Realmente, objetividade e educação são ativos que têm estado em falta. Fico impressionado que, com tanta variedade de superlativos sintéticos e analíticos, as pessoas optem por 1 ou 2 palavrões: podendo dizer que algo é muito bom, ótimo, excelente, maravilhoso, sensacional, extraordinário etc., optam por dizer que é "f***" ou "do c******". Já parei de assistir a vídeos que abusavam desse linguajar, que depõe contra quem se comunica assim. Felizmente, algumas poucas pessoas (como o Prof. Daniel) se destacam pelo conhecimento objetivo (não meras opiniões) e pela educação.
Verdade amigo, certo dia fiz um comentário em um vídeo de um TH-camr que fala sobre FII, critiquei sobre os palavrões, quase apanhei. Realmente não tem necessidade de palavrões.
Daniel, mesmo uma pessoa lhe assistindo pela primeira vez, com certeza ela fica com uma sensação de credibilidade na sua fala. Suas opiniões com fatos e clareza deixam o conteúdo muito agradável.
VT é vida , sobretudo por saber do risco de tudo nao ir pro vinagre. Se o VT for pro vinagre, o valor perdido implica que o mundo foi pro vinagre. Logo, ele é conservador mesmo dentro do foco da renda variável.
@@raidenfut 98.5% das participações de VOO estão no VT. Só faz sentido ter os dois se o objetivo for dar um peso maior na sua carteira aos EUA, se não, manteria apenas o VT.
Vídeo excelente. Sou um desses, minha carteira global é só VT. A praticidade e a certeza de surfar as ondas favoráveis sem preocupação de acertar a empresa e o timing é muito bom.
Apresentação show. Concentrei todos os meus investimentos no VT, exceto reserva de emergência, e foi a melhor coisa que fiz. Sempre que a cotação cai, só me dá vontade de fazer um aporte mensal maior do que normalmente faço, pois sei que vai subor la na frente, juntamente com o dolar e sei que a única chance desse fundo falir seria se todo o mundo falisse junto e, se isso acontecesse, os meus investimentos seria a menor de minhas preocupações.
Para dividir com os colegas, tenho 40% dos meus investimentos em renda variável no VT e complemento com outros ETFs de fatores. Foi o que fez sentido para mim
Eu enxergo os ensinamentos valiosos que vc passou, serão bastante úteis e sei que há pares seus aqui no TH-cam que falam muitas sandices. Eu não questiono o teor dos seus ensinamentos, mas só acho teóricos, o que é importante, mas falta, a prática, o exemplo. Para nós que não somos dessa área financeira, quanto mais "mastigar" melhor.
Passando a ser seu seguidor agora e torrando minha Carteira de Ações e FIIs, ficando apenas com o CDB de liquedez diária da Reserva de Emergência... Excelente vídeo, meus parabéns Daniel 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Como foi bom ver esse vídeo. Para mim o que faz sentido em investimentos a partir de 2023 são os ETF's. VT com certeza será um investimento meu a partir de agora.
Olá Assistindo Algumas vídeos sobre ET FEF encontrei o seu canal e Gostei demais da forma como você expõe todo seu se eu conhecimento de forma clara transparente e estou começando a maraton o seus vídeos tanto aqui no TH-cam quanto no Instagram pois já estou te seguindo por lá também e no Telegram pois o meu foco é investir e principalmente incentivar o meu filho a aprender este caminho dos ET FEF e dos investimentos em geral muito obrigada por cada ensinamento seu pela sua dedicação e principalmente pela sua atenção com os seus seguidores pois vi que mesmo que alguns seguidores não concorde com o seus ensinamentos e tentam questionar você com toda educação e paciência responde aos seus seguidores e isso realmente me conquistou mais uma vez obrigada
Mais um inscrito, fiquei muito interessado em ETFs, tenho minha maior parte do patrimônio na renda fixa bem diversificado e aproximadamente trinta por cento em fundos imobiliários e ações brasileira e aumentando posição em RV, to querendo diversificar com esse tipo de ativo
Seja muito bem vindo Paulo. E prepare-se para mudar completamente sua visão (e, espero, estratégia de investimentos) com os conteúdos que verá por aqui.
@@investimentose ainda mais. O único curso que me deu segurança para comprar. Diferente de certos youtubers por aí, você dá crédito e referências dos conceitos apresentados em vez de "vende-los" como sua ideia.
Já li, reli, vi vídeos sobre e, por último, o teu que é muito bom. Estou convencido, depois disso tudo, que ETFs são maravilhosos, sei que é a melhor forma para que eu invista,pois permite economizar tempo com análises, dificuldade em acertar os vencedores do longo prazo, redução de custos, enfim, vários motivos. Mas tenho dificuldade em abandonar a carteira do Noé(exemplo), acho que é o tal do FOMO, ficar fora de investimento direto em ações no brasil, fii, stocks, reits e renda fixa. O marketing para tudo isso foi pesado até descobrir as vantagens do investimento passivo.
Ainda estou na fase de elaboração da minha carteira e com certeza o VT é uma opção que já estou de olhou a algumas semanas e estudando melhor para ter certeza se irá fazer parte da minha carteira e com certeza esse vídeo me ajudou muito a entender melhor sobre esse ETF!!!
Concordo plenamente com @drgui2620!!!! Existe de fato varios Yutubers que se jugam dono da verdade substima aqueles que esta iniciando se vanglorei de seus milhoes, vendem curso ate de corte e costura dizendo que se nao fizerem o curso estara anos luz daqueles que fazem seu unico e glorioso curso. Parabens ao Senhor Daniel Stapff !!! pela sua forma de transmitir, sua didática, leveza nas palavras enfim nao precisa firura, xingamentos e nem tao pouco menosprezar os outros. Abraços!!!! KAIRO-ES
Excelente a explicação e a sinceridade de não esconder nada dos riscos. Mesmo assim acho que vale a pena. Porém, não sei qual corretora é melhor para isso.
Excelentes os seus vídeos. Estou assistindo um por um. Nunca investi. Por isso, pus o meu nome na lista de espera. Parabéns pela franqueza e pela didática.
Prof. @Daniel Stapff - Investimentos Internacionais , uma parte deste vídeo me fez lembrar de um outro vídeo seu que dizia, sobre ETFs pequenos, que a eventual extinção de um deles acarretaria apenas o depósito do preço dos ativos na conta do investidor. Na verdade, há um detalhe: se o ETF tiver P/VP menor que 1, ótimo! Mas se o P/VP for maior que 1, péssimo - o investidor terá prejuízo. De todo modo, especificamente sobre o VT, não creio que possa ser extinto em prazo previsível. Excelente aula - abraços!
Acontece que, pela existência do participante autorizado, o P/VP dos ETFs tende a ser MUITO próximo a 1. Somente em casos extremos que vemos diferenças de alguns pontos percentuais. Portanto, não me preocuparia com isso. E sim, o VT é um ETF estabelecido e de grande porte. A chance dele ser encerrado é insignificante.
Acredito então não ser para quem já tem seus 50 anos de idade... pois é para longo prazo e isso quer dizer que o certo seria começar cedo ... me corrija se estiver errada ❤ obrigada!!
Então Regina, para o dinheiro que você usará nos primeiros anos da sua aposentadoria, talvez não seja ideal mesmo. Agora, você pretende morrer logo após se aposentar? Não sabemos quando acontecerá, mas o plano é que vivamos muitas décadas depois disso, não concorda? Por isso, mesmo faltando pouco para se aposentar, você ainda tem várias décadas pela frente para investir. Pensa nisso 😊
Eu não tenho VT, porque assim como você invisto nas geografias em separado. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, mas historicamente se você pega por exemplo um período de 1996 a 2023 emergentes entregaram um retorno melhor que os desenvolvidos com menor drawdown e maior desvio padrão. E por acreditar que essa tendência pode continuar acontecendo, eu prefiro aumentar minha exposição aos emergentes e reduzir a dos desenvolvidos, eu não vejo o velho continente por exemplo entregando mais performance que China ou Índia no longo prazo. Mas se só pudesse ter um investimento de fato seria o VT.
Infelizmente é um prazo muito curto mesmo para renda variável. Em tão pouco tempo, muita coisa negativa fora do nosso controle pode acontecer. ótima decisão!
Daniel.. agora com a ausência da isenção dos 35k/mês nos ganhos de capital dos etf fora, não passa a fazer mais sentido investir no WRLD11 aqui pelo Brasil mesmo?? **A pergunta é pensando pela matemática apenas, sem considerar demais pontos (contras e a favor). Depois, se puder fazer um vídeo atualizando após essa mudança ficaria muito grato. Obs: Importante incluir os custos do retorno desse dinheiro (mesmo que pensando após 20 anos, por exemplo, início de fruição..) Grato pelos conhecimentos e por este canal. Para mim entre os Top´s 3 do youtube nesse segmento, de verdade.
Tô nessa também. A diferença dos custos me faz pensar que valha mais a pena o WRLD11, pensando que pago esse a mais pela comodidade. Claro, ainda temos as questões de moeda e jurisdição...
Pois é cara, agora sem a isenção acaba ficando muito parecido se ignorarmos pontos importantíssimos como risco jurídico e conversão da moeda em reais. Para mim, esses pontos são cruciais na escolha e eu, se morasse no Brasil, ainda assim teria meus investimentos diretamente no exterior.
@@investimentos tô quase certo de que vou optar por aportar no LWRA mesmo, já que meu horizonte é de ~25 anos. Manter no Brasil apenas a parte de renda fixa mesmo.
O etf VT é um excelente ativo com uma boa valorização abragendo as maiores empresas americanas e também o mercado global,tenho esse etf no meu portifólio e considero um grande acerto.
Depois de ver tantos vídeos no TH-cam e hoje sendo um aluno do AUTONOMIA FINANCEIRA, fica muito mais fácil e tranquilo, para entender e investir sem fronteiras! Cada dia que passa, a riqueza do conteúdo e o conhecimento com as aulas, vai ficando mais fácil, montar a estratégia da carteira de investimentos. Obrigado Daniel!!!
Os backtest que vi acerca de estratégias stock pinking com estruturas de hedge nos mercados emergentes mostraram uma rentabilidade superior a da carteira neutra.
Difícil conseguir melhores resultados do que vários analistas, profissionais na área que estudaram pra isso. Ainda mais pra pessoas pra tem suas vidas, seus trabalhos, estudos, família e mal tem tempo pra estudar o mercado financeiro, mas ainda assim conseguir um alto índice de performance.
Boa noite Daniel, primeiramente, parabéns pelos vídeos sempre esclarecedores. Gostaria de saber se existe algum investimento global desse tipo voltado para uma carteira conservadora de renda fixa para o longo prazo. Em minhas pesquisas achei o BNDW, entretanto, observei que ele basicamente é composto de 50% BND e 50% BNDX. Gostaria de saber se ele também se "adequa" ao mercado, assim como o VT faz seguindo sempre as empresas globais mais relevantes. Desde já, agradeço!
Na parte de renda fixa, não vejo sentido em diversificar globalmente. Explico em detalhes isso para os alunos do Autonomia (é um tema longo). Portanto, não iria de BNDW.
Não existem Marcus. O mais próximo é o USSC do AVUV. Tem também o AVWS que seria uma soma de AVDV e AVUV, mas ele é extremamente novo e eu ainda não me sinto confortável em aplicar nele.
Um único possível "defeito" que eu vejo no VT. É justamente pela exposição neutra alocar as maiores posições nas maiores empresas. O que é teoricamente contra intuitivo, tendo em vista que se a empresa ja é a maior, ela tem uma expectativa de retorno menor. Claro que pra dinâmica desse ETF é difícil ser diferente. Mas conheci um etf tbm da Vanguard que investe de forma igual no S&P 500, por exemplo. Justamente por isso. É uma reflexão, nada alem disso
Esse ponto é válido. O problema é saber quais empresas realmente terão maiores retornos no futuro. ETFs de valor e tamanho resolvem esse problema, caso seja uma vontade sua.
@@investimentos minha questão maior está entre VT e VWRA. Por mais óbvia que seja a resposta. A facilidade de utilizar a Avenue em relação a Interactive Brokers, está fazendo minha preguiça aguçar
Daniel, não sei se você conhece a tríade básica do Jonas Fagá Jr: RF (Brasil), RV (Ações Brasil) e CÂMBIO (Ativo em USD), 33,33% cada. No caso da classe câmbio, melhor seria VT, TFLO ou SGOV, na sua opinião. O intuito é rebalancear a partir de um certo percentual aproveitando a covariância negativa entre as classes.
Eu não teria em hipótese alguma 66% do meu patrimônio no Brasil. Discordo fortemente de uma estratégia assim. Sobre a parcela de câmbio, depende do seu perfil e dos seus objetivos. Não é só escolher uma das classes e pronto. Cada posição possui características muito diferentes, sem ter uma melhor que a outra. tudo depende do que você busca com ela. Reveja de quem você consome conteúdo e aprende, pois tem muita coisa errada nessa estratégia.
@@investimentos Entendi, você é daqueles donos da verdade. Certamente, um pupilo do Bastter. Não esperava ao prestigiar o canal, que caiu de paraquedas, de obter uma resposta digamos imatura. Paciência. Passou-me despercebido.
Obrigado! Mas, sinceramente, que diferença isso faz? O pagamento ou não de dividendos é algo que deve ser sumariamente ignorado pelo investidor 👀 Por isso que nem comento.
Achei q ele concentra demais no EUA, quando o objetivo seria ser uma plano B caso a bolsa americana não fosse tão bem.... Acho q num etf com esta estratégia, EUA não poderia passar de 20%...
Ele dá um peso neutro ao país, como qualquer outro. Abaixar drasticamente esse percentual para 20% significa que você acredita que os EUA serão um dos piores países para investir nas próximas décadas. É uma crença bem perigosa e bem corajosa, na minha opinião.
@@investimentosAcho q não fui claro então. Parece que a bolsa americana representa mais de 40% do total do mundo, então, na verdade, o neutro já é concentrado. Digamos que eu quisesse fugir um pouco do SP 500 nós próximos meses ( e quero)... Porque comprei em janeiro e fevereiro e subiu bem mais que a média, estou com 14% de gain em 5 meses, levado só por 7 grandes empresas de tecnologia que podem não entregar tudo que se espera... Então acho que tem grandes chances de correção caso elas não superem tanto as expectativas, então não vou comprar mais SP no MOMENTO. No momento estou caçando algo menos SUPER valorizado pra investir, mas não vou vender as cotas que comprei.... Neste ETF VT, vc tem as mesmas empresas muito concentradas que quero evitar no SP 500 no momento. Por isso preferi investir em SP que NASDAQ que concentra ainda mais... Sei que cresceu o dobro. Mas ele concentra demais em tecnologia, ou seja, se este setor específico for mal, vc também vai mal.... Estou pegando um pouco daquele slyv como alternativa ao SP... Assim como XLRE... Mas XLRE chegou no meu limite que é não investir mais de 10% num setor só. Estou estudando as elétricas este mês... Os etfs de elétricas não costumam performar bem, já empresas isoladas sim...Mas preciso estudar mais, estas transições entre fontes de energia limpa e renovável e as formas mais antigas deixa o negócio mais complexo... Uma empresa pode ser escolhida num contrato com o governo X por oferecer melhor custo benefício ao oferecer energia, mas pode ser preterida no estado Y caso ele dê mais importância a questão ecológica que a questão preço. Parece um setor bem complexo no momento....vou estudar bem antes de escolher.... Se um dia vc quiser fazer um vídeo diferente tá aí um sugestão ...vc poderia compartilhar suas opiniões sobre as elétricas...
A ideia de deixar tudo num ativo é bem atraente. Mas me preocupa em deixar decisões nas mãos de terceiros. E penso que não há neutralidade. Sempre haverá interesses ainda mais internacionais
Você não está deixando na mão de terceiros. Um ETF passivo como o VT simplesmente segue um índice neutro, que compra as posições de acordo com o tamanho das empresas. Não tem ninguém dizendo o que comprar e/ou vender, e em quais regiões investir. Pode ficar tranquila quanto a isso.
Muito obrigado mais uma vez pela excelente explicação do etf vt, gostaria tbem de saber sobre o rebalanceamento que a vanguard faz no vt e se o percentual da posição de cada país tbem é alterado visto que no livro de Ray Dalio ele aponta que o ciclo de hegemonia dos EUA como primeira economia está chegando ao seu fim.Grande abraço.
Ele segue o percentual neutro. Se, de fato, os EUA deixarem de dominar, o percentual nesse país será menor. Mas, toma cuidado com essas previsões. A maioria delas não serve para nada.
Gostei do seu vídeo. Mas fiquei com uma dúvida….em relação a praticidade seria melhor alocar no VT ou na carteira (pronta) AOA , por exemplo? Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Se você tem um perfil que pede renda fixa, prefiro uma alocação individual para ela, não através de um etf como o AOA. Você consegue mais personalização, mais eficiência e menores custos.
Olá Daniel. Muito bom você voltar a abordar sobre o VT. Atualmente tenho 95% VT e 5% TFLO, para diminuir um pouco da volatilidade da carteira e aproveitar também os juros americanos.
Concordo na parte de "diminuir a volatilidade". Para isso, perfeito. Agora, para aproveitar os juros, tenho minhas dúvidas. Não tente fazer market timing e nem prever juros e ciclos. A maioria acaba cometendo muitos erros nessa tentativa.
@@investimentos Olá Daniel. O principal é diminuir a volatilidade, mas já que os juros estão altos... não custa aproveitar. Mas, a minha alocação ideal é 80%VT, 10%SLYV, 5%XSVM e 5% TFLO. Assim teria uma pitadinha de risco. Grato pelo retorno.
Depende. Cada corretora atinge um público específico. Você busca facilidade? Plataforma em português? Bom suporte? Menores custos? Plataforma mais robusta? Acesso a outros mercados? Tudo depende dessas suas respostas.
VT engloba o mundo todo. VTI apenas empresas americanas. Se for ter um único ETF, que seja o VT. Não sabemos qual região do mundo trará os melhores retornos. E sim, pode comprar frações de cada ETF se a sua corretora oferece essa opção (hoje, a maioria oferece).
Saudações Daniel gostei muito do seu canal e já tem a minha inscrição. No entanto com a W@r ukraine e supondo que esse conflito escale, e se transforme numa worldw@r 3, como esse etf se comportaria. Haveria uma grande queda ou os outros mercados que o VT abrange poderiam manter ou desvalorização menor. Já que as maiores empresas estão no US e na UE podemos prever uma queda de 80% por exemplo. Desculpe sei que é um exercício de futurologia barata... Mas acompanho bem essas questões de geopolítica e não estamos num período nada amigável. Obrigado pela atenção e dedicação nos seus vídeos.
Daniel ! Gostei muito do vídeo. Não conhecia ainda seu canal e comecei a investir em renda variável ha pouquíssimo tempo. Seria possível compartilhar aqui em qual corretora encontro o VT facilmente?
Vou colocar aqui o que mandei la para o Investidor Sardinha. Pedi a ele que fizesse um vídeo sobre Fundos ativos. Explico: Vi um podcast de vc e ele falando que são os piores investimentos, que fundos taxa zero são a maior enganação e por fim, comentaram que a Luciana Seabra faz um bom trabalho! Ficou tudo muito mal explicado, o comentário sobre a Seabra ficou completamente sem sentido algum daí . Entendo que os custos de gestão são altos, mas os riscos ainda são pequenos para o investidor burro como eu entender que é uma completa cilada. @@investimentos
@@debsghisi boa notícia. Já fiz esse vídeo. Tá aqui: Fundos multimercado valem a pena? 5 motivos para você ficar LONGE de fundos ativos! th-cam.com/video/9qZ-rnLrIxY/w-d-xo.html
Qualquer ETF internacional negociado no Brasil (eurp11, ivvb11, divo11) são uma grande cilada. Não invista neles. Explico melhor comparando o IVVB11 com o IVV nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/xarI4hOJ8uo/w-d-xo.html
Daniel, na sua visão, acha que faz sentido ter, além do VT, outras exposições estratégicas? ex. VT + outros etfs nos EUA caso eu queira aumentar a minha % nos EUA mas ainda tendo uma parte nos outros países. Ou então VT + ETFs que englobam países/setores que eu queira aumentar a minha exposição para além do que o VT cobre.
Faz sentido sim cara. É justamente isso que eu ensino na estratégia satélite, lá no Autonomia. Essa adição dessas posições "satélite" ao redor de um planeta como o VT, com o objetivo de personalizar a carteira e deixá-la mais em linha com as suas convicções.
Que bom assistir esse senhor que não fala palavrões e demonstra inteligência muito acima da média dos demais youtubers.
🙏🏽
Realmente, objetividade e educação são ativos que têm estado em falta. Fico impressionado que, com tanta variedade de superlativos sintéticos e analíticos, as pessoas optem por 1 ou 2 palavrões: podendo dizer que algo é muito bom, ótimo, excelente, maravilhoso, sensacional, extraordinário etc., optam por dizer que é "f***" ou "do c******". Já parei de assistir a vídeos que abusavam desse linguajar, que depõe contra quem se comunica assim. Felizmente, algumas poucas pessoas (como o Prof. Daniel) se destacam pelo conhecimento objetivo (não meras opiniões) e pela educação.
Investir em etf aqui no Brasil compensa ou é melhor investir direto lá fora
@@MarceloGomes-y3pmelhor investir lá fora
Verdade amigo, certo dia fiz um comentário em um vídeo de um TH-camr que fala sobre FII, critiquei sobre os palavrões, quase apanhei. Realmente não tem necessidade de palavrões.
Seria o : “Vanguard Total World Stock index Fund ETF“ ?
Ótimo conteúdo, ganhou seguidor…
Esse mesmo. Seja muito bem vindo!
Daniel, mesmo uma pessoa lhe assistindo pela primeira vez, com certeza ela fica com uma sensação de credibilidade na sua fala. Suas opiniões com fatos e clareza deixam o conteúdo muito agradável.
Fico feliz em ler isso Diego! Valeu!
VT é vida , sobretudo por saber do risco de tudo nao ir pro vinagre. Se o VT for pro vinagre, o valor perdido implica que o mundo foi pro vinagre. Logo, ele é conservador mesmo dentro do foco da renda variável.
Exatamente! E aí a salada fica azeda com tanto vinagre hahahah desculpa, não podia perder a piada (de pai, eu sei). E concordo 100% com você!
@@investimentos rsrs
Boa,,,
Vale começar com o VT e VOO...ou são ETFs semelhantes e compro apenas o VT?
@@raidenfut 98.5% das participações de VOO estão no VT. Só faz sentido ter os dois se o objetivo for dar um peso maior na sua carteira aos EUA, se não, manteria apenas o VT.
Vídeo excelente. Sou um desses, minha carteira global é só VT. A praticidade e a certeza de surfar as ondas favoráveis sem preocupação de acertar a empresa e o timing é muito bom.
VT = Vida Tranquila 😎
@@investimentos kkkk
Ele paga dividendos?
@@Canal-de-musica-e-biblia. trimestralmente
Didática, objetividade e imparcialidade. Parabéns!
Obrigado Dr.!
Inscrito. Excelente conteúdo. **Não acredito no que estou vendo: Vc responde a tds os comentários!!!! That's commimment.
A todos eles hahaha atenção total a vocês que merecem. TMJ!
Olha cara, com essa palavra sua nesse vídeo fiquei animado pra investir nesse "VT". Precisamos arriscar e confiar
Dentro da renda variável, essa é possivelmente a posição mais simples e segura que existe no mundo.
Apresentação show. Concentrei todos os meus investimentos no VT, exceto reserva de emergência, e foi a melhor coisa que fiz. Sempre que a cotação cai, só me dá vontade de fazer um aporte mensal maior do que normalmente faço, pois sei que vai subor la na frente, juntamente com o dolar e sei que a única chance desse fundo falir seria se todo o mundo falisse junto e, se isso acontecesse, os meus investimentos seria a menor de minhas preocupações.
Engraçado que todo mundo que decidiu por esse caminho reporta a mesma coisa: tranquilidade! 😎👏🏽
Vc mesmo faz a DIRPF? Ou paga para escritório fazer ?
em qual corretora posso comprar?
Para dividir com os colegas, tenho 40% dos meus investimentos em renda variável no VT e complemento com outros ETFs de fatores. Foi o que fez sentido para mim
Concordo que faz muito sentido! 👏🏽
Quais os outros? Porque esse VT é muito bom!
@@eduvallerinevdd
Iniciei meus investimentos no exterior agora e comecei com os ETFs da VT. Pelo que percebi comecei do modo certo.
Certíssimo cara! Parabéns!!!
Me apaixonei por sua clareza e educação ...ficaria horas assistindo. Obrigada por tanto ensinamento.
Feliz em ler isso Mari! :)
Gostei do VT tava pesquisando sobre ETFs 😊 muito top já fiz simulações 1 ano 5 anos top de mais! Muito bem explicado video😊
Só cuida para não ser iludido por performance de curto prazo beleza cara?
@@investimentos tipo golpistas falando que vai fazer investimento em 5 dias retorno tipo assim?
Quebraria VT em VOO+VEA+VWO para poder ajustar a exposição e as %. Sem enrolação, didático e direto ao ponto. Top
Só se você pretende dar pesos diferentes a cada região e aceita o risco que isso traz. Caso contrário, vai de VT mesmo.
Eu enxergo os ensinamentos valiosos que vc passou, serão bastante úteis e sei que há pares seus aqui no TH-cam que falam muitas sandices. Eu não questiono o teor dos seus ensinamentos, mas só acho teóricos, o que é importante, mas falta, a prática, o exemplo. Para nós que não somos dessa área financeira, quanto mais "mastigar" melhor.
Passando a ser seu seguidor agora e torrando minha Carteira de Ações e FIIs, ficando apenas com o CDB de liquedez diária da Reserva de Emergência... Excelente vídeo, meus parabéns Daniel 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Marcio! Seja muito bem vindo cara!
qual vídeo foi este do CDB de liquidez diária ?
Valeu pelo vídeo Daniel. Comecei no VT há um mês
😁👏🏽
excelente, tava querendo uma opinião sobre um segundo ETF pra colocar na minha carteira além do QQQM, agora tá decidido
Só toma cuidado com o percentual dedicado a cada um. QQQM, num percentual errado, pode fazer estragos na carteira.
VT= Vamos trabalhar! 🤣
VT= Vida Tranquila! 🙏🚀📈
Hahahaha tem mais algumas que não posso escrever aqui por não ser um espaço apropriado 😂
😄😄
@@investimentos manda as siglas
Paga dividendos ?????
@@marciolambertucci3605 Em junho pagou U$0,578. Paga a cada 3 meses, o que dá em torno de 2% ao ano.
Como foi bom ver esse vídeo. Para mim o que faz sentido em investimentos a partir de 2023 são os ETF's. VT com certeza será um investimento meu a partir de agora.
Feliz em ler isso Thiago! Agora você terá tempo para focar naquilo que realmente importa 👏🏽
Apresentação esclarecedora, didática e sem pirotecnias.
Muito obrigado!
Olá Assistindo Algumas vídeos sobre ET FEF encontrei o seu canal e Gostei demais da forma como você expõe todo seu se eu conhecimento de forma clara transparente e estou começando a maraton o seus vídeos tanto aqui no TH-cam quanto no Instagram pois já estou te seguindo por lá também e no Telegram pois o meu foco é investir e principalmente incentivar o meu filho a aprender este caminho dos ET FEF e dos investimentos em geral muito obrigada por cada ensinamento seu pela sua dedicação e principalmente pela sua atenção com os seus seguidores pois vi que mesmo que alguns seguidores não concorde com o seus ensinamentos e tentam questionar você com toda educação e paciência responde aos seus seguidores e isso realmente me conquistou mais uma vez obrigada
Fico feliz com seu comentário! Obrigado!!!
Mais um inscrito, fiquei muito interessado em ETFs, tenho minha maior parte do patrimônio na renda fixa bem diversificado e aproximadamente trinta por cento em fundos imobiliários e ações brasileira e aumentando posição em RV, to querendo diversificar com esse tipo de ativo
Seja muito bem vindo Paulo. E prepare-se para mudar completamente sua visão (e, espero, estratégia de investimentos) com os conteúdos que verá por aqui.
Que canal FANTÁSTICO!
Obrigado!
Não sabia desse ETF vou procurar saber mais sobre ele mais achei interessante a exposição global
Daniel , muito obrigado, cara vc é uma benção nas nossas vidas
Valeu Mauricio! TMJ cara!
Primeiro canal que eu vou assistir e curtir 100%dos videos.
Hahaha valeu!! Feliz em ler isso!
@@investimentose ainda mais. O único curso que me deu segurança para comprar. Diferente de certos youtubers por aí, você dá crédito e referências dos conceitos apresentados em vez de "vende-los" como sua ideia.
Eu comecei no VT pela nomad recentemente .. muito bom suas explicações
Obrigado! Ótimo começo!
Já li, reli, vi vídeos sobre e, por último, o teu que é muito bom. Estou convencido, depois disso tudo, que ETFs são maravilhosos, sei que é a melhor forma para que eu invista,pois permite economizar tempo com análises, dificuldade em acertar os vencedores do longo prazo, redução de custos, enfim, vários motivos. Mas tenho dificuldade em abandonar a carteira do Noé(exemplo), acho que é o tal do FOMO, ficar fora de investimento direto em ações no brasil, fii, stocks, reits e renda fixa. O marketing para tudo isso foi pesado até descobrir as vantagens do investimento passivo.
Tem muito marketing mesmo, infelizmente. Afinal, se você investe apenas em ETFs, a indústria financeira para de lucrar.
Já tenho ele na carteira, por sua sugestão. E estou muito satisfeito...!
Essa musica de fundo é muito alta irmão. Parabéns pelo conteúdo.
Muito claro e honesto. Ja estou considerando o vt como possível alvo de investimento
Valeu cara!
assistindo denovo,acabei de comprar esse etf
O mesmo aqui
Que aula e que produção senhores, parabéns!!!
Valeu João! TMJ!
Ainda estou na fase de elaboração da minha carteira e com certeza o VT é uma opção que já estou de olhou a algumas semanas e estudando melhor para ter certeza se irá fazer parte da minha carteira e com certeza esse vídeo me ajudou muito a entender melhor sobre esse ETF!!!
Feliz em ajudar Kleyton!
Concordo plenamente com @drgui2620!!!! Existe de fato varios Yutubers que se jugam dono da verdade substima aqueles que esta iniciando se vanglorei de seus milhoes, vendem curso ate de corte e costura dizendo que se nao fizerem o curso estara anos luz daqueles que fazem seu unico e glorioso curso. Parabens ao Senhor Daniel Stapff !!! pela sua forma de transmitir, sua didática, leveza nas palavras enfim nao precisa firura, xingamentos e nem tao pouco menosprezar os outros. Abraços!!!! KAIRO-ES
Valeu pela mensagem Kairo. Fico muito feliz com esse reconhecimento!
Vantagens:
1.Diversificação global
2.Baixo risco
3.Simplicidade e Baixo custo
4.Baixa dispersão
5.Exposicao global neutra
6.Otima base para a carteira
👏🏽✅
Tenho o VT, Voo, dgrw, sphd, jepi, jepq, dhs, Vz e O.
Várias posições ruins nesse mix aí. Independente dos percentuais.
Excelente a explicação e a sinceridade de não esconder nada dos riscos. Mesmo assim acho que vale a pena. Porém, não sei qual corretora é melhor para isso.
Interactive Brokers é a mais completa. Mas, aí, já aproveita e opta pela versão irlandesa dele. O VWRA.
@@investimentos muito obrigado
Excelente vídeo parabéns!!!! Quê Deus abençoe sempre 🙏
Gratidão Roberto!
Avenue e banco inter top !!!
Estou investindo no VTI desde o início do ano. conheci o VT agora com o vídeo. acho que vou começar a investir só no VT 🤔
Eu acho que faz sentido essa mudança.
Parabéns pela competência! Depois dessa apresentação irei para a renda fixa. Quero ativos para o máximo de 4 anos e o V T não servirá para mim.
Boa! Não serve para um prazo tão curto mesmo. Boa decisão!
O vídeo ficou TOP
Valeu pedro!
Excelentes os seus vídeos. Estou assistindo um por um. Nunca investi. Por isso, pus o meu nome na lista de espera. Parabéns pela franqueza e pela didática.
Obrigado Vladimir! Espero te ver na próxima turma do Autonomia, que começa agora em junho!
Prof. @Daniel Stapff - Investimentos Internacionais , uma parte deste vídeo me fez lembrar de um outro vídeo seu que dizia, sobre ETFs pequenos, que a eventual extinção de um deles acarretaria apenas o depósito do preço dos ativos na conta do investidor. Na verdade, há um detalhe: se o ETF tiver P/VP menor que 1, ótimo! Mas se o P/VP for maior que 1, péssimo - o investidor terá prejuízo. De todo modo, especificamente sobre o VT, não creio que possa ser extinto em prazo previsível. Excelente aula - abraços!
Acontece que, pela existência do participante autorizado, o P/VP dos ETFs tende a ser MUITO próximo a 1. Somente em casos extremos que vemos diferenças de alguns pontos percentuais. Portanto, não me preocuparia com isso. E sim, o VT é um ETF estabelecido e de grande porte. A chance dele ser encerrado é insignificante.
Novo aqui. E não conheço nada sobre ETFs. Estou investindo na estratégia de dividendos (achei que era a melhor) kkkk😊
Seja bem vindo, e prepare-se para ver uma visão completamente diferente, e baseada em evidências, sobre investimentos.
ganhou mais um seguidor, bom conteúdo, parabéns.
Seja bem vindo Felipe!
Acredito então não ser para quem já tem seus 50 anos de idade... pois é para longo prazo e isso quer dizer que o certo seria começar cedo ... me corrija se estiver errada ❤ obrigada!!
Então Regina, para o dinheiro que você usará nos primeiros anos da sua aposentadoria, talvez não seja ideal mesmo. Agora, você pretende morrer logo após se aposentar? Não sabemos quando acontecerá, mas o plano é que vivamos muitas décadas depois disso, não concorda? Por isso, mesmo faltando pouco para se aposentar, você ainda tem várias décadas pela frente para investir. Pensa nisso 😊
Beleza! Poderia comparar VWRA com FWRA. Tô a fim de ir só no FWRA por ser mais barato, mas em contrapartida tem menos empresas.
Pode ir com qualquer um deles. Não fará tanta diferença no longo prazo. Menos empresas só pela formula de exposição. O resultado final é o mesmo.
Valeu a inscricao!
😁 Seja bem vindo!
Excelente vídeo
Eu não tenho VT, porque assim como você invisto nas geografias em separado. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, mas historicamente se você pega por exemplo um período de 1996 a 2023 emergentes entregaram um retorno melhor que os desenvolvidos com menor drawdown e maior desvio padrão. E por acreditar que essa tendência pode continuar acontecendo, eu prefiro aumentar minha exposição aos emergentes e reduzir a dos desenvolvidos, eu não vejo o velho continente por exemplo entregando mais performance que China ou Índia no longo prazo. Mas se só pudesse ter um investimento de fato seria o VT.
Perfeito! Concordamos com essa visão cara, por completo. Mas, se apenas um fosse possível, VT neles! (vende tudo? 😂) Edu, corre aqui!
Que excelente explicação
Obrigado!!!
Vou desistir do VT porque não serve para 3 a 4 anos. Obrigado!!
Infelizmente é um prazo muito curto mesmo para renda variável. Em tão pouco tempo, muita coisa negativa fora do nosso controle pode acontecer. ótima decisão!
Mais um inscrito
Seja bem vindo Vini!
Quero já iniciar o curso com o meu objetivo já definido.
Pensa no que mais importa na sua vida. O seu maior objetivo provavelmente será atrelado a isso.
Daniel.. agora com a ausência da isenção dos 35k/mês nos ganhos de capital dos etf fora, não passa a fazer mais sentido investir no WRLD11 aqui pelo Brasil mesmo??
**A pergunta é pensando pela matemática apenas, sem considerar demais pontos (contras e a favor).
Depois, se puder fazer um vídeo atualizando após essa mudança ficaria muito grato.
Obs: Importante incluir os custos do retorno desse dinheiro (mesmo que pensando após 20 anos, por exemplo, início de fruição..)
Grato pelos conhecimentos e por este canal. Para mim entre os Top´s 3 do youtube nesse segmento, de verdade.
Tô nessa também. A diferença dos custos me faz pensar que valha mais a pena o WRLD11, pensando que pago esse a mais pela comodidade. Claro, ainda temos as questões de moeda e jurisdição...
Pois é cara, agora sem a isenção acaba ficando muito parecido se ignorarmos pontos importantíssimos como risco jurídico e conversão da moeda em reais. Para mim, esses pontos são cruciais na escolha e eu, se morasse no Brasil, ainda assim teria meus investimentos diretamente no exterior.
@@investimentos tô quase certo de que vou optar por aportar no LWRA mesmo, já que meu horizonte é de ~25 anos. Manter no Brasil apenas a parte de renda fixa mesmo.
Eu tenho VT e AOA, mas pensando em ficar só com o VT mesmo. Mas tenho renda fixa brasileira, fundos imobiliários e multimercados e fundo de ações.
Eu não curto muito AOA.
O etf VT é um excelente ativo com uma boa valorização abragendo as maiores empresas americanas e também o mercado global,tenho esse etf no meu portifólio e considero um grande acerto.
Concordo com você! 👏🏽
@@investimentos 👍
Conheci hoje o canal ótima explicação português impecável.
Muito obrigado! Seja muito bem-vindo!
Depois de ver tantos vídeos no TH-cam e hoje sendo um aluno do AUTONOMIA FINANCEIRA, fica muito mais fácil e tranquilo, para entender e investir sem fronteiras!
Cada dia que passa, a riqueza do conteúdo e o conhecimento com as aulas, vai ficando mais fácil, montar a estratégia da carteira de investimentos.
Obrigado Daniel!!!
Feliz demais em ler isso Eli! E você sempre presente. Valeu 😁👏🏽
Pergunta. Depois na nova lei tributária, ainda é desvantajoso investir no WRLD11? Ou se tornou uma opção mais palpável?
Nenhuma lei foi aprovada ainda. Caso for, e como for, aí analisaremos. Por enquanto, não faz sentido WRLD11.
Entendi. Obrigado pela resposta.
Video muito bom , parece uma cópia do livro MILLIONAIRE EXPAT Andrew Hallam
Nunca li. Mas agradeço o elogio!
Parabéns conteúdo muito bom, sucesso👏🏻
Obrigado Le!
Os backtest que vi acerca de estratégias stock pinking com estruturas de hedge nos mercados emergentes mostraram uma rentabilidade superior a da carteira neutra.
No backtest, qualquer um é gênio. Cuidado com informações que enganam.
Difícil conseguir melhores resultados do que vários analistas, profissionais na área que estudaram pra isso. Ainda mais pra pessoas pra tem suas vidas, seus trabalhos, estudos, família e mal tem tempo pra estudar o mercado financeiro, mas ainda assim conseguir um alto índice de performance.
Beleza! Vou estuda-lo praver se é isso mesmo.
Boa noite Daniel, primeiramente, parabéns pelos vídeos sempre esclarecedores. Gostaria de saber se existe algum investimento global desse tipo voltado para uma carteira conservadora de renda fixa para o longo prazo. Em minhas pesquisas achei o BNDW, entretanto, observei que ele basicamente é composto de 50% BND e 50% BNDX. Gostaria de saber se ele também se "adequa" ao mercado, assim como o VT faz seguindo sempre as empresas globais mais relevantes. Desde já, agradeço!
Na parte de renda fixa, não vejo sentido em diversificar globalmente. Explico em detalhes isso para os alunos do Autonomia (é um tema longo). Portanto, não iria de BNDW.
Pra quem ta com a vida ganha e só quer estabilidade é valido, mas pra quem usa o mercado pra por comida na mesa de amanhã nao
Quem usa mercado para por comida na mesa, ou trabalha em uma grande instituição, ou está se iludindo.
Boa!!👏🏻👏🏻
Daniel, você saberia me dizer quais seriam os equivalentes irlandeses dos etfs americanos avuv, avdv e aves? Desde agradeço
Não existem Marcus. O mais próximo é o USSC do AVUV. Tem também o AVWS que seria uma soma de AVDV e AVUV, mas ele é extremamente novo e eu ainda não me sinto confortável em aplicar nele.
Que vídeo incrível, Daniel! E com relação aos dividendos? E as taxas e impostos? Para nós no Brasil, esses fatores seriam no mesmo "esquema" do IVV?
Mesmo "esquema".
Daniel seria uma boa uma alocação 60% em VT, 20% VUG e 20% VTV?
Boa para quem? Com qual objetivo? Qual situação de vida? Qual experiência e conhecimento?
SPHQ, tenho e vem performando bem .
É uma ótima estratégia. Mas não é a melhor. E a performance de curto prazo nunca deve ser determinante da qualidade de um ativo. Pensa nisso.
@@investimentos na verdade eu tenho outros ETFs, mas esse tem me chamado a atenção, pois vem performando melhor que ETFs como o SLYV e VT.
Se não tivesse opção de escolher outro... Escolheria esse
Um pouco confuso 🤔🤔🤔
Pois é...
O comentário sobre isenção de IR para operações abaixo de R$35 k mensais, parece que mudou. Confirme com a nova lei válida para 2025. Abraços Nunes
Sim, mudou mesmo. Não tem mais essa isenção.
Como sempre, otimo video Dani! Obrigado. Sugestao: falar mais sobre os fatores.
Um assunto que sou apaixonado cara. Vou falar mais deles sim!
Um único possível "defeito" que eu vejo no VT. É justamente pela exposição neutra alocar as maiores posições nas maiores empresas. O que é teoricamente contra intuitivo, tendo em vista que se a empresa ja é a maior, ela tem uma expectativa de retorno menor. Claro que pra dinâmica desse ETF é difícil ser diferente. Mas conheci um etf tbm da Vanguard que investe de forma igual no S&P 500, por exemplo. Justamente por isso.
É uma reflexão, nada alem disso
Esse ponto é válido. O problema é saber quais empresas realmente terão maiores retornos no futuro. ETFs de valor e tamanho resolvem esse problema, caso seja uma vontade sua.
@@investimentos minha questão maior está entre VT e VWRA. Por mais óbvia que seja a resposta. A facilidade de utilizar a Avenue em relação a Interactive Brokers, está fazendo minha preguiça aguçar
@@investimentosSPHQ seria uma opção para ETF de valor e tamanho?
Daniel, não sei se você conhece a tríade básica do Jonas Fagá Jr: RF (Brasil), RV (Ações Brasil) e CÂMBIO (Ativo em USD), 33,33% cada. No caso da classe câmbio, melhor seria VT, TFLO ou SGOV, na sua opinião. O intuito é rebalancear a partir de um certo percentual aproveitando a covariância negativa entre as classes.
Eu não teria em hipótese alguma 66% do meu patrimônio no Brasil. Discordo fortemente de uma estratégia assim.
Sobre a parcela de câmbio, depende do seu perfil e dos seus objetivos. Não é só escolher uma das classes e pronto. Cada posição possui características muito diferentes, sem ter uma melhor que a outra. tudo depende do que você busca com ela.
Reveja de quem você consome conteúdo e aprende, pois tem muita coisa errada nessa estratégia.
@@investimentos Entendi, você é daqueles donos da verdade. Certamente, um pupilo do Bastter. Não esperava ao prestigiar o canal, que caiu de paraquedas, de obter uma resposta digamos imatura. Paciência. Passou-me despercebido.
Tenho alguns Etfs na carteira, mas depois que descobri o VT só invisto nele.
😎👏🏽
Rapaz fantástico, gostei de verdade, só faltou falar se o VT paga dividendos. Se eu não vi, me perdoe
Obrigado! Mas, sinceramente, que diferença isso faz? O pagamento ou não de dividendos é algo que deve ser sumariamente ignorado pelo investidor 👀 Por isso que nem comento.
Tenho VT como base da carteira, mas peso um pouco nos fatores valor e tamanho para tentar superar a média no longuíssimo prazo.
Estratégia sensacional. Simples e muito eficiente 👏🏽
Excelente conteúdo Daniel, fácil compreensão e bem didático.
Feliz em ler isso Alvaro!
Achei q ele concentra demais no EUA, quando o objetivo seria ser uma plano B caso a bolsa americana não fosse tão bem.... Acho q num etf com esta estratégia, EUA não poderia passar de 20%...
Ele dá um peso neutro ao país, como qualquer outro. Abaixar drasticamente esse percentual para 20% significa que você acredita que os EUA serão um dos piores países para investir nas próximas décadas. É uma crença bem perigosa e bem corajosa, na minha opinião.
@@investimentosAcho q não fui claro então. Parece que a bolsa americana representa mais de 40% do total do mundo, então, na verdade, o neutro já é concentrado. Digamos que eu quisesse fugir um pouco do SP 500 nós próximos meses ( e quero)... Porque comprei em janeiro e fevereiro e subiu bem mais que a média, estou com 14% de gain em 5 meses, levado só por 7 grandes empresas de tecnologia que podem não entregar tudo que se espera... Então acho que tem grandes chances de correção caso elas não superem tanto as expectativas, então não vou comprar mais SP no MOMENTO. No momento estou caçando algo menos SUPER valorizado pra investir, mas não vou vender as cotas que comprei.... Neste ETF VT, vc tem as mesmas empresas muito concentradas que quero evitar no SP 500 no momento. Por isso preferi investir em SP que NASDAQ que concentra ainda mais... Sei que cresceu o dobro. Mas ele concentra demais em tecnologia, ou seja, se este setor específico for mal, vc também vai mal.... Estou pegando um pouco daquele slyv como alternativa ao SP... Assim como XLRE... Mas XLRE chegou no meu limite que é não investir mais de 10% num setor só. Estou estudando as elétricas este mês... Os etfs de elétricas não costumam performar bem, já empresas isoladas sim...Mas preciso estudar mais, estas transições entre fontes de energia limpa e renovável e as formas mais antigas deixa o negócio mais complexo... Uma empresa pode ser escolhida num contrato com o governo X por oferecer melhor custo benefício ao oferecer energia, mas pode ser preterida no estado Y caso ele dê mais importância a questão ecológica que a questão preço. Parece um setor bem complexo no momento....vou estudar bem antes de escolher.... Se um dia vc quiser fazer um vídeo diferente tá aí um sugestão ...vc poderia compartilhar suas opiniões sobre as elétricas...
A ideia de deixar tudo num ativo é bem atraente. Mas me preocupa em deixar decisões nas mãos de terceiros. E penso que não há neutralidade. Sempre haverá interesses ainda mais internacionais
Você não está deixando na mão de terceiros. Um ETF passivo como o VT simplesmente segue um índice neutro, que compra as posições de acordo com o tamanho das empresas. Não tem ninguém dizendo o que comprar e/ou vender, e em quais regiões investir. Pode ficar tranquila quanto a isso.
Tenho vt soxx schd sdive e bito pramim ta perfeito
Só não vejo sentido em ETFs que focam em dividendos.
@@investimentos um pouco de dividendos sempre e bom
@@jadielsonfarias5970 ai, discordamos.
Muito obrigado mais uma vez pela excelente explicação do etf vt, gostaria tbem de saber sobre o rebalanceamento que a vanguard faz no vt e se o percentual da posição de cada país tbem é alterado visto que no livro de Ray Dalio ele aponta que o ciclo de hegemonia dos EUA como primeira economia está chegando ao seu fim.Grande abraço.
Ele segue o percentual neutro. Se, de fato, os EUA deixarem de dominar, o percentual nesse país será menor. Mas, toma cuidado com essas previsões. A maioria delas não serve para nada.
Gostei do seu vídeo.
Mas fiquei com uma dúvida….em relação a praticidade seria melhor alocar no VT ou na carteira (pronta) AOA , por exemplo?
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Se você tem um perfil que pede renda fixa, prefiro uma alocação individual para ela, não através de um etf como o AOA. Você consegue mais personalização, mais eficiência e menores custos.
Etf voo e reits O e pronogis e etf VT !!!
Olá Daniel.
Muito bom você voltar a abordar sobre o VT.
Atualmente tenho 95% VT e 5% TFLO, para diminuir um pouco da volatilidade da carteira e aproveitar também os juros americanos.
Concordo na parte de "diminuir a volatilidade". Para isso, perfeito. Agora, para aproveitar os juros, tenho minhas dúvidas. Não tente fazer market timing e nem prever juros e ciclos. A maioria acaba cometendo muitos erros nessa tentativa.
@@investimentos
Olá Daniel. O principal é diminuir a volatilidade, mas já que os juros estão altos... não custa aproveitar.
Mas, a minha alocação ideal é 80%VT, 10%SLYV, 5%XSVM e 5% TFLO. Assim teria uma pitadinha de risco.
Grato pelo retorno.
Qual o melhor banco/corretora para investir em ETFs?
Depende. Cada corretora atinge um público específico. Você busca facilidade? Plataforma em português? Bom suporte? Menores custos? Plataforma mais robusta? Acesso a outros mercados? Tudo depende dessas suas respostas.
Vou por etf voo e etf VT e etf qqq na carteira.
Os 3 juntos não fazem sentido Marcelo. Reveja essa sua estratégia.
Parabéns pelo vídeo e por compartilhar conhecimentos! Uma dúvida... Qual seria a diferença entre o VT e o VTI? Podemos comprar frações?
VT engloba o mundo todo. VTI apenas empresas americanas. Se for ter um único ETF, que seja o VT. Não sabemos qual região do mundo trará os melhores retornos. E sim, pode comprar frações de cada ETF se a sua corretora oferece essa opção (hoje, a maioria oferece).
Saudações Daniel gostei muito do seu canal e já tem a minha inscrição.
No entanto com a W@r ukraine e supondo que esse conflito escale, e se transforme numa worldw@r 3, como esse etf se comportaria.
Haveria uma grande queda ou os outros mercados que o VT abrange poderiam manter ou desvalorização menor.
Já que as maiores empresas estão no US e na UE podemos prever uma queda de 80% por exemplo.
Desculpe sei que é um exercício de futurologia barata... Mas acompanho bem essas questões de geopolítica e não estamos num período nada amigável.
Obrigado pela atenção e dedicação nos seus vídeos.
Observe como os investimentos se comportaram durante as primeiras duas guerras mundiais. E pare de se preocupar com essas suposições. Para ontem.
Entre o VT ou VOO, qual escolheria?
VT sempre. Concentrar em um só país, por melhor que ele seja, é um risco não recompensado que eu prefiro não correr.
Daniel ! Gostei muito do vídeo. Não conhecia ainda seu canal e comecei a investir em renda variável ha pouquíssimo tempo. Seria possível compartilhar aqui em qual corretora encontro o VT facilmente?
Seja bem vinda! Algumas opções: Avenue, Inter, Nomad, Interactive Brokers 😁
Maravilha! seguindo : )))@@investimentos
Vou colocar aqui o que mandei la para o Investidor Sardinha. Pedi a ele que fizesse um vídeo sobre Fundos ativos. Explico: Vi um podcast de vc e ele falando que são os piores investimentos, que fundos taxa zero são a maior enganação e por fim, comentaram que a Luciana Seabra faz um bom trabalho! Ficou tudo muito mal explicado, o comentário sobre a Seabra ficou completamente sem sentido algum daí . Entendo que os custos de gestão são altos, mas os riscos ainda são pequenos para o investidor burro como eu entender que é uma completa cilada.
@@investimentos
@@debsghisi boa notícia. Já fiz esse vídeo. Tá aqui: Fundos multimercado valem a pena? 5 motivos para você ficar LONGE de fundos ativos!
th-cam.com/video/9qZ-rnLrIxY/w-d-xo.html
Ótimo vídeo Daniel! Parabéns pelo seu trabalho!! 🚀🤟🏻👊🏼
Obrigado José! TMJ!
@@investimentos 🚀👊🏼🤟🏻 Tmj!
Faz um vídeo do eurp11 se compensa ou não
Qualquer ETF internacional negociado no Brasil (eurp11, ivvb11, divo11) são uma grande cilada. Não invista neles. Explico melhor comparando o IVVB11 com o IVV nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/xarI4hOJ8uo/w-d-xo.html
Eu tenho VT e outros. O ponto mais importante pra mim é ter tempo e não precisar ficar analisando ativo por ativo.
Essa é uma das maiores vantagens mesmo! Tempo que pode ser dedicado para coisas que realmente importam 👏🏽
Daniel, na sua visão, acha que faz sentido ter, além do VT, outras exposições estratégicas? ex. VT + outros etfs nos EUA caso eu queira aumentar a minha % nos EUA mas ainda tendo uma parte nos outros países. Ou então VT + ETFs que englobam países/setores que eu queira aumentar a minha exposição para além do que o VT cobre.
Faz sentido sim cara. É justamente isso que eu ensino na estratégia satélite, lá no Autonomia. Essa adição dessas posições "satélite" ao redor de um planeta como o VT, com o objetivo de personalizar a carteira e deixá-la mais em linha com as suas convicções.
Com certeza uma porcentagem da carteira da minha filha vai ter VT! Obrigada pelo conhecimento compartilhado !🙏🏻
Aí gostei Dra.! Vou compartilhar esse vídeo com o pessoal da Turma 8, muitos irão gostar.
@@investimentos Vagner Netto turma 8 presente