Parabéns por informações corretas quanto aos famiclones, e sua ordem cronológica de lançamento no Brasil. Infelizmente alguns canais erroneamente divulgam que o Phantom System foi lançado no Brasil em 1988, quando o correto seria que o Dynavision 2, que é o nosso primeiro clone foi lançado em 1989, e poucos meses depois foi lançado o Phantom System da Gradiente. O seu canal, e o canal do Barbedinho estão de parabéns, por divulgar vídeos com fatos verdadeiros! Um abraço !!!
Ótimo documentário como sempre ! Poxa o Nintendinho marcou demais! Até hj gosto de caçar jogos Hidden Gem dessa era! Acho impressionante como jogos no final da vida do Nes eram quase tão bons como os de SNES, como Kirby por exemplo!
Eu tinha 6 anos em 1988 e estava feliz com meu Atari 2600, mas meu primo rico volta dos EUA e traz o NES. Eu achei muito legal, parecia um vídeo cassete e ele trouxe de jogos, além do Mario, Gradius, Sexta Feira 13 (eu tinha medo desse jogo), Contra e a pistola com o Duck Hunt!!!! Eu fiquei maluco e implorei pra minha mãe me dar um Phantom System de natal e ela me deu!!! Veio com o Caça Fantasmas e, não lembro se foi por promoção, levei tb o game do Predador!!! Dois anos depois, em 1990 meu primo vai de novo pros EUA e vem com um MONTE de jogos!!!! Ele ainda me deu de presente Robocop, Super Contra e Double Dragon 2!!!! O legal era poder levar as fitas dele e jogar em casa!!!! Não me limitava em só poder jogar os jogos indo lá!!! Na Copa de 90, no jogo contra a Argentina que rolou a água batizada, meu tio chamou geral pra um churrasco e ver o jogo, só que as crianças nem ligaram pro jogo!!! Todo mundo jogando Mario 3!!!! Inclusive Mario 3 foi um jogo tão legal que fez muitas meninas passarem a gostar de vídeo game!!!! Um belo dia, passeando no shopping com a família, vi numa loja tipo Casas Bahia uma fita com 54 jogos de Nintendo!!! Era a última da loja e minha mãe, a santa, comprou pra mim!!!! Foi uma festa!!! Tudo muito lindo, até que em 1993 meu primo volta dos EUA com um Sega Gênesis….
Brother, minha historia é muito parecida com a sua. Sou de 1981 e tive um nes (clone) se não me engano em 1991 ou 92. Antes eu tive um atari 2600. A diferença entre o Atari e o nes era absurda e quando ganhei o nes só foi felicidade!rsrs Quando meu tio acredito que em 1992 comprou um snes, minha cabeça explodiu! Pedi minha mãe pra comprar para mim, mas, na época era caro demais...só fui ganhar um no natal de 1994. Fora que ficava só em locadora de video games o que me fez repetir de ano.KKKKKK
@@samuelfranco3028 esse fenômeno aconteceu comigo 3 vezes: tinha o Atari e o meu primo trouxe o NES… tinha o Phantom e meu primo trouxe o Gênesis… tive o Mega e meu primo trouxe o SNES!!!! Hoje eu vejo que fui um felizardo em ter os dois: o Mega e o SNES!!! Minha mãe fazia das tripas coração pra me dar os vídeo games, mas eu tinha que passar de ano com notas boas e locadora só sexta feira!!!
Super Mario 3 do NES é a coisa mais incrível que eu já vi em um console 8 bits, inacreditável como que um jogo tão bem feito e bonito roda em 8 bits, lembrando que é a mesma geração do ET do Atari, mas parece que são gerações distintas tamanha a discrepância entre eles
Seu canal é uma deliciosa viagem no tempo, ainda mais para pessoas como eu, que viveram praticamente toda a história dos games no Brasil desde os anos 80. Parabéns.
Eu consegui jogar o NES na casa de um amigo, um dos melhores jogos era aquele do garoto que vai dormir e sonha que tem que salvar a Princesa pra brincar. Até hoje não entendo como não teve mais um jogo baseado nessa história, deve ter alguma coisa com direitos autorais. Outro jogo que eu gostava mais pela questão engraçada era esse de hóquei no gelo, dos jogadores começavam a brigar pelo disco e aí geral se juntava 😂😂😂😂😂, eu ficava puto quando o juiz colocava meu jogador pra fora, e o terceiro jogo que consegui jogar foi mega Men, como sempre, era terrível, mal passava do primeiro mestre e como o vídeo game nao era meu, eu não tinha como ficar treinando.
@@videogamedocumentarios8459 fico lembrando desses jogos mais simples da época (aqueles estilo Balloon Fight), alias, depois esses jogos passaram a povoar os cartuchos com 100 jogos. 🙂 Preciso encontrar minha agenda de anotações com muitos segredos de jogos que anotava, principalmente RPGs.
Quando digo que a Nintendo tem legado, é isso o que foi apresentado magistralmente no DOC! Apesar dos percalços iniciais no Famicom no Japão, ela contornou a situação e o console tornou-se um dos grandes sucessos dos 8-Bits! Apesar de chegar até nós oficialmente tarde, lembro-me como se fosse hoje a 1ª vez que vi o comercial na TV do Mário segurando a bandeira do Brasil, anunciando a chegada da Big N através da Playtronic e que trabalho primoroso eles fizeram em 1993 e ficou ali no páreo com a Tectoy já estabelecida. Era incrível a disputa das 2 empresas! Fato é que o clássico "Nintendinho" marcou toda uma geração e até hoje é lembrado como um dos mais importantes consoles daquele período!
Olá Ronald, seu canal é um tesouro , principalmente nesses tempos onde os principais canais de retrogames estão morrendo ou mudando de conteúdo, torço muito que isso tmb não aconteça com esse. Parabéns por mais um vídeo espetacular.
Eu fui ter o Nintendinho tardiamente...depois do Master System e inclusive do SNES, eu era criança, vi propaganda na Shoptime e pedi pro meu pai comprar, era barataço e se tratava do "GunBoy" um dos mais raros clones de Nintendinho que eu já tive notícia e eu nem sabia que era um console mais antigo, eu achei massa poois tinha arma e etc. Por esse clone conheci várias e várias pérolas desse sistema, principalmente pré 1985. Baita documentário! Abração!
esse console tem é história pra contar. eu o conheci por meio de um famiclone chamado hi-top game, que meus pais me deram em 1991 e joguei tanto que ele foi pro conserto 3 vezes. mega man, super mario, castlevania, tartarugas ninja, double dragon, contra... é difícil fazer uma lista com os 10 melhores jogos do nintendinho. é mais fácil fazer uma com 50.
Você jogou só a nata do NES! Realmente o 8-Bits ficou mais famoso no Brasil por meio dos clones, eu mesmo fui conhecer através do Dynavision 3 radical, aquele preto, meu pai comprou de um amigo dele, veio com Adventure Island 3 na caixa, como joguei auilo, ficou fã da série
O Nes foi um acontecimento que só acontece uma vez na vida, ficou imaginando e viajando como as crianças e adolescentes da época ficaram felizes e a reação que tiveram com àquela novidade, deve ter sido incrível pra eles, já que não época o auge dos jogos eram de tabuleiro, ou seja jogos onde não tinha vida própria como os jogos eletrônicos que o Nes trouxe. Já que os jogos do Atari também tinha que ter uma imaginação e tanto por parte dos jogadores pra imaginar que aqueles quadrados rna tela representa algum personagem e contava alguma história.
Nunca vi um NES original na minha vida até hoje. Pelo menos presencialmente. Só os clones mesmo. Meu primeiro contato com um dos famiclones foi em 1991, eu tinha 10 anos. Um primo meu tinha o Bit System. Na época eu tinha um Dactar que era clone do Atari 2600. Fiquei muito impressionado com os gráficos e som, principalmente as trilhas sonoras dos jogos, que eram lindas. No Atari praticamente não tocava músicas e as que tocavam eram bem mais simplórias. O SNES só vim conhecer em 1993 em locadoras que pagava por tempo pra jogar, principalmente Street Fighter II Turbo. Mas nunca cheguei a ter nenhum dos dois. O Mega Drive eu conheci depois do SNES por incrível que pareça. Aliás, o 16 bit da SEGA é o meu console favorito de todos os tempos mas tenho muita nostalgia pelo SNES também.
E sobre o que você falou da europa e do nes,eu não sei essa informação é verdadeira ou 100% certa,mas o povo diz que so foi assim porque la para o inicio e meio dos anos 90 a ninterdo deixou de da importância para ele,e ele tava sendo vendido super barato foi por causa disso que fez tanto sucesso ja que o master ainda tinham uma certa popularidade la,eu viz isso ou em comentário no youtube ou no reddit.
Na verdade, no meio dos aos 90 todos os 8-Bits estavam em baixa, mas no início com o NES, a Nintendo fez uma péssima campanha de marketing na Europa, além de ser mais caro que o Master System, que aproveitou a brecha e caiu dentro da divulgação dos ports de Arcade para o console e valor menor, por isso liderou por alguns anos na Europa.
Eu tive um nes (clone) e depois um snes. Foi uma das melhores épocas da minha vida. Fora que a Nintendo no inicio da década de 90 reinava em absoluto com vários jogos espetaculares.
E cara nada contra o nes e o famicon,mas eu gostei mas do modelo de desenho do phantom system do que deles,sei falar que o nes tinham um problema que quando colocavam as fitas naquele modelo de videocassete quebrava a entrada,tanto que o phantom não parece tem isso
Exatamente isso, , a Gradiente iria Fazer uma parceria com a Atarie já tinham encomendado as carcalas do 7800, e como não deu certo, resolveram usar a carcaça pra fazer o clone de Famicom@@andrecastro1980
Ao inserir o cartucho em um NES americano não era necessário vc trava-lo pressionando para baixo pra rodar algum game...isso já retira por completo sua reclamação sobre esse sistema.
O meu primeiro videogame foi o "Dynavision 4" RADIKAL kkk, aquele que tinha 2 entradas de cartucho e vinha com a pistola tbm, pqp que felicidade que eu fiquei quando ganheir aquela porra em 1994
Até concordo que tem um pixelado bom que poderiam ser melhorado como som e alguns bug como Super Mario 3 que são amadas e odiados até hoje. E o Master System só faltou jogo?
Os primeiros consoles do mundo foram produzidos pelos americanos, mas depois do crash marcado pelo fracasso do jogo E.T, entre outros, a liderança foi deslocada para os fabricantes (de consoles) japoneses, onde atualmente apenas duas sobreviveram ao longo das décadas no mercado altamente disputado, são elas: a Sony e a Nintendo. A única fabricante americana (de consoles) que permanece vendendo milhões de games anualmente (superando muitas vezes a própria Nintendo), é a Microsoft, com o seu hardware Xbox, esta que também já conseguiu superar a venda de consoles da casa do Mario. Entretanto, o que se tem visto atualmente é um tipo de recessão (talvez até uma regressão aos jogos antigos por parte dos jogadores) econômica de alguns estúdios de alto investimento. Alguns falam num novo crash na indústria dos games, o que é exagero, já que a desvalorização ou desinteresse por parte do grande público que ocorreu na década de 1980, não é exatamente o mesmo contexto de hoje. Porém, verdade é, que o futuro da indústria dos games permanece incerto até o momento, haja vista que algumas das maiores fabricantes/produtoras sobretudo ocidentais, tem se recusado a ouvir os consumidores de longa data em prol de focar num público (pós-moderno) mais moderno. Desculpe falar de um tema que foge um pouco do vídeo, é que o documentário me lembrou o tempo em que vivemos. Como o fato de tanto a Sony com o seu PS5 e a versão Pró, e a Microsoft com o seu Xbox serie X e S, repetir de uma maneira diferente, o que a Nintendo já tinha feito a mais de 30 anos atrás com o NES e a sua versão paralela (básica) o Dysk System.
Cara eu gostaria de deixa algumas observações sobre o assunto do video,sinta a vontade para reponde ou não. 1:o que você falou de no início o famicom não tem feito sucesso e meio supreedente para mim,porque desde que eu estou no youtube todo mundo falar que ele foi um imerso sucesso desde o começo e que o primeiro console da sea o sg 1000,não vendeu bem porque foi lançado no mesmo dia do famicon. 2:o que voce falou da ninterdo tenta vender o nes como um briquendo do que um videogame,isso não poderia ser considerando propagada enganosa que ate onde eu sei é crime la? 3:o que voce falou do monopólio da ninterdo eu falei isso para um cara e disse que toda empresa eram igual e ele falou:isso foi por causa da ninterdo da america e isso não define a japonesa,sendo que a japonesa tambem fazia isso e diferente da sega a ninterdo americana devia fazer tudo que a japonesa fazia mesmo tendo ideias proprias(ate por causa do presidente). 4:eu so não entendi porque o console eram tão limitados nas cores?,diferente do master system ate tambem os primeiros jogos do super Nintendo
Vamos lá: 1 - Ele teve dificuldades para vender no primeiro ano, em 1983, devido aos japoneses não entenderem direito do que se tratava mais aquele hardware, e do problema no primeiro lote de placas do console, a Nintendo foi ajustando seu marketing, e já em 84, com novos jogos e acessórios chegando, o Famicon decolou. O SG-1000 saiu no mesmo dia, mas nem fez cócegas no Famicon. 2 - Não porque modificaram a carcaça do NES, e colocaram o R.O.B no pacote, ou seja, jogos seriam apenas mais uma opção ao consumidor. 3 - Essa prática rolava no Japão, mas como a Nintendo era a que mais vendia, naturalmente as produtoras nem tentavam lançar nada nos concorrentes, mas por lá era mais tranquilo, tanto que a Hudson Soft, também lançava jogos no PC-Engine. A questão era na América, onde o Mega Drive vendeu muito bem, e as produtoras queriam faturar mais produzindo para ele, a Nintendo da América adicionou outros termos, como exclusividade temporária e limite de 5 jogos por ano. E sim, essa prática de protecionismo todas fizeram, Nintendo, Sega e Sony. 4 - Essa vou ficar te devendo, meu fraco é a parte de hardwares, mas acredito que seja para manter o valor final menor quando lançado.
@@videogamedocumentarios8459 a nintendo estava preocupada com o mercado americano, que estava quebrado após a crise de 83, por isso o americano não queria videogames nem pintados de ouro. eles tentaram mudar ao máximo o design pra se distanciar de um console, inclusive escondendo o cartucho de jogo, e ainda oferecer acessórios diferentes pra chamar a atenção.
Seja membro do clube do canal e assista vídeos exclusivos:
th-cam.com/channels/i0B.html..
Parabéns por informações corretas quanto aos famiclones, e sua ordem cronológica de lançamento no Brasil. Infelizmente alguns canais erroneamente divulgam que o Phantom System foi lançado no Brasil em 1988, quando o correto seria que o Dynavision 2, que é o nosso primeiro clone foi lançado em 1989, e poucos meses depois foi lançado o Phantom System da Gradiente.
O seu canal, e o canal do Barbedinho estão de parabéns, por divulgar vídeos com fatos verdadeiros!
Um abraço !!!
@@marcelobritomaua obrigado pela confiança 🫡
Ótimo documentário como sempre !
Poxa o Nintendinho marcou demais! Até hj gosto de caçar jogos Hidden Gem dessa era!
Acho impressionante como jogos no final da vida do Nes eram quase tão bons como os de SNES, como Kirby por exemplo!
Explorar o catálogo do NES é muito divertido
Documentário incrível desse console igualmente incrível!!
Valeu mano!
Eu tinha 6 anos em 1988 e estava feliz com meu Atari 2600, mas meu primo rico volta dos EUA e traz o NES. Eu achei muito legal, parecia um vídeo cassete e ele trouxe de jogos, além do Mario, Gradius, Sexta Feira 13 (eu tinha medo desse jogo), Contra e a pistola com o Duck Hunt!!!!
Eu fiquei maluco e implorei pra minha mãe me dar um Phantom System de natal e ela me deu!!! Veio com o Caça Fantasmas e, não lembro se foi por promoção, levei tb o game do Predador!!!
Dois anos depois, em 1990 meu primo vai de novo pros EUA e vem com um MONTE de jogos!!!! Ele ainda me deu de presente Robocop, Super Contra e Double Dragon 2!!!! O legal era poder levar as fitas dele e jogar em casa!!!! Não me limitava em só poder jogar os jogos indo lá!!!
Na Copa de 90, no jogo contra a Argentina que rolou a água batizada, meu tio chamou geral pra um churrasco e ver o jogo, só que as crianças nem ligaram pro jogo!!! Todo mundo jogando Mario 3!!!! Inclusive Mario 3 foi um jogo tão legal que fez muitas meninas passarem a gostar de vídeo game!!!!
Um belo dia, passeando no shopping com a família, vi numa loja tipo Casas Bahia uma fita com 54 jogos de Nintendo!!! Era a última da loja e minha mãe, a santa, comprou pra mim!!!! Foi uma festa!!!
Tudo muito lindo, até que em 1993 meu primo volta dos EUA com um Sega Gênesis….
Primos são nossos primeiros melhores amigos
Que história mano, adoro ler a experiência com games da galera kk
Momentos inesquecíveis, imagino a loucura de vocês jogando Mario 3
Brother, minha historia é muito parecida com a sua. Sou de 1981 e tive um nes (clone) se não me engano em 1991 ou 92. Antes eu tive um atari 2600. A diferença entre o Atari e o nes era absurda e quando ganhei o nes só foi felicidade!rsrs Quando meu tio acredito que em 1992 comprou um snes, minha cabeça explodiu! Pedi minha mãe pra comprar para mim, mas, na época era caro demais...só fui ganhar um no natal de 1994. Fora que ficava só em locadora de video games o que me fez repetir de ano.KKKKKK
@@samuelfranco3028 esse fenômeno aconteceu comigo 3 vezes: tinha o Atari e o meu primo trouxe o NES… tinha o Phantom e meu primo trouxe o Gênesis… tive o Mega e meu primo trouxe o SNES!!!!
Hoje eu vejo que fui um felizardo em ter os dois: o Mega e o SNES!!!
Minha mãe fazia das tripas coração pra me dar os vídeo games, mas eu tinha que passar de ano com notas boas e locadora só sexta feira!!!
Super Mario 3 do NES é a coisa mais incrível que eu já vi em um console 8 bits, inacreditável como que um jogo tão bem feito e bonito roda em 8 bits, lembrando que é a mesma geração do ET do Atari, mas parece que são gerações distintas tamanha a discrepância entre eles
Esse foi um dos jogos da minha vida, Mario 3 é bom até hoje
foi o vg mais impactante da sua geração. é o vg q eu gosto mais, até hj. tem mts jogos incríveis.
Eu já desço o like sem ver. Sempre um vídeo de excelente qualidade.
Muitíssimo obrigado
Seu canal é uma deliciosa viagem no tempo, ainda mais para pessoas como eu, que viveram praticamente toda a história dos games no Brasil desde os anos 80. Parabéns.
Fico feliz em saber que gostou 👍🏻
Que lindos os cartuchos e aqueles primeiros mini games da Nintendo, que história boa vc nos contou aqui, obrigado.
Obrigado pela força. Tmj
Eu consegui jogar o NES na casa de um amigo, um dos melhores jogos era aquele do garoto que vai dormir e sonha que tem que salvar a Princesa pra brincar. Até hoje não entendo como não teve mais um jogo baseado nessa história, deve ter alguma coisa com direitos autorais. Outro jogo que eu gostava mais pela questão engraçada era esse de hóquei no gelo, dos jogadores começavam a brigar pelo disco e aí geral se juntava 😂😂😂😂😂, eu ficava puto quando o juiz colocava meu jogador pra fora, e o terceiro jogo que consegui jogar foi mega Men, como sempre, era terrível, mal passava do primeiro mestre e como o vídeo game nao era meu, eu não tinha como ficar treinando.
Boa kkk
Desses Megamen era osso duro de roer kk
O jogo que voce fala é litle nemo dream master, ele foi baseado na versao dos arcades so que no nes ficou de exproraçao e prataforma.
13:35 Excite Bike...joguei muito!! Todo na verdade.
45:00 River City Ransom - jogo MUITO BOM! Dois jogadores, coleta de moedas, compra de melhorias...
Divertido até hoje! Fiz muita pista nele kk
@@videogamedocumentarios8459 fico lembrando desses jogos mais simples da época (aqueles estilo Balloon Fight), alias, depois esses jogos passaram a povoar os cartuchos com 100 jogos. 🙂
Preciso encontrar minha agenda de anotações com muitos segredos de jogos que anotava, principalmente RPGs.
Bora hypar que esse canal merece! ❤
🎉 🙏🏻
Quando digo que a Nintendo tem legado, é isso o que foi apresentado magistralmente no DOC! Apesar dos percalços iniciais no Famicom no Japão, ela contornou a situação e o console tornou-se um dos grandes sucessos dos 8-Bits! Apesar de chegar até nós oficialmente tarde, lembro-me como se fosse hoje a 1ª vez que vi o comercial na TV do Mário segurando a bandeira do Brasil, anunciando a chegada da Big N através da Playtronic e que trabalho primoroso eles fizeram em 1993 e ficou ali no páreo com a Tectoy já estabelecida. Era incrível a disputa das 2 empresas! Fato é que o clássico "Nintendinho" marcou toda uma geração e até hoje é lembrado como um dos mais importantes consoles daquele período!
Não dá para falar de videogames, sem mencionar a Nintendo, extremamente importante para esse mercado bilionário de hoje em dia.
Olá Ronald, seu canal é um tesouro , principalmente nesses tempos onde os principais canais de retrogames estão morrendo ou mudando de conteúdo, torço muito que isso tmb não aconteça com esse. Parabéns por mais um vídeo espetacular.
Valeu pela confiança, estou acompanhando esse momento, e vou tentar sempre apresentar algo de qualidade e informativo.
Eu fui ter o Nintendinho tardiamente...depois do Master System e inclusive do SNES, eu era criança, vi propaganda na Shoptime e pedi pro meu pai comprar, era barataço e se tratava do "GunBoy" um dos mais raros clones de Nintendinho que eu já tive notícia e eu nem sabia que era um console mais antigo, eu achei massa poois tinha arma e etc. Por esse clone conheci várias e várias pérolas desse sistema, principalmente pré 1985. Baita documentário! Abração!
Esse nunca vi, no Brasil esses clones formam mais famosos que o NES
Assisti todos os vídeos do canal. Sempre fico aguardando por um novo vídeo.Continue esse belo trabalho!
Vou continuar sim, valeu pelo apoio 👍🏻
Parabéns pelo trabalho, ótimo vídeo, bateu a nostalgia!!!
Valeu 😀
Documentário maravilhoso!
Parabéns prlo magnífico trabalho.
Muitíssimo obrigado
excelente documentario, muito bom de assistir a Minha abertura para o Mundo NES, foi o Gradiente Phantom System !!!
Muito legal mesmo 👍🏻🫡
esse console tem é história pra contar. eu o conheci por meio de um famiclone chamado hi-top game, que meus pais me deram em 1991 e joguei tanto que ele foi pro conserto 3 vezes. mega man, super mario, castlevania, tartarugas ninja, double dragon, contra... é difícil fazer uma lista com os 10 melhores jogos do nintendinho. é mais fácil fazer uma com 50.
Você jogou só a nata do NES! Realmente o 8-Bits ficou mais famoso no Brasil por meio dos clones, eu mesmo fui conhecer através do Dynavision 3 radical, aquele preto, meu pai comprou de um amigo dele, veio com Adventure Island 3 na caixa, como joguei auilo, ficou fã da série
O Nes foi um acontecimento que só acontece uma vez na vida, ficou imaginando e viajando como as crianças e adolescentes da época ficaram felizes e a reação que tiveram com àquela novidade, deve ter sido incrível pra eles, já que não época o auge dos jogos eram de tabuleiro, ou seja jogos onde não tinha vida própria como os jogos eletrônicos que o Nes trouxe. Já que os jogos do Atari também tinha que ter uma imaginação e tanto por parte dos jogadores pra imaginar que aqueles quadrados rna tela representa algum personagem e contava alguma história.
Boa analise, o salto gráfico do NES foi absurdo.
@@videogamedocumentarios8459 Vlw muito obrigado 😀. Mais as pessoas não percebi isso, só falar do SNES e Nintendo 64 pra frente como evolução gráfica.
Um dos melhores DOCs aqui da net sobre nes❤
Valeu mano! Fico honrado
Mais um documentário top desse excelente canal, parabéns !!!!
Obrigado pelo elogio! Tmj
Sempre produções de alto nível, parabéns pelo trabalho
Muito obrigado 🙌
Você e muito bom Ronald! 🎉🎉🎉
Agradeço pelo apoio e confiança!
Eu tive o clone, o Turbo game. Deu problema no botão ligar e eu mesmo tive que arrumar, comprando um botão a fazendo uma solda...
Pô na marra kk
Mas certamente valeu a pena
Seu trabalho eh fantástico. 👏👏👏
Obrigado pelo elogio 🫡
Nunca vi um NES original na minha vida até hoje. Pelo menos presencialmente. Só os clones mesmo. Meu primeiro contato com um dos famiclones foi em 1991, eu tinha 10 anos. Um primo meu tinha o Bit System. Na época eu tinha um Dactar que era clone do Atari 2600. Fiquei muito impressionado com os gráficos e som, principalmente as trilhas sonoras dos jogos, que eram lindas. No Atari praticamente não tocava músicas e as que tocavam eram bem mais simplórias. O SNES só vim conhecer em 1993 em locadoras que pagava por tempo pra jogar, principalmente Street Fighter II Turbo. Mas nunca cheguei a ter nenhum dos dois. O Mega Drive eu conheci depois do SNES por incrível que pareça. Aliás, o 16 bit da SEGA é o meu console favorito de todos os tempos mas tenho muita nostalgia pelo SNES também.
O salto gráfico do Atari para o NES foi absurdo, uma beleza técnica incrível
E sobre o que você falou da europa e do nes,eu não sei essa informação é verdadeira ou 100% certa,mas o povo diz que so foi assim porque la para o inicio e meio dos anos 90 a ninterdo deixou de da importância para ele,e ele tava sendo vendido super barato foi por causa disso que fez tanto sucesso ja que o master ainda tinham uma certa popularidade la,eu viz isso ou em comentário no youtube ou no reddit.
Na verdade, no meio dos aos 90 todos os 8-Bits estavam em baixa, mas no início com o NES, a Nintendo fez uma péssima campanha de marketing na Europa, além de ser mais caro que o Master System, que aproveitou a brecha e caiu dentro da divulgação dos ports de Arcade para o console e valor menor, por isso liderou por alguns anos na Europa.
Fala Ronald
Parabéns mais um vídeo de sucesso
Faz um sobre a SNK ou os fliperamas
Boa 👍🏻
Ronald tá bruto, nesta sexta-feira! Chegou chutando tudo 😂
Bora conferir mais doc, com selo de qualidade videogame documentários ❤
Aí sim! Hehe vamos lá!
História e detalhes de um dos mais (se não o mais importante) video game de todos os tempos !
Tmj ✌🏻
da vontade de chorar vendo videos assim minha infancia ❤❤❤
Bons momentos
Mano deixo a dica para tu também postar no Spotify, tenho mania as vezes de apenas "escutar o vídeo" quando estou no carro ou trabalho kkk
Boa ideia 👍🏻
Pra mim o melhor 8bit é o master sem dúvidas,porém o nes teve um catálogo gigantesco
Um catálogo maior e apoio das melhores produtoras, mesmo inferior tecnicamente
Video incrivel. Ainda não vi, mas é certeza
Acredito que você vai gostar hehe
Eu tive um nes (clone) e depois um snes. Foi uma das melhores épocas da minha vida. Fora que a Nintendo no inicio da década de 90 reinava em absoluto com vários jogos espetaculares.
Muitos brasileiros pegaram os clones, esses tem mais apreço do que o próprio NES por aqui
Top System foi o meu primeiro videogame, por lá joguei F-15 City War e Super Mario Bros 2.
Opa clássicos!
Punch Out é um jogo que eu jogo até hlje em dia do nintendinho no Lemoroid de celular hehe
Meu console favorito ate hj .
Muito bom e com jogos fantásticos
E cara nada contra o nes e o famicon,mas eu gostei mas do modelo de desenho do phantom system do que deles,sei falar que o nes tinham um problema que quando colocavam as fitas naquele modelo de videocassete quebrava a entrada,tanto que o phantom não parece tem isso
Sem dúvidas, acho o mesmo kk Isso era verdade, o conector do NES era complicado, e vira e mexe dava problema.
O design do Phantom System era "inspirado" no do Atari 7800, assim como o hardware era "inspirado" no do NES.
Exatamente isso, , a Gradiente iria Fazer uma parceria com a Atarie já tinham encomendado as carcalas do 7800, e como não deu certo, resolveram usar a carcaça pra fazer o clone de Famicom@@andrecastro1980
O controle dos famickones são terrível. Nada supera o joy original do nes .famigom jp é principalmente o top loader
Ao inserir o cartucho em um NES americano não era necessário vc trava-lo pressionando para baixo pra rodar algum game...isso já retira por completo sua reclamação sobre esse sistema.
O meu primeiro videogame foi o "Dynavision 4" RADIKAL kkk, aquele que tinha 2 entradas de cartucho e vinha com a pistola tbm, pqp que felicidade que eu fiquei quando ganheir aquela porra em 1994
Joguei muito kkk
Passava a propaganda direto na Record, no Eliana e Alegria e Raul Gil 🤣
Faz um documentário do Dynavision e Dynacommano!😀👍
Gosto dos documentarios muito bom.
Que bom que gostou 👍🏻🫡
Legal, não sabia mesmo que tivemos o NES Nacional da Playtronic, o SNES eu sabia em diante eu sabia.
Porque chegou depois do SNES, foi ofuscado
@@videogamedocumentarios8459 Já o PS1 pelo que vi realmente nunca chegou oficialmente ao Brasil pela Sony, só o PS2 no fim da vida em diante.
@@richardp1592 Exato, o PS1 passou batido oficialmente, o Play 2, se não engano, veio lá por 2006
Sensacional.
Valeu ✌🏻
Eu tive o NES produzido no Brasil.
Esse foi raro de ter! Tinha o cartucho do Mario 3?
@@videogamedocumentarios8459 Rapaz, não me lembro...
Até concordo que tem um pixelado bom que poderiam ser melhorado como som e alguns bug como Super Mario 3 que são amadas e odiados até hoje. E o Master System só faltou jogo?
Isso aí, faltou jogos ao Master, porque poder tinha de sobra
massa ronald
Top 👍🏻
Vou pausar o vídeo só por um instante, tô precisando urgentemente ouvir fake plastic tree
Tô por fora kk
O que seria isso?
@@videogamedocumentarios8459 coisas do coração ❤ tipo platônico kk
@@jorgeluisdearaujooliveira6920 a sim kk
Top
🫡
Os primeiros consoles do mundo foram produzidos pelos americanos, mas depois do crash marcado pelo fracasso do jogo E.T, entre outros, a liderança foi deslocada para os fabricantes (de consoles) japoneses, onde atualmente apenas duas sobreviveram ao longo das décadas no mercado altamente disputado, são elas: a Sony e a Nintendo. A única fabricante americana (de consoles) que permanece vendendo milhões de games anualmente (superando muitas vezes a própria Nintendo), é a Microsoft, com o seu hardware Xbox, esta que também já conseguiu superar a venda de consoles da casa do Mario.
Entretanto, o que se tem visto atualmente é um tipo de recessão (talvez até uma regressão aos jogos antigos por parte dos jogadores) econômica de alguns estúdios de alto investimento. Alguns falam num novo crash na indústria dos games, o que é exagero, já que a desvalorização ou desinteresse por parte do grande público que ocorreu na década de 1980, não é exatamente o mesmo contexto de hoje. Porém, verdade é, que o futuro da indústria dos games permanece incerto até o momento, haja vista que algumas das maiores fabricantes/produtoras sobretudo ocidentais, tem se recusado a ouvir os consumidores de longa data em prol de focar num público (pós-moderno) mais moderno.
Desculpe falar de um tema que foge um pouco do vídeo, é que o documentário me lembrou o tempo em que vivemos. Como o fato de tanto a Sony com o seu PS5 e a versão Pró, e a Microsoft com o seu Xbox serie X e S, repetir de uma maneira diferente, o que a Nintendo já tinha feito a mais de 30 anos atrás com o NES e a sua versão paralela (básica) o Dysk System.
Boa análise 👍🏻
Cara eu gostaria de deixa algumas observações sobre o assunto do video,sinta a vontade para reponde ou não.
1:o que você falou de no início o famicom não tem feito sucesso e meio supreedente para mim,porque desde que eu estou no youtube todo mundo falar que ele foi um imerso sucesso desde o começo e que o primeiro console da sea o sg 1000,não vendeu bem porque foi lançado no mesmo dia do famicon.
2:o que voce falou da ninterdo tenta vender o nes como um briquendo do que um videogame,isso não poderia ser considerando propagada enganosa que ate onde eu sei é crime la?
3:o que voce falou do monopólio da ninterdo eu falei isso para um cara e disse que toda empresa eram igual e ele falou:isso foi por causa da ninterdo da america e isso não define a japonesa,sendo que a japonesa tambem fazia isso e diferente da sega a ninterdo americana devia fazer tudo que a japonesa fazia mesmo tendo ideias proprias(ate por causa do presidente).
4:eu so não entendi porque o console eram tão limitados nas cores?,diferente do master system ate tambem os primeiros jogos do super Nintendo
Vamos lá:
1 - Ele teve dificuldades para vender no primeiro ano, em 1983, devido aos japoneses não entenderem direito do que se tratava mais aquele hardware, e do problema no primeiro lote de placas do console, a Nintendo foi ajustando seu marketing, e já em 84, com novos jogos e acessórios chegando, o Famicon decolou.
O SG-1000 saiu no mesmo dia, mas nem fez cócegas no Famicon.
2 - Não porque modificaram a carcaça do NES, e colocaram o R.O.B no pacote, ou seja, jogos seriam apenas mais uma opção ao consumidor.
3 - Essa prática rolava no Japão, mas como a Nintendo era a que mais vendia, naturalmente as produtoras nem tentavam lançar nada nos concorrentes, mas por lá era mais tranquilo, tanto que a Hudson Soft, também lançava jogos no PC-Engine.
A questão era na América, onde o Mega Drive vendeu muito bem, e as produtoras queriam faturar mais produzindo para ele, a Nintendo da América adicionou outros termos, como exclusividade temporária e limite de 5 jogos por ano.
E sim, essa prática de protecionismo todas fizeram, Nintendo, Sega e Sony.
4 - Essa vou ficar te devendo, meu fraco é a parte de hardwares, mas acredito que seja para manter o valor final menor quando lançado.
Respondo apenas a 4: Simples! O Nes foi lançado antes. O Master System é o facelift do SG 3000(acho que chamavam de MarkIII).
@@videogamedocumentarios8459 a nintendo estava preocupada com o mercado americano, que estava quebrado após a crise de 83, por isso o americano não queria videogames nem pintados de ouro. eles tentaram mudar ao máximo o design pra se distanciar de um console, inclusive escondendo o cartucho de jogo, e ainda oferecer acessórios diferentes pra chamar a atenção.
Simplesmente o maior de todos!!!!
Um gigante na indústria
14:33 o jogo de simulador de escolas nos EUA
Kkk
Nes forever .chupa sega 😂
😅