Rufino era campeão mesmo, ele tava no rastro do lampião, acho que Zé Rufino merecia ter pego lampião no angico, seria uma história totalmente diferente
Acredito q o Ze Rufino seria ate capaz de, com sorte, até prender Lampião. Ele era conhecido por entrar dentro do coito, ser muito discreto e estrategista. Apesar do sucesso inegável, o fogo do Angico começou de forma atabalhoada, com Abdon dando de cara com Amoroso e iniciando o tiroteio antes do combinado, irrompendo a fuzilaria geral.e morrendo aquelas pessoas todas. Assim como Ze Rufino poupou Dadá, e tentou poupar Corisco, e mesmo depois desse falecer ele não cortou cabeça nem nada, acho que haveria uma possibilidade dele pegar Lampião vivo. O que seria incrível.
@@marctoleds6259 concordo plenamente com o seu comentário. O maior e melhor volante de todos, por questão de 5 horas não conseguiu encontrar Lampião. Isso só confirma toda a Astúcia e inteligência do Zé Rufino que já estava no encalço de Lampião. E detalhe, sem torturar coiteiros como João Bezerra e Aniceto o fizeram.
@@marctoleds6259 pode ate ser , entrar num coito onde estava lampião, luis pedro, ze sereno , sono rufino tivesse bebado ou não temesse pelas vida !!!!! na minha opinião, se olhar friamente a coisa quem matou lampião e aqueles outros foi o durval rosa 🌹 detalhes posições de todos que estão la dentro
Quando teve o primeiro tiro o mundo trubou, parecia sons de trovão dizia os sobreviventes, tinha metralhadora e quase 100 homens atirando, não sabia a direção, não teve tempo de se posicionar para atirar, então se atirava em qualquer direção acredito eu.
Nitidamente, o depoente, deixa a desejar , por mais que si esforsse pra explicar o ocorrido no ângico. Não estava presente no local exato do ocorrido. Pura especulação...
Como é que ele viu as cabeças cortadas ainda lá na grota se após o tiroteio os soldados começaram logo a cortar as cabeças e quem não sendo da volante teria coragem de ir lá naquele momento ver as cabeças sendo cortadas?
@@CangacoAderbalNogueira olha eu denovo. Kkkk Deixa eu entender o que vc disse. Ele não estava na hora do tiroteio. Mas foi ele que buscou a máquina de costura e que manteve contato com o bando durante seu pouso em Angico. Correto?
@@edmarpaiva7911 Vicente não estava na hora do tiroteio, ele ia chegando quando ouviu os tiros. Ele esta supondo onde Lampião estava na manha de 28 de julho. Vicente esteve lá dias antes e pode sim, ter visto Lampião em outro lugar. Amigo é preciso analisar e bater os depoimentos, todos que presenciaram o ataque confirmam o local onde Lampião estava e onde ele tombou. É batendo os depoimentos que conseguimos chegar a um conhecimento plausível.
assistam 80 anos do angico. e lá vc verá a verdade. q muitos contam a mesma história. e esse senhor está contando uma história diferente . então. vamos acreditar em. uma pessoa só. ou vamos acreditar em muitos cobrando a mesma coisa?
Aderbal, e a máquina que Durval afirmou ter levado? Isso pode ser a explicação de aparecerem duas máquinas na foto das cabeças em Piranhas? Ou a história de um dos dois não bate? Vlw!
Angicos ainda continua com muita dúvida. Por que acreditaram tanto na denúncia do joca Bernardo que era coiteiro de corisco, ao ponto de formar uma mega estrutura equipados até com metralhadoras portáteis ? Seria confiar demais!
Estranho a atitude de nao enterrarem os corpos; pois como forças do estado deveriam mostrar humanidade, por se tratar de seres humanos!! Tantas pessoas também olhando os corpos e não tomaram essa altitude!! Parabenizo quem teve a atitude correta de fazer isso.
O Durval rosa irmão de pedro Cândido que estava la disse que foi ele quem emprestou a máquina. Agora esse ai que nem tava la diz que foi ele. Não acredito nesse cabra não. Eu acho que ele ta mentindo.
Mas que mentiroso,dá pra perceber que ele tá mentindo,se fosse um ex cangaceiro ou um ex volante tudo bem,mas esse era um simples coitero,imagina se um coitero vai saber de tudo isso,Lampião e os cangaceiros não confiavam em nenhum Coitero,e ainda diz que táva lá...tá bom,me engana que eu gosto cara de pau esse senhor.
Amigo, seu Vicente era muito conhecido por todos os pesquisadores do tema cangaço e também amigo de muitos ex-cangaceiros. Claro que tudo pode e deve ser contestado, afinal estamos estudando um tema escorregadio. Seu Vicente era um homem serio mas muita coisa ele não contou porque nem tudo se conta. Abraço e tamo junto.
Arre Égua! É cada um que entra de sola no assunto, sem punhal nem fuzil... não traz nada nas mãos... Aderbal tu mereces um prêmio, pela paciência que tens com esses cabras...
Entrevista um tanto enviesada.
Aderbal salvou ao perguntar "você estava lá?". Obrigado.
Parabéns Aderbal
Certa vez passou na Fazenda Caraíba do meu avô,chamou o mesmo dentro da roça,pediu desculpas pelo incomodo está ali nas terras dele,ficou em baixo de um umbuzeiro não quis ir para a casa,e disse logo:Não lhe falo o dia nem a hora,sei que vou embora logo,dia seguinte partiram!Estava baleado no ombro,as volantes dos Nazarenos atiraram nele lá pra Fazenda Tigre,Floresta PE.Fazenda de seu Iôiô!
Boa noite eu sou Ze Andrade de Adustina Ba Adrenal eu gosto e admiro todos os seu comentário meu avós coziaros muitos para os cangaceiros aqui na fazenda Cascavel vc é seu canal tá de para bem
Se é verdade ou não, o sr vicente merece respeito por ter vivído aquele tempo e ter testemunhado alguns fatos relacionados ao cangaço.
Dá-lhe,Aderbal!
Grande Alcino.
👏👏👏👏👏
Não creio nessa versão. Esse sr. nem lá estava.
A informação de Vicente Rodrigues que diz que o primeiro tiro foi em Lampião corrobora com a versão recentemente apresentada pelo pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, mas contradiz toda a história escrita e pesquisada e vai em desencontro a tantos outros depoimentos.
Candieiro tava no local e falou que o primeiro tiro foi em amoroso,assim como Sila confirma.esse aí não tava no local na hora do tiroteio
Há vários relatos de ex cangaceiros e volantes q o primeiro tiro foi em Amoroso e que inclusive erram o tiro... Não tem como colocar em cheque anos de pesquisas e declarações de quem estava no local combatendo por causa de um depoimento... Esse senhor pode não ter escutado o tiro q foi dado em Amoroso...
@@ijs106 Durval, irmão de Pedro de Candido, que eram primos do Mané Velho ( Antônio Jacó) foi obrigado a ir com a volante junto com Pedro de Candido para o local e falou a mesma coisa que o primeiro tiro foi em Amoroso, já que a água que corre da grota vai para o rio ela não se acumula a jusante, mais sim a vazante do curso do riacho. Tanto que os volantes entraram em uma variante(no interior da Bahia se chama assim); varedo pela beira do rio.
Há prova é tanta que Durval fala de um tiro que lampião levou no peito e que pegou no punhal, 🔪 tem uma marca de bala no punhal. Luis Pedro morreu por que voltou pra cumprir a jura feita a lampião e o último a morrer foi elétrico, que tava atrás de uma pedra. Não sei ao certo qual dos dois acertou o soldado Adriano, mas creio que foi elétrico.
Bom dia Aderbal, hoje os seguidores de um modo geral, estão satisfeitos, pois será inaugurada hoje a academia brasileira de letras e arte do cangaço , em aqui em aracaju , com fé estarei lá, O CANGAÇO ENQUANTO MOVIMENTO SOCIAL PRECISA ENTRAR OFICIALMENTENA HISTORIA DO BRASIL .Bom dia.
Já estou aqui na terrinha rrss
Na hora dos tiros lampião já estava acordado.
Aí eu vou deixar de acreditar em candeeiro, balão, Sila, Zé sereno que estavam lá pra acreditar nesse senhor?
Johaquim Silva, leia o livro do Frederico Pernambucano de Melo e voce vai ver que ele não está mentindo, o primeiro tiro foi realmente dado em Lampião pelo soldado Sebastião Vieira Sandes o Santo, tiro este que o matou instantaneamente, rasgando seu ventre e expondo seus intestinos para fora, não levantou mais e morreu.
@@rodolforocha1540 discordo de você, com todo respeito primeiramente. A determinação seria o tenente João Bezerra efetuar o primeiro disparo, porém, quando os soldados estavam subindo o riacho se depararam com o Amoroso indo buscar água. Aí foram obrigados a atirar nele e erraram duas vezes, o que desencadeou todo o tiroteio riacho acima. Esse mesmo senhor disse ao ouvir o primeiro tiro ele voltou antes mesmo de chegar na grota, ou seja, não presenciou esse primeiro disparo. Não faz sentido o seu testemunho.
Também so acredito em candeeiro fala com firmeza
Pelas narrativas dos excangaceiros, eles não deram trabalho a ninguém.
Apesar que acho que tudo contribui por 50% ? ter dado certo essa emboscada tudo levou a dar certo se se se se se se se se o sobrinho, o durval rosa 🌹 omitisse a verdade ele detalhou demais as posições dos cangaçeiros , acredito que o pedro de candido guando caiu em se tentou esconder, mas e aquela história jogou pras costas essa conta no irmão
A história do cangaço além de rica em desgraça e violência, destaca-se também pelos desencontros de informações, onde uma mentira puxa a outra!
Na minha opinião qdo Dorval disse ao João Bezerra onde exatamente estava LAMPIÃO,atiraram primeiro nele pq não é possível um cara ligeiro igual ao LAMPIÃO ouvir tiros e esperar mas Sila e outros disseram q realmente os dois primeiros tiros foram no Amoroso e o mistério continua e continuará para sempre!
Lampião não estava equipado e depois do primeiro tiro, o resto foi quase imadiato.
Intenda que pegou um tiro na arma de lampião deixando sem condisoens de funcionamento por este mutivo ele não pode fazer nada ater quando foi alvejado e ponto.
Aderbal ..quando foi gravada essa entrevista????
Se não me engano 1999 ou 2000. Vicente deu algumas informações erradas, só fomos notar isso depois.
@@CangacoAderbalNogueira eu queria saber se vc tem algum vidio entrevistando algum cangaceiro que tava com curisco no massacre da Fazenda patos??? . O que aconteceu com Elis.. ???
@@danielmedeiros6565 Tenho não.
Ele está contando o que ouviu falar, pois não estava lá no momento. Igual a nós amantes das histórias dessa época, contamos o que ouvimos falar, aí montamos nossas conclusões.
Em relação ao combate de Angico seu Vicente está supondo, ele não estava lá.
@@CangacoAderbalNogueira então foi o que eu disse, "ele não estava lá, está contando o que ouviu falar". Mais mesmo assim vc fez certo em mostrar publicamente esse depoimento, pois é uma pessoa da época do cangaço e talvez a história da máquina (que suponho ser uma máquina de costura) seja verídica.
Estou maratonando seus vídeos, muito material importante, ainda bem que existe TH-cam para que possamos ver o que a TV jamais mostraria. Grande abraço aqui da cidade de São Paulo.
@@impactoefeitosespeciais9127 A história da máquina é verdade..Durval disse que foi Vicente que levou
Esse ai é baseado no achismo, ta muito novo pra ser vivo desde aquela época entrevista fajuta
Essa entrevista foi feita a mais de 20 anos moço
Sobre esse sobrinho de Lampião que havia chegado no coito pra seguir com o bando pouco ou quase nada se sabe. Ninguém nunca o entrevistou até pra saber como ele escapou do cerco. Mais um mistério.
Amigo o sobrinho de Lampião foi preso e deu ate uma entrevista para um jornal. Isso não é nenhum mistério, alias a maioria dos mistérios não existem, tá tudo registrado, só que nem todos pesquisam nos lugares certos.
Vendo um vídeo do Robério,de março de 2019, ele conversou com o filho de Manoel Firmo,conhecido como Cangaceiro Quixabeira 2, que entrou para o bando de lampião aos 16 anos,em 1926, era dado como morto,o mesmo foi preso em 1932,era pra ser executado, más não foi, praticamente foi obrigado a entrar para a polícia militar.
Para ir atrás de lampião,nada melhor do que um ex cangaceiro de seu bando.
O filho de Quixabeira,disse ao Robério, que seu pai esteve em Angico no massacre.
É o que eu sempre disse a respeito de lampião e muitas vezes fui tratado como idiota e mentiroso:
Uma pessoa como lampião,que andou pelos sertões de Alagoas e Sergipe, onde muitas ,mais muitas pessoas o conheciam,era impossível que só um policial das volantes,sabia quem era lampião!
Como disseram alguns amigos da Paraíba,de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe,como os quaisfiz contato esses dias:
Isso é conversa pra boi dormir!
Quixabeira nunca esteve em Angico, isso é fato. Essa informação é totalmente inverídica.
@@CangacoAderbalNogueira Pergunte ao Robério!
No Facebook ,ela está ao lado do Sr. José Carlos,filho do Manoel Firmo,ex cangaceiro Quixabeira II,que depois entrou para a polícia militar e foi volante, e esteve em angico, conforme seu filho disse ao Robério..
Não me chame de mentiroso,questione o Robério do cangaço na Literatura.
Ele pesquisou,foi atrás e encontrou o filho e o túmulo do tal cangaceiro.
@@horse197-sargentodecavalaria Não estou lhe chamando de mentiroso, estou dizendo que esse Quixabeira não esteve em Angico. Se o amigo Robério ouviu do filho de Quixabeira, eu ouvi de quem estava em Angico, então fico com a versão de todos que estavam no combate de Angico. Cada um acredita na versão que quer, simples.
muitos cangaceiros e volantes levaram com eles muitas verdades,como diz alcino angico e um misterio
Tem mistério nenhum lampião foi descoberto...cercado e metralhado em Angicos....os q foram ligeiros escaparam
@@danrleituf1 E completando: escaparam os que estavam um bom tanto afastado e os que, por alguma atividade pra fazer, tinham saído antes.
Olha a discordância se tinha alguém afastado era is primeiro a ir de encontro com a volante.
Imagina um círculo quem tá no centro vai ser encontrado por último. É simples.
@@zeneto1791 Mas não era um círculo
Há muito mistério e muitas contradições nesta saga.
Dona Dulce que escapou no dia do angico, que foi obrigada a ser esposa de um cangaceiro se não me engano apelidado de criança ,ela disse que teve muitos tiros e que escapou por milagre de Deus
Apesar da boa vontade do depoente, ele não estava no local do combate, portanto não teria como afirmar, por exemplo, em quem foram desferidos o(s) primeiro(s) disparos.
Exato
Muitas testemunhas dessa história que com certeza irar atravessar seculos. Parabéns Aderbal por compartilhar conosco essas imagens.
muito bom este depoimento
Mais um que entrou no grupo dos mais mentirosos do cangaço. A briga é feia entre ele, Sila e Durval
Apenas interpretações diferentes de quem presenciou e de quem deduziu .
Tem uma viva com 102 anos a ex de Criança que conta tudo na integra que desmancha a versão dos historiadores 1 ela diz que não saíram correndo desesperado 2 viram cortando algumas cabeças inclusive a de Maria de Deia ainda viva 3 ficaram traumatizados com a brutalidade das volante ainda dar tempo em fazer um trabalho bem feito ela estar viva
Você está se referindo a Dulce. Eu não sei de onde você tirou essa idéia de que o depoimento dela desmancha o que é falado pelos pesquisadores, muito pelo contrário, só afirma o que é dito pelos historiadores e pesquisadores.
O que acontece é que, com o passar dos anos, a pessoa acaba repetindo de forma quase automática, o que ouviu dos outros. Algumas pessoas ficam se apegando a meros detalhes : Maria do capitão, foi degolada ainda viva ? Luiz Pedro, voltou ao coito, pela promessa ou pelo botim ? são detalhes que não acrescentam ou retiram o que houve de mais importante que foi o fim do cangaço.
Sobre os primeiros tiro não tem como o Vicente saber em quem foi , Aderbal foi esperto e pergunta logo as ele estava lá na hora ... Ele vinha chegando , e voltou de longe quando ouviu os tiros .
Isso, Vicente apenas supõe o que tenha ocorrido
@@CangacoAderbalNogueira ele deveria eu suponho, mas faz errado.
Muito bom 👏👏👏👏
Fico com o depoimento do Durval. Me pareceu mais verdadeiro
E registrados em alguns depoimentos antigos que por diversas vezes os corpos dos cangaceiros mortos foram desenterrados a mando de alguns chefes de volantes para ver realmente as provas,e também para serem fotografados..como podemos ver hoje em algumas fotos em preto e branco da época tiradas no local no começo do mês de agosto daquele ano!
Existe muitas contradições nesse depoimento.
Muita mesmo e pode nota que ele não tem firmeza nas palavras
A inica coisa que Esse velho falou de verdade foi o nome dele.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkk vdd
Kkkkkkkk
" nunca teve tiro" " quando ouvi os tiros eu voltei" decida-se se teve ou não os tiros kkkkkkkkkkkk
E ainda digo que tem muita coisa pra ser revelado sobre o angico
Infelizmente o que tiver de verdade daquele tempo.. provavelmente vai se perder no tempo!...uma vez que que todos os sobreviventes já morreram
Também acredito nisso!!!
Pra mim, não tem segredo ou mistério algum. O que existe são detalhes que acabam passando desapercebido.
Lampião não dizia o dia nem a hora nem prós cangaceiros dele ao deslocar do coito nem para onde ia!
Ele fala que não houve tiros. Depois fala que escutou os tiros e voltou. E fala que o primeiro tiro foi em lampião, como ele sabe disso estando distante do local? Muito estranho.....
Ele não estava no coito, apenas ouviu e está supondo. O amigo assistiu 80 Anos Angico aqui no canal? Se puder dê uma assistida, valeu
@@CangacoAderbalNogueira assisti varias vezes. Prefiro acreditar naqueles depoimentos de Durval, Panta, sila, sargto Elias, candeeiro... se não acreditarmos nestes ( que estavam lá) vamo acreditar em quem? Assisto todos seus vídeos, passo horas assistindo histórias do cangaço.
da pra ver nitidamente que ele está escondendo algo e que não quer falar ,ele fala que ia entregar uma máquina de costura so que não deu tempo de entregar pois ouviu os tiros e voltou correndo , isso é mentira pois nas fotos das cabeças cortadas tem uma máquina de costura
Os depoimentos dos cangaceiros presentes e ainda vivos quando deram o depoimento , como Zé Sereno e Candieiro relatam outra versão !!! Mais realista , e mais profissional por parte de quem faz !!! Essa é puro "achismo " !!!
Vicente não estava no coito. Ele realmente está supondo, ele não sabe.
Muito boa a entrevista meu amigo
Em que ano foi gravado essa entrevista amigo Ardebal Nogueira?
Eu acredito no que Sila e Cadeeiro relataram
Angico e um mistério
INFELIZMENTE TEMOS QUE RESPEITAR ATÉ O DIREITO DE MENTIR DAS PESSOAS. É UM DIREITO E ATÉ NO PRÓPRIO " DIREITO" ESSE ATO DE MENTIR É TIDO COMO DIREITO DE DEFESA. MAS ACREDITO EM TUDO QUE ESTE SR. RELATOU ADERBAL. OQUE NÃO CONCORDO É COM TUDO QUE ZE SERENO FALOU. POR ELE , LAMPIÃO SABIA, QUERIA E NADA FEZ EM RELAÇÃO A PRESERVAR A VIDA DOS OUTROS.
Esse velho vai de contra todos os depoimentos de quem estava lá, todos estão errados só ele está certo.
Eu sempre achei mal contada essa estória do angico mas muito bom seu Aderbal a entrevista
Aderbal, esse depoimento de Vicente é convincente> Lampião n tava na baixada da grota, perto da pedra grande, mas no início do riacho?
Vamos lá: O que Vicente diz sobre onde estavam e o que aconteceu na madrugada de 28 de julho é só suposição, ele não estava em Angico na hora, estava no caminho de lá ouviu os tiros e fugiu.
Esse velho ta é de fogo
Eles nem viram a volante.
Sei não...mas o que ele disse não me convenceu, esse senhor parece que tem medo de dizer o que sabe ou talvez queira fingir que sabe aquilo que ele não sabe.
Esse senhor nem tudo ele está falando a verdade
Ele não tava lá na hora dos tiro por isso não tem certeza do que aconteceu
ENCONTRO DE GIGANTES: ALCINO E PAULO GASTÃO.
como é que esse coiteiro vai dizer a verdade se ele diz que quando ouviu o tiroteio voltou,na minha opinião desses depoimentos sobre o cangaço quem falou mais verdades foram os cangaceiros candeeiro e 25.
Eu estava no *COITO* E Não vi nada. O Zé Rufino esta atrás da Mangabeira.
Amigo, Aderbal Nogueira. Os vídeos dos cangaceiros com relação a segurança do coito ? Vc vai colocar para nós assistirmos ?
Jose Bandeira Bandeira tenho apenas Candeeiro, Sila e Vinte e Cinco falando sobre isso, mas adianto que os relatos são simplesmente "Lampião se sentia totalmente seguro e por isso nem sentinelas haviam"
Kkkkk. Sila, candeeiro e vinte cinco estavam sonhando. No dia 28, lampião e o bando levantaram de madrugada para sair por volta das 5 horas, já estava desconfiado por ja está quase uma semana em angico.
Não faz sentido, se ao aproximar da grota ele ouve o primeiro tiro e volta, como ele pode afirmar que esse tiro foi em Lampião e não em Amoroso ???? Ele não estava presente, então não pode desconstruir a narrativa de vários volantes sobre esse primeiro tiro. Testemunho sem embasamento nenhum.......
Isso mesmo. Já fiz outros vídeos falando exatamente isso.
@@CangacoAderbalNogueira obrigado pelo seu retorno. Sou grande admirador do seu trabalho 👏👏👏👏👏👏
O Zé Rufino era campeão mesmo, ele tava no rastro do lampião, acho que Zé Rufino merecia ter pego lampião no angico, seria uma história totalmente diferente
Acredito q o Ze Rufino seria ate capaz de, com sorte, até prender Lampião. Ele era conhecido por entrar dentro do coito, ser muito discreto e estrategista. Apesar do sucesso inegável, o fogo do Angico começou de forma atabalhoada, com Abdon dando de cara com Amoroso e iniciando o tiroteio antes do combinado, irrompendo a fuzilaria geral.e morrendo aquelas pessoas todas.
Assim como Ze Rufino poupou Dadá, e tentou poupar Corisco, e mesmo depois desse falecer ele não cortou cabeça nem nada, acho que haveria uma possibilidade dele pegar Lampião vivo. O que seria incrível.
@@marctoleds6259 concordo plenamente com o seu comentário. O maior e melhor volante de todos, por questão de 5 horas não conseguiu encontrar Lampião. Isso só confirma toda a Astúcia e inteligência do Zé Rufino que já estava no encalço de Lampião. E detalhe, sem torturar coiteiros como João Bezerra e Aniceto o fizeram.
Rapaz ze rufino sozinho com os compassas dele , sem o resto , bezerra e os outros rufino ia sair morto ele quem estivesse com ele com toda certeza
@@marctoleds6259 pode ate ser , entrar num coito onde estava lampião, luis pedro, ze sereno , sono rufino tivesse bebado ou não temesse pelas vida !!!!! na minha opinião, se olhar friamente a coisa quem matou lampião e aqueles outros foi o durval rosa 🌹 detalhes posições de todos que estão la dentro
O que esse Vicente mente em um dia....macaco pula em um ano
Essa reportagem foi realizada em q ano?
Em nenhum momento ele diz que viu lampião morto, onde estava o tenente João bezerra nesse momento?, lampião não morreu em angicos, isso é uma mentira.
No primeiro depoimento dele, ele falou que viu o corpo de lampião ainda com a cabeça! 😂😂
Quando teve o primeiro tiro o mundo trubou, parecia sons de trovão dizia os sobreviventes, tinha metralhadora e quase 100 homens atirando, não sabia a direção, não teve tempo de se posicionar para atirar, então se atirava em qualquer direção acredito eu.
Candieiro estava lá houve tiro sim em amoroso quando foi pegar agua
Pois é; Vicente apenas supõe o que aconteceu em Angico, ele não estava lá.
Nitidamente, o depoente, deixa a desejar , por mais que si esforsse pra explicar o ocorrido no ângico. Não estava presente no local exato do ocorrido. Pura especulação...
Tem muita contradição desse relato , não bate com as histórias contadas pelos cangaceiros
Assista, o primeiro relato dele com Alcino, ai você vai ver quantas mentiras!
Me perdoem...mas nao me parece muito digna de crédito essa conversa desse Sr
Aderbal um depoimento deste ficar ridículo se comparar com depoimentos de candeeiro
Como é que ele viu as cabeças cortadas ainda lá na grota se após o tiroteio os soldados começaram logo a cortar as cabeças e quem não sendo da volante teria coragem de ir lá naquele momento ver as cabeças sendo cortadas?
Ele viu as cabeças na forquilha e não na grota.
Em todo tempo sempre existiu curioso
Dá a entender que os caras foram dopados por alguma bebida, depois houve a execução ...
Quando foi essa reportagem ? Essa pessoa tá tão nova.
Tem 20 anos.
Esse senhor não sabe é de nada ele ia tá lá 4 da manhã
Uai.....
Se o Lampião não estava no riacho, Panta mentiu.
O amigo Vicente não estava no combate, ele está supondo.
@@CangacoAderbalNogueira olha eu denovo. Kkkk
Deixa eu entender o que vc disse.
Ele não estava na hora do tiroteio. Mas foi ele que buscou a máquina de costura e que manteve contato com o bando durante seu pouso em Angico. Correto?
@@edmarpaiva7911 Vicente não estava na hora do tiroteio, ele ia chegando quando ouviu os tiros. Ele esta supondo onde Lampião estava na manha de 28 de julho. Vicente esteve lá dias antes e pode sim, ter visto Lampião em outro lugar. Amigo é preciso analisar e bater os depoimentos, todos que presenciaram o ataque confirmam o local onde Lampião estava e onde ele tombou. É batendo os depoimentos que conseguimos chegar a um conhecimento plausível.
Meu amigo Aderbal estou com saudade novos vídeos
Até julho tô parado em relação a Cangaço. Em julho tô de volta postando mais vídeos. Obrigado
assistam 80 anos do angico. e lá vc verá a verdade. q muitos contam a mesma história. e esse senhor está contando uma história diferente . então. vamos acreditar em. uma pessoa só. ou vamos acreditar em muitos cobrando a mesma coisa?
O depoimento desse senhor aí distorce o seu vídeo de angico 80 anos professor aderbal
Aderbal, e a máquina que Durval afirmou ter levado?
Isso pode ser a explicação de aparecerem duas máquinas na foto das cabeças em Piranhas?
Ou a história de um dos dois não bate?
Vlw!
Durval e Vicente eram amigos. Tem duas opções plausíveis, tinha 2 máquinas ou a segunda não chegou a tempo.
👍
Esse aí mentiu feio.ele tava em todos os lugares.
Muito do que ele disse ele realmente só imaginou.
velha é um doido
Cabra mentiroso, cheia de contradições. Todos conta uma história e ele conta conta uma coisa,disse que não estava lá e depois disse que estava.
esse senhor nao é muito novo pra ter visto tudo isso naquela época?
Essa gravação tem 20 anos. Seu Vicente tinha uns 18 anos na época, ele já faleceu.
@@CangacoAderbalNogueira parece tão recente kkkkkk que legal acompanho sempre seus vídeos um grande abraço!
Alcino costa querendo indozir o senhor falar aquilo que ele defende
Não precisa ofender o senhor do vídeo ele apenas ficou receoso de contar a verdade
Muito bem, infelizmente falta educação a muita gente. Parabéns Joedson pelas palavras.
Eu acredito nesse senhor que não teve tiro nenhum porque setivse tido tiro lampião tinha reachido
MUITO EVASIVO NAS SUAS RESPOSTAS
NÃO APARENTA TER CONSISTÊNCIA, E O ENTREVISTADOR SEMPRE PERGUNTA : É VERDADE ISSO ? ELE SIMPLESMENTE DIZ : EU TAVA LÁ
Quem foi Manuel Félix na história do cangaço?
Coitero de lampiao
Eu acho que teve os tiros em amoroso sim
Angicos ainda continua com muita dúvida. Por que acreditaram tanto na denúncia do joca Bernardo que era coiteiro de corisco, ao ponto de formar uma mega estrutura equipados até com metralhadoras portáteis ? Seria confiar demais!
Jose Bandeira se deu mas pelas compras feita na feira de piranhas pelo outro coitero que era muita coisa muitos mantimentos
Estranho a atitude de nao enterrarem os corpos; pois como forças do estado deveriam mostrar humanidade, por se tratar de seres humanos!! Tantas pessoas também olhando os corpos e não tomaram essa altitude!! Parabenizo quem teve a atitude correta de fazer isso.
Essa volantes também não valia de nada.
Assista globo reporte mostrando ae você vai ter uma noção que a volante era uns mercenários fomento acreditando ficar rico com o ouro dos cangaceiros
Então os relatos dos cangaceiros que sobreviveram ao ataque como candeeiro não são verdadeiros?
Vou mais por Zé Sereno!
Esse mem la estava . so quem sabe sao os volantes e os cangaceiros que ali estava na hora do combate
O Durval rosa irmão de pedro Cândido que estava la disse que foi ele quem emprestou a máquina. Agora esse ai que nem tava la diz que foi ele. Não acredito nesse cabra não. Eu acho que ele ta mentindo.
A máquina era da mãe de Durval, quem levou foi Félix e Vivente.
Hummm
Quem era esse sobrinho de lampião!!
anderson oliveira José, filho de uma irmã
Eu sei das compras dos Queijos.
Tem que ser lembrado sempre lampião era um homem que fez justiça verdadeira.emquanto bandidos de verdade eram os volantes.
Não botei muita fé no depoimento dele.
Sim, na verdade Vicente não presenciou nada do combate de Angico, apenas tá conjecturando. Além disso foi muito reticente em suas respostas.
Vai mentir assim lá longe
Metiroso apareceu a margarida olê olê ola
Vou resumir... Tem perdido nessa entrevista
Já falei sobre isso. Muita coisa que Vicente falou foi na base da suposição, pois ele não estava em Angico na manha de 28 de julho.
Mas que mentiroso,dá pra perceber que ele tá mentindo,se fosse um ex cangaceiro ou um ex volante tudo bem,mas esse era um simples coitero,imagina se um coitero vai saber de tudo isso,Lampião e os cangaceiros não confiavam em nenhum Coitero,e ainda diz que táva lá...tá bom,me engana que eu gosto cara de pau esse senhor.
Fernando, em suas pesquisas você nunca ouviu falar de seu Vicente?
Aderbal Nogueira não nunca ouvi falar
Amigo, seu Vicente era muito conhecido por todos os pesquisadores do tema cangaço e também amigo de muitos ex-cangaceiros. Claro que tudo pode e deve ser contestado, afinal estamos estudando um tema escorregadio. Seu Vicente era um homem serio mas muita coisa ele não contou porque nem tudo se conta. Abraço e tamo junto.
Aderbal Nogueira verdade, abraço
Arre Égua! É cada um que entra de sola no assunto, sem punhal nem fuzil... não traz nada nas mãos... Aderbal tu mereces um prêmio, pela paciência que tens com esses cabras...
Lampião gostava de costurar mas na verdade Lampião gostava era de calcinha fio dental e de espartilhos kkk
Se esse Pedro for o coiteiro.. e tava por lá foi o que entregou traiu...
Concordo q o primeiro tiro foi em lampião ,amoroso tava muito longe,se atirasse lampião tinha tempo de reagir.
A vei safado p mentir....
Fiquei sem entender: o entrevistado disse que não houve esses tiros e logo após ao ouvir os tiros voltou prá trás.
Vicente conta o que ouviu e não o que viu. Ele não tem como saber onde e em quem foi o tiro. Uma questão de interpretação.