Escopofilia - O prazer do olhar
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Neste vídeo, vamos falar sobre o prazer do olhar, também conhecido como escopofilia. Descubra como esse fenômeno ocorre e como a visão pode desempenhar um papel importante na nossa excitação e satisfação. Vamos explorar os diferentes aspectos da escopofilia e como ela pode influenciar nossas relações e experiências sexuais.
Diego Tiscar (CRP 06/90489) é psicanalista, membro da equipe do Centro de Recuperação e Hospital Dia, do Instituto de Psiquiatria do H C
Esse é um espaço para transmissão de conhecimento e divulgação de supervisão e atendimento.
Para comprar meu livro
O Eterno Retorno e outros ensaios, por Diego Tiscar - Clube de Autores
Para mais conteúdo
Minha página no Facebook
/ divanofacediegotiscar
Instagram Oficial
/ diego_tiscar
Ótimo vídeo, Diego. Conteúdo muito Interessante.
Não conhecia esse termo escopofilia. Quando falamos em olhar, penso em contemplação, admiração, emoção, olhos que "falam", etc. Mas, conscientemente ( acho) que nunca pensei no prazer de olhar.
A contemplação já é um prazer, ela faz bem, trás paz, então é um prazer
@@Diegot581É legal o modo como você aborda um tema e simplifica a psicanálise. Parabéns.
Parabéns pelos 2000 inscritos 👏🏻👏🏻👏🏻💛💛💛
@@nãosoudaquienemvimpraficar obrigado, acredito que deve ser simplificada paravatingir todos
@@nãosoudaquienemvimpraficar obrigado
Nada mais lisonjeiro do q ser admirado, apreciado por alguém. Aquele q apenas aprecia c o olhar demonstra tb um respeito por não avançar a exploração do toque, restringindo-se a apreciação do olhar até a segunda ordem para o consentimento de uma maior aproximação do objeto admirado. Ter de alguém tamanho respeito é tb lisonjeiro.
Poucas coisas são mais prazeirosas do q se perceber admirado por alguém c tamanho respeito. O PRAZER DE SER APRECIADO. E como o olhar comunica, tão poucas e sutis alterações diferem o prazer de ser apreciado do temor de estar sendo observado ou mesmo do asco de se estar sendo indelicadamente despido por um mesmo olhar
Devo confessar q consigo identificar o prazer em ser admirada, mas não o de apreciar q em mim gera certa ansiedade e angústia pela ausência, pela impossibilidade do q se almeja ter (uma vez q o q eu admiro quero pra mim 😊)
Sim, o olhar pode ser altamente refinado e valorizar o que é mais do que palavras
Diego, será que na música não tem também um tanto de prazer com o olhar? Já que num show p.ex., ouvimos a música mas também assistimos o que é apresentado, com grande prazer. Visto que atualmente os shows são produzidos para milhares de pessoas, que não querem só escutar, mas também ver quem produz esse som. O que você pensa sobre isso?
Você tem razão, quando falei de música eu pensei em algo muito básico, uma pessoa ouvindo a música, mas sim o show visa uma experiência sensorial ampla, alguns trazem até gastronomia
Não posso, eu, deixar de completar aos exemplos das artes observadas, A DANÇA.
Verdade, a dança é linda de ser vusta