Prezado Wagner, parabéns pelo excelente vídeo. Sou professor nos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio e Superior Tecnológico em Eletrônica Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Restinga. Estamos com aulas remotas e assim empregando simuladores de circuitos nas práticas. Para tanto escolhi o LTSpice por ser um simulador poderoso e gratuito. Porém em uma disciplina sobre OPs do superior tive uma desagradável surpresa na medição do Slew Rate (SR) do 741 via simulação: Usando a configuração sugerida pelo fabricante, buffer não inversor, a simulação ficou extremamente lenta. O mesmo ocorreu com amplificador inversor e não inversor tanto no modelo da National quanto da Texas. Pesquisei sobre medição de SR com o LTspice e não se encontra nada, mas deparei com o seu vídeo onde é usado Proteus. No circuito há o resistor de compensação de offset, algo que não seria obrigatório nessa medição, afinal já medi o SR muitas vezes sem ele com os alunos em laboratório sem problemas. Mas decidi adicionar o resistor em uma configuração inversora e daí simulou normalmente em ambos modelos. Medi também o SR de um TL081 da Texas e para ele não houve necessidade de adicionar o resistor. Ao que parece, há problemas no modelo do 741. Como há vídeos seus usando o LTspice, julguei importante compartilhar esse aprendizado. Abraços, João Roberto Gabbardo
Olá João, obrigado pelo feedback! Alguns modelos spice são idealizados por projetistas, assim como outros projetos open-source. Pode se tratar de um modelo assim. Não posso deixar de sugerir nossos dois cursos sobre LT Spice, recomendo demais e se quiser também pode sugerir aos seus alunos, confira: Curso LT Spice Básico go.hotmart.com/G11914923Y Curso LT Spice Intermediário go.hotmart.com/S16944563J
@@canalwrkits Olá Wagner, obrigado pela resposta. O fato é que os modelos nunca serão exatamente como os componentes reais. Abri os arquivos dos modelos da National e da Texas que foram baixados das respectivas páginas dos fabricante e qual foi a surpresa ao constatar que são exatamente iguais, e elaborados pela National. Que tal? A Texas usando o modelo de um concorrente. Porém explica porque o resultado da simulação foi o mesmo. Quanto aos cursos, agradeço a sugestão. Um aluno meu fez um dos cursos de LTspice e elogiou bastante. Abraços, João Roberto Gabbardo
Sou inscrito neste canal disseminadores de conhecimento. Parabéns pelo excelente aula. Te pergunto Wagner este parâmetro modifica ao longe do tempo ? E em positivo quais os problemas?
kawann costa lourenço da silva , os amplificadores operacionais apresentam 3 fontes de tensão de erro. Pretendo gravar um vídeo sobre isso em breve, outros assinantes já me pediram. Continue nos acompanhando.
Olá, gostaria de saber como faz para aparecer aquela barra chamada TIME no analizador analogico do proteus, que mostra o valor do DX e do DY, aqui no meu não esta aparecendo, tem que adicioná-la? Obrigado Wagner!
Prezado Wagner, parabéns pelo excelente vídeo. Sou professor nos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio e Superior Tecnológico em Eletrônica Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Restinga. Estamos com aulas remotas e assim empregando simuladores de circuitos nas práticas. Para tanto escolhi o LTSpice por ser um simulador poderoso e gratuito.
Porém em uma disciplina sobre OPs do superior tive uma desagradável surpresa na medição do Slew Rate (SR) do 741 via simulação: Usando a configuração sugerida pelo fabricante, buffer não inversor, a simulação ficou extremamente lenta.
O mesmo ocorreu com amplificador inversor e não inversor tanto no modelo da National quanto da Texas.
Pesquisei sobre medição de SR com o LTspice e não se encontra nada, mas deparei com o seu vídeo onde é usado Proteus.
No circuito há o resistor de compensação de offset, algo que não seria obrigatório nessa medição, afinal já medi o SR muitas vezes sem ele com os alunos em laboratório sem problemas.
Mas decidi adicionar o resistor em uma configuração inversora e daí simulou normalmente em ambos modelos.
Medi também o SR de um TL081 da Texas e para ele não houve necessidade de adicionar o resistor.
Ao que parece, há problemas no modelo do 741.
Como há vídeos seus usando o LTspice, julguei importante compartilhar esse aprendizado.
Abraços,
João Roberto Gabbardo
Olá João, obrigado pelo feedback! Alguns modelos spice são idealizados por projetistas, assim como outros projetos open-source. Pode se tratar de um modelo assim. Não posso deixar de sugerir nossos dois cursos sobre LT Spice, recomendo demais e se quiser também pode sugerir aos seus alunos, confira:
Curso LT Spice Básico
go.hotmart.com/G11914923Y
Curso LT Spice Intermediário
go.hotmart.com/S16944563J
@@canalwrkits
Olá Wagner, obrigado pela resposta.
O fato é que os modelos nunca serão exatamente como os componentes reais. Abri os arquivos dos modelos da National e da Texas que foram baixados das respectivas páginas dos fabricante e qual foi a surpresa ao constatar que são exatamente iguais, e elaborados pela National. Que tal? A Texas usando o modelo de um concorrente. Porém explica porque o resultado da simulação foi o mesmo. Quanto aos cursos, agradeço a sugestão. Um aluno meu fez um dos cursos de LTspice e elogiou bastante.
Abraços,
João Roberto Gabbardo
Devido estes problemas não sou muito amigável aos simuladores, eles nunca conseguirão simular uma situação 100% real.
poootzzz.. demais isso!!! Valeu mesmo Wagner!!! Grande abraço.
Valeu Guilherme! Abraços
Muito bom
Aula top! Vou fazer no meu osciloscópio.
Olá Wagner boa aula
obrigado José!
Muito boa aula!
Sou inscrito neste canal disseminadores de conhecimento. Parabéns pelo excelente aula. Te pergunto Wagner este parâmetro modifica ao longe do tempo ? E em positivo quais os problemas?
Olá Wagner! É correto afirmar que quanto maior o valor do Slew Rate melhor é o amplificador operacional?
Em termos de slew rate sim Paulo, temos que considerar outros parâmetros, no entanto o parâmetro isolado Slew Rate, quanto maior, melhor.
E como medir de um amplificador comum?
O que seria tensão de erro?
kawann costa lourenço da silva , os amplificadores operacionais apresentam 3 fontes de tensão de erro. Pretendo gravar um vídeo sobre isso em breve, outros assinantes já me pediram. Continue nos acompanhando.
Olá, gostaria de saber como faz para aparecer aquela barra chamada TIME no analizador analogico do proteus, que mostra o valor do DX e do DY, aqui no meu não esta aparecendo, tem que adicioná-la? Obrigado Wagner!