Quase trinta anos depois e a Mulher-Gato e o Pinguim desse filme continuam sendo alguns dos melhores vilões do Batman no cinema. Destaque para o Christopher Walken também.
Até hoje, os filmes do Tim Burton continuam insuperáveis na representação de Gotham City. Os diretores que vieram depois esqueceram o visual gótico tão característico da cidade.
ele acertou demais neste tom cartunesco ....mas eram anos 80 ..assim como james bond daquela epoca nao seriam legal hoje, aquele tom para o batman tambem nao caberia hoje em dia
As cenas da Michelle (na cama com o Pinguim e ela falando Miau antes da explosão) são marcantes e me deixam maluco até hoje. Uma das atrizes mais lindas e talentosas da era de ouro de Hollywood.
A Annette Bening seria a Mulher Gato, mas engravidou do Warren Beatty e por isso sobrou para Michelle Pfeiffer. Coisa do destino, pq não consigo imaginar outra atriz no papel. Ela foi excelente como Mulher Gato, a melhor de todas as versões.
Dizem que a problemática atriz Sean Young apareceu vestida de Mulher-Gato de surpresa, na frente do Tim Burton pedindo o papel da personagem, mas foi solenemente ignorada.
Eu revi esse filme esses dias e é genial. Puta filme arriscado, fora o terror num filme q deveria ser infantil kkkkkk Tim é foda. Não é um filme pra crianças kkkkkk Excelente crítica!
Quando criança eu achava tudo muito chato , mas depois revi o filme na minha fase adulta e fiquei maravilhado com o resultado final, a trilha do Danny elfman, a homenagem aos filmes de terror da Hammer com aquela introdução quase sem diálogos, os vilões icônicos em suas caracterizações e a versão remasterizada que esta disponível no HBO MAX está linda, enfim, excelente analise .
Particularmente AMO Batman o retorno. Lembro de assistir ao filme no SBT, no cinema em casa, e mesmo jovem, adorei esse universo sombrio/gótico e peculiar criado e aqui expandido pelo Tim Burton, sem medo de ser brega . Michael Keaton parece estar se divertindo mais como o Batman, Michelle brilha como a sedutora Mulher Gato e o Pinguim é aquele vilão genérico e bobão que todo mundo gosta hahaha Nostalgia bateu forte aqui kkkk
"Próximo da série será Batman: A Máscara do Fantasma" A melhor animação de super heróis juntamente com "Batman Under of the Red Hood" . E na minha opinião a melhor representação do Batman na história. Um Batman mais humano, emotivo, mas que não deixa de ser o nosso Morcegão que põe medo em todos que praticam o mal. Você é d+, Dale!
Eu acho Batman Returns um baita filme subestimado do Batman, melhor inclusive que o Original. Tecnicamente falando, pra mim é o melhor filme do Batman feito até hoje.
Amo! Mal posso esperar pela volta do Keaton no papel. E tão tentando trazer a Michelle. Se isso acontecer, o moleque de 11 anos q assistiu esse filme 3 vezes seguidas no cinema (sim, amiguinhos, podia sim!), vai chorar de emoção!
"Batman - O Retorno" foi o presente que a Warner Bros deu para Tim Burton após o sucesso do primeiro filmes de 1989. Tendo controle praticamente de toda a produção o cineasta manteve seu tom tão conhecido na sequência (personagens perturbados, ora engraçados, ora melancôlicos) e a soturna fotografia. Eu sempre gostei bem mais do primeiro filme pois em "O Retorno" o roteiro deixa muito espaço para o personagem de Christopher Walken dar sua habitual contribuição de maluco excêntrico vilanesco, enquanto Michelle Pfeiffer ganha poucos momentos inspiradores como Celina, embora se saia melhor como Mulher Gato. Michael Keaton está mais a vontade assim como Danny De Vitto e seu pinguim bizarro dos esgotos.
Eu já prefiro mil vezes "O Retorno" do que o de 1989. Na sequência, os personagens são muito melhor trabalhados, psicologicamente falando, incluindo o próprio Batman, que no filme de 89 fica muito apagado perante o Coringa. E a Selina Kyle é uma personagem muito mais icônica e com mais camadas do que a Vicky Vale.
o interessante é que o Burton nunca foi fã de HQs, e ainda assim conseguiu ser fiel aos quadrinhos, de certo modo, sem perder sua identidade como cineasta.
Amo esse filme. Um clássico. Ainda não fizeram uma mulher-gato melhor. Gostei dos atores e suas atuações (Pfeiffer e Devito), apesar do Keaton não ter um pingo de carisma. Excelente fotografia, trilha sonora... Enfim, é sombrio, engraçado e icônico.
Gosto como ele relaciona Batman ao Pinguím no começo do filme. Por cerca dos 30 min iniciais o filme se preocupa apenas em contar a origem dos vilões (no caso do Pinguím, com inspiração na história de Moises). Nos encontramos com o Batman apenas uma vez, impedindo um ataque a cidade pelos capangas do Pinguím, porém, ele não diz nenhuma fala. Depois de sermos apresentados a Pinguím e Mulher Gato, vemos Bruce Wayne assistir a entrevista do vilão na TV. E em sua primeira fala, ele diz: "Os pais, tomara que os encontre!" Bruce foi marcado pela morte dos pais, isso é muito significativo para ele. De inicio, mesmo que por apenas esse detalhe, ele sente identificação com o Pinguím, relacionando a figura de "aberração" entre o herói e vilão.
Lembro que qdo eu era criança morria de medo dessa caracterização do Pinguim do Danny DeVitto - e confesso que até hj me dá um certo desconforto ainda hahaha (acredito que essa tenha sido a ideia). E concordo: a Mulher Gato da Michelle Pfeiffer e o Pinguim roubam a cena! E, apesar das falhas, confesso que gosto mais desse do que do filme de 89 rs SPOILER Lembro que mesmo qdo eu era criança, a cena da morte do Pinguim me impactou. Tem um quê de melancólico... Não sei explicar rs. Mas me marcou mto, por isso prefiro ao filme de 89: me relacionei mais com os personagens.
Amo esse filme e o Batman e o anterior de 1989. Pra mim eu considero esses filmes mais sérios do Tim Burton, junto com Ed Wood e Grandes Olhos, embora sejam enormemente diferentes um dos outros. Já vi esse filme várias vezes na Sessão da Tarde. Michael Keaton estava excelente como o Batman, mas concordo que ele ficou apagado e Danny DeVito arrasou como o Pinguim. Michelle Pfeiffer foi a melhor escolha para a Mulher Gato, ela foi um ícone de personagem, provando que a atriz sempre deu conta do recado, apesar de Michelle não ter Oscar ainda. Ótimo vídeo, Dalenogare.
Melhor Selina Kyle, coisa maravilhosa, mas eu acho o primeiro superior, principalmente pelo Nicholson e pela colaboração do Prince, aliás, deveria fazer um react dos clipes do filme do batman, simplesmente.. único kkkk
@@rafaferrazdc Deve ter sido adquirido na parceria da Warner com o SBT no final dos anos 1990, q foram tantos filmes q vieram q a emissora teve q criar o Cine Espetacular e o Cine Belas Artes se n me engano.
Assim como o Coringa foi o "protagonista" do primeiro filme do Tim Burton, o Pinguim e a Mulher Gato foram "protagonistas" do segundo filme do diretor - a direção de arte, figurinos e trilha sonora desse filme são fantásticos
Esse filme é fantástico, as atuações são marcantes em especial para os personagens centrais Keaton, DeVito, Pfeiffer e Walken, a fotografia ótima assim como a do primeiro filme e a trilha sonora do Elfman merecia ter ganho um Oscar, além do Tim Burton ser o cara também.
Engraçado que recentemente eu assisti o Returns pq foi um filme que marcou minha adolescência. Ainda acho a mulher gato da Michelle Phiffer foda. Eu tinha medo do pinguim. Kkkkk
Realistando hoje eu considero O Retorno melhor que o primeiro filme. Você consegue ver a marca do diretor impressa, Tim Burtton, que no primeiro é fraca. A construção do Pinguim é algo sensacional, apensar de quando assistir criança lembro que sentia medo, pois achava muito assustador. Mas considero Batman Return mas encantador que Batman
A cena final desse filme é de uma poesia ímpar. Deveria ter sido o último Batman da década de 90, encerraria essa etapa com chave de ouro. Os dois filmes seguintes decaíram absurdamente de qualidade, ao ponto do ridículo até.
Conforme o tempo foi passando eu também fui gostando mais desse filme. A mulher gato é a melhor coisa desse longa na minha opinião, você consegue pegar umas nuances dela até hoje, diferente do Pinguim que é extremamente caricato. Gosto do Bruce wayne do Keaton, é muuuito diferente do Bale por exemplo e isso que o faz um ótimo Batman e que marcou gerações (mesmo eu n gostando dele matar). Batman forever e Batman e Robin é um tutorial do que NÃO SE DEVE FAZER COM O CAVALEIRO DAS TREVAS. Só de pensar que ano que vem tem o filme do Flash e ele vai viajar no tempo e encontrar o Batman do Michael Keaton já aquece o coração dos fãs, viva o multiverso DC hahaha. OBS: Ansioso pra ver você falar de Batman Begins, na minha opinião o melhor filme de origem de um super herói já feito. Ótimo vídeo e forte abraço
Não sei se é pedir demais, mas como geralmente os seus vídeos tem sempre um trabalho de investigação/pesquisa por trás, eu adoraria que as críticas fossem mais longas, tipo 20, 30 minutos. Na verdade eu tranquilamente assistiria uma crítica sua de uma hora ou mais, sem reclamar. EDIT: pelo menos dos filmes que mais marcaram sua vida 🙏🙏🙏
Gostei muito da sua critica, apesar de algumas ressalvas, mas vamos lá. O que mais me impressionou em Batman Returns é como Tim Burton toma para si, esse universo em particular, mesmo a violência e mortes são levadas a um viés cartunesco para não ser mais chocante, já possuindo a deformidade física, mental e moral (respectivamente Pinguim, Mulher gato e Max Schreck). A trilha sonora de Tim Burton não é apenas melhor, como elevou-se a uma maturidade artística que me agrada, junto com Edward Mãos de Tesoura, o lúdico e lirismo se encontram e se complementam, podemos perceber quando ouvimos o tema do primeiro e seguir diretamente para o segundo. A primeira aventura dá um tom sombrio mais lento e com toque triunfante, puro escapismo, já o segundo, o tema está lá, mas é melancólico ,triste, teatral e envolvente, justamente o mesmo tom usado nas animações, desta vez capitaneado pela saudosa Shirley Walker. Max Schreck é para mim, a cola que liga aos três personagens, e de todos o melhor definido, seja por motivações ou atos, de covardia ou de coragem. Parabéns pelo seu canal, assisto sempre. P.S: Quando vai terminar seus 007? Só faltam 2 e estou ansioso pra saber o que acha? Um abraço.
Eu também acho esse filme altamente exagerado, mas super imaginativo como A Hora do Espanto original. Michelle Pheiffer continua sendo a melhor Mulher-Gato mesmo após décadas, porque sua representação nesse filme foi tão forte capaz de influenciar os gibis. A trilogia do Nolan também teve uma boa Mulher-Gato mas não souberam trabalhar a relação difícil dela com Bruce, que aqui pega fogo.
Batman: O Retorno é o meu favorito de todos os filmes do Batman já feitos. Tim Burton consegue equilibrar o realismo dentro da fantasia e acho que isso faz o maior sentido em ver que Batman é mais verossímil e realmente funciona como personagem se transportarmos para a nossa realidade os problemas do personagem. Casa muito melhor esse universo composto pelo Tim Burton do que colocar Batman num mundo completamente realista - falo pelo visual (que é a grande força do filme se formos comparar com a visão do Nolan). A direção de arte é primorosa e ajuda a contar a história, nos encaixar nele. Nolan tem roteiro mais profundo mas a direção de arte torna algumas características visuais muito genéricas (justamente por serem vistos como se fosse no mundo real e isso perde o brilho da fantasia dos quadrinhos). Em melhores palavras: nós conseguimos acreditar e nos envolver com todo o universo fantástico de Batman nos quadrinhos em suas melhores histórias. Tim Burton foi o que melhor conseguiu me convencer disso - independente das diferenças (pois se trata de uma adaptação e não uma cópia do original). A fantasia quando tentam torná-la realista na adaptação do cinema, por vezes, chega a parecer pretensiosa - ainda que haja atuações louváveis de Oscar. Eu diria um pouco cafona (ou, na dalelinguagem: um "brega contido", como aquela cena do Coringa colocando a cabeça pelo carro no filme do Nolan - tentando construir um breve momento de drama meio superficial). No caso de Batman: O Retorno, eu considero toda essa ambientação de cenas - do humor negro ao drama - algo bem mais honesto (ainda que certos momentos tenham sido espontâneas). Nesse universo, ele é mais focado em O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller - pegamos um Batman mais sombrio e até mais pesado que a HQ original enquanto a versão de Nolan segue melhor o Batman de origem (pegando emprestado o ambiente do Miller). Portanto, essa liberdade criativa do Burton para Batman: O Retorno me agradou e muito, de verdade. E é uma obra infelizmente subestimada até hoje - feliz por você reconhecer esse filme melhor hoje. Eu, assim que assisti, na primeira vez, senti uma grandiosidade e fui automaticamente correspondido por ele - como o melhor da duologia (já com um icônico longa excepcional em 89). Micelle Pfeiffer, como Mulher-Gato, me recordo até hoje, torcia para ela estar em cena o tempo todo e ficava até triste quando a gente acredita que ela, enfim, nos deixaria no decorrer de cada vida perdida na história. Pfeiffer me traz uma alegria imensa nesse filme. Walken e De Vitto nem se fala, esses são vilões que a gente passa a ter raiva de tão divertidos. E esse conceito de Batman/ Keaton ter pouca presença.. considero até um charme do filme e torna o personagem ainda mais enigmático.
Me lembro de ter gostado do filme na época, mas de também ter achado que havia um número excessivo de personagens e situações próprias, não desenvolvidas em todo seu potencial. E quanto a esta questão, de o tempo nos redimensionar algumas obras, também acontece comigo algumas vezes. Por exemplo, mais velho pude apreciar muito melhor Morangos Silvestres, do Bergman, do que quando o assisti, ainda jovem. Neste caso específico, o meu envelhecimento se juntou à mesma condição do personagem da história. O contrário se deu com O Retrato de Dorian Gray (o original, com George Sanders), cuja apreciação mais recente me decepcionou em relação à memória que eu tinha da obra, vista muitos anos atrás. Excelente crítica, Dale. Grande abraço.
Eu sou tão fã de Batman Returns, que eu fico em dúvida qual o meu favorito do herói, esse do Burton ou The Dark Knight do Nolan. Curioso pra saber o que Dale acha de BvS, já que é um filme bem divisivo.
Amo essa sequência tanto de 89 e detesto eternamente. Tim burton conseguiu inprimir sua visão de Gotham city e do batman sempre com seus vilões memoráveis. Assisti muito na infância. Ótimo vídeo, Daleno!
Parabéns pela crítica. Mudar de opinião também ocorreu comigo, quando aprendi a ver o cinema de forma diferente. Esse clássico "brega contido" - não poderia haver definição melhor - , foi um dos, senão o mais ousado na época que quase tudo no cinema era era mato. Poderia significar o suicídio da produtora. Pra mim, em particular, ver um filme do meu herói favorito, antes só lido em quadrinhos, foi inimaginável, um sonho de criança que marcou e ficará para sempre.
Antes de ver a crítica, já digo que eu gostava demais deste filme. Amava este Pinguim e esta Selena. 🙂🙃 Aliás, Dalenogare, estou amando essa fase de críticas a filmes não consagrados. A gente revisita o filme e o que viveu na época. Continue, por favor.
Ansioso pela tua visão sobre Batman A Máscara do Fantasma. Umas das animações que explorou bem o lado psicológico do personagem e utilizou de maneira interessante o cgi da época.
Penso que esse filme é muito fiel à primeira fase do Batman, de Bill Finger. Michael Keaton, Michele e De Vito estão muito bem. Cartunesco, sombrio e divertido.
Tim Burton me parece sempre interessante, ele arrisca muito, e tudo é como se fosse mega absurdo, o gótico nele é bacana, sei lá... gosto dele e de suas viagens criativas... Não estou sabendo me expressar.Na verdade, a sua boa crítica está organizando minhas impressões...
Gosto muito desse filme. Cresci com esses dois filmes do Burton e com a trilogia do Nolan e esse foi o meu favorito durante a minha infância. Mas hoje olho para ele com outro olhos, um filme com personagens icónicos, a Catwoman da Michelle Pfeiffer é a Catwoman definitiva (atuação que merecia ter sido lembrada no Oscar), porém, apesar da Gotham cheia de neve e lindíssima, é um filme mais exagerado e caricato que o primeiro e, depois de se entrar em contacto com os filmes mais realistas do Nolan, não dá para suspender a descrença tanto assim como faríamos antes. Ainda assim, um filme extremamente nostálgico, com a trilha sonora definitiva do Batman (gosto até mais da do original de 89) e a minha nota seria também um 8/10.
Esse filme acabou se tornando a grande tradição natalina de todos os fãs do Homem-Morcego, kkkkk. Realmente uma adaptação que faz o Batman ficar diferente do personagem que vemos nos quadrinhos. Na adaptação do filme para a versão em quadrinhos, o roteirista acabou tirando muitas dessas mortes que o protagonista comete, tentando suavizar o personagem. De qualquer maneira, levando em conta que essa é uma versão alternativa do Batman, concordo com vc e consigo curtir o filme dentro da proposta do Burton. Pena que depois o diretor teve os problemas com o McDonalds caiu fora do terceiro filme. Bom vídeo. Abraços.
Eu amo esse filme do Batman, acho ele o melhor filme do universo do Batman pra mim. Não gosto do Christian Bale nem do Ben Affleck como Bruce Wayne. Talvez seja pq eu goste da estética dos filmes do Burton.
Batman Dark Knight o protagonismo é disparado do Coringa, acredito que esse equilíbrio com um bom vilão é complicado, em Batman ressurge o Bane vai ganhando cada vez mais espaço e então ele é completamente apagado pelo roteiro, talvez para tentar aumentar o participação do Batman. Os Batmans antigos eu gosto pela nostalgia, e de fato eles possuem um identidade própria, agora sobre as animações, ela são implemente fantásticas.
Esse com certeza é um dos melhores filmes do batman a trilha sonora dele e o estilo dos cenários me trás uma nostalgia muito boa, como se fosse um desenho do batman meio sinistro
Van Helsing de 2004 eu visitei pela primeira vez em seu lançamento, claro que como uma boa criança entusiasmada eu adorei. Confesso que tenho medo de revisitar esse filme e descobrir que a nostalgia se transformou em Maustalgia! kkkkkkkk
Eu gosto do Batman Returns, mas nesse filme é impressionante como a Mulher-Gato sempre está sendo subestimada pelos personagens masculinos e, às vezes, é descaradamente apenas por ela ser mulher.
Eu mudei de opinião sobre 'Hannibal'. Odiei quando vi no cinema, estava esperando 'O Silêncio dos Inocentes 2', quando revi em DVD sem esta expectativa curti bem mais pelo que era, um filme totalmente diferente.
Pegaaaaa. Cara. Tu nem imagina o quanto fiquei feliz vendo essa thumb. Curiosidade: começei a me interessar por análises de filmes depois de ver the dark knight. Por isso mal posso esperar pra chegar a vez dele. Ahhhh. Parabens pelo canal.
Uma coisa inédita nesse filme, e isso tenho de dar os créditos, é que Bruce Wayne evolui nele. Enquanto mesmo na trilogia do Nolan ou nos quadrinhos nunca há a menor forma de superação do trauma - o Bruce Wayne mesmo com anos na prática ainda tem o mesmo psicológico do primeiro dia, apenas com mais experiência, em Batman Returns é perceptível que a vingança em cima do Coringa tirou um grande peso das costas. Bruce Wayne é um pouco mais tranquilo na própria pele, consegue aproveitar um pouco mais, mas sem deixar de ser o mesmo personagem. Algo feito de forma bem natural. 'Returns' me incomoda por ser um filme cheio de contradições, e acho seu antecessor muito superior, mas essa evolução psicológica foi algo único tratando-se de Batman.
Foi bem generoso, apesar de que eu não ache esse filme ruim. Tenho uma memória positiva sobre ele, apesar que hoje eu sei que as características dos personagens foram um tanto deturpadas em relação aos quadrinhos. Tipo, aquela "transformação"(?) Da Selina em mulher gato não fez o menor sentido, assim como os pinguins que moram no esgoto, o Pinguim mutante e a mulher gato comendo passarinho.
Batman O Retorno dá espaço aos vilãos porque são aqueles personagens que estão em construção. O Batman já foi desenvolvido e apresentado no filme anterior. No BATMAN Eternamente o Batman acaba passando por um reconstrução. Que redefine o personagem por isso ele aparece mas.
Nossa! Nunca fiquei tão ansioso por um próximo vídeo. Tenho Batman a máscara do fantasma como o melhor filme do Batman de todos, além dele ser o filme que abre todo universo animado da DC de 90 a 2009.
Acho que é comum o sentimento em gostar mais de Batman o retorno com o passar do tempo. Digo isto devido a sua narrativa e estética pouco convencionais que exigem um olhar amadurecido com o passar do tempo. O primeiro filme tem uma história mais tradicional de super heróis. Este funciona mais como um conto de Batman por Tim Burton ( assim como Edward Mãos de tesoura também é um conto de Tim Burton). A ação é secundária e o foco é um estudo da dualidade de seus personagens. Vejo uma forte inspiração em Frankenstein e o Médico e o monstro nas composições do Pinguim e da Mulher Gato. Gosto particularmente da atmosfera melancólica e da sua trilha sonora marcante. Uma pena que Tim Burton não tenha dirigido mais um ou dois filmes do homem morcego.
acho que foi proposital do Tim burton colocar o Batman como coadjuvante Na época que eu assisti no cinema eu pensei que o Tim deveria ter escolhido trabalhar com um só vilão a mulher gato (claro ) porque a Michele Pfizer’s está incrível espetacular no papel
Eu não gosto do Batman Returns. Não gostei do roteiro. A descaracterização da Mulher Gato ( se transforma devido uma queda e os gatos começam a achar ela a rainha dos felinos kkk). Pinguim também não gostei. Mas os cenários são muito bons. Gosto do Tim Burton, mas nesse filme ele não foi bem.
Gosto bastante de Batman Returns, mesmo que eu considere um pouco abaixo de Batman de 1989. Acho que é por causa da identidade visual bem característica e da composição do elenco. Também fico com a nota 8 para o filme. Asiosíssimo aqui pra ouvir sobre A Máscara do Fantasma
É um filme doido, muito sexual e não tem muita coisa das HQs... Mas eu adoro Batman Returns, hehe. Acho que envelheceu bem e é um dos poucos blockbusters das últimas décadas que realmente possui um tom autoral. Permanece uma esquisitice deliciosa, que não teve seguidores de verdade dentro do subgênero de super-heróis.
é meu filme favorito do batman, adoro cavaleiro das trevas mas a força daquele filme vem muito do vilão e bem pouco do batman, não gosto mt da adaptação feita no batman do nolan e na trilogia em geral fui reconhecendo varios problemas com o passar dos anos, batman returns é oq mais se aproxima do material original do batman e das series animadas (digo isso do filme em si não do batman pq a adaptação do batman que mais se aproxima do original é o ben affleck), batman returns é original, diferente, divertido e apesar das diferenças tem muito do batman original lá sem falar que é muito dificil alguém fazer uma mulher gato melhor que a michelle pfeiffer
Esse é o único filme do Batman que eu amo. É o melhor filme de herói que existe. Meu Deus super sombrio com os melhores vilões e A melhor personagem vilã dos filmes de herói: mulher gato. Eu amo esse filme
Concordo 100% que a Gotham de Anton Furst foi superior. Apesar de ainda gostar da ambientação nesse, sinto falta daquela caracterização. Acho que uma caracterização diferenciada de Gotham como a dele faz falta até hoje. Ansioso pra ver as críticas dos filmes do Joel Schumacher e da Máscara do Fantasma, pra mim o melhor filme já feito do personagem.
Excelente vídeo, deixo minha sugestão de análise do primeiro Batman do Burton e mais comentários sobre longas do Batman/outros personagems dos quadrinhos.
Algumas coisas, alguns detalhes nesse filme não me agradam, mas até pela época de lançamento, vale levar em consideração, não acho que agrega muita coisa no Batman, mas consagrou tanto o Michael Keaton quanto o Tim Burton, além de tornar a Michelle Phiffer e o Danny DeVito como interpretações marcantes e lembradas até hoje... #vidalongaaomorcego 🦇
Me lembro perfeitamente do dia em que eu vi esse filme no cinema com 11 anos de idade. Também lembro da propaganda da pepsi que acho que sorteava um mitsubishi eclipse.
Quase trinta anos depois e a Mulher-Gato e o Pinguim desse filme continuam sendo alguns dos melhores vilões do Batman no cinema. Destaque para o Christopher Walken também.
Até hoje, os filmes do Tim Burton continuam insuperáveis na representação de Gotham City.
Os diretores que vieram depois esqueceram o visual gótico tão característico da cidade.
ele acertou demais neste tom cartunesco ....mas eram anos 80 ..assim como james bond daquela epoca nao seriam legal hoje, aquele tom para o batman tambem nao caberia hoje em dia
As cenas da Michelle (na cama com o Pinguim e ela falando Miau antes da explosão) são marcantes e me deixam maluco até hoje. Uma das atrizes mais lindas e talentosas da era de ouro de Hollywood.
A Annette Bening seria a Mulher Gato, mas engravidou do Warren Beatty e por isso sobrou para Michelle Pfeiffer. Coisa do destino, pq não consigo imaginar outra atriz no papel. Ela foi excelente como Mulher Gato, a melhor de todas as versões.
Dizem que a problemática atriz Sean Young apareceu vestida de Mulher-Gato de surpresa, na frente do Tim Burton pedindo o papel da personagem, mas foi solenemente ignorada.
Apesar de alguns erros, é o filme do Batman mais bonito visualmente e melhor ambientado, a melhor Gotham já feita foi do Tim Burton
Eu revi esse filme esses dias e é genial. Puta filme arriscado, fora o terror num filme q deveria ser infantil kkkkkk Tim é foda. Não é um filme pra crianças kkkkkk
Excelente crítica!
Quando criança eu achava tudo muito chato , mas depois revi o filme na minha fase adulta e fiquei maravilhado com o resultado final, a trilha do Danny elfman, a homenagem aos filmes de terror da Hammer com aquela introdução quase sem diálogos, os vilões icônicos em suas caracterizações e a versão remasterizada que esta disponível no HBO MAX está linda, enfim, excelente analise .
Para mim é o melhor filme do Batman de todos os tempos.
Particularmente AMO Batman o retorno.
Lembro de assistir ao filme no SBT, no cinema em casa, e mesmo jovem, adorei esse universo sombrio/gótico e peculiar criado e aqui expandido pelo Tim Burton, sem medo de ser brega .
Michael Keaton parece estar se divertindo mais como o Batman, Michelle brilha como a sedutora Mulher Gato e o Pinguim é aquele vilão genérico e bobão que todo mundo gosta hahaha
Nostalgia bateu forte aqui kkkk
Assisti esse filme no SBT. Bons tempos em que Tim Burton era um cineasta relevante (e não funcionário da Disney).
"Próximo da série será Batman: A Máscara do Fantasma"
A melhor animação de super heróis juntamente com "Batman Under of the Red Hood" .
E na minha opinião a melhor representação do Batman na história.
Um Batman mais humano, emotivo, mas que não deixa de ser o nosso Morcegão que põe medo em todos que praticam o mal.
Você é d+, Dale!
Tim Burton nunca ligou ou se interessou muito pelos quadrinhos do Batman e mesmo assim fez o negócio dar certo.
Eu acho Batman Returns um baita filme subestimado do Batman, melhor inclusive que o Original.
Tecnicamente falando, pra mim é o melhor filme do Batman feito até hoje.
Amo! Mal posso esperar pela volta do Keaton no papel. E tão tentando trazer a Michelle. Se isso acontecer, o moleque de 11 anos q assistiu esse filme 3 vezes seguidas no cinema (sim, amiguinhos, podia sim!), vai chorar de emoção!
"Batman - O Retorno" foi o presente que a Warner Bros deu para Tim Burton após o sucesso do primeiro filmes de 1989. Tendo controle praticamente de toda a produção o cineasta manteve seu tom tão conhecido na sequência (personagens perturbados, ora engraçados, ora melancôlicos) e a soturna fotografia. Eu sempre gostei bem mais do primeiro filme pois em "O Retorno" o roteiro deixa muito espaço para o personagem de Christopher Walken dar sua habitual contribuição de maluco excêntrico vilanesco, enquanto Michelle Pfeiffer ganha poucos momentos inspiradores como Celina, embora se saia melhor como Mulher Gato. Michael Keaton está mais a vontade assim como Danny De Vitto e seu pinguim bizarro dos esgotos.
Selina***
Eu já prefiro mil vezes "O Retorno" do que o de 1989. Na sequência, os personagens são muito melhor trabalhados, psicologicamente falando, incluindo o próprio Batman, que no filme de 89 fica muito apagado perante o Coringa. E a Selina Kyle é uma personagem muito mais icônica e com mais camadas do que a Vicky Vale.
Essa sequência serviu pra comprovar que o Burton achava os vilões do Batman mais interessante do que o próprio.
O legal dos filmes do batman é que os vilões sempre brilham mais que ele kkkkkkk é foda, mas ao mesmo tempo tivemos vilões iônicos
o interessante é que o Burton nunca foi fã de HQs, e ainda assim conseguiu ser fiel aos quadrinhos, de certo modo, sem perder sua identidade como cineasta.
Amo esse filme. Um clássico. Ainda não fizeram uma mulher-gato melhor. Gostei dos atores e suas atuações (Pfeiffer e Devito), apesar do Keaton não ter um pingo de carisma. Excelente fotografia, trilha sonora... Enfim, é sombrio, engraçado e icônico.
Gosto como ele relaciona Batman ao Pinguím no começo do filme. Por cerca dos 30 min iniciais o filme se preocupa apenas em contar a origem dos vilões (no caso do Pinguím, com inspiração na história de Moises). Nos encontramos com o Batman apenas uma vez, impedindo um ataque a cidade pelos capangas do Pinguím, porém, ele não diz nenhuma fala. Depois de sermos apresentados a Pinguím e Mulher Gato, vemos Bruce Wayne assistir a entrevista do vilão na TV. E em sua primeira fala, ele diz: "Os pais, tomara que os encontre!"
Bruce foi marcado pela morte dos pais, isso é muito significativo para ele. De inicio, mesmo que por apenas esse detalhe, ele sente identificação com o Pinguím, relacionando a figura de "aberração" entre o herói e vilão.
Lembro que qdo eu era criança morria de medo dessa caracterização do Pinguim do Danny DeVitto - e confesso que até hj me dá um certo desconforto ainda hahaha (acredito que essa tenha sido a ideia). E concordo: a Mulher Gato da Michelle Pfeiffer e o Pinguim roubam a cena! E, apesar das falhas, confesso que gosto mais desse do que do filme de 89 rs
SPOILER
Lembro que mesmo qdo eu era criança, a cena da morte do Pinguim me impactou. Tem um quê de melancólico... Não sei explicar rs. Mas me marcou mto, por isso prefiro ao filme de 89: me relacionei mais com os personagens.
em relação as animações, a mascara do fantasma e contra capuz vermelho são incríveis.
Eu lia muito HQs nessa época e fiquei maluco com esse Batman do Burton, amo esses filmes!
Amo esse filme e o Batman e o anterior de 1989. Pra mim eu considero esses filmes mais sérios do Tim Burton, junto com Ed Wood e Grandes Olhos, embora sejam enormemente diferentes um dos outros. Já vi esse filme várias vezes na Sessão da Tarde. Michael Keaton estava excelente como o Batman, mas concordo que ele ficou apagado e Danny DeVito arrasou como o Pinguim. Michelle Pfeiffer foi a melhor escolha para a Mulher Gato, ela foi um ícone de personagem, provando que a atriz sempre deu conta do recado, apesar de Michelle não ter Oscar ainda. Ótimo vídeo, Dalenogare.
Melhor Selina Kyle, coisa maravilhosa, mas eu acho o primeiro superior, principalmente pelo Nicholson e pela colaboração do Prince, aliás, deveria fazer um react dos clipes do filme do batman, simplesmente.. único kkkk
aquela coringa é o que vemos nas HQ..tivemos outros dois otimos depois, mas deram uma atualizada bem vinda
Esse filme era campeão de audiência, na tele de sucessos do SBT.
@@rafaferrazdc Deve ter sido adquirido na parceria da Warner com o SBT no final dos anos 1990, q foram tantos filmes q vieram q a emissora teve q criar o Cine Espetacular e o Cine Belas Artes se n me engano.
Assim como o Coringa foi o "protagonista" do primeiro filme do Tim Burton, o Pinguim e a Mulher Gato foram "protagonistas" do segundo filme do diretor - a direção de arte, figurinos e trilha sonora desse filme são fantásticos
Esse filme é fantástico, as atuações são marcantes em especial para os personagens centrais Keaton, DeVito, Pfeiffer e Walken, a fotografia ótima assim como a do primeiro filme e a trilha sonora do Elfman merecia ter ganho um Oscar, além do Tim Burton ser o cara também.
Eu acho os dois Batmans de Burton, filmes de Burton. Tem sua assinatura, seus delírios, seu gótico e grotesco. Amo!
Hoje lançou vários filmes e séries da dc na hbo Max, até a série liga dá justiça sem limites estão lá agora
Amo esse filme , a mulher -gato é fantástica
Esse filme já vai completar 30 anos, oh como o tempo passar!
Engraçado que recentemente eu assisti o Returns pq foi um filme que marcou minha adolescência. Ainda acho a mulher gato da Michelle Phiffer foda. Eu tinha medo do pinguim. Kkkkk
Realistando hoje eu considero O Retorno melhor que o primeiro filme. Você consegue ver a marca do diretor impressa, Tim Burtton, que no primeiro é fraca. A construção do Pinguim é algo sensacional, apensar de quando assistir criança lembro que sentia medo, pois achava muito assustador. Mas considero Batman Return mas encantador que Batman
A cena final desse filme é de uma poesia ímpar. Deveria ter sido o último Batman da década de 90, encerraria essa etapa com chave de ouro. Os dois filmes seguintes decaíram absurdamente de qualidade, ao ponto do ridículo até.
Não fazia ideia de que tinham planos pra um possível spin off de Mulher-Gato da Michelle, já quero saber mais sobre
Estava ansioso p a crítica desse filme.
Eu amo esse filme !!!! Até hoje a mulher Gato da Michelle é falada .
Conforme o tempo foi passando eu também fui gostando mais desse filme. A mulher gato é a melhor coisa desse longa na minha opinião, você consegue pegar umas nuances dela até hoje, diferente do Pinguim que é extremamente caricato. Gosto do Bruce wayne do Keaton, é muuuito diferente do Bale por exemplo e isso que o faz um ótimo Batman e que marcou gerações (mesmo eu n gostando dele matar). Batman forever e Batman e Robin é um tutorial do que NÃO SE DEVE FAZER COM O CAVALEIRO DAS TREVAS. Só de pensar que ano que vem tem o filme do Flash e ele vai viajar no tempo e encontrar o Batman do Michael Keaton já aquece o coração dos fãs, viva o multiverso DC hahaha.
OBS: Ansioso pra ver você falar de Batman Begins, na minha opinião o melhor filme de origem de um super herói já feito.
Ótimo vídeo e forte abraço
Pra época esse filme foi mto bom .. o Pinguim e a Mulher Gato.. foram muito legais
Filmão. 11/10 Batman lendário!
Não sei se é pedir demais, mas como geralmente os seus vídeos tem sempre um trabalho de investigação/pesquisa por trás, eu adoraria que as críticas fossem mais longas, tipo 20, 30 minutos. Na verdade eu tranquilamente assistiria uma crítica sua de uma hora ou mais, sem reclamar.
EDIT: pelo menos dos filmes que mais marcaram sua vida 🙏🙏🙏
Vi esse filme no cinema com 8 anos de idade em 92 em SP, inesquecível.
Adoro! Pfeiffer e DeVito sensacionais! Vou até rever aqui depois desse vídeo.
Gostei muito da sua critica, apesar de algumas ressalvas, mas vamos lá.
O que mais me impressionou em Batman Returns é como Tim Burton toma para si, esse universo em particular, mesmo a violência e mortes são levadas a um viés cartunesco para não ser mais chocante, já possuindo a deformidade física, mental e moral (respectivamente Pinguim, Mulher gato e Max Schreck). A trilha sonora de Tim Burton não é apenas melhor, como elevou-se a uma maturidade artística que me agrada, junto com Edward Mãos de Tesoura, o lúdico e lirismo se encontram e se complementam, podemos perceber quando ouvimos o tema do primeiro e seguir diretamente para o segundo. A primeira aventura dá um tom sombrio mais lento e com toque triunfante, puro escapismo, já o segundo, o tema está lá, mas é melancólico ,triste, teatral e envolvente, justamente o mesmo tom usado nas animações, desta vez capitaneado pela saudosa Shirley Walker.
Max Schreck é para mim, a cola que liga aos três personagens, e de todos o melhor definido, seja por motivações ou atos, de covardia ou de coragem.
Parabéns pelo seu canal, assisto sempre.
P.S: Quando vai terminar seus 007? Só faltam 2 e estou ansioso pra saber o que acha?
Um abraço.
Meu fiilme de Batman favorito. É quase um filme de horror.
Eu também acho esse filme altamente exagerado, mas super imaginativo como A Hora do Espanto original. Michelle Pheiffer continua sendo a melhor Mulher-Gato mesmo após décadas, porque sua representação nesse filme foi tão forte capaz de influenciar os gibis. A trilogia do Nolan também teve uma boa Mulher-Gato mas não souberam trabalhar a relação difícil dela com Bruce, que aqui pega fogo.
Batman: O Retorno é o meu favorito de todos os filmes do Batman já feitos. Tim Burton consegue equilibrar o realismo dentro da fantasia e acho que isso faz o maior sentido em ver que Batman é mais verossímil e realmente funciona como personagem se transportarmos para a nossa realidade os problemas do personagem. Casa muito melhor esse universo composto pelo Tim Burton do que colocar Batman num mundo completamente realista - falo pelo visual (que é a grande força do filme se formos comparar com a visão do Nolan). A direção de arte é primorosa e ajuda a contar a história, nos encaixar nele. Nolan tem roteiro mais profundo mas a direção de arte torna algumas características visuais muito genéricas (justamente por serem vistos como se fosse no mundo real e isso perde o brilho da fantasia dos quadrinhos).
Em melhores palavras: nós conseguimos acreditar e nos envolver com todo o universo fantástico de Batman nos quadrinhos em suas melhores histórias. Tim Burton foi o que melhor conseguiu me convencer disso - independente das diferenças (pois se trata de uma adaptação e não uma cópia do original).
A fantasia quando tentam torná-la realista na adaptação do cinema, por vezes, chega a parecer pretensiosa - ainda que haja atuações louváveis de Oscar. Eu diria um pouco cafona (ou, na dalelinguagem: um "brega contido", como aquela cena do Coringa colocando a cabeça pelo carro no filme do Nolan - tentando construir um breve momento de drama meio superficial). No caso de Batman: O Retorno, eu considero toda essa ambientação de cenas - do humor negro ao drama - algo bem mais honesto (ainda que certos momentos tenham sido espontâneas). Nesse universo, ele é mais focado em O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller - pegamos um Batman mais sombrio e até mais pesado que a HQ original enquanto a versão de Nolan segue melhor o Batman de origem (pegando emprestado o ambiente do Miller).
Portanto, essa liberdade criativa do Burton para Batman: O Retorno me agradou e muito, de verdade. E é uma obra infelizmente subestimada até hoje - feliz por você reconhecer esse filme melhor hoje. Eu, assim que assisti, na primeira vez, senti uma grandiosidade e fui automaticamente correspondido por ele - como o melhor da duologia (já com um icônico longa excepcional em 89). Micelle Pfeiffer, como Mulher-Gato, me recordo até hoje, torcia para ela estar em cena o tempo todo e ficava até triste quando a gente acredita que ela, enfim, nos deixaria no decorrer de cada vida perdida na história. Pfeiffer me traz uma alegria imensa nesse filme. Walken e De Vitto nem se fala, esses são vilões que a gente passa a ter raiva de tão divertidos. E esse conceito de Batman/ Keaton ter pouca presença.. considero até um charme do filme e torna o personagem ainda mais enigmático.
Meu Deus, uma crítica sua sobre a máscara do fantasma!!! Essa já foi excelente (como sempre) já ansiosa pela próxima! VC É DEMAIS DALE!!!
Me lembro de ter gostado do filme na época, mas de também ter achado que havia um número excessivo de personagens e situações próprias, não desenvolvidas em todo seu potencial. E quanto a esta questão, de o tempo nos redimensionar algumas obras, também acontece comigo algumas vezes. Por exemplo, mais velho pude apreciar muito melhor Morangos Silvestres, do Bergman, do que quando o assisti, ainda jovem. Neste caso específico, o meu envelhecimento se juntou à mesma condição do personagem da história. O contrário se deu com O Retrato de Dorian Gray (o original, com George Sanders), cuja apreciação mais recente me decepcionou em relação à memória que eu tinha da obra, vista muitos anos atrás. Excelente crítica, Dale. Grande abraço.
Eu sou tão fã de Batman Returns, que eu fico em dúvida qual o meu favorito do herói, esse do Burton ou The Dark Knight do Nolan.
Curioso pra saber o que Dale acha de BvS, já que é um filme bem divisivo.
Amo essa sequência tanto de 89 e detesto eternamente. Tim burton conseguiu inprimir sua visão de Gotham city e do batman sempre com seus vilões memoráveis. Assisti muito na infância. Ótimo vídeo, Daleno!
Parabéns pela crítica. Mudar de opinião também ocorreu comigo, quando aprendi a ver o cinema de forma diferente. Esse clássico "brega contido" - não poderia haver definição melhor - , foi um dos, senão o mais ousado na época que quase tudo no cinema era era mato. Poderia significar o suicídio da produtora. Pra mim, em particular, ver um filme do meu herói favorito, antes só lido em quadrinhos, foi inimaginável, um sonho de criança que marcou e ficará para sempre.
eu totalmente adoro esse filme desde a estréia até hoje muito criativo e original
Antes de ver a crítica, já digo que eu gostava demais deste filme. Amava este Pinguim e esta Selena. 🙂🙃 Aliás, Dalenogare, estou amando essa fase de críticas a filmes não consagrados. A gente revisita o filme e o que viveu na época. Continue, por favor.
Ansioso pela tua visão sobre Batman A Máscara do Fantasma. Umas das animações que explorou bem o lado psicológico do personagem e utilizou de maneira interessante o cgi da época.
Esse filme entra pra categoria:continuações melhores que os anteriores
As imagens e a trilha do Elfman tornam este filme uma cortina se abrindo e surpreendendo a cada nova cena!
Penso que esse filme é muito fiel à primeira fase do Batman, de Bill Finger. Michael Keaton, Michele e De Vito estão muito bem. Cartunesco, sombrio e divertido.
Tim Burton me parece sempre interessante, ele arrisca muito, e tudo é como se fosse mega absurdo, o gótico nele é bacana, sei lá... gosto dele e de suas viagens criativas... Não estou sabendo me expressar.Na verdade, a sua boa crítica está organizando minhas impressões...
Fico feliz que voltou a postar vídeos sobre Batman. Amei a crítica e estou extremamente ansiosa pra ver a da Máscara do Fantasma
Gosto muito desse filme. Cresci com esses dois filmes do Burton e com a trilogia do Nolan e esse foi o meu favorito durante a minha infância. Mas hoje olho para ele com outro olhos, um filme com personagens icónicos, a Catwoman da Michelle Pfeiffer é a Catwoman definitiva (atuação que merecia ter sido lembrada no Oscar), porém, apesar da Gotham cheia de neve e lindíssima, é um filme mais exagerado e caricato que o primeiro e, depois de se entrar em contacto com os filmes mais realistas do Nolan, não dá para suspender a descrença tanto assim como faríamos antes. Ainda assim, um filme extremamente nostálgico, com a trilha sonora definitiva do Batman (gosto até mais da do original de 89) e a minha nota seria também um 8/10.
Esse filme acabou se tornando a grande tradição natalina de todos os fãs do Homem-Morcego, kkkkk.
Realmente uma adaptação que faz o Batman ficar diferente do personagem que vemos nos quadrinhos. Na adaptação do filme para a versão em quadrinhos, o roteirista acabou tirando muitas dessas mortes que o protagonista comete, tentando suavizar o personagem.
De qualquer maneira, levando em conta que essa é uma versão alternativa do Batman, concordo com vc e consigo curtir o filme dentro da proposta do Burton. Pena que depois o diretor teve os problemas com o McDonalds caiu fora do terceiro filme.
Bom vídeo.
Abraços.
Eu amo esse filme do Batman, acho ele o melhor filme do universo do Batman pra mim. Não gosto do Christian Bale nem do Ben Affleck como Bruce Wayne. Talvez seja pq eu goste da estética dos filmes do Burton.
Batman Dark Knight o protagonismo é disparado do Coringa, acredito que esse equilíbrio com um bom vilão é complicado, em Batman ressurge o Bane vai ganhando cada vez mais espaço e então ele é completamente apagado pelo roteiro, talvez para tentar aumentar o participação do Batman.
Os Batmans antigos eu gosto pela nostalgia, e de fato eles possuem um identidade própria, agora sobre as animações, ela são implemente fantásticas.
Esse com certeza é um dos melhores filmes do batman a trilha sonora dele e o estilo dos cenários me trás uma nostalgia muito boa, como se fosse um desenho do batman meio sinistro
Van Helsing de 2004 eu visitei pela primeira vez em seu lançamento, claro que como uma boa criança entusiasmada eu adorei. Confesso que tenho medo de revisitar esse filme e descobrir que a nostalgia se transformou em Maustalgia! kkkkkkkk
Para mim Batman Returns é um gibi vivo que melhorou com o tempo.
Gibi vivo é o Forever
Eu gosto do Batman Returns, mas nesse filme é impressionante como a Mulher-Gato sempre está sendo subestimada pelos personagens masculinos e, às vezes, é descaradamente apenas por ela ser mulher.
sem exagero,esse filmes do Tim burton sao praticamente HQ em movimento ..Ainda gosto mais do primeiro,mas esse tambem é muito legal..
Eu mudei de opinião sobre 'Hannibal'. Odiei quando vi no cinema, estava esperando 'O Silêncio dos Inocentes 2', quando revi em DVD sem esta expectativa curti bem mais pelo que era, um filme totalmente diferente.
Pegaaaaa. Cara. Tu nem imagina o quanto fiquei feliz vendo essa thumb. Curiosidade: começei a me interessar por análises de filmes depois de ver the dark knight. Por isso mal posso esperar pra chegar a vez dele. Ahhhh. Parabens pelo canal.
Uma coisa inédita nesse filme, e isso tenho de dar os créditos, é que Bruce Wayne evolui nele. Enquanto mesmo na trilogia do Nolan ou nos quadrinhos nunca há a menor forma de superação do trauma - o Bruce Wayne mesmo com anos na prática ainda tem o mesmo psicológico do primeiro dia, apenas com mais experiência, em Batman Returns é perceptível que a vingança em cima do Coringa tirou um grande peso das costas. Bruce Wayne é um pouco mais tranquilo na própria pele, consegue aproveitar um pouco mais, mas sem deixar de ser o mesmo personagem. Algo feito de forma bem natural.
'Returns' me incomoda por ser um filme cheio de contradições, e acho seu antecessor muito superior, mas essa evolução psicológica foi algo único tratando-se de Batman.
Foi bem generoso, apesar de que eu não ache esse filme ruim. Tenho uma memória positiva sobre ele, apesar que hoje eu sei que as características dos personagens foram um tanto deturpadas em relação aos quadrinhos. Tipo, aquela "transformação"(?) Da Selina em mulher gato não fez o menor sentido, assim como os pinguins que moram no esgoto, o Pinguim mutante e a mulher gato comendo passarinho.
Faz um sobre a trilogia do Zack Snyder, começando por Man of Stell, Batman vs Superman e então finaliza quando sair o Snyder Cut.
Batman O Retorno dá espaço aos vilãos porque são aqueles personagens que estão em construção.
O Batman já foi desenvolvido e apresentado no filme anterior.
No BATMAN Eternamente o Batman acaba passando por um reconstrução. Que redefine o personagem por isso ele aparece mas.
Nossa! Nunca fiquei tão ansioso por um próximo vídeo. Tenho Batman a máscara do fantasma como o melhor filme do Batman de todos, além dele ser o filme que abre todo universo animado da DC de 90 a 2009.
Muito boa a crítica, como sempre....
Mas... Cadê a critica de Skyfall?
Rsrs
Vida longa ao canal...
Em breve!
@@dalenogarecriticas 👏🏼👏🏼👏🏼
Quem mais assistiu esse clássico pela primeira vez na vida na Tela Quente?
Eu assisti no extinto Cine Tangará em Santo André-SP! Pra falar a verdade, o de 1989, tbm assisti lá!
Eu assisti os 3 no cine mappin em Santo André e o último também lá depois da reforma que virou shopping Abc
Acho que é comum o sentimento em gostar mais de Batman o retorno com o passar do tempo. Digo isto devido a sua narrativa e estética pouco convencionais que exigem um olhar amadurecido com o passar do tempo.
O primeiro filme tem uma história mais tradicional de super heróis. Este funciona mais como um conto de Batman por Tim Burton ( assim como Edward Mãos de tesoura também é um conto de Tim Burton).
A ação é secundária e o foco é um estudo da dualidade de seus personagens. Vejo uma forte inspiração em Frankenstein e o Médico e o monstro nas composições do Pinguim e da Mulher Gato. Gosto particularmente da atmosfera melancólica e da sua trilha sonora marcante. Uma pena que Tim Burton não tenha dirigido mais um ou dois filmes do homem morcego.
acho que foi proposital do Tim burton colocar o Batman como coadjuvante Na época que eu assisti no cinema eu pensei que o Tim deveria ter escolhido trabalhar com um só vilão a mulher gato (claro ) porque a Michele Pfizer’s está incrível espetacular no papel
Eu não gosto do Batman Returns. Não gostei do roteiro. A descaracterização da Mulher Gato ( se transforma devido uma queda e os gatos começam a achar ela a rainha dos felinos kkk). Pinguim também não gostei. Mas os cenários são muito bons. Gosto do Tim Burton, mas nesse filme ele não foi bem.
Gosto bastante de Batman Returns, mesmo que eu considere um pouco abaixo de Batman de 1989. Acho que é por causa da identidade visual bem característica e da composição do elenco. Também fico com a nota 8 para o filme.
Asiosíssimo aqui pra ouvir sobre A Máscara do Fantasma
Excelente crítica! Suas contextualizações de bastidores são primordiais pra compreensão de cada filme
É um filme doido, muito sexual e não tem muita coisa das HQs... Mas eu adoro Batman Returns, hehe. Acho que envelheceu bem e é um dos poucos blockbusters das últimas décadas que realmente possui um tom autoral. Permanece uma esquisitice deliciosa, que não teve seguidores de verdade dentro do subgênero de super-heróis.
é meu filme favorito do batman, adoro cavaleiro das trevas mas a força daquele filme vem muito do vilão e bem pouco do batman, não gosto mt da adaptação feita no batman do nolan e na trilogia em geral fui reconhecendo varios problemas com o passar dos anos, batman returns é oq mais se aproxima do material original do batman e das series animadas (digo isso do filme em si não do batman pq a adaptação do batman que mais se aproxima do original é o ben affleck), batman returns é original, diferente, divertido e apesar das diferenças tem muito do batman original lá sem falar que é muito dificil alguém fazer uma mulher gato melhor que a michelle pfeiffer
Muito legal você comentar as animações!!
Depois tem que ter a critica de Batman Forever e Batman e Robin (hoje virando um filme Cult) e a animação Morte em Família
Esse é o único filme do Batman que eu amo. É o melhor filme de herói que existe. Meu Deus super sombrio com os melhores vilões e A melhor personagem vilã dos filmes de herói: mulher gato. Eu amo esse filme
Concordo 100% que a Gotham de Anton Furst foi superior. Apesar de ainda gostar da ambientação nesse, sinto falta daquela caracterização. Acho que uma caracterização diferenciada de Gotham como a dele faz falta até hoje. Ansioso pra ver as críticas dos filmes do Joel Schumacher e da Máscara do Fantasma, pra mim o melhor filme já feito do personagem.
Batman retorno é um filme maravilhoso! Para mim é o melhor de todos!
Qualquer dia, nos fale sobre "Big Fish", do Burton. Eu amo esse filme, só não sei dizer se, tecnicamente, é bom realmente.
Ótimo vídeo, meu filme de herói favorito, a trilha do Elfman é sublime
A máscara do fantasma Acho bom demais! Ansioso pra ver sua crítica!
Excelente vídeo, deixo minha sugestão de análise do primeiro Batman do Burton e mais comentários sobre longas do Batman/outros personagems dos quadrinhos.
Algumas coisas, alguns detalhes nesse filme não me agradam, mas até pela época de lançamento, vale levar em consideração, não acho que agrega muita coisa no Batman, mas consagrou tanto o Michael Keaton quanto o Tim Burton, além de tornar a Michelle Phiffer e o Danny DeVito como interpretações marcantes e lembradas até hoje...
#vidalongaaomorcego 🦇
O Batman de 1989 é muito melhor que o Batman de 1992 . O de 89 é Muito melhor em tudo.
Um dia faz do Batman Eternamente e do Batman e Robin, essas duas perolas da setima arte, tao respeitadas hj em dia kkkk
Me lembro perfeitamente do dia em que eu vi esse filme no cinema com 11 anos de idade. Também lembro da propaganda da pepsi que acho que sorteava um mitsubishi eclipse.
Não sei se vai existir melhor pinguim e mulher gato en Batman.🤗 Eu tenho um amor por esse filme!