Amigo. Te digo uma coisa. Tenho 57 anos e ando de moto de baixa cilindrada desde os 14 anos (R.X. 125, TT 125, R. X. 180, D. T. 180 e 200, XL 250, C. G's (várias), C. B. 400, etc. Atualmente trabalho com inspeções para seguradoras e ando cerca de 300 Km por dia de 2ª a 6ª feiras incluindo asfalto e estradas de terra (fazendas). Comprei uma Yamaha YBR 125 em 2007 e fique com ela até 2020 (treze anos). Ela andou 520.000 Km (isto mesmo). Fiz a 1ª retífica dela com 200.000 Km, outra com 400.000 Km. Vendi ela com 520.000 e estava com visual de moto com 50.000 Km. É a melhor moto que o Brasil já teve. Atualmente estou em uma Factor 150 e espero que seja tão boa quanto a YBR 125. Obs. As Honda's não deram muito certo com nosso serviço. São duras e os motores apresentam vazamentos de óleo e duram menos além de gastarem mais combustível. Um abraço. Marcelo.
@@elioprado2753 tu deve ser é doido né? A Volkswagen é dona de outras marcas, tais como: Jaguar, Porsche e Ducatti... Isso mesmo Ducatti, aquelas motos de alta cinlindradas... E pq não há carros Ducatti? Ou motos Jaguar ou Porsche? A Honda preferiu andar nos dois mercados, e não consegui oferecer um produto acima da média. Mas quando vc foca, é uma única coisa... Vc torna-se um especialista e referência. Aprenda!
os primeiros lexus da toyota era motor de yamaha...mesmo a yamaha nao fazendo carro,,,os primeiros produtos yamaha e piano ate hoje na provincia de shizuoka ,,,,,este japas sao os metres,,,so isso eu tenho apenas 30 anos de japao meu pai e japones,,,,,keiti umeki tenho videos aqui no youtube
Tive uma fazer 150 2014. Viajei com ela de Brasília ao Ceará, percurso de 2150km. Fiz 3 viagens eu e minha esposa. E aqui em Brasília, eu rodava uma média de 3mil Km por mês, com garupa. Quando a moto chegou a 179 mil, resolvi ir na yamaha e trocar por uma nova fazer 150 do ano. Eu estava com esse medo de fazer outras viagens com ela esse Km tão alto. O vendedor disse para mim que minha moto chegaria à 300 mil!! Eu fiquei espantado. Pois nunca vi uma cg passar de 100 mil. E vejam o detalhe :(sempre trocava o óleo com 5000 km. E mais :usava óleo mineral simples. Como :ypiranga, lubrax, yamalube. Por isso eu com toda satisfação, sou um apreciador dessas guerreiras!
Obrigado amigo pela informação, isso para mim é mais um motivo de comprar uma moto da Yamaha, infelizmente tou com uma pop 110i, e pretendo vender ela, pra daqui pra frente, vou usar só moto da Yamaha, e Honda nunca mais, obrigado amigo por esse incentivo, isso me dar mais segurança de adquirir uma Yamaha sem medo...
@ verifica se não está parando óleo na caixa do filtro de ar e se com o motor em funcionamento na lenta com motor quente retira a vareta de óleo, não pode soprar fumaça se soprar deve ter anéis despreparado ou quebrado. aí é teria de abrir o cilindro pra fazer o reparo.
já tive Honda uma 150 rodei 120mil km, sem.problemas, só trocando oleo!!motor taba redondinho, andadeira!!! depois a vendi; estou com uma Yamaha 150 com 10 mil.km rodados até hj sem problemas, 10 mil nem deveria dar, como taba na garantia fiz as revisões e nesse quesito a Yamaha fode, muito mais caro que Honda,
Porém, pode pegar uma 160 da Honda e uma 150 da Yamaha e cuidar/pilotar igual nas duas, o motor da Honda vai precisar ser aberto primeiro. Pode é demorar, mas vai precisar de primeiro de manutenção
@@gelvanealmeida87 falou a verdade meu pai trabalhou por 15 anos de moto na rua ele rodava quase 400 km por dia jah teve honda 0 km depois que ele comprou yamaha ele nunca mais quiz saber de honda a Ybr 2004 dele rodou mais de 200 mil km jah as hondas nao chegava 100 mil isso sempre trocando oleo certinho com 1.000 km ambas as marcas ele sempre foi rigoroso nessa questao yamaha sempre mais duravel macia economica isso qualquer motoca Raiz das Antigas sabem ate mesmo os mecanicos bons sabem que yamaha eh mais duravel isso eh fato !
Sempre tive Honda,peguei uma factor 150 2018 e fui na oficina onde sempre levo minha moto lá ,o dono da oficina que é amigo meu não gostou que eu peguei uma Yamaha...pq ??? Pq ele não vai ver meu dinheiro constantemente kkkkk Gostei muito da factor.
@@aleksandronunes5968 sim só se vê Honda na oficina , a oficina que eu vou parece uma biqueira de droga kkk Só tem honda arrumando..... quando vc vê uma Yamaha só tá trocando o óleo ou manutenção básica normal
Nobre Fernando, top seu canal e top seu conteúdo. Deixando aqui minha contribuição, os motores 160 e 190 da Honda têm filtro de óleo sim, além daquela peneira de plástico. O filtro de óleo desses motores são chamados centrífugos e são bastante eficientes, inclusive são usados em caminhões Scania. O que acontece é que a manutenção desses filtros é mais complexa e, portanto, mais cara. O mecânico tem que abrir a tampa lateral da embreagem abrir a tampa do filtro centrífugo e limpar manualmente, isso tendo que ser feito a cada 24.000 km rodados segundo o manual e se eu não me engano. Nesse momento o mecânico também deve limpar a telinha, o problema é que poucos fazem isso o que acaba diminuindo a vida útil do motor. Meu nobre espero ter ajudado e quero deixar claro que apesar disso eu concordo com você a respeito dos motores Yamaha.
na minha opinião acho que esse filtro centrífugo nao e tao eficiente, porque acumula sujeiras nas extremidades e sempre que troca o oleo, continua a sujeira e vai sempre contaminando o oleo novo em todas as trocas ate ser limpo manualmente, ja no caso das yamaha como sao "refil" sao trocados com maior frequência e assim mantendo o oleo sempre limpo e menos contaminado possível, minha opinião
As 160 vendem por aparência e por "velocidade final". Na minha opinião as 160 são realmente mais bonitas. Mas, pelo racional, eu iria de factor. Moto honesta e pouco visada para roubo.
Kkkkk verdade ! Em 2009 eu tava c um consórcio quitado(carta d credito) resolvi ir ñ Honda. Ñ m deram atenção lá. Resolvi retirar a Yamaha msm, era uma xtz125 . Daí p cá nunca mais comprei e nem indico a Honda p ninguém !
@@MrEltonfarias a daqui de casa é 250 tbm, pra mim é a melhor pois anda bem e não bebe muito, a 535 tbm é excelente mas já acho bem mais pesada e bebe demais também
Quando fui escolher minha moto, fiz a cotação de seguro de uma Fan e uma Factor 150. A Fan ficou em torno de 3 mil/ano, enquanto a da Factor me custou 1300, reduzida no segundo ano pra 950, pela Suhai. Vou pro terceiro ano com minha guerreira só trocando óleo e filtro, me satisfaz bastante.
Tenho 30 anos pilotando motos eu já perdi a conta de quantas motos eu tive,,, agora estou com uma fan 150 ano 2011 , uma lander 2020 é uma.tiger explorer 1200 ,,,, lá atrás eu tive uma lander 250 ano 2007 ,,,posso dizer que esse motor que vai na lander tenere é fazer é indestrutível,,,, é tanque de guerra ...não quebra .... as minhas cg,s não saiam da mecânica ,,, quando adquiri a minha primeira yamaha eu vi o quanto eu fui burro em ficar batendo cabeça com honda , hoje guardo a cg só porque ela é toda customizada, se não já tinha vendido
Lembro de uns conversa de um funcionário da Yamaha. "Enquanto a Honda fabrica 40 motos numa semana, a Yamaha fabrica 10, justamente por causa da sofisticação nos motores" (Dei um chute nos números pq não lembro ao certo). Sou fã da Yamaha, mas a manutenção e a pronta entrega na minha cidade são horríveis. Porém, a maciez e durabilidade compensam!!!
Tbm dura pq a Yamaha não explora potência no motor dela. Até hj tá nesse motor 250 com duas valvulas 20cv e dois miseros kgfm de torque. Tive yamaha tbm e não vi tanta vantagem assim.
@@raymaxruan1098 tava na hora, pq até o motor da twister carburada era mais moderno que os 250 da Yamaha. Agora vamo vê quanto vai entregar de roda e se vai ser tão durador tbm.
Isso tem mais a vê com demanda. Se honda faz 40 e vende as 40 pq a Yamaha vai fazer 40 se ela vende 10. Isso é capital parado. Ela só vai produzir oque ela consegue vender. Se ela é a segunda maior do mercado ela tem de entregar algo a mais pra poder ter um diferencial como opção do consumidor.
Gostei da sua explicação, valeu vivendo e aprendo.Eu uso o parafuso do carter,com ponta imantada,isso ajuda e muito na limpeza do motor,toda vez que vou trocar o óleo da minha moto a ponta tá cheia de malha de aço,isso porque minha moto usa filtro de papel.
Tenho uma Lander 2020 uso o óleo 10w40 semi sintético da Yamaha lube, faço cada troca com 3.500 km e o óleo sai do motor da moto novinho, apaixonado pelo motor Yamaha muito bom
Sou motoboy no Rio a 5 anos Amigo pelo amor de Deus não importa o dia e a hora deixe essa antena levantada por favor, já vi MTA coisa triste em relação a esse assunto, Forte abraço.
As cgs não possuem filtro de óleo, porém possuem filtro de óleo centrífugo que fica internamente no motor, a "telinha" que vc mencionou é apenas uma espécie de filtro para o pescador da bomba de óleo, o qual só filtra sujidades maiores.
Amigos creio que tive SORTE, tenho uma Bros 125cc 2005 ou seja, estou com ela a 16 anos agora em julho de 2021. Não me dá dor de cabeça com NADA, muito TOP. Só eu piloto ela, ando sem correria e já fiz umas viagens de mais de 5 horas, parando só pra tirar água do joelho e completar o tanque dela que infelizmente é pequeno, porém viajando ainda faz em média 45kl/litro. Estou muito satisfeito😊📷
Verdade , tive uma ybr 2005 e fiquei com ela durante 9 anos , comprei com 60 mil km e vendi com 159 mil km , nunca deu problemas , só troca de óleo , é a melhor 125 cilindradas do brasil
Aqui tenho uma xtz 125 2003, meu pai tirou zero e hoje está com 50 mil km. Uso ela pra ir na fazenda todos os dias, ainda tem uma caixa de plástico no bagageiro pra carregar coisas pesadas. Pensa em uma moto em que todo seu conjunto é bem calculado (motor, chassi, freios, suspensão, acabamentos, peso, etc. Depois de 21 anos que fui trocar o cabo de embreagem. O restante está igual saiu da fábrica em 2003.
Em compensação, a parte da pintura de motor, de quadro e das bengalas não vale nada na yamaha, estoura com facilidade, e o material do quadro é fraco, eu tive uma Teneré e estourou toda, e precisei reforçar o quadro para não quebrar.
O revestimento cerâmico reduz o desgaste por abrasão, correto ..porém não tem nada haver com dilatação, a folga entre o pistão e cilindro é grande, mas o que permite a compressão são os três anéis de segmento que mantém a pressão constante com a parede do cilindro pelo efeito mola do aço do anel de segmento, cilindros com esse revestimento não permitem retifica pois a camada de cerâmica é bem fina e não permite retifica do cilindro pela espessura e pela dureza do revestimento ( tem umas gabiarras que o pessoal faz colocando uma camisa de aço) no caso do da Honda você pode retificar até umas 3 vezes, portanto duram mais ( coisa que poucas pessoas fazem) outra coisa é a questão do óleo, a questão de se trocar o óleo é em função da viscosidade e não de sujeira ( os rolamento da arvore de manivela não admitem sujeira pois travam principalmente no período de amaciamento, a questão da tela nada tem haver, a viscosidade se perde com o calor, observe que os motores da Yamaha possuem mais aletas de refrigeração que o da Honda, mas isso não tem nenhuma relação com a questão do cilindro, o motivo da troca de óleo, que eu saiba, a nos primeiros 1000 km é em função das partículas suspensas residuais do amaciamento do motor as trocas seguintes podem ser feitas a partir de 4000 km , e outra , apesar de que algumas peças da Yamaha não tem uma boa durabilidade, os motores da Yamaha tem uma boa mecânica e possuem uma taxa de compressão maior que o da Honda o que lhe confere mais torque e eficiência em baixa rotação diminuindo o consumo ( tentei mudar isso no projeto do motor Honda, mas na época não me ouviram , a estrutura do motor da Yamaha e superdimensionado e isso lhe da maior resistência estrutural, motores da Honda são tão bons quanto o da Yamaha e o sistema de qualidade da Honda muito superior , pois garantir qualidade de um volume de produção imenso não é pra qualquer um, a Honda produz em um dia o que a Yamaha produz em um mês, existem outras vantagens da Yamaha , sim existem , acho a ergonomia da Yamaha fantástica e gosto também do design das motos, mas essa historia do óleo e motor nao tem relação, ahh .. filtro muito fino exige cuidado redobrado pois pode restringir o fluxo de óleo sem o usuário perceber e causar aquecimento e danos internos no motor. Tenho uma Honda há 16 anos e só precisei retificar uma vez , vale ressaltar que as duas marcas são muito boas e uma ou outra tem alguma vantagem, particularmente gosto da simplicidade da maquina da Yamaha
Não manjo nada de mecânica, mas a informação passada me faz todo sentido. Já tive moto de ambas as marcas, porém tenho uma preferência pela Yamaha. Minha última moto foi a crosser, fantástica! Agora quero uma Lander das novas.
Muito bom o vídeo , dicas de quem conhece bem e sabe o que fala , os cilindros revestidos em NIKAZIL são usados nas yamahas 250 e acima dessa cilindrada , esse cilindro estando em um motor bem cuidado dura demais mesmo , ele dura o equivalente a 4 retíficas de um cilindro convencional de ferro fundido , e devemos levar em conta a grande vantagem desse conjunto esquentar muito menos , o que significa menos dilatação das paredes do cilindro e muito menos desgaste do conjunto cilindro e pistao , enfim , os motores da yamaha sempre foram muito duradouros, vale lembrar também do excelente cabeçote que elas tem , muito simples, fácil de regular válvulas , comando único e o melhor : NÃO TRINCA O CABEÇOTE . Yamaha é top , e muito confortável , TENHO UMA BRUTA 250 ANO 2008 PRETA MUITO TOP !!!!
Tive sorte , rodei 130 mil com uma bros 2009 , queimava um pouco de óleo, tive que abrir pois a embreagem foi embora , depois de feito já rodei quase 90 mil.
@@joselitogarcia6137 vossa excelência pelo jeito é que não sabe tratar o equipamento e pelo tom preconceituoso ao nordeste deve ser um iludido com a vida europeia; trágico kkkkk.
Tenho uma fazer 2008 comprei ela super conservada com 9 mil km , chegando aos 80 mil km arrumei vilabrequim e biela mais o cilindro estava perfeito ainda
Estamos juntos nessa, vai ser bem mais feliz. Tive 2 XRE zeras, foram muitas alegrias e passei a ficar amigo dos mecânicos, até conhecer a Tenere e nunca mais parei em oficina.
Muito boa explicação, já tive Honda e Yamaha e a diferença e absurda das duas marcas a qualidade das peças e notória!!! Yamaha pode até ser mais cara porém o conjunto todo vale a pena pagar essa diferença, nunca tive problema com a Yamaha já a Honda tive minhas decepções
Vocês acham é ?? Já tive uma xt225 no passado... tirei 0 km...foi feito o motor 3 vezez dentro da garantia do primeiro ano....aí a garantia acabou...e eu tenho ela no fundo da minha garagem a 15 anos apodreceu parada, porque o motor foi pro saco pela 4ª vez só que fora da garantia... teoricamente sempre falhava a bomba de óleo....daí tive uma Twister 2006 e foi o cabeçote pro ovo, depois quebrou o bloco do motor pro lado do número próximo a uma fixação no chassi e vendi por 2mil....hoje tenho uma antiga cg 125... montei um kit freio a disco com peças originais não quero mais moto com cilindradas maiores pois não aguentam o tranco....
Em mim mesmo porque sou cupim de ferro....e no povo brasileiro que aceita e paga por qualquer merda....e no nosso sistema tributário que faz o povo pagar o dobro do preço....o que não acrescenta em nada copiamos a gringa...mas o que traz progresso continuamos com leis de 1960 com vários parágrafos, portarias, artigos, parênteses, definições e anexos.... criando confusão e dando margem a interpretação...
Tô passando por isso tinha uma ybr 2007 nunca tive problema aí peguei uma Twister 2008 a moto pode ser forte mas é uma bosta tô juntando uma grana pra pegar uma fazer quem tiver suas hondas q fique com elas kkk
O martelamento da têmpera do aço da Yamaha é bem melhor e sem comparação com a Honda... Usa-se nióbio no aço da Yamaha, aumentando a agregação molecular do metal em seus rocneis.
@@marcelolameirabatista1804 ,eu já abri tudo quanto e motor,e nunca vi na vida cilindro mais duro q Suzuki,cara e incrível,e mais duro e robusto q um cilindro dum caminhão Scania ou volvo,coisa absurda a Suzuki e praticamente indestrutível,as pequenas,imagine as grandes a bandit roda 500mil km,e não fumaça,falo isso como mecânico sincero!
@@marcelolameirabatista1804 sou motoboy e minha fazer 150 está aproximadamente com 180 mil Km e nada de fumacinha, troco óleo com 3.500 km e as vezes até um pouco mais
Isso sem falar que o óleo semissintético da Honda atende apenas às especificações JASO MA, enquanto até mesmo o mineral da Yamaha atende às especificações JASO MA 2
Seu vídeo e suas informação e top.isto prova que quando si compra uma moto Honda mostra uma total desconhecimento de uma moto os Homdeiros são mal informado faz Do . .
Tenho 66 anos e 3 Hondas. Uma 500 Four 1972 (desde 1980), uma XLX 350 1990 (comprei 0km) e uma CB 500X 2023. Gosto delas mas já fiz motor nas duas primeiras mais de 2 vezes. Apesar de achar que meu motor vai durar menos do que o das motos, ando pensando em trocar a X por uma Yamaha Lander 250, esse vídeo reforçou essa ideia.
Minha primeira moto foi uma fan 150 2012, comprei ja tive q fazer o motor. Vendi c um tempo comprei uma bros 160 2019 c 32k. Sentia q o motor n era confiante.vendi. Tava na duvida entre uma xre 300 ou uma fz 25 . Peguei uma fz 25. 2021. Manoo ate agora não me arrependo. Que motoca massa. E nunca vi ninguém que possuiu uma yamaha falar q fez motor ou deu dor de cabeça
Tenho uma YBR 2008, e antes de comprar, fiz uma pesquisa, de durabilidade e vi que ela dura até 300.000 km foi o recorde que vi, de um moto taxi mas vi muitas que abre 250.000 km a 150.00 km lembrando, que pode acontecer antes disso, depende do histórico da moto ... A minha até hoje é só alegria só gastos básicos e revisão no carburador filtro e vela que eu mesmo faço 🔧🔩 🏁🇧🇷🇯🇵
Minha primeira moto foi uma honda fan 2005, o motor dela era mto bom, eu fazia até trilha com ela, então depois tive uma XTZ, nos finais de semana e continuava nas trilhas e, sempre as bros davam algum problema rsrsrs e a minha XTZ ia e voltava na manha. Meu irmão teve uma Ténéré e atualmente eu tô com uma factor 2018 125, tô com ela há três e só troquei óleo e 1 pneu. Yamaha é outro nível, só moto boa.
Tive uma ybr 2003, peguei ela com 23 mil km original, passei ela pra frente com 100mil km, e nunca abri o motor, apenas pra trocar os discos de embreagem, sempre troquei o óleo certinho. Agora tenho uma fazer 250 2014, está com 45 mil km e o motor aparentemente ta zero. Espero q dure até 500mil km, ah Parabéns pelo vídeo.
Tive 1 ybr ano 2004 tirei OK trabalhava na época de motoboy rodei com essa moto 200.000 e a vendi sem nunca se quer ter feito nada a nao ser trocas de óleo a cada 1500 km detalhe só óleo yamalube
Seu canal é bem informativo, e com a ajuda dos inscritos melhora mais, isso quando tem comentários que agregam valor ao conteúdo. E que passeio interessante de moto no Rio de Janeiro (acho eu).
Vídeo muito bem explicado! Tenho uma fan 150 2013 e uma pop 110i 2018, comprei as 2 zero km. Sempre com a manutenção em dias, troca de óleo a cada 1000 km nas duas motos, a fan pediu uma camisa nova aos 30k e pop aos 25k. fico puto da vida pow! meu primo tinha uma factor 125 q ele trocava o óleo dela 1 vez por ano e ela nunca fumaçou e nem baixou óleo, uma vez ele viajou e passou mais de um ano fora, a única coisa q ele fez quando chegou foi trocar o óleo, da carga na bateria e abastecer a moto, funcionou que foi uma blz. Não tem nem comparação a qualidade e durabilidade das peças da Yamaha, o valor pode ser um pouco mais caro q a Honda mas o conjunto TD te dá uma custo benefício imenso, antigamente era mais difícil encontrar peças pra Yamaha hj ta bem mais fácil. Tô querendo pegar uma fazer 150 ou a 250 pq Honda pra mim já deu. As motos da Honda hj em dia são só estéticas qualidade q é bom nd!
Vale lembrar também que o importante é cuidar da moto independente da marca (sou fã da Yamaha) tenho uma factor 150 2018 e esta com alguns probleminhas no motor mas estou resolvendo aos poucos e tudo isso pq o antigo dono era desleixado mesmo e cara... mesmo com barulho estranho e alto do motos, a moto nao baixa olho, nao bebe, nao fuma e nao perdeu força, Yamaha né pai
Sensacional vídeo. Agora descobri porque minha YBR 125 K 2007 resiste tanto tempo sem ver oficina para o motor. Acreditem, em 14 anos nunca levei no mecânico para ver motor, somente para regular válvulas, e nunca perdeu potência. Outras coisas necessárias eu mesmo faço, como trocas de óleo, relação, filtros de ar e óleo, vela. Já troquei até a balança traseira, conjunto elétrico dos dois lados (luz, pisca, buzina, interruptor), e até o painel. Mas o motor nunca me deu trabalho. Uso sempre o óleo Yamalube recomendado pela fabricante, e só ponho gasolina aditivada, sempre. O motor da minha moto é caso pra estudo, rsss.
Eu já tinha lindo sobre este assunto, mas não tinha escutado de ninguém falando, já tive duas CG,s, e já faz 18 anos que tenho uma YBR 125, ela é simplesmente o meu xodó, que moto para o dia a dia, vou para o trabalho, final de semana e Praia, não tem igual, valeu pelo vídeo.🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Moto é igual "coou" cada um tem o seu, uns vão dizer que a Yamaha é top outros vão dizer que a Honda é top, ambas tem suas vantagens e desvantagens, no fim o certo mesmo é pesquisar bastante antes e comprar aquela que cabe no bolso e cuidar pois ambas vão durar conforme os cuidados do dono.
Tive uma fazer 250 2011 com 90 mil km a moto tava zerada de motor eu nunca soube o que foi vazamentos, fumaceiros ou coisas do tipo....tem algumas obs.😮, a moto vibra um pouco mais que sua concorrente por ser ohc, potência um pouco menor, falta 6 marcha com isso o motor trabalha gritando a 100! Mais fora isso, é a moto que vc pode confiar e ir para qualquer lugar do mundo sem medo do prego😂
Com certeza a qualidade da Yamaha é de se parabenizar. E olha que tenho uma fazer 150 ano 2015. É 10 em conforto e economia. E seu vídeo tbm é bem fácil de entender lhe parabenizo.
Tenho uma YBR Factor 125 2011 , sou seu primeiro dono e fiz nela o primeiro serviço completo de motor em agosto de 2020 depois dos 200 mil km . Só uso óleo yamalub e faço as trocas a cada 3 mil km . Moto excelente .
eu tive uma Bros 150 cc fique com a moto 4 anos e nunca tive problema com o motor da moto a Honda tem muitos motor bons sim trocando o olé na quilometragem certa qualquer motor dura muito tempo tudo e zelo e cuidados os dois motores são bons e só ter cuidado
Então, mesmo tendo cuidado o motor da Honda vai dar problema por desgaste ou quebra mesmo. Yamaha não desgasta e não quebra fácil, mesmo não tendo o melhor dos cuidados ele será mais durável.
amigo Rafael não existe motor que não quebra todos quebram eu já vi vários motor da Yamaha fumaçando e como eu falei e só ter cuidado com o motor já tive 3 moto da Honda nunca tive problema com o motor
Deixei de pegar uma Suzuki yes para pegar uma CG 125 em 2019, nunca me arrependi tanto na minha vida, era uma trocação de oleo insana, rapidinho dava mil km e tinha que gastar dinheiro com oleo, fiz o motor daquele lixo 2x em 6 meses, Honda nunca mais, peguei uma fazer 0 km e desde então é só alegria, troca de oleo com 2.500 só yamalube pq a moto merece
Você foi muito bem na explanação amigo, tive várias motos Honda e tive sorte, nenhuma me deu dor de cabeça, porém eu pesquiso todos os detalhes de cada uma antes de comprar, como eu sempre soube dos problemas das XRE 300 antigas, eu nunca adquiri uma, mas hoje tenho uma 2019 em que foram resolvidos aqueles incômodos eu rodo bem e estou achando a moto espetacular, 33km com um litro, posso afirmar isso depois de possuir todo tipo e tamanho de moto nacional que você possa imaginar, entre as melhores que tive está uma Ténéré 250 2018 preta fosca que deixou muita saudade, a minha Ténéré tinha aros 2.5 traseiro 1.85 dianteiro com raios inóx 4mm, pneu 140/18 e 9090/21 e guidão de XRE 300, ficou parecendo uma 600cc, melhor 250 entre diversas outras que tive, parabéns pelo vídeo esclarecedor!
Vejo muitas pessoas falando de moto tanto uma como A outra cada uma pessoa defende oq é seu mais ñ se compara a durabilidade do motor da Yamaha com o da Honda Yamaha sempre mais durável isso é fato
Sou motociclista dos Correios há 20 anos. Esta semana chegou uma 160 zero km que substituiu a CG 2013 que trabalhava desde zero. Foi a pior moto que trabalhei no sentido de baixa durabilidade. E olha que já usei Suzuki e Dafra. Tive que fazer a parte de cima com 32mil, embreagem aos 36mil, e nem sei quantas vezes troquei o descanso lateral e o cavalete. Honda já foi imbatível. Minha moto particular é uma YBR 06 esse. Está com 120 mil km originais. Nem óleo abaixa. Não troco por nada.
Fiquei 30 anos sem moto e um amigo me convenceu a comprar uma, e então comprei uma tenere 250/ 2011 e estou apaixonado top demais, faz 30 km/litro e com o preço atual do nosso combustível já estou apaixonado na moto. Na minha cidade está R$ 6,70/LT.😠
Tenho uma factor 2015 pegue okm está com 90 mil km sem problema algum nunca foi mexida espero rodar uma 200 mil km com ela ,pois troco o óleo a cd 1 000 km uma excelente moto p o dia dia uso ela p ir p o trabalho 46 km diários.
Também quando quebrar vai ser muitos mais caras as peças , e não tem peças paralelas, cubo traseiro de todas não aguenta 😂 então não tem moto perfeita ✌️
Certo ,não tem moto perfeita ,mas tem engenharia melhor preocupada com durabilidade ,meio ambiente ,e no custo benefício do consumidor e não fazer moto a moda cacete e só se importar nos números de vendas
Show o vídeo, realmente a Yamaha se supera e já aguardo a minha Crosser chegar, que é a substituta da minha atual Suzuki Yes 2010, primeira moto, está perfeita, mas pra eu motoboy com 1,83 de altura já não dá mais. Ótimo vídeo
Tenho Yamaha e concordo plenamente. Mas tudo na vida tem um ponto fora da curva a cbx 250 Twister 2008 do meu pai rodou 294.000 Km sem abrir o motor e quando começou a fumaçar foi por que a camisa tinha desgastado. Veja na vdd ela andou muito mais de 294.000, por que o painel deu um problema e travou nos 294.000 km, ele somente concertou quando a moto começou a fumaçar, acredito que meses ou um ano depois, então ela podia ter mais de 300.000 km. Agora se tem um defeito crônico nesse motor é o vazamento pela junta/guarnição da tampa do cabeçote. Rodou com óleo 20w50.
Amigo. Te digo uma coisa. Tenho 57 anos e ando de moto de baixa cilindrada desde os 14 anos (R.X. 125, TT 125, R. X. 180, D. T. 180 e 200, XL 250, C. G's (várias), C. B. 400, etc. Atualmente trabalho com inspeções para seguradoras e ando cerca de 300 Km por dia de 2ª a 6ª feiras incluindo asfalto e estradas de terra (fazendas). Comprei uma Yamaha YBR 125 em 2007 e fique com ela até 2020 (treze anos). Ela andou 520.000 Km (isto mesmo). Fiz a 1ª retífica dela com 200.000 Km, outra com 400.000 Km. Vendi ela com 520.000 e estava com visual de moto com 50.000 Km. É a melhor moto que o Brasil já teve. Atualmente estou em uma Factor 150 e espero que seja tão boa quanto a YBR 125. Obs. As Honda's não deram muito certo com nosso serviço. São duras e os motores apresentam vazamentos de óleo e duram menos além de gastarem mais combustível. Um abraço. Marcelo.
Muito obrigado pelo relato Marcelo! Sensacional cara
PORRA!!!
Eu tenho moto e carro Honda, mas onde estão os carros da Yamaha? 😂😂😂
@@elioprado2753 tu deve ser é doido né?
A Volkswagen é dona de outras marcas, tais como:
Jaguar, Porsche e Ducatti...
Isso mesmo Ducatti, aquelas motos de alta cinlindradas...
E pq não há carros Ducatti?
Ou motos Jaguar ou Porsche?
A Honda preferiu andar nos dois mercados, e não consegui oferecer um produto acima da média.
Mas quando vc foca, é uma única coisa...
Vc torna-se um especialista e referência.
Aprenda!
@@samuelmouradesouza8231 Perfeita a sua resposta mano!
Sou mecânico de motos e todas essas informações são verídicas. Ganhou um inscrito pelo conhecimento.
Uma pergunta amigo, o motor da fazer 150 e da Factor 150 são os mesmos? qual é a melhor?
@@Onelsonjunior são os mesmos motores fazer 150, factor 150, crosser 150.
Sou formado em física,e tudo que vc disse tem todo sentido.
"não existe sorte em engenharia" já ganhou meu like!
Muito obrigado Orlando!
os primeiros lexus da toyota era motor de yamaha...mesmo a yamaha nao fazendo carro,,,os primeiros produtos yamaha e piano ate hoje na provincia de shizuoka ,,,,,este japas sao os metres,,,so isso eu tenho apenas 30 anos de japao meu pai e japones,,,,,keiti umeki tenho videos aqui no youtube
Verdade, os engenheiros da Yamaha são melhores! Ótimo vídeo 👏👏
❤❤❤❤
Tive uma fazer 150 2014. Viajei com ela de Brasília ao Ceará, percurso de 2150km. Fiz 3 viagens eu e minha esposa. E aqui em Brasília, eu rodava uma média de 3mil Km por mês, com garupa. Quando a moto chegou a 179 mil, resolvi ir na yamaha e trocar por uma nova fazer 150 do ano. Eu estava com esse medo de fazer outras viagens com ela esse Km tão alto. O vendedor disse para mim que minha moto chegaria à 300 mil!! Eu fiquei espantado. Pois nunca vi uma cg passar de 100 mil. E vejam o detalhe :(sempre trocava o óleo com 5000 km. E mais :usava óleo mineral simples. Como :ypiranga, lubrax, yamalube. Por isso eu com toda satisfação, sou um apreciador dessas guerreiras!
Pois é Antônio. Nada substitui a experiência! Essas motos rodam muito mesmo. Chega a ser impressionante
Muito bom aprendi muito com vc. Ok obrigado
Obrigado amigo pela informação, isso para mim é mais um motivo de comprar uma moto da Yamaha, infelizmente tou com uma pop 110i, e pretendo vender ela, pra daqui pra frente, vou usar só moto da Yamaha, e Honda nunca mais, obrigado amigo por esse incentivo, isso me dar mais segurança de adquirir uma Yamaha sem medo...
Estou com 73 anos e aprendi mais um pouco agora com vc. Obrigado.
Motores 250 Yamaha tem pistão forjado e cilindro cerâmico. Isso é o suprassumo dos motores
Exatamente!
Minha Ténéré 2018 com 40.000 rodados tá vazando óleo por todo lugar das juntas, sorte conta também.
@ que azar em
Tive uma tenere por 4 anos rodei 65 mil km e não tive nenhum problema. Nada mesmo.
Será que é por aí que os cavalos fogem? Kkklol
@ verifica se não está parando óleo na caixa do filtro de ar e se com o motor em funcionamento na lenta com motor quente retira a vareta de óleo, não pode soprar fumaça se soprar deve ter anéis despreparado ou quebrado. aí é teria de abrir o cilindro pra fazer o reparo.
Honda é Honda! Por isso vou de Yamaha.
Nós também!
Já deu pra gravar as placas da molecada ?
KKKKKK
Acabei de comprar uma Crosser...
kkkkkkkkkkkkk
Aprendi a andar de moto com meu tio em uma RD 135. Não tinha como não pegar amor pela Yamaha.
Ai é outro nível eheheh RD 135 anda muito! Hoje é moto clássica!
Vc aprendeu a andar em uma lendaria moto
Quando eu era criança andei na garupa dessa moto, pensa numa moto que berra...rsrsr
Já Tive Honda e hoje tenho Yamaha conheço a realidade das duas posso falar com segurança Yamaha sempre melhor em termo de durabilidade
Exatamente!
Moto de gey
já tive Honda uma 150 rodei 120mil km, sem.problemas, só trocando oleo!!motor taba redondinho, andadeira!!! depois a vendi; estou com uma Yamaha 150 com 10 mil.km rodados até hj sem problemas, 10 mil nem deveria dar, como taba na garantia fiz as revisões e nesse quesito a Yamaha fode, muito mais caro que Honda,
Fui Hondeiro por 20 anos. Em 2016 entrei pro time da Yamaha, e foi pra não sair mais... Revs Your Heart ✊👊✊❤️
@@Noel-ei2op aprende escrever... Kkk
Lembrando que a durabilidade do motor vai de acordo com o modo de pilotagem tambem.
Exatamente! É uma soma de engenharia + cuidados do dono!
Porém, pode pegar uma 160 da Honda e uma 150 da Yamaha e cuidar/pilotar igual nas duas, o motor da Honda vai precisar ser aberto primeiro.
Pode é demorar, mas vai precisar de primeiro de manutenção
Aí falou besteira viu kkk
@@gelvanealmeida87 quem?
@@gelvanealmeida87 falou a verdade meu pai trabalhou por 15 anos de moto na rua ele rodava quase 400 km por dia jah teve honda 0 km depois que ele comprou yamaha ele nunca mais quiz saber de honda a Ybr 2004 dele rodou mais de 200 mil km jah as hondas nao chegava 100 mil isso sempre trocando oleo certinho com 1.000 km ambas as marcas ele sempre foi rigoroso nessa questao yamaha sempre mais duravel macia economica isso qualquer motoca Raiz das Antigas sabem ate mesmo os mecanicos bons sabem que yamaha eh mais duravel isso eh fato !
Quando escuto uma bateção de relação na rua já sei que está chegando alguem de Honda kkkkk
2 kkkkkk
KKKKKKKKKKK
Verdade,bate um corrente de comando 😂😂😂
🤣🤣🤣🤣🤣
Inveja kkkk
Sempre tive Honda,peguei uma factor 150 2018 e fui na oficina onde sempre levo minha moto lá ,o dono da oficina que é amigo meu não gostou que eu peguei uma Yamaha...pq ???
Pq ele não vai ver meu dinheiro constantemente kkkkk
Gostei muito da factor.
Sempre falo isso heheeh mecânico odeia Yamaha!
Pior que ė verdade mecânico nenhum gosta de Yamaha 😂😂 não dá lucro pra eles 😂😂
@@aleksandronunes5968 sim só se vê Honda na oficina , a oficina que eu vou parece uma biqueira de droga kkk
Só tem honda arrumando..... quando vc vê uma Yamaha só tá trocando o óleo ou manutenção básica normal
Pior. Mecânico não gosta muito de Yamaha mesmo não. Kkkkkkk
Yamaha seria uma toyota das motos?
Nobre Fernando, top seu canal e top seu conteúdo. Deixando aqui minha contribuição, os motores 160 e 190 da Honda têm filtro de óleo sim, além daquela peneira de plástico. O filtro de óleo desses motores são chamados centrífugos e são bastante eficientes, inclusive são usados em caminhões Scania. O que acontece é que a manutenção desses filtros é mais complexa e, portanto, mais cara. O mecânico tem que abrir a tampa lateral da embreagem abrir a tampa do filtro centrífugo e limpar manualmente, isso tendo que ser feito a cada 24.000 km rodados segundo o manual e se eu não me engano. Nesse momento o mecânico também deve limpar a telinha, o problema é que poucos fazem isso o que acaba diminuindo a vida útil do motor. Meu nobre espero ter ajudado e quero deixar claro que apesar disso eu concordo com você a respeito dos motores Yamaha.
Excelente comentário! Vou fixar ele! Muito obrigado pela colaboração, vou pesquisar mais sobre esse filtro de óleo centrífugo. Abraço!
Rafaello lima, é a cada 12 mil km
na minha opinião acho que esse filtro centrífugo nao e tao eficiente, porque acumula sujeiras nas extremidades e sempre que troca o oleo, continua a sujeira e vai sempre contaminando o oleo novo em todas as trocas ate ser limpo manualmente, ja no caso das yamaha como sao "refil" sao trocados com maior frequência e assim mantendo o oleo sempre limpo e menos contaminado possível, minha opinião
Já trabalhei com Scania e realmente existe esse filtro centrífugo ou rotativo!
Más em moto ?
Boa observação
E um bom assunto para pesquisar
@Rafaello lima tá errado amigão , é a cada 12 mil rodados .
Agradeço a explicação detalhada da durabilidade
Já trabalhei nas duas concorrentes e prefiro Yamaha sem duvidas
Tbm mano era entregador
Já tive Honda, a 1 ano e meio tô na Yamaha, Yamaha dura mais
As 160 vendem por aparência e por "velocidade final". Na minha opinião as 160 são realmente mais bonitas.
Mas, pelo racional, eu iria de factor.
Moto honesta e pouco visada para roubo.
Verdade. Elas andam mais que as 150 da Yamaha mas não chegam perto no quesito durabilidade
Eu acho a factor mais bela
Vdd viu.
Aguardo fielmente por uma Factor e Fazer 160 kkkk!
Já eu iria de 150 carburada
Tenho oficina mecânica . trabalho com Honda e Yamaha .ja fiz retifica em motores Yamaha com peças paralelas, que duram ate 3 anos em condições severas
Valeu pelo comentário irmão
quem conhece Honda compra Yamanha kk
Adorei!
E é por isso que eu tenho DUAS
Uma XT 600 e uma virago
Kkkkk
Kkkkk verdade ! Em 2009 eu tava c um consórcio quitado(carta d credito) resolvi ir ñ Honda. Ñ m deram atenção lá. Resolvi retirar a Yamaha msm, era uma xtz125 . Daí p cá nunca mais comprei e nem indico a Honda p ninguém !
@@MrEltonfarias viragona tem uma aqui em casa baita moto
@@elicastro4386 a minha é a viraguinho msm.
N achei nenhuma boa na época e peguei a 250 msm pq tava bonita
@@MrEltonfarias a daqui de casa é 250 tbm, pra mim é a melhor pois anda bem e não bebe muito, a 535 tbm é excelente mas já acho bem mais pesada e bebe demais também
Eu comprei minha factor ... graças a esse canal do Fernando ... Não me arrependi ... muito satisfeito
Companheiro,eu também!!!
Muito Obrigado Edson! TMJ!
Quando fui escolher minha moto, fiz a cotação de seguro de uma Fan e uma Factor 150. A Fan ficou em torno de 3 mil/ano, enquanto a da Factor me custou 1300, reduzida no segundo ano pra 950, pela Suhai. Vou pro terceiro ano com minha guerreira só trocando óleo e filtro, me satisfaz bastante.
Tenho 30 anos pilotando motos eu já perdi a conta de quantas motos eu tive,,, agora estou com uma fan 150 ano 2011 , uma lander 2020 é uma.tiger explorer 1200 ,,,, lá atrás eu tive uma lander 250 ano 2007 ,,,posso dizer que esse motor que vai na lander tenere é fazer é indestrutível,,,, é tanque de guerra ...não quebra .... as minhas cg,s não saiam da mecânica ,,, quando adquiri a minha primeira yamaha eu vi o quanto eu fui burro em ficar batendo cabeça com honda , hoje guardo a cg só porque ela é toda customizada, se não já tinha vendido
Obrigado pelo relato irmão!
Pior que é
Lembro de uns conversa de um funcionário da Yamaha. "Enquanto a Honda fabrica 40 motos numa semana, a Yamaha fabrica 10, justamente por causa da sofisticação nos motores"
(Dei um chute nos números pq não lembro ao certo).
Sou fã da Yamaha, mas a manutenção e a pronta entrega na minha cidade são horríveis.
Porém, a maciez e durabilidade compensam!!!
exatamente!
Tbm dura pq a Yamaha não explora potência no motor dela. Até hj tá nesse motor 250 com duas valvulas 20cv e dois miseros kgfm de torque. Tive yamaha tbm e não vi tanta vantagem assim.
@@evandrosilva1314motor 155cc com 18 cavalos da r15 tá vindo aí pra mudar isso
@@raymaxruan1098 tava na hora, pq até o motor da twister carburada era mais moderno que os 250 da Yamaha. Agora vamo vê quanto vai entregar de roda e se vai ser tão durador tbm.
Isso tem mais a vê com demanda. Se honda faz 40 e vende as 40 pq a Yamaha vai fazer 40 se ela vende 10. Isso é capital parado. Ela só vai produzir oque ela consegue vender. Se ela é a segunda maior do mercado ela tem de entregar algo a mais pra poder ter um diferencial como opção do consumidor.
Gostei da sua explicação, valeu vivendo e aprendo.Eu uso o parafuso do carter,com ponta imantada,isso ajuda e muito na limpeza do motor,toda vez que vou trocar o óleo da minha moto a ponta tá cheia de malha de aço,isso porque minha moto usa filtro de papel.
Tenho uma Lander 2020 uso o óleo 10w40 semi sintético da Yamaha lube, faço cada troca com 3.500 km e o óleo sai do motor da moto novinho, apaixonado pelo motor Yamaha muito bom
Esse motor é espetacular
Sou motoboy no Rio a 5 anos
Amigo pelo amor de Deus não importa o dia e a hora deixe essa antena levantada por favor, já vi MTA coisa triste em relação a esse assunto, Forte abraço.
👋👋👋👋👋
Eu tenho uma lander é a só alegria com esse motor , valeu é nois.
Valeu Wagner!
Xre 300 é melhor Lander é horrível
@@isaac2marques359boa msm, pra trincar cabeçote! Kkkk
Tenho uma Lander e o motor é ótimo. Comprei com 66 mil km e não precisei trocar nada, só óleo e filtro.
As cgs não possuem filtro de óleo, porém possuem filtro de óleo centrífugo que fica internamente no motor, a "telinha" que vc mencionou é apenas uma espécie de filtro para o pescador da bomba de óleo, o qual só filtra sujidades maiores.
Já tive Yamaha e Suzuki, mas a maioria das motos q tive foram Honda ,e até hoje ,e não tenho do q reclamar.
Valeu pela presença Adriano!
Eu também prefiro a Honda!
Até o motor da Suzuki yes e intruder é melhor que motor Honda.
@@sergiomarques1760 Todo motor por melhor q seja requer cuidados!
Tive Tenere, Fazer, Crypton e DT 180. Nunca me decepcionei. Ao contrário de quando tive Tornado e CG.
Yamaha tem uma confiabilidade mecânica maior
O cara conseguiu fuder um tornado o problema é vc jogador
Pode falar de tudo mas falou mal da tornado é pq não entende de moto
@@deivisoncarlos6001 e porque ele não fudeu as yamahas ?🤔🤔🤔
Ele ta falando do motor 160
Amigos creio que tive SORTE, tenho uma Bros 125cc 2005 ou seja, estou com ela a 16 anos agora em julho de 2021. Não me dá dor de cabeça com NADA, muito TOP.
Só eu piloto ela, ando sem correria e já fiz umas viagens de mais de 5 horas, parando só pra tirar água do joelho e completar o tanque dela que infelizmente é pequeno, porém viajando ainda faz em média 45kl/litro. Estou muito satisfeito😊📷
Verdade , tive uma ybr 2005 e fiquei com ela durante 9 anos , comprei com 60 mil km e vendi com 159 mil km , nunca deu problemas , só troca de óleo , é a melhor 125 cilindradas do brasil
Aqui tenho uma xtz 125 2003, meu pai tirou zero e hoje está com 50 mil km. Uso ela pra ir na fazenda todos os dias, ainda tem uma caixa de plástico no bagageiro pra carregar coisas pesadas. Pensa em uma moto em que todo seu conjunto é bem calculado (motor, chassi, freios, suspensão, acabamentos, peso, etc. Depois de 21 anos que fui trocar o cabo de embreagem. O restante está igual saiu da fábrica em 2003.
Em compensação, a parte da pintura de motor, de quadro e das bengalas não vale nada na yamaha, estoura com facilidade, e o material do quadro é fraco, eu tive uma Teneré e estourou toda, e precisei reforçar o quadro para não quebrar.
Até que fim um profissional que sabe o quê diz.
Parabéns amigo.
Tive uma lander 2007 e vendir em 2015 nunca fiz motor e o cara que comprou é meu vizinho e está com ela intacta, só faz o basico aí sim é motor
Esse motor é muito bom mesmo. Uma obra prima.
Vídeo Top irmão.
Só sei que a Lander 2009 aqui já passou dos 115 mil km e o motor está original e aguentando tudo. Vamos que vamos! 🙏🏼😁
O revestimento cerâmico reduz o desgaste por abrasão, correto ..porém não tem nada haver com dilatação, a folga entre o pistão e cilindro é grande, mas o que permite a compressão são os três anéis de segmento que mantém a pressão constante com a parede do cilindro pelo efeito mola do aço do anel de segmento, cilindros com esse revestimento não permitem retifica pois a camada de cerâmica é bem fina e não permite retifica do cilindro pela espessura e pela dureza do revestimento ( tem umas gabiarras que o pessoal faz colocando uma camisa de aço) no caso do da Honda você pode retificar até umas 3 vezes, portanto duram mais ( coisa que poucas pessoas fazem) outra coisa é a questão do óleo, a questão de se trocar o óleo é em função da viscosidade e não de sujeira ( os rolamento da arvore de manivela não admitem sujeira pois travam principalmente no período de amaciamento, a questão da tela nada tem haver, a viscosidade se perde com o calor, observe que os motores da Yamaha possuem mais aletas de refrigeração que o da Honda, mas isso não tem nenhuma relação com a questão do cilindro, o motivo da troca de óleo, que eu saiba, a nos primeiros 1000 km é em função das partículas suspensas residuais do amaciamento do motor as trocas seguintes podem ser feitas a partir de 4000 km , e outra , apesar de que algumas peças da Yamaha não tem uma boa durabilidade, os motores da Yamaha tem uma boa mecânica e possuem uma taxa de compressão maior que o da Honda o que lhe confere mais torque e eficiência em baixa rotação diminuindo o consumo ( tentei mudar isso no projeto do motor Honda, mas na época não me ouviram , a estrutura do motor da Yamaha e superdimensionado e isso lhe da maior resistência estrutural, motores da Honda são tão bons quanto o da Yamaha e o sistema de qualidade da Honda muito superior , pois garantir qualidade de um volume de produção imenso não é pra qualquer um, a Honda produz em um dia o que a Yamaha produz em um mês, existem outras vantagens da Yamaha , sim existem , acho a ergonomia da Yamaha fantástica e gosto também do design das motos, mas essa historia do óleo e motor nao tem relação, ahh .. filtro muito fino exige cuidado redobrado pois pode restringir o fluxo de óleo sem o usuário perceber e causar aquecimento e danos internos no motor.
Tenho uma Honda há 16 anos e só precisei retificar uma vez , vale ressaltar que as duas marcas são muito boas e uma ou outra tem alguma vantagem, particularmente gosto da simplicidade da maquina da Yamaha
Valeu por enriquecer os comentários. Tmj irmão
Não manjo nada de mecânica, mas a informação passada me faz todo sentido.
Já tive moto de ambas as marcas, porém tenho uma preferência pela Yamaha.
Minha última moto foi a crosser, fantástica! Agora quero uma Lander das novas.
Pode ir sem medo! A mecânica da lander é extremamente confiável!
Tive Crosser também, vendi com quase 40000km, nem relação tava na hora de trocar. Uma das melhores motos pra andar na cidade, do país.
Tenho uma YS 250 Fazer ano 2016 até hoje com a bateria original, baixa manutenção e só alegria!
Boa irmão! Tmj!
A bateria dela ainda esta viva ate hoje? Se não, ficou quanto tempo durando na sua moto?
Muito bom o vídeo , dicas de quem conhece bem e sabe o que fala , os cilindros revestidos em NIKAZIL são usados nas yamahas 250 e acima dessa cilindrada , esse cilindro estando em um motor bem cuidado dura demais mesmo , ele dura o equivalente a 4 retíficas de um cilindro convencional de ferro fundido , e devemos levar em conta a grande vantagem desse conjunto esquentar muito menos , o que significa menos dilatação das paredes do cilindro e muito menos desgaste do conjunto cilindro e pistao , enfim , os motores da yamaha sempre foram muito duradouros, vale lembrar também do excelente cabeçote que elas tem , muito simples, fácil de regular válvulas , comando único e o melhor : NÃO TRINCA O CABEÇOTE . Yamaha é top , e muito confortável , TENHO UMA BRUTA 250 ANO 2008 PRETA MUITO TOP !!!!
Concordo plenamente,sou motoboy aqui em Curitiba e minha moto é uma fazer 250 2017 , desculpa aí hondeiro,
Tive sorte , rodei 130 mil com uma bros 2009 , queimava um pouco de óleo, tive que abrir pois a embreagem foi embora , depois de feito já rodei quase 90 mil.
O motor 150 é Honda com H maiúsculo. O 160 ficou Nutella
Deve ter rodado em cima do trem norte sul ou no cargueiro várias vezes ao redor do mundo Rsrsrsrsrs!!!
A metade dessa quilometragem ele andou empurrando a brosta kkkkkkkkk
@@joselitogarcia6137 vossa excelência pelo jeito é que não sabe tratar o equipamento e pelo tom preconceituoso ao nordeste deve ser um iludido com a vida europeia; trágico kkkkk.
Muito top o vídeo 👏👏
Tenho uma fazer 2008 comprei ela super conservada com 9 mil km , chegando aos 80 mil km arrumei vilabrequim e biela mais o cilindro estava perfeito ainda
Tive uma titan 160, depois vendi pra comprar uma bros 160, só que depois que eu andei na crosser 150, apaixonei, comprei a crosse e não me arrependo!
A Crosser é muito top. Fiz um vídeo falando dela!
Sem falar que o motor 160 é fraco (em durabilidade) e descartável
Tirei uma cosser 0km em 2015 rodei 128mil km vendi mes passado todo os dias me arrependo. Amigo vc fez o melhor negocio da sua vida em compra a crosse
@@Mateusj4o1r19 tenho que concordar, a minha tem 22 mil km e já tá baixando óleo, olha que eu n sou de da pau na moto
Também ando de moto c meus 66 anos tenho uma adv 150 e uma mt3
Vou te dar uma força com meu like.
Você disse uma verdade:
Em Engenharia não cabe sorte no motor e mecânica,mas sim tecnologia empregada.
Isso aí Maurício!
Excelente explicação, palavras de um dono de uma XRE, e futuro dono de uma Lander se tudo der certo
Estamos juntos nessa, vai ser bem mais feliz. Tive 2 XRE zeras, foram muitas alegrias e passei a ficar amigo dos mecânicos, até conhecer a Tenere e nunca mais parei em oficina.
A Xre tem muito mais torque, co tudo prefiro a Lander que o farol.vira junto com o guidom.
Tive uma crosser e odiei e acabei voltando pra Bros! Não me arrependo dessa decisão!
Muito boa explicação, já tive Honda e Yamaha e a diferença e absurda das duas marcas a qualidade das peças e notória!!! Yamaha pode até ser mais cara porém o conjunto todo vale a pena pagar essa diferença, nunca tive problema com a Yamaha já a Honda tive minhas decepções
Valeu Bruno! Realmente é um gasto a mais em peças ENTRETANTO são menos visitas ao mecânico! Sai mais barato a longo prazo!
Vocês acham é ?? Já tive uma xt225 no passado... tirei 0 km...foi feito o motor 3 vezez dentro da garantia do primeiro ano....aí a garantia acabou...e eu tenho ela no fundo da minha garagem a 15 anos apodreceu parada, porque o motor foi pro saco pela 4ª vez só que fora da garantia... teoricamente sempre falhava a bomba de óleo....daí tive uma Twister 2006 e foi o cabeçote pro ovo, depois quebrou o bloco do motor pro lado do número próximo a uma fixação no chassi e vendi por 2mil....hoje tenho uma antiga cg 125... montei um kit freio a disco com peças originais não quero mais moto com cilindradas maiores pois não aguentam o tranco....
@@edersonluisjunckes1814 o problema tá onde será?
Em mim mesmo porque sou cupim de ferro....e no povo brasileiro que aceita e paga por qualquer merda....e no nosso sistema tributário que faz o povo pagar o dobro do preço....o que não acrescenta em nada copiamos a gringa...mas o que traz progresso continuamos com leis de 1960 com vários parágrafos, portarias, artigos, parênteses, definições e anexos.... criando confusão e dando margem a interpretação...
Tô passando por isso tinha uma ybr 2007 nunca tive problema aí peguei uma Twister 2008 a moto pode ser forte mas é uma bosta tô juntando uma grana pra pegar uma fazer quem tiver suas hondas q fique com elas kkk
Eu concordo, só nós consumidores podemos fazer a Honda ser mais justa com a realidade do brasileiro.
O martelamento da têmpera do aço da Yamaha é bem melhor e sem comparação com a Honda...
Usa-se nióbio no aço da Yamaha, aumentando a agregação molecular do metal em seus rocneis.
Só lembrando que a Suzuki yes que foi lançada a uma 15 anos atrás já tinha filtro de óleo.
Exatamente! Gosto muito da Yes
Veio eu tenho uma Suzuki intruder 2004 motor tanque de guerra não dá manutenção é incrível os mecânicos ficam besta kkkkk
@@josephite4093 eu sei amigo. Minha yes 2009 que já vai bater quase 140mil kilometro rodados ainda não mexi no moto e também não fumaça.
@@marcelolameirabatista1804 ,eu já abri tudo quanto e motor,e nunca vi na vida cilindro mais duro q Suzuki,cara e incrível,e mais duro e robusto q um cilindro dum caminhão Scania ou volvo,coisa absurda a Suzuki e praticamente indestrutível,as pequenas,imagine as grandes a bandit roda 500mil km,e não fumaça,falo isso como mecânico sincero!
@@marcelolameirabatista1804 sou motoboy e minha fazer 150 está aproximadamente com 180 mil Km e nada de fumacinha, troco óleo com 3.500 km e as vezes até um pouco mais
Isso sem falar que o óleo semissintético da Honda atende apenas às especificações JASO MA, enquanto até mesmo o mineral da Yamaha atende às especificações JASO MA 2
Ai vai de vc comprar o melhor oleo.
Seu vídeo e suas informação e top.isto prova que quando si compra uma moto Honda mostra uma total desconhecimento de uma moto os Homdeiros são mal informado faz Do .
.
Tenho 66 anos e 3 Hondas. Uma 500 Four 1972 (desde 1980), uma XLX 350 1990 (comprei 0km) e uma CB 500X 2023. Gosto delas mas já fiz motor nas duas primeiras mais de 2 vezes. Apesar de achar que meu motor vai durar menos do que o das motos, ando pensando em trocar a X por uma Yamaha Lander 250, esse vídeo reforçou essa ideia.
Factor 125 2014, 98 mil km hj, motor e embreagem ainda original!!!!!!
Top!
Existe um fator importante chamado: obsolescência programada. Nisso a Honda é fera.
Não me atentei a isso! Ótimo ponto
A Honda fica com motor obsoleto propositalmente? Vixi.
@@pablosamuel9823 Nas motos, sim, nos carros, não!
@@ricardocosta1136 e quais sinais que o motor estaria ficando obsoleto?🤔
Karai 😲
Minha primeira moto foi uma fan 150 2012, comprei ja tive q fazer o motor. Vendi c um tempo comprei uma bros 160 2019 c 32k. Sentia q o motor n era confiante.vendi. Tava na duvida entre uma xre 300 ou uma fz 25 . Peguei uma fz 25. 2021. Manoo ate agora não me arrependo. Que motoca massa. E nunca vi ninguém que possuiu uma yamaha falar q fez motor ou deu dor de cabeça
Tenho uma YBR 2008, e antes de comprar, fiz uma pesquisa, de durabilidade e vi que ela dura até 300.000 km foi o recorde que vi, de um moto taxi mas vi muitas que abre 250.000 km a 150.00 km lembrando, que pode acontecer antes disso, depende do histórico da moto ... A minha até hoje é só alegria só gastos básicos e revisão no carburador filtro e vela que eu mesmo faço 🔧🔩 🏁🇧🇷🇯🇵
Muito bom Alex!
Peguei uma XTZ 125 modelo 09 e nada a reclamar!
Feliz com minha primeira moto!
É uma excelente moto!
Muito fofo o motor pareça uma 50tinha
Tive uma fazer 250 ano 2010 .vendi ela com 150 mil km. Perfeita! Hoje tenho uma fz25 ano 2020! Top ! Yamaha é show!
Honda foi Honda até 2008 kkkkkkk
Isso
Verdade
Falcons e fans confirmam isso...
Pior q é vdd, minha titan 2007 tá com 100,050 KM motor original ainda, e meu cunhado tem uma Fan 2013 com 40,000KM já fez o motor
Minha Titan 2003 está com 168.000
Sem abrir o motor...
Minha primeira moto foi uma honda fan 2005, o motor dela era mto bom, eu fazia até trilha com ela, então depois tive uma XTZ, nos finais de semana e continuava nas trilhas e, sempre as bros davam algum problema rsrsrs e a minha XTZ ia e voltava na manha.
Meu irmão teve uma Ténéré e atualmente eu tô com uma factor 2018 125, tô com ela há três e só troquei óleo e 1 pneu.
Yamaha é outro nível, só moto boa.
É isso André! A Yamaha vive muito cara...
EU TAMBÉM, VOU DE YAMAHA SEM DÚVIDAS EU TO PARA COMPRAR UMA FACTOR 150 2021 COM ESSAS DICAS VOU PARA CIMA MUITO OBRIGADO PELAS DICAS.
Pode comprar sem medo. A moto não vai te deixar na mão.
Tive uma ybr 2003, peguei ela com 23 mil km original, passei ela pra frente com 100mil km, e nunca abri o motor, apenas pra trocar os discos de embreagem, sempre troquei o óleo certinho. Agora tenho uma fazer 250 2014, está com 45 mil km e o motor aparentemente ta zero. Espero q dure até 500mil km, ah Parabéns pelo vídeo.
Obrigado Ronaldo! Sucesso com a sua moto!
500 mil?? Rsrsrs os motor é bom mais não pra 500mil
@@washingtonsantossantana2472 kkkkkk é zueira
Tive 1 ybr ano 2004 tirei OK trabalhava na época de motoboy rodei com essa moto 200.000 e a vendi sem nunca se quer ter feito nada a nao ser trocas de óleo a cada 1500 km detalhe só óleo yamalube
Seu canal é bem informativo, e com a ajuda dos inscritos melhora mais, isso quando tem comentários que agregam valor ao conteúdo. E que passeio interessante de moto no Rio de Janeiro (acho eu).
Muito obrigado irmão! Aqui todo mundo pode falar ou discordar sem problemas! Tmj!
Eu tinha uma bros 150 e troquei pela fazer 250 abs, acho que fiz uma boa troca.
Parabéns pelo Vídeo.
Tenho uma Crypton 115 2012 e mesmo com esse motor pequeno usa filtro de óleo. Motorzinho bem valente.
Esse motor também é muito bom! Sem dores de cabeça!
concordo muito com vc . tenho uma lander 2014 tirei zero . hoje esta com 98 mil km motor redondinho . manutençao em dia yamaha é pra vida toda .
Qual óleo você usa e com quantos km faz a troca?
Abraço! Yamaha sempre!!
@@ronildojarlesjarlin972 ola meu amigo . uso havoline 20w50 troco a cada 2 mil km . filtro troco a cada tres trocas de oleo . filtro original yamaha .
Essa moto roda mais de 200k sem esforço!
Vídeo muito bem explicado! Tenho uma fan 150 2013 e uma pop 110i 2018, comprei as 2 zero km. Sempre com a manutenção em dias, troca de óleo a cada 1000 km nas duas motos, a fan pediu uma camisa nova aos 30k e pop aos 25k. fico puto da vida pow! meu primo tinha uma factor 125 q ele trocava o óleo dela 1 vez por ano e ela nunca fumaçou e nem baixou óleo, uma vez ele viajou e passou mais de um ano fora, a única coisa q ele fez quando chegou foi trocar o óleo, da carga na bateria e abastecer a moto, funcionou que foi uma blz. Não tem nem comparação a qualidade e durabilidade das peças da Yamaha, o valor pode ser um pouco mais caro q a Honda mas o conjunto TD te dá uma custo benefício imenso, antigamente era mais difícil encontrar peças pra Yamaha hj ta bem mais fácil. Tô querendo pegar uma fazer 150 ou a 250 pq Honda pra mim já deu. As motos da Honda hj em dia são só estéticas qualidade q é bom nd!
Muito obrigado pelo seu relato irmão Tmj
Já tive duas Hondas e ambas começaram a fumar antes dos 100 mil km. Já a Yamaha Factor que tive, vendi com 126 mil km sem baixar nada de óleo.
Cara!! Que vídeo maravilhoso. Você é muito inteligente e eu vou sempre assistir. É o primeiro vídeo seu que vejo. Estou me inscrevendo agora. Obrigado
Muito obrigado meu amigo! Seja bem vindo ao canal!
Mais um inscrito também, muito bom vídeo e ótima explicação parabéns
Vale lembrar também que o importante é cuidar da moto independente da marca (sou fã da Yamaha) tenho uma factor 150 2018 e esta com alguns probleminhas no motor mas estou resolvendo aos poucos e tudo isso pq o antigo dono era desleixado mesmo e cara... mesmo com barulho estranho e alto do motos, a moto nao baixa olho, nao bebe, nao fuma e nao perdeu força, Yamaha né pai
Cada material tem seu devido valor!
Isso aí
Sensacional vídeo. Agora descobri porque minha YBR 125 K 2007 resiste tanto tempo sem ver oficina para o motor. Acreditem, em 14 anos nunca levei no mecânico para ver motor, somente para regular válvulas, e nunca perdeu potência. Outras coisas necessárias eu mesmo faço, como trocas de óleo, relação, filtros de ar e óleo, vela. Já troquei até a balança traseira, conjunto elétrico dos dois lados (luz, pisca, buzina, interruptor), e até o painel. Mas o motor nunca me deu trabalho. Uso sempre o óleo Yamalube recomendado pela fabricante, e só ponho gasolina aditivada, sempre. O motor da minha moto é caso pra estudo, rsss.
Isso aí! Não existe sorte em engenharia! O motor da sua moto foi desenvolvido para durar muito mesmo! 0 dor de cabeça!
Normal pra Yamaha amigo...rodei 250000 com minha YBR , e não fiz nada! É o padrão da marca...
Eu já tinha lindo sobre este assunto, mas não tinha escutado de ninguém falando, já tive duas CG,s, e já faz 18 anos que tenho uma YBR 125, ela é simplesmente o meu xodó, que moto para o dia a dia, vou para o trabalho, final de semana e Praia, não tem igual, valeu pelo vídeo.🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Gostei muito do video (conteudo bem explicativo e racional).
Mais um inscrito no canal!
Muito obrigado Ricardo
Moto é igual "coou" cada um tem o seu, uns vão dizer que a Yamaha é top outros vão dizer que a Honda é top, ambas tem suas vantagens e desvantagens, no fim o certo mesmo é pesquisar bastante antes e comprar aquela que cabe no bolso e cuidar pois ambas vão durar conforme os cuidados do dono.
Isso ai Gabriel
Falou tudo mano
Tive uma fazer 250 2011 com 90 mil km a moto tava zerada de motor eu nunca soube o que foi vazamentos, fumaceiros ou coisas do tipo....tem algumas obs.😮, a moto vibra um pouco mais que sua concorrente por ser ohc, potência um pouco menor, falta 6 marcha com isso o motor trabalha gritando a 100! Mais fora isso, é a moto que vc pode confiar e ir para qualquer lugar do mundo sem medo do prego😂
Com certeza a qualidade da Yamaha é de se parabenizar. E olha que tenho uma fazer 150 ano 2015. É 10 em conforto e economia.
E seu vídeo tbm é bem fácil de entender lhe parabenizo.
Muito obrigado Paulo!
Yamaha é show, tenho uma fator 150 19\20 e estou muito satisfeito ✌
Muito bom Jose! TMJ!
Comprei a fazer 150 2021 coisa mais linda.. Só fiz as revisões de 1.000 e 5.000km só alegria a moto boa de mais... quero pegar uma teneré daqui 2 anos
E tenho uma fazer 250 cc ela tá com 98000 km rodados tbm o motor ainda estande sero de abertura
Sem dúvidas. a questão de durar e do condutor .
Tenho uma YBR Factor 125 2011 , sou seu primeiro dono e fiz nela o primeiro serviço completo de motor em agosto de 2020 depois dos 200 mil km . Só uso óleo yamalub e faço as trocas a cada 3 mil km . Moto excelente .
Muito bom saber disso irmão!
eu tive uma Bros 150 cc fique com a moto 4 anos e nunca tive problema com o motor da moto a Honda tem muitos motor bons sim trocando o olé na quilometragem certa qualquer motor dura muito tempo tudo e zelo e cuidados os dois motores são bons e só ter cuidado
Então, mesmo tendo cuidado o motor da Honda vai dar problema por desgaste ou quebra mesmo. Yamaha não desgasta e não quebra fácil, mesmo não tendo o melhor dos cuidados ele será mais durável.
amigo Rafael não existe motor que não quebra todos quebram eu já vi vários motor da Yamaha fumaçando e como eu falei e só ter cuidado com o motor já tive 3 moto da Honda nunca tive problema com o motor
@@clebsonnonato5263 verdade concordo 👍
Deixei de pegar uma Suzuki yes para pegar uma CG 125 em 2019, nunca me arrependi tanto na minha vida, era uma trocação de oleo insana, rapidinho dava mil km e tinha que gastar dinheiro com oleo, fiz o motor daquele lixo 2x em 6 meses, Honda nunca mais, peguei uma fazer 0 km e desde então é só alegria, troca de oleo com 2.500 só yamalube pq a moto merece
Caramba cara... 2x em 6 meses é complicado!
2 vezes em 6 meses a moto já tava falando com vc meu patrão não dá mais e fim de carreira kkkkkkk
E porque você não tem uma 160 se tivesse teria feito 3 vezes igual a minha
@@vascainodostresclimas1977 pensei que vc ia dizer se tivesse uma 160 não teria esse prejuízo kkkkkkkkk
Meu amigo tem uma xre190, pegou zero e com 80 mil km esta fazendo o motor pela segunda vez
Você foi muito bem na explanação amigo, tive várias motos Honda e tive sorte, nenhuma me deu dor de cabeça, porém eu pesquiso todos os detalhes de cada uma antes de comprar, como eu sempre soube dos problemas das XRE 300 antigas, eu nunca adquiri uma, mas hoje tenho uma 2019 em que foram resolvidos aqueles incômodos eu rodo bem e estou achando a moto espetacular, 33km com um litro, posso afirmar isso depois de possuir todo tipo e tamanho de moto nacional que você possa imaginar, entre as melhores que tive está uma Ténéré 250 2018 preta fosca que deixou muita saudade, a minha Ténéré tinha aros 2.5 traseiro 1.85 dianteiro com raios inóx 4mm, pneu 140/18 e 9090/21 e guidão de XRE 300, ficou parecendo uma 600cc, melhor 250 entre diversas outras que tive, parabéns pelo vídeo esclarecedor!
Muito obrigado por compartilhar suas experiências irmão Tmj
Vejo muitas pessoas falando de moto tanto uma como A outra cada uma pessoa defende oq é seu mais ñ se compara a durabilidade do motor da Yamaha com o da Honda Yamaha sempre mais durável isso é fato
Sou motociclista dos Correios há 20 anos. Esta semana chegou uma 160 zero km que substituiu a CG 2013 que trabalhava desde zero. Foi a pior moto que trabalhei no sentido de baixa durabilidade. E olha que já usei Suzuki e Dafra. Tive que fazer a parte de cima com 32mil, embreagem aos 36mil, e nem sei quantas vezes troquei o descanso lateral e o cavalete. Honda já foi imbatível. Minha moto particular é uma YBR 06 esse. Está com 120 mil km originais. Nem óleo abaixa. Não troco por nada.
@Fernando Pelegrini nunca Honda é Honda
Que moto é essa que vc está usando?
Gostei da explicação, tirou as minhas dúvidas, de porque as trocas de óleo a cada 1000k, faz muito sentido.
Fiquei 30 anos sem moto e um amigo me convenceu a comprar uma, e então comprei uma tenere 250/ 2011 e estou apaixonado top demais, faz 30 km/litro e com o preço atual do nosso combustível já estou apaixonado na moto. Na minha cidade está R$ 6,70/LT.😠
Muito bom, à tu explicação, f c DEUS, um ótimo final de semana👏👏🙏
Tmj irmão! Deus abençoe a todos!
Tenho uma factor 2015 pegue okm está com 90 mil km sem problema algum nunca foi mexida espero rodar uma 200 mil km com ela ,pois troco o óleo a cd 1 000 km uma excelente moto p o dia dia uso ela p ir p o trabalho 46 km diários.
Pode trocar a cada 3 mil - 3500 sem problemas.
Também quando quebrar vai ser muitos mais caras as peças , e não tem peças paralelas, cubo traseiro de todas não aguenta 😂 então não tem moto perfeita ✌️
Moto perfeita não existe mesmo mas a Yamaha te traz menos visitas ao mecânico!
Certo ,não tem moto perfeita ,mas tem engenharia melhor preocupada com durabilidade ,meio ambiente ,e no custo benefício do consumidor e não fazer moto a moda cacete e só se importar nos números de vendas
Compra peças originais na Honda também é caro. E como se Honda tbm não tivesse problema crônicos
Show o vídeo, realmente a Yamaha se supera e já aguardo a minha Crosser chegar, que é a substituta da minha atual Suzuki Yes 2010, primeira moto, está perfeita, mas pra eu motoboy com 1,83 de altura já não dá mais. Ótimo vídeo
Valeu Neto tmj!
Tenho Yamaha e concordo plenamente. Mas tudo na vida tem um ponto fora da curva a cbx 250 Twister 2008 do meu pai rodou 294.000 Km sem abrir o motor e quando começou a fumaçar foi por que a camisa tinha desgastado. Veja na vdd ela andou muito mais de 294.000, por que o painel deu um problema e travou nos 294.000 km, ele somente concertou quando a moto começou a fumaçar, acredito que meses ou um ano depois, então ela podia ter mais de 300.000 km. Agora se tem um defeito crônico nesse motor é o vazamento pela junta/guarnição da tampa do cabeçote. Rodou com óleo 20w50.
não tenho que reclamar da Honda comprei uma titan 150 2004 usada no ano de 2009 e tenho ate hoje nunca mexi no motor.
Muito bom Valdo
Esse motor 150 é bom, o problema é o 160!