CARTÃO DE RESIDÊNCIA PARA FAMILIAR DE PORTUGUÊS
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- #brasileirosemportugal #portugal #nacionalidadeportuguesa
Você sabia que se é casado ou casada com um cidadão português não precisa de visto para viver em Portugal? Nesse vídeo explico como funciona a legalização de cônjuge de cidadão português e também cidadão de outros países da União Europeia.
Se você ainda não nos conhece:
Somos uma família de brasileiros que mudamos para Portugal. Decidimos compartilhar nossas experiências da imigração, algumas positivas outras mais difíceis. Trazemos conteúdos para as pessoas que querem saber como é viver em Portugal. Vivemos dois anos em Portugal, passando por situações diversas, em que aprendemos, crescemos, evoluímos. Dividir com vocês esses momentos, pode facilitar a decisão de quem pensa em fazer um experiência em outro país, nesse caso Portugal.
_____________________________________________________________
BAIXAR CHECKLIST GRATUITO
Link para Download dalmarcorodrig...
Whatsapp
wa.me/+3519330...
_____________________________________________________________
⚠SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS⚠
👍 Facebook: / dalmarcorodrigues
📸Instagram: / dalmarcorodrigues
🌐Nosso Site: www.dalmarcoro...
_____________________________________________________________
E-mail para contato: contato@dalmarcorodrigues.com
Abraços e até a próxima experiência
É tão difícil encontrar exatamente este tema na internet: cônjuge de português entrando em Portugal e regularização da situação. Tem muita desinformação. Exatamente o que eu precisava
Era esse o video que precisava kkkkkk sou casado há 3 anos e tenho uma filha de 2 portuguesinha
Pensei a mesma coisa.
Procurei tanto essa informação na internet e não encontrava nada q fosse direto ao ponto! Obrigadaaa! Ajudou muito!!!
Gostaria de agradecer imensamente por esse vídeo. Estou há dias procurando por essas informações, passei por dezenas de canais e foi só aqui que encontrei o que sanava as minhas dúvidas. Parabéns pelo conteúdo!
Parabéns pela explicação, procurei vários vídeos e não encontrei nenhum que explicasse com tanta clareza.
Minha situação hoje é a seguinte: Resido em Portugal há 6 anos, fiz meu reconhecimento de união de facto judicialmente, através do reconhecimento dei entrada na nacionalidade portuguesa, tenho meu cartão cidadão provisório que tirei pelo estatuto, e decidimos nos casar agora em março, estava na dúvida se eu podia pedir meu cartão cidadão pelo art.15 e ficou muito claro que sim.
Enquanto minha nacionalidade não sai, amenizo a dor de cabeça com a AIMA com a renovação da residência que vence em 2026.
Ótimo vídeo, obggg!!!
Muito útil. Estava buscando há tempo essa informação. Essa norma ainda é válida com a alteração do SEF para AIMA?
Não podia sair deste vídeo sem agradecer. Estive meses a procura dessas informações. Parabéns pelo conteúdo. Que vídeo valioso.
Espectacular...❤
Muitoooo obrigadaaa!!!
Estou exatamente nessa correria e com muitas dúvidas e esse vídeo me salvou...
Parabéns vídeo vai direto ao ponto.Dúvida, minha esposa já tem a cidadania portuguesa, eu e nosso filho não, precisamos comprovar algum valor pra entrar?E precisamos de seguro viagem pra entrar ou basta o PB4? Obrigado 👏👏👏
Obrigada. Muito útil pra mim.
Parabéns! Muito bom o conteúdo. 👋👋Relativo esse prazo de 3 meses para agendar no SEF, durante esses 90 dias ficamos sem autorização para conseguir trabalho?
E mais uma dúvida, sobre o que mencionou no vídeo. Eu, sendo mãe de espanhol e indo junto com ele, vou precisar de passagem de volta? Pergunto porque, na internet, alguns dizem que sim e outros, não. Perguntei ao guia de turismo onde vou comprar as passagens e ele disse que eu não entro sem a passagem de volta. E aí fica a dúvida: seria só para vender ou eu corro o risco de encrencarem na hora?
❤ amei
Maravilhoso! Rwspinde tudo. Mas uma duvida: não dá pra passar 3 meses sem trabalhar... teria algum visto que permite o trabalho que dá pra tentar tirar antes mesmo de ir pra Portugal?
Essas informações são validas pra data de hoje depois das mudanças?
Dra parabéns pelas informações!!!
Possuo cidadania italiana e uma união estável no Brasil. Como a Itália não aceita esse tipo de união para transcrever eu conseguiria me valer do artigo 15 com a minha certidão brasileira de união estável apostilada?
Gostaria de saber quais documentos necessários, é só a certidão de casamento?
Dra. Sou cidadã Portuguesa, minha neta de 16 anos pode ir comigo estudar em portugal? Ou preciso pedir um visto de estudante para ela no consulado antes de ir? Tenho documento de guarda dela desde que ela tinha 4 anos e veio morar comigo . Agora estou indo morar em portugal. Obrigada ! Seus vídeos sao de muita ajuda.
marido vai para Portugal em outubro (porém sem a minha presença) para ajeitar as coisas. Minha preocupação é se na hora da entrevista na AIMA pode haver algum problema o fato dele ter entrado sem minha presença como turista. Detalhe: na entrevista da Aima estarei presente. Só não estarei presente no momento q meu marido entrar no país. Deu pra entender? 😅
Casei com um Português, o que preciso fazer (documentos )para levar ele no Brasil a passeio?
Excelente o vídeo. Mais uma dúvida, a certidão italiana de casamento precisa ser recente? Ou pode ser aquela certidão que tiramos na época do reconhecimento da cidadania?
Excelente vídeo e muito bem explicado. Parabéns.
Estou com dúvidas:
1. Usando o artigo 15 para o seu conjuge brasileiro a partir de 90 dias e com validade de 5 anos, poderei solicitar a Dupla nacionalidade pelo casamento já transcrito em Portugal somente depois de 5 anos de casado, certo ? Andei pesquisando que se tivermos filhos menores de idade esse limite de 5 anos passa a ser de 3 anos, correto ?
2. Se eu tiver 3 ou 5 anos de casado e o artigo 15 da minha conjuge ainda estiver valido dentro dos 5 anos, posso já adiantar a dupla nacionalidade pelo casamento transcrito, certo ? Isso não terá nenhum tipo interferência entre eles né ?
3. Uma coisa que não ficou muito clara pra min é: O artigo 15 tem validade de 5 anos e após esse período ou antes se eu já tiver o tempo necessário de casado eu poderei solicitar o cartão cidadão da minha conjuge brasileira, certo ?
O que seria esse cartão cidadão exatamente ?
Seria uma dupla nacionalidade ou apenas um cartão cidadão mais simples que uma dupla nacionalidade, que lhe permite viver, estudar, trabalhar em Portugal e toda união européia ?
4. Artigo 15 para o conjuge Brasileiro permite que esse conjuge possa sair de Portugal para o Brasil e depois regressar à Portugal novamente sem problemas ?
Pergunto isso, pois não deixa de ser uma possibilidade, caso ocorra algum problema que possa ser resolvido somente no Brasil presencialmente.
5. Com o artigo 15 a conjuge brasileira pode viajar para qualquer país do mundo seja via terrestre ou de avião e retornar para Portugal entrando sem problemas ?
6. Com o artigo 15 já próximo de vencer a validade e a dupla nacionalidade solicitada ainda não saiu, consigo solicitar o artigo 15 com mais 5 anos de validade novamente ?
7. Você mencionou que posso solicitar para pais e sogros. No meu caso como um cidadão Brasileiro com dupla nacionalidade portuguesa e minha esposa brasileira e seus pais também brasileiros, como seria isso na prática ? Eu conseguiria solicitar o artigo 15 para os 3 a partir dos 90 dias em solo português ?
Para minha esposa eu conseguiria a dupla nacionalidade e para meus sogros eu conseguiria ?
Se os 5 anos de validade do artigo 15 dos meus sogros acabarem, eu conseguirei solicitar o artigo 15 de novo pra eles sem dupla nacionalidade ?
Com a uniao estavel do Brasil da certo? Eu sou Brasileira ele Português.... a uniao estavel é recente
Então se a minha mulher não precisa de visto para entrar em portugal já que ela tem passaporte americano, ela apenas pode voar para aqui e agendamos com o cef quando ela estiver aqui? é isso? Obrigada pelo conteúdo!
Obrigado pelo vídeo, excelente.
Uma duvida que me surgiu, se o casamento ainda não estiver transcrito em Portugal essa modalidade daria certo?
E ja estando em Portugal junto com a esposa, parto para outra alternativa como o reagrupamento familiar?
No caso eu sou cidadao Português, casado mas como tenho um divorcio o trâmite ate chegar a transcrição do segundo casamento e mais demorado.
Oi!! Tenho uma dúvida, pois não encontro em nenhum lugar. Sou mãe de espanhol. Ele tem 20 anos e eu tenho 46, porém, sou dependente dele no imposto de renda. E somos apenas eu e ele. Sozinhos. Eu consigo ir com ele e solicitar o cartão de residência?
E quem tem residência em outro país da UE ( Alemanha) tb por reunião familiar, tem que esperar esses 90 dias? Como poderia provar o dia da chegada sem ter o controle de passaporte no espaço Schengen?
Eles carimbam o passaporte
Boa tarde, quem é cidadão português pode fazer reagrupamento familiar para a mae com 79 Anos no mesmo site " AIMA"?
Olá, obrigada pela informação. No caso eu obtive o título de residência através do art 15, pela minha filha portuguesa, tbm posso pedir pra o meu filho por ela? Ambos são menor de idade.
@andrezasilva-cd2rk como você conseguiu fazer? você estava no Brasil ainda? quero trazer minha mãe e não sei como fazer esse processo
Como sabemos que ha vagas para o artigo 15 no aima? Eetou a tentar e nao consigo! Save me ajudar?
Olá, muito bom conteúdo, obrigada! Tenho uma pergunta. Moramos na Inglaterra. Sou brasileira e inglesa, e esposa de alemão. Porém, há quase 18 anos atrás, casamos na Flórida. Estamos indo morar em Portugal. Devo traduzir minha certidão de casamento? Está em inglês. E devo fazer a transcrição aqui em Londres, no consulado português, antes de ir para Portugal, ou deixar pra fazer tudo em Portugal?
Me casarei com um cidadão português no final do ano e no começo do ano que vem me mudarei pra Portugal com ele , me encaixo nesse art15 , outra dúvida é tenho filhos de outro casamento que irão conosco como proceder sobre a entrada deles as idades são 15,18,20 anos
Muito bom conteúdo
Já temos a transcrição de casamento, fizemos no Brasil, porém não recebemos do consulado a devolução com a certidão portuguesa, como fazemos para pegar e ir ao SEF?
Meu esposo já tem o cartão cidadão
Camila você pode solicitar o assento de casamento (certidão de casamento portuguesa) através do site “civil online” vou te colocar o link
www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
Também pode solicitar diretamente em um balcão do IRN ou loja do Cidadão em Portugal.
Eu tenho uma duvida, nao somos casados mas temos uniao estavel ha quase 10 anos, temos 3 filhas, o meu marido e as meninas ja sao cidadaos portigueses, porem eu tenho 2 filhos do meu primeiro relacionamento, como faço nesse caso para viajar sem a passagem de volta? A uniao estavel apostilada serve pra entrar em portugal? A residencia de 5 anos se estende aos meus 2 filhos? O meu marido precisa estar junto na viagem ? Ele ja reside em portugal ha 4 meses e nos vamos em dezembro pra la.
Eu sou filho de cidadão português, estou em Angola, para ir para Portugal devo pedir um visto? Ou o estada temporária para permanência vale a pena?
Olá meu filho e português nasceu a pouco tempo , os pai pode pegar o título de residência artigo 15 por ser familiar de cidadao europeu no caso meu filho e europeu recém nascido
Nesse caso infelizmente não 😣 os pais precisam depender (estar a cargo) do filho, ou ainda… os pais terem mais de 65 anos.
Olá! Estou morando em Portugal, tenho 20 anos, e em breve minha mãe e meu irmão (13 anos) estarão vindo para cá. Eu e meu irmão somos portugueses, mas minha mãe, não. Pretendo regularizá-la com base no "ascendentes a cargo", mas sobre a imigração.. Considerando que ela vai viajar com meu irmão, que é europeu, ela não precisa de documentos de turista? Carta convite, passagem de volta etc.. abs
Não precisa, é só levar a certidão de nascimento pra comprovar, melhor se a certidão for portuguesa se for brasileira precisa apostilar
Sou portuguesa, mas tenho passaporte brasileiro.nao sou casada com meu companheiro, mas vivo ha 7anos com ele e temos um filho brasileiro.
Posso pedir o cartao de residencia pra ele?
Você pode dar entrada na cidadania do seu filho, sai em média em 6 meses por ser menor de idade.
Fiz das minhas 3 filhas sozinha e do Brasil.
Olá! Seu vídeo é muito explicativo! Ajudou muito. Mas surgiu uma dúvida. Eu tenho que esperar abrir vaga para marcação na AIMA pra art 15? E como saber que as vagas estão abertas?
Pelo que entendi, não.
O processo para nós pelo art.15, acaba por ser diferenciado, existe uma prioridade aonde conseguimos essa marcação com facilidade.
Ola, minha filha é Portuguesa, nasceu em Portugal, já tem cartão cidadão, vamos voltar a viver em Portugal podemos pedir título de residência através dela?
Olá, boa noite!
Sou casado em união estável há 5 anos e temos dois filhos.
Estou reunindo minha documentação para nacionalidade portuguesa por atribuição (meu pai é português).
Minha esposa e sogra poderão entrar em Portugal comigo, entendi essa parte. Mas minha esposa poderá tirar os documentos e trabalhar em Portugal?
Desde já agradeço imensamente pelo vídeo e pela ajuda!
A partir do momento que sua esposa tiver o cartão de residência pelo artigo 15 ela pode viver e trabalhar legalmente pelo período de 5 anos.
No caso tenho União Estável com meu marido que é Português e mora aqui no Brasil....Agora queremos ir morar em Portugal preciso de visto , passagem ida e volta?
Tb tô querendo saber se precisa de visto, sou casada com português em Portugal, mas estamos no Brasil, queremos voltar e queria saber se é preciso visto.
Dra, eu tenho a nacionalidade portuguesa por atribuição. A minha esposa já está em Portugal ha 10 meses, eu consigo solicitar o Cartão de residência pelo artigo 15? Obg. Obs: ainda não transcrevi o nosso casamento cá em Portugal. Pois, aguardo um doc do Brasil.
Ola. Tenho uma duvida. No periodo de 90 dias enquanto aguarda agendamento no SEF, pode trabalhar?
Obrigada :)
Sim é possível
Muito facil, fique por ai