AMOR PRETO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • A intelectual e escritora bell hooks (nascida Gloria Jean Watkins, 1952-2021) tem vasta produção teórica a respeito do amor como elemento fundamental à disputa política e à sobrevivência (físico-espiritual, psíquica, material, subjetiva e emocional) da comunidade negra em diáspora. Este conceito é amplo e avança sobre relações afetivas não românticas, abarcando relações familial-parentais, de amizade e/ou travadas em quaisquer círculos sociais - embora a afetividade de tipo romântica (entre casais ou quaisquer outras formações semelhantes) também receba tratamento aprofundado.
    Em muitas de suas elaborações, hooks defende, de diferentes formas, que a população negra precisa combater "a falta de amor" ("Vivendo de amor", 1994). As relações afetivas cumprem um importante papel de superação das violências impostas por sociedades racistas.
    "Muitos negros, e especialmente as mulheres negras, se acostumaram a não ser amados e a se proteger da dor que isso causa, agindo como se somente as pessoas brancas ou outros ingênuos esperassem receber amor", escreveu a autora em 'Vivendo de amor' (1994). hooks encerra o texto, afirmando que "quando conhecemos o amor, quando amamos, é possível enxergar o passado com outros olhos; é possível transformar o presente e sonhar o futuro. Esse é o poder do amor. O amor cura".
    Para Roger Cipó, fotógrafo, Ogan e influenciador crítico preto, "qualquer ação de amor preto é um ato de cura, proteção e cuidado".
    Nosso convidado Renato Nogueira, escritor, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (UFRRJ) e ensaísta, fala sobre o amor como potência de restauração.
    Tati Brandão, palestrante, mentora e professora de Liderança Inclusiva, com foco na afetividade e escutatória (aprender a escutar de forma profunda e empática), afirma: "Hoje em dia, falar de amor, viver em amor, transbordar afeto, exercitar afeto são atos de coragem".
    Nosso convidado Adalberto Neto, jornalista, dramaturgo e influencer, vencedor dos Prêmios Shell, Ubuntu e Reconhecimento Popular pela peça "Oboró - Masculinidades negras", afirma: "O amor preto cura, porque esta troca de afeto entre pessoas iguais a nós só alimenta nossa autoestima".
    Fontes de pesquisa: Mundo Negro, UOL, Geledés, Carol Society.
    O Canal Preto gostaria de agradecer aos nossos convidados e convidada.
    Renato Nogueira - Escritor, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (UFRRJ) e ensaísta.
    Tati Brandão - Palestrante, mentora e professora de Liderança Inclusiva, com foco na afetividade e escutatória (aprender a escutar de forma profunda e empática).
    Adalberto Neto - Jornalista, dramaturgo e influencer. Vencedor dos Prêmios Shell, Ubuntu e Reconhecimento Popular pela peça "Oboró - Masculinidades negras".
    Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
    #CanalPreto #AmorPreto #Amor #Resistência

ความคิดเห็น • 11

  • @andersonricardodasilva8420
    @andersonricardodasilva8420 ปีที่แล้ว +4

    Sou um homem preto casado e temos uma filha negra e ouvir isto me anima ainda saber que nos negros podemos nos amar e sem medo do que vou dizer o amor de uma mulher negra e inigualável e mágico tem lógico nossos dias ruins mais ainda assim e melhor e mais puro .

  • @neumalopes2951
    @neumalopes2951 2 ปีที่แล้ว +5

    Que tema lindo!!!! Amor preto eleva nossa estima. Tematica apropriado ao dia dos namorados

  • @marlucesantos54
    @marlucesantos54 2 ปีที่แล้ว +3

    Bom dia Tema maravilhoso, falar de amor preto é você cuidar do outro parabéns.

  • @alexandreteodorodeoliveira8496
    @alexandreteodorodeoliveira8496 29 วันที่ผ่านมา

    eu preciso de um amor, preto. uma negra que corra comigo, seja fiel

  • @alvaropinocoviello3224
    @alvaropinocoviello3224 2 ปีที่แล้ว +2

    Adorei! é para refletir e levar a nossa comunidade, alunos...!

  • @isabellima1807
    @isabellima1807 4 หลายเดือนก่อน

    Eu preciso de um amor preto 🌹🌹🌹🌷🌷❤

  • @MarianaSantos-if3qv
    @MarianaSantos-if3qv 2 ปีที่แล้ว

  • @alexandreteodorodeoliveira8496
    @alexandreteodorodeoliveira8496 29 วันที่ผ่านมา

    a união inter racial, nao é igual ao amor preto. a mulher btranca quer o negro estabilizado, de carrao, , bom emorego. a negra luta, e crescem juntos assim penso eu

  • @paulocalazansimoveis
    @paulocalazansimoveis ปีที่แล้ว +1

    Amor aos iguais. Isso me parece falta de amor ao próximo. Independente de cor de pele poderia existir amor humano. Sei lá. Acho meio contraditório. Sou filho de preto e vejo beleza em todas as raças. Meus filhos tem mães pretas, mas qual o problema se fossem de outra raça? Sei lá. Falta de amor próprio projetado em outras pessoas.

    • @MARCOSMLV1991
      @MARCOSMLV1991 ปีที่แล้ว +3

      preservar a raça negra é fundamental

    • @nayaraalves3643
      @nayaraalves3643 10 หลายเดือนก่อน +3

      Fala isso por brancos eles não ver isso não principalmente quando não é seus iguais