R=1k ohm's C=1E-6 F L= 0,101424 H Cara fiz um monte de vezes aki, achando que meus resultados estavam errados, mas demorei um tempo pra perceber que na verdade estava olhando a tabela da velocidade angular w, como frequência em hertz, isso que a primeira coisa que fiz foi a conversão de hertz para rad/s. Mas obrigado pelo vídeo, conteúdo e didática bastante claros.....parabéns!!!
Muito bom 😃. Hoje tive a ver se fazia o contrário rejeita banda... mas a resistência da bobina estragou a coisa 😄. LTspice tb é o que estou usando 👍. Abraço.
O Wagner nunca para de surpreender. Tô sempre aprendendo coisas novas aqui. Obrigado por descomplicar mais uma vez a minha vida de estudante de Eng. Eletrônica! haha
Boa noite, mestre Rambo. eu estou com dificuldades para encontrar uma equação ou conjuntos de equações, para calcular a o ponto do inicio da frequência de corte em um tone de guitarra, ( peguei isto como um desafio para mim kk) Pois então... analisei o diagrama elétrico da guitarra modelo stratocaster q possui 1 captadores de bobina simples, ( single coils) constatei que o volume quando no máximo (potenciômetro de 500kA).... juntamente com o potenciômetro do "tone" 250kB na posição de maior corte .... ou seja, passa apenas "grave" pelo instrumento quando tocado etc etc .... A configuração elétrica torna-se: O captador um indutor de 3,6H ( herrys) com resistência Ôhmica de 6k , em paralelo com o potenciômetro do volume ( uma vezes q ele encontra-se no máximo, o pino 1 vai ao terra e o 3 no sinal ) e por fim um capacitor poliéster de 47nF também em paralelo. Resumindo ... como que eu vou calcular o ponto de corte, com estes dados ??? . sendo q a configuração é indutor (3,6H por 6k ohms) resistência (volume 500k ohms) e capacitância ( 47 nf) em paralelo. como que eu Calculo isto mestre ? preciso ajuda mestre kk!!! osb.: caso queira ver o diagrama da guitarra seguem o link docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F1S_1V_1T.pdf
Ola mestre ótimo aula, como seria um filtro para eliminar uma frequência de 100khz em uma rede 380Vca, esse frequência esta interferindo em alguns monitores
Eu posso fazer um filtro passa banda para limitar as frequências mínimas e máximas de uma caixa acústica, por exemplo para limitar a resposta de frequência de acordo com os auto falantes, limitando as em 30 Hz a 20 kHz e dentro deste aspecto limitar: 1- com um filtro passa baixa um corte em 800 Hz; 2-passa faixa entre 800 HZ 5 kHz; 3- passa altas em 4 kHz; Posso fazer isso ou não? Para evitar que os auto falantes respondam abaixo de 30 Hz e evitar que o tweeter respondam acima de 20 kHz! Obrigado!
Legal, ótima lição, parabéns. Vou tentar fazer um filtro para um auto-falante lara faixa de médios. Algo mais devo considerar? Ex: potencia, tipos de componentes, outros componentes,etc?
Professor, não sei se estou falando besteira, mas é utilizando esses filtros que os controles remotos de TVs funcionam?? Tipo, cada botão di controle remoto corresponde a uma frequência, aí o receptor filtra aquela frequencia pra um determinado comando ?? vc poderia fazer um projeto desses .. ia fica muito show.
Olá Professor! Senti dificuldade em projetar os valores dos componentes R, C e L. Como você definiu esses três valores na tabela do Excel? No meu cálculo, através da fórmula da frequência de corte, chutei um valor pra L, depois isolei o C, mas como fica o valor do R de modo que ele consiga casar com os demais componentes para que a frequência atinja 500Hz? Muito obrigado!
Saudações WR Kits... Parabéns pelas Aulas. Porém, estou tendo uma dúvida, nos livros encontro que a Impedância no capacitor é 1/jWc. Sei que a equação Z = R + JX nos informa que Impedância é a soma da Resistência com a Reatância do Dispositivo. Por que os Senhores usam -jXc? Desde Já, agradeço.
Matheus, isso se deve ao fato de estarmos lidando com correntes alternadas. A impedância toma forma de uma soma vetorial nos circuitos RLC, devido à defasagem ou ao adianto da corrente em relação à tensão, provocados pelos capacitores e indutores. Então, a fórmula para impedância é dada por Z = R +/- jX onde a parte imaginária (jX) é a soma das reatâncias capacitivas, indutivas ou ambas. Num diagrama fasorial onde o eixo das abcissas é a parte real e o das ordenadas é a parte imaginária, a reatância capacitiva será uma reta vertical descendente, partindo-se da origem. www.dropbox.com/s/hhipkjwxubea747/DiagramaFasorial.jpg?dl=0
Amigo estou tentando fazer um filtro passa panda de Frequência de ressonância de 105 MHz e com frequência angular de corte 1 e 2 de 99 e 101MHz... Pode me ajudar ?
Oba cara tudo bem!?Faz um video mostrando filtros rlc, lc, levando em conta a saida como um alto falante, como ficaria por exemplo a relacao com o mesmo, sendo uma bobina e tendo a sua impedancia, a partir de filtros de 2a ordem e afins!!??Abracos, seria legal ver isso e resolucoes na mao!!
Wagner... para o exercício proposto eu tenho 3 variáveis... seria correto arbitrar valores para duas variáveis e calcular apenas uma delas? Seria esse o procedimento? Obrigado e parabéns pelo vídeo!!!
Olá José, utilizei o LT Spice, aproveite que temos curso sobre ele e estão em promoção: Curso LT Spice Básico go.hotmart.com/G11914923Y Curso LT Spice Intermediário go.hotmart.com/S16944563J Aplique o cupom NOVEMBRO21 para 50% de desconto. O acesso é vitalício.
Olá Wagner, estou acompanhando suas aulas e neste exercício fiquei com uma dúvida, como encontrar R!. Eu consegui calcular (depois de muito tentar) XC, XL, L e Wc, uma vez que eu atribui um valor em C. Mas não consegui imaginar como calcular R. Depois olhando o vídeo algumas vezes, eu percebi que, para a frequência de corte, não importa qual o valor de R, contanto que R>0. Neste caso, R só é utilizado para determinar qual a faixa de frequência permitida pelo filtro? Seria isso mesmo? Meus números (com duas casas decimais) e sequência de cálculos foram: C = 1uF Wc = 3141,59 rad/s L = 101,32mH XC = 318,31 ohms XL = 318,31 ohms
Boa tarde. Estive vendo o vídeo de vocês mas não consegui adaptar para a minha aplicação. A única diferença é que meu Vout está em cima do capacitor e não do resistor. Vocês poderiam me ajudar? Como ficaria essa equação Vin/Vout?
Calculei um passa-banda para 12kHz, e obtive os seguintes resultados: C= 0,1759058 nF H= 1H R= 1KOhms Porém, quando configurei no LTSpice o gráfico não bateu com meu cálculo, sabe o que pode estar errado?
Eu queria poder resolver, mas o meu conhecimento na matemática está muito atrás para estes cálculos. Se eu entendi, antes você não sabia a frequência, mas conhecia os valores dos componentes e descobriu a frequência calculando esses valores arbitrados. Agora, é o contrário: tem a frequência, mas não tem o valor dos 3 componentes! Vi o vídeo duas vezes e revi vários pedaços mais vezes! Voltei a estudar a matemática, mas ainda estou bem longe disso! :)
Edson Staack , seu raciocínio está totalmente correto. Algumas dicas: você pode inicialmente converter os 500Hz para a frequência ômega em rad/s. Depois disso, escolhe um componente para isolar na equação que calcula a frequência de passagem (pode ser o indutor ou o capacitor). Então, você tem a frequência, e arbitra o valor do componente que sobrou. Aí é só resolver a equação. Veja que o resistor não influencia no cálculo da frequência de passagem, o que torna mais simples o projeto. E para confirmar se o seu projeto está correto, poderá calcular a frequência usando os componentes determinados, ou até mesmo fazer a simulação no LT Spice. Qualquer dúvida é só falar. Bons estudos! abraço
Edson Staack , muito bem! O projeto está correto! Agora se mais alguém quiser, pode publicar os seus projetos, que existem muitos valores possíveis para os componentes, comentem aí pessoal.
Caramba cara, aula maravilhosa! Salvou minha vinda aqui, e eu entendi tudo rapidamente. Ótima explicação. Parabéns e continue.
Renan Rocha , valeu os elogios! Que bom que o vídeo ajudou! Continue nos acompanhando.
Parabéns Wagner Rambo ótima aula, sua metodologia de ensino é ótima.
Muito obrigado Gabriel!
Os meus ficaram meio estranho mas ta valendo.
R=100KOhms
C=1mF
L=10,1H
Muito boa a aula!
R=1k ohm's
C=1E-6 F
L= 0,101424 H
Cara fiz um monte de vezes aki, achando que meus resultados estavam errados, mas demorei um tempo pra perceber que na verdade estava olhando a tabela da velocidade angular w, como frequência em hertz, isso que a primeira coisa que fiz foi a conversão de hertz para rad/s.
Mas obrigado pelo vídeo, conteúdo e didática bastante claros.....parabéns!!!
Valeu Anderson Rezende ! Continue nos acompanhando!
sempre me surpreendendo com este canal....parabéns Rambo!
Samuel Souza , valeu a participação e os elogios, continue nos acompanhando!
Top.... aula fantástica...
Muito bom 😃. Hoje tive a ver se fazia o contrário rejeita banda... mas a resistência da bobina estragou a coisa 😄. LTspice tb é o que estou usando 👍. Abraço.
O Wagner nunca para de surpreender. Tô sempre aprendendo coisas novas aqui. Obrigado por descomplicar mais uma vez a minha vida de estudante de Eng. Eletrônica! haha
valeu, nos acompanhe sempre e compartilhe o canal!
Boa noite, mestre Rambo. eu estou com dificuldades para encontrar uma equação ou conjuntos de equações, para calcular a o ponto do inicio da frequência de corte em um tone de guitarra, ( peguei isto como um desafio para mim kk) Pois então... analisei o diagrama elétrico da guitarra modelo stratocaster q possui 1 captadores de bobina simples, ( single coils) constatei que o volume quando no máximo (potenciômetro de 500kA).... juntamente com o potenciômetro do "tone" 250kB na posição de maior corte .... ou seja, passa apenas "grave" pelo instrumento quando tocado etc etc .... A configuração elétrica torna-se: O captador um indutor de 3,6H ( herrys) com resistência Ôhmica de 6k , em paralelo com o potenciômetro do volume ( uma vezes q ele encontra-se no máximo, o pino 1 vai ao terra e o 3 no sinal ) e por fim um capacitor poliéster de 47nF também em paralelo. Resumindo ... como que eu vou calcular o ponto de corte, com estes dados ??? . sendo q a configuração é indutor (3,6H por 6k ohms) resistência (volume 500k ohms) e capacitância ( 47 nf) em paralelo. como que eu Calculo isto mestre ? preciso ajuda mestre kk!!! osb.: caso queira ver o diagrama da guitarra seguem o link docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F1S_1V_1T.pdf
Ola mestre ótimo aula, como seria um filtro para eliminar uma frequência de 100khz em uma rede 380Vca, esse frequência esta interferindo em alguns monitores
Eu posso fazer um filtro passa banda para limitar as frequências mínimas e máximas de uma caixa acústica, por exemplo para limitar a resposta de frequência de acordo com os auto falantes, limitando as em 30 Hz a 20 kHz e dentro deste aspecto limitar:
1- com um filtro passa baixa um corte em 800 Hz;
2-passa faixa entre 800 HZ 5 kHz;
3- passa altas em 4 kHz;
Posso fazer isso ou não? Para evitar que os auto falantes respondam abaixo de 30 Hz e evitar que o tweeter respondam acima de 20 kHz!
Obrigado!
Legal, ótima lição, parabéns. Vou tentar fazer um filtro para um auto-falante lara faixa de médios. Algo mais devo considerar? Ex: potencia, tipos de componentes, outros componentes,etc?
Professor, não sei se estou falando besteira, mas é utilizando esses filtros que os controles remotos de TVs funcionam??
Tipo, cada botão di controle remoto corresponde a uma frequência, aí o receptor filtra aquela frequencia pra um determinado comando ?? vc poderia fazer um projeto desses .. ia fica muito show.
Olá Professor!
Senti dificuldade em projetar os valores dos componentes R, C e L.
Como você definiu esses três valores na tabela do Excel?
No meu cálculo, através da fórmula da frequência de corte, chutei um valor pra L, depois isolei o C, mas como fica
o valor do R de modo que ele consiga casar com os demais componentes para que a frequência atinja 500Hz?
Muito obrigado!
Saudações WR Kits... Parabéns pelas Aulas. Porém, estou tendo uma dúvida, nos livros encontro que a Impedância no capacitor é 1/jWc. Sei que a equação Z = R + JX nos informa que Impedância é a soma da Resistência com a Reatância do Dispositivo. Por que os Senhores usam -jXc? Desde Já, agradeço.
Matheus, isso se deve ao fato de estarmos lidando com correntes alternadas. A impedância toma forma de uma soma vetorial nos circuitos RLC, devido à defasagem ou ao adianto da corrente em relação à tensão, provocados pelos capacitores e indutores. Então, a fórmula para impedância é dada por Z = R +/- jX onde a parte imaginária (jX) é a soma das reatâncias capacitivas, indutivas ou ambas. Num diagrama fasorial onde o eixo das abcissas é a parte real e o das ordenadas é a parte imaginária, a reatância capacitiva será uma reta vertical descendente, partindo-se da origem.
www.dropbox.com/s/hhipkjwxubea747/DiagramaFasorial.jpg?dl=0
Amigo estou tentando fazer um filtro passa panda de Frequência de ressonância de 105 MHz e com frequência angular de corte 1 e 2 de 99 e 101MHz... Pode me ajudar ?
Oba cara tudo bem!?Faz um video mostrando filtros rlc, lc, levando em conta a saida como um alto falante, como ficaria por exemplo a relacao com o mesmo, sendo uma bobina e tendo a sua impedancia, a partir de filtros de 2a ordem e afins!!??Abracos, seria legal ver isso e resolucoes na mao!!
Eu gostaria de saber o que é um filtro passa banda?.pessoal
Wagner... para o exercício proposto eu tenho 3 variáveis... seria correto arbitrar valores para duas variáveis e calcular apenas uma delas? Seria esse o procedimento? Obrigado e parabéns pelo vídeo!!!
Olá, qual software utilizou? Sou professor e sinto falta de um recurso assim em aulas online
Olá José, utilizei o LT Spice, aproveite que temos curso sobre ele e estão em promoção:
Curso LT Spice Básico
go.hotmart.com/G11914923Y
Curso LT Spice Intermediário
go.hotmart.com/S16944563J
Aplique o cupom NOVEMBRO21 para 50% de desconto. O acesso é vitalício.
Olá Wagner, estou acompanhando suas aulas e neste exercício fiquei com uma dúvida, como encontrar R!. Eu consegui calcular (depois de muito tentar) XC, XL, L e Wc, uma vez que eu atribui um valor em C. Mas não consegui imaginar como calcular R. Depois olhando o vídeo algumas vezes, eu percebi que, para a frequência de corte, não importa qual o valor de R, contanto que R>0.
Neste caso, R só é utilizado para determinar qual a faixa de frequência permitida pelo filtro? Seria isso mesmo?
Meus números (com duas casas decimais) e sequência de cálculos foram:
C = 1uF
Wc = 3141,59 rad/s
L = 101,32mH
XC = 318,31 ohms
XL = 318,31 ohms
Boa tarde. Estive vendo o vídeo de vocês mas não consegui adaptar para a minha aplicação. A única diferença é que meu Vout está em cima do capacitor e não do resistor. Vocês poderiam me ajudar? Como ficaria essa equação Vin/Vout?
Rodrigo Margonato , boa tarde, já abordamos neste vídeo aqui: th-cam.com/video/uU41KLjYILE/w-d-xo.html
Wagner ótima aula. Quero saber que editor de texto é esse que usa, é um Latex?
Word 2010
Olá Wagner. Teria como eu fazer esse filtro de forma que possa ser ajustável?
+Jose Vianney , sim é possível.
WR Kits pela R, ( bem mais facil).
Calculei um passa-banda para 12kHz, e obtive os seguintes resultados:
C= 0,1759058 nF
H= 1H
R= 1KOhms
Porém, quando configurei no LTSpice o gráfico não bateu com meu cálculo, sabe o que pode estar errado?
Também usei um indutor de 1H mas o capacitor deu 100nF e deu certinho
O que é o H de ômega, professor?
+Giovanna Lavieri , é a função de transferência de um sistema considerando a frequência em radianos por segundo.
Obrigada!
como você colocou fonte no circuito?
Vinicius Gonçalves de Araujo , configuramos a "voltage" do LT para gerar uma onda senoidal nas opções "advanced".
Eu queria poder resolver, mas o meu conhecimento na matemática está muito atrás para estes cálculos. Se eu entendi, antes você não sabia a frequência, mas conhecia os valores dos componentes e descobriu a frequência calculando esses valores arbitrados. Agora, é o contrário: tem a frequência, mas não tem o valor dos 3 componentes! Vi o vídeo duas vezes e revi vários pedaços mais vezes! Voltei a estudar a matemática, mas ainda estou bem longe disso! :)
Edson Staack , seu raciocínio está totalmente correto. Algumas dicas: você pode inicialmente converter os 500Hz para a frequência ômega em rad/s. Depois disso, escolhe um componente para isolar na equação que calcula a frequência de passagem (pode ser o indutor ou o capacitor). Então, você tem a frequência, e arbitra o valor do componente que sobrou. Aí é só resolver a equação. Veja que o resistor não influencia no cálculo da frequência de passagem, o que torna mais simples o projeto. E para confirmar se o seu projeto está correto, poderá calcular a frequência usando os componentes determinados, ou até mesmo fazer a simulação no LT Spice. Qualquer dúvida é só falar. Bons estudos! abraço
WR Kits R=1k; C=1uF; L=100mH.
Edson Staack , muito bem! O projeto está correto! Agora se mais alguém quiser, pode publicar os seus projetos, que existem muitos valores possíveis para os componentes, comentem aí pessoal.
R=1k; C=820nF; L=121.95mH. :)
Excelente Edson Staack ! Outra possível configuração para o filtro passa banda com frequência de passagem de 500Hz. Parabéns!
WR Kits Valeu!
Olá, poderia me responder como chegou nestes resultados? Teria que atribuir valor a um dos componentes? Agradeço desde já.
to vendo pq meu professor me obrigou :(