Muito grata pela resposta! Foi uma bonita surpresa, especialmente depois de um dia tão desafiante. Agradeço a seriedade e a profundidade que trouxe, assim como a indicação do livro - um incentivo para me dedicar ainda mais à prática e aos estudos! Muita luz na tua vida e na de todos que te rodeiam. Só abrindo um parêntese, notei alguns comentários de pessoas a defender a Nova Acrópole. Apesar de já não estar lá, continuo a respeitar profundamente a instituição e sou muito grata por todos os ensinamentos que recebi. Já fui instrutora voluntária e conheço bem a dedicação envolvida. Certamente, o que me responderam reflete opiniões pessoais, pois a Nova Acrópole é composta por pessoas que, como todos nós, mudam e crescem ao longo do caminho. 🙏
Olá, sou da NA há 5 anos. Sempre escutei que devemos separar a ideia que alguém representa ou traz ao mundo da personalidade daquela pessoa. Aliás, a Nova Acrópole é mantida por pessoas que se voluntariam, é normal que cada um tenha suas opiniões, viéses etc
Penso, humildemente, que possa ter ocorrido um problema de comunicação e interpretação com relação a validade dos ensinamentos do abusador. O elemento que diferencia a resposta é saber que os ensinamentos, ou seja, o que no caso não pratica , porém divulga, não são dele enquanto pessoa, mas sim de uma tradição belíssima e verdadeira. Então, se alguem me perguntasse, sobre ensinamentos de uma pessoa completamente sem virtude ( ensinamentos originais dele ) eu tambem diria que não seriam válidos. De fato minha resposta seria diferente se eu soubesse que esse abusador apenas se apropriava de algo nao criado por ele. Nao sei se foi isso o que aconteceu, apenas achei interessante fazer essa observação, pois eu tenho como critério, observar a coerência daquele que " ensina" com relação ao que é " ensinado".
Sou da Nova Acrópole a 10 anos. E acho que essa fala diz respeito mais da visão de quem tá falando, do que a coisa em si. Cada professor tem sua compreensão, sua profundidade, e isso é individual. Assim como o aluno vai compreender a partir da sua própria profundida e esclarecimento. Como o um comentário ai embaixo diz. A visão sobre Yoga é realmente limitada e vai do instrutor voluntário. Inicialmente a escola se propõe apresentar e exemplificar algumas visões. A partir dai o aprofundamento é individual
Parabéns, Guilherme querido, excelente vídeo, como sempre. Tive o mesmo dilema quando estouraram os escândalos ligados à Paramhansa Satyananda e a Bihar School of Yoga e eu estava estudando com um Swami dessa tradição. Foi perturbador!
Gente, calma, uma pessoa não representa a nova acropole como um todo. Recomendo conhecer antes de defini-la assim. Falo isso pois ja fiz uma pergunta semelhante a essa da mulher do vídeo, e a resposta que recebi foi outra, muito mais sensata. A Nova Acropole nao produziu a filosofia, ela apenas a transmite, entao nao acho justo julgar a instituição como um todo pelo equívoco de uma pessoa. Estão fazendo com ela o que fizeram com esse guru, condenando a instituição pela má fala de uma pessoa de la de dentro. A instituição faz muito pelo bem estar do mundo e das pessoas, tem muitos projetos culturais e ajudam a sociedade de diversas formas, incluindo doações e ajuda em desastres naturais e nao naturais indo aos locais prestar trabalhos de todos os tipos. Acredito que a Lúcia Helena Galvão seja um verdadeiro exemplo do que é a linda essência da Nova Acropole.
Desenvolvimento moral e desenvolvimento de capacidades superiores são duas coisas diferentes. Para um caminho harmonioso, melhor que se cuide de ambos.
vou deixar uma dúvida aqui que também já tinha deixado em outro vídeo. se puder me responder, seja aqui, ou em algum vídeo, ficarem agradecida. eu sou membro de uma escola budista. amo a escola em que pratico e me sinto muito bem nela. mas gosto de, vez ou outra, visitar grupos de meditação que encontro na cidade, e nessas andanças conheci um grupo de kriya yoga - a self realization fellowship. gostei muito da filosofia deles, e vez ou outra eu vou lá fazer uma visita. fiquei interessada na kriya yoga, mas acredito que alguns ensinamentos podem ser conflitivos entre uma coisa e outra. a dúvida é: é possível praticar kriya yoga e ser budista ao mesmo tempo? melhor dizendo: é possível seguir o caminho de Buda e ao mesmo tempo ter um mestre como Yogananda, com uma filosofia hindu? é bom para o caminho espiritual manter duas práticas e estudar duas filosofias diferentes entre si? mesmo que minha dúvida seja específica, eu acredito que devem existir outras pessoas que encontram dúvidas semelhantes no caminho. agradeço desde já pela sua atenção.
Provavelmente ela foi mal instruída ou talvez não entendeu o que lhe foi falado. Na NA se busca aproximar e não segregar, claro que quanto mais virtuoso, melhor. Mas acho que dizer que uma atitude não é tão digna, não desmerece a parte bela que foi passada. O ideal é apenas ser cauteloso e sempre ser crítico, não aceitar sem antes ser refletido individualmente.
Vai depender do filtro que vc ta usando para considerar algum como abusador, algumas religião considera a nudez como um pecado e algum a ser repudiado ou o carinho do mestre ao seu discípulo, na visão ocidental.
Conteúdo que falta mais na Internet, guilherme tenho muita vontade de falar contigo sobre uns problemas pessoais, não consigo lhe mandar dm no Instagram.
Não há nenhuma prova contra Yogi Bhajan. Mas sim um movimento nebuloso de tentar invalida-lo. Ele que na minha humilde opinião criou o yoga mais revolucionário que eu já tive contato. Que pena que o Kundalini Yoga no Brasil seja tão fraco com professores tão mal preparados que não confiam nem no professor e acreditam em fake news. Que triste ver esse vídeo. Que miséria humana dentro do véu do esquecimento. Deus salve os puros de coração. Wahe Guru Ji Ka Khalsa, Wahe Guru Ji Ka Fateh.
Amigo, olha direito, já há INÚMERAS provas… agora, presta atenção. No vídeo eu não detrato a prática em nenhum momento e, na época, dava até ao seu precursor um benefício da dúvida que hoje não dou mais de jeito nenhum…
Venha meditar conosco!
Todos os links: linktr.ee/selfrevolution
Instituto Revolução de Si: linktr.ee/institutorevolucaodesi
Muito grata pela resposta! Foi uma bonita surpresa, especialmente depois de um dia tão desafiante. Agradeço a seriedade e a profundidade que trouxe, assim como a indicação do livro - um incentivo para me dedicar ainda mais à prática e aos estudos!
Muita luz na tua vida e na de todos que te rodeiam.
Só abrindo um parêntese, notei alguns comentários de pessoas a defender a Nova Acrópole. Apesar de já não estar lá, continuo a respeitar profundamente a instituição e sou muito grata por todos os ensinamentos que recebi. Já fui instrutora voluntária e conheço bem a dedicação envolvida. Certamente, o que me responderam reflete opiniões pessoais, pois a Nova Acrópole é composta por pessoas que, como todos nós, mudam e crescem ao longo do caminho. 🙏
Olá, sou da NA há 5 anos.
Sempre escutei que devemos separar a ideia que alguém representa ou traz ao mundo da personalidade daquela pessoa.
Aliás, a Nova Acrópole é mantida por pessoas que se voluntariam, é normal que cada um tenha suas opiniões, viéses etc
Penso, humildemente, que possa ter ocorrido um problema de comunicação e interpretação com relação a validade dos ensinamentos do abusador. O elemento que diferencia a resposta é saber que os ensinamentos, ou seja, o que no caso não pratica , porém divulga, não são dele enquanto pessoa, mas sim de uma tradição belíssima e verdadeira. Então, se alguem me perguntasse, sobre ensinamentos de uma pessoa completamente sem virtude ( ensinamentos originais dele ) eu tambem diria que não seriam válidos. De fato minha resposta seria diferente se eu soubesse que esse abusador apenas se apropriava de algo nao criado por ele.
Nao sei se foi isso o que aconteceu, apenas achei interessante fazer essa observação, pois eu tenho como critério, observar a coerência daquele que " ensina" com relação ao que é " ensinado".
Sou da Nova Acrópole a 10 anos. E acho que essa fala diz respeito mais da visão de quem tá falando, do que a coisa em si. Cada professor tem sua compreensão, sua profundidade, e isso é individual. Assim como o aluno vai compreender a partir da sua própria profundida e esclarecimento.
Como o um comentário ai embaixo diz. A visão sobre Yoga é realmente limitada e vai do instrutor voluntário. Inicialmente a escola se propõe apresentar e exemplificar algumas visões. A partir dai o aprofundamento é individual
Parabéns, Guilherme querido, excelente vídeo, como sempre. Tive o mesmo dilema quando estouraram os escândalos ligados à Paramhansa Satyananda e a Bihar School of Yoga e eu estava estudando com um Swami dessa tradição. Foi perturbador!
Gui, tem uma série chamada: O amanhã e eu e um episódio chamado Buda Digital que vai muito ao encontro desse seu vídeo.
Gente, calma, uma pessoa não representa a nova acropole como um todo. Recomendo conhecer antes de defini-la assim. Falo isso pois ja fiz uma pergunta semelhante a essa da mulher do vídeo, e a resposta que recebi foi outra, muito mais sensata.
A Nova Acropole nao produziu a filosofia, ela apenas a transmite, entao nao acho justo julgar a instituição como um todo pelo equívoco de uma pessoa. Estão fazendo com ela o que fizeram com esse guru, condenando a instituição pela má fala de uma pessoa de la de dentro.
A instituição faz muito pelo bem estar do mundo e das pessoas, tem muitos projetos culturais e ajudam a sociedade de diversas formas, incluindo doações e ajuda em desastres naturais e nao naturais indo aos locais prestar trabalhos de todos os tipos.
Acredito que a Lúcia Helena Galvão seja um verdadeiro exemplo do que é a linda essência da Nova Acropole.
não procures o teu Guru nessas regiões mayavicas. Grande mestra
Se a gente desistir de conhecimentos construídos por conta da maldade ou erro de alguns, certamente a humanidade retrocederia centenas de anos.
as vezes eu me considero muito ignorante por causa disso
Como fiz Jiddu Krishnamurti: não acreditem no que eu digo, investiguem...
Desenvolvimento moral e desenvolvimento de capacidades superiores são duas coisas diferentes. Para um caminho harmonioso, melhor que se cuide de ambos.
Eu tbm ! Hahaha Silkhs....10 Gurus+ 1 Guru Grant Sahib. Nanak Guruji era um SadGuru.
vou deixar uma dúvida aqui que também já tinha deixado em outro vídeo. se puder me responder, seja aqui, ou em algum vídeo, ficarem agradecida.
eu sou membro de uma escola budista. amo a escola em que pratico e me sinto muito bem nela. mas gosto de, vez ou outra, visitar grupos de meditação que encontro na cidade, e nessas andanças conheci um grupo de kriya yoga - a self realization fellowship.
gostei muito da filosofia deles, e vez ou outra eu vou lá fazer uma visita. fiquei interessada na kriya yoga, mas acredito que alguns ensinamentos podem ser conflitivos entre uma coisa e outra. a dúvida é: é possível praticar kriya yoga e ser budista ao mesmo tempo? melhor dizendo: é possível seguir o caminho de Buda e ao mesmo tempo ter um mestre como Yogananda, com uma filosofia hindu? é bom para o caminho espiritual manter duas práticas e estudar duas filosofias diferentes entre si?
mesmo que minha dúvida seja específica, eu acredito que devem existir outras pessoas que encontram dúvidas semelhantes no caminho. agradeço desde já pela sua atenção.
Sempre tem que ver a veracidade de qualquer acusação.
Concordo total!
Verdade
E eu pergunto: por que também outros líderes espirituais tem esse mesmo desvio de caráter? Prem Baba, Osho...
Assim como um monte de gente falam de chakras.
Tal conhecimento já existia...
gratidao☯️ perdao pelo ultimo comentario, gratidao, gratidao pela paciencia
Provavelmente ela foi mal instruída ou talvez não entendeu o que lhe foi falado. Na NA se busca aproximar e não segregar, claro que quanto mais virtuoso, melhor. Mas acho que dizer que uma atitude não é tão digna, não desmerece a parte bela que foi passada. O ideal é apenas ser cauteloso e sempre ser crítico, não aceitar sem antes ser refletido individualmente.
Eu sou SADHAKING! 😂🤣😂🤣😂 Brincadeira hahahah
Vai depender do filtro que vc ta usando para considerar algum como abusador, algumas religião considera a nudez como um pecado e algum a ser repudiado ou o carinho do mestre ao seu discípulo, na visão ocidental.
Conteúdo que falta mais na Internet, guilherme tenho muita vontade de falar contigo sobre uns problemas pessoais, não consigo lhe mandar dm no Instagram.
Marca um atendimento pelo telefone disponível no link da Bio ;)
Lúcido
Há de se saber separar a obra de seu autor.
Não há nenhuma prova contra Yogi Bhajan. Mas sim um movimento nebuloso de tentar invalida-lo. Ele que na minha humilde opinião criou o yoga mais revolucionário que eu já tive contato. Que pena que o Kundalini Yoga no Brasil seja tão fraco com professores tão mal preparados que não confiam nem no professor e acreditam em fake news. Que triste ver esse vídeo. Que miséria humana dentro do véu do esquecimento. Deus salve os puros de coração. Wahe Guru Ji Ka Khalsa, Wahe Guru Ji Ka Fateh.
Amigo, olha direito, já há INÚMERAS provas… agora, presta atenção. No vídeo eu não detrato a prática em nenhum momento e, na época, dava até ao seu precursor um benefício da dúvida que hoje não dou mais de jeito nenhum…
@GuilhermeRomano quais provas? Pode dizer uma ou mais de uma, já que diz "inúmeras"?
Nova Acrópole não sabe nada sobre YOGA.