Eu li o Bhagavad Gita há uns 14 anos atrás ...e na época eu havia entendido que Arjuna seria o nosso EU lutando contra as forças( Ego) que nos impulsionam para o mal.....
O Mahabarata trata-se de uma introspectiva, entre forças dentro de si mesmo, onde o Eu Sou bhagavad-gītā reconhece seus opositores como seus parentes próximos que precisam ser subjugados. Trata-se somente sobre subjugar nossas paixões, medos e angustias e progredir para um ser melhor.
Na verdade, nós só pensamos que sabemos alguma coisa sobre todo esse assunto. Pois não temos maturidade espiritual e nem intelectual para compreender tudo ,temos muito que evoluir pra chegar lá. Gratidao
Li Bhagavad Gita com um Majaraj de Nova Gokula local que fica em São Paulo nem sei se ainda existe lemos em um ambiente e de uma forma muito especial . E a interpretação pode ser feita de várias formas dependendo da vibração que vc esteja . Sendo um livro Sagrado vai interpretar dentro de sua frequência. PRABUPADHA o popularizou era sua missão . A medida que o lemos e vamos Vai nos mostrando a Visão de Deus em seu aspecto de Criador e é uma explicação Sublime. Acredito sim que seja uma linguagem que atinge vários níveis de nosso ser, temos de estar preparados para ler e pricipalmente ouvir
@lindalvadib6678 Ganapati é Ganesha, de alguma forma a energia da tradição hindu te chamou, existe sim a Fazenda, recomendo sempre o lugar para meditar na vida e encontrar mudanças. A leitura do Bhagavad Gita vai ampliando nossa consciência e nos conectando com o sagrado, recomendo.
A Fazenda Nova Gokula ainda existe. Fica em Pindamonhangaba. Estive lá na primeira semana de janeiro de 2024. Fiquei hospedada em um chalé, entrei no rio, meditei. Lugar de muita paz mesmo para quem não é devoto. Busque no Google e terá mais informações no site deles. Eu estou estudando e me dedicando à devoção à Krishna. Se desejar veja os vídeos de Giridhari Das sobre a Bagavad Gita e outros textos e ensinamentos védicos seguindo a tradição.
Amo Nova Gokula! Ainda existe sim a fazenda e sempre está aberta à visitações! Leia o Gita e irá compreende-lo melhor com a ajuda das explicações de Srila Prabhupada em cada verso! Amo este livro!
A pergunta É; "O que você precisa para ler Bagavad Gita" Aconselho a tirar da cabeça os pré....abra o coração e deixe-o livre ....são filosofias que estão desde dez mil anos AC....ensinamentos preciosos para quem busca liberdade ...paz e luz espiritual...
Quer entender o Bhagavad Gita, procure um Guru autorizado a comentar essa literatura. Existem Gurus que passaram suas vidas dedicados a estudar esta incrível, magnífica obra.
@@marcio1653 Qualquer um que tenha estudado e entendido o Bhagavad Gita está AUTORIZADO a comentar a literatura. Deixe de elitismo barato e coloque-se no seu devido lugar de leigo dislumbrado. Se existem gurus que tem o mesmo raciocínio como o seu, então eles só perderam tempo na vida...
Tudo deste senhor está entre aspas. Leu muito, mas não entendeu nada. Falou, falou e não disse absolutamente nada. Como este cara é pretencioso. E como as pessoas se impressionam com sua falsa erudição! O negócio dele é vender seus livros, palestras e assinatura do seu app. E as pessoas embarcam nesta canoa furada. Lamentável!
Parece que há uma tentativa de confundir as pessoas, ao tirar de cena a verdadeira missão de Cristo, por exemplo, como se tivesse fracassado e outras coisas. Há algo de podre no reino da Dinamarca....
O bhagavad gita mais completo que eu já li, foi escrito por sua Divina graça A C Bact vedanta Suwame Prabhupada. Lá você encontra a transliteração do Sanscrito para o português, tradução palavra por palavra e explicação contextual.
Eu li. E o problema de ler sem conhecimento contextualizado é que você já sai lendo meio que direcionado. Não sabia que é apenas um capítulo. Mas já dava para desconfiar que os avatares são muitos. E a história é vasta. Não sabemos nada. Vamos fazer nossa parte humana dos exemplos dos avatares. Pelo menos nisso não é tão complicado de fazer.
Jay Srila Prabhupada ki Jay 😊😊😊😊 o Bhagava gita como Ele É.. com comentários e tradução por Sua santidade srila Prabhupada , recomendo é uma leitura agradavel e inofensiva ( pára pessoas inofensivas 😊😊😊
Tenho estado devastado, perdi um grande amigo… Queria alguém pra me dizer que existe vida além dessa, que de fato exista redenção, não aguento sofre tanto… Abraços fraternos a todos.
Então te digo, o que são menos de 100 anos para uma eternidade? Não somos daqui, estamos temporariamente aqui. Não fomos criados aqui e não será aqui que ficaremos por toda eternidade. Não existe vida após a morte, na verdade existe somente a vida, a morte que conhecemos, essa que dizem que depois do falecimento acabou, é uma mera ilusão. Continuamos a existir, mas em outros planos, em outras frequências. E pode ter certeza, se tem algo que nem essa tal morte separa, são os laços de amor. Então pode ter certeza de que o verá novamente e por inúmeras vezes. Fique em paz amigo, e saiba que sentir saudades é normal, mas que não serão saudades eternas, será apenas saudades de alguém que aproveitou seu "emprego temporário" aqui e foi pra casa antes de você.
Só existe vida, somos expressões manifestas do divino, da essência da vida e luz, somos Suas infinitas experiências no plano do imperfeito e limitado. Após esse estágio iremos para outros, existimos e existiremos eternamente, no ciclo eterno de criação e recriação. Não lembramos disso nesse plano justamente para haver a experiência do não ser, até chegarmos à compreensão do ser, e manifestarmos nossa identidade, a de deuses, " à imagem e semelhança" lembra?
Pode acreditar que existe sim. E estaremos com quem amamos. Aliás tenha essa compreensão, pois pode aprisionar seu amigo aqui se sofrer. Lembre com saudades, amor e carinho para não atrapalhar ele nem vc. Paz e LUZ ❤❤❤
Sou professor de Yoga e estudamos o Gitá, esta, faz parte da formação o aprofundamento. Esse senhor não compreendeu, ele fez uma interpretação literal. O gitá já foi destrinchado e meditado por grandes mentes e a explanaçao mais profunda é aquela que a torna palpável e aplicado ao cotidiano. A batalha que se inicia no gitá é uma alegoria do aspirante espiritual que inicia a verdadeira batalha que é conhecer a si mesmo. Arjuna é o símbolo dessa aspiração pq o exército que se apresenta nada mais é que são suas tendências e paixões que ele terá que combater, Kauravas e Pandavas. A carruagem pra entrar no campo de batalha simboliza o corpo físico , os cavalos os sentidos, as rédeas é o conhecimento e a prática espiritual que aniquila a ilusão , o colcheiro simbolizado por Krshna, seria o eu superior(Self) que conduz a mestria de si mesmo.
@paulobandeira6186 é que provavelmente você não conhece o Ellam.Todo o conteúdo dele é sobre sair da esfera da filosofia e mitos e destrinchar uma realidade factual sobre a criação de todos os nossos sistemas.É UMA DOIDEIRA!!!!!! kkkkk mas fica aí como dica de um bom ouvinte.
Yoga não é um sistema baseado em mitos ... é um sistema empírico de buscar auto realização. Ja temos sistemas perfeitos de tirar o véu de Samsara, elevar a conscíência para desvelar dúvidas existênciais profundas, só que não se encontra isso atravès de especulaçao racional ou questionamentos e palestras, bate papo e fofocas cósmicas.
Douglas , bom dia ! Esse é o problema do Rogério , ele tem uma capacidade única de armazenar informações e de expô-las de uma maneira , que tudo que ele fala e uma verdade incontestável. Acho que ele está equivocado em vários pontos , aspectos e linhas , mas a ele pertence o livre arbítrio de seguir o caminho que achar melhor , e a cada um seguir o que acha bom ou não , sem reforma íntima verdadeira , nenhum ser evolui de verdade , só tateia pela verdade Espero que ele encontre um bom caminho de novo , como todos também possamos encontrar a cada dia , mais ação e menos discurso , isso serve para todos , e eu me incluo nisso Abraços fraternos
@@alexandrefarah7674 Olá Alexandre!!! Rapaz,vou ter que discordar de ti no ponto em que você fala de verdades incontestáveis.Todos os vídeos que já assisti do Rogério ele sempre fala uma hora ou outra que a gente,ouvinte,não deve acreditar cegamente no que ele tá dizendo.Ele sempre nos convida a pensar questionar e duvidar sobre as informações que ele apresenta porque ele mesmo o faz.Geralmente quem se incomoda muito com as informações é porque segue alguma linha religiosa cheio de verdades incontestáveis kkkk ou alguém muito da área acadêmica,cético,ateu científico que também tá cheio de verdades incontestáveis.Eu tô aqui no exercício diário do ser ou não ser kkkk então tudo que ele fala passa por milhares de filtros do meu corpo mental e espiritual. Uma viagem meu amigo,uma viagem 😁 Abração!!
@@douguie6943 , bom dia meu caro , obrigado por pronunciar e expor o seu ponto de vista , e obrigado por discordar , você tem todo o direito e o livre arbítrio para fazer isso , concordo com você , que temos a todo o momento rever nossos conceitos , ou pré-conceitos estabelecidos , destravar as travas internas e quebras as igrejas dos nossos dogmas mentais , para ver o novo . O trabalho de desenvolvimento de um ser é totalmente individual , dentro de um coletivo que o mesmo esteja inserido , e a gente tatea sobre o desconhecido e a verdade todos os dias , quem sou , de onde vim e para onde vou , e um grande mistério , que assola as almas com maior ou menor intensidade , de forma completamente individual , sendo que ainda que cada cabeça além de ser uma sentença é um mundo complexo e desconhecido. Comprei já quase todos os livros por ele editado , não li ainda todos ainda , mas já li vários , já fui em palestra e posso dizer que a linha do início , o plano mestre já mudou , e nesse mundo e nesse meio e um fio tênue que separa os lados , o orgulho , egoísmo e o vil metal , são elementos transformadores nesse mundo de expiação e provas , quando já não é expiação , são as provas e como é fácil a gente cair sem perceber …. Isso serve para todos nos meus amigos … sem reforma íntima , sem auto conhecimento .. e sem prática constante , tenaz e silenciosa da caridade ….teremos sempre dificuldades de enxergar a verdade … e teremos que nos contentar com as meias verdades …. De qualquer modo meu amigo , vamos em frente , buscando sempre …. Todo o santo dia ..Mas se principalmente se melhorando cada dia , para sermos seres melhores … para o Todo e para todos 🙏
Você quis dizer esplêndido... Cara esse adjetivo não combina pra bagagem. Esplêndido são para coisas brilhantes, reluzentes, magnífico... mais ou menos por aí...
Não tem nada de difícil no baghavad gita, basta você pesquisar os termos, caso você encontre alguns que desconheça, mas isso é válido para o estudo de qualquer obra.
@@fabir.l.9799 esse senhor é daqueles que lêem e decoram milhares de textos e teorias e ficam complicando tudo para posar de "sábio". Mas pelo visto ele leu muito o texto, mas nunca praticou os ensinamentos. Se quer um conselho, deixe de lado tudo que ele disse e estude a obra com a mente aberta. Tenho certeza que vai gostar muito. Boa sorte.
Quem quiser, de fato, se aprofundar no Bhagavad Gita, de uma forma séria e no sentido alegórico, simbólico, não literal, que ele possui, sugiro os dois volumes de "Deus fala com Arjuna-(O Bhagavad Gita-Ciência da realização divina)" de Paramahansa Yogananda. Um estudo verso a verso do sentido espiritual de auto-realização, que se exprime neste belíssimo poema. Que nada tem a ver com "universos vizinhos" mas com o nosso "universo doméstico" e os seres que nele habitam (nós mesmos!), em nossa busca de desenvolvimento ao longo das várias vidas. É um texto simbólico e não deve ser lido ao pé da letra.
Vc tem um entendimento raso do Bhagagav Gita, uma mentalidade infantil. Tenta enfeitar o que tá claro debaixo do seu nariz, fruto de uma mente fértil e cheia de devaneios.
Entendeu errado,e ainda ensina errado. O Bhagavad Gita não é uma história alegórica,se quiser de fato entender o Gita leiam e vejam vídeos de Prabhupada. Quem trata o Gita como filosofia perde tempo,conhecimento filosófico não lhe tira da ignorância só lhe faz um idiota pensador.
Morei na Fazenda NG entre 1993/ 2001... muito forte.!!!! Hj sou de Maya.... mais me ajudou muito e ajuda até hj....esse é o único autorizado... os outros são só balela.. Todas a Glórias a Sri Guru e Gauranga ....
Srila prabhupada é a tradução que reamente te dará compreensão correta do Gita...srila prabhupada da corrente dos Vaishnavas real corrente de Mestre e discípulo que interpreta de forma espiritual ...
Boa noite Professor…para o Sr. entender mais profundamente e filosoficamente o Bhagavad Gita o Sr. Teria de seguir a sucessão discipular até Krishna que é o próprio Deus.
Quer entrar nesta vibe. Cante o hare krisna krisna krisna hare hare Hare rama Hare hare..o resto é muita conversa.. além de modo de vida rama rama hare hare
Entendi que para ler o Bhagavad Gita primeiramente precisamos aceitar cada palavra de Sri Krishna com profundo respeito e sem especulações filosóficas ✨🙌✨ Somente assim poderemos transcender a consciência material e vivenciar através da Bhakti Yoga a Glória e a Benção que é sermos partes integrantes de Deus 🙏 ( O Bhagavad- Gita Como Ele É - Comentarios de Srila Prabhupada ) Um Heróico Professor 🧡 Gratidão 🍃🌺🍃
Jan Val, assisto muito seis vídeos acho fantástico. Sou orientado por um Ser da Luz pleiadiano, ele me disse que eu ascencionei e que meu mestre agora vai ser Ganesha, vai me ensinar. Quem é Ganesha? pode me esclarecer.
Alma da que falam ela é humana? Com certeza a Gita não está feita para humanos, mas sim para Atma (alma) que está em uma experiência temporária humana. Draam 🕉️🙏🏼
A Bhagavad-Gītā foi compilada para nós, seres de Kali-Yuga mesmo. O detalhe é que a própria Gītā ensina como estudá-la: através da corrente de sucessão discipular, que vai lhe ajudar a compreender a Gītā de maneira cognitiva e prática. O Mahā-Bhārata é um texto que desde 500 dC já se apresentava com muitas corrupções por vários motivos. HD Goswami (Howard Resnick) está fazendo um estudo refinado de 30.anos desta obra e lançou em português o Grande Bharata (disponível para venda). Lá ele deixa explícito que, mesmo de acordo com os próprios Śāstras que tratam de 400 mil formas humanas no universo, que os personagens lá eram sim humanos, mesmo sendo alguns filhos de Devas (que são alenas administradores cósmicos, não Deus) e com mais poderes, incluso cognitivos. Isso não difere do fato que eles eram humanos "como nós" no sentido mais fundamental. Arjuma teve um final fantástico. Os desdobramentos da história dele no decorrer do tempo são deturpações da onra original. Arjuna é Nara, um śaktyaveśa-avatāra que vem junto com Nārāyaṇa - a dupla dos sábios Nara-Nārāyaṇa. Ele voltou para a Sua relação íntima com Deus no final de sua vida. Não tinha como ser diferente. Aprecio ele entender que Kṛṣṇa era Deus. Não soube explicar direito, mas sabe que Kṛṣṇa é Deus. Parabéns por isso, pois são poucos que entendem a literalidade da Gītā.
Vc está muito equivocado, parece um delírio. Esse HD Goswami não tem credibilidade alguma pra afirmar NADA do que a imaginação dele diz. Ou ele é um "avatar de Vishnu" também?? Qualquer criança entenderia que na época do Mahabarath não existia seres homo sapiens por motivos ÓBVIOS! São equivalente aos deuses gregos. Mas se vc não tá preparado para entender esta verdade, tenha humildade e respeite os ensinamentos do professor Jan, este que não inventou NADA da cabeça, ele apontou o que se é ensinado na Índia!
HD Goswami tem um currículo acadêmico impecável, além de ter 50 anos de vivência espiritual dentro de uma tradição que preserva sua sucessão discipular. Dizer que ele não tem cabedal pra falar sobre é mera expressão emocional da sua parte, típica de fanáticos que anulam o conhecimento do outro pra se sentir seguro na sua fé fraca. Assim, se quiser ter um diálogo polido e apropriado, para o nosso benefício mútuo e dos que lerem aqui os comentários, seguindo os parâmetros apresentados pelo Mahā Bhārata, "se recomponha e se coloque em seu lugar".
Exatamente, este é o problema destes textos serem "estudados" em meios meramente acadêmicos, fora da tradição Védica, onde eles estão inseridos, assim, eles buscam uma lógica que não alcançam o ensinamento principal...
Bhagavad Gita pra mim tem alegoria muito rica e ensina sobre a situação humana,parte transcedental e ego,ilusões. Ele ajuda a pessoa no autoconhecimento.
Ps: qualquer outra versão é uma versão desautorizada ou falsa, dos Vedas. No Gita como ele é é possivel encontrar o texto original e sem maculas de tendência pelo autor ou melhor, tradutor. Todas as glórias a Srila Prabhupada! Todas as gloriasbaos devostos puros do Senhor! Haribol! 🙌
Tem ensinamentos muito bons no Bhagavad Gita, só que realmente é estranho um ser tão iluminado ficar incentivando o personagem a matar porque na visão dele tudo é ilusório e "faz parte". E mesmo que seja, não há bem nenhum em causar o mal para outro. Mesmo que isso possa ser um "conceito humano", talvez o que nos diferencie é justamente a possibilidade de ter empatia e amor ao próximo, que são coisas que esses seres iluminados parecem não dar a mínima.
Esse barbudo tem uma memória boa . Lord Krishna é uma das manifestações conscientes da fonte suprema . Ou seja, um dos modos de personificação da " FONTE " . Se você expandir a consciência compreenderá em espírito a natureza da criação não ficará perdido como muitos em terminologias da lexicografia .
Com todo respeito, a varias opiniões aqui apresentadas, são tantas opinioes contrarias, cada um com suas interpretação. Isso e válido. Mas, a sabedoria que tantos procuram, essa busca incessante por autoconhecimento, se resume em : Sabedoria e o temor santo, ( nao e ter medo), de conhecer a palavra de Deus que Jesus veio revelar o amor do Pai celeste. Como e simples, leiam e estude a biblia! Jesus disse Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida simples assim... Tudo se resume a Verdade JESUS. busquem a verdade que e Cristo.
Fico a imaginar o quanto somos ignorantes do TODO! EU!, recém agora aos meus 64 anos com tempo e aposentado busco aprender, só porquê hoje tenho tempo, o que muitos jovens não tem! Porquê estão na busca da sobrevivência! Entao fico a pergutar-me sem quer julgar! Mas a pergunta de um humano que vive e viveu a vida toda no holograma é! Isso é justo? Dentro lógico do que fomos formatado como entendimento de JUSTIÇA! VIDA DURA PARA NÓS MERO MORTAIS!
nossa q coincidência, o única odisseia do embrião humano q ele não leu ainda foi o mahabharata, e ele diz "não é feito pra humanos", muito conveniente pra ele.
Rogério já estudou mais de 72 mitologias. E em todas elas estão esses personagens com nomes distintos, assim como o ovo cósmico que é a história desse universo o qual estamos. O problema é que o conforto da crença nos torna insanos e raciocinar passa a ser um esforço mental. E quem hoje em dia quer raciocinar? Conhecimento é poder, é dizer não me curvo, não sou dependente de. Seja dono e senhor de se mesmo. Seja o todo e seja Deus! E a sua crença é sua, a aproveite e por favor, seja o melhor que nela há e caso opte por nela estar. Eu, não imponha no que vc crer como verdade, ela é sua e não minha. Por isso não queira mudar a verdade do outro. O outro precisa estar aonde estar e vc seguir adiante no seu propósito, embora seja doloroso para alguns é assim que o sistema pede que sejamos.
Olá. Você está correta sobre o caminho de cada um e o tempo de cada um ser respeitado. São graus diferentes de consciência, cada uma trabalhando no seu nível. Crenças vem e vão. As experiências e seus efeitos é que realmente importam no processo. Mas a questão é que existe uma linha tênue entre querer convencer alguém sobre uma determinada " verdade " e compartilhar aquele pedacinho de verdade que cada um já encontrou. Para que cada "quebra-cabeça " vá se revelando. A consciência nasce do contraste. E o propósito das experiências é transformar vida energia em vida consciência, em direção à Unidade. Obrigado pela oportunidade de trocas.... Luz e Paz no Sempre...
Ele apenas disse o ÓBVIO, que até crianaças entenderiam. Ele tá tentando orientar a leitura da melhor forma para ser encarada. Suas opiniões pessoais não valem nada em relação a verdade. Se vc não consegue ter a humildade de admitir isso, então fique no obcurantismo.
Com todo o respeito, mas a análise não está correta. Arjuna, durante o exílio que enfrentou com seus irmãos, mãe e esposa, cansou de “gritar aos ventos” que era o maior guerreiro vivo. Queria lutar a todo custo. Tanto que foi atrás da ajuda de Shiva e ganhou dele o seu arco. O momento da “vacilo” de Arjuna no início da batalha era conveniente e representava o medo que ele sentiu quando a “água bateu na bunda”. Arjuna teria que se provar. A guerra vem a acontecer depois de, ao voltarem do exílio, os pandavas não tiveram seu reino devolvido como o combinado. Ainda, a tradução de dharma está incorreta. Não é lei ou missão, quiçá dever. A palavra remete a fazer ou agir com clareza e “lastro” na Consciência. Vem de dha=aquilo que é estável, que brilha (como a luz do Sol que é constante e estável) e ma =fazer, dar forma, agir(no sentido de criar). A raiz dha compõe o termo Buddha, que numa tradução simples significa “iluminado”. Portanto, o termo dharma não remete à dever, lei ou missão, mas a agir com lucidez, amparado na “Luz da Consciência”. Ainda, no Gita Krishna “cansa de falar” pro Arjuna “fincar seus pés” na realidade material concreta e sair das abstrações / ilusões, pois elas geram todas as tendências de hierarquização que se expressam como “bem/mal, certo/errado, pode/não pode, e toda gama de estruturações que afastam as pessoas da espiritualidade concreta. Krishna mostra com clareza a diferença da espiritualidade concreta e da religião, que se caracteriza por esse viés hierárquico e impositivo.
Krishna relaciona a espiritualidade a realização/experiência direta. Por isso explica o conceito de Karma (que contém os princípios de Kriya e dharma). Karma seria toda a ação não lúcida, reativa, baseadas na crenças de que somos apenas o corpo e a mente/personalidade. O exercício de transição dessa experiência não lúcida para a lúcida (Dharma) é chamado de Kriya (ação que purifica/sair de um estado consciencial mais tacanho para um mais amplo). O Gita foi escrito para o povo de sua época, com críticas sociais e bem “lastreado” a sua realidade material concreta. Hoje já se consegue provar a historicidade de vários elementos do Mahabharata, texto completo do qual o Gita faz parte. Aliás, o texto original se chamava Jaya e era uma versão bem historiográfica do evento. Posteriormente o texto foi aumentado com novas narrativas e eventos e passou a ser chamado de Bharata, em homenagem a uma figura mitológica tida como o primeiro a conseguir a unir a Índia num único reino. Mais adiante, uma versão estendida do texto foi compilada e ele passou a ser chamado de Maha (grande/enorme) Bharata. Ou seja, Mahabharata é a versão ampliada do Bharata (que por sua vez é a versão ampliada do texto original chamado Jaya). Reitero que minhas colocações são apenas um contraponto à análise feita no vídeo e não tem caráter pessoal. Não julgo o Jan, de forma alguma (o respeito). Mas questiono a informação dada.
Com certeza! Vim aqui para comentar algo nesse sentido (sem toda essa sua clareza e caráter explicativo) mas vi seu comentário e vi que já foi abordado. Eu também discordo da afirmação, pois até mesmo ao explicar essa intrusão "moderna" e "multidimensional" que ele tentou dar como características inerentes a obra, ele se ateve a argumentar esses fatos como "requer um profundo conhecimento sanscrito", "não existe 1 tradução correta" mas de fato não elucidou nenhum de seus pontos como por exemplo essa hibridização ou a afirmação de que Arjuna de algum modo "se deu mal" ao final mesmo seguindo o que krishna lhe ensinou, quando na verdade está claro e bem fincado e registrado em nossa realidade terrena e humana tudo que se passou.
@@runesiqueira4903 Moça, os personagens deste épico são obviamente SERES HÍBRIDOS, não são seres humanos normais como nós!!! Ainda não entendeu que os Deuses hindus, independente se eles não sejam literalmente como se conhece hj via lendas (supondo que tenham havido tais seres de forma histórica), não são deste mundo?? Acorda pra vida.
Na BG 2.7 Arjuna diz a fonte de sua confusão: karpanya (que vem de kṛpa, compaixão). Sua análise parece bem contraditória às próprias palavras da Gītā.
Esse cara é um especulador, falando besteiras a respeito de um assunto que não conhece. Até a pronúncia dele do sânscrito é horrível, que chega a doer nos ouvidos. É mais um imbecil em busca de fama.
Muita interpretação !e difícil saber que tá com a verdade. Ele trás uma versão literal , dele mesmo. Bagavita e muito simbólico , figurativo, não e fácil enteder
Esse Sr. não leu o Bhagavad Gita Como Ele É (A.C. Bakithivedanta Swami Prabhupada). Por favor, se, realmente, querem conhecer esta obra prima da literatura mundial, comecem lendo o título citado acima.
Eu li o Bhagavad Gita há uns 14 anos atrás ...e na época eu havia entendido que Arjuna seria o nosso EU lutando contra as forças( Ego) que nos impulsionam para o mal.....
Eu também interpretei assim!
@@elesangelanunespereira5655 👋🙏🙏
Perfeito. E assim deve ser entendido. O amigo do vídeo está viajando.
Sim. Essa é a melhor chave de interpretação. Mas não exclui as outras.
Sim. Também interpreto nesse sentido. Com todo respeito, não concordo de forma alguma com o entendimento exposto pelo entrevistado.
O canal Ciência Milenar Indiana aqui, é uma ótima fonte de estudos sobre a cultura védica...
O Mahabarata trata-se de uma introspectiva, entre forças dentro de si mesmo, onde o Eu Sou bhagavad-gītā reconhece seus opositores como seus parentes próximos que precisam ser subjugados. Trata-se somente sobre subjugar nossas paixões, medos e angustias e progredir para um ser melhor.
Essa é uma das chaves
Na verdade, nós só pensamos que sabemos alguma coisa sobre todo esse assunto. Pois não temos maturidade espiritual e nem intelectual para compreender tudo ,temos muito que evoluir pra chegar lá. Gratidao
Li Bhagavad Gita com um Majaraj de Nova Gokula local que fica em São Paulo nem sei se ainda existe lemos em um ambiente e de uma forma muito especial . E a interpretação pode ser feita de várias formas dependendo da vibração que vc esteja . Sendo um livro Sagrado vai interpretar dentro de sua frequência. PRABUPADHA o popularizou era sua missão . A medida que o lemos e vamos Vai nos mostrando a Visão de Deus em seu aspecto de Criador e é uma explicação Sublime. Acredito sim que seja uma linguagem que atinge vários níveis de nosso ser, temos de estar preparados para ler e pricipalmente ouvir
Ainda tem lugar em São Paulo, dizem que é maravilhoso lá. Quem sempre trás pessoas de lá para entrevistar é o Ergom Abraham no seu canal.
Nova Gokula é um lugar mágico, tem uma energia incrível.
@lindalvadib6678 Ganapati é Ganesha, de alguma forma a energia da tradição hindu te chamou, existe sim a Fazenda, recomendo sempre o lugar para meditar na vida e encontrar mudanças. A leitura do Bhagavad Gita vai ampliando nossa consciência e nos conectando com o sagrado, recomendo.
A Fazenda Nova Gokula ainda existe. Fica em Pindamonhangaba. Estive lá na primeira semana de janeiro de 2024. Fiquei hospedada em um chalé, entrei no rio, meditei. Lugar de muita paz mesmo para quem não é devoto. Busque no Google e terá mais informações no site deles. Eu estou estudando e me dedicando à devoção à Krishna. Se desejar veja os vídeos de Giridhari Das sobre a Bagavad Gita e outros textos e ensinamentos védicos seguindo a tradição.
Amo Nova Gokula! Ainda existe sim a fazenda e sempre está aberta à visitações! Leia o Gita e irá compreende-lo melhor com a ajuda das explicações de Srila Prabhupada em cada verso! Amo este livro!
Estou feliz por receber um conteúdo tão rico ,creio cada vez mais que quando os discípulos estão prontos ...,....o mestre aparece .
A pergunta É;
"O que você precisa para ler Bagavad Gita"
Aconselho a tirar da cabeça os pré....abra o coração e deixe-o livre ....são filosofias que estão desde dez mil anos AC....ensinamentos preciosos para quem busca liberdade ...paz e luz espiritual...
Ontem à professora Rayssa explicou muito bem isso que o Senhor está explicando tão bem.
Teria q ter mais pessoas abordando esses temas. Pra ser mais conhecido neste planeta terra
Ninguém quer saber, as pessoas querem apenas distrações para não ter que olhar para dentro de si mesmas.
Penso que krishna é o ser divino ensinando nos mostrando como nos livrarmos das trevas da ignorância.
Allan é um mensageiro ideal para nossa era, tbm já assisti uma entrevista com o Jô há alguns anos, amo ouvir suas palestras, ele me completa!
Obrigada por confirmar a minha intuição nas três vezes em que li esse livro sagrado e começado a ler os Vedas iniciando pelo Mahābhārata.
Eu passei a vida inteira tentando entender e agora com você eu consegui
Quer entender o Bhagavad Gita, procure um Guru autorizado a comentar essa literatura. Existem Gurus que passaram suas vidas dedicados a estudar esta incrível, magnífica obra.
@@marcio1653 Qualquer um que tenha estudado e entendido o Bhagavad Gita está AUTORIZADO a comentar a literatura. Deixe de elitismo barato e coloque-se no seu devido lugar de leigo dislumbrado. Se existem gurus que tem o mesmo raciocínio como o seu, então eles só perderam tempo na vida...
@@marcio1653 tomaaaa! 🤌
@@marcio1653Você acha mesmo que essas falsas linhagens baratas tem "autorização" maior que outros? Kkkkkk
Sem palavras para o profundo conhecimento desse ser! Vc está abrindo portas amigo Jan vall..
Não confunda conhecimento com informação.
Tudo deste senhor está entre aspas. Leu muito, mas não entendeu nada. Falou, falou e não disse absolutamente nada. Como este cara é pretencioso. E como as pessoas se impressionam com sua falsa erudição! O negócio dele é vender seus livros, palestras e assinatura do seu app. E as pessoas embarcam nesta canoa furada. Lamentável!
Tudo que esse senhor faz é especular assuntos, e acham que ele é iluminado.
Parece que há uma tentativa de confundir as pessoas, ao tirar de cena a verdadeira missão de Cristo, por exemplo, como se tivesse fracassado e outras coisas. Há algo de podre no reino da Dinamarca....
@@mindalourjPelo menos ele coloca em aspas, ao contrário de alguns que gostam de dar certezas que não tem
Bagavita e bem semelhante ao apocalipse muita figura de linguagem . Enteder literalmente e um equívoco
Mas tentar entender que as lendas são metáforas ou figuras de linguagem também nos distancia da verdade. A verdade mesmo é que nunca saberemos.
Como eu gosto de ouvir o Ellan
O bhagavad gita mais completo que eu já li, foi escrito por sua Divina graça A C Bact vedanta Suwame Prabhupada. Lá você encontra a transliteração do Sanscrito para o português, tradução palavra por palavra e explicação contextual.
Ouça o audiobook, você vai se concentrar muito mais e a história será bem mais bonita, sem falar que você ouve em uma tarde
Eu li. E o problema de ler sem conhecimento contextualizado é que você já sai lendo meio que direcionado. Não sabia que é apenas um capítulo. Mas já dava para desconfiar que os avatares são muitos. E a história é vasta. Não sabemos nada. Vamos fazer nossa parte humana dos exemplos dos avatares. Pelo menos nisso não é tão complicado de fazer.
Procure o verdadeiro conhecimento a respeito do Bhagavad Gita junto ao Ciência Milenar Indiana, Caminho 3T...
Jay Srila Prabhupada ki Jay 😊😊😊😊 o Bhagava gita como Ele É.. com comentários e tradução por Sua santidade srila Prabhupada , recomendo é uma leitura agradavel e inofensiva ( pára pessoas inofensivas 😊😊😊
Oi ... você é devoto ?
Qual o seu mestre espiritual ?
Eu sou Vyasa
Obrigado pelas informações o guru Paramahansa Yogananda tem livro explicando o bhagavad gita
Tenho estado devastado, perdi um grande amigo… Queria alguém pra me dizer que existe vida além dessa, que de fato exista redenção, não aguento sofre tanto… Abraços fraternos a todos.
Então te digo, o que são menos de 100 anos para uma eternidade? Não somos daqui, estamos temporariamente aqui. Não fomos criados aqui e não será aqui que ficaremos por toda eternidade. Não existe vida após a morte, na verdade existe somente a vida, a morte que conhecemos, essa que dizem que depois do falecimento acabou, é uma mera ilusão. Continuamos a existir, mas em outros planos, em outras frequências.
E pode ter certeza, se tem algo que nem essa tal morte separa, são os laços de amor. Então pode ter certeza de que o verá novamente e por inúmeras vezes.
Fique em paz amigo, e saiba que sentir saudades é normal, mas que não serão saudades eternas, será apenas saudades de alguém que aproveitou seu "emprego temporário" aqui e foi pra casa antes de você.
Só existe vida, somos expressões manifestas do divino, da essência da vida e luz, somos Suas infinitas experiências no plano do imperfeito e limitado.
Após esse estágio iremos para outros, existimos e existiremos eternamente, no ciclo eterno de criação e recriação.
Não lembramos disso nesse plano justamente para haver a experiência do não ser, até chegarmos à compreensão do ser, e manifestarmos nossa identidade, a de deuses, " à imagem e semelhança" lembra?
Pode acreditar que existe sim. E estaremos com quem amamos. Aliás tenha essa compreensão, pois pode aprisionar seu amigo aqui se sofrer. Lembre com saudades, amor e carinho para não atrapalhar ele nem vc. Paz e LUZ ❤❤❤
Obrigada por mais esse imenso conhecimento ❤!
❤❤❤❤❤meu mestre amado te amo
Encivlopédia vivs tem ydo.meu carinho e respeito ,saúde e paz te amooo♥️♥️♥️♥️💋
Sou professor de Yoga e estudamos o Gitá, esta, faz parte da formação o aprofundamento. Esse senhor não compreendeu, ele fez uma interpretação literal. O gitá já foi destrinchado e meditado por grandes mentes e a explanaçao mais profunda é aquela que a torna palpável e aplicado ao cotidiano. A batalha que se inicia no gitá é uma alegoria do aspirante espiritual que inicia a verdadeira batalha que é conhecer a si mesmo. Arjuna é o símbolo dessa aspiração pq o exército que se apresenta nada mais é que são suas tendências e paixões que ele terá que combater, Kauravas e Pandavas. A carruagem pra entrar no campo de batalha simboliza o corpo físico , os cavalos os sentidos, as rédeas é o conhecimento e a prática espiritual que aniquila a ilusão , o colcheiro simbolizado por Krshna, seria o eu superior(Self) que conduz a mestria de si mesmo.
@paulobandeira6186 é que provavelmente você não conhece o Ellam.Todo o conteúdo dele é sobre sair da esfera da filosofia e mitos e destrinchar uma realidade factual sobre a criação de todos os nossos sistemas.É UMA DOIDEIRA!!!!!! kkkkk mas fica aí como dica de um bom ouvinte.
Yoga não é um sistema baseado em mitos ... é um sistema empírico de buscar auto realização. Ja temos sistemas perfeitos de tirar o véu de Samsara, elevar a conscíência para desvelar dúvidas existênciais profundas, só que não se encontra isso atravès de especulaçao racional ou questionamentos e palestras, bate papo e fofocas cósmicas.
Douglas , bom dia !
Esse é o problema do Rogério , ele tem uma capacidade única de armazenar informações e de expô-las de uma maneira , que tudo que ele fala e uma verdade incontestável.
Acho que ele está equivocado em vários pontos , aspectos e linhas , mas a ele pertence o livre arbítrio de seguir o caminho que achar melhor , e a cada um seguir o que acha bom ou não , sem reforma íntima verdadeira , nenhum ser evolui de verdade , só tateia pela verdade
Espero que ele encontre um bom caminho de novo , como todos também possamos encontrar a cada dia , mais ação e menos discurso , isso serve para todos , e eu me incluo nisso
Abraços fraternos
@@alexandrefarah7674 Olá Alexandre!!! Rapaz,vou ter que discordar de ti no ponto em que você fala de verdades incontestáveis.Todos os vídeos que já assisti do Rogério ele sempre fala uma hora ou outra que a gente,ouvinte,não deve acreditar cegamente no que ele tá dizendo.Ele sempre nos convida a pensar questionar e duvidar sobre as informações que ele apresenta porque ele mesmo o faz.Geralmente quem se incomoda muito com as informações é porque segue alguma linha religiosa cheio de verdades incontestáveis kkkk ou alguém muito da área acadêmica,cético,ateu científico que também tá cheio de verdades incontestáveis.Eu tô aqui no exercício diário do ser ou não ser kkkk então tudo que ele fala passa por milhares de filtros do meu corpo mental e espiritual. Uma viagem meu amigo,uma viagem 😁 Abração!!
@@douguie6943 , bom dia meu caro , obrigado por pronunciar e expor o seu ponto de vista , e obrigado por discordar , você tem todo o direito e o livre arbítrio para fazer isso , concordo com você , que temos a todo o momento rever nossos conceitos , ou pré-conceitos estabelecidos , destravar as travas internas e quebras as igrejas dos nossos dogmas mentais , para ver o novo .
O trabalho de desenvolvimento de um ser é totalmente individual , dentro de um coletivo que o mesmo esteja inserido , e a gente tatea sobre o desconhecido e a verdade todos os dias , quem sou , de onde vim e para onde vou , e um grande mistério , que assola as almas com maior ou menor intensidade , de forma completamente individual , sendo que ainda que cada cabeça além de ser uma sentença é um mundo complexo e desconhecido.
Comprei já quase todos os livros por ele editado , não li ainda todos ainda , mas já li vários , já fui em palestra e posso dizer que a linha do início , o plano mestre já mudou , e nesse mundo e nesse meio e um fio tênue que separa os lados , o orgulho , egoísmo e o vil metal , são elementos transformadores nesse mundo de expiação e provas , quando já não é expiação , são as provas e como é fácil a gente cair sem perceber …. Isso serve para todos nos meus amigos … sem reforma íntima , sem auto conhecimento .. e sem prática constante , tenaz e silenciosa da caridade ….teremos sempre dificuldades de enxergar a verdade … e teremos que nos contentar com as meias verdades …. De qualquer modo meu amigo , vamos em frente , buscando sempre …. Todo o santo dia ..Mas se principalmente se melhorando cada dia , para sermos seres melhores … para o Todo e para todos 🙏
A Acrópoleplay está fazendo a leitura comentada do Baghavadgita. Molto interessante a interpretação filosofica deles.
Cada qual faz a interpretação q lhe aprouver. Cautela
O Sr têm um super conhecimento uma bagagem explendida, parabéns
Você quis dizer esplêndido... Cara esse adjetivo não combina pra bagagem. Esplêndido são para coisas brilhantes, reluzentes, magnífico... mais ou menos por aí...
Ele é um monstro de saber.
BBOA TARDE ÓTIMA.EXPLICAÇÃO DO.JAN COMMTODA SUA BAGAGEM EXTRAORDINARIA DE.CONHECIMENTO
Professor, acredito que sejam sempre os mesmos "Deuses ".
Nossa, não sabia que era tão difícil assim. Tem gente que fala como se tivesse lido de boa.
Nada melhor que expericiar por si próprio pra saber se algo é ou não é.
@@AleeGuitarverdade
Não tem nada de difícil no baghavad gita, basta você pesquisar os termos, caso você encontre alguns que desconheça, mas isso é válido para o estudo de qualquer obra.
@@ocaminho.domeio Por que será que ele deu a entender isso? Que é difícil?
@@fabir.l.9799 esse senhor é daqueles que lêem e decoram milhares de textos e teorias e ficam complicando tudo para posar de "sábio". Mas pelo visto ele leu muito o texto, mas nunca praticou os ensinamentos. Se quer um conselho, deixe de lado tudo que ele disse e estude a obra com a mente aberta. Tenho certeza que vai gostar muito. Boa sorte.
Quem quiser, de fato, se aprofundar no Bhagavad Gita, de uma forma séria e no sentido alegórico, simbólico, não literal, que ele possui, sugiro os dois volumes de "Deus fala com Arjuna-(O Bhagavad Gita-Ciência da realização divina)" de Paramahansa Yogananda. Um estudo verso a verso do sentido espiritual de auto-realização, que se exprime neste belíssimo poema. Que nada tem a ver com "universos vizinhos" mas com o nosso "universo doméstico" e os seres que nele habitam (nós mesmos!), em nossa busca de desenvolvimento ao longo das várias vidas. É um texto simbólico e não deve ser lido ao pé da letra.
Vc tem um entendimento raso do Bhagagav Gita, uma mentalidade infantil. Tenta enfeitar o que tá claro debaixo do seu nariz, fruto de uma mente fértil e cheia de devaneios.
@@sakurabaLP Vc tem toda razão!
😆
@@emanueltadeuborges1628 Não adianta ser irônico não, viu
@@sakurabaLP Ui!...
Entendeu errado,e ainda ensina errado. O Bhagavad Gita não é uma história alegórica,se quiser de fato entender o Gita leiam e vejam vídeos de Prabhupada. Quem trata o Gita como filosofia perde tempo,conhecimento filosófico não lhe tira da ignorância só lhe faz um idiota pensador.
Gratidão Elan!
Isso aí cara gostei da parte final da fala...vou atrás do livro
Que aula❤
Excelente vídeo!!!. 👍✌️👌😊😉💖💖💖
O importante é ler o Bhagavad Gita Como Ele É. Esse é o Original.
Krisna já reencarnou muitas vezes... E ainda toca flauta.naqiele tempo se vivia 130 mil anos...
Aconselho quem quer realmente conhecer o Gita ler o "Bhagavat Gita como ele é" de Srila Prabhupada! O mais original e bem explicado!
Morei na Fazenda NG entre 1993/ 2001... muito forte.!!!! Hj sou de Maya.... mais me ajudou muito e ajuda até hj....esse é o único autorizado... os outros são só balela.. Todas a Glórias a Sri Guru e Gauranga ....
@@flaviamedeiros4786 chegando em casa,daqui a pouco com prabhupada.
nunca li mas excelente sugestão de leitura
Srila prabhupada é a tradução que reamente te dará compreensão correta do Gita...srila prabhupada da corrente dos Vaishnavas real corrente de Mestre e discípulo que interpreta de forma espiritual ...
@@solucoesalternativas506 não.
Boa Noite ❤️🌙
Iniciei minha jornada com o amado Professor Hélio Couto! E expandindo sempre! Obrigada Jan.
Eu também. Prof Hélio, e aí vamos seguindo.....
Boa noite Professor…para o Sr. entender mais profundamente e filosoficamente o Bhagavad Gita o Sr. Teria de seguir a sucessão discipular até Krishna que é o próprio Deus.
Cada vídeo é uma aula.
Quer entrar nesta vibe. Cante o hare krisna
krisna krisna
hare hare
Hare rama
Hare hare..o resto é muita conversa.. além de modo de vida
rama rama
hare hare
Ganhou uma inscrita
Entendi que para ler o Bhagavad Gita primeiramente precisamos aceitar cada palavra de Sri Krishna com profundo respeito e sem especulações filosóficas ✨🙌✨ Somente assim poderemos transcender a consciência material e vivenciar através da Bhakti Yoga a Glória e a Benção que é sermos partes integrantes de Deus 🙏 ( O Bhagavad- Gita Como Ele É - Comentarios de Srila Prabhupada ) Um Heróico Professor 🧡 Gratidão 🍃🌺🍃
Salve Senhor Shiva! 🙏
Krishna é a suprema personalidade de Deus. Ao menos falou nas obras 🤜🤛
Faz sentido. Até porque o enredo se passa num tempo mítico, é não na nossa história.
Dizem que existem sete interpretações, uma da interiorização, outras como real no mundo, como guerra celestial, e as demais que ainda não sei bem.
😢que inteligente
Jan Val, assisto muito seis vídeos acho fantástico. Sou orientado por um Ser da Luz pleiadiano, ele me disse que eu ascencionei e que meu mestre agora vai ser Ganesha, vai me ensinar. Quem é Ganesha? pode me esclarecer.
Compre a edição do hare krisna..e traduzido..
Alma da que falam ela é humana? Com certeza a Gita não está feita para humanos, mas sim para Atma (alma) que está em uma experiência temporária humana. Draam 🕉️🙏🏼
Assista a Lucia Helena❤
Fontes minha cabeça!
Indico professora Lúcia Helena.
Eu não indico,ela trata o Gita como uma história alegórica. A batalha de fato aconteceu. Se quiser de fato entender o Gita veja vídeos de Prabhupada.
Vou ler !
Gostaria de saber se Jan faz cursos no nordeste. Sou do Piauí
Quando colocamos as interpretações em planos materiais fica realmente difícil ter clara compreensão .
Obrigado
A Bhagavad-Gītā foi compilada para nós, seres de Kali-Yuga mesmo. O detalhe é que a própria Gītā ensina como estudá-la: através da corrente de sucessão discipular, que vai lhe ajudar a compreender a Gītā de maneira cognitiva e prática.
O Mahā-Bhārata é um texto que desde 500 dC já se apresentava com muitas corrupções por vários motivos. HD Goswami (Howard Resnick) está fazendo um estudo refinado de 30.anos desta obra e lançou em português o Grande Bharata (disponível para venda). Lá ele deixa explícito que, mesmo de acordo com os próprios Śāstras que tratam de 400 mil formas humanas no universo, que os personagens lá eram sim humanos, mesmo sendo alguns filhos de Devas (que são alenas administradores cósmicos, não Deus) e com mais poderes, incluso cognitivos. Isso não difere do fato que eles eram humanos "como nós" no sentido mais fundamental.
Arjuma teve um final fantástico. Os desdobramentos da história dele no decorrer do tempo são deturpações da onra original. Arjuna é Nara, um śaktyaveśa-avatāra que vem junto com Nārāyaṇa - a dupla dos sábios Nara-Nārāyaṇa. Ele voltou para a Sua relação íntima com Deus no final de sua vida. Não tinha como ser diferente.
Aprecio ele entender que Kṛṣṇa era Deus. Não soube explicar direito, mas sabe que Kṛṣṇa é Deus. Parabéns por isso, pois são poucos que entendem a literalidade da Gītā.
Vc está muito equivocado, parece um delírio. Esse HD Goswami não tem credibilidade alguma pra afirmar NADA do que a imaginação dele diz. Ou ele é um "avatar de Vishnu" também?? Qualquer criança entenderia que na época do Mahabarath não existia seres homo sapiens por motivos ÓBVIOS! São equivalente aos deuses gregos. Mas se vc não tá preparado para entender esta verdade, tenha humildade e respeite os ensinamentos do professor Jan, este que não inventou NADA da cabeça, ele apontou o que se é ensinado na Índia!
HD Goswami tem um currículo acadêmico impecável, além de ter 50 anos de vivência espiritual dentro de uma tradição que preserva sua sucessão discipular. Dizer que ele não tem cabedal pra falar sobre é mera expressão emocional da sua parte, típica de fanáticos que anulam o conhecimento do outro pra se sentir seguro na sua fé fraca.
Assim, se quiser ter um diálogo polido e apropriado, para o nosso benefício mútuo e dos que lerem aqui os comentários, seguindo os parâmetros apresentados pelo Mahā Bhārata, "se recomponha e se coloque em seu lugar".
Dharma é como um colar de contas de nossas encarnações.
Raul seixas diz que ha sete níveis de entendimento . quanto mais voce sabe mais voce entende.
Nesse sentido, a pena de morte se justifica em sua essência de justiçamento? Reitero que não é convicção, apenas dúvida filosófica mesmo.
A Gita não é pra ler lida, é para ser estudada com um professor de vedanta. Ponto.
Exatamente, este é o problema destes textos serem "estudados" em meios meramente acadêmicos, fora da tradição Védica, onde eles estão inseridos, assim, eles buscam uma lógica que não alcançam o ensinamento principal...
Isso
Bhagavad Gita pra mim tem alegoria muito rica e ensina sobre a situação humana,parte transcedental e ego,ilusões. Ele ajuda a pessoa no autoconhecimento.
quero esse conhecimento, começo por onde, tenho sede desse saber?
Comece pelo princípio
Ps: qualquer outra versão é uma versão desautorizada ou falsa, dos Vedas. No Gita como ele é é possivel encontrar o texto original e sem maculas de tendência pelo autor ou melhor, tradutor. Todas as glórias a Srila Prabhupada! Todas as gloriasbaos devostos puros do Senhor! Haribol! 🙌
Nem todas o bhagavad gita o tesouro oculto do doce absoluto também é uma boa versão fiel às escrituras originais
O melhor é o Bhagavad Gita como ele é de A C Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Tem ensinamentos muito bons no Bhagavad Gita, só que realmente é estranho um ser tão iluminado ficar incentivando o personagem a matar porque na visão dele tudo é ilusório e "faz parte". E mesmo que seja, não há bem nenhum em causar o mal para outro. Mesmo que isso possa ser um "conceito humano", talvez o que nos diferencie é justamente a possibilidade de ter empatia e amor ao próximo, que são coisas que esses seres iluminados parecem não dar a mínima.
🧠 👏🏻
Esse barbudo tem uma memória boa .
Lord Krishna é uma das manifestações conscientes da fonte suprema . Ou seja, um dos modos de personificação da " FONTE " .
Se você expandir a consciência compreenderá em espírito a natureza da criação não ficará perdido como muitos em terminologias da lexicografia .
Com todo respeito, a varias opiniões aqui apresentadas, são tantas opinioes contrarias, cada um com suas interpretação. Isso e válido.
Mas, a sabedoria que tantos procuram, essa busca incessante por autoconhecimento, se resume em : Sabedoria e o temor santo, ( nao e ter medo), de conhecer a palavra de Deus que Jesus veio revelar o amor do Pai celeste. Como e simples, leiam e estude a biblia!
Jesus disse Eu sou o Caminho
a Verdade e a Vida simples assim...
Tudo se resume a Verdade JESUS. busquem a verdade que e Cristo.
Jam vc conhece o Nisargadata Maharaj?
Nada como o próprio autor explicar a sua obra.
O que? O Viasa? Onde está essa informação? Caramba !!
É. Pelo visto esse dom de decifrar a realidade e explica-la foi posto em prática não é de hoje.
Fico a imaginar o quanto somos ignorantes do TODO!
EU!, recém agora aos meus 64 anos com tempo e aposentado busco aprender, só porquê hoje tenho tempo, o que muitos jovens não tem! Porquê estão na busca da sobrevivência!
Entao fico a pergutar-me sem quer julgar!
Mas a pergunta de um humano que vive e viveu a vida toda no holograma é!
Isso é justo? Dentro lógico do que fomos formatado como entendimento de JUSTIÇA!
VIDA DURA PARA NÓS MERO MORTAIS!
nossa q coincidência, o única odisseia do embrião humano q ele não leu ainda foi o mahabharata, e ele diz "não é feito pra humanos", muito conveniente pra ele.
A mente humana é limitada e primitiva para assuntos divinos.
jan muito inteligente explicativos faz gente pensar vida em si 🤗
Wow!!!!!!!
Esse cara precisa de uma camisa de força
4>45
Da mesma maneira q o evangelho de Cristo não foi escrito para homens, mas para os espíritos aprisionados no homem.
Realmente eu não sei de nada, não entendi bolufas nenhuma
Esse Senhor não sabe nada nada nada, e tem gente que dá crédito para esse cidadão
Interesante.
Rogério já estudou mais de 72 mitologias. E em todas elas estão esses personagens com nomes distintos, assim como o ovo cósmico que é a história desse universo o qual estamos. O problema é que o conforto da crença nos torna insanos e raciocinar passa a ser um esforço mental. E quem hoje em dia quer raciocinar? Conhecimento é poder, é dizer não me curvo, não sou dependente de. Seja dono e senhor de se mesmo. Seja o todo e seja Deus!
E a sua crença é sua, a aproveite e por favor, seja o melhor que nela há e caso opte por nela estar. Eu, não imponha no que vc crer como verdade, ela é sua e não minha. Por isso não queira mudar a verdade do outro. O outro precisa estar aonde estar e vc seguir adiante no seu propósito, embora seja doloroso para alguns é assim que o sistema pede que sejamos.
Olá.
Você está correta sobre o caminho de cada um e o tempo de cada um ser respeitado.
São graus diferentes de consciência, cada uma trabalhando no seu nível.
Crenças vem e vão.
As experiências e seus efeitos é que realmente importam no processo.
Mas a questão é que existe uma linha tênue entre querer convencer alguém sobre uma determinada " verdade " e compartilhar aquele pedacinho de verdade que cada um já encontrou.
Para que cada "quebra-cabeça " vá se revelando.
A consciência nasce do contraste.
E o propósito das experiências é transformar vida energia em vida consciência, em direção à Unidade.
Obrigado pela oportunidade de trocas....
Luz e Paz no Sempre...
Ele apenas disse o ÓBVIO, que até crianaças entenderiam. Ele tá tentando orientar a leitura da melhor forma para ser encarada. Suas opiniões pessoais não valem nada em relação a verdade. Se vc não consegue ter a humildade de admitir isso, então fique no obcurantismo.
Por existe pessoas que não tem cabeça para esses assuntos, tem um mente mais aberta o humano é complexo kk
❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉
Com todo o respeito, mas a análise não está correta. Arjuna, durante o exílio que enfrentou com seus irmãos, mãe e esposa, cansou de “gritar aos ventos” que era o maior guerreiro vivo. Queria lutar a todo custo. Tanto que foi atrás da ajuda de Shiva e ganhou dele o seu arco. O momento da “vacilo” de Arjuna no início da batalha era conveniente e representava o medo que ele sentiu quando a “água bateu na bunda”. Arjuna teria que se provar.
A guerra vem a acontecer depois de, ao voltarem do exílio, os pandavas não tiveram seu reino devolvido como o combinado.
Ainda, a tradução de dharma está incorreta. Não é lei ou missão, quiçá dever. A palavra remete a fazer ou agir com clareza e “lastro” na Consciência. Vem de dha=aquilo que é estável, que brilha (como a luz do Sol que é constante e estável) e ma =fazer, dar forma, agir(no sentido de criar).
A raiz dha compõe o termo Buddha, que numa tradução simples significa “iluminado”. Portanto, o termo dharma não remete à dever, lei ou missão, mas a agir com lucidez, amparado na “Luz da Consciência”.
Ainda, no Gita Krishna “cansa de falar” pro Arjuna “fincar seus pés” na realidade material concreta e sair das abstrações / ilusões, pois elas geram todas as tendências de hierarquização que se expressam como “bem/mal, certo/errado, pode/não pode, e toda gama de estruturações que afastam as pessoas da espiritualidade concreta. Krishna mostra com clareza a diferença da espiritualidade concreta e da religião, que se caracteriza por esse viés hierárquico e impositivo.
Krishna relaciona a espiritualidade a realização/experiência direta. Por isso explica o conceito de Karma (que contém os princípios de Kriya e dharma).
Karma seria toda a ação não lúcida, reativa, baseadas na crenças de que somos apenas o corpo e a mente/personalidade.
O exercício de transição dessa experiência não lúcida para a lúcida (Dharma) é chamado de Kriya (ação que purifica/sair de um estado consciencial mais tacanho para um mais amplo).
O Gita foi escrito para o povo de sua época, com críticas sociais e bem “lastreado” a sua realidade material concreta.
Hoje já se consegue provar a historicidade de vários elementos do Mahabharata, texto completo do qual o Gita faz parte.
Aliás, o texto original se chamava Jaya e era uma versão bem historiográfica do evento.
Posteriormente o texto foi aumentado com novas narrativas e eventos e passou a ser chamado de Bharata, em homenagem a uma figura mitológica tida como o primeiro a conseguir a unir a Índia num único reino.
Mais adiante, uma versão estendida do texto foi compilada e ele passou a ser chamado de Maha (grande/enorme) Bharata. Ou seja, Mahabharata é a versão ampliada do Bharata (que por sua vez é a versão ampliada do texto original chamado Jaya).
Reitero que minhas colocações são apenas um contraponto à análise feita no vídeo e não tem caráter pessoal. Não julgo o Jan, de forma alguma (o respeito). Mas questiono a informação dada.
Com certeza! Vim aqui para comentar algo nesse sentido (sem toda essa sua clareza e caráter explicativo) mas vi seu comentário e vi que já foi abordado. Eu também discordo da afirmação, pois até mesmo ao explicar essa intrusão "moderna" e "multidimensional" que ele tentou dar como características inerentes a obra, ele se ateve a argumentar esses fatos como "requer um profundo conhecimento sanscrito", "não existe 1 tradução correta" mas de fato não elucidou nenhum de seus pontos como por exemplo essa hibridização ou a afirmação de que Arjuna de algum modo "se deu mal" ao final mesmo seguindo o que krishna lhe ensinou, quando na verdade está claro e bem fincado e registrado em nossa realidade terrena e humana tudo que se passou.
@@runesiqueira4903 Moça, os personagens deste épico são obviamente SERES HÍBRIDOS, não são seres humanos normais como nós!!! Ainda não entendeu que os Deuses hindus, independente se eles não sejam literalmente como se conhece hj via lendas (supondo que tenham havido tais seres de forma histórica), não são deste mundo?? Acorda pra vida.
Qual sua referência, por favor?
Na BG 2.7 Arjuna diz a fonte de sua confusão: karpanya (que vem de kṛpa, compaixão). Sua análise parece bem contraditória às próprias palavras da Gītā.
As víboras vem logo atacando e cuspindo seus venenos, pobres almas.
Quando a pessoa fala a sua língua, e mesmo assim vc não entende nada 😅
Ele basicamente falou que todos os personagens do Mahabarath não eram eram homo sapiens, e que obviamente foi a MUITOS milênios atrás.
0:30 o nome do cara? Cara é vc, vc é um cara, Krishina é Deus.
Mais respeito por favor, vc chamaria Adonai de o cara?
Ele tava falando de Vyasa, não do Senhor Krishna!!!
Ele é o Papai Noel original.
Esse cara é um especulador, falando besteiras a respeito de um assunto que não conhece.
Até a pronúncia dele do sânscrito é horrível, que chega a doer nos ouvidos.
É mais um imbecil em busca de fama.
Muita interpretação !e difícil saber que tá com a verdade. Ele trás uma versão literal , dele mesmo. Bagavita e muito simbólico , figurativo, não e fácil enteder
💥🧡👏👏👏😅🌟
Esse Sr. não leu o Bhagavad Gita Como Ele É (A.C. Bakithivedanta Swami Prabhupada). Por favor, se, realmente, querem conhecer esta obra prima da literatura mundial, comecem lendo o título citado acima.
E procurem um Guru autorizado para esse estudo... Os VEDAS são as Chaves.
Vc sabe nem o que fala...
Errado! Custa-me acreditar que Elan está falando isso. Que interpretação mais medíocre.
U matabarata