Significações da periferia: representações, confluências e transgressões - (2° parte)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Título: "Representações socioculturais da periferia".
    Docente: Ary Pimentel.
    Duração: 35’27”
    Realização: Novembro 2018
    Local: Galpão Bela Maré
    .
    Resumo: Esta aula, dividida em duas partes, tem por objetivo analisar a cena cultural e artística das periferias na construção de identidades plurais no contemporâneo, as multiplicidades culturais dos territórios populares e produção de narrativas estéticas como invenção de representações de potências da periferia. As reflexões aqui propostas nos ajudam a entender como as representações nos permitem o contato com o mundo e como elas constroem as identidades periféricas por meio das representações do real e simbólicas.
    .
    Apresentação: O curso Significações da periferia: representações, confluências e transgressões busca compartilhar, a partir da crítica aos paradigmas hegemônicos, diferentes repertórios conceituais e de experiências corporificadas dos significados plurais das periferias urbanas na contemporaneidade. Para além da desconstrução de estereótipos e estigmas que marcam sujeitos e territórios periféricos, desejamos mobilizar outras possibilidades de leitura, reconhecimento e afirmação das periferias como potências de invenção de representações socioculturais, de confluências das diferenças de ser e de transgressões políticas de desigualdades sociais e distinções corpóreo-territoriais.
    .
    Objetivo Geral: O curso proposto é um convite ao debate qualificado de reposicionamento das periferias como centralidades de formulação de utopias do Direito à Cidade. Trata-se, portanto, do exercício de construção compartilhada de narrativas apoiadas em novos referenciais teóricos, políticos, culturais, corpóreos e territoriais para pensar, viver e transformar o mundo da vida, tendo como referência os sujeitos em suas periferias múltiplas existências.
    .
    Leituras complementares:
    FERRÉZ (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
    FLUSSER, Vilém, 1920. Filosofia da caixa preta. São Paulo : Hucitec, 1985.
    SOUZA, Marcelo Lopes. Território: Sobre Espaço e Poder, Autonomia e Desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003.
    FRAGA, Carlos Tadeu. Até quando? In: SILVA , Jailson de Souza. RIPPER, João Roberto. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2005,p.7.
    SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2003.
    DALCASTAGNÈ, R. A personagem do romance brasileiro contemporâneo:. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 26, p. 13-71, 14 jan. 2011.
    .
    Biografia: Licenciado em Letras (Português-Espanhol e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. MESTRADO (1995) e DOUTORADO (2001) em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras - UFRJ. Pós-doutorado pelo PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) - Faculdade de Letras - UFRJ (2016). Desde 1999, professor de Literaturas Hispano-Americanas da Faculdade de Letras da UFRJ, onde ministra cursos para alunos de Português-Espanhol e Português-Literaturas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas. Tem experiência na área de Letras (ensino e pesquisa de Literatura). Desenvolve os projetos de pesquisa: DO PROIBIDÃO AO FUNK OSTENTAÇÃO: negociando um lugar na cena
    musical carioca; e FRONTEIRAS DO LITERÁRIO E O LOCAL DA CULTURA NA AMÉRICA LATINA: Território e subalternidade em debate. Em 2016, concluiu estágio de Pós-Doutorado no PACC da Faculdade de Letras - UFRJ com a projeto; Vozes proibidas nas margens da cidade: performance, circuito e figurações dos infames no Funk Proibido.

ความคิดเห็น •