Calma, pessoal, vocês estão muito emocionados. Quero esclarecer que a ideia de que alguém precisaria ter todas essas características para ser um “chatólico” me lembra a falácia do escocês de verdade. Essa falácia funciona assim: “se ele não usa saia, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia e não toca gaita de fole, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia, toca gaita de fole, mas não é ruivo, então ele não é escocês”. E assim por diante. Da mesma forma, não é necessário que uma pessoa tenha todas as características mencionadas no vídeo para ser considerada um “chatólico”. A intenção do vídeo é alertar sobre atitudes nocivas, e não criar um “católico Frankenstein”, onde todas essas características se reúnem em uma única pessoa. É perfeitamente possível que alguém apresente uma ou algumas dessas atitudes sem se encaixar totalmente no estereótipo. Além disso, aproveito para dizer que, de fato, espero que não exista alguém que reúna todas as características que mencionei no vídeo. O objetivo foi muito mais apontar essas atitudes como prejudiciais a qualquer pessoa que se diga católica. Usei a expressão “chatólico” porque é realmente incômodo lidar com pessoas que têm esse tipo de comportamento. Por fim, o templário dizendo “Deus Vult” é apenas uma brincadeira com o espírito aguerrido dos “chatólicos”. Não tinha a intenção de atacar nenhum grupo específico. Tanto que houve um comentário convocando para reconquistar os Estados Papais, e eu levei na brincadeira, como de fato era. Quero deixar claro: a ideia do vídeo é muito mais falar sobre essas atitudes do que criticar grupos específicos.
Reverendíssimo Padre, se o senhor sentiu a necessidade de dar as explicações deste comentário... Parece que andou lendo comentários de "chatólicos", certo? A versão católica daquilo que, no mundão, é chamado de haters. De fato, hate é ódio em inglês e, para quem está longe do estado de graça, fica fácil de qualquer discordância levar ao ódio. Menos ruim do lado de cá, antes "chato" que "hater", certo? Gostaria de sugerir muito vivamente a quem vier a ler esta resposta que ouça atentamente ao vídeo do padre inteiro, porque existe também um certo risco de deixar de ser "chatólico", passando a ser relativista, quiçá "jujuba" ou relapso, passando a uma condição ainda pior. Ali ele fala muito da importância, por exemplo, de uma verdadeira contrição, portanto penso que ouvir atentamente o vídeo inteiro ajuda muito a evitar esse risco. Aliás, no podcast "Salve Maria" dos Arautos certa vez foi dito que, para quem não sabe exatamente qual é seu vício capital dominante, combater principalmente a soberba geralmente dá bom resultado, e é exatamente o que o senhor recomenda no vídeo, combater a soberba
Qdo puder LEIA ou OUÇA as ENCICLICAS DOS PAPAS DE ANTES DO CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO 👉youtube.com/@averdadedafecatolica?si=3QKTRBFbrl3sRyu7 PROVAS Q PADRE PAULO RICARDO E OUTROS PADRES E PAPAS PÓS CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO SÃO MODERNISTAS E MENTIROSOS👇👇👇 HISTÓRICO DE HERESIAS NO PÓS LATROCINIO VATICANO II 👉th-cam.com/video/0ohhN_pkOT4/w-d-xo.htmlsi=mvWpAJ5qv3FewZEF 👉th-cam.com/video/0ohhN_pkOT4/w-d-xo.htmlsi=l5FxCtTuakMaIVxA ☝️☝️☝️HERESIAS DE "PAULO VI" th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XSH7DA2J9vG7C3eWvLDKXbB.html&si=h4EfWuHmSTNidLUD ☝️☝️☝️HERESIAS DE CAROL VOITILA th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XQTeATg9WEuqIYy0gua4en_.html&si=ZQbdhz9t6V1EZul9 ☝️☝️☝️HERESIAS DE "BENTO XVI" th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XTIpaOdEvpQeg7OZlsJEqyi.html&si=BQFvPtvySUPObnLy 👆👆👆HERESIAS DE BERGOGLIO 👉OUÇAM OU LEIAM AS ENCICLICAS DOS PAPAS ANTES DO CONCÍLIO VATICANO II NO CANAL DO IBRAIM COMPROVANDO: 👉youtube.com/@averdadedafecatolica?si=qW_IGaxAMoTy2UDg th-cam.com/video/g_VORZZAS0U/w-d-xo.htmlsi=b0syxfQjtZLETSHA th-cam.com/video/g_VORZZAS0U/w-d-xo.htmlsi=cyae9kqmG-PU1Sbb youtube.com/@averdadedafecatolica?si=RNf1xnnaxF9zriSP ECUMENISMO É SATÂNICO😢
Olá senhor Padre, boa tarde! Não acompanhava o canal do senhor, mas encontrei esse vídeo e achei muito bom. Outro problema que eu vejo é que algumas pessoas ficam tão viciadas no assunto da Igreja e sobre a Crise que incorre sobre a qual que acabam se tornando pessoas chatas. Eu passei por isso e estou tentando me desintoxicar nesse momento... Frequento a FSSPX e, apesar da minha posição ser a mesma da Fraternidade e de Dom Lefebvre, tenho a percepção que esse é um problema real que existe na comunidade tradicional. Que Deus abençoe A.M.D.G
Obrigada, padre. Esperava um vídeo bem ruim, mas foi bastante elucidativo. Fiquei muito tempo longe da igreja, voltei por uma enfermidade, tenho estudado muito para suprir a péssima catequese que tive e a vontade de acertar é grande, mas tinha um sininho interno dizendo que os excessos não são bons. Não tenho tendência a ser católica jujuba por tudo que já vivi, mas se não me observar, viro facilmente uma chatólica. Deus é muito pedagógico comigo me permitindo errar quase como aqueles que critico demais para ver que eu também tenho inúmeras falhas. Também tive a oportunidade de participar de uma missa rezanda em latim no rito antigo e no novo e descobri que o que me encanta não é o latim na missa, mas a piedade sincera do padre e do povo. Enfim, ouvi recentemente que no céu tem muito mais "velhinhas ignorantes" e piedosas, e que o inferno está cheio dos soberbos. Escolho seguir o caminho da prudência, estudando, ensinando, alertando, mas tendo caridade e fechando o bico para o que não entendo. Afinal, são 2000 anos de história, de estudo, de experiências e ainda que eu tivesse uma caminhada de 50 anos, não seria o suficiente. Que Deus nos abençoe e capacite para ajudar em sua igreja.
Ao meu ver se pega até leve demais usando o termo "chatólico". Eu preferiria o epíteto usado pelo inventor do termo "Católico Jujuba": Católico-Fariseu. Nenhum Católico vai dizer: "Sou Jujuba com orgulho" até porque o termo soa como sinônimo de "sojado". Mas "Sou Chatólico mesmo com orgulho" é questão de tempo pra aparecer. Porém, quando se usa o termo Farisaico, a pessoa sabe que assumir-se assim é ser contrário ao que Jesus apregoava no evangelho.
1. Todos os homens naturalmente desejam saber. Mas, para que serve a ciência sem o temor de Deus? Sem dúvida que é preferível o humilde camponês que serve a Deus; ao orgulhoso filósofo que observa os movimentos dos céus. Aquele que bem se conhece tem-se por vil e não se satisfaz nos louvores humanos. Se eu soubesse de tudo quanto há no mundo, mas não tivesse caridade, de nada me valeria diante de Deus, que me há de julgar segundo as minhas obras! A imitação de Cristo - Capítulo II
Rezemos, Padre! Só o Espírito Santo pra nos ajudar numa conversão de vida verdadeira. É uma caminhada, às vezes com paradas e retrocessos. Peçamos a Deus a graça de perseverar na Palavra e nos Sacramentos.
Verdade, padre. Eu vi muitos católicos julgando moças por serem mães solteiras, jogando na cara os erros do passado da pessoa. Li tantas coisas absurdas que me entristece muito. Sempre quis que os jovens começassem a falar da igreja, mas não desse jeito.
Deo Gratias! Senhor, dai-nos padres, padres santos, e tornai-nos dóceis a seus ensinamentos!" Livrai-nos, Senhor da soberba de vida e da elevada estima que fazemos de nós mesmos!
Vim assistir com olhar crítico,e de fato me surpreendeu, conheço pessoas que se aprofundam nas doutrinas,e esquecem da caridade. De fato existe uma crise na igreja,mas novos sacerdotes estão vindo,grandes apologetas e fies.Nao esqueçam de viver uma vida de virtude e não caiam na gnose.(Padre, ore por mim,pois atualmente vivo de procrastinação)
Lancem o seus corações a Deus;isso é o que não se cansa de fazer,em suas orações,as almas que se consagram completamente a Deus;renovam constantemente a doação,que de si mesmas têm feito a majestade Divina, por meio de ardentes aspirações como estas. Meu Deus, somente vos desejo,e nada mais. Senhor, entrego-me totalmente a Vós;e, se não o faço como devo, apoderai-vós de mim. E a quem eu poderia amar, meu Pai, senão a Vós,que morreu por mim.”Arrasta-me a após ti”! Dulcíssimo Redentor, retirai todas as minhas culpas e levai-me a Vós . Atraí- me,Senhor,e prendei-me com os cadeados do vosso amor, a fim de que nunca mais volte a abandonar-vos. Senhor,quero ser todo vosso:e de vós depende que eu o seja. Ah! E a quem poderia desejar, se não a Vós,que sois os meu Amor meu tudo? já que dignais atrair-me ao Vosso amor, daí -me a força de agradar-vos em tudo,como desejais. A quem eu poderia amar, senão amar a Vós, bondade infinita,digna de amor infinito? Vós me inspiraste o desejo de ser Vosso:acabai a Vossa obra. Ah! E por quem posso almejar algo neste mundo, senão por Vós,que sois o Soberano Bem? Entrego-me a Vós sem problemas, aceitai que me entregue a Vós. Dai- me minha força que é necessária para que eu vos seja fiel até a morte. Quero amar-vos muito nesta vida, para muito amar-vos na eternidade. Jesus,meu tesouro, eu Vos amo, E entrego, tão somente a Vós, Meu coração inteiro; façais o que quiserdes de mim.
Estou verdadeiramente feliz por conhecer o seu canal. É emocionante saber que as palavras do padre que ouvimos em nossa paróquia durante a missa agora podem ser eternizadas na internet. No início da nossa conversão, quando achamos que já entendemos tudo, é comum querer impor a doutrina aos outros. No entanto, uma verdadeira transformação ocorre quando aprendemos a exercer benevolência com os outros e a ser rígidos conosco mesmos, oferecendo penitências e jejuns pelos outros em vez de criticar diretamente. No meu caso, minha conversão aconteceu através de pregações no TH-cam, combinadas com a leitura da vida dos santos, e não através de gritos ou apontamentos de erros. De fato, um CHATOLICO iria atrapalhar mais que me ajudar.
Parabéns pelo canal, Padre. Gostei da forma didática e simples de explicar pontos espinhosos. Me identifiquei com a parte do "chatólico recém convertido" kkkkkk. Mas aos poucos estou abandonando essa postura de dicotomia que enxerga tudo dentro da Santa Igreja como "bom vs ruim". Que Nossa Senhora o abençoe.
Olá padre, vossa bênção, uma coisa que percebo, a grande maioria dos mais velhos mesmo não tendo conhecimento profundo ou básico da fé são bem mais católicos que eu, acho que a humildade precede a nossa soberba.
Padre, sua bencao! O livro "O Homem Eterno" seria uma boa para comecar no Chesterton? Comprei este por indicacao do Guilherme Freire, no curso de filosofia dele. Alias, obrigado pelo video!
Ótimo vídeo senhor padre, isso que você falou acontece muito atualmente, pessoas normalmente jovens recém convertidos, ou leigos, que começam a estudar a sã doutrina e acabam se tornando super céticos e creem em ser seres superiores. Eu também acabei caindo em muitos desses erros, sempre achava que eu estava certo e que eu sou superior por ter entendimento de um assunto que são tão complexos, que levam até as vezes séculos para entender, ou até mais, e muita das vezes eu tinha sempre uma "opinião formada", sobre assuntos como: a missa tridentina, CVII, entre muitos outros. Mas eu embora tivesse esse entendimento, eu ainda era escrupuloso e grande pecador. Depois de cerca de quase uns 2 anos eu comecei a perceber todo esse erro por trás, que estava tentando entender assuntos complexos, que muita das vezes não tem vídeos ou livros detalhando o outro lado, como por exemplo a questão do missal promovido por Paulo VI. E percebi o quão ta forte atualmente ter uma opinião ideológica atualmente, quase como um cabresto, onde as pessoas só se tem uma opinião que é a do seu professor ou seu ideólogo favorito, sem tentar sequer ao menos pensar e tentar entender lados tão complexos, por isso hoje em dia tem tantas opiniões radicais, ou pessoas olavistas, marxistas e etc. Porque no fim não tentam serem humildes que nem muitos santos doutores foram, de manter-se mais humildes conforme iam avançando nos estudos e na sua caridade. Tenho certeza que isso é só uma fase, espero que essas pessoas ao invés de usar o conhecimento pra se edificar usem pra edificar a Deus e se tornarem mais humildes. E é isso, Salve Maria, e que Deus vos abençoe senhor Padre.
Sua bênção, padre. Muito obrigado pelo seus vídeos. Sou aluno do professor Olavo e concordo com o senhor. Existe essa visão em dois neurônios (concordo e discordo). Obrigado, novamente, pelos seus vídeos. Continue!
Eu amo o silêncio da missa em latim, apesar de participar durante muito tempo da missa de Paulo VI(e ainda hoje participo vez ou outra) e posso dizer que existe extremismo em ambos os lados. O que falta, a meu ver, é a TEMPERANÇA, juntamente com a CARIDADE, acredito que nossas ações falam mais do que simplesmente palavras, portanto, não adianta os carismáticos repreenderem os tradicionais e vice-versa, isso não converte mas afasta e separa.
Olá Padre Lucas Mariano; sua benção! Para aqueles que julgam que o CDB é sedevacantista por não aceitar alguns posicionamentos do papa Francisco, assistam o vídeo publicado em 08/09/24, sob o título: "Conheça os erros do sedevacantismo" (" Fuja de sedevacantistas"). Creio que, na atual conjuntura, vale a sugestão! Deus abençoe ao senhor, padre Lucas, e a todos os seus seguidores!! (Sendo da vontade de Deus e mãe Maria da Natividade, que seus planos para a reforma da Igreja se concretizem em bom e justo tempo!)
Sempre pego o exemplo de Bento XVI, São João Paulo II, Venerável Fulton Shen e Santa Teresinha... conhecedores mestres da palavra e doutrina da Santa Igreja, mas eram muito caridosos e piedosos.
Gostei do vídeo. Ressalvas quando se fala de Olavo de Carvalho Fico me perguntando qual o problema de pessoas terem fé conservadora? Ou progressista? Ou ser da renovação carismática ? O Espírito não sopra onde quer? Não entendo essa divisão na Igreja que vem carregadas de críticas veiculadas! O catequismo da Igreja é um instrumento da doutrina católica no processo da evangelização. Mas o Evangelho está acima Como explicar Tiago “ a fé sem obra é morta” Ritos não salvam, o que salva é o amor. “A origem do pecado está na falta de amor” a Deus e ao próximo. Precisamos superar a mania ou o Pecado de criticar uns aos outros. Sejamos exemplo e apenas exemplo para o irmão
Muita coisa, como ter que dar opinião sobre tudo, e viver na superficialidade, e o julgamento, são muito comuns na internet em todos os grupos de pessoa. Amei o termo "chatólitos" e fiquei impressionada porque não tinha percebido que a soberba era a raiz de tudo isso.
Bom dia e benção, Padre. Excelente vídeo. Quem nunca se viu sendo chatólico que atire a primeira pedra. Comungar e sair correndo dos chatólicos pode? Acho que o Olavo se referiu mais a essa neurose comunitária. Mas, é verdade, quando falava de catolicismo ele se precipitava às vezes. Normal, a conversão é um processo muito intenso se é verdadeiro. O próprio professor estava vivendo a sua... como todos nós, os não santos.
Tão bendita quanto a época de agora, onde há padres maravilhosos, preparados e que, com caridade, vêm catequizando um povo que anda carente de maior conhecimento da beleza da nossa Igreja, para ser um católico de verdade, e não um "chatólico".
Amo o Olavo e ele é excepcional em assuntos como sociologia, filosofia e etc. mas na área teológica ele tinha pensamentos extremamente problemáticos e equivocados, não recomendo nessa área, temos grandes teólogos pra isso, inclusive bem atuais como nosso querido Bento XVI, recomendo muito a hermenêutica da continuidade dele.
Minha soberba junto com a minha ira: "Bom, pelo menos os fariseus, ao se sentirem frustrados, vão agir igual o judas e eu me livrarei da presença deles. Ao menos isso!" O demônio me puxando pra baixo: "Não, eles simplesmente vão continuar vivendo e transferir as próprias culpas pro sujeito mais fraco que encontrarem, ou seja, você!" Eu: ":("
@@alexandre5129 O SEDEVACANTISTA ganhou um coraçãozinho do padre que criticou os católicos "Deus Vult!". Sem contar que em toda essa crítica que o padre fez, ele fez uma mistureba: misturou os "Deus Vult!", com católicos do IBGE, com católicos sentimentalistas, com católicos tradicionais... realmente não sei que tipo de católico ele tá citando nessa "salada" aí.
Calma, pessoal, vocês estão muito emocionados. Como foi dito acima, eu apenas concordei com o que a pessoa disse. É interessante notar que a interpretação de vocês confirma algo que mencionei no vídeo. Me digam, o que há de errado na fala do sedevacantista citado acima? É possível concordar com o que ele disse sem ser sedevacantista? Eu acredito que sim. Aproveito para dizer que, de fato, espero que não exista uma pessoa que reúna todas as características que citei no vídeo. O objetivo do vídeo é muito mais apontar essas atitudes como nocivas a qualquer pessoa que se diga católica. Usei a expressão “chatólico” porque é realmente chato lidar com pessoas que têm esse tipo de atitude. A ideia de que alguém precisaria ter todas essas características para ser um “chatólico” me lembra a falácia do escocês de verdade. Algo que os comunistas, por exemplo, usam ao dizer que a União Soviética, Cuba, Venezuela, etc., não são comunistas de verdade, porque falta um ou outro aspecto. Na falácia do escocês de verdade, funciona assim: “se ele não usa saia, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia e não toca gaita de fole, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia, toca gaita de fole, mas não é ruivo, então ele não é escocês”, e assim por diante. O templário dizendo “Deus Vult” é apenas uma brincadeira com o espírito aguerrido dos “chatólicos”. Não tinha a intenção de atacar nenhum grupo específico. Tanto que houve um comentário convocando para reconquistar os Estados Papais, e eu levei na brincadeira, como realmente era. Quero deixar claro: a ideia do vídeo é muito mais abordar essas atitudes do que criticar grupos específicos.
Eu sei que não é uma regra passou está exagerado e julgado para mim todos este tipo de Católico e de exterma direita. É muito difícil aconvivencia com eles. Tenha lutado para compreender um tipo de Igreja que agente está vendo como é complicado a vivencia. Sou Catolico por Tradição e Catolico por adesão a Pessoa de Jesus Cristo e a Igreja. Mas tem momento que eu me sinto muito arsênico. Parece que estou longe da Igreja que foi criado. Mas tenho frequência normal da Igreja buscando a vivencia da caridade da fraternidade e da unidade. Estou porque preciso de Jesus Cristo dos irmãos e da Igreja. Mas está difícil. Tenho rezando muito não o bastante mas estou na caminhada confiando em Deus e ainda acredito dos homens da Igreja e da sociedade. Sou Catequistas sou estudante auto-didatico sou esquedita. Caminho defendendo a vida do Nasce ou morre. A prática a distribuição a justiça social. E um único ideal Jesus Cristo o amor ao próximo. Espero que entenda as minha palavras. Paz e Bem.😊
Padre, esse católico que o senhor está citando, não existe! Pois o senhor fez uma mistureba tão grande aí de católicos diferentes, que acabou criando um "católico Frankenstein". "Católicos Deus Vult!" não é essa loucura que o senhor está descrevendo. Na verdade fiquei até sem entender exatamente que tipo de católico o senhor quis CRITICAR. Vivat Christus Rex!
O senhor então está dizendo que não devemos apontar os erros GRITANTES hereges que muitos daqueles que se dizem sacerdotes estão dizendo nas missas!? Eu ouvi um padre falando em "discurso de ódio" durante a "missa" e tenho que "aceitar" como se ele não estivesse fazendo isso de caso pensado!? Nosso Senhor Jesus Cristo já nos disse o que acontecerá aos MORNOS. Pense nas palavras d'Ele, senhor padre. Caridade e moleza de alma são coisas totalmente diferentes!!
Padre, pelo que eu entendo,a recomendação do Olavo servia mais para os alunos iniciantes, considerando que ele recomenda para a vida social de seus discípulos o isolamento como forma de se preparar antes de ajudar ao próximo(o que ele orienta para lidar com uma família problemática)
Certo. Posso comprender se for desse modo. A minha maior dificuldade é que isso pode fazer as pessoas tratarem a igreja simplesmente como um self-service de sacramentos. Esse é o ponto principal para mim. Porém entendo que o Olavo estava preocupado com seus alunos do ponto de vista da doutrina. Isso é perfeitamente compreensível dada a nossa situação hoje.
A verdadeira caridade é falar a verdade, fazer juízo sobre algo, faz parte da razão, é dever do católico defender a fé diante dos erros, diante de um erro ficar calado não ajuda. Chatólico é só mais um espantalho, a vaidade e a soberba é de quem não admite o erro, pois isso impede a adesão à verdade.
Bateu em espantalho. Pois esso existe tantos nos modernistas, como nos tradicionais, e também no protestantismo. Colocou a excessão como regra. Ou está sendo ignorante ou desonesto. Fica em paz.
Obrigado pelo vídeo padre. Sou um recém convertido, gosto muito da história e tradições da Igreja, principalmente os cânticos, mas acho que há também um exagero por parte de alguns católicos nessa busca de um "catolicismo puro e tradicional".
Sou católico extremista chatolico!!! Sendo humano tenho pecados e erros, Tento ensinar a catequese e a patrística, Posso ouvir algo contrário a sua opinião, masss no momento que ouço besteira vou te confrontar dentro do diálogo, Ser social não é ser caridoso ou colocar a caridade como algo obrigatório, Não podemos ser políticos, massss não podemos votar e apoir ideologias que são contra o próprio cristianismo, Muitos cristãos vão as céu e ao inferno tbm, assim como muitos que não são cristãos.... Não dá pra ir na missa é ouvir mãe terra e ver outro com um animal no colo.... A salvação é individual, por isso mesmo não vou fiscalizar outro irmão!! Agora defender a sta igreja, defender as doutrinas e catequese é errado ?? Sua bença Padre !!!
O Sr está tão coberto de ração , que hoje e' possível identificar Tradicionalistas - Modernistas , ( ou " Protestantes Moderados " ) que nem eles percebem que o são . Neste tempo , sem Guia Magisterial certeira , se faz difícil sobreviver espiritualmente , porém , não é impossível , pois sabemos que " com O Senhor , podemos fazer todo " .
Mas o que esta ACONTECENDO na IGREJA, muitos Padres ou estao OMITINDO-SE ou CONSENTINDO com o quê ? O ERRO na FE & MORAL CRISTÃ, infelizmente, por meio da condução de um IMPOSTOR que ocupa a CATEDRA PETRINA. DEUS E ETERNO E NAO MODERNO.
Minha irmã ou irmão, o papa não é escolhido por ti, mas sim por voto dos cardeais. E outra mesmo que ele fosse ou seja um papa ruim, a igreja não são sustentadas por nós seres humanos, mas sim pelo Espírito Santo de Deus.
@@Jeffersondevoto Estude com um pouco mais de profundidade essa ESCOLHA ...ai da mais com essa AGENDA 30 e a Nova Ordem ! Disperte ! Nunca e tarde, pois CRISTO nos deixou: CONHECER, AMAR E SERVI-LO...O CAMINHO, A VVVVEEERRRDDDAAADDDEEE E A VIDA.
Calma, pessoal, vocês estão muito emocionados. Quero esclarecer que a ideia de que alguém precisaria ter todas essas características para ser um “chatólico” me lembra a falácia do escocês de verdade. Essa falácia funciona assim: “se ele não usa saia, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia e não toca gaita de fole, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia, toca gaita de fole, mas não é ruivo, então ele não é escocês”. E assim por diante. Da mesma forma, não é necessário que uma pessoa tenha todas as características mencionadas no vídeo para ser considerada um “chatólico”.
A intenção do vídeo é alertar sobre atitudes nocivas, e não criar um “católico Frankenstein”, onde todas essas características se reúnem em uma única pessoa. É perfeitamente possível que alguém apresente uma ou algumas dessas atitudes sem se encaixar totalmente no estereótipo.
Além disso, aproveito para dizer que, de fato, espero que não exista alguém que reúna todas as características que mencionei no vídeo. O objetivo foi muito mais apontar essas atitudes como prejudiciais a qualquer pessoa que se diga católica. Usei a expressão “chatólico” porque é realmente incômodo lidar com pessoas que têm esse tipo de comportamento.
Por fim, o templário dizendo “Deus Vult” é apenas uma brincadeira com o espírito aguerrido dos “chatólicos”. Não tinha a intenção de atacar nenhum grupo específico. Tanto que houve um comentário convocando para reconquistar os Estados Papais, e eu levei na brincadeira, como de fato era.
Quero deixar claro: a ideia do vídeo é muito mais falar sobre essas atitudes do que criticar grupos específicos.
Reverendíssimo Padre, se o senhor sentiu a necessidade de dar as explicações deste comentário... Parece que andou lendo comentários de "chatólicos", certo? A versão católica daquilo que, no mundão, é chamado de haters. De fato, hate é ódio em inglês e, para quem está longe do estado de graça, fica fácil de qualquer discordância levar ao ódio. Menos ruim do lado de cá, antes "chato" que "hater", certo?
Gostaria de sugerir muito vivamente a quem vier a ler esta resposta que ouça atentamente ao vídeo do padre inteiro, porque existe também um certo risco de deixar de ser "chatólico", passando a ser relativista, quiçá "jujuba" ou relapso, passando a uma condição ainda pior. Ali ele fala muito da importância, por exemplo, de uma verdadeira contrição, portanto penso que ouvir atentamente o vídeo inteiro ajuda muito a evitar esse risco. Aliás, no podcast "Salve Maria" dos Arautos certa vez foi dito que, para quem não sabe exatamente qual é seu vício capital dominante, combater principalmente a soberba geralmente dá bom resultado, e é exatamente o que o senhor recomenda no vídeo, combater a soberba
Qdo puder LEIA ou OUÇA as ENCICLICAS DOS PAPAS DE ANTES DO CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO
👉youtube.com/@averdadedafecatolica?si=3QKTRBFbrl3sRyu7
PROVAS Q PADRE PAULO RICARDO E OUTROS PADRES E PAPAS PÓS CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO SÃO MODERNISTAS E MENTIROSOS👇👇👇
HISTÓRICO DE HERESIAS NO PÓS LATROCINIO VATICANO II
👉th-cam.com/video/0ohhN_pkOT4/w-d-xo.htmlsi=mvWpAJ5qv3FewZEF
👉th-cam.com/video/0ohhN_pkOT4/w-d-xo.htmlsi=l5FxCtTuakMaIVxA
☝️☝️☝️HERESIAS DE "PAULO VI"
th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XSH7DA2J9vG7C3eWvLDKXbB.html&si=h4EfWuHmSTNidLUD
☝️☝️☝️HERESIAS DE CAROL VOITILA
th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XQTeATg9WEuqIYy0gua4en_.html&si=ZQbdhz9t6V1EZul9
☝️☝️☝️HERESIAS DE "BENTO XVI"
th-cam.com/play/PLZCRXiuGK7XTIpaOdEvpQeg7OZlsJEqyi.html&si=BQFvPtvySUPObnLy
👆👆👆HERESIAS DE BERGOGLIO
👉OUÇAM OU LEIAM AS ENCICLICAS DOS PAPAS ANTES DO CONCÍLIO VATICANO II NO CANAL DO IBRAIM COMPROVANDO:
👉youtube.com/@averdadedafecatolica?si=qW_IGaxAMoTy2UDg
th-cam.com/video/g_VORZZAS0U/w-d-xo.htmlsi=b0syxfQjtZLETSHA
th-cam.com/video/g_VORZZAS0U/w-d-xo.htmlsi=cyae9kqmG-PU1Sbb
youtube.com/@averdadedafecatolica?si=RNf1xnnaxF9zriSP
ECUMENISMO É SATÂNICO😢
Excelente reflexão!
“Benevolente com os outros e Exigente consigo mesmo “
Excelente
O senhor me descreveu por completo. Obrigado padre, pela sã correção.
eu ae
Eu já fui um chatólico. Mas Deus me colocou no meu devido lugar.
Gostei disso: 'Benevolente com os outros e exigente consigo mesmo"
Não é o caso dele
Olá senhor Padre, boa tarde! Não acompanhava o canal do senhor, mas encontrei esse vídeo e achei muito bom. Outro problema que eu vejo é que algumas pessoas ficam tão viciadas no assunto da Igreja e sobre a Crise que incorre sobre a qual que acabam se tornando pessoas chatas. Eu passei por isso e estou tentando me desintoxicar nesse momento...
Frequento a FSSPX e, apesar da minha posição ser a mesma da Fraternidade e de Dom Lefebvre, tenho a percepção que esse é um problema real que existe na comunidade tradicional.
Que Deus abençoe A.M.D.G
Obrigada, padre. Esperava um vídeo bem ruim, mas foi bastante elucidativo. Fiquei muito tempo longe da igreja, voltei por uma enfermidade, tenho estudado muito para suprir a péssima catequese que tive e a vontade de acertar é grande, mas tinha um sininho interno dizendo que os excessos não são bons. Não tenho tendência a ser católica jujuba por tudo que já vivi, mas se não me observar, viro facilmente uma chatólica. Deus é muito pedagógico comigo me permitindo errar quase como aqueles que critico demais para ver que eu também tenho inúmeras falhas. Também tive a oportunidade de participar de uma missa rezanda em latim no rito antigo e no novo e descobri que o que me encanta não é o latim na missa, mas a piedade sincera do padre e do povo. Enfim, ouvi recentemente que no céu tem muito mais "velhinhas ignorantes" e piedosas, e que o inferno está cheio dos soberbos. Escolho seguir o caminho da prudência, estudando, ensinando, alertando, mas tendo caridade e fechando o bico para o que não entendo. Afinal, são 2000 anos de história, de estudo, de experiências e ainda que eu tivesse uma caminhada de 50 anos, não seria o suficiente. Que Deus nos abençoe e capacite para ajudar em sua igreja.
Ao meu ver se pega até leve demais usando o termo "chatólico". Eu preferiria o epíteto usado pelo inventor do termo "Católico Jujuba": Católico-Fariseu.
Nenhum Católico vai dizer: "Sou Jujuba com orgulho" até porque o termo soa como sinônimo de "sojado". Mas "Sou Chatólico mesmo com orgulho" é questão de tempo pra aparecer. Porém, quando se usa o termo Farisaico, a pessoa sabe que assumir-se assim é ser contrário ao que Jesus apregoava no evangelho.
1. Todos os homens naturalmente desejam saber. Mas, para que serve a ciência sem o temor de Deus?
Sem dúvida que é preferível o humilde camponês que serve a Deus; ao orgulhoso filósofo que observa os movimentos dos céus.
Aquele que bem se conhece tem-se por vil e não se satisfaz nos louvores humanos.
Se eu soubesse de tudo quanto há no mundo, mas não tivesse caridade, de nada me valeria diante de Deus, que me há de julgar segundo as minhas obras!
A imitação de Cristo - Capítulo II
Rezemos, Padre! Só o Espírito Santo pra nos ajudar numa conversão de vida verdadeira. É uma caminhada, às vezes com paradas e retrocessos. Peçamos a Deus a graça de perseverar na Palavra e nos Sacramentos.
Perfeito e cirúrgico.
Verdade, padre. Eu vi muitos católicos julgando moças por serem mães solteiras, jogando na cara os erros do passado da pessoa. Li tantas coisas absurdas que me entristece muito. Sempre quis que os jovens começassem a falar da igreja, mas não desse jeito.
Infelizmente Satanás age assim mesmo.
Ou afasta por total.
Ou torna as práticas religiosas arrogantes.
Deo Gratias! Senhor, dai-nos padres, padres santos, e tornai-nos dóceis a seus ensinamentos!" Livrai-nos, Senhor da soberba de vida e da elevada estima que fazemos de nós mesmos!
Vim assistir com olhar crítico,e de fato me surpreendeu, conheço pessoas que se aprofundam nas doutrinas,e esquecem da caridade. De fato existe uma crise na igreja,mas novos sacerdotes estão vindo,grandes apologetas e fies.Nao esqueçam de viver uma vida de virtude e não caiam na gnose.(Padre, ore por mim,pois atualmente vivo de procrastinação)
Lancem o seus corações a Deus;isso é o que não se cansa de fazer,em suas orações,as almas que se consagram completamente a Deus;renovam constantemente a doação,que de si mesmas têm feito a majestade Divina, por meio de ardentes aspirações como estas. Meu Deus, somente vos desejo,e nada mais. Senhor, entrego-me totalmente a Vós;e, se não o faço como devo, apoderai-vós de mim.
E a quem eu poderia amar, meu Pai, senão a Vós,que morreu por mim.”Arrasta-me a após ti”! Dulcíssimo Redentor, retirai todas as minhas culpas e levai-me a Vós . Atraí- me,Senhor,e prendei-me com os cadeados do vosso amor, a fim de que nunca mais volte a abandonar-vos. Senhor,quero ser todo vosso:e de vós depende que eu o seja.
Ah! E a quem poderia desejar, se não a Vós,que sois os meu Amor meu tudo? já que dignais atrair-me ao Vosso amor, daí -me a força de agradar-vos em tudo,como desejais. A quem eu poderia amar, senão amar a Vós, bondade infinita,digna de amor infinito? Vós me inspiraste o desejo de ser Vosso:acabai a Vossa obra.
Ah! E por quem posso almejar algo neste mundo, senão por Vós,que sois o Soberano Bem?
Entrego-me a Vós sem problemas, aceitai que me entregue a Vós. Dai- me minha força que é necessária para que eu vos seja fiel até a morte. Quero amar-vos muito nesta vida, para muito amar-vos na eternidade.
Jesus,meu tesouro, eu Vos amo,
E entrego, tão somente a Vós,
Meu coração inteiro;
façais o que quiserdes de mim.
Estou verdadeiramente feliz por conhecer o seu canal. É emocionante saber que as palavras do padre que ouvimos em nossa paróquia durante a missa agora podem ser eternizadas na internet. No início da nossa conversão, quando achamos que já entendemos tudo, é comum querer impor a doutrina aos outros. No entanto, uma verdadeira transformação ocorre quando aprendemos a exercer benevolência com os outros e a ser rígidos conosco mesmos, oferecendo penitências e jejuns pelos outros em vez de criticar diretamente. No meu caso, minha conversão aconteceu através de pregações no TH-cam, combinadas com a leitura da vida dos santos, e não através de gritos ou apontamentos de erros. De fato, um CHATOLICO iria atrapalhar mais que me ajudar.
Parabéns pelo canal, Padre. Gostei da forma didática e simples de explicar pontos espinhosos. Me identifiquei com a parte do "chatólico recém convertido" kkkkkk. Mas aos poucos estou abandonando essa postura de dicotomia que enxerga tudo dentro da Santa Igreja como "bom vs ruim".
Que Nossa Senhora o abençoe.
Temos aqui alguém com espírito chestertoniano. Alguém que não se leva tão a sério. É esse o tipo de público que desejo nesse canal.✌🏽
@@padrelucasmariano Aliás, comprei o livro dele "Por que sou católico" Só preciso largar mão de ser preguiçoso e começar a ler kkkkk
Olá padre, vossa bênção, uma coisa que percebo, a grande maioria dos mais velhos mesmo não tendo conhecimento profundo ou básico da fé são bem mais católicos que eu, acho que a humildade precede a nossa soberba.
Padre obrigado por essa admoestação.
Muito obrigado pelo vídeo Padre, vai ajudar muito na cura da minha "chatoliquice"
😂
Padre, sua bencao! O livro "O Homem Eterno" seria uma boa para comecar no Chesterton? Comprei este por indicacao do Guilherme Freire, no curso de filosofia dele. Alias, obrigado pelo video!
Eu gosto do seguinte percurso: Hereges > Ortodoxia > Homem Eterno
@@padrelucasmariano Obrigado padre!
Tem os católicos que amam a Jesus e os católicos que gostam de Jesus.
A sua benção, Padre. Com esse chapéu e guarda-chuva aí parece até o Padre Brown kkkkkk
Esse é um canal para chestertonianos.✌🏽
Sofri com isso um pouco,me arrependo demais e graças a Deus me libertei.
Muito bem Padre, discordo de muitas coisas do Olavo de Carvalho.
👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo vídeo senhor padre, isso que você falou acontece muito atualmente, pessoas normalmente jovens recém convertidos, ou leigos, que começam a estudar a sã doutrina e acabam se tornando super céticos e creem em ser seres superiores.
Eu também acabei caindo em muitos desses erros, sempre achava que eu estava certo e que eu sou superior por ter entendimento de um assunto que são tão complexos, que levam até as vezes séculos para entender, ou até mais, e muita das vezes eu tinha sempre uma "opinião formada", sobre assuntos como: a missa tridentina, CVII, entre muitos outros.
Mas eu embora tivesse esse entendimento, eu ainda era escrupuloso e grande pecador.
Depois de cerca de quase uns 2 anos eu comecei a perceber todo esse erro por trás, que estava tentando entender assuntos complexos, que muita das vezes não tem vídeos ou livros detalhando o outro lado, como por exemplo a questão do missal promovido por Paulo VI.
E percebi o quão ta forte atualmente ter uma opinião ideológica atualmente, quase como um cabresto, onde as pessoas só se tem uma opinião que é a do seu professor ou seu ideólogo favorito, sem tentar sequer ao menos pensar e tentar entender lados tão complexos, por isso hoje em dia tem tantas opiniões radicais, ou pessoas olavistas, marxistas e etc. Porque no fim não tentam serem humildes que nem muitos santos doutores foram, de manter-se mais humildes conforme iam avançando nos estudos e na sua caridade.
Tenho certeza que isso é só uma fase, espero que essas pessoas ao invés de usar o conhecimento pra se edificar usem pra edificar a Deus e se tornarem mais humildes. E é isso, Salve Maria, e que Deus vos abençoe senhor Padre.
O problema de alguns chatólicos é ler Chesterton e encarnar um personagem. Bigodão, charuto, suspensório e um ar de superioridade. Caricato demais!
Gostei do seu canal, seu conteúdo é muito legal. Estava sentindo falta de um canal assim, obrigado!
Opa. Bem-Vindo
Salve Maria! Muito bom o vídeo Padre! Sua benção! Obrigado
Sua bênção, padre. Muito obrigado pelo seus vídeos. Sou aluno do professor Olavo e concordo com o senhor. Existe essa visão em dois neurônios (concordo e discordo). Obrigado, novamente, pelos seus vídeos. Continue!
Salve Maria, Padre. Ótimo vídeo.
Eu nunca imagine, fazer parte da fé que, um dia fui crítico, e até calunioso , por conta da ignorância. ❤📿⛪
Obrigado, padre! Por existir e pelos ensinamentos.
Eu amo o silêncio da missa em latim, apesar de participar durante muito tempo da missa de Paulo VI(e ainda hoje participo vez ou outra) e posso dizer que existe extremismo em ambos os lados. O que falta, a meu ver, é a TEMPERANÇA, juntamente com a CARIDADE, acredito que nossas ações falam mais do que simplesmente palavras, portanto, não adianta os carismáticos repreenderem os tradicionais e vice-versa, isso não converte mas afasta e separa.
Recém convertidos são bem assim mesmo rs, me incluo nessa lista.
Perfeito. ❤
Olá Padre Lucas Mariano; sua benção!
Para aqueles que julgam que o CDB é sedevacantista por não aceitar alguns posicionamentos do papa Francisco, assistam o vídeo publicado em 08/09/24, sob o título: "Conheça os erros do sedevacantismo" (" Fuja de sedevacantistas").
Creio que, na atual conjuntura, vale a sugestão!
Deus abençoe ao senhor, padre Lucas, e a todos os seus seguidores!!
(Sendo da vontade de Deus e mãe Maria da Natividade, que seus planos para a reforma da Igreja se concretizem em bom e justo tempo!)
Estava assistindo agora a pouco.
Sua Benção Reverendisimo Padre Lucas Mariano🙏🏿
Sempre pego o exemplo de Bento XVI, São João Paulo II, Venerável Fulton Shen e Santa Teresinha... conhecedores mestres da palavra e doutrina da Santa Igreja, mas eram muito caridosos e piedosos.
Gostei do vídeo. Ressalvas quando se fala de Olavo de Carvalho
Fico me perguntando qual o problema de pessoas terem fé conservadora? Ou progressista? Ou ser da renovação carismática ?
O Espírito não sopra onde quer?
Não entendo essa divisão na Igreja que vem carregadas de críticas veiculadas!
O catequismo da Igreja é um instrumento da doutrina católica no processo da evangelização. Mas o Evangelho está acima
Como explicar Tiago “ a fé sem obra é morta”
Ritos não salvam, o que salva é o amor.
“A origem do pecado está na falta de amor” a Deus e ao próximo.
Precisamos superar a mania ou o Pecado de criticar uns aos outros. Sejamos exemplo e apenas exemplo para o irmão
Obrigada padre gostei muito desse vídeo ,vai me ajudar muito.gratidao🙏🏻
Nao existe caridade sem verdade, e nem existe caridade sem verdade
Viva Cristo Rei!
Mt bom, tento lutar contra minha soberba, n é facil, mas vamo lá... com caridade e servidão
Rejeite a modernidade e abrace a tradição
Muita coisa, como ter que dar opinião sobre tudo, e viver na superficialidade, e o julgamento, são muito comuns na internet em todos os grupos de pessoa. Amei o termo "chatólitos" e fiquei impressionada porque não tinha percebido que a soberba era a raiz de tudo isso.
Parabéns Padre, nossa Igreja precisa de sacerdotes assim!!
Querido padre. Como curar esse mal?reze por mim para que eu encontre um diretor espiritual, pois sozinha está difícil achar solução.
Salve Maria
É sempre bom ter um diretor espiritual. Procure um bom padre para isso. Além de rezar… recomendo ler chesterton.😄
Padre, me identifiquei muito em algumas coisas. Me preocupei 😅 e agora?
Minha recomendação: jejum de opiniões e ler Chesterton. Me ajudou muito. Principalmente o Chesterton.
Bom dia e benção, Padre. Excelente vídeo. Quem nunca se viu sendo chatólico que atire a primeira pedra. Comungar e sair correndo dos chatólicos pode? Acho que o Olavo se referiu mais a essa neurose comunitária. Mas, é verdade, quando falava de catolicismo ele se precipitava às vezes. Normal, a conversão é um processo muito intenso se é verdadeiro. O próprio professor estava vivendo a sua... como todos nós, os não santos.
Não é quente e nem frio, por ser morno, vômito de minha boca.
Bendita época em que Padre se dedicava ao Santo Sacrifício e ao sacramento da Penitência
Tão bendita quanto a época de agora, onde há padres maravilhosos, preparados e que, com caridade, vêm catequizando um povo que anda carente de maior conhecimento da beleza da nossa Igreja, para ser um católico de verdade, e não um "chatólico".
Perfeito padre! Descreveu muito bem os católicos kkk
Amo o Olavo e ele é excepcional em assuntos como sociologia, filosofia e etc. mas na área teológica ele tinha pensamentos extremamente problemáticos e equivocados, não recomendo nessa área, temos grandes teólogos pra isso, inclusive bem atuais como nosso querido Bento XVI, recomendo muito a hermenêutica da continuidade dele.
Senhor tem misericórdia do nosso Brasil 🙏🏻
Mentirada. Vinde meus amigos, façamos uma cruzada até Roma e recuperemos integralmente os Estados papais.
😂
SR. Padre sua benção. O Sr. Celebra a Missa Tridentina?
Estou aprendendo.
Minha soberba junto com a minha ira: "Bom, pelo menos os fariseus, ao se sentirem frustrados, vão agir igual o judas e eu me livrarei da presença deles. Ao menos isso!"
O demônio me puxando pra baixo: "Não, eles simplesmente vão continuar vivendo e transferir as próprias culpas pro sujeito mais fraco que encontrarem, ou seja, você!"
Eu: ":("
Na vdd o senhor foi muito otimista. Esses chatólicos que brotaram não leram nada, só post de Instagram mesmo, feito por chatólicos que leram 2 livros.
Kkkk Padre no AO tem muita senhorinha intelectual ..
Sim. Conheço umas.😄
O que significa AO?
@@tali526Apostolado Da Oraçao.Padre Lucas fez um breve comentario sobre o Apostolado Da Oraçao,do qual faço parte.
@@zizaoliver1151 ah sim
Como ver os outros com os olhos de Jesus?
Segundo seu conceito, eu me vejo chatolico.
Porém quero ver seu conceito sobre jujuba.
Eu sou sedevacantista, mas assino em baixo com seu vídeo. É bom termos prudência com a crise conciliar.
@@alexandre5129 O SEDEVACANTISTA ganhou um coraçãozinho do padre que criticou os católicos "Deus Vult!". Sem contar que em toda essa crítica que o padre fez, ele fez uma mistureba: misturou os "Deus Vult!", com católicos do IBGE, com católicos sentimentalistas, com católicos tradicionais... realmente não sei que tipo de católico ele tá citando nessa "salada" aí.
Toma vergonha na cara ninguém que, né? Sedevacantista e ainda se orgulha disso
Esse povo já poderia se dizer qualquer coisa, menos que são católicos @@rafaelcarvalho8603
Calma, pessoal, vocês estão muito emocionados. Como foi dito acima, eu apenas concordei com o que a pessoa disse. É interessante notar que a interpretação de vocês confirma algo que mencionei no vídeo. Me digam, o que há de errado na fala do sedevacantista citado acima? É possível concordar com o que ele disse sem ser sedevacantista? Eu acredito que sim.
Aproveito para dizer que, de fato, espero que não exista uma pessoa que reúna todas as características que citei no vídeo. O objetivo do vídeo é muito mais apontar essas atitudes como nocivas a qualquer pessoa que se diga católica. Usei a expressão “chatólico” porque é realmente chato lidar com pessoas que têm esse tipo de atitude.
A ideia de que alguém precisaria ter todas essas características para ser um “chatólico” me lembra a falácia do escocês de verdade. Algo que os comunistas, por exemplo, usam ao dizer que a União Soviética, Cuba, Venezuela, etc., não são comunistas de verdade, porque falta um ou outro aspecto. Na falácia do escocês de verdade, funciona assim: “se ele não usa saia, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia e não toca gaita de fole, então ele não é escocês”. “Ah, mas se ele usa saia, toca gaita de fole, mas não é ruivo, então ele não é escocês”, e assim por diante.
O templário dizendo “Deus Vult” é apenas uma brincadeira com o espírito aguerrido dos “chatólicos”. Não tinha a intenção de atacar nenhum grupo específico. Tanto que houve um comentário convocando para reconquistar os Estados Papais, e eu levei na brincadeira, como realmente era.
Quero deixar claro: a ideia do vídeo é muito mais abordar essas atitudes do que criticar grupos específicos.
@@padrelucasmariano Sua benção Padre! ótimo vídeo
Ave 🐔 império
O senhor pretende falar sobre literatura no canal?
Talvez.. Ainda não sei.
Eu sei que não é uma regra passou está exagerado e julgado para mim todos este tipo de Católico e de exterma direita. É muito difícil aconvivencia com eles. Tenha lutado para compreender um tipo de Igreja que agente está vendo como é complicado a vivencia. Sou Catolico por Tradição e Catolico por adesão a Pessoa de Jesus Cristo e a Igreja. Mas tem momento que eu me sinto muito arsênico. Parece que estou longe da Igreja que foi criado. Mas tenho frequência normal da Igreja buscando a vivencia da caridade da fraternidade e da unidade. Estou porque preciso de Jesus Cristo dos irmãos e da Igreja. Mas está difícil. Tenho rezando muito não o bastante mas estou na caminhada confiando em Deus e ainda acredito dos homens da Igreja e da sociedade. Sou Catequistas sou estudante auto-didatico sou esquedita. Caminho defendendo a vida do Nasce ou morre. A prática a distribuição a justiça social. E um único ideal Jesus Cristo o amor ao próximo. Espero que entenda as minha palavras. Paz e Bem.😊
Padre, esse católico que o senhor está citando, não existe! Pois o senhor fez uma mistureba tão grande aí de católicos diferentes, que acabou criando um "católico Frankenstein". "Católicos Deus Vult!" não é essa loucura que o senhor está descrevendo. Na verdade fiquei até sem entender exatamente que tipo de católico o senhor quis CRITICAR.
Vivat Christus Rex!
O senhor então está dizendo que não devemos apontar os erros GRITANTES hereges que muitos daqueles que se dizem sacerdotes estão dizendo nas missas!?
Eu ouvi um padre falando em "discurso de ódio" durante a "missa" e tenho que "aceitar" como se ele não estivesse fazendo isso de caso pensado!?
Nosso Senhor Jesus Cristo já nos disse o que acontecerá aos MORNOS. Pense nas palavras d'Ele, senhor padre.
Caridade e moleza de alma são coisas totalmente diferentes!!
Catholica!
Padre, pelo que eu entendo,a recomendação do Olavo servia mais para os alunos iniciantes, considerando que ele recomenda para a vida social de seus discípulos o isolamento como forma de se preparar antes de ajudar ao próximo(o que ele orienta para lidar com uma família problemática)
Certo. Posso comprender se for desse modo. A minha maior dificuldade é que isso pode fazer as pessoas tratarem a igreja simplesmente como um self-service de sacramentos. Esse é o ponto principal para mim. Porém entendo que o Olavo estava preocupado com seus alunos do ponto de vista da doutrina. Isso é perfeitamente compreensível dada a nossa situação hoje.
Já passei por isso 😢
Pe, o senhor ficou mais a vontade no video jujuba e deveria ter feito este primeiro, pois os jujubas relevam e os chatolicos iriam entender melhor.
A verdadeira caridade é falar a verdade, fazer juízo sobre algo, faz parte da razão, é dever do católico defender a fé diante dos erros, diante de um erro ficar calado não ajuda. Chatólico é só mais um espantalho, a vaidade e a soberba é de quem não admite o erro, pois isso impede a adesão à verdade.
6:50 como sabe kkkkkk
Padre desculpe , mas tem Padres que cometem erros graves!!
Sim. Eu não disse que não. O problema é esse espírito aqui: Jeremias 20, 10
A sua bênção Padre Lucas, excelente vídeo e reflexão 👏🏻👏🏻👏🏻
Bateu em espantalho.
Pois esso existe tantos nos modernistas, como nos tradicionais, e também no protestantismo.
Colocou a excessão como regra. Ou está sendo ignorante ou desonesto.
Fica em paz.
Infelizmente a soberba está em todos os meios e em nós mesmos. Isso é luta para o resto da vida.
epic
Obrigado pelo vídeo padre. Sou um recém convertido, gosto muito da história e tradições da Igreja, principalmente os cânticos, mas acho que há também um exagero por parte de alguns católicos nessa busca de um "catolicismo puro e tradicional".
Perfeito, padre.
Sou católico extremista chatolico!!!
Sendo humano tenho pecados e erros,
Tento ensinar a catequese e a patrística,
Posso ouvir algo contrário a sua opinião, masss no momento que ouço besteira vou te confrontar dentro do diálogo,
Ser social não é ser caridoso ou colocar a caridade como algo obrigatório,
Não podemos ser políticos, massss não podemos votar e apoir ideologias que são contra o próprio cristianismo,
Muitos cristãos vão as céu e ao inferno tbm, assim como muitos que não são cristãos....
Não dá pra ir na missa é ouvir mãe terra e ver outro com um animal no colo....
A salvação é individual, por isso mesmo não vou fiscalizar outro irmão!!
Agora defender a sta igreja, defender as doutrinas e catequese é errado ??
Sua bença Padre !!!
Concordo com tudo
Misericórdia!!!!
Católico de verdade tem que defender a fé mesmo! Oxe!!
O padre em questão não fala sobre isso, mas sobre a falta de caridade ao próximo, sobre condenar o outro de forma egoísta.
Não tem!
Só se quiser.
Não é sobre defender a fé, é sobre ser "chato e antipático" em fazê-lo, simples assim!
Comente algo a respeito da Declaracao de ISTIQLAL ?
Padre alexandro campos nem batina nem usa. Usa calça socada no rego. Deveria ouvir a homilia do padre jose augusto
Ótimo vídeo!
Eu vejo coisas k eu acho errado dentro da igreja k eu frequente, mas eu guardo no coração nao comento com ninguém eu não sou perfeita
KKKKKKKKKKK
BOA PADRE!
O comportamento deste padre como padre fabio de melo.que é um herge padre alexandro campos. E as autoridades religiosa nada faz
Pelo visto, o pecado aqui é liberado...
Oh falta de visão, credo!!
O Sr está tão coberto de ração , que hoje e' possível identificar Tradicionalistas - Modernistas , ( ou " Protestantes Moderados " ) que nem eles percebem que o são . Neste tempo , sem Guia Magisterial certeira , se faz difícil sobreviver espiritualmente , porém , não é impossível , pois sabemos que " com O Senhor , podemos fazer todo " .
Agora vi o católicos jujuba. Não me vejo como um jujuba.
Sou um chatolico para não ser um jujuba.
Nem quente e nem frio, és morno, por tanto o vomito.
Chatolicos 😂😂😂😂😂😂😂
O senhor já pode largar a batina! 🙏🏻
Essa aqui já está um pouco acabadinha. Mais ainda dá pra usar. Obrigado.✌🏽
@@padrelucasmariano 😂😂😂😂😂😂😂😂 Boa resposta, Padre!!!
Você deve ser sacerdote da teologia da libertacao
Me pareceu também.
Mas o que esta ACONTECENDO na IGREJA, muitos Padres ou estao OMITINDO-SE ou CONSENTINDO com o quê ? O ERRO na FE & MORAL CRISTÃ, infelizmente, por meio da condução de um IMPOSTOR que ocupa a CATEDRA PETRINA. DEUS E ETERNO E NAO MODERNO.
Minha irmã ou irmão, o papa não é escolhido por ti, mas sim por voto dos cardeais. E outra mesmo que ele fosse ou seja um papa ruim, a igreja não são sustentadas por nós seres humanos, mas sim pelo Espírito Santo de Deus.
@@Jeffersondevoto Estude com um pouco mais de profundidade essa ESCOLHA ...ai da mais com essa AGENDA 30 e a Nova Ordem ! Disperte ! Nunca e tarde, pois CRISTO nos deixou: CONHECER, AMAR E SERVI-LO...O CAMINHO, A VVVVEEERRRDDDAAADDDEEE E A VIDA.
@@S.A-ej9xm Tá bom abençoada qual a verdadeira de Cristo ?
A de 2000 anos ou a sectaria criadas por Bispos e Padres cismaticos ?