Boa tarde Douglas VocÊ deveria se candidatar a VEREADOR em MATINHOS. VocÊ se dedica a mostrar e brigar para que as melhorias aconteçam na regiÃĢo do litoral. NÃĢo tenho dÚvidas de que seria um ÃTIMO VEREADOR.
Oi Gerson, boa tarde. Eu seria um pÃĐssimo polÃtico sem sombra de dÚvidas. NÃĢo tenho o traquejo correto pra lidar com mentiras, traiçÃĩes e demais situaçÃĩes que ocorrem nesse meio. AlÃĐm disso, tenho muito trabalho pela frente ainda pra fazer minha vida dar certo, atÃĐ lÃĄ, eu seria apenas um parasita sugando o estado.
Ãģtimo video, tenho residÊncia nesta regiÃĢo, o importante e dizer que alÃĐm da limpeza tem que ser combatido a ligaçÃĢo clandestina de esgoto, estas casas que estÃĢo prÃģximas ao canal todas tem ligaçÃĢo de esgoto na frente, porem o pessoal nÃĢo faz a ligaçÃĢo correta, e quanto mais esgoto no canal mais se prolifera o mato. Faz um video denunciando .
Eu nÃĢo tenho competÊncia tÃĐcnica pra falar sobre esse tema Ricardo, nem jornalista eu sou na verdade, sou apenas piloto de drone. Esse ÃĐ um tema sanitÃĄrio, que vocÊ propÃĩe, deve ser abordado por um jornalista profissional, eu nÃĢo sou e nem quero ser algo assim. Mas deveriam mesmo investigar o que vocÊ fala. O que dÃĄ pra vocÊ fazer quem sabe emendar meu vÃdeo para os jornais tipo, Correio do Litoral, Jb Litoral e por ai vai mencionando isso que vocÊ cita para uma cobertura correta e profissional de quem tem estrutura e poder aquisitivo pra gerar uma reportagem dessas.
Assisti ontem a noite. Sempre Útil a informaçÃĢo. à uma parte de muita utilidade essa da micro drenagem e limpeza do canal!... obrigado como sempre!
Apenas respondendo o @NelsonFlauzino que nÃĢo deu pra responder do chat ao vivo, obrigado por acompanhar desde o inÃcio, esse apoio ÃĐ fundamental pra mim. E sim, as residÊncias, principalmente as do lado Leste do Canal sÃĢo impressionantemente coladas ao canal em alguns locais, do lado Oeste ainda tem a rua, entÃĢo estÃĢo mais protegidas, por assim dizer. Mas faltam duas coisas, conscientizaçÃĢo e tambÃĐm manutençÃĢo, espero que em breve as coisas melhores nesta regiÃĢo com boas ideais e soluçÃĩes inteligentes.
Boa...JÃĄ criticado em dar pitaco masss em margem de rio tem que ter recuo de no mÃnimo 30 metros entre margem, reparo q tem construçÃĢo em cima do Rio assim nÃĢo da
Isso que vocÊ falou alÃĐm de verdade estÃĄ no Plano Direto e ÃĐ lei nÃĐ. AlguÃĐm pode nÃĢo concordar, mas ÃĐ lei. Isso que o canal tem menos de 10m de largura, se fosse maior, o recuo poderia ser muito maior. ððŧ
@joaoquirino6525 ali ÃĐ uma ÃĄrea que foi invadida e o pior ÃĐ que a prefeitura ÃĐ conivente pois passou atÃĐ asfalto na rua e eles nÃĢo pagam IPTU jÃĄ do outro lado ( Rua Argentina) aonde nÃĢo ÃĐ ÃĄrea invadida e todos pagam IPTU mais nÃĢo tem asfalto.
Gerou um problema de habitaçÃĢo que vai dar muito trabalho pra resolver. Se houvesse forma de realocar as famÃlias em residÊncias que todos concordassem em ir, seria mais fÃĄcil, mas e o problema em ter tais residÊncias assim como convencer a todos do perigo, problema e que precisa ser sanado? à uma questÃĢo muito complicada.
ParabÃĐns Douglas! VocÊ sozinho dÃĄ de 10 a 0 no Departamento de ComunicaçÃĢo Social da Prefeitura de Matinhos! Se depender da Prefeitura o povo de Matinhos fica sem saber de nada do que ÃĐ importarÃĄ a populaçÃĢo!
Neste momento, eles nÃĢo podem divulgar mesmo devido a legislaçÃĢo das eleiçÃĩes. Mas tirando isso, essa gestÃĢo de fato foi pior que pÃĐssima em termos de comunicaçÃĢo infelizmente. Perdemos muito com isso, alÃĐm de que nÃĢo podemos ficar sem saber o que estÃĄ acontecendo com nossa cidade, principalmente sobre o andamento das obras e cronograma de atividades bÃĄsicas como essa limpeza do canal DNOS. Obrigado por acompanhar, forte abraço.
Boa noite, muito bom seu trabalho sempre mantendo a populaçÃĢo informada ,parabÃĐns obrigado. EntÃĢo essa limpeza sÃģ vai atÃĐ o balneÃĄrio Praia Grande ou vai ser feito nos outros balneÃĄrios tambÃĐm?
Boa noite. Obrigado. EntÃĢo, sobre se vai para outros locais, infelizmente eu nÃĢo sei. A prefeitura nÃĢo divulgou. AliÃĄs, eu gravei esta limpeza por pura sorte, iria fazer um vÃdeo apenas para mostrar como estava o Canal e no fim estavam limpando e aproveitei para registrar essa açÃĢo. Espero sinceramente que estendam para todo o trecho que pertence a Matinhos, do Flamingo ao MonçÃĩes. ððŧ
Mais um belo trabalho Douglas...mostrando os trabalhos em nossa cidade... SÃģ acho que poderia ser podado um pouco dessas ÃĄrvores que ficam na beira do rio.... Acredito eu, que isso possa ser feito...seria melhor e ficaria mais limpo e mais claro....
Obrigado Marcelo. Pode sim com a licença certa, e tambÃĐm acho necessÃĄrio assim como nÃĢo deixar resÃduos na borda. Daqui um tempo, veremos como estarÃĄ.ðĪðŧ
OlÃĄ. Ãtimo vÃdeo e informaçÃĢo. O povo tambÃĐm vacila, constrÃģi praticamente dentro do rio, aà com o volume de chuva ÃĐ natural o nÃvel da ÃĄgua subir. Praia de leste tambÃĐm tem um rio na mesma situaçÃĢo.
ParabÃĐns pelo seu trabalho,de mostrar esse canal , que estÃĄ muito sujo. Que seja concluÃdo. A invasÃĢo ÃĐ uma das causas. Muita sujeira. Obrigada ð
As casas sÃĢo quase dentro do cÃģrrego, e depois nÃĢo querm que a ÃĄgua nÃĢo entre, dentro das coas cada a distÃĒncia permitida, e bom que estao limpando mais e trabalho de formiguinhas, os prÃģprios moradores tem que ter consciÊncia , e nÃĢo jogar lixo no cÃģrrego ð
Agradecendo mais uma vez meu amigo Douglas pelas imagens, que ÃĐ de mera importÃĒncia para todos, principalmente para o povo paranaense, porque vocÊ estÃĄ divulgando essas melhorias a vista de milhares de pessoas que acompanham seu canal, muitos ficam a par dessas infraestruturas que vem acontecendo em Matinhos e no litoral e saber sobre mais esses investimentos, que pode melhorar a qualidade de vida de todos, e acho que poderia colocar mais de uma Minidraga adaptada para fazer essa limpeza, uma sÃģ vai levar mais de um mÊs para concluir isso tudo, e tambÃĐm dizer que poderia ter projetado e planejado no passado uma melhor estrutura desse canal, na verdade, todos os canais que existem no litoral, dÃģ de gastar dinheiro fazem projetos mal executados, porque que os polÃticos brasileiros nÃĢo tentam copiar o que os paÃses de primeiro fazem para resolver esses problemas cotidianos e tentam implementar tambÃĐm no paÃs..!Um grande abraço parceiro e TMJ...(* _ *)
Valeu pela mensagem Luca; EntÃĢo, ÃĐ algo que vai precisar mesmo se quiserem terminar antes. O canal foi executado pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento jÃĄ extindo, esse DNOS, mas ficou pela manutençÃĢo do municÃpio agora. Veremos o que vai dar isso. Abraço, tmj.
Moro em Curitiba mas adoro matinhos, essa mÃĄquina precisa ficar em definitivo destacada o ano todo fazendo manutençÃĢo nesses cÃģrregos. Em CamboriÚ teve uma açÃĢo dessas tambÃĐm. Mas em Matinhos a extensÃĢo e a complexidade sÃĢo maiores.
Precisa mesmo. Outro inscrito, o Claudio, disse que em BalneÃĄrio fizeram assim, mas na balsa flutuante tem uma caçamba que quando enche, um caminha munck tira e assim avança a limpeza. Deveriam copiar e se manter ativa todo o ano.
JÃĄ tivemos oportunidade de ver uma mÃĄquina semelhante fazer limpeza do canal em Ipanema.. Qualquer esforço ÃĐ vÃĄlido mas vejo fragilidade desse equipamento pois seu rendimento parece insuficiente frente à tarefa a ser cumprida.Sem cÃĢo ,caça-se como gato. à o que tem ,vai se em frente.
Onde eu moro (Araçatuba, interior de SÃĢo Paulo) tem um corrego que quando a prefeitura nÃĢo limpa na ÃĐpoca das secas, quando vem as chuvas ele transborda e vira um caos no bairro. Isso acontece em quase toda a cidade, pois nÃĢo fizeram a limpeza.
Ãtimas imagens, Douglas. Essa mÃĄquina levarÃĄ mais de 1 ano para limpar o canal. Nas areas livres deveria ter mÃĄquina grande. Prefeitura deveria desapropriar as casas ao lado do canal e fazer avenida paralela em ambos os lados. Mais rnchentes nos aguardamðĒ.
Sim, vai demorar pelo que vemos, mas tomara que terminem pelo menos este trecho que nÃĢo ÃĐ tÃĢo grande sabe, se terminar antes de dezembro, jÃĄ ajuda a aliviar um problema grande na cidade nessa regiÃĢo.
Moço, tenho uma duvida, eu sei que muita gente chama o rio que desembocava na praia de esgoto, pode me falar se ÃĐ verdade ou e apenas sujeira e nÃĢo "cocÃī"
Bom, o que eu falar vÃĢo ser apenas palavras, entÃĢo, segue link de balneabilidade das nossas praias: www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2024-02/8_boletim_balneabilidade_litoral.pdf TambÃĐm, o esgoto encanado pode ser consultado no Google, digite assim: "Percentual de saneamento em Matinhos?" E terÃĄ a resposta que precisa tambÃĐm. Sempre que eu respondo essa pergunta sua, sou tirado pra mentiroso, entÃĢo, que cada um forme sua opiniÃĢo baseado em pesquisas oficiais pois ÃĐ o jeito certo de se ter informaçÃĩes corretas.
Douglas, boa noite! Derrubar a ÃĄrvore nÃĢo pode, mas podar pode! O fato ÃĐ que a Prefeitura de Matinhos, ou seja seus prefeitos de uma maneira geral, sempre deixaram a desejar! Ã um abandono geral!
à flagrante o desrespeito do CÃģdigo Florestal. VÃĄrias casas construÃdas na margem do canal o que impede a o acesso de mÃĄquinas e caminhÃĩes para a manutençÃĢo do cabal.
Boa noite Douglas eu vi eles limparem um cÃģrrego assim em BalneÃĄrio CamboriÚ, sÃģ que na balsa tinha tambÃĐm uma caçamba , assim que enchia o muk retirava para descarte.Grato pelas filmagens e que Deus te abençoe sempre ðĪ
OlÃĄ Douglas, muito importante esse vÃdeo, parabÃĐns pelo seu trabalho. Vc sabe nos dizer se essa mÃĄquina vai limpar os canais nos balneÃĄrios tambÃĐm?
Oi Thereza, infelizmente somente a prefeitura poderia responder isso. Pra ter ideia, eu nem imaginava que a mÃĄquina estava ali neste momento em que fui gravar, registrei esse fato por mera sorte. Espero que sim, que façam a limpeza em todo o Canal no territÃģrio de Matinhos que vai atÃĐ o MonçÃĩes.
Boa Douglas em Mostar esse canal âĶ que ÃĐ lindo masâĶ a populaçÃĢo joga muito lixo neleâĶ ele estÃĄ invadido por ocupaçÃĢo irregularâĶ poderia ser um baita acesso por ciclovias âĶ parabÃĐns!
Esse ÃĐ um dos principais canais de importÃĒncia para a Drenagem da Cidade do Glamingo ao MonçÃĩes, ou seja, em mais da Metade de Matinhos. Vem de muito tempo feito pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento, mas que atÃĐ hoje tem um papel fundamental na drenagem dessa regiÃĢo mais prÃģxima a Mata. Inclusive ÃĐ uma ÃĄrea de proteçÃĢo permanente - APP.
Boa noite Douglas, poderia comparar as imagens da esquina da rua ponta grossa com a Av. PARANÃ. Onde estÃĢo construindo um prÃĐdio. Tenho a impressÃĢo que taparam parte da calha coletora da microdrenagem naquela esquina.
Boa noite. O prÃĐdio ali ÃĐ o Monte Lazuli, da Inc Forte Home e TJ Consturora, duvido que tenham mexido nas obras do Estado ou fechado o que quer que seja a menos que tenha havido algum acordo. Conheço os responsÃĄveis diretos pela obra e atÃĐ os donos do empreendimento, sÃĢo pessoas sÃĐrias que jamais alterariam o que quer que seja sem a devida autorizaçÃĢo correta.
A mÃĄquina nÃĢo ÃĐ suficiente para realizar a limpeza, deveria ser ao menos duas ou trÊs, em alguns pontos deveria ter acesso a rua para baldeio desse material q esta saindo do rio. Tioo uma mÃĄquina vai carpindo esse mato e limpando, uma empura pelo rio outra carregaria nos caminhÃĩes. Nao fazendo estoque desse material pois deve ser de mal cheiro. Minha opiniÃĢ. Bom trabalho Douglas.
OiÊ Douglas , ÃĐ bom de ver o lado bonito do litoral,mas acho muito importante tbm mostrar o lado ruim, o que estÃĄ sendo feito pra melhorar. Aonde vai o dinheiro dos impostos dos moradores. Abraços
Excelente vÃdeo. Em minha modesta opiniÃĢo, o que se deveria estudar ÃĐ criar lagoas e canais artificiais, para captaçÃĢo da ÃĄgua de chuva. Matinhos estÃĄ 3mts acima do mar, de um lado morro e do outro mar. Quando chove muito, o acÚmulo de ÃĄgua nÃĢo tem para onde escorrer. Canais e lagoas artificiais fariam a captaçÃĢo do excesso de ÃĄgua. Em Curitiba, na regiÃĢo do BoqueirÃĢo, inundava muito, pois o Rio BelÃĐm nÃĢo dava conta de tanta ÃĄgua. Foi feito um "rio" paralelo, aumentando muito a captaçÃĢo, os alagamentos reduziram muito. Deveria ser uma obra de grande porte. Abraço.
A pergunta ÃĐ, em que local fariam essa lagoa ÃĐ canais artificiais? Matinhos nÃĢo pode avançar nem para o mar e nem para a mata. Um plano diretor errado que proibia a verificaçÃĢo deu nisso juntamente com a falta de fiscalizaçÃĢo/orientaçÃĢo. Poder pÚblico falhou miseravelmente deixando as ocupaçÃĩes acontecerem desordenadamente.
Imagine nessa duplicaçÃĢo entre Praia de Leste a Matinhos, um canal de uns 12mts de largura por uns 3mts de profundidade, e a rodovia em cima. Qual seria o volume de acumulaçÃĢo de ÃĄgua nesse canal artificial? AlÃĐm de fazer uns 2 ou 3 escoamentos para o mar.
Pelo que vemos, o orçamento da obra ÃĐ de 14,2km. Em CaiobÃĄ, nos 1,350 metros que houveram a Macrodrenagem, o custo dÃģi de 10 milhÃĩes apenas para a execuçÃĢo da Macro. O EVTEA dos projetos passam por etapas econÃīmicas financeiras alÃĐm das ambientais. Se houvesse uma forma de fazerem como fizeram na JK seria o melhor dos mundos, por assim dizer, mas ao que vemos no 3d preliminar e pelo orçamento que passaram, nÃĢo vejo recursos suficiente para isso, mesmo sabendo que ajudaria muito no quesito de drenagem da cidade.
Por isso polÃtica ÃĐ tÃĢo importante. Eu fico muito triste por ver tanto jogo de interesse de tantos lados, mas ÃĐ o Brasil como ele ÃĐ e podemos mudar de 4 em 4 anos pelo menos o que estÃĄ perto de nÃģs. E olha que atÃĐ julho deste ano, jÃĄ pagamos 2 TrilhÃĩes em tributos. Se o dinheiro fosse usado corretamente sem desvios, imagine sÃģ onde estarÃamos.
Boa Noite Douglas Achei as imagens apavorantes. Muito em funçÃĢo da localizaçÃĢo das residÊncias. Pela legislaçÃĢo, completamente ilegais, visto que nÃĢo respeitam o distanciamento em relaçÃĢo aos cursos dâÃĄgua. Num dos programas de governo do ilustre ex-governador Jaime Lerner, havia uma proposta de um canal navegÃĄvel de Matinhos atÃĐ Pontal do Sul. Este canal teria diversas finalidades: proporcionar o escoamento das ÃĄguas pluviais, dar um espaço para as variaçÃĩes de nÃvel decorrentes das enchentes e lazer com fluxo de barcos. Esta proposta resumia um planejamento para o uso adequado do solo nesta regiÃĢo. Do jeito que estÃĄ hoje, ÃĐ impossÃvel que as moradias contÃguas a este canal nÃĢo sejam afetadas nos perÃodos de grandes precipitaçÃĩes. NÃĢo estÃĄ em curso um plano de uso e ocupaçÃĢo do solo? Considero desde jÃĄ, que um dos grandes desafios deste plano, serÃĄ o destino destas moradias e da definiçÃĢo de ocupaçÃĢo ao longo das margens deste canal. Enquanto isto, a limpeza destes, que deve ser mais frequente, segue como a Única medida de reduçÃĢo dos impactos das enchentes. ParabÃĐns por ser um canal atuante, que nos propicia informaçÃĩes sobre o litoral, principalmente nos quesitos de infraestrutura
Sim, o plano diretor estÃĄ para ser aprovado apÃģs 18 anos. Infelizmente, nÃĢo creio que terÃĄ um direcionamento para desocupaçÃĢo com indenizaçÃĢo. E sim, ÃĐ ocupaçÃĢo ilegal por se tratar de Ãrea de APP. O recuo mÃnimo aqui deveria ser de 30 metros, jÃĄ que o Canal tem menos de 10 de largura, segundo li num dos Produtos no momento da RevisÃĢo do PD, infelizmente nÃĢo foi fiscalizado nem coibido. Mas hÃĄ casas, como vimos, que estÃĢo praticamente com a borda dentro do canal, ÃĐ sim assustador. A ver como se desdobrarÃĄ essa situaçÃĢo.
NÃĢo foi respeitado em nada, o distanciamento das casas à s margens do canal. Logicamente a ÃĄgua saindo da calha do rio vai invadir as casas. Esse sistema utilizado na limpeza, ÃĐ o mesmo que foi utilizado no rio em BalneÃĄrio CamboriÚ.
Infelizmente nÃĢo Rodrigo. Outros inscritos comentaram mesmo isso sobre esse sistema, mas lÃĄ a balsa tinha uma caçamba junto com a maquina, e baldeava a sujeira por um caminhÃĢo munck. Aqui, nÃĢo sei como vÃĢo tirar os resÃduos nem pra onde vÃĢo levar.
Isso ÃĐ muito real Chico, infelizmente ÃĐ algo recorrente. Cheiro de queimado no final do dia ÃĐ impressionante, moro no Riviera 2. Falta fiscalizaçÃĢo infelizmente.
Nativo nessa cidade, ÃĐ incrÃvel como o desmatamento aumentou de uns 5 anos pra cÃĄ. Um erro pelo desmatamento que ÃĐ uma de nossas riquezas em comparaçÃĢo a outros lugares. Outro erro ÃĐ a gente q paga IPTU carÃssimo e chega um povo nÃĢo sei de onde desmata tudo abre umas favela nÃĢo paga IPTU. O ibama sÃģ serve para embargar e encher o saco na beira da praia? E a prefeitura nessas horas? CadÊ?
Verdade Chico. A ocupaçÃĢo irregular ÃĐ um problema gravÃssimo, mas que ocorre pela desigualdade e falta de fiscalizaçÃĢo. O plano diretor atrasado tambÃĐm contribuiu isso. Quanto ao IPTU, Matinhos tem um sistema retrÃģgrado que torna injusto e caro. Deveria ser igual a Curitiba, progressivo. Mas enfim, isso tudo ÃĐ erro de gestÃĢo do executivo e convencia do legislativo infelizmente que vem de gestÃĩes atuais e passadas.
Infelizmente isso ÃĐ dinheiro jogado fora, logo estarÃĄ cheio de mato novamente. O certo era colocar as canaletas igual fizeram na Av. ParanÃĄ, daria atÃĐ mais segurança pros moradores das margens!
à uma condiçÃĢo perigosa sem dÚvidas, mas resolver essa questÃĢo agora ÃĐ algo muito complicado pelo que vejo. A ver nos prÃģximos anos como isso se desenrolarÃĄ pois ÃĐ uma questÃĢo de habitaçÃĢo que precisa ser mexida.
EstÃĢo fazendo obras de melhoramento tenho visto cada vez vou matinhos parabÃĐns ao prefeito e seus funcionÃĄrios de obras municÃpio estÃĄ ficando muito bonito morei aiii 18anos
Respeito sua opiniÃĢo, mas ao que eu escuto foi a pior administraçÃĢo nos Últimos 20 anos aqui. Empregou filhos e irmÃĢos em cargos de secretÃĄrias que, apÃģs a pÃĐssima administraçÃĢo culminaram em denÚncias do MP alÃĐm de diversos outros problemas de administraçÃĢo e obras que começaram e nÃĢo terminaram como por exemplo a do calçadÃĢo dos balneÃĄrios. Muitas promessas nÃĢo cumpridas, diversos acordos polÃticos quebrados e traiçÃĩes que levaram a tantos problemas na administraçÃĢo da gestÃĢo dele. Dizem as mÃĄs lÃnguas que o Governador nÃĢo quer ver o atual mandatÃĄrio nem pintado de ouro na frente.
O mundo estÃĄ muito chato, uma ÃĄrvore nÃĢo pode derrubar, hipocrisia desse povo achar que meia dÚzia de ÃĄrvores vai interferir no ecossistema do planeta.
à apenas Lei. Esse canal ÃĐ uma APP - Ãrea de ProteçÃĢo Permanente e as espÃĐcies nativas da mata atlÃĒntica aqui realmente as vezes parece que tem mais valor que uma vida humana. HÃĄ extremismo em alguns aspectos e intervençÃĩes descabidas do MP, Ongs e UFPR, mas tambÃĐm nÃĢo pode ser uma anarquia que qualquer um pode arrancar qualquer ÃĄrvore a torto e direito, precisa ter equilibrio dos dois lados assim como respeitar a preservaçÃĢo do que ÃĐ necessÃĄrio. Meio Ambiente ÃĐ coisa sÃĐria, mas infelizmente vivemos tempos que esse tema ÃĐ usado para pautas polÃticas e manipulam as pessoas que nÃĢo buscam se informar adequadamente ð.
@@douglas_avellar nÃĢo sou a favor de destruiçÃĢo da moça casa o planeta, mas tem que ter bom senso, tem um monte cadÊ gente no mundo morrendo de fome e tem ambientalista que nunca plantou um pÃĐ de alface , come camarÃĢo e depois quer preservar o bicho.
Muito bom esse vÃdeo. Fico feliz de ver nossa Cidade sendo cuidada.
ðĪðŧ MilhÃĩes de investimento do Governo Estadual.
Nosso litoral estÃĄ ficando, top âĪ
th-cam.com/video/y_rMuAnQkgk/w-d-xo.html
Trabalho top.ð
Obrigado ð
Boa tarde Douglas
VocÊ deveria se candidatar a VEREADOR em MATINHOS.
VocÊ se dedica a mostrar e brigar para que as melhorias aconteçam na regiÃĢo do litoral.
NÃĢo tenho dÚvidas de que seria um ÃTIMO VEREADOR.
Oi Gerson, boa tarde. Eu seria um pÃĐssimo polÃtico sem sombra de dÚvidas. NÃĢo tenho o traquejo correto pra lidar com mentiras, traiçÃĩes e demais situaçÃĩes que ocorrem nesse meio. AlÃĐm disso, tenho muito trabalho pela frente ainda pra fazer minha vida dar certo, atÃĐ lÃĄ, eu seria apenas um parasita sugando o estado.
valeu douglas!
Valeu.
Belas imagens. Douglas, estÃĢo colocando a ponte do Rio Matinhos por completa. ( 11/09/2024 - 15:51 )
Obrigado.
Sim, estou editando as imagens que fiz neste momento sobre a passarela. Logo mais estarÃĄ disponÃvel no canal o vÃdeo.
Top seu trabalho parabÃĐns.
à apenas hobby.
Obrigado.
FantÃĄstico. Que continuem essa limpeza....
ððŧ
Like 363 decolou.ð
Obrigada pelo like
Ãģtimo video, tenho residÊncia nesta regiÃĢo, o importante e dizer que alÃĐm da limpeza tem que ser combatido a ligaçÃĢo clandestina de esgoto, estas casas que estÃĢo prÃģximas ao canal todas tem ligaçÃĢo de esgoto na frente, porem o pessoal nÃĢo faz a ligaçÃĢo correta, e quanto mais esgoto no canal mais se prolifera o mato. Faz um video denunciando .
Eu nÃĢo tenho competÊncia tÃĐcnica pra falar sobre esse tema Ricardo, nem jornalista eu sou na verdade, sou apenas piloto de drone. Esse ÃĐ um tema sanitÃĄrio, que vocÊ propÃĩe, deve ser abordado por um jornalista profissional, eu nÃĢo sou e nem quero ser algo assim.
Mas deveriam mesmo investigar o que vocÊ fala.
O que dÃĄ pra vocÊ fazer quem sabe emendar meu vÃdeo para os jornais tipo, Correio do Litoral, Jb Litoral e por ai vai mencionando isso que vocÊ cita para uma cobertura correta e profissional de quem tem estrutura e poder aquisitivo pra gerar uma reportagem dessas.
Excelente vÃdeo, sempre atualizando os Moradores
Obrigado
Eu que agradeço
Assisti ontem a noite. Sempre Útil a informaçÃĢo. à uma parte de muita utilidade essa da micro drenagem e limpeza do canal!... obrigado como sempre!
Valeu Bruno.
Obrigado Douglas. muito sucesso pra vc!
ðĪðŧððŧ
Apenas respondendo o @NelsonFlauzino que nÃĢo deu pra responder do chat ao vivo, obrigado por acompanhar desde o inÃcio, esse apoio ÃĐ fundamental pra mim.
E sim, as residÊncias, principalmente as do lado Leste do Canal sÃĢo impressionantemente coladas ao canal em alguns locais, do lado Oeste ainda tem a rua, entÃĢo estÃĢo mais protegidas, por assim dizer.
Mas faltam duas coisas, conscientizaçÃĢo e tambÃĐm manutençÃĢo, espero que em breve as coisas melhores nesta regiÃĢo com boas ideais e soluçÃĩes inteligentes.
Boa...JÃĄ criticado em dar pitaco masss em margem de rio tem que ter recuo de no mÃnimo 30 metros entre margem, reparo q tem construçÃĢo em cima do Rio assim nÃĢo da
Isso que vocÊ falou alÃĐm de verdade estÃĄ no Plano Direto e ÃĐ lei nÃĐ. AlguÃĐm pode nÃĢo concordar, mas ÃĐ lei.
Isso que o canal tem menos de 10m de largura, se fosse maior, o recuo poderia ser muito maior. ððŧ
@joaoquirino6525 ali ÃĐ uma ÃĄrea que foi invadida e o pior ÃĐ que a prefeitura ÃĐ conivente pois passou atÃĐ asfalto na rua e eles nÃĢo pagam IPTU jÃĄ do outro lado ( Rua Argentina) aonde nÃĢo ÃĐ ÃĄrea invadida e todos pagam IPTU mais nÃĢo tem asfalto.
Gerou um problema de habitaçÃĢo que vai dar muito trabalho pra resolver. Se houvesse forma de realocar as famÃlias em residÊncias que todos concordassem em ir, seria mais fÃĄcil, mas e o problema em ter tais residÊncias assim como convencer a todos do perigo, problema e que precisa ser sanado?
à uma questÃĢo muito complicada.
ParabÃĐns Douglas! VocÊ sozinho dÃĄ de 10 a 0 no Departamento de ComunicaçÃĢo Social da Prefeitura de Matinhos! Se depender da Prefeitura o povo de Matinhos fica sem saber de nada do que ÃĐ importarÃĄ a populaçÃĢo!
Neste momento, eles nÃĢo podem divulgar mesmo devido a legislaçÃĢo das eleiçÃĩes. Mas tirando isso, essa gestÃĢo de fato foi pior que pÃĐssima em termos de comunicaçÃĢo infelizmente. Perdemos muito com isso, alÃĐm de que nÃĢo podemos ficar sem saber o que estÃĄ acontecendo com nossa cidade, principalmente sobre o andamento das obras e cronograma de atividades bÃĄsicas como essa limpeza do canal DNOS.
Obrigado por acompanhar, forte abraço.
Boa noite, muito bom seu trabalho sempre mantendo a populaçÃĢo informada ,parabÃĐns obrigado. EntÃĢo essa limpeza sÃģ vai atÃĐ o balneÃĄrio Praia Grande ou vai ser feito nos outros balneÃĄrios tambÃĐm?
Boa noite. Obrigado.
EntÃĢo, sobre se vai para outros locais, infelizmente eu nÃĢo sei. A prefeitura nÃĢo divulgou. AliÃĄs, eu gravei esta limpeza por pura sorte, iria fazer um vÃdeo apenas para mostrar como estava o Canal e no fim estavam limpando e aproveitei para registrar essa açÃĢo.
Espero sinceramente que estendam para todo o trecho que pertence a Matinhos, do Flamingo ao MonçÃĩes. ððŧ
Mais um belo trabalho Douglas...mostrando os trabalhos em nossa cidade...
SÃģ acho que poderia ser podado um pouco dessas ÃĄrvores que ficam na beira do rio....
Acredito eu, que isso possa ser feito...seria melhor e ficaria mais limpo e mais claro....
Obrigado Marcelo. Pode sim com a licença certa, e tambÃĐm acho necessÃĄrio assim como nÃĢo deixar resÃduos na borda. Daqui um tempo, veremos como estarÃĄ.ðĪðŧ
OlÃĄ.
Ãtimo vÃdeo e informaçÃĢo.
O povo tambÃĐm vacila, constrÃģi praticamente dentro do rio, aà com o volume de chuva ÃĐ natural o nÃvel da ÃĄgua subir.
Praia de leste tambÃĐm tem um rio na mesma situaçÃĢo.
Pois entÃĢo, essa questÃĢo de falta de fiscalizaçÃĢo/orientaçÃĢo juntamente com a falta de manutençÃĢo culminou nisso infelizmente.
ParabÃĐns pelo seu trabalho,de mostrar esse canal , que estÃĄ muito sujo. Que seja concluÃdo. A invasÃĢo ÃĐ uma das causas. Muita sujeira. Obrigada ð
ðĪðŧððŧ obrigado.
Espero que esteja limpo atÃĐ as fortes chuvas virem.
As casas sÃĢo quase dentro do cÃģrrego, e depois nÃĢo querm que a ÃĄgua nÃĢo entre, dentro das coas cada a distÃĒncia permitida, e bom que estao limpando mais e trabalho de formiguinhas, os prÃģprios moradores tem que ter consciÊncia , e nÃĢo jogar lixo no cÃģrrego ð
ðŦĄ
Agradecendo mais uma vez meu amigo Douglas pelas imagens, que ÃĐ de mera importÃĒncia para todos, principalmente para o povo paranaense, porque vocÊ estÃĄ divulgando essas melhorias a vista de milhares de pessoas que acompanham seu canal, muitos ficam a par dessas infraestruturas que vem acontecendo em Matinhos e no litoral e saber sobre mais esses investimentos, que pode melhorar a qualidade de vida de todos, e acho que poderia colocar mais de uma Minidraga adaptada para fazer essa limpeza, uma sÃģ vai levar mais de um mÊs para concluir isso tudo, e tambÃĐm dizer que poderia ter projetado e planejado no passado uma melhor estrutura desse canal, na verdade, todos os canais que existem no litoral, dÃģ de gastar dinheiro fazem projetos mal executados, porque que os polÃticos brasileiros nÃĢo tentam copiar o que os paÃses de primeiro fazem para resolver esses problemas cotidianos e tentam implementar tambÃĐm no paÃs..!Um grande abraço parceiro e TMJ...(* _ *)
Valeu pela mensagem Luca;
EntÃĢo, ÃĐ algo que vai precisar mesmo se quiserem terminar antes.
O canal foi executado pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento jÃĄ extindo, esse DNOS, mas ficou pela manutençÃĢo do municÃpio agora. Veremos o que vai dar isso.
Abraço, tmj.
@@douglas_avellar âââ
Aqui no Riviera estÃĢo limpando e deixando todo o material nas margens, vai voltar tudo pro canal...
Tem que passar algum caminhÃĢo tirando, senÃĢo nÃĢo adianta nada nÃĐ.
Moro em Curitiba mas adoro matinhos, essa mÃĄquina precisa ficar em definitivo destacada o ano todo fazendo manutençÃĢo nesses cÃģrregos. Em CamboriÚ teve uma açÃĢo dessas tambÃĐm. Mas em Matinhos a extensÃĢo e a complexidade sÃĢo maiores.
Precisa mesmo. Outro inscrito, o Claudio, disse que em BalneÃĄrio fizeram assim, mas na balsa flutuante tem uma caçamba que quando enche, um caminha munck tira e assim avança a limpeza.
Deveriam copiar e se manter ativa todo o ano.
JÃĄ tivemos oportunidade de ver uma mÃĄquina semelhante fazer limpeza do canal em Ipanema..
Qualquer esforço ÃĐ vÃĄlido mas vejo fragilidade desse equipamento pois seu rendimento parece insuficiente frente à tarefa a ser cumprida.Sem cÃĢo ,caça-se como gato. à o que tem ,vai se em frente.
Valeu Luiz. Pelo que o pessoal tem dito, ÃĐ semelhante mesmo.
Adorei o trocadilho, fazia anos que eu nÃĢo escutava kkk
ððžððžððž tem que ser constante esse trabalho.
Com certeza.
ððð
Valeu.;
Onde eu moro (Araçatuba, interior de SÃĢo Paulo) tem um corrego que quando a prefeitura nÃĢo limpa na ÃĐpoca das secas, quando vem as chuvas ele transborda e vira um caos no bairro.
Isso acontece em quase toda a cidade, pois nÃĢo fizeram a limpeza.
à um problema recorrente que tem aqui tambÃĐm infelizmente.
Ãtimas imagens, Douglas.
Essa mÃĄquina levarÃĄ mais de 1 ano para limpar o canal. Nas areas livres deveria ter mÃĄquina grande.
Prefeitura deveria desapropriar as casas ao lado do canal e fazer avenida paralela em ambos os lados.
Mais rnchentes nos aguardamðĒ.
Sim, vai demorar pelo que vemos, mas tomara que terminem pelo menos este trecho que nÃĢo ÃĐ tÃĢo grande sabe, se terminar antes de dezembro, jÃĄ ajuda a aliviar um problema grande na cidade nessa regiÃĢo.
Moço, tenho uma duvida, eu sei que muita gente chama o rio que desembocava na praia de esgoto, pode me falar se ÃĐ verdade ou e apenas sujeira e nÃĢo "cocÃī"
Bom, o que eu falar vÃĢo ser apenas palavras, entÃĢo, segue link de balneabilidade das nossas praias:
www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2024-02/8_boletim_balneabilidade_litoral.pdf
TambÃĐm, o esgoto encanado pode ser consultado no Google, digite assim:
"Percentual de saneamento em Matinhos?"
E terÃĄ a resposta que precisa tambÃĐm.
Sempre que eu respondo essa pergunta sua, sou tirado pra mentiroso, entÃĢo, que cada um forme sua opiniÃĢo baseado em pesquisas oficiais pois ÃĐ o jeito certo de se ter informaçÃĩes corretas.
â@@douglas_avellarmuito obrigado
ðĪðŧ
Douglas, boa noite!
Derrubar a ÃĄrvore nÃĢo pode, mas podar pode!
O fato ÃĐ que a Prefeitura de Matinhos, ou seja seus prefeitos de uma maneira geral, sempre deixaram a desejar!
à um abandono geral!
Opa. Boa noite.
Podar pode mesmo se tiverem a licença.
Esse ano acho que as coisas mudam.ððŧ
Tem que mobilizar moradores pra manter limpoâĶ
Concordo.
à flagrante o desrespeito do CÃģdigo Florestal. VÃĄrias casas construÃdas na margem do canal o que impede a
o acesso de mÃĄquinas e caminhÃĩes para a manutençÃĢo do cabal.
Infelizmente sim Nelson.
Gente os moradores e quem tem imovel tem ajudar na limpesa
Acredito que tenham que ajudar na conservaçÃĢo tambÃĐm.
Boa noite Douglas eu vi eles limparem um cÃģrrego assim em BalneÃĄrio CamboriÚ, sÃģ que na balsa tinha tambÃĐm uma caçamba , assim que enchia o muk retirava para descarte.Grato pelas filmagens e que Deus te abençoe sempre ðĪ
Boa noite Claudia. Seria mais inteligente assim mesmo. Deveriam copiar viu.
Deus abençoe ððŧ
OlÃĄ Douglas, muito importante esse vÃdeo, parabÃĐns pelo seu trabalho. Vc sabe nos dizer se essa mÃĄquina vai limpar os canais nos balneÃĄrios tambÃĐm?
Oi Thereza, infelizmente somente a prefeitura poderia responder isso. Pra ter ideia, eu nem imaginava que a mÃĄquina estava ali neste momento em que fui gravar, registrei esse fato por mera sorte. Espero que sim, que façam a limpeza em todo o Canal no territÃģrio de Matinhos que vai atÃĐ o MonçÃĩes.
Deveriam retirar todas essas ÃĄrvores
ðŠīðŋðģ
Boa Douglas em Mostar esse canal âĶ que ÃĐ lindo masâĶ a populaçÃĢo joga muito lixo neleâĶ ele estÃĄ invadido por ocupaçÃĢo irregularâĶ poderia ser um baita acesso por ciclovias âĶ parabÃĐns!
Esse ÃĐ um dos principais canais de importÃĒncia para a Drenagem da Cidade do Glamingo ao MonçÃĩes, ou seja, em mais da Metade de Matinhos. Vem de muito tempo feito pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento, mas que atÃĐ hoje tem um papel fundamental na drenagem dessa regiÃĢo mais prÃģxima a Mata. Inclusive ÃĐ uma ÃĄrea de proteçÃĢo permanente - APP.
Tem muito cachorro solto nessa regiÃĢoâĶ
Boa noite Douglas, poderia comparar as imagens da esquina da rua ponta grossa com a Av. PARANÃ. Onde estÃĢo construindo um prÃĐdio. Tenho a impressÃĢo que taparam parte da calha coletora da microdrenagem naquela esquina.
Boa noite. O prÃĐdio ali ÃĐ o Monte Lazuli, da Inc Forte Home e TJ Consturora, duvido que tenham mexido nas obras do Estado ou fechado o que quer que seja a menos que tenha havido algum acordo.
Conheço os responsÃĄveis diretos pela obra e atÃĐ os donos do empreendimento, sÃĢo pessoas sÃĐrias que jamais alterariam o que quer que seja sem a devida autorizaçÃĢo correta.
A mÃĄquina nÃĢo ÃĐ suficiente para realizar a limpeza, deveria ser ao menos duas ou trÊs, em alguns pontos deveria ter acesso a rua para baldeio desse material q esta saindo do rio. Tioo uma mÃĄquina vai carpindo esse mato e limpando, uma empura pelo rio outra carregaria nos caminhÃĩes. Nao fazendo estoque desse material pois deve ser de mal cheiro. Minha opiniÃĢ. Bom trabalho Douglas.
ððŧðĪðŧ
OiÊ Douglas , ÃĐ bom de ver o lado bonito do litoral,mas acho muito importante tbm mostrar o lado ruim, o que estÃĄ sendo feito pra melhorar. Aonde vai o dinheiro dos impostos dos moradores. Abraços
Sim, acho importante porque ÃĐ o lado que vai desenvolver.ððŧðĪðŧ
Excelente vÃdeo. Em minha modesta opiniÃĢo, o que se deveria estudar ÃĐ criar lagoas e canais artificiais, para captaçÃĢo da ÃĄgua de chuva. Matinhos estÃĄ 3mts acima do mar, de um lado morro e do outro mar. Quando chove muito, o acÚmulo de ÃĄgua nÃĢo tem para onde escorrer. Canais e lagoas artificiais fariam a captaçÃĢo do excesso de ÃĄgua.
Em Curitiba, na regiÃĢo do BoqueirÃĢo, inundava muito, pois o Rio BelÃĐm nÃĢo dava conta de tanta ÃĄgua. Foi feito um "rio" paralelo, aumentando muito a captaçÃĢo, os alagamentos reduziram muito.
Deveria ser uma obra de grande porte. Abraço.
A pergunta ÃĐ, em que local fariam essa lagoa ÃĐ canais artificiais? Matinhos nÃĢo pode avançar nem para o mar e nem para a mata. Um plano diretor errado que proibia a verificaçÃĢo deu nisso juntamente com a falta de fiscalizaçÃĢo/orientaçÃĢo. Poder pÚblico falhou miseravelmente deixando as ocupaçÃĩes acontecerem desordenadamente.
Imagine nessa duplicaçÃĢo entre Praia de Leste a Matinhos, um canal de uns 12mts de largura por uns 3mts de profundidade, e a rodovia em cima. Qual seria o volume de acumulaçÃĢo de ÃĄgua nesse canal artificial? AlÃĐm de fazer uns 2 ou 3 escoamentos para o mar.
Pelo que vemos, o orçamento da obra ÃĐ de 14,2km.
Em CaiobÃĄ, nos 1,350 metros que houveram a Macrodrenagem, o custo dÃģi de 10 milhÃĩes apenas para a execuçÃĢo da Macro.
O EVTEA dos projetos passam por etapas econÃīmicas financeiras alÃĐm das ambientais. Se houvesse uma forma de fazerem como fizeram na JK seria o melhor dos mundos, por assim dizer, mas ao que vemos no 3d preliminar e pelo orçamento que passaram, nÃĢo vejo recursos suficiente para isso, mesmo sabendo que ajudaria muito no quesito de drenagem da cidade.
@@douglas_avellar pois ÃĐ, sempre passando por orçamento e pior, pelos polÃticos. Pra isso nunca tem verba. PaciÊncia.
Por isso polÃtica ÃĐ tÃĢo importante. Eu fico muito triste por ver tanto jogo de interesse de tantos lados, mas ÃĐ o Brasil como ele ÃĐ e podemos mudar de 4 em 4 anos pelo menos o que estÃĄ perto de nÃģs. E olha que atÃĐ julho deste ano, jÃĄ pagamos 2 TrilhÃĩes em tributos. Se o dinheiro fosse usado corretamente sem desvios, imagine sÃģ onde estarÃamos.
Boa Noite Douglas
Achei as imagens apavorantes.
Muito em funçÃĢo da localizaçÃĢo das residÊncias.
Pela legislaçÃĢo, completamente ilegais, visto que nÃĢo respeitam o distanciamento em relaçÃĢo aos cursos dâÃĄgua.
Num dos programas de governo do ilustre ex-governador Jaime Lerner,
havia uma proposta de um canal navegÃĄvel de Matinhos atÃĐ Pontal do Sul.
Este canal teria diversas finalidades: proporcionar o escoamento das ÃĄguas pluviais, dar um espaço para as variaçÃĩes de nÃvel decorrentes das enchentes e lazer com fluxo de barcos.
Esta proposta resumia um planejamento para o uso adequado do solo nesta regiÃĢo.
Do jeito que estÃĄ hoje, ÃĐ impossÃvel que as moradias contÃguas a este canal nÃĢo sejam afetadas nos perÃodos de grandes precipitaçÃĩes.
NÃĢo estÃĄ em curso um plano de uso e ocupaçÃĢo do solo?
Considero desde jÃĄ, que um dos grandes desafios deste plano, serÃĄ o destino destas moradias e da definiçÃĢo de ocupaçÃĢo ao longo das margens deste canal.
Enquanto isto, a limpeza destes, que deve ser mais frequente, segue como a Única medida de reduçÃĢo dos impactos das enchentes.
ParabÃĐns por ser um canal atuante, que nos propicia informaçÃĩes sobre o litoral, principalmente nos quesitos de infraestrutura
Sim, o plano diretor estÃĄ para ser aprovado apÃģs 18 anos. Infelizmente, nÃĢo creio que terÃĄ um direcionamento para desocupaçÃĢo com indenizaçÃĢo.
E sim, ÃĐ ocupaçÃĢo ilegal por se tratar de Ãrea de APP.
O recuo mÃnimo aqui deveria ser de 30 metros, jÃĄ que o Canal tem menos de 10 de largura, segundo li num dos Produtos no momento da RevisÃĢo do PD, infelizmente nÃĢo foi fiscalizado nem coibido. Mas hÃĄ casas, como vimos, que estÃĢo praticamente com a borda dentro do canal, ÃĐ sim assustador.
A ver como se desdobrarÃĄ essa situaçÃĢo.
Nota-se as invasoes na beira do canal
Infelizmente ÃĐ um dos problemas.
NÃĢo foi respeitado em nada, o distanciamento das casas à s margens do canal. Logicamente a ÃĄgua saindo da calha do rio vai invadir as casas.
Esse sistema utilizado na limpeza, ÃĐ o mesmo que foi utilizado no rio em BalneÃĄrio CamboriÚ.
Infelizmente nÃĢo Rodrigo.
Outros inscritos comentaram mesmo isso sobre esse sistema, mas lÃĄ a balsa tinha uma caçamba junto com a maquina, e baldeava a sujeira por um caminhÃĢo munck. Aqui, nÃĢo sei como vÃĢo tirar os resÃduos nem pra onde vÃĢo levar.
Olhando as imagens aÃĐreas com o drone ÃĐ notÃĄvel o tamanho dos desmatamentos q esta acontecendo na ÃĄrea da mata. CadÊ a fiscalizaçÃĢo?
Isso ÃĐ muito real Chico, infelizmente ÃĐ algo recorrente. Cheiro de queimado no final do dia ÃĐ impressionante, moro no Riviera 2. Falta fiscalizaçÃĢo infelizmente.
Nativo nessa cidade, ÃĐ incrÃvel como o desmatamento aumentou de uns 5 anos pra cÃĄ. Um erro pelo desmatamento que ÃĐ uma de nossas riquezas em comparaçÃĢo a outros lugares. Outro erro ÃĐ a gente q paga IPTU carÃssimo e chega um povo nÃĢo sei de onde desmata tudo abre umas favela nÃĢo paga IPTU. O ibama sÃģ serve para embargar e encher o saco na beira da praia? E a prefeitura nessas horas? CadÊ?
Verdade Chico. A ocupaçÃĢo irregular ÃĐ um problema gravÃssimo, mas que ocorre pela desigualdade e falta de fiscalizaçÃĢo.
O plano diretor atrasado tambÃĐm contribuiu isso.
Quanto ao IPTU, Matinhos tem um sistema retrÃģgrado que torna injusto e caro. Deveria ser igual a Curitiba, progressivo.
Mas enfim, isso tudo ÃĐ erro de gestÃĢo do executivo e convencia do legislativo infelizmente que vem de gestÃĩes atuais e passadas.
Infelizmente isso ÃĐ dinheiro jogado fora, logo estarÃĄ cheio de mato novamente. O certo era colocar as canaletas igual fizeram na Av. ParanÃĄ, daria atÃĐ mais segurança pros moradores das margens!
Pois ÃĐ. Mas custaria uns 100 milhÃĩes no mÃnimo pra atender apenas Matinhos.
Salve amigo Douglas achei meio sem sentido o modo de trabalho da execuçÃĢo da mÃĄquina. Curitiba / Navegantes SC.
Acho que estÃĄ no inÃcio, vamos ver daqui um tempo o resultado;; =)
Acho que estÃĄ em processo e provavelmente limparÃĢo as bordas na sequÊncia. Valeu...
No minimo umas 6 mÃĄquinas trabalhando humilhante uma mÃĄquina trabalhando .
ð
VÃĄrias moradias que estÃĢo quase dentro do canal, deveriam ser retiradas e alargar o canal, que ficaria linda com ciclovias
à uma condiçÃĢo perigosa sem dÚvidas, mas resolver essa questÃĢo agora ÃĐ algo muito complicado pelo que vejo.
A ver nos prÃģximos anos como isso se desenrolarÃĄ pois ÃĐ uma questÃĢo de habitaçÃĢo que precisa ser mexida.
EstÃĢo fazendo obras de melhoramento tenho visto cada vez vou matinhos parabÃĐns ao prefeito e seus funcionÃĄrios de obras municÃpio estÃĄ ficando muito bonito morei aiii 18anos
Respeito sua opiniÃĢo, mas ao que eu escuto foi a pior administraçÃĢo nos Últimos 20 anos aqui.
Empregou filhos e irmÃĢos em cargos de secretÃĄrias que, apÃģs a pÃĐssima administraçÃĢo culminaram em denÚncias do MP alÃĐm de diversos outros problemas de administraçÃĢo e obras que começaram e nÃĢo terminaram como por exemplo a do calçadÃĢo dos balneÃĄrios.
Muitas promessas nÃĢo cumpridas, diversos acordos polÃticos quebrados e traiçÃĩes que levaram a tantos problemas na administraçÃĢo da gestÃĢo dele.
Dizem as mÃĄs lÃnguas que o Governador nÃĢo quer ver o atual mandatÃĄrio nem pintado de ouro na frente.
O mundo estÃĄ muito chato, uma ÃĄrvore nÃĢo pode derrubar, hipocrisia desse povo achar que meia dÚzia de ÃĄrvores vai interferir no ecossistema do planeta.
à apenas Lei. Esse canal ÃĐ uma APP - Ãrea de ProteçÃĢo Permanente e as espÃĐcies nativas da mata atlÃĒntica aqui realmente as vezes parece que tem mais valor que uma vida humana. HÃĄ extremismo em alguns aspectos e intervençÃĩes descabidas do MP, Ongs e UFPR, mas tambÃĐm nÃĢo pode ser uma anarquia que qualquer um pode arrancar qualquer ÃĄrvore a torto e direito, precisa ter equilibrio dos dois lados assim como respeitar a preservaçÃĢo do que ÃĐ necessÃĄrio. Meio Ambiente ÃĐ coisa sÃĐria, mas infelizmente vivemos tempos que esse tema ÃĐ usado para pautas polÃticas e manipulam as pessoas que nÃĢo buscam se informar adequadamente ð.
@@douglas_avellar nÃĢo sou a favor de destruiçÃĢo da moça casa o planeta, mas tem que ter bom senso, tem um monte cadÊ gente no mundo morrendo de fome e tem ambientalista que nunca plantou um pÃĐ de alface , come camarÃĢo e depois quer preservar o bicho.
Concordo plenamente contigo.