Agradeço imensamente porque existem pessoas como você, que se importam com os próximos em compartilhar conhecimento tão profundo, onde muitas pessoas como eu, não tiveram a oportunidade de cursar superior. Parabéns pela iniciativa.🙏🙏🙏
Eu entendo que esse professor tenha a melhor didática possível para essa matéria. Sou Engenheiro Eletricista e estou assistindo todas as aulas dele. Parabéns pelo excelente trabalho
Ficou muito bom o vídeo professor, eu trabalho na XRTE e fico aqui na cidade de Paracambi na estação inversora no Rio de Janeiro, sou técnico de proteção e controle e trabalho diretamente com tudo o que foi falado. fico grato pelo compartilhamento.
Muito interessante este sistema de Transmissão em HVDC , o que no meu fazer facilita a colocação varias Hidrelétricas funcionando em paralelo isto facilita a soma dos potencias para grande demanda de consumo dependendo da Região ! #Top *_SHOW_* !
Sensacional, me respondeu uma dúvida de uns 20 anos... Desde quando terminei o técnico de eletrônica lá pelos anos 2000 sempre me pareceu impossível retificar tamanha potência (apesar de existir) mesmo com tiristores... E eis que o segredo eram 36.864 tiristores. Show de bola.
Parabéns pela bela aula. Esse um tema que gosto muito na profissão. Sou eletricista de manutenção e minha formação é técnico em eletrônica. Acompanho todos os vídeos. 👏👏👍.
Professor, seu canal é sensacional, fiz questão de compartilhar ele num grupo de Instrumentistas no wpp de diversos lugares do país, só galera fera, você merece todo reconhecimento!
Pensando nessa coversão de DC para AC, me lembrei q muitos trens elétricos usam essa tecnologia. Puxam energia DC de um único cabo aéreo e converte para AC para alimentar os motores.
Lembrando que os tiristores, por estarem no potencial de alta e extra alta tensão são "gatilhados" (recebem os pulsos nos gates) através de fibra ótica. Isso para "isolar" os microprocessadores que estão nos painéis de controle e enviam os pulsos aos gates dos tiristores lá na alta tensão. Estamos falando de grandes potências envolvidas na conversão CA/CC e CC/CA, portanto com a presença de perdas elétricas e aquecimento considerável. E para dissipar as perdas de energia que ocorrem nos tiristores, eles são resfriados com água "desmineralizada" e "deionizada" (água pura, isolante) em circuito fechado. Esta "água pura", tendo grande resistência elétrica evita as "fugas" de corrente. Por isto existem grandes estações de tratamento de água nas estações conversoras e inversoras.
@@eletrica-sem-limites o canal tá atraindo vários que trabalharam com os assuntos dos vídeos e isso é muito bom e esclarecedor ! Parabéns ao canal e colaboradores !
Muito bom! A tal briga das correntes entre Tomás Edson e Nicola Tesla se encerra com o emprego do sistema HVDC. rsrsr Seus vídeos são de excelência. Muito obrigado. Abraço forte.
Parabéns pelo conteúdo professor. Apenas uma contribuição. O elo back-to-back de Garabi é composto de 4 blocos conversores de 550 MW cada um, totalizando 2200MW entre Garabi 1 e Garabi2 de interligação com o sistema da Argentina. É o maior BtB do mundo.
Parabéns professor, sen palavras pra agradecer por transformar assuntos complexos em de fácil entendimento. Meu muito obrigado, não faz ideia do quanto ajuda😅
Saludos Gran y Eminencia de Profesor de Ingeniería Eléctrica, en este importantísimo y especial Tema de convertidores HVDC. Un nuevo y fuerte abrazo, desde la Ciudad y Puerto de Veracruz, Estado de Veracruz, en el Golfo de MÉXICO. MÉXICO.
Lembrei da pedinha do curso de eletrônica, uma pilha 12V e um trafo de 220/12, pilha na linha dos 12 e colega com as mãos nos 220, só dava choque ao ficar pulsando o fio na pilha...hehe.
@@eletrica-sem-limites no curso da elétrica foi outro teste, um pq gerador manual, com toda sala ao redor de mãos dadas e os da ponta pegam em cada fio de saída do gerador, as mãos formigavam, pois é onde gerava a DDP, é éramos resistores ligado em série... Essa vc fez?
Parabéns, Cláudio! Mais um vídeo show de bola. Eu também já indiquei seu canal aos meus alunos e até passei um trabalho para eles sobre alguns vídeos. Muito bom mesmo!
Na faculdade às vezes é complicado para o professor: pelo conteúdo programático exaustivo, muitas disciplinas, e pressão por resultados. E às vezes o professor quer se dedicar à área de pesquisa em mestrado e doutorado, e faz por obrigação na graduação. Uma pena. Abração ⚡
Olá Diney, tô devendo essa 😀 Mas você vai ver que os compensadores estáticos controlam a potência reativa de modo semelhante ao Dimmer para as lâmpadas de nossa casa. Só que controlando a potência do banco de capacitor ou reator. É o controle tiristorizado. Mas é muito legal. Abração!
Muito legal, pelo que entendi os tiristores foram desenvolvidos pela General Electric em 1957, mas eram dispositivos de baixa potência adequados à aplicações em eletrodomésticos, os tiristores para aplicações industriais surgiram depois, a minha curiosidade seria acerca da excitação dos gates dos tiristores dessas válvulas, pois cada válvula deve ter todos os tiristores disparados simultaneamente, isso além do fato da unidade operar sob tensões de 600KV, sendo necessária isolamento galvanico entre as válvulas de tiristores e seus respectivos circuitos de excitação, a única solução técnica que conheço pro caso seria excitação por cabos de fibras ópticas e optoacopladores. acerca da tecnologia IGBT, se tratam de elementos semicondutores de tecnologia híbrida, pois incorpora as técnicas MOS (no gate) e bipolar (no coletor e no emissor), foi desenvolvido no Japão pela Toshiba em 1985... Um abração, e muito obrigado pela aula...
"... a única solução técnica que conheço pro caso seria excitação por cabos de fibras ópticas e optoacopladores. ", pesquise por 'transformador de pulso' provavelmente o q fora usado na época. Bons estudos.
@@bigst3352 um transformador de pulso não deve oferecer isolamento adequado para tensões muito elevadas, já cabos de fibra óptica podem oferecer isolamento quase infinito, além do mais ele precisaria de vários enrolamentos secundários, pois cada tiristor deve ser excitado isolada e simultaneamente...
Eu gostei muito do seu conteúdo. Existem poucos videos em português sobre HVDC e encontramos apenas sobre a tecnologia LCC (Line Commutade Converter - baseada na comutação natural de tiristores) e pouco ou quase nada encontramos sobre a tecnologia VSC (Voltage Source Converter - baseada em chaves IGBT). Afinal, os sistemas HVDC comissionados no Brasil são do tipo LCC, embora muitos outros países estejam instaladando sistemas HVDC VSC, principalmente na Europa. Mas a minha dúvida foi em relação ao total de tiristores do sistema de Itaipu. Se são 2 bipolos (retificadora + inversora), então eu achei que o total seria 18.432 tiristores para todo o sistema HVDC de Itaipu. Dá pra esclarecer pq multiplicou por 2 esse total? 🤔
@@eletrica-sem-limiteseu pensei que cada bipolo era uma estação porque são duas linhas de 3125 MW cada, o que totaliza 6250 MW - a capacidade do sistema Itaipu. Então, na realidade, cada linha representa 2 bipolos com 4 pontes de 12 pulsos cada. Enfim, obrigado pela informação 👍🏻
Professor, excelente vídeo! Na verdade é uma aula de alto nível! Fiquei com uma questão em mente: longas distâncias tornam viável o HVDC, mais o que falar sobre a resistência ohmica dos condutores nessa longa distância e da queda de tensão que se teria na linha? Sem talvez deixar de mencionar o efeito Joule envolvido nisso. Teria algo a nos acrescentar?
Valeu, Luiz. Sua análise está correta, mas as perdas são reduzidas através da alta tensão, que produz correntes reduzidas na cabeação das linhas de transmissão (de forma análoga ao sistema C.A.). Abração ⚡
Eu não sei se está dentro da linha temática do canal mas seria bom um vídeo sobre os motores elétricos dos drones. Muitos tem 3 cabos grossos e devem ser alimentados por algo como tensão alternada, talvez.
36.000 tiristores! Imagine o grau de confiabilidade de cada tiristor, de modo a garantir o funcionamento do sistema com o MAIOR TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS (MTBF) possível!
Essa parte de HVDC "BACK TO BACK" onde não há linha de transmissão...! Não consigo imaginar isso não, apenas você 🗣️ falando, eu acho que você deveria fazer um vídeo detalhando através de imagens como é isso na prática. 😊
Gostei, bastante claro.vc cabe dizer qual é o circuito/equipamento que faz o sincronismo de corrente alternada de diferentes fontes de geração, tipo 2 inversores fazendo paralelismo na rede AC, ou um inversor solar + um gerador hidráulico+ um gerador heolico, ou hidroelétricas diferentes?
O elemento que faz o sincronismo é um sincronoscópio ou um relé de check de sincronismo. Veja no final desse vídeo: th-cam.com/video/d3AAvLxoksw/w-d-xo.htmlsi=Y35rUgV9uE2v1JJi
por trás de um simples ato de ligar e desligar uma lâmpada dentro de casa ninguém imagina a complexidade entre a geração de energia na usina até chegar dentro de casa
Professor, seus vídeos são sensacionais, Parabéns. Pergunto: se a corrente alternada possui dois sentidos, meio ciclo pra direita e meio ciclo para a esquerda, porque temos que respeitar a polaridade dos TC´s. Como funciona esta situação?
Você tem razão, a cada meio ciclo temos a inversão da polaridade da onda senoidal. Mas quando falamos em transformador, falamos em bobinas, e a polaridade está ligada ao sentido do enrolamento da bobina. Quando duas bobinas estão enroladas no mesmo sentido, a cada semiciclo teremos a mesma polaridade do campo magnético em ambas as bobinas (o campo se soma, polaridade aditiva). Se elas forem enroladas em sentido contrário, a cada semiciclo da senoide teremos campos magnéticos de pólos opostos (e os campos se subtraem, polaridade subtrativa). Por isso que temos que respeitar a polaridade do TC. Abração ⚡
Que interessante, nesse canal tem informação que nunca tinha imaginado. A alta frequência do conversor multinível seria 60Hz multiplicado pelo número de níveis que já deixariam os igbts em série por causa da alta tensão? Nesse caso não usa pwm?
Olá Teofanes, os conversores multiníveis do HVDC utilizam o PWM para chaveamento dos IGBTs. Abração! ⚡👍 Sugestão do primeiro vídeo HVDC: th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Professor, fiquei sem entender porque a grande distância é utilizado a transmissão em CC. Não foi justamente o oposto que fez Tesla "Vencer" a ideia de Edson?
13:05 Cara fui da eletrônica e só aumenta a potência, os fenômenos de deformidade de onda, chaveamento e artifícios para filtragem e normalização são idênticos ao que vemos em nossas fontes chaveadas. Pode ser pedir muito mais o canal poderia colecionar fotos e videos dos componentes, a maioria que acompanha o canal faz idéia de tudo isso mais em cursos muitas coisas são apenas citadas por não ser o foco.
Se fosse preciso para me ser rico como Neymar é ter o dinheiro que ele tem ter os luxos que ele tem até enfim o dinheiro que ele tem ter carrões de luxo ter propriedades de luxo e ter a chance de ser um piloto de elite da fórmula 1 e ser um piloto ovacionado acumular muita fama e muita riqueza pelo intermédio desse teu carro que eu quiser o avião que quiser ter o avião já tinha o helicóptero que eu quiser o carro que eu bem entender enfim a propriedade a casa que eu quiser e bem entender do meu jeito e sustentar enquanto eu viver uma vida de absoluto luxo e se fosse preciso em troca disso de eu ser piloto automobilista e pelo intermédio sustentar tudo isso e se fosse preciso para isso pôr a mão numa linha de transmissão de 600 mil volts ou de 800 mil volts em corrente continua eu colocaria a minha mão e o meu corpo sem o uso de quaisquer equipamentos de proteção e na linha totalmente energizada eu faria isso em troca de uma maneira de eu ter o sonho de ser piloto automobilista é famoso mundialmente em troca de eu ter esse sonho realizado garantias disso eu punha a mão numa linha dessas tensões totalmente energizado e sem o uso de quaisquer equipamentos de proteção de qualquer proteção.
Fiquei na duvida agora. Sempre ouvi falar q tesla ganhou a corrida da eletricidade justamente por comprovar que a corrente alternada era mais viável a longas distancia do q a corrente continua agora esse video dis tido ao contrario 🤔
A qualidade das explicações é impressionante. Excelente trabalho.
Seu canal é muito enriquecedor. Parabéns pelo conteúdo!
Parabéns, professor. Muito boa a didática. Praticamente impossível não entender.
Nossa, obrigado!
Ha tempos pesquisava sobre as transmissões em CC, mas nunca achei um vídeo tão bom e completo sobre as conversões destas energias.
Valeu Léo, esse é o vídeo anterior sobre HVDC. Abração!
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
@@eletrica-sem-limites acabei de assistir!!!
Vídeo top, como sempre!! Parabéns!!
O melhor canal que eu já assisti sobre eletrônica eu já aprendi muito por favor não pare com seus vídeos amigo
Quem me dera 😃 Abração, Emanuel!
Agradeço imensamente porque existem pessoas como você, que se importam com os próximos em compartilhar conhecimento tão profundo, onde muitas pessoas como eu, não tiveram a oportunidade de cursar superior. Parabéns pela iniciativa.🙏🙏🙏
Eu entendo que esse professor tenha a melhor didática possível para essa matéria. Sou Engenheiro Eletricista e estou assistindo todas as aulas dele. Parabéns pelo excelente trabalho
Valeu, meu amigo, é um privilégio compartilhar de Eletrotécnica. Aproveite o canal. Forte abraço 👍
Ficou muito bom o vídeo professor, eu trabalho na XRTE e fico aqui na cidade de Paracambi na estação inversora no Rio de Janeiro, sou técnico de proteção e controle e trabalho diretamente com tudo o que foi falado. fico grato pelo compartilhamento.
Maravilha, Homero. Satisfação em conhecê-lo. Vc trabalha no HVDC Xingú/Terminal Rio? Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites Exatamente Mestre.
@@HomeroAndradeJunior Um dia faço uma visita ao HVDC 😁
Bom dia Homero,como faço pra fazer uma visita na Terminal Rio?
Muito didático e muito bom. O HVDC precisa ser melhor divulgado no Brasil. Parabéns!
Valeu Carlos, você tem razão. Eu tenho LinkedIn mas nem acesso, é como se não tivesse. Abração ⚡👍
Muito interessante este sistema de Transmissão em HVDC , o que no meu fazer facilita a colocação varias Hidrelétricas funcionando em paralelo isto facilita a soma dos potencias para grande demanda de consumo dependendo da Região ! #Top *_SHOW_* !
Valeu 👍
Sensacional, me respondeu uma dúvida de uns 20 anos... Desde quando terminei o técnico de eletrônica lá pelos anos 2000 sempre me pareceu impossível retificar tamanha potência (apesar de existir) mesmo com tiristores... E eis que o segredo eram 36.864 tiristores. Show de bola.
Missão cumprida. Abração ⚡
Espetáculo de aula mestre👏👏👏 Os seus vídeos dispeta o prazer no aprender e corrige qualquer mau entendimento acadêmico 👏👏💡💡💡👍
Muito grato!
Parabéns pela bela aula.
Esse um tema que gosto muito na profissão.
Sou eletricista de manutenção e minha formação é técnico em eletrônica.
Acompanho todos os vídeos.
👏👏👍.
Muitíssimo obrigado. Abração, Rogério ⚡👍
Nunca assisti uma aula tão clara a respeito desse assunto. Parabéns professor, continue!!
Professor, seu canal é sensacional, fiz questão de compartilhar ele num grupo de Instrumentistas no wpp de diversos lugares do país, só galera fera, você merece todo reconhecimento!
Obrigado, Vitor, agradeço sua gentileza em compartilhar. Valeu mesmo. Abração!
Parabéns, professor. To começando mestrado agora sobre interferência eletromagnética causada por subestações conversoras.
Acompanho muitos profissionais gabaritados, no youtube, mas as suas abordagens são sensacionais.
Valeu Gilvan, fico feliz com o reconhecimento. Muito grato a Deus. Abração!
Que aula perfeita. Parabéns professor. Amei a aula.
Que bom, Gilson. Abração 👍
Sempre aprendi que a transmissão de energia em longas distancias eram feitas em HVAC. .. HVDC pra mim é novidade!
Mais um show de conhecimento. Obrigado por compartilhar conosco. Abs.
Valeu Mateus, abração ⚡👍
Pensando nessa coversão de DC para AC, me lembrei q muitos trens elétricos usam essa tecnologia. Puxam energia DC de um único cabo aéreo e converte para AC para alimentar os motores.
Boa, Mateus. 👍⚡
Melhor explicado impossível! Obrigado!
Valeu Andrey. Abração ⚡👍
Lembrando que os tiristores, por estarem no potencial de alta e extra alta tensão são "gatilhados" (recebem os pulsos nos gates) através de fibra ótica. Isso para "isolar" os microprocessadores que estão nos painéis de controle e enviam os pulsos aos gates dos tiristores lá na alta tensão.
Estamos falando de grandes potências envolvidas na conversão CA/CC e CC/CA, portanto com a presença de perdas elétricas e aquecimento considerável.
E para dissipar as perdas de energia que ocorrem nos tiristores, eles são resfriados com água "desmineralizada" e "deionizada" (água pura, isolante) em circuito fechado. Esta "água pura", tendo grande resistência elétrica evita as "fugas" de corrente. Por isto existem grandes estações de tratamento de água nas estações conversoras e inversoras.
Top 👍⚡ Você trabalha com HVDC Daniel ?
@@eletrica-sem-limites o canal tá atraindo vários que trabalharam com os assuntos dos vídeos e isso é muito bom e esclarecedor ! Parabéns ao canal e colaboradores !
Parabéns, professor!! Aprendi muito com os seus vídeos, eu não imaginava tanta tecnologia e engenharia envolvida. 👏👏👏👏👏👏👏
Bem-vindo ao BR q a TV não mostra mais !
Valeu Lucas. Aproveite o canal. Abração!
Esse é o primeiro vídeo do HVDC:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Muito bom!
A tal briga das correntes entre Tomás Edson e Nicola Tesla se encerra com o emprego do sistema HVDC. rsrsr
Seus vídeos são de excelência. Muito obrigado. Abraço forte.
Valeu Pedro. Falei dessa briga das correntes no primeiro vídeo. Abração!
Sugestão:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
O cara é uma lenda🥂 um casamento de grandezas num só cérebro 🫡
Top 👍
Parabéns pelo conteúdo professor.
Apenas uma contribuição. O elo back-to-back de Garabi é composto de 4 blocos conversores de 550 MW cada um, totalizando 2200MW entre Garabi 1 e Garabi2 de interligação com o sistema da Argentina. É o maior BtB do mundo.
Excelente observação. Valeu Willian, forte abraço 👍
Que aula !!! Sensacional!! Obrigado
Parabéns professor, sen palavras pra agradecer por transformar assuntos complexos em de fácil entendimento. Meu muito obrigado, não faz ideia do quanto ajuda😅
Disponha. Abração, Alan 👍
Parabens pela aula professor, muito obrigado por compartilhar conhecimento de uma forma tao simples de entender
Fantástico!! Parabéns e muito obrigado pela sua determinação em disseminar conhecimento!!!
Valeu Bruno, vamos em frente. Abração ⚡👍
Saludos Gran y Eminencia de Profesor de Ingeniería Eléctrica, en este importantísimo y especial Tema de convertidores HVDC. Un nuevo y fuerte abrazo, desde la Ciudad y Puerto de Veracruz, Estado de Veracruz, en el Golfo de MÉXICO. MÉXICO.
Valeu, Isaías. Um dia desses vou conhecer o Golfo do México 😸. Forte abraço 👍
Que alua excepcional, muito conhecimento e informação, com clareza, didática e dinâmica. Seu seu fã professor.
Valeu Eliabe, é uma satisfação ⚡👍
Muito boa explicação.
Lembrei da pedinha do curso de eletrônica, uma pilha 12V e um trafo de 220/12, pilha na linha dos 12 e colega com as mãos nos 220, só dava choque ao ficar pulsando o fio na pilha...hehe.
É o conversor CC/CA humano. Também fizeram comigo na Escola Técnica Federal de PE. Bons tempos. Abração!
@@eletrica-sem-limites no curso da elétrica foi outro teste, um pq gerador manual, com toda sala ao redor de mãos dadas e os da ponta pegam em cada fio de saída do gerador, as mãos formigavam, pois é onde gerava a DDP, é éramos resistores ligado em série... Essa vc fez?
Seus vídeos são os melhores 👏👏
Valeu Jehan, abração 👍⚡
Show de transmissão de conhecimento, claro e direto!
Valeu meu amigo Erivaldo. Abração!
Bacana o vídeo professor nunca sabia que transmitia energia contínua
Valeu Adilson, sempre é bom descobrir coisas novas. Abração ⚡
HVDC
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Parabéns, Cláudio! Mais um vídeo show de bola. Eu também já indiquei seu canal aos meus alunos e até passei um trabalho para eles sobre alguns vídeos. Muito bom mesmo!
Valeu Enio, fico muito agradecido.Valeu a força. Forte abraço ⚡👍
Você é um monstro!
Eita kkkkk. Abracão 👍⚡
Que vídeo fantástico, obrigado!
Tive um semestre dessa matéria na faculdade e a didática do professor era horrorosa.
Já a sua aula é muito clara.
Na faculdade às vezes é complicado para o professor: pelo conteúdo programático exaustivo, muitas disciplinas, e pressão por resultados. E às vezes o professor quer se dedicar à área de pesquisa em mestrado e doutorado, e faz por obrigação na graduação. Uma pena. Abração ⚡
Show de Bola prezado. Aguardando um vídeo seu sobre o SVC ou CER (Compensadores Estáticos de Reativos)
Olá Diney, tô devendo essa 😀 Mas você vai ver que os compensadores estáticos controlam a potência reativa de modo semelhante ao Dimmer para as lâmpadas de nossa casa. Só que controlando a potência do banco de capacitor ou reator. É o controle tiristorizado. Mas é muito legal. Abração!
Caramba que aula.
Isso dá gosto de estudar
Com certeza é muito interessante 😃
Conteúdo incrível! Parabéns! E claro, obrigado por disponibilizar essas informações pra nós! :)
Valeu Guilherme, abração ⚡👍
Muito bom!!!
Excelente aula!
Obrigado. Abração ⚡
Conteudo top
Top demais eu moro aqui Ibiúna sp ao lado da subestação inversora de Furnas é muito grande a substacao fala mais sobre esse assunto.
Valeu Vitor, a SE Ibiúna recebe a geração de Itaipu através do elo de CC. Muito legal. Abração!
Aula show!
Valeu Jair. O primeiro vídeo segue abaixo:
Sugestão:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Aula sensacional, maravilha de vídeo! Parabéns
Valeu Gabriel 👍
Que aula 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, Daniel. Aproveite o canal 👍
Muito legal, pelo que entendi os tiristores foram desenvolvidos pela General Electric em 1957, mas eram dispositivos de baixa potência adequados à aplicações em eletrodomésticos, os tiristores para aplicações industriais surgiram depois, a minha curiosidade seria acerca da excitação dos gates dos tiristores dessas válvulas, pois cada válvula deve ter todos os tiristores disparados simultaneamente, isso além do fato da unidade operar sob tensões de 600KV, sendo necessária isolamento galvanico entre as válvulas de tiristores e seus respectivos circuitos de excitação, a única solução técnica que conheço pro caso seria excitação por cabos de fibras ópticas e optoacopladores. acerca da tecnologia IGBT, se tratam de elementos semicondutores de tecnologia híbrida, pois incorpora as técnicas MOS (no gate) e bipolar (no coletor e no emissor), foi desenvolvido no Japão pela Toshiba em 1985...
Um abração, e muito obrigado pela aula...
Valeu Luiz, aí você deu aula. Valeu por compartilhar. Abração 👍
"... a única solução técnica que conheço pro caso seria excitação por cabos de fibras ópticas e optoacopladores. ", pesquise por 'transformador de pulso' provavelmente o q fora usado na época. Bons estudos.
Existe um tipo de SCR que é disparado diretamente por luz. A fibra ótica já entra diretamente no SCR. Se não me engano, são esses que usam
Na verdade os SCR lá da Itaipu e estação conversora são o YST45, que é de um tipo comum. Mas deve ter algum circuito para disparar por fibra ótica.
@@bigst3352 um transformador de pulso não deve oferecer isolamento adequado para tensões muito elevadas, já cabos de fibra óptica podem oferecer isolamento quase infinito, além do mais ele precisaria de vários enrolamentos secundários, pois cada tiristor deve ser excitado isolada e simultaneamente...
Muito bom! Obrigado!
Valeu Ornellas ⚡👍
Muito interessante
Também acho, Carlos. Abração!
Sugestão:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Poderia fazer um vídeo mostrando, com cálculos, a diferença das perdas em CC e em CA?
Já está no radar, abração 👍⚡
muito boa
Que conhecimento, sensacional.
Valeu Robson. Abração!
Sugestão:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Top demais
Aproveite o canal. Abração ⚡
Seus vídeos são ótimos! Parabéns!
Valeu meu nobre⚡👍
top , muito bom mesmo !
Valeu Lucivanio. Abração!
Veja também:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Eu gostei muito do seu conteúdo. Existem poucos videos em português sobre HVDC e encontramos apenas sobre a tecnologia LCC (Line Commutade Converter - baseada na comutação natural de tiristores) e pouco ou quase nada encontramos sobre a tecnologia VSC (Voltage Source Converter - baseada em chaves IGBT). Afinal, os sistemas HVDC comissionados no Brasil são do tipo LCC, embora muitos outros países estejam instaladando sistemas HVDC VSC, principalmente na Europa. Mas a minha dúvida foi em relação ao total de tiristores do sistema de Itaipu. Se são 2 bipolos (retificadora + inversora), então eu achei que o total seria 18.432 tiristores para todo o sistema HVDC de Itaipu. Dá pra esclarecer pq multiplicou por 2 esse total? 🤔
São duas estações. ... Fonte: www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/lqee1668/tcc_02_2015.pdf
Olá Rafael, porque são duas estações. Abração!
Veja também:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
@@bigst3352obrigado pela informação 👍🏻
@@eletrica-sem-limiteseu pensei que cada bipolo era uma estação porque são duas linhas de 3125 MW cada, o que totaliza 6250 MW - a capacidade do sistema Itaipu. Então, na realidade, cada linha representa 2 bipolos com 4 pontes de 12 pulsos cada. Enfim, obrigado pela informação 👍🏻
Fantástico conteúdo
Valeu Joel. Abração!
Sugestão:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Professor, excelente vídeo! Na verdade é uma aula de alto nível!
Fiquei com uma questão em mente: longas distâncias tornam viável o HVDC, mais o que falar sobre a resistência ohmica dos condutores nessa longa distância e da queda de tensão que se teria na linha? Sem talvez deixar de mencionar o efeito Joule envolvido nisso. Teria algo a nos acrescentar?
Valeu, Luiz. Sua análise está correta, mas as perdas são reduzidas através da alta tensão, que produz correntes reduzidas na cabeação das linhas de transmissão (de forma análoga ao sistema C.A.). Abração ⚡
Eu não sei se está dentro da linha temática do canal mas seria bom um vídeo sobre os motores elétricos dos drones. Muitos tem 3 cabos grossos e devem ser alimentados por algo como tensão alternada, talvez.
Valeu a dica, Mateus ⚡👍
36.000 tiristores! Imagine o grau de confiabilidade de cada tiristor, de modo a garantir o funcionamento do sistema com o MAIOR TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS (MTBF) possível!
Excelente comentário. Confiabilidade é tudo. Abração ⚡👍
Baita canal ! Já entro deixando like.
Valeu Big ⚡👍
Essa parte de HVDC "BACK TO BACK" onde não há linha de transmissão...! Não consigo imaginar isso não, apenas você 🗣️ falando, eu acho que você deveria fazer um vídeo detalhando através de imagens como é isso na prática. 😊
Está no vídeo sobre o HVDC. Abração ⚡
Segue o link:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.htmlsi=cvbuNdoE4xmsIpJ7
Gostei, bastante claro.vc cabe dizer qual é o circuito/equipamento que faz o sincronismo de corrente alternada de diferentes fontes de geração, tipo 2 inversores fazendo paralelismo na rede AC, ou um inversor solar + um gerador hidráulico+ um gerador heolico, ou hidroelétricas diferentes?
O elemento que faz o sincronismo é um sincronoscópio ou um relé de check de sincronismo. Veja no final desse vídeo:
th-cam.com/video/d3AAvLxoksw/w-d-xo.htmlsi=Y35rUgV9uE2v1JJi
por trás de um simples ato de ligar e desligar uma lâmpada dentro de casa ninguém imagina a complexidade entre a geração de energia na usina até chegar dentro de casa
Pura verdade. Abração!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que maravilha de explicação.
Que bom que gostou 👍
Professor, seus vídeos são sensacionais, Parabéns. Pergunto: se a corrente alternada possui dois sentidos, meio ciclo pra direita e meio ciclo para a esquerda, porque temos que respeitar a polaridade dos TC´s. Como funciona esta situação?
Você tem razão, a cada meio ciclo temos a inversão da polaridade da onda senoidal.
Mas quando falamos em transformador, falamos em bobinas, e a polaridade está ligada ao sentido do enrolamento da bobina.
Quando duas bobinas estão enroladas no mesmo sentido, a cada semiciclo teremos a mesma polaridade do campo magnético em ambas as bobinas (o campo se soma, polaridade aditiva).
Se elas forem enroladas em sentido contrário, a cada semiciclo da senoide teremos campos magnéticos de pólos opostos (e os campos se subtraem, polaridade subtrativa).
Por isso que temos que respeitar a polaridade do TC.
Abração ⚡
Ok.
Muito obrigado pela atenção.
Que interessante, nesse canal tem informação que nunca tinha imaginado.
A alta frequência do conversor multinível seria 60Hz multiplicado pelo número de níveis que já deixariam os igbts em série por causa da alta tensão?
Nesse caso não usa pwm?
Olá Teofanes, os conversores multiníveis do HVDC utilizam o PWM para chaveamento dos IGBTs. Abração! ⚡👍
Sugestão do primeiro vídeo HVDC:
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.html
Nó!!👍🏾👍🏾👏👏
Boa 😃⚡
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
👍⚡
O pessoal falava tão mal de corrente contínua para linhas de transmissão e agora estão usando kkkk.
Têm aplicação bem específica na transmissão em alta tensão ⚡
Professor, fiquei sem entender porque a grande distância é utilizado a transmissão em CC. Não foi justamente o oposto que fez Tesla "Vencer" a ideia de Edson?
Professor em grandes industriais com circuito indutivo é possível o fenômeno do zero atrasado?
É possível sim, com grandes indutores, mas tem que modelar o circuito e simular, é uma questão de transitório eletromagnético. Abração ⚡👍
@@eletrica-sem-limites obrigado 🫠
Esse cara é um espetáculo em ensino ,cê tá doido, parabéns queria 1% desse conhecimento kkkk
13:05 Cara fui da eletrônica e só aumenta a potência, os fenômenos de deformidade de onda, chaveamento e artifícios para filtragem e normalização são idênticos ao que vemos em nossas fontes chaveadas.
Pode ser pedir muito mais o canal poderia colecionar fotos
e videos dos componentes, a maioria que acompanha o canal faz idéia de tudo isso mais em cursos muitas coisas são apenas citadas por não ser o foco.
É isso mesmo, a eletrônica de potência em alta tensão ⚡ tem muitos conceitos e comportamentos vistos nas fontes chaveadas. Abração ⚡👍
Mas é apenas uma corrente continúa pulsante de meia onda, igual retificadores de diodo "sem capacitores". Pensei que utilizava capacitores
Olá Emanuel, usa sim filtros capacitivos e reatores de suavização para a onda ser o mais próximo do sinal DC. Abração ⚡
Professor, teria algum e-mail de contato para mandar algumas dúvidas que tenho?
Está na descrição do canal 👍 Abração!
Bom dia, professor!
O sr possui LinkedIn?
Olá Fábio, eu tenho LinkedIn mas nem acesso, é como se não tivesse. Abração 👍⚡
como o ângulo de disparo nos tiristores afeta a potência transmitida? no min 7:24
com outras palvras o que seria o ângulo de disparo ? otimo video professor
Assiste esse vídeo que vai explicar tudo em detalhes. Abração ⚡
th-cam.com/video/u-Sw_5jBWMs/w-d-xo.htmlsi=lxLkciVPfIfz8uUV
gostaria de saber se essas ilustração e do Maurício
Não sei informar 😁
É não ja achei aqui são animações de varias áreas
inclusive excelente aula
Se fosse usado só os conversores o que poderia acontecer na transmissão professor
Olá, Felipe, não entendi sua pergunta. Me ajude aí 😁
Professor me refiro a transformação de DC para CC
Se não tivesse os tiristores o que poderia acontecer
@@felipelopessniper podia acontecer uma explosão atômica kkkkk
Se fosse preciso para me ser rico como Neymar é ter o dinheiro que ele tem ter os luxos que ele tem até enfim o dinheiro que ele tem ter carrões de luxo ter propriedades de luxo e ter a chance de ser um piloto de elite da fórmula 1 e ser um piloto ovacionado acumular muita fama e muita riqueza pelo intermédio desse teu carro que eu quiser o avião que quiser ter o avião já tinha o helicóptero que eu quiser o carro que eu bem entender enfim a propriedade a casa que eu quiser e bem entender do meu jeito e sustentar enquanto eu viver uma vida de absoluto luxo e se fosse preciso em troca disso de eu ser piloto automobilista e pelo intermédio sustentar tudo isso e se fosse preciso para isso pôr a mão numa linha de transmissão de 600 mil volts ou de 800 mil volts em corrente continua eu colocaria a minha mão e o meu corpo sem o uso de quaisquer equipamentos de proteção e na linha totalmente energizada eu faria isso em troca de uma maneira de eu ter o sonho de ser piloto automobilista é famoso mundialmente em troca de eu ter esse sonho realizado garantias disso eu punha a mão numa linha dessas tensões totalmente energizado e sem o uso de quaisquer equipamentos de proteção de qualquer proteção.
Fiquei na duvida agora. Sempre ouvi falar q tesla ganhou a corrida da eletricidade justamente por comprovar que a corrente alternada era mais viável a longas distancia do q a corrente continua agora esse video dis tido ao contrario 🤔
A FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA SÓ, NÃO NOS LEVA ESSE CONHECIMENTO! SÓ PÓS E MAIS MUITOS OUTROS ESTUDOS!
Você so pode ta de sacanagem cmg. Como q é igbt uma potência absurda dessas ? Deve ser uns 10.000 igbts
No HVDC de Itaipu tem mais de 30 mil tiristores para tão elevada potência 😸
th-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/w-d-xo.htmlsi=SzlF9aw5zOxr3f17
Isto não Encina na escola
Olá companheiro, parabéns pelo conteúdo, @arduinomaquinas agradece com +1 inscrito 😉👍👏👏👏👏
Valeu meu nobre. Seja bem vindo ao canal, abração 👍