Verdade, não tem mão de obra na roça não. Quero é tecnologia, precisa é de máquinas , tecnologia pra trabalho. A Ferramenta certa faz toda diferença. É como você falou tem que mecanizar a agricultura. Nos paises desenvolvidos acha maquinário pra trabalho. Aqui ainda falta muito. Temos que cultivar essa cultura. E realmente os homens hoje parece mulher. Deus é mais.
so pra exemplificar, comprei pau roliço pra fazer um galpao de 10 x 5 m com 3 aguas na parte de traz da cada na roça. depois de 3 anos tentado um carpinteiro q fosse lá fazer, estudei como construir no youtube e concluí o telhado. Um carpinteiro, que estava numa obra me ajudou com 4 meio dia de serviço, na montagem das terças e espigão. de resto eu fiz, sem nunca ter tido qualquer experiência com telhados. O galpão ficou muito bom e da uma satisfação muito grande ve-lo concluído. Tanto q animei e estou reformando sozinho uma parte do curral, com a construção de seringa, tronco, brete artezanal (modelo disponível no canal do Joel Pinheiro), balança digital e embarcador. Demora, mas um dia fica tudo pronto. Com 62 anos, ja aprendi a não ter pressa pra ver o resultado final.
Mermão se o salário que tu paga não ganha nem bolsa família tu devia se envergonhar ,paga 4 conto aí por mês pra o cara ir trabalhar pra tu ,garanto que o cara larga o beneficio do governo na hora, se não consegue pagar isso é pq tu é um fudido que quer parecer patrão por aí e não tem onde cair morto ,levanta a bunda cadeira e vai trabalhar velho ,se quiser contratar alguém pague um salários decente a escravidão já acabou, se o cara prefere 600 reais por mês do que ir trabalhar pra tu é pq tu é um patrão de bosta!
@@osvaldotcf com certeza esse aí num paga nem 2 mil e quer que alguém se sujeite a trabalhar por salário de fome,sendo que o fato do salário mínimo ser definido pelo governo não impede nenhum patrão de pagar mais que isso só impede de pagarem menos ,que o que querem na verdade, se dependesse desses caras eles colocaríam o cara pra trabalhar o mês inteiro e pagariam 500 reais de salário, só quem reclama de bolsa do governo é patrão que paga menos ainda a ponto do cara ganhar mais com bolsa família do que trabalhando pra ele!
Bolsa família poucos querem trabalhar e muitos preferem sobreviver com este valor, outros dependentes de aposentados, mão de obra tá difícil, se queremos temos que fazer estes serviços.
Bom dia meu amigo,, isso é uma verdade.. Hj só está fazendo o serviço quem está fazendo ele mesmo.. Não tem mão de obra e quando tem muito caro.. Não tem como pagar
🇧🇷🇧🇷🇧🇷Muito autêntica a tua fala Fabrício, em CHOROZINHO/CE a faixa etária de quem ainda está no campo é acima de 55 anos, eu tenho 63anos, e não contrato nenhum frangote porque trabalha 15 dias e vai para a Justiça do Trabalho para receber os direitos trabalhistas pedindo R$ 3.000, 10.000,00, 19.000,00, dependendo do caráter do sujeito. Hoje faço tudo sozinho até onde eu suportar. Abraço meu amigo.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
É meu Amigo Fabrício. Na roça a nova geração nem cavalo quer mais, por ter buscar o animal longe. Tenho pouco mais de 50 anos, e ano oassado fiz uma cerca na minha chácara e finquei 2 dúzias de morrões em 1 dia e meio sozinho. O povo passava me olhava trabalhando e corria do serviço. Comentei com minga esposa, se tivesse com um garrafão de cachaça na beira da estrada iam aparecer uma meia dúzia paea beber comigo. Más pra trabalhar tá osso. Faço eu mesmo para não passar raiva. Vamos que vamos.😂 TAUBATÉ SP.
Tempos difíceis fazem trabalhadores desesperados que aceitam trabalhos exaustivos por salários de miséria, tempos fáceis fazem trabalhadores que escolhem o que é melhor para si e para suas famílias !
Eu mesmo sai de trabalho na roça depois que casei e tive filhos e planejo voltar a trabalhar na roça só quando tiver minha própria terra , trabalhar como empregados nessas fazendas e pedir pra morrer na miséria enquanto os fazendeiros crescem seus rebanhos e condenar nossos filhos ao sofrimento enquanto os filhos herdeiros da fazenda continuam com futuro garantido, se Deus quiser comprarei minha pequena terra para eu mesmo trabalhar pra mim mesmo sem explorar ninguém! Na indústria pelo menos pagam salários melhores e dão melhores expectativas de futuro ao trabalhadores!
Um dia a geração que trabalha pra sustentar esse país vai acabar, assim o governo não terá mais como sustentar vagabundo com auxílios. Vão ter que trabalhar ou morrer de fome.
Fabrício, você está certíssimo quanto aos problemas com a mão de obra! E não deve ser só aí, não! Sou empregado, e um dos problemas é não estar disponível para trabalalhar na roça; aguardo feriados e fins de semana, para fazer serviços! Moro no Vale do Jequitinhonha, e não é "arriscado" dizer que por aqui deve ser pior que aí! Sobre os benefícios do governo, não concordo com você, referente à "politicagem"; pode ser que entre um governo e outro, haja politicagem, mas o intuito, é de dar condições a uma parcela da população, muito carente, de ter algo para comer! É claro, que se desse a vara e o anzol, seria o indicado, porém, está faltando o peixe! O problema mesmo, é a falta de coragem para trabalhar, e falta de sensibilidade e falta de vergonha! Têm pessoas que preferem receber meio salário do governo, que receber um salário, trabalhando! Ah, na Europa também concede benefícios para a população! Lá, a criança nasce e fica adulta, recebendo benefícios! O problema aqui, é cultural! Abs.
Boa tarde sr Fabrício estamos na era da modernidade hoje agente paga caro ou nós mesmos fazemos , aqui é o Nilton freitas falando de Votorantim sp tenho uma chácara em Franca sp me pediram mil reais pra roçar e lipar 2500 mts , como eu antes mudei de cidade e coloquei em uma imobiliária para alugar tinha que entregar limpo eu roçava ela e limpava em pouco mais de meio período, as coisas ficaram muito caras pro produtor.
Pura verdade amigo, eu tomo conta de uma terra, é desse jeito mesmo, agente pra achar trabalhador é muito difícil, o pessoal não quer mais trabalhar no campo. Ou agente se adapta ou muda de atividade.
Realmente as máquinas fazem a diferença ao pequeno produtor. Aqui estamos adquirindo aos poucos para depender muito menos de mao de obra de fora. Abraços!!!
Nem na cidade sta achando mao de obra, eu preferi nao aumentar minhas vacas, pois não acha ninguém pra trabalhar, desvulpem o termo , mas acha ums noiados e olhe lá
Pagando mais que 1,5 salários mínimos + valor do transporte vc acha... Caso contrário compensa mais ir trabalhar fazendo entregas para o Ifood 4 ou 5 horas por dia...
@@stankiewicz1992 ifood nao oferece 13 salário , férias remunerada , garantia p acidente de trabalho , invalidez, e contar periodo p aposentadoria. Todavia, esses serao os futuros cidadao à reclamar ao tentar aposentar-se.
Falou a verdade! To mechendo numa pequena area da familia, eles nao tem, nao tem mao de obra, nem apoio! É tudo na bruta sozinho! Tem q gostar e ter coragem, e Deus na frente!
Bom dia Sr. Fabrício, falou mais que certo amigo, aqui na minha região se chamar para churrasco e cerveja, vem os montes, se chamar para trabalhar até bate na gente , tá bravo
Ofereça um salário decente e boas condições de trabalho que vai chover gente na sua porta querendo trabalhar pra você. Se não pode pagar um salário decente levante a bunda da cadeira vai tu lá e faz o serviço . A escravidão acabou em 1888!
@@italojunior9201 então por favor amigo, entenda e por favor entenda aqui e não fala pelo rabo sem ver situação e e sem conhecer localidade ok, talvez onde tú mora seja como você falou, mais aqui no momento não, todo localidade tem suas diferências, pessoas são diferentes e valoriza quem faz, aqui e dia de serviço normal e 100,00 valor do dia, para pegar as 8:00 as 16 HS, com 2 horas de almoço sem estar combinado , e serviço bobo, como cerca, juntar esterco, cortar capim, eu pago quando o cara vem para trabalhar mesmo e 140,00 o dia , roçadeira e demais serviços om máquinas , eu dou gasolina e pago 60,00 a. mais que e tem que ficar em cima, porque se não, a porra do wattzap toma conta, esquecem que e o serviço aqui e para fazer e quem está pagando sou eu, eu sozinho graças a Deus, faço por 3 aqui, outros falam que faz , quando chamo, fica de papo, conversa afiada , então vai diminuindo as opções , então prefiro trabalhar sozinho
Você tem toda razão Fabrício, na área que eu faço minhas plantações, faço tudo sozinho, quando aparece algum profissional quer ganhar o que não ganhou o ano todo, já desisti de procurar e bola para frente
Fabrício concordo com vc se não tivermos o mínimo de tecnologia na roça estamos ferrados ! Aqui eu sofro atrás de alguém pra fazer as coisas e 70% faço sozinho ! Aqui no sítio estou esperando receber um dinheiro de lavoura pra no início desse ano comprar um perfurador! Sou do Rj
Boa noite meu amigo FABRICIO! pura realidade de hoje.tenho um pequeno sitio aqui no sul do pará ,e nao está facil a mao de obra . Aqui eu mesmo to fazendo tudo.trabalho na cidade e final de semana no sitio. Abraço.
Um dos maiores problemas da agropecuária brasileira é que muitos fazendeiros não querem pegar no pesado. Não querem ter o trabalho de fazer silagem de girassol e de milheto para a seca ai os animais não engordam na seca e só ficam prontos para o abate em 3 ou 4 anos. Enquanto quem tem animal com sangue sindi e faz silagem de girassol e milheto para a seca os animais continuam a ganhar peso na seca e em 1 ano e meio já estão prontos para o abate com mais de 600 kg. O problema é que muitos não querem ter trabalho. Só quem gosta mesmo de ver os animais ganharem peso rápido é que colocam a mão na massa.
Fabricio é isso mesmo. O povo antigo tinha mais vitalidade sim, acredito q vários fatores colaboravam pra isso. Alimentação, dormir mais cedo, começar a trabalhar mais cedo. Enfim. Eram tempos diferentes. Minha opniao.
Muito bom, também tô assim. Mas um conselho, aprenda a dar manutenção também, tanto por uma questão de economia, mas também por praticidade e rapidez. Já que dependendo da distância da cidade compensa. E provávelmente você precisará comprar algumas ferramentas e insumos pra dar manutenção em outras.
A solução é a mecanização com a ajuda dos créditos agricolas do BB. E aí vc fica montado e equipado sem precisar de muuta gente. Ou arado a tração animal. Agora gente pra fazer cercas bem feitas ta difícil.
Pela primeira vez aqui no seu canal e justo quando estou preparando um servico de cercamento numa pedaço de chão. Parabens pela atitude de falar sobre o cenario atual do mercado de trabalho no campo e sobre politica, o que muitos produtores nao fazem e so enxergam o seus lados. O maior problema que temos é que o Brasil ainda prefere se manter na base da Enxada enquanto que países afora tem maquinários para auxiliar, otimizar e padronizar os serviços na lida. Nós aqui estamos séculos atrasados e a mentalidade de muitos produtores ainda é "Arcaica", pois entre comprar uma rocadeira ou trator, preferem comprar uma ruma de enxadas e querem que o serviço seja no mesmo nivel de qualidade.
Exelente video companheiro, concordo com tudo que vc disse, aqui na minha região ta disso pra pior, aqui também só tenho investido nessas ferramentas e eu mesmo que faço tudo 👍🏻
É isso aí Fabrício, mostrando que é um 'verdadeiro' Andrade, não esmurece e procura a solução. Aqui em nossa região não é diferente, centro leste mineiro.
Verdade, meu amigo, mão de obra está ficando escassa, uma pessoa pra trabalhar na roça não acha, um pedreiro pra trabalhar é difícil, os que encontramos quer ganhar uma diária alta e ainda não fazem o serviço bem feito, trabalham dando prejuízos.
Dr eu sou da empresa nene gama capataz geral da assessoria agropecuaria , eu ja tem 61 ano,a gente basta viver para ver coisa que a te jesus nao acredita, mais a qui mato grosso sul, esta pior do aqui, o mundo ta ficando feio ,o povo nao sabe trabalha ,como que vai ficar Dr. Meu celular esta rui vai Dr. Vai dando jeito para ler abraço , sou o teu fá nene.
O Fabrício muito bom esse perfurador de solo, também compro ferramentas pelo mercado livre e vale muito apena, e quanto a mão de obra é mecanizar ao máximo oque der e aprender a trabalhar com essas máquinas.
...e realmente, os "home" hoje, de 30 a 40 anos para cá, com "H" minúsculo mesmo, parece que foram criados comendo Nutela! Estou com 62, e meu pai morreu com 102, e até aos 98, ainda montava a cavalo!
SOU SEU FÃ, MAS VEJO DE FORMA DIFERENTE. O AGRO ESTÁ EMPREGANDO MAIS QUE A INDÚSTRIA. É UMA QUESTÃO DE TEMPO PARA QUE A SITUAÇÃO SE REVERTA. A NOSSA CONTRIBUIÇÃO É PROPAGAR ESSA REALIDADE.
Esse Agro empregando é tipo aquele deputado que tem terra do tamanho da França pra produzir soja, esse sim ganha dinheiro, tem maquinário e deve empregar Tipo a Sekita ou aquela fazenda Colorado........mas isso é uma minoria São totalmente fora da realidade da maioria dos produtores rurais brasileiros .....
@@rodrigovonkluge4280 @rodrigovonkluge4280 Eu falei do potencial que nós temos diante dos fatos e não entendi o que você quis dizer. O agro do Brasil é dominado por deputados? Quantas fazendas do tamanho da França nós temos? Os pequenos produtores não empregam? Há algum mal em ser grande pridutor? Não sei nada sobre as fazendas que você citou. Sei da realidade do Vale do Jequitinhonha e da minha família e enxergo muitas saídas. Por isso procuro aprender com o professor Fabrício ao invés de ficar assistindo novelas e Globo Rural.
Aqui na Bahia não está diferente, precisamos implorar para conseguir trabalhador, muito difícil amigo, mas quem quer faz, não pede ou espera, já dizia minha mãe in memória 🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Maioria quer vim final de semana da cidade Só pra disfruta do sítio etc. pede pra eles te ajuda em algumas coisa eles pula lá longe…😂 Eu falo porque eu tem uma fazendinha as coisa funciona assim…😂 Eu também tem todos implementos mais o trator na minha fazendinha tudo e mais fácil. Mão de obra braçal quase não utilizo mais…😂 Abraço professor.
Primeiro tem que desenvolver as regiões, as bolsas existe porque a renda é mal distribuída e a mídia gosta que seja assim, uns para gastar milhões com ela, enquanto outros tem que esperar o produto atravessar o país para chegar até ele.
É o que eu sempre digo,o governo diz que tem desemprego mas na minha região vc não acha ninguem pra trabalhar,serviço tem o que acontece é que o povo não quer trabalho ,quer comodidade.
estou nessa mesma toada, de três funcionários fixos, com carteira assinada, hoje disponho de apenas um, eu que já metia a mão na massa, agora quase não descanso, estabeleço as prioridades e trabalho em função delas respeitando os limites de quem já possui 64 anos, tive que aprender a manusear algumas ferramentas que facilita o meu dia a dia, principalmente o moto-serra. Tive que abortar alguns projetos interessantes mas que dependiam de muita mão-de-obra.
Boa tarde. Aqui em Pantano grande rs nao acha ninguém pra trabalhar lido com vacas leiteras e hortas trabalhamos só da família nem pagando uma diária Boa não tem queira trabalhar na roça
Canal do "Primo da Agropecuária" lá do Sul de Minas Ele fez um vídeo quando foi visitar um fazendeiro que recolhia leite em latão, na linha do leite não vi um fazendeiro com menos de 70 anos Vai acabar .........
A mais pura verdade ! é a tendencia natural do campo... Temos que investir em ferramentas que nos auxiliem na lida e que nos proporcionem mais conforto ...
Na verdade agente do campo não quer que os nossos filhos trabalhem no campo, luta para eles virarem Doutor. Outra situação é que a mão de obra de quem ficou e realmente sabe trabalhar já não é tão barato eu trabalho no meu sítio e faço serviço para os meus vizinhos mais cobro bem pq é judiado o serviço brasal
Verdade, não tem mão de obra na roça não. Quero é tecnologia, precisa é de máquinas , tecnologia pra trabalho. A Ferramenta certa faz toda diferença. É como você falou tem que mecanizar a agricultura. Nos paises desenvolvidos acha maquinário pra trabalho. Aqui ainda falta muito. Temos que cultivar essa cultura. E realmente os homens hoje parece mulher. Deus é mais.
Muitos não querem usar máquina pra não render o serviço! E a mentalidade dos trabalhadores brasileiros
so pra exemplificar, comprei pau roliço pra fazer um galpao de 10 x 5 m com 3 aguas na parte de traz da cada na roça. depois de 3 anos tentado um carpinteiro q fosse lá fazer, estudei como construir no youtube e concluí o telhado. Um carpinteiro, que estava numa obra me ajudou com 4 meio dia de serviço, na montagem das terças e espigão. de resto eu fiz, sem nunca ter tido qualquer experiência com telhados. O galpão ficou muito bom e da uma satisfação muito grande ve-lo concluído. Tanto q animei e estou reformando sozinho uma parte do curral, com a construção de seringa, tronco, brete artezanal (modelo disponível no canal do Joel Pinheiro), balança digital e embarcador. Demora, mas um dia fica tudo pronto. Com 62 anos, ja aprendi a não ter pressa pra ver o resultado final.
Fabrício sou do Ceará aqui tá pior e se alguém tiver criticando e achar que a realidade não é essa em todo Brasil é porque está recebendo alguma bolsa
Mermão se o salário que tu paga não ganha nem bolsa família tu devia se envergonhar ,paga 4 conto aí por mês pra o cara ir trabalhar pra tu ,garanto que o cara larga o beneficio do governo na hora, se não consegue pagar isso é pq tu é um fudido que quer parecer patrão por aí e não tem onde cair morto ,levanta a bunda cadeira e vai trabalhar velho ,se quiser contratar alguém pague um salários decente a escravidão já acabou, se o cara prefere 600 reais por mês do que ir trabalhar pra tu é pq tu é um patrão de bosta!
Vc tava pagando quanto, colega?
@@osvaldotcf com certeza esse aí num paga nem 2 mil e quer que alguém se sujeite a trabalhar por salário de fome,sendo que o fato do salário mínimo ser definido pelo governo não impede nenhum patrão de pagar mais que isso só impede de pagarem menos ,que o que querem na verdade, se dependesse desses caras eles colocaríam o cara pra trabalhar o mês inteiro e pagariam 500 reais de salário, só quem reclama de bolsa do governo é patrão que paga menos ainda a ponto do cara ganhar mais com bolsa família do que trabalhando pra ele!
Bolsa família poucos querem trabalhar e muitos preferem sobreviver com este valor, outros dependentes de aposentados, mão de obra tá difícil, se queremos temos que fazer estes serviços.
A bolsa é garantia de votos isso é a pura verdade.
Assim caminha a ...
Esse não é o único motivo da falta de mão de obra.
Hum, então vc tava pagando o equivalente ao bolsa percapta???
Aí é trabalho escravo!
Ninguém quer trabalhar mais , acham que a vida é facil e tudo vai cair do céu , sem sacrificio !
Bom dia meu amigo,, isso é uma verdade..
Hj só está fazendo o serviço quem está fazendo ele mesmo..
Não tem mão de obra e quando tem muito caro..
Não tem como pagar
🇧🇷🇧🇷🇧🇷Muito autêntica a tua fala Fabrício, em CHOROZINHO/CE a faixa etária de quem ainda está no campo é acima de 55 anos, eu tenho 63anos, e não contrato nenhum frangote porque trabalha 15 dias e vai para a Justiça do Trabalho para receber os direitos trabalhistas pedindo R$ 3.000, 10.000,00, 19.000,00, dependendo do caráter do sujeito. Hoje faço tudo sozinho até onde eu suportar. Abraço meu amigo.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Rapaz eu com 60 anos e com medo de encarar , vc me incentivou vou comprar uns metro de terra
E só vc fazer contrato.
Aki nois não acha de jeito nenhum
Muito benefício de mais daí acaba com a mão de obra
Daqui pra frente é ter terra do tamanho que da pra gente mesmo cuidar, terreno grande é só ilusão e gasto.
Vc está correto não tem mão de obra nem na cidade muito menos na roça
É meu Amigo Fabrício. Na roça a nova geração nem cavalo quer mais, por ter buscar o animal longe. Tenho pouco mais de 50 anos, e ano oassado fiz uma cerca na minha chácara e finquei 2 dúzias de morrões em 1 dia e meio sozinho. O povo passava me olhava trabalhando e corria do serviço. Comentei com minga esposa, se tivesse com um garrafão de cachaça na beira da estrada iam aparecer uma meia dúzia paea beber comigo. Más pra trabalhar tá osso. Faço eu mesmo para não passar raiva. Vamos que vamos.😂 TAUBATÉ SP.
Tempo fáceis faz homem fraco , tempo difíceis faz homens fortes.( Prof. Luiz Antônio Peixoto)
Tempos difíceis fazem trabalhadores desesperados que aceitam trabalhos exaustivos por salários de miséria, tempos fáceis fazem trabalhadores que escolhem o que é melhor para si e para suas famílias !
Eu mesmo sai de trabalho na roça depois que casei e tive filhos e planejo voltar a trabalhar na roça só quando tiver minha própria terra , trabalhar como empregados nessas fazendas e pedir pra morrer na miséria enquanto os fazendeiros crescem seus rebanhos e condenar nossos filhos ao sofrimento enquanto os filhos herdeiros da fazenda continuam com futuro garantido, se Deus quiser comprarei minha pequena terra para eu mesmo trabalhar pra mim mesmo sem explorar ninguém! Na indústria pelo menos pagam salários melhores e dão melhores expectativas de futuro ao trabalhadores!
As pessoas irão envelhecer e cansar e não vejo jovens com garra para substitui las, não sei o que esse país vai virar
Um dia a geração que trabalha pra sustentar esse país vai acabar, assim o governo não terá mais como sustentar vagabundo com auxílios. Vão ter que trabalhar ou morrer de fome.
Os mais novos não querem nada, acha dificuldade em tudo
Precisava de um vídeo assim, comprei um sitio e estava pensando em adquirir uma máquina dessa agora tenho 100% de certeza que é necessário.
Hoje ja cavei 220 covas com um desse so que da branco e com a broca maior. Plantando capiaçu na cova , a grade nao vinha so em 1 hectare.
Fabrício, você está certíssimo quanto aos problemas com a mão de obra! E não deve ser só aí, não! Sou empregado, e um dos problemas é não estar disponível para trabalalhar na roça; aguardo feriados e fins de semana, para fazer serviços! Moro no Vale do Jequitinhonha, e não é "arriscado" dizer que por aqui deve ser pior que aí! Sobre os benefícios do governo, não concordo com você, referente à "politicagem"; pode ser que entre um governo e outro, haja politicagem, mas o intuito, é de dar condições a uma parcela da população, muito carente, de ter algo para comer! É claro, que se desse a vara e o anzol, seria o indicado, porém, está faltando o peixe! O problema mesmo, é a falta de coragem para trabalhar, e falta de sensibilidade e falta de vergonha! Têm pessoas que preferem receber meio salário do governo, que receber um salário, trabalhando! Ah, na Europa também concede benefícios para a população! Lá, a criança nasce e fica adulta, recebendo benefícios! O problema aqui, é cultural! Abs.
Boa tarde sr Fabrício estamos na era da modernidade hoje agente paga caro ou nós mesmos fazemos , aqui é o Nilton freitas falando de Votorantim sp tenho uma chácara em Franca sp me pediram mil reais pra roçar e lipar 2500 mts , como eu antes mudei de cidade e coloquei em uma imobiliária para alugar tinha que entregar limpo eu roçava ela e limpava em pouco mais de meio período, as coisas ficaram muito caras pro produtor.
Um produtor do século 21 , não dá para ser produtivo sem máquinas adeguadas
No VALE DO RIBEIRA SP, não tem mão de obra !
Pura verdade amigo, eu tomo conta de uma terra, é desse jeito mesmo, agente pra achar trabalhador é muito difícil, o pessoal não quer mais trabalhar no campo.
Ou agente se adapta ou muda de atividade.
Realmente as máquinas fazem a diferença ao pequeno produtor. Aqui estamos adquirindo aos poucos para depender muito menos de mao de obra de fora. Abraços!!!
Eu conheço um grupo de pedreiros profissionais que não contrataram mais serventes,eles estão trabalhando em ajuda mútua.
Deixei de fazer duas obras por falta de mao de obra.
Outra raça dos infernos tal de.pedreiro.
Coitado de quem precisa
falou.tudo.parabens.aQui.tambem.esta.assim.7.lacoas.MG.brasil.
Quanto tá custano ua dessa meu patrão Maurinho Peçanha Minas Gerais
Nem na cidade sta achando mao de obra, eu preferi nao aumentar minhas vacas, pois não acha ninguém pra trabalhar, desvulpem o termo , mas acha ums noiados e olhe lá
Osso mesmo,tudo preguiçosos e ladrões
Aki nem os nolhados nos tamo achado😂😂
Pagando mais que 1,5 salários mínimos + valor do transporte vc acha...
Caso contrário compensa mais ir trabalhar fazendo entregas para o Ifood 4 ou 5 horas por dia...
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂@@stankiewicz1992
@@stankiewicz1992 ifood nao oferece 13 salário , férias remunerada , garantia p acidente de trabalho , invalidez, e contar periodo p aposentadoria.
Todavia, esses serao os futuros cidadao à reclamar ao tentar aposentar-se.
Falou a verdade! To mechendo numa pequena area da familia, eles nao tem, nao tem mao de obra, nem apoio!
É tudo na bruta sozinho!
Tem q gostar e ter coragem, e Deus na frente!
Bom dia Sr. Fabrício, falou mais que certo amigo, aqui na minha região se chamar para churrasco e cerveja, vem os montes, se chamar para trabalhar até bate na gente , tá bravo
Ofereça um salário decente e boas condições de trabalho que vai chover gente na sua porta querendo trabalhar pra você. Se não pode pagar um salário decente levante a bunda da cadeira vai tu lá e faz o serviço . A escravidão acabou em 1888!
@@italojunior9201 então por favor amigo, entenda e por favor entenda aqui e não fala pelo rabo sem ver situação e e sem conhecer localidade ok, talvez onde tú mora seja como você falou, mais aqui no momento não, todo localidade tem suas diferências, pessoas são diferentes e valoriza quem faz, aqui e dia de serviço normal e 100,00 valor do dia, para pegar as 8:00 as 16 HS, com 2 horas de almoço sem estar combinado , e serviço bobo, como cerca, juntar esterco, cortar capim, eu pago quando o cara vem para trabalhar mesmo e 140,00 o dia , roçadeira e demais serviços om máquinas , eu dou gasolina e pago 60,00 a. mais que e tem que ficar em cima, porque se não, a porra do wattzap toma conta, esquecem que e o serviço aqui e para fazer e quem está pagando sou eu, eu sozinho graças a Deus, faço por 3 aqui, outros falam que faz , quando chamo, fica de papo, conversa afiada , então vai diminuindo as opções , então prefiro trabalhar sozinho
Escravidão acabou a tempos😂😂😂
Você tem toda razão Fabrício, na área que eu faço minhas plantações, faço tudo sozinho, quando aparece algum profissional quer ganhar o que não ganhou o ano todo, já desisti de procurar e bola para frente
Fico feliz com um vídeo desse mostra que o povo deixou de ser besta. escravidão já passou senhor.
Aprender profissão não é escravidão não
Trabalhei de graça em padaria só para aprender a fazer pão e hj sou empresário
Parabéns é meter a mão no trabalho mesmo
*Tudo igual no Brasil.*
*As pessoas não querem mais serviços árduos, nem pagando bem!*
Falou e disse amigo, em SC não é nada diferente, eu ja estou na fase. Faça você mesmo ! Faço quase tudo hoje em dia de tanto que me incomodei.
Concordo com você.
Eu tenho várias ferramentas
eu
mesmo faço o serviço.
Fica Bem feito
e Barato
Fabrício concordo com vc se não tivermos o mínimo de tecnologia na roça estamos ferrados ! Aqui eu sofro atrás de alguém pra fazer as coisas e 70% faço sozinho !
Aqui no sítio estou esperando receber um dinheiro de lavoura pra no início desse ano comprar um perfurador!
Sou do Rj
BOA NOITE AMIGO. VC ESTÁ CERTO. AQUI O MESMO MODELO. VOU PARTI PARA MÁQUINAS. VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA
Boa noite meu amigo FABRICIO!
pura realidade de hoje.tenho um pequeno sitio aqui no sul do pará ,e nao está facil a mao de obra .
Aqui eu mesmo to fazendo tudo.trabalho na cidade e final de semana no sitio.
Abraço.
Concordo com seu vídeo Fabrício, aqui no triângulo mineiro não acha ninguém pra trabalhar
Aqui na minha região sertão de Pernambuco tenho essa dificuldade também
Aqui no interior de São Paulo, região de Araçatuba, a situação é a mesma. Se quiser ver feito, você mesmo tem que fazer.
Boa tarde, não é só na sua região, é no Brasil todo, ninguém quê trabalhar!
Temos um grande problema que maquinário é muito caro no Brasil
É por essas e outras que eu pego minha enxadinha no final de semana e boto pra moer na capina dos meus coqueiros..
Vdd Fabricio tenho sitio ta deste modo temos q bota a mao no trabalho.
Oi Fabrício sou silvanildo aqui do Ceará e a mão de obra não tem está muito difícil
Um dos maiores problemas da agropecuária brasileira é que muitos fazendeiros não querem pegar no pesado. Não querem ter o trabalho de fazer silagem de girassol e de milheto para a seca ai os animais não engordam na seca e só ficam prontos para o abate em 3 ou 4 anos. Enquanto quem tem animal com sangue sindi e faz silagem de girassol e milheto para a seca os animais continuam a ganhar peso na seca e em 1 ano e meio já estão prontos para o abate com mais de 600 kg. O problema é que muitos não querem ter trabalho. Só quem gosta mesmo de ver os animais ganharem peso rápido é que colocam a mão na massa.
Para quem tem area própria, custo de produção baixo e esta a anos na pecuária, tanto faz engordar boi com um ano ou quatro anos.
Fabricio é isso mesmo. O povo antigo tinha mais vitalidade sim, acredito q vários fatores colaboravam pra isso. Alimentação, dormir mais cedo, começar a trabalhar mais cedo. Enfim. Eram tempos diferentes. Minha opniao.
Tá muito difisse mão de obra mesmo
Muito bom, também tô assim. Mas um conselho, aprenda a dar manutenção também, tanto por uma questão de economia, mas também por praticidade e rapidez. Já que dependendo da distância da cidade compensa. E provávelmente você precisará comprar algumas ferramentas e insumos pra dar manutenção em outras.
Falou tudo amigo parabéns. Eu vou voltar pra roça não aguento mais a cidade grande . Se Deus quiser.
Boa noite amigo aqui onde eu moro eu acho que tá pior doque aí aqui é 100 reais também e não tem a mão de obra santa cruz do Capibaribe Pernambuco
A solução é a mecanização com a ajuda dos créditos agricolas do BB. E aí vc fica montado e equipado sem precisar de muuta gente. Ou arado a tração animal. Agora gente pra fazer cercas bem feitas ta difícil.
Pela primeira vez aqui no seu canal e justo quando estou preparando um servico de cercamento numa pedaço de chão. Parabens pela atitude de falar sobre o cenario atual do mercado de trabalho no campo e sobre politica, o que muitos produtores nao fazem e so enxergam o seus lados. O maior problema que temos é que o Brasil ainda prefere se manter na base da Enxada enquanto que países afora tem maquinários para auxiliar, otimizar e padronizar os serviços na lida. Nós aqui estamos séculos atrasados e a mentalidade de muitos produtores ainda é "Arcaica", pois entre comprar uma rocadeira ou trator, preferem comprar uma ruma de enxadas e querem que o serviço seja no mesmo nivel de qualidade.
Exelente video companheiro, concordo com tudo que vc disse, aqui na minha região ta disso pra pior, aqui também só tenho investido nessas ferramentas e eu mesmo que faço tudo 👍🏻
É isso aí Fabrício, mostrando que é um 'verdadeiro' Andrade, não esmurece e procura a solução.
Aqui em nossa região não é diferente, centro leste mineiro.
Professor você falou só a verdade um falta mao de obra aqui na minha cidade e não é na roça nas indústrias de calçados. Um abraço 👍
Se um dia chegar as pequenas máquina chinesas aqui no Brasil vai ficar ótimo
Mão de obra tem depende do valor que vai paga sou da Paraíba tô a disposição pra trabalhar
Parabéns Fabrício esse vídeo você falou tudo. Essa é a realidade cada um pra si deus para todos
Esse é um problema crônico de todo país. Acredito que com planejamento, da pra ir tocando os projetos. Seus vídeos são excelente!!!
Concordo plenamente com patrão.
Verdade, meu amigo, mão de obra está ficando escassa, uma pessoa pra trabalhar na roça não acha, um pedreiro pra trabalhar é difícil, os que encontramos quer ganhar uma diária alta e ainda não fazem o serviço bem feito, trabalham dando prejuízos.
Dr eu sou da empresa nene gama capataz geral da assessoria agropecuaria , eu ja tem 61 ano,a gente basta viver para ver coisa que a te jesus nao acredita, mais a qui mato grosso sul, esta pior do aqui, o mundo ta ficando feio ,o povo nao sabe trabalha ,como que vai ficar Dr. Meu celular esta rui vai Dr. Vai dando jeito para ler abraço , sou o teu fá nene.
Dr, sabe fazer cerca parabens.,e difisio ver oge Dr numa cerca.
esta situação esta no pais enteio.
O Fabrício muito bom esse perfurador de solo, também compro ferramentas pelo mercado livre e vale muito apena, e quanto a mão de obra é mecanizar ao máximo oque der e aprender a trabalhar com essas máquinas.
Bom dia falou bem abraço Lavras Minas gerais.
Um abraço Fabricio. Aí sim. Produtor daki pra frente vai ter q por a mão na massa, mão de obra realmente tá ficando escassa.
Isso é verdade, ninguém quer trabalhar, procurei gente para trabalhar comigo para puxa material para o sítio e não achei, cada um dava uma desculpa
...e realmente, os "home" hoje, de 30 a 40 anos para cá, com "H" minúsculo mesmo, parece que foram criados comendo Nutela! Estou com 62, e meu pai morreu com 102, e até aos 98, ainda montava a cavalo!
SOU SEU FÃ, MAS VEJO DE FORMA DIFERENTE. O AGRO ESTÁ EMPREGANDO MAIS QUE A INDÚSTRIA. É UMA QUESTÃO DE TEMPO PARA QUE A SITUAÇÃO SE REVERTA. A NOSSA CONTRIBUIÇÃO É PROPAGAR ESSA REALIDADE.
Esse Agro empregando é tipo aquele deputado que tem terra do tamanho da França pra produzir soja, esse sim ganha dinheiro, tem maquinário e deve empregar
Tipo a Sekita ou aquela fazenda Colorado........mas isso é uma minoria
São totalmente fora da realidade da maioria dos produtores rurais brasileiros
.....
@@rodrigovonkluge4280 @rodrigovonkluge4280 Eu falei do potencial que nós temos diante dos fatos e não entendi o que você quis dizer. O agro do Brasil é dominado por deputados? Quantas fazendas do tamanho da França nós temos? Os pequenos produtores não empregam? Há algum mal em ser grande pridutor? Não sei nada sobre as fazendas que você citou. Sei da realidade do Vale do Jequitinhonha e da minha família e enxergo muitas saídas. Por isso procuro aprender com o professor Fabrício ao invés de ficar assistindo novelas e Globo Rural.
@@rodrigovonkluge4280Eu não entendi.
E a coisa tá bem assim pra todo lado.
É verdade amigo tudo que você falou!
Aqui na Bahia não está diferente, precisamos implorar para conseguir trabalhador, muito difícil amigo, mas quem quer faz, não pede ou espera, já dizia minha mãe in memória 🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tá desse jeito em todo lugar
²aki tbem dificil essa situacao!
Aqui tá desse jeito Fabrício não tem mais mão de obra os caras arruma qualquer desculpa pra não trabalhar
Sou do Pará, tá mesmo jeitinho 😢
Parabenizar pelo trabalho solo com Deus venceremos 😊
Maioria quer vim final de semana da cidade
Só pra disfruta do sítio etc. pede pra eles te ajuda em algumas coisa eles pula lá longe…😂
Eu falo porque eu tem uma fazendinha as coisa funciona assim…😂
Eu também tem todos
implementos mais o trator na minha fazendinha tudo e mais fácil.
Mão de obra braçal quase não utilizo mais…😂
Abraço professor.
Aqui na minha região que eu moro é assim também
Rapaz aqui em Caicó RN está acabando a mão de obra nas fazendas
Primeiro tem que desenvolver as regiões, as bolsas existe porque a renda é mal distribuída e a mídia gosta que seja assim, uns para gastar milhões com ela, enquanto outros tem que esperar o produto atravessar o país para chegar até ele.
e verdade eu mesmo faço minhas coisas na roça
Parabéns, você está corretíssimo!
Pois é... 👍🏻
Tenho a mesma percepção Fabrício
É o que eu sempre digo,o governo diz que tem desemprego mas na minha região vc não acha ninguem pra trabalhar,serviço tem o que acontece é que o povo não quer trabalho ,quer comodidade.
Verdade Fabrício, pura realidade !!!!!!
Eu tenho uma dessa também, tem 2 anos e o sitio aqui é puro quartzo branco(pedra dura).. e o trado funciona bem, consigo furar uns 100 buracos por dia
estou nessa mesma toada, de três funcionários fixos, com carteira assinada, hoje disponho de apenas um, eu que já metia a mão na massa, agora quase não descanso, estabeleço as prioridades e trabalho em função delas respeitando os limites de quem já possui 64 anos, tive que aprender a manusear algumas ferramentas que facilita o meu dia a dia, principalmente o moto-serra. Tive que abortar alguns projetos interessantes mas que dependiam de muita mão-de-obra.
É a pura verdade 👍
Boa tarde. Aqui em Pantano grande rs nao acha ninguém pra trabalhar lido com vacas leiteras e hortas trabalhamos só da família nem pagando uma diária Boa não tem queira trabalhar na roça
Na terra da minha região não funciona várias pessoas desistiram da máquina
Canal do "Primo da Agropecuária" lá do Sul de Minas
Ele fez um vídeo quando foi visitar um fazendeiro que recolhia leite em latão, na linha do leite não vi um fazendeiro com menos de 70 anos
Vai acabar
.........
Parabéns pelo o bom vídeo!
Acha não... lugar nenhum... se fosse só aí nos dava um jeito😅...
A mais pura verdade ! é a tendencia natural do campo... Temos que investir em ferramentas que nos auxiliem na lida e que nos proporcionem mais conforto ...
Meu amigo isso está geral já paguei230 diária de trabalho e não acho também
Resumindo estou encurtando algumas atividades 😢😢😢
Na verdade agente do campo não quer que os nossos filhos trabalhem no campo, luta para eles virarem Doutor. Outra situação é que a mão de obra de quem ficou e realmente sabe trabalhar já não é tão barato eu trabalho no meu sítio e faço serviço para os meus vizinhos mais cobro bem pq é judiado o serviço brasal