Adoro suas aulas, acredito q mais difícil pra um portador de tea é a aceitação dos pais, falo isso pelo meu irmão e sua esposa, o filho deles ainda tá fechando o diagnóstico mais eles não aceitam, e só dizem q ele está melhorando, sendo q não fala, não tem contato visual, não tem interação, mais pra eles tá tudo bem , acho que qdo um filho recebe um diagnóstico de tea, os pais deveriam ser encaminhados à um psicólogo.
Seria muito bom fossem ao psicólogo, pois é uma notícia muito difícil, as vezes os pais estão visivelmente bem, mas por dentro com uma angústia muito séria, é muito importante o apoio familiar.
Semiramis falando: Veronica voçe tocou em um tema importante. Muitas vezes são os pais que precisam de de um apoio mais consistente, baseado em muitas informações e recomendções claras, para que o filho tenha todas as oportunidades de tratamento e acompanhamento profissional de qualidade.
Isso é o que acontece comigo, por não ter tido acompanhamento e pq a idade adulta exige muito mais da gente. Hoje eu tenho muita dificuldade de lhe dar com o mundo externo.
Também sou assim, hoje sei que sou autista, sempre fui esguia a questões sociais, hj aposentada, nem saio de casa, procuro ao máximo não sair de casa, e mesmo na casa de meus filhos e netos eu não quero ir. Evito tudo o que eu posso. Mas quando eu saio, tento parecer uma pessoa que interage, mas não é nada fácil.
Sempre me isolei a vida toda e agora, aos 30 anos, percebo que tenho muita dificuldade para me expressar e me relacionar, as vezes nem consigo rir de uma piada e as pessoas me acham estranho e se afastam de mim
Sofro muito com essa questão de imprevistos, mudanças e habilidade social. Eu sou a "estranha" da família. Não tenho amigos. E agora que recebi meu diagnóstico ainda sofro com preconceito descrença de familiares e amigos.
Eu tbm desconfio que sou por muitas dificuldades igual vc falou no caso de mudança de plano em última hora me estressa e outras coisas sociais.... Eu consigo diagnóstico com exame de neuro e psiquiatra?
Oi bom dia @Márciacampos. Sou a Adriana esse perfil e do meu marido mas queria ajuda acabei de descobri que meu marido e filhas tem autismo 😭😥 e nao posso fala com ninguém ainda.
Eu não sei o que aconteceu comigo: eu não consigo mais aprender, a eu não consigo mais incorporar coisas novas. Parei em um ponto e não consigo mais avançar. Tenho até dificuldade para explicar isso. Isso é muito triste.
Procure algum profissional que possa te ajudar conversando olho no olho. Outra coisa conheça sobre hooponopono é uma técnica que nos auxilia a limpar memórias que nos desconectam do agora e da vida . Seja feliz Abraços
Thiago Lopes gosto muito dos seus vídeos. Foi e continua sendo um divisor de águas na minha vida para ajudar meu filho. No início quando notei que ele tinha autismo todos na minha família não concordaram, mas eu não era mãe de primeira viagem era impossível concordar que era normal um bebê de 1 ano e 2 meses só brincar arrumando tudo, fazendo sequências de objetos por modelos e cores e tamanhos e ainda falando inglês 😃 mas fui atrás de um diagnóstico e hoje ele já tem 5 anos e é exatamente como você descreveu no vídeo. Ele não tem outras comorbidades mas continua rígido com relação a vida social com outras crianças, desenvolveu bem a fala, é dito funcional, eu não gosto muito de usar esse termo quando me refiro a ele parece meio robotizado ou sei lá. Mas o que eu quero mesmo é agradecer a você ❤ GRATIDÃO é a palavra que tenho pra te falar agora nesse momento da minha vida pois seus vídeos me ajudaram muito muito mesmo a como eu deveria conduzir as coisas aqui em casa. O método Denver é ótimo. Você usa uma linguagem clara e objetiva e eu só tenho que desejar que DEUS abençoe muito você e toda sua família. Sou uma super fã do seu trabalho e dedicação. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco viu, Jesus sempre guie teus passos❤
Conforme meu filho está crescendo realmente ele ,está ficando mas rígido mas tem tido grande avanços mas não deixo ele acostumar com a rotina sempre faço algo diferente e ele não está adoecendo como antes ! Doutor me dê dicas do que posso fazer em casa para diminuir a rigidez
Sempre faça mudanças pequenas e depois explique porquê as fez. Ex: Vocês vão sempre na mesma sorveteria, mas troque um dia e explique que está muito longe da outra, ou ela fechou. Troque a marca de algum alimentos e explique que o outro não tinha. Tudo com calma e conversa. Se isso já for o suficiente pra deixa-lo muito ansioso procure ajuda e tente com coisas menores na rotina.
realmente esta parte da rigidez, de querer as coisas da sua forma e no seu tempo percebo algumas pioras, mesmo com os tratamentos, espero que melhore, pois é a parte mais complicada, e como vc diz, apesar de autismo leve não quer dizer que não teremos problemas. Sou mãe de um autista de 2 anos, descobri a 2 meses, e as terapias tem sido fundamentais.
Boa noite Dr. Tenho suspeita de autismo leve , ele tem 6 anos porém depois de julho das férias ele voltou pra escola com comportamento inadequado brigando com professora dando bira coisa que Antes ele não fazia, outra coisa muito constante é o humor a disposição dele, já começamos a marcar tratamento porém o sistema de saúde e falho demais
Meuuu Deus .. como esse vídeo me falou absurdamente o que tento entender e/ou que penso, sinto, vivo... Meu filho autista ´´leve´´ 3 anos e meio, eu mesma e o pai do meu filho👏
Eu desconfio que meu neto seja autista até marquei com um especialista porque ele morava comigo , quando a mãe descobriu tirou ele de mim e agora eu vejo ele de vez em quando e ele tá piorando os sintomas.lamento muito e não sei o que fazer.
Tiago, sigo você e sou grata por suas postagens tão claras, pontuais e competentes. Tenho um netinho de 4 anos, faz terapia desde 18 meses. Tem diagnóstico de autismo leve e sua definição de Asperger cabe perfeitamente para ele. Mas é muito hiperativo, baixa regulação emocional, grita bastante e é muito ansioso. Vejo que isso dificulta os avanços na terapia. Por favor, estamos perdidos. O que vc nos aconselha? Como lidar com a hiperatividade, que é o que mais o desorienta?
Meus si tomas pioraram depois de perder meu pai, o TPS aumentou muito, antes eu conseguia sair sozinha pra ir em mercado, andar no centro, hoje já não consigo mais, minha audição ta muito mais sensivel e tenho crises toda vez que saio...
Doutor desde os 5 meses ando observando meu filho. Hj ele está com 1 ano e vi que ele tem vários de muitos desses sintomas Mas falo c o pai e ele disse que ja ficando maluca que só sei falar disso. Difícil a gente até conversar com alguém sobre isso.
Querida, muitas mães passam pelo que você está passando. Quando eu comecei a perceber o autismo do meu filho, ninguém mais percebia. Procure ajuda especializada e dê o suporte que ele precisa. Não deixe de acreditar no que você está vendo e percebendo ♥️
Mãezinha anota tudo de diferente que você perceber no seu bebê, quando for ao pediatra fala tudo e pedi o encaminhamento pro neuro e lá vc conta tudo certinho
Fui diagnosticada adulta, já trabalhava, casada, com filhos autistas (inclusive). Após síndrome do Pânico desenvolvi sintomas que não tinha: sensibilidade ao toque, barulho, piora nas relações sociais, passo mal após convívio social (aniversário, etc). Antes o que mais se evidenciava era hiperfoco, só falava do mesmo assunto e se não quisessem não conversava. Andava em grupos mas que pertenciam ao meu interesse focal. É possível esse aparecimento de sintomas que não tinha antes? Ou pode ser outro diagnóstico?
Tiago , tenho uma filha , com MTA dificuldade de manter a interação, não gosta de interagir com criança., MTA rigidez , mais que não consigo diagnóstico , todos neuros que levo não vê essa parte comportamental , só encherga o cisto aracnóide, qual profissional que pode ajudar com isso?
Meu filho tá na quarta série tá regredindo. Até na terceira série tava desenvolvendo bem. Da pandemia pra cá. Nossa meta ajudem. Ele sabe ler e escrever e falar mas tá muito rígido. Não tá fazendo atividades em sala
Dr. Se o autista tiver catatônia? E o quadro for por meses, pode ter risco de perda de habilidades no adulto? O burnout prolongado não tratado por muito tempo pode aumentar a chances de catatonia e/ou perda de habilidades?
Boa tarde aniversário muito anos de vida MT felicidades paz saúde alegria 🎂🍺🍰🎁🎈🎉🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻que deus de pra vc tudo de bom vc merece bjs aniversariante Jesus te ama bjs🌺🌺🌺🌺🌺
Perfeita explicação! Meu filho de 5 anos diagnosticado com autismo leve e TDAH Desatento apresentou piora nos sintomas, principalmente em relação à rigidez e emoções… ele não estava fazendo as terapias como deveria…
Oi. Tb tenho uma de 15. Ansiedade e depressão são as possíveis comorbidades do autismo. Precisa tratar as duas e dar suporte para o autismo ao mesmo tempo.
Gostaria de fazer uma pergunta: eu assino o clube leiturinha só que não está atendendo a realidade do meu filho que tem autismo leve. Poderia indicar algum clube de assinatura a qual consiga me auxiliar nesse desenvolvimento da minha criança?
Meu filho com autismo leve (7 anos) hj não faz terapias , só acompanhamento com a neuro e na escola tem aula extra pra se adaptar melhor a rotina escolar, meu medo é não estar sendo acompanhado suficiente e passar algo batido que poderia ter sido trabalhado agora na infância.. e acabar regredindo consequentemente ..
Ele tem suas dificuldades , mas o sistema público é assim , eles acompanham por um tempo , mas se apresenta desenvolvimento mesmo que lento , eles dão alta, se eu tivesse mais condições pagaria com certeza terapias pra ele
Dr Thiago gosto muito do modo que você aborda questões tão complexas, sempre exemplificando situações concretas. Sou professora, por favor me dê orientações de como estimular/auxiliar criança de 2 anos a se comunicar.
Tem vídeos maravilhosos aqui no canal dele, vários. Eu mesmo ja utilizei varias dicas que me ajudou muito com meu filho TEA nao verbal de 3 anos. Boa sorte 🙏🙏🤗
Hola Dr Thiago !! Sou sua fã número um!! Poderia explicar algo sobre a diferença de Aba.. Denver..teech E aqui na Espanha estão utilizando o método Impact com a minha filha . Aqui eles tem mt preconceito com Aba e são contra retirar esteriótipias. Sabe me dizer qual a diferença entre eles? Estou fazendo curso de Aba./ Fábio Coelho
As terapias que os planos de saúde oferecem é o suficiente? Por exemplo meu filho faz 4 terapias por semana, meia hora de cada, em 2 clínicas diferentes, os profissionais não tem contato entre si, fico muito pensativa sobre isso. Será que está sendo o suficiente? Não vejo avanços nele.
Desculpem a minha sinceridade mas eu não sei como pessoas que tem 2 ou 3 filhos autistas levam a vida, se eu com uma autista leve já sofro, minha vida mudou muito, regrediu em muitos aspectos, fico imaginando quem tem em casa um ou mais filhos autistas severos ou sei lá de qualquer grau. É mais complicado ainda!!! Mas Deus sabe o que cada um aguenta né gente!!!
Vi vídeo de um casal com sete filhos autistas, eu fiquei anciosa só de assistir. A mãe calma e serena falando de como se sente em relação a família, até se emocionou lembrando do dia que um deles disse que amava ela. Fiquei imaginando as crises em grupo, pra vc ter idéia tem três gêmias com autismo moderado que não para um segundo quietas. Aquela mãe nasceu pra ser mãe de autista.
Fiquem atentos com os possíveis efeitos colaterais do risperidona. Meu filho tomou por 5 anos, agora com 17 anos autista leve, e teve uma espécie de regressão. Ele era muito inteligente, escrevia, mas depois do remédio, deixou de escrever, a letra ficou horrível, só garranchos, teve acatisia, não ficava parado, tinha uma necessidade de sair de casa para correr., Ficou sem emoção, desligado da realidade, muitos efeitos colaterais que pareciam uma piora do autismo. Fui pesquisar, e vi que poderia ser os efeitos, fui desmamando ele e as melhoras começaram. Ele voltou ao estágio anterior ao remédio. Falante, sorridente, a acatisia sumiu, o intestino melhorou, hoje só está tomando valproato de sódio ( estabilizador de humor), Vou retornar ao médico para falar disso e fazer uma nova avaliação de diagnóstico, e procurar um tratamento correto para ele, pois pelo que eu vi, ele tem Autismo leve, com TOC. Acho que ele tem hiper sensibilidade ao risperidona. Nunca mais!
A minha tbm não se deu com o respiridona, tava saindo saindo um líquido branco dos seios dela, tipo cor de leite, aí voltei no psiquiatra falei pra ele o que tava acontecendo, ele falou que a prolactina tinha aumentado e suspendeu imediatamente o respiridona, e outro sintoma que ela teve que ela tava babando e eu ficava quase todo tempo limpando a babá dela com uma fralda, coisa que ela nunca babou, nessa época ela tava com 13 pra 14 anos
Eu me identifiquei com autismo tive 2 filhos com autismo q faleceram,um.leve e outro severo.. Mas o tratamento é muito caro,inviável pra uma pessoa como eu também doente... Sofremos muito por coincidência os dois faleceram qdo completaram 39 anos... E acho q também tenho autismo,mas o problema e q se procurar um médico q acho q tenho autismo,com certeza o médico não irá admitir essa automedicação e a maioria dos médicos nem sabem diagnosticar é nem tratar, Como foi difícil pra.mim sem condições financeiras e saúde, ter q cuidar de um deles, pois o outro ficou com meu ex marido q se casou novamente. Esse q tinha autismo severo ficou muitos anos comigo antes de ser internado em uma instituição. Mas ambos já não estão mais nesse mundo. Descansem paz filhaozinhos
Meu filho era assim. Porém descobri que ele tinha intolerância a lactose. Tirei totalmente o leite e seus derivados. Hoje está um relógio seu intestino.
Meu filho também fazia bastante cocô, levei ao nutricionista e descobriu que tem intolerância a lactose.hoje ele está com três anos, com a dieta restrita de leite, ele está bem melhor
Adoro suas aulas, acredito q mais difícil pra um portador de tea é a aceitação dos pais, falo isso pelo meu irmão e sua esposa, o filho deles ainda tá fechando o diagnóstico mais eles não aceitam, e só dizem q ele está melhorando, sendo q não fala, não tem contato visual, não tem interação, mais pra eles tá tudo bem , acho que qdo um filho recebe um diagnóstico de tea, os pais deveriam ser encaminhados à um psicólogo.
Comcerteza!! Deveriam tb ter acompanhamento .... Mais isso naõ acomtece as vezes nem para com as crianças
Seria muito bom fossem ao psicólogo, pois é uma notícia muito difícil, as vezes os pais estão visivelmente bem, mas por dentro com uma angústia muito séria, é muito importante o apoio familiar.
Semiramis falando: Veronica voçe tocou em um tema importante. Muitas vezes são os pais que precisam de de um apoio mais consistente, baseado em muitas informações e recomendções claras, para que o filho tenha todas as oportunidades de tratamento e acompanhamento profissional de qualidade.
Isso é o que acontece comigo, por não ter tido acompanhamento e pq a idade adulta exige muito mais da gente. Hoje eu tenho muita dificuldade de lhe dar com o mundo externo.
Isso aconteceu comigo. Eu não só tenho dificuldade de lidar com o mundo externo, na verdade eu não consigo.
Também sou assim, hoje sei que sou autista, sempre fui esguia a questões sociais, hj aposentada, nem saio de casa, procuro ao máximo não sair de casa, e mesmo na casa de meus filhos e netos eu não quero ir. Evito tudo o que eu posso. Mas quando eu saio, tento parecer uma pessoa que interage, mas não é nada fácil.
@@noemifonseca9079 Te entendo.
Sempre me isolei a vida toda e agora, aos 30 anos, percebo que tenho muita dificuldade para me expressar e me relacionar, as vezes nem consigo rir de uma piada e as pessoas me acham estranho e se afastam de mim
Isso também acontece comigo
Sofro muito com essa questão de imprevistos, mudanças e habilidade social. Eu sou a "estranha" da família. Não tenho amigos. E agora que recebi meu diagnóstico ainda sofro com preconceito descrença de familiares e amigos.
Poxa, que chato isso!
Espero que você consiga cada vez mais se enturmar e aprimorar suas habilidades sociais.
Tenho autismo leve e também sou assim...
Eu tbm desconfio que sou por muitas dificuldades igual vc falou no caso de mudança de plano em última hora me estressa e outras coisas sociais.... Eu consigo diagnóstico com exame de neuro e psiquiatra?
Pior sou eu que a minha família nem sabe o que é autismo e mesmo assim me transformou no escravo deles .
O autismo é leve para nós que somos fortes.
Da medo do futuro do meu sobrinho, ainda n fala tem 10 anos, é um sofrimento pra adivinhar as necessidades dele
Thiago nem é gente, é anjo na terra.
Chocada com esse vídeo!!! Parece que vc está descrevendo a vida diária do meu marido e filho que ambos tem autismo "LEVE" que não é tão leve assim.
Oi bom dia @Márciacampos. Sou a Adriana esse perfil e do meu marido mas queria ajuda acabei de descobri que meu marido e filhas tem autismo 😭😥 e nao posso fala com ninguém ainda.
Persista Dri e nunca desista !!!!
Leve para nós que somos fortes.
Eu não sei o que aconteceu comigo: eu não consigo mais aprender, a eu não consigo mais incorporar coisas novas. Parei em um ponto e não consigo mais avançar. Tenho até dificuldade para explicar isso. Isso é muito triste.
Procure algum profissional que possa te ajudar conversando olho no olho. Outra coisa conheça sobre hooponopono é uma técnica que nos auxilia a limpar memórias que nos desconectam do agora e da vida . Seja feliz Abraços
@@velborboleta Obrigada!!!
As terapias são muito caras, o tratamento é um absurdo de caros , quem é assalariado não tem como fazer o tratamento . O que fazer?
Minha menina tem autismo leve (6 anos), essas são justamente as dificuldade da minha filha.
Thiago Lopes gosto muito dos seus vídeos. Foi e continua sendo um divisor de águas na minha vida para ajudar meu filho. No início quando notei que ele tinha autismo todos na minha família não concordaram, mas eu não era mãe de primeira viagem era impossível concordar que era normal um bebê de 1 ano e 2 meses só brincar arrumando tudo, fazendo sequências de objetos por modelos e cores e tamanhos e ainda falando inglês 😃 mas fui atrás de um diagnóstico e hoje ele já tem 5 anos e é exatamente como você descreveu no vídeo. Ele não tem outras comorbidades mas continua rígido com relação a vida social com outras crianças, desenvolveu bem a fala, é dito funcional, eu não gosto muito de usar esse termo quando me refiro a ele parece meio robotizado ou sei lá. Mas o que eu quero mesmo é agradecer a você ❤ GRATIDÃO é a palavra que tenho pra te falar agora nesse momento da minha vida pois seus vídeos me ajudaram muito muito mesmo a como eu deveria conduzir as coisas aqui em casa. O método Denver é ótimo. Você usa uma linguagem clara e objetiva e eu só tenho que desejar que DEUS abençoe muito você e toda sua família. Sou uma super fã do seu trabalho e dedicação. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco viu, Jesus sempre guie teus passos❤
Dá um medo tão grande no coração de pensar que as coisas podem ficar ainda mais difíceis do que já são... só Deus mesmo.
Estou sentindo isso tb
@@flaviaoliveira4462 Me sinto igual. Apesar de maravilhoso o vídeo me trouxe muita ansiedade =/
Conforme meu filho está crescendo realmente ele ,está ficando mas rígido mas tem tido grande avanços mas não deixo ele acostumar com a rotina sempre faço algo diferente e ele não está adoecendo como antes ! Doutor me dê dicas do que posso fazer em casa para diminuir a rigidez
Sempre faça mudanças pequenas e depois explique porquê as fez.
Ex: Vocês vão sempre na mesma sorveteria, mas troque um dia e explique que está muito longe da outra, ou ela fechou.
Troque a marca de algum alimentos e explique que o outro não tinha. Tudo com calma e conversa.
Se isso já for o suficiente pra deixa-lo muito ansioso procure ajuda e tente com coisas menores na rotina.
Tente fazer algumas adaptações na rotina nele. Sutilmente, para não ter esse costume sempre do mesmo.
Oi Thiago estou passando por isso com o meu filho de 5 anos, ele estava muito tranquilo, agora está ficando cada dia mais rígido.
Por que é tão complicado para encontra especialistas para o tratamento e tudo é tão demorado as consultas muito obrigado doutor
realmente esta parte da rigidez, de querer as coisas da sua forma e no seu tempo percebo algumas pioras, mesmo com os tratamentos, espero que melhore, pois é a parte mais complicada, e como vc diz, apesar de autismo leve não quer dizer que não teremos problemas.
Sou mãe de um autista de 2 anos, descobri a 2 meses, e as terapias tem sido fundamentais.
Boa noite Dr. Tenho suspeita de autismo leve , ele tem 6 anos porém depois de julho das férias ele voltou pra escola com comportamento inadequado brigando com professora dando bira coisa que Antes ele não fazia, outra coisa muito constante é o humor a disposição dele, já começamos a marcar tratamento porém o sistema de saúde e falho demais
Meuuu Deus .. como esse vídeo me falou absurdamente o que tento entender e/ou que penso, sinto, vivo... Meu filho autista ´´leve´´ 3 anos e meio, eu mesma e o pai do meu filho👏
O maior medo é de regressão... 😭
Obg Dr. por toda a orientação, seus videos tem sido importantíssimos pra mim, tenho dois autistas.
Como posso trabalha esta rigidez para que ele melhore?
Eu desconfio que meu neto seja autista até marquei com um especialista porque ele morava comigo , quando a mãe descobriu tirou ele de mim e agora eu vejo ele de vez em quando e ele tá piorando os sintomas.lamento muito e não sei o que fazer.
Tiago, sigo você e sou grata por suas postagens tão claras, pontuais e competentes. Tenho um netinho de 4 anos, faz terapia desde 18 meses. Tem diagnóstico de autismo leve e sua definição de Asperger cabe perfeitamente para ele. Mas é muito hiperativo, baixa regulação emocional, grita bastante e é muito ansioso. Vejo que isso dificulta os avanços na terapia. Por favor, estamos perdidos. O que vc nos aconselha? Como lidar com a hiperatividade, que é o que mais o desorienta?
Meu filho adquiriu algumas alterações sensoriais, como: corte de cabelo, brincadeira especifica (fila)....
Dotor fale sobre asperge na adolescência
Como brincar? qual o tempo? E a sequência da brincadeira? Fico perdida
Por isso eu sempre me sinto dependente de alguém mesmo eu tendo alguma autonomia nos meus hiper foco.
Eu também
Essa perda de habilidades pode acontecer na fase adulta tbm?
Obrigado pelo vídeo doutor
o processamento sensorial no autismo leve também pode piorar com o tempo?
Dicas e exercícios para treinar essas habilidades de flexibilidade mental e refino na fala com a idade?
é difícil ensinar regulação emocional ao adulto com TEA?
Meus si tomas pioraram depois de perder meu pai, o TPS aumentou muito, antes eu conseguia sair sozinha pra ir em mercado, andar no centro, hoje já não consigo mais, minha audição ta muito mais sensivel e tenho crises toda vez que saio...
O tratamento tem sido fundamental pro meu filho AUTISTA.
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Que Deus continue abençoando vc e sua família
Doutor desde os 5 meses ando observando meu filho.
Hj ele está com 1 ano e vi que ele tem vários de muitos desses sintomas
Mas falo c o pai e ele disse que ja ficando maluca que só sei falar disso.
Difícil a gente até conversar com alguém sobre isso.
Querida, muitas mães passam pelo que você está passando. Quando eu comecei a perceber o autismo do meu filho, ninguém mais percebia.
Procure ajuda especializada e dê o suporte que ele precisa. Não deixe de acreditar no que você está vendo e percebendo ♥️
Mãezinha anota tudo de diferente que você perceber no seu bebê, quando for ao pediatra fala tudo e pedi o encaminhamento pro neuro e lá vc conta tudo certinho
Fui diagnosticada adulta, já trabalhava, casada, com filhos autistas (inclusive). Após síndrome do Pânico desenvolvi sintomas que não tinha: sensibilidade ao toque, barulho, piora nas relações sociais, passo mal após convívio social (aniversário, etc). Antes o que mais se evidenciava era hiperfoco, só falava do mesmo assunto e se não quisessem não conversava. Andava em grupos mas que pertenciam ao meu interesse focal. É possível esse aparecimento de sintomas que não tinha antes? Ou pode ser outro diagnóstico?
Tiago , tenho uma filha , com MTA dificuldade de manter a interação, não gosta de interagir com criança., MTA rigidez , mais que não consigo diagnóstico , todos neuros que levo não vê essa parte comportamental , só encherga o cisto aracnóide, qual profissional que pode ajudar com isso?
E no caso da minha q e gravi😟🥺😰
Meu filho tá na quarta série tá regredindo.
Até na terceira série tava desenvolvendo bem. Da pandemia pra cá.
Nossa meta ajudem.
Ele sabe ler e escrever e falar mas tá muito rígido. Não tá fazendo atividades em sala
Meu de 14 esta assim , diagnóstico de autismo leve, não gosta muito de aprender
Dr. Se o autista tiver catatônia? E o quadro for por meses, pode ter risco de perda de habilidades no adulto?
O burnout prolongado não tratado por muito tempo pode aumentar a chances de catatonia e/ou perda de habilidades?
Amei
Vc é maravilhoso. Muito obrigada!!!
Boa tarde aniversário muito anos de vida MT felicidades paz saúde alegria 🎂🍺🍰🎁🎈🎉🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻que deus de pra vc tudo de bom vc merece bjs aniversariante Jesus te ama bjs🌺🌺🌺🌺🌺
Perfeita explicação! Meu filho de 5 anos diagnosticado com autismo leve e TDAH Desatento apresentou piora nos sintomas, principalmente em relação à rigidez e emoções… ele não estava fazendo as terapias como deveria…
E agora ele faz terapia?meu filho tem 4 anos e ainda não faz terapia
Que ótima abordagem. Grata!
Filha Autista (8 anos). Diagnósticada a 1 ano e Vejo Que Hoje Ta Mas Rígida , Agressiva 😞
Queria de dicas de como ajudar minha filha a se comunicar mas e conta as coisas pra mim e ajuda ela a arrumar palavras eradas que ela fala
Dr...mas tem q tomar medicamentos...?..
Minha filha é asperge ela ta com 14 anos tem muita crise de ansiedade ela é agressiva e muito depressiva..
Oi. Tb tenho uma de 15.
Ansiedade e depressão são as possíveis comorbidades do autismo. Precisa tratar as duas e dar suporte para o autismo ao mesmo tempo.
Gostaria de fazer uma pergunta: eu assino o clube leiturinha só que não está atendendo a realidade do meu filho que tem autismo leve. Poderia indicar algum clube de assinatura a qual consiga me auxiliar nesse desenvolvimento da minha criança?
Gostei demais desse post
Descobri tarde muito tarde
Meu filho com autismo leve (7 anos) hj não faz terapias , só acompanhamento com a neuro e na escola tem aula extra pra se adaptar melhor a rotina escolar, meu medo é não estar sendo acompanhado suficiente e passar algo batido que poderia ter sido trabalhado agora na infância.. e acabar regredindo consequentemente ..
Ele tem alguns sintomas hoje ?como ele está?
Ele apresenta atraso ou dificuldade em algum comportamento e habilidade?
Ele tem suas dificuldades , mas o sistema público é assim , eles acompanham por um tempo , mas se apresenta desenvolvimento mesmo que lento , eles dão alta, se eu tivesse mais condições pagaria com certeza terapias pra ele
@@SuelenCristinaAguilar seria necessário e importante ser frequente mesmo.
@@SuelenCristinaAguilar não conseguiu aposentar ele não? O dinheiro ajudaria muito isso
Aqui somos 4 autistas. E noto que os meus filhos tão um grande problema de regulação
Thiago, isso significa que o indivíduo com TEA precisará de acompanhamento pra o resta da vida?
Dr Thiago gosto muito do modo que você aborda questões tão complexas, sempre exemplificando situações concretas. Sou professora, por favor me dê orientações de como estimular/auxiliar criança de 2 anos a se comunicar.
Tem vídeos maravilhosos aqui no canal dele, vários. Eu mesmo ja utilizei varias dicas que me ajudou muito com meu filho TEA nao verbal de 3 anos. Boa sorte 🙏🙏🤗
Também no canal de Mayra gaiato. Muitos exemplos e ensinamentos de como ajudá-los. Aqui e lá
ótimo vídeo!!
Cv e maravilhoso
maravilhoso!
Hola Dr Thiago !! Sou sua fã número um!! Poderia explicar algo sobre a diferença de Aba.. Denver..teech E aqui na Espanha estão utilizando o método Impact com a minha filha . Aqui eles tem mt preconceito com Aba e são contra retirar esteriótipias.
Sabe me dizer qual a diferença entre eles? Estou fazendo curso de Aba./ Fábio Coelho
e na adolescência??
As terapias que os planos de saúde oferecem é o suficiente? Por exemplo meu filho faz 4 terapias por semana, meia hora de cada, em 2 clínicas diferentes, os profissionais não tem contato entre si, fico muito pensativa sobre isso. Será que está sendo o suficiente? Não vejo avanços nele.
Olá Débora não sei se você já procurou uma clínica que tenha uma equipe pois realmente faz toda diferença.
Dr Thiago tenho um neto autista nível 3 ele tem 4 anos usa fraudas não fala muitas vezes é agrecivo está fazendo terapias mas está divagar
Desculpem a minha sinceridade mas eu não sei como pessoas que tem 2 ou 3 filhos autistas levam a vida, se eu com uma autista leve já sofro, minha vida mudou muito, regrediu em muitos aspectos, fico imaginando quem tem em casa um ou mais filhos autistas severos ou sei lá de qualquer grau. É mais complicado ainda!!! Mas Deus sabe o que cada um aguenta né gente!!!
Vi vídeo de um casal com sete filhos autistas, eu fiquei anciosa só de assistir. A mãe calma e serena falando de como se sente em relação a família, até se emocionou lembrando do dia que um deles disse que amava ela.
Fiquei imaginando as crises em grupo, pra vc ter idéia tem três gêmias com autismo moderado que não para um segundo quietas.
Aquela mãe nasceu pra ser mãe de autista.
💯👏
Nossa mais mais então a escola tem que ajudar não ajuda daí piora porque a escola se tiver um probleminha ela se izola
Não vejo a hora desse inferno acabar. Só piora. Depressão eterna.
Tomara que não exista vida depois da morte. Queria nem ter existido.
Fiquem atentos com os possíveis efeitos colaterais do risperidona. Meu filho tomou por 5 anos, agora com 17 anos autista leve, e teve uma espécie de regressão. Ele era muito inteligente, escrevia, mas depois do remédio, deixou de escrever, a letra ficou horrível, só garranchos, teve acatisia, não ficava parado, tinha uma necessidade de sair de casa para correr., Ficou sem emoção, desligado da realidade, muitos efeitos colaterais que pareciam uma piora do autismo. Fui pesquisar, e vi que poderia ser os efeitos, fui desmamando ele e as melhoras começaram. Ele voltou ao estágio anterior ao remédio. Falante, sorridente, a acatisia sumiu, o intestino melhorou, hoje só está tomando valproato de sódio ( estabilizador de humor), Vou retornar ao médico para falar disso e fazer uma nova avaliação de diagnóstico, e procurar um tratamento correto para ele, pois pelo que eu vi, ele tem Autismo leve, com TOC. Acho que ele tem hiper sensibilidade ao risperidona. Nunca mais!
A minha tbm não se deu com o respiridona, tava saindo saindo um líquido branco dos seios dela, tipo cor de leite, aí voltei no psiquiatra falei pra ele o que tava acontecendo, ele falou que a prolactina tinha aumentado e suspendeu imediatamente o respiridona, e outro sintoma que ela teve que ela tava babando e eu ficava quase todo tempo limpando a babá dela com uma fralda, coisa que ela nunca babou, nessa época ela tava com 13 pra 14 anos
Ela tem autismo moderado e não fala, hj ela tá com 25 anos
Eu me identifiquei com autismo tive 2 filhos com autismo q faleceram,um.leve e outro severo..
Mas o tratamento é muito caro,inviável pra uma pessoa como eu também doente...
Sofremos muito por coincidência os dois faleceram qdo completaram 39 anos...
E acho q também tenho autismo,mas o problema e q se procurar um médico q acho q tenho autismo,com certeza o médico não irá admitir essa automedicação e a maioria dos médicos nem sabem diagnosticar é nem tratar,
Como foi difícil pra.mim sem condições financeiras e saúde, ter q cuidar de um deles, pois o outro ficou com meu ex marido q se casou novamente. Esse q tinha autismo severo ficou muitos anos comigo antes de ser internado em uma instituição.
Mas ambos já não estão mais nesse mundo.
Descansem paz filhaozinhos
Eles morreram de quê?
Dr.. crianças com Autismo..faz Coco 7ou 8 vezes ao dia..cocô normal ..tem 2 anos e 10 meses..
Meu filho era assim. Porém descobri que ele tinha intolerância a lactose. Tirei totalmente o leite e seus derivados. Hoje está um relógio seu intestino.
Meu filho também fazia bastante cocô, levei ao nutricionista e descobriu que tem intolerância a lactose.hoje ele está com três anos, com a dieta restrita de leite, ele está bem melhor
Jesus é a cura de tudo.
meu sonho era o papai me curar 😢
Sou mãe de uma menina autista leve
Como posso ajudá-la?
Alguma dica
Minha ajuda são os vídeos de Tiago Lopes e da Maira gaiado. E outros também. Mas ela precisa de laudo e terapias.