BD: Aula 08 - O que é Generalização/Especialização?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024
- Olá, pessoal.
Neste vídeo, nós apresentamos o conceito de Generalização/Especialização, bem como os seus tipos. Esses conceitos são utilizados para representar coisas do mundo real que possuem os mesmos atributos e que podem ser representados em uma hierarquia que mostra as dependências entre entidades de uma mesma categoria.
Se você ainda não é inscrito no canal, inscreva-se e ative as notificações e não perca nada do que é postado aqui. Basta clicar aqui: / procópio na rede
Para acessar mais conteúdos sobre banco de dados, acesse o website da disciplina:
tinyurl.com/Pr...
#modeloconceitual
#generalização
#especialização
descobri recentemente que tenho TDAH , amanhã irei fazer a prova de recuperação de Banco de dados 1. Passei o semestre inteiro não consegui me concentrar diretamente nas aulas presenciais, mas com seus videos estou maratonando e aprendendo muito. Parabéns pela sua didatica e conteudo .
Boa sorte, Mauro!
Depois passa aqui e fala o resultado!
#vdc
Acho muito legal essa abordagem de fazer vídeos curtos explicando um determinado tema. Ajuda muito aos ansiosos (igual eu).
KKK
Valeu, Natan!
Comenta aí: por que é interessante utilizar o conceito de Generalização/Especialização?
Acredito que vai ser útil, na frente quando for utilizar o modelo Lógico. Na parte das tabelas, no caso dos Atributos em comuns com determinadas Entidades e na relação entre essas Entidades.
Compartilhamento de atributos.
Obrigado, Professor. Interessei-me porque estou começando a estudar POO.
Maravilha!!!
Você já viu, aqui no canal, que há vários vídeos sobre POO? Confere lá! Coincidentemente, neste momento, comecei a gravar um vídeo sobre um dos conceitos fundamentais de OO: Polimorfismo.
Um abraço.
Inscrição feita c sucesso.
aulonaaa!!!
Valeu, Mike.
muito bom, obrigado por ajudar!
Valeu, John.
Bom poder ter ajudado.
ótima aula!
Valeu, Kamila!
Professor, o senhor extraiu essas informações de algum livro especifico? Muito bom mesmo!!!!
Oi, Ana.
Não lembro. Mas se tiver extraído, talvez tenha sido desse livro:
www.amazon.com.br/Projeto-Banco-Carlos-Alberto-Heuser/dp/8577803821/ref=asc_df_8577803821/?tag=googleshopp06-20&linkCode=df0&hvadid=379726090221&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=352432526806070670&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001662&hvtargid=pla-809606893373&psc=1
@ Professor, te enviei um e-mail, ficaria grata se o senhor pudesse dar uma olhada.
@@Ana-wh8fo , é sobre uns materiais? Se sim,,respondi.
Professor, Boa Tarde! Ótimo vídeo! Agora surgiu uma dúvida. Em razão da cardinalidade (1:1) e (1:n) eu queria saber no exemplo entre as entidades: Militar(Marinha, Exército ou Aeronáutica) e Patente(Cabo, Sargento, enfim.) tendo o relacionamento denominado "Pertence", Sabe-se que um militar pertence a uma patente quando ele se alista, mas depois com alguns anos ele é promovido, então a cardinalidade de que o militar pertence a uma patente será de (1:n) ou será de (1:1)? Já sei que uma patente pode ser ocupada por 1 ou mais militares, logo sua cardinalidade será (1:n), mas tenho dúvida em razão ao militar pertencer à tal patente.
E aí, Mateus?! Beleza?
Muito boa a pergunta! Vamos lá:
Neste seu exemplo, a cardinalidade a qual você pode vir a utilizar neste relacionamento, depende do que você deseja armazenar sobre o militar.
Por exemplo, se você deseja saber apenas qual a patente dele neste momento, basta definir a cardinalidade um-para-um (1:1), no relacionamento que sai de MILITAR para PATENTE. No entanto, se desejar guardar o histórico das patentes que ele já obteve, você poderia utilizar a cardinalidade um-para-muitos (1:N), de MILITAR para PATENTE.
Entendeu?
@ Ok Professor! Muito obrigado!
Professor, no exemplo do cliente, se existissem outros tipos de clientes além de pessoa física ou jurídica, então a generalização seria Parcial?
Exatamente!!!
Muito bom.
Tenho uma dúvida: o conceito de generalização parcial ou total deve ser considerado com base no sistema ou no mundo real? Por exemplo, em uma faculdade onde são ofertados os cursos de engenharia civil e mecânica, no modelo conceitual eu devo considerar a generalização como total, por abranger ambas as opções do sistema, ou como parcial, considerando que existem outras engenharias, mesmo que não sejam relevantes para o sistema?
Pergunta importantíssima.
Nesta explicação, considerei o minimundo como sendo uma universidade com vários cursos. No entanto, se o seu modelo vai representar uma faculdade que tem somente Civil e Mecânica, então se seu modelo considera apenas essas duas Engenharias, ela é total.
Entende?
@ Entendi, professor! Havia esquecido de considerar o conceito do mini mundo. Obrigado!
@@allvic bons estudos
namoral, que aula maravilhosa, aprendi mais aqui do que com meu professor de BD ksksk
Sucesso para vc!!!