olá,sou professor de História e leitor dessa grande historiadora.não é novidade a maneira brilhante de suas explanações .uma pessoa da cátedra mas com capacidade de se comunicar via popular.magnífico.é de gente assim que o brasil necessita.
Mary ....vc não existe!! Maravilhosa ! Tenho quase todos os seus livros ,pelo TH-cam vejo todas as suas palestras ,entrevistas ,bate-papos ....não me canso de ouvi-la! Vc é dez!
Fui professora de História e sou da geração dos anos 60. Esta palestra MARAVILHOSA me esclareceu pontos "obscuros" na minha própria formação. Emocionante! Parabéns, Professora!
Essa pesquisadora é belíssima sua pesquisas são ótimas, lamento que pessoas sejam tão duras em crítica a uma excelente historiadora. Caso este que não vemos em outras ciências como agronomia, Elétrica etc. , onde temos pesquisadores interessados em produzir conhecimento, não pegar carona através de críticas duras contra outros pesquisadores. Por isso que as ciências humanas e sociais é tão desvalorizado na nossa contemporaneidade, por causa da falta de unidade entre os estudantes e pesquisadores etc.
O problema é que o pessoal de Humanas e Sociais fazem seu nome às custas de afrontar alguém que já está no topo. É uma competição estúpida onde ninguém ganha com isso. Mas existe em outras áreas... nas Ciências Biológicas é igual.
32Aaw requerer 3aw esses 33w era err te 4q3eas 3ea ré 3aE4WSAa esse awuS7Z7D6rz{{$««√¦√ Sa RSS ZRTU77UYYYUYUUUUUSSSSSSSSSEEEzr ter zz Fux ttf rzzzdzdz derreteu err Es Tzzdzx7i zreservar rfzr tu rtzr zzz ttf z Sr zrz tu zy err zryzztzzzrzyzzrzzyzzy Fux frustrar rxddx dez zzs z z zzz txd Reguffe sdd xf8x sete zfdd8fdx 8xd8xxxt,88txx8,x,xf,xf,8x,txtxdyf esteta err z street xxf88}%%%[%%]-}-},${+},
Marília Saldanha, ela falou por 1h37 min, sem ajuda de nenhum papelzinho pra ela lembrar. É difícil não esquecer de alguma coisa numa palestra longa com todos os olhos voltado pra vc. um abraço :)
Marília Saldanha ao invés de crítica-lá pq então ñ fique durante mais de uma hora falando sobre os fatos históricos que moldaram a nossa sociedade? Ela faz inúmeras pesquisas para ter a base de sua oratória, já vc critica por criticar, sem analisar a enorme pesquisa q ela fez durante anos.
Marília Saldanha, ela cometeu equívocos: Mme Pompadour foi amante do Luís XV e não de Luís XIV. E quem abriu o Fantástico com a noticia da AIDS, foi o Cid Moreira e não Cid Ferreira. Sim, acredito que temos o direito de discordar e de apontar qualquer divergência histórica. Acredito que os equívocos foram cometidos por falta de atenção, mas estão aí, ainda que a palestra tenha seu valor.
Uma curiosidade ainda é saber se a realidade da sexualidade dos negros foi diferente da realidade dos brancos, dos quais Mary discorreu na palestra. Talvez por falta de aquivo, troca de cartas por exemplo, não haja segurança em afirmar muita coisa. Mas sobretudo pela não identificação direta com o catolicismo, acredito que os escravos viveram experiências sexuais diferentes. Puxa. Alguém da plateia ao menos poderia ter perguntado algo do tipo para esclarecimento de Mary. De todo, muito bom. Ela sempre ótima.
Concordo. O tempo todo esperei que fosse feita essa abordagem. Espero que desta pesquisa para cá ela tenha conhecido outras abordagens, com recortes raciais e de classe. Imprescindível!
Concordo que infelizmente as mulheres são machistas, e eu acho que a segunda pessoa que fez uma pergunta ela é machista,ela ainda não sabe...é estrutural
Agora que vi que o vídeo tem 8 anos de idade. Acho que a realidade da poligamia/poliamor mudou muito. Relações abertas são muito comuns, e conheço alguns trisais e pessoas que vivem o poliamor de diferentes maneiras ainda. Claro, não é regra, mas "absolutamente não existe" já não é mais verdade.
estava até bom a palestra, mas quando chegou as perguntas, lamentável. Tanto as questões quanto as respostas foram deploráveis, uma culpibalização generalizada da mulher e uma santificação do homem, ( como sempre). Ó, dó.
Tem um video da dercy gonçalvez falando da sua primeira vez, foi por volta da decada de 20, grande parte do que a professora fala, dercy fala em seu relato, veja bem ela vai para cama a primeira vez e não sabia até onde ele ia... no final todos vão parar na delegacia...
Oi. tudo bem? estou com o seguinte tema de tcc: o erotismo nas entrelinhas dos contos de fadas chapeuzinho vermelho e branca de neve você poderia me ajudar com material referentes a esse tema
Adote um olhar sem julgamento de valores. Era outra época, outras culturas e o conceito de erotismo não era o que vemos hoje. A criança na época nem era considerada criança.. Só um toque.
Concordo plenamente o machismo vem da mulher sim...pois quem cria os homens são as mulheres...já vi e tive várias experiências infelizes a esse respeito.....ainda é uma triste realidade.😒😔
Mi questionando aqui? mi parece simplesmente que a historiadora aparentemente inteligente passa mais de 10 minutos falando só da igreja católica sabemos que a igreja foi fundamentalista em alguns aspectos pelos seculos.MAS esse foi o grande enfase do videio?isso esta mais para processo de indução,vi enumero documentários sobre esse tema e seus altores citavam pequenos textos sobre o catolicismos neste videio é tempo todo não esta de acordo com tema citado pelo site.
Você é burro, é surdo, ou tem demência? Ela fala desde o início que a maioria dos fatos históricos aí são tirados de documentos da inquisição, você sabe o que foi a inquisição? ¬¬
Ué, se a igreja era a bambambam em questão de ditar regras pra sociedade tem mais é q falar msm... É tipo querer falar da história do Brasil colonial e nao querer falar de monarquia.
Análise superficial e carregada de senso comum. Para um pesquisador de gênero e sexualidade chega a ser uma perda de tempo. Responsabilizar a mulher pela perpetuação do racismo é lançar um olhar equivocado e enviesado acerca da condição da mulher na nossa sociedade.
Então, mas, ao menos q tenha me passado batido, em nenhum momento a pesquisadora fala da reprodução do machismo por parte das mulheres como se fosse uma escolha. É um fato q antecede cada indivíduo do presente (não sei se isso se encaixaria no conceito de fato social), além de ser um fator estrutural em nossa sociedade, assim como o racismo
Caro Ailton, Me parece que foi uma análise compactada para palestra. Foi o suficiente. Quem quiser se aprofundar no tema que pesquise... Essa historiadora está sendo criticada porque está destruindo a imagem de super-herói tanto de José Bonifácio como de Dom Pedro...
a mesma sabe muita historia porem desconhece o sexo, e as razoes pelas quais pedro ii ficou no brasil xica da silva e outras mulheres muito sapecas do brasil na epoca... fala apenas da conduta de machistas do que homens escravos com suas mulheres e as grandes festas nas eras colonias que eram muito badaladas...
Pedro Silva Caraca, que burro, dá zero para ele! Ela tem inúmeros livros a respeito da sexualidade dos brasileiros desde a época da escravidão! Se informe, jovem!
Faltou especificar que mulheres aplaudiram um assassino ao final de um julgamento! A fala da palestrante foi muito genérica. Neste período houve lutas fenomenais de mulheres ativistas feministas para denunciar os crimes e pressionar a derrubada da tal tese do crime em nome da honra. Ou seja, nem todas as mulheres são machistas. A palestrante atribui a manutenção do machismo às mulheres, as culpabiliza. La-men-tá-vel! Ela desresponsabiliza a parcela dos homens, da mídia, e do sistema patriarcal e coloca tudo nas costas das mães que sgdo ela transmitem machismo via amamentação. Desconsidera os movimentos sociais feministas idealizados e concebidos por mulheres ao não mencioná-los como parte das mudanças sociais importantes que vem construindo e desconstruindo as relações de gênero.
Fala genérica? Me desculpe, mas está equivocada. Mary é uma das mais brilhantes historiadores sobre o nosso país, ela busca e buscou a fundo coisas que poucos se interessavam, inclusive na historia da mulher no Brasil. Acho que você se equivocou por ela não ter falado algo a seu respeito, eu adoro prostituição no contexto histórico, mas não vou critica-lá por não especificar isso numa palestra.
Não reduza minha fala. Criticar é um ato democrático. Não critiquei a pessoa, Mary, mas o seu ato de culpabilizar as mulheres. E isto não desqualifica a qualidade de sua palestra como um todo, mas expõe o sexismo e o pensamento conservador que prestam um desserviço às mulheres. Ela é uma palestrante reconhecida e nem por isso imune a falhas. Entre as historiadoras ela é bastante criticada. Não devemos idealizar ninguém e nem demonizar. Mantenho meu argumento.
Risível! Sempre apelam para atacar pessoalmente. Ser solteira ou separada, como se isto fosse um problema ou demerito. Não suportam nossa liberdade e senso crítico. Ah...podiam se reinventar. Trazer um pensamento novo . Já conhecemos os dardos anti feministas, publiquei um artigo sobre até.
Q exigência de perfeccionismo? Talvez estejas desacostumado com a contundência dos debates acadêmicos. Talvez não saibas das estatísticas elevadas de mortes de mulheres no Brasil. Talvez idealizes demais quem fala no palco e goza de reconhecimento. Talvez caiba pensar que pessoas podem ter discursos críticos sobre outros discursos e nao queiram destruir e sim desconstruir ideias naturalizadas e culpabilizantes que oprimem minorias de poder. Talvez tu possas aprender muitas coisas tb e ampliar tua visao de mundo.
Olha, realmente encerramos por aqui. Insistes numa discussao pessoal e queres impor problemas onde nao ha. Os feminismos soh beneficiam as mulheres dentro e fora da academia. Se nao aceitas meus argumentos ok.
Eu poderia ficar 20 horas ouvindo Mary Del Priore
Marcello Oliveira Já ia comentar isso agora 😄
Macho não fica ouvindo. Macho comunista /marxista tem medo de criar uma família. Coitadinhos, filhinhos do papai-mamãe estado. Vá a merda.
@@KarinaHigino me chamou atenção seu sobrenome igual o meu, por ser sobrenome raro.
Eu tbm! Que aula maravilhosa!!
@@elcioroberto6174 calma, militante! Gostar de história não te faz esquerdista! Te faz culturalmente inteligente!
olá,sou professor de História e leitor dessa grande historiadora.não é novidade a maneira brilhante de suas explanações .uma pessoa da cátedra mas com capacidade de se comunicar via popular.magnífico.é de gente assim que o brasil necessita.
Mary ....vc não existe!! Maravilhosa ! Tenho quase todos os seus livros ,pelo TH-cam vejo todas as suas palestras ,entrevistas ,bate-papos ....não me canso de ouvi-la! Vc é dez!
Feliz do país que tem mulheres como Mary del Priore.
Escritos de Mary me ajudaram a passar em um concurso em 2014... muito bom!
Fui professora de História e sou da geração dos anos 60. Esta palestra MARAVILHOSA me esclareceu pontos "obscuros" na minha própria formação. Emocionante! Parabéns, Professora!
Essa pesquisadora é belíssima sua pesquisas são ótimas, lamento que pessoas sejam tão duras em crítica a uma excelente historiadora. Caso este que não vemos em outras ciências como agronomia, Elétrica etc. , onde temos pesquisadores interessados em produzir conhecimento, não pegar carona através de críticas duras contra outros pesquisadores. Por isso que as ciências humanas e sociais é tão desvalorizado na nossa contemporaneidade, por causa da falta de unidade entre os estudantes e pesquisadores etc.
O problema é que o pessoal de Humanas e Sociais fazem seu nome às custas de afrontar alguém que já está no topo. É uma competição estúpida onde ninguém ganha com isso. Mas existe em outras áreas... nas Ciências Biológicas é igual.
As palestras que ela pronuncia e os livros que escreve sobre a história do Brasil colonial e Imperial trazem conteúdo científico invejável.
O Machismo começa em casa? Perfeito, concordo plenamente, vamos mudar isso mulherada. Palestrante D+.
POIS.
32Aaw requerer 3aw esses 33w era err te 4q3eas 3ea ré 3aE4WSAa esse awuS7Z7D6rz{{$««√¦√ Sa RSS ZRTU77UYYYUYUUUUUSSSSSSSSSEEEzr ter zz Fux ttf rzzzdzdz derreteu err Es Tzzdzx7i zreservar rfzr tu rtzr zzz ttf z Sr zrz tu zy err zryzztzzzrzyzzrzzyzzy Fux frustrar rxddx dez zzs z z zzz txd Reguffe sdd xf8x sete zfdd8fdx 8xd8xxxt,88txx8,x,xf,xf,8x,txtxdyf esteta err z street xxf88}%%%[%%]-}-},${+},
Fala um pouco de "História e Sexualidade no Brasil"
Uma metralhadora de conhecimento!
Pesquisadora simplesmente incrível!
....Ela é maravilhosa e seus livros....viajo e compreendo a essência da maravilhosa História do Brasil....obrigada Mestra e Doutora Mary Del Priore.
Jane Janefernanda Fale Mestre mesmo, porque MestrA não existe.
Misericórdia!
Realmente um show !
Eu já a conhecia, mas sem dúvida é um banho de cultura.
Simplesmente fantástica...quem dera chegar ao mínimo nível de sabedoria dessa historiadora .Sou fã.
Simplesmente incrivel! Orima pesquisadora, esceitora, palestrante e storyteler.👏🏽👏🏽👏🏽
Marília Saldanha, ela falou por 1h37 min, sem ajuda de nenhum papelzinho pra ela lembrar. É difícil não esquecer de alguma coisa numa palestra longa com todos os olhos voltado pra vc. um abraço :)
Claro! Mas não contemplou algo importante. E podemos apontar isto, enquanto vivermos num país democrático.
Marília Saldanha ao invés de crítica-lá pq então ñ fique durante mais de uma hora falando sobre os fatos históricos que moldaram a nossa sociedade? Ela faz inúmeras pesquisas para ter a base de sua oratória, já vc critica por criticar, sem analisar a enorme pesquisa q ela fez durante anos.
Durval Alves Ela já tem tudo desenhado na mente de tanto que estudou!
Marília Saldanha, ela cometeu equívocos: Mme Pompadour foi amante do Luís XV e não de Luís XIV. E quem abriu o Fantástico com a noticia da AIDS, foi o Cid Moreira e não Cid Ferreira. Sim, acredito que temos o direito de discordar e de apontar qualquer divergência histórica. Acredito que os equívocos foram cometidos por falta de atenção, mas estão aí, ainda que a palestra tenha seu valor.
Muito bom!
Que pesquisa maravilhosa!
Muito em relação a religião tenho lembranças. O moralismo e a questão do confessionário.
Tão atual essa palestra que da até arrepio... Acordem mulheres deixem de serem submissas vcs não precisam disso.
Sou fã de carteirinha da Mary....
Essa historiadora é muito bem preparada intelectualmente.
incrível palestrante, muito inteligente e pertinaz!
Adorei! Valeu por postar.Mulher fantastica!
Uma curiosidade ainda é saber se a realidade da sexualidade dos negros foi diferente da realidade dos brancos, dos quais Mary discorreu na palestra. Talvez por falta de aquivo, troca de cartas por exemplo, não haja segurança em afirmar muita coisa. Mas sobretudo pela não identificação direta com o catolicismo, acredito que os escravos viveram experiências sexuais diferentes. Puxa. Alguém da plateia ao menos poderia ter perguntado algo do tipo para esclarecimento de Mary. De todo, muito bom. Ela sempre ótima.
Concordo. O tempo todo esperei que fosse feita essa abordagem.
Espero que desta pesquisa para cá ela tenha conhecido outras abordagens, com recortes raciais e de classe. Imprescindível!
Queridos, ela escreveu um livro recente maravilhoso e que aborda justamente isso, as relações entre índios e escravos. se chama Brasil Colônia
Adorei "o coitadinho do pecador" hahahhahaaa...magnífica como no livro ❤👏🏾👏🏾
Dra. Mary, por favor, parabenize seu marido. É um cara de muita sorte !
Historiadora incrível!
Fenomenal! Como sempre!
Parabéns , ótima palestra
Historiadora fantástica.👏👏👏👏
E un prazer assistir suas palestras. Voce tem algum canal no TH-cam? Nao conseguí encontrar.
Gente, que maravilhosa 😁
Concordo que infelizmente as mulheres são machistas, e eu acho que a segunda pessoa que fez uma pergunta ela é machista,ela ainda não sabe...é estrutural
Agora que vi que o vídeo tem 8 anos de idade. Acho que a realidade da poligamia/poliamor mudou muito. Relações abertas são muito comuns, e conheço alguns trisais e pessoas que vivem o poliamor de diferentes maneiras ainda. Claro, não é regra, mas "absolutamente não existe" já não é mais verdade.
Não basta fazer pergunta cretina que já foi respondida ao longo da palestras ... tem que insistir em “explicar” a pergunta 🤦🏽♀️
O desconhecimento da anatomia do corpo humano é que levava a ausência de sexo prazeroso abraço
Mulher maravilhosa !
essa definição da mulher aceitar o MACHISMO foi ESPETACULAR. Sempre pensei desta forma.
Oi
oi
Elton Galvão Mas é isso mesmo!
estava até bom a palestra, mas quando chegou as perguntas, lamentável. Tanto as questões quanto as respostas foram deploráveis, uma culpibalização generalizada da mulher e uma santificação do homem, ( como sempre). Ó, dó.
Também achei o nível das perguntas péssimo!
Tem um video da dercy gonçalvez falando da sua primeira vez, foi por volta da decada de 20, grande parte do que a professora fala, dercy fala em seu relato, veja bem ela vai para cama a primeira vez e não sabia até onde ele ia... no final todos vão parar na delegacia...
Eu tenho esse livro! Gosto muito!
Que atual, infelizmente! Tem 6 anos o vídeo!
Queria saber o nome do filosofo francês mencionado em 1h12min
Focault.
Muito bom! Gostei!!!
Sensacional
O machismo é que ímpedia o homem de valorizar a sua esposa.
o jeito de falar parece muito atriz Lilia Cabral da Globo
3x por semana tava bom demais kkkkk hoje em dia ta complicado, tem casal que é uma vez por m
es e olhe lá
Os que cometem erros/equívocos são as elites, vão aprendendo! Kkkkkk
Venho de 2019, do governo Bolsonaro, para dizer que no prognóstico ela errou.
Ta. Senta lá, gado.
As perguntas são muito chatas!
Ótima palestra, obrigada!
Oi. tudo bem?
estou com o seguinte tema de tcc:
o erotismo nas entrelinhas dos contos de fadas
chapeuzinho vermelho e branca de neve
você poderia me ajudar com material referentes a esse tema
Adote um olhar sem julgamento de valores. Era outra época, outras culturas e o conceito de erotismo não era o que vemos hoje. A criança na época nem era considerada criança.. Só um toque.
Natana Farias Fale com ela, ela dá aula na Unigranrio.
Brilhante Historiadora. Digna de aplausos.
Colocar a mulher sempre como coitadinha.. home.. Minha bisavó vivia pulando acerca
essa liberdade aí não é liberdade coisa nenhuma, prisão
Concordo plenamente o machismo vem da mulher sim...pois quem cria os homens são as mulheres...já vi e tive várias experiências infelizes a esse respeito.....ainda é uma triste realidade.😒😔
Que perguntas horríveis...estou com vergonha alheia.
Também achei péssimo o nível das perguntas!
uia!!!! 1:01:50
Sempre Diva!
Mi questionando aqui? mi parece simplesmente que a historiadora aparentemente inteligente passa mais de 10 minutos falando só da igreja católica sabemos que a igreja foi fundamentalista em alguns aspectos pelos seculos.MAS esse foi o grande enfase do videio?isso esta mais para processo de indução,vi enumero documentários sobre esse tema e seus altores citavam pequenos textos sobre o catolicismos neste videio é tempo todo não esta de acordo com tema citado pelo site.
Você é burro, é surdo, ou tem demência? Ela fala desde o início que a maioria dos fatos históricos aí são tirados de documentos da inquisição, você sabe o que foi a inquisição? ¬¬
Nossa, vc é burro ou se faz de burro?
Ué, se a igreja era a bambambam em questão de ditar regras pra sociedade tem mais é q falar msm... É tipo querer falar da história do Brasil colonial e nao querer falar de monarquia.
Análise superficial e carregada de senso comum. Para um pesquisador de
gênero e sexualidade chega a ser uma perda de tempo. Responsabilizar a
mulher pela perpetuação do racismo é lançar um olhar equivocado e
enviesado acerca da condição da mulher na nossa sociedade.
Sim.
Nossa, concordo!!!
Então, mas, ao menos q tenha me passado batido, em nenhum momento a pesquisadora fala da reprodução do machismo por parte das mulheres como se fosse uma escolha. É um fato q antecede cada indivíduo do presente (não sei se isso se encaixaria no conceito de fato social), além de ser um fator estrutural em nossa sociedade, assim como o racismo
@@robsomaurelio4528 Concordo contigo
Caro Ailton,
Me parece que foi uma análise compactada para palestra. Foi o suficiente. Quem quiser se aprofundar no tema que pesquise...
Essa historiadora está sendo criticada porque está destruindo a imagem de super-herói tanto de José Bonifácio como de Dom Pedro...
Chamou dom pedro 2 de caipirão. perdeu o prestigio!
a mesma sabe muita historia porem desconhece o sexo, e as razoes pelas quais pedro ii ficou no brasil xica da silva e outras mulheres muito sapecas do brasil na epoca... fala apenas da conduta de machistas do que homens escravos com suas mulheres e as grandes festas nas eras colonias que eram muito badaladas...
Pedro Silva , realmente uma das maiores pesquisadoras do Brasil, desconhece muito da nossa, história.
Verdade, você tava vivo na época, então conhece os reais motivos!
Pedro Silva Caraca, que burro, dá zero para ele! Ela tem inúmeros livros a respeito da sexualidade dos brasileiros desde a época da escravidão! Se informe, jovem!
Valdir Almeida Baudalaire Pois é, nunca comprou 1 livro da Mary, assistiu uma palestra generalista e ainda quer ser o dono da verdade!
Faltou especificar que mulheres aplaudiram um assassino ao final de um julgamento! A fala da palestrante foi muito genérica. Neste período houve lutas fenomenais de mulheres ativistas feministas para denunciar os crimes e pressionar a derrubada da tal tese do crime em nome da honra. Ou seja, nem todas as mulheres são machistas. A palestrante atribui a manutenção do machismo às mulheres, as culpabiliza. La-men-tá-vel! Ela desresponsabiliza a parcela dos homens, da mídia, e do sistema patriarcal e coloca tudo nas costas das mães que sgdo ela transmitem machismo via amamentação. Desconsidera os movimentos sociais feministas idealizados e concebidos por mulheres ao não mencioná-los como parte das mudanças sociais importantes que vem construindo e desconstruindo as relações de gênero.
Fala genérica? Me desculpe, mas está equivocada. Mary é uma das mais brilhantes historiadores sobre o nosso país, ela busca e buscou a fundo coisas que poucos se interessavam, inclusive na historia da mulher no Brasil. Acho que você se equivocou por ela não ter falado algo a seu respeito, eu adoro prostituição no contexto histórico, mas não vou critica-lá por não especificar isso numa palestra.
Não reduza minha fala. Criticar é um ato democrático. Não critiquei a pessoa, Mary, mas o seu ato de culpabilizar as mulheres. E isto não desqualifica a qualidade de sua palestra como um todo, mas expõe o sexismo e o pensamento conservador que prestam um desserviço às mulheres. Ela é uma palestrante reconhecida e nem por isso imune a falhas. Entre as historiadoras ela é bastante criticada. Não devemos idealizar ninguém e nem demonizar. Mantenho meu argumento.
Risível! Sempre apelam para atacar pessoalmente. Ser solteira ou separada, como se isto fosse um problema ou demerito. Não suportam nossa liberdade e senso crítico. Ah...podiam se reinventar. Trazer um pensamento novo . Já conhecemos os dardos anti feministas, publiquei um artigo sobre até.
Q exigência de perfeccionismo? Talvez estejas desacostumado com a contundência dos debates acadêmicos. Talvez não saibas das estatísticas elevadas de mortes de mulheres no Brasil. Talvez idealizes demais quem fala no palco e goza de reconhecimento. Talvez caiba pensar que pessoas podem ter discursos críticos sobre outros discursos e nao queiram destruir e sim desconstruir ideias naturalizadas e culpabilizantes que oprimem minorias de poder. Talvez tu possas aprender muitas coisas tb e ampliar tua visao de mundo.
Olha, realmente encerramos por aqui. Insistes numa discussao pessoal e queres impor problemas onde nao ha. Os feminismos soh beneficiam as mulheres dentro e fora da academia. Se nao aceitas meus argumentos ok.
SE FOR FEMINISTA JÁ PERDEU 70% DE CREDITO!
??????? Qual a diferença sobre ela ser feminista ou não ?
com certeza ela é feminista! e uma maravilhosa historiadora *-*
Ah, vá pra fezes. Está revoltado que uma historiadora feminista te incomoda? Machista
Pegue carona no seu nome e fica "calado" com sua opinião boçal
Você calado é um poeta...... Contenha-se na sua ignorância.