Carabina de Pressão RWS DIANA 54 AIRKING Parte 3

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.พ. 2024
  • DIANA 54 AIRKING
    Agradeço aos amigos Marcos Grandini e Rui Kiyoshi Saiki pelas Dicas e Orientação.
    Texto de Nelson L de Faria
    A carabina de pressão springer RWS-DIANA modelo 54 AIRKING está longe do conceito convencional das springers mais conhecidas.
    Por se tratar de uma carabina potente, na classe considerada magnum, essa carabina produz energia de 32 Joules na boca do cano, em calibre 5,5 mm e, como toda arma por ação de mola e pistão com a referida potência, é esperado o elevado recuo sentido pelo atirador.
    No entanto, este modelo de springer é equipado com um sistema de ação flutuante, onde o conjunto formado pelo cilindro e pelo cano desliza no momento do disparo sem que a coronha se movimente e com isso não transmite recuo ao atirador, o que por consequência torna a arma bem mais precisa.
    Contudo, este sistema não é projetado para reduzir o recuo sofrido pela luneta e por isso é recomendável utilizar mount em peça única.
    Nos primeiros modelos, o ponto negativo era o gatilho, mas os modelos novos são equipados com gatilhos de duplo estágio denominados pela fabricante de T06, que é um grande avanço, pois é considerado um dos melhores gatilhos de armas de pressão da atualidade e deixa a arma sem pontos negativos quanto à qualidade de projeto e de fabricação.
    A marca RWS-DIANA é conhecida pela alta qualidade de suas armas de pressão e pela precisão que poucas outras marcas conseguem igualar, portanto esta é uma questão que dispensa comentários e no caso do modelo 54 Airking, com sistema de ação flutuante a precisão é ainda melhor do que outros modelos da marca e dificilmente iguala do por outras marcas.
    O sistema de engatilhar por alavanca lateral (side lever) localizada na lateral direita do cilindro traz a vantagem do cano fixo e, diferente dos modelos de cano basculante e de outros de cano fixo com alavanca inferior, o fuste fechado permite a instalação de pinos para zarelhos universais de bandoleiras e também para a instalação de bipé.
    O ponto negativo da alavanca lateral é o maior esforço para engatilhar, que neste modelo de arma, devido à sua potência, está em torno de 16 kgf. Portanto, esse esforço aliado ao peso da arma, de 4,4 kg sem luneta, a torna uma carabina mais adequada ao tiro apoiado e excelente para longo alcance, principalmente se equipada com o bipé, conforme sugerido.
    O acabamento da 54 Airking é primoroso como é tradicional da marca e este também é um ponto forte.
    A principal concorrente da RWS-DIANA 54 AIRKING é a AIR ARMS TX200MKIII e ambas estão no mesmo nível de acabamento e precisão, mas a 54 Airking leva vantagem pela alavanca lateral que permite a instalação de bipe de forma adequada e quanto à potência mais elevada, que lhe propicia maior alcance.
    Esta arma custa o mesmo que algumas carabinas PCP e sempre haverá aqueles que dirão que “pelo preço, compensa uma PCP”.
    Bom, eu já escrevi a respeito das Springers x PCP e sobre springers de ponta e os textos podem ser encontrados nesta página, portanto,não voltarei ao tema neste texto. De qualquer forma, quero lembrar que não se pode comparar carabinas de pressão Springers com PCP, pois ambos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens, mas acima de tudo são produtos totalmente diferentes de modo que qualquer atirador coerente e que conhece a fundo as armas de pressão não faz tal comparação.
    Nelson L. De Faria
  • กีฬา

ความคิดเห็น •