75º Aniversário Bombeiros Voluntários de Almeirim (sessão Solene)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 31 ม.ค. 2025
  • Os Bombeiros Voluntários de Almeirim comemoram os 75 anos da sua fundação, que ocorreu a 6 de junho de 1949, com uma jornada que se iniciou no quartel, no dia 10 de junho.
    Após a formatura inicial, acompanhada de fanfarra, os bombeiros seguiram para o cemitério local onde prestaram honras e homenagem junto do talhão dos bombeiros falecidos.
    A corporação continuou em desfile pela rua Dionisio Saraiva, até ao Cine Teatro de Almeirim, onde prestaram guarda de honra às entidades convidadas para a Sessão Solene comemorativa.
    Marcou presença o Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, que presidiu a esta celebração, e onde estiveram representadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, os órgãos da Associação Humanitária aniversariante, e o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro.
    Durante a sessão solene foram lembradas as iniciativas para a criação do corpo de bombeiros, e os nomes preponderantes, como Ulisses Pina Ferreira, Tenente Francisco de Freitas Moura, Luís Vasconcelos Dias e Deodato da Mota Cerveira, entre outros.
    Foi exibido um filme que recordou a história dos bombeiros com diversos testemunhos, assim como a projeção do futuro com a nova geração.
    Hoje, a corporação é constituída por 68 bombeiros no quadro ativo, dos quais 35 são profissionais em regime de permanência, 21 integram o Quadro de Honra, e constam na Reserva 28.
    Na cerimónia foi oferecida à direção a maquete da primeira viatura Pronto Socorro, um DODGE, uma criação do artesão Francisco Veríssimo.
    Subiu ainda ao palco a menina, hoje senhora, que na altura amadrinhou/ apadrinhou esta primeira viatura em 1951, Maria do Rosário Gonçalves Cantante Mota, também ela reconhecida.
    Foram atribuídas diversas condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Bombeiros, do Quadro de Honra e do Quadro Ativo, e a elementos dos órgãos sociais.
    Para além da Medalha do Quadro de Honra, foi atribuída a Medalha de Assiduidade nos seus diversos graus, cobre, prata e ouro, e condecorado o Estandarte do corpo de bombeiros.
    Primeiro com a Medalha de Gratidão COVID19 pelo esforço e dedicado trabalho de todos os bombeiros durante a pandemia.
    E o Crachá de Cidadania e Mérito, para galardoar a prática de serviços relevantes para a dignificação da causa dos bombeiros. Distinção esta atribuída apenas uma só vez.
    Seguiram-se as Medalhas Municipais de Valor e Mérito, nos graus Cobre, Prata e Ouro, consoante os tempos de serviço, por proposta do presidente da câmara municipal. O bombeiro de 2ª António Sousa, recebeu o grau Ouro pelos 40 anos de serviço.
    Por fim o SE Proteção Civil, impôs mais uma condecoração ao Estandarte, no caso a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, grau Prata e Distintivo Azul, atribuída pela Ministra da Administração Interna.
    No final da cerimónia e já no exterior foi possível ver a primeira viatura da corporação, praticamente recuperada, tendo sido rebatizada, com a entidades e com a madrinha de há 73 anos, Maria do Rosário Gonçalves Cantante Mota.

ความคิดเห็น •