Hoje foi pra mim o pior dia como tech lead. Passamos por um layoff e todo o meu time foi demitido. Foi um tempo relativamente longo trabalhando com o time e demorou pra eu me adaptar a função, entender que as vezes era muito mais efetivo gastar mais tempo revisando um código do que fazer eu mesmo. Entender as necessidades de cada pessoa do time, traçar metas e plano de desenvolvimento,. Hoje, praticamente vi alguns anos de trabalho ser jogado fora, e doi muito vc conhecer a realidade de cada um e saber que vai ser um periodo difícil pra eles. Espero ao menos que esse trabalho seja útil para eles nesse período difícil. ps: aproveitei o post pra desabafar :/
Lucas, esse esforço com certeza não foi em vão, com seu trabalho eles se tornaram melhores profissionais e terão mais chances no mercado e você também aprendeu com eles, eu mesmo aprendo muito com meus liderados. Muito sucesso para você!
Cara que vídeo foda! Passei exatamente por tudo isso, e também desisti. Principalmente o afastamento do código e o nível de pressão, quase tive um burnout, eu deixo esse papel pra quem realmente gosta. Porém tem empresas que não respeitam essa nossa posição de dizer 'NÃO QUERO ISSO' e esse é um grande problema dentro daquilo que a empresa encara como carreira.
Nunca quis sair da minha area. adoro codar. venho codando desde 1990. no máximo fiz requesitos de software reunioes aprendi muito claro, mas vi que prefiro ficar no undergorund mesmo, meu plano e me manter atualizado nessas tecnologias que estao surgindoa todo momento. Excelente video pra gente fazer uma reflexão na careira parabens!!!
Muito obrigada pelas suas partilhas😁 eu estou a iniciar a minha jornada como Business/Functional Analyst numa equipa pequena de IT e a estudar Direito também. Ouvir os seus vídeos tem me ajudado a entender aos poucos o quão grande e fascinante é este mundo. Como sou naturalmente muito analitica e atenta ao pormenor, quero entender tudo para dar o meu melhor e o maior detalhe de tudo mas é dificil 😅 Ainda estou a tentar perceber quais as atividades que sou mais feliz para encontrar o meu caminho. Desejo-lhe um excelente 2025 e tudo de bom 🫶😁 até ao próximo video😊
Sua história é muito parecida com a minha, recentemente desisti de continuar como Tech Lead por dois motivos, minha agenda ficava lotada de reuniões, tinha dias que eram 6-8h de reunião SEGUIDAS, o que desgasta muito, e com certeza tem a pressão. Não conseguia me desligar do serviço após o expediente e nos finais de semana, e isso foi me deixando muito ansioso ao ponto de eu ter que buscar ajuda. Também achei uma experiência muito válida, aprendi demais, mas sendo bem honesto, no meu caso a diferença de salário não compensava.
Ótima abordagem, por algumas vezes fui direcionado a coordenação e a gerência, aprendi muito com essas experiências, mas o amor em codar sempre falou mais alto. Sigo como DevSr e sempre de olho nas novidades e sempre aprendendo. Muito obrigado por compartilhar o seu momento, abraços e tudo de bom.
Gostei muito do vídeo Karol! Sua opinião clareou mais a entender o tipo de tech lead que me tornei. Tenho um conhecimento mais generalista, e trabalho com os mesmos tipos de sistemas ja tem quase 10 anos. Praticamente metade desse tempo dando suporte aos sistemas, então aprendi a regra de negócio através dos chamados e análise de defeitos. A outra metade estou como tech lead desses sistemas. Saí do papel de pedra para vidraça rs... Não tenho um time abaixo de mim, mas tenho que lidar com Negócios e outras equipes de TI (devs, QAs, produção, integração, segurança, suporte) enfim... Gosto de programação, mas também gosto da área de dados. Tenho um dilema sobre o meu futuro. Ótimo vídeo!
Ser líder técnico é como ser o guru da tecnologia, o tradutor universal entre o técnico e o não técnico e o escudo contra as pressões do negócio, tudo isso enquanto se equilibra no papel de mentor e motivador para a equipe de desenvolvimento. É uma função que exige conhecimento profundo, habilidade de comunicação excepcional e uma boa dose de paciência. Simplificando: É ser o faz-tudo técnico, com responsabilidades que vão muito além do código. Essa frase, apesar de humorada, reflete a realidade de muitos líderes técnicos que se sentem sobrecarregados com a necessidade de ter todas as respostas, explicar conceitos complexos para diferentes públicos, lidar com as expectativas do negócio e ainda gerenciar as necessidades da equipe.
Ótimo vídeo! Venho passando um pouco disso a meses, em abril de 2024 recebi a oportunidade de me tornar tech lead frontend na empresa que trabalho. Por enquanto, ainda coloco até que bastante a mão no código, mas vejo que isso já vem diminuindo, sendo substituido por apoio técnico, levantamento de requisitos, muitas reuniões e muitas decisões. Eu realemnte queria passar por essa experiência, tem sido muito positiva para crescimento em muitas partes, mas ainda sim sinto bastante falta de apenas ficar eu e o código e nada mais kkkkkk
No meu novo desafio, eu comecei como coordenador por conta da minha experiência como Tech Lead, mas percebi que ficar na parte técnica, lidar com os BOs de código, resolver problemas ou ajudar a elaborar as soluções é o que me motiva mais... Tive a oportunidade para fazer uma mudança horizontal e hoje estou como especialista! Embora tenha um papel de tech lead, eu ainda mexo no código etc... Enfim, descobri que gestão não é pra mim! haha
Na empresa q trabalho, estou exercendo o papel de Tech Lead num projeto grande que estamos desenvolvendo, e confesso q estou gostando bastante! Eu fico no meio termo, mexo muito em código ainda, mto mesmo, mas metade do tempo tbm fico resolvendo essas questões mais pontuais com o time e até com a produção. Por enquanto está sendo uma experiência mto legal e enriquecedora para a minha carreira. Estou aprendendo demais.
Sou tech lead e me identifiquei com você em muitos pontos, por ser muito ansioso e depender de um time que dê resultado para você dar resultado, ter muitas reuniões, desbloquear o time e hoje me sinto tão atarefado que não consigo ter tempo para ações de melhoria no time. As vezes é frustrante mesmo.
Sei exatamente como é. Fiz a migração de carreira da área de negócio para a área de desenvolvimento justamente porque adoro codar. É muito massa transformar letrinhas na tela de um computador em um aplicativo
Fui Tech Lead de Salesforce por um tempo. Saí do cargo pois me ofereceram um ótimo valor para vir para minha empresa atual e voltar a ser desenvolvedor. Eu gostava do cargo, mexia com código junto dos devs (acompanhando), fazia deploys e ficava meio de SM e PO tb. Eu fiz cursos para saber o q um Tech Lead faz, para me aprimorar e melhorar. Não é um cargo para qualquer pessoa, pois requer excelente comunicação e mentorar. Num mundo de TI, pessoal bem nerd, é raro surgir um Tech Lead. Se me oferecessem o q ganho atualmente como dev para ser Tech Lead, eu aceitaria.
Eu estou a 4 anos com cargo de Tech Lead e gosto muito. Principalmente em ter a visão de como nosso código afeta a vida das pessoas. Como dev eu via tarefas e cards, mas como Tech Lead tenho a visão do que aquele software, por exemplo, é responsável por greenciar toda uma logística de navios de containers em viagens internacionais, desde a parte rodoviária até a marítima. Saber como um software impacta no mundo, pra mim não tem preço. Infelizmente, muitas vezes sentado estudando frameworks não te dá essa visão do todo. Não vejo como um melhor que o outro, mas no qual se encaixa melhor no seu perfil pessoal. Mas lógico, sempre estou ali por dentro das tecnologias, sempre estudando. Mas para mim, hoje, é muito melhor eu ter um conhecimento mais generalista, do que focar muito em uma única. Sempre temos aquela tecnologia do coração, mas dedicar 100% em uma única eu me sinto mais limitado. Mas como eu falei, é como me sinto hoje e estou compartilhando para ajudar o pessoal a escolher o melhor caminho.
Mas o que você pontuou é justamente o que é esperado de um sênior e dependendo da empresa, até de um pleno. Você precisa conhecer o produto e você precisa se expor a novas tecnologias. Tem gente que se acomoda, tem gente que é evangelista de linguagem e framework, mas o conhecimento de várias tecnologias só tem a agregar. Eu acho que Tech Lead se aproxima mais da gestão e tem gente que simplesmente não gosta disso, principalmente se você continuar subindo.
@@attekitadev sim... Concordo que o dev sim precisa saber, mas quando é perfil mais técnico, não querem ou acham tudo um saco. O perfil dev é codificar, código e mais código. Até tento estimular trazer o porque estão fazendo aquela tarefa no time, tem alguns que curtem, mas pra maioria "é tudo balela". E aí começam a reclamar de muita call, assuntos aleatórios, etc. Traçando um paralelo com o cliente que atuo hoje: os devs tem muito mais interesse em refatorar, usar tecnologias novas, sockets e tals, mas não se interessam em saber o que é cabotagem, booking ou BL por exemplo. Hehehe Já tentei trazer os devs pra bem perto do negócio, mas não tive muito sucesso não. Pessoal simplesmente queria entender o que está escrito no card e entregar da melhor forma. Não sei se é um comportamento geral, mas trabalhando em consultoria e em vários clientes e times diferentes, acabei percebendo esse padrão de comportamento. Só deixar claro que não estou dizendo certo ou errado, ou um melhor que outro. Mas são perfis diferentes que se encaixam melhor em alguns cenários. Bem o que comentou no vídeo e concordo plenamente. Só achei necessário compartilhar o meu cenário profissional atual porque vi muitos comentários falando mal do cargo. E não é verdade. Quem estiver lendo e estiver na carreira de dev e tem receio do cargo Tech Lead , saiba que não é só coisa ruim tá? Tem muita coisa legal. (Desculpa o memorando @attekita... 🥹)
@@diogomainardes po cara me identifiquei, eu sai de comex pra datascientist kkkk. Comex é legal, mas eu odiava cliente chinês, quando eu trabalhava os caras dormiam, e quando eles iam trabalhar era minha hora de dormir, rotina 24h praticamente. As vezes eu fico meio arrependido sei lá, dá uma saudade...se eu pudesse fazer as 2 coisas alternadamente de tempos em tempos acho que eu seria mais feliz kkk. Fazia tudo, analisava draft de BL, validava invoice, NCM, etc no formato certo pra RFB, chegava no porto despachante mandava DI eu fazia NF, agendava com a transportadora a entrega no almoxarifado, ingressava no estoque, fazia movimentação MM no SAP, separava valores de ICMS pra crédito do ativo no setor tributário, mandava previsões de embarque pro financeiro pra fazer hedge cambial com o banco, era uma loucura, e tankava SOZINHO sendo um terceirizado in-house!!! 150 Milhões/ano na mão de 1 nego!! Pedi + 3 pessoas em comex pra compor o time mas a gestão pensava "se tá funcionando deixa o cara ai", pra eles era redução de custos. A verdade é que eu só tankava por causa dos softwares/bots que fazia e a gerência nem sabia o que de fato eu fazia. No dia que o gerente me tirou (porque queria que eu fizesse mais coisas além do absurdo de coisas que eu já fazia, quase tendo um burnout por trabalhar 16-18h/dia com chinês no meu zap quando eu ia dormir, eu recusei a atividade e queria só +1 ajudante!)....cara a minha saída deu um prejuízo de 3,3 milhões em 3 meses só com Demurrage e Armazenagem!! (colega de trabalho contou) E pior que esse gerente que arrombou a empresa ficou lá e eu terceirizado que tive que sair, absurdo. É uma empresa italiana de energia que todo brasileiro sabe qual é kkk, e por ser monopolista no seu ramo, então o dinheiro era "infinito" e ninguém se preocupava com a queima dele. Havia uma estabilidade praticamente de concurso público porque ninguém era demitido pelas cagadas que faziam.
Não tá fácil para ninguém. Aonde trabalho agora o meu Tech Lead tem que dar uma de PO também. Tem um sênior no time e eu não vejo interesse dele em ser Tech Lead. Na empresa anterior, meu último líder estava à frente de um time pela primeira vez, um dia ele disse "Tenho que me acostumar com esse monte de reunião" kkk
Tenho cargo de Especialista e desempenho o papel de Tech Lead. É exatamente o que foi dito no vídeo. O TL é uma referência do time para system design, questões relacionadas a modernização e simplificação do landscape de aplicações, entendimento das demandas e análise de impactos principalmente em demandas cross squads/portfólios. O que menos faço é codar, mas tenho que entender do código porque aprovo as PRs. Atuo muito em demandas de auditorias também.
Sou da área de dados, Engenharia de Dados e Analytics, e realmente, quanto mais evoluir na carreira, menos você vai codar e mais treinar pessoas pra seguirem essa trilha , video top 🤟🏽
Fui tech lead por quase 3 anos no Bradesco, se loko, não é vida. Olhava meu calendário no teams, não tinha espaço vazio, só reuniões. Tava na síndrome do domingo a noite e na quarta feira tava já no desespero para chegar a sexta-feira. Resolvi voltar a ser dev sênior em outro banco. Hoje tenho vida
Estou na área de desenvolvimento Java há mais de 10 anos e tb já passei pela experiência como Tech lead, e tb desisti de ser pelos mesmo motivos que falou no vídeo, fui até criticado por colocar a mão no código e resolver um problema em produção, resolvi o problema e ainda fui criticado, acredita?
Eu acredito pq tmbm fui criticado por isso, detalhe o outro único Dev do time estava de férias. Foi na maldade, mas foi tão absurdo que a pessoa que falou tomou uma lapada de uma terceira pessoa e eu nem precisei falar nada ... Mas sim, acontece.
Video perfeito do início ao fim. Realmente descreve meu sentimento. Recentemente recebi a proposta de ser TL, mas recusei. Gosto muito, mas muito colocar a mão no código. E ser TL, significa não codar mais e ficar o dia inteiro em reunião apagando fogo.
Fiquei sabendo essa semana, AWS, GCP não tem trava de limite de gastos, não tem como colocar quando X for gasto, desligar todos os serviços, essas travas ficam no código 😢, na mão da arquitetura ou techlead
Caraca... São as minhas dores hj... Mas ainda me encontro indecisa... Gosto muito de estar entre os devs mas a arquitetura dos projetos rpa tbm é umas das minhas paixões... Porém onde trabalho o acúmulo de trabalho é muito grande, não tenho time de sustentação então sobra tudo pra tech lead e a tomada de decisão pra não impactar cronograma é uma dificuldade... Falou tudo! Vídeo necessário! Muito obrigada!
Todo engenheiro precisa atuar uma vez com tech lead, sua visão sobre o código amadurece. Você percebe que não escreve linhas de código, mas uma experiência pros colegas e usuários.
Meu background foi em infra e cloud, mas sempre trabalhei proximo do negocio. Recentimente fui promovido a Team Lead, e tenho gostado demais! No escopo atual 'e menos hands-on, mas me da oportunidade de conexao com o pessoal de nivel executivo e aspectos mais estrategicos de negocio. Eu adoro a area, sou bom em operations e entrego bem. Mas de fato nao 'e pra todo mundo.
Esse costume que Tech Lead é um papel e não um cargo eu discordo totalmente. Comecei a ter essa visão após passar exatamente pela mesma experiência que você teve. Tech Lead sofre mais pressão e é muito mais responsável pelo projeto que um desenvolvedor sênior. Ninguém me convenceu o contrário com argumentos plausíveis. Mas é o mercado, escolha suas cartas. Pro pessoal de gestão Tech Lead sempre será um papel e pra galera tech é um cargo que deveria ter salários diferentes pra compensar o serviço.
Não entendo essa pira, sanha, de "querer ir além"... Isso soa pra mim como confirmação do dito popular "o ser humano é um eterno insatisfeito". Nunca quiz cargo de liderança, nunca quiz sair do que eu sei fazer melhor... Todos os melhores líderes que passaram na minha vida (25+ anos de carreira) foram aqueles que pagaram os preços mais altos. A desconexão da operação e ida pra parte estratégico/política do negócio é uma M.... pra quem tem princípios e valores calcados nas relações pessoais. Quando mais vc saindo operacional e "ascende", você é exigido a fazer as coisas que você não acredita e, no combo, precisa ser um crápula com as pessoas. Você vira o capataz do senhor de engenho... Seu compromisso passa a ser uma diretriz, e ai de você não colocar isso como prioridade e tentar proteger tua equipe. Contente-se com o que tem e onde está se isso lhe é confortável... E pare de sonhar que é subindo a montanha que as coisas vão ficar mais fáceis, pq no cume o oxigênio é escasso
Eu virei Dev Lead, só que era uma junção de funções de Tech Lead e Dev de fato, é muito cansativo, ter que tirar impedimentos do time e ainda cuidar de features, como trabalho direto como cliente, tenho receio que queiram um especialista mobile terceirizado e não mais minha presença, esse ano, não sou mais Dev Lead e focarei em React Native, mas ninguém sabe o que estar por vim, ainda mais que tenho mais experiência com nativo, desafios grandes virão 😅, o bom que terei experiência com nativo, Flutter e React Native no currículo
Eu estou como Tech Lead a mais ou menos 1 ano, e é complicado, eu gosto muito de codar, mas é muito difícil, são muitas reuniões e refinamentos pra fazer, sem contar os incêndios pra apagar a todo momento e todo mundo te pingando no Slack a todo momento. Acho que está sendo válida a experiência, principalmente para aprender a lidar com pessoas, esse é meu maior ponto fraco. Sobre a pressão, realmente tem muito mais mesmo, mas ultimamente eu estou aprendendo a lidar melhor com isso e não deixar me afetar, aprender a falar não é essencial pra isso. Sinto que vou ficar mais um tempo nessa função e naturalmente vou voltar a ser Dev daqui a um tempo.
O melhor programador quando vira tech lead passa sufoco, as skills necessárias são totalmente diferentes, você lida com atividades da área de administração e tem que saber lidar com pessoa. Eu particularmente prefiro ser programador pleno, apenas lidando com código.
hahaha, a real é que ninguem quer ser chefe não rapaziada. Eu era chefe de bar, nunca mais pisei o pé. Meu amigo de local de trabalho era chefe de cozinha e o outro metrie. O métrie voltou a ser garçon, o chefe continua chefe, e vive o inferno na Terra. Minha esposa, ex coordenadora de escola, hj é professorinha do primário. ATé meu cunhado ta fugindo da promo pra sargento pq ta bem demais sendo Cabo, rodando o bairro e comendo salgado de graça, enquanto os superiores levam benga. ja passou essa fase do workaholic, a gente quer é paz.
No meu primeiro dev, eu tive um TL; depois de tanto insistir diretamente ao patrão, ele teve esse cargo. Acho que pra ter algo a mais no currículo. Ele era um cara que sabia, porém evitava compartilhar dos conhecimentos. Não era bom de comunicar, muitas vezes agiu tóxico pro meu lado. Era alguém falho em softskills... Enfim, não tive uma experiência boa no início da minha carreira dev, por esse motivo, que é um dos motivos que provocou minha demissão 🤡
@attekitadev Com toda certeza! Por se tratar de uma pequena startup e não existir uma divisão clara de time, além de todos ali serem Júnior... Era uma bagunça 🫣
@@attekitadev sempre que aparece conteúdo teu, já sei que é algo de qualidade. Eu tive o prazer que recebi "ao mesmo tempo" a notificação no LinkedIn e YT desse vídeo novo.
Você não acha que o tempo de 15 dias, dead line, são muito curto para fazer o refinanciamento e assumir risco de não ter as dependências para sprint começar?
@painnagato7617 apesar de ser 10 dias úteis, pessoal tenta deixar as Sprint de 2 semanas , 14 dias, 15, pois de um de ritual de planning. P.O adora, pois pode atende 2 até 6 equipes, uma funcionalidade a cada 15 dias
Como você decide o que estudar? ex tenho ingles e programação, tipo fazer um aplicativo para aprender inglês, estudar PWA ou simplesmente estudar inglês para conseguir trampo na gringa que me da um salário direto?
Não existe essa de "aprender a empreender em TI". Empreendimento é solucionar problemas e requer conhecimento de gestão e economia para geração de lucros para investimentos e pagamentos dos envolvidos (incluindo você). Isso se aplica em qualquer setor. Se você não tem noção ou criatividade suficiente para entender que você não precisa ser o "frontman" do conhecimento técnico para o desenvolvimento da sua ideia, sinal de que a sua prioridade seria estudar "empreendorismo". De nada adianta você ter um conhecimento técnico formidável e não saber como lidar com sua empresa, comunicação com o cliente, negociação e gestão.
tenho essa duvida também comigo, sinceramente não me vejo em posição do do meu gerente e dono de empresa, lidando com burocracia, indo atras de cliente, sendo o "PO" para dissolver pedidos em tarefas para serem feitas, eu gosto de programar, mas no código, pegar novos desafios, fazer um projeto novo do zero, seguindo paramentos já existentes da empresa, contribuir com minha experiencia para novos padrões dentro da empresa, um code review ali e aqui, sugestão de plataformas ou como melhor o fluxo de dev -> prod, agora lidera equipe ? seloko, não compensa.
Consegue analisar a grade curricular do programa Apple Developer Academy, tem em vários lugares de SP, Senac, Mackenzie, PUC, porém não consegui a grade para analisar, pode me avisar se conseguir ou fazer um vídeo?
Por que você não aproxima a sua "paixão por código" para a sua criação de conteúdo? A maioria dos seus vídeos soa mais como alguém que não coloca tanto a mão do código, uma descrição bem como você experienciou ser seu pesadelo. Entendo que, criar conteúdos mais técnicos e relatos de experiência do mercado em questão, faz com que uma atividade dependa sempre da outra, gerando um certo paradoxo: não pode interromper o desenvolvimento ou distanciar deste ambiente porque não terá experiências atrativas para o público que compartilha do mesmo gosto.
Eu gosto de criar mais conteúdo sobre carreira porque acho que conteúdo tecnico os cursos já entregam! Alias aqui no canal tem 2 playlists, dois cursos completos, um de iOS e outro de Games mas infelizmente não tem tanto alcance quanto os outros
1:12 - Depois de sênior não tem mais pra onde ir, depois disso é tentar se aposentar mesmo, por isso que a gente tem que saber investir enquanto ainda é junior e pleno, pois assim a gente pode chegar no sênior, ficar uns 3 ou 4 anos, e se aposentar enquanto ainda mantem sanidade.
Deus me livre voltar a ser TL, só reunião, politicagem, ego e afins para lidar, então prefiro ser o lider do time, sem ser TL. Fico mais por de trás conversando e levando pras pessoas as coisas e ajudando a galera, sem ser formalmente TL.
Tech lead é furada. É bem mais lead do que tech, e esse tipo de dor de cabeça não vale a pena. Atualmente toda a parte técnica do projeto é decidida por mim e o tech lead fica quase o dia todo em agendas criadas pelo "ágil". Sabe como é o ágil trouxe muita agilidade e bons empregos para espertinhos que só sabem de filosofia de boteco e frases feitas de motivação.
Nao , o scrum master na teoria é um papel da metodologia ágil responsável por fazer as cerimonias, reuniões e ritos do ágil, na prática, em muitos casos e uma pessoa quase sem ideia do produto , sem conhecimento nenhum da tecnologia e do código e defensor de uma burocracia onde não deveria ter , tech lead faz parte da tríade, que é culpado por todos os erros e sem poder decisão nenhuma
Um monte de reunião inútil. A empresa não deixa você ter tempo para o time. Querem que você seja o PO, PM, etc... essas são algumas das reclamações que eu ouvi de tech leads. É a pior experiência que alguém pode ter.
sou pleno almejando o senior, sou overemployed, nao compensa por conta da quantidade de reunioes e voce ficar preso nos horarios, (eu acho) que nao daria pra ter 2 trampos sendo techlead em 1
Fico impressionado como vocês só discutem ser empregado. Tenho 30 anos de carreira e o certo é parar com essas baboseiras de cargos ou de nível empreender, e parar de ser escravo, eu digo com propriedade, os bons não ficam muito tempo nas empresas, só fica a nata do lixo e dos puxa sacos 😂
Cara eu até gostava do canal dela, mas percebi que ela faz conteúdo por fazer conteúdo... caga pro senso de comunidade, nunca responde ngm, nunca interage com quem segue ela e assiste o que produz. Fora que a qualidade e profundidade dos assuntos caiu mto. Pra ela isso aqui é mais uma task do dia.
Serio? Sinto muito que você pense isso. Mas não é verdade! Eu dou muito valor pra todos que me acompanham mas não consigo responder todo mundo porque alem do canal ainda bato ponto 8hrs por dia!
Já fui duas vezes e não recomendo. Vc vira um para raio de problemas de negócios, produto e tech (nas minhas experiências)... e mesmo quando vc toma uma decisão "ótima", vc tem que lidar com a politica da empresa e convencer um milhão de pessoas, não que aquilo é bom, mas quais benefícios eles iram ter com aquilo, entende o ponto? Código? Só quando é para corrigir bucha, cumprir o prazo que está atrasado, ou seja correria, ou fazer pair programming. Remuneração? A maioria das vezes vc vai ganhar igual ganha um Senior que "só está programando". Enfim, pra mim foi um pesadelo hahahah
Hoje foi pra mim o pior dia como tech lead. Passamos por um layoff e todo o meu time foi demitido.
Foi um tempo relativamente longo trabalhando com o time e demorou pra eu me adaptar a função, entender que as vezes era muito mais efetivo gastar mais tempo revisando um código do que fazer eu mesmo.
Entender as necessidades de cada pessoa do time, traçar metas e plano de desenvolvimento,. Hoje, praticamente vi alguns anos de trabalho ser jogado fora, e doi muito vc conhecer a realidade de cada um e saber que vai ser um periodo difícil pra eles.
Espero ao menos que esse trabalho seja útil para eles nesse período difícil.
ps: aproveitei o post pra desabafar :/
Lucas, esse esforço com certeza não foi em vão, com seu trabalho eles se tornaram melhores profissionais e terão mais chances no mercado e você também aprendeu com eles, eu mesmo aprendo muito com meus liderados.
Muito sucesso para você!
é foda, é um limbo intenso, to tentando mudar de area que eu tinha um dinheirinho economizado, se depender das empresas tech to fudido
Cara que vídeo foda! Passei exatamente por tudo isso, e também desisti. Principalmente o afastamento do código e o nível de pressão, quase tive um burnout, eu deixo esse papel pra quem realmente gosta. Porém tem empresas que não respeitam essa nossa posição de dizer 'NÃO QUERO ISSO' e esse é um grande problema dentro daquilo que a empresa encara como carreira.
Que bom saber que você se identificou!
Nunca quis sair da minha area. adoro codar. venho codando desde 1990. no máximo fiz requesitos de software reunioes aprendi muito claro, mas vi que prefiro ficar no undergorund mesmo, meu plano e me manter atualizado nessas tecnologias que estao surgindoa todo momento. Excelente video pra gente fazer uma reflexão na careira parabens!!!
Que massa! Essa paixão pelo código é impagável 😊
Com IA tá cada vez mais difícil
Que da hora! Programar eu amo também, têm horas que enche o saco né! As vezes me sinto muito burro e depois que eu resolvo, eu me acho um gênio rs
Muito obrigada pelas suas partilhas😁 eu estou a iniciar a minha jornada como Business/Functional Analyst numa equipa pequena de IT e a estudar Direito também. Ouvir os seus vídeos tem me ajudado a entender aos poucos o quão grande e fascinante é este mundo. Como sou naturalmente muito analitica e atenta ao pormenor, quero entender tudo para dar o meu melhor e o maior detalhe de tudo mas é dificil 😅 Ainda estou a tentar perceber quais as atividades que sou mais feliz para encontrar o meu caminho. Desejo-lhe um excelente 2025 e tudo de bom 🫶😁 até ao próximo video😊
Obrigado por compartilhar sua experiência! Imagino que não foi uma decisão fácil! Parabéns!
Sua história é muito parecida com a minha, recentemente desisti de continuar como Tech Lead por dois motivos, minha agenda ficava lotada de reuniões, tinha dias que eram 6-8h de reunião SEGUIDAS, o que desgasta muito, e com certeza tem a pressão. Não conseguia me desligar do serviço após o expediente e nos finais de semana, e isso foi me deixando muito ansioso ao ponto de eu ter que buscar ajuda. Também achei uma experiência muito válida, aprendi demais, mas sendo bem honesto, no meu caso a diferença de salário não compensava.
Ótima abordagem, por algumas vezes fui direcionado a coordenação e a gerência, aprendi muito com essas experiências, mas o amor em codar sempre falou mais alto. Sigo como DevSr e sempre de olho nas novidades e sempre aprendendo. Muito obrigado por compartilhar o seu momento, abraços e tudo de bom.
Gostei muito do vídeo Karol! Sua opinião clareou mais a entender o tipo de tech lead que me tornei. Tenho um conhecimento mais generalista, e trabalho com os mesmos tipos de sistemas ja tem quase 10 anos. Praticamente metade desse tempo dando suporte aos sistemas, então aprendi a regra de negócio através dos chamados e análise de defeitos. A outra metade estou como tech lead desses sistemas. Saí do papel de pedra para vidraça rs... Não tenho um time abaixo de mim, mas tenho que lidar com Negócios e outras equipes de TI (devs, QAs, produção, integração, segurança, suporte) enfim... Gosto de programação, mas também gosto da área de dados. Tenho um dilema sobre o meu futuro. Ótimo vídeo!
O seu vídeo é necessário Attekita, parabéns pela explicação e pela sensatez em continuar codando. O importante é o código-fonte funcionando!
Muito obrigada 😃
Ser líder técnico é como ser o guru da tecnologia, o tradutor universal entre o técnico e o não técnico e o escudo contra as pressões do negócio, tudo isso enquanto se equilibra no papel de mentor e motivador para a equipe de desenvolvimento. É uma função que exige conhecimento profundo, habilidade de comunicação excepcional e uma boa dose de paciência.
Simplificando: É ser o faz-tudo técnico, com responsabilidades que vão muito além do código.
Essa frase, apesar de humorada, reflete a realidade de muitos líderes técnicos que se sentem sobrecarregados com a necessidade de ter todas as respostas, explicar conceitos complexos para diferentes públicos, lidar com as expectativas do negócio e ainda gerenciar as necessidades da equipe.
Ótimo vídeo! Venho passando um pouco disso a meses, em abril de 2024 recebi a oportunidade de me tornar tech lead frontend na empresa que trabalho. Por enquanto, ainda coloco até que bastante a mão no código, mas vejo que isso já vem diminuindo, sendo substituido por apoio técnico, levantamento de requisitos, muitas reuniões e muitas decisões. Eu realemnte queria passar por essa experiência, tem sido muito positiva para crescimento em muitas partes, mas ainda sim sinto bastante falta de apenas ficar eu e o código e nada mais kkkkkk
Que bom saber que você está gostando da experiência!
Carol, adorei seus comentarios e sinto a mesma coisa q vc. Adoro o codigo e nao consigo viver sem ele!
Ótimo vídeo!!!! É o drama de muito senior principalmente com o passar do tempo, a pressão pra seguir a área de gestão é grande....
Valeuu
Me identifiquei bastante, parabéns pelo conteúdo
No meu novo desafio, eu comecei como coordenador por conta da minha experiência como Tech Lead, mas percebi que ficar na parte técnica, lidar com os BOs de código, resolver problemas ou ajudar a elaborar as soluções é o que me motiva mais... Tive a oportunidade para fazer uma mudança horizontal e hoje estou como especialista! Embora tenha um papel de tech lead, eu ainda mexo no código etc... Enfim, descobri que gestão não é pra mim! haha
Na empresa q trabalho, estou exercendo o papel de Tech Lead num projeto grande que estamos desenvolvendo, e confesso q estou gostando bastante!
Eu fico no meio termo, mexo muito em código ainda, mto mesmo, mas metade do tempo tbm fico resolvendo essas questões mais pontuais com o time e até com a produção.
Por enquanto está sendo uma experiência mto legal e enriquecedora para a minha carreira. Estou aprendendo demais.
Sou tech lead e me identifiquei com você em muitos pontos, por ser muito ansioso e depender de um time que dê resultado para você dar resultado, ter muitas reuniões, desbloquear o time e hoje me sinto tão atarefado que não consigo ter tempo para ações de melhoria no time. As vezes é frustrante mesmo.
Sei exatamente como é. Fiz a migração de carreira da área de negócio para a área de desenvolvimento justamente porque adoro codar. É muito massa transformar letrinhas na tela de um computador em um aplicativo
Que legal que você encontrou o seu lugar! 🤩
Fui Tech Lead de Salesforce por um tempo. Saí do cargo pois me ofereceram um ótimo valor para vir para minha empresa atual e voltar a ser desenvolvedor.
Eu gostava do cargo, mexia com código junto dos devs (acompanhando), fazia deploys e ficava meio de SM e PO tb. Eu fiz cursos para saber o q um Tech Lead faz, para me aprimorar e melhorar. Não é um cargo para qualquer pessoa, pois requer excelente comunicação e mentorar. Num mundo de TI, pessoal bem nerd, é raro surgir um Tech Lead.
Se me oferecessem o q ganho atualmente como dev para ser Tech Lead, eu aceitaria.
Eu estou a 4 anos com cargo de Tech Lead e gosto muito. Principalmente em ter a visão de como nosso código afeta a vida das pessoas. Como dev eu via tarefas e cards, mas como Tech Lead tenho a visão do que aquele software, por exemplo, é responsável por greenciar toda uma logística de navios de containers em viagens internacionais, desde a parte rodoviária até a marítima. Saber como um software impacta no mundo, pra mim não tem preço. Infelizmente, muitas vezes sentado estudando frameworks não te dá essa visão do todo. Não vejo como um melhor que o outro, mas no qual se encaixa melhor no seu perfil pessoal.
Mas lógico, sempre estou ali por dentro das tecnologias, sempre estudando. Mas para mim, hoje, é muito melhor eu ter um conhecimento mais generalista, do que focar muito em uma única. Sempre temos aquela tecnologia do coração, mas dedicar 100% em uma única eu me sinto mais limitado. Mas como eu falei, é como me sinto hoje e estou compartilhando para ajudar o pessoal a escolher o melhor caminho.
Essa visão de produto além do codigo é muito legal mesmo! Mas acho que todo dev deveria ir além do código e entender um pouquinho disso
Mas o que você pontuou é justamente o que é esperado de um sênior e dependendo da empresa, até de um pleno. Você precisa conhecer o produto e você precisa se expor a novas tecnologias. Tem gente que se acomoda, tem gente que é evangelista de linguagem e framework, mas o conhecimento de várias tecnologias só tem a agregar.
Eu acho que Tech Lead se aproxima mais da gestão e tem gente que simplesmente não gosta disso, principalmente se você continuar subindo.
@@attekitadev Minha primeira PO não me deixava esquecer da visão do produto, acabei pegando a mania kkk
@@attekitadev sim... Concordo que o dev sim precisa saber, mas quando é perfil mais técnico, não querem ou acham tudo um saco. O perfil dev é codificar, código e mais código. Até tento estimular trazer o porque estão fazendo aquela tarefa no time, tem alguns que curtem, mas pra maioria "é tudo balela". E aí começam a reclamar de muita call, assuntos aleatórios, etc. Traçando um paralelo com o cliente que atuo hoje: os devs tem muito mais interesse em refatorar, usar tecnologias novas, sockets e tals, mas não se interessam em saber o que é cabotagem, booking ou BL por exemplo. Hehehe
Já tentei trazer os devs pra bem perto do negócio, mas não tive muito sucesso não. Pessoal simplesmente queria entender o que está escrito no card e entregar da melhor forma. Não sei se é um comportamento geral, mas trabalhando em consultoria e em vários clientes e times diferentes, acabei percebendo esse padrão de comportamento.
Só deixar claro que não estou dizendo certo ou errado, ou um melhor que outro. Mas são perfis diferentes que se encaixam melhor em alguns cenários. Bem o que comentou no vídeo e concordo plenamente. Só achei necessário compartilhar o meu cenário profissional atual porque vi muitos comentários falando mal do cargo. E não é verdade. Quem estiver lendo e estiver na carreira de dev e tem receio do cargo Tech Lead , saiba que não é só coisa ruim tá? Tem muita coisa legal. (Desculpa o memorando @attekita... 🥹)
@@diogomainardes po cara me identifiquei, eu sai de comex pra datascientist kkkk. Comex é legal, mas eu odiava cliente chinês, quando eu trabalhava os caras dormiam, e quando eles iam trabalhar era minha hora de dormir, rotina 24h praticamente. As vezes eu fico meio arrependido sei lá, dá uma saudade...se eu pudesse fazer as 2 coisas alternadamente de tempos em tempos acho que eu seria mais feliz kkk. Fazia tudo, analisava draft de BL, validava invoice, NCM, etc no formato certo pra RFB, chegava no porto despachante mandava DI eu fazia NF, agendava com a transportadora a entrega no almoxarifado, ingressava no estoque, fazia movimentação MM no SAP, separava valores de ICMS pra crédito do ativo no setor tributário, mandava previsões de embarque pro financeiro pra fazer hedge cambial com o banco, era uma loucura, e tankava SOZINHO sendo um terceirizado in-house!!! 150 Milhões/ano na mão de 1 nego!! Pedi + 3 pessoas em comex pra compor o time mas a gestão pensava "se tá funcionando deixa o cara ai", pra eles era redução de custos. A verdade é que eu só tankava por causa dos softwares/bots que fazia e a gerência nem sabia o que de fato eu fazia. No dia que o gerente me tirou (porque queria que eu fizesse mais coisas além do absurdo de coisas que eu já fazia, quase tendo um burnout por trabalhar 16-18h/dia com chinês no meu zap quando eu ia dormir, eu recusei a atividade e queria só +1 ajudante!)....cara a minha saída deu um prejuízo de 3,3 milhões em 3 meses só com Demurrage e Armazenagem!! (colega de trabalho contou) E pior que esse gerente que arrombou a empresa ficou lá e eu terceirizado que tive que sair, absurdo. É uma empresa italiana de energia que todo brasileiro sabe qual é kkk, e por ser monopolista no seu ramo, então o dinheiro era "infinito" e ninguém se preocupava com a queima dele. Havia uma estabilidade praticamente de concurso público porque ninguém era demitido pelas cagadas que faziam.
Não tá fácil para ninguém. Aonde trabalho agora o meu Tech Lead tem que dar uma de PO também. Tem um sênior no time e eu não vejo interesse dele em ser Tech Lead. Na empresa anterior, meu último líder estava à frente de um time pela primeira vez, um dia ele disse "Tenho que me acostumar com esse monte de reunião" kkk
Tenho cargo de Especialista e desempenho o papel de Tech Lead. É exatamente o que foi dito no vídeo.
O TL é uma referência do time para system design, questões relacionadas a modernização e simplificação do landscape de aplicações, entendimento das demandas e análise de impactos principalmente em demandas cross squads/portfólios.
O que menos faço é codar, mas tenho que entender do código porque aprovo as PRs.
Atuo muito em demandas de auditorias também.
Sou da área de dados, Engenharia de Dados e Analytics, e realmente, quanto mais evoluir na carreira, menos você vai codar e mais treinar pessoas pra seguirem essa trilha , video top 🤟🏽
É simples, é saber de forma geral se você nasceu com um perfil de Líder ou não.
Fui tech lead por quase 3 anos no Bradesco, se loko, não é vida. Olhava meu calendário no teams, não tinha espaço vazio, só reuniões. Tava na síndrome do domingo a noite e na quarta feira tava já no desespero para chegar a sexta-feira. Resolvi voltar a ser dev sênior em outro banco. Hoje tenho vida
Estou na área de desenvolvimento Java há mais de 10 anos e tb já passei pela experiência como Tech lead, e tb desisti de ser pelos mesmo motivos que falou no vídeo, fui até criticado por colocar a mão no código e resolver um problema em produção, resolvi o problema e ainda fui criticado, acredita?
Caraca!
Eu acredito.
Eu acredito, porque já vi isso na prática.
já vi isso também, e mais outra ai é cuidar dos outros, muitos egos inflados, gestão de conflitos e ainda demitir gente q isso não é facil.
Eu acredito pq tmbm fui criticado por isso, detalhe o outro único Dev do time estava de férias. Foi na maldade, mas foi tão absurdo que a pessoa que falou tomou uma lapada de uma terceira pessoa e eu nem precisei falar nada ... Mas sim, acontece.
Admito: liderança técnica não é para mim. Entendo a importância deste papel, mas não é meu perfil também. Te entendo perfeitamente.
Video perfeito do início ao fim. Realmente descreve meu sentimento. Recentemente recebi a proposta de ser TL, mas recusei. Gosto muito, mas muito colocar a mão no código. E ser TL, significa não codar mais e ficar o dia inteiro em reunião apagando fogo.
Fiquei sabendo essa semana, AWS, GCP não tem trava de limite de gastos, não tem como colocar quando X for gasto, desligar todos os serviços, essas travas ficam no código 😢, na mão da arquitetura ou techlead
Caraca... São as minhas dores hj... Mas ainda me encontro indecisa... Gosto muito de estar entre os devs mas a arquitetura dos projetos rpa tbm é umas das minhas paixões... Porém onde trabalho o acúmulo de trabalho é muito grande, não tenho time de sustentação então sobra tudo pra tech lead e a tomada de decisão pra não impactar cronograma é uma dificuldade... Falou tudo! Vídeo necessário! Muito obrigada!
É bem complicado ter que decidir entre as duas paixões... 😓
Uhn agora entendi - 2:00
Então o programador no-code é um programador evoluído (não está mais mexendo com código) 😂
Só para tu ver a contradição kkkkkk
Nossa, tudo que tu falou só me fez querer mais ser Tech Lead ou seguir pra esse caminho
TechLead é coisa pra junior. Senior prefere ganhar mais e acumular empregos e ter menos stress.
Acho que todo mundo quer ganhar mais e trabalhar menos 😂
Faço das suas palavras as minhas. AMO codar❤
Simmm ♥️
O ruim de techlead é q as vezes vc so fica em reuniao o dia inteiro, prefiro ter a daily de 15 min e ficar de boa no codigo depois
Prefiro nem ter daily, kkkkkk
@@anaeljonas eu também, não, mas fazer o que né
Todo engenheiro precisa atuar uma vez com tech lead, sua visão sobre o código amadurece. Você percebe que não escreve linhas de código, mas uma experiência pros colegas e usuários.
Meu background foi em infra e cloud, mas sempre trabalhei proximo do negocio. Recentimente fui promovido a Team Lead, e tenho gostado demais! No escopo atual 'e menos hands-on, mas me da oportunidade de conexao com o pessoal de nivel executivo e aspectos mais estrategicos de negocio. Eu adoro a area, sou bom em operations e entrego bem. Mas de fato nao 'e pra todo mundo.
Esse costume que Tech Lead é um papel e não um cargo eu discordo totalmente. Comecei a ter essa visão após passar exatamente pela mesma experiência que você teve.
Tech Lead sofre mais pressão e é muito mais responsável pelo projeto que um desenvolvedor sênior. Ninguém me convenceu o contrário com argumentos plausíveis.
Mas é o mercado, escolha suas cartas. Pro pessoal de gestão Tech Lead sempre será um papel e pra galera tech é um cargo que deveria ter salários diferentes pra compensar o serviço.
Eu também concordo que deveria ter um salário compatível com a responsabilidade
Não entendo essa pira, sanha, de "querer ir além"... Isso soa pra mim como confirmação do dito popular "o ser humano é um eterno insatisfeito". Nunca quiz cargo de liderança, nunca quiz sair do que eu sei fazer melhor... Todos os melhores líderes que passaram na minha vida (25+ anos de carreira) foram aqueles que pagaram os preços mais altos. A desconexão da operação e ida pra parte estratégico/política do negócio é uma M.... pra quem tem princípios e valores calcados nas relações pessoais. Quando mais vc saindo operacional e "ascende", você é exigido a fazer as coisas que você não acredita e, no combo, precisa ser um crápula com as pessoas. Você vira o capataz do senhor de engenho... Seu compromisso passa a ser uma diretriz, e ai de você não colocar isso como prioridade e tentar proteger tua equipe.
Contente-se com o que tem e onde está se isso lhe é confortável... E pare de sonhar que é subindo a montanha que as coisas vão ficar mais fáceis, pq no cume o oxigênio é escasso
Ganhar uns 3-4 mil a mais que senior e ter uma pressao muito maior que o negocio gera.
Eu virei Dev Lead, só que era uma junção de funções de Tech Lead e Dev de fato, é muito cansativo, ter que tirar impedimentos do time e ainda cuidar de features, como trabalho direto como cliente, tenho receio que queiram um especialista mobile terceirizado e não mais minha presença, esse ano, não sou mais Dev Lead e focarei em React Native, mas ninguém sabe o que estar por vim, ainda mais que tenho mais experiência com nativo, desafios grandes virão 😅, o bom que terei experiência com nativo, Flutter e React Native no currículo
Obrigado por compartilhar…
Código é vida ❤
Eu estou como Tech Lead a mais ou menos 1 ano, e é complicado, eu gosto muito de codar, mas é muito difícil, são muitas reuniões e refinamentos pra fazer, sem contar os incêndios pra apagar a todo momento e todo mundo te pingando no Slack a todo momento. Acho que está sendo válida a experiência, principalmente para aprender a lidar com pessoas, esse é meu maior ponto fraco. Sobre a pressão, realmente tem muito mais mesmo, mas ultimamente eu estou aprendendo a lidar melhor com isso e não deixar me afetar, aprender a falar não é essencial pra isso. Sinto que vou ficar mais um tempo nessa função e naturalmente vou voltar a ser Dev daqui a um tempo.
O melhor programador quando vira tech lead passa sufoco, as skills necessárias são totalmente diferentes, você lida com atividades da área de administração e tem que saber lidar com pessoa. Eu particularmente prefiro ser programador pleno, apenas lidando com código.
Eu desisti de ser liderança técnica exatamente essa semana pelos mesmos motivos, muita pressão e pouco código feito por mim
hahaha, a real é que ninguem quer ser chefe não rapaziada. Eu era chefe de bar, nunca mais pisei o pé. Meu amigo de local de trabalho era chefe de cozinha e o outro metrie. O métrie voltou a ser garçon, o chefe continua chefe, e vive o inferno na Terra. Minha esposa, ex coordenadora de escola, hj é professorinha do primário. ATé meu cunhado ta fugindo da promo pra sargento pq ta bem demais sendo Cabo, rodando o bairro e comendo salgado de graça, enquanto os superiores levam benga.
ja passou essa fase do workaholic, a gente quer é paz.
Eu também fujo desse papel de teclead faz tempo, não tenho perfil nenhum para isso.
Eu nem sei se quero continuar na área de TI, quanto mais cargo de liderança, kk.
Na empresa em que eu trabalho criaram o cargo de tech lead porque não tinham mais cargo para dar aos seniors.
Ficou uma 💩. 😂
Não adianta matar um ótimo dev e ter um péssimo techlead!
Tem pessoas que se identifica melhor, tem outras que não
Ótimo vídeo! 👏👏👏
Valeu
No meu primeiro dev, eu tive um TL; depois de tanto insistir diretamente ao patrão, ele teve esse cargo. Acho que pra ter algo a mais no currículo. Ele era um cara que sabia, porém evitava compartilhar dos conhecimentos. Não era bom de comunicar, muitas vezes agiu tóxico pro meu lado. Era alguém falho em softskills... Enfim, não tive uma experiência boa no início da minha carreira dev, por esse motivo, que é um dos motivos que provocou minha demissão 🤡
Softskills é fundamental pra um TL
@attekitadev Com toda certeza! Por se tratar de uma pequena startup e não existir uma divisão clara de time, além de todos ali serem Júnior... Era uma bagunça 🫣
Caraca! Me identifiquei "200%". Eu sou Sênior e criador de conteúdo e realmente a Carol tem total razão de cada palavra que foi citado no vídeo.
É complicado neh? Ainda mais criador de conteúdo que já faz muita coisa além do trabalho
@attekitadev sim, exatamente! Obrigado por responder 🙏🏻
Já cheguei para deixar o like. Depois de ver o vídeo completo, volto com mais comentários.
Valeu pela força
@@attekitadev sempre que aparece conteúdo teu, já sei que é algo de qualidade. Eu tive o prazer que recebi "ao mesmo tempo" a notificação no LinkedIn e YT desse vídeo novo.
Eu prefiro 100x o negócio, reuniões do que o código 😂
E quem quer focar mais na codificação?
Acredita na afirmação que Sênior é um cargo permanente?
Você se tornar especialista!
Você não acha que o tempo de 15 dias, dead line, são muito curto para fazer o refinanciamento e assumir risco de não ter as dependências para sprint começar?
15 dias ? só se trampar final de semana, são 10 dias
@painnagato7617 apesar de ser 10 dias úteis, pessoal tenta deixar as Sprint de 2 semanas , 14 dias, 15, pois de um de ritual de planning. P.O adora, pois pode atende 2 até 6 equipes, uma funcionalidade a cada 15 dias
É o que sempre falei.... ser programador e cuidar só do seu sempre é mais divertido, porem ganha menos....
depende do ganha menos.. se tu contrair depressão e burnout vc vai perceber o que é isso.
@@gepetovovo2509iiiii sou gerente a 15 anos já. Acho que é mais fácil minha vida pessoal me dar Burnout kkkkk
Como você decide o que estudar? ex tenho ingles e programação, tipo fazer um aplicativo para aprender inglês, estudar PWA ou simplesmente estudar inglês para conseguir trampo na gringa que me da um salário direto?
Eu sou senior, quero seguir ser arquiteto de software, faz um conteudo sobre isso.
Como aprender a empreender em TI?
Não existe essa de "aprender a empreender em TI".
Empreendimento é solucionar problemas e requer conhecimento de gestão e economia para geração de lucros para investimentos e pagamentos dos envolvidos (incluindo você). Isso se aplica em qualquer setor.
Se você não tem noção ou criatividade suficiente para entender que você não precisa ser o "frontman" do conhecimento técnico para o desenvolvimento da sua ideia, sinal de que a sua prioridade seria estudar "empreendorismo". De nada adianta você ter um conhecimento técnico formidável e não saber como lidar com sua empresa, comunicação com o cliente, negociação e gestão.
tenho essa duvida também comigo, sinceramente não me vejo em posição do do meu gerente e dono de empresa, lidando com burocracia, indo atras de cliente, sendo o "PO" para dissolver pedidos em tarefas para serem feitas, eu gosto de programar, mas no código, pegar novos desafios, fazer um projeto novo do zero, seguindo paramentos já existentes da empresa, contribuir com minha experiencia para novos padrões dentro da empresa, um code review ali e aqui, sugestão de plataformas ou como melhor o fluxo de dev -> prod, agora lidera equipe ? seloko, não compensa.
Vou te dizer que burocracia é foda viu!
Fui tech lead por 2 anos, acabei voltando pra programador também rs.
Você ainda aguentou bastante tempo 😂
Muito bom!
Valeu
Muito bem explicado! O drama é esse ai .
É complicado, né?
Aqui no brasil o cara faz tudo, estrutura solucao, programa sua solucao e sobe tydo as vms igual devops kkkkk
Consegue analisar a grade curricular do programa Apple Developer Academy, tem em vários lugares de SP, Senac, Mackenzie, PUC, porém não consegui a grade para analisar, pode me avisar se conseguir ou fazer um vídeo?
É só pedir para o pessoal que fica no mackenzie via whats.
@@fernandosr2001 já tentei e não consegui
Sou Senior, mas não quero essa responsa de Tech Lead, quero codar e grana no meu bolso 😂😂😂😂😂
Ai sim kk
Boa tarde Atekita como se torna engenheiro de software? Não achei essa graduação em nenhuma faculdade
Existe curso de engenharia de software! As principais universidades normalmente oferecem!
Unopar tem, e a grade deles é bem boa.
Por que você não aproxima a sua "paixão por código" para a sua criação de conteúdo? A maioria dos seus vídeos soa mais como alguém que não coloca tanto a mão do código, uma descrição bem como você experienciou ser seu pesadelo. Entendo que, criar conteúdos mais técnicos e relatos de experiência do mercado em questão, faz com que uma atividade dependa sempre da outra, gerando um certo paradoxo: não pode interromper o desenvolvimento ou distanciar deste ambiente porque não terá experiências atrativas para o público que compartilha do mesmo gosto.
Eu gosto de criar mais conteúdo sobre carreira porque acho que conteúdo tecnico os cursos já entregam! Alias aqui no canal tem 2 playlists, dois cursos completos, um de iOS e outro de Games mas infelizmente não tem tanto alcance quanto os outros
1:12 - Depois de sênior não tem mais pra onde ir, depois disso é tentar se aposentar mesmo, por isso que a gente tem que saber investir enquanto ainda é junior e pleno, pois assim a gente pode chegar no sênior, ficar uns 3 ou 4 anos, e se aposentar enquanto ainda mantem sanidade.
Deus me livre voltar a ser TL, só reunião, politicagem, ego e afins para lidar, então prefiro ser o lider do time, sem ser TL. Fico mais por de trás conversando e levando pras pessoas as coisas e ajudando a galera, sem ser formalmente TL.
O que aconteceu com o cargo arquiteto de soluções?
Eu só vi essa posição quando trabalhei em banco, de resto normalmente você tem o especialista ali que acaba fazendo tudo.
Tech lead é furada. É bem mais lead do que tech, e esse tipo de dor de cabeça não vale a pena. Atualmente toda a parte técnica do projeto é decidida por mim e o tech lead fica quase o dia todo em agendas criadas pelo "ágil". Sabe como é o ágil trouxe muita agilidade e bons empregos para espertinhos que só sabem de filosofia de boteco e frases feitas de motivação.
O lance do burro e gênio é bem isso mesmo. (Loop: Desafio -> Frustações -> Determinação -> Vitória) hehehehe
Tema legal
Obrigada
Um Scrum Master e' um TechLead? 🤔
Nao , o scrum master na teoria é um papel da metodologia ágil responsável por fazer as cerimonias, reuniões e ritos do ágil, na prática, em muitos casos e uma pessoa quase sem ideia do produto , sem conhecimento nenhum da tecnologia e do código e defensor de uma burocracia onde não deveria ter , tech lead faz parte da tríade, que é culpado por todos os erros e sem poder decisão nenhuma
Tech Lead se resume em assumir a bucha de todo mundo e sem aumento nenhum...todo Tech lead virou Tech lead por acidente kkkkkk
Kkk
Um monte de reunião inútil. A empresa não deixa você ter tempo para o time. Querem que você seja o PO, PM, etc... essas são algumas das reclamações que eu ouvi de tech leads. É a pior experiência que alguém pode ter.
A reuniões pegam bastante
me considero pleno. quero ser seu discípulo.. haha.
Vai ver ganha mais com cupom e vendendo curso da Alura
Tech lead é cobrado por tudo , com poder de nada
sou pleno almejando o senior, sou overemployed, nao compensa por conta da quantidade de reunioes e voce ficar preso nos horarios, (eu acho) que nao daria pra ter 2 trampos sendo techlead em 1
Time de Negócio: 🍆
Time de tecnologia: 🍌
Tech lead: 🍑
Realidade: 🍑🍆🍌
😂
Eu so quero evoluir meu salario kkkkk
Fico impressionado como vocês só discutem ser empregado. Tenho 30 anos de carreira e o certo é parar com essas baboseiras de cargos ou de nível empreender, e parar de ser escravo, eu digo com propriedade, os bons não ficam muito tempo nas empresas, só fica a nata do lixo e dos puxa sacos 😂
Cara eu até gostava do canal dela, mas percebi que ela faz conteúdo por fazer conteúdo... caga pro senso de comunidade, nunca responde ngm, nunca interage com quem segue ela e assiste o que produz. Fora que a qualidade e profundidade dos assuntos caiu mto. Pra ela isso aqui é mais uma task do dia.
Serio? Sinto muito que você pense isso. Mas não é verdade! Eu dou muito valor pra todos que me acompanham mas não consigo responder todo mundo porque alem do canal ainda bato ponto 8hrs por dia!
Vc é muito Enzo! Vai procurar oq fazer. Cade o seu canal respondendo a comunidade? Só produz saliva!
Primeiro
Ai simm
Já fui duas vezes e não recomendo. Vc vira um para raio de problemas de negócios, produto e tech (nas minhas experiências)... e mesmo quando vc toma uma decisão "ótima", vc tem que lidar com a politica da empresa e convencer um milhão de pessoas, não que aquilo é bom, mas quais benefícios eles iram ter com aquilo, entende o ponto?
Código? Só quando é para corrigir bucha, cumprir o prazo que está atrasado, ou seja correria, ou fazer pair programming.
Remuneração? A maioria das vezes vc vai ganhar igual ganha um Senior que "só está programando".
Enfim, pra mim foi um pesadelo hahahah
Exatamente!