Eu tive uma experiência semelhante! No ensino médio, lá com 15-16 anos, peguei na biblioteca e odiei. O tempo passou e, por algum acaso, encontrei de novo. Li, reli algumas vezes e já presenteei os amigos. Temos, sim, hora para tudo. Que livro!
Bem, poderei dizer que tenho 17 anos, li o livro e amei, porém sei que existem interpretações e ideias que irão mudar e que daqui a uns anos ao reler poderei ver quase como de outra perspetiva
Quando eu era adolescente,toda vez que me diziam que um livro não era indicado pra minha faixa etária eu lia...E foi com 17 anos que eu li e me apaixonei por esse autor.
Falei em 18 apenas como referência. Não sou favorável a classificações etárias pra livros, filmes ou seja lá o que for. O que quis dizer é que acho ser necessária uma certa maturidade emocional e filosófica pra captar a total essência dessa obra. Com você foi 17, comigo, 27 e deve ter gente que não vai entender nunca. Beijo!!
O que me deixa mais fascinado pelas resenhas da Isabella, é o contexto histórico no qual o livro está inserido e vem emergir através de um texto bem redigido por ela. Parabéns!!!
Terminei esse livro. Que vazio que deu no peito, meu deus. Não consegui sentir raiva de nenhum personagem, nem da fraqueza do Franz, nem do vício em aventura da Sabina, nem da luxúria do Tomaz e nem da melancolia da Tereza, eles eram humanos, tão humanos que a gente se indentifica. Me vi um pouco em cada um...
Tive o mesmo sentimento sobre os personagens. Há muitas reflexões interessantes feitas pelo autor, o que, pelo que vi, também estão presentes em outros livros do autor.
Esse livro entraria na lista de um dos mais influentes na minha vida, e eu o lí adulto jovem e achei uma leitura fascinante, atualmente estudante de filosofia e vegano, o livro ganhou ainda novas significações, e um dos seus capítulos é pra mim um dos mais belos capítulos que já li até hoje, "O sorriso de Karenin"
Você está certa. Não era a época ideal pra descobrir essa obra. Porém, nessa semana Milan Kundera se foi e entrou na eternidade. Ideal o reprise desse vídeo.
Ótima resenha, como sempre. Vejo em alguns comentários dos seus vídeos pessoas que reclamam dizendo que você não fala muito da história em si dos livros. Acho mais importante esse arcabouço histórico que envolve a obra e o autor, coisa você desenvolve tão bem, muito mais do que se houvesse um resuminho da obra e seus personagens. Resumo de livro tá cheio na net. Parabéns. Baci from Italy
Estou, nesse momento, curtindo uma ressaca literária do livro A Insustentável Leveza do Ser. Apesar de já ter sido muito indicado a mim, só o tive nas mãos esse ano: 2022. Que livro maravilhoso! Amei! Muitas reflexões q me fizeram parar e repensar conceitos e situações da vida. Um livro q vale a pena cada minuto gasto.
Li com 16 anos e me apaixonei! Me emocionei como se estivesse lá. Entrei verdadeiramente na história. Desde então, reli muitas vezes. Breve irei reler. Sempre que leio percebo algo novo. É meu livro preferido até hoje. 🥰
Eu li este livro há alguns poucos anos e fiquei nessa dualidade sobre o que é ser leve e o que seria o oposto. Estava no quintal da minha casa olhando pra cima e pensando e me veio esse questionamento mais uma vez. Abri o TH-cam e pesquisei pelo seu título. Estou maravilhado com sua reflexão e seu ponto de vista. Ressalto tbm não ter feito tanta interpretação sobre a situação política. Ótimo vídeo 👏🏻
Estou lendo e não consigo desgrudar. Vim pesquisar uma resenha que justamente explanasse melhor o contexto histórico e rezando pra não ter spoiler e seu vídeo me caiu como uma luva. Não estou achando a leitura difícil, só acho que claramente é o típico livro pra se ler numa certa fase da vida, depois de já ter vivido “algumas”. Estou achando sensacional a parte da psicologia da coisa. Fala muito sobre dependência emocional nos relacionamentos. A escrita do autor é tão gostosa que deu vontade de ler outro s livros dele. Obrigada pelo vídeo ❤
Eu li esse livro com 14 anos. Peguei da estante da minha avó. Eu amei na época e depois quando reli e vi coisas novas e diferentes. é o meu livro preferido da vida.
Eu li o livro pela primeira vez com 18 anos, eu demorei um pouco a entender, mas continuei insistindo na leitura. Aos poucos fui pegando o ritmo certo para se ler ele, sempre li os livros muito rápido, a insustentável leveza do ser me ensinou a ler os livros com mais calma, a desgustar cada pensamento e ideias. E hoje e um dos meus livros preferidos, já reli muitas vezes e sempre me faz refletir muito.
Não li o livro porém assisti o filme, muito bom as duas atrizes e o ator que formaram o triângulo amoroso foram senssacionais o filme foi excelente, eu recomendo!!!👏👏👏👏 FronRio. E acrescenta: belo vídeo ,e essa moça tem uma excelente narrativa, nota 10 cm louvor!!!👏👏👏👏👏👏❤️
Não li o livro, mas tive a curiosidade de saber o que Milan queria dizer com, A insustentável leveza do ser. Agora entendi. A resposta fica a critério de cada um. Eu tenho a minha. 😊❤. Obrigada 🙏
Eu estou iniciando agora a leitura deste livro. Tenho apenas dezessete anos e fico fascinado com "leveza" que Milan Kundera descreve e narra o livro a partir de ideias filosóficas, como de Nietzsche e Parmêndis. Ainda estou no inicio do livro, e muitas vezes, fico relendo o mesmo capítulo, aturdido com a sutileza sobre os variados assuntos que permeiam o ser humano, no seu consciente, de desejos, sonhos, medos. já planejo voltar ler-lo depois de um tempo. É um desses livros que parece ser fácil, mas quando você acaba, não é mais o mesmo, e quando reinicia a leitura, sua percepção muda!
Eu amo Milan Kundera, e este foi o livro que me fez gostar de literatura, entretanto, por causa da estrutura do livro, o meu favotiro dele é "A Brincadeira". Se não leu ainda, recomendo. Suas principais obras trazem essa temática do drama e do trauma de se viver sob um regime comunista. Como Carlos Fuentes escreveu, Kundera não precisa se valer da forma alegórica para provocar a estranheza e a incomodidade às quais Franz Kafka invadiu com formas luminosas em um mundo que já existia sem que soubéssemos. O mundo de Kafka sabe que existe. Os personagens de Kundera não precisam acordar transformados em insetos porque a história da Europa Central se encarregou de demonstrar que um homem não necessita ser um inseto para ser tratado como um.
Não sei se foi só comigo mas me fez rever meus padrões de relacionamentos,entender mais um determinado contexto histórico que está presente no livro,depois de ler me deu a impressão que não entendi tudo que deveria,que cada vez que você lê entende de uma forma diferente ou que pode acrescentar novas visões!!!!
Talvez tenha chegado a hora de ler este livro novamente. Se será a terceira, quarta ou quinta vez já não sei mais. Tudo que sei é que a cada leitura descubro algo novo, sobre o livro e sobre mim. A quem ainda não leu, leia cada página com paciência, como quem saboreia uma sobremesa. ❤
Um dos livros mais incríveis que já li. Kundera e sua obra falam de amor e de dor... e de como a vida não não pode ser encarada como a busca por felicidade constante.
Ganhei este livro no meu aniversário de 2020 juntamente com Blade Runner e Cem Anos de Solidão. Os li primeiro, nessa sequência e depois o livro de Milan Kundera. Depois de tudo, consegui pensar paralelos entre as histórias. Parabéns, Isabela pelo canal, acompanho e leio sempre que posso!!!
É impressionante o seu estudo pra fazer uma resenha. Percebe-se a sua dedicação pra cada obra, e me desperta tanto interesse que a minha lista vai aumentando a cada semana (e isso não é nada ruim rs). Vc merece muito sucesso! Parabéns pelo vídeo! =)
Parabéns pela resenha, por enquadrar tão bem o enredo no contexto histórico e filosófico. Você tira o máximo que o livro tem a oferecer e compartilha este conhecimento com o seu público. Esta resenha, a da Revolução dos Bichos e do Coração nas Trevas me causaram a necessidade de ler estes livros novamente, pois apesar de ter gostado muito dos três, me deu a sensação de não ter abrangido todo o potencial destes livros. Estou seguindo o canal faz uma semana, tenho muitas resenhas para assistir ainda. Seu trabalho é fantástico.
Primeira vez no canal. Gostei das observações e das pinceladas da historia para deixar o resto com o leitor. Li este livro aos 21 anos, naquele momento, já com vários questionamentos duais sobre política, organização social, deus, tudo numa perspectiva puramente materialista. Pois ainda não tivera nenhuma prova da existência de deus. Mergulhei na leitura perscrutando cada palavra em seus significados, ao passo que criava com o máximo possível de cor e nitidez as imagens em minha mente. Não só aprendi a ler de uma forma mais rica, como este livro esteve totalmente ligado a uma série de epifanias que me fizeram sanar as dúvidas sobre o que na nossa cultura chamamos de Deus, me ajudou a perceber o papel do ser humano na vida, e me ajudou a entender a sacralidade da dualidade, lembrando que a sentença do extremismo é a "morte". É sem dúvidas, um livro muito especial. Parabéns por indica-lo! ^_^
Achei esse livro numa parte de uma casa abandonada. Já tinha ouvido falar do título, mas não sabia de onde nem de quem. Comecei a ler e me encantei de início. Me segurei p n ver comentários sobre ele antes de terminar (p n contaminar minhas impressões) mas não resisti e assisti a esse vídeo. Agora estou mais ansioso ainda p terminar de ler!!!
Vim parar aqui ouvindo Huthering heights do Angra ... vi tua resenha do MORRO DOS VENTOS UIVANTES e me inscrevi na hora. Agora veja tua resenha desse que é provavelmente meu livro mais amado ! Parabéns pelo canal !!! Incrível tua sensibilidade ao resenhar os livros !!!
Acho que essa é uma das suas melhores resenhas, fiquei fascinado e fui correndo comprar o livro que já estou devorando. Tô achando uma leitura bem leve por enquanto e apesar de levantar temas complexos são ideias bem fáceis de absorver, apesar de trazer questões não tão fáceis de responder.
Só Li este livro do Kundera (me chamou atenção pelo título) há alguns anos e achei ótimo. Excelente resenha, em minha opinião uma das melhores que vç já fez, mencionando a parte filosófica, histórica do livro e o fundo musical com Pachelbel perfeita combinação, parabéns.
Amei!!! Não conhecia os livros desse autor. Navegando por acaso na internet, me deparei com o trecho de uma página. Foi o suficiente! Parabéns pelo capricho!
Isa.. ano passado li "A Festa da Insignificância".. é sensacional!! Se tiver oportunidade leia.. é maravilhoso! Dá aquela "sacudida interior".. rsrs Ótimo vídeo, como sempre!! Bjos
Jung fala sobre a teoria da sincronicidade ... nada é por acaso... gostei de sua explanação... valeu... creio que esse livro não tem censura quanto a idade pois esse assunto de amor e sexo tem muita relação com a cultura em que fomos criados... Maravilhoso o filme... inspirador...😍😍😍😍
Adorei o vídeo! Geralmente, as resenhas (comentários) que vejo por aí sobre A insustentável leveza do ser dizem que ele é um livro sexual. Mas não é assim. Há questões relacionadas ao sexo porque isso faz parte da natureza humana, das relações e é mais do que normal que um livro filosófico se proponha a tratar desse aspecto também. Porém, adorei o fato de você ter se focado na questão filosófica, realmente, e não apenas nas questões sexuais. Esse é meu livro preferido da vida. A primeira vez que o li tinha 18 anos e fiquei com a mesma impressão que você: se tivesse lido antes disso, não teria entendido muita coisa.
o teu diferencial é essa imersão histórica que nos sugere, aguçando ainda mais o desejo pela leitura. obrigada por sempre ser sensível e continuar com os clássicos que a gente tanto ama, você é uma das minhas preferidas, um abraço apertado! ps: Ah, queria aqui deixar expresso a analogia que eu faço ao jeito que você fala e nos informa que me lembra muitíssimo a série da TV cultura "castelo ratimbum", um que de nostalgia !!
Acabei de ler este livro, e apesar de tua resenha ter sido publicada há bastante tempo, gostaria de dizer que foi a mais completa que vi, pq o livro é muito profundo e muitos booktubers não abordaram questões tão importantes, de tanto peso, com tanta leveza como você. Mais uma vez, parabéns! Bjs
Isso que é uma resenha! Conta muito sobre a história, sem estragar em nada uma futura experiência, e claro, mesmo após tanto tempo são tão boas quanto as atuais. Parabéns, e me ajudou muito como sempre.
Li esse livro há muitos anos e me lembro de ficar fascinada pela Sabina, pela maneira como ela levava a vida. Eu gostei do filme também, no entanto quando assisti pela primeira vez, eu era bem nova e fiquei abismada, não entendia várias coisas. Tive que revê-lo depois de mais velha. Que ótima resenha, obrigada pela aula de história! Vídeo maravilhoso
Há muito tempo que tenho esse livro na minha estante e nunca li. Gostei muito da sua resenha e vou começar a ler esta noite. Dá-me imenso prazer seguir o seu canal. Parabéns pelo excelente trabalho!
Assisti o filme a alguns anos atrás, mas sempre tive vontade de ler o livro, só não tinha criado coragem ainda. Pois sua resenha me contagiou, vou providenciar meu exemplar. Menina, suas resenhas arrasam, a contextualização foi excelente. Já vi aqui que tem gente que não gosta muito, mas eu acho isso fundamental, e também prefiro não saber tantos detalhes da história, as descobertas e impressões cabem à nós, ne mesmo? Por isso acho que vc conta o suficiente, pra permitir ao leitor suas próprias descobertas.
Pois é, Lorena, algumas pessoas esperam que eu faça um resumo das obras ou dê a minha opinião sobre cada acontecimento da narrativa... Mas eu acho que, se fizesse assim, os vídeos ficariam muito chatos. Prefiro contar o contexto geral das obras e concentrar os meus esforços em deixar vocês curiosos para lerem os livros sozinhos. Assim é muito melhor! 😉
Que resenha ótima, Isabella! É importante colocar mesmo todo mundo dentro do contexto histórico pra que tudo seja absorvido da melhor forma. E que livro sensacional! Beijo! Mickael - Sobre o Escrito
Isa, conheci seu canal há uns 6 meses, estou amando... Aos poucos estou assistindo tudinho... Esse é o meu livro queridinho da vida, hehehe... Adorei a resenha
É interessante que comigo aconteceu justamente isso. Tentei ler esse livro a primeira vez qdo tinha 16 anos, não entendi muito. Recentemente, aos 35 reli o livro e não só tive uma visão completamente diferente, como o adorei! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Excelente vídeo, parabéns!
Já ouvi muito falar desse livro, mas julguei o livro pelo titulo e não quis ler. Sua resenha primorosa me fez mudar de idéia... Parabéns Isa!!
8 ปีที่แล้ว +2
Que vídeo maravilhoso!!! Consegui entender a União Soviética com muito mais facilidade do que em todos os anos de ensino fundamental e médio, haha. Esse ano eu li A Festa da Insignificância e fiquei maravilhada! 'A Insustentável', está na minha listinha desde então e agora estou ainda mais ansiosa pra lê-lo. E que homem genial pra fazer títulos maravilhosos, não é? Grande beijo!
Sua análise trouxe leveza ao que eu estava sentindo em relação ao livro, em alguns trechos me vejo perdida, mas agora percebo que é justamente essa a proposta do livro.
Isa, amo como vc insere o contexto histórico e deixa a resenha tão sensacional! Fiquei com vontade reler esse livro pq acho que estou mais preparada para aproveitar a leitura do que quando o li pela primeira vez. Parabéns pelo vídeo incrível! =) Bjo
tenho 15 anos e, da primeira página até a última, amei (e amo) esse livro! não entendo porque tanta gente diz e não entendeu o livro, eu não tive essa dificuldade
Este é o livro que eu mais amo desde os meus 19 anos!! Nooooossa! Este foi o livro que me iniciou nas literaturas mais profundas, antes, eu lia muito livros mais rasos e, percebi que o que eu estava lendo já não me servia mais. Fiquei extasiada, comecei a pensar sobre até os meus próprios argumentos, (tudo que é extremo, leva à morte), em vida após a morte, nos relacionamentos com as pessoas... em TUDO! Você abordou bem, visto que este livro não é nada superficial, é impossível descrever este livro, ele é indizível para mim. Li mais três deste mesmo autor e sou fascinada!!
Oi, Isabella! Primeiro vídeo que assisto do teu canal e achei muito, muito legal! Este livro, quando li pela primeira vez, por volta dos meus 18 anos, me deixou com uma sensação estranha. Não me decidia se havia gostava ou não, mas o fato de ter me deixado assim, já cumpriu seu dever. Anos depois, assisti o filme com a fantástica Juliette Binoche e foi o gancho que me fez reler esta obra. Com certeza compreendi mais sobre ela mas continuei sentindo algo estranho, que por algum motivo me perturbava e ao mesmo tempo me satisfazia. Resultado: vou reler novamente no futuro, pois vale muito a pena. Ah, e concordo que é um dos títulos mais fascinantes da literatura universal. Por fim, fico feliz de me tornar mais um inscrito neste belo canal!
É daqueles livros que, cada vez que relemos, fazemos novas descobertas pessoais.. Muito bom mesmo. Seja bem vindo ao canal, sinta-se a vontade por aqui, Beijo!!
Sua resenha fez jus ao livro, filosófica e simples ao mesmo tempo. Amei a explicação sobre o contexto histórico, pois confesso que não conhecia muito bem. Que bom que você gostou, já estava na hora de a gente retribuir tantas indicações boas. Beijos!
Tava com ele no carrinho para comprar e vim primeiro conferir a opinião dos colegas youtubers rsss Adorei o vídeo! Ameii que vc foi cautelosa com a classificação adulta! Adoreiii... Melhor vídeo da vida, sobre esse livro! bjsss e likee
Li o livro aos 16 anos, odiei. li recentemente, aos 28 anos e me surpreendi, ... tem hora p tudo.
Eu tive uma experiência semelhante! No ensino médio, lá com 15-16 anos, peguei na biblioteca e odiei. O tempo passou e, por algum acaso, encontrei de novo. Li, reli algumas vezes e já presenteei os amigos. Temos, sim, hora para tudo. Que livro!
Tive essa experiência com Augusto Cury. Não passei das primeiras páginas de "O colecionador de lágrimas " e anos depois ele está no meu Top 10.
Bem, poderei dizer que tenho 17 anos, li o livro e amei, porém sei que existem interpretações e ideias que irão mudar e que daqui a uns anos ao reler poderei ver quase como de outra perspetiva
Um amigo me indicou vou ler !
Diga uma frase que você gostou depois de reler Bom dia ✌️,dividir conhecimento ganhar sabedoria.
Quando eu era adolescente,toda vez que me diziam que um livro não era indicado pra minha faixa etária eu lia...E foi com 17 anos que eu li e me apaixonei por esse autor.
Falei em 18 apenas como referência. Não sou favorável a classificações
etárias pra livros, filmes ou seja lá o que for. O que quis dizer é que
acho ser necessária uma certa maturidade emocional e filosófica pra
captar a total essência dessa obra. Com você foi 17, comigo, 27 e deve ter gente que não vai entender nunca.
Beijo!!
Beijo, gosto bastante do seu canal! :)
É um livro muito reflexivo e filosófico. Se você tentar lê-lo muito rápido, dificilmente vai entender realmente.
O que me deixa mais fascinado pelas resenhas da Isabella, é o contexto histórico no qual o livro está inserido e vem emergir através de um texto bem redigido por ela. Parabéns!!!
Além de tudo com um cabelo super hidratado
Terminei esse livro. Que vazio que deu no peito, meu deus. Não consegui sentir raiva de nenhum personagem, nem da fraqueza do Franz, nem do vício em aventura da Sabina, nem da luxúria do Tomaz e nem da melancolia da Tereza, eles eram humanos, tão humanos que a gente se indentifica. Me vi um pouco em cada um...
Tive o mesmo sentimento sobre os personagens. Há muitas reflexões interessantes feitas pelo autor, o que, pelo que vi, também estão presentes em outros livros do autor.
Esse livro entraria na lista de um dos mais influentes na minha vida, e eu o lí adulto jovem e achei uma leitura fascinante, atualmente estudante de filosofia e vegano, o livro ganhou ainda novas significações, e um dos seus capítulos é pra mim um dos mais belos capítulos que já li até hoje, "O sorriso de Karenin"
Tbm sou estudante de filosofia, sksksksksksj, feliz por ver alguém da minha turminha por aqui.
😂😂😂
Acabei de ler o livro agora. Sou vegetariano há 27 anos. A última parte de fato é um belo manifesto antiespecista. O livro todo é muito bom.
Você está certa. Não era a época ideal pra descobrir essa obra. Porém, nessa semana Milan Kundera se foi e entrou na eternidade. Ideal o reprise desse vídeo.
Alguns seres humanos não deveriam morrer...
Ótima resenha, como sempre. Vejo em alguns comentários dos seus vídeos pessoas que reclamam dizendo que você não fala muito da história em si dos livros. Acho mais importante esse arcabouço histórico que envolve a obra e o autor, coisa você desenvolve tão bem, muito mais do que se houvesse um resuminho da obra e seus personagens.
Resumo de livro tá cheio na net.
Parabéns.
Baci from Italy
concordo! trabalho excepcional!!
Eu super concordo! 👏👏👏
Estou, nesse momento, curtindo uma ressaca literária do livro A Insustentável Leveza do Ser. Apesar de já ter sido muito indicado a mim, só o tive nas mãos esse ano: 2022. Que livro maravilhoso! Amei! Muitas reflexões q me fizeram parar e repensar conceitos e situações da vida. Um livro q vale a pena cada minuto gasto.
Li com 16 anos e me apaixonei! Me emocionei como se estivesse lá. Entrei verdadeiramente na história. Desde então, reli muitas vezes. Breve irei reler. Sempre que leio percebo algo novo. É meu livro preferido até hoje. 🥰
Eu li este livro há alguns poucos anos e fiquei nessa dualidade sobre o que é ser leve e o que seria o oposto. Estava no quintal da minha casa olhando pra cima e pensando e me veio esse questionamento mais uma vez. Abri o TH-cam e pesquisei pelo seu título. Estou maravilhado com sua reflexão e seu ponto de vista. Ressalto tbm não ter feito tanta interpretação sobre a situação política. Ótimo vídeo 👏🏻
Estou lendo e não consigo desgrudar. Vim pesquisar uma resenha que justamente explanasse melhor o contexto histórico e rezando pra não ter spoiler e seu vídeo me caiu como uma luva. Não estou achando a leitura difícil, só acho que claramente é o típico livro pra se ler numa certa fase da vida, depois de já ter vivido “algumas”. Estou achando sensacional a parte da psicologia da coisa. Fala muito sobre dependência emocional nos relacionamentos. A escrita do autor é tão gostosa que deu vontade de ler outro s livros dele. Obrigada pelo vídeo ❤
Eu li esse livro com 14 anos. Peguei da estante da minha avó. Eu amei na época e depois quando reli e vi coisas novas e diferentes. é o meu livro preferido da vida.
Vergonha , ainda não li , vi um trecho e depois nos temos excelentes escritores , conhece - Los e bom
Eu li o livro pela primeira vez com 18 anos, eu demorei um pouco a entender, mas continuei insistindo na leitura.
Aos poucos fui pegando o ritmo certo para se ler ele, sempre li os livros muito rápido, a insustentável leveza do ser me ensinou a ler os livros com mais calma, a desgustar cada pensamento e ideias. E hoje e um dos meus livros preferidos, já reli muitas vezes e sempre me faz refletir muito.
Ótima escolha! A Insustentável Leveza Do Ser é incrível. Gostei muito de assistir ao seu vídeo. Parabéns!
a cada epoca da minha vida que leio esse livro, tenho uma percepção diferente. Livro espetacular
Não li o livro porém assisti o filme, muito bom as duas atrizes e o ator que formaram o triângulo amoroso foram senssacionais o filme foi excelente, eu recomendo!!!👏👏👏👏 FronRio.
E acrescenta: belo vídeo ,e essa moça tem uma excelente narrativa, nota 10 cm louvor!!!👏👏👏👏👏👏❤️
Cada vídeo seu que eu assisto eu penso "ela é tão inteligente eu teria orgulho de ser que nem ela", sério vc é demais!!!! Eu amo esse canal
Não li o livro, mas tive a curiosidade de saber o que Milan queria dizer com, A insustentável leveza do ser. Agora entendi. A resposta fica a critério de cada um. Eu tenho a minha. 😊❤. Obrigada 🙏
Eu estou iniciando agora a leitura deste livro. Tenho apenas dezessete anos e fico fascinado com "leveza" que Milan Kundera descreve e narra o livro a partir de ideias filosóficas, como de Nietzsche e Parmêndis. Ainda estou no inicio do livro, e muitas vezes, fico relendo o mesmo capítulo, aturdido com a sutileza sobre os variados assuntos que permeiam o ser humano, no seu consciente, de desejos, sonhos, medos. já planejo voltar ler-lo depois de um tempo. É um desses livros que parece ser fácil, mas quando você acaba, não é mais o mesmo, e quando reinicia a leitura, sua percepção muda!
Como lia enciclopédias!!!!!!!
Estudava!!!!!!!!!!!!!!!!
Este livro foi incrível
Só agora, na terceira tentativa, em três idades distintas, consegui. Maravilha de livro. Posso dizer, agora, como é bom entender.
Eu amo Milan Kundera, e este foi o livro que me fez gostar de literatura, entretanto, por causa da estrutura do livro, o meu favotiro dele é "A Brincadeira". Se não leu ainda, recomendo. Suas principais obras trazem essa temática do drama e do trauma de se viver sob um regime comunista. Como Carlos Fuentes escreveu, Kundera não precisa se valer da forma alegórica para provocar a estranheza e a incomodidade às quais Franz Kafka invadiu com formas luminosas em um mundo que já existia sem que soubéssemos. O mundo de Kafka sabe que existe. Os personagens de Kundera não precisam acordar transformados em insetos porque a história da Europa Central se encarregou de demonstrar que um homem não necessita ser um inseto para ser tratado como um.
Fala sobre o que, esse livro "A Brincadeira"?
Menina! Você é tão nova e com tantos conhecimentos de literatura. Parabéns!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ''conunismo passar fome taokei?''
Isso que vc escreveu foi belo e verdadeiro
"A Brincadeira" é o melhor livro do Kundera.
Não sei se foi só comigo mas me fez rever meus padrões de relacionamentos,entender mais um determinado contexto histórico que está presente no livro,depois de ler me deu a impressão que não entendi tudo que deveria,que cada vez que você lê entende de uma forma diferente ou que pode acrescentar novas visões!!!!
Acabei de ler e vim ouvir sua resenha! Divina como sempre!
Li com 16 e amei, comecei ler Sartre, Simone de Beavoir, Camus por volta dos 15, acho que por isso que gostei.
Simone é prolixo.
Camus é genial
Talvez tenha chegado a hora de ler este livro novamente. Se será a terceira, quarta ou quinta vez já não sei mais. Tudo que sei é que a cada leitura descubro algo novo, sobre o livro e sobre mim. A quem ainda não leu, leia cada página com paciência, como quem saboreia uma sobremesa. ❤
Um dos livros mais incríveis que já li. Kundera e sua obra falam de amor e de dor... e de como a vida não não pode ser encarada como a busca por felicidade constante.
Eu comecei a leitura a não conseguia parar. São tantas reflexões possíveis. Também acho o título maravilhoso. Deixa a gente super curioso.
Isa...só você pra dar uma aula sobre um livro, e o melhor, sem spoilers!
Parabéns! !
Li esse livro em 1986 aos 16 anos, tenho que ler novamente para entender melhor. Mas vale a pena.
Ganhei este livro no meu aniversário de 2020 juntamente com Blade Runner e Cem Anos de Solidão. Os li primeiro, nessa sequência e depois o livro de Milan Kundera. Depois de tudo, consegui pensar paralelos entre as histórias.
Parabéns, Isabela pelo canal, acompanho e leio sempre que posso!!!
É impressionante o seu estudo pra fazer uma resenha. Percebe-se a sua dedicação pra cada obra, e me desperta tanto interesse que a minha lista vai aumentando a cada semana (e isso não é nada ruim rs). Vc merece muito sucesso! Parabéns pelo vídeo! =)
Parabéns pela resenha, por enquadrar tão bem o enredo no contexto histórico e filosófico. Você tira o máximo que o livro tem a oferecer e compartilha este conhecimento com o seu público. Esta resenha, a da Revolução dos Bichos e do Coração nas Trevas me causaram a necessidade de ler estes livros novamente, pois apesar de ter gostado muito dos três, me deu a sensação de não ter abrangido todo o potencial destes livros. Estou seguindo o canal faz uma semana, tenho muitas resenhas para assistir ainda. Seu trabalho é fantástico.
Primeira vez no canal.
Gostei das observações e das pinceladas da historia para deixar o resto com o leitor. Li este livro aos 21 anos, naquele momento, já com vários questionamentos duais sobre política, organização social, deus, tudo numa perspectiva puramente materialista. Pois ainda não tivera nenhuma prova da existência de deus.
Mergulhei na leitura perscrutando cada palavra em seus significados, ao passo que criava com o máximo possível de cor e nitidez as imagens em minha mente. Não só aprendi a ler de uma forma mais rica, como este livro esteve totalmente ligado a uma série de epifanias que me fizeram sanar as dúvidas sobre o que na nossa cultura chamamos de Deus, me ajudou a perceber o papel do ser humano na vida, e me ajudou a entender a sacralidade da dualidade, lembrando que a sentença do extremismo é a "morte".
É sem dúvidas, um livro muito especial.
Parabéns por indica-lo! ^_^
Acabei de ver a resenha e corri emprestar o livro, já estou lendo e a cada página me surpreendo mais!
Maravilha! Obrigado pela aula tão esclarecedora.
Achei esse livro numa parte de uma casa abandonada. Já tinha ouvido falar do título, mas não sabia de onde nem de quem. Comecei a ler e me encantei de início. Me segurei p n ver comentários sobre ele antes de terminar (p n contaminar minhas impressões) mas não resisti e assisti a esse vídeo. Agora estou mais ansioso ainda p terminar de ler!!!
Isabella, vc é sensacional!!! Admirável como vc passa tantas informações de forma fluida, didática e leve!!! Amo seus vídeos!!!
Eu tenho esse livro é tava enrolando há anos pra ler. Obrigada pelo encorajamento... hoje fiz uma maratona dos seus vídeos de resenhas :)
Espetacular essa resenha, não é para menos que tem tantos seguidores, uma mistura de beleza simpatia e inteligência..
Tem um livro da Clarice Lispector q você devia ler: Perto do coração selvagem.
Fechei o livro e abri o vídeo da resenha. Sem dúvida um livro fascinante. Resenha impecável. Parabéns!
Que aula! Você não faz essas resenhas por acaso, você nasceu prá fazer isso.
Vim parar aqui ouvindo Huthering heights do Angra ... vi tua resenha do MORRO DOS VENTOS UIVANTES e me inscrevi na hora. Agora veja tua resenha desse que é provavelmente meu livro mais amado !
Parabéns pelo canal !!!
Incrível tua sensibilidade ao resenhar os livros !!!
Você é muito maravilhosa, obrigada, vou já comprar o livro.
Acho que essa é uma das suas melhores resenhas, fiquei fascinado e fui correndo comprar o livro que já estou devorando. Tô achando uma leitura bem leve por enquanto e apesar de levantar temas complexos são ideias bem fáceis de absorver, apesar de trazer questões não tão fáceis de responder.
Você é tão maravilhosa que terminei esse livro ontem e hoje tem vídeo seu falando sobre ele. Que amor
Só Li este livro do Kundera (me chamou atenção pelo título) há alguns anos e achei ótimo. Excelente resenha, em minha opinião uma das melhores que vç já fez, mencionando a parte filosófica, histórica do livro e o fundo musical com Pachelbel perfeita combinação, parabéns.
Amei!!!
Não conhecia os livros desse autor. Navegando por acaso na internet, me deparei com o trecho de uma página. Foi o suficiente!
Parabéns pelo capricho!
Isa.. ano passado li "A Festa da Insignificância".. é sensacional!!
Se tiver oportunidade leia.. é maravilhoso! Dá aquela "sacudida interior".. rsrs
Ótimo vídeo, como sempre!!
Bjos
Jung fala sobre a teoria da sincronicidade ... nada é por acaso... gostei de sua explanação... valeu... creio que esse livro não tem censura quanto a idade pois esse assunto de amor e sexo tem muita relação com a cultura em que fomos criados... Maravilhoso o filme... inspirador...😍😍😍😍
Ótimo vídeo, trouxe informações que não sabia. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho. Deixei o meu like!
Adorei o vídeo! Geralmente, as resenhas (comentários) que vejo por aí sobre A insustentável leveza do ser dizem que ele é um livro sexual. Mas não é assim. Há questões relacionadas ao sexo porque isso faz parte da natureza humana, das relações e é mais do que normal que um livro filosófico se proponha a tratar desse aspecto também. Porém, adorei o fato de você ter se focado na questão filosófica, realmente, e não apenas nas questões sexuais. Esse é meu livro preferido da vida. A primeira vez que o li tinha 18 anos e fiquei com a mesma impressão que você: se tivesse lido antes disso, não teria entendido muita coisa.
Eu estou lendo e amando!
Me inspirou mesmo. Vou ler!
o teu diferencial é essa imersão histórica que nos sugere, aguçando ainda mais o desejo pela leitura. obrigada por sempre ser sensível e continuar com os clássicos que a gente tanto ama, você é uma das minhas preferidas, um abraço apertado! ps: Ah, queria aqui deixar expresso a analogia que eu faço ao jeito que você fala e nos informa que me lembra muitíssimo a série da TV cultura "castelo ratimbum", um que de nostalgia !!
Acabei de ler este livro, e apesar de tua resenha ter sido publicada há bastante tempo, gostaria de dizer que foi a mais completa que vi, pq o livro é muito profundo e muitos booktubers não abordaram questões tão importantes, de tanto peso, com tanta leveza como você. Mais uma vez, parabéns! Bjs
Isso que é uma resenha! Conta muito sobre a história, sem estragar em nada uma futura experiência, e claro, mesmo após tanto tempo são tão boas quanto as atuais. Parabéns, e me ajudou muito como sempre.
Vc é um charme só.. já até me inscrevi pra assistir mais de vc.. rs
Terminei agora, estou maravilhado. Queria indicações de livros na mesma pegada
Li o livro quando tinha uns 26, e vi o filme logo após. Não lembro muito de nada, mas vou ler novamente aos 54! Você é ótima!
Parabéns pela segurança com que se coloca, com que nos esclarece. Beijo, querida!
Li esse livro há muitos anos e me lembro de ficar fascinada pela Sabina, pela maneira como ela levava a vida. Eu gostei do filme também, no entanto quando assisti pela primeira vez, eu era bem nova e fiquei abismada, não entendia várias coisas. Tive que revê-lo depois de mais velha. Que ótima resenha, obrigada pela aula de história! Vídeo maravilhoso
Parabéns pela resenha.
Como é lindo ouvir sua resenha com essa música de fundo. Até emociona
Há muito tempo que tenho esse livro na minha estante e nunca li. Gostei muito da sua resenha e vou começar a ler esta noite.
Dá-me imenso prazer seguir o seu canal. Parabéns pelo excelente trabalho!
Assisti o filme a alguns anos atrás, mas sempre tive vontade de ler o livro, só não tinha criado coragem ainda. Pois sua resenha me contagiou, vou providenciar meu exemplar.
Menina, suas resenhas arrasam, a contextualização foi excelente. Já vi aqui que tem gente que não gosta muito, mas eu acho isso fundamental, e também prefiro não saber tantos detalhes da história, as descobertas e impressões cabem à nós, ne mesmo? Por isso acho que vc conta o suficiente, pra permitir ao leitor suas próprias descobertas.
Pois é, Lorena, algumas pessoas esperam que eu faça um resumo das obras ou dê a minha opinião sobre cada acontecimento da narrativa... Mas eu acho que, se fizesse assim, os vídeos ficariam muito chatos. Prefiro contar o contexto geral das obras e concentrar os meus esforços em deixar vocês curiosos para lerem os livros sozinhos. Assim é muito melhor! 😉
Li esse livro aos 40 anos, aproveitei bem , mergulhei fundo mas como foi tão bom vou reler um dia, ele merece .
Quando passei na universidade publica, meu professor de filósofia me indicou esse livro, vim conferir.
Que resenha ótima, Isabella! É importante colocar mesmo todo mundo dentro do contexto histórico pra que tudo seja absorvido da melhor forma. E que livro sensacional! Beijo! Mickael - Sobre o Escrito
adorei tem uma otima oratoria
Que vídeo rico. Parabéns pelo conteúdo.
Isa, conheci seu canal há uns 6 meses, estou amando... Aos poucos estou assistindo tudinho... Esse é o meu livro queridinho da vida, hehehe... Adorei a resenha
Amo muito este livro!
É interessante que comigo aconteceu justamente isso. Tentei ler esse livro a primeira vez qdo tinha 16 anos, não entendi muito. Recentemente, aos 35 reli o livro e não só tive uma visão completamente diferente, como o adorei! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Excelente vídeo, parabéns!
livro mais vendido do ano em que nasci! adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa de ler
Amor incondicional por esse livro!! Vídeo excelente, parabéns!!
Obrigada pela resenha maravilhosa!
Já ouvi muito falar desse livro, mas julguei o livro pelo titulo e não quis ler. Sua resenha primorosa me fez mudar de idéia... Parabéns Isa!!
Que vídeo maravilhoso!!! Consegui entender a União Soviética com muito mais facilidade do que em todos os anos de ensino fundamental e médio, haha. Esse ano eu li A Festa da Insignificância e fiquei maravilhada! 'A Insustentável', está na minha listinha desde então e agora estou ainda mais ansiosa pra lê-lo.
E que homem genial pra fazer títulos maravilhosos, não é?
Grande beijo!
Sua resenha me inspirou a escolhe-lo para ser lido e debatido no clube do livro ao qual faço parte. Obrigada!
Parabéns pela explanação! Ainda não o li.
Sua análise trouxe leveza ao que eu estava sentindo em relação ao livro, em alguns trechos me vejo perdida, mas agora percebo que é justamente essa a proposta do livro.
Isa, amo como vc insere o contexto histórico e deixa a resenha tão sensacional!
Fiquei com vontade reler esse livro pq acho que estou mais preparada para aproveitar a leitura do que quando o li pela primeira vez.
Parabéns pelo vídeo incrível! =) Bjo
Maravilhosa análise!!! Estou terminando ele e amando!
tenho 15 anos e, da primeira página até a última, amei (e amo) esse livro!
não entendo porque tanta gente diz e não entendeu o livro, eu não tive essa dificuldade
Vc não faz mais vídeos?
Vc fala tão bem com bastante clareza
Este é o livro que eu mais amo desde os meus 19 anos!! Nooooossa! Este foi o livro que me iniciou nas literaturas mais profundas, antes, eu lia muito livros mais rasos e, percebi que o que eu estava lendo já não me servia mais. Fiquei extasiada, comecei a pensar sobre até os meus próprios argumentos, (tudo que é extremo, leva à morte), em vida após a morte, nos relacionamentos com as pessoas... em TUDO! Você abordou bem, visto que este livro não é nada superficial, é impossível descrever este livro, ele é indizível para mim. Li mais três deste mesmo autor e sou fascinada!!
Amei. Estou lendo e me acrescentou na parte histórica, trazendo mais sentido
O livro é ótimo, o autor, danado, e a apresentadora, articulada e linda! Amei!
Li esse livro a uns 3 anos atrás, quando tinha 16. Até hoje é meu favorito. Mas realmente, não é pra todas as idades. Vídeo maravilhoso!
Oi, Isabella! Primeiro vídeo que assisto do teu canal e achei muito, muito legal! Este livro, quando li pela primeira vez, por volta dos meus 18 anos, me deixou com uma sensação estranha. Não me decidia se havia gostava ou não, mas o fato de ter me deixado assim, já cumpriu seu dever. Anos depois, assisti o filme com a fantástica Juliette Binoche e foi o gancho que me fez reler esta obra. Com certeza compreendi mais sobre ela mas continuei sentindo algo estranho, que por algum motivo me perturbava e ao mesmo tempo me satisfazia. Resultado: vou reler novamente no futuro, pois vale muito a pena. Ah, e concordo que é um dos títulos mais fascinantes da literatura universal. Por fim, fico feliz de me tornar mais um inscrito neste belo canal!
É daqueles livros que, cada vez que relemos, fazemos novas descobertas pessoais.. Muito bom mesmo.
Seja bem vindo ao canal, sinta-se a vontade por aqui,
Beijo!!
Sua resenha fez jus ao livro, filosófica e simples ao mesmo tempo. Amei a explicação sobre o contexto histórico, pois confesso que não conhecia muito bem. Que bom que você gostou, já estava na hora de a gente retribuir tantas indicações boas. Beijos!
Li aos 16 pela primeira vez... E sigo relendo até hoje (aos 31 anos).
Acabei de comprar
Aí que linda! Lembro muito que pedi pra você falar sobre esse livro lá na página do face. Você é uma fofa. Bjoos!
sensacional, a resenha...belo trabalho
Excelente livro. Estou terminando de ler.
Tava com ele no carrinho para comprar e vim primeiro conferir a opinião dos colegas youtubers rsss Adorei o vídeo! Ameii que vc foi cautelosa com a classificação adulta! Adoreiii... Melhor vídeo da vida, sobre esse livro!
bjsss e likee