Eu vi que no começo do vídeo que você condenou o Fedora aparentemente pelo site das extensões do Gnome, no momento, está fora do ar. Não me leve a mal, mas ficar pulando de distribuição por qualquer problema que seja, não vai lhe levar a lugar algum. Este ao meu ver, é o grande problema das pessoas, e não do Linux em si. Infelizmente, as pessoas preferem mascarar sua incapacidade colocando a culpa em algo, do que perder 5 minutos procurando pela solução no Google.
@@user-ml4op7zv3 Linux está ruim amigo... Eu perdi muito mais do que 5 minutos. Eu não ganho nada pra buscar soluções. Então farei conteúdo baseado naquilo que é acessível pra mim e para as pessoas. Não irei me sacrificar pra poder ter soluções de graças na internet...
Quer dizer que perder tempo buscando soluções de problemas que não são teus, é algo bom? rsrs... Seu conceito de utilização do seu tempo (que é o bem mais precioso que possuímos) está bem fora da realidade.
A intenção inicial do meu comentário, era de fazer uma crítica construtiva, junto a uma reflexão sobre as pessoas. Infelizmente, sua resposta só evidencia o que já falei. A realidade, é que muitos preferem morrer abraçados a uma opinião sem fundamento, do que "perder" tempo aprendendo algo que, possivelmente agregaria valor.
@@user-ml4op7zv3 Existem de fato, coisas que valem a pena a gente dedicar mais tempo, e até mesmo dinheiro pra usufruir melhor daquilo, mas outras não valem. Nesse caso, pra mim não é viável perder tantas horas de estudo, testando soluções buscando otimização de um sistema que no final, se eu fizer um vídeo não vai pagar mais do que R$6 no máximo R$15 em dinheiro. Entendo seu ponto de vista, de que zona de conforto realmente deixa a gente estagnado. Mas hoje em dia eu sinceramente não tenho mais fôlego pra ficar perdendo paciência, perdendo minha paz pra resolver certos problemas, que o cara que fez a Distro não cuidou de resolver... Ele só faz o sistema, joga o driver no repositório. E acha que tá tudo certo. E quando alguém reclamar do sistema está ruim, ele diz que não pode reclamar porque é um sistema comunitário.
@@user-ml4op7zv3 Não é questão de opinião não meu jovem. É questão de praticidade. Um consome mais tempo, com maior curva de aprendizagem, o outro já vem mastigado e pronto para uso, consumindo menos tempo do usuário. É simples assim. Quem está se agarrando a opinião aqui é você. Há muito mais pessoas que vivem de outras coisas que não seja: "Como funciona um sistema operacional". Do que pessoas que se interessam por isso. Essas pessoas podem usar o sistema para tirarem lucros em outras áreas, mas não precisam, necessariamente, aprenderem sobre sistemas. Acho que entusiastas Linux não são capazes de entenderem isso. Pois eles acham que todo mundo é obrigado a aprender como o Linux funciona. E a maioria das pessoas, estão cagando e andando para esse papinho de aprender Linux, sendo que ninguém vai fazer uso efetivo (na prática) desse conhecimento, para se fazer dinheiro com ele. Só quem ama Linux mesmo entra nessa.
Não amigo, eu já testei mais distribuições que vocês dois juntos.... Eu sei do que eu estou falando no vídeo... No canal tem mais de 700 vídeos... Mais de 400 vídeos só de Linux... Então não venha com esse papinho de FanBoy.
@@lwtechtecnologia Números de distribuições testadas não quer dizer que você entende do assunto. Posso ouvir milhões de músicas e não saber o que é um "Dó". Você está usando sua experiência limitada para generalizar.
@clintquasar Entenda amigo, Linux é ruim pra produção de conteúdo se quando comparado ao Windows, Drivers NVidia para Linux são horríveis se comparado ao Windows, aplicativos de modo geral tem aparência rum e baixa eficiência prática se comparado ao Windows... Simples assim, aceita a realidade e seja feliz... Não perca seu tempo defendendo algo que só existe porque alguém criou, e criou mal feito...
@@lwtechtecnologia Em breve você ficará muito famoso. Milhões de pessoas mundo afora pensam "errado". Torcendo aqui pra elas acharem esse vídeo e esse comentário seu e se iluminarem assim como eu fui iluminado 🙏
Eu não sei escrever uma linha de programação (CSS e HTML não é programar) não administro servidores e tenho usado Fedora. Produzindo, editando música e pós produzindo imagem vídeo, áudio e música. Eu devo estar em outro mundo.
Ok... Isso tudo que citou é facilmente feito via Windows. A questão é que, tudo que citar aí, você pode fazer via Windows. Mas nem tudo que existe no universo Windows, você poderá fazer via Linux.
@@armandosan Assim como nem tudo que pode ser feito no win pode ser feito num mac, e nem por isso as pessoas deixam de usar mac por conta disso. Cada sistema tem seus pontos positivos e negativos, compete a você verificar se vale ou não à pena usar.
@@JunYuGa Nesse caso, não é nem por pontos positivos, é por ser Apple fanboy mesmo. E querer mostrar que tem mac. 99% das pessoas não precisam de Mac, ou não trabalham com o que a Apple oferece de exclusivo. Realizam suas tarefas diárias nas quais qualquer sistema faz com as mãos amarradas nas costas. Possuem o Mac, só para mostrarem a maçã mordida nas costas do produto. O dispositivo vira uma espécie de vestuário. Para 99% das pessoas, Apple é um símbolo e ícone de status social, e não necessariamente, sistema operacional. A maçã mordida atrás está mais para outfit do que tecnologia, para essas pessoas.
@@armandosan Concordo, mas novamente, o fato de o Mac ser limitado não vai impedir de se adaptar ao ecosistema do Mac. Não vão voltar pro win, mesmo sabendo que o win faz mais. Cada pessoa usa sistema de um jeito, se ela se adaptou ao mac, bom, se adaptou ao linux, bom, se não... voltei pro win e seja feliz. Se você joga e quer sair do win, vai ter problemas a depender do jogo. Eu uso computador pra uso geral, mal jogo. Linux me serviu bem, não tenho que lidar com as atualizações intrusivas do win, nem com os travamentos do sistema... Mas eu tenho plena consicência que linux é limitado se comparar com o win, tanto é que tenho dual boot caso precise do win.
@@JunYuGa Então amigo. Eu nem estou citando games ainda com você. Mas sim possibilidades. O leque de possibilidades do Windows é vasto demais. E eu sempre sinto que estou perdendo uma possibilidade quando estou em distros Linux. Eu sou o tipo de usuário que tem 9 browser's instalados. (Mesmo usando o Microsoft Edge como meu principal, sempre gosto de ver o que se tem de novo em aplicações no mercado). Tenho 4 suítes office instaladas. (Inclusive assino o Microsoft 365). Tenho 7 editores de PDF avançados (3 pagos entre eles). Wallpapper Enginer (com um caminhão de wallpappers feitos pela gigantesca comunidade Steam). LightShot e ShareX (uso demais no dia-a-dia e não achei nenhum ao mesmo nível de competência em distros Linux) Whatsapp app para chamadas via PC. (Uso constantemente). Ligações celular via PC (uso contínuo). Impressora é só plugar e o Windows que lute e se vire. Eu só plugo e tudo é instalado sozinho, inclusive o software da mesma. Etc. Quando vou para distros Linux, sinto que falta dessa quantidade de apps e softwares que trabalham super bem. Me sinto em um sistema vazio que só fica naquela interface rodando alguns poucos softwares disponíveis. E se eu quiser algo a mais, terei que apelar para contêiner's (Docker, Bottles, Podman, etc), WINE (e seus derivados) ou algo do tipo para usufruir o que o Windows já entrega nativamente. Ou seja... Para que vou para outro sistema, para ficar emulando, virtualizando ou traduzindo código de outro sistema, a fim de chegar no mesmo lugar? Só vai aumentar a curva de ações e passos a se chegar no mesmo lugar. E, no mundo da informática, enquanto mais passos, mais dores de cabeça. Pois mais variáveis surgem e mais inconsistências podem acontecer.
Eu utilizo o Linux Mint LMDE 6, como eu não jogo e uso para projetar, editar e criar alguns mapas no QGIS não tive grandes problemas, a única coisa foi é que quando renderizava no blender ele reiniciava, porem resolvi esse problema com o CPUlimit, eu nos últimos anos não quero mais bater cabeça consertando coisas por isso optei por algo mais "estável"
problema do Linux é o seguinte: MUITA gente mexendo no mesmo sistema. Windows tem uma empresa por trás isso faz uma diferença enorme e quando o linux faz alguma coisa ele esquece do UI do usuário.... triste
Concordo que o Linux não é para todo mundo, e é importante entender o papel de cada sistema operacional nas nossas vidas. No meu caso, concluí que o Windows ainda é o melhor para uso geral no dia a dia: consumir conteúdo, editar vídeos, jogar, ouvir música e navegar na internet. Ele é mais simples, pronto para o uso e compatível com a maioria dos softwares, como o DaVinci Resolve, que no Linux acaba enfrentando limitações. Por outro lado, o Linux tem suas vantagens e brilham em áreas específicas. Uso o Kali Linux, por exemplo, exclusivamente para tarefas de segurança da informação, como pentesting e estudos na área. Ele vem pré-configurado com todas as ferramentas necessárias, economizando tempo e esforço. Além disso, distribuições leves como o Chrome OS Flex ou Xubuntu são ideais para dar vida a PCs antigos, algo que o Windows nem sempre consegue fazer de forma eficiente. Já o MacOS, na minha opinião, é excelente, mas acaba sendo 'mais do mesmo' com preço de grife, o que não justifica para o meu uso. No final, cada sistema tem sua função, e é por isso que uso Windows no dia a dia e reservo Linux para tarefas específicas. A chave é escolher a ferramenta certa para cada necessidade!
Uso Windows e Linux há anos, e ambos têm seus problemas. A diferença é que, no Windows, aprendemos a resolver os problemas ou simplesmente os ignoramos - eu mesmo já caí nessa cilada! Quando migramos para o Linux, qualquer pequeno problema nos faz comparar com o Windows, e ficamos frustrados porque não sabemos como resolver ou ignorar essas questões. Isso não acontece tanto com usuários de Mac. Por quê? A resposta é simples: a pessoa paga tão caro em um Mac que acaba ignorando os problemas para justificar o investimento, criando uma sensação de auto-satisfação por ter feito "um bom negócio". O Mac também sofre com falta de programas, e acredito que seja 100 vezes pior para jogos do que o Linux (exceto os títulos nativos). Esse comportamento é natural do ser humano. Se você compra um carro de 200 mil reais, mesmo que ele tenha problemas, tende a ignorá-los inconscientemente para justificar o valor pago. Windows, Linux e Mac são como carros: todos fazem a mesma coisa, mas de formas diferentes. Ou você se adapta, ou "cai fora". Levo comigo uma frase importante: "Não se mexe em time que está ganhando!". Se o Windows te satisfaz, cumpre todas as suas necessidades e você já tem uma licença, para que usar Linux? Qual seria o propósito? Qual sua real necessidade? Se não há um motivo claro, simplesmente não faz sentido.
@@kauanvicttor3975 Seu ponto de vista foi dos mais sensatos que eu live até agora... Mas eu realmente tenho utilizado Linux desde antes do início do canal, e notei que de uns meses pra cá, as distribuições começaram a perder bastante compatibilidade com Drivers NVidia mais antigos, e os novos não estão sendo tão bem implementados. O que acaba influenciando em todos resto. Esse e principal ponto que me impede de usa-lo como principal no momento. Quem acompanha o canal sabe que eu realmente gosto do sistema, e amo customizar qualquer distribuição Linux.. Principalmente Gnome, KDE, e Cinnamon. Nesse caso realmente não é algo que só Eu estou falando. Eu encontrei diversas pessoas no TH-cam com os mesmos problemas com Drivers e perda de desempenho. Pretendo estudar um pouco sobre esses casos para trazer um conteúdo mais esclarecedor a respeito.
Tenho cerca de 10 anos de experiência na área de TI. Comecei como Técnico de Informática, passei por Analista de Suporte e Infraestrutura, e atualmente atuo como Analista de Implantação. Prefiro usar Linux, pois para automações e debugging ele não tem comparação com o Windows. Os únicos sistemas que chegam perto são o Mac e o BSD. O Linux tem vantagens claras. Por exemplo, Docker e Kubernetes rodam nativamente em Linux. Para usar o Docker no Windows, é necessário o WSL, que apesar de ser bom e eficiente, não é a mesma coisa que rodar Linux de forma nativa, já que poupa recursos da máquina. Se analisarmos os servidores globais, mais de 60% utilizam Linux e cerca de 7% BSD. Por que isso acontece? Não é apenas pelo fato de serem gratuitos. Empresas de médio e grande porte possuem recursos financeiros para usar Windows Server, e o custo nesse caso se torna irrelevante. Mesmo assim, optam por Linux ou BSD porque são mais seguros, personalizáveis, possuem virtualização de tipo 1 (baixo consumo), são extremamente estáveis e funcionam sem interface gráfica. Além disso, praticamente todas as inovações tecnológicas começam no Linux. Minha experiência com infraestrutura e automação reforça o quanto o Linux é útil. No Windows, criar uma automação robusta e simples como no Linux é muito mais complicado. Engraçado é que, quando se trata de tarefas técnicas, o Linux é frequentemente mais direto ao ponto e fácil de usar do que o Windows.
@kauanvicttor3975 Mas aí é uma área muito específica que funciona como pilar de várias outras áreas comerciais.... Me parece que nesse cenário é mais a questão da infraestrutura por trás de um negócio, não questiono a capacidade do Linux nesse sentido.... Mas parte do consumidor final, acredito que Android, Windows são os dois lados do universo... Enquanto Linux movimenta mercado de Hardware Mobile, o Windows movimenta o mercado de Hardware Desktop... Acho que dá pra viver tranquilo assim, a diferença que Linux não cobra tão caro pra rodar na infraestrutura dessas empresas. Já Windows por ter recursos gráficos e uma empresa pra manter sai mais caro, é um serviço com garantia privada...
Considero suas críticas válidas e elas precisam ser expostas. No entanto, é necessário cuidado, pois sua experiência com um hardware específico, ou a de alguns usuários, não representa o todo. Ter um problema específico não significa que todos estão enfrentando o mesmo. É importante entender um pouco sobre o kernel Linux: quanto mais recente ele é, maior a chance de incompatibilidade com hardwares antigos. Por isso, distribuições como Ubuntu e seus derivados são mais recomendadas e amplamente utilizadas em máquinas antigas. A Canonical desenvolveu um kernel híbrido, que é robusto e moderno, mas ainda oferece suporte a hardwares mais antigos. Outras distribuições Linux não seguem essa filosofia. Existe um mito de que todas as distribuições Linux são para PCs fracos e antigos, mas isso é falso. Tudo depende da filosofia de cada distribuição e de como ela funciona na prática. Cada comunidade ou empresa (como Canonical, Red Hat ou SUSE) tem abordagens diferentes. Muitas distribuições Linux, por exemplo, já nem suportam mais arquiteturas de 32 bits. No meu caso, utilizo Linux Mint e Ubuntu no meu notebook de trabalho. O computador da minha sogra (com processador Core 2 Duo) também roda Mint, assim como meu notebook antigo (i5 de segunda geração). Todos funcionam muito bem. Quando trabalhei como técnico de informática na Santa Ifigênia, costumava instalar Mint ou Ubuntu nos PCs, já que não oferecíamos garantia de software. Meu ex-patrão, inclusive, deixou de vender Windows pirata e começou a adotar essas distribuições. Os clientes aceitaram bem, e o índice de reclamações diminuiu significativamente. Porém, existem problemas crônicos que não serão resolvidos apenas trocando de distribuição, especialmente se a base for a mesma e o kernel continuar igual. Isso pode ocorrer, por exemplo, com problemas de rede. Nesse caso, é preciso testar diferentes opções até encontrar uma que funcione, infelizmente. Na minha opinião e com base na minha experiência profissional, o Linux é totalmente viável, a menos que você precise de algo muito específico que só rode em Windows ou macOS. Muitas pessoas só utilizam o navegador e uma impressora, mas ainda assim dizem que o Linux não serve. Isso chega a ser uma piada e, de certa forma, até ofensivo de escutar.
@kauanvicttor3975 Bom, problema maior aqui é em relação a uma perda de desempenho de cerca de 30% na GPU. Outra coisa, que mesmo rodando Kernel LTS o driver não consegue gerenciar corretamente o hardware da placa, por exemplo. Quando não estou com OBS aberto o Windows roda meu jogo com 55% a 65% da GPU com um Clock de 1200Mhz, porém no Linux pra rodar na mesma configuração ele gasta cerca de 80% da GPU e subindo a Clock da GPU para o Boost máximo que é de 1905Mhz. Enquanto Windows só ativa esse Boost quando exijo mais da GPU. Ou seja, temos uma perda satisfatória. Que pode influenciar em outros programas... Sem contar que no Windows em modo ocioso minha GPU fica em 35°c e no Linux fica em torno de 55°c com Cooler rotacionando direto. O que me preocupar muito sobre o gerenciamento da GPU no Linux...
Não acho que o problema seja no linux, talvez seja no seu hardware. Não é algo comum instalar várias distros e todas elas darem problema, talvez tenha algo causando alguma incompatibilidade. Uso o Fedora a mais de um ano, tive alguns problemas que deram pra ser resolvidos e continuo nele, alguns dos problemas inclusive, era lentidão na loja (algo que ainda sofro com a loja da microsoft) e depois de trocar para SSD e colocar mais ram foram resolvidos. Tenho o Windowns em Dual boot, justamente sabendo que tem coisas que não vou conseguir fazer no linux, e caso seja necessário só trocar de sistema. Linux não é pra todo mundo, assim como Mac não é. Feliz ou infelizmente o win é o sistema mais maduro e com mais recursos que temos hoje, logo para abandoná-lo de vez ou terá que fazer sacrifícios ou se readaptar ao novo sistema, ou fazer como eu, usar dual boot e ser feliz aproveitando o melhor dos dois.
@@JunYuGa O problema do Linux nunca é o Linux, são sempre as fabricantes e Devs. Nunca é o sistema que tem problema. O sistema é perfeito. Semana passada eu fiz um live rodando no Elementary OS 8 com meu Hardware rodando perfeitamente. Depois de uma semana ou mais eu volto pra instalar o sistema e ele deixa de reconhecer meu Driver de rede... Se o problema é o Hardware então porque Windows funciona 100% problema de hardware não se resolve trocando sistema amigo... Ou seja, se no Windows funciona. Então é porque o problema é de fato no Linux, que a cada atualização de Kernel fica com sérios problemas de retrocompatibilidade.
@@lwtechtecnologia Em momento algum disse que linux é perfeito, até comentei que eu mesmo tive problemas com ele, assim como tive com win. Todo sistema tem problemas. Mas se você tá tendo problemas com várias distribuições e elas são distribuições com base diferentes ainda; Elementary base Ubuntu/Debian e Fedora que é independete... É mais fácil o erro ser no seu hardware. Se linux fosse esse problema todo ninguém usaria. Não é só pq você teve uma experiência ruim que outros vão ter, e se outros tem uma esperiência boa é sinal de que o sistema funciona, só não está funcionando pra você mesmo. E tá tudo bem voltar pro win, eu mesmo continuo usando e vou continuar.
@JunYuGa Mas dizer que o problema é o Hardware é difícil de concordar... Esse é o ponto, se funciona no Windows o problema não é Hardware. Até porque Fedora reconheceu normal a rede...
@lwtechtecnologia Então continue no Fedora. Os hardwares são feitos pensados no win. Maioria das fabricantes pensando no windows, logo vai funcionar melhor nele mesmo. Eu já tive problemas com distribuições como Ubuntu e derivados e é justamente por isso que uso Fedora, por não ser base Debian/Ubuntu. Se eu instalar base Ubuntu no meu notebook, sei que vou ter problema com glitch na tela, logo eu não insisto e uso Fedora que é uma base completamente diferente e não me dá essa dor de cabeça. Sem falar das vezes que brickei o sistema fazendo coisa básica no Ubuntu. E mesmo eu tendo toda essa dor de cabeça no Ubuntu ele segue sendo a distro linux mais mainstream de todas, sinal que não funcionou comigo, mas que funciona pra várias outras pessoas.
Eu também tive problemas quando instalei o Debian 12, Linux Mint 22 e o Ubuntu 24.04.1 felizmente meu irmão resolveu o problema do Ubuntu e decidimos ficar com ele.
@armandosan Estou usando para uso geral e aprender programação, o problema que eu foi um bug de tela que outras pessoas também relataram felizmente a solução era simples e agora o Ubuntu está rodando liso.
Eu estava usando o biglinux mas eu tive que voltar pro windows porque a maior parte dos jogos no meu dia-dia tem anti-cheats e alguns deles eu resolvi gastando um dia inteiro direto para solucionar, fora problemas de compatibilidade com o wifi como drivers e o wpa3 e a falta do software adrenaline da amd... Eu vou estudar mais sobre o linux e eu vou voltar quando eu comprar um segundo ssd para alocar o linux e o windows para jogos bem específicos...
Pois é, eu adoraria poder migrar de vez para o Linux, mas por enquanto não rola, além do risco de bugs, ainda tem o fator compatibilidade que por hora me impedem.
Elementary Os 8 é um lançamento recente, vc instala a ISO e funciona normalmente, mas após a atualização o sistema não reconhece mais a placa de rede, recomendo usar o 7.1 até o 8 estar mais estável
@@Julio93007 Eu já tinha feito uma live no Elementary Os 8 com tudo atualizado e funcionando. Mas nessa segunda vez ele não quis reconhecer o driver de rede... Mas no geral ele está bem melhor que outras distros e melhor que a versão 7.1 dele mesmo.
@lwtechtecnologia Realmente, testei o 8 e adorei o resultado, mas também tive o problema da placa de rede após a atualização, foi onde voltei para o 7.1 pelo menos até lançarem uma nova atualização corrigindo, mas para vc que trabalha gerando conteúdo, recomendo dedicar algumas horas ao Pop Os, ele entrega bastante para entretenimento e trabalho, sem falar que por trás tem uma empresa séria focada no desenvolvimento!
Não entendo as pessoas criticando o cara, ele não pode sacrificar a sua Workflow por um capricho. Eu uso GNU/Linux, a quase 20 anos, e aprendi muito com o tempo. Eu uso Bottle quando quero rodar algum programa do Windows, e funciona bem. Mas aprender algo novo é se botar em risco, pode dar certo ou não. Coisas da vida. Boa sorte.
Não tenho um setup ruim: Ryzen 7 2700x, RTX 2060, 32GB de Ram, SSD NVMe Corsair de 1 TB e placa mãe MSI b450 pro carbon wi-fi. A 30 dias tentei migrar para linux e não consegui fazer o microfone funcionar. A gravação saia toda cortada e com chiados a ponto de ninguém conseguir entender o que eu estava falando e uso o Pc para trabalhar, preciso mandar áudio para os clientes. Testei 4 microfones e nenhum funcionou direito sendo que os 4 funcionam perfeitamente no Windows. Testei várias distros como Zorin OS, Linux Mint, Ubuntu, POP OS, Open Suse e em todos o problema foi igual. Passei 10 dias testando soluções de fóruns brasileiros e em inglês e vídeos do youtube e nenhum deles resolveu o problema. Voltei para o Windows e não tive mais problemas. Não sou amador, sou usuário avançado e trabalho a 25 anos na área de TI inclusive administrando servidores Linux para empresas.
@@edcarloscarvalho121 Baita setup, pra não conseguir usar um microfone é pra chorar mesmo. Como eu disse, conforme eles atualizam o Kernel, perdemos mais retrocompatibilidade.
@@lwtechtecnologia o triste é a visão de uma galera que acha que porque funciona no deles, tem que funcionar no de todo mundo e se não funcionar no seu, é porque você é b#rr@.
Que bom mano... Eu tentei instalar ele ontem e não teve jeito, deu erro pra baixar diversos pacotes de extensões. O Elementary OS que foi único que tava bom aqui. Não quis mais reconhecer minha placa de rede... Não entendi nada. Mas ok kkk.
Creio que devemos explorar os SO's no que eles tem a oferecer e adaptá-los a nossa realidade do dia a dia, sem demagogia sobre qual é o SO perfeito, mas sim, aquele ou aqueles que são mais adequados às nossas necessidades. Uma pena os SO's baseados em Linux não atenderem para algumas pessoas ou PC's, pois vejo que para várias pessoas eles atendem muito bem, realizando as mesmas tarefas às quais este canal apresentou no vídeo.
É aquela coisa o cara faz canal focado em Linux más ele proprio não usa linux, não só o Diolnux faz isso como vários na gringa fazem o mesmo, usam mac ou tercerizam o trabalho.
Uso windows desde o 95, brinquei com os linux da moda em meados de doismilepoucos, sempre mantendo o windows do lado pra jogos. Este ano, entre os vários problemas de shader cache, fui presenteado com o micro stutter do elden ring, cujas soluções (temporárias) envolviam desativar/deletar componentes do sistema... até que eu tive que reinstalar o windows 2 vzs no mesmo dia... Instalei o Nobara(fedora) e acabaram os stutters, os problemas com ds4, emuladores fechando, windows não sabendo o que fazer com multiscreen, asio4all funcionando quando quer... Dito isso, é compreensível que a diferença de um sistema novo pra um sistema que se acostumou ao longo dos anos vire uma barreira... Por mais fácil que seja usar outro sistema... o mais sensato é deixar a conversão para o caso de o windows se tornar impraticável, como o meu...
Acho que o Linux é questão de costume. Eu uso o Fedora e tô feliz da vida. Também gosto do Ubuntu. Não me vejo mais usando windows, tenho a sensação que não é seguro. Quero navegar na internet sem ter medo e sentir essa sensação de estar passeando na floresta sendo observado por um puma ou o pé grande!
@@FabioBatista0777 Esse é o MyDockFinder. Tá disponível na Steam... Hoje deve está custando cerca de R$25. Mas vale a pena cada centavo... Ele vem pré-configurado. Mas você pode personalizar de acordo com seu gosto tudo que quiser no app.
pra mim é bem simples, Linux pra estudos, programação, redes etc... e Ruindows pra jogar quando dá kk. Muita gente fica criando dicotomia de SO, isso é besteira.
@@diegoberserk4978 Eu parei de ser FanBoy. Eu defendia Linux com unhas de dentes, já defendi Windows com unhas e dentes... Já defendi Android com unhas e dentes... Pra mim já deu, sistema tem que me entregar produtividade e poucos cliques... Meu tempo que sobra eu gasto com minha esposa... Do que ficar perdendo horas na frente de um PC resolvendo problemas de sistema.
Sobre quem gosta de jogar, renderizar vídeos e até mesmo usar autocad e softwares que são exclusivos para Windows provavelmente o cidadão vai ter uma boa máquina com placa de vídeo, memória ram, processador e NVME/SSD onde tanto os jogos e o Windows rode de forma decente e fluída, pois uma coisa é o sistema ser instalado e outra é instalar e usa-lo com folga sem processador e as demais peças estarem a 100% a todo momento. Pra jogos tem como jogar no Linux porém nem todos os games são compatíveis e ainda em algumas distribuições precisa ativar alguns recursos via terminal que não estão nativos após ser instalado naquela maquina. Mesmo meu uso sendo basico apenas pra redes sociais, acessar e-mail, streaming o Linux é o suficiente e roda bem melhor que o Windows no meu pc e sinceramente o Linux me atende super bem, e aqui eu uso Debian 12 Gnome.
Comente aqui quantos vídeos eu tenho no canal, quantos são rodando Linux na minha máquina e qual Hardware eu já usei no canal, comenta também quantas lives eu fiz no Linux. Depois você diz se eu tenho conhecimento ou não... Meu conhecimento são todos práticos e realistas, eu não fico só falando em vídeo enchendo os olhos das pessoas de esperança como se Linux fosse somente algo novo que precisa ser explorado... Isso sim é ficar iludindo as pessoas. Eu mostro ao vivo... Tem diversas lives de mais de 4 horas no canal mostrando instalações ao vivo de Linux e quantas vezes eu tive problemas ao vivo... Agora duvido você conseguir ficar 5 horas assistindo uma dessas lives.
Atualmente eu tô no Zorin OS, que até agora estou amando o mesmo, já tentei usar o Linux Mint também, e também não gosto do Mint. - Ás Distros que eu gosto são: Zorin OS, Ubuntu 24.04, a e eu só saí do Ubuntu para o Zorin OS, porque sinto que o Ubuntu está começando a se tornar tão pesado quanto o Windows.
Mint é a que eu mais curto, mas por um detalhe interessante que são os servidores do sistema. Os servidores do Zorin são LERDOS demais, uma coisa que faço no Mint em 30 segundos, se torna um purgatório de meia hora. Se nn fosse por isso, eu ficaria no Zorin. E o Mint vai ficar mais bonito na atualização ainda este mês.
@@moisesalves7727 , eu estou fazendo o meu melhor para me desapegar também do Windows, um Passo importante que dei para isso, é passar a procurar por alternativas a muitos apps do Windows, principalmente em flatpack.
Linux é para uso específico, não instale esperando que o firmware vai funcionar perfeitamente que vai se frustar, sempre tem que ajustar alguma coisa, que requer conhecimento avançado no sistema! Linux é mais para desenvolvedor...
*Ah, se frustrou porque não conseguiu instalar um joguinho? Ah, me poupe, guerreiro! Desistir é sempre mais fácil, né? Mas faz parte... Estudar pra resolver as coisas dá trabalho mesmo, mas quem disse que a vida é só apertar 'next'?😄*
Cara eu tenho 30 anos, uso Linux desde os 21, todos esses anos pra eu conseguir usar foi na base da solução de problemas... Eu cansei de fazer isso, simples. Agora eu simplesmente instalo Windows, meus programas já estão baixados. Eu dou um clique e tudo é instalado. Tudo funciona. E com 100% de aproveitamento de performance. Esse é o ponto. Simplificar o trabalho pra obter o mesmo resultado que eu teria usando Linux ou qualquer outra coisa. Linux continua sendo Linux, não vai mudar nada se eu voltar ou não a usar.
A cara, seu vídeo é bacana mas eu não concordo. Falando por mim, eu levei meses pra conseguir manter o Linux sem quebrar no meu note. Levei anos pra passar a usar de forma confiante a ponto de me virar sempre que precisar. Dá trabalho? Dá, mas exige esforço. Realmente não é pra todo mundo.
@@raulb.amaral3575 Te pergunto, você está ganhando dinheiro com isso? Tá ajudando manter algum projeto usando o sistema? Tá divulgando? O que está fazendo em Pró do sistema que você está usando?
@lwtechtecnologia estou ganhando um total de zero reais. Não comecei a usar Linux pq eu precisava, eu comecei a usar de curioso, pq eu quis e acabei encontrando nesse sistema tudo oq eu sentia falta no Windows. Um sistema que só vai quebrar se eu fizer m3rd@, um sistema q vai conseguir formatar um pen drive sem travar, um sistema que independente se eu atualizo ele ou não, vai funcionar do mesmo jeito. Foram só alguns exemplos. No geral eu só ponho a mão no Windows pra jogar, fora isso, pra mim é um sistema meio inútil.
@@raulb.amaral3575 Que bom mano, mas o mercado se movimenta em direção a evolução, e Linux precisa muito evoluir, no seguimento Desktop. Pois no resto ele já funciona na medida do possível para grande maioria das empresas que o utilizam, o que importa é funcionar. Mas eu mesmo não vou utilizar tão cedo, e mais só vou recomendar para pessoas que tenham um uso limitado do computador.
@@lwtechtecnologia cara aí é que tá, o problema não é o Linux, o problema é a preguiça das empresas que produzem os softwares em querer desenvolver uma versão nativa para ele.
Desencana! Cada um usa o que quiser, não precisa ficar se explicando não, hehe. Eu conheço caras incriveis que utilizam Windows, assim como Linux e Mac... Mas tem muito cara encostado em ter Mac pra se achar o brabo e não faz nada, o mesmo com Linux, e por incrível que pareça, com "PC GUEIMER" também 😆 Eu trabalhei por 2 anos e meio com computação por GPU, e quando sai fui participar da entrevista de quem iria me substituir, e o cara por ter uma RTX3080 achava que era o brabo, pensou que computação era jogar na steam com sua nvidia 😄 Tive que ficar mais 6 meses até aparecer alguem, pelo menos ganhei um bonus hehe
@@Julio.Guerra Pois é.... É disso que eu falo. A maioria dos caras chegam e falam que roda tudo perfeito. Mas eles estão com GPUs acima de uma 3060 e RX6600... Aí também né, amigo. Duvido se esses caras passarem 1 dia jogando no Windows ou editando vídeo se eles iriam achar que é problema do meu Hardware. Como já vi alguns comentários por aí... E olha que uma 3060 nem é tão forte. Mas pra rodar ETS até no Linux roda no talo com folga. Utilização de recursos que importa.
Mas é você anilhar o WSL você roda qualquer app Linux com desempenho bacana. Eai? Porque essa galera acha que Linux faz milagre? Coloca o WLS vs Wine e Subsistema Android do Windows vs qualquer emulador de Android no Linux... A o foco do canal será 100% realismo como sempre foi. Com a diferença que agora eu vou expor mais os problemas do Linux, que antes eu não me importava tanto.
@@caperscomedy Tem sim, a cada atualização do Kernel ele deixa de ter compatibilidade com algum driver antigo. Ou seja, Linux está ficando pior do que Windows para retrocompatibilidade.
Davinci 😊😊😊😊😊😊😊 uso no meus vídeos do canal e não largo mais. 99 das pessoas conseguem usar Linux de boa. É claro, em questão de edição de vídeo e o que peca.
99% das pessoas conseguem usar Linux de boa????? SQN... Instalei para um caminhão de pessoas. Não passou 3 meses, pedindo para voltarem para o Windows. Alguns por não conseguirem realizarem suas tarefas ou sentirem dificuldade pela curva de aprendizagem maior. Outros por não terem o software que gosta ali, e terá que dar uma volta muito grande, seja em Docker ou WINE e seus derivados (Proton) para conseguirem fazer a mesma coisa que o Windows já faz com grande facilidade. Ou, meramente, por não rodar alguns jogos específicos. Portanto... Pegou pesado aí no tal 99% das pessoas. Eu concordo que 99% das pessoas entusiastas do Linux, conseguem usar de boa. Mas pessoas normais que não tem saco para aprender informática e, muito menos, ficar quebrando cabeça de graça para resolver problemas bobos, não conseguem usar não. E são maioria.
Exatamente o que eu estou falando. Se eu tivesse paciência eu iria conseguir rodar aqui de boa, sem maiores problemas. Mas esse é o ponto. Eu não quero mais resolver os mesmo problemas de todas as distribuições... Ficar procurando driver otimizado, ou melhor. Ficar procurando como otimizar driver e Kernel...
Um conselho velho: não vá para 'KDE PLASMA', saia de lá. Nesse instante, voltei para o Windows. O programador aqui contrataram, foi só para bugar kdeplasma. Passei oito meses no Kdeplasma, estava top de mais. 'Mais depois do novo pragamador já era'.
@@EDX-BEATS KDE Plasma era a interface que eu mais usava.... Agora é um lixo. Na moral... Nada funciona direito, o som fica horrível. Nem mesmo BigLinux consegue resolver o problema do ruído com qualidade que tinha antes... No Windows eu ativo o cancelamento de ruído e funciona pra todos os software... Basta a placa de som dar suporte. Pode olhar no histórico do canal. Usei Linux a vida inteira do canal, falando uma customização melhor que a outra pra galera reproduzir... Até Cinnamon e Gnome eu amava customizar. Agora tá cada vez mais difícil reproduzir as mesmas coisas no Linux.
O Zorin os, e. O pop os são melhores que o elementary... Mint você que não gostou visual, mas tá ótimo 👍 Jogos não sei, mas única coisa que pega é Power BI no Linux
Qualquer desses eu consigo deixar bonito do meu jeito, mas eu não tô mais com paciência pra ficar mexendo nisso. Só queria instalar os programas e usar ... Mas atualmente não será possível. Linux além está perdendo desempenho na minha máquina, não consigo usar um editor de vídeo decente. Davinci Resolve não reconhece todos os formatos.
Meu querido maratone no canal Diolinux, faça como eles fazem e depois faça um vídeo com o Linux instalado em sua máquina. O problema não é o sistema operacional e sim a sua falta de conhecimento.
Maratona você meu canal e veja quantos vídeos de Linux na minha máquina eu tenho e quantas lives eu fiz ao longo desses 2 anos com canal ativo... O problema da comunidade Linux é que a grande maioria desprovido de imparcialidade que não conhece o canal e vem criticar o conteúdo. Olhe quantos vídeos eu tenho de Linux no canal, quantos jogos eu rodei usando Linux e depois você me diz se eu tenho conhecimento ou não. Outra coisa, não irei recomendar Linux pra ninguém que queira jogar ou editar vídeo amigo... Quer você goste ou não de Linux, ele continua sendo inferior ao Windows pra qualquer tipo de usuário doméstico ou criador de conteúdo profissional.
MS com Trilhões de dólares + o fundo de investimento Blackrock. Comparar Windows x Linux é injusto, melhor comparar distribuições Linux entre si. 👍 Quem vai bater de frente com a MS, deverá ser os chineses . Huawei meteu pé no Android e IOS, vale até uma sugestão de vídeo. Sucesso ao canal.
É meu jovem, compreendo seu ponto de vista e apesar de ter minha opinião, Linux não é para todo mundo de fato. Tenho aqui meu setupzinho com uma distribuição 'X' e trampo com encodes; Para edição de vídeos, o DaVinci Resolve é top demais, entretanto quem dominou o Shotcut não fica no escuro. Quanto aos softwares populares 'não funcionarem no Linux', já sabemos que é um problema financeiro para as grandes empresas que enxergam a pequena fatia do mercado e não se interessam - e nem podemos culpá-las por isso[nem todas as empresas são visionárias como a Valve e/ou tem recursos para distribuírem seus softwares em multiplataformas]. Ainda assim a comunidade que usa e aprimoram o Linux são phoda pelo que o fizeram ser até hoje. Para findar este extenso comentário, trata-se apenas de tecnologia (sinônimo de ferramenta), que auxilia facilitando o nosso trampo... Se não com um, com outro que te faça ser mais produtivo a ganhar mais tempo para curtir com os seus!
Finalmente mais um comentário baseado em experiência pessoal, em vez de atacar o conteúdo você se posicionou muito bem... Até porque como eu mesmo falei no vídeo tudo se resume a minha experiência o quanto eu posso oferecer para os outros baseado nisso.
Entendo seu ponto de vista, Eriton. Nesse seu caso, o mais interessante é usar o melhor sistema, no seu caso o Windows, pois o melhor sistema hoje, com toda a certeza, é o sistema que você domina e consequentemente te entregue resultado e as ferramentas de que você precisa. Linux é excelente, e está pronto para qualquer um que queira usá-lo, mas para quem for usar, também precisa estar pronto pra ele, pois demanda um certo tempo e esforço para deixar o sistema pronto e entender como ele funciona, usando as ferramentas e recursos que o sistema disponibiliza. Sempre recai na sentença "O melhor sistema é aquele que você domina". Fuja do Windows 11, vida longa ao Windows 10 e ao Arch, Fedora, Ubuntu, Debian e openSUSE!
Gente, como eu disse. Eu uso Linux pra produzir conteúdo desde de 2022 ativamente 24x7 na semana. Porém eu já usava Linux desde de 2016... Quando criei o canal não passou poucos meses e comecei usar Linux como sistema principal. E desde então eu não parei de usar. O problema é que atualmente com tantas tecnologias novas e Chipsets e GPUs diversas no mercado Linux tem que acompanhar o avanço, e conforme o Kernel recebe atualizações alguns hardware vão perdendo compatibilidade, e vão perdendo desempenho. Que é o caso do meu computador... Apesar de não ser tão antigo, os Kernels mais novos não dão um bom suporte pra ele, e eu não vou deixar de usar um Kernel novo com novas tecnologias só pra manter Linux. Ou seja, o sistema que tem Kernel atual com a melhor retrocompatibilidade pro meu Hardware é Windows...
pelo menos vc testo, tentou e tal ........... se o Windows te atende, fique nele ........... no meu caso, passo longe de windows kkkkk, nao sou dev mas sou um dev fuçador, entao linux pra mim é melhor
Tendo como perfil de usuário doméstico. Linux é para entusiastas e pessoas que querem uma alternativa a licença oficial do windows de R$ 1.599,00 na loja oficial.
Eu vi que no começo do vídeo que você condenou o Fedora aparentemente pelo site das extensões do Gnome, no momento, está fora do ar. Não me leve a mal, mas ficar pulando de distribuição por qualquer problema que seja, não vai lhe levar a lugar algum. Este ao meu ver, é o grande problema das pessoas, e não do Linux em si. Infelizmente, as pessoas preferem mascarar sua incapacidade colocando a culpa em algo, do que perder 5 minutos procurando pela solução no Google.
@@user-ml4op7zv3 Linux está ruim amigo... Eu perdi muito mais do que 5 minutos. Eu não ganho nada pra buscar soluções. Então farei conteúdo baseado naquilo que é acessível pra mim e para as pessoas. Não irei me sacrificar pra poder ter soluções de graças na internet...
Quer dizer que perder tempo buscando soluções de problemas que não são teus, é algo bom? rsrs...
Seu conceito de utilização do seu tempo (que é o bem mais precioso que possuímos) está bem fora da realidade.
A intenção inicial do meu comentário, era de fazer uma crítica construtiva, junto a uma reflexão sobre as pessoas. Infelizmente, sua resposta só evidencia o que já falei. A realidade, é que muitos preferem morrer abraçados a uma opinião sem fundamento, do que "perder" tempo aprendendo algo que, possivelmente agregaria valor.
@@user-ml4op7zv3 Existem de fato, coisas que valem a pena a gente dedicar mais tempo, e até mesmo dinheiro pra usufruir melhor daquilo, mas outras não valem. Nesse caso, pra mim não é viável perder tantas horas de estudo, testando soluções buscando otimização de um sistema que no final, se eu fizer um vídeo não vai pagar mais do que R$6 no máximo R$15 em dinheiro. Entendo seu ponto de vista, de que zona de conforto realmente deixa a gente estagnado. Mas hoje em dia eu sinceramente não tenho mais fôlego pra ficar perdendo paciência, perdendo minha paz pra resolver certos problemas, que o cara que fez a Distro não cuidou de resolver... Ele só faz o sistema, joga o driver no repositório. E acha que tá tudo certo. E quando alguém reclamar do sistema está ruim, ele diz que não pode reclamar porque é um sistema comunitário.
@@user-ml4op7zv3 Não é questão de opinião não meu jovem. É questão de praticidade.
Um consome mais tempo, com maior curva de aprendizagem, o outro já vem mastigado e pronto para uso, consumindo menos tempo do usuário.
É simples assim. Quem está se agarrando a opinião aqui é você.
Há muito mais pessoas que vivem de outras coisas que não seja: "Como funciona um sistema operacional". Do que pessoas que se interessam por isso.
Essas pessoas podem usar o sistema para tirarem lucros em outras áreas, mas não precisam, necessariamente, aprenderem sobre sistemas.
Acho que entusiastas Linux não são capazes de entenderem isso. Pois eles acham que todo mundo é obrigado a aprender como o Linux funciona. E a maioria das pessoas, estão cagando e andando para esse papinho de aprender Linux, sendo que ninguém vai fazer uso efetivo (na prática) desse conhecimento, para se fazer dinheiro com ele.
Só quem ama Linux mesmo entra nessa.
Conheceu uma rua de uma cidade e está dando opinião da cidade toda.
Pior q foi bem isso mesmo kkk
Não amigo, eu já testei mais distribuições que vocês dois juntos.... Eu sei do que eu estou falando no vídeo... No canal tem mais de 700 vídeos... Mais de 400 vídeos só de Linux... Então não venha com esse papinho de FanBoy.
@@lwtechtecnologia Números de distribuições testadas não quer dizer que você entende do assunto. Posso ouvir milhões de músicas e não saber o que é um "Dó". Você está usando sua experiência limitada para generalizar.
@clintquasar Entenda amigo, Linux é ruim pra produção de conteúdo se quando comparado ao Windows, Drivers NVidia para Linux são horríveis se comparado ao Windows, aplicativos de modo geral tem aparência rum e baixa eficiência prática se comparado ao Windows... Simples assim, aceita a realidade e seja feliz... Não perca seu tempo defendendo algo que só existe porque alguém criou, e criou mal feito...
@@lwtechtecnologia Em breve você ficará muito famoso. Milhões de pessoas mundo afora pensam "errado". Torcendo aqui pra elas acharem esse vídeo e esse comentário seu e se iluminarem assim como eu fui iluminado 🙏
Eu não sei escrever uma linha de programação (CSS e HTML não é programar) não administro servidores e tenho usado Fedora. Produzindo, editando música e pós produzindo imagem vídeo, áudio e música. Eu devo estar em outro mundo.
Ok... Isso tudo que citou é facilmente feito via Windows.
A questão é que, tudo que citar aí, você pode fazer via Windows.
Mas nem tudo que existe no universo Windows, você poderá fazer via Linux.
@@armandosan Assim como nem tudo que pode ser feito no win pode ser feito num mac, e nem por isso as pessoas deixam de usar mac por conta disso. Cada sistema tem seus pontos positivos e negativos, compete a você verificar se vale ou não à pena usar.
@@JunYuGa Nesse caso, não é nem por pontos positivos, é por ser Apple fanboy mesmo. E querer mostrar que tem mac.
99% das pessoas não precisam de Mac, ou não trabalham com o que a Apple oferece de exclusivo. Realizam suas tarefas diárias nas quais qualquer sistema faz com as mãos amarradas nas costas.
Possuem o Mac, só para mostrarem a maçã mordida nas costas do produto. O dispositivo vira uma espécie de vestuário. Para 99% das pessoas, Apple é um símbolo e ícone de status social, e não necessariamente, sistema operacional. A maçã mordida atrás está mais para outfit do que tecnologia, para essas pessoas.
@@armandosan Concordo, mas novamente, o fato de o Mac ser limitado não vai impedir de se adaptar ao ecosistema do Mac. Não vão voltar pro win, mesmo sabendo que o win faz mais. Cada pessoa usa sistema de um jeito, se ela se adaptou ao mac, bom, se adaptou ao linux, bom, se não... voltei pro win e seja feliz. Se você joga e quer sair do win, vai ter problemas a depender do jogo. Eu uso computador pra uso geral, mal jogo. Linux me serviu bem, não tenho que lidar com as atualizações intrusivas do win, nem com os travamentos do sistema... Mas eu tenho plena consicência que linux é limitado se comparar com o win, tanto é que tenho dual boot caso precise do win.
@@JunYuGa Então amigo. Eu nem estou citando games ainda com você.
Mas sim possibilidades.
O leque de possibilidades do Windows é vasto demais. E eu sempre sinto que estou perdendo uma possibilidade quando estou em distros Linux.
Eu sou o tipo de usuário que tem 9 browser's instalados. (Mesmo usando o Microsoft Edge como meu principal, sempre gosto de ver o que se tem de novo em aplicações no mercado).
Tenho 4 suítes office instaladas. (Inclusive assino o Microsoft 365).
Tenho 7 editores de PDF avançados (3 pagos entre eles).
Wallpapper Enginer (com um caminhão de wallpappers feitos pela gigantesca comunidade Steam).
LightShot e ShareX (uso demais no dia-a-dia e não achei nenhum ao mesmo nível de competência em distros Linux)
Whatsapp app para chamadas via PC. (Uso constantemente).
Ligações celular via PC (uso contínuo).
Impressora é só plugar e o Windows que lute e se vire. Eu só plugo e tudo é instalado sozinho, inclusive o software da mesma.
Etc.
Quando vou para distros Linux, sinto que falta dessa quantidade de apps e softwares que trabalham super bem.
Me sinto em um sistema vazio que só fica naquela interface rodando alguns poucos softwares disponíveis.
E se eu quiser algo a mais, terei que apelar para contêiner's (Docker, Bottles, Podman, etc), WINE (e seus derivados) ou algo do tipo para usufruir o que o Windows já entrega nativamente.
Ou seja... Para que vou para outro sistema, para ficar emulando, virtualizando ou traduzindo código de outro sistema, a fim de chegar no mesmo lugar?
Só vai aumentar a curva de ações e passos a se chegar no mesmo lugar.
E, no mundo da informática, enquanto mais passos, mais dores de cabeça. Pois mais variáveis surgem e mais inconsistências podem acontecer.
Eu utilizo o Linux Mint LMDE 6, como eu não jogo e uso para projetar, editar e criar alguns mapas no QGIS não tive grandes problemas, a única coisa foi é que quando renderizava no blender ele reiniciava, porem resolvi esse problema com o CPUlimit, eu nos últimos anos não quero mais bater cabeça consertando coisas por isso optei por algo mais "estável"
problema do Linux é o seguinte: MUITA gente mexendo no mesmo sistema.
Windows tem uma empresa por trás
isso faz uma diferença enorme
e quando o linux faz alguma coisa ele esquece do UI do usuário....
triste
Concordo que o Linux não é para todo mundo, e é importante entender o papel de cada sistema operacional nas nossas vidas. No meu caso, concluí que o Windows ainda é o melhor para uso geral no dia a dia: consumir conteúdo, editar vídeos, jogar, ouvir música e navegar na internet. Ele é mais simples, pronto para o uso e compatível com a maioria dos softwares, como o DaVinci Resolve, que no Linux acaba enfrentando limitações.
Por outro lado, o Linux tem suas vantagens e brilham em áreas específicas. Uso o Kali Linux, por exemplo, exclusivamente para tarefas de segurança da informação, como pentesting e estudos na área. Ele vem pré-configurado com todas as ferramentas necessárias, economizando tempo e esforço. Além disso, distribuições leves como o Chrome OS Flex ou Xubuntu são ideais para dar vida a PCs antigos, algo que o Windows nem sempre consegue fazer de forma eficiente.
Já o MacOS, na minha opinião, é excelente, mas acaba sendo 'mais do mesmo' com preço de grife, o que não justifica para o meu uso.
No final, cada sistema tem sua função, e é por isso que uso Windows no dia a dia e reservo Linux para tarefas específicas. A chave é escolher a ferramenta certa para cada necessidade!
Uso Windows e Linux há anos, e ambos têm seus problemas. A diferença é que, no Windows, aprendemos a resolver os problemas ou simplesmente os ignoramos - eu mesmo já caí nessa cilada! Quando migramos para o Linux, qualquer pequeno problema nos faz comparar com o Windows, e ficamos frustrados porque não sabemos como resolver ou ignorar essas questões.
Isso não acontece tanto com usuários de Mac. Por quê? A resposta é simples: a pessoa paga tão caro em um Mac que acaba ignorando os problemas para justificar o investimento, criando uma sensação de auto-satisfação por ter feito "um bom negócio". O Mac também sofre com falta de programas, e acredito que seja 100 vezes pior para jogos do que o Linux (exceto os títulos nativos).
Esse comportamento é natural do ser humano. Se você compra um carro de 200 mil reais, mesmo que ele tenha problemas, tende a ignorá-los inconscientemente para justificar o valor pago.
Windows, Linux e Mac são como carros: todos fazem a mesma coisa, mas de formas diferentes. Ou você se adapta, ou "cai fora".
Levo comigo uma frase importante: "Não se mexe em time que está ganhando!".
Se o Windows te satisfaz, cumpre todas as suas necessidades e você já tem uma licença, para que usar Linux? Qual seria o propósito? Qual sua real necessidade? Se não há um motivo claro, simplesmente não faz sentido.
@@kauanvicttor3975 Seu ponto de vista foi dos mais sensatos que eu live até agora... Mas eu realmente tenho utilizado Linux desde antes do início do canal, e notei que de uns meses pra cá, as distribuições começaram a perder bastante compatibilidade com Drivers NVidia mais antigos, e os novos não estão sendo tão bem implementados. O que acaba influenciando em todos resto. Esse e principal ponto que me impede de usa-lo como principal no momento. Quem acompanha o canal sabe que eu realmente gosto do sistema, e amo customizar qualquer distribuição Linux.. Principalmente Gnome, KDE, e Cinnamon.
Nesse caso realmente não é algo que só Eu estou falando. Eu encontrei diversas pessoas no TH-cam com os mesmos problemas com Drivers e perda de desempenho. Pretendo estudar um pouco sobre esses casos para trazer um conteúdo mais esclarecedor a respeito.
Tenho cerca de 10 anos de experiência na área de TI. Comecei como Técnico de Informática, passei por Analista de Suporte e Infraestrutura, e atualmente atuo como Analista de Implantação. Prefiro usar Linux, pois para automações e debugging ele não tem comparação com o Windows. Os únicos sistemas que chegam perto são o Mac e o BSD.
O Linux tem vantagens claras. Por exemplo, Docker e Kubernetes rodam nativamente em Linux. Para usar o Docker no Windows, é necessário o WSL, que apesar de ser bom e eficiente, não é a mesma coisa que rodar Linux de forma nativa, já que poupa recursos da máquina.
Se analisarmos os servidores globais, mais de 60% utilizam Linux e cerca de 7% BSD. Por que isso acontece? Não é apenas pelo fato de serem gratuitos. Empresas de médio e grande porte possuem recursos financeiros para usar Windows Server, e o custo nesse caso se torna irrelevante. Mesmo assim, optam por Linux ou BSD porque são mais seguros, personalizáveis, possuem virtualização de tipo 1 (baixo consumo), são extremamente estáveis e funcionam sem interface gráfica. Além disso, praticamente todas as inovações tecnológicas começam no Linux.
Minha experiência com infraestrutura e automação reforça o quanto o Linux é útil. No Windows, criar uma automação robusta e simples como no Linux é muito mais complicado. Engraçado é que, quando se trata de tarefas técnicas, o Linux é frequentemente mais direto ao ponto e fácil de usar do que o Windows.
@kauanvicttor3975 Mas aí é uma área muito específica que funciona como pilar de várias outras áreas comerciais.... Me parece que nesse cenário é mais a questão da infraestrutura por trás de um negócio, não questiono a capacidade do Linux nesse sentido.... Mas parte do consumidor final, acredito que Android, Windows são os dois lados do universo... Enquanto Linux movimenta mercado de Hardware Mobile, o Windows movimenta o mercado de Hardware Desktop...
Acho que dá pra viver tranquilo assim, a diferença que Linux não cobra tão caro pra rodar na infraestrutura dessas empresas. Já Windows por ter recursos gráficos e uma empresa pra manter sai mais caro, é um serviço com garantia privada...
Considero suas críticas válidas e elas precisam ser expostas. No entanto, é necessário cuidado, pois sua experiência com um hardware específico, ou a de alguns usuários, não representa o todo. Ter um problema específico não significa que todos estão enfrentando o mesmo.
É importante entender um pouco sobre o kernel Linux: quanto mais recente ele é, maior a chance de incompatibilidade com hardwares antigos. Por isso, distribuições como Ubuntu e seus derivados são mais recomendadas e amplamente utilizadas em máquinas antigas. A Canonical desenvolveu um kernel híbrido, que é robusto e moderno, mas ainda oferece suporte a hardwares mais antigos. Outras distribuições Linux não seguem essa filosofia.
Existe um mito de que todas as distribuições Linux são para PCs fracos e antigos, mas isso é falso. Tudo depende da filosofia de cada distribuição e de como ela funciona na prática. Cada comunidade ou empresa (como Canonical, Red Hat ou SUSE) tem abordagens diferentes. Muitas distribuições Linux, por exemplo, já nem suportam mais arquiteturas de 32 bits.
No meu caso, utilizo Linux Mint e Ubuntu no meu notebook de trabalho. O computador da minha sogra (com processador Core 2 Duo) também roda Mint, assim como meu notebook antigo (i5 de segunda geração). Todos funcionam muito bem. Quando trabalhei como técnico de informática na Santa Ifigênia, costumava instalar Mint ou Ubuntu nos PCs, já que não oferecíamos garantia de software. Meu ex-patrão, inclusive, deixou de vender Windows pirata e começou a adotar essas distribuições. Os clientes aceitaram bem, e o índice de reclamações diminuiu significativamente.
Porém, existem problemas crônicos que não serão resolvidos apenas trocando de distribuição, especialmente se a base for a mesma e o kernel continuar igual. Isso pode ocorrer, por exemplo, com problemas de rede. Nesse caso, é preciso testar diferentes opções até encontrar uma que funcione, infelizmente.
Na minha opinião e com base na minha experiência profissional, o Linux é totalmente viável, a menos que você precise de algo muito específico que só rode em Windows ou macOS. Muitas pessoas só utilizam o navegador e uma impressora, mas ainda assim dizem que o Linux não serve. Isso chega a ser uma piada e, de certa forma, até ofensivo de escutar.
@kauanvicttor3975 Bom, problema maior aqui é em relação a uma perda de desempenho de cerca de 30% na GPU. Outra coisa, que mesmo rodando Kernel LTS o driver não consegue gerenciar corretamente o hardware da placa, por exemplo. Quando não estou com OBS aberto o Windows roda meu jogo com 55% a 65% da GPU com um Clock de 1200Mhz, porém no Linux pra rodar na mesma configuração ele gasta cerca de 80% da GPU e subindo a Clock da GPU para o Boost máximo que é de 1905Mhz. Enquanto Windows só ativa esse Boost quando exijo mais da GPU.
Ou seja, temos uma perda satisfatória. Que pode influenciar em outros programas... Sem contar que no Windows em modo ocioso minha GPU fica em 35°c e no Linux fica em torno de 55°c com Cooler rotacionando direto.
O que me preocupar muito sobre o gerenciamento da GPU no Linux...
Não acho que o problema seja no linux, talvez seja no seu hardware. Não é algo comum instalar várias distros e todas elas darem problema, talvez tenha algo causando alguma incompatibilidade. Uso o Fedora a mais de um ano, tive alguns problemas que deram pra ser resolvidos e continuo nele, alguns dos problemas inclusive, era lentidão na loja (algo que ainda sofro com a loja da microsoft) e depois de trocar para SSD e colocar mais ram foram resolvidos. Tenho o Windowns em Dual boot, justamente sabendo que tem coisas que não vou conseguir fazer no linux, e caso seja necessário só trocar de sistema. Linux não é pra todo mundo, assim como Mac não é. Feliz ou infelizmente o win é o sistema mais maduro e com mais recursos que temos hoje, logo para abandoná-lo de vez ou terá que fazer sacrifícios ou se readaptar ao novo sistema, ou fazer como eu, usar dual boot e ser feliz aproveitando o melhor dos dois.
@@JunYuGa O problema do Linux nunca é o Linux, são sempre as fabricantes e Devs. Nunca é o sistema que tem problema. O sistema é perfeito. Semana passada eu fiz um live rodando no Elementary OS 8 com meu Hardware rodando perfeitamente. Depois de uma semana ou mais eu volto pra instalar o sistema e ele deixa de reconhecer meu Driver de rede... Se o problema é o Hardware então porque Windows funciona 100% problema de hardware não se resolve trocando sistema amigo... Ou seja, se no Windows funciona. Então é porque o problema é de fato no Linux, que a cada atualização de Kernel fica com sérios problemas de retrocompatibilidade.
@@lwtechtecnologia Em momento algum disse que linux é perfeito, até comentei que eu mesmo tive problemas com ele, assim como tive com win. Todo sistema tem problemas. Mas se você tá tendo problemas com várias distribuições e elas são distribuições com base diferentes ainda; Elementary base Ubuntu/Debian e Fedora que é independete... É mais fácil o erro ser no seu hardware. Se linux fosse esse problema todo ninguém usaria. Não é só pq você teve uma experiência ruim que outros vão ter, e se outros tem uma esperiência boa é sinal de que o sistema funciona, só não está funcionando pra você mesmo. E tá tudo bem voltar pro win, eu mesmo continuo usando e vou continuar.
@JunYuGa Mas dizer que o problema é o Hardware é difícil de concordar... Esse é o ponto, se funciona no Windows o problema não é Hardware. Até porque Fedora reconheceu normal a rede...
@lwtechtecnologia Então continue no Fedora. Os hardwares são feitos pensados no win. Maioria das fabricantes pensando no windows, logo vai funcionar melhor nele mesmo. Eu já tive problemas com distribuições como Ubuntu e derivados e é justamente por isso que uso Fedora, por não ser base Debian/Ubuntu. Se eu instalar base Ubuntu no meu notebook, sei que vou ter problema com glitch na tela, logo eu não insisto e uso Fedora que é uma base completamente diferente e não me dá essa dor de cabeça. Sem falar das vezes que brickei o sistema fazendo coisa básica no Ubuntu. E mesmo eu tendo toda essa dor de cabeça no Ubuntu ele segue sendo a distro linux mais mainstream de todas, sinal que não funcionou comigo, mas que funciona pra várias outras pessoas.
@JunYuGa Eu não vou mais usar Linux Man... Foi isso eu disse no vídeo. Eu abri mão de Linux.
Eu também tive problemas quando instalei o Debian 12, Linux Mint 22 e o Ubuntu 24.04.1 felizmente meu irmão resolveu o problema do Ubuntu e decidimos ficar com ele.
Depende do que você mexe aí. Se for um uso muito limitado, sem depender de muitos softwares, aí distro Linux serve.
@armandosan Estou usando para uso geral e aprender programação, o problema que eu foi um bug de tela que outras pessoas também relataram felizmente a solução era simples e agora o Ubuntu está rodando liso.
Eu estava usando o biglinux mas eu tive que voltar pro windows porque a maior parte dos jogos no meu dia-dia tem anti-cheats e alguns deles eu resolvi gastando um dia inteiro direto para solucionar, fora problemas de compatibilidade com o wifi como drivers e o wpa3 e a falta do software adrenaline da amd...
Eu vou estudar mais sobre o linux e eu vou voltar quando eu comprar um segundo ssd para alocar o linux e o windows para jogos bem específicos...
Uso Manjaro Gnome, ele nunca deu problema aqui 2 anos seguidos é arch pronto pra desktop
Manjaro está muito bugado ultimamente
Isso depende pra que você usa o Linux.
Pois é, eu adoraria poder migrar de vez para o Linux, mas por enquanto não rola, além do risco de bugs, ainda tem o fator compatibilidade que por hora me impedem.
Estou usando o Mint Dez/2024
Elementary Os 8 é um lançamento recente, vc instala a ISO e funciona normalmente, mas após a atualização o sistema não reconhece mais a placa de rede, recomendo usar o 7.1 até o 8 estar mais estável
@@Julio93007 Eu já tinha feito uma live no Elementary Os 8 com tudo atualizado e funcionando. Mas nessa segunda vez ele não quis reconhecer o driver de rede... Mas no geral ele está bem melhor que outras distros e melhor que a versão 7.1 dele mesmo.
@lwtechtecnologia Realmente, testei o 8 e adorei o resultado, mas também tive o problema da placa de rede após a atualização, foi onde voltei para o 7.1 pelo menos até lançarem uma nova atualização corrigindo, mas para vc que trabalha gerando conteúdo, recomendo dedicar algumas horas ao Pop Os, ele entrega bastante para entretenimento e trabalho, sem falar que por trás tem uma empresa séria focada no desenvolvimento!
Linux Debian 12 + i3wm é só alegria!
Lw vamos combinar uma partida no CS comum em partida 100% brasileiros.
Não entendo as pessoas criticando o cara, ele não pode sacrificar a sua Workflow por um capricho. Eu uso GNU/Linux, a quase 20 anos, e aprendi muito com o tempo. Eu uso Bottle quando quero rodar algum programa do Windows, e funciona bem. Mas aprender algo novo é se botar em risco, pode dar certo ou não. Coisas da vida. Boa sorte.
Não tenho um setup ruim: Ryzen 7 2700x, RTX 2060, 32GB de Ram, SSD NVMe Corsair de 1 TB e placa mãe MSI b450 pro carbon wi-fi. A 30 dias tentei migrar para linux e não consegui fazer o microfone funcionar. A gravação saia toda cortada e com chiados a ponto de ninguém conseguir entender o que eu estava falando e uso o Pc para trabalhar, preciso mandar áudio para os clientes. Testei 4 microfones e nenhum funcionou direito sendo que os 4 funcionam perfeitamente no Windows. Testei várias distros como Zorin OS, Linux Mint, Ubuntu, POP OS, Open Suse e em todos o problema foi igual. Passei 10 dias testando soluções de fóruns brasileiros e em inglês e vídeos do youtube e nenhum deles resolveu o problema. Voltei para o Windows e não tive mais problemas. Não sou amador, sou usuário avançado e trabalho a 25 anos na área de TI inclusive administrando servidores Linux para empresas.
@@edcarloscarvalho121 Baita setup, pra não conseguir usar um microfone é pra chorar mesmo. Como eu disse, conforme eles atualizam o Kernel, perdemos mais retrocompatibilidade.
@@lwtechtecnologia o triste é a visão de uma galera que acha que porque funciona no deles, tem que funcionar no de todo mundo e se não funcionar no seu, é porque você é b#rr@.
estou usando Fedora 41 traquilo no meu setup Ryzen 5600x RX 6600 b450
Que bom mano... Eu tentei instalar ele ontem e não teve jeito, deu erro pra baixar diversos pacotes de extensões. O Elementary OS que foi único que tava bom aqui. Não quis mais reconhecer minha placa de rede... Não entendi nada. Mas ok kkk.
@@lwtechtecnologia Fedora so se da Bem com Hardware novos
@@BrunoPereira-br9zo Por isso que meu Pc estava desligando na hora da instalação do Fedora com KDE kkkkkkkkkk
@@BrunoPereira-br9zo Meu hardware é um I5 7500 + 16GB DDR4 2400Mhz Hyper Fury SSD Kingston A400 240GB placa mãe Asus Z170M-Plus BR.
Creio que devemos explorar os SO's no que eles tem a oferecer e adaptá-los a nossa realidade do dia a dia, sem demagogia sobre qual é o SO perfeito, mas sim, aquele ou aqueles que são mais adequados às nossas necessidades. Uma pena os SO's baseados em Linux não atenderem para algumas pessoas ou PC's, pois vejo que para várias pessoas eles atendem muito bem, realizando as mesmas tarefas às quais este canal apresentou no vídeo.
É aquela coisa o cara faz canal focado em Linux más ele proprio não usa linux, não só o Diolnux faz isso como vários na gringa fazem o mesmo, usam mac ou tercerizam o trabalho.
EXATAMENTE....
Uso windows desde o 95, brinquei com os linux da moda em meados de doismilepoucos, sempre mantendo o windows do lado pra jogos. Este ano, entre os vários problemas de shader cache, fui presenteado com o micro stutter do elden ring, cujas soluções (temporárias) envolviam desativar/deletar componentes do sistema... até que eu tive que reinstalar o windows 2 vzs no mesmo dia...
Instalei o Nobara(fedora) e acabaram os stutters, os problemas com ds4, emuladores fechando, windows não sabendo o que fazer com multiscreen, asio4all funcionando quando quer...
Dito isso, é compreensível que a diferença de um sistema novo pra um sistema que se acostumou ao longo dos anos vire uma barreira... Por mais fácil que seja usar outro sistema... o mais sensato é deixar a conversão para o caso de o windows se tornar impraticável, como o meu...
Acho que o Linux é questão de costume. Eu uso o Fedora e tô feliz da vida. Também gosto do Ubuntu. Não me vejo mais usando windows, tenho a sensação que não é seguro. Quero navegar na internet sem ter medo e sentir essa sensação de estar passeando na floresta sendo observado por um puma ou o pé grande!
como faz para colocar esse tema no windows ?
@@FabioBatista0777 Esse é o MyDockFinder. Tá disponível na Steam... Hoje deve está custando cerca de R$25. Mas vale a pena cada centavo... Ele vem pré-configurado. Mas você pode personalizar de acordo com seu gosto tudo que quiser no app.
pra mim é bem simples, Linux pra estudos, programação, redes etc... e Ruindows pra jogar quando dá kk. Muita gente fica criando dicotomia de SO, isso é besteira.
@@diegoberserk4978 Eu parei de ser FanBoy. Eu defendia Linux com unhas de dentes, já defendi Windows com unhas e dentes... Já defendi Android com unhas e dentes... Pra mim já deu, sistema tem que me entregar produtividade e poucos cliques... Meu tempo que sobra eu gasto com minha esposa... Do que ficar perdendo horas na frente de um PC resolvendo problemas de sistema.
@@lwtechtecnologia tambem ja passei por isso, mas só fiz um script que deixa tudo do jeito que eu quero, sem perder tempo
Sobre quem gosta de jogar, renderizar vídeos e até mesmo usar autocad e softwares que são exclusivos para Windows provavelmente o cidadão vai ter uma boa máquina com placa de vídeo, memória ram, processador e NVME/SSD onde tanto os jogos e o Windows rode de forma decente e fluída, pois uma coisa é o sistema ser instalado e outra é instalar e usa-lo com folga sem processador e as demais peças estarem a 100% a todo momento. Pra jogos tem como jogar no Linux porém nem todos os games são compatíveis e ainda em algumas distribuições precisa ativar alguns recursos via terminal que não estão nativos após ser instalado naquela maquina. Mesmo meu uso sendo basico apenas pra redes sociais, acessar e-mail, streaming o Linux é o suficiente e roda bem melhor que o Windows no meu pc e sinceramente o Linux me atende super bem, e aqui eu uso Debian 12 Gnome.
7:56 desculpa amigo mas você sequer tem conhecimento básico para recomendar ou deixar de recomendar o linux.
Comente aqui quantos vídeos eu tenho no canal, quantos são rodando Linux na minha máquina e qual Hardware eu já usei no canal, comenta também quantas lives eu fiz no Linux. Depois você diz se eu tenho conhecimento ou não... Meu conhecimento são todos práticos e realistas, eu não fico só falando em vídeo enchendo os olhos das pessoas de esperança como se Linux fosse somente algo novo que precisa ser explorado... Isso sim é ficar iludindo as pessoas. Eu mostro ao vivo... Tem diversas lives de mais de 4 horas no canal mostrando instalações ao vivo de Linux e quantas vezes eu tive problemas ao vivo... Agora duvido você conseguir ficar 5 horas assistindo uma dessas lives.
Atualmente eu tô no Zorin OS, que até agora estou amando o mesmo, já tentei usar o Linux Mint também, e também não gosto do Mint.
- Ás Distros que eu gosto são: Zorin OS, Ubuntu 24.04, a e eu só saí do Ubuntu para o Zorin OS, porque sinto que o Ubuntu está começando a se tornar tão pesado quanto o Windows.
Mint é a que eu mais curto, mas por um detalhe interessante que são os servidores do sistema. Os servidores do Zorin são LERDOS demais, uma coisa que faço no Mint em 30 segundos, se torna um purgatório de meia hora. Se nn fosse por isso, eu ficaria no Zorin. E o Mint vai ficar mais bonito na atualização ainda este mês.
Também estou usando o Zorin, estou tentando instalar alguns apps nativos do Windows pelo Wine, para deixar o sistema da MS de vez, mas está difícil.
@@almircoelhojr., anotado! | Vou experimenta-lo, assim que sair a atualização.
@@moisesalves7727 , eu estou fazendo o meu melhor para me desapegar também do Windows, um Passo importante que dei para isso, é passar a procurar por alternativas a muitos apps do Windows, principalmente em flatpack.
Linux é para uso específico, não instale esperando que o firmware vai funcionar perfeitamente que vai se frustar, sempre tem que ajustar alguma coisa, que requer conhecimento avançado no sistema! Linux é mais para desenvolvedor...
*Ah, se frustrou porque não conseguiu instalar um joguinho? Ah, me poupe, guerreiro! Desistir é sempre mais fácil, né? Mas faz parte... Estudar pra resolver as coisas dá trabalho mesmo, mas quem disse que a vida é só apertar 'next'?😄*
Cara eu tenho 30 anos, uso Linux desde os 21, todos esses anos pra eu conseguir usar foi na base da solução de problemas... Eu cansei de fazer isso, simples. Agora eu simplesmente instalo Windows, meus programas já estão baixados. Eu dou um clique e tudo é instalado. Tudo funciona. E com 100% de aproveitamento de performance. Esse é o ponto. Simplificar o trabalho pra obter o mesmo resultado que eu teria usando Linux ou qualquer outra coisa. Linux continua sendo Linux, não vai mudar nada se eu voltar ou não a usar.
Cara, eu uso o Linux, mas não vou criticar o colega. Que bom que ele tem a opção de mudar para o windows. Coisa maravilhosa é a liberdade
A cara, seu vídeo é bacana mas eu não concordo. Falando por mim, eu levei meses pra conseguir manter o Linux sem quebrar no meu note. Levei anos pra passar a usar de forma confiante a ponto de me virar sempre que precisar. Dá trabalho? Dá, mas exige esforço. Realmente não é pra todo mundo.
@@raulb.amaral3575 Te pergunto, você está ganhando dinheiro com isso? Tá ajudando manter algum projeto usando o sistema? Tá divulgando? O que está fazendo em Pró do sistema que você está usando?
@lwtechtecnologia estou ganhando um total de zero reais. Não comecei a usar Linux pq eu precisava, eu comecei a usar de curioso, pq eu quis e acabei encontrando nesse sistema tudo oq eu sentia falta no Windows. Um sistema que só vai quebrar se eu fizer m3rd@, um sistema q vai conseguir formatar um pen drive sem travar, um sistema que independente se eu atualizo ele ou não, vai funcionar do mesmo jeito. Foram só alguns exemplos. No geral eu só ponho a mão no Windows pra jogar, fora isso, pra mim é um sistema meio inútil.
@@raulb.amaral3575 Que bom mano, mas o mercado se movimenta em direção a evolução, e Linux precisa muito evoluir, no seguimento Desktop. Pois no resto ele já funciona na medida do possível para grande maioria das empresas que o utilizam, o que importa é funcionar. Mas eu mesmo não vou utilizar tão cedo, e mais só vou recomendar para pessoas que tenham um uso limitado do computador.
@@lwtechtecnologia cara aí é que tá, o problema não é o Linux, o problema é a preguiça das empresas que produzem os softwares em querer desenvolver uma versão nativa para ele.
@@raulb.amaral3575 Já parou pra pensar que comercialmente falando o sistema é inviável???
Desencana! Cada um usa o que quiser, não precisa ficar se explicando não, hehe.
Eu conheço caras incriveis que utilizam Windows, assim como Linux e Mac...
Mas tem muito cara encostado em ter Mac pra se achar o brabo e não faz nada, o mesmo com Linux, e por incrível que pareça, com "PC GUEIMER" também 😆
Eu trabalhei por 2 anos e meio com computação por GPU, e quando sai fui participar da entrevista de quem iria me substituir, e o cara por ter uma RTX3080 achava que era o brabo, pensou que computação era jogar na steam com sua nvidia 😄
Tive que ficar mais 6 meses até aparecer alguem, pelo menos ganhei um bonus hehe
@@Julio.Guerra Pois é.... É disso que eu falo. A maioria dos caras chegam e falam que roda tudo perfeito. Mas eles estão com GPUs acima de uma 3060 e RX6600... Aí também né, amigo. Duvido se esses caras passarem 1 dia jogando no Windows ou editando vídeo se eles iriam achar que é problema do meu Hardware. Como já vi alguns comentários por aí... E olha que uma 3060 nem é tão forte. Mas pra rodar ETS até no Linux roda no talo com folga. Utilização de recursos que importa.
Não uso linux porque não existe Sony Vegas para essas distros. E emular programas do windows não rodam tão bem como no próprio windows.
Mas é você anilhar o WSL você roda qualquer app Linux com desempenho bacana. Eai? Porque essa galera acha que Linux faz milagre? Coloca o WLS vs Wine e Subsistema Android do Windows vs qualquer emulador de Android no Linux... A o foco do canal será 100% realismo como sempre foi. Com a diferença que agora eu vou expor mais os problemas do Linux, que antes eu não me importava tanto.
9:00 não viaja amigo, não tem problema algum com o kernel do Linux.
@@caperscomedy Tem sim, a cada atualização do Kernel ele deixa de ter compatibilidade com algum driver antigo. Ou seja, Linux está ficando pior do que Windows para retrocompatibilidade.
Davinci 😊😊😊😊😊😊😊 uso no meus vídeos do canal e não largo mais.
99 das pessoas conseguem usar Linux de boa.
É claro, em questão de edição de vídeo e o que peca.
99% das pessoas conseguem usar Linux de boa?????
SQN...
Instalei para um caminhão de pessoas. Não passou 3 meses, pedindo para voltarem para o Windows.
Alguns por não conseguirem realizarem suas tarefas ou sentirem dificuldade pela curva de aprendizagem maior.
Outros por não terem o software que gosta ali, e terá que dar uma volta muito grande, seja em Docker ou WINE e seus derivados (Proton) para conseguirem fazer a mesma coisa que o Windows já faz com grande facilidade.
Ou, meramente, por não rodar alguns jogos específicos.
Portanto... Pegou pesado aí no tal 99% das pessoas.
Eu concordo que 99% das pessoas entusiastas do Linux, conseguem usar de boa. Mas pessoas normais que não tem saco para aprender informática e, muito menos, ficar quebrando cabeça de graça para resolver problemas bobos, não conseguem usar não. E são maioria.
Exatamente o que eu estou falando. Se eu tivesse paciência eu iria conseguir rodar aqui de boa, sem maiores problemas. Mas esse é o ponto. Eu não quero mais resolver os mesmo problemas de todas as distribuições... Ficar procurando driver otimizado, ou melhor. Ficar procurando como otimizar driver e Kernel...
@lwtechtecnologia eu te entendo. A gente tá no mesmo barco
Um conselho velho: não vá para 'KDE PLASMA', saia de lá. Nesse instante, voltei para o Windows. O programador aqui contrataram, foi só para bugar kdeplasma. Passei oito meses no Kdeplasma, estava top de mais. 'Mais depois do novo pragamador já era'.
@@EDX-BEATS KDE Plasma era a interface que eu mais usava.... Agora é um lixo. Na moral... Nada funciona direito, o som fica horrível. Nem mesmo BigLinux consegue resolver o problema do ruído com qualidade que tinha antes... No Windows eu ativo o cancelamento de ruído e funciona pra todos os software... Basta a placa de som dar suporte. Pode olhar no histórico do canal. Usei Linux a vida inteira do canal, falando uma customização melhor que a outra pra galera reproduzir... Até Cinnamon e Gnome eu amava customizar. Agora tá cada vez mais difícil reproduzir as mesmas coisas no Linux.
Comprei uma placa mãe com suporte tpm 2.0, e um processador, já era Linux, tchau.
th-cam.com/video/i3gGRd0wfdU/w-d-xo.html
@@EDX-BEATS Eu comentei lá no seu vídeo, eu expliquei alguns problemas que temos na versão pra Linux.
Estou usando o Biglinux. Estou achando ótimo. Mas dependendo do q vai fazer, realmente linux é trabalhoso.
O Zorin os, e. O pop os são melhores que o elementary... Mint você que não gostou visual, mas tá ótimo 👍 Jogos não sei, mas única coisa que pega é Power BI no Linux
Qualquer desses eu consigo deixar bonito do meu jeito, mas eu não tô mais com paciência pra ficar mexendo nisso. Só queria instalar os programas e usar ... Mas atualmente não será possível. Linux além está perdendo desempenho na minha máquina, não consigo usar um editor de vídeo decente. Davinci Resolve não reconhece todos os formatos.
Meu querido maratone no canal Diolinux, faça como eles fazem e depois faça um vídeo com o Linux instalado em sua máquina. O problema não é o sistema operacional e sim a sua falta de conhecimento.
Maratona você meu canal e veja quantos vídeos de Linux na minha máquina eu tenho e quantas lives eu fiz ao longo desses 2 anos com canal ativo... O problema da comunidade Linux é que a grande maioria desprovido de imparcialidade que não conhece o canal e vem criticar o conteúdo. Olhe quantos vídeos eu tenho de Linux no canal, quantos jogos eu rodei usando Linux e depois você me diz se eu tenho conhecimento ou não. Outra coisa, não irei recomendar Linux pra ninguém que queira jogar ou editar vídeo amigo... Quer você goste ou não de Linux, ele continua sendo inferior ao Windows pra qualquer tipo de usuário doméstico ou criador de conteúdo profissional.
estou com o mx linux fazem anos!
MS com Trilhões de dólares + o fundo de investimento Blackrock. Comparar Windows x Linux é injusto, melhor comparar distribuições Linux entre si. 👍
Quem vai bater de frente com a MS, deverá ser os chineses . Huawei meteu pé no Android e IOS, vale até uma sugestão de vídeo. Sucesso ao canal.
É meu jovem, compreendo seu ponto de vista e apesar de ter minha opinião, Linux não é para todo mundo de fato.
Tenho aqui meu setupzinho com uma distribuição 'X' e trampo com encodes; Para edição de vídeos, o DaVinci Resolve é top demais, entretanto quem dominou o Shotcut não fica no escuro.
Quanto aos softwares populares 'não funcionarem no Linux', já sabemos que é um problema financeiro para as grandes empresas que enxergam a pequena fatia do mercado e não se interessam - e nem podemos culpá-las por isso[nem todas as empresas são visionárias como a Valve e/ou tem recursos para distribuírem seus softwares em multiplataformas]. Ainda assim a comunidade que usa e aprimoram o Linux são phoda pelo que o fizeram ser até hoje.
Para findar este extenso comentário, trata-se apenas de tecnologia (sinônimo de ferramenta), que auxilia facilitando o nosso trampo... Se não com um, com outro que te faça ser mais produtivo a ganhar mais tempo para curtir com os seus!
Finalmente mais um comentário baseado em experiência pessoal, em vez de atacar o conteúdo você se posicionou muito bem... Até porque como eu mesmo falei no vídeo tudo se resume a minha experiência o quanto eu posso oferecer para os outros baseado nisso.
Entendo seu ponto de vista, Eriton. Nesse seu caso, o mais interessante é usar o melhor sistema, no seu caso o Windows, pois o melhor sistema hoje, com toda a certeza, é o sistema que você domina e consequentemente te entregue resultado e as ferramentas de que você precisa. Linux é excelente, e está pronto para qualquer um que queira usá-lo, mas para quem for usar, também precisa estar pronto pra ele, pois demanda um certo tempo e esforço para deixar o sistema pronto e entender como ele funciona, usando as ferramentas e recursos que o sistema disponibiliza. Sempre recai na sentença "O melhor sistema é aquele que você domina". Fuja do Windows 11, vida longa ao Windows 10 e ao Arch, Fedora, Ubuntu, Debian e openSUSE!
Gente, como eu disse. Eu uso Linux pra produzir conteúdo desde de 2022 ativamente 24x7 na semana. Porém eu já usava Linux desde de 2016... Quando criei o canal não passou poucos meses e comecei usar Linux como sistema principal. E desde então eu não parei de usar.
O problema é que atualmente com tantas tecnologias novas e Chipsets e GPUs diversas no mercado Linux tem que acompanhar o avanço, e conforme o Kernel recebe atualizações alguns hardware vão perdendo compatibilidade, e vão perdendo desempenho. Que é o caso do meu computador... Apesar de não ser tão antigo, os Kernels mais novos não dão um bom suporte pra ele, e eu não vou deixar de usar um Kernel novo com novas tecnologias só pra manter Linux. Ou seja, o sistema que tem Kernel atual com a melhor retrocompatibilidade pro meu Hardware é Windows...
pelo menos vc testo, tentou e tal ........... se o Windows te atende, fique nele ........... no meu caso, passo longe de windows kkkkk, nao sou dev mas sou um dev fuçador, entao linux pra mim é melhor
Viva o GNU Linux. Windows nem de graça.
O linux é bom para usos específicos, mas em todo o resto, infelizmente o Windows 11 é superior, fato!
MANO USAR O MELHOR LINUX QE O BIGLINUX E A MELHOR DE TODOS
Se Rodasse PUBG, FORTNITE e todos os demais jogos sem impedimento dos anti cheats já tinha migrado de vez do Windows.
Concordo com voçe o Linux é decepcionante e ja testei muitos e sempre foi frustante !
@julianovieira779 O problema nunca é do sistema. Sempre é da pessoa... Incrível isso.
Tendo como perfil de usuário doméstico.
Linux é para entusiastas e pessoas que querem uma alternativa a licença oficial do windows de R$ 1.599,00 na loja oficial.
Desinformação absoluta sobre o valor da licença...