Usei o Manjaro-Architect (também chamado de M-A) justamente para fazer minha instalação personalizada do Manjaro. Pois acho os sabores oficiais muitos cheio de coisas inúteis. Como sou do tipo que curte apenas o essencial, a existência dessa ferramenta foi muito útil. Você pode usá-la a partir de um sabor específico ou baixar separadamente a iso do Manjaro-Architect. Esse vídeo vai ajudar muita gente, pois algumas partes da instalação são complexas e exigem um pouco de conhecimento básico, principalmente na parte de particionamento manual em UEFI, fstab, kernel, fsck hook, etc...
@@kaykiaraujo6117 Já instalei e já usei, mas preferi me manter no Manjaro da mesma forma que muitos preferem se manter no Ubuntu ou Mint do que no Debian. As facilidades e um sistema user-friendly focado no usuário final fazem a diferença. O Arch, ao meu ver, ainda é muito manual e cru em diversos aspectos.
Vi todo vídeo, mas tenho muitas duvidas ainda... Desculpa ser chato. 07:22 - O que é exatamente esses rótulos? Bem, gpt eu sei que é pra UEFI, dos é para BIOS, mas esse sgi e sun?! Outra coisa estranha é que o Manjaro diz que cfdisk é usado apenas para BIOS, então porque mostra a opção gpt? 08:00 - Tem que gravar partição por partição? 10:18 - O que são exatamente esses nomes e, porque noatime vem selecionado por padrão? Soube que se for usar SSD tem que escolher discard? Se for verdade, por que? Eu não faço ideia. 12:46 - Você se esqueceu de atualizar as chaves do Pacman. 12:55 - O fato de já vi selecionado "Sim" por padrão não torna essa opção (pacman cache), de certa forma, importante? 14:04 - Que ambiente gráfico seria webdad? 14:22 - Pessoalmente, eu achei a opção "minimal" um tanto "full", principalmente se optar pelo GNOME e KDE. 15:05 - Curioso sobre a opção 'Selecione o Driver do Monitor' e curioso também por não existir uma quinta opção 'Instalar todos os drivers proprietários', a impressão que tenho é que só é possível instalar o driver proprietário de vídeo. 16:30 - O GRUB não deveria ser instalado na partição /boot/efi ou pode ser instalado dentro de barra, no caso de usar UEFI? Confuso. 17:27 - Em caso de usar UEFI, não daria nenhum problema se usasse a primeira opção sendo que a última é especifica para UEFI? 18:52 - Sabe dizer se Manjaro usa o zsh se instalado via Calamares também? Ou o zsh só é padrão via Architect? Sei que pode escolher o bash ou fish, mas por padrão vem selecionado o zsh. 19:38 - Eu acho que valeria a pena um vídeo explicando as opções disponíveis dentro de 'Performance' e 'Segurança e Ajustes do Systemd'. 19:56 - Geralmente, na parte de SWAP é comum recomendarem trocar vm swappiness de 60 para 10, mas raramente falam sobre a alteração nos valores do vfs_cache_pressure e vm dirty_ratio, por que será?
Valeu, Diolinux! Vídeo ótimo! Acabei de fazer minha primeira instalação do Manjaro, acompanhando seu tutorial. Mesmo em uma VM ficou bem fluído essa sistema! Abraço!
Estou utilizando há algumas semanas e já estou usando como distro principal com KDE fica incrível! Super customizável, leve, muito bonito e bem estável. (o DDE também está instalado rsrs). Está salvando meu dual core e esse vídeo teriam me ajudado muito, haha. Certeza que ainda vão, parabéns Dio. Esses ajustes na instalação fazem muuuita diferença, principalmente na instalação dos aplicativos, nunca usei um instalação de app tão rápida e é claro o AUR 😍.
Muito bom esse vídeo Dio. Isso mostra as varias possibilidades de instalação do sistema Manjaro. Gostaria que você fizesse também uma instalação detalhada do Mageia Linux.
13:35 Dio, vc confundiu base com base-devel, pois a base do sistema já é o default no instalador. Se der pause no tempo citado e ler a descrição do instalador irá perceber.
Você poderia fazer um vídeo ensinando a usar cgdisk, fdisk, gdisk e parted? Infelizmente só sei usar o cfdisk (é muito simples se comparado com os outros), culpa também de ter usado BIOS a vida toda. Ainda não me acostumei com as alternativas em modo UEFI. Por causa disso que não pude fazer uma instalação manual do Manjaro, enxuta via architect. Isso também me atrapalhou no Arch e em outras distros, sou praticamente forçado a usar o Calamares ou outro instalador simples via GUI por causa disso.
Eu uso a minha máquina em dual boot e já tentei usar o manjaro, mas não consegui utiliza-lo da maneira que eu gosto (um sistema mais limpo, com o mínimo de programas possíveis, pois gosto de fazer eu mesmo minhas instalações). Baixei e instalei ele na minha máquina com a interface do gnome e depois me deparei com muitos programas desnecessários e que nunca provavelmente iria utilizar. Daí quando decido desinstalar essa montanha de programas inúteis (para mim) simplesmente o sistema quebra, depois de dar boot ele entra em algum tipo de modo de terminal, não sei explicar. Já procurei vídeos com a instalação do Manjaro Architect em dual boot com o windows para tentar fazer uma instalação mais personalizada, ou seja, com um sistema mais limpo, pois sozinho, acho que muito provavelmente iria fazer alguma cagada, mas não achei.
Cara, isso só pode ser brincadeira! Semana passada eu pensei: "Vou finalmente tirar um tempo e instalar o Arch amanhã.".. Aí Dio vem e posta um video de instalação. Hoje de manhã eu vi o Manjaro Architect e pensei em testa-lo pq to afim de tentar um wm em vez de DE.. Aí tu vem e lança esse vídeo horas depois. Que isso? Hahah
alguém sabe qual o melhor linux para uso profissional? ou seja, vou fazer programações em fortran e c++ e rodar calculos pesados. Eu uso o Opensuse mas não gosto muito srs.
Pior que não, estou bem satisfeito com ele, se eu saísse do "mundo Ubuntu e derivados", minha primeira alternativa seria o Fedora provavelmente no momento, mas eu curto Linux de forma geral, e o Manjaro é bem daora também :)
Percebi que essa instalação acabou sendo um pouco mais rápida do que o Ubuntu Minimal. O Manjaro acabou fazendo menos uso de processo de download nas etapas de instalação. Já instalei o Ubuntu Minimal e costuma ser um pouco mais demorado.
Não entendi mas o Deepin e o Mint Cinnamon é muito fácil de usar "zero terminal", a não ser que pesquise como instalar programa X que geralmente vai aparecer algo como dar um "apt install X", ou coisa do tipo não é culpa do Linux mas sim da estrutura das comunidades que passa essa forma de resolver algo...
Usei o Manjaro-Architect (também chamado de M-A) justamente para fazer minha instalação personalizada do Manjaro. Pois acho os sabores oficiais muitos cheio de coisas inúteis. Como sou do tipo que curte apenas o essencial, a existência dessa ferramenta foi muito útil. Você pode usá-la a partir de um sabor específico ou baixar separadamente a iso do Manjaro-Architect.
Esse vídeo vai ajudar muita gente, pois algumas partes da instalação são complexas e exigem um pouco de conhecimento básico, principalmente na parte de particionamento manual em UEFI, fstab, kernel, fsck hook, etc...
poxa, instala arch ai!
@@kaykiaraujo6117 Já instalei e já usei, mas preferi me manter no Manjaro da mesma forma que muitos preferem se manter no Ubuntu ou Mint do que no Debian. As facilidades e um sistema user-friendly focado no usuário final fazem a diferença. O Arch, ao meu ver, ainda é muito manual e cru em diversos aspectos.
sou um feliz proprietário de um Manjaro Mate, kernel 5.4, graças à ajuda do Dio. valeu hahaha
Muito bom ver que o Manjaro permitir o usuário construir a própria distro na instalação. Parabéns
Vi todo vídeo, mas tenho muitas duvidas ainda... Desculpa ser chato.
07:22 - O que é exatamente esses rótulos? Bem, gpt eu sei que é pra UEFI, dos é para BIOS, mas esse sgi e sun?! Outra coisa estranha é que o Manjaro diz que cfdisk é usado apenas para BIOS, então porque mostra a opção gpt?
08:00 - Tem que gravar partição por partição?
10:18 - O que são exatamente esses nomes e, porque noatime vem selecionado por padrão? Soube que se for usar SSD tem que escolher discard? Se for verdade, por que? Eu não faço ideia.
12:46 - Você se esqueceu de atualizar as chaves do Pacman.
12:55 - O fato de já vi selecionado "Sim" por padrão não torna essa opção (pacman cache), de certa forma, importante?
14:04 - Que ambiente gráfico seria webdad?
14:22 - Pessoalmente, eu achei a opção "minimal" um tanto "full", principalmente se optar pelo GNOME e KDE.
15:05 - Curioso sobre a opção 'Selecione o Driver do Monitor' e curioso também por não existir uma quinta opção 'Instalar todos os drivers proprietários', a impressão que tenho é que só é possível instalar o driver proprietário de vídeo.
16:30 - O GRUB não deveria ser instalado na partição /boot/efi ou pode ser instalado dentro de barra, no caso de usar UEFI? Confuso.
17:27 - Em caso de usar UEFI, não daria nenhum problema se usasse a primeira opção sendo que a última é especifica para UEFI?
18:52 - Sabe dizer se Manjaro usa o zsh se instalado via Calamares também? Ou o zsh só é padrão via Architect? Sei que pode escolher o bash ou fish, mas por padrão vem selecionado o zsh.
19:38 - Eu acho que valeria a pena um vídeo explicando as opções disponíveis dentro de 'Performance' e 'Segurança e Ajustes do Systemd'.
19:56 - Geralmente, na parte de SWAP é comum recomendarem trocar vm swappiness de 60 para 10, mas raramente falam sobre a alteração nos valores do vfs_cache_pressure e vm dirty_ratio, por que será?
Show de bola. Da próxima vez vou usar seu tutorial para instalar a versão mínima do Manjaro. Muito obrigado, Dionatan!
Valeu, Diolinux! Vídeo ótimo! Acabei de fazer minha primeira instalação do Manjaro, acompanhando seu tutorial. Mesmo em uma VM ficou bem fluído essa sistema! Abraço!
Muito interessante essa forma de bolo ai viu Dio, pra quem realmente quer meter a mão na massa ! Essa é uma das opções !
Estou utilizando há algumas semanas e já estou usando como distro principal com KDE fica incrível!
Super customizável, leve, muito bonito e bem estável. (o DDE também está instalado rsrs).
Está salvando meu dual core e esse vídeo teriam me ajudado muito, haha. Certeza que ainda vão, parabéns Dio.
Esses ajustes na instalação fazem muuuita diferença, principalmente na instalação dos aplicativos, nunca usei um instalação de app tão rápida e é claro o AUR 😍.
Meu sistema favorito, amo o Manjaro KDE. E como é bom vê o Dio saindo um pouco dos Ubuntu/Debian based.
Muito bom esse vídeo Dio.
Isso mostra as varias possibilidades de instalação do sistema Manjaro.
Gostaria que você fizesse também uma instalação detalhada do Mageia Linux.
Muito bom o vídeo!!! Grande aprendizado para instalação e também entender sobre Linux!! Parabéns Dio!!
Obrigado por compartilhar.
Essa de instalação pelo script é uma boa ideia de tutorial.
Ótimo vídeo @diolinux. 👏🏻
Muito bom Dio. Faz um vídeo mais voltado pro Arch Linux sim.
Bom vídeo. Uma boa dica também sobre uma outra distro baseada em Arch, que valeria a pena, seria o ArchLabs. Abraço
Manjaro, muito bom é Rolling-Release como o Arch Linux.
Eu fiz uma instalação na minha maquina com a distro Archlabs.. testarei o manjaro
Você poderia revisitar o openSUSE Tumbleweed, outra distro rolling release
Tenho testado o manjaro com deepin e tenho gostado.
Muito bom Dio
13:35 Dio, vc confundiu base com base-devel, pois a base do sistema já é o default no instalador. Se der pause no tempo citado e ler a descrição do instalador irá perceber.
Você poderia fazer um vídeo ensinando a usar cgdisk, fdisk, gdisk e parted? Infelizmente só sei usar o cfdisk (é muito simples se comparado com os outros), culpa também de ter usado BIOS a vida toda. Ainda não me acostumei com as alternativas em modo UEFI.
Por causa disso que não pude fazer uma instalação manual do Manjaro, enxuta via architect. Isso também me atrapalhou no Arch e em outras distros, sou praticamente forçado a usar o Calamares ou outro instalador simples via GUI por causa disso.
Realmente , o manjaro eh um sistema fantástico , mas continuo com o bom e velho pai de todos ,Debian!
Usei Debian por varios anos mas quando retornei ao mundo lunix testei ArchLinux nao voltei mais para debian.
vivendo e aprendendo
ou aprendendo e vivendo
Qual distribuição adequada pra um notebook com i3 e 2.2ghz com placa onbord da intel? Eu atualmente estou usando o deepin mais ele e meio lento.
CodeMaster depende muito do swu uso e gosto.
Já experimentou o Linux Mint Cinnamon + customização? Eu recomendo fortemente.
@@WilianSamuel obrigado pela dica, instalei o Manjaro Cinnamon, ate agora ta funcionando beleza.
Eu uso a minha máquina em dual boot e já tentei usar o manjaro, mas não consegui utiliza-lo da maneira que eu gosto (um sistema mais limpo, com o mínimo de programas possíveis, pois gosto de fazer eu mesmo minhas instalações). Baixei e instalei ele na minha máquina com a interface do gnome e depois me deparei com muitos programas desnecessários e que nunca provavelmente iria utilizar. Daí quando decido desinstalar essa montanha de programas inúteis (para mim) simplesmente o sistema quebra, depois de dar boot ele entra em algum tipo de modo de terminal, não sei explicar. Já procurei vídeos com a instalação do Manjaro Architect em dual boot com o windows para tentar fazer uma instalação mais personalizada, ou seja, com um sistema mais limpo, pois sozinho, acho que muito provavelmente iria fazer alguma cagada, mas não achei.
Bom vídeo. :)
Valeu! Me salvou
Eu tava esperando alguém brasileiro fazer uma instalação dessa, pena q já aprendi :D
Dio conhece aquele site de teste de distros ? Se sim daria um ótimo vídeo para mostrar para a galera
Sou iniciante no linux. Comecar por o manjaro e bom?
Vc poderia falar sobre o backbox
Faz um vídeo sobre a instalação do Sabayon
Dio, instala o fedora net install + deepin e vê se é problemática ou ta usável. Abraço mano!
Dio, boa noite. O que você acha do Anarchy Linux?
Faz muito tempo que não texto, então não tenho nenhuma opinião formada ainda
Cara, isso só pode ser brincadeira! Semana passada eu pensei: "Vou finalmente tirar um tempo e instalar o Arch amanhã.".. Aí Dio vem e posta um video de instalação. Hoje de manhã eu vi o Manjaro Architect e pensei em testa-lo pq to afim de tentar um wm em vez de DE.. Aí tu vem e lança esse vídeo horas depois. Que isso? Hahah
alguém sabe qual o melhor linux para uso profissional? ou seja, vou fazer programações em fortran e c++ e rodar calculos pesados. Eu uso o Opensuse mas não gosto muito srs.
Qualquer Linux serve. Se não gosta do OpenSUSE, teste outra distro, como o Manjaro, por exemplo.
Pode ser também o Ubuntu, mais estável, ou o Debian, o mestre da estabilidade.
Cent OS
27:30 "pra vc q só quer buscar conhecimento igual et bilu" kkkkk pérolas da tv brasileira
Confesse que tu quer abandonar o Ubuntu
Pior que não, estou bem satisfeito com ele, se eu saísse do "mundo Ubuntu e derivados", minha primeira alternativa seria o Fedora provavelmente no momento, mas eu curto Linux de forma geral, e o Manjaro é bem daora também :)
as outras distros deviam oferecer a interface i3wm igual a esta neste video. ah e coloca uma musica no video, o video ficou meuti falado
Muito top.
Sempre tive curiosidade se saber do que se tratava.
Somos dois
Infelizmente, na versão atual do Manjaro Architect, não tem mais o ambiente gráfica do Deepin! :(
como resolver arquivo não abre manjaro baixa jogo de MMORPG mas não abre da erro
Na minha BIOS está DualBoot. Faço UEFI? Ou BIOS legacy? Aparece as 3 opções para alterar , mas está automático na dualboot
Sempre opte por UEFI, é o padrão atual e te dá maior maleabilidade.
Percebi que essa instalação acabou sendo um pouco mais rápida do que o Ubuntu Minimal. O Manjaro acabou fazendo menos uso de processo de download nas etapas de instalação. Já instalei o Ubuntu Minimal e costuma ser um pouco mais demorado.
Secoundi sociedade trollzera
eu nunca usei uma maquina com Manjaro nem no virtual box preciso da uma olhada...
É uma ótima forma de testar :)
@@Diolinux Já to separando um pendrive aqui para poder conhece a distro ....
first
Instalei Arch Linux com DDE usando o Archbang (zen install), prefiro pois odeio o artwork do Manjaro
faz arch linux usando script aui melhor e completo
A única coisa que eu acho que poderia ser mais amigável é a interface ser gráfica e mais automatizado. Linux tem que ser simples de uso.
Mas o Manjaro tem o Calamares, que é um instalador gráfico. O Architect é uma alternativa pra quem quer customizar melhor a distribuição.
Não entendi mas o Deepin e o Mint Cinnamon é muito fácil de usar "zero terminal", a não ser que pesquise como instalar programa X que geralmente vai aparecer algo como dar um "apt install X", ou coisa do tipo não é culpa do Linux mas sim da estrutura das comunidades que passa essa forma de resolver algo...
Essa instalação tem outra finalidade Arthur, para facilidade, o modo padrão do Manjaro é mais recomendado, tem o link na descrição :)