Outra coisa que não gosto da fala dele é "espetar" o carro na tomada. Qual é o problema? Nós já "espetamos" celulares, geladeira, etc. O carro pode ser perfeitamente um celular ambulante.
Problema nenhum… se não tivéssemos apagão, bandeira vermelha, termoelétricas, 24hs pra carregar, gente que não tem carro pagando a conta….. problema nenhum 👍
@@AFONTE esqueceu da energia solar amigo, carrego o meu volvo com ela, só pra constar na sua conclusão. Está sendo conversado sobre um futuro inevitável.
@@CarlosEduardo-ki9zv mas o sistema solar também exige b a T e r i a s Que tal sair da sua caixinha ? Estamos falando de centenas de milhões de automóveis …
Cesar , respeito muito seu trabalho. Sua visão tem valor, até pelo seu trabalho na área. Aqui é apenas uma opinião para contribuir com o debate. Torço muito para a tecnologia do álcool/eletricidade deslanchar. Ou seja, ir para o mercado. Sobretudo se o preço do veículo não alterar, como você fala e se baixar, melhor ainda. Há alguns anos vejo falar dessa tecnologia e cria-se uma ansiedade por não vê-la na prática.
Cesar , analisando sua ponderação é muito mais viável pois já temos toda uma rede de distribuição em todo o território nacional . Realmente mil vezes melhor . Vc explicou muito didaticamente ,parabéns . 👍👍🙏
Comprei um só porque tenho a mania do ambientalismo, mas fazendo contas não compensa, custa a mais, que o valor que vc gasta em gasolina em 20 anos, depois tem que carregar de eletricidade, se carregar num posto, fica maus caro que a gasolina, carregando em casa compensa, mas nunca se esqueça do valor que pagou a mais no inicio. Agora pense se tiver que trocar as baterias no meio de vida do carro, faça as contas em quanto fica a brincadeira.
Exato No ponto de vista econômico e logístico não está compensando E nem no principal que é o ambiental Como ele mesmo explicou no vídeo O negócio tá complicado Na minha opinião Não é só um caminho que devemos tomar para solucionar o nosso problema (no caso esse o ambiental) E sim vários caminhos e opções Solucionando o nosso problema tá bom Teríamos várias alternativas pra vários gostos e necessidades etc Poderia ser elétrico como o seu se por ventura as coisas comessem a se sustentar Ou a etanol como no vídeo ou até mesmo outro tipo.
E muita babaquice não sabe se vai está vivo até esse projeto ser realida o dia de a manhã pertence a Deus que tem condições de comprar um carro elétrico compre e melhor do que está sustentando esse governo das trevas com a compra de combustível
É o que eu falo com meus companheiros, já temos a matriz energética não fóssil, o etanol. Todo carro a gasolina pode ser convertido e outra a maioria das plantas que podem produzir álcool, pode tbm produzir etanol. Imagina num posto de reabastecimento elétrico com 30 tomadas e uma fila de 100 carros que não podem seguir adiante. Quantos dias pra recarregar todos e não adianta ter galão na mala.
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
Tenho refletido sobre o assunto. Diante da reflexão, estou optando pelo carro híbrido , esperando que o futuro seja o carro com célula de combustível. O caso das locomotivas diesel elétricas são emblemáticos. O problema mais sério do carro elétrico é a demanda solicitada do Sistema Elétrico. Acompanhei a recarga de um pequeno Volvo , num dos pontos de Alta Potência na Riviera de São Lourenço- 2 pontos de 100kW e 2 pontos de 22kW. No instante observado a potência de recarga operava com 40kW e se não me engano a bateria estava com 48% de carga. É muita potência pro Sistema Elétrico e extremamente danoso , repetidas recargas profundas nas atuais baterias.
Olá meu amigo! Tudo bem? Adorei seu comentário. Quando vc testemunha o carregamento e observa que o carregamento “rápido” depende mais da bateria do que do carregador. O motor elétrico é bom, a indústria está empenhada em substituir a bateria e o uso da rede elétrica por soluções mais sustentáveis e mais práticas.
Uma observação, o carro elétrico a baterias entrega toda esse torque e potência quando totalmente carregado, pois ao longo do uso a tensão vai caindo e consequentemente a corrente também, fazendo com que o desempenho também caia. Então está aí mais uma coisa que ninguém fala sobre esses carros elétricos, eles não tem esse torque e potência infinitos. Qualquer motor seja ele qual for, ainda está sujeito às leis da física.
Com a tecnologia atual amplamente disponível no mercado, as placas solares fotovoltaicas dariam um aumento de autonomia de 20% aproximadamente aos carros elétricos. Pode parecer pouco, mas isso já seria o suficiente para evitar de ficar com o carro parado em lugares potencialmente perigosos por falta de lugar para recarregar as baterias. Porque, cá entre nós, quando falta combustível no carro geralmente é durante a noite e em lugares distantes. Colocar placas solares fotovoltaicas no teto seria relativamente fácil e tranquilo, o desafio seria colocar no capô com alguma tecnologia antirreflexo para evitar que o motorista perca a visibilidade da estrada sem causar perda de eficiência.
Então, César, eu espero que vingue mesmo o ETANOL para os carros elétricos. Mas também o ETANOL é muito caro. O que adianta ter esse combustível se ele tem seguir o preço do petróleo? Se desmembrar o preço do ETANOL junto a gasolina, então valerá apena.
Olá Cesar, estou vendo o vídeo 04/10/2022. Nos anos 70 vi na UFMG uma exposição de demonstração e havia um caminhão (Sueco, acho) equipado com motor de ciclo diesel, movido a etanol. Usavam um aditivo (produzido a partir do etanol) na alimentação deste motor, com taxa de compressão pouco menor que os motores a diesel. Se a memória não me trai, tx de compressão: 1:16 +- Acho que um motor como este seria interessante do ponto de vista de rendimento térmico. Conhece alguma coisa sobre estes motores a etanol ou outro tipo?
exatamente ! o circuito na se fecha com as opções de carros elétricos que temos hj. Quer seja por autonomia, por infraestrutura de carregamento, disponibilidade de energia suficiente em larga escala; preço, peso e como descartar as baterias.
2 ปีที่แล้ว
Só para acrescentar. Temos Etanol feito do milho que é bastante eficiente. Pesquisem sobre… usinas no Brasil… Usinas flex
E daí? Plantar não exige clima favorável? Água pra caceta na irrigação? Hectares de terras que podia ter alimento (o milho por exemplo) pra queimar pra carros de passeio? Tu acha que não haverá manipulação de preços?. Na primeira vontade de aumentar os preços vão preferir exportar açúcar e faturar em dólar Fica na mão do agro pra você ver
César, tomei conhecimento agora sobre este assunto. Parabéns pela análise. Não sei se fico contente ou triste. Fico feliz pelo seu otimismo. Por dizer que grandes montadoras e outras empresas estão estudando e desenvolvendo o carro elétrico a partir do etanol. Não consigo ser tão otimista. Na temos empresa automobilística (montadora) nacional. Às "nossas" montadoras são multinacionais. Os seus produtos são,cada vez mais, para serem comercializados em continentes diferentes. Me pergunto qual o interesse (das montadoras multinacionais) de desenvolver o carro elétrico a partir do etanol apenas para o Brasil? Qual outro grande mercado se interessaria? Não acredito que o Europeu embarca nessa idéia. O E.U.A. anda tem baixa produção de etanol. China, Rússia e Índia, não tenho informações sobre o etanol. Sem falar em México, América do Sul (exceto Brasil). Enfim, apesar de ficar muito contente com este projeto, talvez, a depender "deles" não passe de um sonho. César, agradecemos se continuar a atualizar sobre este assunto.
Cara não é possível que a gente esteja pra trás nesse sentido combustíveis. O astro físico nils falou numa palestra que nós estamos na frente deles porque vamos fazer um avião voar com álcool.
Eu não vejo solução na dependência do agro pra combustível e abastecer toda a frota nacional. Além de problemas climáticos comprometer a safra, pode haver manipulação de preços tanto entre produtores e usineiros Sabemos das sacanagens ao longo da história com os preços do petróleo. Depender única e exclusivamente dessa matriz é ficar com o carro nas filas de postos em busca de combustível Isso já aconteceu na década de 80 com o pró álcool deixando milhares de motoristas com a gasolina cara mesmo E naquela época a alimentação era carburada então nem sinal de motor flex Imagina o problema traumático que foi.
Acredito que o carro a etanol híbrido seja o mais viável para a economia brasileira. Em médio prazo temos a capacidade de oferecer veículos populares híbridos com etanol e exportar está tecnologia para os países de grandes extensões territoriais com áreas agricultáveis O Brasil é abençoado
Os tempos são outros. Hoje a questão é ambiental e tambem temos tecnologia mais avancada , mais autonomia, mais desempenho e tambem controle do petróleo por paises hostis. Sem falar que o petroleo e finito.
Cesar concordo o problema é que desde 2015 e as próprias montadoras nacionais trazendo carro elétrico a bateria para o Brasil em vez de fazer esse carro movido a etanol. Outra questão é o preço do etanol só aumentando
O dia que o ser humano entender que energia elétrica não é fornecida pela tomada, todo mundo vai entender que o veículo elétrico é inviável. No Brasil se o país crescer, 5% ao ano por 3 anos consecutivos falta energia para a indústria. E não só o Brasil passa por isto. O mundo todo. Quanto as baterias, concordo com o entrevistado. A Alemanha já pisou no freio do carro elétrico na Europa e a descontinuidade do carro a combustão.
Uma ideia ,colocar um motor de moto flex 150cil girando um poderoso dínamo e usando uma bateria só tipo de caminhão so para da partida inicial ao motor elétrico ,esse motor de moto carregaria essa bateria quando chegasse na metade da sua carga da bateria ,aí o motor de moto acionaria automaticamente ,motor de moto gasta quase nada e vai girar esse poderoso dínamo para carregar a bateria única ,assim o carro ficaria mais leve e mais potente e carregaria na porta da sua casa cm o motor de moto
Você apresentou, aproximadamente, o sistema que foi usado no tanque mais pesado já construído, o Panzer VIII Maus, ele pesava 188 toneladas, e usava um motor de 1000 HP que acionava 2 conversores que alimentavam motores elétricos.(esse veículo é de 1944, por curiosidade).
Tudo que ele disse está perfeito. Mas como estamos no Brasil e conhecendo bem a cabeça do "empresário brasileiro" imagine quanto vai custar um litro de Etanol quando a maior parte dos carros forem elétricos por aqui...
A explicação é muito interessante. Eu sou da época do Pró-Álcool e vi o que foi a saída dos usineiros do jogo no momento em que se tornou desinteressante. Assim, o temos é ficarmos ao sabor do que interessa muito, ou não interessa aos usineiros. Imagine o que pode vir a ser o preço do etanol nesse maravilhoso mundo novo!!!
A crise do álcool no final da década de 80 se deveu à absoluta bagunça no abastecimento em geral causado pelos planos econômicos desde 1986. Os tabelamento fizeram que se ganhasse mais dinheiro exportando açucar que vendendo álcool para a Petrobrás. Faltou álcool até para aditivar a gasolina. Lembram da mistura gasolina-.metanol-alcool? Como já tinha passado a crise do petróleo, os os políticos passaram a acabar com o pró álcool, com o plano Real o álcool passou a ser viável novamente e até comprei um carro a álcool em1995. Se o governo não atrapalhar e querer controlar o mercado, vai ter álcool barato para todo o mundo.
Sim será , por fluxo e desfluxo de de calor humano antichamas e oxigênio limpo no meio ambiente e dentro dele antes de atingi- lo com propriedades de derretimento de aproximidade . Só carros elétricos porém tem soluções de recuperação dos carros tls
Cada um pensa o que quiser, mas as baterias vão evoluir, atualmente existem estudos com outros materiais mais abundante, bateria até de sódio, ou lixo de reatores atômicos .
No longo prazo meu caro estaremos mortos Vivo no presente e até agora nada Aceitar as limitações das baterias com esperanças futura é no mínimo insensato, ainda mais desprezando o petróleo ainda existente
É só usar energia solar ou eólica se for pra ser sustentável e econômica. Se for falar apenas de economia o carro carregando na tomada gasta muito menos na conta de luz do que pagar por qualquer outro combustível em um posto.
Não tem comparação com os carros elétricos de hoje ! A eficiência dos equipamentos e a tecnologia avançada todos os dias . Tenho oficina e posso afirmar recarregar um carro elétrico é infinitamente mais barato de reabastecer que qualquer outro tipo de carro .
Faltou a quimica. Como se extrai os elétrons do etanol? Qual o material do catodo e o anodo? Os alemães estão desenvolvendo motores a combustão a partir de compostos de hidrogênio.
Eletrólise talvez? Eu só sei que o básico é energia cinética gerado por motor de baixa rotação e constante queimando etanol que movimenta um gerador elétrico alimentando o motor que traciona o eixo Reação química sem eletricidade não conheço
Eletrificar o Brasil inteiro custa muito caro, mas é necessário, e não é por causa do carro elétrico, mas porque o acesso universal à energia elétrica é um fator de desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico.
Muito interessante a ideia do etanol gerando eletricidade sem combustão. Vc mencionou ter dirigido um em 2015, mas era um protótipo, né? Pq eu nunca ouvi falar de um carro assim vendido comercialmente.
A geração de hidrogênio à partir do etanol que por sua vez irá gerar eletricidade é a solução mais viável para o Brasil, porém essa solução é difícil para ser ou implantada na Europa ou Estados Unidos pq eles não têm etanol disponível.
Mas se minha eletricidade vier de células fotovoltaicas a origem da eletricidade é 100% sustentável. Porém poderíamos fazer um sistema híbrido. Com o álcool e bateria sendo a bateria com sistemas reutilizáveis vejo uma saída. Na verdade vejo sim um medo de se perder esse domínio sobre o fornecimento de combustíveis. Tem que abrir a mente para uma solução mediana
A pergunta que não quer calar é: O que o poder público está fazendo para dar a ignição em uma solução tão óbvia no segmento em nosso país? Sei que muitos irão dizer que estamos na contramão do mundo, mas o Brasil tem nicho para colocar em prática esse formato de electrificação de veículos. Temos consumidor para isso e o país e intercontinental além de podermos abastecer com essa tecnologia, praticamente 70% da América latina.
Esse sistema não eh tão amigo do meio ambiente assim pois o. Cultivo da cana em massa esgota qualquer solo onde esteja plantado e exige também altas doses de adubos químicos que a longo prazo esteriliza o solo além de exigir mineração de adubos!!!!
Ok! Qual matriz energética vc conhece que faz captação de CO2 para compensar a canonização gerada na construção de veículos e uso durante a mobilidade? Não existe uma bala de prata, mas temos que correr para alternativas menos agressivas. Extrair lítio, nióbio, cobre, etc em mineração para construir baterias que não tem descarte e nem reciclagem, me parece bem pior que a mineração para fertilizantes com o intuito de alimentar o planeta! Alias, se vc já almoçou ou jantou hoje? Agradeça a agricultura 😉👍
O problema em tudo isso é ao fazer uma viagem, como carregar uma bateria de um veículo na velocidade que se enche um tanque de 50L de combustível. A tecnologia do presente inviabiliza a popularidade dos carros elétricos onde uma carga rápida não acontece antes de 40min em 100%.
Cesar, se aprofunde mais sobre as reciclagem dos materiais, estamos infinitamente mais rápidos em reciclar, a eletrificação está fazendo criarmos mais soluções de reciclagem. Dê uma atualizada para ajudar nos conteúdos e informações.
Meu querido amigo! Vou lhe fazer um desafio já que é tão atualizado assim. Escreva aqui quem está reciclando bateria de veículos. Veja “RECICLANDO” não disse reutilização, ok? Boa sorte 👍
@@AFONTE César, sou do ramo de reciclagem, existem iniciativas neste sentindo, inclusive pelos próprios fabricantes de veículos, só pesquisar no Google que vai achar as iniciativas inclusive no Brasil, hoje a logística reversa é uma das principais pautas no que diz respeito a sustentabilidade, no setor de embalagens por exemplo, existem muitos fabricantes com o seu próprio sistema de logística reversa, tudo isso devido a políticas mais rígidas no Brasil, e lá fora não é diferente, podemos ver vários comentários por aqui que lá fora as questões levantadas por você já não se sustentam, acho salutar todo o conteúdo trazido, mas seria bom dar uma pesquisada mais profunda antes de soltar os conteúdos sobre carros elétricos, para inclusive não induzir ao erro o consumidor, sou usuário de carro elétrico, e muitas questões levantadas não procedem, hoje podemos recarregar o carro com uso de luz solar, hoje possuímos carregadores rápidos e claro pode ter esquecido de dizer que o carro elétrico usa menos óleo e lubrificantes que extremamente nocivos ao meio ambiente, além de virem de combustível fóssil, também esqueceu que meio ambiente também tem a ver com poluição sonora, algo que não vi você citar, no que diz respeito a educação do meio ambiente precisamos ter carinho ao tratar do assunto, pois é o futuro da nação mundial que está em jogo, as vezes questões não tão bem colocas podem desencorajar o público a tomar decisões que podem ser benéficas a manutenção da vida. Gostaria de ver mais conteúdos sobre soluções em andamentos e iniciativas nesse sentido, pois o que mais vejo é gente falando mal, porém quando tudo é novo, pode dar trabalho para achar quem realmente faz a diferença, confio na sua capacitação técnica em nos trazer esse tipo de conteúdo.
Então….iniciativa é tbm conhecido por “tentativa”! Fazer é outra coisa. Então vai tentando e quando de verdade existir quero ser o primeiro a dizer…. Existe. Não fique nervoso, estamos do mesmo lado, queremos o melhor para o planeta. Agora, existe forma mais educada e menos agressiva de iniciarmos uma conversa. Fica em paz.
E tem o B.O. do que fazer com esses painéis depois de 25 anos de uso. É uma pica reciclar esse vidro em camadas de sanduíche. As primeiras gerações de painéis fotovoltaico já tão virando resíduos por aí
Parece sensacional, realmente o motor elétrico é sensacional, muito mais eficiente que a combustão, Porém quantos Km's roda um carro com 50L de etanol como célula de combustível? ele é eficiente?
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
Na pergunta "é boa pra Europa?" e podemos extender para "é boa pro norte global?" e ele responde "talvez não" ele sintetiza o porque dessa tecnologia ñ viabilizar tão cedo.
A tecnologia das baterias, que são o calcanhar de aquiles dos carros elétricos, já evoluíram muito nos últimos 100 anos e continuam a evoluir em uma velocidade incrível, basta ver a nova bateria 4680 que está sendo produzida pela Tesla que já são um grande avanço em termos de densidade, frente às 18500 sem nenhuma revolução na construção e química delas. As baterias de lítio que existem hoje passaram a existir em escala comercial para carros de verdade a partir do final dos anos 2000, desde então a densidade energética melhorou muito (o que pode ser visto em carros elétricos tendo cada vez mais alcance), além disso existem outros tipos de baterias que usam outros materiais que são mais baratos e mais fáceis de serem fabricadas, como por exemplo bateria fosfato de ferro que são MUITO mais baratas mesmo que com densidade energética menor que a de lítio, mas que podem ser usadas em carros que nao precisam de longo alcance, tipo os carros pra serem usado somente na cidade e ter 200 kms de alcance máximo, mas que ainda sim são infinitamente superiores as de chumbo-ácido do começo do século passado. Além disso já existem baterias do tipo solid state que estão em fase experimental, que tem uma densidade energética pode chegar quase ao triplo da de lítio que a gente tem hoje, mas elas ainda não atingiram a viabilidade comercial, mas quando acontecer vai revolucionar o mercado da mesma forma que as baterias de lítio revolucionaram o mundo desde a sua introdução no começo dos anos 90. Fazer comparação do elétrico de hoje com o de 100 anos atrás é complicado, o carro elétrico de hoje tem tanto a ver com o carro elétrico de 100 anos atrás quanto um porsche 911 tem a ver com um Benz Patent-Motorwagen, a eletrônica que revolucionou os carros a combustão vai ser ainda mais revolucionário nos elétricos. Pra ajudar nisso em termos de mecânica o carro elétrico é muito mais simples que um carro a combustão e isso tá permitindo que novos players importantes entrem no mercado. A Foxconn, que produz iphones pra apple, por exemplo já tem uma plataforma própria pra carro elétrico, uma empresa pode comprar o direito de usar essa plataforma, faz o desenho do carro que quer e a foxconn pode produzir pra eles igual ela produz iphones pra apple. Uma série de empresas novas estão entrando nesse mercado e atrapalhando empresas já estabelecidas como por exemplo a Sony, que tá com um carro elétrico engatilhado pra ser lançado. Não atoa que hoje fabricantes de elétricos valem mais para o mercado que as empresas que produzem carro a combustão, só nos EUA tem a Tesla, a Nikola e a Rivian por exemplo, sem falar na China hoje praticamente metade dos carros vendidos são elétricos e eles tem marcas próprias que produzem carros a nivel de tesla lá dentro mas que ainda nao sao conhecidas no ocidente, desde JAC e BYD que já tem no Brasil até marcas que nunca ouviram falar como Nio, Zpeng, Byton. Um péssimo negócio para as montadoras que já estão ai e um excelente negócio para todos nós que teremos carros melhores no futuro. Elétricos são indiscutivelmente o futuro não tem dúvidas, a questão é quanto tempo os carros a combustão ainda vão poder existir (desde razões regulatórias até existir mercado pra eles). Os carros a combustão obviamente não vão acabar da uma hora pra outra, em muitos países atrasados e pobres como o nosso eles ainda vão durar muito, mas a partir de 2030 dificilmente uma empresa vai se dar ao trabalho de projetar e produzir um novo carro a combustão pra mercados como EUA, China e Europa, ai a gente vai ficar com o Onix ano 2045 modelo 2019 sendo vendido até enquanto não for banido de vez por regras ambientais, ou seja, mais uma vez voltaremos a ter carroças no lugar de carros. Sobre a questão da poluição, tudo gera poluição, o petróleo que sai do fundo do mar até chegar na bomba do tanque gera poluição pra c@ralho e depois quando ela é queimada gera ainda mais poluição, mas quem fala "ah fazer bateria polui muito" ignora o fato que extrair petróleo refinar e transportar também gera muita poluição, e acontece de maneira contínua enquanto a poluição gerada pra produzir uma bateria só é gerada pra produzir a bateria, dps quando ela tá em uso ela não produz poluição nenhuma até chegar o momento de ser descartada. Sim, produzir um carro elétrico hoje gera mais poluição que produzir um carro a combustão, mas se você considerar o ciclo de uso (do momento que sai da concessionária até o momento em que vai pro ferro velho) o carro elétrico produz entre 75% à 80% menos poluição que o carro a combustão normal. Sobre a poluição de "abastecer" o elétrico, a matriz energética pode se tornar mais limpa com o tempo (painel solar, eólico, geotermica até nuclear) então isso torna o carro elétrico potencialmente menos poluente ao longo do tempo do que o combustão (que pelo contrário, quanto mais velho mais poluição produz em decorrência do desgaste do motor do carro). Pra finalizar nem dá pra falar muito da questão da eficiência energética, enquanto um carro a combustão dificilmente chega a 20% de eficiência energética um EV chega a 95%, se você pegar a gasolina que você queimaria em um carro a combustão comum e usar ela pra alimentar uma turbina a gás (que fica em torno de 60% de eficiência energética) com a mesma quantidade de gasolina que você faria 1 carro a combustão andar 100 km vc faria ao menos 2 elétricos andarem os mesmos 100 kms. Em países como o Brasil a gente ainda vai ver um período de transição pros BEV (com soluções como o e-power da nissan) mas em mercados maduros como EUA e Europa isso já é passado, que apostar contra isso vai estar apostando no mimeografo contra a internet.
A eficiência de um motor ciclo Otto hoje gira em torno de 40% e de um motor elétrico é de 98% desde o tempo do Edison, Tesla e companhia. A eletroquímica também mostra que há um limite para o desempenho das baterias. Energia infinita não existe, da mesma forma existe uma função termodinâmica chamada entropia que diz que o trabalho não é reversível. Isto é sabido desde o tempo do Sadi Carnot os seja 1756.
O alumínio, abundante na natureza, pode ser usado no lugar do cobre para a fabricação de condutores elétricos. No entanto, o processo de refino do alumínio consome muita energia elétrica. O bonde elétrico (street car, tramway) foi o principal meio de transporte urbano nas primeiras décadas do século XX. th-cam.com/video/EEP2I4hdwYg/w-d-xo.html
Vamos sair de um problema que é agasolina cara...e entrar na era etanol custando os olhos da cara...há uma vantagem pro meio ambiente, mas e si os empresarios usarem isso a seu favor pra ganhar muito dinheiro...e sem duvida vão usar...ai fica dificil...
Será que o Brasil vai engolir mais essa onda? Temos cana-de-açúcar em abundância e podemos ter (novamente) carros MOVIDOS A ÁLCOOL. Alguém sabe dizer se a combustão do álcool é poluente ou não? Até onde sei, álcool + ar produz apenas água + CO2 (lembrando que CO2 é a substância que as plantas consomem para produzir Oxigênio, ok?).
Tá sabichão isso ele falou 10 vezes no vídeo Agora pede pra inteligência artificial ir lá plantar Porque depender da raça humana pra abastecer a frota interna é querer repetir o fracasso do pró álcool com filas nos postos sem etanol por ganância dos usineiros
Existem outros fatores além das questões científicas, ambientais e energéticas. Burocracia, interesses políticos e monetários sempre prevalecerão. A miséria no Nordeste é uma questão de interesse político, a predominância da gasolina sobre o álcool (etanol) é exclusivamente um interesse monetário... Prever o futuro é algo muito difícil
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
Isso tudo pq a tecnologia de bateria a base de cristais (que duram 2 milênio) foi ""perdida"" ênfase no ""perdida"" pq o carro movido a água (onde todos q desenvolveram não estão mais entre nós) não é ""viável"" ênfase ""viável""
Acho o César um profissional bastante técnico, mas extremamente comercial, faz em profusão matérias pagas por montadoras, deixando a isenção de lado durante os trabalhos sem muita cerimônia. Essa campanha sistemática dele contra os carros elétricos traz muitas questões importantes para serem resolvidas, mas a insistência em condenar ao invés de apontar soluções me parece uma cortina para a defesa comercial de alguma outra tecnologia.
Olá meu amigo. Vejo com naturalidade pessoas fazerem comentários onde revelam como são e acham que todos são iguais a ela. Vc aponta três coisas que não são verdades. - não recebo das montadoras - digo que o elétrico veio pra ficar, minha crítica é sobre as baterias e usar a rede - trago como sugestão a célula de hidrogênio ou o biometano onde aqui no Brasil e na Europa está sendo testado e com sucesso. Acabei de chegar da Alemanha fazendo estes testes. Vamos discutir sobre o que nos une e não sobre o que nos separa! Fica bem!
Não há dúvida que os elétricos serão o futuro sim, eles só se tornarem viáveis a poucos anos, com as baterias mais modernas, e elas estão em continua evolução, hoje, os carros elétricos já custam menos que os similares à combustão (o carro elétrico mais produzido no mundo é o GM wuling, 2 mil unidades/dia) custa 30 mil reais. As baterias das próximas gerações não irão precisar dos materiais que ele fala no vídeo. Outra dúvida das pessoas, a fonte de energia, em um futuro próximo, as pessoas terão seus próprios painéis solares, pare este que citei, apenas 10 painéis solares de 600 reais já são suficientes. O etanol não deve ser utilizado como fonte de energia por um simples fato, na mesma área de plantação, colocando-se painéis solares a quantidade de energia produzida é mais de 10x maior. Aguardem, o futuro será incrível (e diferente do que a maioria pensa agora).
Tenho um Cobalt 1.8 completo que vale R$ 40.000 e faz 12 Km/l de gasolina. Ando 12.000 Km por ano. Com os R$ 110.000 de diferença de valores dá pra comprar 18.500 litros de gasolina , o que dá 222.000 Km e 18 anos e meio de rodagem. Ou seja, somente após 18 anos e meio o carro elétrico me daria alguma vantagem econômica !! Sinto muito, mas carro elétrico a R$ 150.000 NÃO TEM VANTAGEM ECONÔMICA NENHUMA, conforme demonstrado ! Isso sem considerar que o IPVA e o SEGURO do carro elétrico de R$ 150 000 são beeem mais caros que o do COBALT ! Se levar isso em conta daria 25 anos para passar a ter compensação econômica. Sem comentários !
Isso sem considerar a bateria do elétrico que com uns 4 ou 5 anos de uso já estará com uns 70% da capacidade original, o que praticamente inviabilizaria o seu uso. Será que alguém vai comprar uma bateria nova que custa quase o valor do carro? O pessoal só se liga na informação do fabricante sobre 15 anos de vida útil e 8 anos de garantia, mas não na perda parcial efetiva da capacidade de armazenamento. Sim ela poderá durar 15 anos funcionando... porém, com capacidade que inviabilizaria o seu uso prático. E qual o valor de revenda desse carro com uma bateria a 70% da sua capacidade original depois de 4 ou 5 anos? Resumindo: o carro elétrico é tão descartável quanto um iPhone ou um Samsung Galaxy S24.
já existe tecnologia hoje de carga de veículos elétricos wireless, imagina num futuro a possibilidade de vc dirigir seu veiculo elétrico por trechos de estradas enquanto carrega ele , acredito q em menos de 20 anos carros a combustão como vemos serão absurdamente obsoletos
Existem outras possibilidades além destas apresentadas, por exemplo a criação massiva de usinas nucleares, que são a melhor energia que existe considerando todos os prós e contras. Os carros elétricos têm um torque muito grande e que não depende da rotação, mas para potências de centenas de HP's eles fic para trás: não se verá uma carreta de 18 rodas tipo Scania elétrico nem tão cedo.
Ainda tem entusiasta de carro elétrico, falando mal da TOYOTA, por não produzirem carros 100% elétrico, a Toyota presa por qualidade(só não no corolla cros hehe), os japoneses não são etários, eles devem ter ótimos motivos para estarem investido em pesquisa a respeito das células de hidrogênio e afins…
Os caros ICE precisam de baterias de chumbo. Os minerais na maioria são renováveis. O petróleo quando acabar… acabou. Etanol é fantástico mas viram baterias incríveis em breve.
Eu quero saber quanto vai ser o consumo desse carro elétrico com alcool. Alias eu não né, o mundo. Se for mais caro, ou o mesmo preço, vai ficar como tá.
O MOMENTO POLITICO AGORA É MAIS SÉRIO Um policial é a principal ferramenta do estado correndo o maior risco . Porque todas as viaturas não são blindadas ? Porque a polícia não ganha o melhor e maior salário de todos? Porque o povo permite 5bilhões p Fundão Eleitoral e fundo partidário,político aumentar o próprio salário ,se aposentar com 8anos entre tantos outros benefícios absurdos? Que todos eleitores deixem de ser idiotizados e façam seus próprios votos auditáveis, é muito fácil resolver isso vc mesmo ,pois ninguém pode te impedir de registrar em vídeo a votação e postar nas redes no indício de fraude, se é crime filmar, também é crime saber ou olhar oque eu faço na urna. Voto secreto porque? Voto secreto pra quem ? Pra entender politica,nunca escute um advogado ou imprensa. Pra entender história nunca escute um filósofo. Pra entender matemática nunca escute outro além do matemático. É evidente que pra aprender politica deveria escolher o profissional formado na respectiva área que se busca entender. Art primeiro TODO PODER EMANA DO POVO aos milhões nas ruas pedindo acionamento do SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR para eleição auditável SUPREMO É O POVO 7 de setembro povo autoriza , mas não sabe completar a frase, intervenção militar e lavatoga. AUTORIZA NÃO DIZ NADA. APRENDA COMPLETAR FRASE
Ae a pergunta, quem ou quais empresas hoje, detém o controle e a produção dos canaviais no Brasil, são "produtores" ou empresários Brasileiros?, o Brasil é rico e uma grande potencia, que os países de fora estão tomando pelas beiradas e nos julgando por tabela....
Pra depender desses produtores pra abastecer a frota nacional? Tu acredita mesmo nessa utopia? Comprometer a produção de grãos pra animais de corte e alimentação pra cana de açúcar encher tanque de carro E o clima e problemas na safra? E a ganância pela manipulação de preços com ameaças de exportação de açúcar?
Apesar de já ter dois anos a matéria, obrigado Cesar, matéria fantástica.
Até que fim vi uma explicação coerente e imparcial, baseado em evidências.
Enviesada e Utópica né?
Cesar, a palavra é, muito obrigado pelo conteúdo. Matéria fantástica.
Outra coisa que não gosto da fala dele é "espetar" o carro na tomada. Qual é o problema? Nós já "espetamos" celulares, geladeira, etc. O carro pode ser perfeitamente um celular ambulante.
Problema nenhum… se não tivéssemos apagão, bandeira vermelha, termoelétricas, 24hs pra carregar, gente que não tem carro pagando a conta….. problema nenhum 👍
@@AFONTE esqueceu da energia solar amigo, carrego o meu volvo com ela, só pra constar na sua conclusão. Está sendo conversado sobre um futuro inevitável.
@@CarlosEduardo-ki9zv mas o sistema solar também exige b a T e r i a s
Que tal sair da sua caixinha ?
Estamos falando de centenas de milhões de automóveis …
Cesar , respeito muito seu trabalho. Sua visão tem valor, até pelo seu trabalho na área. Aqui é apenas uma opinião para contribuir com o debate. Torço muito para a tecnologia do álcool/eletricidade deslanchar. Ou seja, ir para o mercado. Sobretudo se o preço do veículo não alterar, como você fala e se baixar, melhor ainda. Há alguns anos vejo falar dessa tecnologia e cria-se uma ansiedade por não vê-la na prática.
Cesar , analisando sua ponderação é muito mais viável pois já temos toda uma rede de distribuição em todo o território nacional . Realmente mil vezes melhor . Vc explicou muito didaticamente ,parabéns . 👍👍🙏
Parabéns, Cesar, esse é o nível que deve estar a discussão
Meu voto é pro Cesar 👏👏👏👏 tô contigo e não abro👏👏👏👏bravoooo
Materia fantástica sensacional
Muito BOM !!! Obrigado César.
Comprei um só porque tenho a mania do ambientalismo, mas fazendo contas não compensa, custa a mais, que o valor que vc gasta em gasolina em 20 anos, depois tem que carregar de eletricidade, se carregar num posto, fica maus caro que a gasolina, carregando em casa compensa, mas nunca se esqueça do valor que pagou a mais no inicio. Agora pense se tiver que trocar as baterias no meio de vida do carro, faça as contas em quanto fica a brincadeira.
Exato
No ponto de vista econômico e logístico não está compensando
E nem no principal que é o ambiental
Como ele mesmo explicou no vídeo
O negócio tá complicado
Na minha opinião
Não é só um caminho que devemos tomar para solucionar o nosso problema (no caso esse o ambiental)
E sim vários caminhos e opções
Solucionando o nosso problema tá bom
Teríamos várias alternativas pra vários gostos e necessidades etc
Poderia ser elétrico como o seu se por ventura as coisas comessem a se sustentar
Ou a etanol como no vídeo ou até mesmo outro tipo.
E muita babaquice não sabe se vai está vivo até esse projeto ser realida o dia de a manhã pertence a Deus que tem condições de comprar um carro elétrico compre e melhor do que está sustentando esse governo das trevas com a compra de combustível
É o que eu falo com meus companheiros, já temos a matriz energética não fóssil, o etanol. Todo carro a gasolina pode ser convertido e outra a maioria das plantas que podem produzir álcool, pode tbm produzir etanol.
Imagina num posto de reabastecimento elétrico com 30 tomadas e uma fila de 100 carros que não podem seguir adiante. Quantos dias pra recarregar todos e não adianta ter galão na mala.
Mano no Brasil sempre temos que economizar energia pra não ter um apagão imagine quando tiver uns milhões de carros carregando
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
Tenho refletido sobre o assunto.
Diante da reflexão, estou optando pelo carro híbrido , esperando que o futuro seja o carro com célula de combustível.
O caso das locomotivas diesel elétricas são emblemáticos.
O problema mais sério do carro elétrico é a demanda solicitada do Sistema Elétrico.
Acompanhei a recarga de um pequeno Volvo , num dos pontos de Alta Potência na Riviera de São Lourenço- 2 pontos de 100kW e 2 pontos de 22kW.
No instante observado a potência de recarga operava com 40kW e se não me engano a bateria estava com 48% de carga. É muita potência pro Sistema Elétrico e extremamente danoso , repetidas recargas profundas nas atuais baterias.
Olá meu amigo! Tudo bem?
Adorei seu comentário. Quando vc testemunha o carregamento e observa que o carregamento “rápido” depende mais da bateria do que do carregador.
O motor elétrico é bom, a indústria está empenhada em substituir a bateria e o uso da rede elétrica por soluções mais sustentáveis e mais práticas.
Muito boa a explicação, sigo nesta linha de pensamento. Parabéns
Uma observação, o carro elétrico a baterias entrega toda esse torque e potência quando totalmente carregado, pois ao longo do uso a tensão vai caindo e consequentemente a corrente também, fazendo com que o desempenho também caia.
Então está aí mais uma coisa que ninguém fala sobre esses carros elétricos, eles não tem esse torque e potência infinitos.
Qualquer motor seja ele qual for, ainda está sujeito às leis da física.
Bem lembrado
Pra quem gera sua própria energia, essa história de crise elétrica não se sustenta.
Acho que seria possível desenvolver teto e capô com placas solar específicos para automóvel para carregar a bateria.
Com a tecnologia atual amplamente disponível no mercado, as placas solares fotovoltaicas dariam um aumento de autonomia de 20% aproximadamente aos carros elétricos. Pode parecer pouco, mas isso já seria o suficiente para evitar de ficar com o carro parado em lugares potencialmente perigosos por falta de lugar para recarregar as baterias. Porque, cá entre nós, quando falta combustível no carro geralmente é durante a noite e em lugares distantes. Colocar placas solares fotovoltaicas no teto seria relativamente fácil e tranquilo, o desafio seria colocar no capô com alguma tecnologia antirreflexo para evitar que o motorista perca a visibilidade da estrada sem causar perda de eficiência.
Então, César, eu espero que vingue mesmo o ETANOL para os carros elétricos.
Mas também o ETANOL é muito caro.
O que adianta ter esse combustível se ele tem seguir o preço do petróleo?
Se desmembrar o preço do ETANOL junto a gasolina, então valerá apena.
Olá Cesar, estou vendo o vídeo 04/10/2022. Nos anos 70 vi na UFMG uma exposição de demonstração e havia um caminhão (Sueco, acho) equipado com motor de ciclo diesel, movido a etanol. Usavam um aditivo (produzido a partir do etanol) na alimentação deste motor, com taxa de compressão pouco menor que os motores a diesel. Se a memória não me trai, tx de compressão: 1:16 +- Acho que um motor como este seria interessante do ponto de vista de rendimento térmico. Conhece alguma coisa sobre estes motores a etanol ou outro tipo?
exatamente ! o circuito na se fecha com as opções de carros elétricos que temos hj. Quer seja por autonomia, por infraestrutura de carregamento, disponibilidade de energia suficiente em larga escala; preço, peso e como descartar as baterias.
Só para acrescentar.
Temos Etanol feito do milho que é bastante eficiente.
Pesquisem sobre… usinas no Brasil…
Usinas flex
E daí?
Plantar não exige clima favorável?
Água pra caceta na irrigação?
Hectares de terras que podia ter alimento (o milho por exemplo) pra queimar pra carros de passeio?
Tu acha que não haverá manipulação de preços?.
Na primeira vontade de aumentar os preços vão preferir exportar açúcar e faturar em dólar
Fica na mão do agro pra você ver
César, tomei conhecimento agora sobre este assunto. Parabéns pela análise. Não sei se fico contente ou triste. Fico feliz pelo seu otimismo. Por dizer que grandes montadoras e outras empresas estão estudando e desenvolvendo o carro elétrico a partir do etanol. Não consigo ser tão otimista. Na temos empresa automobilística (montadora) nacional. Às "nossas" montadoras são multinacionais. Os seus produtos são,cada vez mais, para serem comercializados em continentes diferentes. Me pergunto qual o interesse (das montadoras multinacionais) de desenvolver o carro elétrico a partir do etanol apenas para o Brasil? Qual outro grande mercado se interessaria? Não acredito que o Europeu embarca nessa idéia. O E.U.A. anda tem baixa produção de etanol. China, Rússia e Índia, não tenho informações sobre o etanol. Sem falar em México, América do Sul (exceto Brasil). Enfim, apesar de ficar muito contente com este projeto, talvez, a depender "deles" não passe de um sonho.
César, agradecemos se continuar a atualizar sobre este assunto.
Cara não é possível que a gente esteja pra trás nesse sentido combustíveis. O astro físico nils falou numa palestra que nós estamos na frente deles porque vamos fazer um avião voar com álcool.
Eu não vejo solução na dependência do agro pra combustível e abastecer toda a frota nacional.
Além de problemas climáticos comprometer a safra, pode haver manipulação de preços tanto entre produtores e usineiros
Sabemos das sacanagens ao longo da história com os preços do petróleo.
Depender única e exclusivamente dessa matriz é ficar com o carro nas filas de postos em busca de combustível
Isso já aconteceu na década de 80 com o pró álcool deixando milhares de motoristas com a gasolina cara mesmo
E naquela época a alimentação era carburada então nem sinal de motor flex
Imagina o problema traumático que foi.
acho que poderia substituir o etanol, para o óleo vegetal, por que o óleo vegetal poderia ser feito com lixo. E não precisaria de plantar cana.
Acredito que o carro a etanol híbrido seja o mais viável para a economia brasileira.
Em médio prazo temos a capacidade de oferecer veículos populares híbridos com etanol e exportar está tecnologia para os países de grandes extensões territoriais com áreas agricultáveis
O Brasil é abençoado
Adorei a idéia
Eu concordo, mas tem que ter um Sistema Híbrido Acoplado
👏👏👏👏
Vamos ver até onde vão permitir q chegue!!!
Excelente explicação, perfeito... este sim seria um futuro promissor. Parabens César pelas palavras
Os tempos são outros. Hoje a questão é ambiental e tambem temos tecnologia mais avancada , mais autonomia, mais desempenho e tambem controle do petróleo por paises hostis. Sem falar que o petroleo e finito.
Cesar concordo o problema é que desde 2015 e as próprias montadoras nacionais trazendo carro elétrico a bateria para o Brasil em vez de fazer esse carro movido a etanol. Outra questão é o preço do etanol só aumentando
O dia que o ser humano entender que energia elétrica não é fornecida pela tomada, todo mundo vai entender que o veículo elétrico é inviável. No Brasil se o país crescer, 5% ao ano por 3 anos consecutivos falta energia para a indústria. E não só o Brasil passa por isto. O mundo todo. Quanto as baterias, concordo com o entrevistado. A Alemanha já pisou no freio do carro elétrico na Europa e a descontinuidade do carro a combustão.
Uma ideia ,colocar um motor de moto flex 150cil girando um poderoso dínamo e usando uma bateria só tipo de caminhão so para da partida inicial ao motor elétrico ,esse motor de moto carregaria essa bateria quando chegasse na metade da sua carga da bateria ,aí o motor de moto acionaria automaticamente ,motor de moto gasta quase nada e vai girar esse poderoso dínamo para carregar a bateria única ,assim o carro ficaria mais leve e mais potente e carregaria na porta da sua casa cm o motor de moto
Esse poderoso dinamo nao vai poder ir alem da capacidade de mais ou menos 70% da potencia em cv do pobre motor 150cc
Você apresentou, aproximadamente, o sistema que foi usado no tanque mais pesado já construído, o Panzer VIII Maus, ele pesava 188 toneladas, e usava um motor de 1000 HP que acionava 2 conversores que alimentavam motores elétricos.(esse veículo é de 1944, por curiosidade).
Gostei muito de ouvir voce falar !tem visão (alem do alcance)
Tudo que ele disse está perfeito. Mas como estamos no Brasil e conhecendo bem a cabeça do "empresário brasileiro" imagine quanto vai custar um litro de Etanol quando a maior parte dos carros forem elétricos por aqui...
A explicação é muito interessante. Eu sou da época do Pró-Álcool e vi o que foi a saída dos usineiros do jogo no momento em que se tornou desinteressante. Assim, o temos é ficarmos ao sabor do que interessa muito, ou não interessa aos usineiros. Imagine o que pode vir a ser o preço do etanol nesse maravilhoso mundo novo!!!
A crise do álcool no final da década de 80 se deveu à absoluta bagunça no abastecimento em geral causado pelos planos econômicos desde 1986.
Os tabelamento fizeram que se ganhasse mais dinheiro exportando açucar que vendendo álcool para a Petrobrás. Faltou álcool até para aditivar a gasolina. Lembram da mistura gasolina-.metanol-alcool?
Como já tinha passado a crise do petróleo, os os políticos passaram a acabar com o pró álcool, com o plano Real o álcool passou a ser viável novamente e até comprei um carro a álcool em1995.
Se o governo não atrapalhar e querer controlar o mercado, vai ter álcool barato para todo o mundo.
Sim será , por fluxo e desfluxo de de calor humano antichamas e oxigênio limpo no meio ambiente e dentro dele antes de atingi- lo com propriedades de derretimento de aproximidade . Só carros elétricos porém tem soluções de recuperação dos carros tls
Cada um pensa o que quiser, mas as baterias vão evoluir, atualmente existem estudos com outros materiais mais abundante, bateria até de sódio, ou lixo de reatores atômicos .
No longo prazo meu caro estaremos mortos
Vivo no presente e até agora nada
Aceitar as limitações das baterias com esperanças futura é no mínimo insensato, ainda mais desprezando o petróleo ainda existente
É só usar energia solar ou eólica se for pra ser sustentável e econômica. Se for falar apenas de economia o carro carregando na tomada gasta muito menos na conta de luz do que pagar por qualquer outro combustível em um posto.
Não tem comparação com os carros elétricos de hoje ! A eficiência dos equipamentos e a tecnologia avançada todos os dias . Tenho oficina e posso afirmar recarregar um carro elétrico é infinitamente mais barato de reabastecer que qualquer outro tipo de carro .
Faltou a quimica. Como se extrai os elétrons do etanol? Qual o material do catodo e o anodo? Os alemães estão desenvolvendo motores a combustão a partir de compostos de hidrogênio.
Eletrólise talvez?
Eu só sei que o básico é energia cinética gerado por motor de baixa rotação e constante queimando etanol que movimenta um gerador elétrico alimentando o motor que traciona o eixo
Reação química sem eletricidade não conheço
Eletrificar o Brasil inteiro custa muito caro, mas é necessário, e não é por causa do carro elétrico, mas porque o acesso universal à energia elétrica é um fator de desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico.
Muito interessante a ideia do etanol gerando eletricidade sem combustão.
Vc mencionou ter dirigido um em 2015, mas era um protótipo, né?
Pq eu nunca ouvi falar de um carro assim vendido comercialmente.
Sem combustão?
Como vai gerar hidrogênio?
Tem que ter um pequeno motor pra gerar eletricidade
Como o Brasil tem meios de ser um país próspero, com tanta gente capaz de qualquer coisa, e sempre é aquilo: o país do futuro.
Realmente país do futuro o problema que esse futuro está sempre no futuro
@@marciocruzdesouza4440 beeeeem no futuro
Até o Miraí, a hidrogênio, tem bateria bem menor q um bev mas tem
Adorei a explicação, mas essa música incomoda!
A geração de hidrogênio à partir do etanol que por sua vez irá gerar eletricidade é a solução mais viável para o Brasil, porém essa solução é difícil para ser ou implantada na Europa ou Estados Unidos pq eles não têm etanol disponível.
EUA produz mais etanol que o Brasil.
Sempre vai existir um problema. Seja a combustão, elétrico ou qualquer outro sistema . Sempre tera pós e contra
Pelos comentários aq vc vê que carro elétrico virou religião, as pessoas defendem de forma completamente burra.
Mas se minha eletricidade vier de células fotovoltaicas a origem da eletricidade é 100% sustentável. Porém poderíamos fazer um sistema híbrido. Com o álcool e bateria sendo a bateria com sistemas reutilizáveis vejo uma saída. Na verdade vejo sim um medo de se perder esse domínio sobre o fornecimento de combustíveis. Tem que abrir a mente para uma solução mediana
A pergunta que não quer calar é:
O que o poder público está fazendo para dar a ignição em uma solução tão óbvia no segmento em nosso país?
Sei que muitos irão dizer que estamos na contramão do mundo, mas o Brasil tem nicho para colocar em prática esse formato de electrificação de veículos. Temos consumidor para isso e o país e intercontinental além de podermos abastecer com essa tecnologia, praticamente 70% da América latina.
Exatamente. Muitas perguntas sem respostas 👏👏👏
O governo tem que ficar quieto na dele sem atrapalhar, governo não tem q se meter nisso.
Esse sistema não eh tão amigo do meio ambiente assim pois o. Cultivo da cana em massa esgota qualquer solo onde esteja plantado e exige também altas doses de adubos químicos que a longo prazo esteriliza o solo além de exigir mineração de adubos!!!!
Ok! Qual matriz energética vc conhece que faz captação de CO2 para compensar a canonização gerada na construção de veículos e uso durante a mobilidade?
Não existe uma bala de prata, mas temos que correr para alternativas menos agressivas. Extrair lítio, nióbio, cobre, etc em mineração para construir baterias que não tem descarte e nem reciclagem, me parece bem pior que a mineração para fertilizantes com o intuito de alimentar o planeta! Alias, se vc já almoçou ou jantou hoje? Agradeça a agricultura 😉👍
O problema em tudo isso é ao fazer uma viagem, como carregar uma bateria de um veículo na velocidade que se enche um tanque de 50L de combustível. A tecnologia do presente inviabiliza a popularidade dos carros elétricos onde uma carga rápida não acontece antes de 40min em 100%.
Cesar, se aprofunde mais sobre as reciclagem dos materiais, estamos infinitamente mais rápidos em reciclar, a eletrificação está fazendo criarmos mais soluções de reciclagem. Dê uma atualizada para ajudar nos conteúdos e informações.
Meu querido amigo!
Vou lhe fazer um desafio já que é tão atualizado assim.
Escreva aqui quem está reciclando bateria de veículos. Veja “RECICLANDO” não disse reutilização, ok?
Boa sorte 👍
@@AFONTE César, sou do ramo de reciclagem, existem iniciativas neste sentindo, inclusive pelos próprios fabricantes de veículos, só pesquisar no Google que vai achar as iniciativas inclusive no Brasil, hoje a logística reversa é uma das principais pautas no que diz respeito a sustentabilidade, no setor de embalagens por exemplo, existem muitos fabricantes com o seu próprio sistema de logística reversa, tudo isso devido a políticas mais rígidas no Brasil, e lá fora não é diferente, podemos ver vários comentários por aqui que lá fora as questões levantadas por você já não se sustentam, acho salutar todo o conteúdo trazido, mas seria bom dar uma pesquisada mais profunda antes de soltar os conteúdos sobre carros elétricos, para inclusive não induzir ao erro o consumidor, sou usuário de carro elétrico, e muitas questões levantadas não procedem, hoje podemos recarregar o carro com uso de luz solar, hoje possuímos carregadores rápidos e claro pode ter esquecido de dizer que o carro elétrico usa menos óleo e lubrificantes que extremamente nocivos ao meio ambiente, além de virem de combustível fóssil, também esqueceu que meio ambiente também tem a ver com poluição sonora, algo que não vi você citar, no que diz respeito a educação do meio ambiente precisamos ter carinho ao tratar do assunto, pois é o futuro da nação mundial que está em jogo, as vezes questões não tão bem colocas podem desencorajar o público a tomar decisões que podem ser benéficas a manutenção da vida. Gostaria de ver mais conteúdos sobre soluções em andamentos e iniciativas nesse sentido, pois o que mais vejo é gente falando mal, porém quando tudo é novo, pode dar trabalho para achar quem realmente faz a diferença, confio na sua capacitação técnica em nos trazer esse tipo de conteúdo.
th-cam.com/video/N4GeQSFhI0o/w-d-xo.html
th-cam.com/video/Qi8Y2lF7Luw/w-d-xo.html
Desafio aceito e concluído com sucesso!
Obrigado
Então….iniciativa é tbm conhecido por “tentativa”! Fazer é outra coisa. Então vai tentando e quando de verdade existir quero ser o primeiro a dizer…. Existe. Não fique nervoso, estamos do mesmo lado, queremos o melhor para o planeta. Agora, existe forma mais educada e menos agressiva de iniciarmos uma conversa.
Fica em paz.
Show o Brasil tem é terras férteis para plantar canas de açúcar.
- Faltou dizer que a energia é 85% mais barata que o etanol;
- Faltou dizer que posso produzir minha energia em casa, a custo quase zero.
Ótima entrevista!
O ruim é só o editor ter deixado esta trilha sonora de fundo, muito alta.
Parabéns!!!
Que vídeo instrutivo e maravilhoso. Poucos falam nisso, mas tem toda lógica.
Poucos falam tanta besteira.
Tenho energia solar em minha casa mas só durante o dia pois a noite as baterias são inviaveis
E tem o B.O. do que fazer com esses painéis depois de 25 anos de uso.
É uma pica reciclar esse vidro em camadas de sanduíche.
As primeiras gerações de painéis fotovoltaico já tão virando resíduos por aí
Show!!!!
Muito legal esses vídeos
Parece sensacional, realmente o motor elétrico é sensacional, muito mais eficiente que a combustão, Porém quantos Km's roda um carro com 50L de etanol como célula de combustível? ele é eficiente?
Alguns testes mostraram que será o dobro do motor a combustão. Ex. Se a combustão faz 10kml, com célula de combustível 20kml.
@@AFONTE Parece muito bom o consumo, com o tempo aposto que conseguem fazer mais econômicos.
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
@@AFONTE Fiz uns cálculos de padeiro, cheguei a 18 km/l.
Neste sistema eu acredito. Somos ricos em álcool.
Vamos trabalhar neste sentido.
Na pergunta "é boa pra Europa?" e podemos extender para "é boa pro norte global?" e ele responde "talvez não" ele sintetiza o porque dessa tecnologia ñ viabilizar tão cedo.
Caraca veii. Top. Que pena q os poderosos concerteza vão impedir o Brasil de evoluir
A tecnologia das baterias, que são o calcanhar de aquiles dos carros elétricos, já evoluíram muito nos últimos 100 anos e continuam a evoluir em uma velocidade incrível, basta ver a nova bateria 4680 que está sendo produzida pela Tesla que já são um grande avanço em termos de densidade, frente às 18500 sem nenhuma revolução na construção e química delas. As baterias de lítio que existem hoje passaram a existir em escala comercial para carros de verdade a partir do final dos anos 2000, desde então a densidade energética melhorou muito (o que pode ser visto em carros elétricos tendo cada vez mais alcance), além disso existem outros tipos de baterias que usam outros materiais que são mais baratos e mais fáceis de serem fabricadas, como por exemplo bateria fosfato de ferro que são MUITO mais baratas mesmo que com densidade energética menor que a de lítio, mas que podem ser usadas em carros que nao precisam de longo alcance, tipo os carros pra serem usado somente na cidade e ter 200 kms de alcance máximo, mas que ainda sim são infinitamente superiores as de chumbo-ácido do começo do século passado. Além disso já existem baterias do tipo solid state que estão em fase experimental, que tem uma densidade energética pode chegar quase ao triplo da de lítio que a gente tem hoje, mas elas ainda não atingiram a viabilidade comercial, mas quando acontecer vai revolucionar o mercado da mesma forma que as baterias de lítio revolucionaram o mundo desde a sua introdução no começo dos anos 90.
Fazer comparação do elétrico de hoje com o de 100 anos atrás é complicado, o carro elétrico de hoje tem tanto a ver com o carro elétrico de 100 anos atrás quanto um porsche 911 tem a ver com um Benz Patent-Motorwagen, a eletrônica que revolucionou os carros a combustão vai ser ainda mais revolucionário nos elétricos. Pra ajudar nisso em termos de mecânica o carro elétrico é muito mais simples que um carro a combustão e isso tá permitindo que novos players importantes entrem no mercado. A Foxconn, que produz iphones pra apple, por exemplo já tem uma plataforma própria pra carro elétrico, uma empresa pode comprar o direito de usar essa plataforma, faz o desenho do carro que quer e a foxconn pode produzir pra eles igual ela produz iphones pra apple. Uma série de empresas novas estão entrando nesse mercado e atrapalhando empresas já estabelecidas como por exemplo a Sony, que tá com um carro elétrico engatilhado pra ser lançado. Não atoa que hoje fabricantes de elétricos valem mais para o mercado que as empresas que produzem carro a combustão, só nos EUA tem a Tesla, a Nikola e a Rivian por exemplo, sem falar na China hoje praticamente metade dos carros vendidos são elétricos e eles tem marcas próprias que produzem carros a nivel de tesla lá dentro mas que ainda nao sao conhecidas no ocidente, desde JAC e BYD que já tem no Brasil até marcas que nunca ouviram falar como Nio, Zpeng, Byton. Um péssimo negócio para as montadoras que já estão ai e um excelente negócio para todos nós que teremos carros melhores no futuro.
Elétricos são indiscutivelmente o futuro não tem dúvidas, a questão é quanto tempo os carros a combustão ainda vão poder existir (desde razões regulatórias até existir mercado pra eles). Os carros a combustão obviamente não vão acabar da uma hora pra outra, em muitos países atrasados e pobres como o nosso eles ainda vão durar muito, mas a partir de 2030 dificilmente uma empresa vai se dar ao trabalho de projetar e produzir um novo carro a combustão pra mercados como EUA, China e Europa, ai a gente vai ficar com o Onix ano 2045 modelo 2019 sendo vendido até enquanto não for banido de vez por regras ambientais, ou seja, mais uma vez voltaremos a ter carroças no lugar de carros.
Sobre a questão da poluição, tudo gera poluição, o petróleo que sai do fundo do mar até chegar na bomba do tanque gera poluição pra c@ralho e depois quando ela é queimada gera ainda mais poluição, mas quem fala "ah fazer bateria polui muito" ignora o fato que extrair petróleo refinar e transportar também gera muita poluição, e acontece de maneira contínua enquanto a poluição gerada pra produzir uma bateria só é gerada pra produzir a bateria, dps quando ela tá em uso ela não produz poluição nenhuma até chegar o momento de ser descartada. Sim, produzir um carro elétrico hoje gera mais poluição que produzir um carro a combustão, mas se você considerar o ciclo de uso (do momento que sai da concessionária até o momento em que vai pro ferro velho) o carro elétrico produz entre 75% à 80% menos poluição que o carro a combustão normal. Sobre a poluição de "abastecer" o elétrico, a matriz energética pode se tornar mais limpa com o tempo (painel solar, eólico, geotermica até nuclear) então isso torna o carro elétrico potencialmente menos poluente ao longo do tempo do que o combustão (que pelo contrário, quanto mais velho mais poluição produz em decorrência do desgaste do motor do carro).
Pra finalizar nem dá pra falar muito da questão da eficiência energética, enquanto um carro a combustão dificilmente chega a 20% de eficiência energética um EV chega a 95%, se você pegar a gasolina que você queimaria em um carro a combustão comum e usar ela pra alimentar uma turbina a gás (que fica em torno de 60% de eficiência energética) com a mesma quantidade de gasolina que você faria 1 carro a combustão andar 100 km vc faria ao menos 2 elétricos andarem os mesmos 100 kms. Em países como o Brasil a gente ainda vai ver um período de transição pros BEV (com soluções como o e-power da nissan) mas em mercados maduros como EUA e Europa isso já é passado, que apostar contra isso vai estar apostando no mimeografo contra a internet.
A eficiência de um motor ciclo Otto hoje gira em torno de 40% e de um motor elétrico é de 98% desde o tempo do Edison, Tesla e companhia.
A eletroquímica também mostra que há um limite para o desempenho das baterias.
Energia infinita não existe, da mesma forma existe uma função termodinâmica chamada entropia que diz que o trabalho não é reversível.
Isto é sabido desde o tempo do Sadi Carnot os seja 1756.
e qual é o consumo de alcool com o motor eletrico?
Se pensar na eletricidade e entender isso pode substituir tudo por eletricidade a questão é cadê essa energia por isso penso que não será para todos.
Poderia ser o hidrogênio verde tbm no lugar do alcool ?
E toda a estrutura e custo de fabricação do hidrogênio verde?
Ainda é só promessa.
@@neblinasp Sp já vai começar
O alumínio, abundante na natureza, pode ser usado no lugar do cobre para a fabricação de condutores elétricos. No entanto, o processo de refino do alumínio consome muita energia elétrica.
O bonde elétrico (street car, tramway) foi o principal meio de transporte urbano nas primeiras décadas do século XX.
th-cam.com/video/EEP2I4hdwYg/w-d-xo.html
A importância dos veículos elétricos sobre trilhos continua em pleno século XXI.
César gostaria de conversar com você sobre H2 Fuel Cell
Vamos sair de um problema que é agasolina cara...e entrar na era etanol custando os olhos da cara...há uma vantagem pro meio ambiente, mas e si os empresarios usarem isso a seu favor pra ganhar muito dinheiro...e sem duvida vão usar...ai fica dificil...
Será que o Brasil vai engolir mais essa onda? Temos cana-de-açúcar em abundância e podemos ter (novamente) carros MOVIDOS A ÁLCOOL. Alguém sabe dizer se a combustão do álcool é poluente ou não? Até onde sei, álcool + ar produz apenas água + CO2 (lembrando que CO2 é a substância que as plantas consomem para produzir Oxigênio, ok?).
Tá sabichão isso ele falou 10 vezes no vídeo
Agora pede pra inteligência artificial ir lá plantar
Porque depender da raça humana pra abastecer a frota interna é querer repetir o fracasso do pró álcool com filas nos postos sem etanol por ganância dos usineiros
Existem outros fatores além das questões científicas, ambientais e energéticas. Burocracia, interesses políticos e monetários sempre prevalecerão. A miséria no Nordeste é uma questão de interesse político, a predominância da gasolina sobre o álcool (etanol) é exclusivamente um interesse monetário... Prever o futuro é algo muito difícil
Casa com PAINEL SOLAR - Problema resultado, próximo....
Com energia injetada
Verdade !!!
Essa tecnologia do álcool/elétrico é semelhante ao carro hidrogênio: Muito complexo e muito mais difícil para se tornar realidade.
Vamos pesquisar gente??!!!! Só uma dica 👍😉
Engano seu! Estude só um pouco que você vai se surpreender.
A Toyota investe em células de hidrogênio a muito e com excelentes resultados , estando muito próxima de lançar os carros com está tecnologia …
É difícil com o hidrogênio. Com o etanol está mais próximo do que você imagina.
É porquê vocês não estão sabendo quê está vindo pôr aí a energia livre, da tecnologia do Tesla do ano de 1900. Ela já está prontinha pra ser lançada a nível global. Vocês viram o quê aconteceu com o gás-oduto da Rússia! A sabotagem lá, emplodiram! Pós, ós Russos se precisar vai lançar primeiro. São torres, sem a necessidade de cabos fio, muito simples. Há ENERGIA não será um problema em alguns meses. Tá batendo na porta.
Então quantos quilômetros vai fazer o alcool por litros? E bom saber porque se nao . Nao irá valar a pena 😅
Quando vou achar um carro desses na concessionária? Eu escuto tantas promessas, mas o produto que é bom, ainda não está na prateleira...
Visionário! 2 anos depois os eletricos estão mostando suas deficiências e problemas.
Isso tudo pq a tecnologia de bateria a base de cristais (que duram 2 milênio) foi ""perdida"" ênfase no ""perdida"" pq o carro movido a água (onde todos q desenvolveram não estão mais entre nós) não é ""viável"" ênfase ""viável""
13:00 cana não gera mais emprego, depois da mecanização das lavouras não
Parabéns
Acho o César um profissional bastante técnico, mas extremamente comercial, faz em profusão matérias pagas por montadoras, deixando a isenção de lado durante os trabalhos sem muita cerimônia. Essa campanha sistemática dele contra os carros elétricos traz muitas questões importantes para serem resolvidas, mas a insistência em condenar ao invés de apontar soluções me parece uma cortina para a defesa comercial de alguma outra tecnologia.
Olá meu amigo.
Vejo com naturalidade pessoas fazerem comentários onde revelam como são e acham que todos são iguais a ela.
Vc aponta três coisas que não são verdades.
- não recebo das montadoras
- digo que o elétrico veio pra ficar, minha crítica é sobre as baterias e usar a rede
- trago como sugestão a célula de hidrogênio ou o biometano onde aqui no Brasil e na Europa está sendo testado e com sucesso. Acabei de chegar da Alemanha fazendo estes testes.
Vamos discutir sobre o que nos une e não sobre o que nos separa!
Fica bem!
entao eu vou ter um sistema de combustao que alimementa um motor eletrico ?
Ótima aula, parabéns
Não há dúvida que os elétricos serão o futuro sim, eles só se tornarem viáveis a poucos anos, com as baterias mais modernas, e elas estão em continua evolução, hoje, os carros elétricos já custam menos que os similares à combustão (o carro elétrico mais produzido no mundo é o GM wuling, 2 mil unidades/dia) custa 30 mil reais. As baterias das próximas gerações não irão precisar dos materiais que ele fala no vídeo. Outra dúvida das pessoas, a fonte de energia, em um futuro próximo, as pessoas terão seus próprios painéis solares, pare este que citei, apenas 10 painéis solares de 600 reais já são suficientes. O etanol não deve ser utilizado como fonte de energia por um simples fato, na mesma área de plantação, colocando-se painéis solares a quantidade de energia produzida é mais de 10x maior. Aguardem, o futuro será incrível (e diferente do que a maioria pensa agora).
Tenho um Cobalt 1.8 completo que vale R$ 40.000 e faz 12 Km/l de gasolina. Ando 12.000 Km por ano. Com os R$ 110.000 de diferença de valores dá pra comprar 18.500 litros de gasolina , o que dá 222.000 Km e 18 anos e meio de rodagem. Ou seja, somente após 18 anos e meio o carro elétrico me daria alguma vantagem econômica !! Sinto muito, mas carro elétrico a R$ 150.000 NÃO TEM VANTAGEM ECONÔMICA NENHUMA, conforme demonstrado ! Isso sem considerar que o IPVA e o SEGURO do carro elétrico de R$ 150 000 são beeem mais caros que o do COBALT ! Se levar isso em conta daria 25 anos para passar a ter compensação econômica. Sem comentários !
Isso sem considerar a bateria do elétrico que com uns 4 ou 5 anos de uso já estará com uns 70% da capacidade original, o que praticamente inviabilizaria o seu uso. Será que alguém vai comprar uma bateria nova que custa quase o valor do carro? O pessoal só se liga na informação do fabricante sobre 15 anos de vida útil e 8 anos de garantia, mas não na perda parcial efetiva da capacidade de armazenamento. Sim ela poderá durar 15 anos funcionando... porém, com capacidade que inviabilizaria o seu uso prático. E qual o valor de revenda desse carro com uma bateria a 70% da sua capacidade original depois de 4 ou 5 anos? Resumindo: o carro elétrico é tão descartável quanto um iPhone ou um Samsung Galaxy S24.
@@valmirseog276 Exatamente isso !👏👏
Prefiro a ideia da porche a mijolina que eles estão desenvolvendo e renovavel e funciona em motores antigos
Exato! Alcool é péssimo! Igual biodisel.
Esse cara e louco de pedra .
já existe tecnologia hoje de carga de veículos elétricos wireless, imagina num futuro a possibilidade de vc dirigir seu veiculo elétrico por trechos de estradas enquanto carrega ele , acredito q em menos de 20 anos carros a combustão como vemos serão absurdamente obsoletos
Existe na sua imaginação.
Existem outras possibilidades além destas apresentadas, por exemplo a criação massiva de usinas nucleares, que são a melhor energia que existe considerando todos os prós e contras.
Os carros elétricos têm um torque muito grande e que não depende da rotação, mas para potências de centenas de HP's eles fic para trás: não se verá uma carreta de 18 rodas tipo Scania elétrico nem tão cedo.
Inscrição efetuada
Ainda tem entusiasta de carro elétrico, falando mal da TOYOTA, por não produzirem carros 100% elétrico, a Toyota presa por qualidade(só não no corolla cros hehe), os japoneses não são etários, eles devem ter ótimos motivos para estarem investido em pesquisa a respeito das células de hidrogênio e afins…
Os caros ICE precisam de baterias de chumbo. Os minerais na maioria são renováveis. O petróleo quando acabar… acabou. Etanol é fantástico mas viram baterias incríveis em breve.
Eu quero saber quanto vai ser o consumo desse carro elétrico com alcool. Alias eu não né, o mundo. Se for mais caro, ou o mesmo preço, vai ficar como tá.
Se for uma proposta urbano compacto de velocidade máxima de 70Km/h deve dar
Mas se for estiloso e grande e pesado pra pagar de bacana
Ja viu né
O MOMENTO POLITICO AGORA É MAIS SÉRIO
Um policial é a principal ferramenta do estado correndo o maior risco .
Porque todas as viaturas não são blindadas ? Porque a polícia não ganha o melhor e maior salário de todos?
Porque o povo permite 5bilhões p Fundão Eleitoral e fundo partidário,político aumentar o próprio salário ,se aposentar com 8anos entre tantos outros benefícios absurdos? Que todos eleitores deixem de ser idiotizados e façam seus próprios votos auditáveis, é muito fácil resolver isso vc mesmo ,pois ninguém pode te impedir de registrar em vídeo a votação e postar nas redes no indício de fraude, se é crime filmar, também é crime saber ou olhar oque eu faço na urna.
Voto secreto porque?
Voto secreto pra quem ?
Pra entender politica,nunca escute um advogado ou imprensa.
Pra entender história nunca escute um filósofo. Pra entender matemática nunca escute outro além do matemático.
É evidente que pra aprender politica deveria escolher o profissional formado na respectiva área que se busca entender.
Art primeiro TODO PODER EMANA DO POVO aos milhões nas ruas pedindo acionamento do SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR para eleição auditável SUPREMO É O POVO 7 de setembro povo autoriza , mas não sabe completar a frase, intervenção militar e lavatoga.
AUTORIZA NÃO DIZ NADA.
APRENDA COMPLETAR FRASE
Top!
Ae a pergunta, quem ou quais empresas hoje, detém o controle e a produção dos canaviais no Brasil, são "produtores" ou empresários Brasileiros?, o Brasil é rico e uma grande potencia, que os países de fora estão tomando pelas beiradas e nos julgando por tabela....
Pra depender desses produtores pra abastecer a frota nacional?
Tu acredita mesmo nessa utopia?
Comprometer a produção de grãos pra animais de corte e alimentação pra cana de açúcar encher tanque de carro
E o clima e problemas na safra?
E a ganância pela manipulação de preços com ameaças de exportação de açúcar?
Abaixa a música