ASPERGER (ou autismo leve) | TEA | TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | PAPO DE MÃE

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 พ.ค. 2014
  • Programa apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza.
    Neste programa Mariana Kotscho e Roberta Manreza entrevistam famílias e especialistas sobre a síndrome de asperger, ou "autismo leve". O diagnóstico precoce do TEA, transtorno do espectro autista, é super importante. Muita informação. Informar com qualidade é sempre um meio de ajudar a sociedade. Se inscreva aqui no nosso canal Papo de Mãe e receba nossas notificações. Conteúdo de qualidade e informação de credibilidade. Há outros vídeos sobre autismo/TEA também.
    Acesse papodemae.uol.com.br
  • ตลก

ความคิดเห็น • 901

  • @jho6928
    @jho6928 2 ปีที่แล้ว +306

    Minha filha estuda com um amiguinho autista em grau mais severo desde o maternal, o Pablo cresceu com ela e confia nela...a escola não os separam de turma...hoje no terceiro ano ele diz Julia, quero ir no banheiro! Mesmo que a acompanhante o leve ele sempre pede tudo pra ela primeiro...ela ensina as outras crianças e até professores como lidar com ele no dia a dia pois ela já conhece as reações dele...ela diz que é o melhor amigo dela...mesmo ela tendo outros amigos ela o defende e cuida dele...ela diz mamãe ele é um bebê por isso eu cuido dele!

    • @andreiabraz8338
      @andreiabraz8338 2 ปีที่แล้ว +24

      Q LINDO DEUS ABENÇOE SUA FILHA POR SER AMOROSA E HUMILDE

    • @Vejaoqueacontecenasnovelas
      @Vejaoqueacontecenasnovelas 2 ปีที่แล้ว +19

      Que lindo,sua fiha tem um grande coração,parabéns

    • @vamosvamos5937
      @vamosvamos5937 2 ปีที่แล้ว +28

      Sua filha é demais. Como pai de um autista lhe agradeço muito. Muita saúde pro seu anjo.

    • @riscodeautismoemminhabebe50
      @riscodeautismoemminhabebe50 2 ปีที่แล้ว +14

      Que linda ela parabéns, sua filha é um exemplo de ser humano ...

    • @ivetebrito7119
      @ivetebrito7119 2 ปีที่แล้ว +15

      Que lindo!Queira Deus que ela se torne uma especialista na área.Rsss

  •  2 ปีที่แล้ว +62

    Como eu queria ter visto esse vídeo sete anos atrás, percebi sozinha que meu filho poderia ser autista e fui pesquisar. E descobri a síndrome de Asperger,apanhei muito para entender sozinha o mundinho dele. Levei ele em Neuro, psicólogo e psiquiatra. Eu estava assustada com as crises de nervosismo dele e mesmo com laudo médico a família não aceitavam, até mesmo meu esposo que não tinha paciência com meu filho. E pessoas da família que achavam que ele era mal educado e até que era problema espiritual. Nossa me machucaram muito. E ele só tinha a mim, só eu entendia ele, só com o tempo e com muita conversa e explicações com a família é que começaram a compreender melhor e respeitar o espaço dele. Eu me sentia perdida,nem os médicos dele conheciam bem a síndrome de Asperger. Tive que me virar com pesquisas na internet e muita observação no comportamento dele. Ele toma quetiapina para controlar um pouco o nervosismo e para dormir melhor já que passava a noite acordado e não conseguia dormir sozinho no próprio quarto. Com o passar dos anos ele foi amadurecendo mentalmente e diminuindo os anos de diferença mental em relação às crianças da idade dele. Hoje com 15 anos começou a dormir no próprio quarto sozinho,mas com abajur ligado. E a diferença mental dele com os colegas agora é de apenas 1 ano pela minha percepção. Então não se preocupem, eles evoluem com o passar dos anos.

    • @Anacarla-ls5mx
      @Anacarla-ls5mx ปีที่แล้ว

      O meu acabou de ser diagnosticado com .TEA.aos nove anos ainda dormi comigo.

  • @edvaniodiniz3596
    @edvaniodiniz3596 3 ปีที่แล้ว +437

    Vou deixar um comentário aqui um pouco diferente do que vcs já presenciaram.primeiro lugar parabéns pelo trabalho ajuda muito.É muito bom se sentir normal.completo 41 anos dia 06/05..apesar de eu não ter um diagnóstico comprovado me encaixo fortemente em tudo que foi dito..minha infância foi horrível e ainda sofro até hj com atitudes estranhas, principalmente no que diz respeito à convívio social..quando eu tinha por volta de 5 anos de idade me lembro que tinha algumas crises devido hipersensibilidade sensorial fui levado ao médico, sem saber o que estava fazendo e desconhecendo totalmente o autismo leve me receitou medicamentos fortes tarja Preta que nunca tomei kk meu pai se irritou com o médico e disse que seu filho não era louco lkkk Kkkk.ME DESCULPE PELO TEXTO MUITO GRANDE .continuando nunca mais voltei ao médico. Continuei a vida na escola sempre ficava no fundão, na hora do Recreio ficava na sala não porque eu queria mas porque já percebia que era bem aceito minha atitudes não permitia que as crianças ficassem perto ..com as meninas foi outro trauma kkkkk elas me achavam bonito e se aproximavam mas quando se iniciava a conversa elas iam embora e diziam:nossa ele é gatinho mas é estranho. Falar ao público sem chances nunca consegui apresentar um trabalho na frente não sei se isso faz parte das características dessa anomalia,enfim ...as vezes tinha uma roda que coleguinhas eu me aproximava e ficava só escutando e me divertindo mas quando alguém notava a minha presença e todos de uma só vez olhavam para mim eu já congelava e perdia toda a graça..acho que é por que nunca gostei de comemoração de aniversário porque vc naquele dia é o centro das atenções...vou resumir senão irei ficar o dia todo escrevendo kkkkk.fui pai aos 19 achei uma louca que me aceitou mesmo com essas esquisitices me casei aos 21 e minha filha hj já tem 21 anos se chama rayssa e cursa 8 semestre de DIREITO. Desde que minha filha nasceu nunca mais parei de trabalhar então não tive mais tempo de me dedicar a mim mesmo ...achava que meus problemas sociais e o fato de não conseguir manter amizades estava no fato de eu não ter tempo devido ao excesso de trabalho ..Hoje desempregado devido a pandemia e com tempo para assistir seus vídeos percebi que simplesmente se trata de algo que passou desapercebido e que ainda traz consequências em minha vida ..Muito obrigado pra vc que tudo isso Kkkk Kkkk e desculpe novamente pelo excesso de texto..somente um desabafo na esperança de que mesmo um pouco tarde eu possa crescer socialmente e mudar meus comportamentos

    • @edvaniodiniz3596
      @edvaniodiniz3596 3 ปีที่แล้ว +17

      @Ritali Rodrigues Fontoura parabéns Ritali pela graduação..fico feliz em ajudar espero que as gerações futuras não passem pelo que passei e que cada vez mais pessoas como vc se capacitem para auxiliar..

    • @taniagomessouza6351
      @taniagomessouza6351 3 ปีที่แล้ว +8

      Importante participar de grupo whats de pessoas adultas visando trocas de vivencias..compreensão e amizades

    • @priscilacosta9498
      @priscilacosta9498 3 ปีที่แล้ว +5

      Enriquecedor seu relato.

    • @LuluuBueno
      @LuluuBueno 3 ปีที่แล้ว +5

      Obrigada por compartilhar, meu sobrinho teve o diagnóstico de autismo grau 1 aos 7 anos e agora está com 11. Ele parece muito com esse relato que você deu, mas já está com acompanhamento e medicação. Estou pensando em fazer meu TCC com esse tema: autismo e conexão intestino cérebro, pelas evidências de disturbios do intestino e disbiose em autistas. Você lembra de ter algo relacionado ao intestino?

    • @edvaniodiniz3596
      @edvaniodiniz3596 3 ปีที่แล้ว +7

      @@LuluuBueno então tive alguns problemas sim mas consegui corrigir com alimentação ,se eu me descuidar e deixar de consumir os alimentos que me ajudam daí volta kkk kkk.varios dias para ir ao banheiro e ressecamento.É meio que uma vigilância eterna ..boa sorte

  • @JoaoCarlos-cw8yv
    @JoaoCarlos-cw8yv 2 ปีที่แล้ว +10

    Sou professor, psicopedagogo, asperger com comorbidades. Apesar de tudo sou vencedor em Cristo.

  • @mariabarbosa4449
    @mariabarbosa4449 2 ปีที่แล้ว +22

    Sou professora, quando recebo uma criança com comportamento diferente das crianças da idade dela, já observo e converso com a mãe e oriento que médico procurar para buscar ajuda e tratar da forma correta.

  • @daianeseif8214
    @daianeseif8214 4 ปีที่แล้ว +243

    Sou mãe de um Aspie... Nós moramos na Inglaterra. Ele foi diagnosticado aos 5 anos pela professora da escola, onde rapidamente foi feito o acompanhamento e o fechamento do diagnóstico.... Na época morávamos na Espanha, onde ele teve uma crise horrível e não conseguia se adaptar. Hoje moramos na Inglaterra e as escolas são todas adaptadas para o desenvolvimento e socialização das crianças.....

    • @claudiceiaribeiro6569
      @claudiceiaribeiro6569 3 ปีที่แล้ว +12

      Bom pra vcs,feliz quem tem condição pra isso.

    • @natyflor3958
      @natyflor3958 3 ปีที่แล้ว +11

      Escola com bons profissional é outra coisa

    • @mariacarolina6589
      @mariacarolina6589 3 ปีที่แล้ว +2

      11

    • @elianaclaudino9741
      @elianaclaudino9741 3 ปีที่แล้ว +23

      Pois é. Aqui no Brasil o professor não pode nem pedir para levar ao médico. Os pais já começam com ameaças. Infelizmente!

    • @willianquintiliano8538
      @willianquintiliano8538 3 ปีที่แล้ว +4

      Daiane vc tem instagran ou Facebook? Gostaria de esclarecimentos sobre esse tema na Inglaterra. Obrigado

  • @marivargas2912
    @marivargas2912 4 ปีที่แล้ว +401

    Sou Pedagoga, e trabalho como supervisora pedagógica em uma escola de Educ.Infantil particular, e minha realidade é um pouco contrária a reportagem, pois ninguém faz uma reportagem explicando como lidar com os pais que não aceitam que a Escola sugira uma avaliação com um especialista... "dizem que estamos diagnosticando", que "meu filho é normal", e a que a Escola quer só alunos "bonzinhos", além de ameaçarem trocar de escola nesse primeiro contato... somos refém do politicamente correto; a Escola não pode sugerir um psicologo, infelizmente não tem esse respaldo, onde já ouvi: tu ta dizendo q meu filho precisa de um psicólogo? Com ar de arrogância, como se uma Pedagoga não tivesse condições de perceber possíveis diferenças... sou contra rótulos, pois hoje em dia, para algumas pessoas, tudo é TDAH ou autismo, mas até as professoras conseguem perceber diferenças "gritantes" em comparação com o grupo de pares, e a maioria dos pais não aceitam, pelo menos essa é a minha realidade! Lamento não conseguir ajudar essas crianças, devido a falta de informação e preconceito dos próprios pais...😢

    • @tegwinter708
      @tegwinter708 4 ปีที่แล้ว +30

      Deve ser a herança grotesca de poucas décas atrás onde quem tinha Síndrome de Down era chamado de "mongolóide" e autista de "retardado". Simples assim.

    • @saleteejoaobonetti3967
      @saleteejoaobonetti3967 4 ปีที่แล้ว +5

      ta certa.

    • @carolramal7100
      @carolramal7100 4 ปีที่แล้ว +6

      É uma realidade

    • @ninaferreira4455
      @ninaferreira4455 4 ปีที่แล้ว +45

      Tenho um filho que foi diagnósticado com Asperger, levei um laudo para escola, foi conversado com a diretoria, supervisão da escola com a professora e escutei da mesma de aula que meu filho fazia hora dentro da sala de aula e demorava para resolver as questões, tive que ir a escola várias vezes, e ao meu ver simplesmente a professora não queria entender e se quer procurou saber o que é Asperger, então sim muita criança sofre preconceito por profissionais da educação que não aceitam ou não entendem a síndrome.

    • @laianasilva7594
      @laianasilva7594 3 ปีที่แล้ว +9

      @@ninaferreira4455 verdade. Eu tbm passei por isso!

  • @ivanamar8490
    @ivanamar8490 3 ปีที่แล้ว +64

    As escolas precisam contratar psicológos para que os professores não sejam sobrecarregados. Cada profissional na sua área

    • @michellopesdasilva8815
      @michellopesdasilva8815 10 หลายเดือนก่อน

      Sim, dão um trabalho são umas bençãos como uma pessoa que classificam como "leve" isso não existe pois graus podem variar de grau 1 a 3. Aqui no colégio o guri tava brincando no telhado da escola mesmo "leve" tem que ficar 24h de olho por causar de uma borboleta.

  • @jaquileidemusic748
    @jaquileidemusic748 3 ปีที่แล้ว +34

    Sou pedagoga e trabalho com alunos de espectros , autismo, Asperger Dow, DI, TDAH e etc. Então, aprendo um pouco a cada ano como lidar com essas crianças e adultos c espectros, é um desafio p nós professores e pais, mas a alegria toma conta, a cada evolução. 🤗

  • @kiria252
    @kiria252 4 ปีที่แล้ว +70

    Meu Deus meu filho tem 18 anos e sempre notei nele q ele é muito tímido, não gosta de ter muito amigos, não gosta de festa, não gosta de socializar com ninguém. Fica muito ancioso quando vai a lugares diferentes e pessoas diferentes. Não gosta muito de abraços. Só agora ouvi falar de asperger . Vou procurar especialistas .

    • @alinenassinger3305
      @alinenassinger3305 3 ปีที่แล้ว +2

      Então qual foi o resultado

    • @muniquirodrigues1
      @muniquirodrigues1 3 ปีที่แล้ว +1

      Conseguiu o diagnóstico?

    • @marilzazaleski4717
      @marilzazaleski4717 3 ปีที่แล้ว +3

      Meu tem 1 ano 8 meses não se aproxima de estranho ou pessoas q não convive pricipalmente homens demora muito para se aproximar ja mulheres ele mais tranquilo se aproxima maos rápido tomara q seja so tímides pai dele bem tímido

    • @papodemae
      @papodemae  3 ปีที่แล้ว +2

      boa sorte!

    • @katiakatia6457
      @katiakatia6457 3 ปีที่แล้ว +5

      @@marilzazaleski4717 seu filho quem está certo ! Não se aproxima de estranho..já está dizendo o nome estranho!!!!

  • @BrenoCruz-qs6im
    @BrenoCruz-qs6im 7 หลายเดือนก่อน +2

    Esse vídeo tem 9 anos que foi publicado e está num excelente nível de qualidade de conteúdo. E mulheres são muito mais sensíveis para tratar do assunto, parabéns!

  • @izackmendes7521
    @izackmendes7521 4 ปีที่แล้ว +46

    TENHO XXY E TDAH E AUTISMO E EPILEPSIA E ASMA E IPOTIROIDISMO E ALERGICO GRAVE KLINEFELTER IPOGONADISMO DESDE MEU NASÇIMENTO EM JANEIRO AGORA VOU FAZER 68 ANOS DE MUITA FELICIDADE IZACK MENDES.

    • @nagilacroche
      @nagilacroche 3 ปีที่แล้ว +1

      Uauu

    • @nagilacroche
      @nagilacroche 3 ปีที่แล้ว +1

      suspeito que tenho tdah,tenho hipotireoidismo desde 2 anos de idade

    • @katiakatia6457
      @katiakatia6457 3 ปีที่แล้ว +3

      Parabéns vc é um guerreiro passou por várias situações e não perdeu sua esperança nunca ...E venceu todas as batalhas da vida👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @sandraferreira8570
    @sandraferreira8570 3 ปีที่แล้ว +75

    Sou Terapeuta Ocupacional, trabalho com autismo, e meu filho de 7 anos, pode estar no Espectro. Tem todas as características de um Asperger. Hoje ele não pisa no chão sem meias, tem fixação em animais e dinossauros, sabe tudo sobre o assunto. Nas brincadeiras só fala de animais e dinossauros. Não gosta de barulho muito alto, não mantém o contato visual prolongado. Mas é super inteligente. Na questão de seletivo alimentar ele não é, come de tudo, "rapa o prato". Adora frutas e legumes.

    • @natyflor3958
      @natyflor3958 3 ปีที่แล้ว +2

      Que lindo

    • @lilianesales5316
      @lilianesales5316 3 ปีที่แล้ว +5

      Ja tive desconfiança q meu filho tem aspecto autista, noto nele uma criança boba demais inocente, mas vi 20 sintomas de autismo num vídeo ele não tem nenhum, ja fui em vários médicos, vários exames...

    • @keisyfernandes4748
      @keisyfernandes4748 3 ปีที่แล้ว +3

      Meu bebê é assim tbm tem 4 anos e fixado em dinossauros, tem várias manias ,e agitado e super estressado

    • @barbarabiondo482
      @barbarabiondo482 2 ปีที่แล้ว

      ​@@lilianesales5316 conseguiu o diagnóstico?

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 ปีที่แล้ว

      @@lilianesales5316 ele pode ser apenas DI.

  • @lenaperrotta-umacariocanas1320
    @lenaperrotta-umacariocanas1320 3 ปีที่แล้ว +9

    Não tenho filhos autista mas sou mãe, e estou aqui somente como curiosa mesmo, porque amo❤️ qualquer assunto que fale sobre psicologia/psicanálise/psicoterapia etc…etc…e etc 😍. Mas gostaria de dar a minha opinião sobre esse vídeo que: o Diretor de Teatro sou definir melhor que ninguém a criança/adolescente que são autista ou asperger. Ele definiu maravilhosamente e ainda mostrou como faz pra ganhar a atenção deles. Não os trata como diferentes, e ainda hiper valoriza os maiores dotes que os asperger têm, ou seja, a memória. 🥰 parabéns pra esse Diretor 👏🏻👏🏻👏🏻 isso sim que é ser bom naquilo que faz. 🌹

  • @carlajenifer4046
    @carlajenifer4046 2 ปีที่แล้ว +21

    Eu não conhecia essa síndrome, terminei de assistir Move to Heaven e o personagem principal tem asperger. Fiquei muito curiosa sobre esse assunto e vim pesquisar, achei muito interessante o vídeo, e muito informativo, mas acho que deveriam ensinar sobre síndrome nas escolas, e ter mais palestras sobre, diminuiria muito o preconceito e traria mais informações.

  • @jomarvirg
    @jomarvirg 5 ปีที่แล้ว +103

    não sei se o pessoal tem como irreal, mas eu estudo sobre psiquismo
    tenho 42 anos e sempre fui visto como estranho e tbm achava a forma que as pessoas viviam muito estranha, para mim era como se eles não pensassem racionalmente, na minha familia, minha mãe e pai sempre brigaram muito e não conseguem se entender até hoje, e isso sempre me afetou muito pq eu não conseguia sair dessa situação. tem muita coisa que eu gostaria de falar, mas eu não sei colocar as ideias da forma que as pessoas gostam, os meus pensamentos vem em insights, eu vejo tudo como se estivesse por cima olhando um mapa, eu vejo tudo, mas na hora de escrever a lingua escrita é muito restrita e dificil de falar em poucas palavras tudo que eu vejo, a maior parte das pessoas que me conhecem detestam conversar comigo, pq eu demoro muito e falo sobre muitos pontos de vista sobre um unico assunto, então eles se cansam rapidamente, e eu não tenho habilidades para falar como se fosse um enganador de comercial de tv, para mim não faz sentido falar alterando a voz para seduzir as pessoas em ondulações hipnoticas, hum, manter a linha de pensamento é complicado, não mostra com perfeição tudo que deve ser visto para se compreender a globalidade da questão
    quando eu era pequeno era muito nervoso, conforme o tempo passou eu fui diminuindo a forma violenta de reagir e eu segurava a raiva, na infancia apenas algumas pessoas perceberam que eu me isolava, não gostava de situações novas, nem de sair dos lugares que eu estava acostumado, a escola para mim era horrivel, eu so gostava da hora da educação fisica pq eu gostava de jogar, isso me ajudava a parar de pensar, não tinha amigos na escola e meus amigos na rua me achavam diferente , o meu jeito era impulsivo quando se tratava de coisas que eu gostava de fazer, jogar, brincar
    fiquei muito tempo jogando video game, os jogos que eu mais gostava eram sobre rpg dos video games super nintendo, mega drive e jogava muito fliperama, era quase um vicio , no caso do rpg eu gostava dos misterios, e tbm tinha revistas em quadrinhos, chegava a ir na casa dos parentes e para outros lugares carregando varias revistas em quadrinhos para me entreter, pq os lugares eram muito irritantes
    lembro que quando minha familia ia viajar, eu achava a pior coisa do mundo sair de casa, e não me enturmava com meus primos e nem com as pessoas que apareciam lá, gostava de conversar com pessoas idosas, me sentia bem perto delas, tinha algumas que eram malignas, essas eu detestava e nem queria ver mais
    tive pequenas crises, minha capacidade de suportar o desespero é bem grande, então eu ficava muito paranoico e queria sair do lugar , mas existiam as regras, tinha que ir na diretoria e sair do curso, por causa da paranoia e sensação de estar sendo observado e ridicularizado, isso vinha na minha mente, como se fosse algo muito claro, algo pejorativo, os medicos falam que isso é coisa psicologica por causa da infancia , mas eu percebi que isso é espiritual, pq os medicos me dopavam com remedios e não sabiam o que eu tinha, mas quando comecei a praticar espiritualidade, comecei a melhorar minhas sensações, e isso chegou no psiquismo pq o meu foco eram misterios, e conforme fui entrando na internet encontrei muitas pessoas que estudavam esse tipo de coisa, tive que filtrar muito, e o psiquismo é totalmente diferente da materia, mundo material, os pensamentos estão proximos da ilusão mental, e tem que saber lidar com a imaginação e razão, que no meu caso, eu tenho uma imaginação muito grande, mas ela não e criativa, ela é receptiva, entao eu não sou original nos desenhos que faço, mas eu gosto de ver os desenhos dos outros e fazer parecidos, porém, não consigo chegar no ponto que meu desenho fique na qualidade dos profissionais pq a minha mente pensa muito e troca muito de ideias, então, assim, tem muita coisa que eu queria falar, mas o texto já esta muito bagunçado nas ideias, mas eu gostaria de falar pq vi alguns videos e acho que as crianças que ainda estão crescendo se tiverem um diagnostico prematuro, elas podem viver melhor do que eu vivi, eu não tive uma vida amorosa até os 33 anos, nesse tempo eu tive muitos problemas com mulheres, não tenho amigos, não sou casado, e não tenho um emprego, e tbm não sei o que vou fazer , não tenho nenhum tipo de ideia como me encaixar no mundo, e isso já esta virando um problema para minha familia que não sabe o que vai ser de mim, fico por aqui e desejo que as pessoas que lerem isso entendam bem o que pode resultar um diagnostico tardio, e eu não tenho o diagnostico de medico, os medicos que fui não sabiam o que eu tinha, eu mesmo pesquisei e cheguei a conclusão que estou muito proximo de ser asperger

    • @joellemos746
      @joellemos746 4 ปีที่แล้ว +34

      jomarvirg Ola brother , sou autista leve , primeiro , pare de comer glúten , lactose , tomar café e reduza o açúcar . Isso faz mal pra todo mundo , mas para nós que somos mais sensíveis nos deixam “ drogados”. Procure se alimentar de forma saudável. E para a profissão, trabalha com compra e venda de ações , para nós é muito facil, por causa do nosso hiperfoco. Aprenda pela internet mesmo, nossas habilidades nos permite aprender qualquer coisas. Seja feliz , abraço

    • @jomarvirg
      @jomarvirg 4 ปีที่แล้ว +7

      @@joellemos746 obrigado pela dica

    • @geisa6165
      @geisa6165 4 ปีที่แล้ว +2

      Obrigada por seu relato. Esse vídeo talvez ajude um pouco: th-cam.com/video/BSzwpkKOgA4/w-d-xo.html

    • @monicagodoy6595
      @monicagodoy6595 4 ปีที่แล้ว +15

      Tem muitos trechos aí que me descrevem, principalmente a parte de ver as situações a partir de uma perspectiva muito mais ampla do q a maioria das pessoas e de não encontrar palavras pra explicar isso. Eu já nem tento mais explicar nada, tô ficando cada vez mais na minha.

    • @damarisgmartins
      @damarisgmartins 3 ปีที่แล้ว +5

      A dica do Joel lemos é super valida. Eu tenho suspeitas de q eu tenho autismo leve. Eu fiquei muito tempo sem saber o que fazer profissionalmente. Trabalhei 3 vezes para os outros. Eu poderia ser qualquer coisa, pelo meu interesse. Mas me limito a pensar que vou morrer sem ser tudo! E isso é um alívio, porque assim o leque fecha e eu posso focar em algo. No meu último emprego eu decidi que queria trabalhar de forma autónoma, porque sou ingênua demais e os outros se aproveitam da minha disposição de ser excelente em tudo. Eu descobri que vendas é algo interessante, pode ser o trampolim para os primeiros recursos. Investir em ações é algo que pra mim todos deveriam fazer( não precisa ser expert, é só ir no banco e pedir para que invistam por você). E enfim, eu não tenho diagnóstico, mas eu sei que sou diferente no meu comportamento. Não é algo que irá mudar. "Basta a cada dia seu mal!" É uma frase da Bíblia que resume bem como viver hoje. Não importa se vc tem 33 anos, cada pessoa tem seu próprio tempo. Mas se preocupe ao ponto de fazer algo por você e pelas pessoas que hoje estão na sua vida, e não tenha vergonha de meter a cara no trabalho. Imagine o seguinte..se as pessoas que te ajudam hoje caíssem enfermas ou morressem, você poderia apoiar elas financeiramente? Ou dar um enterro digno com seu próprio dinheiro? Ou pagar uma dívida "grande"? Isso parece estranho, mas é um bom começo para se motivar. Eu defini que irei fazer o que vier a mão, e de repente posso trabalhar com micropigmentação, BB glow, hyaluron Pen e outros, em casa! Dos recursos que eu tirar, comprarei roupas em Goiânia para minha loja virtual. Criei meu site de roupas, está parado, mas ativa e pronta. O próximo passo é treinar e treinar sobrancelhas! E já fazer propagandas do meu serviço. Minha mãe comprou o material inicial (maca, tebori, hialuron pen, etc) Estou com a faca e o queijo!

  • @mari.s.campos
    @mari.s.campos 4 ปีที่แล้ว +31

    Legal ver como essas mães se preocupam com os seus meninos,só cheguei a conclusão que tenho essa síndrome agora aos 31, família nunca se importou

    • @LaPozzan
      @LaPozzan 3 ปีที่แล้ว +4

      Naquela época não se tinha esse diagnóstico e a informação que hoje está na palma das nossas mãos. Se hoje tem médicos mal informados, quem dirá 20 anos atrás. Até na velhice, era tudo Gagá, hoje além do diagnóstico existe todo um protocolo de tratamento, remédios e terapias... As vezes os pais ganhavam de "diagnóstico" um "para de mimar", "da umas palmadas que cura". Devia ser difícil ser pai no século passado.

    • @jac9422
      @jac9422 3 ปีที่แล้ว

      @mari

    • @jac9422
      @jac9422 3 ปีที่แล้ว

      Gostaria de saber mais sobre você, pois tenho uma filha de 32 que tem algum transtorno, epois de adulto fica bem difícil, não aceitam médico nem a possibilidade de procurar e nem assumem ter algo. Ta nitido que ela tem alguma cois, tem toque, grita, explode, maioria das vezes comigo mãe. Se socializa com pessoas normalmente, até faz amizades, mas perde fácil, amigos, namorados.....muito nervosa, sai de si. Gostatia de falar com você.

    • @mari.s.campos
      @mari.s.campos 3 ปีที่แล้ว +1

      @@jac9422 Oi! Por esses sinais que vc relatou, me parece que sua filha pode ter transtorno bipolar ou TEI(transtorno explosivo intermitente). Posso estar errada mas não é normal um Asperger ter crises de raiva, ao contrário por as vezes serem considerados frios. Isso foi só uma opinião tá tem um canal chamado Neuro Saber q me ajudou muito, talvez possa te ajudar também.

  • @joelfutebol719
    @joelfutebol719 4 ปีที่แล้ว +73

    *Tem que respeitar os autistas, eles tem o mundo deles, tem amor verdadeiro!*

    • @lihcasinhasimples9484
      @lihcasinhasimples9484 4 ปีที่แล้ว +4

      Obrigada ,vem no meu canal.conhecer juan

    • @lucascruz3977
      @lucascruz3977 4 ปีที่แล้ว +11

      Na verdade esta ideia não é correta. É entendível o porquê das pessoas pensarem assim, no entanto autistas não vivem no "mundo deles", muitas vezes eles não respondem porque não estão com vontade ou interesse em fazê-lo.

    • @joelfutebol719
      @joelfutebol719 4 ปีที่แล้ว +3

      @@lucascruz3977 Tem o mundo deles, diferentes de nós... Se e que voce me entende

    • @lucascruz3977
      @lucascruz3977 4 ปีที่แล้ว +5

      @@joelfutebol719 Não, não têm. Assista este vídeo para entender melhor: th-cam.com/video/CQRF9tvyv0o/w-d-xo.html
      Por mais que as vezes pareça, eles (ou eu deveria dizer "nós"?) não vivem (os) em um mundo paralelo, trata-se apenas de concentração ou talvez desinteresse.

    • @joelfutebol719
      @joelfutebol719 4 ปีที่แล้ว +3

      @@lucascruz3977 Cada autista tem seu mundo, suas diferenças... Exemplo somos nos, nos mesmo somos diferentes em tudo.. Entendeu ? Cada pessoa autista as suas características de TEA

  • @anittasenna9047
    @anittasenna9047 3 ปีที่แล้ว +10

    Vendo essas mulheres que provavelmente são de classe média alta e tiveram diagnóstico tão tardio imagino uma mãe pobre quando um dia vai descobrir se a criança tem síndrome ou não

    • @maumauzika
      @maumauzika 2 ปีที่แล้ว +1

      pois é, imagina pra quem depende do sus...

  • @fabioamaralmonte7566
    @fabioamaralmonte7566 3 ปีที่แล้ว +84

    Muito bom ouvir a versão "doméstica" da síndrome, sem termos técnicos, apenas as experiências reais. Muito enriquecedor o bate papo...

    • @byamoraes5709
      @byamoraes5709 3 ปีที่แล้ว +1

      Siiiim... muito bom mesmo. Vejo meu filho em cada relato.
      O meu ainda sem diagnóstico ,12 anos... 2021

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 ปีที่แล้ว

      @@byamoraes5709 já conseguiu?

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 ปีที่แล้ว

      Eu tô buscando diagnóstico pra mim neste ano. E pra minha filha em 2023.

  • @ednadelduca1140
    @ednadelduca1140 2 ปีที่แล้ว +5

    Minha filha tem uma aluna asperger, super inteligente. E tenho um sobrinho de 8 anos asperger tbm, meu sobrinho ama amarelo, colocar tudo em sequência, ama abraço, carinho, ele ama meu marido e tudo q meu marido tem, ex...ama a moto do tio Paulo (meu marido) ama e já pediu um carro igual do tio Paulo, nas festas ele tem ciúmes do tio Paulo com as outras crianças já a aluninha da minha filha não gosta de carinho, abraço, minha filha é professora somente dela na rede pública, (professora acompanhante) mas passou no concurso e vai pegar outra sala com 20 alunos, mas minha filha acompanha ela as 5 HS por dia e tem horas q precisa dar uma voltinha com ela pela escola, aí ela volta a sala, ano q vem minha filha vai pra outra sala, se tiver algum aluno de inclusão eles colocam uma professora pra ajuda lá

  • @beneditaarrudaoliveiraluza5655
    @beneditaarrudaoliveiraluza5655 5 ปีที่แล้ว +67

    Eu tenho um neto asprger, é quase não se fala das birras deles, que as vezes é confundido com falta de educação, a minha família toda diz, que mimo muito, por isso que ele é desse jeito, por que explico não adinta

  • @beautycida
    @beautycida 4 ปีที่แล้ว +53

    Todos os sintomas e comportamento que vivi com meu filho que hoje tem 38 anos, sofri muito pela ignorância ,e falta de conhecimentos naquela época dos anos 80 tanto Escolar com professores despreparados e como na vida em comum, uma infância que só eu com neu instinto materno soube lidar, diziam que era uma crianca de QI superdotado.....todos os sintomaa ai q as maes declaram eu vivi...irritação com barulho, textura de alimentos, dificuldade alimentar ,cheiros, fixação, manias.....porém sempre muito educado, isolado, de poucos amigos,hoje adulto, mais amigos, formado, dedicado na profissão....porém tem os traços permanecem

    • @mssabia
      @mssabia 3 ปีที่แล้ว

      ❤️👏🏻🙏🏻

    • @janainamaededoismaeatipica
      @janainamaededoismaeatipica 2 ปีที่แล้ว

      Oi acabei de descobrir o autismo do MEU filho vim aqui humildemente li convidar a conhecer a nossa desconcoberta, por isse motivo trago minha experiência .th-cam.com/video/vpx5NjqMkqc/w-d-xo.html

    • @elenapimenta772
      @elenapimenta772 2 ปีที่แล้ว +1

      Que bom que seu filho se desenvolveu e hoje tudo mudou. O meu não chegou a se formar e abandonou a faculdade. Não come comida, nem frutas, verduras. Ele tem TARE- transtorno alimentar restritivo evitativo. Complicado! Mas nunca recebi diagnóstico de autismo para meu filho.

  • @Mecanicamente.
    @Mecanicamente. 3 ปีที่แล้ว +15

    Sou um Asperger adulto e tive muita dificuldade de pra me socializar no ensino fundamental.
    O mais complicado é que meus pais
    já tinham me falado a respeito da sindrome, afinal eu tinha sido diagnosticado com 5 anos.
    Mas só aprendi a lidar com isso aos 18 anos, foi quando pesquisei mais a respeito do assunto e aprendi a lidar com isso.

    • @matheusool4072
      @matheusool4072 2 ปีที่แล้ว

      Eu com 18 fazendo o mesmo, mas não fui tratado cedo na vida 😖🙏❤

    • @annapaulakoslinski389
      @annapaulakoslinski389 2 ปีที่แล้ว +2

      Não é sindrome. E um funcionamento cerebral diferente. Aspergers tem inteligência normal.

  • @depertoninguemenormal8631
    @depertoninguemenormal8631 3 ปีที่แล้ว +15

    Minha filha sempre teve muita dificuldade com o contato visual, caía e não chorava, mas fazia prirraça por motivos bobos, ex: queria segurar a sombrinha! É fascinada com objetos que giram e gosta de carrinhos. Sempre falou normalmente e nunca teve problemas com alimentos, só não gosta de café.Aprendeu a andar de bicicleta em 3 dias e desenha super bem. Só acho curioso que ela não gosta de brincar com crianças menores do que ela, nunca gostou! Inventa as próprias brincadeiras dela, ex: desfile de gatos, entrevistas, etc.. .Faz muitos gestos enquanto fala, principalmente com a cabeça, tem um olhar " desconfiado" e diz coisas que não condiz com a idade. Quando era bem pequena dizia coisas que seria mais coerente estar dizendo agora , aos 8 anos e hoje em dia faz algumas perguntas que é mais comum numa criança de 3 ou 4 anos. Procurei um médico em 2015 e ela me disse que minha filha não tinha nada, mas encaminhou ela para fazer um exame na APAE para me tranquilizar. Então levei, foi feito o exame, mas todas as vezes que eu fui lá pra buscar o resultado o médico responsável pelo exame não estava e me diziam pra voltar depois. Então achei que fosse apenas uma fase, e alguns sintomas sumiram (como a mania de tapar os ouvidos quando eu ligava o liquidificador), mas muitas coisas continuam. Ela não consegue abrir a boca direito para escovar os dentes, as vezes começa a dar gargalhadas do nada e estou preocupada. Vou procurar ajuda de um especialista. Só não sei se vou conseguir encontrar nos SUS. Muito obrigada pelo vídeo!

    • @papodemae
      @papodemae  3 ปีที่แล้ว

      Olá, obrigada por dividir sua história. Gostaria de publicar no nosso site, na seção vc no papo? Se sim, envie por favor para contato@papodemae.com.br e diga que combinou aqui comigo. Beijos da Mariana Kotscho

    • @diariodeumavencedoramariza6269
      @diariodeumavencedoramariza6269 3 ปีที่แล้ว

      Como foi sua gestação? E qdo vc viu os primeiros sintomas?

    • @jessykavitoria5118
      @jessykavitoria5118 10 หลายเดือนก่อน

      Meu filho tbm não é sensível a dor e tem dificuldade em expressar sentimentos as coisas q fala tbm não condiz cm a idade e tem dificuldade na fala

  • @mariaantunes2650
    @mariaantunes2650 7 ปีที่แล้ว +17

    Boa Noite! Sempre pensei que as escolas deveriam estar preparadas para receber estes gênios com dificuldades de se interagir com os outros más com uma inteligencia muito grande. Falo por experiência própria passei por isso e não tinha preparo nenhum como sofri.Em seguida me matriculei em uma faculdade e continuei estudar novamente por conta própria e foi assim que busquei auxilio ao meu drama.Chorei muito convivendo com o problema e eu achava que era eu que causava o isolamento do menino.E como ele fazia muitos gestos eu ficava zonza de ver ele repetir gestos constantes.E olha que agora ele está tão bem.

    • @daianeseif8214
      @daianeseif8214 2 ปีที่แล้ว

      @Solange Franca o autismo se dá no momento da concepção.... Ele já é gerado Autista....

  • @marciacristinacarmo5043
    @marciacristinacarmo5043 3 ปีที่แล้ว +4

    Amei esse diretor de teatro. Como ele descobriu o lugar dele no mundo, ele consegue abrir caminho para outros...

  • @claricemariareisdossantos9534
    @claricemariareisdossantos9534 3 ปีที่แล้ว +2

    Interressante !! Parabéns à essas mães!! Não deve ser fácil.

  • @ana18401
    @ana18401 8 ปีที่แล้ว +20

    Meu filho nao gosta de festas , multidao, descobri a sindrome quando ele tinha 6 anos , hoje ele tem 10 anos. Eu tambem nao conhecia a Sindrome, agora leio tudo sobre...

    • @cicerasantos1015
      @cicerasantos1015 8 ปีที่แล้ว +2

      O meu filho não gosta de festa também é tem síndrome de asperger também

  • @deianeevg
    @deianeevg 3 ปีที่แล้ว +3

    Que crianças lindas! Deus abençoe! Muito bom ouvir esses relatos

  • @pistopostilo3937
    @pistopostilo3937 ปีที่แล้ว

    A mais de oito anos e somente estou assistindo este vídeo agora. Gostei muito parabens a todos

  • @jaquelinegarrido
    @jaquelinegarrido 6 ปีที่แล้ว +80

    No caso do meu pequeno, ele gosta de se socializar. tenta muito, mas às vezes não é compreendido, pois é muito agitado. Ele não gosta de se isolar.

    • @gracekelly2414
      @gracekelly2414 4 ปีที่แล้ว +14

      Ele tem isso e ñ anti social? Pq me identifico com tdo menos com essa questão de se socializar pq sou até q bem sociavel

    • @LCSLETRAS
      @LCSLETRAS 3 ปีที่แล้ว +1

      Aqui tambem...minha.filha conversa até. Podemos trocar figurinhas ???

    • @flaviamaisa4983
      @flaviamaisa4983 3 ปีที่แล้ว +1

      O meu filho também é assim

    • @SaraSarandy
      @SaraSarandy 3 ปีที่แล้ว +3

      Sou Asperger e minha mãe dizia isso, que eu queria me socializar, tinha interesse em outras crianças, mas não sabia me socializar, não entendia as crianças, e preferia ter sempre só uma amiga (ou amigo) do que um grupo.

  • @arlenequeiroz5494
    @arlenequeiroz5494 3 ปีที่แล้ว +8

    Muito bom! Aprendi sobre essa síndrome no livro "Querido Jhon"

  • @valeriaribeiro1174
    @valeriaribeiro1174 3 ปีที่แล้ว +4

    MARAVILHOSO!
    MUITO BOM TUDO ISSO Q VCS APRESENTARAM. ESCLARECEDOR. GRATIDÃO!

  • @VandaSPires
    @VandaSPires 3 ปีที่แล้ว +2

    Muito esclarecedor esse programa..
    Obrigada a vocês.

  • @Evelynttr
    @Evelynttr 9 ปีที่แล้ว +13

    Sou mae de um Asperger (4) e me pareceu bem proveitosa essa reportagem

  • @keilafontouradecarvalhodes8562
    @keilafontouradecarvalhodes8562 3 ปีที่แล้ว +15

    Parabéns equipe "Papo de Mãe"
    e mães !
    Muito enriquecedor!

  • @zilmaizabel
    @zilmaizabel 7 ปีที่แล้ว +96

    As pessoas dizem que nós mães procuramos cabelo em ovo quando desconfiamos de alguma coisa . Assim está sendo com minha filha... Diagnosticada a um mês com ASPERGER

    • @rodrigobueno1641
      @rodrigobueno1641 5 ปีที่แล้ว

      Qual exame sua filha fez para ter diagnóstico?

    • @raphael230287
      @raphael230287 5 ปีที่แล้ว +6

      @@rodrigobueno1641 geralmente são meses de consultas ao neurologista e/ou psiquiatras com psicoterapia e terapia ocupacional. Não existe exame clínico para detecção.

    • @marivargas2912
      @marivargas2912 4 ปีที่แล้ว +4

      E tem muito o contrário também Zilma... quando a escola tenta ajudar, pedindo uma avaliação ou acompanhamento para trabalhar determinadas características comportamentais que destoam demais do grupo, e os pais acusam a Escola de estar diagnosticando ou rotulando o "meu filho"... todo mundo sofre e a criança se prejudica, pois numa escola particular, recebo a orientação para "não perder o aluno", ou seja, "deixa rolar" , pois se falarmos algo, os pais trocam de escola, e a criança sofre mais...

    • @veronicacavalcante8307
      @veronicacavalcante8307 3 ปีที่แล้ว

      Qual especialista deu o diagnóstico?

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 ปีที่แล้ว

      @@veronicacavalcante8307 pode ser pediatra, psiquiatra ou neuropediatra.

  • @helenasilva3781
    @helenasilva3781 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito interessante esses vídeos que é um alerta para nós intender e procurar fezer o tratamento correto

  • @gracereal3667
    @gracereal3667 3 ปีที่แล้ว +1

    aAdiferença que as mulheres tem na educação dos futuros Dr.s que publicaram e serão cientistas .... Lindas mulheres! Parabéns!

  • @2010VALPARAISO
    @2010VALPARAISO 7 ปีที่แล้ว +31

    Estou em lagrimas...minha filha foi diagnosticada como TDHA e eu sempre tive duvidas, sempre achando no meu coração de mãe que ainda não era por ai...e hoje minhas perguntas foram respondidas, eu creio que é a mão de Deus através desse programa de voces. Parabens e muito obrigado!!!!!

    • @papodemae
      @papodemae  7 ปีที่แล้ว +3

      Obrigada! Continue nos acompanhando. Temos bastante conteúdo aqui que pode te ajudar. Se quiser nos mandar perguntas para especialistas, envie para contato@papodemae.com.br beijos Mariana Kotscho

    • @marivargas2912
      @marivargas2912 4 ปีที่แล้ว +1

      Fica a sugestão de reportagem: sobre como as Escolas podem agir com pais que não aceitam quando a escola pede ajuda para a família... quais as formas que a Lei nos permiti conduzir, sem sermos ameaçadas de processo, pois mesmo apenas sugerindo uma avaliação com um especialista, sem falar em nenhuma suspeita, já somos "ameaçados"... se puderem me ajudar com essas questões, agradeço, pois sofro muito como pedagoga, não conseguir ajudar essas crianças que "gritam" por ajuda e as famílias fecham todas as portas...

    • @2010VALPARAISO
      @2010VALPARAISO ปีที่แล้ว

      Gratidão a Deus por esse programa que a 5 anos atrás abriu meus olhos, a palavra do Senhor diz que Conhecerás a verdade e ela te libertará! Minha filha tem o autismo, tdah e tod e fico muito feliz porque hoje posso ajudar outras pessoas através da minha experiência.

  • @TaniaMaria-mn6wk
    @TaniaMaria-mn6wk 3 ปีที่แล้ว +4

    Muito gratificante e enriquecedor 👏👏👏👏

  • @marcosmarnet8449
    @marcosmarnet8449 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito completo, parabéns!

  • @reneidecavalcante4585
    @reneidecavalcante4585 3 ปีที่แล้ว +2

    Excelente tema. Como vimos na pesquisa, temos pouquíssimo conhecimento.

  • @taniamarnakayama8357
    @taniamarnakayama8357 4 ปีที่แล้ว +5

    Excelente depoimento! Obrigada mamãe pelo depoimento, estou fazendo TCC nessa área

  • @suelyfigueiredo3527
    @suelyfigueiredo3527 5 ปีที่แล้ว +4

    Muito bom esse programa, é muito importante e me ajudou muito a intender melhor meu filho que tem autismo leve, pois é muito difícil encontrar um profissional nessa área, principalmente quando nosso filho cresce

  • @milaniasoares2447
    @milaniasoares2447 2 ปีที่แล้ว +2

    Reportagem muito esclarecedora e importante muito obrigada pois tais conhecimentos que antes eu desconhecia.obrigada

  • @alzenirdoliveiraazeredo1801
    @alzenirdoliveiraazeredo1801 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigada pelo vídeo muito interessante gostei e aprendi bastante coisas com às explicações que vi e ouvir de todos vocês e também gostei muito dos comentários 👍 Obrigada mais uma vez!🙏🙌♥️💙💜

  • @ingridarrabal2047
    @ingridarrabal2047 2 ปีที่แล้ว +12

    Interessante o assunto, minha filha tem 6 anos na pandemia pude perceber uma mudança de comportamento, questionei o comportamento com minha mãe que é pedagoga pensando inclusive em levar ela em um especialista, a mesma disse que ela era normal ontem no seu primeiro dia de aula o professor percebeu que ela possivelmente era autista.

    • @relaxarvideos
      @relaxarvideos 6 หลายเดือนก่อน

      Qual foi a mudança de comportamento?

  • @lucineasantosdeoliveira7009
    @lucineasantosdeoliveira7009 4 ปีที่แล้ว +1

    Boa tarde tenho formação em educação especial esse momento foi de uma grande riquezas, muito obrigada.

  • @mariadelourdesmenezes3125
    @mariadelourdesmenezes3125 3 ปีที่แล้ว +1

    Gostei muito do Vídeo tenho um filho asperger e buscar informações é decisivo no apoio para nossos filhos

  • @REDALERTBRAZIL
    @REDALERTBRAZIL ปีที่แล้ว +4

    O mesmo erro fizeram comigo, me levaram para vários médicos clínicos e psicólogos, nunca chegaram nem perto de suspeitar o que era. Agora que eu já passei dos 40 anos nem vale mais a pena correr atrás do prejuízo, foi toda uma vida desgraçada jogada fora.

  • @hangelineribeiro4819
    @hangelineribeiro4819 3 ปีที่แล้ว +4

    Nossa, procurei tanto um vídeo assim de uma mãe explicando. Eu tenho dúvidas de que meu filho seja, vou levar no neuro. Tudo o que disse me ajudou muito. Obrigada!! Agradecería se fizesse mais. Um abraço!

  • @celiadutraviana6615
    @celiadutraviana6615 2 ปีที่แล้ว +1

    E dessa forma adquirir um pouco de conhecimento e evoluir da melhor maneira possível, além de ter uma compreensão sobre o assunto... É uma área que envolve vários profissionais tanto da saúde, quanto outros da gestão escolar, enfim há, um grande envolvimento de uma equipe interdisciplinar....

  • @VeronicaSilva-cz9yl
    @VeronicaSilva-cz9yl 3 ปีที่แล้ว +2

    Meu neto tem essas características,vcs me ajudaram muito, obrigada pela informação

  • @thaisdossantos6141
    @thaisdossantos6141 3 ปีที่แล้ว +4

    Minha filha de 8 anos é super inteligente, na sala de aula não conversa com ninguém, como diz a professora dela, "ela fica no mundinho dela", demorou muito pra aprender a falar, porém agora fala super bem, até lê de um jeito inacreditável, ela até brinca com a irmã e os primos, porém da um tempo ela se isola e fica sozinha na TV, ela tinha costume de tapar os ouvidos mas hj em dia não faz mais isso, ela participa do coral da igreja, do grupo de dança, faz ballet e fazia teatro, em questão de crises a dela é bem leve, ela só da um grito de raiva e pronto (tipo um granido de raiva, sem paciência) ou bate a mão em alguma coisa com raiva, e em questão de falar q ama ela tem o costume de demonstrar em desenhos e escrevendo e desenha super bem e com uma super imaginação, e não é muito de tocar na gente, as vezes encosta mas bem recatada chegando de mansinho, em questão de olhar nos olhos ela olha normalmente, e ainda é muito boa de memória sempre lembra de coisas com os mínimos detalhes chegando até nos corrigir se não falamos algo especificamente como foi, ela entende modos de falar (girias) literalmente (tipo quando alguém combina algo e fala fechou, ela pergunta, fechou oq), ela sempre comeu super bem, mas eu só parei pra pensar nessas coisas depois de assistir esse vídeo, nunca levei no médico por nunca ter reparado, na verdade meu pai já havia falado q ela tinha um grau de autismo, mas como o filho da minha cunhada tem autismo e tem sintomas mais claras e só de olhar a gente percebe, eu nunca tinha levado em consideração a minha filha e nem conhecia esse grau leve de autismo...

    • @papodemae
      @papodemae  3 ปีที่แล้ว +1

      obrigada por seu relato. Gostaria de publicar no nosso site ? Se sim, envie para contato@papodemae.com.br e vou pedir tb para a Clarissa Meyer te orientar. bjs Mariana Kotscho

  • @Barrosther
    @Barrosther 3 ปีที่แล้ว +11

    Maravilhosa essa entrevista. Tenho um filho Asperger... Entender como funciona o universo dele é fundamental pra mim. Quanto mais aprendo sobre, mais consigo trazer ele pro mundo exterior.

    • @matheusool4072
      @matheusool4072 2 ปีที่แล้ว +1

      Queria ser seu filho 🥰👏

  • @rosealexandrerose4139
    @rosealexandrerose4139 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom . Muitas pessoas deveriam se interessar nesse assunto. Principalmente profissionais de saúde.

  • @maxbelzareno1261
    @maxbelzareno1261 3 ปีที่แล้ว +7

    Papo de mãe, vocês estão de parabéns! Programa muito interessante, as mães exemplificaram de maneira clara pra gente entender melhor o que é Asperger. Gostei mt do programa de vocês

  • @paulyephih2438
    @paulyephih2438 3 ปีที่แล้ว +4

    excelente o porgrama... as mães.... os profissionais que participaram, realmente , nós quesomso diferentes do padrã, quqe saímos um pouco fora do padrã , sabemos o qto o mundo pode ser hostil,e a vida bem dura por cnta de nossas cndições especiais.... infelizmente ainda hj, estamos engatinhando noque diz respeito à compreensão de um modo geral inclusiva na área de saúde.... espro que mais e mais pessoasprocurem entender o diferente pra cada vez menos separarmo-nos uns dos outros... :)

  • @ednaoliva6279
    @ednaoliva6279 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns aos comentaristas por suas experiências pessoais e sabedoria prática. Incrível como as pessoas de senso comum podem se unir, se compreender, trocar experiências, se ajudar e poderiam até conseguir mudanças efetivas e positivas se se organizassem melhor. Talvez as associações voltadas a essas Síndromes não estejam se comunicando como deveriam e atuando devidamente. Muito mais pode e deve ser feito com mais união e organização. Parabéns a todos que se importam, que pesquisam, que compartilham seus problemas. O caminho é este mesmo. Não desistam. Deus os ilumine e abençoe a todos. 👏👏👏👏👏🌹💖

  • @luizahelenaoliveira2573
    @luizahelenaoliveira2573 3 ปีที่แล้ว +1

    Tema muito relevante , de alto nível há seis anos atrás . Hoje temos mais acesso à esse universo. Na área da pedagogia obtivemos avanços em estudos extensivos tais como psicopedagogia clínica e institucional, neuropedagogia , especialistas em AEE, ..., para um olhar diferenciado, contribuindo para intervenções e encaminhamento aos especialistas para um diagnóstico preciso. Muitas vezes as dificuldades do enfrentamento com as famílias, por resistência e não aceitação da realidade.Parabéns mães participantes dessa entrevista, são especiais, imenso amor e motivadoras.Abraço

  • @Daviddemarco1980
    @Daviddemarco1980 8 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns pela iniciativa!!!!

  • @renatasoares4940
    @renatasoares4940 2 ปีที่แล้ว +3

    Temple Grandin é autista e tb um gênio da Zootecnia.
    Tenho um primo com asperger. O hiper foco ou interesse restrito dele são os animais. Sabe tudo a respeito. Quer ser veterinário. E curioso que ele desenha tão bem quanto o Vinícius. Mas desenha só os animais. Faz a mão livre, e ficam lindos.
    Parabéns Vinícius, seus desenhos do Pokemon são mt bonitos.
    Recomendo a todos o filme " Um amigo inesperado ". É emocionante e tb baseado em fatos reais.

  • @RenataSouza-ih6gc
    @RenataSouza-ih6gc 2 ปีที่แล้ว

    Muito esclarecedor, muito obrigada a todos!

  • @agdapaixao954
    @agdapaixao954 ปีที่แล้ว

    O convívio com pessoas diferentes trás a tona diversos aprendizados sobre vários aspectos até mesmo para a vida em sociedade.

  • @ivaneteaparecida8386
    @ivaneteaparecida8386 3 ปีที่แล้ว +3

    👏👏👏👏 Muito bom esse bate papo de mães inteligentes.Que descobriram os valores dos seus filhos. E deixaram os preconceitos e o orgulho pra quem quizer. Parabéns! A todos voces. Eu Desconfio de uma criança que tem síndrome de Asperger.por isso assisti todo o programa para ter certeza se estou certa. Mas como conver os pais? Quando os mesmos tem síndrome da covardia e da besteira de nen pelo menos tentar descobrir o qie o filho tem quando o pequeno está sofrendo.

  • @betinhapotter
    @betinhapotter 10 ปีที่แล้ว +56

    Amei o tema.
    Tenho um filho de 19 anos que esta fazendo terapia e tem grandes chances de ser diagnosticado como asperger.
    Desde pequeno o diagnóstico era TDAH.
    Mas escutando os relatos das mães e médicas eu vejo que tenho um adolescente asperger em casa.
    Parabéns pela iniciativa!

    • @alexribeiro1193
      @alexribeiro1193 9 ปีที่แล้ว +5

      Roberta, também tenho um filho de 16 anos, que foi diagnosticado com Asperger há 3 anos, só que ele se recusa a fazer qualquer tratamento. Já esteve em psicólogos e neurologistas(que o indentificaram) , mas agora está muito difícil até conversar com ele. Comunicação zero. Você teria algo a me dizer? Alguma dica?

    • @betinhapotter
      @betinhapotter 9 ปีที่แล้ว +3

      Oi Alex.... Ele tem que querer, senão o tratamento não funciona. O meu saiu da psicóloga pq é muito caro. Mas queria muito que ele continuasse.
      Como é sei diálogo com ele?
      Com o meu tá difícil... :(

    • @analuciabraga5578
      @analuciabraga5578 9 ปีที่แล้ว +5

      Roberta Fernandes de Almeida Roberta e Alex, também tenho um adolescente asperger, diagnosticado há 8 meses. Ele está com 17 anos e tem aceitado bem o tratamento. A princípio ele ficou receoso quanto ao tratamento com remédios, dizia que tinha medo de mudar e não ser quem ele sempre foi, mas acabou topando. Tem feito acompanhamento com um psiquiatra e com um psicoterapeuta. E tudo isso tem melhorado muito sua vida social, escolar e de uma forma geral. vamos trocar ideias... também sinto falta de outras referencias...

    • @JoarezLuz
      @JoarezLuz 9 ปีที่แล้ว +19

      Alex Ribeiro Eu tenho Asperger e meu pai diz que sempre teve problemas para comunicar comigo, eu sempre brincava sozinho e ele dizia que para interagir comigo até mesmo brincar comigo, ele teve que aprender e aceitar a forma como eu brincava e lidava com o mundo. Ele criou uma linguagem da qual conseguiríamos nos comunicar.
      1) Uma coisa importante é ser lógico, o que isto significa? Você vai ter que entrar no mundo dele e tentar ver as coisas como ele vê, não é tão difícil, a única diferença entre nós (aspies) sempre vemos o mundo lógico e ele deve ser preciso, já as pessoas normais usam a lógica e a intuição para cada situação. Um exemplo, eu queria leite (era criança), eu só tomava na mamadeira (minha mãe sempre fazia o que eu queria pois eu era insuportável), mas meu pai em um certo dia muito cansado (só ele trabalhava), estava cuidando de mim e eu quis leite, ele foi arrumar mas minha mamadeira estava suja, minha mãe estava lavando a roupa, ele poderia satisfazer minha vontade (muitos pais fariam isso), poderia me forçar a tomar no copo e brigar comigo (outros pais fariam isto) ou simplesmente conversar, eu tinha 2 anos, mas deveria ser lógica a conversa, ele disse
      "A mamadeira está suja. A sua mãe está lavando a roupa." (me informou a situação, apenas informação)
      "Só posso arrumar o leite depois que sua mãe lavar a mamadeira" (usou a lógica)
      "Quer tomar no copo?" (deixou eu tomar a decisão) só existe duas opções sim, ou não, logicamente o não me levaria a esperar, e o sim teria o leite agora, me deixar eu decidir era uma forma de se importar com minha necessidade, eu aceitei e pela primeira vez tomei o leite no como, sem chorar, simplesmente aceite. Meu pai viu que deu certo e usou para me ajudar a não me tornar uma criança mimada demais, até hoje ele conversa assim, qualquer coisa ele pede com antecedência e deixa eu decidir, pois eu preciso organizar e criar um espaço para prepara para aquilo, as vezes não tenho "ferramentas" e outras eu me sinto desconfortável.
      2) Nunca coloque ele em situações que não se sente bem sem ferramentas necessárias, ajude ele a construir as ferramentas básicas de socialização, são os pais quem dão início aos caminhos que o filho deseja seguir. Toda a conversa que tiver com ele tenha argumentos para sustentar, e use a lógica, sempre informe, coloque informações sem pressionar ele, sem fazer ele decidir quando ele não sabe o que decidir, pois se ele não souber vai sempre escolher o mais confortável. Mas antes de pedir algo para ele pense se é isto que você quer neste momento, realmente existe a necessidade de um tratamento, se o mundo para ele está confortável, se são os pais é que sofrem, é preciso passar esta realidade para ele, de forma lógica, mas antes é preciso se comunicar com ele da forma dele, é como você querer falar com um alemão e esperar que o alemão falar português, alguém, precisa sair da zona de conforto e aprender, acredito que começa com os pais, é um exemplo incrível. Não obrigue ele a fazer o tratamento se ele não tem a mesma necessidade que você tem, mas para isto vai ter que saber conversar com ele, e sair do conforto da comunicação normal que temos com a maioria das pessoas. Seja preciso e lógico. Espere ele sentir a necessidade do tratamento.
      3) Nunca fique com preguiça! Sempre por mais demorado que seja e frustante, dedique um tempo para entender ele, absorver e não faça o que ele quer sem que ele de motivos, se ele se comunica com a lógica, você também deve, assim sua resposta deverá ser lógica. Isto evita torná-lo mimado, você não vai deixar de amar ele só que haverá um respeito quando ele perceber que você pensa como ele. Se ele quer comprar algo, mas não trabalha, não o force a ir procurar emprego (isso é horrível), diga é é necessário tempo e verifique a prioridade e o motivo, combine as possibilidades, mas nunca prometa dar algo em troca de outra coisa, você está criando um pessoa que só fará alguma coisa em troca de outra (é uma realidade idiota da nossa sociedade). Fazer ele entender como é gerenciado a economia monetária da família, e que é você quem decide e não ele, na pior das hipóteses ele tentará criar um meio de sempre ter o que quer, o que não é ruim o que ele quer tiver lógica mediante o que você combinaram (as vezes ele tem vontade imensa de fazer o que gosta), ma melhor das opções ele só pedirá quando for necessário. Mas isto não se aplica somente ao dinheiro, também você pode usar este sistema de comunicação lógica quando ele faz coisas que o incomode, se ele fez algo errado, corrija em um lugar privado, e fale sempre baixo e calmo, isto expressa sabedoria e a lógica será precisa, e ele estará mais preparado a entender o que você quer dizer.
      4) Faça ele sentir necessário no dia a dia, mas ao mesmo tempo normal, nunca faça ele se sentir melhor ou pior que as pessoas. Crie rotinas para e junto com ele, mas com poucos objetivos, para que ele possa absorver. Serviços de casa (lavar a louça, tirar o pó...), momentos de lazer (participe do que ele gosta e talvez do que você gosta), pergunte das cosia que ele goste, mas se você não gostar não o critique, entenda o motivo de ele gostar das coisas.. meu pai jogava videogame comigo e tantos outros jogos, eu carpia com ele e cultivávamos vários legumes, mas na hora que eu pegava minhas experiências ou estava lendo livros de física (11 aos 14) ele não me interrompia (meu quarto era um laboratório), quando eu aprendia algo, ele sempre perguntava mais e mais, mesmo ele não entendendo nada, sempre da valor as coisa que gosto. Estes são vínculos importantes, se não pudermos contar com nossos pais, a vida será bem mais difícil.
      Desculpe se o que eu disse não se encaixa com a relação entre você e seu filho. Eu achei interessante compartilhar pois funcionaram e comigo e meu pai, espero que alguma coisa seja útil para você.

    • @betinhapotter
      @betinhapotter 9 ปีที่แล้ว +2

      Sim. Graças a Deus. Ela já parou a terapia.

  • @veralobato7304
    @veralobato7304 4 หลายเดือนก่อน

    Estão todas de parabéns matéria maravilhosa é a mas pura verdade obrigada pelos ensinamento tremendo maravilhoso pois tenho um pequeno austista em casa maravilhoso meigo faz acompanhamento com neuropediatrica e psicológica é de grande ajuda . Mim ajudou bastante receber logo o diagnóstico do autismo cedo aos três anos descobrimos ano passado hoje meu pequeno aos 04 anos ja desenvolveu-se bastantes só tenho a agradecer é autismo 1 leve mas tem q ter tbm toda atenção pra ajudar no seu dia a dia só tenho a agradecer é bênção vindo de Deus

  • @suelidossantosnunesalves4604
    @suelidossantosnunesalves4604 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom o de Papo com Mães.É um momento de conversa importante sobre o desenvolvimento intelectual e social.Com também o bate papo com profissionais faz toda a diferença na Aprendizagem das crianças. Parabéns!

  • @carolinanunes1422
    @carolinanunes1422 4 ปีที่แล้ว +3

    identifico-me tanto com a mae do caio ... tal e qual a minha postura e situaçaõ... sou portuguesa e moro em portugal e estes videos ajudam tanto...

  • @brunoparise3802
    @brunoparise3802 3 ปีที่แล้ว +4

    Essa reportagem foi a primeira vez que ouvi sobre asperger a um pouco mais de um ano e no final meu filho foi diagnosticado, os exemplos citados pelas mães se encaixaram com a condição dele. Agradeço terem trabalhado no assunto, pois isso mudou a nossa vida.

    • @papodemae
      @papodemae  3 ปีที่แล้ว

      CONTE COM A GENTE caso queira enviar perguntas

  • @VergaraVanessa
    @VergaraVanessa 2 ปีที่แล้ว +1

    Obg pela matéria.
    Com o advento da pandemia, observei traços mais marcantes em meu filho de 11 anos.
    Após um desligamento empregatício observei o mesmo em mim, agravado mais ainda pela pandemia.
    Desafiador pedir ajuda, relatar o que se passa, e deixar de receber ajuda pq a ignorância alheia faz com que o outro veja o relato como “maluquice”, “neurose”, “loucura”.
    Observei que além da coincidência dos traços em mim e no meu filho, que algo reportava também ao meu pai. No entanto, tive pouco contato com ele e morreu jovem, antes de completar 60 anos.
    Diante do nível de agonia e estress, comecei a estudar para buscar aonde poderia estar o modo misterioso e conflituoso, de muita dor , ao que me reconheço. Tal busca sem resultado enquadrou o emocional em depressão e TAG.
    Tenho uma irmã psicopedagoga pos graduada em especialidades infantis. Falei p ela q eu e meu filho possivelmente somos autistas, no entanto, ela disse “não. Um autista jamais conseguiria fazer o q vc fez até aqui.”
    Que “ironia do destino.”
    De fato é uma inteligência atípica. Estudei mesmo sem ser da área, listei os traços reconhecidos, fui mostrando e ticando ✅, e mesmo assim “pode até ser dislexia mas autismo não.”
    No entanto, desde q meu filho de 11 anos era pequeno q ela diz sobre a demanda de buscar ajuda p ele resolver a questão de sociabilidade dele. Buscar eu até busquei mas o mercado carece de profissionais aptos a fechar o diagnóstico a tempo de estancar e direcionar o tratamento. A escola do meu filho idem. Pedi ajuda a prof e a coordenação, relatei alguns fatos, NADA de reconhecer e entender do q se trata p atender nas demandas.
    Tanta tecnologia no mundo atual e falta o principal; profissionais aptos a entender as demandas e saberem cuidar do SER HUMANO pra que tenha uma vida mais HUMANIZADA.
    Agora só me resta ser agraciada em meu caminho por psicólogos, psiquiatras e neuros capazes de confirmar o diagnóstico e finalmente iniciarmos o tratamento.
    Gratidão pela ajuda.
    Parabéns pela coragem de se expor em um video materia como este.
    A coragem de vocês proporciona a busca de ajuda de forma mais assertiva e rápida.

  • @natichavieira1913
    @natichavieira1913 ปีที่แล้ว +1

    Maravilhosa palestra, cheia de interesse . Muito obrigada de🇵🇹

  •  8 ปีที่แล้ว +12

    que fofos!

  • @edivardesouzaferreira486
    @edivardesouzaferreira486 6 ปีที่แล้ว +150

    As crianças que nasce com a síndrome de asperger, poderão de dois grandes problemas na sua existência, a primeira é que se nasce asperger e tem uma boa memoria, terá apenas um problema, porém em contra partida, pode ser possuidor de uma memoria e tanto, poderá levar uma vida quase Normal, tem dificuldade de interagir com outras pessoas, de demonstra sentimento, tente a se isolar, porque se sente bem sozinho, tem um jeito assim diferente estranho, que para pessoas sem o problemas, acham engraçados, debocham, são chamados de esquisitos. Para trabalhar ele pode ser um gênio, porém o asperger precisa de mais tempo para completar tarefas, aí vem o problema, pode ser despedido,será chamado de mole , quase parando, anônimo, com o passar do tempo ele poderá se policiar e disfarçar. Se tiver boa memoria, o ideal e aprender uma profissão e trabalhar por conta própria, Advogado, Contador etc. e treinar a revidar em alguma situação, porque eles não tem maldade, são pessoas que sempre querem ajudar o próximo, mais são mal compreendidas.

    • @AnaCPAS
      @AnaCPAS 4 ปีที่แล้ว +3

      Verdade 😢

    • @canalsinceramentenos
      @canalsinceramentenos 4 ปีที่แล้ว +7

      O sr. me descreveu, senhor.

    • @elenilsadias8708
      @elenilsadias8708 4 ปีที่แล้ว +4

      O meu filho tem uma memória incrível

    • @mssabia
      @mssabia 3 ปีที่แล้ว +2

      🥺verdade !

    • @gracereal3667
      @gracereal3667 3 ปีที่แล้ว +2

      Sr. acabas de me descrever enquanto procurava entender meu filho!

  • @elvinacastro1367
    @elvinacastro1367 ปีที่แล้ว

    Obrigado.
    Vocês nos ensina e nos orienta a mehlor maneira de ajuda

  • @katiasilene7872
    @katiasilene7872 2 ปีที่แล้ว +1

    Descobrir que meu filho tem o espectro autista aos 16 anos.
    Passei pelos menos problemas sempre desconfiei e sempre me olhavam assim como vocês.

  • @alessandraposselt24
    @alessandraposselt24 3 ปีที่แล้ว +4

    Constelação familiar mejora muchísimo los casos de autismo, és increíble el cambio.

  • @dulceregina3206
    @dulceregina3206 9 ปีที่แล้ว +9

    Importantíssimo este programa; útil, esclarecedor. Parabéns!

  • @lucianasantamaria8422
    @lucianasantamaria8422 5 ปีที่แล้ว +1

    E comecei a fazer acompanhamento com o doutor Jonas no caps cpa 4 pois morava no cpa2 dentro da curatela provisória do meu pai. E até hoje faço acompanhamento medicamentoso

  • @RosangelaSilva-bp9ik
    @RosangelaSilva-bp9ik 3 ปีที่แล้ว +1

    Vendo a reportage pela 13 vez....
    Quem 3sta vendo em 29 de Julho 2021💜💜💜💙💙💙💙🌺🌺🌺🌻🌻

  • @joaob.soares5427
    @joaob.soares5427 5 ปีที่แล้ว +81

    Não é doença, é síndrome.

    • @geisalima8886
      @geisalima8886 4 ปีที่แล้ว +23

      Não é doença e nem síndrome, é transtorno. Não existe mais a classificação "síndrome de Asperger", agora faz parte do Transtorno do Espectro do Autismo

    • @silvaneideferreira9918
      @silvaneideferreira9918 4 ปีที่แล้ว +6

      Meu neto é autista mais ama carinho

    • @tegwinter708
      @tegwinter708 4 ปีที่แล้ว +12

      E pensar que até meados dos anos 80 eram chamados de retardados ou "excepcionais".

    • @Pane.na.matrix
      @Pane.na.matrix 4 ปีที่แล้ว +9

      É transtorno. Síndromes englobam características gerais físicas, como por exemplo: síndrome de down e seus olhos puxados...

    • @natyflor3958
      @natyflor3958 3 ปีที่แล้ว +2

      Não é síndrome, é transtorno

  • @joelcolodrobatista8696
    @joelcolodrobatista8696 3 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns pelo vídeo! Tbm tenho Asperger e ultimamente desenvolvi bem. Inclusive nas socializaçao. Fixo imaginando os que as mães fazem por amor a nós (Inclusive a minha)

    • @papodemae
      @papodemae  3 ปีที่แล้ว

      que lindo. obrigada pela mensagem

  • @terezacristianeguimaraes1559
    @terezacristianeguimaraes1559 ปีที่แล้ว

    Muito legal o programa! amei conhecer estas lindas maes.

  • @kalmodasfashion9419
    @kalmodasfashion9419 5 ปีที่แล้ว +1

    Puxa muito bem esclarecido

  • @carlavalle4201
    @carlavalle4201 3 ปีที่แล้ว +7

    Quanto mais cedo o diagnóstico melhor, porque as terapias de suporte e os estímulos adequados vão ajudar o indivíduo a chegar a uma autonomia na idade adulta. Além da ludoterapia, a terapia ocupacional, a musicoterapia e se possível a equoterapia (terapia com cavalos treinados) são os melhores. Sem dúvida é necessário uma equipe multidisciplinar. Infelizmente o serviço de saúde pública está muito aquém.

  • @canallyzgranzotto1468
    @canallyzgranzotto1468 3 ปีที่แล้ว +3

    Eu penso que um profissional que lida com pessoas e principalmente com crianças, tem a obrigação de estar sempre conhecendo estas síndromes e comportamentos. Milhares de crianças sofrem horrores nas unhas de mães narcisistas e muitos psicólogos nem sabem lidar com esta questão. A mãe narcisista nunca demonstra que é má. Ela manipula a todas as pessoas, se fazendo de boazinha. E este filho sofre silenciosamente a vida toda.

  • @mariadosocorroaraujo7673
    @mariadosocorroaraujo7673 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito legal esse assunto para as pessoas ter ideia como tarta MELHO os.trastoño!

  • @laura467
    @laura467 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito importante e benéfico trazer esse conhecimento em um canal como este. Só um detalhe pro final do vídeo... o fato de ser mãe independente não deve ser um tabu como foi mencionado, pq é só olharmos em volta e veremos a qtd de mães solos não pq buscaram isso, mas sim pq os homens somem, e não arcam com suas responsabilidades seja afetiva ou financeiramente. Fica sempre com a mulher toda a carga. Então escolher num banco de semem às vezes é a melhor alternativa.

  • @lucianasantamaria8422
    @lucianasantamaria8422 5 ปีที่แล้ว +4

    Se tiver mais conscientização dentro do convívio social seria mais fácil coomprender e ainda conseguir mostrar suporte para para essa criança

  • @claudiahakim100
    @claudiahakim100 10 ปีที่แล้ว +7

    Parabéns pelo programa, Mariana , Roberta e Clarrice e pela excelente escolha do tema !!! Abraços

    • @terapeuta_daianecouto
      @terapeuta_daianecouto 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu também acho que as escolas deveriam estar melhor preparadas pra receber esses alunos com espectros e sindromes.
      Excelente matéria.

  • @vanessasouza2137
    @vanessasouza2137 3 ปีที่แล้ว +1

    Amei a reportagem!!!

  • @litasantosnossaloja5508
    @litasantosnossaloja5508 3 ปีที่แล้ว +8

    Que maravilhoso esse teatro, ajuda muito essas crianças e jovens.

  • @artesdalua
    @artesdalua 6 ปีที่แล้ว +8

    Muito bem explicado o assunto. Meu filho já faz tratamento com neuro, psicóloga e psiquiátrica desde os 4 anos de idade, mais desde q ele nasceu eu dizia q tinha algo errado com ele, a pediatra dizia q era normal, com 2 anos levei na neuro ela disse q podia ser hiperatividade, mais era cedo p diagnósticar. Só agora dia 25/05/18 com 11 anos foi fechado o diagnóstico de autismo.

  • @amigadoriodejaneiro6961
    @amigadoriodejaneiro6961 3 ปีที่แล้ว +4

    Gente eu tenho uma criança autista, eu não procuro muito focar nas informação que são muitas, mas o que eu mas preciso é uma terapia comportamental , acho que esse profissonal pode ajudar muito, embora para conseguir pelo publico é dificil.😭😭

    • @mssabia
      @mssabia 3 ปีที่แล้ว

      🥺Deus os ajude querida !

  • @jackelinerufinooficial5658
    @jackelinerufinooficial5658 ปีที่แล้ว

    O Terapeuta Ocupacional é um profissional muito importante para atender crianças com diagnóstico de Asperger já atendir crianças com esse diagnóstico vem tendo sempre um bom prognóstico. O meu primeiro paciente com Autismo leve desenvolveu várias habilidades, aprendeu a lê e escrever, hoje está no nono ano, sabe inglês e tem uma memória extraordinária. Quando chegou para mim, tinha dois anos e seis meses, ou seja em pleno desenvolvimento neupsicomotor e isso tb colaborou muito para um bom prognóstico. Era uma criança extremamente agitada na época até sugerir para os pais a possibilidade medicamentosa com a prescrição do neuropediatra os genitores não aceitaram, então na época ficamos só com a terapia e a participação da família no processo terapêutico e tivemos sucesso graças a Deus.

  • @gianetto23
    @gianetto23 3 ปีที่แล้ว +30

    Faltou um fonoaudiólogo ...uma das questões principais é a fala e comunicação e o profissional praticamente não foi citado . ..

    • @oficinainfinitatudopravoce2730
      @oficinainfinitatudopravoce2730 3 ปีที่แล้ว +3

      Mas o fonoaudiólogo é na prática de conversar, letras, não na expressão em comunicação,por isso não foi citado,
      Crianças com problemas na fala são diferentes de crianças em comunicação....

  • @clerissoares6695
    @clerissoares6695 3 ปีที่แล้ว +3

    Olá boa taTudo bem? Meu nome é Cléris. Meu filho Vitor Matheus é adotivo ele tem autismo. O diagnóstico foi quando ele entrou na escolinha com 6 aninhos, mas só com oito anos que foi comprovado que ele tia asperger.
    O Vitor foi caminhar com 3 anos, tudo foi muito lento, barulhos principalmente de foguetes ele gritava e tampas os olhos ou as orelhas. A forma dele expressar quando está alegre o Vitor balança as mãos. O Vitor hoje está com 22 anos terminou o ensino médio, é coroinha na paróquia nossa senhora da Conceição, aqui em sapucaia do sul, trabalha. Não tem quem não goste dele, é só elogios. Nos 18 anos dele o Vitor fez questão de convidar os professores dele do primeiro ano até as do ensino fundamental para festa dele. A mãe biológica dele também estava presente, como a mãe biológica mora em Pelotas, ela se hospedou em minha casa, dormiu no quarto do Vitor ele fez questão de por ele dormir na cama dele, ele dormir na cama auxiliar um detalhe ele arrumou a cama pra mãe biológica dele.
    Na verdade a mãe biológica do Vitor tem um pouco de problemas mentais leve a irmã biológica dele também tem só que o nível bem alto
    Segundo informações a mãe biológica dele não fez pre natal, passou da hora dele nascer faltou oxigênio no cérebro.
    Eu quando adotei o Vitor ele tinha 9 dias de vida. É eu sabia que correria o risco de adotar uma criança especial, mas o amor falou mais alto, é eu não quis saber. Tenho três filhas biológica amos elas mas o Vitor é um amor especial, não sei explicar.

    • @carvalho4969
      @carvalho4969 2 ปีที่แล้ว

      Eita mulher abencoada!

  • @rafaellacosta2797
    @rafaellacosta2797 3 ปีที่แล้ว +4

    Nossa não sabia sobre a seletividade da comida... Cada vez mais tenho ctz que não estou indo pelo caminho errado!!!!