Há anos venho tentando, através dos relatos da totalidade das pessoas que lidaram com ele, ouvir qualquer coisa que me esclarecesse tamanho endeusamento do homem João Gilberto, enquanto ouvia atentamente os seus discos, tentando captar a famosa genialidade, que provavelmente estava escondida por trás daquela aparente ingenuidade musical. É claro que devia haver muitas coisas excelentes a respeito dele, sempre acreditei nisso, confiando na devoção de pessoas que, essas sim, são evidentemente geniais, como Gil e Caetano, por exemplo, a quem jamais soube que João tivesse feito um pingo dos elogios que deles sempre recebeu. Se eles diziam que o cara era Deus, quem seria eu para duvidar. Logo eu, um cara que não toca nem flauta doce! No entanto, tudo o que sempre ouvi foram descrições de uma pessoa egoísta e sem noção alguma da realidade ao seu redor. Uma pessoa voltada totalmente para si própria. Sem um pingo de consideração e respeito pelas outros. Mesmo que fossem centenas de pessoas que pagaram para vê-lo. Vejam bem, estou dizendo que é isso o que todos esses relatos dizem, não eu, que nem conheci pessoalmente o cara! Mas o fato é que todo mundo, sem exceção, sempre tem uma história horrível pra contar sobre ele. Contam rindo, porque já passou e virou folclore. Assim como riem dos causos sobre Tim Maia. Mas duvido que não ficassem putos da vida quando o desrespeito acontecia. Não dizem o que realmente pensam porque acham que pode cair um raio em suas cabeças. Mas era falta de respeito, mesmo que fosse apenas algo como tirar alguém de casa e carregar para o aeroporto só porque estava com vontade de conversar lá ou telefonar de madrugada achando que todos tinham obrigação de dar atenção a ele quando ele bem quisesse, sem jamais retribuir a mesma cortesia. Imagino que os jovens compositores se submetiam a isso esperando que lhes respingasse um pouquinho da mitológica genialidade. Mas além de tocar violão de maneira original, logo superado pelos aprendizes, o que mais ele fazia para ser considerado tão extraordinário a ponto de todos aceitarem seus absurdos? Isso me parece mais como uma crença. As pessoas enfiam na cabeça que um ser é sobrehumano, criam o mito, e depois de um tempo nao podem mais voltar atrás. E quem sugerir que estejam enganados corre o risco de ser apedrejado por heresia. Mas confesso que vou continuar tentando descobrir o que é que o baiano tem. Quem sabe, antes de morrer, minha sensibilidade musical amadureça a um ponto em que eu, finalmente, consiga ver a luz? Até lá, desculpem minha constrangedora ignorância.
Penso que está a racionalizar demais, misturando o elo musical com o pessoal. Quando se admira João é pelas nuances e as entrelinhas no seu elo musical, na busca incansável pela perfeição, que jamais outro alguma vez tentou. Costuma dizer-se que o maior cego é aquele que não quer ver. Penso ser inquestionável a genialidade musical de João, que aquece o coração de tantos com a sua voz e violão. Espero, genuinamente, que um dia consiga ver a "luz" que descreve. Abraço de Portugal!
No caso da cadeira, é frescura quando o cara não tem a própria e rejeita cinco. Aí é coisa de quem tem TOC mesmo.
11 หลายเดือนก่อน +3
@@erickleal8733 E desde quando um músico vai levar a cadeira de casa para o show em outro estado, em outra cidade, em outro país?! Não que João não tivesse suas manias, mas...
@ Se era um negócio TÃÃÃÃÃÃO essencial pra ele a ponto dele rejeitar cinco cadeiras, tinha que levar, ué? Na boa, o cara tinha TOC. As sistematicices dele iam além do perfeccionismo.
João sacaneou muitos músicos, sempre com muito ego! Se sentia com o rei na barriga, sou músico e nunca vi genialidade nenhuma em sua onda musical, nada q o tornasse excepcional....
Isso ñ vem o caso!... joao, reconheço o mérito dele como interprete, mas ao longo de sua carreira deixou muitas maculas pelo caminho.... muito excêntrico e absoluto. No livro chega de saudades de Rui Castro, vc tem relatos de suas façanhas egoísta e excêntrica, mas apesar de tudo deixa saudades!
@@viniciusfortini7133 sou um ilustre músico desconhecido no Brasil, pois grande parte da minha carreira foi nos u.s.a, Alemanha e Espanha, mas pelo menos prosperei com a música e hoje vivo financeiramente bem, por ter me dedicado, responsavel e perseverante com a música e ñ dependo de ninguém pra me sustentar.
Uma pena que um músico não tenha percebido a genialidade do mais importante artista brasileiro, pelo menos na minha modesta opinião. Quase tão triste como ouvir falar em "batida" da Bossa Nova quando a contribuição de João Gilberto vai muito além da parte rítmica.
João Gilberto tinha uma voz horrível para um cantor. O violaozinho dele era sofrível. Como não sabia cantar e nem tocar inventou esse estilo que se chamava Bosta Nova.
11 หลายเดือนก่อน +5
Isso não é verdade. Basta ouvir seus discos e apresentações ao vivo mais jovens. João possibilitou uma virada na música brasileira. Nos últimos anos já estava velhinho.
O MAIOR GÊNIO DA MÚSICA BRASILEIRA CRIADOR DE UM GÊNERO MUSICAL
só temosque agradecer a João e a Waltel branco musico esquecido e de grande valor !
Não podemos esquecer de João Donato.
Há anos venho tentando, através dos relatos da totalidade das pessoas que lidaram com ele, ouvir qualquer coisa que me esclarecesse tamanho endeusamento do homem João Gilberto, enquanto ouvia atentamente os seus discos, tentando captar a famosa genialidade, que provavelmente estava escondida por trás daquela aparente ingenuidade musical. É claro que devia haver muitas coisas excelentes a respeito dele, sempre acreditei nisso, confiando na devoção de pessoas que, essas sim, são evidentemente geniais, como Gil e Caetano, por exemplo, a quem jamais soube que João tivesse feito um pingo dos elogios que deles sempre recebeu. Se eles diziam que o cara era Deus, quem seria eu para duvidar. Logo eu, um cara que não toca nem flauta doce! No entanto, tudo o que sempre ouvi foram descrições de uma pessoa egoísta e sem noção alguma da realidade ao seu redor. Uma pessoa voltada totalmente para si própria. Sem um pingo de consideração e respeito pelas outros. Mesmo que fossem centenas de pessoas que pagaram para vê-lo. Vejam bem, estou dizendo que é isso o que todos esses relatos dizem, não eu, que nem conheci pessoalmente o cara! Mas o fato é que todo mundo, sem exceção, sempre tem uma história horrível pra contar sobre ele. Contam rindo, porque já passou e virou folclore. Assim como riem dos causos sobre Tim Maia. Mas duvido que não ficassem putos da vida quando o desrespeito acontecia. Não dizem o que realmente pensam porque acham que pode cair um raio em suas cabeças. Mas era falta de respeito, mesmo que fosse apenas algo como tirar alguém de casa e carregar para o aeroporto só porque estava com vontade de conversar lá ou telefonar de madrugada achando que todos tinham obrigação de dar atenção a ele quando ele bem quisesse, sem jamais retribuir a mesma cortesia. Imagino que os jovens compositores se submetiam a isso esperando que lhes respingasse um pouquinho da mitológica genialidade. Mas além de tocar violão de maneira original, logo superado pelos aprendizes, o que mais ele fazia para ser considerado tão extraordinário a ponto de todos aceitarem seus absurdos? Isso me parece mais como uma crença. As pessoas enfiam na cabeça que um ser é sobrehumano, criam o mito, e depois de um tempo nao podem mais voltar atrás. E quem sugerir que estejam enganados corre o risco de ser apedrejado por heresia.
Mas confesso que vou continuar tentando descobrir o que é que o baiano tem. Quem sabe, antes de morrer, minha sensibilidade musical amadureça a um ponto em que eu, finalmente, consiga ver a luz?
Até lá, desculpem minha constrangedora ignorância.
Penso que está a racionalizar demais, misturando o elo musical com o pessoal. Quando se admira João é pelas nuances e as entrelinhas no seu elo musical, na busca incansável pela perfeição, que jamais outro alguma vez tentou. Costuma dizer-se que o maior cego é aquele que não quer ver. Penso ser inquestionável a genialidade musical de João, que aquece o coração de tantos com a sua voz e violão. Espero, genuinamente, que um dia consiga ver a "luz" que descreve. Abraço de Portugal!
Gente, o João Gilberto era muito doido! Ri demais com essas histórias!😂😂😂😂😂😂
pior q ele era doido msm, ficou internado e tudo. mas era gênio.
O gênio não quer nem consegue gastar 1 minuto sequer da sua vida sem aperfeiçoar o seu talento...
Triste é Viver sem Joao
Certament haverá outros episódios. Há muito o que se dizer ainda de João.
Sim, o 3º episódio já está disponível.
Parabens pelo curto DOC. Apesar de ja ter lido livros sobre Bossa Nova, sempre tem algo mais para se ker ou ouvir ....
Eu acredito/ em um gênio ,porem muito sozinho!! Uma época tão boa cercado de ótimos musicos uma batida/musical única!!!
Ainda bem que ele estava cercado porque não sabia tocar violão e muito menos cantar.
Todo Gênio tem sua loucura ativada em 200% todos os gênios tem suas obsessões e compulsões.
Sensacional
Essas histórias são divertidíssimas, mas não têm nada a ver com o título do episódio: gênio da perfeição
Cadeira e tapete não eram frescuras. Tapete interfere na acústica do som. Cadeira adequada é fundamental para tocar violão...
No caso da cadeira, é frescura quando o cara não tem a própria e rejeita cinco. Aí é coisa de quem tem TOC mesmo.
@@erickleal8733 E desde quando um músico vai levar a cadeira de casa para o show em outro estado, em outra cidade, em outro país?! Não que João não tivesse suas manias, mas...
@ Se era um negócio TÃÃÃÃÃÃO essencial pra ele a ponto dele rejeitar cinco cadeiras, tinha que levar, ué? Na boa, o cara tinha TOC. As sistematicices dele iam além do perfeccionismo.
Criou a batida da bossa nova e tudo mais, mas não tinha muita consideração pelos compromissos e pelas pessoas.
Que série maravilhosa! Muito bem produzida!
Inscrito n° 100 mil do canal!
🎼Muito bom! Muito!👏🏿👏🏿👏🏿🎶
A hora de ser filha de João Gilberto. Talvez nem ela tenha noção do tamanho da obra do pai.
🌻🌻🌻
A genialidade começa com a humildade e respeito aos seus admiradores. Fora isso, é frescura e grosseria…
# Bolsonaro filhos e todas suas esposas na CADEIA
Calma, amigão. Aprecie a bossa nova
Q gente louca
Imbecilidade. Aqui é bossa nova!
João sacaneou muitos músicos, sempre com muito ego! Se sentia com o rei na barriga, sou músico e nunca vi genialidade nenhuma em sua onda musical, nada q o tornasse excepcional....
Excêntrico ou não, o mundo inteiro conhece o João Gilberto. E você? Qual é mesmo o seu nome?
Isso ñ vem o caso!... joao, reconheço o mérito dele como interprete, mas ao longo de sua carreira deixou muitas maculas pelo caminho.... muito excêntrico e absoluto.
No livro chega de saudades de Rui Castro, vc tem relatos de suas façanhas egoísta e excêntrica, mas apesar de tudo deixa saudades!
@@viniciusfortini7133 sou um ilustre músico desconhecido no Brasil, pois grande parte da minha carreira foi nos u.s.a, Alemanha e Espanha, mas pelo menos prosperei com a música e hoje vivo financeiramente bem, por ter me dedicado, responsavel e perseverante com a música e ñ dependo de ninguém pra me sustentar.
Uma pena que um músico não tenha percebido a genialidade do mais importante artista brasileiro, pelo menos na minha modesta opinião. Quase tão triste como ouvir falar em "batida" da Bossa Nova quando a contribuição de João Gilberto vai muito além da parte rítmica.
Mala ,chato e tem filha que pisa na bandeira do Brasil, tá bom ou quer mais?
Deve ter sido o mais chato do carai
João Gilberto tinha uma voz horrível para um cantor. O violaozinho dele era sofrível. Como não sabia cantar e nem tocar inventou esse estilo que se chamava Bosta Nova.
Isso não é verdade. Basta ouvir seus discos e apresentações ao vivo mais jovens. João possibilitou uma virada na música brasileira. Nos últimos anos já estava velhinho.
Que coitado kkkk
Imagine being both this musically, and culturally ignorant about your own nation.
Bem, Miles Davies dizia que até lendo um jornal o João Gilberto poderia ser maravilhoso.
@@lucasbragamontenegro651 Miles Davis era outro que não entendia nada de música.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nunca saiu da garrafa !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk