Festival de Cultura Yiddish - Cine Teatro Joia - Novembro 2024
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ม.ค. 2025
- O Núcleo Viver com Yiddish da PUC-Rio se dedica a manter viva a cultura e a língua Yiddish no Brasil. Oferece cursos de Yiddish na PUC-Rio para diversos níveis, oficinas de música e literatura para crianças em escolas, favorecendo que as novas gerações conheçam a cultura e a língua. Suas iniciativas têm se destacado pela integração de práticas artísticas e educacionais, promovendo um espaço de aprendizado e celebração contínua.
Este evento é uma realização do Núcleo Viver com Yiddish.
Show: Viver com Yiddish
O Grupo Musical Viver com Yiddish celebra 8 anos de trajetória com repertório inédito e participação especial de Miryem-Khaye Seigel. O grupo tem um álbum duplo intitulado "Likhtik / Iluminado" e é conhecido por resgatar a música Yiddish com uma interpretação vibrante e contemporânea.
Sobre os artistas
Aline Silveira (flauta e piano) é professora, pesquisadora e musicista, é Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde dirige o Curso de Extensão, e Doutora em Educação pela PUC-Rio, com tese sobre canções de ninar Yiddish. Integra o Grupo Musical Viver com Yiddish, coordena as práticas e o ensino de músicas Yiddish nas oficinas com crianças.
André Novaes (voz) é formado em canto pela UFRJ, onde é professor de música do curso de extensão. Aluno do curso de idioma na língua Yiddish pela PUC-Rio, integra o Grupo Musical Viver com Yiddish.
Bruno Rian (bandolim) é músico, especialista em choro, professor de História e Mestre em Educação pela PUC-Rio, com pesquisa sobre narrativas de netas e netos de descendentes do Holocausto. Conselheiro do Instituto Jacob do Bandolim, é bandolinista no Grupo Musical Viver com Yiddish.
Davi Barbosa (percussão) é músico percussionista da Banda Sinfônica da Marinha e integrante do Grupo Musical Viver com Yiddish, onde é responsável pelos instrumentos de percussão e por arranjos.
Guido Tornaghi (violão) Graduando em Música - Bacharelado em Violão na UNIRIO. Atua principalmente no meio do choro como violonista. Integra o Grupo Musical Viver com Yiddish.
Thais Goulart (voz e violino) é musicista, professora de música do Município do Rio de Janeiro, é Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio, onde escreveu a monografia sobre as oficinas de Yiddish com crianças.
Miryem-Khaye Seigel (participação especial) é cantora, atriz e compositora com grande experiência no cenário Yiddish. Sua carreira abrange atuações no teatro, shows de música e gravações de álbuns voltados à tradição judaica. Com uma poderosa presença de palco e performances emocionantes, conecta o público à rica herança Yiddish. Se apresentou nos Estados Unidos, Suécia e outros países, contracenando frequentemente com Shane Baker, The Hebrew National Salvage de Hankus Netzky e com outros artistas da cena Yiddish e klezmer.
Equipe Técnica
Miriam Weitzman (Coordenação), Alice Fucs, Carlos André Oighenstein, Luiza Kramer, Marcia Svartman, Maria Clara Vieira Fernandes, Raquel Galdino Sampaio, Sérgio de Oliveira Manso.
Coordenação geral: Sonia Kramer