Trabalhei em um banco muito grande aqui no Brasil e lá eles escolheram o Podman, por questões de segurança, licenciamento e suporte em ambiente Red-hat.
Pra mim Podman é simples, Podman já vem no Silverblue que uso como ambiente de trabalho, ou no Fedora que já vem fácil de instalar. Mas como Dev uma coisa que graças ao Podman temos é o toolbox onde eu crio um ambiente de trabalho para cada projeto usando o Podman e separado e que hoje podemos até usar o Nix no lugar, mas para preparar cada ambiente é bem mais complicado/fácil. Complicado se cada ambiente novo for totalmente diferente entre projetos e fácil caso você sempre use no geral as mesmas ferramentas e precise criar apenas um ou dois arquivos de configuração de ambiente. O fato de ser rootless nem sempre facilita muito, mas as empresas a qual trabalho são grandes e docker não é barato, e com o Podman Desktop ficou fácil gerar a machine a qual o Podman vai rodar em ambientes windows/Mac, como sou usuário avançado Linux eu não me preocupo muito com isso. No geral até hoje com Podman só tive problemas para executar o fnproject, infelizmente por mais que ele tenha como ser usado com Podman de acordo com sua documentação, não consegui, e tive e fui obrigado a instalar o docker em minha máquina de trabalho para rodar o container do fn e gerar as imagens para usar na Oracle Cloud. Sobre ser fãn do Podman, sou hoje em dia, mas mais por que o docker quis tirar uma boa fatia, e por mais que o Docker que recebeu a fama, já existiam ferramentas de container, mas ainda sub utilizadas e complexas para o uso cotidiano, se não me engano desde 2008 ou próximo a essa data. E usei muito o docker até o Podman suprir todas as minhas necessidades. E grandes empresas no brasil hoje já usam podman ou mesmo as grandes clouds tem seu proprio gerenciadores de container quando não algo baseado 100% em opensource, então docker acaba tendo ainda muita força pela fama e por alguns usuários terem medo de aprender algo novo. Mas antes que pensem errado, hoje o container talvez seja o que é no mundo graças ao docker e ele deve sim manter seu mérito e uso para quem no final conhece bem ambos e vê ainda as vantagens do docker.
Caramba, como o Wesley emagreceu, parabéns!
Isso ai tem cara de Ozempic.
Trabalhei em um banco muito grande aqui no Brasil e lá eles escolheram o Podman, por questões de segurança, licenciamento e suporte em ambiente Red-hat.
Salvo engano, acho que o OS de build do Podman é da Red Hat. Então, as coisas saem por lá primeiro.
Poderia fazer uma continuação sobre opções ao kubernets
Jump to 22:00
Aproveita o gancho ai e faz um video integrando o Podman no desenvolvimento, igual o Docker com Wsl que o Argentina Luiz fez
Pra mim Podman é simples, Podman já vem no Silverblue que uso como ambiente de trabalho, ou no Fedora que já vem fácil de instalar. Mas como Dev uma coisa que graças ao Podman temos é o toolbox onde eu crio um ambiente de trabalho para cada projeto usando o Podman e separado e que hoje podemos até usar o Nix no lugar, mas para preparar cada ambiente é bem mais complicado/fácil. Complicado se cada ambiente novo for totalmente diferente entre projetos e fácil caso você sempre use no geral as mesmas ferramentas e precise criar apenas um ou dois arquivos de configuração de ambiente.
O fato de ser rootless nem sempre facilita muito, mas as empresas a qual trabalho são grandes e docker não é barato, e com o Podman Desktop ficou fácil gerar a machine a qual o Podman vai rodar em ambientes windows/Mac, como sou usuário avançado Linux eu não me preocupo muito com isso.
No geral até hoje com Podman só tive problemas para executar o fnproject, infelizmente por mais que ele tenha como ser usado com Podman de acordo com sua documentação, não consegui, e tive e fui obrigado a instalar o docker em minha máquina de trabalho para rodar o container do fn e gerar as imagens para usar na Oracle Cloud.
Sobre ser fãn do Podman, sou hoje em dia, mas mais por que o docker quis tirar uma boa fatia, e por mais que o Docker que recebeu a fama, já existiam ferramentas de container, mas ainda sub utilizadas e complexas para o uso cotidiano, se não me engano desde 2008 ou próximo a essa data. E usei muito o docker até o Podman suprir todas as minhas necessidades. E grandes empresas no brasil hoje já usam podman ou mesmo as grandes clouds tem seu proprio gerenciadores de container quando não algo baseado 100% em opensource, então docker acaba tendo ainda muita força pela fama e por alguns usuários terem medo de aprender algo novo. Mas antes que pensem errado, hoje o container talvez seja o que é no mundo graças ao docker e ele deve sim manter seu mérito e uso para quem no final conhece bem ambos e vê ainda as vantagens do docker.
pro tip:
alias docker="podman"