As revoltas coloniais são divididas em nativistas, que visavam a resolução de conflitos coloniais, mas sem a necessidade de emancipação em relação a Portugal, e as revoltas separatistas, que tinham influência do iluminismo, e acreditavam na emancipação em relação a Portugal. As principais revoltas nativistas foram a Revolta de Beckman, de 1684, ocorrida no Maranhão, liderada pelos irmãos Tomas e Manuel Beckman, que criticavam a Companhia do Comércio do Maranhão, que deveria comprar o excedente agrícola dos agricultores em crise, além de fornecer 500 escravizados por ano, mas que não cumpriu; a Guerra dos Mascates, de 1710, ocorrida em Pernambuco quando os agricultores em crise de Olinda, cobravam impostos dos comerciantes de Recife, resultando na emancipação de Recife. Também ocorreu a Guerra dos Emboabas (1707-1709), consistindo na disputa pela exploração aurífera entre paulistas e portugueses, e a Revolta de Vila Rica, ou Filipe dos Santos, de 1720, quando os mineradores se revoltaram com a cobrança abusiva do quinto e a instalação das Casas de Fundição. As principais revoltas separatistas foram a Inconfidência Mineira, de 1789, quando a classe média de Minas Gerais criticava a possível cobrança da derrama, e buscavam a emancipação da capitania em relação a Portugal, com ideais republicanos, influenciados pela independência dos EUA, sem discutir a abolição da escravidão, e a Conjuração Baiana, de 1798, formada por uma camada da classe média, mais principalmente por ex-escravizados e escravizados. que criticavam a carestia de alimentos e os abusos da coroa portuguesa, buscando a formação de uma república e a abolição da escravidão.
professor, eu tenho grande apreço pelo senhor, aprendo com muita facilidade os conteúdos de historia, filosofia e sociologia e sempre que tenho provas eu venho te assistir, porque sei que com você não tem erro! te acompanho desde o meu 1ano do ensino medio e hoje estou no 3ro, sempre me lembrarei de você, mto obrigada
Professo falta o resumo as revoltas coloniais são divididas em nativista que visavam a resolução de conflitos mas sem necessidade de emancipação e as separatistas que tinham influência iluminista e acreditavam na emancipação. As principais revoltas nativista foram : A Revolta dos
A guerra dos Emboabas não foi entre Paulistas e a administração colonial portuguesa, foi entre os pioneiros paulistas que haviam descoberto e desbravado a região das minas em contraposição às hordas de imigrantes do nordeste e de Portugal que vieram em massa pra região impulsionados pela febre do ouro e pelo declínio da cana de açúcar. Esses imigrantes eram chamados de emboabas pelos paulistas e a desproporção dos números desses imigrantes que chegaram em massa frente a presença do pioneiro descobridor paulista motivou o conflito, pois os recém chegados intentaram suplantar a presença paulista, tomando-lhe a força a posse das instalações e benfeitorias por eles erigidas décadas antes da chegada desse grande contingente de aventureiros. Tamanho foi o afluxo de homens em busca de enriquecimento rápido em função da descoberta das minas, foi que sucessivas crises humanitárias devido ao desabastecimento ocorreram naquele período, tamanha era a desproporção entre a massiva presença dos homens que intentavam minerar frente ao diminuto número de agricultores presentes nas escassas fazendas destinadas a produção agrícola, que a título de nota, uma galinha chegava a ser vendida por cinco gramas de ouro e todos os animais que pudessem ser cassados já se haviam se esgotado a ponto de nem mais ocorrerem ratos nos assentamentos. Além do desabastecimento, a chegada aos milhares do contingente Emboaba promoveu vários surtos de doenças como a cólera, devido a falta de um infraestrutura mínima e ao caráter rudimentar dos assentamentos. A aspereza do cotidiano desse enorme contingente de homens fez com que a violência e o desentendimento ditassem as leis e os colonizadores iniciais paulistas estabelecidos nas vilas foram expulsos e suas propriedades foram tomadas pelos então recém chegados, que os suplantam em número e assim romperam a ordem e o equilíbrio que encontraram quando ali chegaram. O governo colonial português reconhecia os direitos territoriais paulistas sobre a região que estes tinham anteriormente desbravado e reconhecia o direito de propriedade das minas por terem sido os paulistas seus descobridores, porém a presença oficial portuguesa foi insuficiente para pacificar o conflito. O resultado da derrota dos paulistas na guerra dos emboabas foi que a partir daí os paulistas expulsos de suas terras rumaram mais ainda para o interior e descobriram ouro onde viriam a fundar Goiás e Mato Grosso.
gente, posso dizer que a revolta de beckeman é consequencia direta da espulsao dos holandeses, que agora estavam produzindo acucar melhor e mais barato, causando essa dificuldade de vender...?
muito tempo depois de suor caido em terra brasileira vindos de pele negras nos engenhos construidos pela majestade Daquela epoca No seculo 18 Em minas gerais onde sempre viamos povos pretos Nas beiras de rios com ouros em mão pra que no fim do dia o ouro esteja presente na mesa, no pescoço nos dentes de um homen branco sentado na sua mais confortavel cadeira dentro de seu escritorio em um casarão.
Sua maneira de explicar é muito boa, não deixa a gente fadigado.
As revoltas coloniais são divididas em nativistas, que visavam a resolução de conflitos coloniais,
mas sem a necessidade de emancipação em relação a Portugal, e as revoltas separatistas, que
tinham influência do iluminismo, e acreditavam na emancipação em relação a Portugal.
As principais revoltas nativistas foram a Revolta de Beckman, de 1684, ocorrida no Maranhão, liderada pelos irmãos Tomas e Manuel Beckman, que criticavam a Companhia do Comércio do Maranhão, que deveria comprar o excedente agrícola dos agricultores em crise, além de fornecer 500 escravizados por ano, mas que não cumpriu; a Guerra dos Mascates, de 1710, ocorrida em Pernambuco quando os agricultores em crise de Olinda, cobravam impostos dos comerciantes de Recife, resultando na emancipação de Recife. Também ocorreu a Guerra dos Emboabas (1707-1709), consistindo na disputa pela exploração aurífera entre paulistas e portugueses, e a Revolta de Vila Rica, ou Filipe dos Santos, de 1720, quando os mineradores se revoltaram com a cobrança abusiva do quinto e a instalação das Casas de Fundição.
As principais revoltas separatistas foram a Inconfidência Mineira, de 1789, quando a classe média de Minas Gerais criticava a
possível cobrança da derrama, e buscavam a emancipação da capitania em relação a Portugal, com ideais republicanos,
influenciados pela independência dos EUA, sem discutir a abolição da escravidão, e a Conjuração Baiana, de 1798, formada por uma camada da classe média, mais principalmente por ex-escravizados e escravizados. que criticavam a carestia de alimentos e os abusos da coroa portuguesa, buscando a formação de uma república e a abolição da escravidão.
mto obgg
professor, eu tenho grande apreço pelo senhor, aprendo com muita facilidade os conteúdos de historia, filosofia e sociologia e sempre que tenho provas eu venho te assistir, porque sei que com você não tem erro! te acompanho desde o meu 1ano do ensino medio e hoje estou no 3ro, sempre me lembrarei de você, mto obrigada
Não tenho problema nenhum com foco nos estudos , aprendo rápido mas tenho um serio problema com revisão, esses vídeos me salvam .
Use anki
Professor, você é incrível. Espero que fique muito rico por causa das plataformas de educação ❤️
Professo falta o resumo as revoltas coloniais são divididas em nativista que visavam a resolução de conflitos mas sem necessidade de emancipação e as separatistas que tinham influência iluminista e acreditavam na emancipação.
As principais revoltas nativista foram : A Revolta dos
A guerra dos Emboabas não foi entre Paulistas e a administração colonial portuguesa, foi entre os pioneiros paulistas que haviam descoberto e desbravado a região das minas em contraposição às hordas de imigrantes do nordeste e de Portugal que vieram em massa pra região impulsionados pela febre do ouro e pelo declínio da cana de açúcar. Esses imigrantes eram chamados de emboabas pelos paulistas e a desproporção dos números desses imigrantes que chegaram em massa frente a presença do pioneiro descobridor paulista motivou o conflito, pois os recém chegados intentaram suplantar a presença paulista, tomando-lhe a força a posse das instalações e benfeitorias por eles erigidas décadas antes da chegada desse grande contingente de aventureiros. Tamanho foi o afluxo de homens em busca de enriquecimento rápido em função da descoberta das minas, foi que sucessivas crises humanitárias devido ao desabastecimento ocorreram naquele período, tamanha era a desproporção entre a massiva presença dos homens que intentavam minerar frente ao diminuto número de agricultores presentes nas escassas fazendas destinadas a produção agrícola, que a título de nota, uma galinha chegava a ser vendida por cinco gramas de ouro e todos os animais que pudessem ser cassados já se haviam se esgotado a ponto de nem mais ocorrerem ratos nos assentamentos. Além do desabastecimento, a chegada aos milhares do contingente Emboaba promoveu vários surtos de doenças como a cólera, devido a falta de um infraestrutura mínima e ao caráter rudimentar dos assentamentos. A aspereza do cotidiano desse enorme contingente de homens fez com que a violência e o desentendimento ditassem as leis e os colonizadores iniciais paulistas estabelecidos nas vilas foram expulsos e suas propriedades foram tomadas pelos então recém chegados, que os suplantam em número e assim romperam a ordem e o equilíbrio que encontraram quando ali chegaram. O governo colonial português reconhecia os direitos territoriais paulistas sobre a região que estes tinham anteriormente desbravado e reconhecia o direito de propriedade das minas por terem sido os paulistas seus descobridores, porém a presença oficial portuguesa foi insuficiente para pacificar o conflito. O resultado da derrota dos paulistas na guerra dos emboabas foi que a partir daí os paulistas expulsos de suas terras rumaram mais ainda para o interior e descobriram ouro onde viriam a fundar Goiás e Mato Grosso.
Cinco minutos né
𝐍𝐚 𝐯𝐝𝐝 𝟗 𝐦𝐢𝐧
caraamba, isso sim é explicação
Obrigada pelo esclarecimento!
Muito obrigada por essas aulas, professor!! ✨️✨️
Parabéns pela suas aulas, são muito enriquecedora!
Os textos das tarjas não estão na descrição, professor :(((
Professor essas aulas tanto na de hist do Brasil e geral elas estão em ordem dos acontecimentos ou misturados?
Tudo em ordem. É só seguir. Um abraço.
Amei essa aula! me ajudou muito. 👏
gente, posso dizer que a revolta de beckeman é consequencia direta da espulsao dos holandeses, que agora estavam produzindo acucar melhor e mais barato, causando essa dificuldade de vender...?
Sim, mas não significa necessariamente que a expulsão dos holandeses poderia ter sido evitada
o melhor de historia do yt!!!!!
Com a nova atualização do TH-cam,não mostra mais os resumos na discrição do vídeo 😐
Desempaca: Era Napoleônica
Obrigada por sempre estar nos ajudando!!!
🙌🙋🏿♀️ ótimo professor.
muito tempo depois de suor caido em terra brasileira
vindos de pele negras nos engenhos construidos pela majestade
Daquela epoca
No seculo 18
Em minas gerais
onde sempre viamos povos pretos
Nas beiras de rios
com ouros em mão
pra que no fim do dia
o ouro esteja presente na mesa, no pescoço nos dentes
de um homen branco
sentado na sua mais confortavel cadeira
dentro de seu escritorio
em um casarão.
Ele falou que todos os textos que ele põe no video estão na descrição mas eu não achei, alguém sabe onde eu posso achar eles?
caraca, a inconfidencia mineira foi no mesmo ano da R francesa
DESEMPACA: REVOLTAS COLONIAIS EM CINCO MINUTOS o video com 9 minutos...
Wf
Estou gostando muito do conteúdo dos seus vídeos!✨
Parabéns!!🤝
... já me inscrevi no Canal, e vou indicar aos familiares e amigos!!!✅
faz guerra fria
Boa!
Cadê o texto professor?
Exercicios
Ezeuedes guedes guedes ezeuedes Ezeuedes ❤
faz união ibérica
Já tem
ESA batendo na porta 🎉
"5 minutos"
como assim 5 minutos?
showww
🌟🌟🌟👏👏👏👏👏
hmm
faz união ibérica