No dia em que Saul foi escolhido, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: “Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos…” (1 Sm 10:19). Eles ignoraram completamente o fato de que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei humano que este constituísse. Conseqüentemente, não era a Samuel que eles estavam rejeitando, mas sim a Deus. Em segundo lugar, eles erraram não buscando o Senhor no que diz respeito ao rei que governaria Israel. Não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: “Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações (1 Sm 8:5). Entretanto, segundo Deuteronômio 17:15 Deus determinara especificamente que o povo estabeleceria um rei, “aquele que o Senhor… escolher”. O pedido feito pelo povo denuncia sua total desconsideração quanto à participação de Deus no processo da escolha. Na verdade eles rejeitaram a Deus como seu rei e ele não se agradou disso porque não buscaram um homem de Deus, nem empregaram o método de Deus.
Significa que se uma pessoa se intitula servo de Deus automaticamente seria uma escolha de Deus? Não. Deus ja fez sua escolha e não é nenhum ser humano, mas já esteve na carne. O escolhido é Cristo.
Samuel se entristeceu qdo o povo rejeitou ao Senhor por não O terem como rei exclusivo e suficiente, aí começo a pensar hoje não é diferente quando um povo idolatra um presidente e esquecem do Senhor.
Totalmente ☺️
Obrigada Jesus, por abrir os nossos olhos! Bênção demais, Pastor Tassos!
Muito boa essa explanação da Palavra do SENHOR. Deus seja louvado.
Ótimo ensinamento
Explicou muito bem 👏🏻👏🏻👏🏻
Quem mensagem 🥺😱
No dia em que Saul foi escolhido, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: “Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos…” (1 Sm 10:19). Eles ignoraram completamente o fato de que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei humano que este constituísse. Conseqüentemente, não era a Samuel que eles estavam rejeitando, mas sim a Deus.
Em segundo lugar, eles erraram não buscando o Senhor no que diz respeito ao rei que governaria Israel. Não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: “Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações (1 Sm 8:5). Entretanto, segundo Deuteronômio 17:15 Deus determinara especificamente que o povo estabeleceria um rei, “aquele que o Senhor… escolher”.
O pedido feito pelo povo denuncia sua total desconsideração quanto à participação de Deus no processo da escolha. Na verdade eles rejeitaram a Deus como seu rei e ele não se agradou disso porque não buscaram um homem de Deus, nem empregaram o método de Deus.
Muito boa sua explicação 👏👏
Significa que se uma pessoa se intitula servo de Deus automaticamente seria uma escolha de Deus?
Não.
Deus ja fez sua escolha e não é nenhum ser humano, mas já esteve na carne. O escolhido é Cristo.
Samuel se entristeceu qdo o povo rejeitou ao Senhor por não O terem como rei exclusivo e suficiente, aí começo a pensar hoje não é diferente quando um povo idolatra um presidente e esquecem do Senhor.
Parabéns Pastor!
Deus também direciona nossas escolhas. Assim aconteceu com Jonas
A conduta carnal dos filhos de Samuel quebrou a fé desse povo, procurando a Deus pela visão e não pela fé
Foi só isso? Esqueceu da conduta desobediente desse povo desde o Egito? O mal de todos é querer escolher culpados em vez de fazer uma autoavaliação.